MP166

Para terminar

  1. Os espaços e os lugares que fazem parte da história de uma comunidade são chamados de marcos históricos.
  1. Registre aqui o nome de dois marcos históricos de sua cidade.

    _____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas sobre esta atividade na coluna abaixo. Fim da observação.
  1. Por que eles são importantes?

    _____

  1. Cite um exemplo de:
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas sobre a atividade 2 na coluna abaixo. Fim da observação.

Patrimônio material

_____

Patrimônio imaterial

_____

Patrimônio natural

_____

  1. Assinale com um X as alternativas verdadeiras.

    ( ) Os municípios não são divididos em área urbana e rural.

    ( ) A maior parte da população vive hoje em cidades.

    ( ) A partir do processo de industrialização, iniciado no Brasil há mais de 130 anos, muitas cidades cresceram, concentrando maior população.

    ( ) O crescimento das cidades provocou a transformação das formas de moradia, transporte e dos modos de viver nas áreas urbanas.

    ( ) Praças, ruas, prédio da prefeitura e da câmara de vereadores são exemplos de espaços públicos.

PROFESSOR Resposta correta: A maior parte da população vive hoje em cidades. A partir do processo de industrialização, iniciado no Brasil há mais de 130 anos, muitas cidades cresceram, concentrando maior população. O crescimento das cidades provocou a transformação das formas de moradia, transporte e dos modos de viver nas áreas urbanas. Praças, ruas, prédio da prefeitura e da câmara de vereadores são exemplos de espaços públicos.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação de resultado desta seção podem ser trabalhadas na semana 38.

Orientações

Atividade 1. É esperado que o estudante se recorde de marcos históricos presentes no município ou na comunidade em que vive, identificando sua importância e seu papel para a cultura local. Para isso, se desejar, você pode perguntar a eles se costumam caminhar nas diversas ruas do bairro, se sabem da existência de algum lugar público perto da rua ou no bairro, como praças e escolas públicas, abordando, novamente, a temática que envolve os marcos históricos (monumentos, estátuas, placas comemorativas).

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI05: Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados; e EF03HI06: Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.

Atividade 2. É esperado que o estudante indique uma construção, como o Pelourinho, em Salvador, ou uma igreja em uma das cidades históricas do estado de Minas Gerais como patrimônio material; a técnica de produção de Queijo de Minas da Serra da Canastra como imaterial; e uma unidade de conservação ambiental como o Parque Nacional do Xingu como patrimônio natural. Esses são alguns exemplos possíveis, e os estudantes podem fornecer outros, vistos ao longo do livro ou que estejam presentes na comunidade em que vivem.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03HI04: Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

Atividade 3. Os estudantes devem identificar nas frases as informações que se referem ao crescimento das cidades e ao processo de industrialização e urbanização e exemplos de espaços públicos.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI09: Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções; e EF03HI10: Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.

MP167

Avaliação de resultado

  1. Observe as ilustrações a seguir e leia suas legendas. Responda verdadeiro ou falso e teste o seu nível de conhecimento sobre a formação das cidades.

Os tropeiros passavam muito tempo nos locais de pouso, que acabaram se transformando em vilas que deram origem às cidades.

Imagem: Ilustração. Homem de chapéu marrom e cabelo curto castanho, vestindo casaco cinza e calça marrom, está colocando uma placa em frente a casas que diz “inauguração da vila”. Ao lado, placa caída indica “pouso”. Fim da imagem.

( ) Verdadeiro

( ) Falso

PROFESSOR Resposta correta: Verdadeiro.

Os vaqueiros usavam motos para levar rebanhos de bois ao interior.

Imagem: Ilustração. Homem de chapéu marrom e cabelo curto preto, vestindo camiseta azul e calça marrom, montado em uma moto vermelha com um berrante na boca. Atrás há rebanho de bois correndo atrás da moto. Fim da imagem.

( ) Verdadeiro

( ) Falso

PROFESSOR Resposta correta: Falso.

Os bandeirantes ensinavam os indígenas a andar na mata e a reconhecer frutos comestíveis.

