MP023
O que é a História?
É um mundo de pequenas histórias.
É o que muitos já viveram e vivem.
São as suas experiências.
É como você cresceu.
É saber que tudo mudou.
Ou não mudou tanto assim...
É saber que já havia muita coisa antes de nós.
E que estamos, a cada minuto, construindo o que virá depois.
Lembre-se: quanto mais você vive e aprende, mais rica é a sua história.
Tudo o que você faz vai tornar-se a contribuição da sua
História para o mundo.
MP024
Conheça seu livro
Seu livro está organizado em 4 unidades. Veja o que você vai encontrar nele.
Para começar
Com essas atividades, você vai perceber que já sabe muitas coisas que serão estudadas ao longo deste ano.
Abertura da unidade
Nas páginas de abertura, você vai explorar imagens e conhecer os assuntos trabalhados na unidade.
Capítulo e atividades
Você aprenderá muitas coisas novas estudando os capítulos e resolvendo as atividades.
Para ler e escrever melhor
Você vai ler um texto e perceber como ele está organizado. Depois, vai realizar algumas atividades sobre ele. Assim, você aprenderá a ler e a escrever melhor.
O mundo que queremos
Você vai ler, refletir e realizar atividades sobre algumas posturas no cotidiano, como se relacionar com as pessoas, valorizar e respeitar as diferentes culturas, colaborar para preservar o meio ambiente e cuidar da saúde.
MP025
Como as pessoas faziam para...
Você vai descobrir alguns aspectos do dia a dia das pessoas no passado e perceber o que mudou e o que permaneceu até os dias atuais.
O que você aprendeu
Nessas páginas, você vai encontrar mais atividades para rever o que estudou na unidade e aplicar seus conhecimentos em várias situações.
Para terminar
As atividades dessa seção vão mostrar o quanto você aprendeu e se divertiu ao longo deste ano.
ÍCONES UTILIZADOS
Ícones que indicam como realizar algumas atividades:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Atividade para casa
Uso de tecnologias
Ícones que indicam trabalho com temas transversais:
MP026
Sumário
Para começar, p. 8
UNIDADE 1: A formação dos povos, p. 12
Capítulo 1. Fixação dos grupos humanos, p. 14
Para ler e escrever melhor, p. 20
Capítulo 2. Grupos organizados e agricultura, p. 22
O mundo que queremos: Agricultura na comunidade quilombola Ivaporunduva, p. 26
Capítulo 3. Novas formas de organização, p. 28
Como as pessoas faziam para..., p. 32
Capítulo 4. Registros de memória: cultura material, p. 34
O que você aprendeu, p. 40
UNIDADE 2: Os primeiros núcleos populacionais, p. 44
Capítulo 1. Os primeiros núcleos populacionais, p. 46
Para ler e escrever melhor, p. 52
Capítulo 2. A organização da vida social, p. 54
O mundo que queremos: Cidadania e igualdade: uma conquista histórica, p. 58
Capítulo 3. Cidades e impérios da Mesopotâmia, p. 60
Como as pessoas faziam para..., p. 64
Capítulo 4. Cidadania no passado e no presente, p. 66
O que você aprendeu, p. 72
MP027
UNIDADE 3: A vida na Antiguidade, p. 76
Capítulo 1. Cultura e religião, p. 78
Para ler e escrever melhor, p. 84
Capítulo 2. Patrimônio cultural dos povos antigos, p. 86
O mundo que queremos: Mbanza Kongo, em Angola, recebe título de Patrimônio Mundial da Unesco, p. 90
Capítulo 3. O cotidiano no mundo antigo, p. 92
Como as pessoas faziam para..., p. 96
Capítulo 4. Atividades econômicas e tecnologia na Antiguidade, p. 98
O que você aprendeu, p. 104
UNIDADE 4: Herança cultural, p. 108
Capítulo 1. A humanidade e o tempo, p. 110
Para ler e escrever melhor, p. 118
Capítulo 2. Descobrindo a História, p. 120
Capítulo 3. Marcos de memória, p. 124
O mundo que queremos: Mulheres que fazem história, p. 126
Como as pessoas faziam para..., p. 130
Capítulo 4. Registros de memória, p. 132
O que você aprendeu, p. 140
Para terminar, p. 144
Referências bibliográficas, p. 148
MP028
Para começar
Olá, estudante! Você vai fazer, agora, algumas atividades e vai descobrir que já sabe muitas coisas! Vamos lá?
