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UNIDADE 2. VAMOS CONTAR
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Página sem conteúdo.
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JOGO: BINGO DE NÚMEROS
Observação: ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação
MATERIAL: 1 CARTELA, QUE ESTÁ ABAIXO NESTA PÁGINA, E 4 MARCADORES PARA CADA JOGADOR, QUE PODEM SER TAMPINHAS, PEDAÇOS DE PAPEL AMASSADOS ETC.
JOGADORES: TODA A TURMA.
REGRAS:
- ESCREVA QUATRO NÚMEROS DE 0 A 10 NA CARTELA ABAIXO. NÃO VALE REPETIR NÚMEROS.
- OUÇA OS NÚMEROS QUE SEU PROFESSOR VAI DIZER EM VOZ ALTA.
- SE O PROFESSOR DISSER UM DOS NÚMEROS DE SUA CARTELA, COLOQUE UM MARCADOR EM CIMA DELE.
- GANHA O JOGO QUEM MARCAR PRIMEIRO TODOS OS NÚMEROS DA CARTELA.
CARTELA
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QUESTÕES SOBRE O JOGO
- OBSERVE AS CARTELAS DE CARLOS E DE FABIANA.
- SE O PROFESSOR DISSER EM VOZ ALTA O NÚMERO SETE, QUEM PODERÁ COLOCAR UM MARCADOR EM SUA CARTELA?
( )
( )
- OBSERVE AS CARTELAS DE OUTROS ESTUDANTES.
- O PROFESSOR DISSE EM VOZ ALTA O NÚMERO TRÊS.
EM QUANTAS CARTELAS APARECE ESSE NÚMERO? _____
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NÚMEROS ATÉ 10
- LIGUE CADA NÚMERO AO BOLO COM A QUANTIDADE CORRESPONDENTE DE VELAS.
COLUNA 1
5
6
4
COLUNA 2
- NAS FIGURAS, QUANTOS BRINQUEDOS SÃO DE CADA TIPO?
SÃO _____ PIPA, _____ BOLAS, _____ PIÕES E _____ BONECAS.
- DESENHE 3 MAÇÃS. DEPOIS, PINTE-AS.
37
- PINTE 4 BONÉS.
- ESCREVA OS NÚMEROS.
1, 1
2, 2
3, 3
4, 4
5, 5
6, 6
- FAÇA A ESCRITA POR EXTENSO DESSES NÚMEROS NO CADERNO.
- CERQUE COM UMA LINHA CADA ESTRELA COM 5 PONTAS.
- QUANTAS ESTRELAS VOCÊ CERCOU? _____
38
- CAMILA PRECISA PINTAR 9 BOLINHAS DE ISOPOR. ELA JÁ PINTOU 5. PINTE AS BOLINHAS QUE FALTAM PARA CHEGAR EM 9.
- OS BRINQUEDOS ESTÃO ORGANIZADOS EM GRUPOS. OBSERVE-OS E FAÇA O QUE SE PEDE.
- CERQUE COM UMA LINHA AZUL O GRUPO QUE TEM 7 BRINQUEDOS.
- CERQUE COM UMA LINHA VERDE O GRUPO QUE TEM 8 BRINQUEDOS.
• QUANTOS BRINQUEDOS VOCÊ NÃO CERCOU? _____
- MARQUE COM UM X O QUADRO EM QUE HÁ 10 DEDOS LEVANTADOS.
( )
( )
- QUANTOS DEDOS ESTÃO LEVANTADOS NO QUADRO QUE NÃO FOI ASSINALADO?
- CERQUE COM UMA LINHA O NINHO EM QUE NÃO HÁ OVOS.
39
- LIGUE CADA NÚMERO AO AQUÁRIO COM A QUANTIDADE CORRESPONDENTE DE PEIXES.
COLUNA 1
9
0
2
8
10
COLUNA 2
- ESCREVA OS NÚMEROS.
7, 7, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____
8, 8, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____
9, 9, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____
0, 0, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____
10, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____
- VOCÊ SABE ESCREVER ESSES NÚMEROS POR EXTENSO?
