MP023
O que é a História?
É um mundo de pequenas histórias.
É o que muitos já viveram e vivem.
São as suas experiências.
É como você cresceu.
É saber que tudo mudou.
Ou não mudou tanto assim...
É saber que já havia muita coisa antes de nós.
E que estamos, a cada minuto, construindo o que virá depois.
MP024
Conheça seu livro
Seu livro está organizado em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
Capítulo e atividades
Você aprenderá muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades.
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele. Assim, você aprenderá a ler e a escrever melhor.
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e realizar atividades sobre algumas posturas no cotidiano, como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar as diferentes culturas, colaborar para preservar o meio ambiente e cuidar da saúde.
MP025
Como as pessoas faziam para...
Você vai descobrir alguns aspectos do dia a dia das pessoas no passado e perceber o que mudou e o que permaneceu até os dias atuais.
Atividade divertida
Nessa seção, você vai se divertir enquanto recorda alguns conteúdos.
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
Para terminar
As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
ÍCONES UTILIZADOS
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Desenho ou pintura
Atividade para casa
Uso das tecnologias
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
MP026
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1: O espaço de todos nós, p. 12
Capítulo 1. O espaço público, p. 14
Para ler e escrever melhor, p. 18
Capítulo 2. Uma questão de espaço, p. 20
O mundo que queremos: A organização do espaço entre o povo Pataxó, p. 24
Capítulo 3. O lazer de todos, p. 26
Como as pessoas faziam para..., p. 30
Capítulo 4. Espaços e memória, p. 32
Atividade divertida, p. 38
O que você aprendeu, p. 40
UNIDADE 2: A formação das cidades, p. 44
Capítulo 1. Os primeiros grupos, p. 46
Para ler e escrever melhor, p. 50
Capítulo 2. Das vilas às cidades, p. 52
O mundo que queremos: O registro do número de habitantes, p. 56
Capítulo 3. A ocupação do espaço por meio do comércio, p.58
Como as pessoas faziam para..., p. 62
Capítulo 4. A preservação das primeiras formações urbanas, p. 64
O que você aprendeu, p. 70
MP027
UNIDADE 3: A vida no campo e as migrações, p. 74
Capítulo 1. As grandes plantações: a cana-de-açúcar, p. 76
Para ler e escrever melhor, p. 80
Capítulo 2. Pecuária e ocupação do interior, p. 82
O mundo que queremos: A preservação da cultura indígena, p. 86
Capítulo 3. A cafeicultura e a formação da população, p. 88
Como as pessoas faziam para..., p. 92
Capítulo 4. Do campo para a cidade: as fábricas e os operários, p. 94
Atividade divertida, p. 100
O que você aprendeu, p. 102
UNIDADE 4: Vida na cidade: a urbanização, p. 106
Capítulo 1. Diferentes lugares: os municípios, p. 108
Para ler e escrever melhor, p. 112
Capítulo 2. Cidade, trabalho e indústria, p. 114
O mundo que queremos: O fim do trabalho infantil, p. 118
Capítulo 3. O crescimento das cidades, p. 120
Como as pessoas faziam para..., p. 124
Capítulo 4. O modo de vida nas cidades, p. 126
O que você aprendeu, p. 132
Para terminar, p. 136
Referências bibliográficas, p. 140
MP028
Para começar
Olá, estudante! Você vai fazer, agora, algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- Qual é o nome da rua em que você vive? Registre-o aqui.
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Qual é o nome de sua escola? Registre-o aqui.
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Procure se lembrar de um monumento ou de um museu existente no município em que você vive. Faça um desenho registrando esse marco histórico. Depois, escreva, embaixo de seu desenho, o nome do museu ou do monumento escolhido.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas sobre esta atividade na coluna abaixo. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.
