MP023

Imagem: Ilustração. Planeta terra com território terrestre verde em contraste ao oceano azul claro. Fim da imagem.

O que é a história?

É um mundo de pequenas histórias.

É o que muitos já viveram e vivem.

São as suas experiências.

É como você cresceu.

É saber que tudo mudou.

Ou não mudou tanto assim...

É saber que já havia muita coisa antes de nós.

E que estamos, a cada minuto, construindo o que virá depois.

Desenhe e pinte ao redor do texto um pouco da sua história e alguns planos para o futuro.

MP024

Conheça seu livro

Seu livro está organizado em 4 unidades.

Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo e atividades

Você aprenderá muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como serão os capítulos e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele. Assim, você aprenderá a ler e a escrever melhor.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Você vai ler, refletir e realizar atividades sobre algumas posturas no cotidiano, como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar as diferentes culturas, colaborar para preservar o meio ambiente e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP025

Como as pessoas faziam para...

Você vai descobrir alguns aspectos do dia a dia das pessoas no passado e perceber o que mudou e o que permaneceu até os dias atuais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Como as pessoas faziam para. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Atividade divertida

Nessa seção, você vai se divertir enquanto recorda alguns conteúdos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade divertida. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens.  Fim da imagem.

Para terminar

As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones utilizados

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade para casa

Imagem: Ícone: Uso de tecnologias, composto pela ilustração de um tablet dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Uso de tecnologias

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosa. À direita, um arco verde. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

MP026

Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1: A passagem do tempo, p. 12

Capítulo 1. O tempo dos relógios, p. 14

Para ler e escrever melhor, p. 18

Capítulo 2. Noções de tempo, p. 20

O mundo que queremos: Entre o passado e o futuro, p. 24

Capítulo 3. Como percebemos o tempo passar, p. 26

Como as pessoas faziam para... Medir a passagem do tempo, p. 30

Capítulo 4. Presente, passado e futuro, p. 32

O que você aprendeu, p. 36

UNIDADE 2 A vida em comunidade, p. 40

Capítulo 1. Harmonia na convivência, p. 42

Para ler e escrever melhor, p. 46

Capítulo 2. Viver em grupo, p. 48

O mundo que queremos: Comunidades indígenas, p. 52

Capítulo 3. A rua tem história, p. 54

Como as pessoas faziam para... Construir uma moradia na comunidade, p. 58

Capítulo 4. Passado e presente de um bairro, p. 60

O que você aprendeu, p. 64

Imagem: Ilustração. Uma sanfona vermelha e branca, e um tambor verde e branco com batuques de madeira. Apoiado sobre a bateria, fotografia de três homens de chapéu meia lua tocando instrumentos musicais. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela e calça marrom. Ao lado, um menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta vermelha e calça verde, está lendo um livro. E uma menina de cabelo longo castanho e óculos de armação arredondada, vestindo camiseta e calça verde. Fim da imagem.

MP027

Imagem: Ilustração. Pássaro beija-flor azul sobre uma flor vermelha com asas abertas. Fim da imagem.

UNIDADE 3 Marcas da história, p. 68

Capítulo 1. Memória e história, p. 70

Para ler e escrever melhor, p. 74

Capítulo 2. Documentos e registros pessoais, p. 76

O mundo que queremos: O Museu da Pessoa, p. 80

Capítulo 3. Memórias e tradições, p. 82

Como as pessoas faziam para... Produzir um livro, p. 86

Capítulo 4. Memória escolar, p. 88

Atividade divertida, p. 92

O que você aprendeu, p. 94

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo curto loiro, vestindo camiseta azul e calça roxa. Está entregando um livro de capa rosa para uma mulher de cabelo médio preto, vestindo camiseta azul e saia laranja. Atrás há um sofá roxo e uma prateleira azul com livros. Fim da imagem.

