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UNIDADE 3. VAMOS ADICIONAR E SUBTRAIR

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Página sem conteúdo.

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JOGO: ÁRVORE DAS MAÇÃS

Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

MATERIAL: TABULEIRO DA ÁRVORE ABAIXO, MAÇÃS DA PÁGINA 203 E 2 DADOS DA PÁGINA 201, QUE DEVERÃO SER MONTADOS.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

JOGADORES: 2 OU MAIS.

REGRAS:

Imagem: Ilustração. Uma árvore grande e entre as folhas há vinte e cinco quadrados em branco. Fim da imagem.

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QUESTÕES SOBRE O JOGO

  1. OBSERVE OS DADOS DE CADA CRIANÇA E MARQUE COM UM X A CRIANÇA QUE COLOCOU MAIS MAÇÃS NO TABULEIRO NESTA RODADA.
Imagem: Ilustração 1. Uma menina com cabelo encaracolado está sorrindo. Ao seu lado há os números: 5 e 4.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 2. Uma menina loira está sorrindo. Ao seu lado há os números: 4 e 2. Fim da imagem.
  1. OBSERVE ESTE TABULEIRO.
Imagem: Ilustração. Uma árvore grande e entre as folhas há dezoito maçãs e sete quadrados em branco. Fim da imagem.

_____ _____

_____ _____

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ADIÇÃO COM NÚMEROS ATÉ 10

  1. A ESCOLA DE AMANDA E ÍGOR ESTÁ PARTICIPANDO DE UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS. VEJA O QUE CADA CRIANÇA TROUXE PARA ESSA CAMPANHA.
Imagem: Ilustração. No centro há uma mesa grande com toalha rosa e uma faixa com a informação: CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS. Atrás da mesa, uma menina oriental sorri com as mãos sobre três pacotes e fala: EU TROUXE 3 PACOTES DE ALIMENTOS. Ao lado, um menino sorri com as mãos sobre três pacotes e diz: EU TAMBÉM TROUXE 3 PACOTES. Entre eles, uma mulher com avental branco sorri. Ao fundo, caixas empilhadas, árvores e um prédio. Fim da imagem.
  • QUANTOS PACOTES DE ALIMENTOS AMANDA E ÍGOR TROUXERAM NO TOTAL? _____

    3 PACOTES MAIS 3 PACOTES É IGUAL A _____ PACOTES.

  1. CONTE E COMPLETE EFETUANDO AS ADIÇÕES.

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  1. BRUNO TEM 5 BOLINHAS DE GUDE, E SEU IRMÃO TEM 3 BOLINHAS DE GUDE.
    • JUNTOS, OS DOIS TÊM QUANTAS BOLINHAS DE GUDE?

Ilustração. Cinco bolas de gude. MAIS Ilustração. Três bolas de gude. É IGUAL A Ilustração. Oito bolas de gude.

5 BOLINHAS DE GUDE MAIS 3 BOLINHAS DE GUDE É IGUAL A _____ BOLINHAS DE GUDE.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma placa com a informação: ADIÇÃO.  5 MAIS 3 É IGUAL A espaço para resposta.  espaço para resposta + espaço para resposta = espaço para resposta.   À direita, um menino com cabelo encaracolado sorri com a mão direita virada para cima e fala: O SÍMBOLO QUE USAMOS PARA INDICAR UMA ADIÇÃO É +. O SÍMBOLO QUE USAMOS PARA INDICAR UMA IGUALDADE É =.  Fim da imagem.

JUNTOS, BRUNO E SEU IRMÃO TÊM _____ BOLINHAS DE GUDE.

  • AGORA, FAÇA UM REGISTRO DA ADIÇÃO 4 MAIS 4 É IGUAL A 8.

    _____

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MAIS ADIÇÕES

Imagem: Ícone: Cálculo mental. Fim da imagem.
  1. CALCULE E REGISTRE OS RESULTADOS.
    • 3 + 7 = _____
    • 7 + 3 = _____
    • 5 + 5 = _____
    • 1 + 9 = _____
    • 9 + 1 = _____
    • 10 + 0 = _____

ESCREVA OUTRAS ADIÇÕES COM RESULTADO IGUAL A 10.

