12
UNIDADE 1. VAMOS COMEÇAR
![Imagem: Fotografia. Um parque com duas árvores grandes e em volta há muitas plantas. Na árvore à esquerda há duas casas de madeira, uma rosa na parte superior com Letícia e duas crianças brincando. E uma amarela na parte inferior, onde quatro crianças estão brincando. Na árvore à direita há uma casa de madeira laranja e uma menina está sorrindo. Entre a casa laranja e rosa há uma ponte azul e duas crianças estão atravessando. Abaixo das árvores, à esquerda, uma mulher observa um menino pegar uma tábua de madeira, que está empilhada. Ao lado, um menino está segurando um pincel dentro de uma lata de tinta. Atrás dele, duas meninas estão correndo e um homem observa. À direita, um menino está sentado em um balanço, que está pendurado na casa laranja. Ao lado, Guilherme e uma menina estão escondidos atrás de uma moita. E duas crianças estão brincando de amarelinha. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-12_at_20.46.58.png)
13
Página sem conteúdo.
14
POSICIONAMENTO
NA FRENTE, ATRÁS, ENTRE
- OBSERVE ESTES ESTUDANTES NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
![Imagem: Ilustração. Crianças com camiseta branca, bermuda azul e tênis coloridos estão enfileiradas. Bruno está segurando uma bola de basquete e atrás dele estão: Caio, Vanessa, Marcela e Ricardo. Na frente de Bruno há uma cesta de basquete e um homem com um apito pendurado no pescoço. Fim da imagem.](../resources/images/image_33240.png)
AGORA, IMAGINE QUE VOCÊ ESTEJA NA MESMA POSIÇÃO EM QUE CAIO ESTÁ E FAÇA O QUE SE PEDE.
- CERQUE COM UMA LINHA QUEM ESTÁ NA SUA FRENTE.
- MARQUE COM UM X A CRIANÇA QUE ESTÁ IMEDIATAMENTE ATRÁS DE VOCÊ.
- MARQUE COM UM
A CRIANÇA QUE ESTÁ ENTRE MARCELA E VOCÊ.
- DESENHE UMA BOLA ENTRE CARLA E EDUARDO.
![Imagem: Ilustração. Duas crianças de costas. À esquerda, Carla, menina ruiva com camiseta roxa, saia e sapatos verdes. À direita, Eduardo, menino com cabelo encaracolado, camiseta listrada, bermuda vermelha e tênis roxo. Fim da imagem.](../resources/images/image_33333.png)
15
- OBSERVE ESTAS CRIANÇAS.
![Imagem: Ilustração. Uma placa de madeira com a informação: PARQUE DAS FLORES. Na frente da placa, uma menina loira com macacão rosa está sorrindo. Atrás da placa, um menino ruivo com camiseta vermelha está sorrindo e acenando. Fim da imagem.](../resources/images/image_2235.png)
- QUEM ESTÁ NA FRENTE DA PLACA?
![Imagem: Ilustração. Menina loira com macacão rosa. Fim da imagem.](../resources/images/image_2288.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Menino ruivo com camiseta vermelha. Fim da imagem.](../resources/images/image_2270.png)
( )
- QUEM ESTÁ ATRÁS DA PLACA?
![Imagem: Ilustração. Menina loira com macacão rosa. Fim da imagem.](../resources/images/image_2296.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Menino ruivo com camiseta vermelha. Fim da imagem.](../resources/images/image_2280.png)
( )
Boxe complementar:
DESAFIO
ACOMPANHE A LEITURA DAS DICAS E MARQUE COM UM X A PESSOA DE QUEM ESTAMOS FALANDO.
CRÉDITO: CLÁUDIO CHIYO
Resposta: Mulher loira com blusa marrom, calça cinza e sapatos vermelhos
Fim do complemento.
Boxe complementar:
DICAS
- A PESSOA ESTÁ ENTRE A MOÇA DE BLUSA VERMELHA E O HOMEM DE BERMUDA AZUL.
- ELA ESTÁ ATRÁS DO HOMEM DE BIGODE.
Fim do complemento.
16
DIREITA OU ESQUERDA
- ACOMPANHE A LEITURA DAS DICAS E DESCUBRA O NOME DE CADA UMA DAS MENINAS.
