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REFERÊNCIAS

ALVES, Luciana; BIANCHIN, Maysa Alahmar. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista psicopedagogia , São Paulo, v. 27, n. 83, 2010. Disponível em: http://fdnc.io/fcR. Acesso em: 12 abr. 2021.

O artigo de Luciana Alves e Maysa Bianchin demonstra a função do jogo como recurso para facilitar o processo de aprendizagem, utilizando-o como importante ferramenta pedagógica para desenvolver o estudante tanto intelectual quanto socialmente.

AMINO, Celio. Jankenpon: Conheça a história do famoso jogo “pedra-papel-tesoura” . Artigos Japan House, São Paulo, 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fc5. Acesso em: 1º. abr. 2021.

Célio Amino é formado em Física pela USP e fundador da Magicorp. Descendente de japoneses, seu artigo apresenta a história do famoso jogo jankenpon e como se deu sua popularização por todo o mundo.

BLACK, Paul J. et . al . Working inside the black box: assessment for learning in the classroom. PHI DELTA KAPPAN , v. 86, n. 1, p. 9-21, 2004. Disponível em: http://fdnc.io/fap. Acesso em: 23 abr. 2021.

Sequência de um texto anterior, “Inside the black box“, no qual os autores demonstraram que melhorar a avaliação formativa aumenta o desempenho dos estudantes, “Working inside the black box“, parte da ideia de que, embora as evidências fornecessem muitas ideias para melhoria, faltavam detalhes que possibilitariam aos professores implementá-las nas salas de aula. O artigo traz relatos de um projeto de acompanhamento que tem ajudado os docentes a mudarem a sua prática e os estudantes a mudarem o seu comportamento no compartilhamento de responsabilidade pela aprendizagem deles.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://fdnc.io/b9o. Acesso em: 5 fev. 2021.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC – é um documento que rege a prática pedagógica brasileira na Educação Básica. Está alinhada com pesquisas contemporâneas, compreendendo os componentes curriculares como um meio, e não como um fim, e entendendo que a educação formal escolar deve propiciar aos estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais, não apenas para o prosseguimento dos estudos no Ensino Superior, mas também para a formação cidadã, crítica e ética.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da União , 11 abr. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fba. Acesso em: 5 mar. 2021.

Decreto institucionalizado em 2019 que tem como meta melhorar a qualidade da alfabetização no Brasil e combater o analfabetismo absoluto e funcional. A PNA tem como embasamento seis componentes: consciência fonêmica, instrução fônica sistemática, fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção escrita.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional . Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://fdnc.io/fL. Acesso em: 23 jun. 2021.

Documento legal do Ministério da Educação de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC : contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica, 2019. Disponível em: http://fdnc.io/ed8. Acesso em: 13 jun. 2021.

O texto propõe, inicialmente, uma apresentação dos temas contemporâneos transversais, que têm o papel e as condições de fazer as ligações entre os componentes curriculares, a escola e o seu cotidiano. Traz um histórico dos temas transversais propostos nos PCNs e as resoluções do CNE com alguns temas contemporâneos, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – Resolução CNE/CP no 1/2004; as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos – Resolução CNE/CP 1/2012; e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental – Resolução CNE/CP 2/2012, que, na versão final da Base Nacional Comum Curricular, passaram a se chamar “temas contemporâneos”. Propõe em sequência a organização dos temas contemporâneos em macroáreas temáticas e, por fim, orienta os pressupostos pedagógicos para a abordagem dos temas contemporâneos transversais.

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BRASIL RUGBY (Confederação Brasileira de Rugby ). Conheça o esporte . Disponível em: http://fdnc.io/fbm. Acesso em: 25 abr. 2021.

Nesse site tem-se acesso às regras, ao calendário, ao histórico, aos cursos e a outras informações dessa recente modalidade esportiva no Brasil. É um site institucional da Confederação Brasileira de Rugby com informações oficiais de uma modalidade nova em nossa cultura, sem muitas referências em nosso país.

CANDAU, Vera M. (org.). Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002.

Nesse livro, a autora propõe uma reflexão sobre o papel de professores, educadores e de toda a comunidade escolar na sociedade atual, abordando temas como multiculturalismo, diversidade cultural, diferenças étnico-raciais etc. e como essas complexidades estão presentes nas salas de aula brasileiras.

CARVALHO, Francisca Aparecida Nayara. Impacto da relação entre família e escola no desempenho acadêmico do aluno. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento . Ano 03, ed. 08, vol. 13, pp. 111-139, 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fc3. Acesso em: 19 jun. 2021.

