MP023

O que é a História?

É um mundo de pequenas histórias.

É o que muitos já viveram e vivem.

São as suas experiências.

É como você cresceu.

É saber que tudo mudou.

Ou não mudou tanto assim...

É saber que já havia muita coisa antes de nós.

E que estamos, a cada minuto, construindo o que virá depois.

Lembre-se: quanto mais você vive e aprende, mais rica é a sua história.

Tudo o que você faz vai tornar-se a contribuição da sua

História para o mundo.

Imagem: Ilustração. Dois meninos e duas meninas entre livros grandes maiores que as crianças. Fim da imagem.

MP024

Conheça seu livro

Seu livro está organizado em 4 unidades.

Veja o que você vai encontrar nele.

Para começar

Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura da unidade

Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura da unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Capítulo e atividades

Você aprenderá muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como serão os capítulos e atividades. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para ler e escrever melhor

Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele. Assim, você aprenderá a ler e a escrever melhor.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para ler e escrever melhor. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Você vai ler, refletir e realizar atividades sobre algumas posturas no cotidiano, como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar as diferentes culturas, colaborar para preservar o meio ambiente e cuidar da saúde.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O mundo que queremos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP025

Como as pessoas faziam para...

Você vai descobrir alguns aspectos do dia a dia das pessoas no passado e perceber o que mudou e o que permaneceu até os dias atuais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Como as pessoas faziam para. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Para terminar

As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ÍCONES UTILIZADOS

Ícones que indicam como realizar algumas atividades:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Atividade para casa, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa e uma casa dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade para casa

Imagem: Ícone: Uso de tecnologias, composto pela ilustração de um tablet dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Uso de tecnologias

Ícones que indicam trabalho com temas transversais:

Imagem: Ícone: Formação cidadã, composto pela ilustração da bandeira do Brasil. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Meio ambiente, composto pela ilustração de uma flor de pétalas amarelas e rosas. À direita, um arco verde. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Pluralidade cultural, composto pela ilustração de três rostos sorridentes e coloridos. À direita, um arco azul. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Educação Financeira, composto pela ilustração de um cofre em formato de porco com uma moeda em cima. À direita, um arco vermelho. Fim da imagem.

MP026

Sumário

Para começar, p. 8

UNIDADE 1: Os primeiros grupos humanos, p. 12

Capítulo 1. O estudo da história, p. 14

Para ler e escrever melhor: Preservação de fontes históricas, p. 18

Capítulo 2. O tempo na história, p. 20

O mundo que queremos: Pré-História do Brasil, p. 24

Capítulo 3. A vida na Pré-História, p. 26

Como as pessoas faziam para... Agasalhar-se, p. 32

Capítulo 4. A agricultura e a ocupação do espaço, p. 34

O que você aprendeu, p. 40

Imagem: Ilustração. Homem pré-histórico de cabelo longo e barba longa preta e pelos sobre o peito, veste tanga marrom e segura uma lança de madeira com pedra pontiaguda. Fim da imagem.

UNIDADE 2: O início do comércio, p. 44

Capítulo 1. As primeiras trocas comerciais, p. 46

Para ler e escrever melhor: Por que inventaram o dinheiro?, p. 52

Capítulo 2. Comércio e ocupação do espaço, p. 54

O mundo que queremos: Economia solidária: moeda social e bancos comunitários, p. 58

Capítulo 3. A expansão do comércio e das rotas, p. 60

Como as pessoas faziam para...Sobreviver às longas viagens marítimas, p. 64

Capítulo 4. As Grandes Navegações, p. 66

O que você aprendeu, p. 72

Imagem: Ilustração. Cesto longo e estreito com tecido trançado marrom. Fim da imagem.

MP027

Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto castanho, vestindo camiseta verde e calça marrom. Fim da imagem.

