MP032

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir:

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

1

EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

2

EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

3

EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

4

EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

5

EF02HI02: Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

6

EF02HI01: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.

EF02HI02: Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

7

EF02HI05: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.

8

EF02HI04: Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.

EF02HI05: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.

9

EF02HI08: Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.

10

EF02HI10: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.

11

EF02HI09: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

12

EF02HI11: Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.

MP033

Sugestão de questões de autoavaliação

As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes no início do ano letivo para que eles reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem em relação à etapa em que se encontram no Ensino Fundamental. Além disso, a autoavaliação pode ser uma ferramenta interessante para que eles tomem consciência de suas descobertas anteriores, seu desenvolvimento pedagógico, suas facilidades e dificuldades. As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar suas expectativas em relação ao ano que se inicia. O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades de sua turma.

  1. Quais são as minhas principais expectativas para o ano que se inicia?
  1. Como imagino que será a passagem para o 2º ano?
  1. Quais facilidades imagino ter ao longo deste ano?
  1. Em qual aspecto imagino que terei mais dificuldade?
  1. Quais serão as minhas principais responsabilidades como estudante ao longo deste ano letivo?
  1. Como gostaria que fosse minha relação com os colegas e professores ao longo do ano?
  1. Existe algum aspecto que gostaria de mudar na minha postura de estudante?
  1. O meu cotidiano vai mudar em relação ao do ano anterior?
  1. Como espero que seja o dia a dia no 2º ano?
  1. Quais foram os temas que mais gostei de estudar no ano?

    11. O que gostaria de estudar no 2º ano?

MP034

UNIDADE 1. A passagem do tempo

Imagem: Ilustração complementar das páginas 12 e 13. Menino de cabelo curto castanho cacheado, vestindo camiseta azul com listras amarelas. Imagens indicam ações em um ciclo com a rotina de Joaquim. 1 – Acorda: Joaquim em uma cama com um relógio ao lado. 2 – Escova os dentes, se arruma e toma café da manhã: Joaquim escovando os dentes, seguindo coloca camiseta branca, calça vermelha e casaco verde, e na imagem seguinte está sentado comendo. 3 – Faz a lição de casa e depois vai para a aula de desenho: Joaquim desenhando junto a uma mulher em frente a um quadro com desenho. 4 – Almoça, escova os dentes e arruma a mochila para a escola: Joaquim comendo, seguido por imagem escovando os dentes e guardando livros em uma mochila. 5 – Vai para a escola: Joaquim em sala de aula com amigos em carteiras individuais e professor em frente da lousa. 6 – Volta para casa: Joaquim de mãos dadas a uma mulher de cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca e calça verde, segurando uma bolsa lilás. 7 – Brinca com seu pai, toma banho, janta e come fruta: Joaquim andando de bicicleta com um homem de capacete amarelo, camiseta vermelha e calça azul. Seguido por imagem de Joaquim com homem e mulher sobre a mesa com comida. 8 – Escova os dentes e vai dormir: Joaquim escova os dentes e em seguida dorme. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Introdução

A unidade 1, A passagem do tempo, que abre este volume, propõe uma reflexão sobre o tempo, sobre as maneiras de percebê-lo e marcar sua passagem, por meio dos relógios e dos calendários, bem como de organizar as atividades em uma rotina. A unidade traz textos, atividades e ilustrações que propõem a identificação das transformações que ocorrem no dia a dia com o passar do tempo, reforçando o trabalho com as noções de passado, presente e futuro, tão importantes para a construção do conhecimento histórico.

Em consonância com as Competências Gerais da Educação Básica 1 e 9 da BNCC, a unidade estimula os estudantes a valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para entender a realidade e continuar aprendendo; a exercitar a curiosidade intelectual; a cuidar de sua saúde física e emocional; e a exercitar a empatia, o diálogo e a cooperação, promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos. Em consonância com as Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental 5 e 7 da BNCC, a unidade busca levar os estudantes a comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados; e a utilizar diferentes linguagens no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a duração, simultaneidade e sucessão. A proposta da unidade relaciona-se ainda com a Competência Específica de História para o Ensino Fundamental 2 da BNCC e, desse modo, visa contribuir para que o estudante compreenda a historicidade no tempo e no espaço, bem como os significados das lógicas de organização cronológica.

Unidade temática da BNCC em foco na unidade:

  • A comunidade e seus registros.

    Objetos de conhecimento em foco na unidade:

  • A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas.
  • O tempo como medida.

    Habilidades da BNCC em foco na unidade:

    EF02HI03; EF02HI06 e EF02HI07.

MP035

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Observe a rotina de Joaquim.
  1. Sua rotina é parecida com a de Joaquim?
  1. Descreva a sua rotina diária

Fim do complemento

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a abertura da unidade 1 e os conteúdos das páginas 14 a 16 podem ser trabalhadas na semana 2.

Orientações

As atividades de abertura da unidade podem ser conduzidas como atividades preparatórias para o trabalho com conteúdos, competências e habilidades que serão desenvolvidos com os estudantes. Sugerimos que inicie as propostas da unidade com as atividades preparatórias a seguir.

Peça aos estudantes que observem a ilustração. Converse com eles sobre a rotina e sua importância. Pergunte-lhes sobre as atividades que desenvolvem cotidianamente com horário determinado, como acordar, ir à escola, fazer refeições etc. Certos aspectos da rotina são comuns a todos, como o horário da escola.

Dê continuidade ao trabalho com a abertura de unidade incentivando os estudantes a conhecer a rotina uns dos outros. Em seguida, utilize as atividades do boxe Vamos conversar para explorar as ilustrações com a turma. Solicite que observem a rotina de Joaquim, personagem da abertura, e a relacionem com a própria rotina e a dos colegas, identificando semelhanças e diferenças.

O tempo pode ser representado por meio de ciclos, como sucessão de horas, dias, meses e anos, ou de estações do ano. A rotina, composta de atividades que são realizadas diariamente, sempre nos mesmos horários, é um exemplo de representação cíclica do tempo. A passagem do tempo também pode ser representada em uma linha do tempo que tem início no passado, atravessa o presente e se dirige para o futuro.

Objetivos pedagógicos da unidade:

  • Perceber a passagem do tempo por meio de mudanças e permanências.
  • Refletir sobre a percepção da passagem do tempo.
  • Relacionar objetos e situações relativos a anterioridade, simultaneidade e posterioridade.
  • Conhecer algumas das principais medidas de tempo (dia, semana, mês, ano, década, século e milênio) e respectivos instrumentos de medição (diferentes tipos de calendários e relógios).
  • Relacionar vivências e situações ao passado, presente e futuro.
  • Valorizar o convívio com pessoas de diferentes gerações.

MP036

Capítulo 1. O tempo dos relógios

Os relógios medem a passagem do tempo em segundos, minutos e horas. Existem muitos tipos de relógio. Vamos conhecer alguns deles?

Imagem: Ilustração. Vaso amarelo com furo soltando água que cai em um vaso igual laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio de água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Ampulheta com areia roxa e base de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio de areia ou ampulheta. FIM DA LEGENDA.

Atualmente, utilizamos relógios de ponteiros ou digitais. Eles podem ter diferentes formatos

Imagem: Fotografia. Relógio redondo de parede com ponteiro maior sobre o número 11 e o ponteiro menor sobre o número 12.  Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio de ponteiros. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Relógio retangular digital indicando “17:25”. Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio digital. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de um dedo sobre celular apresentando um alarme com horário marcado “7:30”. Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio digital em um aparelho celular. FIM DA LEGENDA.

Os telefones celulares, hoje, têm várias funções, entre elas a de mostrar as horas.

Boxe complementar:

Hora da leitura

• Que horas são?, de Daniela Kulot. São Paulo: Telos, 2018.

Uma história divertida que fala sobre rotina e horários.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Conhecer algumas das principais medidas de tempo (dia, semana, mês, ano) e respectivos instrumentos de medição (diferentes tipos de calendários e relógios).
  • Refletir sobre a percepção da passagem do tempo.
  • Conhecer aspectos da cultura indígena por meio do estudo de um calendário.

    Orientações

    Peça aos estudantes que observem os relógios retratados na página 14 e pergunte se conhecem algum deles. Chame a atenção para as diferenças entre o formato, o material de que cada um é feito, a presença ou ausência de números, o modo de funcionamento, entre outros elementos. É interessante indicar também que, nos dias atuais, o relógio está presente nos aparelhos celulares.

    Se desejar, você pode conversar com a turma sobre o que há de específico em cada tipo de relógio. Compare a ampulheta, que mede intervalos de tempo, com os relógios analógicos (de ponteiro) e os digitais.

    Esclareça que os relógios de Sol, de areia e de água ainda existem, mas que, atualmente, os mais utilizados são os relógios analógicos e os digitais.

    Comente as limitações dos relógios menos usados: o relógio de água é muito volumoso, o de Sol não funciona à noite e o relógio de areia não marca as horas.

    Atividade complementar: Construção de relógio de areia

  • Proponha aos estudantes a construção de um relógio de areia com material de sucata, realizando um trabalho em conjunto com Arte.
  • Providencie o material necessário: duas garrafas transparentes de plástico (de 500 mL ou 600 mL) com tampa e vazias; fita adesiva; tesoura com ponta arredondada; prego; martelo; areia peneirada fina (bem seca) e funil. Um adulto deve usar o prego e o martelo para fazer um furo no meio das duas tampas.
  • Com a ajuda do funil, os estudantes devem preencher metade de uma das garrafas com areia e fechá-la com uma das tampas furadas.

MP037

  1. Qual é a duração de cada uma das ações descritas?
PROFESSOR Resposta correta: Seguntos.
PROFESSOR Resposta correta: Minutos.
Imagem: Fotografia. Pássaro beija-flor com asas abertas em tons de azul e verde e bico laranja fino. Fim da imagem.
  1. Observe os relógios e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Relógio de sol circular com pedra central retangular fina sombreando números. Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio de Sol. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Relógio redondo de parede com ponteiro menor sobre o número 10 e ponteiro maior sobre o número 12.  Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio de ponteiros. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: Os dois têm a forma circular e as horas são marcadas por números.
PROFESSOR Resposta: Relógio de Sol: as horas são marcadas por meio da sombra que se projeta de uma haste. Relógio de ponteiros: é composto de números indo-arábicos e o tempo é marcado por um mecanismo que mostra o horário por meio de três ponteiros.

Boxe complementar:

Hora da leitura

Já sei ver as horas! de Marcos Vinícius Lúcio. São Paulo: Cortez, 2017.

Esse livro fala sobre os diversos tipos de relógio e explica como podemos aprender a ler as horas.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Depois, devem colocar a garrafa vazia tampada, de cabeça para baixo, em cima daquela em que foi colocada a areia, de modo que os dois furos se encontrem. Então, oriente-os a usar a fita adesiva para colar as tampas.
  • Ao mudar a posição das garrafas, a areia passa pelo furo das tampas e enche a garrafa vazia.
  • Proponha desafios usando o relógio de areia construído, por exemplo: Quantas palavras que começam com determinada letra os estudantes conseguem dizer ou escrever até a areia passar de uma garrafa para a outra? Quanto tempo é preciso para fazer o desenho de uma casa?

