32
UNIDADE 2. VAMOS CONTAR
![Imagem: Ilustração. Ao fundo, massas de modelar formando um parque de diversões com brinquedos e árvores. Acima há ilustrações de crianças com roupas coloridas e adultos com uniforme roxo e azul. À esquerda, uma mulher está segurando vários algodões-doces presos em um palito. Em seguida há crianças em uma roda-gigante. Ao lado, duas crianças estão aguardando . Em seguida há crianças sentadas em uma boia, que está descendo um toboágua. No centro, um senhor está com uma bandeja de maçãs do amor pendurada no pescoço. À direita, crianças estão em um gira-gira com formato de polvo. Em seguida, Letícia está jogando uma bola em direção a latinhas empilhadas em uma barraca e ao lado há crianças em um carrossel com formato de cavalos-marinhos. Ao lado dos brinquedos há funcionários operando as máquinas e observando. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_10.50.10_1.png)
33
Página sem conteúdo.
34
JOGO: BINGO DE NÚMEROS
Observação: ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação
MATERIAL: 1 CARTELA, QUE ESTÁ ABAIXO NESTA PÁGINA, E 4 MARCADORES PARA CADA JOGADOR, QUE PODEM SER TAMPINHAS, PEDAÇOS DE PAPEL AMASSADOS ETC.
JOGADORES: TODA A TURMA.
REGRAS:
- ESCREVA QUATRO NÚMEROS DE 0 A 10 NA CARTELA ABAIXO. NÃO VALE REPETIR NÚMEROS.
- OUÇA OS NÚMEROS QUE SEU PROFESSOR VAI DIZER EM VOZ ALTA.
- SE O PROFESSOR DISSER UM DOS NÚMEROS DE SUA CARTELA, COLOQUE UM MARCADOR EM CIMA DELE.
- GANHA O JOGO QUEM MARCAR PRIMEIRO TODOS OS NÚMEROS DA CARTELA.
CARTELA
![Imagem: Ilustração. Cartela dividida em quatro quadrados brancos, dois na parte superior e dois na parte inferior. Fim da imagem.](../resources/images/image_7098.png)
35
QUESTÕES SOBRE O JOGO
- OBSERVE AS CARTELAS DE CARLOS E DE FABIANA.
![Imagem: Ilustração. Carlos, menino com cabelo encaracolado está sorrindo. Ao seu lado há uma cartela. Na parte superior há duas tampinhas verdes e na parte inferior, uma tampinha verde e o número 6. Fim da imagem.](../resources/images/image_42730.png)
![Imagem: Ilustração. Fabiana, menina loira com cabelo preso está sorrindo. Ao seu lado há uma cartela. Na parte superior há duas tampinhas verdes e na parte inferior, uma tampinha verde e o número 7. Fim da imagem.](../resources/images/image_42738.png)
- SE O PROFESSOR DISSER EM VOZ ALTA O NÚMERO SETE, QUEM PODERÁ COLOCAR UM MARCADOR EM SUA CARTELA?
![Imagem: Ilustração. Rosto de Fabiana sorrindo. Fim da imagem.](../resources/images/image_7464.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Rosto de Carlos sorrindo. Fim da imagem.](../resources/images/image_7471.png)
( )
- OBSERVE AS CARTELAS DE OUTROS ESTUDANTES.
![Imagem: Ilustração. Cartela. Na parte superior, os números: 0 e 3. E na parte inferior, os números: 5 e 8. Fim da imagem.](../resources/images/image_7455.png)
![Imagem: Ilustração. Cartela. Na parte superior, os números: 1 e 4. E na parte inferior, os números: 5 e 9. Fim da imagem.](../resources/images/image_7450.png)
![Imagem: Ilustração. Cartela. Na parte superior, os números: 2 e 3. E na parte inferior, os números: 6 e 10. Fim da imagem.](../resources/images/image_7443.png)
![Imagem: Ilustração. Cartela. Na parte superior, os números: 4 e 6. E na parte inferior, os números: 7 e 9. Fim da imagem.](../resources/images/image_7459.png)
- O PROFESSOR DISSE EM VOZ ALTA O NÚMERO TRÊS.
EM QUANTAS CARTELAS APARECE ESSE NÚMERO? _____
36
NÚMEROS ATÉ 10
- LIGUE CADA NÚMERO AO BOLO COM A QUANTIDADE CORRESPONDENTE DE VELAS.
COLUNA 1
5
6
4
COLUNA 2
![Imagem: Ilustração 1. Bolo com quatro velas. Fim da imagem.](../resources/images/image_10443.png)
![Imagem: Ilustração 2. Bolo com cinco velas. Fim da imagem.](../resources/images/image_8143.png)
![Imagem: Ilustração 3. Bolo com seis velas. Fim da imagem.](../resources/images/image_8151.png)
- NAS FIGURAS, QUANTOS BRINQUEDOS SÃO DE CADA TIPO?
![Imagem: Ilustração. Um pipa, três peões, duas bolas e quatro bonecas. Fim da imagem.](../resources/images/image_8125.png)
SÃO _____ PIPA, _____ BOLAS, _____ PIÕES E _____ BONECAS.
- DESENHE 3 MAÇÃS. DEPOIS, PINTE-AS.
37
- PINTE 4 BONÉS.
![Imagem: Ilustração. Quatro bonés em branco. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_13.00.02.png)
- ESCREVA OS NÚMEROS.
![Imagem: Ilustração. Um lápis Fim da imagem.](../resources/images/image_43612.png)
1, 1
![Imagem: Ilustração. Dois lápis. Fim da imagem.](../resources/images/image_43617.png)
2, 2
![Imagem: Ilustração. Três lápis. Fim da imagem.](../resources/images/image_43622.png)
3, 3
![Imagem: Ilustração. Quatro lápis. Fim da imagem.](../resources/images/image_43627.png)
4, 4
![Imagem: Ilustração. Cinco lápis. Fim da imagem.](../resources/images/image_43634.png)
5, 5
![Imagem: Ilustração. Seis lápis. Fim da imagem.](../resources/images/image_43639.png)
6, 6
- FAÇA A ESCRITA POR EXTENSO DESSES NÚMEROS NO CADERNO.
- CERQUE COM UMA LINHA CADA ESTRELA COM 5 PONTAS.
![Imagem: Ilustração. Sete estrelas com cinco pontas; quatro estrelas com seis pontas e duas estrelas com quatro pontas. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_15.43.19.png)
- QUANTAS ESTRELAS VOCÊ CERCOU? _____
38
- CAMILA PRECISA PINTAR 9 BOLINHAS DE ISOPOR. ELA JÁ PINTOU 5. PINTE AS BOLINHAS QUE FALTAM PARA CHEGAR EM 9.
![Imagem: Ilustração. Doze círculos, cinco estão pintados.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_13.01.11.png)
- OS BRINQUEDOS ESTÃO ORGANIZADOS EM GRUPOS. OBSERVE-OS E FAÇA O QUE SE PEDE.
![Imagem: Ilustração. Vários brinquedos sobre uma mesa. Um urso roxo; cinco bolinhas verdes; sete soldadinhos; quatro bonecas de pano; oito carrinhos. Fim da imagem.](../resources/images/image_13755.png)
- CERQUE COM UMA LINHA AZUL O GRUPO QUE TEM 7 BRINQUEDOS.
- CERQUE COM UMA LINHA VERDE O GRUPO QUE TEM 8 BRINQUEDOS.
• QUANTOS BRINQUEDOS VOCÊ NÃO CERCOU? _____
- MARQUE COM UM X O QUADRO EM QUE HÁ 10 DEDOS LEVANTADOS.
( )
![Imagem: Fotografia. Duas mãos com nove dedos esticados. Fim da imagem.](../resources/images/image_13764.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Duas mãos com dez dedos esticados. Fim da imagem.](../resources/images/image_13771.png)
- QUANTOS DEDOS ESTÃO LEVANTADOS NO QUADRO QUE NÃO FOI ASSINALADO?
- CERQUE COM UMA LINHA O NINHO EM QUE NÃO HÁ OVOS.
![Imagem: Fotografia. Ninho com três ovos. Fim da imagem.](../resources/images/image_13847.png)
![Imagem: Fotografia. Ninho vazio. Fim da imagem.](../resources/images/image_13854.png)
39
- LIGUE CADA NÚMERO AO AQUÁRIO COM A QUANTIDADE CORRESPONDENTE DE PEIXES.
COLUNA 1
9
0
2
8
10
COLUNA 2
![Imagem: Fotografia 1. Aquário com dez peixes dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_14659.png)
![Imagem: Fotografia 2. Aquário com dois peixes dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_14694.png)
![Imagem: Fotografia 3. Aquário com nove peixes dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_14730.png)
![Imagem: Fotografia 4. Aquário vazio. Fim da imagem.](../resources/images/image_14767.png)
![Imagem: Fotografia 5. Aquário com oito peixes dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_14802.png)
- ESCREVA OS NÚMEROS.
![Imagem: Ilustração. Sete lápis. Fim da imagem.](../resources/images/image_14836.png)
7, 7, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____
![Imagem: Ilustração. Oito lápis. Fim da imagem.](../resources/images/image_15151.png)
8, 8, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____
![Imagem: Ilustração. Nove lápis. Fim da imagem.](../resources/images/image_15160.png)
9, 9, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____
0, 0, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____
![Imagem: Ilustração. Dez lápis. Fim da imagem.](../resources/images/image_14851.png)
10, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____
- VOCÊ SABE ESCREVER ESSES NÚMEROS POR EXTENSO?
CONVERSE COM SEU PROFESSOR PARA FAZER ESSA ESCRITA NO CADERNO.
40
SEQUÊNCIAS
- DESCUBRA QUAIS NÚMEROS ESTÃO FALTANDO NAS BOLINHAS DE SABÃO E COMPLETE A SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS DE 0 A 10.
![Imagem: Ilustração. Um menino com blusa colorida está assoprando um arco e fazendo bolinhas de sabão. Na frente dele, as bolinhas com os números: 0, espaço para resposta, 2, espaço para resposta, 4, espaço para resposta, 6, 7, espaço para resposta, 9, 10. Fim da imagem.](../resources/images/image_45502.png)
- COMO VOCÊ DESCOBRIU OS NÚMEROS QUE ESTAVAM FALTANDO NESSA SEQUÊNCIA?
- OBSERVE OS NÚMEROS NOS PEIXINHOS PESCADOS POR GIOVANA NA BARRACA DA PESCARIA.
![Imagem: Ilustração. Peixes com números na barriga. Da esquerda para a direita: 2, 5, 0, 7, 10. Fim da imagem.](../resources/images/image_16779.png)
- AGORA, COMPLETE A SEQUÊNCIA FORMADA COM ESSES NÚMEROS, DO MENOR PARA O MAIOR NÚMERO.
0, _____, _____, 7, _____
DEPOIS DE UM TEMPO, GIOVANA BRINCOU NOVAMENTE E PESCOU MAIS ESTES PEIXINHOS. VEJA OS NÚMEROS NELES.
![Imagem: Ilustração. Peixes com números na barriga. Da esquerda para a direita: 9, 2, 4, 1, 6. Fim da imagem.](../resources/images/image_16771.png)
- ESCREVA A SEQUÊNCIA FORMADA COM ESSES NÚMEROS, DO MAIOR PARA O MENOR NÚMERO.
_____, _____, _____, _____, _____
41
DEZ UNIDADES OU UMA DEZENA
- CERQUE COM UMA LINHA 10 PIÕES E COMPLETE A FRASE.
![Imagem: Ilustração. Doze peões coloridos. Fim da imagem.](../resources/images/image_45847.png)
FORAM CERCADOS _____ PIÕES OU _____ DEZENA DE PIÕES.
- LIGUE CADA ENGRADADO AMARELO A UM ENGRADADO VERMELHO CORRESPONDENTE PARA JUNTAR 10 GARRAFAS.
COLUNA 1
![Imagem: Ilustração 1. Caixa amarela com nove garrafas dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_45944.png)
![Imagem: Ilustração 2. Caixa amarela com três garrafas dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_45949.png)
![Imagem: Ilustração 3. Caixa amarela com seis garrafas dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_45954.png)
![Imagem: Ilustração 4. Caixa amarela com oito garrafas dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_45959.png)
COLUNA 2
![Imagem: Ilustração 1. Caixa vermelha com uma garrafa dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_46026.png)
![Imagem: Ilustração 2. Caixa vermelha com quatro garrafas dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_46031.png)
![Imagem: Ilustração 3. Caixa vermelha com duas garrafas dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_46036.png)
![Imagem: Ilustração 4. Caixa vermelha com sete garrafas dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_46043.png)
- DESENHE 5 FLORES EM CADA FLOREIRA.
![Imagem: Ilustração. Dois vasos marrons com cincos flores em cada um. Fim da imagem.](../resources/images/image_Acr350343207360-20769467.jpg)
- AGORA, CONTE TODAS AS FLORES. NO TOTAL, HÁ QUANTAS FLORES? _____
42
- OBSERVE E COMPLETE COM AS QUANTIDADES.
![Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e uma maçã verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_46585.png)
10 E 1
11
![Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e duas maçãs verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_46616.png)
10 E 2
12
![Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e três maçãs verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_46644.png)
_____ E 3
13
![Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e quatro maçãs verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_46675.png)
10 E _____
14
![Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e cinco maçãs verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_46705.png)
_____ E 5
15
![Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e seis maçãs verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_46733.png)
10 E _____
16
![Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e sete maçãs verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_46763.png)
_____ E 7
_____
![Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e oito maçãs verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_46791.png)
10 E _____
_____
![Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e nove maçãs verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_46823.png)
_____ E 9
_____
![Imagem: Ilustração. Dez maçãs vermelhas e dez maçãs verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_46851.png)
10 E _____
20
43
- DESCUBRA QUAIS NÚMEROS ESTÃO FALTANDO NAS PORTAS E COMPLETE A SEQUÊNCIA DE NÚMEROS DO 11 AO 20.
![Imagem: Ilustração. Várias portas com números. Da esquerda para a direita: 11, espaço para resposta, 13, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, 19, espaço para resposta. Fim da imagem.](../resources/images/image_47134.png)
AGORA, FAÇA O QUE SE PEDE.
- QUAL NÚMERO ESTÁ ENTRE O 16 E O 18?
_____
- QUAIS NÚMEROS ESTÃO ENTRE O 14 E O 17?
_____
- QUAL NÚMERO ESTÁ ENTRE O 11 E O 13?
_____
- QUAL NÚMERO ESTÁ ENTRE O 18 E O 20?
_____
- OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO.
![Imagem: Ilustração. Placa com o desenho de um ônibus e a informação: LINHA 176. Fim da imagem.](../resources/images/image_20781.png)
![Imagem: Ilustração. Código de barras com o número: 3 53072 67042 1. Fim da imagem.](../resources/images/image_20789.png)
![Imagem: Ilustração. Porta metálica com o número A12. Fim da imagem.](../resources/images/image_20797.png)
![Imagem: Ilustração. Tela de celular com o número 1 9786 7564. Fim da imagem.](../resources/images/image_35391.png)
- OS NÚMEROS QUE APARECEM NESSAS IMAGENS INDICAM CONTAGEM? INDICAM ORDEM?
44
NÚMEROS ATÉ 31
![Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.](../resources/images/image_43553.png)
- DESENHE AS BOLINHAS QUE ESTÃO FALTANDO PARA COMPLETAR A QUANTIDADE INDICADA. DEPOIS, COMPLETE OS QUADRINHOS COM OS NÚMEROS REFERENTES À QUANTIDADE DE BOLINHAS EM CADA POTE.
![Imagem: Ilustração. Potes com bolinhas coloridas dentro. À esquerda, um pote com oito bolinhas azuis. Acima deles, o número 13. No centro, um pote com seis bolinhas vermelhas. Acima deles, o número 13. À direita, dois potes vazios. Acima deles, o número 13. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_13.06.54.png)
- OBSERVE E COMPLETE COM AS QUANTIDADES DE MAÇÃS EM CADA AGRUPAMENTO.
![Imagem: Ilustração. Vinte maçãs vermelhas e uma maçã verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_47643.png)
20 E 21
![Imagem: Ilustração. Vinte maçãs vermelhas e quatro maçãs verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_47671.png)
20 E _____
24
![Imagem: Ilustração. Vinte maçãs vermelhas e oito maçãs verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_47701.png)
_____ E 8
Resposta: 20
28
![Imagem: Ilustração. Trinta maçãs vermelhas. Fim da imagem.](../resources/images/image_47729.png)
_____ E 0
_____
![Imagem: Ilustração. Trinta maçãs vermelhas e uma maçã verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_47761.png)
_____ E _____
_____
45
- OS CALENDÁRIOS AJUDAM A ORGANIZAR NOSSA ROTINA, POIS APRESENTAM O REGISTRO DOS DIAS AGRUPADOS. OBSERVE O CALENDÁRIO ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.
![Imagem: Ilustração. Calendário de Junho. O dia 1º cai no sábado e o dia 30 no domingo. Fim da imagem.](../resources/images/image_47978.png)
- MARQUE COM UM X O DIA QUE ESTÁ ENTRE 27 E 29.
- CERQUE COM UMA LINHA O DIA 20.
- COMPLETE ESTE CALENDÁRIO DO MÊS DE MAIO.
![Imagem: Ilustração. Calendário de Maio. O dia 1º cai na quarta-feira e os outros dias estão em branco. Fim da imagem.](../resources/images/image_48123.png)
- QUAIS SÃO OS NÚMEROS QUE INDICAM OS DIAS QUE FORAM SEXTAS-FEIRAS NESSE MÊS?
_____
46
NÚMEROS NA FORMA ORDINAL
- DANIELA VENCEU O CAMPEONATO DE NATAÇÃO. DIANA FOI A SEGUNDA COLOCADA E RENATA, A TERCEIRA. ESCREVA O NOME DE QUEM RECEBEU CADA MEDALHA.
![Imagem: Ilustração. Medalha de prata. Fim da imagem.](../resources/images/image_25446.png)
2ª COLOCADA
_____
![Imagem: Ilustração. Medalha de ouro. Fim da imagem.](../resources/images/image_25456.png)
1ª COLOCADA
_____
![Imagem: Ilustração. Medalha de bronze. Fim da imagem.](../resources/images/image_25461.png)
3ª COLOCADA
_____
- COMPLETE O QUADRO QUE INDICA O ANDAR ONDE MORA CADA PESSOA.
![Imagem: Ilustração. Um prédio cinza com seis andares. Na parte inferior, o térreo com uma porta ao lado do número 10. Acima, o primeiro andar com uma senhora de cabelo preso e óculos. No segundo andar, Ana, menina com cabelo encaracolado e preso (ANA MORA AQUI, NO 2º ANDAR). No terceiro andar há um menino com cabelo castanho. No quarto andar há um homem com cabelo encaracolado e óculos. No quinto andar há uma mulher com cabelo castanho. E no sexto andar há um jovem loiro. Fim da imagem.](../resources/images/image_48415.png)
![Imagem: Ilustração. Placa com a informação: 1º – PRIMEIRO; 2º – SEGUNDO; 3º – TERCEIRO; 4º – QUARTO; 5º – QUINTO; 6º – SEXTO; 7º – SÉTIMO; 8º – OITAVO; 9º – NONO; 10º – DÉCIMO. Fim da imagem.](../resources/images/image_48427.png)
Tabela: equivalente textual a seguir.
|
_____ |
QUARTO |
|
_____ |
SEXTO |
|
_____ |
PRIMEIRO |
|
_____ |
TERCEIRO |
|
2º |
SEGUNDO |
|
_____ |
QUINTO |
47
COMPARAÇÕES
- LIGUE CADA CRIANÇA À COLEÇÃO DE FIGURINHAS DELA.
COLUNA 1
![Imagem: Fotografia. Lucas, menino negro com cabelo curto e camiseta amarela. Ele sorri e fala: A COLEÇÃO COM 31 FIGURINHAS É MINHA. Fim da imagem.](../resources/images/image_48772.png)
![Imagem: Fotografia. Jean, menino com cabelo curto e camisa xadrez. Ele sorri e diz: MINHA COLEÇÃO É A MENOR. Fim da imagem.](../resources/images/image_48796.png)
![Imagem: Fotografia. Antônio, menino oriental com camisa xadrez. Ele sorri e fala: TENHO MENOS FIGURINHAS QUE LUCAS, MAS MINHA COLEÇÃO É MAIOR QUE A DE JEAN. Fim da imagem.](../resources/images/image_48807.png)
COLUNA 2
![Imagem: Ilustração 1. Pilha grande com trinta e uma figurinhas. Fim da imagem.](../resources/images/image_25966.png)
![Imagem: Ilustração 2. Pilha média de figurinhas. Fim da imagem.](../resources/images/image_26072.png)
![Imagem: Ilustração 3. Pilha pequena de figurinhas. Fim da imagem.](../resources/images/image_25973.png)
- VOCÊ COLECIONA ALGUM OBJETO? CONTE A UM COLEGA.
- A CASTANHEIRA (BERTHOLLETIA EXCELSA) É UMA DAS ÁRVORES MAIS ALTAS DO BRASIL. OBSERVE A IMAGEM E RESPONDA À QUESTÃO.
![Imagem: Fotografia. Uma CASTANHEIRA (BERTHOLLETIA EXCELSA) muito alta com copa verde. Ao lado, ilustração de uma pessoa pequena (BONECO DO TAMANHO DE UM HOMEM ADULTO). Fim da imagem.](../resources/images/image_48921.png)
LEGENDA: CASTANHEIRA (BERTHOLLETIA EXCELSA). FIM DA LEGENDA.
- SE EMPILHÁSSEMOS BONECOS EM PÉ, QUANTOS BONECOS VOCÊ ACHA QUE PRECISARÍAMOS PARA TER UMA PILHA COM A MESMA ALTURA QUE A CASTANHEIRA?
48
USANDO O DINHEIRO
- OBSERVE UMA MOEDA E ALGUMAS CÉDULAS DE REAL. DEPOIS, ESCREVA O VALOR DE CADA UMA.
![Imagem: Fotografia. Uma moeda de um real. Fim da imagem.](../resources/images/image_27031.png)
1 REAL
![Imagem: Fotografia. Cédula de dois reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_27001.png)
_____ REAIS
![Imagem: Fotografia. Cédula de cinco reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_10514.png)
_____ REAIS
![Imagem: Fotografia. Cédula de dez reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_26980.png)
_____ REAIS
![Imagem: Fotografia. Cédula de vinte reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_26972.png)
_____ REAIS
AGORA, RESPONDA:
- QUAL DESSAS CÉDULAS TEM O MENOR VALOR? _____
- QUAL DESSAS CÉDULAS TEM O MAIOR VALOR? _____
- COM UMA CÉDULA DE 20 REAIS, É POSSÍVEL COMPRAR UM PRESENTE NO VALOR DE 19 REAIS? MARQUE COM UM
X
.
( ) SIM
( ) NÃO
- SE VOCÊ TIVESSE APENAS UMA CÉDULA DE 5 REAIS E UMA CÉDULA DE 2 REAIS, QUAL DELAS USARIA PARA PAGAR UMA COMPRA NO VALOR DE 3 REAIS?
49
- LIGUE CADA CÉDULA DE REAL À FRUTA QUE PODE SER PAGA COM ELA.
COLUNA 1
![Imagem: Fotografia. Cédula de dois reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_49406.png)
![Imagem: Fotografia. Cédula de dez reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_49411.png)
![Imagem: Fotografia. Cédula de cinco reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_49416.png)
![Imagem: Fotografia. Cédula de vinte reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_49421.png)
COLUNA 2
![Imagem: Fotografia. Um coco com uma etiqueta de 5 reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_49484.png)
![Imagem: Fotografia. Um melão com uma etiqueta de 10 reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_49490.png)
![Imagem: Fotografia. Uma melancia com uma etiqueta de 20 reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_49495.png)
![Imagem: Fotografia. Uma laranja com uma etiqueta de 2 reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_49500.png)
- ESSAS CÉDULAS DE REAL FORAM SUFICIENTES PARA COMPRAR TODAS AS FRUTAS?
Boxe complementar:
DESAFIO
ACOMPANHE A LEITURA DO DIÁLOGO E DESCUBRA O NÚMERO EM QUE A MENINA PENSOU.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ALEXANDRE MATOS
Resposta: 29.
Fim do complemento.
50
LER TABELAS
- VEJA O DESEMPENHO DE ALGUNS ESTUDANTES SELECIONADOS PARA UM TRABALHO ESPECIAL DE MATEMÁTICA.
TRABALHO ESPECIAL DE MATEMÁTICA EM 2023
Tabela: equivalente textual a seguir.
ESTUDANTE |
ANA |
JOSÉ |
LUÍS |
SÍLVIA |
SUELI |
---|---|---|---|---|---|
NOTA NO TRABALHO |
8 |
7 |
8 |
7 |
7 |
FONTE: ESCOLA PESQUISADA EM MAIO DE 2023.
DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES DA TABELA:
- MARQUE COM UM
X
AS NOTAS OBTIDAS POR ESSES ESTUDANTES:
( ) 5
( ) 6
( ) 7
( ) 8
( ) 9
- QUAL FOI A NOTA DE LUÍS? _____
- QUAIS ESTUDANTES OBTIVERAM NOTA 7?
( ) ANA
( ) SÍLVIA
( ) JOSÉ
( ) SUELI
( ) LUÍS
- OBSERVE A TABELA A SEGUIR E COMPLETE.
ESTUDANTES DO PERÍODO DA MANHÃ EM 2023
Tabela: equivalente textual a seguir.
IDADE DO ESTUDANTE |
6 ANOS |
7 ANOS |
8 ANOS |
9 ANOS |
10 ANOS |
---|---|---|---|---|---|
QUANTIDADE DE ESTUDANTES |
10 |
22 |
18 |
20 |
15 |
FONTE: ESCOLA PESQUISADA EM FEVEREIRO DE 2023.
- NO PERÍODO DA MANHÃ DA ESCOLA PESQUISADA, HÁ
_____
ESTUDANTES COM 7 ANOS.
• NESSA ESCOLA, HÁ _____ ESTUDANTES COM _____ ANOS.
- ESSE É O MENOR GRUPO DE ESTUDANTES COM A MESMA IDADE NESSE PERÍODO.
- SÃO _____ ESTUDANTES COM 10 ANOS E 18 ESTUDANTES COM _____ ANOS.
51
- A TABELA A SEGUIR APRESENTA O RESULTADO DA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS NOVOS DE UMA ESCOLA.
BRINQUEDOS MAIS ARRECADADOS
Tabela: equivalente textual a seguir.
TIPO DE BRINQUEDO |
|
|
|
|
---|---|---|---|---|
QUANTIDADE |
15 |
20 |
20 |
25 |
FONTE: CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS EM OUTUBRO DE 2023.
DE ACORDO COM A TABELA:
- MARQUE COM UM X O TIPO DE BRINQUEDO QUE FOI O MAIS ARRECADADO.
( )
![Imagem: Fotografia. Um urso de pelúcia marrom. Fim da imagem.](../resources/images/image_50086.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Uma bola de futebol. Fim da imagem.](../resources/images/image_50095.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Uma boneca de pano. Fim da imagem.](../resources/images/image_50103.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Um jogo de tabuleiro. Fim da imagem.](../resources/images/image_50110.png)
- LIGUE O TIPO DE BRINQUEDO AO SEU NOME.
COLUNA 1
![Imagem: Fotografia. Um urso de pelúcia marrom. Fim da imagem.](../resources/images/image_50086.png)
![Imagem: Fotografia. Uma bola de futebol. Fim da imagem.](../resources/images/image_50095.png)
![Imagem: Fotografia. Uma boneca de pano. Fim da imagem.](../resources/images/image_50103.png)
![Imagem: Fotografia. Um jogo de tabuleiro. Fim da imagem.](../resources/images/image_50110.png)
COLUNA 2
BOLA
BONECA
JOGO
URSO
- CERQUE COM UMA LINHA OS TIPOS DE BRINQUEDO APRESENTADOS NA TABELA.
BONECA, JOGO, PIÃO, URSO, BOLA, PETECA
• RESPONDA À QUESTÃO.
- QUAIS OS TIPOS DE BRINQUEDO QUE TIVERAM A MESMA QUANTIDADE ARRECADADA? _____
52
O QUE VOCÊ APRENDEU
![Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.](../resources/images/image_43553.png)
- PINTE 14 PIPAS.
![Imagem: Ilustração de dezesseis pipas. Exemplo de pintura: quatorze pipas estão pintadas. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_13.10.20.png)
- PARA CADA COR, CONTE OS BALÕES PENDURADOS E ESCREVA O NÚMERO QUE INDICA A QUANTIDADE DELES.
![Imagem: Ilustração. Uma menina e um menino estão sorrindo com as mãos levantadas. Acima deles há balões coloridos pendurados em um fio e intercalados. Há três balões verdes, cinco vermelhos e seis amarelos. Fim da imagem.](../resources/images/image_30138.png)
- PINTE UM QUADRINHO PARA CADA BALÃO QUE VOCÊ CONTOU.
![Imagem: Ilustração. Balão verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_30048.png)
3
![Imagem: Ilustração. Balão vermelho. Fim da imagem.](../resources/images/image_30033.png)
_____
![Imagem: Ilustração. Balão amarelo. Fim da imagem.](../resources/images/image_30044.png)
_____
![Imagem: Ilustração. Balão verde. Ao lado há oito quadrados e três estão pintados de verde. Balão vermelho. Ao lado há oito quadrados e cinco estão pintados de rosa. Balão amarelo. Ao lado há oito quadrados e seis estão pintados de rosa. Fim da imagem.](../resources/images/image_50942.png)
53
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- OBSERVE ABAIXO AS MOEDAS E A CÉDULA.
![Imagem: Fotografia. Dez moedas de um real. Fim da imagem.](../resources/images/image_51102.png)
![Imagem: Fotografia. Uma cédula de dez reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_30927.png)
- HÁ QUANTAS MOEDAS DE 1 REAL? _____
- HÁ QUANTAS CÉDULAS DE 10 REAIS? _____
- ACIMA, TODAS AS MOEDAS DE 1 REAL QUE VOCÊ CONTOU REPRESENTAM UMA QUANTIA MENOR, IGUAL OU MAIOR QUE 10 REAIS? MARQUE COM UM
X
.
( ) MENOR
( ) IGUAL
( ) MAIOR
- OBSERVE A QUANTIDADE DE PEÇAS INDICADA NA CAIXA DE CADA QUEBRA-CABEÇA.
![Imagem: Ilustração. Caixa de quebra-cabeça com a informação: 31 peças. Fim da imagem.](../resources/images/image_30821.png)
![Imagem: Ilustração. Caixa de quebra-cabeça com a informação: 30 peças. Fim da imagem.](../resources/images/image_30808.png)
![Imagem: Ilustração. Caixa de quebra-cabeça com a informação: 29 peças. Fim da imagem.](../resources/images/image_30817.png)
- ESCREVA, DO MENOR PARA O MAIOR, A SEQUÊNCIA FORMADA COM OS NÚMEROS INDICADOS NESSAS CAIXAS. _____
AUTOAVALIAÇÃO
![Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.](../resources/images/image_45256.png)
- CONSIGO DIZER NOMES DE NÚMEROS E SABER COMO SÃO ESCRITOS POR EXTENSO?
- SEI ESCREVER O NÚMERO PARA INDICAR UMA QUANTIDADE DE OBJETOS QUE CONTEI?