144

Para terminar

  1. As sentenças a seguir tratam da organização das primeiras aldeias, ainda no período Neolítico. Analise-as e copie no caderno a única sentença verdadeira.
    1. As primeiras aldeias surgiram para que os grupos humanos pudessem se fixar em um único local e cultivar os campos.
    1. As primeiras aldeias viviam exclusivamente de trocas de alimentos com outras aldeias, para que seus habitantes pudessem sobreviver.
    1. A organização das primeiras aldeias permitiu que os seres humanos não precisassem trabalhar para sobreviver e tivessem diferentes profissões.
    1. As primeiras aldeias eram lideradas somente por faraós que foram responsáveis pela construção de grandes pirâmides na região do Egito.
  1. É comum utilizarmos nos estudos sobre a Pré-História a divisão entre período Paleolítico e período Neolítico.
    1. Identifique e registre no caderno duas características que você considera importantes de cada período.
  1. Observe a imagem. Com base no que você observa nesta fotografia e em outras imagens semelhantes, vistas por você e seus colegas ao longo de seus estudos, responda: Que vestígios são fundamentais para estudar o período conhecido como Pré-História? Por quê?
Imagem: Fotografia. Destaque de uma mão passando um pincel por peça de cerâmica coberta por areia. Ao lado, posicionado ao chão, há uma régua rosa.   Fim da imagem.

LEGENDA: Arqueólogo trabalha em sítio arqueológico na Inglaterra, 2017. Esse sítio contém vestígios de cerâmica produzida há cerca de 6 mil anos. FIM DA LEGENDA

145

Avaliação de resultado

  1. Leia com atenção o texto a seguir. Depois, copie no caderno a alternativa que o completa corretamente. A agricultura permitiu que certas aldeias produzissem em excesso, isto é, seus habitantes conseguiam produzir mais alimentos do que precisavam. Isso permitia que os alimentos fossem estocados e _____.
    1. utilizados somente para distribuição coletiva.
    1. destruídos para que não apodrecessem.
    1. enviados para outros povos que estavam enfrentando dificuldades, como secas ou enchentes.
    1. trocados por mercadorias produzidas por outras aldeias (ou seja, eram destinados ao comércio).
    1. utilizados para criar fertilizantes, aumentando, cada vez mais, a produção agrícola.
  1. Os povos dos sambaquis habitaram as margens de rios e o litoral de diversas regiões que hoje correspondem ao Brasil. Os sambaquieiros produziam diversas ferramentas, que serviam para suas atividades de subsistência e para seus costumes e rituais. Conchas e ossos de pequenos animais eram modificados e transformados em anzóis, instrumentos para caça e acessórios como colares e enfeites. Eles também confeccionavam ferramentas com pedras.
Imagem: Fotografia. Vista de morro pequeno com vegetação ao topo.   Fim da imagem.

LEGENDA: Sambaqui no município de Garopaba, no estado de Santa Catarina. Sua formação data aproximadamente de 5 mil anos. FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia. Instrumento de pedra em formato de ave com um apoio circular ao centro entre as asas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Instrumento de pedra encontrado em sambaqui no Brasil, produzido há cerca de 3 mil anos. FIM DA LEGENDA

  1. Explique o que são sambaquis. Ver orientações específicas deste volume.
  1. Com base em seus conhecimentos, nas imagens observadas nesta página e no enunciado desta atividade, responda: que objetos os sambaquieiros produziam?
  1. Os sambaquis podem ser considerados elementos de cultura material? Por quê?

146

  1. Leia o texto a seguir, que trata da escrita em sociedades antigas. Observe também as duas imagens e faça o que se pede.

Os sinais, em forma de cunha, haviam substituído os primeiros pictogramas, nesse momento impressos por meio de estiletes [instrumento pontiagudo para escrever] sobre a argila. [...] A maior parte da leitura [...] ocorria por meio dessa escrita cuneiforme ou de sinais em forma de cunha sobre a argila amolecida, embora as inscrições também fossem entalhadas em pedra [...]. Raramente, porém, os sinais em cunha eram escritos com tinta em papiro, como os escribas costumavam fazer [...].

FONTE: Steven Roger Fischer. História da leitura . São Paulo: Editora Unesp, 2006. p. 16.

Imagem: Fotografia. Rocha retangular com gravuras em alto-relevo sobre a estrutura.  Fim da imagem.

LEGENDA: Registro em escrita cuneiforme produzido entre 3100 a.C. e 2900 a.C., encontrado na cidade de Uruk, na antiga Mesopotâmia. FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia. Vista de parede com pinturas egípcias de pessoas, animais e instrumentos de trabalho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Registro em escrita hieroglífica produzido entre 1292 a.C. e 1187 a.C., encontrado na cidade de Tebas, no antigo Egito. FIM DA LEGENDA

  1. É possível identificar, nesse texto, duas sociedades antigas em que a escrita era importante, e cujos principais aspectos você estudou ao longo deste ano. Que sociedades são essas? Dica: as imagens que acompanham o texto também retratam essas duas sociedades.
  1. Como você chegou à conclusão em sua resposta ao item anterior? Explique, com base em seus conhecimentos e em elementos do texto.
  1. Em qual cidade da Antiguidade surgiu o modelo político chamado de democracia? Copie no caderno a alternativa correta.
    1. Esparta.
    1. Atenas.
    1. Ur.
    1. Babilônia.

147

  1. Considerando o que você conhece sobre cidadania, tanto nas sociedades antigas como na atualidade, responda:
  1. Nas sociedades antigas, todos tinham direitos iguais? Justifique sua resposta.
  1. Imagine que você tem de explicar o que é cidadania na atualidade para algum adulto de seu grupo familiar. Escreva um pequeno texto com essa explicação.
  1. Leia o texto a seguir.

    Os habitantes da Mesopotâmia liam, então, sobretudo uma “literatura de argila”. Por causa disso, o ato físico da leitura era, muitas vezes, problemático: para que fossem manuseadas com facilidade, as tabuletas de argila precisavam ter o tamanho da palma da mão, forçando a confecção de textos em miniatura.

    FONTE: Steven Roger Fischer. História da leitura . São Paulo: Editora Unesp, 2006. p. 16.

    1. Que características da escrita na antiga Mesopotâmia são abordadas no texto?
  1. Cite pelo menos duas diferenças entre a escrita na antiga Mesopotâmia e a escrita nos dias atuais (considerando elementos como os materiais utilizados, o alcance da escrita e da leitura entre a população, entre outros).
  1. Compare a escrita desenvolvida pelos povos na antiga Mesopotâmia e a escrita desenvolvida no Egito antigo. Cite pelo menos duas diferenças entre elas, considerando as técnicas, os materiais e o tipo de suporte utilizados.
  1. De que modo os povos iorubás marcavam a duração dos períodos do dia?
  1. Como muitos povos indígenas costumam marcar a passagem do tempo?
  1. O que é um patrimônio imaterial? Copie no caderno a alternativa correta.
    1. Construções e objetos físicos que expressam significativamente a cultura e a história de um povo.
    1. Lendas, danças, festividades, conhecimentos e tradições que expressam significativamente a cultura e a história de um povo.
    1. Monumentos produzidos por um povo.
    1. Nenhuma das alternativas anteriores.