3
O que é a História?
É um mundo de pequenas histórias.
É o que muitos já viveram e vivem.
São as suas experiências.
É como você cresceu.
É saber que tudo mudou.
Ou não mudou tanto assim...
É saber que já havia muita coisa antes de nós.
E que estamos, a cada minuto, construindo o que virá depois.
4
Conheça seu livro
Seu livro está organizado em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
Capítulo e atividades
Você aprenderá muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades.
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele. Assim, você aprenderá a ler e a escrever melhor.
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e realizar atividades sobre algumas posturas no cotidiano, como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar as diferentes culturas, colaborar para preservar o meio ambiente e cuidar da saúde.
5
Como as pessoas faziam para...
Você vai descobrir alguns aspectos do dia a dia das pessoas no passado e perceber o que mudou e o que permaneceu até os dias atuais.
Atividade divertida
Nessa seção, você vai se divertir enquanto recorda alguns conteúdos.
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
Para terminar
As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
ÍCONES UTILIZADOS
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Desenho ou pintura
Atividade para casa
Uso das tecnologias
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
6
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1: O espaço de todos nós, p. 12
Capítulo 1. O espaço público, p. 14
Para ler e escrever melhor, p. 18
Capítulo 2. Uma questão de espaço, p. 20
O mundo que queremos: A organização do espaço entre o povo Pataxó, p. 24
Capítulo 3. O lazer de todos, p. 26
Como as pessoas faziam para..., p. 30
Capítulo 4. Espaços e memória, p. 32
Atividade divertida, p. 38
O que você aprendeu, p. 40
UNIDADE 2: A formação das cidades, p. 44
Capítulo 1. Os primeiros grupos, p. 46
Para ler e escrever melhor, p. 50
Capítulo 2. Das vilas às cidades, p. 52
O mundo que queremos: O registro do número de habitantes, p. 56
Capítulo 3. A ocupação do espaço por meio do comércio, p.58
Como as pessoas faziam para..., p. 62
Capítulo 4. A preservação das primeiras formações urbanas, p. 64
O que você aprendeu, p. 70
7
UNIDADE 3: A vida no campo e as migrações, p. 74
Capítulo 1. As grandes plantações: a cana-de-açúcar, p. 76
Para ler e escrever melhor, p. 80
Capítulo 2. Pecuária e ocupação do interior, p. 82
O mundo que queremos: A preservação da cultura indígena, p. 86
Capítulo 3. A cafeicultura e a formação da população, p. 88
Como as pessoas faziam para..., p. 92
Capítulo 4. Do campo para a cidade: as fábricas e os operários, p. 94
Atividade divertida, p. 100
O que você aprendeu, p. 102
UNIDADE 4: Vida na cidade: a urbanização, p. 106
Capítulo 1. Diferentes lugares: os municípios, p. 108
Para ler e escrever melhor, p. 112
Capítulo 2. Cidade, trabalho e indústria, p. 114
O mundo que queremos: O fim do trabalho infantil, p. 118
Capítulo 3. O crescimento das cidades, p. 120
Como as pessoas faziam para..., p. 124
Capítulo 4. O modo de vida nas cidades, p. 126
O que você aprendeu, p. 132
Para terminar, p. 136
Referências bibliográficas, p. 140
8
Para começar
Olá, estudante! Você vai fazer, agora, algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- Qual é o nome da rua em que você vive? Registre-o aqui.
- Qual é o nome de sua escola? Registre-o aqui.
- Procure se lembrar de um monumento ou de um museu existente no município em que você vive. Faça um desenho registrando esse marco histórico. Depois, escreva, embaixo de seu desenho, o nome do museu ou do monumento escolhido.
_____
9
Avaliação diagnóstica
- Complete as sentenças com as palavras destacadas nos quadrinhos abaixo.
Quadro: equivalente textual a seguir.
espaço doméstico
espaços públicos
áreas de conservação ambiental
- Hospitais, ruas, praças, escolas, prédio da prefeitura e outros constituem os _____ em um município.
- O _____ corresponde à casa onde as pessoas de um mesmo grupo familiar vivem.
- Parques, áreas verdes e arborizadas, entre outros, são consideradas _____.
- Escolha um espaço público usado para atividades de lazer no bairro ou na cidade em que você vive. Depois, responda às questões a seguir.
- Qual espaço você escolheu? Por quê?
_____
- Qual é a função desse espaço? Ele é usado para a prática de esportes, atividades artísticas, reuniões, passeios?
_____
- Você costuma frequentar esse local? Por quê?
_____
- Por que esse local é importante para a comunidade?
_____
- Quais são as atividades mais comuns no campo e na cidade? Marque com um A se for uma atividade do campo e com um B se for uma atividade da cidade.
( ) Indústria.
( ) Agricultura.
( ) Processamento de produtos agropecuários (leite, queijo etc.)
( ) Criação de animais.
( ) Administração dos espaços públicos
10
- Quais são as principais atividades de lazer no local em que você vive?
_____
- Quais são as atividades de trabalho mais importantes do local em que você vive?
- Quando os portugueses chegaram ao território que seria o Brasil, quem eles encontraram? Assinale com um
X
a resposta correta.
( ) Europeus.
( ) Povos indígenas.
( ) Africanos escravizados.
- O que é um patrimônio histórico? Assinale com um
X
a resposta correta.
( ) Um lugar ou uma construção do passado que foi preservado e é importante para a história da comunidade.
( ) Uma construção antiga que precisa ser demolida.
( ) O lugar em que as pessoas faziam comércio.
11
- Observe as fotografias e faça o que se pede:
- Pinte de vermelho o quadradinho das fotografias que mostram trabalhadores no campo e de azul o quadradinho das fotografias que mostram trabalhadores na cidade.
- Identifique a fotografia que mostra a utilização de tecnologia no campo. Sublinhe de amarelo a legenda da fotografia identificada por você.
LEGENDA: Município de Cornélio Procópio, estado do Paraná, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Município de Campinas, estado de São Paulo, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Município de Carmo do Rio Claro, estado de Minas Gerais, 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Município de Buritama, estado de São Paulo, 2021. FIM DA LEGENDA.