CONVERSE COM SEU PROFESSOR PARA FAZER ESSA ESCRITA NO CADERNO.
40
SEQUÊNCIAS
- DESCUBRA QUAIS NÚMEROS ESTÃO FALTANDO NAS BOLINHAS DE SABÃO E COMPLETE A SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS DE 0 A 10.
- COMO VOCÊ DESCOBRIU OS NÚMEROS QUE ESTAVAM FALTANDO NESSA SEQUÊNCIA?
- OBSERVE OS NÚMEROS NOS PEIXINHOS PESCADOS POR GIOVANA NA BARRACA DA PESCARIA.
- AGORA, COMPLETE A SEQUÊNCIA FORMADA COM ESSES NÚMEROS, DO MENOR PARA O MAIOR NÚMERO.
0, _____, _____, 7, _____
DEPOIS DE UM TEMPO, GIOVANA BRINCOU NOVAMENTE E PESCOU MAIS ESTES PEIXINHOS. VEJA OS NÚMEROS NELES.
- ESCREVA A SEQUÊNCIA FORMADA COM ESSES NÚMEROS, DO MAIOR PARA O MENOR NÚMERO.
_____, _____, _____, _____, _____
41
DEZ UNIDADES OU UMA DEZENA
- CERQUE COM UMA LINHA 10 PIÕES E COMPLETE A FRASE.
FORAM CERCADOS _____ PIÕES OU _____ DEZENA DE PIÕES.
- LIGUE CADA ENGRADADO AMARELO A UM ENGRADADO VERMELHO CORRESPONDENTE PARA JUNTAR 10 GARRAFAS.
COLUNA 1
COLUNA 2
- DESENHE 5 FLORES EM CADA FLOREIRA.
- AGORA, CONTE TODAS AS FLORES. NO TOTAL, HÁ QUANTAS FLORES? _____
42
- OBSERVE E COMPLETE COM AS QUANTIDADES.
10 E 1
11
10 E 2
12
_____ E 3
13
10 E _____
14
_____ E 5
15
10 E _____
16
_____ E 7
_____
10 E _____
_____
_____ E 9
_____
10 E _____
20
43
- DESCUBRA QUAIS NÚMEROS ESTÃO FALTANDO NAS PORTAS E COMPLETE A SEQUÊNCIA DE NÚMEROS DO 11 AO 20.
AGORA, FAÇA O QUE SE PEDE.
- QUAL NÚMERO ESTÁ ENTRE O 16 E O 18?
_____
- QUAIS NÚMEROS ESTÃO ENTRE O 14 E O 17?
_____
- QUAL NÚMERO ESTÁ ENTRE O 11 E O 13?
_____
- QUAL NÚMERO ESTÁ ENTRE O 18 E O 20?
_____
- OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO.
- OS NÚMEROS QUE APARECEM NESSAS IMAGENS INDICAM CONTAGEM? INDICAM ORDEM?
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NÚMEROS ATÉ 31
- DESENHE AS BOLINHAS QUE ESTÃO FALTANDO PARA COMPLETAR A QUANTIDADE INDICADA. DEPOIS, COMPLETE OS QUADRINHOS COM OS NÚMEROS REFERENTES À QUANTIDADE DE BOLINHAS EM CADA POTE.
- OBSERVE E COMPLETE COM AS QUANTIDADES DE MAÇÃS EM CADA AGRUPAMENTO.
20 E 21
20 E _____
24
_____ E 8
Resposta: 20
28
_____ E 0
_____
_____ E _____
_____
45
- OS CALENDÁRIOS AJUDAM A ORGANIZAR NOSSA ROTINA, POIS APRESENTAM O REGISTRO DOS DIAS AGRUPADOS. OBSERVE O CALENDÁRIO ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.
- MARQUE COM UM X O DIA QUE ESTÁ ENTRE 27 E 29.
- CERQUE COM UMA LINHA O DIA 20.
- COMPLETE ESTE CALENDÁRIO DO MÊS DE MAIO.