Boxe complementar:
DICAS
- JÚLIA ESTÁ À DIREITA DE PEDRO.
- LARA ESTÁ À ESQUERDA DE PEDRO.
Fim do complemento.
![Imagem: Ilustração. No centro, Pedro, menino com cabelo castanho está de costas. A esquerda de Pedro está espaço para resposta, menina com cabelo castanho e olhos verdes. Ela sorri e acena. A direita de Pedro está espaço para resposta, menina com cabelo comprido e preto. Ela sorri com as mãos atrás das costas. Fim da imagem.](../resources/images/image_34062.png)
AGORA, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- VOCÊ ESCREVE COM A MÃO DIREITA OU COM A MÃO ESQUERDA?
- QUAL É O NOME DO COLEGA QUE SENTA NA CARTEIRA QUE FICA À SUA DIREITA NA SALA DE AULA?
- AGORA, SENTADO EM SUA CARTEIRA, OLHE PARA A PAREDE À SUA DIREITA E PARA A PAREDE À SUA ESQUERDA. DESENHE O QUE HÁ EM CADA UMA DELAS.
_____
PAREDE À SUA ESQUERDA
_____
PAREDE À SUA DIREITA
17
- RECORTE AS PEÇAS DA PÁGINA 207 E COLE-AS NOS ESPAÇOS DE ACORDO COM AS EXPLICAÇÕES DE SEU PROFESSOR.
Observação: NESTA ATIVIDADE, A REFERÊNCIA SERÁ O CORPO DO HOMEM DA CENA. Fim da observação.
![Imagem: Ilustração. No centro, um homem com boina, blusa e calça preta e sapatos marrons está de costas e com as mãos para cima. Ao lado da mão direita há uma borboleta azul voando e ao lado da mão esquerda há uma laranja pendurada em uma árvore. Do lado direito do homem há um coelho branco e uma planta e do lado do pé esquerdo dele há um vaso com flores roxas e a árvore. Fim da imagem.](../resources/images/image_3078.png)
OS ELEMENTOS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO APRESENTADOS EM ESCALA DE TAMANHO.
ESTÁ MAIS PERTO DA MÃO DIREITA
_____
ESTÁ MAIS PERTO DA MÃO ESQUERDA
_____
ESTÁ MAIS PERTO DO PÉ ESQUERDO
_____
ESTÁ MAIS PERTO DO PÉ DIREITO
_____
18
EM CIMA OU EMBAIXO
![Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.](../resources/images/image_35166.png)
- MARCOS É PALHAÇO DE UM CIRCO. RECORTE AS PEÇAS DA PÁGINA 207 E AJUDE-O A SE PREPARAR PARA O ESPETÁCULO.
- COLE O CHAPÉU EM CIMA DA CABEÇA DE MARCOS.
- A BUZINA DEVE ESTAR NA MÃO ESQUERDA.
- NA MÃO DIREITA DEVE ESTAR A FLOR.
- O SAPATO VERDE DEVE FICAR NO PÉ ESQUERDO E O SAPATO AZUL, NO PÉ DIREITO.
![Imagem: Ilustração. Um palhaço calvo com cabelo ruivo, blusa azul, calça vermelha com bolinhas amarelas. Ele está de costas com os braços abertos e as mãos viradas para cima. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.53.09.png)
19
- PINTE DE
AS CAIXAS QUE ESTÃO EMBAIXO DAS CAIXAS VERMELHAS E DE
AS CAIXAS QUE ESTÃO EM CIMA DAS CAIXAS VERMELHAS.
![Imagem: Ilustração. Um homem com boné e uniforme verdes e luvas amarelas está com as mãos sobre caixas empilhadas. Há quatro fileiras de caixas com três em cada uma. Na parte superior há caixas brancas, no centro, caixas vermelhas e na parte inferior, caixas brancas. Fim da imagem.](../resources/images/image_35402.png)
- OBSERVE ESTA IMAGEM E FAÇA O QUE SE PEDE.
![Imagem: Ilustração. À esquerda há uma bola de vôlei sobre uma cama. Abaixo da cama há um par de chinelos verdes. À direita, um porta-retrato e um avião sobre uma prateleira. Abaixo, um patinete. Fim da imagem.](../resources/images/image_3801.png)
- CERQUE COM UMA LINHA OS OBJETOS QUE ESTÃO EM CIMA DA PRATELEIRA.
