MP166
Para terminar
- Os espaços e os lugares que fazem parte da história de uma comunidade são chamados de marcos históricos.
- Registre aqui o nome de dois marcos históricos de sua cidade.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas sobre esta atividade na coluna abaixo. Fim da observação.- Por que eles são importantes?
_____
- Cite um exemplo de:
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas sobre a atividade 2 na coluna abaixo. Fim da observação.Patrimônio material
_____
Patrimônio imaterial
_____
Patrimônio natural
_____
- Assinale com um
X
as alternativas verdadeiras.
( ) Os municípios não são divididos em área urbana e rural.
( ) A maior parte da população vive hoje em cidades.
( ) A partir do processo de industrialização, iniciado no Brasil há mais de 130 anos, muitas cidades cresceram, concentrando maior população.
( ) O crescimento das cidades provocou a transformação das formas de moradia, transporte e dos modos de viver nas áreas urbanas.
( ) Praças, ruas, prédio da prefeitura e da câmara de vereadores são exemplos de espaços públicos.
PROFESSOR
Resposta correta: A maior parte da população vive hoje em cidades. A partir do processo de industrialização, iniciado no Brasil há mais de 130 anos, muitas cidades cresceram, concentrando maior população. O crescimento das cidades provocou a transformação das formas de moradia, transporte e dos modos de viver nas áreas urbanas. Praças, ruas, prédio da prefeitura e da câmara de vereadores são exemplos de espaços públicos.MANUAL DO PROFESSOR
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação de resultado desta seção podem ser trabalhadas na semana 38.
Orientações
Atividade 1. É esperado que o estudante se recorde de marcos históricos presentes no município ou na comunidade em que vive, identificando sua importância e seu papel para a cultura local. Para isso, se desejar, você pode perguntar a eles se costumam caminhar nas diversas ruas do bairro, se sabem da existência de algum lugar público perto da rua ou no bairro, como praças e escolas públicas, abordando, novamente, a temática que envolve os marcos históricos (monumentos, estátuas, placas comemorativas).
A atividade 1 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI05: Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados; e EF03HI06: Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
Atividade 2. É esperado que o estudante indique uma construção, como o Pelourinho, em Salvador, ou uma igreja em uma das cidades históricas do estado de Minas Gerais como patrimônio material; a técnica de produção de Queijo de Minas da Serra da Canastra como imaterial; e uma unidade de conservação ambiental como o Parque Nacional do Xingu como patrimônio natural. Esses são alguns exemplos possíveis, e os estudantes podem fornecer outros, vistos ao longo do livro ou que estejam presentes na comunidade em que vivem.
A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03HI04: Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
Atividade 3. Os estudantes devem identificar nas frases as informações que se referem ao crescimento das cidades e ao processo de industrialização e urbanização e exemplos de espaços públicos.
A atividade 3 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI09: Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções; e EF03HI10: Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.
MP167
Avaliação de resultado
- Observe as ilustrações a seguir e leia suas legendas. Responda verdadeiro ou falso e teste o seu nível de conhecimento sobre a formação das cidades.
Os tropeiros passavam muito tempo nos locais de pouso, que acabaram se transformando em vilas que deram origem às cidades.
( ) Verdadeiro
( ) Falso
PROFESSOR
Resposta correta: Verdadeiro.Os vaqueiros usavam motos para levar rebanhos de bois ao interior.
( ) Verdadeiro
( ) Falso
PROFESSOR
Resposta correta: Falso.Os bandeirantes ensinavam os indígenas a andar na mata e a reconhecer frutos comestíveis.
( ) Verdadeiro
( ) Falso
PROFESSOR
Resposta correta: Falso.As feiras eram os principais pontos de encontro de pessoas que vendiam e compravam produtos na colônia.
( ) Verdadeiro
( ) Falso
PROFESSOR
Resposta correta: Verdadeiro.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4. Respostas (da esquerda para a direita e de cima para baixo): Verdadeiro; Falso; Falso; Verdadeiro.
A atividade 4 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI01: Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.; EF03HI02: Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive; e EF03HI03: Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
MP168
- Responda às questões a seguir.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas sobre a atividade 5 na coluna abaixo. Fim da observação.- Cite alguns exemplos de transformações culturais no passado que estão relacionadas ao surgimento da energia elétrica.
______
- Dê exemplos de formas de se divertir (lazer) comuns na atualidade. Essas práticas se relacionam com o uso da energia elétrica?
_____
- Complete as sentenças com as palavras corretas.
café
ferrovias
imigrantes
engenhos
Cariri
quilombos
- Os _____ produziam açúcar utilizando a mão de pessoas escravizadas.
PROFESSOR
Resposta correta: engenhos.- Os indígenas _____ lutaram contra os colonos que queriam tomar suas terras para instalar fazendas.
PROFESSOR
Resposta correta: Cariri.- O cultivo do _____ propiciou muitas riquezas para os cafeicultores
PROFESSOR
Resposta correta: café.- A construção de _____ contribuiu para tornar mais rápido e eficiente o transporte de café do interior até o litoral.
PROFESSOR
Resposta correta: ferrovias.- Atrair _____ europeus foi uma das soluções encontradas pelos cafeicultores para a falta de mão de obra escrava.
PROFESSOR
Resposta correta: imigrantes.- Os _____ eram os lugares onde moravam as pessoas que haviam fugido do trabalho escravo em engenhos e fazendas.
PROFESSOR
Resposta correta: quilombos.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5. a) O estudante pode citar, entre outros exemplos: disseminação do rádio e da televisão; abertura de salas de cinema; iluminação noturna nas cidades. b) O estudante pode citar algumas formas de lazer relacionadas ao uso da energia elétrica, como jogar videogame , assistir à televisão e ir ao cinema. Caso o estudante consiga identificar outros exemplos, é importante verificar se a atividade citada se relaciona ou não ao uso da energia elétrica.
A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03HI12: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
Atividade 6. As sentenças preenchidas pelo estudante devem ficar da seguinte maneira:
a) Os engenhos produziam açúcar utilizando a mão de obra de pessoas escravizadas.
b) Os indígenas Cariri lutaram contra os colonos que queriam tomar suas terras para instalar fazendas.
c) O cultivo do café propiciou muitas riquezas para os cafeicultores.
d) A construção de ferrovias contribuiu para tornar mais rápido e eficiente o transporte de café do interior até o litoral.
e) Atrair imigrantes europeus foi uma das soluções encontradas pelos cafeicultores para a falta de mão de obra escrava.
f) Os quilombos eram os lugares onde moravam as pessoas que haviam fugido do trabalho escravo em engenhos e fazendas.
A atividade 6 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI01: Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc .; e EF03HI03: Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
MP169
- Assinale com um R as alternativas que correspondem às características da industrialização nas áreas rurais e com U as alternativas que correspondem às características da industrialização nas áreas urbanas.
( ) Uso de máquinas para cultivo e colheita.
( ) Uso de agrotóxicos nas plantações.
( ) Aumento de fábricas, comércios e serviços.
PROFESSOR
Resposta correta: R; R; U.- Observe as fotografias a seguir.
LEGENDA: Posto de saúde da família na comunidade quilombola de Mangabeira, no município de Mocajuba, estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Crianças em atividade na biblioteca comunitária da comunidade quilombola de Mangabeira, no município de Mocajuba, estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- As fotografias mostram qual tipo de comunidade?
( ) Comunidade quilombola.
( ) Comunidade indígena.
PROFESSOR
Resposta correta: Comunidade quilombola.- Identifique que atividades são realizadas em cada uma das fotografias.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: As orientações específicas sobre os itens da atividade 8 estão na coluna abaixo. Fim da observação.- Há alguma semelhança entre a comunidade
quilombola
retratada nas fotografias e a comunidade em que você vive? Qual?
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7. Resposta: R; R; U. O estudante deve identificar as alternativas corretas referentes às transformações causadas pela industrialização no campo e na cidade. Explique que o uso das máquinas nas áreas rurais facilitou o plantio e a colheita, entretanto, a industrialização também possibilitou o uso intenso de agrotóxicos para que as plantações ficassem livres de pestes e crescessem mais rápido. No caso das cidades, a industrialização trouxe ruas asfaltadas e transportes motorizados, assim como a existência de fábricas, comércios e serviços. Explique que a poluição e os congestionamentos foram consequências negativas.
A atividade 7 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF03HI08: Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado; e EF03HI11: Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
Atividade 8. a) Comunidade quilombola. b) A fotografia à esquerda mostra um posto de saúde da família localizado em uma comunidade quilombola. A fotografia à direita mostra estudantes realizando atividades em uma biblioteca localizada, também, em uma comunidade quilombola. c) É esperado que o estudante perceba que há semelhanças entre a comunidade em que ele vive e a comunidade quilombola retratada nas fotografias, uma vez que serviços importantes como saúde, educação e lazer existem (e devem existir) em todos os locais.
A atividade 8 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03HI07: Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.
MP170
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Tabela: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
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1 |
EF03HI05: Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. EF03HI06: Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. |
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2 |
EF03HI04: Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados. |
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3 |
EF03HI09: Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções. EF03HI10: Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção. |
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4 |
EF03HI01: Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc. EF03HI02: Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive. EF03HI03: Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes. |
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5 |
EF03HI12: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências. |
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6 |
EF03HI01: Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc. EF03HI03: Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes. |
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7 |
EF03HI08: Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado. EF03HI11: Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos. |
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8 |
EF03HI07: Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam. |
Sugestão de questões de autoavaliação
As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes ao final do ano letivo para que eles reflitam sobre seus avanços e dificuldades ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a realização de uma autoavaliação neste momento possibilita que os estudantes reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem para o ano seguinte. As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar suas expectativas em relação ao próximo ano letivo. Você pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades de sua turma.
- O que preciso melhorar para que continue aprendendo e me desenvolvendo?
- Quais foram minhas principais facilidades ao longo desse ano letivo?
- Quais foram minhas principais dificuldades ao longo desse ano letivo?
- Participei de todas as atividades e propostas pedagógicas?
- Pedi auxílio ao professor quando tive dúvidas e dificuldades?
- Cooperei com os colegas durante as atividades em grupo e no cotidiano em sala de aula?
- Colaborei para que a escola seja um ambiente de convivência melhor para todos?
- Estive envolvido com o estudo de todos os temas ao longo do ano?
- Quais foram os temas que mais gostei de estudar?
- Quais foram as atividades de que mais gostei de realizar?
- Quais são minhas principais expectativas para o próximo ano?
12. Que postura de estudante desejo ter no 4º ano do Ensino Fundamental?
13. Quais temas gostaria de estudar no próximo ano?