_____

  1. VEJA JANAÍNA EXPLICANDO A FÁBIO COMO CALCULOU MENTALMENTE O RESULTADO DE 8 + 6.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Janaína, menina com cabelo encaracolado e curto e camiseta branca está sentada em uma carteira escolar e segurando um lápis sobre um caderno. Ela olha para o lado e fala: CALCULEI 8 MAIS 2 E OBTIVE 10. DEPOIS, ADICIONEI 10 A 4, E O RESULTADO FOI 14. Ao seu lado, Fábio, menino com cabelo castanho e camiseta branca está sentado em outra carteira escolar e segurando um lápis sobre um caderno. Ao seu lado há um balão de pensamento com a imagem de oito bolinhas verde-claro e seis bolinhas verde-escuro. Há um círculo em volta das oito bolinhas verde-claro e mais duas bolinhas verde-escuro. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Cálculo mental. Fim da imagem.

AGORA, CALCULE E REGISTRE O RESULTADO DAS ADIÇÕES.

Imagem: Ícone: Cálculo mental. Fim da imagem.

  1. VEJA O DINHEIRO DE NÁDIA E O DE JÚLIO. DEPOIS, COMPLETE.

DINHEIRO DE NÁDIA

Imagem: Fotografia. Uma cédula de cinco reais e uma cédula de dez reais.  Fim da imagem.

DINHEIRO DE JÚLIO

Imagem: Fotografia. Uma cédula de dois reais e uma cédula de dez reais.  Fim da imagem.

NÁDIA E JÚLIO TÊM JUNTOS _____ REAIS.

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  1. MARIANA E RODRIGO JOGARAM BOLINHAS DE GUDE. MARIANA TINHA 23 BOLINHAS DE GUDE E GANHOU 8 BOLINHAS DE RODRIGO.

    QUANTAS BOLINHAS DE GUDE MARIANA TEM AGORA?

    • COMPLETE O CÁLCULO ABAIXO.

      23 + _____ = _____

      AGORA, MARIANA TEM _____ BOLINHAS DE GUDE.

  1. ESCREVA OS DOIS PRÓXIMOS NÚMEROS DE CADA SEQUÊNCIA.

Imagem: Sequência numérica. 12 + 3: 15 + 3: 18 + 3: espaço para resposta , mais 3: espaço para resposta. Fim da imagem.

Imagem: Sequência numérica. 13 + 4: 17 + 4: 21, espaço para resposta, espaço para resposta. Fim da imagem.

Imagem: Sequência numérica. 11 + 5: 16 + 5: 21, espaço para resposta, espaço para resposta. Fim da imagem.

Boxe complementar:

DICA

  • OBSERVE A REGULARIDADE EM CADA SEQUÊNCIA.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

  1. OBSERVE UMA RETA NUMÉRICA COM NÚMEROS QUE AUMENTAM DE 1 EM 1 UNIDADE.
Imagem: Ilustração. Reta com os números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6.  Fim da imagem.

AGORA, NESTAS OUTRAS RETAS NUMÉRICAS, ESCREVA OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO NOS ESPAÇOS INDICADOS.

Imagem: Ilustração. Reta com os números: 0, 4, 8, espaço para resposta, 16, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta com os números: 0, 5, espaço para resposta, espaço para resposta, 20, espaço para resposta, 30.  Fim da imagem.

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SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS ATÉ 10

  1. CONTE OS CARRINHOS DE ARTHUR E COMPLETE.
Imagem: Ilustração. Arthur, menino com cabelo curto e camiseta azul. Ele está sorrindo e com a mão sobre um carrinho verde. Na frente dele há dez carrinhos coloridos sobre uma mesa. Ao fundo, uma prateleira vazia.  Fim da imagem.

_____ CARRINHOS SOBRE A MESA.

Imagem: Ilustração. Arthur está sorrindo. Na frente dele há sete carrinhos coloridos sobre a mesa e ao fundo, três carrinhos na prateleira. Fim da imagem.

ARTHUR COLOCOU _____ CARRINHOS NA PRATELEIRA.

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  1. FÁTIMA TEM 5 ABÓBORAS E VAI USAR 3 PARA FAZER UM DOCE.

    QUANTAS ABÓBORAS SOBRARÃO?

