32

UNIDADE 2. VAMOS CONTAR

Imagem: Ilustração. Ao fundo, massas de modelar formando um parque de diversões com brinquedos e árvores. Acima há ilustrações de crianças com roupas coloridas e adultos com uniforme roxo e azul. À esquerda, uma mulher está segurando vários algodões-doces presos em um palito. Em seguida há crianças em uma roda-gigante. Ao lado, duas crianças estão aguardando . Em seguida há crianças sentadas em uma boia, que está descendo um toboágua. No centro, um senhor está com uma bandeja de maçãs do amor pendurada no pescoço. À direita, crianças estão em um gira-gira com formato de polvo. Em seguida, Letícia está jogando uma bola em direção a latinhas empilhadas em uma barraca e ao lado há crianças em um carrossel com formato de cavalos-marinhos. Ao lado dos brinquedos há funcionários operando as máquinas e observando. Fim da imagem.

33

Página sem conteúdo.

34

JOGO: BINGO DE NÚMEROS

Observação: ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação

MATERIAL: 1 CARTELA, QUE ESTÁ ABAIXO NESTA PÁGINA, E 4 MARCADORES PARA CADA JOGADOR, QUE PODEM SER TAMPINHAS, PEDAÇOS DE PAPEL AMASSADOS ETC.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

JOGADORES: TODA A TURMA.

REGRAS:

CARTELA

Imagem: Ilustração. Cartela dividida em quatro quadrados brancos, dois na parte superior e dois na parte inferior. Fim da imagem.

35

QUESTÕES SOBRE O JOGO

  1. OBSERVE AS CARTELAS DE CARLOS E DE FABIANA.
Imagem: Ilustração. Carlos, menino com cabelo encaracolado está sorrindo. Ao seu lado há uma cartela. Na parte superior há duas tampinhas verdes e na parte inferior, uma tampinha verde e o número 6.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Fabiana, menina loira com cabelo preso está sorrindo. Ao seu lado há uma cartela. Na parte superior há duas tampinhas verdes e na parte inferior, uma tampinha verde e o número 7.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Rosto de Fabiana sorrindo.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Rosto de Carlos sorrindo. Fim da imagem.

( )

  1. OBSERVE AS CARTELAS DE OUTROS ESTUDANTES.
Imagem: Ilustração. Cartela. Na parte superior, os números: 0 e 3. E na parte inferior, os números: 5 e 8.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Cartela. Na parte superior, os números: 1 e 4. E na parte inferior, os números: 5 e 9.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Cartela. Na parte superior, os números: 2 e 3. E na parte inferior, os números: 6 e 10.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Cartela. Na parte superior, os números: 4 e 6. E na parte inferior, os números: 7 e 9.  Fim da imagem.

36

NÚMEROS ATÉ 10

  1. LIGUE CADA NÚMERO AO BOLO COM A QUANTIDADE CORRESPONDENTE DE VELAS.

COLUNA 1

5

6

4

COLUNA 2

Imagem: Ilustração 1. Bolo com quatro velas.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 2. Bolo com cinco velas.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 3. Bolo com seis velas.   Fim da imagem.
  1. NAS FIGURAS, QUANTOS BRINQUEDOS SÃO DE CADA TIPO?
Imagem: Ilustração. Um pipa, três peões, duas bolas e quatro bonecas. Fim da imagem.

SÃO _____ PIPA, _____ BOLAS, _____ PIÕES E _____ BONECAS.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE 3 MAÇÃS. DEPOIS, PINTE-AS.

37

Imagem: Ícone Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. PINTE 4 BONÉS.
Imagem: Ilustração. Quatro bonés em branco. Fim da imagem.
  1. ESCREVA OS NÚMEROS.
Imagem: Ilustração. Um lápis  Fim da imagem.

1, 1

Imagem: Ilustração. Dois lápis.  Fim da imagem.

2, 2

Imagem: Ilustração. Três lápis.  Fim da imagem.

3, 3

Imagem: Ilustração. Quatro lápis.  Fim da imagem.

4, 4

Imagem: Ilustração. Cinco lápis.  Fim da imagem.

5, 5

Imagem: Ilustração. Seis lápis.  Fim da imagem.

6, 6

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

  1. CERQUE COM UMA LINHA CADA ESTRELA COM 5 PONTAS.
Imagem: Ilustração. Sete estrelas com cinco pontas; quatro estrelas com seis pontas e duas estrelas com quatro pontas.  Fim da imagem.