UNIDADE 4: Trabalho, p. 98

Capítulo 1. O que é trabalho?, p. 100

Para ler e escrever melhor, p. 104

Capítulo 2. Profissionais da comunidade, p. 106

O mundo que queremos: Trabalho voluntário, p.1 10

Capítulo 3. Profissões do passado, p. 112

Como as pessoas faziam para... Produzir uma peça de roupa, p. 116

Capítulo 4. Trabalho e ambiente, p. 118

Atividade divertida, p. 122

O que você aprendeu, p. 124

Para terminar, p. 128

Referências bibliográficas, p. 132

MP028

Para começar

Olá, estudante! Você vai fazer, agora, algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

  1. Circule os objetos que servem para medir a passagem do tempo.
Imagem: Fotografia 1. Relógio vermelho com dois sinos na parte superior. O relógio marca com ponteiro menor no número 1 e maior no número 12. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 2. Boneca russa rosa com rosto de uma menina loira e olhos azuis. Há quatro bonecas de tamanhos diversos. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 3. Relógio azul de pulso com ponteiro menor indicando número 10 e ponteiro maior indicando número 2. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 1; 3.
  1. Observe as três ilustrações a seguir e leia as suas legendas.

Elas estão fora da ordem. Descubra qual é a ordem correta dos acontecimentos e indique a resposta em cada quadradinho, numerando-os de 1 a 3.

Imagem: Ilustração. Sala de cinema com destaque de mulher e menina sentadas no centro da sala. Fim da imagem.

( ) Depois, sentaram-se em seus lugares para ver o filme!

PROFESSOR Resposta: 3.
Imagem: Ilustração. Menina e mulher, estão lado a lado em um salão com produtos em vitrine baixa. A menina está segurando um saco retangular de pipoca. Fim da imagem.

( ) Chegando lá, compraram os ingressos e também compraram pipoca.

PROFESSOR Resposta: 2.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta azul e calça azul. Ao lado, mulher de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta e casaco rosa e calça azul. Estão entrando em uma porta de vidro com letreiro dizendo “cinema”. Fim da imagem.

( ) Sábado, Maria e sua mãe fizeram um passeio diferente: elas foram ao cinema

PROFESSOR Resposta: 1.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica desta seção podem ser trabalhadas na semana 1.

Orientações

Professor, nesta seção encontra-se a avaliação diagnóstica. Ela pode ser aplicada no início do ano letivo, antes de introduzir os estudos da unidade 1. Entre os principais objetivos da avaliação diagnóstica nesta coleção estão a identificação de conhecimentos prévios dos estudantes, bem como de pré-requisitos para conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano, e a possibilidade de construção de alguns parâmetros iniciais para o acompanhamento continuado de sua turma.

Atividade 1. O relógio despertador e o relógio de pulso são os objetos que devem ser circulados pelo estudante, pois são utilizados na medição do tempo. Se achar pertinente, procure verificar as noções de tempo que a turma possui, conversando sobre a passagem do tempo e sobre formas de medi-lo (relógio e calendário, por exemplo) e resolva eventuais dúvidas das crianças em relação aos objetos apresentados na atividade. A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

Atividade 2. É esperado que o estudante perceba que a ordem de numeração dos quadrinhos deve ser a seguinte: 3, 2 e 1. Esta atividade permite verificar se o estudante consegue expressar sua compreensão a respeito da sequência de determinados acontecimentos (antes, durante e depois). Se necessário, verifique se os estudantes compreendem que os acontecimentos podem ocorrer em sequência, ou seja, uma atividade após a outra.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Habilidades da BNCC em foco nesta seção:

EF02HI01; EF02HI02; EF02HI03; EF02HI04; EF02HI05; EF02HI06; EF02HI07; EF02HI08; EF02HI09; EF02HI10 e EF02HI11.

MP029

Avaliação diagnóstica

  1. Os três objetos abaixo servem para medir o tempo. Ligue corretamente cada objeto ao seu nome.
Imagem: 1. Ilustração. Destaque para a mão de uma pessoa próxima de um calendário de parede. Fim da imagem.
Imagem: 2. Ilustração de um relógio de ponteiros. Fim da imagem.
Imagem: 3. Ilustração de uma ampulheta. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Comentar com os estudantes que a ampulheta, um dos mais antigos objetos para medição do tempo, também é conhecida como "relógio de areia". Fim da observação.

