MP003

SUMÁRIO

Seção introdutória, p. MP004

Os componentes desta coleção, p. MP004

Livro do Estudante, p. MP004

Manual do professor, p. MP004

Proposta didática desta coleção, p. MP004

A concepção de História, p. MP004

Os objetivos do ensino de História, p. MP005

O trabalho com as competências, p. MP005

O trabalho com as habilidades, p. MP007

Visão geral dos conteúdos, p. MP008

Princípios norteadores desta coleção, p. MP012

Conteúdos temáticos, p. MP012

Temas atuais de relevância, p. MP012

Literacia e História, p. MP013

Educação em valores e temas contemporâneos, p. MP013

Avaliação, p. MP014

Estrutura dos livros, p. MP015

Para começar, p. MP015

Abertura da unidade, p. MP015

Desenvolvimento dos conteúdos e das atividades, p. MP015

Para ler e escrever melhor, p. MP015

Como as pessoas faziam para..., p. MP015

Atividade divertida, p. MP015

O mundo que queremos, p. MP015

O que você aprendeu, p. MP015

Para terminar, p. MP015

Referências bibliográficas, p. MP016

Orientações específicas, p. MP017

Conheça a parte específica deste Manual, p. MP017

Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades trabalhados neste livro, p. MP019

Tema atual de relevância trabalhado neste livro, p. MP020

Para começar, p. MP028

Unidade 1 – A formação dos povos, p. MP034

Unidade 2 – Os primeiros núcleos populacionais, p. MP068

Unidade 3 – A vida na Antiguidade, p. MP102

Unidade 4 – Herança cultural, p. MP136

Para terminar, p. MP174

MP004

Seção Introdutória

Os componentes desta coleção

Esta coleção oferece instrumentos com diferentes objetivos e formatos para o desenvolvimento das propostas pedagógicas. As estratégias de aula e atividades, guiadas por competências e habilidades, podem ser construídas por meio da mobilização dos conteúdos do Livro do Estudante, apoiadas pelas orientações fornecidas no Manual do Professor. Nessas orientações o professor poderá encontrar também uma sugestão de roteiro de aulas, com a organização cronológica do trabalho com o Livro do Estudante e o detalhamento da distribuição da proposta pedagógica com os conteúdos e as atividades apresentadas, ao longo das semanas e dos quatro bimestres do ano escolar.

A avaliação e o acompanhamento das aprendizagens dos estudantes também encontram respaldo no Livro do Estudante. Para isso, apresentamos sugestões e orientações para que o professor acompanhe a aprendizagem dos estudantes de acordo com as estratégias indicadas. Nesse sentido, procuramos auxiliar o professor a verificar se houve assimilação dos conteúdos trabalhados, em contextos significativos para os estudantes e em situações que perpassam a abordagem de conceitos, procedimentos e atitudes.

Nas Orientações específicas deste Manual, trazemos também sugestões de questões de autoavaliação para que o professor tenha mais um instrumento avaliativo no monitoramento das aprendizagens e na construção do processo pedagógico com os estudantes em sala de aula. Desta forma, foram elaboradas algumas questões de autoavaliação para serem apresentadas aos estudantes no início e no final do ano letivo, de maneira coletiva, em uma roda de conversa, para que o professor possa verificar as expectativas de aprendizagem, as facilidades e as dificuldades de cada um e da turma, auxiliando na construção da sua autonomia. O Manual também traz questões de autoavaliação para serem realizadas individualmente pelos estudantes ao final de cada bimestre, buscando propiciar um momento de reflexão sobre os objetivos pedagógicos a serem atingidos por eles e sobre seu próprio processo de desenvolvimento em diversos momentos do ano escolar, a fim de que tenham consciência dos aspectos que precisam melhorar, de que valorizem suas conquistas e se sintam estimulados a continuar aprendendo.

Para todos esses instrumentos, a coleção oferece subsídios para o trabalho do professor, proporcionando recursos que podem ser adaptados, para atender às necessidades da turma e dialogar com o projeto pedagógico da escola.

Para o estudante

Livro do Estudante

Esta coleção inclui os cinco volumes do Livro do Estudante, nas versões impressa e digital, do ao 5º ano. O conteúdo de cada volume é organizado em quatro unidades, que compreendem um conjunto de quatro capítulos, formado por texto teórico, seções e atividades, cuja proposta é detalhada no item “Estrutura dos livros” (na página MP015 desta Seção Introdutória do Manual do Professor).

Para o professor

Manual do Professor

Este Manual do Professor, nas versões impressa e digital, foi elaborado com a finalidade de auxiliar o professor na utilização dos livros da coleção e na realização de propostas de trabalho complementares. O conteúdo está organizado em duas partes.

A primeira parte, composta desta Seção introdutória, expõe a proposta da coleção para o ensino de História, descreve os princípios norteadores da coleção, apresenta a estrutura dos livros e explicita a concepção de avaliação adotada.

A segunda parte, composta das Orientações Específicas, compreende as orientações de trabalho relativas a cada página e seção do Livro do Estudante, com explicações de caráter prático referentes às atividades propostas, incluindo considerações pedagógicas a respeito de eventuais dificuldades que os estudantes possam apresentar durante a resolução e oferecendo alternativas para a consolidação das aprendizagens.

Nas Orientações Específicas do Manual do Professor são apresentadas sugestões de abordagem e, em momentos estratégicos, atividades preparatórias para a realização dos conteúdos desenvolvidos ao longo do Livro do Estudante. O material também oferece sugestões de atividades complementares, jogos e brincadeiras, além de alternativas para ampliar, aprofundar, adaptar e promover variações nos conteúdos dispostos no Livro do Estudante. Além disso, há orientações relativas ao desenvolvimento da alfabetização e literacia, a indicação de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trabalhadas em cada momento do Livro do Estudante e sugestões de avaliações e monitoramento das aprendizagens, que possibilitam o acompanhamento dos avanços e conquistas dos estudantes.

Proposta didática desta coleção

A concepção de História

A História é o estudo das ações humanas no tempo. Isso significa que, ao analisar o passado, os historiadores buscam vestígios de realizações humanas, chamadas de fontes históricas, para reconstruir determinado tema do passado. Essa construção pode se apresentar na forma de uma estrutura, da narrativa de uma personagem ou da vida cotidiana de um grupo de pessoas. Mas somente os historiadores podem analisar o passado? Não. Todos os seres humanos, de uma forma ou de outra, relacionam-se com o passado, seja para buscar respostas para problemas atuais, seja para rememorar algum evento familiar, entre outras intenções.

MP005

A diferença entre essas formas de “voltar ao passado” e o trabalho do historiador está no fato de que este utiliza certos métodos de pesquisa. Esse retorno ao passado, promovido pelo historiador com o auxílio de métodos, vai resultar no que chamamos de História.

A História é, essencialmente, um produto humano, característico das sociedades que refletem sobre sua existência a todo momento. Por isso, há diversas histórias e muitas maneiras de se pensar a História. O conhecimento histórico torna possível o olhar crítico sobre o cotidiano, fundamentado na compreensão da sua historicidade e de seus significados para a sociedade.

Ao pensar o ensino e a aprendizagem em História, é necessário questionar o que vamos buscar no passado, ou como vamos possibilitar o acesso do estudante ao passado, ou, ainda, como é possível auxiliá-lo no estabelecimento de uma relação ativa com o passado a partir do presente. Para construir o conhecimento histórico, o estudante baseia-se em diversas experiências com o conhecimento do passado e em seus saberes prévios, que possibilitam o desenvolvimento de competências históricas.

