MP174

Para terminar

  1. As sentenças a seguir tratam da organização das primeiras aldeias, ainda no período Neolítico. Analise-as e copie no caderno a única sentença verdadeira.
    1. As primeiras aldeias surgiram para que os grupos humanos pudessem se fixar em um único local e cultivar os campos.
    1. As primeiras aldeias viviam exclusivamente de trocas de alimentos com outras aldeias, para que seus habitantes pudessem sobreviver.
    1. A organização das primeiras aldeias permitiu que os seres humanos não precisassem trabalhar para sobreviver e tivessem diferentes profissões.
    1. As primeiras aldeias eram lideradas somente por faraós que foram responsáveis pela construção de grandes pirâmides na região do Egito.
PROFESSOR Resposta correta: a) As primeiras aldeias surgiram para que os grupos humanos pudessem se fixar em um único local e cultivar os campos.
  1. É comum utilizarmos nos estudos sobre a Pré-História a divisão entre período Paleolítico e período Neolítico.
    1. Identifique e registre no caderno duas características que você considera importantes de cada período.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
  1. Observe a imagem. Com base no que você observa nesta fotografia e em outras imagens semelhantes, vistas por você e seus colegas ao longo de seus estudos, responda: Que vestígios são fundamentais para estudar o período conhecido como Pré-História? Por quê?
PROFESSOR Atenção professor: Ao observar a fotografia e mobilizar os conhecimentos construídos ao longo de seu ano de estudos, é esperado que o estudante diga que os vestígios materiais, como fósseis, construções, objetos, armas e ferramentas, são fundamentais para o estudo do período conhecido como Pré-História. Fim da observação.
Imagem: Fotografia. Destaque de uma mão passando um pincel por peça de cerâmica coberta por areia. Ao lado, posicionado ao chão, há uma régua rosa.   Fim da imagem.

LEGENDA: Arqueólogo trabalha em sítio arqueológico na Inglaterra, 2017. Esse sítio contém vestígios de cerâmica produzida há cerca de 6 mil anos. FIM DA LEGENDA

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para os conteúdos da avaliação da seção Para terminar podem ser trabalhadas na semana 39.

Orientações

Nesta seção, está a avaliação de resultado. Ela pode ser aplicada ao final do ano letivo. Essa avaliação contribui para o monitoramento da evolução dos estudantes durante todo o percurso que se completa ao final do quarto bimestre e das condições com que seguem para o próximo ano. Além disso, a avaliação fornece subsídios para a realização de eventuais ajustes nos projetos pedagógicos e nas estratégias didáticas.

Atividade 1. É esperado que o estudante identifique a seguinte alternativa correta: a) As primeiras aldeias surgiram para que os grupos humanos pudessem se fixar em um único local e cultivar os campos. A transição da atividade coletora para a de cultivo agrícola provocou várias mudanças a partir do período Neolítico. Ao realizar esta atividade, o estudante deve identificar corretamente algumas das principais razões de formação das primeiras aldeias humanas. Esta atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado e EF05HI02: Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.

Atividade 2. a) É esperado que o estudante consiga responder que, no período Paleolítico, a maior parte das ferramentas e utensílios produzidos pelos grupos humanos era feita de pedra (lascada). Os grupos humanos eram nômades, e a descoberta do fogo foi algo importante no período. Já no Neolítico, passaram a ser fabricadas ferramentas feitas de pedra polida, metais e cerâmica. Com o desenvolvimento da agricultura, no período Neolítico, o modo de organização de diversos grupos humanos se modificou: a maior parte deles se tornou sedentária, e diversas aldeias passaram a se estabelecer próximas aos locais de cultivo.

Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

MP175

Avaliação de resultado

  1. Leia com atenção o texto a seguir. Depois, copie no caderno a alternativa que o completa corretamente. A agricultura permitiu que certas aldeias produzissem em excesso, isto é, seus habitantes conseguiam produzir mais alimentos do que precisavam. Isso permitia que os alimentos fossem estocados e _____.
    1. utilizados somente para distribuição coletiva.
    1. destruídos para que não apodrecessem.
    1. enviados para outros povos que estavam enfrentando dificuldades, como secas ou enchentes.
    1. trocados por mercadorias produzidas por outras aldeias (ou seja, eram destinados ao comércio).
    1. utilizados para criar fertilizantes, aumentando, cada vez mais, a produção agrícola.
PROFESSOR Resposta correta: d) trocados por mercadorias produzidas por outras aldeias (ou seja, eram destinados ao comércio).
  1. Os povos dos sambaquis habitaram as margens de rios e o litoral de diversas regiões que hoje correspondem ao Brasil. Os sambaquieiros produziam diversas ferramentas, que serviam para suas atividades de subsistência e para seus costumes e rituais. Conchas e ossos de pequenos animais eram modificados e transformados em anzóis, instrumentos para caça e acessórios como colares e enfeites. Eles também confeccionavam ferramentas com pedras.
Imagem: Fotografia. Vista de morro pequeno com vegetação ao topo.   Fim da imagem.

LEGENDA: Sambaqui no município de Garopaba, no estado de Santa Catarina. Sua formação data aproximadamente de 5 mil anos. FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia. Instrumento de pedra em formato de ave com um apoio circular ao centro entre as asas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Instrumento de pedra encontrado em sambaqui no Brasil, produzido há cerca de 3 mil anos. FIM DA LEGENDA

  1. Explique o que são sambaquis. Ver orientações específicas deste volume.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
  1. Com base em seus conhecimentos, nas imagens observadas nesta página e no enunciado desta atividade, responda: que objetos os sambaquieiros produziam?
  1. Os sambaquis podem ser considerados elementos de cultura material? Por quê?
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. É esperado que o estudante complete a lacuna do parágrafo com as informações da alternativa d, para que o texto fique deste modo: A agricultura permitiu que certas aldeias produzissem em excesso, isto é, seus habitantes conseguiam produzir mais alimentos do que precisavam. Isso permitia que os alimentos fossem estocados e trocados por mercadorias produzidas por outras aldeias (ou seja, eram destinados ao comércio). Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05HI02: Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.

Atividade 4. a) É esperado que o estudante consiga dizer que os sambaquis são montes de restos de conchas e moluscos fossilizados. Nessas formações, também existem restos mortais (ossos humanos) e utensílios das populações que os formaram. Hoje, os sambaquis são sítios arqueológicos importantes para o estudo das ocupações humanas na América.

b) Instrumentos e ferramentas utilizando pedras, conchas ou ossos.

c) Os sambaquis podem ser considerados parte da cultura material dos povos que os formaram, pois tanto os objetos

acumulados nesses locais quanto os próprios agrupamentos de materiais tinham ligação direta com o modo como esses povos viviam.

Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05HI03: Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

Habilidades da BNCC em foco nesta seção

EF05HI01, EF05HI02, EF05HI03, EF05HI04, EF05HI05, EF05HI06, EF05HI07, EF05HI08, EF05HI09 e EF05HI10.

MP176

  1. Leia o texto a seguir, que trata da escrita em sociedades antigas. Observe também as duas imagens e faça o que se pede.

Os sinais, em forma de cunha, haviam substituído os primeiros pictogramas, nesse momento impressos por meio de estiletes [instrumento pontiagudo para escrever] sobre a argila. [...] A maior parte da leitura [...] ocorria por meio dessa escrita cuneiforme ou de sinais em forma de cunha sobre a argila amolecida, embora as inscrições também fossem entalhadas em pedra [...]. Raramente, porém, os sinais em cunha eram escritos com tinta em papiro, como os escribas costumavam fazer [...].

FONTE: Steven Roger Fischer. História da leitura . São Paulo: Editora Unesp, 2006. p. 16.

Imagem: Fotografia. Rocha retangular com gravuras em alto-relevo sobre a estrutura.  Fim da imagem.

