MP023
O que é a história?
É um mundo de pequenas histórias.
É o que muitos já viveram e vivem.
São as suas experiências.
É como você cresceu.
É saber que tudo mudou.
Ou não mudou tanto assim...
É saber que já havia muita coisa antes de nós.
E que estamos, a cada minuto, construindo o que virá depois.
Desenhe e pinte ao redor do texto um pouco da sua história e alguns planos para o futuro.
MP024
Conheça seu livro
Seu livro está organizado em 4 unidades.
Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
Capítulo e atividades
Você aprenderá muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades.
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele. Assim, você aprenderá a ler e a escrever melhor.
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e realizar atividades sobre algumas posturas no cotidiano, como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar as diferentes culturas, colaborar para preservar o meio ambiente e cuidar da saúde.
MP025
Como as pessoas faziam para...
Você vai descobrir alguns aspectos do dia a dia das pessoas no passado e perceber o que mudou e o que permaneceu até os dias atuais.
Atividade divertida
Nessa seção, você vai se divertir enquanto recorda alguns conteúdos.
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
Para terminar
As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
Ícones utilizados
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla.
Atividade em grupo.
Desenho ou pintura
Atividade para casa
Uso de tecnologias
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
MP026
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1: A passagem do tempo, p. 12
Capítulo 1. O tempo dos relógios, p. 14
Para ler e escrever melhor, p. 18
Capítulo 2. Noções de tempo, p. 20
O mundo que queremos: Entre o passado e o futuro, p. 24
Capítulo 3. Como percebemos o tempo passar, p. 26
Como as pessoas faziam para... Medir a passagem do tempo, p. 30
Capítulo 4. Presente, passado e futuro, p. 32
O que você aprendeu, p. 36
UNIDADE 2 A vida em comunidade, p. 40
Capítulo 1. Harmonia na convivência, p. 42
Para ler e escrever melhor, p. 46
Capítulo 2. Viver em grupo, p. 48
O mundo que queremos: Comunidades indígenas, p. 52
Capítulo 3. A rua tem história, p. 54
Como as pessoas faziam para... Construir uma moradia na comunidade, p. 58
Capítulo 4. Passado e presente de um bairro, p. 60
O que você aprendeu, p. 64
MP027
UNIDADE 3 Marcas da história, p. 68
Capítulo 1. Memória e história, p. 70
Para ler e escrever melhor, p. 74
Capítulo 2. Documentos e registros pessoais, p. 76
O mundo que queremos: O Museu da Pessoa, p. 80
Capítulo 3. Memórias e tradições, p. 82
Como as pessoas faziam para... Produzir um livro, p. 86
Capítulo 4. Memória escolar, p. 88
Atividade divertida, p. 92
O que você aprendeu, p. 94
UNIDADE 4: Trabalho, p. 98
Capítulo 1. O que é trabalho?, p. 100
Para ler e escrever melhor, p. 104
Capítulo 2. Profissionais da comunidade, p. 106
O mundo que queremos: Trabalho voluntário, p.1 10
Capítulo 3. Profissões do passado, p. 112
Como as pessoas faziam para... Produzir uma peça de roupa, p. 116
Capítulo 4. Trabalho e ambiente, p. 118
Atividade divertida, p. 122
O que você aprendeu, p. 124
Para terminar, p. 128
Referências bibliográficas, p. 132
MP028
Para começar
Olá, estudante! Você vai fazer, agora, algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- Circule os objetos que servem para medir a passagem do tempo.
PROFESSOR
Resposta: 1; 3.- Observe as três ilustrações a seguir e leia as suas legendas.
Elas estão fora da ordem. Descubra qual é a ordem correta dos acontecimentos e indique a resposta em cada quadradinho, numerando-os de 1 a 3.
( ) Depois, sentaram-se em seus lugares para ver o filme!
PROFESSOR
Resposta: 3.( ) Chegando lá, compraram os ingressos e também compraram pipoca.
PROFESSOR
Resposta: 2.( ) Sábado, Maria e sua mãe fizeram um passeio diferente: elas foram ao cinema
PROFESSOR
Resposta: 1.MANUAL DO PROFESSOR
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica desta seção podem ser trabalhadas na semana 1.