De acordo com a BNCC, professores e estudantes devem assumir uma “atitude historiadora” diante dos conteúdos abordados, o que se dá com base em processos de ensino e aprendizagem que estimulam o pensamento e envolvem a identificação de um objeto ou questão a ser estudada, promovem a comparação entre objetos de estudo, exigem a contextualização de um fato histórico e propõem a interpretação e análise de um objeto.

Para alcançar essas competências, é necessário o desenvolvimento gradual de diversos aspectos da oralidade e da escrita, como a explicação, a narração e a descrição e, também, a produção de narrativas e outras formas textuais, utilizando conceitos e vocabulário específicos de História. Cabe ao professor promover situações de aprendizagem que possibilitem o exercício de diversas competências, selecionando os materiais adequados, estimulando a participação ativa do estudante, com seus conhecimentos, interesses e necessidades. Assim, o professor deve criar um ambiente interativo, assumindo a postura de mediador entre a cultura do estudante e o conhecimento escolar.

Os objetivos do ensino de História

Ao analisar, observar e avaliar conceitos históricos e ter contato com eles por meio do estudo da História, o estudante os constrói e os reelabora. Os conteúdos de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) devem ser organizados para favorecer, principalmente, o desenvolvimento da reflexão crítica sobre os grupos humanos e as relações que estabelecem, suas histórias, formas de organização e modos de vida em diferentes tempos e espaços. Nos anos iniciais, temas como a história pessoal da criança, da família, da escola, das tradições e da cultura da localidade (comunidade, bairro, povoado ou município), do país e do mundo possibilitam o estabelecimento de inúmeras relações, proporcionando às crianças a ampliação da compreensão de sua história, de suas formas de viver e de se relacionar. Identificar diferenças e semelhanças entre as histórias vividas pelos colegas e entre grupos sociais do presente e do passado, ouvir histórias de vida, investigar memórias de familiares e de outros adultos são atividades que auxiliam na percepção de que as histórias individuais e coletivas participam da construção da história da sociedade e são fontes valiosas de conhecimento histórico.

Na dimensão cognitiva, ensinar História tem por objetivo, portanto, fazer os estudantes desenvolverem o pensamento histórico por meio de procedimentos e atitudes de observação, comparação, identificação e contextualização. Para isso, a utilização de diferentes fontes históricas e linguagens – textos, imagens, músicas, objetos e elementos do patrimônio cultural – é fundamental.

Na dimensão social, a História no Ensino Fundamental busca capacitar os estudantes a realizar uma leitura diferenciada da sua realidade, iniciando a compreensão de que ela é produto de uma série de relações complexas que constituem a sua historicidade.

O trabalho com as competências

O ensino de História visa ao desenvolvimento global do estudante, com base em competências e habilidades. Os conteúdos temáticos e as atividades desta coleção foram elaborados com o propósito de desenvolver as competências e as habilidades previstas na BNCC. Ressalta-se que todas as competências e habilidades são trabalhadas ao longo da coleção e estão referenciadas nas Orientações específicas do Manual do Professor, junto dos tópicos e atividades do Livro do Estudante em que são desenvolvidas.

As Competências Gerais da Educação Básica

De acordo com a BNCC, a noção de competência está relacionada com a:

[...] mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. p. 8. Disponível em: http://fdnc.io/bnJ. Acesso em: 10 maio 2021.

São dez competências gerais estipuladas na BNCC, inter-relacionadas e pertinentes a todos os componentes curriculares, que os estudantes deverão desenvolver para garantir, ao longo de sua trajetória escolar, uma formação humana integral que visa à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

As Competências Específicas da área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, são definidas competências específicas para cada uma das quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas). No caso das Ciências Humanas, espera-se que os estudantes desenvolvam o conhecimento com base na contextualização marcada pelo raciocínio espaço-temporal, por meio do qual se entende que a sociedade produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em diferentes contextos históricos. A capacidade de identificar esses contextos é a condição para que o ser humano compreenda, interprete e avalie os significados das ações realizadas no passado e/ou no presente, o que o torna responsável tanto pelo saber produzido quanto pelo entendimento dos fenômenos naturais e históricos dos quais é parte.

MP006

As Competências Específicas de História para o Ensino Fundamental

Ao longo do Ensino Fundamental, os estudantes devem desenvolver determinadas competências referentes à aprendizagem de História. Em articulação com as Competências Gerais da Educação Básica e com as Competências Específicas da área de Ciências Humanas, a História deve garantir aos estudantes o desenvolvimento de competências específicas, articuladas com conceitos e princípios do raciocínio histórico.

A seguir, apresentamos um quadro que indica as Competências Gerais da Educação Básica, as Competências Específicas de Ciências Humanas e as Competências Específicas de História para o Ensino Fundamental, elencadas na BNCC.

Quadro: equivalente textual a seguir:

Competências Gerais da Educação Básica

Competências Específicas de Ciências Humanas

Competências Específicas de História

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

1. Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.

1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

2. Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico-informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.

2. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

3. Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social.

3. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

4. Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.

5. Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

6. Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6. Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção historiográfica.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

7. Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.

7. Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de modo crítico, ético e responsável, compreendendo seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

MP007

Quadro: equivalente textual a seguir:

Competências Gerais da Educação Básica

Competências Específicas de Ciências Humanas

Competências Específicas de História

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

O trabalho com as habilidades

Para garantir o desenvolvimento das Competências previstas na BNCC, os diferentes componentes curriculares apresentam um conjunto de objetos de conhecimento e habilidades. Os objetos de conhecimento “são entendidos como conteúdos, conceitos e processos”, enquanto as habilidades “expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos estudantes nos diferentes contextos escolares” (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. p. 28-29).

Apresentamos, no quadro a seguir, a relação entre as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades previstos na BNCC para o componente curricular História e os conteúdos do Livro do Estudante.

Quadro: equivalente textual a seguir:

5 º ano

Base Nacional Comum Curricular

Unidades temáticas

Objetos de conhecimento

Habilidades

Conteúdos temáticos do Livro do Estudante

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

Unidade 1: A formação dos povos

Fixação dos grupos humanos

Grupos organizados e agricultura Novas formas de organização

Registros de memória: cultura material

As formas de organização social e política: a noção de Estado

EF05HI02: Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.

O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos

EF05HI03: Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

EF05HI07: Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

Unidade 2: Primeiros núcleos populacionais

Os primeiros grupos populacionais

A organização da vida social

Cidades e impérios da Mesopotâmia

Cidadania no passado e no presente

As formas de organização social e política: a noção de Estado

EF05HI02: Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

EF05HI04: Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

EF05HI05: Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

Unidade 3: A vida na Antiguidade

Cultura e religião

Patrimônio cultural dos povos antigos

O cotidiano no mundo antigo

Atividades econômicas e tecnologia na Antiguidade

As formas de organização social e política: a noção de Estado

EF05HI03: Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

EF05HI06: Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade

EF05HI10: Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

EF05HI07: Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

EF05HI08: Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.