- MARQUE COM UM X O OBJETO QUE ESTÁ EMBAIXO DA CAMA.
20
COMPARAR QUANTIDADES
- LIGUE CADA CRIANÇA A UM CARRINHO. CADA CARRINHO SÓ PODE LEVAR UMA CRIANÇA. CADA CRIANÇA SÓ PODE DIRIGIR UM CARRINHO.
COLUNA 1
![Imagem: Ilustração. Menino loiro com camiseta listrada, bermuda roxa e tênis amarelo. Fim da imagem.](../resources/images/image_38039.png)
![Imagem: Ilustração. Menina negra com cabelo preso, camiseta roxa, saia amarela e tênis verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_38055.png)
![Imagem: Ilustração. Menino negro com cabelo castanho, camiseta vermelha, calça azul e tênis vermelho. Fim da imagem.](../resources/images/image_38060.png)
![Imagem: Ilustração. Menina oriental com cabelo preso, vestido rosa e sapatos azuis. Fim da imagem.](../resources/images/image_38065.png)
![Imagem: Ilustração. Menino com cabelo castanho, camiseta verde, bermuda azul e tênis verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_38070.png)
COLUNA 2
![Imagem: Ilustração. Carrinho de bate-bate vermelho. Fim da imagem.](../resources/images/image_38134.png)
![Imagem: Ilustração. Carrinho de bate-bate verde-escuro. Fim da imagem.](../resources/images/image_38146.png)
![Imagem: Ilustração. Carrinho de bate-bate rosa. Fim da imagem.](../resources/images/image_38159.png)
![Imagem: Ilustração. Carrinho de bate-bate verde-claro. Fim da imagem.](../resources/images/image_38164.png)
![Imagem: Ilustração. Carrinho de bate-bate azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_38169.png)
- HÁ QUANTAS CRIANÇAS? _____
- HÁ QUANTOS CARRINHOS? _____
- SOBROU ALGUMA CRIANÇA SEM SER LIGADA A UM CARRINHO? ( ) SIM ( ) NÃO
- SOBROU ALGUM CARRINHO SEM SER LIGADO A UMA CRIANÇA? ( ) SIM ( ) NÃO
- A QUANTIDADE DE CRIANÇAS É IGUAL À QUANTIDADE DE CARRINHOS? ( ) SIM ( ) NÃO
21
- OBSERVE O DESENHO DAS CRIANÇAS BRINCANDO.
![Imagem: Ilustração. Seis crianças estão pulando com seis cordas coloridas. Ao lado há uma corda vermelha no chão. Fim da imagem.](../resources/images/image_4624.png)
- A QUANTIDADE DE CORDAS É IGUAL À QUANTIDADE DE CRIANÇAS?
( ) SIM
( ) NÃO
- HÁ QUANTAS CRIANÇAS? _____
- HÁ QUANTAS CORDAS? _____
- MARQUE COM UM X OS GRUPOS QUE TÊM QUANTIDADES IGUAIS DE BOTÕES.
( )
![Imagem: Ilustração. Seis botões verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_4511.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Quatro botões laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_4529.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Cinco botões azuis. Fim da imagem.](../resources/images/image_4521.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Seis botões roxos. Fim da imagem.](../resources/images/image_4538.png)
- HÁ QUANTOS BOTÕES NO GRUPO COM A MENOR QUANTIDADE DE BOTÕES? _____
- RITA TINHA ALGUMAS PRESILHAS PARA CABELO E DECIDIU DIVIDIR ENTRE SUAS DUAS SOBRINHAS. ELA DEU 3 PRESILHAS PARA LUÍSA E 5 PARA LEILA.
![Imagem: Ilustração. Três presilhas coloridas. Abaixo, Luísa. Fim da imagem.](../resources/images/image_36023.png)
![Imagem: Ilustração. Cinco presilhas coloridas. Abaixo, Leila. Fim da imagem.](../resources/images/image_36031.png)
- RITA DEU A MESMA QUANTIDADE DE PRESILHAS PARA CADA SOBRINHA?
( ) SIM
( ) NÃO
- RITA FOI JUSTA NESSA DIVISÃO?