    Atividade 1. Os estudantes devem identificar a medida de tempo adequada para cada situação. Para isso, espera-se que considerem a duração de cada fenômeno: o bater de asas de um pássaro, por ser muito veloz, é contado em segundos; já o café da manhã de uma criança, mais lento, é medido em minutos. Explique aos estudantes que outras medidas de tempo podem ser utilizadas, mas, por serem muito fracionadas ou extensas, não são comuns.

    A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

    Atividade 2. Peça aos estudantes que observem as duas imagens e comparem uma com a outra, identificando as semelhanças e as diferenças entre elas. Os estudantes devem reconhecer que ambos os relógios têm o formato circular e possuem marcadores das horas. Devem ainda diferenciar o relógio de Sol, que só pode ser usado à luz do dia e que tem apenas uma haste (ou vareta), do relógio analógico, que pode ser usado à noite e tem três ponteiros, que marcam as horas, os minutos e os segundos.

    A atividade 2, sobre diferentes tipos de relógio, contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

MP038

Dia, semana, mês e ano

Um dia tem 24 horas e pode ser dividido em manhã, tarde e noite.

Uma semana tem 7 dias: domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado.

Um mês pode ter 28, 29, 30 ou 31 dias.

Um ano tem 12 meses e pode ter 365 ou 366 dias.

  1. Para registrar e organizar as divisões de tempo, podemos usar um calendário.
Imagem: Ilustração. Calendário de 2023 com doze meses sequenciais. Janeiro inicia no dia 1 e termina no dia 31. Fevereiro inicia no dia 1 e termina no dia 28. Março inicia no dia 1 e termina no dia 31. Abril inicia no dia 1 e termina no dia 30. Maio inicia no dia 1 e termina no dia 31. Junho inicia no dia 1 e termina no dia 30. Julho inicia no dia 1 e termina no dia 31. Agosto inicia no dia 1 e termina no dia 31. Setembro inicia no dia 1 e termina no dia 30. Outubro inicia no dia 1 e termina no dia 31. Novembro inicia no dia 1 e termina no dia 30. Dezembro inicia no dia 1 e termina no dia 31. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Abril, junho, setembro e novembro têm 30 dias. Janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro têm 31 dias.
PROFESSOR Resposta correta: fevereiro.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

Leia para a turma o texto da página 16 e comente que o calendário é uma maneira de organizar e representar o tempo. Explique aos estudantes que, por meio do calendário, é possível definir datas e relacioná-las aos dias da semana.

Comente que o uso do calendário permite agendar compromissos, estabelecer prazos, definir períodos de tempo (como o início e o fim do ano letivo), entre outras possibilidades.

Você pode utilizar a ilustração da página 16 para auxiliar os estudantes a identificar os elementos que caracterizam um calendário, como a divisão em dias, semanas e meses. Explique a eles que o calendário que usamos existe há muito tempo e foi organizado em torno de referenciais do mundo natural (como a passagem das estações) e da história humana (como os nomes dados aos meses).

Depois, converse com os estudantes sobre diferentes sistemas de representação do tempo. Explique a eles que o ser humano, desde os primórdios, sente a necessidade de contar cronologicamente os dias; por isso, ao longo do tempo, diferentes povos desenvolveram outros tipos de calendário. Você pode dizer que o registro cronológico mais antigo é o calendário chinês. Nele, o ano de 2019 corresponde ao ano 4717.

Atividade 3. Peça aos estudantes para observarem o calendário identificando primeiro os meses com 30 dias e, depois, os meses com 31 dias. A análise do calendário e a identificação da duração dos meses pode ser feita com toda a turma.

A atividade 3, que analisa a estrutura do calendário, contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI07 : Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

O tempo histórico

Apesar de ser um referencial de suma importância para que o homem se situe, a contagem do tempo não é o principal foco de interesse da História. Em outras palavras, isso quer dizer que os historiadores não têm interesse pelo tempo cronológico, contado nos calendários, pois sua passagem não determina as mudanças e acontecimentos (os tais fatos históricos) que tanto chamam a atenção desse tipo de estudioso. [...]

O tempo empregado pelos historiadores é o chamado “tempo histórico”, que possui uma importante diferença do tempo cronológico. Enquanto os calendários trabalham com constantes e medidas exatas e proporcionais de tempo, a organização feita pela ciência histórica leva em consideração os eventos de curta e longa duração. Dessa forma, o historiador se utiliza das formas de se organizar a sociedade para dizer que um determinado tempo se diferencia do outro.

MP039

Outro tipo de calendário

Ao longo do tempo, as sociedades criaram diversos tipos de calendário. No Brasil, muitos povos indígenas marcam o tempo de acordo com o plantio, a colheita, as festas ou os períodos de chuvas e de cheias dos rios.

Observe o calendário cultural Atikum.

Imagem: Ilustração. Calendário Atikum. Formado por uma faixa em forma de cocar com ilustrações sobre os meses em cada pena do cocar. Inicia-se em novembro: Ilustração de um homem ao lado de árvores com um machado, indicando “desmatamento”. Dezembro: Ilustração de chamas e igreja, indicando “queimadas e festejo de N. S. da Conceição”. Janeiro: ilustração de homem segurando um machado, indicando “plantio de milho, feijão de corda e fava”. Fevereiro: Ilustração de um carro com arado amarrado na parte inferior, indicando “a ração das terras”. Março: Ilustração de um homem segurando um saco, indicando “plantio de feijão de arranca”. Abril: ilustração de pessoas dançando ao redor de uma igreja, indicando “comemorações ao dia do índio”. Maio: Mulher com saco fechado na cabeça, indicando “colheita do feijão de arranca e de corda”. Junho: ilustração de fogueira, indicando “festejos de São João e São Pedro”. Julho: ilustração de peixe, pássaro e tatu, indicando “caça e pesca”. Agosto: Ilustração de plantação de milho, indicando “colheita do milho e fava”. Setembro: Ilustração de um caminhão e um burro, indicando “venda dos produtos agrícolas”. Outubro: Igreja com árvores e rio, indicando “festejo N.S. da Misericórdia”. Fim da imagem.

LEGENDA: Calendário feito por professores indígenas do povo Atikum, do estado de Pernambuco. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 206. FIM DA LEGENDA.

  1. Em quantos meses o calendário Atikum é dividido?

    _____

PROFESSOR Resposta: O calendário Atikum é dividido em 12 meses.

No calendário Atikum, os meses são organizados de acordo com as atividades importantes para esse povo, como o preparo do solo para o plantio e a colheita do feijão.

  1. Esse calendário se parece com o calendário da página 16? Por quê?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O calendário da página 16 e o calendário Atikum possuem semelhanças e diferenças. O número de meses e seus nomes são iguais. Já a forma (de cocar no Atikum e em colunas no gregoriano) e a organização são diferentes. Um possui ilustrações e o outro, não.
MANUAL DO PROFESSOR

Seguindo essa lógica de pensamento, o tempo histórico pode considerar que a Idade Média dure praticamente um milênio, enquanto a Idade Moderna se estenda por apenas quatro séculos. O referencial empregado pelo historiador trabalha com as modificações que as sociedades promovem na sua organização, no desenvolvimento das relações políticas, no comportamento das práticas econômicas e em outras ações e gestos que marcam a história de um povo.

Além disso, o historiador pode ainda admitir que a passagem de certo período histórico para outro ainda seja marcada por permanências que apontam certos hábitos do passado, no presente de uma sociedade. [...]

SOUSA, Rainer Gonçalves. Tempo cronológico e tempo histórico. Brasil Escola . Disponível em: http://fdnc.io/gtm. Acesso em: 3 maio 2021.

Roteiro de aula

A aula prevista para o conteúdo da página 17 pode ser trabalhada na semana 3.

Atividade 4. Chame a atenção dos estudantes para o calendário Atikum na página 17. Explique a eles que esse calendário integra elementos indígenas à representação dos meses do ano. Estimule-os a identificar o que está ilustrado em cada mês. Pergunte a eles por que novembro é o primeiro mês representado e verifique se compreendem que o calendário se inicia com a preparação do solo para o plantio que será feito apenas em janeiro.

Atividade 5. Oriente os estudantes a comparar os dois calendários, indígena e ocidental, identificando semelhanças e diferenças entre eles. Comente que em ambos os calendários há divisão do ano em meses, por exemplo. Explique também que os calendários apresentam diferenças porque as culturas indígenas e não indígenas são diferentes umas das outras e representam o tempo de acordo com a maneira como se relacionam entre si e com a natureza.

O conteúdo da página 17 e as atividades 4 e 5 contribuem para o desenvolvimento da Competência Específica de Ciências Humanas 7 da BNCC : Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão. As atividades também possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF02HI07 : Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

MP040

Para ler e escrever melhor

Este texto apresenta a sequência de atividades na rotina escolar de João.

O que vamos fazer hoje?

Na segunda-feira, João chegou no horário correto em seu primeiro dia de aula na escola. Ele vai estudar no período da tarde, na classe do 2º ano da professora Helena.

Para organizar as tarefas, a professora Helena registrou na lousa a divisão das atividades daquele dia e disse que todos deveriam anotar na agenda a rotina escolar.

Ela explicou que a rotina escolar é uma sequência de atividades que os estudantes desenvolvem na escola e é muito importante na vida da criança. A rotina escolar ajuda a dividir o tempo e a organizar o que o estudante terá de realizar ao longo de cada dia.

João, então, anotou em sua agenda as tarefas daquele dia.

Imagem: Ilustração. Crianças em carteiras olhando para uma mulher de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta vermelha e jaleco branco. Está em frente a uma lousa que diz: 13 horas – chegada e organização do material escolar; 14 horas – aula de língua portuguesa; 15 horas – recreio; 16 horas – aula de história; 17 horas - aula de arte; 18 horas – saída. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para os conteúdos das páginas 18 e 19 pode ser trabalhada na semana 3.

Objetivos pedagógicos da seção

  • Compreender como se organiza a rotina escolar.
  • Analisar uma sequência de atividades.
  • Organizar a sequência de atividades da própria rotina escolar.

    Orientações

    Auxilie os estudantes a ler o texto da página 18. Pergunte a eles o que entenderam sobre a história de João e, em seguida, peça que identifiquem na cena ilustrada as atividades que a professora anotou na lousa.

    Pergunte aos estudantes como é a rotina escolar deles e em que ela se parece com a de João e em que difere dela. A turma pode citar, por exemplo, os componentes curriculares que eles têm em comum. Com isso, espera-se que os estudantes compreendam que muitas crianças realizam rotinas semelhantes na escola, sentindo-se parte de um todo.

    A seção contribui para o desenvolvimento das Competências Específicas de Ciências Humanas 5 e 7 da BNCC: Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados; e utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.

    É importante salientar que a seção tem como proposta colaborar com a consolidação dos conhecimentos e habilidades que envolvem a literacia e a alfabetização dos estudantes do 2º ano, incentivando a leitura, a produção escrita e a compreensão de texto.