EF05HI09: Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

Unidade 4: Herança cultural

A humanidade e o tempo

Descobrindo a história

Marcos de memória

Registros de memória

O lugar em que vive

Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade

EF05HI10: Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

MP008

Visão geral dos conteúdos

Nesta coleção, os conteúdos distribuídos entre os volumes oferecem aos professores e estudantes o respaldo necessário para a incorporação, à dinâmica das aulas, de temas pulsantes do mundo contemporâneo e de inquietações que envolvem os lugares de vivência e os circuitos sociais da comunidade escolar. As unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades estabelecidos na BNCC para os anos iniciais do Ensino Fundamental, em História, evidenciam a existência de conexões entre conteúdos, com previsão de abordagem em anos diferentes por meio de recorrências, aprofundamentos e extrapolações.

Desse modo, os cinco volumes do Livro do Estudante que compõem esta coleção favorecem a progressão da aprendizagem propondo abordagens que conduzem ao desenvolvimento de novos objetos de conhecimento e novas habilidades em cada ano letivo.

O quadro a seguir apresenta um panorama dos conteúdos abordados neste volume, associando-os às práticas pedagógicas e aos roteiros de aulas, que serão retomados nas Orientações específicas deste Manual. O quadro também indica momentos sugeridos para a realização de etapas da avaliação das aprendizagens.

Quadro: equivalente textual a seguir:

Bimestre Unidade 1. A formação dos povos

Total de aulas previstas: 22

Base Nacional Comum Curricular

Unidades temáticas

Objetos de conhecimento

Habilidades

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

EF05HI01

As formas de organização social e política: a noção de Estado

EF05HI02

O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos

EF05HI03

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

EF05HI07

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

1

2

Para começar: avaliação diagnóstica

p. 8-11

Sondar o repertório de conhecimentos, das competências e habilidades já dominadas e outros aspectos relativos ao processo de aprendizagem dos estudantes.

2

1

Abertura da Unidade 1: A formação dos povos Capítulo 1: Fixação dos grupos humanos

p. 12-15

Conhecer o conceito de Pré-História.

Conhecer as características do período Paleolítico.

Reconhecer as principais técnicas e materiais de confecção de instrumentos utilizados no período Paleolítico.

1

Período Neolítico

p. 16-17

Conhecer as características do período Neolítico.

Reconhecer as principais técnicas e materiais de confecção de instrumentos utilizados no período Neolítico.

Reconhecer características do modo de vida dos grupos humanos no período Neolítico.

3

1

Espaço e ocupação

p. 18-19

Conhecer os critérios para fixação dos grupos humanos nômades e sedentários.

Reconhecer as relações que os grupos humanos estabeleciam com o ambiente.

Conhecer o processo de formação de um sambaqui.

Reconhecer a importância do estudo dos sambaquis para o conhecimento dos modos de vida dos povos do passado.

1

Para ler e escrever melhor: As mulheres no período Neolítico

p. 20-21

Identificar o papel das mulheres no período Neolítico e a contribuição delas para o desenvolvimento da agricultura e a formação de aldeias.

4

1

Para ler e escrever melhor: As mulheres no período Neolítico (continuação)

p. 21

Pesquisar e refletir sobre o papel das mulheres na comunidade em que vive.

1

Capítulo 2: Grupos organizados e agricultura

p. 22-23

Reconhecer as consequências da Revolução agrícola e identificar sua importância para a produção de alimentos e crescimento da população no período Neolítico.

5

1

O mundo que queremos: A organização do espaço entre o povo Pataxó

p. 24-25

Identificar os acontecimentos marcantes de sua vida.

Conhecer e elaborar uma linha do tempo com fatos de sua vida.

Organizar acontecimentos de sua vida em ordem cronológica.

1

Ocupações humanas na África e no Oriente

p. 24-25

Identificar as características dos primeiros núcleos de ocupação humana no continente africano e no Oriente.

6

2

O mundo que queremos: Agricultura na comunidade quilombola Ivaporunduva

p. 26-27

Conhecer as características e o modo de vida de uma comunidade quilombola do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo.

Pesquisar comunidades quilombolas da região onde vive, seus modos de vida, as principais atividades realizadas por elas e suas tradições.

7

1

Capítulo 3: Novas formas de organização

p. 28-29

Reconhecer o crescimento populacional provocado pelo desenvolvimento da agricultura e as formas cada vez mais complexas de organização social dos grupos humanos, em aldeias e cidades.

Reconhecer a hierarquização da estrutura social, a divisão das funções e tarefas entre os antigos grupos humanos.

1

Organização social e religiosidade

p. 30-31

Reconhecer o papel da religiosidade nas sociedades antigas.

MP009

Quadro: equivalente textual a seguir:

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

8

2

Como as pessoas faziam para... Fazer registros em rochas

p. 32-33

Conhecer técnicas antigas de registros em rochas, conhecido como pinturas rupestres, utilizadas pelos primeiros grupos humanos que viveram no território que hoje corresponde ao estado do Piauí.

Observar pinturas rupestres e refletir sobre seus significados.

9

2

Capítulo 4: Registros de memória: cultura material

p. 34-35

Conhecer o conceito de cultura material.

Reconhecer a importância da preservação de registros materiais produzidos por diferentes povos ao longo do tempo.

Reconhecer os objetos como elementos que conferem identidade aos grupos humanos.

Identificar elementos simbólicos em objetos e registros materiais de diferentes culturas.

Selecionar objetos do seu cotidiano e identificar as informações que eles carregam sobre o modo de vida das pessoas na atualidade.

10

1

Hábitos e culturas: objetos da cultura material

p. 36-37

Analisar os objetos produzidos por diferentes povos como expressões de suas necessidades, modos de vida e desenvolvimento técnico.

1

Registros de memória: a escrita

p. 38-39

Reconhecer o papel da escrita em diferentes sociedades.

Reconhecer diferentes tipos de escrita, técnicas e materiais utilizados nos registros escritos.

11

2

O que você aprendeu: avaliação processual

p. 40-43

Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do bimestre, considerando os progressos individuais em relação ao domínio dos conteúdos, aquisição de competências e habilidades e superação de dificuldades.

Quadro: equivalente textual a seguir:

2º Bimestre Unidade 2. Os primeiros núcleos populacionais

Total de aulas previstas: 18

Base Nacional Comum Curricular

Unidades temáticas

Objetos de conhecimento

Habilidades

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

EF05HI01

As formas de organização social e política: a noção de Estado

EF05HI02

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

EF05HI04

EF05HI05

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

12

1

Abertura da Unidade 2: Os primeiros núcleos populacionais Capítulo 1: Os primeiros núcleos populacionais

p. 44-47

Refletir sobre a formação dos primeiros núcleos populacionais.

Reconhecer a importância dos rios para a formação dos primeiros núcleos populacionais.

1

A formação das primeiras cidades

p. 48-49

Compreender os fatores que contribuíram para a formação das primeiras cidades e o desenvolvimento do comércio.

Identificar as técnicas agrícolas, o aumento e a diversificação dos alimentos e o aumento da população como responsáveis pelo início do comércio e a formação dos primeiros núcleos urbanos.

13

1

Expansão das cidades e a organização social

p. 50-51

Reconhecer o crescimento das cidades e a diversificação das atividades e profissões.

Identificar diferentes atividades e profissões exercidas por povos antigos.

1

Para ler e escrever melhor: A cidade de Çatal Hüyük – As cidades do Egito antigo

p. 52-53

Conhecer as características das construções de antigas cidades e a organização do seu espaço urbano.

Comparar a organização do espaço urbano de antigas cidades.