Imagem: Ilustração. Homem indígena de cabelo longo castanho, vestindo tanga marrom, está sentado em frente a um homem de chapéu vermelho, vestindo camiseta amarela e colete marrom, e calça marrom, mostrando um fruto ao homem indígena. Atrás há vegetação. Fim da imagem.

( ) Verdadeiro

( ) Falso

PROFESSOR Resposta correta: Falso.

As feiras eram os principais pontos de encontro de pessoas que vendiam e compravam produtos na colônia.

Imagem: Ilustração. Homens ao lado de sacos de cereais, farinhas e caixas de semestres diversas. Fim da imagem.

( ) Verdadeiro

( ) Falso

PROFESSOR Resposta correta: Verdadeiro.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4. Respostas (da esquerda para a direita e de cima para baixo): Verdadeiro; Falso; Falso; Verdadeiro.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI01: Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.; EF03HI02: Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive; e EF03HI03: Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

MP168

  1. Responda às questões a seguir.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas sobre a atividade 5 na coluna abaixo. Fim da observação.
  1. Cite alguns exemplos de transformações culturais no passado que estão relacionadas ao surgimento da energia elétrica.

    ______

  1. Dê exemplos de formas de se divertir (lazer) comuns na atualidade. Essas práticas se relacionam com o uso da energia elétrica?

    _____

  1. Complete as sentenças com as palavras corretas.

café

ferrovias

imigrantes

engenhos

Cariri

quilombos

  1. Os _____ produziam açúcar utilizando a mão de pessoas escravizadas.
PROFESSOR Resposta correta: engenhos.
  1. Os indígenas _____ lutaram contra os colonos que queriam tomar suas terras para instalar fazendas.
PROFESSOR Resposta correta: Cariri.
  1. O cultivo do _____ propiciou muitas riquezas para os cafeicultores
PROFESSOR Resposta correta: café.
  1. A construção de _____ contribuiu para tornar mais rápido e eficiente o transporte de café do interior até o litoral.
PROFESSOR Resposta correta: ferrovias.
  1. Atrair _____ europeus foi uma das soluções encontradas pelos cafeicultores para a falta de mão de obra escrava.
PROFESSOR Resposta correta: imigrantes.
  1. Os _____ eram os lugares onde moravam as pessoas que haviam fugido do trabalho escravo em engenhos e fazendas.
PROFESSOR Resposta correta: quilombos.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5. a) O estudante pode citar, entre outros exemplos: disseminação do rádio e da televisão; abertura de salas de cinema; iluminação noturna nas cidades. b) O estudante pode citar algumas formas de lazer relacionadas ao uso da energia elétrica, como jogar videogame , assistir à televisão e ir ao cinema. Caso o estudante consiga identificar outros exemplos, é importante verificar se a atividade citada se relaciona ou não ao uso da energia elétrica.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03HI12: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.

Atividade 6. As sentenças preenchidas pelo estudante devem ficar da seguinte maneira:

a) Os engenhos produziam açúcar utilizando a mão de obra de pessoas escravizadas.

b) Os indígenas Cariri lutaram contra os colonos que queriam tomar suas terras para instalar fazendas.

c) O cultivo do café propiciou muitas riquezas para os cafeicultores.

d) A construção de ferrovias contribuiu para tornar mais rápido e eficiente o transporte de café do interior até o litoral.

e) Atrair imigrantes europeus foi uma das soluções encontradas pelos cafeicultores para a falta de mão de obra escrava.

f) Os quilombos eram os lugares onde moravam as pessoas que haviam fugido do trabalho escravo em engenhos e fazendas.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI01: Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc .; e EF03HI03: Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

MP169

  1. Assinale com um R as alternativas que correspondem às características da industrialização nas áreas rurais e com U as alternativas que correspondem às características da industrialização nas áreas urbanas.

( ) Uso de máquinas para cultivo e colheita.

( ) Uso de agrotóxicos nas plantações.

( ) Aumento de fábricas, comércios e serviços.