    Atividade complementar: Montando a agenda da turma

  • Proponha aos estudantes que organizem, no final de cada mês, a agenda da turma para o mês seguinte.
  • Em uma cartolina, desenhe um grande calendário mensal e diferencie os fins de semana dos dias que os estudantes têm aula. Então, defina com eles o que deve constar nessa agenda, como as datas de entrega das lições de casa, os feriados, as festividades, as reuniões de pais etc.
  • Para finalizar, sugira aos estudantes que ilustrem e decorem a agenda como preferirem.
  • A agenda da turma deve ficar afixada em um local de destaque da sala de aula, de modo que todos tenham acesso a ela e possam consultá-la.

MP041

  1. De acordo com a rotina escolar de João, qual é o seu horário de chegada?

_____

PROFESSOR Resposta: 13 horas.
  1. Qual é o horário de saída de João?

    _____

PROFESSOR Resposta: 18 horas.
  1. Que atividade João terá às 16 horas?
PROFESSOR Resposta: Aula de História.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Como é a sua rotina escolar?

    Escreva no quadro abaixo a sequência de suas tarefas em um dia de escola. Lembre-se de colocar o horário de cada atividade.

PROFESSOR Resposta pessoal.

_____

MANUAL DO PROFESSOR

Atividades 1 a 3. Oriente os estudantes a observar a ilustração na página 18 para responder às perguntas.

Atividade 4. Antes da realização da atividade, oriente os estudantes a observar os horários previstos para suas aulas, organizando-as no quadro. Sugerimos que a atividade seja realizada em casa, com a ajuda de um familiar, como maneira de propiciar a organização da rotina pelos estudantes, a discussão sobre seus possíveis ajustes e a conscientização das suas tarefas para o desenvolvimento da autonomia.

As atividades de 1 a 4, que solicitam ao estudante a análise de uma rotina escolar e a identificação dos horários de uma sequência de atividades, contribuem para o desenvolvimento das habilidades EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois); e EF02HI07 : Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

Literacia e História

O trabalho desenvolvido nesta seção pretende apresentar aos estudantes um novo gênero textual: a agenda. Espera-se que eles reconheçam os principais elementos desse tipo de escrita. Eles serão incentivados a registrar suas tarefas diárias em uma sequência, na forma de lista. Eles poderão, portanto, desenvolver habilidades de escrita e relacionar as atividades da lista com a organização da passagem do tempo. Os registros dos estudantes podem variar; de modo geral, neles devem constar os horários e as descrições das atividades a serem realizadas em determinado dia.

Para o estudante ler

O tempo e as horas: o livro dos porquês, de Katie Daynes. Londres: Edições Usborne, 2016.

O livro explora de maneira divertida as mais variadas curiosidades sobre o tempo, o relógio e a marcação da passagem das horas.

Atividade complementar: Organizando a rotina

  • Após a confecção da agenda da turma, oriente os estudantes a anotar suas rotinas diárias incluindo as atividades que realizam ao longo do dia, desde a hora em que acordam até a hora de dormir. Eles podem incluir também as disciplinas escolares que tiveram no dia e as atividades do fim de semana.
  • Oriente os estudantes a acrescentar nas rotinas pessoais as datas de entrega das lições de casa e as datas festivas presentes na agenda da turma, criando assim suas próprias agendas.

MP042

Capítulo 2. Noções de tempo

Ao observar a passagem do tempo, percebemos que os acontecimentos podem ocorrer em sequência, um depois do outro.

Veja a tirinha que mostra Daniel construindo uma pipa. Primeiro ele corta o papel, depois monta a pipa e, em seguida, com a irmã, Renata, solta a pipa no quintal de sua casa.

Imagem: Ilustração. Sequência de imagens. Menino de cabelo curto castanho e óculos de armação quadrada azul, vestindo camiseta azul. Está segurando uma seda roxa de pipa, uma tesoura, cola e linha. Em seguida, imagem do menino amarrando duas varetas com barbante. Última imagem é o menino soltando a pipa no céu com uma menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta rosa. Fim da imagem.

LEGENDA: Daniel faz uma atividade depois da outra, em sequência. FIM DA LEGENDA.

  1. Enumere as cenas de acordo com a sequência de acontecimentos.
Imagem: Esquema. Ilustração de três imagens. Imagem 1 - Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul. Ao lado, menina de cabelo cacheado preto, vestindo camiseta rosa. Estão colocando pratos e copos sobre uma mesa com potes de comida e jarra de suco. Imagem 2 - Menino, menina e mulher de cabelo longo preto, vestindo camiseta amarela, os três estão comendo comida. Imagem 3 - Menino e menina em frente a uma pia com louça e sabão. Enquanto menino lava, a menina enxuga. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: 2, 1 e 3.
PROFESSOR Resposta: As crianças estão pondo a mesa para o almoço.
PROFESSOR Resposta: As crianças e a mãe estão almoçando.
PROFESSOR Resposta: As crianças estão lavando a louça após o almoço.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para os conteúdos das páginas 20 e 21 pode ser trabalhada na semana 4.

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Organizar temporalmente uma sequência de acontecimentos.
  • Compreender a noção de simultaneidade.
  • Refletir sobre as noções de tempo: antes, durante e depois.
  • Relacionar vivências e situações às noções temporais.

    Orientações

    As etapas de confecção de uma pipa e os procedimentos que envolvem uma refeição em família são abordados na página 20, de modo que os estudantes possam refletir sobre a ordem dos acontecimentos, determinando o que vem antes ou depois. É interessante conversar com eles sobre a importância do planejamento de etapas para a realização de qualquer atividade. A estratégia de divisão de etapas que devem ser realizadas em uma sequência é utilizada em diversas atividades, como na resolução de problemas matemáticos, na linguagem de programação, na arquitetura, no artesanato, na culinária etc.

    Atividade 1. Oriente os estudantes a descrever cada uma das cenas das ilustrações e a identificar a ordem correta dos quadros. Se necessário, auxilie-os a escrever as respostas. Apresente outras situações em que eles poderão trabalhar noções de temporalidade. Pergunte-lhes, por exemplo, se já preparam um bolo. Peça que descrevam a sequência dos procedimentos necessários e anote-os na lousa, indicando com números a ordem das tarefas.

    A atividade 1, que envolve a identificação de sequência de acontecimentos, propicia o desenvolvimento da habilidade EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

    A importância da datação para a história

    A datação [...] é importante para situar os acontecimentos no tempo, e os historiadores necessitam dessa localização temporal para analisar e interpretar os fatos recolhidos nos documentos. No caso escolar, ela também é importante, sobretudo porque vivemos em um mundo cujas referências são datadas (ano de nascimento, maioridade, morte, casamento etc.). Mas apenas conhecer datas e memorizá-las, como se sabe, não constitui um aprendizado significativo, a não ser que se entenda o sentido das datações. [...] O uso das datas precisa estar vinculado a uma busca de explicação sobre o que vem antes ou depois, sobre o que é simultâneo ou ainda sobre o tempo de separação de diversos fatos históricos.

    BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos . São Paulo: Cortez, 2004. p. 211-212.

MP043

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta verde e calça amarela. Está andando com um cachorro caramelo em uma calçada. Ao lado, casas coloridas. Em uma casa azul há duas janelas em andares diferentes destacando cenas. No primeiro andar, uma menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta azul, segurando um celular ligado, atrás há um homem e uma mulher sentados em um sofá assistindo à televisão, na parede há um relógio com ponteiro menor no 9 e ponteiro maior no 12. No segundo andar, menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta verde, está mexendo no computador, na estante um relógio digital marca 21:00. Fim da imagem.

Muitos acontecimentos, porém, são simultâneos. Isso quer dizer que eles acontecem ao mesmo tempo.

Observe, acima, a rua em que mora a família Santos.

Enquanto Paulo passeia com o cachorro na calçada, Vera joga videogame em casa e os pais dela estão assistindo à televisão. No andar de cima, André estuda no computador. Todos estão realizando alguma atividade ao mesmo tempo.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Pinte de amarelo os quadrinhos que indicam que as atividades estão acontecendo ao mesmo tempo.
Imagem: Esquema. Ilustração de três cenas. 1: Menino de cabelo curto preto cacheado, vestindo camiseta branca com faixa verde e calça verde. Ao lado, menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta branca com faixa verde e calça verde. Estão brincando com cartinhas. Na parede há um relógio com ponteiro menor indicando 10 e ponteiro maior indicando 12. 2: Menina de cabelo longo preto, sentada ao lado de uma menina de cabelo médio castanho, eles vestem camiseta branca com faixa verde e calça verde. Estão segurando papéis em carteiras unidas. Na parede há um relógio com ponteiro menor indicando 3 e um ponteiro maior indicando 12. 3: Mulher de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta verde e calça branca. Está mostrando uma ilustração do sol para dois alunos sentados em carteiras. Na parede há um relógio com ponteiro menor indicando 10 e ponteiro maior indicando 12. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Imagem 1 e 3.

_____

PROFESSOR Resposta: Pelo relógio, que indica o mesmo horário nas duas cenas.
MANUAL DO PROFESSOR

Leia o texto da página 21 com os estudantes e esclareça as eventuais dúvidas que surgirem.

Atividade 2. Se necessário, diga que há um elemento importante ilustrado nas cenas que indica quais atividades estão ocorrendo ao mesmo tempo (o relógio).

Dê exemplos de eventos que acontecem ao mesmo tempo e que sejam próximos da realidade dos estudantes. Você pode citar ações que estejam acontecendo naquele momento na sala de aula, por exemplo: enquanto eu estou dando aula, Joana está escrevendo, Pedro está amarrando o tênis etc. É importante que a noção de simultaneidade seja trabalhada de maneira prática, tornando-se menos abstrata para os estudantes.

A atividade 2, sobre a organização sequencial dos fatos que acontecem de modo simultâneo, acompanhada da reflexão sobre percepção de tempo, contribui para o desenvolvimento da Competência Específica de Ciências Humanas 5 da BNCC: Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados. A atividade também contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Para o estudante ler

O guarda-tempo, de Angela Leite de Souza. São Paulo: Formato, 2019.

A história do livro mistura tempos, espaços e memórias de diferentes gerações. O elo entre elas é um antigo guarda-roupa, uma espécie de portal do tempo que liga o passado ao presente.

Atividade complementar: Acontecimentos simultâneos

  • Se considerar adequado, leve os estudantes para passear pela escola e desenvolva uma atividade trabalhando os conceitos de presente e simultaneidade.
  • Durante o passeio, estimule os estudantes a observar o que diferentes turmas e profissionais da escola estão fazendo ao mesmo tempo. Pergunte, por exemplo: Enquanto estamos passeando, o que os estudantes dessa outra turma estão fazendo? E o que os profissionais do refeitório estão fazendo neste momento?

MP044

Antes, durante e depois

É possível observar um acontecimento enquanto ele ocorre. É possível também perceber o que aconteceu antes e o que aconteceu depois desse evento.