Comparar a organização do espaço urbano de antigas cidades com a organização da cidade em que vive.

14

1

Capítulo 2: A organização da vida social

p. 54-55

Comparar a organização social das antigas cidades na Mesopotâmia e no Egito.

1

Fontes históricas para conhecer as cidades antigas

p. 56-57

Conhecer as características da escrita dos povos que viveram na Mesopotâmia e no Egito antigo.

15

2

Fontes históricas para conhecer as cidades antigas (continuação)

p. 57 p. 58-59

Identificar diferentes tipos de fontes históricas e classificá-las em fontes materiais visuais e em fontes materiais visuais e escrita.

Refletir sobre a questão da cidadania, a divisão social e igualdade de direitos nas sociedades antigas.

Refletir sobre o significado de sustentabilidade.

Elaborar propostas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a superação das desigualdades sociais nas cidades na atualidade.

16

1

Capítulo 3: Cidades e impérios da Mesopotâmia

p. 60-61

Conhecer diferentes períodos e diferentes povos que viveram na Mesopotâmia.

1

Intercâmbios culturais

p. 62-63

Conhecer os intercâmbios culturais e linguísticos entre os povos da antiga Mesopotâmia.

Pesquisar e identificar povos que falam línguas de origem semita na atualidade.

MP010

Quadro: equivalente textual a seguir:

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

17

1

Intercâmbios culturais (continuação)

p. 63

Organizar lembranças de acontecimentos que compõem sua história de vida.

1

Como as pessoas faziam para... Escrever no Egito antigo

p. 64-65

Conhecer técnicas e materiais utilizados nos registros escritos no Egito antigo.

Refletir sobre as técnicas utilizadas na escrita no Egito antigo e na atualidade.

18

1

Capítulo 4: Cidadania no passado e no presente

p. 66-67

Refletir sobre as transformações do conceito de cidadania ao longo do tempo.

Conhecer a divisão da sociedade e os direitos de cada grupo social na Babilônia e na Roma antiga.

Compreender o conceito de cidadania.

1

Cidadania na Antiguidade

p. 68-69

Conhecer a divisão da sociedade grega e os direitos de cada grupo social na Grécia antiga.

Refletir sobre os diferentes critérios da cidadania em diferentes momentos históricos e sociedades.

Reconhecer as características da cidadania na Grécia antiga. Refletir sobre o significado de democracia.

Comparar a cidadania na Grécia antiga com a sua aplicação na atualidade.

19

2

Cidadania contemporânea

p. 70-71

Refletir sobre a cidadania na sociedade contemporânea, seus limites e aplicações.

Conhecer o desenvolvimento da cidadania ao longo do tempo e os acontecimentos decisivos que contribuíram para a sua construção nos moldes da sociedade contemporânea.

Reconhecer a importância da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e do processo da Revolução Francesa para o desenvolvimento da cidadania na sociedade contemporânea. Conhecer acontecimentos decisivos para o desenvolvimento da cidadania no Brasil contemporâneo.

Reconhecer a importância da ampliação do direito do voto aos analfabetos e às mulheres no Brasil, como expressão da ampliação do conceito de cidadania a toda população do país.

20

2

O que você aprendeu: avaliação processual

p. 72-75

Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do bimestre, considerando os progressos individuais em relação ao domínio dos conteúdos, aquisição de competências e habilidades e superação de dificuldades.

Quadro: equivalente textual a seguir:

3º Bimestre Unidade 3. A vida na Antiguidade

Total de aulas previstas: 16

Base Nacional Comum Curricular

Unidades temáticas

Objetos de conhecimento

Habilidades

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

EF05HI01

As formas de organização social e política: a noção de Estado

EF05HI03

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória

O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

EF05HI06

Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade

EF05HI10

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

21

1

Abertura da Unidade 3: A vida na Antiguidade

Capítulo 1: Cultura e religião

p. 76-77

p. 78-79

Refletir sobre a preservação das construções dos povos antigos.

Conhecer aspectos da religiosidade na antiga Mesopotâmia, Egito e Grécia.

Refletir sobre a importância da religiosidade nas culturas antigas.

1

Religiões monoteístas do Oriente Médio

p. 80-81

Conhecer as características e as origens das diferentes religiões monoteístas do Oriente Médio, como judaísmo, cristianismo e islamismo.

Reconhecer semelhanças e diferenças entre as diferentes religiões do Oriente Médio.

Valorizar os diversos tipos de religiosidade e o pluralismo cultural.

22

1

Religiões milenares da Ásia e da África

p. 82-83

Reconhecer as diferentes características das religiões não monoteístas que surgiram na Ásia e na África na Antiguidade, como hinduísmo, budismo e iorubá.

Valorizar os diversos tipos de religiosidade e o pluralismo cultural.

1

O respeito às religiões e a tolerância religiosa

p. 84-85

Refletir sobre tolerância religiosa.

23

1

Patrimônio cultural dos povos antigos

p. 86-87

Refletir sobre o patrimônio cultural produzido por diversos povos.

Refletir sobre os costumes alimentares como parte importante do legado.

Identificar hábitos alimentares comuns no lugar onde vivem herdados de povos antigos.

1

Trocas e heranças culturais Legados culturais na Antiguidade

p. 88-89

Refletir sobre as trocas culturais que existem entre diferentes povos, em diferentes momentos da história.

Reconhecer influências culturais presentes nos costumes das pessoas na atualidade.

MP011

Quadro: equivalente textual a seguir:

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

24

1

O mundo que queremos: Mbanza Congo, em Angola, recebe título de Patrimônio Mundial da Unesco

p. 90-91

Conhecer um patrimônio mundial em Angola, África.

Reconhecer a importância da preservação do patrimônio da cultura material africana.

Reconhecer as relações entre o patrimônio africano e a história do povo brasileiro.

1

Capítulo 3: O cotidiano no mundo antigo

p. 92-93

Conhecer características da vida doméstica e cotidiana na Mesopotâmia, Egito e Grécia na Antiguidade.

Refletir sobre semelhanças e diferenças na vida doméstica e cotidiana na Mesopotâmia, Egito e Grécia na Antiguidade e na atualidade.

Comparar a vida doméstica e cotidiana em diferentes culturas do mundo antigo e na atualidade.

25

1

O dia a dia das crianças na Antiguidade

p. 94-95

Conhecer as diferentes características do dia a dia das crianças em diferentes culturas do mundo antigo: na Mesopotâmia, no Egito e na Grécia.

Comparar o cotidiano das crianças no mundo antigo e na atualidade.

1

Como as pessoas faziam para... Mumificar os mortos

p. 96-97

Conhecer a técnica de mumificação utilizada pelos egípcios antigos.

Identificar elementos significativos da cultura egípcia na prática de mumificação.

Reconhecer a contribuição da técnica de mumificação para o desenvolvimento da medicina no Egito antigo.

26

1

Capítulo 4: Atividades econômicas e tecnologia na Antiguidade

p. 98-99

Conhecer as principais atividades econômicas e as profissões praticadas na Mesopotâmia, Egito e Grécia na Antiguidade.

1

Atividades econômicas e tecnologia na Antiguidade (continuação)

p. 99

p. 100-101

Refletir sobre o papel dos conhecimentos tecnológicos e científicos desenvolvidos por diferentes povos ao longo do tempo.