22
JOGO: DOMINÓ DE ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS
Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação.
MATERIAL: 12 CARTAS RECORTADAS DA PÁGINA 205.
JOGADORES: 2, 3 OU 4
REGRAS:
- DISTRIBUA AS CARTAS IGUALMENTE ENTRE OS JOGADORES.
- EM CADA CARTA HÁ UM SÍMBOLO E UMA CENA. CADA SÍMBOLO ESTÁ RELACIONADO A UMA ÚNICA CENA E CADA CENA É REPRESENTADA POR UM ÚNICO SÍMBOLO.
- OS JOGADORES DECIDEM QUEM VAI COMEÇAR O JOGO.
- O PRIMEIRO JOGADOR COLOCA NA MESA A CARTA QUE QUISER.
- O PRÓXIMO JOGADOR DEVE COLOCAR AO LADO DESSA CARTA OUTRA QUE ESTEJA RELACIONADA AO SÍMBOLO OU À CENA DA CARTA QUE ESTÁ NA MESA. SE UM JOGADOR NÃO TIVER NENHUMA CARTA PARA COLOCAR NA MESA, ELE PASSARÁ A VEZ.
- GANHA QUEM FICAR SEM CARTA PRIMEIRO.
Boxe complementar:
VEJA SE ENTENDEU
OBSERVE OS SÍMBOLOS E AS CENAS. LIGUE AS PARTES DAS CARTAS QUE SE RELACIONAM.
COLUNA 1
COLUNA 2
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: JOSÉ LUÍS JUHAS
Resposta: coluna 1 - ilustração 1 com coluna 2 - ilustração 2 e coluna 1 - ilustração 2 com coluna 2 - ilustração 2.
Fim do complemento.
23
QUESTÕES SOBRE O JOGO
- É A VEZ DE ALINE JOGAR. CERQUE COM UMA LINHA A CARTA QUE ELA PODE COLOCAR NO JOGO.
![Imagem: Ilustração. Aline, menina com tiara rosa está sentada e segurando três cartas. Ao seu lado há um balão de fala com a informação: CARTAS DE ALINE. Em seguida, as cartas:
Carta 1) À esquerda, placa com silhueta de um cadeirante. À direita, uma mulher segurando a mão de um menino em uma calçada. Na frente deles, uma faixa de pedestres e carros.
Carta 2) À esquerda, silhueta de uma pessoa segurando uma pá. À direita, duas crianças nadando em uma piscina. Ao lado, um homem observa.
Carta 3) À esquerda, silhueta de uma pessoa nadando. À direita, uma menina joga lixo em cestos recicláveis.
Na frente de Aline há cartas sobre uma mesa. Da esquerda para a direita: símbolo da reciclagem; homem andando na calçada e ao seu lado há um carro na rua; uma placa de permitido estacionar; um homem segurando a mão de um menino e atravessando uma faixa de pedestres; um farol de pedestres com a luz verde acessa; uma ambulância parada na frente de um hospital.
Fim da imagem.](../resources/images/image_36759.png)
- AGORA É A VEZ DE DIEGO EM OUTRO JOGO. ELE TEM SÓ UMA CARTA NA MÃO.
![Imagem: Ilustração. Diego, menino com cabelo castanho está sorrindo e segurando uma carta com o desenho de uma bicicleta e ao lado, homens em uma construção. Na frente dele há cartas sobre a mesa. Da esquerda para a direita: cifrão; dois meninos jogando futebol; silhueta de uma pessoa correndo atrás de uma bola; crianças e adultos andando em direção a uma escola; silhueta de um adulto segurando a mão de uma criança; um adulto e uma criança com capacete de proteção e andando de bicicleta. Fim da imagem.](../resources/images/image_36820.png)
- ELE PODERÁ GANHAR O JOGO NESTA RODADA?
( ) SIM
( ) NÃO
24
COMPARAR PARA DESCOBRIR
![Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.](../resources/images/image_36994.png)
- OBSERVE A CENA ABAIXO E PINTE A ÁRVORE QUE TEM O TRONCO MAIS GROSSO.
![Imagem: Ilustração em preto e branco. À esquerda, uma árvore com tronco muito . No centro, uma árvore com tronco grosso. À direita, uma árvore com tronco médio. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.55.49.png)
- AGORA, MARQUE COM UM X A ÁRVORE COM O TRONCO MAIS FINO.