Orientações
Professor, nesta seção encontra-se a avaliação diagnóstica. Ela pode ser aplicada no início do ano letivo, antes de introduzir os estudos da unidade 1. Entre os principais objetivos da avaliação diagnóstica nesta coleção estão a identificação de conhecimentos prévios dos estudantes, bem como de pré-requisitos para conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano, e a possibilidade de construção de alguns parâmetros iniciais para o acompanhamento continuado de sua turma.
Atividade 1. O relógio despertador e o relógio de pulso são os objetos que devem ser circulados pelo estudante, pois são utilizados na medição do tempo. Se achar pertinente, procure verificar as noções de tempo que a turma possui, conversando sobre a passagem do tempo e sobre formas de medi-lo (relógio e calendário, por exemplo) e resolva eventuais dúvidas das crianças em relação aos objetos apresentados na atividade. A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Atividade 2. É esperado que o estudante perceba que a ordem de numeração dos quadrinhos deve ser a seguinte: 3, 2 e 1. Esta atividade permite verificar se o estudante consegue expressar sua compreensão a respeito da sequência de determinados acontecimentos (antes, durante e depois). Se necessário, verifique se os estudantes compreendem que os acontecimentos podem ocorrer em sequência, ou seja, uma atividade após a outra.
A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
Habilidades da BNCC em foco nesta seção:
EF02HI01; EF02HI02; EF02HI03; EF02HI04; EF02HI05; EF02HI06; EF02HI07; EF02HI08; EF02HI09; EF02HI10 e EF02HI11.
MP029
Avaliação diagnóstica
- Os três objetos abaixo servem para medir o tempo. Ligue corretamente cada objeto ao seu nome.
PROFESSOR
Atenção professor: Comentar com os estudantes que a ampulheta, um dos mais antigos objetos para medição do tempo, também é conhecida como "relógio de areia". Fim da observação.Ampulheta
PROFESSOR
Resposta: imagem 3.Calendário
PROFESSOR
Resposta: imagem 1.Relógio
PROFESSOR
Resposta: imagem 2.- Desenhe, nos espaços abaixo, uma atividade que você faz:
Antes de ir dormir
_____
Depois de acordar, de manhã
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.- Escreva a expressão que melhor completa a frase abaixo.
Pode me passar o livro,_____?
( ) bem-feito
( ) desculpe-me
( ) obrigado
( ) por favor
PROFESSOR
Resposta correta: por favor.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3. É esperado que o estudante ligue corretamente cada ilustração ao respectivo nome do objeto. Calendário, relógio e ampulheta são instrumentos utilizados para medir o tempo e serão estudados ao longo da unidade 1 deste volume. Verifique se o estudante conhece o nome de todos esses instrumentos, resolvendo eventuais dúvidas.
A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Atividade 4. É esperado que o estudante consiga expressar, pelo desenho, uma atividade que ele realiza antes de dormir (como escovar os dentes ou ouvir uma história contada pelos familiares) e uma atividade que ele realiza depois de acordar (como lavar o rosto, escovar os dentes ou arrumar a cama). Esta atividade permite que você verifique as noções que o estudante já tem acerca da passagem do tempo e acerca dos eventos que ocorrem “antes” e “depois” de algo.
A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
Atividade 5. É esperado que o estudante complete a frase com a expressão “por favor”. Essa expressão indica polidez, enquanto “bem-feito” expressa grosseria ou falta de empatia. As outras alternativas, “obrigado” e “desculpe-me”, não fazem sentido na sentença.
A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI02: Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
Avaliação diagnóstica
A avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento, tanto relacionadas ao desenvolvimento pessoal deles quanto à identificação de quais conteúdos do currículo apresentam necessidades de aprendizagem. Costumo dizer que ela possui três objetivos principais: identificar a realidade de cada turma; observar se as crianças apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem, e refletir sobre as causas das dificuldades recorrentes, definindo assim as ações para sanar os problemas.
Ela pode ser feita em qualquer momento, mas no início do ano letivo permite conhecer melhor a realidade do aluno.
MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. A importância da avaliação diagnóstica inicial. Nova Escola Gestão , 12 fev. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/gtk. Acesso em: 11 abr. 2021.
MP030
- Marque com X as tarefas que você pode fazer para ajudar sua família.
( ) Organizar o quarto.
( ) Guardar os brinquedos.
( ) Guardar as roupas.
( ) Cuida das plantas.
( ) Cuidar dos animais domésticos.