Orientações
Professor: nesta seção, encontra-se a avaliação diagnóstica. Ela pode ser aplicada no início do ano letivo, antes de introduzir os estudos da unidade 1. Entre os principais objetivos da avaliação diagnóstica nesta coleção, estão a identificação de conhecimentos prévios dos estudantes, bem como de pré-requisitos para conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano, e a possibilidade de construção de alguns parâmetros iniciais para o acompanhamento continuado da turma.
Atividade 1. Espera-se que os estudantes recordem e registrem o nome da rua em que moram, mesmo que parte dele. A partir do levantamento dos nomes da rua em que moram e até mesmo das ruas do entorno, é possível investigar se esses nomes se referem a eventos históricos, nomes de pessoas importantes para a comunidade ou se há outro conjunto de ideias que justificam sua escolha.
Atividade 2. É esperado que os estudantes conheçam o nome da escola em que estudam e consigam registrá-lo (pelo menos em parte). Verifique se todos se recordaram do nome da escola e, se desejar, comente que, em geral, esse nome carrega uma história.
As atividades 1 e 2 contribuem para o desenvolvimento das habilidades EF03HI05: Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados; e EF03HI06: Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
Atividade 3. É esperado que os estudantes se recordem de monumentos ou museus existentes no município em que vivem, registrando o marco histórico escolhido em forma de desenho. Eles podem indicar museus e até mesmo monumentos presentes em praças, ruas, parques, praias, museus, bibliotecas, entre outros.
A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03HI04: Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
MP029
Avaliação diagnóstica
- Complete as sentenças com as palavras destacadas nos quadrinhos abaixo.
Quadro: equivalente textual a seguir.
espaço doméstico
espaços públicos
áreas de conservação ambiental
- Hospitais, ruas, praças, escolas, prédio da prefeitura e outros constituem os _____ em um município.
PROFESSOR
Resposta: espaços públicos.- O _____ corresponde à casa onde as pessoas de um mesmo grupo familiar vivem.
PROFESSOR
Resposta: espaço doméstico.- Parques, áreas verdes e arborizadas, entre outros, são consideradas _____.
PROFESSOR
Resposta: área de conservação ambiental.- Escolha um espaço público usado para atividades de lazer no bairro ou na cidade em que você vive. Depois, responda às questões a seguir.
- Qual espaço você escolheu? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal..- Qual é a função desse espaço? Ele é usado para a prática de esportes, atividades artísticas, reuniões, passeios?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal..- Você costuma frequentar esse local? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal..- Por que esse local é importante para a comunidade?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Quais são as atividades mais comuns no campo e na cidade? Marque com um A se for uma atividade do campo e com um B se for uma atividade da cidade.
( ) Indústria.
( ) Agricultura.
( ) Processamento de produtos agropecuários (leite, queijo etc.)
( ) Criação de animais.
( ) Administração dos espaços públicos
PROFESSOR
Resposta correta: B; A; A; A; B.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4. É esperado que as sentenças sejam preenchidas pelos estudantes desta maneira: a) Hospitais, ruas, praças, escolas, prédio da Prefeitura e outros constituem os espaços públicos em um município. b) O espaço doméstico corresponde à casa onde as pessoas de um mesmo grupo familiar vivem. c) Parques, áreas verdes e arborizadas, entre outros, são considerados áreas de conservação ambiental. É interessante verificar se os estudantes estão familiarizados com as distinções entre espaço público e espaço privado, e se compreendem o significado de área de preservação ambiental. Comente que esses espaços e as diferenças entre eles serão estudados ao longo deste volume, mas que é possível conhecer características deles por meio da observação do local em que eles vivem.
A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03HI10: Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.
Atividade 5. É esperado que os estudantes escolham um espaço público usado para atividades de lazer, como praças, ruas, parques, institutos culturais, praias, entre outros. Verifique se compreendem a ideia de que alguns espaços públicos podem ser utilizados para atividades de lazer.
