MP158
Para terminar
- Observe o calendário e marque um X no mês que não tem nem 30 nem 31 dias.
( ) Fevereiro
( ) Abril
( ) Setembro
( ) Dezembro
PROFESSOR
Resposta: Fevereiro.- Quantas horas tem o dia?
_____
PROFESSOR
Resposta: 24 horas.- Quantos dias tem a semana?
_____
PROFESSOR
Resposta: Sete dias.- Leia as frases e escreva embaixo de cada uma delas se a situação corresponde ao presente, ao passado ou ao futuro.
- Ana ganhou uma
boneca
no seu aniversário de 3 anos.
_____
- Ana ganhou uma
boneca
no seu aniversário de 3 anos.
PROFESSOR
Resposta: Passado.- Ana vai viajar para a fazenda nas férias.
_____
PROFESSOR
Resposta: Futuro.- Ana está estudando para a prova.
_____
PROFESSOR
Resposta: Presente.
MANUAL DO PROFESSOR
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação de resultado desta seção podem ser trabalhadas na semana 38.
Orientações
Professor, nesta seção encontra-se a avaliação de resultado. Ela pode ser aplicada ao final do ano letivo. Essa avaliação contribui para o monitoramento da evolução dos estudantes durante todo o percurso que se completa ao final do quarto bimestre e das condições com que seguem para o próximo ano. Além disso, a avaliação fornece subsídios para a realização de eventuais ajustes nos projetos pedagógicos e nas estratégias didáticas.
A atividade 1. É esperado que o estudante identifique que fevereiro é o único mês do ano com menos de 30 dias. Em geral, fevereiro tem 28 dias, mas, a cada quatro anos, ele tem 29 dias. Os anos em que fevereiro tem 29 dias são chamados de “anos bissextos”.
Atividade 2. O estudante deve indicar que um dia tem 24 horas. Se desejar, comente com a turma que o relógio de ponteiro apresenta apenas 12 algarismos. Assim, quando completa um ciclo de 12 horas, inicia-se um segundo ciclo, para formar um dia completo. Por isso é que se indica, por exemplo, 7 horas da manhã ou 7 horas da noite. No relógio digital, o mais comum é a divisão do dia em 24 horas. Assim, o horário de 2 horas da tarde é representado como 14:00.
Atividade 3. O estudante deve indicar que a semana tem sete dias. Se considerar interessante, recite com a turma os sete dias da semana: domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado.
As atividades 1 a 3 contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Atividade 4. É esperado que o estudante identifique o tempo a que a situação está relacionada: algo que já ocorreu; algo que está acontecendo agora e algo que ainda vai acontecer.
A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
MP159
Avaliação de resultado
- Contorne de vermelho a ilustração que melhor representa um grupo social e de azul a ilustração que melhor representa um grupo casual.
PROFESSOR
Resposta: Vermelho.PROFESSOR
Resposta: Azul.- Observe as fotografias a seguir. Elas mostram o mesmo local, em momentos diferentes.
LEGENDA: Mercado e igreja de São Francisco de Assis. Município de Ouro Preto, estado de Minas Gerais, 1880. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Feira de artesanato e igreja de São Francisco de Assis. Município de Ouro Preto, estado de Minas Gerais, 2015. FIM DA LEGENDA.
- Em que ano foi feita a primeira fotografia?
_____
PROFESSOR
Resposta: 1880.- Em que ano foi feita a segunda fotografia?
_____
PROFESSOR
Resposta: 2015.- Encontre uma diferença entre essas fotografias e anote-a aqui.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5. É esperado que o estudante contorne de vermelho a imagem que mostra uma família (e possivelmente amigos) assistindo à televisão e, de azul, a imagem que mostra três pessoas sentadas em um banco, em um vagão de metrô. Um grupo de familiares e amigos está desenvolvendo uma atividade em comum. Pessoas sentadas lado a lado em um vagão de metrô apenas partilham do mesmo espaço, mas não se relacionam entre si.
A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI01: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
Atividade 6. a) A primeira fotografia foi feita em 1880.
b) A segunda fotografia foi feita em 2015.
c) É esperado que o estudante compreenda que as fotografias mostram o mesmo local, em momentos diferentes. Entre as diferenças que podem ser identificadas, estão as seguintes: presença de uma cidade ao fundo na segunda fotografia, enquanto na primeira praticamente não há cidade nem construções ao fundo; presença de muitos automóveis na segunda fotografia, enquanto na primeira há cavalos e carroças.
A atividade 6 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória ; e EF02HI05: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
Habilidades da BNCC em foco nesta seção:
EF02HI01; EF02HI02; EF02HI03; EF02HI04; EF02HI05; EF02HI06; EF02HI07; EF02HI08; EF02HI09; EF02HI10 e EF02HI11.
MP160
- Complete o texto a seguir com as palavras corretas:
No Brasil, há muitos povos indígenas. Cada povo tem suas tradições, sua _____ , sua história e seu jeito de morar. Alguns indígenas vivem em _____ , e outros em _____ . Uma aldeia é formada por um conjunto de moradias indígenas.
