144
Para terminar
- As sentenças a seguir tratam da organização das primeiras aldeias, ainda no período Neolítico. Analise-as e copie no
caderno
a única sentença verdadeira.
- As primeiras aldeias surgiram para que os grupos humanos pudessem se fixar em um único local e cultivar os campos.
- As primeiras aldeias viviam exclusivamente de trocas de alimentos com outras aldeias, para que seus habitantes pudessem sobreviver.
- A organização das primeiras aldeias permitiu que os seres humanos não precisassem trabalhar para sobreviver e tivessem diferentes profissões.
- As primeiras aldeias eram lideradas somente por faraós que foram responsáveis pela construção de grandes pirâmides na região do Egito.
- É comum utilizarmos nos estudos sobre a Pré-História a divisão entre período Paleolítico e período Neolítico.
- Identifique e registre no caderno duas características que você considera importantes de cada período.
- Observe a imagem. Com base no que você observa nesta fotografia e em outras imagens semelhantes, vistas por você e seus colegas ao longo de seus estudos, responda: Que vestígios são fundamentais para estudar o período conhecido como Pré-História? Por quê?
LEGENDA: Arqueólogo trabalha em sítio arqueológico na Inglaterra, 2017. Esse sítio contém vestígios de cerâmica produzida há cerca de 6 mil anos. FIM DA LEGENDA
145
Avaliação de resultado
- Leia com atenção o texto a seguir. Depois, copie no
caderno
a alternativa que o completa corretamente. A agricultura permitiu que certas aldeias produzissem em excesso, isto é, seus habitantes conseguiam produzir mais alimentos do que precisavam. Isso permitia que os alimentos fossem estocados e
_____.
- utilizados somente para distribuição coletiva.
- destruídos para que não apodrecessem.
- enviados para outros povos que estavam enfrentando dificuldades, como secas ou enchentes.
- trocados por mercadorias produzidas por outras aldeias (ou seja, eram destinados ao comércio).
- utilizados para criar fertilizantes, aumentando, cada vez mais, a produção agrícola.
- Os povos dos sambaquis habitaram as margens de rios e o litoral de diversas regiões que hoje correspondem ao Brasil. Os sambaquieiros produziam diversas ferramentas, que serviam para suas atividades de subsistência e para seus costumes e rituais. Conchas e ossos de pequenos animais eram modificados e transformados em anzóis, instrumentos para caça e acessórios como colares e enfeites. Eles também confeccionavam ferramentas com pedras.
LEGENDA: Sambaqui no município de Garopaba, no estado de Santa Catarina. Sua formação data aproximadamente de 5 mil anos. FIM DA LEGENDA
LEGENDA: Instrumento de pedra encontrado em sambaqui no Brasil, produzido há cerca de 3 mil anos. FIM DA LEGENDA
- Explique o que são sambaquis. Ver orientações específicas deste volume.
- Com base em seus conhecimentos, nas imagens observadas nesta página e no enunciado desta atividade, responda: que objetos os sambaquieiros produziam?
- Os sambaquis podem ser considerados elementos de cultura material? Por quê?
146
- Leia o texto a seguir, que trata da escrita em sociedades antigas. Observe também as duas imagens e faça o que se pede.
Os sinais, em forma de cunha, haviam substituído os primeiros pictogramas, nesse momento impressos por meio de estiletes [instrumento pontiagudo para escrever] sobre a argila. [...] A maior parte da leitura [...] ocorria por meio dessa escrita cuneiforme ou de sinais em forma de cunha sobre a argila amolecida, embora as inscrições também fossem entalhadas em pedra [...]. Raramente, porém, os sinais em cunha eram escritos com tinta em papiro, como os escribas costumavam fazer [...].
FONTE: Steven Roger Fischer. História da leitura . São Paulo: Editora Unesp, 2006. p. 16.
LEGENDA: Registro em escrita cuneiforme produzido entre 3100 a.C. e 2900 a.C., encontrado na cidade de Uruk, na antiga Mesopotâmia. FIM DA LEGENDA
LEGENDA: Registro em escrita hieroglífica produzido entre 1292 a.C. e 1187 a.C., encontrado na cidade de Tebas, no antigo Egito. FIM DA LEGENDA
- É possível identificar, nesse texto, duas sociedades antigas em que a escrita era importante, e cujos principais aspectos você estudou ao longo deste ano. Que sociedades são essas? Dica: as imagens que acompanham o texto também retratam essas duas sociedades.
- Como você chegou à conclusão em sua resposta ao item anterior? Explique, com base em seus conhecimentos e em elementos do texto.
- Em qual cidade da Antiguidade surgiu o
modelo
político chamado de democracia? Copie no
caderno
a alternativa correta.
- Esparta.
- Atenas.
- Ur.
- Babilônia.
147
- Considerando o que você conhece sobre cidadania, tanto nas sociedades antigas como na atualidade, responda:
- Nas sociedades antigas, todos tinham direitos iguais? Justifique sua resposta.
- Imagine que você tem de explicar o que é cidadania na atualidade para algum adulto de seu grupo familiar. Escreva um pequeno texto com essa explicação.
- Leia o texto a seguir.
Os habitantes da Mesopotâmia liam, então, sobretudo uma “literatura de argila”. Por causa disso, o ato físico da leitura era, muitas vezes, problemático: para que fossem manuseadas com facilidade, as tabuletas de argila precisavam ter o tamanho da palma da mão, forçando a confecção de textos em miniatura.
FONTE: Steven Roger Fischer. História da leitura . São Paulo: Editora Unesp, 2006. p. 16.
- Que características da escrita na antiga Mesopotâmia são abordadas no texto?
- Cite pelo menos duas diferenças entre a escrita na antiga Mesopotâmia e a escrita nos dias atuais (considerando elementos como os materiais utilizados, o alcance da escrita e da leitura entre a população, entre outros).
- Compare a escrita desenvolvida pelos povos na antiga Mesopotâmia e a escrita desenvolvida no Egito antigo. Cite pelo menos duas diferenças entre elas, considerando as técnicas, os materiais e o tipo de suporte utilizados.
- De que modo os povos iorubás marcavam a duração dos períodos do dia?
- Como muitos povos indígenas costumam marcar a passagem do tempo?
- O que é um patrimônio imaterial? Copie no
caderno
a alternativa correta.
- Construções e objetos físicos que expressam significativamente a cultura e a história de um povo.
- Lendas, danças, festividades, conhecimentos e tradições que expressam significativamente a cultura e a história de um povo.
- Monumentos produzidos por um povo.
- Nenhuma das alternativas anteriores.