A atividade 5 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI09: Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções; EF03HI10: Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção; e EF03HI12: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
Atividade 6. É esperado que os estudantes reconheçam algumas características predominantes no campo e na cidade.
A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03HI11: Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
Habilidades em foco nesta seção
EF03HI01; EF03HI02; EF03HI03; EF03HI04; EF03HI05; EF03HI06, EF03HI07; EF03HI08; EF03HI09; EF03HI10; EF03HI11; EF03HI12.
MP030
- Quais são as principais atividades de lazer no local em que você vive?
_____
PROFESSOR
Respostas pessoais. Exemplos: frequentar parques, praças e outros tipos de lazer mais comuns na região em que o estudante vive.- Quais são as atividades de trabalho mais importantes do local em que você vive?
PROFESSOR
Respostas pessoais. Exemplos: profissões como dentista, médico, professor, engenheiro, comerciante, costureiro, artesão, pintor, entre outras.- Quando os portugueses chegaram ao território que seria o Brasil, quem eles encontraram? Assinale com um
X
a resposta correta.
( ) Europeus.
( ) Povos indígenas.
( ) Africanos escravizados.
PROFESSOR
Resposta correta: Povos indígenas.- O que é um patrimônio histórico? Assinale com um
X
a resposta correta.
( ) Um lugar ou uma construção do passado que foi preservado e é importante para a história da comunidade.
( ) Uma construção antiga que precisa ser demolida.
( ) O lugar em que as pessoas faziam comércio.
PROFESSOR
Resposta correta: Um lugar ou uma construção do passado que foi preservado e é importante para a história da comunidade.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7. Os estudantes devem identificar algumas atividades, como frequentar parques, praças e outros tipos de lazer comuns à região em que vive.
Atividade 8. Os estudantes devem identificar atividades econômicas e de trabalho que predominam no local em que vivem.
As atividades 7 e 8 contribuem para o desenvolvimento das habilidades EF03HI09: Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções; e EF03HI12: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
Atividade 9. Os estudantes devem identificar que eram os povos indígenas. Caso algum deles não tenha indicado corretamente, apresente o tema e esclareça quais foram os primeiros grupos humanos que se estabeleceram no Brasil.
A atividade 9 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI01: Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc .; e EF03HI03: Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
Atividade 10. Resposta correta: Um lugar ou uma construção que foi preservado do passado e é importante para a história da comunidade. É esperado que os estudantes consigam identificar que os patrimônios históricos são costumes, locais, construções e outros marcos importantes para a história de determinada sociedade.
A atividade 10 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI02: Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive; e EF03HI04: Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
MP031
- Observe as fotografias e faça o que se pede:
- Pinte de vermelho o quadradinho das fotografias que mostram trabalhadores no campo e de azul o quadradinho das fotografias que mostram trabalhadores na cidade.
- Identifique a fotografia que mostra a utilização de tecnologia no campo. Sublinhe de amarelo a legenda da fotografia identificada por você.
LEGENDA: Município de Cornélio Procópio, estado do Paraná, 2020. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: vermelho.LEGENDA: Município de Campinas, estado de São Paulo, 2020. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: azul.LEGENDA: Município de Carmo do Rio Claro, estado de Minas Gerais, 2021. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: azul.LEGENDA: Município de Buritama, estado de São Paulo, 2021. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: vermelho; Legenda a ser sublinhada de amarelo.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 11. a) É esperado que os estudantes pintem de vermelho o quadradinho da fotografia de uma trabalhadora rural no município de Cornélio Procópio, no Paraná, e da fotografia de um trabalhador rural no município de Buritama, em São Paulo. Os quadradinhos das demais fotografias devem ser pintados de azul (município de Campinas, em São Paulo, e município de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais).
b) A fotografia que mostra o uso de tecnologia no campo é a que retrata um trabalhador rural utilizando notebook, no município de Buritama, em São Paulo.
A atividade 11 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI07: Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam; EF03HI08: Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado; e EF03HI11: Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.