Imagem: Quadrinho. História em quadrinhos contada em quatro quadros. Bruno: Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta azul e bermuda preta. João e Larissa: Menino de cabelo curto cacheado castanho, ao lado, menina de cabelo longo castanho, estão vestindo camiseta laranja com listras brancas e bermuda azul. Quadro 1: “João, Larissa e Bruno aguardam o começo do jogo”, os três sentados em um sofá vermelho, Bruno diz “Vocês conseguem dizer qual time vai ganhar antes de o jogo começar?”. Quadro 2: “Aos 20 minutos do primeiro tempo, João e Larissa comemoram”, em frente à televisão, os dois pulam, João diz “Goool” e Larissa responde “O nosso time vai ganhar!”. Quadro 3: “Aos 10 minutos do segundo tempo é a vez de Bruno gritar gol”, Bruno em pé diz “Vamos saber o resultado somente depois de o jogo terminar”. Quadro 4: “E o jogo termina”, os três sentados no sofá e o João diz “O jogo terminou e nossos times empataram!”.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para os conteúdos das páginas 22 e 23 pode ser trabalhada na semana 4.

Orientações

Dê continuidade ao trabalho com as noções de temporalidade e tempo cronológico. Peça aos estudantes que observem com atenção os quadrinhos da página 22, que tratam da sequência de acontecimentos de uma partida de futebol pela perspectiva de um grupo de crianças. Leia com eles a história em quadrinhos e faça perguntas para ajudá-los a interpretá-la, como:

  • Quanto tempo depois do início da partida o primeiro time fez gol?
  • Quando o time adversário fez um gol?
  • Quem ganhou a partida?

    Pode ser interessante perguntar se é possível que algum jogador faça gol antes ou depois da partida. Avalie as respostas dos estudantes para verificar o raciocínio lógico e a aplicação dos termos antes, durante e depois.

    Questione também se os estudantes já assistiram a uma partida de futebol. Aos que responderem afirmativamente, peça que contem aos colegas como foi o jogo e qual time ganhou. Espera-se que essa narrativa propicie um momento lúdico e de aprendizado coletivo sobre a ordenação dos acontecimentos no tempo.

    Atividade complementar: Uma história coletiva

  • As noções de antes, durante e depois podem ser trabalhadas em sala de aula por meio de uma atividade lúdica de criação de uma história coletiva.
  • Organize os estudantes em roda e escolha um deles para inventar o começo de uma história, dizendo: “Era uma vez...”. O estudante seguinte deve acrescentar um trecho que continue a história, e assim por diante. O último estudante da roda ficará responsável por criar o desfecho.
  • Durante a brincadeira, comente que o trecho que está sendo citado naquele momento faz parte do presente, os trechos anteriores são parte do passado e os que ainda vão ser ditos estão no futuro.

MP045

  1. Releia a história em quadrinhos e responda às questões.
PROFESSOR Resposta O primeiro quadrinho. Porque Bruno pergunta “Vocês conseguem dizer qual time vai ganhar antes de o jogo começar?”.
PROFESSOR Resposta Os dois times marcaram gol durante o jogo.
PROFESSOR Resposta Não. É preciso acompanhar todo o jogo para saber quais serão os acontecimentos da partida.
PROFESSOR Resposta Os dois times terminaram empatados.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Agora é a sua vez. Desenhe uma atividade que você faz:

    Antes de ir à escola.

    _____

    Depois de sair da escola.

    _____

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Leia os enunciados da atividade com os estudantes e oriente-os a reler o quadrinho para identificar o que ocorreu antes, durante e depois do jogo. Além disso, a atividade propõe uma reflexão sobre o futuro por meio da pergunta sobre a possibilidade de prever o resultado do jogo antes de ele terminar. Essa pode ser uma reflexão interessante de ser ampliada com os estudantes por meio da indagação sobre as expectativas que eles têm do futuro, como imaginam a vida daqui a alguns anos – como a passagem para o Ensino Fundamental 2, para a adolescência e para a fase adulta – e sobre o que gostariam de realizar durante a vida. Sugerimos aprofundar com eles a diferença entre a ideia de adivinhar o futuro e de sonhar e imaginar os acontecimentos. As expectativas de futuro podem nos estimular a pôr em prática ações que contribuem com a concretização de diversas realizações.

Atividade 4. Incentive os estudantes a desenhar uma atividade que gostam de realizar antes de irem para a escola e depois que saem dela.

As atividades 3 e 4, por meio da análise da ordem cronológica dos acontecimentos de uma história fictícia e da própria rotina dos estudantes, contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Atividade complementar: Organização de quadrinhos

Para ampliar o trabalho com as noções de temporalidade, providencie revistas em quadrinhos e selecione histórias curtas.

  • Na sala de aula, oriente os estudantes a formar trios e entregue a cada um deles uma história com os quadrinhos recortados e fora de ordem.
  • Peça que organizem as imagens na sequência correta e colem a história em uma folha de sulfite.

MP046

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

Entre o passado e o futuro

Estudantes de uma escola no bairro de Canudos, em Belém (no estado do Pará), participaram, em junho de 2017, do projeto chamado “Eu vou envelhecer. E você?”. O que será que eles fizeram nesse projeto? Vamos descobrir?

Respeito aos idosos

As professoras do período da manhã trabalharam a temática com os alunos e organizaram coral, teatro, cartazes e depoimentos. As ações do projeto visam conscientizar crianças em idade escolar sobre a importância de valorizar e respeitar o idoso.

Para Lucas Silva Santos, 10, aluno do 5º ano, os encontros foram de aprendizado. “É muito importante tudo o que a gente aprendeu durante as palestras. Hoje eu falei sobre o que nós aprendemos e agradeci por tudo o que foi ensinado nesses quatro dias. A partir de agora eu vou tratar as pessoas idosas com respeito, carinho e tudo o que tiver de bom no mundo”, disse o menino.

Agência Pa (Secom). Projeto estimula o respeito ao idoso nas escolas públicas. Agência Pará, 13 jun. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/gtn. Acesso em: 4 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo raspado, vestindo camiseta azul com listras horizontais brancas, segura um livro aberto. Ao lado, um homem de cabelo curto grisalho e chapéu bege, vestindo camisa cinza com listras horizontais pretas. Estão sentados em um sofá vermelho, observando o livro. Fim da imagem.

LEGENDA: Avô e neto leem livro juntos. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para o conteúdo desta seção podem ser trabalhadas na semana 5.

Objetivos pedagógicos da seção

  • Conhecer a experiência dos estudantes de uma escola no bairro de Canudos, em Belém (PA), que participaram de um projeto chamado “Eu vou envelhecer. E você?”.
  • Relacionar essa experiência com a realidade dos estudantes, com o objetivo de refletir sobre a importância do respeito pelos idosos e sobre a ideia de que todos vão envelhecer.
  • Conhecer as experiências de pessoas mais velhas da família, para valorizar suas memórias e estabelecer relações entre passado e presente.

    Orientações

    Leia para a turma o texto da página 24. Pergunte aos estudantes o que eles compreenderam a respeito do projeto mostrado na reportagem. O projeto, realizado em 2017 em uma escola no bairro de Canudos, em Belém (PA), é chamado “Eu vou envelhecer. E você?”. Peça aos estudantes que identifiquem, ao realizar a leitura do texto, algumas das atividades do projeto (teatro, coral, cartazes, socialização de depoimentos, palestras etc.).

    Ao falar sobre respeito aos idosos, é interessante expor aos estudantes a importância da empatia.

    Educação em valores e temas contemporâneos

    A solidariedade deve estar presente em todas as ações humanas. É sempre preciso lembrar às crianças e aos adultos a importância de conhecer a condição de vida dos idosos, valorizando seus conhecimentos e sua experiência.

    Memória e socialização

    A criança recebe do passado não só os dados da história escrita; mergulha suas raízes na história vivida, ou melhor, sobrevivida, das pessoas de idade que tomaram parte na sua socialização. Sem estas haveria apenas uma competência abstrata para lidar com os dados do passado, mas não a memória.

    Enquanto os pais se entregam às atividades da idade madura, a criança recebe inúmeras noções dos avós, dos empregados. Estes não têm, em geral, a preocupação do que é “próprio” para crianças, mas conversam com elas de igual para igual, refletindo sobre acontecimentos políticos, históricos, tal como chegam a eles através das deformações do imaginário popular. [...]

MP047

  1. Releia o texto da página acima. Qual é o nome do projeto do qual os estudantes participaram? Para você, o que esse nome significa?

_____

PROFESSOR Resposta O nome do projeto é “Eu vou envelhecer. E você?”. É esperado que os estudantes percebam que o nome do projeto mostra que todos nós vamos envelhecer um dia; por isso, é necessário tratar os idosos com respeito e atenção. Parte da resposta é pessoal.
  1. Em sua opinião, por que um projeto como esse é importante?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal. As crianças podem dizer que um projeto como esse incentiva as atitudes de respeito que devemos ter com as pessoas idosas.
  1. Marque com um X as palavras que indicam atitudes que as crianças devem ter com os idosos.
    PROFESSOR Respostas pessoais.

( ) Escuta atenta.

( ) Respeito.

( ) Paciência.

( ) Desobediência.

PROFESSOR Resposta correta: Escuta atenta, Respeito, Paciência.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Entreviste a pessoa mais velha da família para saber um pouco da sua história de vida. Utilize o roteiro a seguir e anote as respostas no caderno.
    PROFESSOR Respostas pessoais do entrevistado.
MANUAL DO PROFESSOR

Há dimensões da aculturação que, sem os velhos, a educação dos adultos não alcança plenamente: o reviver do que se perdeu, de histórias, tradições, o reviver dos que já partiram e participam então de nossas conversas e esperanças; enfim, o poder que os velhos têm de tornar presentes na família os que se ausentaram, pois deles ainda ficou alguma coisa em nosso hábito de sorrir, de andar. Não se deixam para trás essas coisas, como desnecessárias. Esta força, essa vontade de revivência, arranca do que passou seu caráter transitório, faz com que entre de modo constitutivo no presente. Para Hegel, é o passado concentrado no presente que cria a natureza humana por um processo de contínuo reavivamento e rejuvenescimento.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade : lembranças de velhos. 15ª ed. São Paulo:

Companhia das Letras, 2009. p. 73-75.

Atividade 1. Releia o texto com a turma e converse com os estudantes sobre como eles interpretam o significado do nome do projeto. Peça aos estudantes que voltem ao texto sempre que necessário para localizar informações e responder às perguntas.

Atividade 2. Comente com os estudantes sobre a importância de crianças e idosos trocarem vivências do passado, partilharem experiências do presente e alimentarem expectativas quanto ao futuro.

Atividade 3. Esclareça aos estudantes que o princípio da empatia é colocar-se no lugar do outro e tentar compreender seu comportamento ou forma de pensar. Para isso, é preciso adotar uma atitude de respeito e ouvir com desprendimento e atenção as histórias que as pessoas contam.

Atividade 4. Oriente os estudantes a realizar a atividade em casa e a entrevistar a pessoa mais velha da família. Estimule os estudantes a ir além do roteiro proposto, formulando suas próprias perguntas aos entrevistados. A atividade favorece a literacia familiar e a integração dos conhecimentos construídos pelos estudantes em casa e na escola.