- Você possivelmente já conhece alguns aspectos da Pré-História e do desenvolvimento da agricultura. Agora, identifique qual das imagens a seguir apresenta um instrumento relacionado ao desenvolvimento da agricultura. Registre no caderno o número da imagem identificada.
LEGENDA: Moedor (pilão) de grãos e vegetais feito de pedra, há cerca de 6 mil anos, encontrado em Israel. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pontas de flecha feitas de sílex, há cerca de 3 mil anos, encontradas no Norte da África, região do Saara. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Arpões feitos de ossos e chifres de animais, produzidos há cerca de 10 mil anos, encontrados na região de Dordogne, França. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: Imagem 1.- Leia as adivinhas a seguir. Depois, encontre a resposta correta para cada uma e registre-as no caderno. Dica: as respostas estão embaralhadas e dispostas nos quadros abaixo.
- Quadro: Revolução agrícola − Paleolítico − Neolítico − Aldeia.
- O que é, o que é? Período histórico em que os seres humanos criaram os primeiros utensílios e ferramentas.
PROFESSOR
Resposta: Paleolítico.- O que é, o que é? Período histórico em que surgiram novas técnicas para fabricação de ferramentas e ocorreu a domesticação de plantas e animais.
PROFESSOR
Resposta: Neolítico.- O que é, o que é? Local criado para garantir proteção aos grupos humanos e estocar alimentos.
PROFESSOR
Resposta: Aldeia.- O que é, o que é? Contexto do desenvolvimento do cultivo de alimentos, assim chamado por causa das profundas transformações que provocou nas formas de organização dos grupos humanos.
PROFESSOR
Resposta: Revolução agrícola.MANUAL DO PROFESSOR
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para os conteúdos da seção Para começar podem ser trabalhadas na semana 1.
Orientações
Nesta seção está a avaliação diagnóstica. Ela pode ser aplicada no início do ano letivo, antes de introduzir os estudos da Unidade 1. Entre os principais objetivos da avaliação diagnóstica nesta coleção estão a identificação de conhecimentos prévios dos estudantes, bem como de pré-requisitos para conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano, e a possibilidade de construção de alguns parâmetros iniciais para o acompanhamento continuado de sua turma.
Atividade 1. É esperado que o estudante consiga identificar que a imagem relacionada ao desenvolvimento da agricultura é a imagem 1, que mostra um moedor (pilão) de grãos e vegetais feito de pedra há cerca de 6 mil anos, encontrado em Israel. Essa atividade possibilita ao estudante exercitar a leitura de imagens e a capacidade de relacionar conhecimentos prévios com o que está sendo representado em cada uma das fotografias e contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Atividade 2. É esperado que o estudante, utilizando alguns conhecimentos prévios, identifique as respostas para cada uma das adivinhas. Essa atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Habilidades da BNCC em foco nesta seção
EF05HI01, EF05HI02, EF05HI03, EF05HI04, EF05HI05, EF05HI06, EF05HI07, EF05HI08, EF05HI09 e EF05HI10.
MP029
Avaliação diagnóstica
- Com o desenvolvimento da agricultura, ocorreram muitas transformações na forma de organização dos grupos que a praticavam. Quais foram elas? Copie a resposta correta no caderno.
- A quantidade de alimento disponível aumentou, ocorreu um grande aumento populacional e foram criadas comunidades sedentárias e aldeias.
- A quantidade de alimento disponível diminuiu e a população diminuiu.
- Os grupos humanos deixaram de viver nas cidades e passaram a se organizar em comunidades agrícolas no campo.
- Muitos grupos humanos deixaram de viver em habitações fixas e passaram a viver da coleta de frutos.