LEGENDA: Registro em escrita cuneiforme produzido entre 3100 a.C. e 2900 a.C., encontrado na cidade de Uruk, na antiga Mesopotâmia. FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia. Vista de parede com pinturas egípcias de pessoas, animais e instrumentos de trabalho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Registro em escrita hieroglífica produzido entre 1292 a.C. e 1187 a.C., encontrado na cidade de Tebas, no antigo Egito. FIM DA LEGENDA

  1. É possível identificar, nesse texto, duas sociedades antigas em que a escrita era importante, e cujos principais aspectos você estudou ao longo deste ano. Que sociedades são essas? Dica: as imagens que acompanham o texto também retratam essas duas sociedades.
PROFESSOR Resposta: Mesopotâmia e Egito.
  1. Como você chegou à conclusão em sua resposta ao item anterior? Explique, com base em seus conhecimentos e em elementos do texto.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
  1. Em qual cidade da Antiguidade surgiu o modelo político chamado de democracia? Copie no caderno a alternativa correta.
    1. Esparta.
    1. Atenas.
    1. Ur.
    1. Babilônia.
PROFESSOR Resposta correta: b) Atenas.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5. a) É esperado que o estudante consiga identificar que o texto aborda sistemas de escrita em duas sociedades antigas: a Mesopotâmia e o Egito.

b) O texto diz que “Os sinais, em forma de cunha, haviam substituído os primeiros pictogramas [...]” e que “A maior parte da leitura [...] ocorria por meio dessa escrita cuneiforme ou de sinais em forma de cunha [...]”. Esses trechos indicam que se trata da forma de escrita cuneiforme, desenvolvida entre os povos da antiga Mesopotâmia. Depois, o texto diz que alguns sinais eram “[...] escritos com tinta em papiro, como os escribas costumavam fazer [...]”, o que indica que, nesse momento, fala-se sobre a escrita na antiga sociedade egípcia.

Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05HI07: Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

Atividade 6. É esperado que o estudante identifique como correta a alternativa b (Atenas). A ideia de cidadania remete à antiga Atenas, uma cidade-Estado da Grécia antiga. Foi nessa sociedade que surgiu o modelo político chamado de democracia. Esta atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades EF05HI04: Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos e EF05HI05: Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.

Atividade 7. a) Nas sociedades antigas, a lei funcionava de modo diferente para cada grupo, existindo divisões como ricos e pobres, pessoas que eram nascidas no local e estrangeiros, e entre pessoas escravizadas. Desse modo, a intenção é levar a turma a identificar que a noção de igualdade de direitos não existia nas sociedades antigas.

b) É esperado que o estudante compreenda que a palavra cidadania refere-se à condição da pessoa que vive em uma comunidade politicamente organizada e aos direitos e deveres que ela possui. Hoje, todos somos considerados cidadãos.

A atividade 7 favorece o desenvolvimento das habilidades EF05HI04 e EF05HI05.

MP177

  1. Considerando o que você conhece sobre cidadania, tanto nas sociedades antigas como na atualidade, responda:
  1. Nas sociedades antigas, todos tinham direitos iguais? Justifique sua resposta.
PROFESSOR Atenção professor: a) e b) É esperado que o estudante diga que não. Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
  1. Imagine que você tem de explicar o que é cidadania na atualidade para algum adulto de seu grupo familiar. Escreva um pequeno texto com essa explicação.
  1. Leia o texto a seguir.

    Os habitantes da Mesopotâmia liam, então, sobretudo uma “literatura de argila”. Por causa disso, o ato físico da leitura era, muitas vezes, problemático: para que fossem manuseadas com facilidade, as tabuletas de argila precisavam ter o tamanho da palma da mão, forçando a confecção de textos em miniatura.

    FONTE: Steven Roger Fischer. História da leitura . São Paulo: Editora Unesp, 2006. p. 16.