Em sua monografia, a autora procurou analisar quais são as variáveis presentes na relação entre a família e a escola que afetam o desempenho acadêmico dos estudantes. Para isso, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem histórica sobre os conceitos das duas instituições e quais seriam as funções a elas atribuídas.

DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira. Para ensinar educação física : possibilidades de intervenção na escola. ed. Campinas: Papirus, 2013.

Na presente obra, os autores Suraya Darido e Osmar Souza Júnior reúnem diversos exemplos de práticas e sequências pedagógicas, abordando os conteúdos de diversas formas na Educação Física escolar, não se limitando aos esportes tradicionais. Sem dúvida, a obra auxilia os profissionais da disciplina, formados ou na graduação, melhorando a qualidade de suas aulas nas escolas de todo o país.

FERNANDES, José Ricardo Oriá. Ensino de história e diversidade cultural: desafios e possibilidades. Cad . Cedes , v. 25, n. 67, p. 378-388. Campinas: Unicamp, 2005. Disponível em: http://fdnc.io/fdg. Acesso em: 23 jun. 2021.

O texto discute sobre a diversidade cultural e o ensino de História, procurando refletir sobre o modelo eurocêntrico proposto na educação, utilizando como objeto de discussão a Lei no 10.639/2003, que introduziu a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar da Educação Básica. Por meio dessa reflexão, o autor propõe a construção de um modelo de educação multicultural na escola brasileira.

FEDERAÇÃO Internacional de Voleibol (FIVB). The origins . Disponível em: http://fdnc.io/fbi. Acesso em: 25 abr. 2021.

O site oficial da Federação Internacional de Voleibol tem muitas informações acerca tanto do voleibol de quadra como do de praia, as regras atualizadas, as mudanças na modalidade, assim como o histórico dela e todo seu desenvolvimento desde a criação.

FIORIN, Cristiane Montozo. A ginástica em Campinas : suas formas de expressão da década de 20 à década de 70. 148 p. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

Abordando uma temática pouco explanada anteriormente no meio acadêmico, a mestranda revisitou os caminhos percorridos pela ginástica na cidade de Campinas, no estado de São Paulo. Inicialmente, ela contextualiza e nomeia a ginástica em uma perspectiva histórico-cultural, apresentando o surgimento e os principais métodos ginásticos que influenciaram nosso país, mais especificamente, a contemporização em Campinas.

FREITAS, Rogério Gonçalves et al . Luta marajoara: lugar ou não lugar no currículo de uma IES pública do estado do Pará. Revista Motrivivência , Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, v. 32, n. 61, p. 1-24, jan./mar. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fbY. Acesso em: 5 abr. 2021.

Os autores investigaram a legitimidade da luta marajoara nas disciplinas de formação inicial em Educação Física no mesmo estado brasileiro. Por meio de entrevistas com docentes responsáveis pelos conteúdos curriculares com o tema “Fundamentos e métodos das lutas”, os autores desse artigo aferiram que, apesar de os docentes reconhecerem a luta marajoara como um patrimônio cultural, não enxergam relevância acadêmica para compor as matrizes de seus cursos.

GARGANTA, Julio. Para uma teoria dos jogos coletivos . O ensino dos jogos desportivos. 2ª ed. Porto: Universidade do Porto, 1995.

O autor é um dos precursores de uma nova pedagogia do esporte na língua portuguesa, principalmente nas modalidades coletivas de invasão. Nessa obra, há uma quebra do tradicionalismo do ensino do esporte, iniciando uma nova tendência de uma pedagogia muito mais voltada ao jogo do que aos movimentos técnicos.

GODOY, Elenilton Vieira; SANTOS, Vinício de Macedo. Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista , Belo Horizonte, v. 30, n. 03, p.15-41, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/fcK. Acesso em: 22 jun. 2021.

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Os autores se propõem a discutir os significados de cultura e a importância dela para se repensar ideias como poder, resistência e política, apropriadas pelos currículos. Para isso, recorrem a ideias de autores que estudam sobre o currículo para justificar a importância da cultura nas questões relacionadas à escola, aos componentes curriculares, à educação e às relações de poder, resistência e política.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens : o jogo como elemento da cultura. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Johan Huizinga, historiador e linguista holandês, é um dos pensadores mais influentes da história da cultura moderna. Sua obra Homo ludens é uma consagrada referência, muito importante, pois interpreta um dos aspectos fundamentais da cultura humana: o jogo e o instinto de jogar.