Imagem: Ilustração. Cinco abóboras e três estão riscadas.   Fim da imagem.

5 ABÓBORAS MENOS 3 ABÓBORAS É IGUAL A _____ ABÓBORAS.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma placa com a informação: SUBTRAÇÃO.  5 MENOS 3 É IGUAL A espaço para resposta.  espaço para resposta - espaço para resposta = espaço para resposta.  À direita, uma menina com cabelo encaracolado está com o dedo indicador levantado. Ela sorri e diz: O SÍMBOLO QUE USAMOS PARA INDICAR UMA SUBTRAÇÃO É -.  Fim da imagem.

SOBRARÃO _____ ABÓBORAS.

  1. COMPLETE.
    • 7 − 1 = _____
    • _____ = 8 − 2
    • 9 − 3 = _____
    • 7 − 6 = _____
    • 8 − _____ = 2
    • _____ = 9 − 6

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MAIS SUBTRAÇÕES

  1. JÚNIOR TEM 11 ANOS DE IDADE, E PÂMELA TEM 7. ELES FAZEM ANIVERSÁRIO NO MESMO DIA.
    • SE, PARA CADA VELINHA QUE PÂMELA APAGOU EM SEU BOLO, JÚNIOR APAGAR UMA VELINHA NO BOLO DELE, QUANTAS VELINHAS FICARÃO ACESAS NO BOLO DE JÚNIOR?
    • CALCULE QUANTOS ANOS JÚNIOR TEM A MAIS QUE PÂMELA.
Imagem: Ilustração. Bolo marrom com onze velas azuis em cima. Ao lado, uma placa com o nome: Júnior. Abaixo, bolo rosa com sete velas rosa em cima. Ao lado, uma placa com o nome: Pâmela.  Fim da imagem.

JÚNIOR TEM _____ ANOS A MAIS QUE PÂMELA.

Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

  1. DESCUBRA, EM CADA CASO, QUANTAS CAIXAS AMARELAS FALTAM PARA QUE A FIGURA 1 FIQUE COM A MESMA QUANTIDADE DE CAIXAS VERDES QUE A FIGURA 2. DEPOIS, COMPLETE.
Imagem: Ilustração. Oito caixas amarelas empilhadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: FIGURA 1 FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Dezesseis caixas verdes empilhadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: FIGURA 2 FIM DA LEGENDA.

FALTAM _____ CAIXAS.

Imagem: Ilustração. Doze caixas amarelas empilhadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: FIGURA 1 FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Vinte e quatro caixas verdes empilhadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: FIGURA 2 FIM DA LEGENDA.

FALTAM _____ CAIXAS.

Observação: NÃO HÁ CAIXAS ESCONDIDAS ATRÁS DAS PILHAS. Fim da observação.

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  1. PARA UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS, FORAM DOADOS 31 PACOTES DE AÇÚCAR E 17 PACOTES DE CAFÉ. QUANTOS PACOTES DE AÇÚCAR FORAM DOADOS A MAIS QUE OS PACOTES DE CAFÉ? ABAIXO, ESCREVA O CÁLCULO QUE VOCÊ FEZ.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um cartaz com a informação: ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS AQUI! À direita, uma mulher loira está segurando um pacote de café sobre uma caixa com mais pacotes dentro. Fim da imagem.

FORAM DOADOS _____ PACOTES DE AÇÚCAR A MAIS QUE OS PACOTES DE CAFÉ.

  1. NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE ROBERTO, FORAM CONSUMIDAS 27 TAPIOCAS DOCES E 18 TAPIOCAS SALGADAS. QUANTAS TAPIOCAS DOCES FORAM CONSUMIDAS A MAIS QUE AS SALGADAS? ABAIXO, ESCREVA O CÁLCULO QUE VOCÊ FEZ.

    _____

FORAM CONSUMIDAS _____ TAPIOCAS DOCES A MAIS QUE AS SALGADAS.

  1. JOÃO TEM 1 CÉDULA DE 5 REAIS E 2 CÉDULAS DE 10 REAIS. QUANTO FALTA PARA ELE COMPLETAR 31 REAIS? ABAIXO, ESCREVA O CÁLCULO QUE VOCÊ FEZ.

    _____

FALTAM _____ PARA COMPLETAR 31 REAIS.

