MP158

Para terminar

  1. Observe o calendário e marque um X no mês que não tem nem 30 nem 31 dias.
Imagem: Ilustração. Calendário de 2023 com doze meses sequenciais. Janeiro inicia no dia 1 e termina no dia 31. Fevereiro inicia no dia 1 e termina no dia 28. Março inicia no dia 1 e termina no dia 31. Abril inicia no dia 1 e termina no dia 30. Maio inicia no dia 1 e termina no dia 31. Junho inicia no dia 1 e termina no dia 30. Julho inicia no dia 1 e termina no dia 31. Agosto inicia no dia 1 e termina no dia 31. Setembro inicia no dia 1 e termina no dia 30. Outubro inicia no dia 1 e termina no dia 31. Novembro inicia no dia 1 e termina no dia 30. Dezembro inicia no dia 1 e termina no dia 31. Fim da imagem.

( ) Fevereiro

( ) Abril

( ) Setembro

( ) Dezembro

PROFESSOR Resposta: Fevereiro.
  1. Quantas horas tem o dia?

    _____

PROFESSOR Resposta: 24 horas.
  1. Quantos dias tem a semana?

    _____

PROFESSOR Resposta: Sete dias.
  1. Leia as frases e escreva embaixo de cada uma delas se a situação corresponde ao presente, ao passado ou ao futuro.
    1. Ana ganhou uma boneca no seu aniversário de 3 anos.

      _____

PROFESSOR Resposta: Passado.
  1. Ana vai viajar para a fazenda nas férias.

    _____

PROFESSOR Resposta: Futuro.
  1. Ana está estudando para a prova.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Presente.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação de resultado desta seção podem ser trabalhadas na semana 38.

Orientações

Professor, nesta seção encontra-se a avaliação de resultado. Ela pode ser aplicada ao final do ano letivo. Essa avaliação contribui para o monitoramento da evolução dos estudantes durante todo o percurso que se completa ao final do quarto bimestre e das condições com que seguem para o próximo ano. Além disso, a avaliação fornece subsídios para a realização de eventuais ajustes nos projetos pedagógicos e nas estratégias didáticas.

A atividade 1. É esperado que o estudante identifique que fevereiro é o único mês do ano com menos de 30 dias. Em geral, fevereiro tem 28 dias, mas, a cada quatro anos, ele tem 29 dias. Os anos em que fevereiro tem 29 dias são chamados de “anos bissextos”.

Atividade 2. O estudante deve indicar que um dia tem 24 horas. Se desejar, comente com a turma que o relógio de ponteiro apresenta apenas 12 algarismos. Assim, quando completa um ciclo de 12 horas, inicia-se um segundo ciclo, para formar um dia completo. Por isso é que se indica, por exemplo, 7 horas da manhã ou 7 horas da noite. No relógio digital, o mais comum é a divisão do dia em 24 horas. Assim, o horário de 2 horas da tarde é representado como 14:00.

Atividade 3. O estudante deve indicar que a semana tem sete dias. Se considerar interessante, recite com a turma os sete dias da semana: domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado.

As atividades 1 a 3 contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

Atividade 4. É esperado que o estudante identifique o tempo a que a situação está relacionada: algo que já ocorreu; algo que está acontecendo agora e algo que ainda vai acontecer.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

MP159

Avaliação de resultado

  1. Contorne de vermelho a ilustração que melhor representa um grupo social e de azul a ilustração que melhor representa um grupo casual.
Imagem: Ilustração. Família composta por homem de cabelo curto castanho, homem idoso calvo, mulher idosa de cabelo preso em coque grisalho e óculos de armação retangular, mulher de cabelo preso em coque loiro, menino de cabelo curto castanho, menina de cabelo longo loiro e óculos de armação quadrada.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Vermelho.
Imagem: Ilustração. Vista de metrô com banco demarcando um xís entre os passageiros, indicando lugares onde não pode sentar. Mulher de cabelo longo castanho e máscara cobrindo a boca, vestindo camiseta rosa e calça azul. Menino de cabelo curto preto, e máscara cobrindo a boca, vestindo camiseta preta e calça preta. Homem de cabelo curto preto e máscara cobrindo a boca, vestindo camiseta branca, casaco azul e calça azul. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Azul.
  1. Observe as fotografias a seguir. Elas mostram o mesmo local, em momentos diferentes.
Imagem: Fotografia em preto e branco. Vista de igreja com torres laterais e faixada larga com cruz ao topo, sobre campo aberto de terra. À frente da igreja, um mercado aberto baixo com charretes e cavalos. Há pessoas na estrada de terra. Fim da imagem.

