12
UNIDADE 1. VAMOS COMEÇAR
13
Página sem conteúdo.
14
POSICIONAMENTO
NA FRENTE, ATRÁS, ENTRE
- OBSERVE ESTES ESTUDANTES NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
AGORA, IMAGINE QUE VOCÊ ESTEJA NA MESMA POSIÇÃO EM QUE CAIO ESTÁ E FAÇA O QUE SE PEDE.
- CERQUE COM UMA LINHA QUEM ESTÁ NA SUA FRENTE.
- MARQUE COM UM X A CRIANÇA QUE ESTÁ IMEDIATAMENTE ATRÁS DE VOCÊ.
- MARQUE COM UM A CRIANÇA QUE ESTÁ ENTRE MARCELA E VOCÊ.
- DESENHE UMA BOLA ENTRE CARLA E EDUARDO.
15
- OBSERVE ESTAS CRIANÇAS.
- QUEM ESTÁ NA FRENTE DA PLACA?
( )
( )
- QUEM ESTÁ ATRÁS DA PLACA?
( )
( )
Boxe complementar:
DESAFIO
ACOMPANHE A LEITURA DAS DICAS E MARQUE COM UM X A PESSOA DE QUEM ESTAMOS FALANDO.
CRÉDITO: CLÁUDIO CHIYO
Resposta: Mulher loira com blusa marrom, calça cinza e sapatos vermelhos
Fim do complemento.
Boxe complementar:
DICAS
- A PESSOA ESTÁ ENTRE A MOÇA DE BLUSA VERMELHA E O HOMEM DE BERMUDA AZUL.
- ELA ESTÁ ATRÁS DO HOMEM DE BIGODE.
Fim do complemento.
16
DIREITA OU ESQUERDA
- ACOMPANHE A LEITURA DAS DICAS E DESCUBRA O NOME DE CADA UMA DAS MENINAS.
Boxe complementar:
DICAS
- JÚLIA ESTÁ À DIREITA DE PEDRO.
- LARA ESTÁ À ESQUERDA DE PEDRO.
Fim do complemento.
AGORA, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- VOCÊ ESCREVE COM A MÃO DIREITA OU COM A MÃO ESQUERDA?
- QUAL É O NOME DO COLEGA QUE SENTA NA CARTEIRA QUE FICA À SUA DIREITA NA SALA DE AULA?
- AGORA, SENTADO EM SUA CARTEIRA, OLHE PARA A PAREDE À SUA DIREITA E PARA A PAREDE À SUA ESQUERDA. DESENHE O QUE HÁ EM CADA UMA DELAS.
_____
PAREDE À SUA ESQUERDA
_____
PAREDE À SUA DIREITA
17
- RECORTE AS PEÇAS DA PÁGINA 207 E COLE-AS NOS ESPAÇOS DE ACORDO COM AS EXPLICAÇÕES DE SEU PROFESSOR.
Observação: NESTA ATIVIDADE, A REFERÊNCIA SERÁ O CORPO DO HOMEM DA CENA. Fim da observação.
OS ELEMENTOS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO APRESENTADOS EM ESCALA DE TAMANHO.
ESTÁ MAIS PERTO DA MÃO DIREITA
_____
ESTÁ MAIS PERTO DA MÃO ESQUERDA
_____
ESTÁ MAIS PERTO DO PÉ ESQUERDO
_____
ESTÁ MAIS PERTO DO PÉ DIREITO
_____
18
EM CIMA OU EMBAIXO
- MARCOS É PALHAÇO DE UM CIRCO. RECORTE AS PEÇAS DA PÁGINA 207 E AJUDE-O A SE PREPARAR PARA O ESPETÁCULO.
- COLE O CHAPÉU EM CIMA DA CABEÇA DE MARCOS.
- A BUZINA DEVE ESTAR NA MÃO ESQUERDA.
- NA MÃO DIREITA DEVE ESTAR A FLOR.
- O SAPATO VERDE DEVE FICAR NO PÉ ESQUERDO E O SAPATO AZUL, NO PÉ DIREITO.