As atividades 1 a 4 favorecem o desenvolvimento da habilidade EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

A seção contribui para o processo de consolidação das habilidades relacionadas à literacia e à alfabetização, promovendo a leitura, a oralidade, a produção escrita e a compreensão de texto. A seção contribui ainda para a mobilização da Competência Geral 9 da BNCC: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

MP048

Capítulo 3. Como percebemos o tempo passar

Em seu dia a dia, você pode perceber a passagem do tempo de diversas maneiras.

Algumas horas

Ao observar o tempo que se passa entre o horário em que você chega à escola e o horário em que você sai dela.

Imagem: Ilustração. Crianças em frente a um portão indicando “escola”, destaque para uma menina de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta branca e bermuda verde, com mochila rosa, ela está entrando na escola. No centro do muro da escola, um relógio indica ponteiro menor no número 7 e um ponteiro maior no número 12. Ao lado, ilustração de menina de cabelo curto cacheado castanho saindo da escola, o relógio possui ponteiro menor e o maior no número 12. Fim da imagem.

LEGENDA: Ana entra na escola às 7 horas e sai dela ao meio-dia. FIM DA LEGENDA.

Alguns meses

Ao observar o tempo que falta para o seu aniversário ou para o aniversário de um amigo.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta amarela. Está em frente a um bolo com velas. Ao redor dela há pessoas batendo palmas. Fim da imagem.

LEGENDA: Hoje é dia 20 de março. Faltam 4 meses para o aniversário de Ana, que é no dia 20 de julho. FIM DA LEGENDA.

Vários anos

Ao observar o tempo que se passou entre a época em que seus avós eram crianças e atualmente.

Imagem: Ilustração. Mulher idosa de cabelo curto cacheado grisalho e óculos de armação arredondada vermelha, vestindo camiseta verde. Ao lado, abraçado a ela, um homem idoso calvo de cabelo lateral grisalho e óculos de armação arredondada preta, vestindo camiseta branca. Fim da imagem.

LEGENDA: Os avós de Ana, Antenor e Laura, têm 72 anos e 68 anos de idade, respectivamente. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Como você observa a passagem do tempo?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para os conteúdos das páginas 26 e 27 pode ser trabalhada na semana 6.

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Refletir sobre a percepção da passagem do tempo.
  • Refletir sobre a organização do tempo.
  • Comparar diferentes intervalos de tempo.
  • Conhecer algumas medidas de tempo (minuto, hora, dia, mês, ano).
  • Relacionar os períodos do dia (manhã, tarde e noite) às atividades diárias.

    Orientações

    Converse com os estudantes sobre as mudanças que podem ser observadas com a passagem do tempo, como o crescimento das plantas, ou o crescimento e envelhecimento das pessoas.

    Solicite que citem exemplos de medidas de tempo utilizadas para intervalos mais curtos (segundos, minutos e horas) e para intervalos mais longos (semanas, meses e anos).

    Atividade 1. Estimule os estudantes a trocar ideias e impressões sobre as diferentes percepções da passagem do tempo. É interessante que eles percebam as diferentes temporalidades, como o tempo curto e o tempo longo. Eles podem observar, por exemplo, a passagem do dia e da noite, como também a mudança das estações do ano, os acontecimentos que ocorrem em minutos, em horas, ao longo de um dia, de semanas ou ao longo de anos, assim como as transformações em nosso corpo e em nossas vidas.

    A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

    A concepção de tempo nos anos iniciais

    O tempo é um dos conceitos mais complexos de entendimento. Para os estudiosos que se dedicam a entendê-lo, existe uma série de abrangências que são consideradas, relacionadas às possibilidades de contornos que assume, tanto no campo da realidade natural e física como nas criações culturais humanas. Dependendo do ponto de vista de quem o concebe, o tempo pode abarcar concepções múltiplas.

    As diversas concepções de tempo são produtos culturais que só são compreendidas, em todas as suas complexidades, ao longo de uma variedade de estudos e acesso a conhecimentos pelos alunos durante sua escolaridade.

MP049

  1. Escreva quanto tempo se passou entre as duas situações usando as palavras do quadro abaixo.
Imagem: Ilustração. Menino bebê de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta branca, está gatinhando. Ao lado, ilustração de menino de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta vermelha, está sentado segurando um livro aberto. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo médio preto, vestindo camiseta rosa, está levantando da cama com o sol na janela. Ao lado, mesma menina escovando os dentes no banheiro. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo médio loiro, vestindo camiseta azul e jaqueta vermelha. Está dando tchau a uma mulher de cabelo preso grisalho e menino pequeno de cabelo curto ruivo. Ao lado, mesma mulher indo de encontro ao menino em uma porta. Fim da imagem.

Quadro:

Minutos

PROFESSOR Resposta: Imagem 2.

Horas

PROFESSOR Resposta: Imagem 3.

Anos

PROFESSOR Resposta: Imagem 1.

Você também pode notar a passagem do tempo ao observar sua própria história. Desde o nascimento, você passou por muitas mudanças: os primeiros dentes nasceram, você cresceu e aprendeu a engatinhar e a andar.

  1. Observe a imagem e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Sequência de ciclo de uma menina bebê, seguido por menina de cabelo curto castanho gatinhando atrás de um gato preto, menina de cabelo curto castanho jogando bola, menina de cabelo médio castanho andando com uma mochila, até uma mulher de cabelo longo castanho, vestindo túnica azul e toga na cabeça com um certificado na mão. Fim da imagem.

( ) Meses.

( ) Dias.

( ) Anos.

( ) Horas.

PROFESSOR Resposta correta: Anos.
MANUAL DO PROFESSOR

Nesse sentido, não deve existir uma preocupação especial do professor em ensinar, formalmente, nos dois primeiros ciclos, uma conceituação ou outra, mas trabalhar atividades didáticas que envolvam essas diferentes perspectivas de tempo, tratando-o como um elemento que possibilita organizar os acontecimentos históricos no presente e no passado: estudar medições de tempo e calendários de diferentes culturas; distinguir periodicidades, mudanças e permanências nos hábitos e costumes de sociedades estudadas; relacionar um acontecimento com outros acontecimentos de tempos distintos; identificar os ritmos de ordenação temporal das atividades das pessoas e dos grupos, a partir de predominâncias de ritmos de tempo, que mantêm relações com os padrões culturais, sociais, econômicos e políticos vigentes.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : História, Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 58.

Atividade 2. O estudante deve preencher as lacunas de acordo com os acontecimentos: o crescimento humano, medido em anos; o intervalo entre acordar e escovar os dentes, medido em minutos; e o tempo de ir ao trabalho e voltar, geralmente medido em horas. Identifique se algum estudante tem dificuldade para dimensionar o tempo que se passou entre cada atividade. Nesse caso, auxilie-o fazendo perguntas que remetam à própria vivência, por exemplo:

  • Quanto tempo você demora para se arrumar antes de vir para a escola?
  • Quanto tempo se passou desde que você era um bebê?
  • Quanto tempo você fica fora de casa enquanto está na escola?

    Atividade 3. Nesta atividade, os estudantes devem identificar que o tempo que eles levarão até terminar o Ensino Fundamental transcorrerá em anos. A atividade trabalha uma projeção de tempo futuro, sendo possível de ser previsto porque se trata de algo planejado que depende da organização do sistema escolar.

    Após trabalhar a identificação de diferentes intervalos de tempo nas atividades 2 e 3, converse com os estudantes sobre situações que envolvam outros intervalos de tempo, como o tempo de almoçar, o tempo de duração de um alimento até estragar (o tempo entre a fabricação e a data de validade, por exemplo, para o caso de alimentos industrializados), o tempo que pode durar uma viagem, entre outros.

    A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

    A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

MP050

Manhã, tarde e noite

A repetição dos dias e das noites também indica a passagem do tempo. Durante o dia, o Sol ilumina praças, ruas e jardins e, quando a noite chega, já está escuro, um sinal de que o dia está acabando e é hora de dormir e descansar.

  1. As situações mostradas nas fotografias acontecem de manhã ou à noite?
Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta verde. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela. Mulher de cabelo médio castanho, vestindo camiseta cinza. Os três estão em uma pia escovando os dentes, em ordem crescente, o menino é o menor e a menina de cabelo médio é a maior. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: De manhã.
Imagem: Fotografia. Família sentada em um sofá branco em frente a uma televisão. Homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul, menina de cabelo trançado, vestindo camiseta branca, mulher de cabelo trançado castanho, vestindo camisa xadrez azul e roxa. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: À noite.

Dividimos o tempo de um dia em manhã, tarde e noite.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Preencha, em casa, a tabela com as atividades que você realiza em cada período do dia. Peça ajuda de seus familiares se julgar necessário.
PROFESSOR Respostas pessoais.

Almoçar.

Ir para a escola

Estudar

Jantar

Tomar café da manhã

Tomar banho

Dormir

Brincar

Quadro: equivalente textual a seguir.

Manhã

Tarde

Noite

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para os conteúdos das páginas 28 e 29 pode ser trabalhada na semana 6.

Orientações

Atividade 4. Solicite aos estudantes que observem as cenas e escrevam “manhã” ou “noite” de acordo com cada situação representada. Pergunte a eles como é o céu durante o dia e durante a noite e se já observaram como o Sol muda de posição ao longo de um dia e as diferentes fases da Lua. Explique à turma que essas mudanças que ocorrem no céu são indícios da passagem do tempo.

Converse com os estudantes sobre como as atividades das pessoas são organizadas de acordo com os períodos do dia. Comente que as pessoas, em geral, aproveitam os momentos claros da manhã e da tarde para realizar a maior parte de suas atividades e descansam e dormem durante a noite.

Atividade 5. Sugerimos que a atividade seja realizada em casa com a ajuda de um familiar, de modo que os estudantes possam refletir sobre a organização da sua rotina diária e ajustá-la conforme suas necessidades. Para orientar a realização da atividade, retome em sala de aula com os estudantes a conversa sobre a rotina diária sugerida na abertura da unidade e, em seguida, explique a eles que devem preencher o quadro com as atividades que costumam realizar em diferentes períodos do dia. Após a realização da atividade, em uma próxima aula, forme uma roda de conversa para que eles possam socializar e comparar as respostas com as dos colegas.

As atividades 4 e 5 contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF02HI06 : Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Para o estudante ler

Os passos do tempo , de Elizabeth Den Júlio. São Paulo: Ícone, 2017.

A narrativa do livro aborda a passagem do tempo na vida dos seres humanos, do nascimento à fase adulta, acompanhada de ilustrações divertidas.

MP051

Organizar o tempo

Tudo o que fazemos tem uma duração.

Dividimos o tempo para organizar nossa rotina e para saber quando um acontecimento ocorreu ou vai ocorrer.

Uma forma de organizar a rotina diária é utilizar uma agenda.

Boxe complementar:

Você sabia?

A agenda é um caderno em que você pode registrar as atividades que serão realizadas em um dia. Ao anotar as tarefas na agenda, podemos nos organizar e nos lembrar do que temos para fazer!

Na agenda, dividimos o dia em horas. Cada hora tem 60 minutos, cada minuto tem 60 segundos e o segundo passa muito rápido, como quando piscamos os olhos.