ICC (International Cricket Council). History of the cricket . Disponível em: http://fdnc.io/fbg. Acesso em: 24 abr. 2021.

Site oficial da Federação Internacional de Críquete. Por ser uma modalidade pouco difundida no Brasil, essa é uma boa fonte de informação, pois nela é possível encontrar todas as informações referentes à modalidade, desde regras, competições, histórico, entre outras.

JANZEN, Henrique Evaldo. O ateneu e Jakob von Gunten : um diálogo intercultural possível. 2004. Tese (Doutorado em Língua e Literatura Alemã) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005. Disponível em: http://fdnc.io/fcJ. Acesso em: 3 jun. 2021.

A tese propõe a aproximação intercultural e pedagógica entre o romance Jakob von Gunten , de Robert Walser, e O Ateneu , de Raul Pompéia. Para isso, o autor faz uma argumentação sobre o conceito tradicional de cultura.

KADLUBITSKI, Lidia; JUNQUEIRA, Sérgio. Educação para a diversidade cultural: uma perspectiva para o respeito das diferenças. Campo Grande: Inter Meio . Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 16, n. 32, p. 172-186, 2010. Disponível em: http://fdnc.io/fcL. Acesso em: 23 jun. 2021.

O artigo refere-se a uma pesquisa sobre como a diversidade cultural está presente nos cursos de pedagogia da cidade de Curitiba. Para isso, foram analisados os documentos curriculares dos cursos de pedagogia da cidade e entrevistados coordenadores e professores dos cursos. O estudo mostrou que a diversidade cultural está contemplada nos documentos analisados, mas os autores propõem que para que a diversidade seja efetivada, deve-se conduzir a formação dos profissionais direcionada às práticas sociais.

MAKIGUCHI, Tsunessaburo. Educação para uma vida criativa . 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

A obra apresenta as propostas de reformas educacionais de Tsunessaburo Makiguchi divulgadas na década de 1930. Escritas ao longo de mais de 30 anos sob a forma de apontamentos, as ideias do educador japonês estavam muito à frente do seu tempo. Na sua visão, a educação deveria ser centrada no desenvolvimento do indivíduo, proporcionando a ele alegria e felicidade ao se desenvolver, criando valor para si e para a comunidade. Essa é uma obra de valor histórico e contemporâneo, visto que atualmente a educação busca o caminho das metodologias ativas e protagonismo do estudante, temas que Makiguchi já abordava há muito tempo.

MEDEIROS, Mara et al . Dimensões pedagógicas do esporte . Ministério do Esporte. Pedagogia do Esporte. Brasília, DF: Universidade de Brasília/Cead, Unidade, v. 1, p. 6-53, 2004.

Essa obra é composta pela contribuição de vários autores sobre a pedagogia do esporte, fazendo um apanhado sobre a tendência do ensino dos esportes, além de apresentar atividades para várias modalidades esportivas. Trata-se de um referencial teórico utilizado no Programa Segundo Tempo, embasado nas mais recentes tendências de pedagogia do esporte.

NUNOMURA, Myrian. Fundamentos das ginásticas . 2ª ed. Várzea Paulista: Fontoura, 2016.

A organizadora desta obra reuniu especialistas de cada manifestação ginástica (artística, aeróbica, rítmica, de trampolim, acrobática, volteio e para todos) apresentada como possibilidade pedagógica escolar e não escolar, além de suas histórias e suas regras oficiais, em direção a possibilidades reais de aplicabilidade em Educação Física para quem nunca teve contato com elas.

OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz de. Ginástica para todos: perspectivas no contexto do lazer. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte , 6 (1): 27-35, 2007. Disponível em: http://fdnc.io/fcU. Acesso em: 3 abr. 2021.

Em uma possibilidade de focar a prática corporal ginástica mais inclusiva e não competitiva, a autora ilustra a ginástica para todos, percorrendo a sua contextualização, suas principais características e alguns caminhos para incluí-la como manifestação corporal no cotidiano das pessoas, em um passo a passo acessível que objetiva ferramentar professores de Educação Física a adotá-los nas suas escolhas curriculares.

PAROLIN, Isabel. Professores formadores : a relação entre a família, a escola e a aprendizagem. Curitiba: Positivo, 2007.

A autora propõe que as instituições família e escola devem ter os seus papéis repensados diante dos desafios contemporâneos.

