76
UNIDADE 4. GEOMETRIA
77
Página sem conteúdo.
78
OBJETOS AO MEU REDOR
EM MUITOS LUGARES, PODEMOS OBSERVAR OBJETOS QUE SE PARECEM COM FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS.
- OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR.
LEGENDA: BRINQUEDOS QUE VOCÊ PODE FAZER. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VASOS DECORATIVOS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: REFEIÇÃO SAUDÁVEL. FIM DA LEGENDA.
- PENSE NOS AMBIENTES E NOS OBJETOS DE SUA ESCOLA. DEPOIS, DESENHE NO ESPAÇO ABAIXO OS QUE SE PARECEM COM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS DESTACADAS NAS FOTOGRAFIAS ACIMA.
_____
79
- PINTE DA MESMA COR OS OBJETOS QUE TÊM FORMAS PARECIDAS.
- OBSERVE OS DIFERENTES COPOS DE UMA LANCHONETE. MARQUE COM UM X O COPO QUE NÃO SE PARECE COM TODOS OS OUTROS.
- CIBELE EMBRULHOU ALGUNS PRESENTES COM PAPÉIS COLORIDOS. CERQUE COM UMA LINHA A EMBALAGEM QUE MAIS PARECE CONTER UMA BOLA DE BASQUETE.
80
JOGO: DOMINÓ GEOMÉTRICO
Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação.
MATERIAL: 28 PEÇAS RECORTADAS DA PÁGINA 199.
JOGADORES: 2, 3 OU 4.
REGRAS:
- NO CENTRO DA MESA, COLOQUE AS PEÇAS COM AS FIGURAS VOLTADAS PARA BAIXO E EMBARALHE-AS.
- CADA JOGADOR PEGA 6 PEÇAS E NÃO DEIXA OS OUTROS COLEGAS VEREM AS FIGURAS. AS DEMAIS PEÇAS FICAM DE RESERVA.
- O JOGADOR QUE TIVER A PEÇA COM DUAS FIGURAS IDÊNTICAS (DUPLA) INICIA A PARTIDA, COLOCANDO-A SOBRE A MESA. CASO MAIS DE UM JOGADOR ESTEJA NESSA CONDIÇÃO, DEVE-SE ESCOLHER UM DELES PARA DAR INÍCIO. SE NENHUM JOGADOR TIVER UMA PEÇA DUPLA, ESCOLHE-SE ALGUÉM PARA COMEÇAR COM QUALQUER PEÇA DE SUA MÃO.
- O PRÓXIMO JOGADOR DEVE COLOCAR UMA PEÇA DELE EM UMA DAS EXTREMIDADES DA SEQUÊNCIA DE PEÇAS QUE FORMAM O JOGO QUE ESTÁ SOBRE A MESA. PELO MENOS UMA DAS FIGURAS DA PEÇA COLOCADA DEVE SER IDÊNTICA À DA EXTREMIDADE ESCOLHIDA E FICAR ENCOSTADA NESSA EXTREMIDADE.
- SE O JOGADOR DA RODADA NÃO TIVER UMA PEÇA COM UMA DAS FIGURAS IDÊNTICA PARA COLOCAR NO JOGO, DEVERÁ PEGAR UMA PEÇA DA RESERVA ATÉ CONSEGUIR UMA QUE SIRVA. CASO NÃO CONSIGA E AS PEÇAS DESSA RESERVA ACABEM, PASSARÁ A VEZ PARA O PRÓXIMO JOGADOR.
- VENCE O PRIMEIRO QUE ENCAIXAR NO JOGO TODAS AS PEÇAS QUE TIVER NAS MÃOS OU O JOGADOR QUE TIVER MENOS PEÇAS SE O JOGO TRAVAR, OU SEJA, QUANDO NÃO EXISTIREM MAIS PEÇAS DISPONÍVEIS PARA SEREM ENCAIXADAS.
81
Boxe complementar:
VEJA SE ENTENDEU
OBSERVE ESTA PARTE DE UM JOGO.
Resposta possível: Primeira peça; Última peça.
QUAL PEÇA VOCÊ ACHA QUE FOI COLOCADA PRIMEIRO? E POR ÚLTIMO?
A ÚLTIMA PEÇA FOI COLOCADA CORRETAMENTE NA SEQUÊNCIA DO JOGO?
Resposta: Sim.
Fim do complemento.
QUESTÕES SOBRE O JOGO
- VEJA COMO ESTÁ O JOGO. É A VEZ DE JOÃO JOGAR.
- AGORA, OBSERVE AS PEÇAS DE JOÃO E CERQUE COM UMA LINHA CADA UMA DAS PEÇAS QUE ELE PODE COLOCAR NO JOGO ACIMA.
- DEPOIS DE JOÃO, É A VEZ DE CARLA JOGAR. VEJA ABAIXO A PEÇA QUE ELA QUER ENCAIXAR NO JOGO DA ATIVIDADE ANTERIOR.
- É POSSÍVEL CARLA ENCAIXAR ESTA PEÇA? POR QUÊ?
_____
- É POSSÍVEL CARLA ENCAIXAR ESTA PEÇA? POR QUÊ?
82
FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS
- LIGUE CADA OBJETO À FIGURA COM A QUAL ELE MAIS SE PARECE.
COLUNA 1
COLUNA 2
LEGENDA: CUBO FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CONE FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESFERA FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PIRÂMIDE FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CILINDRO FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PARALELEPÍPEDO FIM DA LEGENDA.
COLUNA 3
Observação OS OBJETOS NESTA PÁGINA NÃO ESTÃO APRESENTADOS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.
83
- GUSTAVO USA ALGUMAS EMBALAGENS PARA BRINCAR DE CONSTRUÇÃO.
- COMPLETE NA IMAGEM ABAIXO A QUANTIDADE DE EMBALAGENS DE CADA TIPO USADA NA CONSTRUÇÃO FEITA POR GUSTAVO.
- MARQUE COM UM X A EMBALAGEM QUE GUSTAVO USOU MAIS VEZES NA CONSTRUÇÃO.
( )
( )
( )
( )
- QUANTAS PEÇAS É POSSÍVEL VER EM CADA PILHA?
( )
( )
( )
84
- OBSERVE AS PEÇAS DO BRINQUEDO DE CLARA.
- QUAL DOS CASTELOS ABAIXO CLARA PODE MONTAR COM TODAS AS PEÇAS DE SEU BRINQUEDO?
( )
( )
( )
( )
- OBSERVE ESTA SEQUÊNCIA DE FIGURAS.
- AGORA, MARQUE COM UM X A PRÓXIMA FIGURA DESSA SEQUÊNCIA.
( )
( )
( )
85
FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
- PINTE UM QUADRINHO PARA CADA FIGURA QUE VOCÊ VÊ NO DESENHO.
- LIGUE CADA OBJETO À FIGURA COM A QUAL ELE MAIS SE PARECE.
LINHA 1
LINHA 2
LEGENDA: QUADRADO FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CÍRCULO FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TRIÂNGULO FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: RETÂNGULO FIM DA LEGENDA.
Observação: OS OBJETOS NESTA ATIVIDADE NÃO ESTÃO APRESENTADOS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.
86
- OBSERVE ESTAS PÁGINAS DE UM ÁLBUM DE FIGURINHAS.
- NUMERE AS FIGURINHAS A SEGUIR DE ACORDO COM O NÚMERO QUE INDICA O LOCAL EM QUE CADA FIGURINHA DEVE SER COLADA.
( )
( )
( )
( )
- MARQUE COM UM X TODOS OS NOMES DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS QUE ESTÃO REPRESENTADAS NO DESENHO DO ROBÔ ABAIXO.
( ) RETÂNGULO
( ) TRIÂNGULO
( ) QUADRADO
( ) CÍRCULO
87
- OBSERVE, NA SUPERFÍCIE DE UM CUBO E NA SUPERFÍCIE DE UM PARALELEPÍPEDO, REPRESENTAÇÕES DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS.
CUBO
PARALELEPÍPEDO
- AGORA, DIGAM AS CARACTERÍSTICAS IGUAIS E AS DIFERENTES QUE VOCÊS PERCEBERAM.
- OBSERVE AS PINTINHAS NA JOANINHA REPRESENTADA ABAIXO. QUAL FIGURA GEOMÉTRICA PLANA ELAS LEMBRAM?
Boxe complementar:
DESAFIO
ANALISE A SEQUÊNCIA DE FIGURAS ABAIXO.
QUAIS SÃO AS TRÊS PRÓXIMAS FIGURAS QUE PODEM CONTINUAR A SEQUÊNCIA ACIMA?
( )
( )
( )
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ADILSON SECCO
Resposta: Figura 1.
Fim do complemento.
88
FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS E ARTE
- MUITOS ARTISTAS USAM FIGURAS GEOMÉTRICAS EM SUAS OBRAS. OBSERVE, POR EXEMPLO, ESTA REPRODUÇÃO DE UMA PINTURA DE PAUL KLEE.
LEGENDA: VELEIROS, DE PAUL KLEE, 1927. LÁPIS E AQUARELA SOBRE PAPELÃO, 22,8 cm × 30,2 cm. FIM DA LEGENDA.
- QUANTAS FIGURAS PARECIDAS COM VOCÊ VÊ? _____
- VEJA ABAIXO O CÍRCULO QUE JOÃO DESENHOU.
- MARQUE COM UM X QUAL DESTES OBJETOS ELE CONTORNOU PARA FAZER ESSE DESENHO.
LEGENDA: CÍRCULO. FIM DA LEGENDA.
( )
( )
( )
Observação: OS OBJETOS NESTA ATIVIDADE NÃO ESTÃO APRESENTADOS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.
89
TANGRAM
- VOCÊ CONHECE O TANGRAM? ELE É UM QUEBRA-CABEÇA QUE FOI CRIADO NA CHINA HÁ MUITO TEMPO.
- JUNTAS, AS 7 PEÇAS DO TANGRAM AO LADO FORMAM UM:
( ) CÍRCULO
( ) QUADRADO
- RECORTE AS PEÇAS DA PÁGINA 197 E MONTE AS FIGURAS A SEGUIR.
- USE SUAS PEÇAS PARA MONTAR UMA NOVA FIGURA. DEPOIS, MOSTRE-A A SEUS COLEGAS.
90
- OBSERVE SUA SALA DE AULA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- O QUE HÁ NA SUA FRENTE?
- À SUA DIREITA, O QUE VOCÊ VÊ?
- QUANDO VOCÊ ESTÁ SENTADO NA SUA CAMA, A JANELA FICA ATRÁS DE VOCÊ OU NA SUA FRENTE?
- RODRIGO VAI ARRUMAR A COZINHA. NO ARMÁRIO EM CIMA DA PIA, SERÃO GUARDADOS OS PRATOS, OS COPOS E OS POTES E, NO ARMÁRIO EMBAIXO DA PIA, SERÃO GUARDADAS AS PANELAS E AS ASSADEIRAS.
- AJUDE RODRIGO RESPONDENDO ONDE ESTÁ O ARMÁRIO EM QUE CADA OBJETO A SEGUIR DEVE SER GUARDADO: EM CIMA OU EMBAIXO DA PIA?
_____
_____
_____
_____
_____
_____
91
- OBSERVE UMA PARTE DO BAIRRO ONDE JOANA MORA.
- TRACE UM CAMINHO DA CASA DE JOANA ATÉ O CLUBE.
- TRACE UM CAMINHO DO CLUBE ATÉ A PADARIA.
- TRACE O CAMINHO MAIS CURTO DO MERCADO ATÉ A ESCOLA.
- EXISTE APENAS UM CAMINHO PARA IR DA CASA DE JOANA ATÉ O CLUBE?
92
- CARLOS E LIA ESTÃO BRINCANDO DE JOGO DA VELHA. AS PEÇAS DE CARLOS LEMBRAM QUADRADOS, E AS DE LIA, TRIÂNGULOS.
- É A VEZ DE LIA JOGAR. NO TABULEIRO AO LADO, MARQUE COM UM X O LOCAL ONDE LIA DEVE COLOCAR UMA PEÇA PARA QUE CARLOS NÃO GANHE ESSA PARTIDA.
- EM UM JOGO DE DAMAS, AS PEÇAS PODEM SER DESLOCADAS NA DIAGONAL (SENTIDO INCLINADO) PARA A FRENTE OU PARA TRÁS, PARA A DIREITA OU PARA A ESQUERDA, SE FOR PARA CAPTURAR AS PEÇAS DO ADVERSÁRIO.
- A PEÇA PRETA INDICADA PELA SETA AZUL DEVE CAPTURAR 3 PEÇAS VERMELHAS NESTA JOGADA. O PRIMEIRO MOVIMENTO JÁ ESTÁ INDICADO. INDIQUE OS OUTROS DOIS.
93
A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER
... UMA PESSOA QUE VÊ GEOMETRIA NA ARTE
Observação ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER. Fim da observação.
VAMOS CONHECER O ARTISTA NEWTON AVELINO?
ESSE ARTISTA TRANSFORMA SUAS VIVÊNCIAS EM OBRAS DE ARTE IMPRESSIONANTES. EM SUAS OBRAS, ELE COSTUMA RETRATAR A CULTURA NORDESTINA COM UM ESTILO MUITO PRÓPRIO.
LEGENDA: OS FORROZEIROS, DE NEWTON AVELINO, 2008. ACRÍLICA SOBRE TELA, 50 cm × 90 cm. FIM DA LEGENDA.
TOME NOTA
OBSERVANDO A IMAGEM ACIMA, RESPONDA ÀS QUESTÕES:
- VOCÊ VÊ INSTRUMENTOS MUSICAIS? SE SIM, QUANTOS?
_____
- VOCÊ CONHECE ESSES INSTRUMENTOS? SE SIM, QUAIS SÃO OS NOMES DELES?
_____
QUAIS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS ESTÃO REPRESENTADAS?
_____
REFLITA
AS CORES UTILIZADAS DÃO SENSAÇÃO DE TRISTEZA OU DE ALEGRIA? CONTE AOS COLEGAS.
94
COMPREENDER INFORMAÇÕES
ORGANIZAR INFORMAÇÕES EM TABELAS
- ADELAIDE É SÍNDICA DO PRÉDIO ONDE MORA E PRETENDE CONSTRUIR UM CANTEIRO DE FLORES NA ENTRADA DELE. PARA ISSO, ELA FEZ UMA PESQUISA PARA SABER QUAIS SÃO AS FLORES PREFERIDAS DOS MORADORES. OBSERVE AS ANOTAÇÕES DELA SOBRE A VOTAÇÃO.
MARGARIDA
AZALEIA
LÍRIO
ROSA
- AGORA, LIGUE CADA TIPO DE FLOR À QUANTIDADE DE VOTOS RECEBIDOS NA PESQUISA.
COLUNA 1
COLUNA 2
10
18
20
15
- COMPLETE A TABELA ABAIXO COM A QUANTIDADE DE VOTOS QUE CADA TIPO DE FLOR RECEBEU.
Tabela: equivalente textual a seguir.
FLORES PARA O CANTEIRO
TIPO DE FLOR |
|
|
|
|
---|---|---|---|---|
QUANTIDADE DE VOTOS |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
FONTE: PESQUISA DE ADELAIDE (ABR. 2023).
95
- LAÍS E EDU GANHARAM UM JOGO COM REPRESENTAÇÕES DE FIGURAS GEOMÉTRICAS QUE CONTÉM 10 CUBOS, 8 ESFERAS, 5 PIRÂMIDES, 20 CILINDROS, 12 CONES E 15 PARALELEPÍPEDOS.
- COMPLETE A TABELA DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE REPRESENTAÇÕES DE CADA FIGURA GEOMÉTRICA NO JOGO.
Tabela: equivalente textual a seguir.
QUANTIDADE DE FIGURAS GEOMÉTRICAS
FIGURA GEOMÉTRICA |
|
|
|
|
|
|
---|---|---|---|---|---|---|
QUANTIDADE |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
FONTE: CAIXA DO JOGO (ABR. 2023).
- QUAL É A COR DA FIGURA GEOMÉTRICA QUE TEM MENOS REPRESENTAÇÕES? _____
- QUAL FIGURA POSSUI EXATAMENTE 1 DEZENA DE REPRESENTAÇÕES? E QUANTAS DEZENAS SÃO AS REPRESENTAÇÕES DOS CILINDROS? _____
- RAUL FEZ UMA PESQUISA NO BAIRRO SOBRE QUE BRINQUEDOS DEVEM SER COLOCADOS NA PRACINHA. O ESCORREGADOR RECEBEU 28 VOTOS, O BALANÇO FICOU COM 30 VOTOS, O GIRA-GIRA TEVE 25 VOTOS E A GANGORRA, 11 VOTOS.
- COMPLETE A TABELA DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE VOTOS DE CADA BRINQUEDO NA PESQUISA DE RAUL.
Tabela: equivalente textual a seguir.
RESULTADO DA PESQUISA
BRINQUEDO |
BALANÇO |
ESCORREGADOR |
_____ |
GIRA-GIRA |
---|---|---|---|---|
QUANTIDADE DE VOTOS |
_____ |
_____ |
11 |
_____ |
FONTE: PESQUISA DE RAUL (JUN. 2023).
- NA PRACINHA SÓ CABEM TRÊS BRINQUEDOS. QUAL DELES PODERIA SER DESCARTADO? EXPLIQUE POR QUÊ.
96
O QUE VOCÊ APRENDEU
- OBSERVE AS VELAS DECORATIVAS QUE ANDRÉ GANHOU.
- MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA QUE APRESENTA OS NOMES DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS COM QUE ESSAS VELAS SE PARECEM.
( ) PIRÂMIDE; CONE; CILINDRO
( ) CILINDRO; CUBO; ESFERA
( ) CILINDRO; PIRÂMIDE; CUBO
- CAROLINA FEZ ESTE PAINEL PARA ENFEITAR O QUARTO DELA.
- QUAL É A FIGURA GEOMÉTRICA PLANA QUE CAROLINA DESENHOU E PINTOU VÁRIAS VEZES NESSE PAINEL?
- CERQUE COM UMA LINHA CADA UMA DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS REPRESENTADAS A SEGUIR.
97
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- FABIANA FEZ O CONTORNO DE TRÊS FIGURAS EM UMA MALHA PONTILHADA.
- REPRODUZA, NA MALHA PONTILHADA ABAIXO, OS CONTORNOS DAS FIGURAS QUE FABIANA FEZ. DEPOIS, PINTE CADA FIGURA COM UMA COR DIFERENTE.
- QUAIS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS VOCÊ REPRODUZIU?
AUTOAVALIAÇÃO
• QUANDO OBSERVO UM OBJETO, COMO FAÇO PARA PERCEBER A FIGURA GEOMÉTRICA NÃO PLANA QUE PODE SER REPRESENTADA POR ELE?
- CONSIGO COMPREENDER INDICAÇÕES DE LOCALIZAÇÃO DE OBJETOS OU DE ALGUNS TRAJETOS?