    1. Que características da escrita na antiga Mesopotâmia são abordadas no texto?
PROFESSOR Atenção professor: É esperado que o estudante diga que o texto aborda tanto o desenvolvimento da escrita na antiga Mesopotâmia como alguns aspectos da leitura cotidiana entre as pessoas que sabiam ler naquela sociedade. Fim da observação.
  1. Cite pelo menos duas diferenças entre a escrita na antiga Mesopotâmia e a escrita nos dias atuais (considerando elementos como os materiais utilizados, o alcance da escrita e da leitura entre a população, entre outros).
PROFESSOR Atenção professor: b) e c) Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
  1. Compare a escrita desenvolvida pelos povos na antiga Mesopotâmia e a escrita desenvolvida no Egito antigo. Cite pelo menos duas diferenças entre elas, considerando as técnicas, os materiais e o tipo de suporte utilizados.
  1. De que modo os povos iorubás marcavam a duração dos períodos do dia?
PROFESSOR Atenção professor: É esperado que o estudante diga que os iorubás dividiam a semana em quatro dias, dedicando cada um deles a uma divindade, e utilizavam os eventos reconhecidos por toda a comunidade para marcar a duração dos períodos do dia. Fim da observação.
  1. Como muitos povos indígenas costumam marcar a passagem do tempo?
PROFESSOR Atenção professor: É esperado que o estudante diga que a relação com a natureza influencia o modo como os povos indígenas marcam a passagem do tempo. Fim da observação.
  1. O que é um patrimônio imaterial? Copie no caderno a alternativa correta.
    1. Construções e objetos físicos que expressam significativamente a cultura e a história de um povo.
    1. Lendas, danças, festividades, conhecimentos e tradições que expressam significativamente a cultura e a história de um povo.
    1. Monumentos produzidos por um povo.
    1. Nenhuma das alternativas anteriores.
PROFESSOR Resposta correta: b) Lendas, danças, festividades, conhecimentos e tradições que expressam significativamente a cultura e a história de um povo.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 8. b) É esperado que o estudante cite algumas diferenças, em especial a utilização de escrita cuneiforme e de tabuletas de argila no processo de escrita na antiga Mesopotâmia, e o uso de papel, canetas, lápis, computadores, notebooks e celulares no processo de escrita dos dias atuais (abordando, assim, a questão do uso de diferentes materiais no passado e no presente). Além disso, o estudante pode compreender que, na antiga Mesopotâmia, as tabuletas de argila eram, em geral, do tamanho das mãos, para que pudessem ser manuseadas com facilidade. Hoje, contudo, a escrita pode ser realizada em diferentes meios e suportes, dos mais variados tamanhos (basta lembrar que há blocos de papel dos mais diferentes tamanhos, por exemplo).

c) Mesopotâmia: escrita cuneiforme; uso de tabuletas de argila. Egito: uso de papiro; escrita hieroglífica.

Esta atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades EF05HI06 e EF05HI09.

A atividade 9 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05HI08: Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.

A atividade 10 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05HI08: Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.

Atividade 11. É esperado que o estudante identifique como correta a alternativa b. Esta atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05HI10: Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

MP178

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Tabela: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

EF05HI02: Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.

2

EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

3

EF05HI02: Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.

4

EF05HI03: Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

5

EF05HI07: Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

6

EF05HI04: Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

EF05HI05: Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.

7

EF05HI04: Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

EF05HI05: Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.

8

EF05HI06: Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

EF05HI09: Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

9

EF05HI08: Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.

10

EF05HI08: Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.

11

EF05HI10: Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

MP179

Sugestão de questões de autoavaliação

As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos estudantes ao final do ano letivo para que eles reflitam sobre seus avanços, suas potencialidades e suas dificuldades ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a realização de uma autoavaliação nesse momento possibilita que os estudantes reflitam sobre suas expectativas de aprendizagem para o ano seguinte. Essas questões podem ser conduzidas com a turma de maneira oral, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar suas expectativas, seus receios e seus desejos em relação ao próximo ano letivo. Você pode fazer os ajustes que considerar adequados, de acordo com as necessidades de sua turma.

  1. O que preciso melhorar para que continue aprendendo e me desenvolvendo?
  1. Quais foram minhas principais facilidades ao longo deste ano letivo?
  1. Quais foram minhas principais dificuldades ao longo deste ano letivo?
  1. Participei de todas as atividades e propostas pedagógicas?
  1. Pedi auxílio ao professor quando tive dúvidas e dificuldades?
  1. Cooperei com os colegas durante as atividades em grupo e no cotidiano em sala de aula?
  1. Cooperei com o professor durante as aulas e as atividades realizadas na escola?
  1. Colaborei para que a escola fosse um ambiente de convivência melhor para todos?
  1. Envolvi-me com o estudo de todos os temas ao longo do ano?
  1. Quais foram os temas que mais gostei de estudar?

    11. Quais foram as atividades que mais gostei de realizar?

    12. Quais são minhas principais expectativas para o próximo ano? Como gostaria de ser como estudante no 6º ano do Ensino Fundamental? Quais temas gostaria de estudar?