LEGENDA: Mercado e igreja de São Francisco de Assis. Município de Ouro Preto, estado de Minas Gerais, 1880. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de igreja branca com acabamento bege, possui torres laterais e faixada larga com cruz ao topo. Ao redor, campo com árvores. À frente, barracas lado a lado, sobre a rua de paralelepípedo com carros. À esquerda, em segundo plano, morro com casas pequenas. Fim da imagem.

LEGENDA: Feira de artesanato e igreja de São Francisco de Assis. Município de Ouro Preto, estado de Minas Gerais, 2015. FIM DA LEGENDA.

  1. Em que ano foi feita a primeira fotografia?

_____

PROFESSOR Resposta: 1880.
  1. Em que ano foi feita a segunda fotografia?

    _____

PROFESSOR Resposta: 2015.
  1. Encontre uma diferença entre essas fotografias e anote-a aqui.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5. É esperado que o estudante contorne de vermelho a imagem que mostra uma família (e possivelmente amigos) assistindo à televisão e, de azul, a imagem que mostra três pessoas sentadas em um banco, em um vagão de metrô. Um grupo de familiares e amigos está desenvolvendo uma atividade em comum. Pessoas sentadas lado a lado em um vagão de metrô apenas partilham do mesmo espaço, mas não se relacionam entre si.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI01: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.

Atividade 6. a) A primeira fotografia foi feita em 1880.

b) A segunda fotografia foi feita em 2015.

c) É esperado que o estudante compreenda que as fotografias mostram o mesmo local, em momentos diferentes. Entre as diferenças que podem ser identificadas, estão as seguintes: presença de uma cidade ao fundo na segunda fotografia, enquanto na primeira praticamente não há cidade nem construções ao fundo; presença de muitos automóveis na segunda fotografia, enquanto na primeira há cavalos e carroças.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória ; e EF02HI05: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.

Habilidades da BNCC em foco nesta seção:

EF02HI01; EF02HI02; EF02HI03; EF02HI04; EF02HI05; EF02HI06; EF02HI07; EF02HI08; EF02HI09; EF02HI10 e EF02HI11.

MP160

  1. Complete o texto a seguir com as palavras corretas:

No Brasil, há muitos povos indígenas. Cada povo tem suas tradições, sua _____ , sua história e seu jeito de morar. Alguns indígenas vivem em _____ , e outros em _____ . Uma aldeia é formada por um conjunto de moradias indígenas.

PROFESSOR Resposta: cultura; aldeias; cidades.
  1. Uma fotografia de sua família é uma fonte histórica:

    ( ) oral.

    ( ) visual.

    ( ) escrita.

PROFESSOR Resposta: visual.
  1. Observe a imagem. Que tipo de fonte histórica ela representa?

    ( ) Fonte histórica material.

    ( ) Fonte histórica imaterial.

PROFESSOR Resposta: Fonte histórica imaterial.
Imagem: Fotografia. Vista de campo de areia com homens e meninos indígenas vestindo saia de palha, cocar amarelo e pinturas sobre o corpo. Ainda ao campo, na lateral há uma trave. Ao redor do campo há árvores e ocas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Indígenas do povo Kamaiurá realizam dança tradicional. Parque Indígena do Xingu, estado de Mato Grosso, 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Marque com X a alternativa que melhor completa a frase.

O trabalho é uma atividade:

( ) de lazer.

( ) praticada pelas pessoas para produzir ou realizar algo.

( ) praticada pelos animais para sobreviver.

