MP172
Para terminar
- Copie no
caderno
a alternativa que corresponde a uma mudança de longa duração.
- Crescimento de um pé de feijão.
- Eleição de um prefeito.
- Evolução da agricultura.
- Construção de um aeroporto.
PROFESSOR
Resposta correta: c) Evolução da agricultura.
- Sobre o desenvolvimento da agricultura, responda no caderno.
- Explique a principal diferença entre o modo de vida nômade e o sedentário.
- Por que a agricultura contribuiu para a sedentarização dos grupos humanos no período Paleolítico?
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
- Observe as obras de arte a seguir e leia a legenda da imagem.
LEGENDA: Exposição do artista Frans Krajcberg em Curitiba, no estado do Paraná, em 2010. O artista usa elementos da natureza em suas obras, como essas, feitas com troncos calcinados (queimados) trazidos de desmatamentos e queimadas nos estados da Amazônia e de Mato Grosso. FIM DA LEGENDA.
- O artista Frans Krajcberg aborda qual problema ambiental em suas obras? Ao responder, procure explicar de que forma essas obras de arte conseguem impactar as pessoas que as observam.
PROFESSOR
Resposta: É esperado que o estudante perceba que o artista Frans Krajcberg aborda, em suas obras, questões relativas ao desmatamento, à destruição de florestas e à necessidade de preservação ambiental. Isso pode ser visto tanto na imagem como na leitura de sua legenda.
MANUAL DO PROFESSOR
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação da seção Para terminar podem ser trabalhadas na semana 39.
Orientações
Atividade 1. É esperado que o estudante perceba que a evolução da agricultura se processou ao longo de milhares de anos, e é, portanto, uma mudança de longa duração. Já o crescimento de um pé de feijão, a eleição de um prefeito e a construção de um aeroporto são mudanças que podem ocorrer em dias ou meses, e são, por isso, de curta duração. Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF04HI01: Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
Atividade 2. a) É esperado que o estudante indique no modo de vida nômade que os grupos humanos não se fixavam em um mesmo local e exerciam majoritariamente as atividades de coleta e caça. Já o modo de vida sedentário se caracteriza especialmente pela fixação de grupos humanos em um mesmo local; o estudante deve ser capaz de associar fenômenos correlatos relativos ao sedentarismo: desenvolvimento da agricultura, sedentarização, domesticação de animais, aumento da população e formação das primeiras vilas e cidades.
b) Porque o cultivo de alimentos exigia que os grupos humanos permanecessem durante muito tempo no mesmo local, esperando as plantas crescerem e ficarem prontas para o consumo.
A atividade 2 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF04HI02: Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.) e EF04HI04: Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
Atividade 3. Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF04HI05: Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
MP173
Avaliação de resultado
- Observe as fotografias 1, 2, 3 e 4 a seguir. Depois, responda no caderno.
- Qual fotografia mostra o uso de tecnologia na agricultura?
PROFESSOR
Resposta: Fotografias 1 e 2.
- Qual fotografia mostra colheita manual no trabalho agrícola?
PROFESSOR
Resposta: Fotografia 1.
- Quais fotografias mostram atividades que causam grande intervenção e impacto na natureza?
PROFESSOR
Resposta: Fotografias 1 e 2.
- Quais fotografias se relacionam com as obras de arte analisadas por você na atividade 3 da página anterior? Justifique sua resposta.
PROFESSOR
Resposta: Fotografias 3 e 4.PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
- Qual fotografia mostra o uso de tecnologia na agricultura?
LEGENDA: Plantação de crisântemos em estufa. Apucarana, estado do Paraná, em 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Colheita mecanizada de arroz e silos (locais de depósito) para secagem e armazenamento dos grãos. Restinga Seca, estado do Rio Grande do Sul, em 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Desmatamento ilegal na Floresta Amazônica. Maués, estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Queimada em área da Floresta Amazônica para abertura de pastagem ou plantação de grãos. Porto Velho, estado de Rondônia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4. É esperado que o estudante associe as imagens que mostram atividades de desmatamento e queimada às obras do artista Frans Krajcberg, abordadas na atividade anterior.
Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF04HI05: Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
Habilidades da BNCC em foco nesta seção:
EF04HI01, EF04HI02, EF04HI03, EF04HI04, EF04HI05, EF04HI06, EF04HI07, EF04HI08, EF04HI09, EF04HI10 e EF04HI11.
MP174
- Leia as alternativas a seguir. Copie a alternativa correta no caderno.
- O comércio marítimo ao longo do mar Mediterrâneo, comum na Antiguidade e na Idade Média, desapareceu tempos depois, na Idade Moderna.
- Os fenícios, além de se destacarem pela atividade comercial, também foram importantes por terem desenvolvido um sistema de escrita.
- A invenção do sistema de trocas diretas tornou desnecessário o uso do dinheiro nas atividades comerciais.
- Os colonizadores
europeus
criaram as primeiras
rotas
comerciais, pois nenhum povo indígena da América praticava a atividade comercial.
PROFESSOR
Resposta correta: b) Os fenícios, além de se destacarem pela atividade comercial, também foram importantes por terem desenvolvido um sistema de escrita.
- Relacione os conceitos (1, 2 e 3) com as alternativas corretas. Depois, registre suas respostas no caderno.
1. Imigração
2. Emigração
3. Migração
- O movimento populacional que entra em um país.
- O movimento populacional que muda de uma região para outra dentro do mesmo país.
- O movimento populacional que sai de um país.
PROFESSOR
Resposta: É esperado que o estudante relacione os conceitos com as alternativas corretas, deste modo: 1-a; 2-c; 3-b.
- Leia o trecho de reportagem abaixo e depois responda ao que se pede.
Em 2004, Danielle Gadelha Baima do Lago, arrumou as malas para deixar o Ceará, quando tinha 24 anos, para encontrar o atual marido, que cursava a faculdade de direito em São Paulo. Ela conta que, antes da viagem para o sudeste, morou no Maranhão por alguns anos com a mãe. Já na capital paulista, de início, residiu na casa dos sogros e, hoje, possui um apartamento [...]. As migrações internas sempre estiveram na pauta do crescimento populacional das cidades brasileiras.
FONTE: Amanda Louise. Migrantes nordestinos continuam a transformar cidades e a protagonizar sonhos e desilusões. Migra Mundo , 25 mar. 2019. Disponível em: https://migramundo.com/migrantes-nordestinos-continuam-a-transformar-cidades-e-a-protagonizar-sonhos-e-desilusoes/ . Acesso em: 25 abr. 2021.
- Segundo o trecho lido, muitas pessoas ainda migram de uma região para outra no Brasil? Reflita sobre isso e copie no caderno a alternativa correta.
- Sim, isso ainda acontece. As pessoas procuram novas oportunidades de vida e contribuem para tornar o país um lugar mais plural.
- Não, isso só aconteceu no passado.
PROFESSOR
Resposta correta: a) Sim, isso ainda acontece. As pessoas procuram novas oportunidades de vida e contribuem para tornar o país um lugar mais plural.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5. Alternativa correta:
b) Os fenícios, além de se destacarem pela atividade comercial, também foram importantes por terem desenvolvido um sistema de escrita. É esperado que o estudante compreenda que os fenícios eram comerciantes e, de fato, tinham uma escrita, cujo alfabeto foi mais tarde modificado e utilizado pelos gregos. As demais alternativas estão incorretas: o comércio marítimo não desapareceu, mas se fortaleceu na Idade Moderna; a invenção do dinheiro é posterior ao sistema de trocas diretas; e, embora muitos povos indígenas não praticassem o comércio, havia outros que o praticavam, como os maias. Esta atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades EF04HI06: Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização e EF04HI07: Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.
Atividade 6. Verifique se a turma compreende o significado dos diferentes movimentos populacionais: a imigração como a entrada de pessoas em um país/ região; a emigração como a saída de pessoas de um país/região; a migração como o deslocamento interno dentro de um país/ região. Esta atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades EF04HI09: Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino e EF04HI10: Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Atividade 7. Alternativa correta: a) Sim, isso ainda acontece. As pessoas procuram novas oportunidades de vida e contribuem para tornar o país um lugar mais plural. Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF04HI03: Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
MP175
- Observe a fotografia a seguir e responda ao que se pede.