PROFESSOR
Resposta: cultura; aldeias; cidades.- Uma fotografia de sua família é uma fonte histórica:
( ) oral.
( ) visual.
( ) escrita.
PROFESSOR
Resposta: visual.- Observe a imagem. Que tipo de fonte histórica ela representa?
( ) Fonte histórica material.
( ) Fonte histórica imaterial.
PROFESSOR
Resposta: Fonte histórica imaterial.LEGENDA: Indígenas do povo Kamaiurá realizam dança tradicional. Parque Indígena do Xingu, estado de Mato Grosso, 2019. FIM DA LEGENDA.
- Marque com X a alternativa que melhor completa a frase.
O trabalho é uma atividade:
( ) de lazer.
( ) praticada pelas pessoas para produzir ou realizar algo.
( ) praticada pelos animais para sobreviver.
PROFESSOR
Resposta: praticada pelas pessoas para produzir ou realizar algo.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7. O estudante deve retomar seus conhecimentos sobre a diversidade de culturas indígenas e sobre os grupos que vivem em aldeias e cidades.
A atividade 7 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI01: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco ; e EF02HI02: Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
Atividade 8. É interessante verificar se o estudante compreendeu a diferença entre fontes visual, escrita e oral. Se desejar, retome o conteúdo a respeito das fontes históricas e diga que elas são registros de acontecimentos e ajudam a construir a história da pessoa, do grupo e da sociedade.
A atividade 8 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI04: Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário ; e EF02HI09: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
Atividade 9. Danças, festividades, rituais, conhecimentos, saberes, técnicas e outros aspectos de manifestações culturais de um povo são considerados fontes imateriais.
A atividade 9 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF02HI04: Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário ; e EF02HI08: Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.
Atividade 10. O estudante deve reconhecer que o trabalho é uma atividade praticada pelas pessoas para produzir ou realizar algo.
A atividade 10 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI10: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.
MP161
- Desenhe um profissional que realiza um trabalho muito importante para sua comunidade.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.- Faça um desenho que mostre um exemplo do impacto ambiental causado pela agricultura.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.- Circule o documento pessoal que se relaciona com o trabalho e com a vida do trabalhador.
PROFESSOR
Resposta: Carteira de trabalho.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 11. O estudante pode escolher um profissional que faça parte de sua comunidade, refletindo sobre sua profissão ou sobre o serviço que a pessoa presta aos membros da comunidade. É interessante avaliar se consegue se expressar pelo desenho, indicando nele características importantes relacionadas à profissão da pessoa retratada.
A atividade 11 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI10: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.
Atividade 12. É esperado que o estudante desenhe algo relacionado ao desmatamento, à extinção de espécies vegetais e animais, à contaminação do ar e da água, entre outros exemplos. Se necessário, explique à turma que as consequências estão muitas vezes inter-relacionadas. O desmatamento causado para ampliar as terras de cultivo e pastagem leva à extinção de animais e vegetais nativos daquela região. Os resíduos tóxicos lançados no meio ambiente também são causa da extinção de espécies vegetais e animais.
A atividade 12 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI11: Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.
Atividade 13. É esperado que o estudante circule a carteira de trabalho.
A atividade 13 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02HI09: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
MP162
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Quadro: equivalente textual a seguir:
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/ conceito |
---|---|---|
1 |
EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário. |
|
2 |
EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário. |
|
3 |
EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário. |
|
4 |
EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois). |
|
5 |
EF02HI01: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco. |
|
6 |
EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória. EF02HI05: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado. |
|
7 |
EF02HI01: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco. EF02HI02: Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades. |
|
8 |
EF02HI04: Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. EF02HI09: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados. |
|
9 |
EF02HI04: Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. EF02HI08: Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes. |
|
10 |
EF02HI10: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância. |
|
11 |
EF02HI10: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância. |
|
12 |
EF02HI11: Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive. |
|
13 |
EF02HI09: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados. |
MP163
Sugestão de questões de autoavaliação
As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes ao final do ano letivo para que eles reflitam sobre seus avanços e dificuldades ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a realização de uma autoavaliação nesse momento permite que os estudantes reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem para o ano seguinte. As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa. O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.
- O que preciso melhorar para que continue aprendendo e me desenvolvendo?
- Quais foram minhas principais facilidades ao longo do ano letivo?
- Quais foram minhas principais dificuldades ao longo do ano letivo?
- Participei de todas as atividades e propostas pedagógicas?
- Pedi auxílio ao professor quando tive dúvidas e dificuldades?
- Cooperei com os colegas e o professor durante as atividades em grupo e no cotidiano em sala de aula?
- Colaborei para que a escola se tornasse um ambiente de convivência melhor para todos?
- Eu me envolvi com o estudo de todos os temas ao longo do ano?
- Quais foram os temas que mais gostei de estudar?
- Quais foram as atividades que mais gostei de realizar?
- Quais são minhas principais expectativas para o próximo ano?
- Que
postura
de estudante desejo ter no 3º ano do Ensino Fundamental?
13. Quais temas gostaria de estudar?