- OBSERVE OS COPOS E MARQUE COM UM
X
O COPO EM QUE CABE MAIS LÍQUIDO. MARQUE COM UM
O COPO EM QUE CABE MENOS LÍQUIDO.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, copo pequeno e azul. No centro, copo médio e azul. E à direita, copo grande e azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_37062.png)
- EM CADA CASO, PINTE A FRUTA QUE É MAIS PESADA.
25
- CERQUE COM UMA LINHA A CRIANÇA QUE TEM O CABELO MAIS COMPRIDO. DEPOIS, MARQUE COM UM X A CRIANÇA QUE TEM O CABELO MAIS CURTO.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, uma criança com cabelo preto e curto. No centro, uma criança com cabelo castanho e na altura dos ombros. À direita, uma criança loira com cabelo comprido. Todas estão de costas. Fim da imagem.](../resources/images/image_6085.png)
- OBSERVE JOÃO, COM O PAI E O FILHO. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
![Imagem: Ilustração. No centro, João, homem alto com cabelo castanho, camisa branca, calça azul e sapatos marrons. À esquerda, seu pai, senhor de altura médica, calvo com cabelo grisalho, camisa listrada, colete laranja, calça bege e sapatos marrons. À direita, seu filho, menino baixo com cabelo castanho, camiseta vermelha, bermuda amarela e tênis claro. Fim da imagem.](../resources/images/image_37363.png)
- DESSES DOIS, QUAL É O MAIS BAIXO?
( )
![Imagem: Ilustração. Rosto do pai de João. Fim da imagem.](../resources/images/image_6192.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Rosto do João. Fim da imagem.](../resources/images/image_6223.png)
- DESSES DOIS, QUAL É O MAIS ALTO?
( )
![Imagem: Ilustração. Rosto do filho de João. Fim da imagem.](../resources/images/image_6243.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Rosto do pai de João. Fim da imagem.](../resources/images/image_6192.png)
- MARQUE COM UM X O OBJETO ONDE CABE MENOS ÁGUA.
( )
![Imagem: Fotografia. Uma banheira de bebê pequena e verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_6280.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Uma piscina redonda, azul e grande. Fim da imagem.](../resources/images/image_6261.png)
Observação: OS ELEMENTOS NÃO ESTÃO APRESENTADOS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.
26
ORGANIZAÇÃO
![Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.](../resources/images/image_34960.png)
- RECORTE AS IMAGENS DE BONECAS MATRIOSKAS DA PÁGINA 207. DEPOIS, COLE-AS NO ESPAÇO ABAIXO, UMA AO LADO DA OUTRA, DA MENOR BONECA PARA A MAIOR.
_____
- RECORTE AS IMAGENS DA PÁGINA 203 E SEPARE-AS EM OBJETOS USADOS NA COZINHA E OBJETOS USADOS NO BANHEIRO. DEPOIS, COLE-AS NO ESPAÇO ADEQUADO.
COZINHA
_____
BANHEIRO
_____
OS ELEMENTOS DESTA PÁGINA NÃO ESTÃO APRESENTADOS EM ESCALA DE TAMANHO.
27
A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER
... UMA PESSOA QUE CONHECE OS SINAIS DE TRÂNSITO
Observação: ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER. Fim da observação.
O MOVIMENTO DE VEÍCULOS E DE PEDESTRES NAS RUAS É CHAMADO DE TRÂNSITO. PARA ORIENTAR MOTORISTAS E PEDESTRES A SE MOVIMENTAREM COM TRANQUILIDADE, COM SEGURANÇA E SEM PROBLEMAS, HÁ REGRAS E SINALIZAÇÕES.
![Imagem: Ilustração. Um homem está segurando a mão de um menino e eles estão andando sobre uma faixa de pedestres. Ao lado há um carro parado, acima deles, um farol com a luz vermelha acesa e na frente, um farol de pedestres com a luz verde acesa. Do outro lado há uma mulher andando na calçada e ao fundo, prédios. Fim da imagem.](../resources/images/image_6967.png)
TOME NOTA
- QUANTOS SEMÁFOROS APARECEM NA CENA ACIMA? _____
- OBSERVE OS SEMÁFOROS NOS QUADROS ABAIXO. DEPOIS, LIGUE CADA COR AO SIGNIFICADO CORRETO.