- QUAIS SÃO OS NÚMEROS QUE INDICAM OS DIAS QUE FORAM SEXTAS-FEIRAS NESSE MÊS?
_____
46
NÚMEROS NA FORMA ORDINAL
- DANIELA VENCEU O CAMPEONATO DE NATAÇÃO. DIANA FOI A SEGUNDA COLOCADA E RENATA, A TERCEIRA. ESCREVA O NOME DE QUEM RECEBEU CADA MEDALHA.
2ª COLOCADA
_____
1ª COLOCADA
_____
3ª COLOCADA
_____
- COMPLETE O QUADRO QUE INDICA O ANDAR ONDE MORA CADA PESSOA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
|
_____ |
QUARTO |
|
_____ |
SEXTO |
|
_____ |
PRIMEIRO |
|
_____ |
TERCEIRO |
|
2º |
SEGUNDO |
|
_____ |
QUINTO |
47
COMPARAÇÕES
- LIGUE CADA CRIANÇA À COLEÇÃO DE FIGURINHAS DELA.
COLUNA 1
COLUNA 2
- VOCÊ COLECIONA ALGUM OBJETO? CONTE A UM COLEGA.
- A CASTANHEIRA (BERTHOLLETIA EXCELSA) É UMA DAS ÁRVORES MAIS ALTAS DO BRASIL. OBSERVE A IMAGEM E RESPONDA À QUESTÃO.
LEGENDA: CASTANHEIRA (BERTHOLLETIA EXCELSA). FIM DA LEGENDA.
- SE EMPILHÁSSEMOS BONECOS EM PÉ, QUANTOS BONECOS VOCÊ ACHA QUE PRECISARÍAMOS PARA TER UMA PILHA COM A MESMA ALTURA QUE A CASTANHEIRA?
48
USANDO O DINHEIRO
- OBSERVE UMA MOEDA E ALGUMAS CÉDULAS DE REAL. DEPOIS, ESCREVA O VALOR DE CADA UMA.
1 REAL
_____ REAIS
_____ REAIS
_____ REAIS
_____ REAIS
AGORA, RESPONDA:
- QUAL DESSAS CÉDULAS TEM O MENOR VALOR? _____
- QUAL DESSAS CÉDULAS TEM O MAIOR VALOR? _____
- COM UMA CÉDULA DE 20 REAIS, É POSSÍVEL COMPRAR UM PRESENTE NO VALOR DE 19 REAIS? MARQUE COM UM
X
.
( ) SIM
( ) NÃO
- SE VOCÊ TIVESSE APENAS UMA CÉDULA DE 5 REAIS E UMA CÉDULA DE 2 REAIS, QUAL DELAS USARIA PARA PAGAR UMA COMPRA NO VALOR DE 3 REAIS?
49
- LIGUE CADA CÉDULA DE REAL À FRUTA QUE PODE SER PAGA COM ELA.
COLUNA 1
COLUNA 2
- ESSAS CÉDULAS DE REAL FORAM SUFICIENTES PARA COMPRAR TODAS AS FRUTAS?
Boxe complementar:
DESAFIO
ACOMPANHE A LEITURA DO DIÁLOGO E DESCUBRA O NÚMERO EM QUE A MENINA PENSOU.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ALEXANDRE MATOS
Resposta: 29.
Fim do complemento.
50
LER TABELAS
- VEJA O DESEMPENHO DE ALGUNS ESTUDANTES SELECIONADOS PARA UM TRABALHO ESPECIAL DE MATEMÁTICA.
TRABALHO ESPECIAL DE MATEMÁTICA EM 2023
Tabela: equivalente textual a seguir.
ESTUDANTE |
ANA |
JOSÉ |
LUÍS |
SÍLVIA |
SUELI |
---|---|---|---|---|---|
NOTA NO TRABALHO |
8 |
7 |
8 |
7 |
7 |
FONTE: ESCOLA PESQUISADA EM MAIO DE 2023.
DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES DA TABELA:
- MARQUE COM UM
X
AS NOTAS OBTIDAS POR ESSES ESTUDANTES:
( ) 5
( ) 6
( ) 7
( ) 8
( ) 9
- QUAL FOI A NOTA DE LUÍS? _____
- QUAIS ESTUDANTES OBTIVERAM NOTA 7?
( ) ANA
( ) SÍLVIA
( ) JOSÉ
( ) SUELI
( ) LUÍS
- OBSERVE A TABELA A SEGUIR E COMPLETE.
ESTUDANTES DO PERÍODO DA MANHÃ EM 2023
Tabela: equivalente textual a seguir.
IDADE DO ESTUDANTE |
6 ANOS |
7 ANOS |
8 ANOS |
9 ANOS |
10 ANOS |
---|---|---|---|---|---|
QUANTIDADE DE ESTUDANTES |
10 |
22 |
18 |
20 |
15 |
FONTE: ESCOLA PESQUISADA EM FEVEREIRO DE 2023.
- NO PERÍODO DA MANHÃ DA ESCOLA PESQUISADA, HÁ
_____
ESTUDANTES COM 7 ANOS.
• NESSA ESCOLA, HÁ _____ ESTUDANTES COM _____ ANOS.
- ESSE É O MENOR GRUPO DE ESTUDANTES COM A MESMA IDADE NESSE PERÍODO.
- SÃO _____ ESTUDANTES COM 10 ANOS E 18 ESTUDANTES COM _____ ANOS.
51
- A TABELA A SEGUIR APRESENTA O RESULTADO DA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS NOVOS DE UMA ESCOLA.
BRINQUEDOS MAIS ARRECADADOS
Tabela: equivalente textual a seguir.
TIPO DE BRINQUEDO |
|
|
|
|
---|---|---|---|---|
QUANTIDADE |
15 |
20 |
20 |
25 |
FONTE: CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS EM OUTUBRO DE 2023.
DE ACORDO COM A TABELA:
- MARQUE COM UM X O TIPO DE BRINQUEDO QUE FOI O MAIS ARRECADADO.
( )
( )
( )
( )
- LIGUE O TIPO DE BRINQUEDO AO SEU NOME.
COLUNA 1
COLUNA 2
BOLA
BONECA
JOGO
URSO
- CERQUE COM UMA LINHA OS TIPOS DE BRINQUEDO APRESENTADOS NA TABELA.
BONECA, JOGO, PIÃO, URSO, BOLA, PETECA
• RESPONDA À QUESTÃO.
- QUAIS OS TIPOS DE BRINQUEDO QUE TIVERAM A MESMA QUANTIDADE ARRECADADA? _____
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O QUE VOCÊ APRENDEU
- PINTE 14 PIPAS.
- PARA CADA COR, CONTE OS BALÕES PENDURADOS E ESCREVA O NÚMERO QUE INDICA A QUANTIDADE DELES.
- PINTE UM QUADRINHO PARA CADA BALÃO QUE VOCÊ CONTOU.
3
_____
_____
53
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- OBSERVE ABAIXO AS MOEDAS E A CÉDULA.
- HÁ QUANTAS MOEDAS DE 1 REAL? _____
- HÁ QUANTAS CÉDULAS DE 10 REAIS? _____
- ACIMA, TODAS AS MOEDAS DE 1 REAL QUE VOCÊ CONTOU REPRESENTAM UMA QUANTIA MENOR, IGUAL OU MAIOR QUE 10 REAIS? MARQUE COM UM
X
.
( ) MENOR
( ) IGUAL
( ) MAIOR
- OBSERVE A QUANTIDADE DE PEÇAS INDICADA NA CAIXA DE CADA QUEBRA-CABEÇA.
- ESCREVA, DO MENOR PARA O MAIOR, A SEQUÊNCIA FORMADA COM OS NÚMEROS INDICADOS NESSAS CAIXAS. _____
AUTOAVALIAÇÃO
- CONSIGO DIZER NOMES DE NÚMEROS E SABER COMO SÃO ESCRITOS POR EXTENSO?
- SEI ESCREVER O NÚMERO PARA INDICAR UMA QUANTIDADE DE OBJETOS QUE CONTEI?