3
O que é a História?
É um mundo de pequenas histórias.
É o que muitos já viveram e vivem.
São as suas experiências.
É como você cresceu.
É saber que tudo mudou.
Ou não mudou tanto assim...
É saber que já havia muita coisa antes de nós.
E que estamos, a cada minuto, construindo o que virá depois.
Lembre-se: quanto mais você vive e aprende, mais rica é a sua história.
Tudo o que você faz vai tornar-se a contribuição da sua
História para o mundo.
![Imagem: Ilustração. Dois meninos e duas meninas entre livros grandes maiores que as crianças. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3242.png)
4
Conheça seu livro
Seu livro está organizado em 4 unidades.
Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3250.png)
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3257.png)
Capítulo e atividades
Você aprenderá muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como serão os capítulos e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3265.png)
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele. Assim, você aprenderá a ler e a escrever melhor.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3274.png)
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e realizar atividades sobre algumas posturas no cotidiano, como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar as diferentes culturas, colaborar para preservar o meio ambiente e cuidar da saúde.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3281.png)
5
Como as pessoas faziam para...
Você vai descobrir alguns aspectos do dia a dia das pessoas no passado e perceber o que mudou e o que permaneceu até os dias atuais.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Como as pessoas faziam para. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3289.png)
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3297.png)
Para terminar
As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3304.png)
ÍCONES UTILIZADOS
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
![Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3314.png)
Atividade oral
![Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3321.png)
Atividade em dupla
![Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3328.png)
Atividade em grupo
![Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3343.png)
Atividade para casa
![Imagem: Ícone: Uso de tecnologias, composto pela ilustração de um tablet dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3351.png)
Uso de tecnologias
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
![Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3358.png)
![Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3366.png)
![Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3375.png)
![Imagem: Ícone: Educação Financeira, composto pela ilustração de um cofre em formato de porco com uma moeda em cima. À direita, um arco vermelho. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3386.png)
6
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1: Os primeiros grupos humanos, p. 12
Capítulo 1. O estudo da história, p. 14
Para ler e escrever melhor: Preservação de fontes históricas, p. 18
Capítulo 2. O tempo na história, p. 20
O mundo que queremos: Pré-História do Brasil, p. 24
Capítulo 3. A vida na Pré-História, p. 26
Como as pessoas faziam para... Agasalhar-se, p. 32
Capítulo 4. A agricultura e a ocupação do espaço, p. 34
O que você aprendeu, p. 40
UNIDADE 2: O início do comércio, p. 44
Capítulo 1. As primeiras trocas comerciais, p. 46
Para ler e escrever melhor: Por que inventaram o dinheiro?, p. 52
Capítulo 2. Comércio e ocupação do espaço, p. 54
O mundo que queremos: Economia solidária: moeda social e bancos comunitários, p. 58
Capítulo 3. A expansão do comércio e das rotas, p. 60
Como as pessoas faziam para...Sobreviver às longas viagens marítimas, p. 64
Capítulo 4. As Grandes Navegações, p. 66
O que você aprendeu, p. 72
7
UNIDADE 3 A formação do Brasil, p. 76
Capítulo 1. Os povos indígenas, p. 78
Para ler e escrever melhor: A violência contra os indígenas, p. 84
Capítulo 2. A diáspora africana, p. 86
O mundo que queremos: Cotas: por que reagimos?, p. 92
Capítulo 3. Europeus, p. 94
Como as pessoas faziam para...Tomar banho e fazer a higiene pessoal, p. 98
Capítulo 4. A população brasileira, p. 100
O que você aprendeu, p. 106
UNIDADE 4: Migrações no Brasil, p. 110
Capítulo 1. Imigração no Brasil, p. 112
Para ler e escrever melhor: Colônias de imigrantes, p. 118
Capítulo 2. Diversidade de povos e costumes, p. 120
O mundo que queremos: Dignidade para migrantes e refugiados, p. 124
Capítulo 3. Migrações internas no Brasil, p. 126
Como as pessoas faziam para... Migrar dentro do Brasil, p. 130
Capítulo 4. Conhecendo a diversidade cultural do Brasil, p. 132
O que você aprendeu, p. 138
Para terminar, p. 142
Referências bibliográficas, p. 146
8
Para começar
Olá, estudante! Você vai fazer, agora, algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- Copie o parágrafo a seguir no
caderno
e complete as lacunas com as palavras corretas, dispostas nos quadros abaixo.
Palavras do quadro: permaneceram; mudaram; passado; antes
Quando estudamos o _____, conseguimos compreender como viviam as pessoas que existiram _____ de nós. Também podemos compreender que alguns costumes e práticas _____ e outros _____ com o passar do tempo.
- A imagem abaixo mostra algumas gravuras feitas em rocha por povos da Pré-História.
![Imagem: Ilustração. Parede com pinturas rupestres em rocha azul com desenhos brancos. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3453.png)
LEGENDA: Gravuras feitas em rocha, produzidas entre 1000 e 1200, encontradas no estado de Utah, nos Estados Unidos. Fotografia de 2004. FIM DA LEGENDA.
- O que as gravuras representam? Leia as opções abaixo e copie no caderno a que você considera correta.
- As gravuras representam tipos de moradia existentes na Pré-História. Elas não se relacionam com as transformações na natureza.
- Podemos dizer que as gravuras representam uma cena de caça. Há diversos animais espalhados pela cena e é possível identificar um ser humano portando uma espécie de arma, possivelmente usada para a caça.
- A cena não representa seres humanos. Há somente construções e objetos produzidos por populações pré-históricas.
9
Avaliação diagnóstica
3. Observe o infográfico abaixo.
![Imagem: Esquema. Seta em curva indica passagem de tempo. Há 12 mil anos: ilustração de homem de túnica marrom e um machado de madeira. Há 7 mil anos: Homem de chapéu cônico, vestindo camiseta laranja e calça azul, levando um rastelo manual de madeira amarrado ao pescoço de um touro. 1830: Homem de lenço na cabeça, vestindo camiseta azul e calça azul. Está levando rastelo com engrenagens e ferro, puxado por dois bois. Nos dias de hoje: Trator puxando com rastelo automático. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3461.png)
- Qual é o melhor título para esse infográfico? Leia as opções a seguir e copie no caderno a que você considera correta.
- Evolução dos meios de transporte.
- Técnicas de preparação de alimentos.
- História da agricultura.
- História dos meios de comunicação.
- A maneira como as pessoas se deslocam e a forma de realizar trocas comerciais passaram por muitas mudanças ao longo do tempo.
![Imagem: Ilustração. Avião branco com faixas finas vermelhas e azuis horizontais sobre a parte lateral, sobrevoando o céu. Ilustração. Caminhão cinza com um container azul, andando na estrada. Ilustração. Navio preto com containers coloridos no interior, navegando sobre o mar. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3470.png)
- Observe as ilustrações acima e explique, no caderno, que tipo de transporte (terrestre, marítimo ou aéreo) está sendo representado em cada uma delas.
- Qual é o tipo de transporte de mercadorias mais comum no local em que você vive? Por que ele é importante?
10
- Leia o texto abaixo.
Lauro José Teixeira nasceu em Livramento, Bahia, em 1925, e chegou a São Paulo em 1958. Passou pela Hospedaria de Imigrantes, sendo encaminhado para trabalhar em uma usina no interior do Estado.
[Sobre sua viagem do estado da Bahia até a cidade de São Paulo, em 1958, Lauro José diz o seguinte:] Eu vim de trem. Saí de Livramento, Bahia, dia 1 de agosto [...].
FONTE: Brasileiros na Hospedaria: Relatos orais. A voz dos que migraram. Disponível em: https://museudaimigracao.org.br/blog/conhecendo-o-acervo/brasileiros-na-hospedaria-relatos-orais-a-voz-dos-que-migraram . Acesso em: 24 abr. 2021.
- Esse é o depoimento de Lauro José, que, como muitas pessoas nas décadas de 1950 e 1960, migrou (ou seja, deslocou-se de um local para outro) e passou a viver em um lugar diferente daquele de onde havia nascido. Responda no caderno:
- Segundo o depoimento, em que ano Lauro José migrou?
- Ele saiu de qual cidade?
- E chegou a qual cidade?
- Você conhece, em seu grupo familiar, alguma pessoa que tenha migrado, ou seja, que tenha se deslocado para passar a viver em outro local? Registre o nome dela no caderno e procure explicar qual foi o caminho da migração dessa pessoa (de onde ela saiu e para onde ela foi).
- Esse é o depoimento de Lauro José, que, como muitas pessoas nas décadas de 1950 e 1960, migrou (ou seja, deslocou-se de um local para outro) e passou a viver em um lugar diferente daquele de onde havia nascido. Responda no caderno:
- Observe a fotografia e leia a sua legenda.
![Imagem: Fotografia. Salão com telas iluminando fotografias diversas sobre a parede, formando uma grande parede de fotografias digitais. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3481.png)
LEGENDA: Visitantes no Museu da Imigração/ Memorial do Imigrante, instalado na antiga Hospedaria de Imigrantes em São Paulo, no estado de São Paulo. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
- Identifique e registre no caderno um aspecto cultural na cidade em que você vive que tenha sido trazido por pessoas que migraram para lá (pode ser um alimento, uma dança, uma música, uma festa etc.).
11
- Observe as ilustrações abaixo e leia as informações que as acompanham. Depois, anote, no caderno, o que se pede:
- Quais são os meios de comunicação mais antigos?
- Quais são os meios de comunicação mais recentes?
![Imagem: Ilustração. 1) Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta branca, sentada em frente a uma mesa com um papel, um fone de ouvido e um telefone antigo. Acima, o balão de fala: “Em 1852 houve grande avanço para as comunicações: as pessoas do Rio de Janeiro, de Petrópolis e de São Paulo começaram a se comunicar por telégrafo (aparelho que utiliza sinais elétricos para transmitir mensagens por meio de pontos e traços)”. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3494.png)
![Imagem: Ilustração. 2) Homem de chapéu preto, cabelo curto e barba preta, vestindo camiseta amarela e calça azul, segurando rédeas de um burro levando malas, enquanto está montado em outro burro. Acima, balão de fala diz “Cartas, notícias e encomendas eram enviadas pelos tropeiros (comerciantes de gado), que andavam a cavalo pelo interior do Brasil no século XVII”. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3501.png)
![Imagem: Ilustração. 3) Menina de cabelo médio cacheado castanho, vestindo vestido rosa, segurando um celular. Acima, o balão de fala: “Quando os telefones celulares começaram a ser usados no Brasil, na década de 1990, dispunham apenas de recursos para falar. Com o tempo, passaram a receber e enviar mensagens, filmar, fotografar, entre várias outras funções”. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3509.png)
![Imagem: Ilustração. 4) Navio de madeira com velas longas ligadas ao barco por cordas e mastros. Acima, o balão de fala: “A comunicação entre Brasil e Portugal no século XVI era feita por meio de cartas, que demoravam quase dois meses para chegar”. Fim da imagem.](../resources/images/image_Image3516.png)