19
- PINTE DE AS CAIXAS QUE ESTÃO EMBAIXO DAS CAIXAS VERMELHAS E DE AS CAIXAS QUE ESTÃO EM CIMA DAS CAIXAS VERMELHAS.
- OBSERVE ESTA IMAGEM E FAÇA O QUE SE PEDE.
- CERQUE COM UMA LINHA OS OBJETOS QUE ESTÃO EM CIMA DA PRATELEIRA.
- MARQUE COM UM X O OBJETO QUE ESTÁ EMBAIXO DA CAMA.
20
COMPARAR QUANTIDADES
- LIGUE CADA CRIANÇA A UM CARRINHO. CADA CARRINHO SÓ PODE LEVAR UMA CRIANÇA. CADA CRIANÇA SÓ PODE DIRIGIR UM CARRINHO.
COLUNA 1
COLUNA 2
- HÁ QUANTAS CRIANÇAS? _____
- HÁ QUANTOS CARRINHOS? _____
- SOBROU ALGUMA CRIANÇA SEM SER LIGADA A UM CARRINHO? ( ) SIM ( ) NÃO
- SOBROU ALGUM CARRINHO SEM SER LIGADO A UMA CRIANÇA? ( ) SIM ( ) NÃO
- A QUANTIDADE DE CRIANÇAS É IGUAL À QUANTIDADE DE CARRINHOS? ( ) SIM ( ) NÃO
21
- OBSERVE O DESENHO DAS CRIANÇAS BRINCANDO.
- A QUANTIDADE DE CORDAS É IGUAL À QUANTIDADE DE CRIANÇAS?
( ) SIM
( ) NÃO
- HÁ QUANTAS CRIANÇAS? _____
- HÁ QUANTAS CORDAS? _____
- MARQUE COM UM X OS GRUPOS QUE TÊM QUANTIDADES IGUAIS DE BOTÕES.
( )
( )
( )
( )
- HÁ QUANTOS BOTÕES NO GRUPO COM A MENOR QUANTIDADE DE BOTÕES? _____
- RITA TINHA ALGUMAS PRESILHAS PARA CABELO E DECIDIU DIVIDIR ENTRE SUAS DUAS SOBRINHAS. ELA DEU 3 PRESILHAS PARA LUÍSA E 5 PARA LEILA.
- RITA DEU A MESMA QUANTIDADE DE PRESILHAS PARA CADA SOBRINHA?
( ) SIM
( ) NÃO
- RITA FOI JUSTA NESSA DIVISÃO?
22
JOGO: DOMINÓ DE ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS
Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação.
MATERIAL: 12 CARTAS RECORTADAS DA PÁGINA 205.
JOGADORES: 2, 3 OU 4
REGRAS:
- DISTRIBUA AS CARTAS IGUALMENTE ENTRE OS JOGADORES.
- EM CADA CARTA HÁ UM SÍMBOLO E UMA CENA. CADA SÍMBOLO ESTÁ RELACIONADO A UMA ÚNICA CENA E CADA CENA É REPRESENTADA POR UM ÚNICO SÍMBOLO.
- OS JOGADORES DECIDEM QUEM VAI COMEÇAR O JOGO.
- O PRIMEIRO JOGADOR COLOCA NA MESA A CARTA QUE QUISER.
- O PRÓXIMO JOGADOR DEVE COLOCAR AO LADO DESSA CARTA OUTRA QUE ESTEJA RELACIONADA AO SÍMBOLO OU À CENA DA CARTA QUE ESTÁ NA MESA. SE UM JOGADOR NÃO TIVER NENHUMA CARTA PARA COLOCAR NA MESA, ELE PASSARÁ A VEZ.
- GANHA QUEM FICAR SEM CARTA PRIMEIRO.
Boxe complementar:
VEJA SE ENTENDEU
OBSERVE OS SÍMBOLOS E AS CENAS. LIGUE AS PARTES DAS CARTAS QUE SE RELACIONAM.