UNIDADE 3 A formação do Brasil, p. 76

Capítulo 1. Os povos indígenas, p. 78

Para ler e escrever melhor: A violência contra os indígenas, p. 84

Capítulo 2. A diáspora africana, p. 86

O mundo que queremos: Cotas: por que reagimos?, p. 92

Capítulo 3. Europeus, p. 94

Como as pessoas faziam para...Tomar banho e fazer a higiene pessoal, p. 98

Capítulo 4. A população brasileira, p. 100

O que você aprendeu, p. 106

Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto loiro, vestindo camiseta vermelha e calça azul.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo preto, vestindo camiseta rosa e bermuda roxa. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Grupo de duas mulheres e um homem jovem juntos. Mulher de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta azul e calça preta. Homem de cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca, casaco verde e calça preta. Mulher de cabelo curto preto, vestindo camiseta amarela e bermuda roxa, sentada em uma cadeira de rodas. Fim da imagem.

UNIDADE 4: Migrações no Brasil, p. 110

Capítulo 1. Imigração no Brasil, p. 112

Para ler e escrever melhor: Colônias de imigrantes, p. 118

Capítulo 2. Diversidade de povos e costumes, p. 120

O mundo que queremos: Dignidade para migrantes e refugiados, p. 124

Capítulo 3. Migrações internas no Brasil, p. 126

Como as pessoas faziam para... Migrar dentro do Brasil, p. 130

Capítulo 4. Conhecendo a diversidade cultural do Brasil, p. 132

O que você aprendeu, p. 138

Para terminar, p. 142

Referências bibliográficas, p. 146

MP028

Para começar

Olá, estudante! Você vai fazer, agora, algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?

  1. Copie o parágrafo a seguir no caderno e complete as lacunas com as palavras corretas, dispostas nos quadros abaixo.

    Palavras do quadro: permaneceram; mudaram; passado; antes

Quando estudamos o _____, conseguimos compreender como viviam as pessoas que existiram _____ de nós. Também podemos compreender que alguns costumes e práticas _____ e outros _____ com o passar do tempo.

PROFESSOR Resposta correta: passado; antes; permanecem; mudaram.
  1. A imagem abaixo mostra algumas gravuras feitas em rocha por povos da Pré-História.
Imagem: Ilustração. Parede com pinturas rupestres em rocha azul com desenhos brancos. Fim da imagem.

LEGENDA: Gravuras feitas em rocha, produzidas entre 1000 e 1200, encontradas no estado de Utah, nos Estados Unidos. Fotografia de 2004. FIM DA LEGENDA.

  1. As gravuras representam tipos de moradia existentes na Pré-História. Elas não se relacionam com as transformações na natureza.
  1. Podemos dizer que as gravuras representam uma cena de caça. Há diversos animais espalhados pela cena e é possível identificar um ser humano portando uma espécie de arma, possivelmente usada para a caça.
  1. A cena não representa seres humanos. Há somente construções e objetos produzidos por populações pré-históricas.
    PROFESSOR Resposta correta: b) Podemos dizer que as gravuras representam uma cena de caça. Há diversos animais espalhados pela cena e é possível identificar um ser humano portando uma espécie de arma, possivelmente usada para a caça.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para os conteúdos da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.

Orientações

Professor: nesta seção encontra-se a avaliação diagnóstica. Ela pode ser aplicada no início do ano letivo, antes de introduzir os estudos da unidade 1. Entre os principais objetivos da avaliação diagnóstica nesta coleção estão a identificação de conhecimentos prévios dos estudantes, bem como de pré-requisitos para conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano, e a possibilidade do desenvolvimento de alguns parâmetros iniciais para o acompanhamento continuado de sua turma.

Atividade 1. Caso alguns estudantes não consigam completar o parágrafo com os termos adequados, releia o texto com eles, garantindo que não haja problemas de interpretação. Retome alguns conceitos com eles, especialmente aqueles relacionados com a produção do conhecimento histórico. Esta atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades EF04HI01: Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo e EF04HI02: Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

Atividade 2. Resposta correta: alternativa b. É esperado que o estudante realize uma leitura da imagem, mobilizando alguns conhecimentos já adquiridos em anos anteriores, e perceba que as gravuras representam uma cena de caça.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF04HI01: Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo e EF04HI02: Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