Fim do complemento.

  1. Vera anotou em sua agenda algumas atividades.
Imagem: Ilustração. Folha de caderno escrita. Título: “24 de junho de 2023, sábado”. Texto: “10 horas: arrumar meu quarto com a ajuda da mamãe. 13 horas: ir com a mamãe ao shopping para comprar o presente do Pedro. 16 horas: ir à festa de aniversário do Pedro. 19 horas: visitar o vovô João”. Ao lado, borracha vermelha e azul, apontador vermelho e lápis amarelo. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

Converse novamente com os estudantes sobre a agenda e explique a eles que ela é uma ferramenta utilizada para organizar as tarefas do cotidiano. Comente que as anotações devem ser feitas de acordo com o tempo cronológico, ou seja, a primeira anotação deve corresponder à primeira atividade do dia, e assim sucessivamente, até a última tarefa. Para uma organização mais precisa, as anotações devem prever a hora de cada evento.

Converse com a turma sobre o uso do tempo e sobre a importância de planejar o que fazer no dia a dia de acordo com as prioridades a curto, médio e longo prazo. Se julgar adequado, diga às crianças que é preciso observar criticamente o próprio cotidiano e evitar o desperdício de tempo com coisas desnecessárias. Isso não significa abrir mão do lazer, por exemplo, que é fundamental para o bem-estar das pessoas. Significa, sim, avaliar as próprias ações, discernindo quais valem a pena realizar e quais não valem.

Atividade 6. Auxilie os estudantes na realização da atividade e na leitura do texto da ilustração representando a agenda de Vera. É possível que alguns estudantes ainda tenham dificuldade em compreender e escrever textos com letra cursiva. Dessa forma, sugerimos que a atividade seja discutida coletivamente, antes do registro escrito.

A atividade 6 propõe uma reflexão sobre a função da agenda, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

Atividade complementar: Rotina familiar

  • Proponha aos estudantes que entrevistem os familiares com os quais moram para conhecer a rotina de cada um deles. Oriente-os a registrar no caderno o que descobriram.
  • No dia combinado, estimule os estudantes a apresentar as diferentes rotinas para a turma. Auxilie-os a cruzar as informações, analisando o que há em comum entre as rotinas de seus familiares e em quais momentos do dia eles se encontram. Pergunte o que pode ser feito para que passem mais momentos com seus familiares. Peça aos estudantes que levem a discussão para casa.
  • Depois estimule os estudantes a relatar o que conversaram com seus familiares e que soluções encontraram para que possam passar mais tempo juntos.

MP052

Como as pessoas faziam para...

Medir a passagem do tempo

Antigamente, os elementos da natureza eram usados para marcar a passagem do tempo. Os relógios que conhecemos hoje surgiram com base na observação do movimento do Sol e de outras estrelas.

Imagem: Ilustração referente as páginas 52 e 53. Imagem dividida em três partes por ponteiros vermelhos.  
À direita, na parte superior, sobre um gramado com rio ao fundo há um relógio de sol como pedra redonda com pedra pontiaguda triangular no centro, também marca O, S e L representando as direções. Abaixo, destaque com sombra para esquerda indicando manhã, destaque com sombra para direita indicando tarde. Ele indica: 1. Relógio de Sol, há mais de 2000 anos, foi o primeiro relógio da humanidade. Uma haste projetava a sombra do Sol em algumas marcações. Quando o Sol estava a pino no céu, a sombra desaparecia: era meio-dia. Foi a partir dessa descoberta que povos antigos criaram a divisão de 24 horas. Depois do relógio de Sol, surgiram outros instrumentos. Ilustração de um vaso vermelho apoiado em peça de madeira despejando água em um vaso idêntico verde, ele indica: Relógio de água: contava as horas de acordo com o escoamento da água em um recipiente. Ilustração de vela sobre uma estrutura de madeira com marcações à esquerda, ele indica: Relógio de vela: marcava um período pela velocidade com que a cera derretia. Ilustração de ampulheta com estrutura dourada e areia vermelha em estrutura de vidro, ele indica: Ampulheta: usava areia para determinar uma fração de tempo. À direita, na parte inferior, Sombra de um homem e um menino em uma montanha observando o céu em tons de roxo com estrelas. Uma seta indica “6 horas”. 2. Observação das estrelas. Indígenas Tupi-Guarani. Alguns povos indígenas, como os Tupi-Guarani, utilizam a posição do Cruzeiro do Sul para contar as horas durante a noite. A constelação dá uma volta completa em 24 horas. Da posição “cruz deitada” (entardecer) até a “cruz de pé” (meio da noite), há um intervalo de 6 horas. À esquerda, imagem de uma igreja antiga com torre central, ela possui paredes brancas e detalhes dourados. Sobre a torre central há um relógio com números romanos abaixo de um sino. Ele indica: 3. Relógio mecânico, anos 1300, os primeiros modelos eram muito caros e tinham grandes engrenagens. Ficavam em lugares públicos, como torres de igrejas. Eles não eram muito precisos e tinham que ser ajustados todos os dias. Ao lado, há ilustrações de relógios seguidos por nome e épocas que foram usados: relógio dourado arredondado com vidro central – relógio de bolso, anos 1500; relógio retangular com marcação das horas e pêndulo na parte inferior dourado – relógio de pêndulo, anos 1600; relógio dourado com pulseira de tecido marrom – relógio de pulso, anos 1800; relógio arredondado vermelho com sinos dourados nas laterais – relógio e despertador de quartzo, início dos anos 1900; relógio digital retangular vermelho – relógio digital, final dos anos 1900. O relógio mecânico deu origem a outras invenções. Nos aparelhos mais antigos, era preciso dar corda para fazê-lo funcionar. Essa função manual foi substituída pela bateria em muitos relógios de pulso atuais. 
 Fim da imagem.

Fontes: GERMANO Afonso. Mitos e Estações no Céu Tupi-Guarani. Scientific American Brasil (Edição Especial: Etnoastronomia), v. 14, p. 46-55, 2006; G. J. WHITROW. O Tempo na História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993; GERHARD Dohrn-van Rossum. History of the hour : clocks and modern temporal orders. Estados Unidos: The University of Chicago Press, 1996.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para o conteúdo desta seção pode ser trabalhada na semana 7.

Objetivos pedagógicos da seção

  • Conhecer diferentes tipos de relógio inventados pelos seres humanos e suas mudanças tecnológicas.
  • Refletir sobre como o ser humano marca a passagem do tempo.
  • Compreender como o tempo pode ser medido pelos elementos da natureza.

    Orientações

    Leia com os estudantes o texto introdutório do infográfico na página 30 e, em seguida, leia os textos da página 31 antes de apresentar o relógio mecânico. Verifique se percebem que as informações do infográfico estão dispostas no sentido dos ponteiros de um relógio analógico. Avalie, também, a possibilidade de conversar sobre as necessidades dos seres humanos e os usos de medição do tempo que podem justificar a invenção de relógios no passado.

    Com as informações desta seção, os estudantes poderão compreender que há diferentes maneiras de medir o tempo e que há muitos séculos o ser humano busca estabelecer parâmetros para a medição do tempo.

    Chame a atenção dos estudantes para a tecnologia empregada nos relógios ao longo do tempo: cada um dos modelos exige a aplicação de conhecimentos.

    É importante que, nesse momento, os estudantes não hierarquizem os relógios entre melhores ou piores, mais ou menos evoluídos, mas reconheçam o valor de cada um no tempo e na sociedade em que foram criados.

    Relógio de Sol

    Os relógios de Sol são os mais antigos instrumentos conhecidos para marcar a passagem do tempo ao longo do dia. A superfície do relógio de Sol tem linhas para indicar cada hora enquanto a luz solar incidir sobre ele. Conforme o Sol se movimenta no céu, um bastão elevado desse relógio faz sombra sobre essas linhas. A posição da sombra é que mostra a hora.

    [...]

    No centro do relógio se ergue um gnômon , espécie de bastão com um lado inclinado, formando um ângulo com o mostrador. O lado inclinado do bastão se chama ponteiro. No decorrer do dia, a sombra do ponteiro vai passando por toda a volta do mostrador. A cada hora exata, ela fica em cima de uma nova linha, marcando, assim, todas as horas.

MP053

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que os primeiros relógios mecânicos ficavam em lugares públicos?
  1. Qual constelação os Tupi-Guarani observam para saber as horas à noite?
  1. Em que tipo de relógio você costuma consultar as horas?
MANUAL DO PROFESSOR

Os antigos egípcios fizeram os primeiros relógios de Sol por volta de 3500 a.C. Eles eram simples bastões ou pilares que projetavam uma sombra no chão. Os antigos gregos fizeram relógios de Sol na forma curva de uma tigela, feita a partir de blocos de pedra ou de pedaços de madeira. Um ponteiro no centro projetava a sombra dentro da tigela. Mais tarde, os árabes inventaram o relógio de Sol moderno, do tipo com ponteiro em ângulo. No século XIV, relógios mecânicos começaram a substituir os relógios de Sol.

Relógio de Sol. Britannica Escola . Disponível em: http://fdnc.io/gto. Acesso em: 4 maio 2021.

Atividades 1 e 2. Releia os textos e auxilie os estudantes a localizar as informações solicitadas.

Atividade 3. É interessante que os estudantes notem que, com o passar do tempo, os relógios se tornaram menores, portáteis e práticos. Pergunte a eles em quais locais públicos já viram relógios, se existem relógios na casa em que moram e quais modelos conhecem. É provável que respondam, por exemplo, que estão habituados a relógios digitais. O amplo acesso a telefones celulares hoje em dia permite que este seja o principal aparelho de verificação das horas, sendo cada vez mais difícil para os estudantes se familiarizarem com relógios de ponteiro.

As atividades 1 a 3 propõem uma reflexão sobre o tempo cronológico e os diferentes marcadores da passagem do tempo, e dessa forma propiciam o desenvolvimento de aspectos da habilidade EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

O trabalho proposto na seção permite mobilizar a Competência Geral 1 da BNCC: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

MP054

Capítulo 4. Presente, passado e futuro

O tempo pode ser dividido em presente, passado e futuro.

Passado é o que já aconteceu. Pode ser um passado próximo, como o dia de ontem. Distante, como o dia em que você nasceu. Ou mais distante ainda, como o dia em que seu avô nasceu.

O presente é o que está acontecendo agora, enquanto você lê este livro, por exemplo.

Futuro é o que ainda vai acontecer. É o amanhã, o mês que vem, o ano que vem, e assim por diante.

Imagem: Ilustração. Crianças conversando em um campo aberto. Menina de cabelo cacheado ruivo, vestindo camiseta branca e sentada em uma cadeira de rodas diz “Ontem foi aniversário do meu avô. Fizemos uma festa para ele”, ela segura uma pipa. Ao lado, um menino de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta laranja, responde “que legal”. Ao lado, menina de cabelo longo preto, vestindo macacão roxo, pergunta “que dia é hoje?” e uma menina de cabelo longo cacheado, vestindo vestido rosa e andando de patinete, responde “é sexta-feira”. Menina de cabelo longo ruivo, vestindo vestido azul pergunta “vamos ao cinema amanhã?” e um menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta laranja, responde “sim, vai ser divertido”. Ao canto, uma mulher de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta laranja e calça azul. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para os conteúdos das páginas 32 e 33 pode ser trabalhada na semana 7.