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  1. NA FESTA JUNINA DA ESCOLA, DANIEL BRINCOU DO JOGO DE DERRUBAR LATAS. NA SEGUNDA RODADA, ELE FEZ 14 PONTOS. AGORA, DANIEL ESTÁ COM 22 PONTOS.
Imagem: Ilustração. Um menino com chapéu de palha está sorrindo e jogando uma bola em direção a latas empilhadas dentro de uma barraca. Ao lado, um homem observa e atrás dele há brinquedos em prateleiras. Fim da imagem.
  1. SANDRA E RENATO TAMBÉM BRINCARAM DO JOGO DE DERRUBAR LATAS. SANDRA CONSEGUIU FAZER 30 PONTOS. RENATO FEZ 16 PONTOS A MENOS QUE SANDRA. QUANTOS PONTOS RENATO FEZ?

    _____

RENATO FEZ _____ PONTOS.

  1. OS CÃES DE BEATRIZ FAZEM ANIVERSÁRIO NO MESMO DIA. AQUILES FAZ 9 ANOS E BRIDA FAZ 13 ANOS. O PRESENTE QUE BEATRIZ VAI DAR É 1 BISCOITINHO PARA CADA ANO DE IDADE DELES.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Aquiles, cachorro marrom e pequeno. No centro, Brida, cachorra cinza e grande. À direita, Beatriz, menina com cabelo encaracolado está sorrindo, ajoelhada e segurando um biscoito com a mão direita e um pacote com a mão esquerda. Fim da imagem.

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RESOLVENDO PROBLEMAS COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

  1. EM UM JOGO DE BASQUETE, AO FAZER UMA CESTA DE 3 PONTOS, O TIME DE LAURA TOTALIZOU 31 PONTOS. O TIME DE BIANCA FEZ 4 PONTOS A MENOS QUE O TOTAL DE PONTOS DO TIME DE LAURA.
Imagem: Ilustração. Crianças jogando basquete em uma quadra. Um time está com camiseta vermelha e o outro com camiseta branca.  Fim da imagem.
  1. TAINÁ E MAURÍCIO TÊM JUNTOS 30 FIGURINHAS.
Imagem: Ilustração. Tainá, menina com cabelo castanho e curto e Maurício, menino loiro estão sentados em um gramado e entre eles há figurinhas no chão. Fim da imagem.

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  1. GISELE GANHOU UMA CAIXA COM 20 BOMBONS E COMEU 3 DELES. QUANTOS BOMBONS SOBRARAM NA CAIXA?
Imagem: Ilustração. Uma caixa de bombons.  Fim da imagem.

SOBRARAM _____ BOMBONS NA CAIXA.

  1. ANA TINHA 9 REAIS E GANHOU MAIS 15 REAIS DE SUA TIA. ELA QUER COMPRAR UM LIVRO QUE CUSTA 30 REAIS. QUANTOS REAIS FALTAM PARA QUE ANA CONSIGA COMPRAR ESSE LIVRO?

FALTAM _____ REAIS PARA ANA COMPRAR O LIVRO.

  1. BRUNA FEZ UM DESENHO DE QUADRADOS COLORIDOS, E MARIANA DESENHOU CÍRCULOS COLORIDOS.
Imagem: Ilustração. Dezessete quadrados coloridos. Abaixo, Bruna.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vinte e quatro círculos coloridos. Abaixo, Mariana.  Fim da imagem.

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  1. QUATRO AMIGOS FAZEM ANIVERSÁRIO NESTE MÊS. VAMOS DESCOBRIR EM QUAIS DIAS CADA UM FAZ ANIVERSÁRIO? REGISTRE SEUS CÁLCULOS.
Imagem: Fotografia. Ana, menina negra com cabelo preso e camiseta listrada.  Fim da imagem.

ANA NASCEU NO DIA 17.

Imagem: Fotografia. Larissa, menina com cabelo na altura dos ombros e regata amarela. Ela fala: NASCI 2 DIAS DEPOIS DE ANA. Fim da imagem.

_____

LARISSA NASCEU NO DIA _____.

Imagem: Fotografia. João, menino oriental com camiseta cinza. Ele diz: NASCI 3 DIAS ANTES DE ANA. Fim da imagem.

