140

Referências bibliográficas

A ESCOLA pode ajudar a valorizar as línguas indígenas? Jeitos de aprender. Mirim – Povos indígenas do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/gu6. Acesso em: 28 jan. 2021.

Texto sobre a importância da valorização das línguas indígenas.

ANDRADE, Oswald de. Um homem sem profissão: memórias e confissões. Sob as ordens de mamãe. 2ª ed. São Paulo: Globo, 2000.

O livro tem como foco a vida urbana na cidade de São Paulo entre 1900 e 1920.

ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas. São Paulo: Edusp, 2007.

Obra de André João Antonil, publicada em 1711.

AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

Esse livro é uma fonte de consulta para aqueles que trabalham com estudos históricos.

BAFFERT, Sigrid. Os operários com dentes de leite: histórias sobre o trabalho infantil. São Paulo: Edições SM, 2006.

O livro aborda o trabalho infantil por meio de três relatos de experiências em lugares e épocas diferentes.

BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos: entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.

A autora analisa os livros didáticos como fontes e objetos de estudo.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Esse livro de Ecléa Bosi é uma referência nos estudos sobre memória e história.

BRAGA, Juliana; MENEZES, Lilian. Objetos de aprendizagem: introdução e fundamentos. Santo André: Editora da UFABC, 2014.

A autora investiga o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem.

141

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/9v. Acesso em: 24 jan. 2021.

Essa página apresenta o texto integral da Constituição da República Federativa do Brasil.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. São Paulo: Fisco e Contribuinte, 1999.

O documento estabelece os fundamentos essenciais para a consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://fdnc.io/5Vm. Acesso em: 3 jan. 2021.

Documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais ao longo da Educação Básica.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, Ética. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

Documento que apresenta diretrizes para o processo educativo no Ensino Fundamental.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

O documento traz parâmetros pedagógicos para o ensino de História e Geografia no Ensino Fundamental.

CASCUDO, Luís da Câmara. Antologia da alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2008.

Nesse livro, o autor faz um minucioso apanhado antropológico da alimentação no Brasil desde o período colonial até os nossos dias.

CONSEGLIERE, Renata. Meu, seu, de todos: patrimônio cultural. Curitiba: Positivo, 2015.

Obra destinada a crianças que trata sobre patrimônio cultural.

142

FONTES, Paulo. Um Nordeste em São Paulo: trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista (1945-1966). Rio de Janeiro: FGV, 2008.

A obra aborda as migrações do Nordeste em direção ao Sudeste, em especial ao estado de São Paulo, entre os anos de 1945 e 1966.

FUNDAÇÃO Nacional do Índio (Funai). Aragwaksã: plano de gestão territorial do povo Pataxó de Barra Velha e Águas Belas. Brasília (DF), 2012. Disponível em: http://fdnc.io/gtS. Acesso em: 24 jan. 2021.

Artigo sobre a organização social do povo Pataxó.

GATTAI, Zélia. Anarquistas, graças a Deus. Rio de Janeiro: Record, 2000.

A obra reúne histórias de infância da escritora, oferecendo um panorama do Brasil na primeira metade do século XX.

HALL, Michael. Imigrantes na cidade de São Paulo. In: PORTA, Paula (org.). História da cidade de São Paulo: a cidade na primeira metade do século XX – 1890-1954. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

Texto sobre a presença e o trabalho de imigrantes na cidade de São Paulo no começo do século XX.

HERNANDEZ, Leila Leite. A África em sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.

Nesse livro, a autora analisa criticamente as visões correntes sobre o continente africano e as possíveis descobertas que podemos fazer de suas histórias e culturas.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Essa obra traz uma leitura do historiador Sérgio Buarque de Holanda sobre a formação do Brasil no período colonial.

JECUPÉ, Kaka Werá. A terra dos mil povos: história indígena do Brasil contada por um índio. 2ª ed. São Paulo: Peirópolis, 2020.

O autor aborda a história do Brasil, trazendo para primeiro plano a tradição do pensamento indígena sobre seu processo de formação.

143

KRAEMER, Maria Luiza. Quando brincar é aprender... São Paulo: Loyola, 2007.

O livro apresenta uma série de sugestões que integram o processo de aprendizagem às atividades lúdicas voltadas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

LINHARES, Maria Yedda (org.). História geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

Diversos historiadores analisam períodos da história do Brasil desde a colonização até os nossos dias.

LUCA, Tania Regina de; PINSKY, Carla BassanezI (org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

Nessa obra, um grupo de historiadores discute o trabalho com diversas fontes, assim como a importância que algumas delas tomam na construção da memória.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

O livro, voltado para educadores, traz um estudo crítico da avaliação da aprendizagem escolar.

MARCÍLIO, Maria Luiza. A lenta construção dos direitos da criança brasileira: século XX. Revista USP , São Paulo, n. 37, p. 46-57, mar./maio 1998. Biblioteca virtual de direitos humanos. Disponível em: http://fdnc.io/fnY. Acesso em: 22 dez. 2020.

O artigo traz um estudo histórico sobre a construção dos direitos da criança no Brasil ao longo do século XX.

MARTINS, Ana Rita. Mudou a imagem. Nova Escola, 1 out. 2008. Disponível em: http://fdnc.io/fUL. Acesso em: 28 jan. 2021.

Artigo, destinado a professores, sobre a interpretação de imagens de bandeirantes.

144

MARTINS, Maria Helena Pires. Preservando o patrimônio e construindo a identidade. São Paulo: Moderna, 2001.

Esse livro paradidático aborda as relações entre história e memória e patrimônio e identidade.

MONTEIRO, John Manuel. Negros da terra : índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

Nessa obra, o autor procura analisar a participação dos indígenas no sistema produtivo paulista no século XVII.

MOOCA das tecelagens. In: HISTÓRIA de Maria Helena Cavalcante Fernandes. Museu da Pessoa, 5 dez. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/gui. Acesso em: 28 jan. 2021.

Relato de Maria Helena Cavalcante Fernandes, disponível no site do Museu da Pessoa.

PETTA, Nicolina Luiza de. A fábrica e a cidade até 1930. 10ª ed. São Paulo: Atual, 2014.

Essa obra paradidática aborda a vida cotidiana dos operários nas fábricas, nas suas moradias e nas ruas da cidade no início do século XX.

PREFEITURA abre espaço para leitura infantil em praça central de Guarabira, 12 fev. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/gtQ. Acesso em: 24 jan. 2021.

Reportagem sobre o uso educativo e solidário de espaços públicos.

VERASZTO, Estéfano Vizconde; BAIÃO, Emerson Rodrigo; SOUZA, Henderson Tavares de (org.). Tecnologias educacionais: aplicações e possibilidades. Curitiba: Appris, 2019.

A obra procura apresentar ferramentas tecnológicas gratuitas que podem contribuir para a construção de metodologias de aprendizagem focadas na experiência do estudante.