PROFESSOR Resposta correta: R; R; U.
  1. Observe as fotografias a seguir.
Imagem: Fotografia. Faixada de casa branca pequena com porta central e janela nas laterais verdes. Acima, o letreiro diz “E.S.F. Quilombola de Mangabeira”. Ao redor há palmeiras e árvores, ao lado há uma caixa de água. Fim da imagem.

LEGENDA: Posto de saúde da família na comunidade quilombola de Mangabeira, no município de Mocajuba, estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Interior de uma sala com crianças sentadas em mesas e próximas a estantes com livros diversos. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças em atividade na biblioteca comunitária da comunidade quilombola de Mangabeira, no município de Mocajuba, estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. As fotografias mostram qual tipo de comunidade?

( ) Comunidade quilombola.

( ) Comunidade indígena.

PROFESSOR Resposta correta: Comunidade quilombola.
  1. Identifique que atividades são realizadas em cada uma das fotografias.

    _____

PROFESSOR Atenção professor: As orientações específicas sobre os itens da atividade 8 estão na coluna abaixo. Fim da observação.
  1. Há alguma semelhança entre a comunidade quilombola retratada nas fotografias e a comunidade em que você vive? Qual?

    _____

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 7. Resposta: R; R; U. O estudante deve identificar as alternativas corretas referentes às transformações causadas pela industrialização no campo e na cidade. Explique que o uso das máquinas nas áreas rurais facilitou o plantio e a colheita, entretanto, a industrialização também possibilitou o uso intenso de agrotóxicos para que as plantações ficassem livres de pestes e crescessem mais rápido. No caso das cidades, a industrialização trouxe ruas asfaltadas e transportes motorizados, assim como a existência de fábricas, comércios e serviços. Explique que a poluição e os congestionamentos foram consequências negativas.

A atividade 7 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI08: Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado; e EF03HI11: Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.

Atividade 8. a) Comunidade quilombola. b) A fotografia à esquerda mostra um posto de saúde da família localizado em uma comunidade quilombola. A fotografia à direita mostra estudantes realizando atividades em uma biblioteca localizada, também, em uma comunidade quilombola. c) É esperado que o estudante perceba que há semelhanças entre a comunidade em que ele vive e a comunidade quilombola retratada nas fotografias, uma vez que serviços importantes como saúde, educação e lazer existem (e devem existir) em todos os locais.

A atividade 8 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03HI07: Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.

MP170

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Tabela: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

EF03HI05: Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.

EF03HI06: Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.

2

EF03HI04: Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

3

EF03HI09: Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.

EF03HI10: Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.

4

EF03HI01: Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

EF03HI02: Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.

EF03HI03: Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

5

EF03HI12: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.

6

EF03HI01: Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

EF03HI03: Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

7

EF03HI08: Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.

EF03HI11: Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.

8

EF03HI07: Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.

MP171

Sugestão de questões de autoavaliação

As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes ao final do ano letivo para que eles reflitam sobre seus avanços e dificuldades ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a realização de uma autoavaliação neste momento possibilita que os estudantes reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem para o ano seguinte. As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar suas expectativas em relação ao próximo ano letivo. Você pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades de sua turma.

  1. O que preciso melhorar para que continue aprendendo e me desenvolvendo?
  1. Quais foram minhas principais facilidades ao longo desse ano letivo?
  1. Quais foram minhas principais dificuldades ao longo desse ano letivo?
  1. Participei de todas as atividades e propostas pedagógicas?
  1. Pedi auxílio ao professor quando tive dúvidas e dificuldades?
  1. Cooperei com os colegas durante as atividades em grupo e no cotidiano em sala de aula?
  1. Colaborei para que a escola seja um ambiente de convivência melhor para todos?
  1. Estive envolvido com o estudo de todos os temas ao longo do ano?
  1. Quais foram os temas que mais gostei de estudar?
  1. Quais foram as atividades de que mais gostei de realizar?
  1. Quais são minhas principais expectativas para o próximo ano?

    12. Que postura de estudante desejo ter no 4º ano do Ensino Fundamental?

    13. Quais temas gostaria de estudar no próximo ano?