_____

O ANIVERSÁRIO DE JOÃO É NO DIA _____.

Imagem: Fotografia. Caio, menino negro com cabelo curto e camiseta verde. Ele fala: NASCI 10 DIAS DEPOIS DE ANA. Fim da imagem.

_____

O ANIVERSÁRIO DE CAIO É NO DIA _____.

70

Boxe complementar:

DESAFIO

Imagem: Ícone: Calculadora, composto pela ilustração de uma calculadora dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

OBSERVE A BANCA DE FRUTAS E RESPONDA À QUESTÃO.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mulher ruiva está segurando uma sacola e com a outra mão sob o queixo. Na frente dela há uma banca com frutas e placas: ABACAXI – 7 REAIS CADA; CAIXA DE JABUTICABAS – 5 REAIS; 6 MARACUJÁS – 3 REAIS; 12 CAJUS – 3 REAIS. Atrás da banca há um homem com avental branco sorrindo.  Fim da imagem.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: LENINHA LACERDA

NATÁLIA VAI COMPRAR UM Ilustração. abacaxi.E UMA Ilustração. caixa de jabuticabas. . ELA VAI PAGAR

SUA COMPRA COM DUAS CÉDULAS DE 10 REAIS. QUANTOS REAIS NATÁLIA RECEBERÁ DE TROCO?

Exemplo de estratégia de resolução:

NATÁLIA RECEBERÁ _____ REAIS DE TROCO.

Resposta: 8

Fim do complemento.

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A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER

... UMA PESSOA CONSCIENTE DO VALOR DAS COISAS

Observação ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER. Fim da observação.

HOJE EM DIA, USAMOS O DINHEIRO PARA FAZER COMPRAS, MAS NEM SEMPRE FOI ASSIM.

ANTES DE O DINHEIRO EXISTIR, AS COMPRAS ERAM FEITAS POR MEIO DA TROCA DE MERCADORIAS, COMO A TROCA DE PEIXES POR LEITE, A DE FRUTAS POR TECIDOS ETC. ESSA TROCA DE MERCADORIAS FICOU CONHECIDA COMO ESCAMBO.

COM O PASSAR DO TEMPO, HOUVE A NECESSIDADE DE SE CRIAR ALGO QUE FACILITASSE ESSAS TROCAS. ENTÃO, FOI CRIADO O DINHEIRO. PORÉM, AINDA HOJE É POSSÍVEL ENCONTRAR ESCAMBOS EM FEIRAS DE LIVROS, DE ROUPAS, DE BRINQUEDOS, ENTRE OUTRAS.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem está segurando um tecido com a mão estendida. Na frente dele, um homem está segurando um cesto com frutas e com a outra mão estendida. Atrás deles há tecidos pendurados. À direita, uma mulher está atrás e uma barraca e segurando peixes com a mão estendida. Na frente dela, um homem está segurando um jarro e com a outra mão, ele segura uma sacola com a mão estendida.  Fim da imagem.

TOME NOTA

  1. COMO ERAM FEITOS OS ESCAMBOS?

    _____

  1. O QUE FOI CRIADO PARA FACILITAR AS TROCAS? _____

REFLITA

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

MARIANA TEM UM CADERNO NOVO QUE NÃO VAI USAR, E CARLOS TEM UMA BORRACHA NOVA. CARLOS PROPÔS A MARIANA QUE TROCASSE A BORRACHA PELO CADERNO. CONSIDERANDO QUE O CADERNO CUSTA 14 REAIS E A BORRACHA CUSTA QUASE 5 REAIS, VOCÊ CONSIDERA ESSA TROCA JUSTA?

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COMPREENDER INFORMAÇÕES

O QUE VAMOS TER?

  1. OS DADOS SÃO MUITO USADOS EM JOGOS DE TABULEIRO. COMO MOSTRADO A SEGUIR, CADA UMA DAS 6 FACES DE UM DADO TEM PONTINHOS QUE REPRESENTAM NÚMEROS DE 1 A 6.

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

    • OBSERVE ABAIXO O LANÇAMENTO DE ANA. PINTE O QUADRINHO COM A QUANTIDADE DE CASAS QUE ELA DEVE ANDAR.
Imagem: Ilustração. À esquerda. Ana, menina com camiseta rosa está sentada e sorrindo. À direita, Lucas, menino com cabelo castanho e camiseta vermelha está sentado e sorrindo. Entre eles há um jogo de tabuleiro sobre uma mesa e um dado com o número 6 na parte superior e na lateral, os números 5 e 3. Ao lado, faces de um dado com os números: 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Fim da imagem.

1, 2, 3, 4, 5, 6

1, 3, 5, 7, 9, 11, 10, 8, 6, 4, 2

IMPORTANTE

NO LANÇAMENTO DE UM DADO, O RESULTADO É AO ACASO, PORQUE NÃO SABEMOS, COM CERTEZA, QUAL SERÁ.

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  1. ANA FEZ UMA VITAMINA DE FRUTAS COM MAÇÃS E LARANJAS.
    • MARQUE COM UM X AS FRUTAS QUE ANA COM CERTEZA COLOCOU NA VITAMINA DE FRUTAS.

      ( )

Imagem: Fotografia. Uma banana.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Uma laranja.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Uma maçã.  Fim da imagem.
  1. CARLA PREPAROU TRÊS TAÇAS DE SORVETE: UMA COM SORVETE DE CREME, UMA COM SORVETE DE CHOCOLATE E OUTRA COM SORVETE DE MORANGO. A FILHA DELA PEGOU UMA DAS TAÇAS, AO ACASO, SEM NOTAR O SABOR DO SORVETE.
    • MARQUE COM UM X A FRASE CORRETA SOBRE O SORVETE DA TAÇA QUE A FILHA DE CARLA PEGOU.

      ( ) O SABOR COM CERTEZA É CREME.

      ( ) TALVEZ O SABOR SEJA CREME.

      ( ) É IMPOSSÍVEL O SABOR SER CREME.

  1. DANIEL E RUI ESTÃO BRINCANDO COM DOIS DADOS. DANIEL TIROU Ilustração. Dado com o número 5. Ilustração. Dado com o número 4. E RUI TIROU Ilustração. Dado com o número 3. Ilustração. Dado com o número 6. .
    • COMPLETE.

      RUI TIROU 3 E 6, QUE ADICIONADOS RESULTAM EM _____ PONTOS. DANIEL TIROU _____ PONTOS AO TODO.

    • NA PRÓXIMA JOGADA, RUI DISSE QUE VAI FAZER 13 PONTOS JOGANDO OS DOIS DADOS. ISSO:

      ( ) É IMPOSSÍVEL ACONTECER.

      ( ) TALVEZ ACONTEÇA.

      ( ) ACONTECERÁ COM CERTEZA.

74

O QUE VOCÊ APRENDEU

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. PINTE AS FICHAS COM O RESULTADO INDICADO EM CADA QUADRO.

RESULTADO 10

Imagem: Ilustração. Fichas: 9 + 1; 4 + 1; 7 + 3; 5 + 5; 3 + 7; 2 + 8; 4 + 5; 3 + 8; 6 + 4. Fim da imagem.

RESULTADO 14

Imagem: Ilustração. Fichas: 21 - 8; 3 + 11; 17 - 3; 26 - 12; 12 + 2; 8 + 7; 30 - 16; 9 + 4; 14 - 0. Fim da imagem.
  1. REGINA FOI À FEIRA. ELA COMPROU 1 ABACAXI POR 7 REAIS E 1 MELANCIA POR 10 REAIS.
Imagem: Ilustração. Regina, mulher loira com regata rosa está sorrindo e empurrando um carrinho de compras com um abacaxi e uma melancia dentro. Atrás dela há uma mesa com frutas e duas placas com as informações: ABACAXI – 7 REAIS CADA; MELANCIA – 10 REAIS CADA. Fim da imagem.

75

Imagem: Ícone: Cálculo mental. Fim da imagem.

  1. CARLOS E ANDRÉ FORAM À PAPELARIA. OUÇA A LEITURA DAS INFORMAÇÕES ABAIXO E, DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.

Imagem: Ícone: Cálculo mental. Fim da imagem.

  1. COMPLETE COM O NÚMERO QUE FALTA EM CADA CASO.

AUTOAVALIAÇÃO

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.