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Imagem: Ilustração. Planeta terra com território terrestre verde em contraste ao oceano azul claro. Fim da imagem.

O que é a História?

É um mundo de pequenas histórias.

É o que muitos já viveram e vivem.

São as suas experiências.

É como você cresceu.

É saber que tudo mudou.

Ou não mudou tanto assim...

É saber que já havia muita coisa antes de nós.

E que estamos, a cada minuto, construindo o que virá depois.

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Conheça seu livro

Seu livro está organizado em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo e atividades

Você aprenderá muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como serão os capítulos e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele. Assim, você aprenderá a ler e a escrever melhor.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Você vai ler, refletir e realizar atividades sobre algumas posturas no cotidiano, como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar as diferentes culturas, colaborar para preservar o meio ambiente e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

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Como as pessoas faziam para...

Você vai descobrir alguns aspectos do dia a dia das pessoas no passado e perceber o que mudou e o que permaneceu até os dias atuais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Como as pessoas fazem para. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Atividade divertida

Nessa seção, você vai se divertir enquanto recorda alguns conteúdos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade divertida. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ÍCONES UTILIZADOS

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade para casa

Imagem: Ícone: Uso de tecnologias, composto pela ilustração de um tablet dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Uso das tecnologias

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

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Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1: O espaço de todos nós, p. 12

Capítulo 1. O espaço público, p. 14

Para ler e escrever melhor, p. 18

Capítulo 2. Uma questão de espaço, p. 20

O mundo que queremos: A organização do espaço entre o povo Pataxó, p. 24

Capítulo 3. O lazer de todos, p. 26

Como as pessoas faziam para..., p. 30

Capítulo 4. Espaços e memória, p. 32

Atividade divertida, p. 38

O que você aprendeu, p. 40

UNIDADE 2: A formação das cidades, p. 44

Capítulo 1. Os primeiros grupos, p. 46

Para ler e escrever melhor, p. 50

Capítulo 2. Das vilas às cidades, p. 52

O mundo que queremos: O registro do número de habitantes, p. 56

Capítulo 3. A ocupação do espaço por meio do comércio, p.58

Como as pessoas faziam para..., p. 62

Capítulo 4. A preservação das primeiras formações urbanas, p. 64

O que você aprendeu, p. 70

Imagem: Ilustração. Homens de chapéu de aba arredondada, vestindo camisetas longas em tons de amarelo, verde e vermelho. Estão com cavalos ao lado de barracas e homens indígenas. Atrás há florestas altas.  Fim da imagem.

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UNIDADE 3: A vida no campo e as migrações, p. 74

Capítulo 1. As grandes plantações: a cana-de-açúcar, p. 76

Para ler e escrever melhor, p. 80

Capítulo 2. Pecuária e ocupação do interior, p. 82

O mundo que queremos: A preservação da cultura indígena, p. 86

Capítulo 3. A cafeicultura e a formação da população, p. 88

Como as pessoas faziam para..., p. 92

Capítulo 4. Do campo para a cidade: as fábricas e os operários, p. 94

Atividade divertida, p. 100

O que você aprendeu, p. 102

UNIDADE 4: Vida na cidade: a urbanização, p. 106

Capítulo 1. Diferentes lugares: os municípios, p. 108

Para ler e escrever melhor, p. 112

Capítulo 2. Cidade, trabalho e indústria, p. 114

O mundo que queremos: O fim do trabalho infantil, p. 118

Capítulo 3. O crescimento das cidades, p. 120

Como as pessoas faziam para..., p. 124

Capítulo 4. O modo de vida nas cidades, p. 126

O que você aprendeu, p. 132

Para terminar, p. 136

Referências bibliográficas, p. 140

Imagem: Ilustração. Vista de uma rua movimentada com carros em trânsito. Na calçada há uma pequena multidão de pessoas aguardando em um ponto de ônibus. Fim da imagem.

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Para começar

Olá, estudante! Você vai fazer, agora, algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

  1. Qual é o nome da rua em que você vive? Registre-o aqui.
  1. Qual é o nome de sua escola? Registre-o aqui.
  1. Procure se lembrar de um monumento ou de um museu existente no município em que você vive. Faça um desenho registrando esse marco histórico. Depois, escreva, embaixo de seu desenho, o nome do museu ou do monumento escolhido.

    _____

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Avaliação diagnóstica

  1. Complete as sentenças com as palavras destacadas nos quadrinhos abaixo.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    espaço doméstico

    espaços públicos

    áreas de conservação ambiental

  1. Hospitais, ruas, praças, escolas, prédio da prefeitura e outros constituem os _____ em um município.
  1. O _____ corresponde à casa onde as pessoas de um mesmo grupo familiar vivem.
  1. Parques, áreas verdes e arborizadas, entre outros, são consideradas _____.
  1. Escolha um espaço público usado para atividades de lazer no bairro ou na cidade em que você vive. Depois, responda às questões a seguir.
  1. Qual espaço você escolheu? Por quê?

    _____

  1. Qual é a função desse espaço? Ele é usado para a prática de esportes, atividades artísticas, reuniões, passeios?

    _____

  1. Você costuma frequentar esse local? Por quê?

    _____

  1. Por que esse local é importante para a comunidade?

    _____

  1. Quais são as atividades mais comuns no campo e na cidade? Marque com um A se for uma atividade do campo e com um B se for uma atividade da cidade.

    ( ) Indústria.

    ( ) Agricultura.

    ( ) Processamento de produtos agropecuários (leite, queijo etc.)

    ( ) Criação de animais.

    ( ) Administração dos espaços públicos

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  1. Quais são as principais atividades de lazer no local em que você vive?

_____

  1. Quais são as atividades de trabalho mais importantes do local em que você vive?
  1. Quando os portugueses chegaram ao território que seria o Brasil, quem eles encontraram? Assinale com um X a resposta correta.

    ( ) Europeus.

    ( ) Povos indígenas.

    ( ) Africanos escravizados.

  1. O que é um patrimônio histórico? Assinale com um X a resposta correta.

    ( ) Um lugar ou uma construção do passado que foi preservado e é importante para a história da comunidade.

    ( ) Uma construção antiga que precisa ser demolida.

    ( ) O lugar em que as pessoas faziam comércio.

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  1. Observe as fotografias e faça o que se pede:
  1. Pinte de vermelho o quadradinho das fotografias que mostram trabalhadores no campo e de azul o quadradinho das fotografias que mostram trabalhadores na cidade.
  1. Identifique a fotografia que mostra a utilização de tecnologia no campo. Sublinhe de amarelo a legenda da fotografia identificada por você.
Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo curto loiro e chapéu de aba arredondada longa, vestindo camiseta bege e calça azul. Está andando em uma horta grande com plantações em fileiras lado a lado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Cornélio Procópio, estado do Paraná, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homens em obra em uma rua formando um buraco estreio e longo. Ao lado há caminhão e um trator coletando montes de terra. Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Campinas, estado de São Paulo, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta vermelha e calça preta. Está em frente a uma máquina com tecido largo colorido sobre uma esteira. Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Carmo do Rio Claro, estado de Minas Gerais, 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto grisalho e barba longa, com boné preto, vestindo camiseta branca. Está sobre uma plantação extensa com sistema de irrigação. Ele segura um notebook aberto. Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Buritama, estado de São Paulo, 2021. FIM DA LEGENDA.