38

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. CAMILA PRECISA PINTAR 9 BOLINHAS DE ISOPOR. ELA JÁ PINTOU 5. PINTE AS BOLINHAS QUE FALTAM PARA CHEGAR EM 9.
Imagem: Ilustração. Doze círculos, cinco estão pintados. 
 Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. OS BRINQUEDOS ESTÃO ORGANIZADOS EM GRUPOS. OBSERVE-OS E FAÇA O QUE SE PEDE.
Imagem: Ilustração. Vários brinquedos sobre uma mesa. Um urso roxo; cinco bolinhas verdes; sete soldadinhos; quatro bonecas de pano; oito carrinhos. Fim da imagem.
  1. MARQUE COM UM X O QUADRO EM QUE HÁ 10 DEDOS LEVANTADOS.

( )

Imagem: Fotografia. Duas mãos com nove dedos esticados.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Duas mãos com dez dedos esticados. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. CERQUE COM UMA LINHA O NINHO EM QUE NÃO HÁ OVOS.
Imagem: Fotografia. Ninho com três ovos.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Ninho vazio. Fim da imagem.

39

  1. LIGUE CADA NÚMERO AO AQUÁRIO COM A QUANTIDADE CORRESPONDENTE DE PEIXES.

COLUNA 1

9

0

2

8

10

COLUNA 2

Imagem: Fotografia 1. Aquário com dez peixes dentro.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 2. Aquário com dois peixes dentro.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 3. Aquário com nove peixes dentro.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 4. Aquário vazio. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 5. Aquário com oito peixes dentro.  Fim da imagem.
  1. ESCREVA OS NÚMEROS.
Imagem: Ilustração. Sete lápis. Fim da imagem.

7, 7, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____

Imagem: Ilustração. Oito lápis. Fim da imagem.

8, 8, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____

Imagem: Ilustração. Nove lápis. Fim da imagem.

9, 9, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____

0, 0, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____

Imagem: Ilustração. Dez lápis. Fim da imagem.

10, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

40

SEQUÊNCIAS

  1. DESCUBRA QUAIS NÚMEROS ESTÃO FALTANDO NAS BOLINHAS DE SABÃO E COMPLETE A SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS DE 0 A 10.
Imagem: Ilustração. Um menino com blusa colorida está assoprando um arco e fazendo bolinhas de sabão. Na frente dele, as bolinhas com os números: 0, espaço para resposta, 2, espaço para resposta, 4, espaço para resposta, 6, 7, espaço para resposta, 9, 10. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. OBSERVE OS NÚMEROS NOS PEIXINHOS PESCADOS POR GIOVANA NA BARRACA DA PESCARIA.
Imagem: Ilustração. Peixes com números na barriga. Da esquerda para a direita: 2, 5, 0, 7, 10.  Fim da imagem.

0, _____, _____, 7, _____

DEPOIS DE UM TEMPO, GIOVANA BRINCOU NOVAMENTE E PESCOU MAIS ESTES PEIXINHOS. VEJA OS NÚMEROS NELES.

Imagem: Ilustração. Peixes com números na barriga. Da esquerda para a direita: 9, 2, 4, 1, 6. Fim da imagem.

_____, _____, _____, _____, _____

41

DEZ UNIDADES OU UMA DEZENA

  1. CERQUE COM UMA LINHA 10 PIÕES E COMPLETE A FRASE.
Imagem: Ilustração. Doze peões coloridos.  Fim da imagem.

FORAM CERCADOS _____ PIÕES OU _____ DEZENA DE PIÕES.

  1. LIGUE CADA ENGRADADO AMARELO A UM ENGRADADO VERMELHO CORRESPONDENTE PARA JUNTAR 10 GARRAFAS.

COLUNA 1

Imagem: Ilustração 1. Caixa amarela com nove garrafas dentro. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 2. Caixa amarela com três garrafas dentro. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 3. Caixa amarela com seis garrafas dentro. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 4. Caixa amarela com oito garrafas dentro. Fim da imagem.

COLUNA 2

Imagem: Ilustração 1. Caixa vermelha com uma garrafa dentro. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 2. Caixa vermelha com quatro garrafas dentro. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 3. Caixa vermelha com duas garrafas dentro. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 4. Caixa vermelha com sete garrafas dentro. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE 5 FLORES EM CADA FLOREIRA.
Imagem: Ilustração. Dois vasos marrons com cincos flores em cada um.  Fim da imagem.

42

  1. OBSERVE E COMPLETE COM AS QUANTIDADES.
Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e uma maçã verde.  Fim da imagem.