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A escola, nos tempos de acesso disponível à informação, deve cumprir o seu papel de preparar cidadãos. As famílias, diante das necessidades profissionais e pessoais, transferem para a escola o papel de educar seus filhos. Os professores, nesse contexto, têm de rever o seu papel profissional. Com um olhar voltado para a psicopedagogia, a autora aponta possíveis alternativas para esse cenário.

PIAGET, Jean. Para onde vai à educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.

Piaget inicialmente descreve as antigas tradições sobre procedimentos pedagógicos que determina que os conhecimentos devem ser transmitidos de forma verbal e audiovisual orientadas pelos adultos. Defende de maneira contundente que não basta apenas modificar a didática do ensino científico, mas sim, a formação de professores. Na segunda parte do livro defende o direito universal à educação alegando que a criança deve ter garantidas as suas funções mentais, a aquisição de conhecimentos e os valores morais.

PONTES, Fernando Augusto Ramos; MAGALHÃES, Celina Maria Colino. A transmissão da cultura da brincadeira: algumas possibilidades de investigação. Psicologia Reflexão e crítica . Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 117-124, 2003. Disponível em: http://fdnc.io/fc4. Acesso em: 3 abr. 2021.

O artigo dos autores Fernando Augusto Ramos Pontes e Celina Maria Colino Magalhães retrata as relações sociais sobre o brincar e como a cultura das brincadeiras é transmitida, influenciando os processos de aprendizagem e socialização das crianças.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do esporte : jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2020.

Os autores descrevem, nesse livro, uma pedagogia esportiva voltada exclusivamente para modalidades coletivas de invasão. Baseados nas competências dessas modalidades, propõem um aprendizado voltado ao jogo, com uma pedagogia recente acerca das modalidades de invasão. Os autores são referência em aprendizagem pelas competências desse jogo.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro . A formação e o sentido do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Global, 2015.

Nesse livro, Darcy Ribeiro faz reflexões sobre a construção da identidade brasileira por meio dos diversos povos que aqui se instalaram após a colonização portuguesa, e a luta indígena de ter de conquistar seu lugar na sua própria terra. O autor tem uma visão positiva sobre a identidade do Brasil, porém com um olhar crítico sobre as questões políticas e sociais que aqui existem.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas na escola : possibilidades para a Educação Física. Porto Alegre: Penso, 2015.

Trata-se de um livro colaborativo entre muitos professores de Educação Física que, cuidadosamente, contribuíram para que fossem elaboradas práticas corporais de lutas possíveis de ressignificações nas escolas brasileiras. A ideia não é ensinar artes marciais, e sim ampliar os conhecimentos sobre seus elementos culturais e seu poder de linguagem.

SADI, Renato Sampaio et al . Pedagogia do esporte : descobrindo novos caminhos. São Paulo: Ícone, 2010.

Nesse livro, o autor apresenta o ensino das modalidades esportivas, utilizando-se de classificações similares às da Base Nacional Comum Curricular. Nele são apresentadas diversas atividades para as modalidades e suas tipificações, com um referencial pedagógico atual e bastante apropriado para o esporte. Nessa obra, as modalidades estão divididas em taco e rebatida, rede/ parede e coletivos de invasão.

SALLES, Vicente. O negro na formação da sociedade paraense : textos reunidos. Belém: Paka-Tatu, 2004.

Rica em detalhes e cheia de significados, essa obra elaborada pelo historiador paraense Vicente Salles contém imagens e textos em seus nove capítulos referentes às heranças dos negros na Amazônia e no Pará.

SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música : seus usos e recursos. São Paulo: Unesp, 2007.

Em seu livro, Maria de Lourdes Sekeff comenta os diferentes usos e recursos da música além da apreciação estética, fazendo uma defesa para a importância da educação musical. Ela relaciona a música a diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual. Seu livro também aponta a interdisciplinaridade da música, articulando-a com psicologia, psiquiatria, antropologia e musicoterapia.

SOARES, A. Brincadeiras e jogos da criança indígena da Amazônia : algumas brincadeiras da criança Tikuna. Motricidade On-line – Portal dos professores e profissionais de educação física e desporto. Disponível em: http://fdnc.io/MV. Acesso em: 17 mar. 2021.

Nesse artigo, Artemis Soares, professora titular da Ufam, membro da Academia Brasileira de Educação Física, mestre em Educação Física pela USP e doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, além de pós-doutora pela Universitè de Paris e pela Universitè Rennes, compartilha sua experiência ao observar algumas localidades Tikunas, povos indígenas que localizam-se na região do Alto Rio Solimões no estado do Amazonas, retratando suas brincadeiras e jogos característicos.