3
O que é a História?
É um mundo de pequenas histórias.
É o que muitos já viveram e vivem.
São as suas experiências.
É como você cresceu.
É saber que tudo mudou.
Ou não mudou tanto assim...
É saber que já havia muita coisa antes de nós.
E que estamos, a cada minuto, construindo o que virá depois.
Lembre-se: quanto mais você vive e aprende, mais rica é a sua história.
Tudo o que você faz vai tornar-se a contribuição da sua
História para o mundo.
4
Conheça seu livro
Seu livro está organizado em 4 unidades.
Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
Capítulo e atividades
Você aprenderá muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades.
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele. Assim, você aprenderá a ler e a escrever melhor.
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e realizar atividades sobre algumas posturas no cotidiano, como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar as diferentes culturas, colaborar para preservar o meio ambiente e cuidar da saúde.
5
Como as pessoas faziam para...
Você vai descobrir alguns aspectos do dia a dia das pessoas no passado e perceber o que mudou e o que permaneceu até os dias atuais.
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
Para terminar
As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
ÍCONES UTILIZADOS
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Atividade para casa
Uso de tecnologias
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
6
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1: Os primeiros grupos humanos, p. 12
Capítulo 1. O estudo da história, p. 14
Para ler e escrever melhor: Preservação de fontes históricas, p. 18
Capítulo 2. O tempo na história, p. 20
O mundo que queremos: Pré-História do Brasil, p. 24
Capítulo 3. A vida na Pré-História, p. 26
Como as pessoas faziam para... Agasalhar-se, p. 32
Capítulo 4. A agricultura e a ocupação do espaço, p. 34
O que você aprendeu, p. 40
UNIDADE 2: O início do comércio, p. 44
Capítulo 1. As primeiras trocas comerciais, p. 46
Para ler e escrever melhor: Por que inventaram o dinheiro?, p. 52
Capítulo 2. Comércio e ocupação do espaço, p. 54
O mundo que queremos: Economia solidária: moeda social e bancos comunitários, p. 58
Capítulo 3. A expansão do comércio e das rotas, p. 60
Como as pessoas faziam para...Sobreviver às longas viagens marítimas, p. 64
Capítulo 4. As Grandes Navegações, p. 66
O que você aprendeu, p. 72
7
UNIDADE 3 A formação do Brasil, p. 76
Capítulo 1. Os povos indígenas, p. 78
Para ler e escrever melhor: A violência contra os indígenas, p. 84
Capítulo 2. A diáspora africana, p. 86
O mundo que queremos: Cotas: por que reagimos?, p. 92
Capítulo 3. Europeus, p. 94
Como as pessoas faziam para...Tomar banho e fazer a higiene pessoal, p. 98
Capítulo 4. A população brasileira, p. 100
O que você aprendeu, p. 106
UNIDADE 4: Migrações no Brasil, p. 110
Capítulo 1. Imigração no Brasil, p. 112
Para ler e escrever melhor: Colônias de imigrantes, p. 118
Capítulo 2. Diversidade de povos e costumes, p. 120
O mundo que queremos: Dignidade para migrantes e refugiados, p. 124
Capítulo 3. Migrações internas no Brasil, p. 126
Como as pessoas faziam para... Migrar dentro do Brasil, p. 130
Capítulo 4. Conhecendo a diversidade cultural do Brasil, p. 132
O que você aprendeu, p. 138
Para terminar, p. 142
Referências bibliográficas, p. 146
8
Para começar
Olá, estudante! Você vai fazer, agora, algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- Copie o parágrafo a seguir no
caderno
e complete as lacunas com as palavras corretas, dispostas nos quadros abaixo.
Palavras do quadro: permaneceram; mudaram; passado; antes
Quando estudamos o _____, conseguimos compreender como viviam as pessoas que existiram _____ de nós. Também podemos compreender que alguns costumes e práticas _____ e outros _____ com o passar do tempo.
- A imagem abaixo mostra algumas gravuras feitas em rocha por povos da Pré-História.
LEGENDA: Gravuras feitas em rocha, produzidas entre 1000 e 1200, encontradas no estado de Utah, nos Estados Unidos. Fotografia de 2004. FIM DA LEGENDA.
- O que as gravuras representam? Leia as opções abaixo e copie no caderno a que você considera correta.
- As gravuras representam tipos de moradia existentes na Pré-História. Elas não se relacionam com as transformações na natureza.
- Podemos dizer que as gravuras representam uma cena de caça. Há diversos animais espalhados pela cena e é possível identificar um ser humano portando uma espécie de arma, possivelmente usada para a caça.
- A cena não representa seres humanos. Há somente construções e objetos produzidos por populações pré-históricas.
9
Avaliação diagnóstica
3. Observe o infográfico abaixo.
- Qual é o melhor título para esse infográfico? Leia as opções a seguir e copie no caderno a que você considera correta.
- Evolução dos meios de transporte.
- Técnicas de preparação de alimentos.
- História da agricultura.
- História dos meios de comunicação.
- A maneira como as pessoas se deslocam e a forma de realizar trocas comerciais passaram por muitas mudanças ao longo do tempo.
- Observe as ilustrações acima e explique, no caderno, que tipo de transporte (terrestre, marítimo ou aéreo) está sendo representado em cada uma delas.
- Qual é o tipo de transporte de mercadorias mais comum no local em que você vive? Por que ele é importante?
10
- Leia o texto abaixo.
Lauro José Teixeira nasceu em Livramento, Bahia, em 1925, e chegou a São Paulo em 1958. Passou pela Hospedaria de Imigrantes, sendo encaminhado para trabalhar em uma usina no interior do Estado.
[Sobre sua viagem do estado da Bahia até a cidade de São Paulo, em 1958, Lauro José diz o seguinte:] Eu vim de trem. Saí de Livramento, Bahia, dia 1 de agosto [...].
FONTE: Brasileiros na Hospedaria: Relatos orais. A voz dos que migraram. Disponível em: https://museudaimigracao.org.br/blog/conhecendo-o-acervo/brasileiros-na-hospedaria-relatos-orais-a-voz-dos-que-migraram . Acesso em: 24 abr. 2021.
- Esse é o depoimento de Lauro José, que, como muitas pessoas nas décadas de 1950 e 1960, migrou (ou seja, deslocou-se de um local para outro) e passou a viver em um lugar diferente daquele de onde havia nascido. Responda no caderno:
- Segundo o depoimento, em que ano Lauro José migrou?
- Ele saiu de qual cidade?
- E chegou a qual cidade?
- Você conhece, em seu grupo familiar, alguma pessoa que tenha migrado, ou seja, que tenha se deslocado para passar a viver em outro local? Registre o nome dela no caderno e procure explicar qual foi o caminho da migração dessa pessoa (de onde ela saiu e para onde ela foi).
- Esse é o depoimento de Lauro José, que, como muitas pessoas nas décadas de 1950 e 1960, migrou (ou seja, deslocou-se de um local para outro) e passou a viver em um lugar diferente daquele de onde havia nascido. Responda no caderno:
- Observe a fotografia e leia a sua legenda.
LEGENDA: Visitantes no Museu da Imigração/ Memorial do Imigrante, instalado na antiga Hospedaria de Imigrantes em São Paulo, no estado de São Paulo. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
- Identifique e registre no caderno um aspecto cultural na cidade em que você vive que tenha sido trazido por pessoas que migraram para lá (pode ser um alimento, uma dança, uma música, uma festa etc.).
11
- Observe as ilustrações abaixo e leia as informações que as acompanham. Depois, anote, no caderno, o que se pede:
- Quais são os meios de comunicação mais antigos?
- Quais são os meios de comunicação mais recentes?