Ampulheta

PROFESSOR Resposta: imagem 3.

Calendário

PROFESSOR Resposta: imagem 1.

Relógio

PROFESSOR Resposta: imagem 2.
  1. Desenhe, nos espaços abaixo, uma atividade que você faz:

Antes de ir dormir

_____

Depois de acordar, de manhã

_____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
  1. Escreva a expressão que melhor completa a frase abaixo.

    Pode me passar o livro,_____?

    ( ) bem-feito

    ( ) desculpe-me

    ( ) obrigado

    ( ) por favor

PROFESSOR Resposta correta: por favor.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. É esperado que o estudante ligue corretamente cada ilustração ao respectivo nome do objeto. Calendário, relógio e ampulheta são instrumentos utilizados para medir o tempo e serão estudados ao longo da unidade 1 deste volume. Verifique se o estudante conhece o nome de todos esses instrumentos, resolvendo eventuais dúvidas.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

Atividade 4. É esperado que o estudante consiga expressar, pelo desenho, uma atividade que ele realiza antes de dormir (como escovar os dentes ou ouvir uma história contada pelos familiares) e uma atividade que ele realiza depois de acordar (como lavar o rosto, escovar os dentes ou arrumar a cama). Esta atividade permite que você verifique as noções que o estudante já tem acerca da passagem do tempo e acerca dos eventos que ocorrem “antes” e “depois” de algo.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

Atividade 5. É esperado que o estudante complete a frase com a expressão “por favor”. Essa expressão indica polidez, enquanto “bem-feito” expressa grosseria ou falta de empatia. As outras alternativas, “obrigado” e “desculpe-me”, não fazem sentido na sentença.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI02: Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

Avaliação diagnóstica

A avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento, tanto relacionadas ao desenvolvimento pessoal deles quanto à identificação de quais conteúdos do currículo apresentam necessidades de aprendizagem. Costumo dizer que ela possui três objetivos principais: identificar a realidade de cada turma; observar se as crianças apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem, e refletir sobre as causas das dificuldades recorrentes, definindo assim as ações para sanar os problemas.

Ela pode ser feita em qualquer momento, mas no início do ano letivo permite conhecer melhor a realidade do aluno.

MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. A importância da avaliação diagnóstica inicial. Nova Escola Gestão , 12 fev. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/gtk. Acesso em: 11 abr. 2021.

MP030

  1. Marque com X as tarefas que você pode fazer para ajudar sua família.

( ) Organizar o quarto.

( ) Guardar os brinquedos.

( ) Guardar as roupas.

( ) Cuida das plantas.

( ) Cuidar dos animais domésticos.

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Você conhece os documentos pessoais abaixo? Escreva o nome correto de cada um.
Imagem: Fotografia. 1: Papel com o título destacando “certidão de nascimento”, contendo informações como nome completo, data, nome dos pais e assinaturas registradas.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. 2: Carteira de identidade do estado de Sergipe. Abaixo, fotografia de uma mulher de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta branca. Ao lado, informações. Nome: Joana Gaspar Silveira. Filiação: Mário Gaspar; Julia Silveira. Data de nascimento: 23/10/1999. Naturalidade: Aracaju-SE. Fator RH: A+. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta:
PROFESSOR 1. Certidão de nascimento.
PROFESSOR 2. Carteira de identidade.
  1. Toda família tem registros pessoais do passado. Desenhe no espaço abaixo pelo menos dois exemplos de objetos do passado que você tem em casa.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 6. É esperado que o estudante marque pelo menos três tarefas, como organizar o quarto, guardar os brinquedos e guardar as roupas. Verifique se ele compreendeu que a divisão de tarefas faz parte das regras de convivência familiar.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI01: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco ; e EF02HI02: Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

Atividade 7. O estudante deve reconhecer dois documentos pessoais bastante comuns, possivelmente utilizados por adultos em seu grupo familiar, no dia a dia: a certidão de nascimento e a carteira de identidade. Apesar de a carteira de identidade (RG) também fornecer a data de nascimento, o documento específico que comprova o nascimento com todas as informações necessárias é a certidão de nascimento.

