MP023

Imagem: Ilustração. Planeta terra com território terrestre verde em contraste ao oceano azul claro. Fim da imagem.

O que é a História?

É um mundo de pequenas histórias.

É o que muitos já viveram e vivem.

São as suas experiências.

É como você cresceu.

É saber que tudo mudou.

Ou não mudou tanto assim...

É saber que já havia muita coisa antes de nós.

E que estamos, a cada minuto, construindo o que virá depois.

MP024

Conheça seu livro

Seu livro está organizado em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo e atividades

Você aprenderá muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como serão os capítulos e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele. Assim, você aprenderá a ler e a escrever melhor.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Você vai ler, refletir e realizar atividades sobre algumas posturas no cotidiano, como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar as diferentes culturas, colaborar para preservar o meio ambiente e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP025

Como as pessoas faziam para...

Você vai descobrir alguns aspectos do dia a dia das pessoas no passado e perceber o que mudou e o que permaneceu até os dias atuais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Como as pessoas fazem para. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Atividade divertida

Nessa seção, você vai se divertir enquanto recorda alguns conteúdos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade divertida. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ÍCONES UTILIZADOS

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade para casa

Imagem: Ícone: Uso de tecnologias, composto pela ilustração de um tablet dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Uso das tecnologias

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.

MP026

Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1: O espaço de todos nós, p. 12

Capítulo 1. O espaço público, p. 14

Para ler e escrever melhor, p. 18

Capítulo 2. Uma questão de espaço, p. 20

O mundo que queremos: A organização do espaço entre o povo Pataxó, p. 24

Capítulo 3. O lazer de todos, p. 26

Como as pessoas faziam para..., p. 30

Capítulo 4. Espaços e memória, p. 32

Atividade divertida, p. 38

O que você aprendeu, p. 40

UNIDADE 2: A formação das cidades, p. 44

Capítulo 1. Os primeiros grupos, p. 46

Para ler e escrever melhor, p. 50

Capítulo 2. Das vilas às cidades, p. 52

O mundo que queremos: O registro do número de habitantes, p. 56

Capítulo 3. A ocupação do espaço por meio do comércio, p.58

Como as pessoas faziam para..., p. 62

Capítulo 4. A preservação das primeiras formações urbanas, p. 64

O que você aprendeu, p. 70

Imagem: Ilustração. Homens de chapéu de aba arredondada, vestindo camisetas longas em tons de amarelo, verde e vermelho. Estão com cavalos ao lado de barracas e homens indígenas. Atrás há florestas altas.  Fim da imagem.

MP027

UNIDADE 3: A vida no campo e as migrações, p. 74

Capítulo 1. As grandes plantações: a cana-de-açúcar, p. 76

Para ler e escrever melhor, p. 80

Capítulo 2. Pecuária e ocupação do interior, p. 82

O mundo que queremos: A preservação da cultura indígena, p. 86

Capítulo 3. A cafeicultura e a formação da população, p. 88

Como as pessoas faziam para..., p. 92

Capítulo 4. Do campo para a cidade: as fábricas e os operários, p. 94

Atividade divertida, p. 100

O que você aprendeu, p. 102

UNIDADE 4: Vida na cidade: a urbanização, p. 106

Capítulo 1. Diferentes lugares: os municípios, p. 108

Para ler e escrever melhor, p. 112

Capítulo 2. Cidade, trabalho e indústria, p. 114

O mundo que queremos: O fim do trabalho infantil, p. 118

Capítulo 3. O crescimento das cidades, p. 120

Como as pessoas faziam para..., p. 124

Capítulo 4. O modo de vida nas cidades, p. 126

O que você aprendeu, p. 132

Para terminar, p. 136

Referências bibliográficas, p. 140

Imagem: Ilustração. Vista de uma rua movimentada com carros em trânsito. Na calçada há uma pequena multidão de pessoas aguardando em um ponto de ônibus. Fim da imagem.

MP028

Para começar

Olá, estudante! Você vai fazer, agora, algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

  1. Qual é o nome da rua em que você vive? Registre-o aqui.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Qual é o nome de sua escola? Registre-o aqui.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Procure se lembrar de um monumento ou de um museu existente no município em que você vive. Faça um desenho registrando esse marco histórico. Depois, escreva, embaixo de seu desenho, o nome do museu ou do monumento escolhido.

    _____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas sobre esta atividade na coluna abaixo. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação diagnóstica da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.

Orientações

Professor: nesta seção, encontra-se a avaliação diagnóstica. Ela pode ser aplicada no início do ano letivo, antes de introduzir os estudos da unidade 1. Entre os principais objetivos da avaliação diagnóstica nesta coleção, estão a identificação de conhecimentos prévios dos estudantes, bem como de pré-requisitos para conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano, e a possibilidade de construção de alguns parâmetros iniciais para o acompanhamento continuado da turma.

Atividade 1. Espera-se que os estudantes recordem e registrem o nome da rua em que moram, mesmo que parte dele. A partir do levantamento dos nomes da rua em que moram e até mesmo das ruas do entorno, é possível investigar se esses nomes se referem a eventos históricos, nomes de pessoas importantes para a comunidade ou se há outro conjunto de ideias que justificam sua escolha.

Atividade 2. É esperado que os estudantes conheçam o nome da escola em que estudam e consigam registrá-lo (pelo menos em parte). Verifique se todos se recordaram do nome da escola e, se desejar, comente que, em geral, esse nome carrega uma história.

As atividades 1 e 2 contribuem para o desenvolvimento das habilidades EF03HI05: Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados; e EF03HI06: Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.

Atividade 3. É esperado que os estudantes se recordem de monumentos ou museus existentes no município em que vivem, registrando o marco histórico escolhido em forma de desenho. Eles podem indicar museus e até mesmo monumentos presentes em praças, ruas, parques, praias, museus, bibliotecas, entre outros.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03HI04: Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

MP029

Avaliação diagnóstica

  1. Complete as sentenças com as palavras destacadas nos quadrinhos abaixo.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    espaço doméstico

    espaços públicos

    áreas de conservação ambiental

  1. Hospitais, ruas, praças, escolas, prédio da prefeitura e outros constituem os _____ em um município.
PROFESSOR Resposta: espaços públicos.
  1. O _____ corresponde à casa onde as pessoas de um mesmo grupo familiar vivem.
PROFESSOR Resposta: espaço doméstico.
  1. Parques, áreas verdes e arborizadas, entre outros, são consideradas _____.
PROFESSOR Resposta: área de conservação ambiental.
  1. Escolha um espaço público usado para atividades de lazer no bairro ou na cidade em que você vive. Depois, responda às questões a seguir.
  1. Qual espaço você escolheu? Por quê?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal..
  1. Qual é a função desse espaço? Ele é usado para a prática de esportes, atividades artísticas, reuniões, passeios?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal..
  1. Você costuma frequentar esse local? Por quê?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal..
  1. Por que esse local é importante para a comunidade?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Quais são as atividades mais comuns no campo e na cidade? Marque com um A se for uma atividade do campo e com um B se for uma atividade da cidade.

    ( ) Indústria.

    ( ) Agricultura.

    ( ) Processamento de produtos agropecuários (leite, queijo etc.)

    ( ) Criação de animais.

    ( ) Administração dos espaços públicos

PROFESSOR Resposta correta: B; A; A; A; B.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4. É esperado que as sentenças sejam preenchidas pelos estudantes desta maneira: a) Hospitais, ruas, praças, escolas, prédio da Prefeitura e outros constituem os espaços públicos em um município. b) O espaço doméstico corresponde à casa onde as pessoas de um mesmo grupo familiar vivem. c) Parques, áreas verdes e arborizadas, entre outros, são considerados áreas de conservação ambiental. É interessante verificar se os estudantes estão familiarizados com as distinções entre espaço público e espaço privado, e se compreendem o significado de área de preservação ambiental. Comente que esses espaços e as diferenças entre eles serão estudados ao longo deste volume, mas que é possível conhecer características deles por meio da observação do local em que eles vivem.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03HI10: Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.

Atividade 5. É esperado que os estudantes escolham um espaço público usado para atividades de lazer, como praças, ruas, parques, institutos culturais, praias, entre outros. Verifique se compreendem a ideia de que alguns espaços públicos podem ser utilizados para atividades de lazer.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI09: Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções; EF03HI10: Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção; e EF03HI12: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.

Atividade 6. É esperado que os estudantes reconheçam algumas características predominantes no campo e na cidade.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03HI11: Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.

Habilidades em foco nesta seção

EF03HI01; EF03HI02; EF03HI03; EF03HI04; EF03HI05; EF03HI06, EF03HI07; EF03HI08; EF03HI09; EF03HI10; EF03HI11; EF03HI12.

MP030

  1. Quais são as principais atividades de lazer no local em que você vive?

_____

PROFESSOR Respostas pessoais. Exemplos: frequentar parques, praças e outros tipos de lazer mais comuns na região em que o estudante vive.
  1. Quais são as atividades de trabalho mais importantes do local em que você vive?
PROFESSOR Respostas pessoais. Exemplos: profissões como dentista, médico, professor, engenheiro, comerciante, costureiro, artesão, pintor, entre outras.
  1. Quando os portugueses chegaram ao território que seria o Brasil, quem eles encontraram? Assinale com um X a resposta correta.

    ( ) Europeus.

    ( ) Povos indígenas.

    ( ) Africanos escravizados.

PROFESSOR Resposta correta: Povos indígenas.
  1. O que é um patrimônio histórico? Assinale com um X a resposta correta.

    ( ) Um lugar ou uma construção do passado que foi preservado e é importante para a história da comunidade.

    ( ) Uma construção antiga que precisa ser demolida.

    ( ) O lugar em que as pessoas faziam comércio.

PROFESSOR Resposta correta: Um lugar ou uma construção do passado que foi preservado e é importante para a história da comunidade.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 7. Os estudantes devem identificar algumas atividades, como frequentar parques, praças e outros tipos de lazer comuns à região em que vive.

Atividade 8. Os estudantes devem identificar atividades econômicas e de trabalho que predominam no local em que vivem.

As atividades 7 e 8 contribuem para o desenvolvimento das habilidades EF03HI09: Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções; e EF03HI12: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.

Atividade 9. Os estudantes devem identificar que eram os povos indígenas. Caso algum deles não tenha indicado corretamente, apresente o tema e esclareça quais foram os primeiros grupos humanos que se estabeleceram no Brasil.

A atividade 9 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI01: Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc .; e EF03HI03: Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

Atividade 10. Resposta correta: Um lugar ou uma construção que foi preservado do passado e é importante para a história da comunidade. É esperado que os estudantes consigam identificar que os patrimônios históricos são costumes, locais, construções e outros marcos importantes para a história de determinada sociedade.

A atividade 10 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI02: Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive; e EF03HI04: Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

MP031

  1. Observe as fotografias e faça o que se pede:
  1. Pinte de vermelho o quadradinho das fotografias que mostram trabalhadores no campo e de azul o quadradinho das fotografias que mostram trabalhadores na cidade.
  1. Identifique a fotografia que mostra a utilização de tecnologia no campo. Sublinhe de amarelo a legenda da fotografia identificada por você.
Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo curto loiro e chapéu de aba arredondada longa, vestindo camiseta bege e calça azul. Está andando em uma horta grande com plantações em fileiras lado a lado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Cornélio Procópio, estado do Paraná, 2020. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: vermelho.
Imagem: Fotografia. Homens em obra em uma rua formando um buraco estreio e longo. Ao lado há caminhão e um trator coletando montes de terra. Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Campinas, estado de São Paulo, 2020. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: azul.
Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta vermelha e calça preta. Está em frente a uma máquina com tecido largo colorido sobre uma esteira. Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Carmo do Rio Claro, estado de Minas Gerais, 2021. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: azul.
Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto grisalho e barba longa, com boné preto, vestindo camiseta branca. Está sobre uma plantação extensa com sistema de irrigação. Ele segura um notebook aberto. Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Buritama, estado de São Paulo, 2021. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: vermelho; Legenda a ser sublinhada de amarelo.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 11. a) É esperado que os estudantes pintem de vermelho o quadradinho da fotografia de uma trabalhadora rural no município de Cornélio Procópio, no Paraná, e da fotografia de um trabalhador rural no município de Buritama, em São Paulo. Os quadradinhos das demais fotografias devem ser pintados de azul (município de Campinas, em São Paulo, e município de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais).

b) A fotografia que mostra o uso de tecnologia no campo é a que retrata um trabalhador rural utilizando notebook, no município de Buritama, em São Paulo.

A atividade 11 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI07: Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam; EF03HI08: Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado; e EF03HI11: Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.