MP172

Para terminar

  1. Copie no caderno a alternativa que corresponde a uma mudança de longa duração.
    1. Crescimento de um pé de feijão.
    1. Eleição de um prefeito.
    1. Evolução da agricultura.
    1. Construção de um aeroporto.
      PROFESSOR Resposta correta: c) Evolução da agricultura.
  1. Sobre o desenvolvimento da agricultura, responda no caderno.
    1. Explique a principal diferença entre o modo de vida nômade e o sedentário.
    1. Por que a agricultura contribuiu para a sedentarização dos grupos humanos no período Paleolítico?
      PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
  1. Observe as obras de arte a seguir e leia a legenda da imagem.
Imagem: Fotografia. Esculturas abstratas em madeira sobre tala com telhado de vidro arredondado. Fim da imagem.

LEGENDA: Exposição do artista Frans Krajcberg em Curitiba, no estado do Paraná, em 2010. O artista usa elementos da natureza em suas obras, como essas, feitas com troncos calcinados (queimados) trazidos de desmatamentos e queimadas nos estados da Amazônia e de Mato Grosso. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação da seção Para terminar podem ser trabalhadas na semana 39.

Orientações

Atividade 1. É esperado que o estudante perceba que a evolução da agricultura se processou ao longo de milhares de anos, e é, portanto, uma mudança de longa duração. Já o crescimento de um pé de feijão, a eleição de um prefeito e a construção de um aeroporto são mudanças que podem ocorrer em dias ou meses, e são, por isso, de curta duração. Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF04HI01: Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

Atividade 2. a) É esperado que o estudante indique no modo de vida nômade que os grupos humanos não se fixavam em um mesmo local e exerciam majoritariamente as atividades de coleta e caça. Já o modo de vida sedentário se caracteriza especialmente pela fixação de grupos humanos em um mesmo local; o estudante deve ser capaz de associar fenômenos correlatos relativos ao sedentarismo: desenvolvimento da agricultura, sedentarização, domesticação de animais, aumento da população e formação das primeiras vilas e cidades.

b) Porque o cultivo de alimentos exigia que os grupos humanos permanecessem durante muito tempo no mesmo local, esperando as plantas crescerem e ficarem prontas para o consumo.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF04HI02: Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.) e EF04HI04: Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.

Atividade 3. Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF04HI05: Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

MP173

Avaliação de resultado

  1. Observe as fotografias 1, 2, 3 e 4 a seguir. Depois, responda no caderno.
    1. Qual fotografia mostra o uso de tecnologia na agricultura?
      PROFESSOR Resposta: Fotografias 1 e 2.
    1. Qual fotografia mostra colheita manual no trabalho agrícola?
      PROFESSOR Resposta: Fotografia 1.
    1. Quais fotografias mostram atividades que causam grande intervenção e impacto na natureza?
      PROFESSOR Resposta: Fotografias 1 e 2.
    1. Quais fotografias se relacionam com as obras de arte analisadas por você na atividade 3 da página anterior? Justifique sua resposta.
      PROFESSOR Resposta: Fotografias 3 e 4.
      PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
Imagem: Fotografia. 1: Plantação de horta em estufa grande com homem no interior trabalhando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de crisântemos em estufa. Apucarana, estado do Paraná, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. 2: Campo aberto com um trator passando pela plantação. Ao fundo, há tanques grandes cinzas ligados a usina.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita mecanizada de arroz e silos (locais de depósito) para secagem e armazenamento dos grãos. Restinga Seca, estado do Rio Grande do Sul, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. 3: Destaque de toras de madeira cortadas sobre gramado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desmatamento ilegal na Floresta Amazônica. Maués, estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. 4: Vista aérea de floresta em queimada com árvores carbonizadas e fumaça. Fim da imagem.

LEGENDA: Queimada em área da Floresta Amazônica para abertura de pastagem ou plantação de grãos. Porto Velho, estado de Rondônia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4. É esperado que o estudante associe as imagens que mostram atividades de desmatamento e queimada às obras do artista Frans Krajcberg, abordadas na atividade anterior.

Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF04HI05: Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

Habilidades da BNCC em foco nesta seção:

EF04HI01, EF04HI02, EF04HI03, EF04HI04, EF04HI05, EF04HI06, EF04HI07, EF04HI08, EF04HI09, EF04HI10 e EF04HI11.

MP174

  1. Leia as alternativas a seguir. Copie a alternativa correta no caderno.
    1. O comércio marítimo ao longo do mar Mediterrâneo, comum na Antiguidade e na Idade Média, desapareceu tempos depois, na Idade Moderna.
    1. Os fenícios, além de se destacarem pela atividade comercial, também foram importantes por terem desenvolvido um sistema de escrita.
    1. A invenção do sistema de trocas diretas tornou desnecessário o uso do dinheiro nas atividades comerciais.
    1. Os colonizadores europeus criaram as primeiras rotas comerciais, pois nenhum povo indígena da América praticava a atividade comercial.
      PROFESSOR Resposta correta: b) Os fenícios, além de se destacarem pela atividade comercial, também foram importantes por terem desenvolvido um sistema de escrita.
  1. Relacione os conceitos (1, 2 e 3) com as alternativas corretas. Depois, registre suas respostas no caderno.

    1. Imigração

    2. Emigração

    3. Migração

    1. O movimento populacional que entra em um país.
    1. O movimento populacional que muda de uma região para outra dentro do mesmo país.
    1. O movimento populacional que sai de um país.
      PROFESSOR Resposta: É esperado que o estudante relacione os conceitos com as alternativas corretas, deste modo: 1-a; 2-c; 3-b.
  1. Leia o trecho de reportagem abaixo e depois responda ao que se pede.

    Em 2004, Danielle Gadelha Baima do Lago, arrumou as malas para deixar o Ceará, quando tinha 24 anos, para encontrar o atual marido, que cursava a faculdade de direito em São Paulo. Ela conta que, antes da viagem para o sudeste, morou no Maranhão por alguns anos com a mãe. Já na capital paulista, de início, residiu na casa dos sogros e, hoje, possui um apartamento [...]. As migrações internas sempre estiveram na pauta do crescimento populacional das cidades brasileiras.

    FONTE: Amanda Louise. Migrantes nordestinos continuam a transformar cidades e a protagonizar sonhos e desilusões. Migra Mundo , 25 mar. 2019. Disponível em: https://migramundo.com/migrantes-nordestinos-continuam-a-transformar-cidades-e-a-protagonizar-sonhos-e-desilusoes/ . Acesso em: 25 abr. 2021.

    • Segundo o trecho lido, muitas pessoas ainda migram de uma região para outra no Brasil? Reflita sobre isso e copie no caderno a alternativa correta.
    1. Sim, isso ainda acontece. As pessoas procuram novas oportunidades de vida e contribuem para tornar o país um lugar mais plural.
    1. Não, isso só aconteceu no passado.
      PROFESSOR Resposta correta: a) Sim, isso ainda acontece. As pessoas procuram novas oportunidades de vida e contribuem para tornar o país um lugar mais plural.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5. Alternativa correta:

b) Os fenícios, além de se destacarem pela atividade comercial, também foram importantes por terem desenvolvido um sistema de escrita. É esperado que o estudante compreenda que os fenícios eram comerciantes e, de fato, tinham uma escrita, cujo alfabeto foi mais tarde modificado e utilizado pelos gregos. As demais alternativas estão incorretas: o comércio marítimo não desapareceu, mas se fortaleceu na Idade Moderna; a invenção do dinheiro é posterior ao sistema de trocas diretas; e, embora muitos povos indígenas não praticassem o comércio, havia outros que o praticavam, como os maias. Esta atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades EF04HI06: Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização e EF04HI07: Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.

Atividade 6. Verifique se a turma compreende o significado dos diferentes movimentos populacionais: a imigração como a entrada de pessoas em um país/ região; a emigração como a saída de pessoas de um país/região; a migração como o deslocamento interno dentro de um país/ região. Esta atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades EF04HI09: Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino e EF04HI10: Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

Atividade 7. Alternativa correta: a) Sim, isso ainda acontece. As pessoas procuram novas oportunidades de vida e contribuem para tornar o país um lugar mais plural. Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF04HI03: Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

MP175

  1. Observe a fotografia a seguir e responda ao que se pede.
Imagem: Fotografia em preto e branco. Navio grande com vela içada atracado sobre porto. Ao lado, há um trilho e pessoas entre a calçada. Fim da imagem.