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Compreender as noções de passado, presente e futuro.
  • Relacionar vivências e situações ao passado, presente e futuro.
  • Aprimorar a percepção das noções de tempo: antes, durante, depois e simultâneo.
  • Refletir sobre a passagem do tempo a partir de transformações na natureza.

    Orientações

    Leia com a turma o texto da página 32, em que se explicam as noções de passado, presente e futuro. Em seguida, inicie uma conversa com os estudantes, solicitando exemplos de situações vivenciadas por eles que aconteceram no passado, estão acontecendo no presente ou acontecerão no futuro.

    Esclareça que, quando tratamos de eventos do passado, do presente e do futuro, precisamos ser assertivos para que os interlocutores possam saber exatamente o momento de ocorrência dos fatos.

    Atividade complementar: Reencontro no futuro

  • Sugira aos estudantes que escrevam uma carta endereçada a eles mesmos, que deverá ser lida no futuro, descrevendo a si mesmos e falando um pouco sobre seu cotidiano, suas preferências, suas amizades e suas expectativas em relação a como se imaginam daqui a vinte anos.
  • Os estudantes devem datar a carta, colocá-la em um envelope e guardá-la em um lugar seguro, e só abrir depois de vinte anos. Talvez algumas cartas se percam, talvez alguns estudantes se esqueçam, mas aqueles que tiverem a oportunidade de ler sua própria mensagem anos mais tarde terão uma lembrança muito especial de sua infância.

MP055

  1. Leia os balões e escreva se cada situação corresponde ao presente, ao passado ou ao futuro.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo loiro, vestindo camiseta rosa, mexendo em uma caixa de brinquedos diversos diz “estou guardando meus brinquedos”. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Presente.
Imagem: Ilustração. Família composta por menino de cabelo curto castanho, mulher idosa de cabelo cacheado grisalho, mulher de cabelo longo castanho, e homem de cabelo curto castanho. Menino diz “amanhã será aniversário do meu irmãozinho”.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Futuro.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta vermelha e bermuda azul, está segurando um presente branco com laço azul. Ele diz “no ano passado, ganhei um presente especial do meu avô”. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Passado.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta rosa. Ao lado, mulher de cabelo longo preto, vestindo camiseta azul. Menina diz “quando eu tinha 1 ano, falei minha primeira palavra: ‘mamãe’”.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Passado.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Complete as frases pintando o quadrinho correspondente.
PROFESSOR Resposta: Passado.
PROFESSOR Resposta: Presente.
PROFESSOR Resposta: Futuro.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. Explore com os estudantes o uso das palavras “estou”, “amanhã”, “ganhei” e “tinha”. Peça a eles que imaginem o que a menina com a caixa de brinquedos diria se fosse passado (guardei/ontem) ou futuro (guardarei/amanhã). Depois, faça o mesmo para as imagens seguintes.

Atividade 2. Sugerimos que a atividade seja realizada em casa. Antes de sua realização, oriente os estudantes a perceber que o que aconteceu ontem é passado, o que está acontecendo agora é presente e o que vai acontecer amanhã é futuro. Chame a atenção deles para as palavras “ontem”, “agora” e “amanhã” e comente que são frequentemente usadas como sinônimos de passado, presente e futuro.

As atividades 1 e 2, sobre as noções de presente, passado e futuro, contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Tempo e história

Para historiadores, tempo é tanto o elemento de articulação da/na narrativa historiográfica como é vivência civilizacional e pessoal. Para cada civilização e cultura, há uma noção de tempo, cíclico ou linear, presentificado ou projetado para o futuro, estático ou dinâmico, lento ou acelerado, forma de apreensão do real e do relacionamento do indivíduo com o conjunto de seus semelhantes, ponto de partida para a compreensão da relação Homem – Natureza e Homem – Sociedade na perspectiva ocidental. [...]

Para os historiadores do contemporâneo, os seres humanos passaram do Tempo dominante da natureza ao Tempo dominado pelo homem e depois ao homem dominado pelo Tempo.

GLEZER, Raquel. Tempo e história. Ciência e Cultura . Disponível em: http://fdnc.io/8wV. Acesso em: 3 maio 2021.

MP056

Tempo e transformação

Muitas mudanças ocorrem com o passar do tempo. Observar a natureza é uma das maneiras de perceber essas mudanças.

Lara e os colegas participaram de um projeto na escola. Eles plantaram uma semente de girassol.

Imagem: Ilustração. 1ª fase – dia 1: Vaso de flor marrom com duas sementes sobre a terra. 2ª fase – dia 15: Vaso de flor com broto germinando verde. 3ª fase – dia 30: Vaso de flor com planta com folhas verdes longas. 4ª fase – dia 90: Vaso de flor com uma flor amarela na ponta. Ao lado, menina de cabelo longo preto e óculos de armação quadrada rosa, vestindo camiseta azul, segurando um papel e um lápis. Fim da imagem.

Com o passar dos dias, eles observaram que a semente brotou e a planta cresceu.

Depois de algum tempo e, com os cuidados necessários, o girassol floresceu.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para os conteúdos das páginas 34 e 35 podem ser trabalhadas na semana 8.

Orientações

Pergunte aos estudantes se já cuidaram de uma planta ou animal e se já observaram como se dá o crescimento deles. Deixe que se expressem livremente, contribuindo com seus conhecimentos prévios e, em seguida, proponha uma comparação com o crescimento e o envelhecimento dos seres humanos. Com isso, poderão compreender que cada ser vivo tem um tempo diferente de desenvolvimento entre as diferentes fases da vida.

As etapas de crescimento de um girassol, como de outros seres vivos, podem ser exemplificadas como indícios da passagem do tempo. Peça aos estudantes que observem com atenção as ilustrações e as legendas da página 34 e identifiquem quanto tempo foi necessário entre uma etapa e outra do crescimento da planta e o intervalo de tempo total entre o plantio da semente e o florescimento do girassol.

Se julgar conveniente, proponha aos estudantes uma pesquisa interdisciplinar com Ciências sobre o tempo de desenvolvimento de algumas espécies de plantas e o tempo de vida e de gestação de alguns animais. Eles podem pesquisar, por exemplo, quanto tempo leva para uma árvore crescer e quanto tempo demora para um filhote de cachorro chegar à fase adulta.

Atividade complementar: Semear e observar

  • Plante com os estudantes duas espécies vegetais diferentes, por exemplo: feijões e uma flor de sua preferência. Além de perceberem as mudanças que ocorrem com o passar do tempo ao acompanhar o crescimento das plantas, os estudantes poderão notar que o tempo necessário para o desenvolvimento de diferentes espécies não é o mesmo.
  • Para analisar os resultados dessa atividade de uma maneira mais precisa, assim como Lara, os estudantes devem elaborar um diário de observação e atualizá-lo regularmente. Oriente-os a anotar a data e a descrever ou desenhar cada fase da planta. Auxilie-os a fazer as anotações e a tirar conclusões dessa atividade depois de algum tempo que a planta tiver crescido.

MP057

  1. Enumere as fases de acordo com o desenvolvimento do girassol.
Imagem: Ilustração. Dia 15: Vaso de flor com broto germinando verde.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 2.
Imagem: Ilustração. Dia 30: Vaso de flor com planta com folhas verdes longas. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 3.
Imagem: Ilustração. Dia 1: Vaso de flor marrom com duas sementes sobre a terra.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 1.
  1. Observe a sequência do projeto de Lara na página 34 e responda.
PROFESSOR Resposta: Entre a e a 2ª fase, a semente de girassol germinou, dando origem a uma pequena planta. Passaram-se 15 dias.
PROFESSOR Resposta: Entre a 3ª e a 4ª fase, a planta cresceu ainda mais, dando origem a uma flor, o girassol. Passaram-se 60 dias.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Reúna-se em grupo com dois colegas e conversem sobre as mudanças que vocês observam com a passagem do tempo.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Oriente os estudantes a observar as fases de desenvolvimento da planta e também os dias transcorridos conforme estão representados nas ilustrações.

Atividade 4. Peça aos estudantes que observem as ilustrações da página 34 para responder às questões. Eles devem atentar para a quantidade de dias transcorridos entre as fases de crescimento da planta semeada por Lara.

Atividade 5. Peça aos estudantes que se organizem em trios e conversem sobre as mudanças que ocorrem com o passar do tempo. Estimule-os a refletir sobre as mudanças pelas quais eles passaram desde que eram bebês, se já observaram alguma transformação na rua ou no bairro onde moram, se conhecem alguma nova invenção tecnológica. Ao final, promova uma roda de conversa para que cada grupo possa apresentar suas anotações aos colegas.

As atividades 3 a 5 possibilitam o passar do tempo, auxiliam no desenvolvimento de aspectos da habilidade EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

Conclusão

Na perspectiva da avaliação formativa, esse é um momento propício para a verificação das aprendizagens construídas ao longo do bimestre e do trabalho com a unidade. É interessante observar se todos os objetivos pedagógicos propostos foram plenamente atingidos pelos estudantes. Sugerimos que você identifique os pontos que foram desenvolvidos, aqueles que ainda estão em desenvolvimento ou que não foram suficientemente trabalhados para que possa intervir a fim de consolidar as aprendizagens. Considere a produção dos estudantes, a participação deles em atividades individuais, em grupo e com a turma toda, e suas intervenções em sala de aula, analisando os seguintes pontos: se eles conseguem perceber a passagem do tempo por meio de mudanças e permanências; se elaboram reflexões sobre a percepção da passagem do tempo; se relacionam objetos e situações com as noções de anterioridade, simultaneidade e posterioridade; se compreendem o conceito de registro histórico e de cronologia; se reconhecem as principais medidas de tempo (dia, semana, mês, ano, década, século e milênio); se reconhecem diferentes instrumentos de medição do tempo; se relacionam vivências com as noções de passado, presente e futuro; se valorizam o convívio com pessoas de diferentes gerações.

A avaliação que propomos a seguir será um dos instrumentos para você acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e da turma e identificar seus avanços, suas dificuldades e potencialidades.

MP058

O que você aprendeu

  1. Leia as frases a seguir e assinale as verdadeiras.

    ( ) O calendário serve para organizar os dias, as semanas e os meses de um ano.

    ( ) Não é possível organizar a rotina diária utilizando uma agenda.

    ( ) Muitos acontecimentos são simultâneos. Nesse caso, dizemos que eles ocorrem ao mesmo tempo.