COLUNA 1
COLUNA 2
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: JOSÉ LUÍS JUHAS
Resposta: coluna 1 - ilustração 1 com coluna 2 - ilustração 2 e coluna 1 - ilustração 2 com coluna 2 - ilustração 2.
Fim do complemento.
23
QUESTÕES SOBRE O JOGO
- É A VEZ DE ALINE JOGAR. CERQUE COM UMA LINHA A CARTA QUE ELA PODE COLOCAR NO JOGO.
- AGORA É A VEZ DE DIEGO EM OUTRO JOGO. ELE TEM SÓ UMA CARTA NA MÃO.
- ELE PODERÁ GANHAR O JOGO NESTA RODADA?
( ) SIM
( ) NÃO
24
COMPARAR PARA DESCOBRIR
- OBSERVE A CENA ABAIXO E PINTE A ÁRVORE QUE TEM O TRONCO MAIS GROSSO.
- AGORA, MARQUE COM UM X A ÁRVORE COM O TRONCO MAIS FINO.
- OBSERVE OS COPOS E MARQUE COM UM X O COPO EM QUE CABE MAIS LÍQUIDO. MARQUE COM UM O COPO EM QUE CABE MENOS LÍQUIDO.
- EM CADA CASO, PINTE A FRUTA QUE É MAIS PESADA.
25
- CERQUE COM UMA LINHA A CRIANÇA QUE TEM O CABELO MAIS COMPRIDO. DEPOIS, MARQUE COM UM X A CRIANÇA QUE TEM O CABELO MAIS CURTO.
- OBSERVE JOÃO, COM O PAI E O FILHO. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- DESSES DOIS, QUAL É O MAIS BAIXO?
( )
( )
- DESSES DOIS, QUAL É O MAIS ALTO?
( )
( )
- MARQUE COM UM X O OBJETO ONDE CABE MENOS ÁGUA.
( )
( )
Observação: OS ELEMENTOS NÃO ESTÃO APRESENTADOS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.
26
ORGANIZAÇÃO
- RECORTE AS IMAGENS DE BONECAS MATRIOSKAS DA PÁGINA 207. DEPOIS, COLE-AS NO ESPAÇO ABAIXO, UMA AO LADO DA OUTRA, DA MENOR BONECA PARA A MAIOR.
_____
- RECORTE AS IMAGENS DA PÁGINA 203 E SEPARE-AS EM OBJETOS USADOS NA COZINHA E OBJETOS USADOS NO BANHEIRO. DEPOIS, COLE-AS NO ESPAÇO ADEQUADO.
COZINHA
_____
BANHEIRO
_____
OS ELEMENTOS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO APRESENTADOS EM ESCALA DE TAMANHO.
27
A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER
... UMA PESSOA QUE CONHECE OS SINAIS DE TRÂNSITO
Observação: ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER. Fim da observação.
O MOVIMENTO DE VEÍCULOS E DE PEDESTRES NAS RUAS É CHAMADO DE TRÂNSITO. PARA ORIENTAR MOTORISTAS E PEDESTRES A SE MOVIMENTAREM COM TRANQUILIDADE, COM SEGURANÇA E SEM PROBLEMAS, HÁ REGRAS E SINALIZAÇÕES.
TOME NOTA
- QUANTOS SEMÁFOROS APARECEM NA CENA ACIMA? _____
- OBSERVE OS SEMÁFOROS NOS QUADROS ABAIXO. DEPOIS, LIGUE CADA COR AO SIGNIFICADO CORRETO.
SEMÁFORO PARA VEÍCULOS
COLUNA1
COLUNA 2
ATENÇÃO
SIGA
PARE
SEMÁFORO PARA PEDESTRES
COLUNA 1
COLUNA 2
SIGA
PARE
REFLITA
MARQUE COM UM X O SIGNIFICADO DE CADA PLACA.