MP029

Avaliação diagnóstica

3. Observe o infográfico abaixo.

Imagem: Esquema. Seta em curva indica passagem de tempo. Há 12 mil anos: ilustração de homem de túnica marrom e um machado de madeira. Há 7 mil anos: Homem de chapéu cônico, vestindo camiseta laranja e calça azul, levando um rastelo manual de madeira amarrado ao pescoço de um touro. 1830: Homem de lenço na cabeça, vestindo camiseta azul e calça azul. Está levando rastelo com engrenagens e ferro, puxado por dois bois. Nos dias de hoje: Trator puxando com rastelo automático. Fim da imagem.
  1. Evolução dos meios de transporte.
  1. Técnicas de preparação de alimentos.
  1. História da agricultura.
  1. História dos meios de comunicação.
    PROFESSOR Resposta correta: c) História da agricultura.
  1. A maneira como as pessoas se deslocam e a forma de realizar trocas comerciais passaram por muitas mudanças ao longo do tempo.
    PROFESSOR Atenção professor: Ver orient ações específicas deste volume. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Avião branco com faixas finas vermelhas e azuis horizontais sobre a parte lateral, sobrevoando o céu. Ilustração. Caminhão cinza com um container azul, andando na estrada. Ilustração. Navio preto com containers coloridos no interior, navegando sobre o mar.  Fim da imagem.
  1. Observe as ilustrações acima e explique, no caderno, que tipo de transporte (terrestre, marítimo ou aéreo) está sendo representado em cada uma delas.
  1. Qual é o tipo de transporte de mercadorias mais comum no local em que você vive? Por que ele é importante?
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. É esperado que o estudante compreenda, ao observar e analisar o infográfico apresentado, que o título mais adequado para ele é “História da agricultura” (alternativa c). Esta atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades EF04HI04: Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humana s e EF04HI05: Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

Atividade 4. a) É esperado que o estudante responda que o tipo de transporte representado na primeira ilustração é o transporte aéreo. Já na segunda ilustração, temos o transporte terrestre, e, na terceira ilustração, o transporte marítimo. b) É esperado que o estudante consiga identificar alguns aspectos dos tipos de transporte de mercadorias mais comuns no município, no estado ou na região em que ele vive. Possivelmente, muitas crianças se lembrarão do transporte terrestre, especialmente em razão do grande fluxo de caminhões pela maior parte das estradas do Brasil. Caso algum estudante não consiga se lembrar de meios de transporte de mercadorias, converse com ele a respeito do tema, procurando aspectos do cotidiano que possam representar um tipo de transporte significativo em seu local de vivência. Esta atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades EF04HI06: Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização e EF04HI07: Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.

MP030

  1. Leia o texto abaixo.

    Lauro José Teixeira nasceu em Livramento, Bahia, em 1925, e chegou a São Paulo em 1958. Passou pela Hospedaria de Imigrantes, sendo encaminhado para trabalhar em uma usina no interior do Estado.

    [Sobre sua viagem do estado da Bahia até a cidade de São Paulo, em 1958, Lauro José diz o seguinte:] Eu vim de trem. Saí de Livramento, Bahia, dia 1 de agosto [...].

    FONTE: Brasileiros na Hospedaria: Relatos orais. A voz dos que migraram. Disponível em: https://museudaimigracao.org.br/blog/conhecendo-o-acervo/brasileiros-na-hospedaria-relatos-orais-a-voz-dos-que-migraram . Acesso em: 24 abr. 2021.

    1. Esse é o depoimento de Lauro José, que, como muitas pessoas nas décadas de 1950 e 1960, migrou (ou seja, deslocou-se de um local para outro) e passou a viver em um lugar diferente daquele de onde havia nascido. Responda no caderno:
      • Segundo o depoimento, em que ano Lauro José migrou?
      • Ele saiu de qual cidade?
      • E chegou a qual cidade?
        PROFESSOR Resposta: Lauro José migrou em 1958. Saiu de Livramento, no estado da Bahia, e dirigiu-se para São Paulo, no estado de São Paulo.
      1. Você conhece, em seu grupo familiar, alguma pessoa que tenha migrado, ou seja, que tenha se deslocado para passar a viver em outro local? Registre o nome dela no caderno e procure explicar qual foi o caminho da migração dessa pessoa (de onde ela saiu e para onde ela foi).
        PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Observe a fotografia e leia a sua legenda.
Imagem: Fotografia. Salão com telas iluminando fotografias diversas sobre a parede, formando uma grande parede de fotografias digitais. Fim da imagem.

