CAPA

Imagem: Capa. Na parte superior, o título: Buriti Mais – Linguagens - Educação Física 1º e 2º anos. Seguido das informações: Categoria 1: Obras didáticas por área. Área: Arte e Educação Física. Componente: Educação Física. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Organizadora: Editora Moderna. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. Editora responsável: Marisa Martins Sanchez. MANUAL DO PROFESSOR. Na parte inferior, ao centro, logotipo da editora Moderna, composto por linhas curvadas nas cores: rosa, amarelo, verde e azul, à esquerda. E à direita, o nome da editora. À direita, selo do PNLD 2023 composto pela ilustração de um tablet com as informações: PNLD 2023. ERA DIGITAL. ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. FNDE. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. VENDA PROIBIDA. Ao fundo, ilustração de uma menina de cabelo loiro preso em um rabo de cavalo, camisa listrada e calça em tons de azul, sapatos marrons, segura uma raquete e peteca verde.  Fim da imagem.

INFORMAÇÕES DA QUARTA CAPA

CONHEÇA A CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS

Imagem: Ilustração. Uma espiga de milho. Alimentos in natura ou minimamente processados. Vêm das plantas ou animais, e podem ser adquiridos, sofrendo nenhuma ou poucas alterações. Uma garrafa de óleo com desenhos de espigas no rótulo. Ingredientes culinários. São produtos feitos de alimentos in natura e utilizados para temperar e cozinhar. Uma lata de milho. Alimentos processados. São feitos com alimentos in natura ou minimamente processados e ingredientes culinários. Um saco de salgadinho de milho. Alimentos ultraprocessados. São produtos tipicamente feitos com uso de equipamentos industriais, a partir da modificação dos alimentos originais e da combinação de diferentes ingredientes que têm nomes pouco familiares e não usados em casa, como: carboximetilcelulose, açúcar invertido, maltodextrina, frutose, xarope de milho, aromatizantes, emulsificantes, espessantes e adoçantes. Fim da imagem.

Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Acesse o Guia Alimentar para a População Brasileira. Ilustração de uma mão apontando para o lado.

Imagem: Ilustração de QR Code. Fim da imagem.

Este livro didático é um bem reutilizável da escola e deve ser devolvido em bom estado ao final do ano para uso de outra pessoa no próximo período letivo.

ISBN 978-85-16-13328-3

CÓDIGO DO LIVRO: HT MP 000 022 - 0014 P23 01 01 206 160

INFORMAÇÕES DA SEGUNDA CAPA

Educadores e estudantes,

Este livro integra o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ( FNDE ) e pelo Ministério da Educação (MEC). Seu conteúdo passou por diversas etapas avaliativas, visando garantir a vocês livros didáticos de qualidade.

As obras destinadas aos anos iniciais do ensino fundamental em 2023 (e que também serão utilizadas nos anos de 2024, 2025 e 2026) são as primeiras a terem também uma versão digital. Assim, vocês poderão utilizar seus livros no formato que preferirem. As obras digitais estarão disponíveis no Portal do PNLD, em http://fdnc.io/hiD. Conversem com a gestão da sua escola, que poderá ajudá-los a acessar todos os livros digitais do Portal. Informações e orientações de acesso aos novos materiais digitais do PNLD podem ser acessadas no link “Livro Digital”, disponível em http://fdnc.io/hiE.

Para colaborar com o PNLD, todos podem enviar sugestões e ideias para o e-mail livrodidatico@fnde.gov.br. O PNLD é um patrimônio de todos nós.

O FNDE deseja um ano letivo de muitas trocas e descobertas!

Imagem: Logotipo héfi-hêni-dê-eh. Na parte superior, a sigla héfi-hêni-dê-eh. Em seguida, um traço e o nome: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Fim da imagem.

INFORMAÇÕES DA TERCEIRA CAPA

HINO NACIONAL.

Letra: Joaquim Osório Duque Estrada.

Música: Francisco Manuel da Silva.

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas

De um povo heroico o brado retumbante,

E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,

Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade

Conseguimos conquistar com braço forte,

Em teu seio, ó Liberdade,

Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,

Idolatrada,

Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido

De amor e de esperança à terra desce,

Se em teu formoso céu, risonho e límpido,

A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,

És belo, és forte, impávido colosso,

E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada,

Entre outras mil,

És tu, Brasil,

Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,

Pátria amada,

Brasil!

Deitado eternamente em berço esplêndido,

Ao som do mar e à luz do céu profundo,

Fulguras, ó Brasil, florão da América,

Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida

Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;

“Nossos bosques têm mais vida”,

“Nossa vida” no teu seio “mais amores”.

Ó Pátria amada,

Idolatrada,

Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo

O lábaro que ostentas estrelado,

E diga o verde-louro desta flâmula

- Paz no futuro e glória no passado.

Mas, se ergues da justiça a clava forte,

Verás que um filho teu não foge à luta,

Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada,

Entre outras mil,

És tu, Brasil,

Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,

Pátria amada,

Brasil!