LEGENDA: Kasato Maru, navio que trouxe os primeiros imigrantes do Japão ao Brasil. Porto de Santos, 1908. FIM DA LEGENDA.
- Em que ano foi produzida a fotografia? Explique o contexto em que ela foi tirada, relacionando a com o fenômeno que ela representa.
- O Brasil recebeu a influência de diversas culturas, especialmente em razão da imigração. Cite pelo menos duas contribuições culturais de imigrantes no Brasil, dando exemplos.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
- Copie o parágrafo a seguir no
caderno
e complete as lacunas com as palavras corretas, dispostas nos quadros abaixo.
Os _____ são importantes para a integração meios de comunicação cultural. Eles constituem ferramentas de transmissão de costumes, hábitos e tradições. Hoje, o _____, os jornais impressos rádio e digitais, os programas de televisão e a internet permitem acessar e conhecer melhor a diversidade cultural _____ e de outros países. Contudo, algumas formas de circulação de informação podem gerar processos de exclusão de alguns grupos sociais. Hoje, por exemplo, o acesso à _____ não é igual para todos. A exclusão _____ gera desigualdade social, econômica e cultural.
brasileira
internet
rádio
meios de comunicação
digital
PROFESSOR
Resposta: meios de comunicação; rádio; brasileira; internet; digital.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 8. a) A fotografia foi tirada em 1908. Ela mostra o navio que trouxe, naquele ano, os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil e está relacionada com o contexto de imigração no país em que vivemos entre o final do século XIX e o começo do século XX. b) É esperado que os estudantes consigam identificar influências culturais no Brasil originadas de imigrantes, como alimentos, festividades e música. Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF04HI11: Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
Atividade 9. É esperado que o estudante complete as lacunas do parágrafo para que o texto fique deste modo: Os meios de comunicação são importantes para a integração cultural. Eles constituem ferramentas de transmissão de costumes, hábitos e tradições. Hoje, o rádio, os jornais impressos e digitais, os programas de televisão e a internet permitem acessar e conhecer melhor a diversidade cultural brasileira e de outros países. Contudo, algumas formas de circulação de informação podem gerar processos de exclusão de alguns grupos sociais. Hoje, por exemplo, o acesso à internet não é igual para todos. A exclusão digital gera desigualdade social, econômica e cultural. Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF04HI08: Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
MP176
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Tabela: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
1 |
EF04HI01: Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. |
|
2 |
EF04HI02: Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.). EF04HI04: Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas. |
|
3 |
EF04HI05: Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções. |
|
4 |
EF04HI05: Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções. |
|
5 |
EF04HI06: Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. EF04HI07: Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial. |
|
6 |
EF04HI09: Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino. EF04HI10: Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. |
|
7 |
EF04HI03: Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente. |
|
8 |
EF04HI11: Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional). |
|
9 |
EF04HI08: Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais. |
MP177
Sugestão de questões de autoavaliação
As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes ao final do ano letivo para que eles reflitam sobre seus avanços e dificuldades ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a realização de uma autoavaliação nesse momento permite que os estudantes reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem para o ano seguinte. As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa. O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.
- O que preciso melhorar para que continue aprendendo e me desenvolvendo?
- Quais foram minhas principais facilidades ao longo desse ano letivo?
- Quais foram minhas principais dificuldades ao longo desse ano letivo?
- Participei de todas as atividades e propostas pedagógicas?
- Pedi auxílio ao professor quando tive dúvidas e dificuldades?
- Cooperei com os colegas durante as atividades em grupo?
- Cooperei com os colegas no cotidiano em sala de aula?
- Colaborei para que a escola seja um ambiente de convivência melhor para todos?
- Estive envolvido com o estudo de todos os temas ao longo do ano?
- Quais foram os temas de que mais gostei de estudar?
- Quais foram as atividades de que mais gostei de realizar?
- Quais são as minhas principais expectativas para o próximo ano?
13. Que postura de estudante desejo ter no 5 º ano do Ensino Fundamental?
14. Quais temas gostaria de estudar no próximo ano?