Pesquisar e reconhecer no próprio cotidiano objetos produzidos com base no conhecimento científico e desenvolvimento tecnológico.

27

2

A construção de pirâmides e templos

p. 101

p. 102-103

Refletir sobre as técnicas de construção de pirâmides.

Produzir um modelo de uma pirâmide, utilizando a criatividade e os conhecimentos de Artes, Matemática e História.

28

2

O que você aprendeu: avaliação processual

p. 104-107

Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do bimestre, considerando os progressos individuais em relação ao domínio dos conteúdos, aquisição de competências e habilidades e superação de dificuldades.

Quadro: equivalente textual a seguir:

4º Bimestre Unidade 4. Herança cultural

Total de aulas previstas: 22

Base Nacional Comum Curricular

Unidades temáticas

Objetos de conhecimento

Habilidades

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

EF05HI07

EF05HI08

EF05HI09

Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade

EF05HI10

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

29

2

Abertura da Unidade 4: Vida na cidade: a urbanização Capítulo 1: A humanidade e o tempo

p. 108-109

p. 110-111

Refletir sobre as heranças culturais dos povos do passado que permanecem ao longo do tempo.

Refletir sobre a marcação do tempo com base na observação da natureza.

Produzir um relógio de sol.

Refletir sobre sua percepção da passagem do tempo.

30

2

Calendários

p. 112-113

Conhecer maneiras que diferentes povos criaram para medir o tempo e organizar suas atividades.

Reconhecer a importância da observação dos ciclos e fenômenos da natureza para a percepção da passagem do tempo e organização dos calendários dos povos antigos.

Reconhecer a maneira como povos indígenas seus calendários em função dos ciclos naturais e atividades realizadas por eles.

Observar e analisar um calendário do povo indígena Suyá e identificar sua organização.

31

1

Você sabia?

p. 116-117

Refletir sobre os conhecimentos indígenas em Astronomia.

1

Para ler e escrever melhor: Os vestígios e a ação do tempo

p. 118-119

Comparar diferentes visões e interpretações da passagem do tempo e vestígios históricos.

32

2

Capítulo 2: Descobrindo a História

p. 120-121

Compreender o conceito de documento histórico.

Compreender os conceitos de documentos oficiais e não oficiais.

Analisar um documento histórico e refletir sobre as informações que é possível extrair dele.

Comparar fotografias de sua família com uma fotografia antiga.

Identificar diferenças regionais nas brincadeiras comuns no Brasil

MP012

Quadro: equivalente textual a seguir:

Cronograma

Conteúdos

Páginas

Práticas pedagógicas

Semanas

Aulas previstas

33

1

Estudos e técnicas

p. 122-123

Conhecer técnicas utilizadas nos estudos históricos, arqueológicos e antropológicos.

Reconhecer semelhanças e relações entre o trabalho em História e Arqueologia.

1

Capítulo 3: Marcos de memória

p. 124-125

Refletir sobre o conceito de memória.

Refletir sobre a construção dos marcos de memória.

Reconhecer a construção de diferentes tipos de memória.

Selecionar e registrar uma memória individual.

34

1

Marcos de memória (continuação)

O mundo que queremos: Mulheres que fazem história

p. 125

p. 126-127

Conhecer a história de mulheres que dão nome às ruas.

Refletir sobre os marcos de memória e os critérios para a escolha do nome das ruas.

Valorizar a pluralidade cultural e social.

Valorizar a participação das mulheres na vida pública e na construção dos marcos de memória.

1

Marcos de memória: história oral

p. 128-129

Conhecer técnicas de pesquisa em história oral.

Reconhecer a importância da história oral para a preservação da memória das pessoas.

35

1

Continuação Marcos de memória: história oral

p. 129

Reconhecer a importância dos registros orais para a transmissão cultural.

Realizar entrevista com pessoa do seu local de vivência.

1

Como as pessoas faziam para...

Produzir e divulgar conhecimento histórico

p. 130-131

Conhecer metodologia de pesquisa e produção de conhecimento histórico.

Refletir sobre tema histórico que gostaria de conhecer mais e pesquisar.

36

2

Capítulo 4: Registros de memória

Patrimônios materiais

Você sabia?

p. 132-137

Compreender os conceitos de patrimônio cultural e de patrimônio material e imaterial.

Conhecer exemplos de bens materiais e imateriais.

Identificar características de bens culturais.

Identificar patrimônios imateriais da cultura brasileira.

Conhecer diversos exemplos de patrimônios materiais.

Conhecer exemplos de patrimônios da humanidade e bens naturais.

37

2

Filosofia como legado cultural

p. 138-139

Conhecer a importância da produção filosófica para a produção de conhecimento de diversos povos ao longo do tempo.

Conhecer aspectos do pensamento filosófico grego por meio da produção de Platão e Aristóteles.

Reconhecer a influência do conhecimento filosófico para o desenvolvimento do conhecimento científico.

Reconhecer a filosofia como um legado cultural.

Pesquisar sobre o pensamento e as contribuições de filósofos gregos da Antiguidade.

38

2

O que você aprendeu: avaliação processual

p. 140-143

Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do bimestre, considerando os progressos individuais em relação ao domínio dos conteúdos, aquisição de competências e habilidades e superação de dificuldades.

39

2

Para terminar: avaliação de resultado

p. 144-147

Averiguar a evolução do processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do ano letivo, considerando os progressos individuais em relação ao domínio dos conteúdos, aquisição de competências e habilidades e superação de dificuldades.

Princípios norteadores desta coleção

Conteúdos temáticos

Os temas e conteúdos desta coleção, bem como as formas de sua abordagem, foram escolhidos tendo como pressuposto a motivação dos estudantes para o trabalho com a História, considerando os interesses e as necessidades nesse nível de ensino. Nos livros destinados ao 1º, 2º e 3º ano, privilegia-se a assimilação de noções temporais básicas para os estudos da História e o contato com diversas fontes históricas. Trabalhando com a identidade da criança e seu cotidiano, os volumes abordam a história pessoal, da família, da escola e da comunidade, na perspectiva das diferenças e semelhanças, das mudanças e permanências. São enfatizadas as noções básicas de medida do tempo e de orientação temporal, o conhecimento e a classificação das fontes históricas de acordo com sua natureza (escrita, iconográfica, material, oral), a leitura de imagens e de textos de diferentes gêneros e a produção escrita. A partir do 4º ano, os estudantes devem trabalhar processos mais longos na escala temporal, como a circulação dos primeiros grupos humanos, a ocupação do espaço, o desenvolvimento e a expansão do comércio. No 5º ano, a análise se amplia para a compreensão da diversidade de povos e culturas e suas formas de organização. Além disso, os estudantes tomarão contato com noções de cidadania e Estado.

Temas atuais de relevância

Em cada Livro do Estudante desta coleção um tema atual de relevância foi abordado com destaque de maneira integrada à proposta pedagógica, visando contribuir para a construção da consciência crítica dos estudantes ao longo do Ensino Fundamental e em sua relação com as questões vivenciadas no mundo contemporâneo. Os temas trabalhados no volume de cada ano estão articulados aos conteúdos, às atividades e às reflexões propostas, de modo que o professor possa conduzir a problematização gradualmente, de acordo com a etapa do desenvolvimento dos estudantes, durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Relacionamos a seguir os temas atuais de relevância em destaque em cada um dos volumes:

  1. Livro do 1 º ano: Identidade, família e convivência na escola
  1. Livro do 2 º ano: Vida em comunidade e trabalho
  1. Livro do 3 º ano: Espaços de convivência, vida no campo e na cidade
  1. Livro do 4 º ano: Migrantes e migrações: ontem e hoje
  1. Livro do 5 º ano: Cidadania e patrimônio cultural

MP013

Literacia e História

A elaboração desta coleção também foi guiada pelo entendimento de que o domínio da linguagem – leitura, escrita e oralidade – constitui ferramenta fundamental para a compreensão da realidade, além de facilitar a inserção do indivíduo na vida em sociedade. A escola tem papel essencial no processo de reversão das dificuldades e deficiências dos estudantes em leitura e escrita, já que se constitui como espaço de interação de conhecimentos provenientes de diferentes áreas.

Literacia

Acreditamos que um material didático que reconheça o professor como organizador de situações de mediação entre o objeto de conhecimento e o estudante não pode negligenciar o trabalho com a linguagem, qualquer que seja o componente curricular.

Assim, entendemos que a História pode contribuir para que os estudantes, sobretudo nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, desenvolvam habilidades importantes para a consolidação da alfabetização e da literacia, conduzindo a realização de procedimentos de estudo que favoreçam a fluência em leitura oral, a aquisição de vocabulário e a compreensão e a produção de textos.

A contribuição da História para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralidade possibilita aos estudantes reconhecer e utilizar vocabulário específico do componente curricular, discutir ou argumentar oralmente a respeito de um assunto, justificar este ou aquele posicionamento mediante um argumento, desenvolver a fluência em leitura, a compreensão de textos, produzir textos expositivos e explicativos, elaborar narrativas, memórias etc., ao mesmo tempo que se tornam aptos a refletir sobre assuntos diversos e a comunicá-los.

Dessa maneira, surge como ponto fundamental o trabalho com a literacia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com a Política Nacional de Alfabetização (PNA), o aprendizado de leitura e escrita se dá aos poucos, sendo desenvolvido antes, durante e após a alfabetização. No ano do Ensino Fundamental:

Na base da pirâmide está a literacia básica, que inclui a aquisição das habilidades fundamentais para a alfabetização (literacia emergente), como o conhecimento de vocabulário e a consciência fonológica, bem como as habilidades adquiridas durante a alfabetização, isto é, a aquisição das habilidades de leitura (decodificação) e de escrita (codificação). No processo de aprendizagem, essas habilidades básicas devem ser consolidadas para que a criança possa acessar conhecimentos mais complexos.

No segundo nível, está a literacia intermediária (do 2º ao 5º ano do ensino fundamental), abrange habilidades mais avançadas, como a fluência em leitura oral, que é necessária para a compreensão de textos.

No topo da pirâmide (do 6º ano ao ensino médio), está o nível [...] onde se encontram as habilidades de leitura aplicáveis a conteúdos específicos de disciplinas, como geografia, biologia e história.

FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA : Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília, DF: MEC: SEALF, 2019. p. 21. Disponível em: http://fdnc.io/f6b. Acesso em: 16 jul. 2021.

É sob esse enfoque que esta coleção propõe atividades que visam explorar a literacia básica no ano e a literacia intermediária nos anos subsequentes. Nesta obra, procurou-se evidenciar, para o professor, a maneira como os conteúdos apresentados podem ser usados como objeto para reflexão sobre a literacia. Para isso, foram enfocados três aspectos: leitura e compreensão, produção de escrita, oralidade e fluência em leitura oral.

Leitura e compreensão

A antecipação das informações apresentadas e o levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes são importantes para a formação do leitor proficiente. Nesta coleção, esse aspecto é trabalhado com base não apenas nos textos verbais que compõem as unidades, mas também na leitura das imagens de abertura de cada unidade dos livros. O objetivo é ampliar o vocabulário dos estudantes, propor estratégias de interpretação de textos, que levam em conta a decodificação, além de auxiliar o estudante a perceber que as diferentes linguagens (verbal e não verbal) se relacionam na construção do sentido global.

Também nesse sentido, os textos de apresentação dos conteúdos têm estrutura clara e linguagem concisa e acessível aos estudantes, transmitindo os assuntos de modo objetivo. As atividades são voltadas para a assimilação, a compreensão e a reflexão sobre os conteúdos, abrangendo em muitos momentos a leitura em voz alta, o reconto do que foi lido, a produção escrita e os quatro processos gerais de compreensão da leitura: localizar e retirar informação explícita; fazer inferências diretas; interpretar e relacionar ideias e informação; e analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.

Produção de escrita

A proposta de produção textual parte da leitura e da análise da estrutura de um texto, procedimentos que servirão de base para a escrita do estudante, tanto em relação à forma quanto ao conteúdo, geralmente relacionado com o tema da unidade. Esse trabalho ocorre especialmente na seção Para ler e escrever melhor, nos livros do 2º ao 5º ano. Em outros momentos também há atividades em que é solicitada a produção de palavras, frases e pequenos textos (ou suportes) de circulação social, como relato, lista e cartaz, de resultado de pesquisa, entre outros.

Oralidade e fluência em leitura oral

O trabalho com a oralidade ocorre em diversos momentos ao longo dos livros, especialmente nas páginas de abertura das unidades, por meio de atividades de leitura de imagens e ativação de conhecimentos prévios relacionados aos temas que serão abordados. Haverá também ocasiões em que o estudante poderá realizar relatos, explicações, argumentações, entrevistas, entre outros gêneros orais.

Nesse trabalho, objetiva-se levar o estudante a perceber a importância da organização das ideias para a eficácia na comunicação e a defesa do seu ponto de vista, além da adoção de atitudes e procedimentos pertinentes a esses momentos de interação, como o uso de linguagem adequada à situação de comunicação e o respeito à opinião dos colegas e à vez de cada um se expressar.

Educação em valores e temas contemporâneos

A educação escolar comprometida com a formação de cidadãos envolve a mobilização de conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento das capacidades necessárias para uma participação social efetiva, entre eles o domínio da língua e dos conteúdos específicos de cada componente curricular.

MP014

Tais conhecimentos devem estar intrinsecamente ligados a um conjunto de valores éticos universais, que têm como princípio a dignidade do ser humano, a igualdade de direitos e a corresponsabilidade social.

Nesta coleção, os valores e os temas contemporâneos são trabalhados de forma transversal e relacionados a questões globais combinadas com ações locais (em casa, na sala de aula e na comunidade), divididos em cinco grandes temas:

MP015

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a participação do professor na autoavaliação dos estudantes é essencial, estimulando-os e considerando-os sujeitos críticos e ativos no processo pedagógico.

Além das diversas atividades de avaliação dispostas ao longo do Livro do Estudante, que formam uma importante base para a realização do processo de acompanhamento do progresso dos estudantes, esta coleção propõe a realização de momentos avaliativos no fechamento de importantes etapas de aprendizagem, considerados aqui os períodos bimestrais. Para isso, o instrumento de avaliação processual colocado à disposição do professor é a seção O que você aprendeu, ao final de cada uma das quatro unidades que estruturam o Livro do Estudante, que fornece a oportunidade de apurar aspectos da evolução do processo pedagógico ao longo do bimestre.

Na etapa de finalização do ano letivo, após a Unidade 4 do Livro do Estudante, propomos a realização de uma avaliação de resultado. Essa avaliação é importante não apenas para verificar a evolução dos estudantes durante todo o percurso que se completa ao final do 4º bimestre e as condições com que seguem para o próximo ano, mas também para subsidiar os professores e os gestores escolares para a realização de eventuais ajustes nos projetos pedagógicos e nas estratégias didáticas.

Estrutura dos livros

A organização dos Livros do Estudante desta coleção foi planejada para facilitar o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, alcançar os objetivos propostos. Cada volume está organizado em quatro unidades, que poderão ser distribuídas ao longo dos quatro bimestres de trabalho escolar. As unidades apresentam uma estrutura clara e sistemática, com pequenas variações de um volume a outro.

Para começar

Aplicada no início do ano letivo, antes de introduzir a Unidade 1, a avaliação diagnóstica apresentada na seção Para começar tem o objetivo de identificar os conhecimentos prévios e o domínio de pré-requisitos para os conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano. A avaliação diagnóstica também possibilita a constituição de parâmetros iniciais para o acompanhamento continuado dos estudantes por meio das atividades realizadas no decorrer dos bimestres e das avaliações processuais ao final deles.

Abertura da unidade

As unidades iniciam-se com uma dupla de páginas com imagens que procuram estimular a imaginação e motivar o estudante a expressar e expandir seus conhecimentos prévios sobre os temas que serão tratados na unidade. As questões propostas na seção Vamos conversar levam o estudante a fazer a leitura das imagens, resgatando e comparando ideias e conhecimentos anteriores. O objetivo é levar o estudante a estabelecer conexões com a experiência e seus interesses e com estratégias que provoquem e articulem o seu pensamento. Trata-se de conectar o que ele já sabe com o que vai aprender.

Desenvolvimento dos conteúdos e das atividades

Após a abertura da unidade são apresentados os conteúdos, distribuídos em capítulos. Os capítulos trazem informações em textos expositivos e em linguagem adequada a cada faixa etária, de forma organizada, clara e objetiva. As informações, por sua vez, estão agrupadas em subtítulos, a fim de facilitar a leitura e a compreensão por parte dos estudantes. Ao longo dos livros há uma preocupação em esclarecer e exemplificar o conteúdo específico por meio de imagens, como fotografias, ilustrações, esquemas e gráficos, que também oferecem informações complementares.

Para ler e escrever melhor

O trabalho com a literacia se dá especialmente nessa seção, que ocorre do 2º ao 5º ano, voltada a leitura, compreensão e produção de textos, promovendo, ao mesmo tempo, um aprofundamento do conteúdo histórico e o trabalho com diversos estilos textuais, fontes históricas e narrativas.

Como as pessoas faziam para...

Nessa seção, apresentada nos livros do 2º ao 5º ano, os estudantes podem compreender, por meio de ilustrações e textos explicativos, como determinadas ações eram realizadas em outras épocas, comparando eventos e costumes do passado com os do presente, e relacionando-os às mudanças e permanências em situações, muitas vezes, cotidianas.

Atividade divertida

A seção foi elaborada especialmente para os livros do ao 3º ano e tem por objetivo trabalhar de forma lúdica questões centrais dos conteúdos. É importante ressaltar que o lúdico, tanto na forma do jogar quanto na do brincar, não implica necessariamente falta de seriedade, pois exigem alto grau de empenho e concentração.

O mundo que queremos

O trabalho com a educação em valores e temas contemporâneos se dá especialmente na seção O mundo que queremos. A seção sempre se inicia com um texto que relaciona um conteúdo da unidade a uma questão de valores e temas contemporâneos. Em seguida, são propostas atividades de leitura e compreensão do texto e de reflexão sobre questões nele apresentadas, que favorecem a ampliação de conhecimentos e o desenvolvimento no estudante de uma postura autônoma e crítica para o exercício da cidadania na vida individual e comunitária.

O que você aprendeu

Nessa seção, por meio de atividades, os estudantes recordam os principais conceitos e noções estudados ao longo da unidade, organizando e sistematizando informações, explorando de diferentes maneiras o conhecimento aprendido. Reiteramos que esta coleção apresenta a seção O que você aprendeu como uma proposta de realização de avaliações processuais, ao fechamento de cada unidade, como parte do processo de acompanhamento contínuo das aprendizagens dos estudantes no bimestre, essencial para garantir o seu sucesso escolar.

Para terminar

A seção Para terminar, disposta após a Unidade 4 do Livro do Estudante, reúne um conjunto de atividades que corresponde ao conteúdo abordado no decorrer do ano letivo. A seção confere ao professor a possibilidade de realizar um momento avaliativo final, isto é, uma avaliação de resultado do processo de aprendizagem desenvolvido no curso dos quatro bimestres.

MP016

Referências bibliográficas

BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos: entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.

O artigo aborda o papel das imagens nos livros didáticos de História.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://fdnc.io/4K. Acesso em: 11 maio 2021.

O documento estabelece os fundamentos para a consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://fdnc.io/b9o. Acesso em: 11 maio 2021.

Documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais ao longo da Educação Básica.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC: SEB: DICEI, 2013. Disponível em: http://fdnc.io/rJ. Acesso em: 11 maio 2021.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que sistematiza as orientações que regulam a Educação Básica no país.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais 1a a 4a séries. Brasília, DF: MEC: SEF, 1997. Disponível em: http://fdnc.io/gsY. Acesso em: 11 maio 2021.

Documento que apresenta diretrizes para o processo educativo no Ensino Fundamental 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília, DF: MEC: SEALF, 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f6b. Acesso em: 19 maio 2021.

O documento dispõe sobre as diretrizes da Política Nacional de Alfabetização.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 21-50, 2006. Disponível em: http://fdnc.io/eav. Acesso em: 11 maio 2021.

O artigo visa contribuir para a construção da teoria de avaliação formativa e orientar práticas em sala de aula.

GREGO, Sonia M. D. A avaliação formativa: ressignificando concepções e processos. In: UNESP; UNIVESP. Caderno de formação: formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. p. 92-110. v. 3.

O artigo traz reflexões sobre a avaliação formativa e sua aplicação em salas de aula brasileiras.

KRAEMER, Maria Luiza. Quando brincar é aprender... São Paulo: Loyola, 2007.

O livro apresenta sugestões de atividades lúdicas, criativas e educativas para o trabalho de professores na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

O livro, voltado para educadores, traz um estudo crítico da avaliação da aprendizagem escolar.

MORAN, José. Metodologias ativas: alguns questionamentos. In: Educação Transformadora. Disponível em: http://fdnc.io/eau. Acesso em: 11 maio 2021.

O artigo faz um levantamento esclarecendo o termo e sistematizando o uso de tais metodologias em sala de aula.

OLIVEIRA, S. R. F. de. O tempo, a criança e o ensino de História. In: DE ROSSI, V. L. S.; ZAMBONI, E. Quanto tempo o tempo tem? Campinas: Alínea, 2003.

A autora demonstra em sua pesquisa que a criança concebe o passado a partir do presente.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Nessa obra, o autor apresenta sua visão sobre a construção das competências na prática didática em sala de aula.

PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica. As competências para ensinar no século XXI : a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

O livro discute a construção de uma educação diferenciada com a participação de toda a comunidade escolar.

PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. A representação de espaço na criança. Porto Alegre: Artmed, 1993.

A obra investiga como a criança constrói a distinção entre o mundo exterior e o mundo interno ou subjetivo.

PINSKY, Jaime (org.). O ensino de História e a criação do fato. ed. São Paulo: Contexto, 1997.

Nesse livro, os autores ressaltam a importância da historicidade e do subjetivismo como ingredientes da interpretação do passado.

SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. A construção das noções de tempo. In: SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

O capítulo aborda os maiores desafios no ensino de História: levar o estudante a compreender as relações entre presente e passado.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

O tema central desse livro é a relação entre pensamento e linguagem no desenvolvimento intelectual.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

O livro trabalha a educação integral e como o professor pode articular e avaliar diferentes competências.

MP017

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS

CONHEÇA A PARTE ESPECÍFICA DESTE MANUAL

Introdução

texto de Introdução da unidade traz, forma sucinta, os conteúdos em taque nos capítulos que a compõem, relacionados aos objetivos pedagógicos licitados na sequência. Traz também indicação das competências gerais e específicas trabalhadas.

Reprodução em miniatura do Livro do Estudante.

Roteiro de aulas

Sugestões de trabalho com os conteúdos do livro e de distribuição de aulas.

BNCC em foco na unidade

Indica quais são as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular trabalhados na unidade.

Orientações

Comentários e orientações para a abordagem do tema proposto, além de informações que auxiliem a explicação dos assuntos tratados.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a parte específica do Manual. Página dupla composta por textos; imagens e textos do professor ao redor.  Fim da imagem.

MP018

Objetivos pedagógicos

Apresenta as expectativas de aprendizagem em relação aos conteúdos e habilidades desenvolvidos no capítulo ou na seção.

Sugestões de respostas e orientações para a realização ou ampliação de algumas atividades propostas. Em geral, as respostas esperadas dos estudantes encontram-se na miniatura da página do Livro do Estudante.

Atividades complementares e textos informativos para explicar, aprofundar ou ampliar um conceito ou assunto.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a parte específica do Manual. Página dupla composta por textos; imagens e textos do professor ao redor.  Fim da imagem.

MP019

UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES TRABALHADOS NESTE LIVRO

Unidade 1

Quadro: equivalente textual a seguir:

Unidade temática

Objetos de conhecimento

Habilidades

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

As formas de organização social e política: a noção de Estado

EF05HI02: Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.

O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos

EF05HI03: Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

EF05HI07: Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

Unidade 2

Quadro: equivalente textual a seguir:

Unidades temáticas

Objetos de conhecimento

Habilidades

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

As formas de organização social e política: a noção de Estado

EF05HI03: Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

EF05HI04: Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

EF05HI05: Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.

EF05HI06: Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

Unidade 3

Quadro: equivalente textual a seguir:

Unidades temáticas

Objetos de conhecimento

Habilidades

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

As formas de organização social e política: a noção de Estado

EF05HI03: Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

EF05HI06: Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade

EF05HI10: Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

Unidade 4

Quadro: equivalente textual a seguir:

Unidades temáticas

Objetos de conhecimento

Habilidades

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

EF05HI07: Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

EF05HI08: Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.

EF05HI09: Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade

EF05HI10: Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

MP020

TEMA ATUAL DE RELEVÂNCIA TRABALHADO NESTE LIVRO

Cidadania e patrimônio cultural

Este livro foi elaborado de maneira que, ao longo da proposta pedagógica apresentada, o professor possa desenvolver em sala de aula o trabalho com um tema atual de relevância que contribua para a construção do pensamento crítico dos estudantes e para sua reflexão sobre as formas de atuação na sociedade, as expectativas que eles têm em relação ao futuro e as possíveis práticas para tornar a sociedade mais justa, ética, democrática e inclusiva. Dessa forma, o Livro do Estudante destinado ao 5º ano do Ensino Fundamental tem em destaque o tema “Cidadania e patrimônio cultural”.

O tema em destaque diz respeito ao desenvolvimento da compreensão histórica da igualdade de direitos e do estabelecimento das noções de cidadania ao longo do tempo. O tema se relaciona, também, com a discussão sobre a importância da preservação dos patrimônios culturais dos diferentes povos, em um processo que busca uma sociedade crítica, plural e diversa.

Desse modo, ao longo do 5º ano, é importante que os estudantes percebam que a arte, a arquitetura, a literatura, a religião, as tradições, a alimentação, os sítios arqueológicos e os documentos históricos compõem a expressão cultural de um povo, ou seja, seu patrimônio cultural. É fundamental que eles compreendam ainda que a preservação desses patrimônios culturais faz parte das atitudes cidadãs: a preservação, a conservação e a divulgação de patrimônios culturais constituem atitudes que ajudam a conservar a história e a memória das diferentes sociedades e a entender as transformações pelas quais elas passaram ao longo da história. Podemos entender quem somos, hoje, por meio do conhecimento de nosso passado.

É interessante destacar aos estudantes que o patrimônio cultural se divide entre material e imaterial. O patrimônio cultural material é composto de materiais concretos, como edificações e monumentos, enquanto o imaterial é considerado intangível, ou seja, é composto de práticas como tradições orais, festividades e uso de técnicas, não se constituindo necessariamente por objetos e passando por mudanças ao longo do tempo. O patrimônio cultural imaterial também chega até nossos dias, mesmo passando por transformações, e é capaz de trazer marcas do passado, colaborando para formar a cultura do presente.

O tema “Cidadania e patrimônio cultural” e os desdobramentos que ele pode apresentar ao longo do trabalho com este volume relacionam-se com questões urgentes da atualidade, uma vez que o trabalho com a ideia de cultura e patrimônio cultural dos diferentes povos possibilita aos estudantes comparar o passado da humanidade e a sociedade atual, identificando diferenças e semelhanças e valorizando a diversidade, a tolerância e o respeito. A trajetória da cidadania ao longo do tempo pode ser encarada como uma conquista e uma herança deixada por diferentes povos; ao longo do trabalho com o volume, os estudantes conseguirão compreendê-la como algo construído pelas diferentes sociedades, entendendo que a preservação de memórias, manifestações e produções culturais também faz parte das atitudes de cidadania.

A concepção de cidadania passou por diversas transformações no decorrer do tempo. Ao longo dos estudos neste volume, os estudantes poderão compreender que, em sociedades antigas, nem todas as pessoas tinham os mesmos direitos ou podiam participar da vida política.

É importante, também, que eles entendam que a definição de cidadania é histórica. Por isso, se possível, organize com a turma algumas discussões sobre o tema, considerando seu caráter histórico e os conhecimentos prévios dos estudantes sobre seus direitos e deveres.

O tema se relaciona profundamente com o estabelecimento de formas políticas diversas entre sociedades da Antiguidade e, como já apontamos, com as perspectivas e os conceitos de cidadania, democracia e participação em momentos posteriores da trajetória humana. Procuramos traçar as continuidades e as transformações do processo de estabelecimento da cidadania, relacionando esse contexto com os significados atuais de democracia e participação no mundo moderno. Nesse sentido, é esperado que os estudantes compreendam as especificidades históricas das formações humanas na Antiguidade e suas conquistas até os dias de hoje. O estudo das organizações sociais e políticas de algumas sociedades antigas (com destaque para o Egito antigo e a região da Mesopotâmia), bem como as noções de cidadania e as transformações desse conceito ao longo do tempo, são importantes para que os estudantes compreendam aspectos da formação e da articulação dos primeiros centros populacionais.