SEMÁFORO PARA VEÍCULOS
COLUNA1
![Imagem: Ilustração. SEMÁFORO PARA VEÍCULOS. Na parte superior, círculo vermelho. No centro, círculo amarelo e na parte inferior, círculo verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_6990.png)
COLUNA 2
ATENÇÃO
SIGA
PARE
SEMÁFORO PARA PEDESTRES
COLUNA 1
![Imagem: Ilustração. SEMÁFORO PARA PEDESTRES. Na parte superior, silhueta vermelha de uma pessoa parada. Na parte inferior, silhueta verde de uma pessoa andando. Fim da imagem.](../resources/images/image_6979.png)
COLUNA 2
SIGA
PARE
REFLITA
MARQUE COM UM X O SIGNIFICADO DE CADA PLACA.
![Imagem: Ilustração. Placa octogonal e vermelha. No centro, a palavra: PARE. Fim da imagem.](../resources/images/image_7015.png)
( ) PARE
( ) SIGA
![Imagem: Ilustração. Placa circular e branca com borda vermelha. No centro, a letra “E” e acima há uma faixa diagonal vermelha. Fim da imagem.](../resources/images/image_7001.png)
( ) PERMITIDO ESTACIONAR
( ) PROIBIDO ESTACIONAR
28
COMPREENDER INFORMAÇÕES
TEM CERTEZA?
- OBSERVE A COLEÇÃO DE VEÍCULOS DE BRINQUEDO DE JOSÉ E FAÇA O QUE SE PEDE.
![Imagem: Ilustração. Vários veículos coloridos sobre uma superfície. Vermelho: três caminhões, um carro moderno e dois tanques. Verde: um caminhão, um carro antigo e um carro moderno. Amarelo: um caminhão, dois carros antigos e um carro moderno. Azul: um caminhão e um tanque. Fim da imagem.](../resources/images/image_7915.png)
- ESCOLHA UM VEÍCULO DA COLEÇÃO DE JOSÉ E MARQUE UM X NELE.
- VOCÊ SABE DIZER COM CERTEZA A COR DO VEÍCULO QUE ESCOLHEU?
( ) SIM
( ) NÃO
- NA COLEÇÃO DE JOSÉ, HÁ VEÍCULOS DE QUE CORES? CERQUE COM UMA LINHA PARA RESPONDER.
AMARELO, AZUL, LARANJA, VERDE, VERMELHO, LILÁS
-
COM OS OLHOS FECHADOS, JOSÉ PEGOU UM VEÍCULO.
SEM OLHAR, ELE PODE DIZER COM CERTEZA A COR DO VEÍCULO QUE PEGOU?
( ) SIM
( ) NÃO
29
-
A COR DO VEÍCULO QUE JOSÉ PEGOU:
( ) COM CERTEZA É LARANJA.
( ) TALVEZ SEJA LARANJA.
( ) É IMPOSSÍVEL SER LARANJA.
-
PODEMOS DIZER QUE O VEÍCULO QUE JOSÉ PEGOU TALVEZ SEJA VERDE?
( ) SIM
( ) NÃO
- JOÃO ENCONTROU UM PAPEL NO CHÃO DA CALÇADA POR ONDE CAMINHAVA. LOGO DEPOIS, AVISTOU UMA LIXEIRA E ARREMESSOU O PAPEL PARA CAIR DENTRO DELA.
![Imagem: Ilustração. João, um jovem com camiseta vermelha, calça azul e tênis está jogando uma bolinha de papel em direção a um cesto de lixo. Fim da imagem.](../resources/images/image_7927.png)
MARQUE COM UM X PARA INDICAR SE CADA AFIRMAÇÃO ESTÁ CERTA OU ERRADA.
-
O PAPEL ARREMESSADO CAIRÁ DENTRO DA LIXEIRA
COM CERTEZA
.
( ) CERTA
( ) ERRADA
-
O PAPEL ARREMESSADO
TALVEZ
CAIA DENTRO DA LIXEIRA.