PROFESSOR Resposta correta: O calendário serve para organizar os dias, as semanas e os meses de um ano; Muitos acontecimentos são simultâneos. Nesse caso, dizemos que eles ocorrem ao mesmo.
  1. Quanto tempo se passou? Pinte os quadrinhos de acordo com a legenda.
Imagem: Ilustração. Um quadrado roxo: HORAS. Um quadrado amarelo: DIAS. Um quadrado verde: ANOS. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo preto, vestindo camiseta vermelha e calça bege, está andando de bicicleta. Ao lado, seta indica mulher de cabelo longo grisalho, vestindo camiseta vermelha e saia longa bege, sentada em um sofá verde. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Verde.
Imagem: Ilustração. Banana verde com seta para direita em processo até ficar amarela com pintinhas pretas. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Amarelo.
Imagem: Ilustração. Escola de prédio baixo amarelo com muro baixo e portão verde. Há crianças entrando pelo portão. Ao lado, seta para imagem de crianças saindo da escola. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Roxo.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação processual desta seção podem ser trabalhadas na semana 9.

Orientações

Antes de orientar os estudantes a iniciar as atividades de avaliação, pergunte quais conteúdos eles mais gostaram de estudar e quais atividades mais gostaram de realizar e por quê. Verifique se as habilidades trabalhadas foram desenvolvidas pelos estudantes. Caso alguns deles ainda não tenham conseguido desenvolver todas as habilidades e objetivos da unidade, faça novas intervenções conforme a necessidade de cada um, de modo que todos possam atingir os objetivos de aprendizagem.

Atividade 1. Oriente os estudantes a identificar as afirmativas corretas. Eles devem ser capazes de identificar que a frase sobre o calendário como instrumento de marcação do tempo e a afirmativa sobre os acontecimentos simultâneos estão corretas.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento de aspectos das habilidades EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois) ; e EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

Atividade 2. Os estudantes devem perceber que o envelhecimento humano leva anos, o amadurecimento de uma fruta leva dias e um turno escolar leva horas.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento de aspectos da habilidade EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Habilidades da BNCC em foco nesta seção:

EF02HI03; EF02HI06 e EF02HI07.

MP059

Avaliação processual

  1. As palavras a seguir referem-se aos períodos do dia. Reescreva-as colocando as letras na ordem correta.
Imagem: Ilustração. Rua com casas baixas e coloridas. O céu está escuro com estrelas e lua, acima, letras embaralhadas formam “ineot”.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Noite.
Imagem: Ilustração. Rua com casas baixas e coloridas. O céu está claro em tom de azul com o sol, acima, letras embaralhadas formam “nãham”.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Manhã.
Imagem: Ilustração. Rua com casas baixas e coloridas. O céu está claro em tom de laranja com sol se pondo, acima, letras embaralhadas formam “radte”.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Tarde.
  1. Observe as ilustrações e escreva o período do dia em que você faz estas atividades.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo médio preto, vestindo vestido vermelho. Está sentada em frente a uma mesa de toalha verde com frutas em fruteiras. Sentado em outra cadeira está um gato preto com barriga e focinho branco. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Manhã.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo médio preto, vestindo camiseta rosa. Está deitada dormindo em uma cama com cobertor rosa, macaco de pelúcia sobre o braço. Um gato preto com focinho e barriga branca está deitado sobre as pernas da menina. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Noite.
Imagem: Ilustração.  Crianças sentadas em carteiras individuais escrevendo sobre cadernos abertos. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: De manhã ou à tarde.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Solicite aos estudantes que escrevam “manhã”, “tarde” ou “noite” de acordo com cada situação ilustrada. Para a cena das crianças na escola, os estudantes devem escrever “de manhã” para o turno matutino ou “à tarde” para o vespertino. A atividade contribui para consolidar os processos que envolvem a alfabetização.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Atividade 4. Converse com os estudantes sobre atividades que costumam fazer em cada período do dia, retomando as discussões que ocorreram ao longo da unidade.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória ; e EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Para o estudante ler

Antes depois, de Anne-Margot Ramstein e Matthias Aregui. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.

Nessa obra, o próprio leitor se torna autor do texto. O livro é composto de ilustrações atraentes que mostram o “antes-depois” de objetos, acontecimentos, espaços e seres.

MP060

  1. Escreva no quadro o seu nome, o nome de quatro colegas e a data do aniversário de cada um. Depois, consulte um calendário e marque um X para indicar se a data é um acontecimento do presente, do passado ou do futuro.

Nome

Data de aniversário

Presente

Passado

Futuro

1

_____

_____

_____

_____

_____

2

_____

_____

_____

_____

_____

3

_____

_____

_____

_____

_____

4

_____

_____

_____

_____

_____

5

_____

_____

_____

_____

_____

PROFESSOR Respostas variáveis.
  1. Marque com um X as características de cada tipo de relógio.

Relógio

De água

De Sol

De ponteiros

De areia

Digital

Pode precisar de bateria.

_____

_____

_____

_____

_____

Baseia-se em elementos

da natureza.

_____

_____

_____

_____

_____

Mostra a hora em detalhes.

_____

_____

_____

_____

_____

PROFESSOR Resposta: Pode precisar de bateria - de ponteiros; digital. Baseia-se em elementos da natureza - de água; de sol; de areia. Mostra a hora em detalhes - de ponteiros; digital.
Imagem: Ilustração. Relógio cuco de madeira com um pássaro sobre a ponta de uma plataforma de madeira. Abaixo, um relógio sobre a casinha. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Relógio digital marcando 09:30.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ampulheta com base de madeira e vidro com areia rosa à vista passando de um lado para o outro. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5. A utilização de datas de aniversário dos colegas para marcar as noções de passado, presente e futuro oferece muitas vantagens. É estimulante para os estudantes, pois remete a um momento geralmente alegre e festivo da vida. Permite indicar datas no calendário com precisão, desenvolve a busca de informações no calendário e a compreensão das noções de antes, agora e depois. Além disso, possibilita a associação de datas do calendário a pessoas de quem gostam, reforçando o ensino por meio da afetividade.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Atividade 6. Os estudantes podem aprofundar sua compreensão sobre as diferenças entre os relógios mais comuns no presente e aqueles usados no passado. Esclareça também que o relógio analógico e o digital partilham de características comuns, como a possibilidade do uso de bateria e a precisão em informar as horas, os minutos e os segundos.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI07 : Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

O tempo é movimento

Tempo é movimento. O vaivém de um pêndulo, o escorrer de grãos de areia, o derreter de uma vela. Medir o tempo é criar padrões confiáveis a partir de movimentos, de preferência cíclicos. [...]

O Sol [...] é um imenso ponteiro riscando a face de um relógio cósmico. Seu ciclo diário de nascer e ocaso é um instrumento fantástico para a medição do tempo. Mas este é um ciclo curto e sua contagem serve muito bem para a divisão do dia em pedaços (as horas).

Há um outro ciclo solar que só é percebido ao longo dos meses. Além de um relógio, o Sol é um calendário muito eficiente. Basta saber consultá-lo.

CHERMAN, Alexandre; VIEIRA, Fernando. O tempo que o tempo tem . Rio de Janeiro: Zahar, 2008. p. 25-26.

MP061

  1. Complete as frases com as palavras disponíveis nos quadros abaixo.

    Palavras do quadro: relógio; semana; dia; ano.

PROFESSOR Resposta: dia; relógio.
PROFESSOR Resposta: semana.
PROFESSOR Resposta: ano.
  1. Leia as adivinhas abaixo. Registre as respostas de cada uma nos espaços correspondentes.
PROFESSOR Resposta: Futuro.
PROFESSOR Resposta: Presente.
PROFESSOR Resposta: Passado.
Imagem: Ilustração. Caderno e caneta roxos, na capa marca 2023. Ao lado, ampulheta azul. Folhas de calendário soltos destacando o dia 4 “sexta”. Relógio vermelho com dois sinos cinza laterais, está com ponteiro menor sobre 4 e ponteiro maior sobre 1. Abaixo, prateleira com relógio digital pequeno amarelo retangular com sintonia de rádio, ele marca 15:00, relógio analógico quadrado verde marcando ponteiro menor sobre 3 e ponteiro maior sobre 12. Ao lado, relógio retangular azul digital marcando 15:00, e relógio analógico arredondado vermelho marcando ponteiro menor sobre 3 e ponteiro maior sobre 12. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 7. Os estudantes devem preencher as lacunas nas frases com os termos adequados, identificando a duração das horas, do dia, da semana e do ano e a função do relógio como marcador de tempo das horas ao longo do dia.

A atividade 7 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois) ; e EF02HI07 : Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

Atividade 8. Peça aos estudantes que escrevam as palavras correspondentes às noções já estudadas de passado, presente e futuro e às noções de marcação do tempo.

A atividade 8, aliada a uma reflexão sobre a ordem e sucessão de acontecimentos na vida do próprio estudante, contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória; e EF02HI06 : Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Para o estudante ler

Hoje, de Eva Montanari. São Paulo: Jujuba, 2014.

O livro da escritora e ilustradora Eva Montanari apresenta de maneira poética os diversos acontecimentos inesperados que podem suceder ao longo do dia.

Quando a gente tem saudade, de Vana Campos. Taubaté: Cachecol, 2020.

Recheado de ilustrações, o livro brinca com a palavra “saudade” e aborda o sentimento de falta de um tempo, de algo ou de alguém que já passou.

Sobre o tempo

Os relógios não medem o tempo? Se eles permitem medir alguma coisa, não é o tempo invisível, mas algo perfeitamente passível de ser captado, como a duração de um dia de trabalho ou de um eclipse lunar, ou a velocidade de um corredor na prova dos cem metros. Os relógios são processos físicos que a sociedade padronizou, decompondo-os em sequências-modelo de recorrência regular, como as horas ou os minutos. Essas sequências podem ser idênticas em toda a extensão de um país, ou até de vários, quando a evolução da sociedade o exige e autoriza. [...] Graças a eles, é possível comparar a duração ou a velocidade de processos que se desenrolam sucessivamente e que, por isso mesmo, não podem ser diretamente comparados – como a duração de dois discursos, proferidos um após o outro.

ELIAS, Norbert. Sobre o tempo . Rio de Janeiro: Zahar, 1998. p. 7.

MP062

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Tabela: equivalente textual a seguir

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

1

EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

2

EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

3

EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

4

EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

5

EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

6

EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

7

EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário

8

EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

MP063

Sugestão de questões de autoavaliação

Questões de autoavaliação, como as sugeridas a seguir, podem ser apresentadas aos estudantes para que eles reflitam sobre seu processo de ensino e aprendizagem ao final de cada unidade. O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.

Tabela: equivalente textual a seguir

AUTOAVALIAÇÃO DO ESTUDANT E

MARQUE UM X EM SUA RESPOSTA

SIM

MAIS OU MENOS

NÃO

1. Presto atenção nas aulas?

2. Tiro dúvidas com o professor quando não entendo algum conteúdo?

3. Trago o material escolar necessário e cuido bem dele?

4. Sou participativo?

5. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?

6. Gosto de trabalhar em grupo?

7. Respeito todos os colegas de turma, professores e funcionários da escola?

8.identifico as principais medidas de tempo?

9. Organizo as atividades da minha vida cotidiana no tempo (minutos, horas, dias, meses e anos)?

10. Identifico acontecimentos temporalmente em presente, passado e futuro?

11. Identifico acontecimentos temporalmente em antes, durante e depois?

12. Utilizo o relógio e o calendário para me organizar no tempo?