PROFESSOR Resposta: praticada pelas pessoas para produzir ou realizar algo.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 7. O estudante deve retomar seus conhecimentos sobre a diversidade de culturas indígenas e sobre os grupos que vivem em aldeias e cidades.

A atividade 7 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI01: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco ; e EF02HI02: Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

Atividade 8. É interessante verificar se o estudante compreendeu a diferença entre fontes visual, escrita e oral. Se desejar, retome o conteúdo a respeito das fontes históricas e diga que elas são registros de acontecimentos e ajudam a construir a história da pessoa, do grupo e da sociedade.

A atividade 8 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI04: Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário ; e EF02HI09: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

Atividade 9. Danças, festividades, rituais, conhecimentos, saberes, técnicas e outros aspectos de manifestações culturais de um povo são considerados fontes imateriais.

A atividade 9 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI04: Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário ; e EF02HI08: Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.

Atividade 10. O estudante deve reconhecer que o trabalho é uma atividade praticada pelas pessoas para produzir ou realizar algo.

A atividade 10 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI10: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.

MP161

  1. Desenhe um profissional que realiza um trabalho muito importante para sua comunidade.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
  1. Faça um desenho que mostre um exemplo do impacto ambiental causado pela agricultura.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
  1. Circule o documento pessoal que se relaciona com o trabalho e com a vida do trabalhador.
Imagem: Fotografia de uma certidão de nascimento. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Carteira de trabalho azul com o título “carteira de trabalho e previdência social”. Acima, um símbolo da república federativa do Brasil. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia de uma carteira de identidade. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Carteira de trabalho.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 11. O estudante pode escolher um profissional que faça parte de sua comunidade, refletindo sobre sua profissão ou sobre o serviço que a pessoa presta aos membros da comunidade. É interessante avaliar se consegue se expressar pelo desenho, indicando nele características importantes relacionadas à profissão da pessoa retratada.

A atividade 11 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI10: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.

Atividade 12. É esperado que o estudante desenhe algo relacionado ao desmatamento, à extinção de espécies vegetais e animais, à contaminação do ar e da água, entre outros exemplos. Se necessário, explique à turma que as consequências estão muitas vezes inter-relacionadas. O desmatamento causado para ampliar as terras de cultivo e pastagem leva à extinção de animais e vegetais nativos daquela região. Os resíduos tóxicos lançados no meio ambiente também são causa da extinção de espécies vegetais e animais.

A atividade 12 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI11: Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.

Atividade 13. É esperado que o estudante circule a carteira de trabalho.

A atividade 13 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI09: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

MP162

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir:

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

1

EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

2

EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

3

EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

4

EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

5

EF02HI01: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.

6

EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

EF02HI05: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.

7

EF02HI01: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.

EF02HI02: Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

8

EF02HI04: Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.

EF02HI09: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

9

EF02HI04: Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.

EF02HI08: Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.

10

EF02HI10: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.

11

EF02HI10: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.

12

EF02HI11: Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.

13

EF02HI09: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

MP163

Sugestão de questões de autoavaliação

As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes ao final do ano letivo para que eles reflitam sobre seus avanços e dificuldades ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a realização de uma autoavaliação nesse momento permite que os estudantes reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem para o ano seguinte. As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa. O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.

  1. O que preciso melhorar para que continue aprendendo e me desenvolvendo?
  1. Quais foram minhas principais facilidades ao longo do ano letivo?
  1. Quais foram minhas principais dificuldades ao longo do ano letivo?
  1. Participei de todas as atividades e propostas pedagógicas?
  1. Pedi auxílio ao professor quando tive dúvidas e dificuldades?
  1. Cooperei com os colegas e o professor durante as atividades em grupo e no cotidiano em sala de aula?
  1. Colaborei para que a escola se tornasse um ambiente de convivência melhor para todos?
  1. Eu me envolvi com o estudo de todos os temas ao longo do ano?
  1. Quais foram os temas que mais gostei de estudar?
  1. Quais foram as atividades que mais gostei de realizar?
  1. Quais são minhas principais expectativas para o próximo ano?
  1. Que postura de estudante desejo ter no 3º ano do Ensino Fundamental?

    13. Quais temas gostaria de estudar?