PROFESSOR
Resposta correta: a) A quantidade de alimento disponível aumentou, ocorreu um grande aumento populacional e foram criadas comunidades sedentárias e aldeias.- Leia o texto a seguir, observe as imagens e faça as atividades propostas.
Na região da antiga Mesopotâmia (atual Iraque) e do Egito, havia importantes rios que favoreceram a agricultura. Ali se formaram as primeiras aldeias, há mais de 6 mil anos. Com o passar do tempo, as aldeias antigas se organizaram bastante e as primeiras cidades foram se formando. Muitos centros cerimoniais e religiosos se localizavam nessas cidades antigas. A cidade de Nippur, por exemplo, foi um importante centro religioso para muitos povos que viviam na Mesopotâmia.
LEGENDA: Representação da deusa Inanna, ligada ao amor, à guerra e à justiça, encontrada em templo na cidade de Nippur. Peça produzida há cerca de 4500 anos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fragmento de mapa da antiga cidade de Nippur, no atual Iraque, feito em argila. Produzido há cerca de 3.500 anos. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o principal assunto do texto que você acabou de ler? Explique.
PROFESSOR
Resposta: Organização das primeiras aldeias, há mais de 6 mil anos.- As duas imagens acima estão relacionadas com o assunto do texto? Por quê? Justifique.
PROFESSOR
Resposta: Sim. Ver orientações específicas deste volume.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3. É esperado que o estudante identifique como correta a seguinte alternativa, relacionada com o desenvolvimento da agricultura e a organização dos primeiros grupos humanos: a) A quantidade de alimento disponível aumentou, ocorreu um grande aumento populacional e foram criadas comunidades sedentárias e aldeias. Essa atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05HI02: Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
Atividade 4. a) É esperado que o estudante consiga compreender que o principal assunto do texto é a organização das primeiras aldeias, há mais de 6 mil anos, na região da antiga Mesopotâmia e também no Egito.
b) O estudante deve dizer que sim, há relação entre as duas imagens e o texto. As duas imagens apresentam produções culturais feitas em uma importante cidade antiga (Nippur, na antiga Mesopotâmia, onde hoje está o Iraque). Uma das imagens é a representação de uma deusa, produzida naquela cidade há cerca de 4500 anos; o texto lido pelo estudante aborda o tema da religiosidade entre os povos antigos ao dizer que em diversas cidades havia centros cerimoniais e religiosos. A outra imagem apresenta um mapa de parte da cidade de Nippur. Essa atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05HI03: Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
MP030
- Observe as duas imagens abaixo, leia suas legendas e reflita sobre as informações que é possível extrair delas com base nas seguintes perguntas:
- Com qual finalidade cada objeto foi produzido?
- Quais povos e culturas os produziram?
- Em que período histórico os objetos foram produzidos?
- Para finalizar, com base no que você observa nas imagens, em outras fotografias de produções de povos antigos que você conhece, escreva um pequeno parágrafo explicando como, em sua opinião, é possível conhecer os hábitos e a história de um povo que viveu em tempos remotos e não deixou registros escritos.
PROFESSOR
Atenção professor: É esperado que o estudante diga que a urna foi produzida para rituais funerários e que a peça em forma de remo, enfeitada com penas, foi produzida, possivelmente, para rituais ou festividades. Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.LEGENDA: Urna funerária produzida pelos povos Marajoara, no Brasil, há mais de 2 mil anos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Artefato cerimonial em forma de remo feito pelo povo indígena Wai-wai, no Brasil, na década de 1950. FIM DA LEGENDA.
- Liste dois exemplos de direitos e dois de deveres que você tem como criança.
PROFESSOR
Respostas pessoais, com base nos conhecimentos prévios dos estudantes. Ver orientações específicas deste volume.- Procure se recordar de alguma história que tenha sido contada por seus avós, por seus pais ou por outras pessoas mais velhas sobre algum acontecimento ou costumes do passado.
- Reconte essa história, registrando-a no caderno.
- Depois, responda: Por que devemos preservar os conhecimentos e as memórias das pessoas mais velhas?
- Quando você ficar mais velho, qual lembrança da sua infância gostaria de preservar?