( ) PARE
( ) SIGA
( ) PERMITIDO ESTACIONAR
( ) PROIBIDO ESTACIONAR
28
COMPREENDER INFORMAÇÕES
TEM CERTEZA?
- OBSERVE A COLEÇÃO DE VEÍCULOS DE BRINQUEDO DE JOSÉ E FAÇA O QUE SE PEDE.
- ESCOLHA UM VEÍCULO DA COLEÇÃO DE JOSÉ E MARQUE UM X NELE.
- VOCÊ SABE DIZER COM CERTEZA A COR DO VEÍCULO QUE ESCOLHEU?
( ) SIM
( ) NÃO
- NA COLEÇÃO DE JOSÉ, HÁ VEÍCULOS DE QUE CORES? CERQUE COM UMA LINHA PARA RESPONDER.
AMARELO, AZUL, LARANJA, VERDE, VERMELHO, LILÁS
-
COM OS OLHOS FECHADOS, JOSÉ PEGOU UM VEÍCULO.
SEM OLHAR, ELE PODE DIZER COM CERTEZA A COR DO VEÍCULO QUE PEGOU?
( ) SIM
( ) NÃO
29
-
A COR DO VEÍCULO QUE JOSÉ PEGOU:
( ) COM CERTEZA É LARANJA.
( ) TALVEZ SEJA LARANJA.
( ) É IMPOSSÍVEL SER LARANJA.
-
PODEMOS DIZER QUE O VEÍCULO QUE JOSÉ PEGOU TALVEZ SEJA VERDE?
( ) SIM
( ) NÃO
- JOÃO ENCONTROU UM PAPEL NO CHÃO DA CALÇADA POR ONDE CAMINHAVA. LOGO DEPOIS, AVISTOU UMA LIXEIRA E ARREMESSOU O PAPEL PARA CAIR DENTRO DELA.
MARQUE COM UM X PARA INDICAR SE CADA AFIRMAÇÃO ESTÁ CERTA OU ERRADA.
-
O PAPEL ARREMESSADO CAIRÁ DENTRO DA LIXEIRA
COM CERTEZA
.
( ) CERTA
( ) ERRADA
-
O PAPEL ARREMESSADO
TALVEZ
CAIA DENTRO DA LIXEIRA.
( ) CERTA
( ) ERRADA
-
É IMPOSSÍVEL
O PAPEL ARREMESSADO CAIR DENTRO DA LIXEIRA.
( ) CERTA
( ) ERRADA
30
O QUE VOCÊ APRENDEU
1. MARQUE COM UM X OS OBJETOS QUE CATARINA ESTÁ USANDO APENAS DO LADO ESQUERDO DO CORPO DELA.
( )
( )
( )
( )
- OBSERVE AS SITUAÇÕES A SEGUIR E COMPLETE CADA FRASE CORRETAMENTE.
CAMILA COLOCOU A FRUTEIRA _____ DA MESA DA COZINHA.
O GATO ESTÁ _____ O SOFÁ E A POLTRONA.
- VEJA A SALA DA CASA DE CARLOS E FAÇA O QUE SE PEDE.
- DESENHE UMA ALMOFADA EM CIMA DA POLTRONA.
- DESENHE UMA TOMADA NA PARTE DA PAREDE QUE FICA EMBAIXO DA JANELA.
31
- LIGUE OS QUADROS QUE TÊM QUANTIDADES IGUAIS DE FRUTAS.
COLUNA 1
COLUNA 2
- VEJA A RUA ONDE LUCAS MORA.
- LUCAS QUER IR À PADARIA. MARQUE COM UM
X
PARA QUAL LADO LUCAS DEVE VIRAR QUANDO SAIR DE CASA PELA PORTA DA FRENTE.
( ) À ESQUERDA
( ) À DIREITA
AUTOAVALIAÇÃO
- CONSIGO COMPARAR OS TAMANHOS E AS QUANTIDADES DOS OBJETOS?
- CONSIGO DIZER A MINHA POSIÇÃO E A POSIÇÃO DE COLEGAS OU DE OBJETOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES?