136

Para terminar

  1. Os espaços e os lugares que fazem parte da história de uma comunidade são chamados de marcos históricos.
  1. Registre aqui o nome de dois marcos históricos de sua cidade.

    _____

  1. Por que eles são importantes?

    _____

  1. Cite um exemplo de:

Patrimônio material

_____

Patrimônio imaterial

_____

Patrimônio natural

_____

  1. Assinale com um X as alternativas verdadeiras.

    ( ) Os municípios não são divididos em área urbana e rural.

    ( ) A maior parte da população vive hoje em cidades.

    ( ) A partir do processo de industrialização, iniciado no Brasil há mais de 130 anos, muitas cidades cresceram, concentrando maior população.

    ( ) O crescimento das cidades provocou a transformação das formas de moradia, transporte e dos modos de viver nas áreas urbanas.

    ( ) Praças, ruas, prédio da prefeitura e da câmara de vereadores são exemplos de espaços públicos.

137

Avaliação de resultado

  1. Observe as ilustrações a seguir e leia suas legendas. Responda verdadeiro ou falso e teste o seu nível de conhecimento sobre a formação das cidades.

Os tropeiros passavam muito tempo nos locais de pouso, que acabaram se transformando em vilas que deram origem às cidades.

Imagem: Ilustração. Homem de chapéu marrom e cabelo curto castanho, vestindo casaco cinza e calça marrom, está colocando uma placa em frente a casas que diz “inauguração da vila”. Ao lado, placa caída indica “pouso”. Fim da imagem.

( ) Verdadeiro

( ) Falso

Os vaqueiros usavam motos para levar rebanhos de bois ao interior.

Imagem: Ilustração. Homem de chapéu marrom e cabelo curto preto, vestindo camiseta azul e calça marrom, montado em uma moto vermelha com um berrante na boca. Atrás há rebanho de bois correndo atrás da moto. Fim da imagem.

( ) Verdadeiro

( ) Falso

Os bandeirantes ensinavam os indígenas a andar na mata e a reconhecer frutos comestíveis.

Imagem: Ilustração. Homem indígena de cabelo longo castanho, vestindo tanga marrom, está sentado em frente a um homem de chapéu vermelho, vestindo camiseta amarela e colete marrom, e calça marrom, mostrando um fruto ao homem indígena. Atrás há vegetação. Fim da imagem.

( ) Verdadeiro

( ) Falso

As feiras eram os principais pontos de encontro de pessoas que vendiam e compravam produtos na colônia.

Imagem: Ilustração. Homens ao lado de sacos de cereais, farinhas e caixas de semestres diversas. Fim da imagem.

( ) Verdadeiro

( ) Falso

138

  1. Responda às questões a seguir.
  1. Cite alguns exemplos de transformações culturais no passado que estão relacionadas ao surgimento da energia elétrica.

    ______

  1. Dê exemplos de formas de se divertir (lazer) comuns na atualidade. Essas práticas se relacionam com o uso da energia elétrica?

    _____

  1. Complete as sentenças com as palavras corretas.

café

ferrovias

imigrantes

engenhos

Cariri

quilombos

  1. Os _____ produziam açúcar utilizando a mão de pessoas escravizadas.
  1. Os indígenas _____ lutaram contra os colonos que queriam tomar suas terras para instalar fazendas.
  1. O cultivo do _____ propiciou muitas riquezas para os cafeicultores
  1. A construção de _____ contribuiu para tornar mais rápido e eficiente o transporte de café do interior até o litoral.
  1. Atrair _____ europeus foi uma das soluções encontradas pelos cafeicultores para a falta de mão de obra escrava.
  1. Os _____ eram os lugares onde moravam as pessoas que haviam fugido do trabalho escravo em engenhos e fazendas.

139

  1. Assinale com um R as alternativas que correspondem às características da industrialização nas áreas rurais e com U as alternativas que correspondem às características da industrialização nas áreas urbanas.

( ) Uso de máquinas para cultivo e colheita.

( ) Uso de agrotóxicos nas plantações.

( ) Aumento de fábricas, comércios e serviços.

  1. Observe as fotografias a seguir.
Imagem: Fotografia. Faixada de casa branca pequena com porta central e janela nas laterais verdes. Acima, o letreiro diz “E.S.F. Quilombola de Mangabeira”. Ao redor há palmeiras e árvores, ao lado há uma caixa de água. Fim da imagem.

LEGENDA: Posto de saúde da família na comunidade quilombola de Mangabeira, no município de Mocajuba, estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Interior de uma sala com crianças sentadas em mesas e próximas a estantes com livros diversos. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças em atividade na biblioteca comunitária da comunidade quilombola de Mangabeira, no município de Mocajuba, estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. As fotografias mostram qual tipo de comunidade?

( ) Comunidade quilombola.

( ) Comunidade indígena.

  1. Identifique que atividades são realizadas em cada uma das fotografias.

    _____

  1. Há alguma semelhança entre a comunidade quilombola retratada nas fotografias e a comunidade em que você vive? Qual?

    _____