PROFESSOR
Atenção professor: As respostas são pessoais. O objetivo desta atividade é retomar os conhecimentos que os estudantes possuem a respeito da memória e dos conhecimentos históricos. Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5. A urna funerária foi produzida pelos povos Marajoara, no Brasil, há mais de 2 mil anos. Por sua vez, o artefato cerimonial em forma de remo foi produzido pelo povo indígena Wai-wai, no Brasil, na década de 1950. Com base em seus conhecimentos e nas imagens, é esperado que o estudante consiga compreender que é possível conhecer a história de povos antigos que não deixaram registros escritos por meio do estudo de sua cultura material. Essa atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05HI07: Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
Atividade 6. É esperado que o estudante consiga fornecer alguns exemplos, como: direitos – estudar, brincar, ter uma família; deveres – respeitar as pessoas, respeitar e cumprir as regras existentes em lugares públicos, estudar. Ele pode utilizar seus conhecimentos prévios e refletir sobre atitudes cidadãs a colocar em prática em seu cotidiano. Essa atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades EF05HI04: Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos e EF05HI05: Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
Atividade 7. a) É esperado que o estudante consiga se recordar de histórias contadas por seus familiares mais velhos, como tios, bisavós, avós ou seus pais. Histórias sobre brincadeiras de infância, cotidiano escolar, festas em família ou até mesmo sobre costumes e tradições do bairro no passado podem ser identificadas e registradas pela turma.
b) É esperado que o estudante compreenda que preservar os conhecimentos e as memórias das pessoas mais velhas é muito importante para a vida em sociedade, pois conhecimentos como esses nos ajudam a compreender melhor quem somos, nossas raízes e o local em que vivemos.
c) A resposta é pessoal. É esperado que o estudante consiga registrar alguma lembrança significativa para ele e justificar sua resposta.
Essa atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades EF05HI06: Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas; e EF05HI09: Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
MP031
- O texto a seguir trata das diferentes formas de marcar o tempo. Copie-o no
caderno
e complete as lacunas com as palavras corretas, dispostas nos quadros abaixo
- Quadro: indígenas − dia − natureza − noite − tempo.
Ao longo da história, as formas de perceber e contar o _____ se transformaram. A observação da _____ foi fundamental para medir o tempo: a começar pela observação da divisão entre o _____ e a _____ ou do ciclo das estações, importante para os plantios e as colheitas. Os povos _____ no Brasil, por exemplo, observam as mudanças na natureza, como o movimento dos astros no céu, as épocas de chuva ou de seca ou o volume das águas nos rios. Essas mudanças indicam o momento mais adequado para pescar, caçar, plantar e colher.
PROFESSOR
Resposta correta: tempo; natureza; dia; noite; indígenas.- Observe a imagem abaixo e responda:
- A imagem apresenta um patrimônio material ou imaterial? Por quê?
LEGENDA: Pirâmides do Egito (ao fundo) e esfinge (à frente). Construídos há mais de 4 mil anos. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: Patrimônio material. Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 8. É esperado que o estudante complete as lacunas do parágrafo para que o texto fique deste modo: “Ao longo da história, as formas de perceber e contar o tempo se transformaram. A observação da natureza foi fundamental para medir o tempo: a começar pela observação da divisão entre o dia e a noite ou do ciclo das estações, importante para os plantios e as colheitas. Os povos indígenas no Brasil, por exemplo, observam as mudanças na natureza, como o movimento dos astros no céu, as épocas de chuva ou de seca ou o volume das águas nos rios. Essas mudanças indicam o momento mais adequado para pescar, caçar, plantar e colher”.
Essa atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05HI08: Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.
Atividade 9. É esperado que o estudante responda que a imagem apresenta um patrimônio material. A fotografia retrata as pirâmides do Egito (ao fundo) e a esfinge, estruturas construídas há mais de 4 mil anos. O estudante pode mobilizar os conhecimentos prévios dele sobre patrimônios culturais, retomando as diferenças entre patrimônio material e imaterial. Se julgar necessário, comente com a turma que expressões culturais como a representada na fotografia são preservadas e conservadas como fontes que contam a história de um povo. Essa atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05HI10: Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.