LEGENDA: Kasato Maru, navio que trouxe os primeiros imigrantes do Japão ao Brasil. Porto de Santos, 1908. FIM DA LEGENDA.

  1. Em que ano foi produzida a fotografia? Explique o contexto em que ela foi tirada, relacionando a com o fenômeno que ela representa.
  1. O Brasil recebeu a influência de diversas culturas, especialmente em razão da imigração. Cite pelo menos duas contribuições culturais de imigrantes no Brasil, dando exemplos.
    PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
  1. Copie o parágrafo a seguir no caderno e complete as lacunas com as palavras corretas, dispostas nos quadros abaixo.

    Os _____ são importantes para a integração meios de comunicação cultural. Eles constituem ferramentas de transmissão de costumes, hábitos e tradições. Hoje, o _____, os jornais impressos rádio e digitais, os programas de televisão e a internet permitem acessar e conhecer melhor a diversidade cultural _____ e de outros países. Contudo, algumas formas de circulação de informação podem gerar processos de exclusão de alguns grupos sociais. Hoje, por exemplo, o acesso à _____ não é igual para todos. A exclusão _____ gera desigualdade social, econômica e cultural.

    brasileira

    internet

    rádio

    meios de comunicação

    digital

PROFESSOR Resposta: meios de comunicação; rádio; brasileira; internet; digital.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 8. a) A fotografia foi tirada em 1908. Ela mostra o navio que trouxe, naquele ano, os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil e está relacionada com o contexto de imigração no país em que vivemos entre o final do século XIX e o começo do século XX. b) É esperado que os estudantes consigam identificar influências culturais no Brasil originadas de imigrantes, como alimentos, festividades e música. Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF04HI11: Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

Atividade 9. É esperado que o estudante complete as lacunas do parágrafo para que o texto fique deste modo: Os meios de comunicação são importantes para a integração cultural. Eles constituem ferramentas de transmissão de costumes, hábitos e tradições. Hoje, o rádio, os jornais impressos e digitais, os programas de televisão e a internet permitem acessar e conhecer melhor a diversidade cultural brasileira e de outros países. Contudo, algumas formas de circulação de informação podem gerar processos de exclusão de alguns grupos sociais. Hoje, por exemplo, o acesso à internet não é igual para todos. A exclusão digital gera desigualdade social, econômica e cultural. Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF04HI08: Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

MP176

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Tabela: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

EF04HI01: Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

2

EF04HI02: Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

EF04HI04: Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.

3

EF04HI05: Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

4

EF04HI05: Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

5

EF04HI06: Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.

EF04HI07: Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.

6

EF04HI09: Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

EF04HI10: Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

7

EF04HI03: Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

8

EF04HI11: Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

9

EF04HI08: Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

MP177

Sugestão de questões de autoavaliação

As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes ao final do ano letivo para que eles reflitam sobre seus avanços e dificuldades ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a realização de uma autoavaliação nesse momento permite que os estudantes reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem para o ano seguinte. As questões de autoavaliação podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa. O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.

  1. O que preciso melhorar para que continue aprendendo e me desenvolvendo?
  1. Quais foram minhas principais facilidades ao longo desse ano letivo?
  1. Quais foram minhas principais dificuldades ao longo desse ano letivo?
  1. Participei de todas as atividades e propostas pedagógicas?
  1. Pedi auxílio ao professor quando tive dúvidas e dificuldades?
  1. Cooperei com os colegas durante as atividades em grupo?
  1. Cooperei com os colegas no cotidiano em sala de aula?
  1. Colaborei para que a escola seja um ambiente de convivência melhor para todos?
  1. Estive envolvido com o estudo de todos os temas ao longo do ano?
  1. Quais foram os temas de que mais gostei de estudar?
  1. Quais foram as atividades de que mais gostei de realizar?
  1. Quais são as minhas principais expectativas para o próximo ano?

    13. Que postura de estudante desejo ter no 5 º ano do Ensino Fundamental?

    14. Quais temas gostaria de estudar no próximo ano?