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Você conhece os documentos pessoais abaixo? Escreva o nome correto de cada um.
_____
PROFESSOR
Resposta:PROFESSOR
1. Certidão de nascimento.PROFESSOR
2. Carteira de identidade.- Toda família tem registros pessoais do passado. Desenhe no espaço abaixo pelo menos dois exemplos de objetos do passado que você tem em casa.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6. É esperado que o estudante marque pelo menos três tarefas, como organizar o quarto, guardar os brinquedos e guardar as roupas. Verifique se ele compreendeu que a divisão de tarefas faz parte das regras de convivência familiar.
A atividade 6 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI01: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco ; e EF02HI02: Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
Atividade 7. O estudante deve reconhecer dois documentos pessoais bastante comuns, possivelmente utilizados por adultos em seu grupo familiar, no dia a dia: a certidão de nascimento e a carteira de identidade. Apesar de a carteira de identidade (RG) também fornecer a data de nascimento, o documento específico que comprova o nascimento com todas as informações necessárias é a certidão de nascimento.
A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI05: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
Atividade 8. Nesta atividade, é esperado que o estudante se recorde de alguns objetos que ele identifica como representantes do passado familiar. Verifique se ele identificou corretamente um objeto, produzindo um desenho que possa expressar como encara as funções e a história de tal objeto. Se desejar, procure discutir com a turma a importância de objetos considerados relevantes para a memória da família.
A atividade 8 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI04: Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário ; e EF02HI05: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
MP031
- “Sapo-cururu / Na beira do rio / Quando o sapo canta / Oh, maninha / É que está com frio”. Essa é uma cantiga muito conhecida. Ela é uma cantiga de:
( ) roda.
( ) sonhar
PROFESSOR
Resposta correta: roda.- Observe as imagens abaixo e ligue cada profissão ao nome correto.
Cantor
PROFESSOR
Resposta: imagem 2.Médico
PROFESSOR
Resposta: imagem 1.Professor
PROFESSOR
Resposta: imagem 3.- Pinte os quadrinhos que mostram objetos que podem contar sua história ou a história de sua família.
( ) Fotografias antigas
( ) Cartas ou cartões-postais antigos
( ) Um brinquedo que tenha pertencido a algum parente mais velho
PROFESSOR
Resposta correta: Fotografias antigas; Cartas ou cartões-postais antigos e Um brinquedo que tenha pertencido a algum parente mais velho.- Pinte os quadrinhos que mostram impactos no ambiente.
( ) Poluição nas águas dos rios
( ) Poluição sonora (barulho intenso de automóveis, por exemplo)
( ) Acúmulo de lixo
PROFESSOR
Resposta correta: Poluição nas águas dos rios; Poluição sonora (barulho intenso de automóveis, por exemplo); Acúmulo de lixo.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 9. Nesta atividade, o estudante deve identificar que a cantiga é de roda, pois é uma brincadeira praticada por crianças
A atividade 9 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI08: Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.
Atividade 10. É esperado que o estudante identifique o profissional representado em cada ilustração (médico, cantor e professor) e ligue cada desenho à palavra/ao nome correspondente. É importante verificar se o estudante consegue identificar as profissões com base nas imagens. Se desejar, explique a função de cada profissional e sua importância para a comunidade.
A atividade 10 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI10: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.
Atividade 11. É esperado que o estudante pinte todos os quadradinhos, uma vez que todas as opções mostram objetos que podem contar sua própria história ou a de sua família: fotografias antigas, cartas ou cartões-postais antigos e um brinquedo que tenha pertencido a algum parente mais velho. Se possível, converse com a turma sobre esses objetos, verificando se as diversas famílias da turma têm o costume de guardar ou preservar memórias como essas.
A atividade 11 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI09: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
Atividade 12. É esperado que o estudante pinte todos os quadradinhos, uma vez que todas as opções mostram impactos no ambiente: poluição na água dos rios, poluição sonora (barulho intenso de automóveis, por exemplo) e acúmulo de lixo. Verifique se o estudante já teve, anteriormente, algum contato com conteúdos que abordam questões ambientais, como impactos no meio ambiente e na cidade e formas de preservação da natureza. Se desejar, converse com a turma sobre o problema da poluição sonora, algo cada vez mais comum, especialmente em grandes cidades.
A atividade 12 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI11 : Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.