A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI05: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.

Atividade 8. Nesta atividade, é esperado que o estudante se recorde de alguns objetos que ele identifica como representantes do passado familiar. Verifique se ele identificou corretamente um objeto, produzindo um desenho que possa expressar como encara as funções e a história de tal objeto. Se desejar, procure discutir com a turma a importância de objetos considerados relevantes para a memória da família.

A atividade 8 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI04: Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário ; e EF02HI05: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.

MP031

  1. “Sapo-cururu / Na beira do rio / Quando o sapo canta / Oh, maninha / É que está com frio”. Essa é uma cantiga muito conhecida. Ela é uma cantiga de:

( ) roda.

( ) sonhar

PROFESSOR Resposta correta: roda.
  1. Observe as imagens abaixo e ligue cada profissão ao nome correto.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta amarela e bermuda marrom. Está com um gesso no pé, sentado sobre uma maca. À frente, uma mulher de cabelo longo castanho, vestindo jaleco branco, segurando um raio x com ossos soltos.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca, casaco verde e calça azul. Está segurando um microfone em um palco com luzes acesas e fumaças. À frente, há multidão de pessoas assistindo-o.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto preto e óculos de armação quadrada, vestindo camiseta azul e calça laranja. Está segurando um papel em frente a uma sala de aula.  Fim da imagem.

Cantor

PROFESSOR Resposta: imagem 2.

Médico

PROFESSOR Resposta: imagem 1.

Professor

PROFESSOR Resposta: imagem 3.
  1. Pinte os quadrinhos que mostram objetos que podem contar sua história ou a história de sua família.

( ) Fotografias antigas

( ) Cartas ou cartões-postais antigos

( ) Um brinquedo que tenha pertencido a algum parente mais velho

PROFESSOR Resposta correta: Fotografias antigas; Cartas ou cartões-postais antigos e Um brinquedo que tenha pertencido a algum parente mais velho.
  1. Pinte os quadrinhos que mostram impactos no ambiente.

    ( ) Poluição nas águas dos rios

    ( ) Poluição sonora (barulho intenso de automóveis, por exemplo)

    ( ) Acúmulo de lixo

PROFESSOR Resposta correta: Poluição nas águas dos rios; Poluição sonora (barulho intenso de automóveis, por exemplo); Acúmulo de lixo.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 9. Nesta atividade, o estudante deve identificar que a cantiga é de roda, pois é uma brincadeira praticada por crianças

A atividade 9 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI08: Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.

Atividade 10. É esperado que o estudante identifique o profissional representado em cada ilustração (médico, cantor e professor) e ligue cada desenho à palavra/ao nome correspondente. É importante verificar se o estudante consegue identificar as profissões com base nas imagens. Se desejar, explique a função de cada profissional e sua importância para a comunidade.

A atividade 10 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI10: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.

Atividade 11. É esperado que o estudante pinte todos os quadradinhos, uma vez que todas as opções mostram objetos que podem contar sua própria história ou a de sua família: fotografias antigas, cartas ou cartões-postais antigos e um brinquedo que tenha pertencido a algum parente mais velho. Se possível, converse com a turma sobre esses objetos, verificando se as diversas famílias da turma têm o costume de guardar ou preservar memórias como essas.

A atividade 11 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI09: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

Atividade 12. É esperado que o estudante pinte todos os quadradinhos, uma vez que todas as opções mostram impactos no ambiente: poluição na água dos rios, poluição sonora (barulho intenso de automóveis, por exemplo) e acúmulo de lixo. Verifique se o estudante já teve, anteriormente, algum contato com conteúdos que abordam questões ambientais, como impactos no meio ambiente e na cidade e formas de preservação da natureza. Se desejar, converse com a turma sobre o problema da poluição sonora, algo cada vez mais comum, especialmente em grandes cidades.

A atividade 12 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI11 : Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.