10 E 1

11

Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e duas maçãs verdes.  Fim da imagem.

10 E 2

12

Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e três maçãs verdes.  Fim da imagem.

_____ E 3

13

Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e quatro maçãs verdes.  Fim da imagem.

10 E _____

14

Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e cinco maçãs verdes.  Fim da imagem.

_____ E 5

15

Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e seis maçãs verdes.  Fim da imagem.

10 E _____

16

Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e sete maçãs verdes.  Fim da imagem.

_____ E 7

_____

Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e oito maçãs verdes.  Fim da imagem.

10 E _____

_____

Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e nove maçãs verdes.  Fim da imagem.

_____ E 9

_____

Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e dez maçãs verdes.  Fim da imagem.

10 E _____

20

43

  1. DESCUBRA QUAIS NÚMEROS ESTÃO FALTANDO NAS PORTAS E COMPLETE A SEQUÊNCIA DE NÚMEROS DO 11 AO 20.
Imagem: Ilustração. Várias portas com números. Da esquerda para a direita: 11, espaço para resposta, 13, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, 19, espaço para resposta.  Fim da imagem.

AGORA, FAÇA O QUE SE PEDE.

  1. OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO.
Imagem: Ilustração. Placa com o desenho de um ônibus e a informação: LINHA 176.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Código de barras com o número: 3 53072 67042 1.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Porta metálica com o número A12. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Tela de celular com o número 1 9786 7564. Fim da imagem.

44

NÚMEROS ATÉ 31

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE AS BOLINHAS QUE ESTÃO FALTANDO PARA COMPLETAR A QUANTIDADE INDICADA. DEPOIS, COMPLETE OS QUADRINHOS COM OS NÚMEROS REFERENTES À QUANTIDADE DE BOLINHAS EM CADA POTE.
Imagem: Ilustração. Potes com bolinhas coloridas dentro. À esquerda, um pote com oito bolinhas azuis. Acima deles, o número 13. No centro, um pote com seis bolinhas vermelhas. Acima deles, o número 13. À direita, dois potes vazios. Acima deles, o número 13. Fim da imagem.
  1. OBSERVE E COMPLETE COM AS QUANTIDADES DE MAÇÃS EM CADA AGRUPAMENTO.
Imagem: Ilustração. Vinte maçãs vermelhas e uma maçã verde.  Fim da imagem.

20 E 21

Imagem: Ilustração. Vinte maçãs vermelhas e quatro maçãs verdes.  Fim da imagem.

20 E _____

24

Imagem: Ilustração. Vinte maçãs vermelhas e oito maçãs verdes.  Fim da imagem.

_____ E 8

Resposta: 20

28

Imagem: Ilustração. Trinta maçãs vermelhas.  Fim da imagem.

_____ E 0

_____

Imagem: Ilustração. Trinta maçãs vermelhas e uma maçã verde.  Fim da imagem.

_____ E _____

_____

45

  1. OS CALENDÁRIOS AJUDAM A ORGANIZAR NOSSA ROTINA, POIS APRESENTAM O REGISTRO DOS DIAS AGRUPADOS. OBSERVE O CALENDÁRIO ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.
Imagem: Ilustração. Calendário de Junho. O dia 1º cai no sábado e o dia 30 no domingo.  Fim da imagem.
  1. COMPLETE ESTE CALENDÁRIO DO MÊS DE MAIO.
Imagem: Ilustração. Calendário de Maio. O dia 1º cai na quarta-feira e os outros dias estão em branco.  Fim da imagem.

46

NÚMEROS NA FORMA ORDINAL

  1. DANIELA VENCEU O CAMPEONATO DE NATAÇÃO. DIANA FOI A SEGUNDA COLOCADA E RENATA, A TERCEIRA. ESCREVA O NOME DE QUEM RECEBEU CADA MEDALHA.
Imagem: Ilustração. Medalha de prata.  Fim da imagem.

2ª COLOCADA

_____

Imagem: Ilustração. Medalha de ouro. Fim da imagem.

COLOCADA

_____

Imagem: Ilustração. Medalha de bronze.  Fim da imagem.

3ª COLOCADA

_____

  1. COMPLETE O QUADRO QUE INDICA O ANDAR ONDE MORA CADA PESSOA.
Imagem: Ilustração. Um prédio cinza com seis andares. Na parte inferior, o térreo com uma porta ao lado do número 10. Acima, o primeiro andar com uma senhora de cabelo preso e óculos. No segundo andar, Ana, menina com cabelo encaracolado e preso (ANA MORA AQUI, NO 2º ANDAR). No terceiro andar há um menino com cabelo castanho. No quarto andar há um homem com cabelo encaracolado e óculos. No quinto andar há uma mulher com cabelo castanho. E no sexto andar há um jovem loiro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Placa com a informação:  1º – PRIMEIRO; 2º – SEGUNDO; 3º – TERCEIRO; 4º – QUARTO; 5º – QUINTO; 6º – SEXTO; 7º – SÉTIMO; 8º – OITAVO; 9º – NONO; 10º – DÉCIMO.   Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Ilustração. Rosto do homem com cabelo encaracolado e óculos.

_____

QUARTO

Ilustração. Rosto do jovem loiro.

_____

SEXTO

Ilustração. Rosto da senhora de cabelo preso e óculos.

_____

PRIMEIRO

Ilustração. Rosto do menino com cabelo castanho.

_____

TERCEIRO

Ilustração. Rosto de Ana.

SEGUNDO

Ilustração. Rosto da mulher com cabelo castanho.

_____

QUINTO

47

COMPARAÇÕES

  1. LIGUE CADA CRIANÇA À COLEÇÃO DE FIGURINHAS DELA.

COLUNA 1

Imagem: Fotografia. Lucas, menino negro com cabelo curto e camiseta amarela. Ele sorri e fala: A COLEÇÃO COM 31 FIGURINHAS É MINHA. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Jean, menino com cabelo curto e camisa xadrez. Ele sorri e diz: MINHA COLEÇÃO É A MENOR. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Antônio, menino oriental com camisa xadrez. Ele sorri e fala: TENHO MENOS FIGURINHAS QUE LUCAS, MAS MINHA COLEÇÃO É MAIOR QUE A DE JEAN. Fim da imagem.

COLUNA 2

Imagem: Ilustração 1. Pilha grande com trinta e uma figurinhas.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 2. Pilha média de figurinhas. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 3. Pilha pequena de figurinhas. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. A CASTANHEIRA (BERTHOLLETIA EXCELSA) É UMA DAS ÁRVORES MAIS ALTAS DO BRASIL. OBSERVE A IMAGEM E RESPONDA À QUESTÃO.
Imagem: Fotografia. Uma CASTANHEIRA (BERTHOLLETIA EXCELSA) muito alta com copa verde. Ao lado, ilustração de uma pessoa pequena (BONECO DO TAMANHO DE UM HOMEM ADULTO). Fim da imagem.

LEGENDA: CASTANHEIRA (BERTHOLLETIA EXCELSA). FIM DA LEGENDA.

48

USANDO O DINHEIRO

  1. OBSERVE UMA MOEDA E ALGUMAS CÉDULAS DE REAL. DEPOIS, ESCREVA O VALOR DE CADA UMA.
Imagem: Fotografia. Uma moeda de um real.  Fim da imagem.

1 REAL

Imagem: Fotografia. Cédula de dois reais.  Fim da imagem.

_____ REAIS

Imagem: Fotografia. Cédula de cinco reais.  Fim da imagem.

_____ REAIS

Imagem: Fotografia. Cédula de dez reais.  Fim da imagem.

_____ REAIS

Imagem: Fotografia. Cédula de vinte reais.  Fim da imagem.

_____ REAIS

AGORA, RESPONDA:

49

  1. LIGUE CADA CÉDULA DE REAL À FRUTA QUE PODE SER PAGA COM ELA.

COLUNA 1

Imagem: Fotografia. Cédula de dois reais.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Cédula de dez reais.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Cédula de cinco reais.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Cédula de vinte reais.  Fim da imagem.

COLUNA 2

Imagem: Fotografia. Um coco com uma etiqueta de 5 reais.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um melão com uma etiqueta de 10 reais.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma melancia com uma etiqueta de 20 reais.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma laranja com uma etiqueta de 2 reais. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Boxe complementar:

DESAFIO

ACOMPANHE A LEITURA DO DIÁLOGO E DESCUBRA O NÚMERO EM QUE A MENINA PENSOU.

Imagem: Ilustração. Uma menina com tranças sorri com o dedo indicador levantado e fala: O NÚMERO É MENOR QUE 30 E MAIOR QUE 21. Na frente dela, um menino com cabelo castanho diz: AINDA NÃO CONSEGUI DESCOBRIR. PRECISO DE MAIS UMA DICA. Ao fundo, árvores e o céu azul. Abaixo, a menina sorri e fala: TERMINA COM 9. O menino sorri e responde: AGORA JÁ SEI! VOCÊ PENSOU NO NÚMERO espaço para resposta. Resposta: 29. Fim da imagem.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ALEXANDRE MATOS

Resposta: 29.

Fim do complemento.

50

LER TABELAS

  1. VEJA O DESEMPENHO DE ALGUNS ESTUDANTES SELECIONADOS PARA UM TRABALHO ESPECIAL DE MATEMÁTICA.

TRABALHO ESPECIAL DE MATEMÁTICA EM 2023

Tabela: equivalente textual a seguir.

ESTUDANTE

ANA

JOSÉ

LUÍS

SÍLVIA

SUELI

NOTA NO TRABALHO

8

7

8

7

7

FONTE: ESCOLA PESQUISADA EM MAIO DE 2023.

DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES DA TABELA:

  1. OBSERVE A TABELA A SEGUIR E COMPLETE.

ESTUDANTES DO PERÍODO DA MANHÃ EM 2023

Tabela: equivalente textual a seguir.

IDADE DO ESTUDANTE

6 ANOS

7 ANOS

8 ANOS

9 ANOS

10 ANOS

QUANTIDADE DE ESTUDANTES

10

22

18

20

15

FONTE: ESCOLA PESQUISADA EM FEVEREIRO DE 2023.

  1. ESSE É O MENOR GRUPO DE ESTUDANTES COM A MESMA IDADE NESSE PERÍODO.
    • SÃO _____ ESTUDANTES COM 10 ANOS E 18 ESTUDANTES COM _____ ANOS.

51

  1. A TABELA A SEGUIR APRESENTA O RESULTADO DA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS NOVOS DE UMA ESCOLA.

BRINQUEDOS MAIS ARRECADADOS

Tabela: equivalente textual a seguir.

TIPO DE BRINQUEDO

Fotografia. Um urso de pelúcia marrom.

Fotografia. Uma bola de futebol.

Fotografia. Uma boneca de pano.

Fotografia. Um jogo de tabuleiro.

QUANTIDADE

15

20

20

25

FONTE: CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS EM OUTUBRO DE 2023.

DE ACORDO COM A TABELA:

( )

Imagem: Fotografia. Um urso de pelúcia marrom. Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Uma bola de futebol.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Uma boneca de pano.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Um jogo de tabuleiro.  Fim da imagem.

COLUNA 1

Imagem: Fotografia. Um urso de pelúcia marrom.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma bola de futebol.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma boneca de pano.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um jogo de tabuleiro.  Fim da imagem.

COLUNA 2

BOLA

BONECA

JOGO

URSO

BONECA, JOGO, PIÃO, URSO, BOLA, PETECA

• RESPONDA À QUESTÃO.

  1. QUAIS OS TIPOS DE BRINQUEDO QUE TIVERAM A MESMA QUANTIDADE ARRECADADA? _____

52

O QUE VOCÊ APRENDEU

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.
  1. PINTE 14 PIPAS.
Imagem: Ilustração de dezesseis pipas. Exemplo de pintura: quatorze pipas estão pintadas.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. PARA CADA COR, CONTE OS BALÕES PENDURADOS E ESCREVA O NÚMERO QUE INDICA A QUANTIDADE DELES.
Imagem: Ilustração. Uma menina e um menino estão sorrindo com as mãos levantadas. Acima deles há balões coloridos pendurados em um fio e intercalados. Há três balões verdes, cinco vermelhos e seis amarelos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Balão verde.  Fim da imagem.

3

Imagem: Ilustração. Balão vermelho.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Balão amarelo.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Balão verde. Ao lado há oito quadrados e três estão pintados de verde.  Balão vermelho. Ao lado há oito quadrados e cinco estão pintados de rosa.   Balão amarelo. Ao lado há oito quadrados e seis estão pintados de rosa.    Fim da imagem.

53

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. OBSERVE ABAIXO AS MOEDAS E A CÉDULA.
Imagem: Fotografia. Dez moedas de um real.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma cédula de dez reais. Fim da imagem.
  1. OBSERVE A QUANTIDADE DE PEÇAS INDICADA NA CAIXA DE CADA QUEBRA-CABEÇA.
Imagem: Ilustração. Caixa de quebra-cabeça com a informação: 31 peças.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Caixa de quebra-cabeça com a informação: 30 peças.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Caixa de quebra-cabeça com a informação: 29 peças.  Fim da imagem.

AUTOAVALIAÇÃO

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.