LEGENDA: Visitantes no Museu da Imigração/ Memorial do Imigrante, instalado na antiga Hospedaria de Imigrantes em São Paulo, no estado de São Paulo. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5. a) José migrou em 1958. Ele saiu do município de Livramento, no estado da Bahia, e migrou para o município de São Paulo, no estado de São Paulo. b) É esperado que os estudantes que tenham familiares que migraram consigam se recordar do local de origem dessas pessoas. É bastante provável que os estudantes que conseguirem identificar o nome do familiar que migrou consigam, também, identificar seu local de origem e de destino. Essas constituem atividades bastante simples e objetivas, capazes de apresentar de maneira adequada à faixa etária a temática das migrações, presente ao longo deste volume. Esta atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades EF04HI09: Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino e EF04HI10: Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

Atividade 6. É esperado que o estudante se recorde de aspectos culturais presentes na cidade em que ele vive e que tenham sido trazidos por migrantes ou imigrantes. Nesse momento, não é necessário que o estudante saiba a diferença entre os termos “migrar”, “emigrar” e “imigrar” (eles serão estudados ao longo do ano escolar); é necessário, somente, que ele identifique uma festividade, uma música ou um alimento presente em seu cotidiano que tenha sido trazido por pessoas que migraram para a cidade em que ele vive. Possivelmente festividades (como “Festa das Nações”, festas da cultura italiana ou festividades da cultura oriental) constituem aspectos possíveis de serem citados pelos estudantes.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF04HI03: Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente e EF04HI11: Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

MP031

  1. Observe as ilustrações abaixo e leia as informações que as acompanham. Depois, anote, no caderno, o que se pede:
    1. Quais são os meios de comunicação mais antigos?
      PROFESSOR Resposta: Os meios de comunicação mais antigos são os seguintes: 1, 2 e 4.
    1. Quais são os meios de comunicação mais recentes?
      PROFESSOR Resposta: O meio de comunicação mais recente é o seguinte: 3.
Imagem: Ilustração. 1) Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta branca, sentada em frente a uma mesa com um papel, um fone de ouvido e um telefone antigo. Acima, o balão de fala: “Em 1852 houve grande avanço para as comunicações: as pessoas do Rio de Janeiro, de Petrópolis e de São Paulo começaram a se comunicar por telégrafo (aparelho que utiliza sinais elétricos para transmitir mensagens por meio de pontos e traços)”. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. 2) Homem de chapéu preto, cabelo curto e barba preta, vestindo camiseta amarela e calça azul, segurando rédeas de um burro levando malas, enquanto está montado em outro burro. Acima, balão de fala diz “Cartas, notícias e encomendas eram enviadas pelos tropeiros (comerciantes de gado), que andavam a cavalo pelo interior do Brasil no século XVII”. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. 3) Menina de cabelo médio cacheado castanho, vestindo vestido rosa, segurando um celular. Acima, o balão de fala: “Quando os telefones celulares começaram a ser usados no Brasil, na década de 1990, dispunham apenas de recursos para falar. Com o tempo, passaram a receber e enviar mensagens, filmar, fotografar, entre várias outras funções”. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. 4) Navio de madeira com velas longas ligadas ao barco por cordas e mastros. Acima, o balão de fala: “A comunicação entre Brasil e Portugal no século XVI era feita por meio de cartas, que demoravam quase dois meses para chegar”. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 7. Caso alguns estudantes apresentem dificuldades para identificar os meios de comunicação apresentados, converse com eles sobre quais meios podem ser usados para se comunicar com pessoas que estão longe. Em seguida, pergunte se, na opinião deles, sempre foi assim. Explique também que muitos aparelhos eletrônicos utilizados atualmente são invenções recentes e que, no passado, uma mensagem poderia levar muito tempo para chegar ao destinatário porque a comunicação era feita por cartas, que percorriam um longo caminho até chegar ao destino. Esta atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades EF04HI03: Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente e EF04HI08: Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

Habilidades da BNCC em foco nesta seção

EF04HI01, EF04HI02, EF04HI03, EF04HI04, EF04HI05, EF04HI06, EF04HI07, EF04HI08, EF04HI09, EF04HI10 e EF04HI11.