( ) CERTA
( ) ERRADA
-
É IMPOSSÍVEL
O PAPEL ARREMESSADO CAIR DENTRO DA LIXEIRA.
( ) CERTA
( ) ERRADA
30
O QUE VOCÊ APRENDEU
1. MARQUE COM UM X OS OBJETOS QUE CATARINA ESTÁ USANDO APENAS DO LADO ESQUERDO DO CORPO DELA.
![Imagem: Ilustração. Catarina, menina ruiva com tiara roxa na cabeça, brincos dourados, regata amarela, calça azul, sapatilhas roxas, pulseiras no braço direito, uma bolsa bege pendurada no ombro esquerdo e um relógio roxo no pulso esquerdo. Fim da imagem.](../resources/images/image_8636.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Um relógio roxo. Fim da imagem.](../resources/images/image_38930.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Um par de brincos prateados. Fim da imagem.](../resources/images/image_38935.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Um par de sapatilhas roxas. Fim da imagem.](../resources/images/image_8622.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Uma bolsa bege. Fim da imagem.](../resources/images/image_39045.png)
- OBSERVE AS SITUAÇÕES A SEGUIR E COMPLETE CADA FRASE CORRETAMENTE.
![Imagem: Ilustração. Camila está sorrindo e colocando uma fruteira cheia de frutas sobre uma mesa. Atrás dela há armários e utensílios de cozinha. Fim da imagem.](../resources/images/image_8662.png)
CAMILA COLOCOU A FRUTEIRA _____ DA MESA DA COZINHA.
![Imagem: Ilustração. Um gato amarelo está parado entre um sofá e uma poltrona. Ao lado há um abajur sobre uma mesa. Fim da imagem.](../resources/images/image_8676.png)
O GATO ESTÁ _____ O SOFÁ E A POLTRONA.
- VEJA A SALA DA CASA DE CARLOS E FAÇA O QUE SE PEDE.
- DESENHE UMA ALMOFADA EM CIMA DA POLTRONA.
- DESENHE UMA TOMADA NA PARTE DA PAREDE QUE FICA EMBAIXO DA JANELA.
![Imagem: Ilustração. No centro, uma poltrona bege sobre um tapete florido. À esquerda, um vaso com flor sobre uma mesinha. À direita, uma janela com cortinas floridas. Fim da imagem.](../resources/images/image_Acr350343207360-28273461.jpg)
31
- LIGUE OS QUADROS QUE TÊM QUANTIDADES IGUAIS DE FRUTAS.
COLUNA 1
![Imagem: Quadro 1. Uma uva, duas bananas e uma maçã. Fim da imagem.](../resources/images/image_39320.png)
![Imagem: Quadro 2. Duas maçãs, duas bananas e uma uva. Fim da imagem.](../resources/images/image_8707.png)
![Imagem: Quadro 3. Duas bananas e uma maçã. Fim da imagem.](../resources/images/image_8726.png)
COLUNA 2
![Imagem: Quadro 1. Uma laranja, uma maçã e uma banana. Fim da imagem.](../resources/images/image_8698.png)
![Imagem: Quadro 2. Uma laranja, uma banana, uma maçã e uma uva. Fim da imagem.](../resources/images/image_8717.png)
![Imagem: Quadro 3. Quatro laranjas e uma uva. Fim da imagem.](../resources/images/image_8735.png)
- VEJA A RUA ONDE LUCAS MORA.
![Imagem: Ilustração. Uma rua e ao lado há construções lado a lado. Da esquerda para a direita: casa branca, padaria, casa roxa, casa rosa, que é a casa de Lucas, prédio amarelo, prédio marrom e farmácia. Fim da imagem.](../resources/images/image_8747.png)
- LUCAS QUER IR À PADARIA. MARQUE COM UM
X
PARA QUAL LADO LUCAS DEVE VIRAR QUANDO SAIR DE CASA PELA PORTA DA FRENTE.
( ) À ESQUERDA
( ) À DIREITA
AUTOAVALIAÇÃO
![Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.](../resources/images/image_100138.png)
- CONSIGO COMPARAR OS TAMANHOS E AS QUANTIDADES DOS OBJETOS?
- CONSIGO DIZER A MINHA POSIÇÃO E A POSIÇÃO DE COLEGAS OU DE OBJETOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES?