76
UNIDADE 4. GEOMETRIA
![Imagem: Ilustração. À esquerda, um prédio composto por cubos verdes e dentro dele há uma menina agachada. Ao lado, uma mulher observa. Em seguida, uma casa feita com cubos laranja e telhado piramidal azul. Ao lado, um menino está com as mãos para cima, uma menina está segurando um cubo laranja e um menino está sentado em um cubo laranja. Ao lado deles há plantas com formato de cone verde. No centro, uma menina está segurando um cesto marrom, que está pendurado em um balão azul com formato de esfera. Ao lado, Guilherme está rolando uma esfera marrom. À direita, uma casa feita de cubos amarelos. Um homem sorri e segura uma menina no topo da construção. Ao lado, Letícia e um menino estão brincando em volta de uma árvore com formato de cone verde com tronco cilíndrico e marrom. E um menino empurra um cubo amarelo no chão. Atrás, um prédio composto por cubos rosa e uma torre com formato de cilindro rosa. Em seguida, um menino carrega um cone verde e outro menino coloca um cone verde sobre um cilindro marrom. Ao fundo, um balão amarelo voando no céu azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_11.34.19.png)
77
Página sem conteúdo.
78
OBJETOS AO MEU REDOR
EM MUITOS LUGARES, PODEMOS OBSERVAR OBJETOS QUE SE PARECEM COM FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS.
- OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR.
![Imagem: Fotografia. Latas coloridas empilhadas. Ao lado há uma bola de tecido preto. Fim da imagem.](../resources/images/image_49366.png)
LEGENDA: BRINQUEDOS QUE VOCÊ PODE FAZER. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um vaso de vidro com formato de pirâmide. Dentro há plantas e pedras. Fim da imagem.](../resources/images/image_49374.png)
LEGENDA: VASOS DECORATIVOS. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um prato com porção de arroz, feijão, salada e frango. Sobre o arroz há um rosto, os olhos são duas ervilhas e a boca, um pedaço de cenoura. Fim da imagem.](../resources/images/image_49381.png)
LEGENDA: REFEIÇÃO SAUDÁVEL. FIM DA LEGENDA.
- PENSE NOS AMBIENTES E NOS OBJETOS DE SUA ESCOLA. DEPOIS, DESENHE NO ESPAÇO ABAIXO OS QUE SE PARECEM COM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS DESTACADAS NAS FOTOGRAFIAS ACIMA.
_____
79
- PINTE DA MESMA COR OS OBJETOS QUE TÊM FORMAS PARECIDAS.
![Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma lata de tinta cilíndrica, um tijolo retangular, uma pirâmide, uma caixa retangular, uma pirâmide com os números 1 e 2 e uma embalagem com formato cilíndrico. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_13.19.59.png)
- OBSERVE OS DIFERENTES COPOS DE UMA LANCHONETE. MARQUE COM UM X O COPO QUE NÃO SE PARECE COM TODOS OS OUTROS.
![](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_11.38.14.png)
- CIBELE EMBRULHOU ALGUNS PRESENTES COM PAPÉIS COLORIDOS. CERQUE COM UMA LINHA A EMBALAGEM QUE MAIS PARECE CONTER UMA BOLA DE BASQUETE.
![Imagem: Ilustração. 1. Uma embalagem com formato de pirâmide listrada, azul e rosa. 2. Uma embalagem com formato de esfera amarela com bolinhas laranja. 3. Uma embalagem com formato de quadrado vermelho com uma fita azul em volta. Fim da imagem.](../resources/images/image_53082.png)
80
JOGO: DOMINÓ GEOMÉTRICO
Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação.
MATERIAL: 28 PEÇAS RECORTADAS DA PÁGINA 199.
JOGADORES: 2, 3 OU 4.
REGRAS:
- NO CENTRO DA MESA, COLOQUE AS PEÇAS COM AS FIGURAS VOLTADAS PARA BAIXO E EMBARALHE-AS.
- CADA JOGADOR PEGA 6 PEÇAS E NÃO DEIXA OS OUTROS COLEGAS VEREM AS FIGURAS. AS DEMAIS PEÇAS FICAM DE RESERVA.
- O JOGADOR QUE TIVER A PEÇA COM DUAS FIGURAS IDÊNTICAS (DUPLA) INICIA A PARTIDA, COLOCANDO-A SOBRE A MESA. CASO MAIS DE UM JOGADOR ESTEJA NESSA CONDIÇÃO, DEVE-SE ESCOLHER UM DELES PARA DAR INÍCIO. SE NENHUM JOGADOR TIVER UMA PEÇA DUPLA, ESCOLHE-SE ALGUÉM PARA COMEÇAR COM QUALQUER PEÇA DE SUA MÃO.
- O PRÓXIMO JOGADOR DEVE COLOCAR UMA PEÇA DELE EM UMA DAS EXTREMIDADES DA SEQUÊNCIA DE PEÇAS QUE FORMAM O JOGO QUE ESTÁ SOBRE A MESA. PELO MENOS UMA DAS FIGURAS DA PEÇA COLOCADA DEVE SER IDÊNTICA À DA EXTREMIDADE ESCOLHIDA E FICAR ENCOSTADA NESSA EXTREMIDADE.
- SE O JOGADOR DA RODADA NÃO TIVER UMA PEÇA COM UMA DAS FIGURAS IDÊNTICA PARA COLOCAR NO JOGO, DEVERÁ PEGAR UMA PEÇA DA RESERVA ATÉ CONSEGUIR UMA QUE SIRVA. CASO NÃO CONSIGA E AS PEÇAS DESSA RESERVA ACABEM, PASSARÁ A VEZ PARA O PRÓXIMO JOGADOR.
- VENCE O PRIMEIRO QUE ENCAIXAR NO JOGO TODAS AS PEÇAS QUE TIVER NAS MÃOS OU O JOGADOR QUE TIVER MENOS PEÇAS SE O JOGO TRAVAR, OU SEJA, QUANDO NÃO EXISTIREM MAIS PEÇAS DISPONÍVEIS PARA SEREM ENCAIXADAS.
![Imagem: Ilustração. Quatro crianças estão sentadas em volta de uma mesa. Na frente de cada uma há dois montinhos de peças e no centro há peças viradas para cima. Fim da imagem.](../resources/images/image_36245.png)
81
Boxe complementar:
VEJA SE ENTENDEU
OBSERVE ESTA PARTE DE UM JOGO.
Resposta possível: Primeira peça; Última peça.
QUAL PEÇA VOCÊ ACHA QUE FOI COLOCADA PRIMEIRO? E POR ÚLTIMO?
A ÚLTIMA PEÇA FOI COLOCADA CORRETAMENTE NA SEQUÊNCIA DO JOGO?
Resposta: Sim.
Fim do complemento.
QUESTÕES SOBRE O JOGO
- VEJA COMO ESTÁ O JOGO. É A VEZ DE JOÃO JOGAR.
![Imagem: Ilustração. Peças de dominó ligadas, da esquerda para a direita: peça com duas esferas; peça com uma esfera e uma pirâmide; peça com uma pirâmide e um paralelepípedo; peça com dois paralelepípedos; peça com um paralelepípedo e um cubo. Fim da imagem.](../resources/images/image_36742.png)
- AGORA, OBSERVE AS PEÇAS DE JOÃO E CERQUE COM UMA LINHA CADA UMA DAS PEÇAS QUE ELE PODE COLOCAR NO JOGO ACIMA.
![Imagem: Ilustração. Peças de dominó da esquerda para a direita: peça com uma cilindro e uma pirâmide; peça com uma esfera e um cone; peça com um cubo e uma pirâmide; peça com duas pirâmides. Fim da imagem.](../resources/images/image_53663.png)
- DEPOIS DE JOÃO, É A VEZ DE CARLA JOGAR. VEJA ABAIXO A PEÇA QUE ELA QUER ENCAIXAR NO JOGO DA ATIVIDADE ANTERIOR.
- É POSSÍVEL CARLA ENCAIXAR ESTA PEÇA? POR QUÊ?
_____
- É POSSÍVEL CARLA ENCAIXAR ESTA PEÇA? POR QUÊ?
![Imagem: Ilustração. Peça de dominó com uma esfera e um cubo. Fim da imagem.](../resources/images/image_36814.png)
82
FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS
- LIGUE CADA OBJETO À FIGURA COM A QUAL ELE MAIS SE PARECE.
COLUNA 1
![Imagem: Fotografia 1. Um chapéu de festa colorido com formato de cone. Fim da imagem.](../resources/images/image_37548.png)
![Imagem: Fotografia 2. Uma lata de milho com formato de cilindro. Fim da imagem.](../resources/images/image_37580.png)
![Imagem: Fotografia 3. Um objeto de madeira com formato de pirâmide. Fim da imagem.](../resources/images/image_37612.png)
![Imagem: Fotografia 4. Uma caixa de sabonete com formato de paralelepípedo. Fim da imagem.](../resources/images/image_37702.png)
COLUNA 2
![Imagem: Ilustração 1. Um cubo. Fim da imagem.](../resources/images/image_37352.png)
LEGENDA: CUBO FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração 2. Um cone. Fim da imagem.](../resources/images/image_37385.png)
LEGENDA: CONE FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração 3. Uma esfera. Fim da imagem.](../resources/images/image_37514.png)
LEGENDA: ESFERA FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração 4. Uma pirâmide. Fim da imagem.](../resources/images/image_37417.png)
LEGENDA: PIRÂMIDE FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração 5. Um cilindro. Fim da imagem.](../resources/images/image_37449.png)
LEGENDA: CILINDRO FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração 6. Um paralelepípedo. Fim da imagem.](../resources/images/image_37482.png)
LEGENDA: PARALELEPÍPEDO FIM DA LEGENDA.
COLUNA 3
![Imagem: Fotografia 1. Um dado vermelho com formato de cubo. Fim da imagem.](../resources/images/image_37791.png)
![Imagem: Fotografia 2. Uma bolinha de gude com formato de esfera. Fim da imagem.](../resources/images/image_37735.png)
![Imagem: Fotografia 3. Uma caixa de presente com formato de cubo. Fim da imagem.](../resources/images/image_37823.png)
![Imagem: Fotografia 4. Uma caixa de sapatos com formato de paralelepípedo. Fim da imagem.](../resources/images/image_37670.png)
Observação OS OBJETOS NESTA PÁGINA NÃO ESTÃO APRESENTADOS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.
83
- GUSTAVO USA ALGUMAS EMBALAGENS PARA BRINCAR DE CONSTRUÇÃO.
![Imagem: Ilustração. Gustavo, menino loiro está sentado no chão e na frente dele há embalagens empilhadas. Da esquerda para a direita: um cone sobre três cubos; uma esfera; um cilindro sobre dois cubos; uma esfera; um cone sobre três cubos. Fim da imagem.](../resources/images/image_38148.png)
- COMPLETE NA IMAGEM ABAIXO A QUANTIDADE DE EMBALAGENS DE CADA TIPO USADA NA CONSTRUÇÃO FEITA POR GUSTAVO.
![Imagem: Ilustração. Embalagens sobre um armário. Abaixo de cada um há um número: um cubo: _____; uma esfera: 2; um cone: espaço para resposta; um cilindro: espaço para resposta. Fim da imagem.](../resources/images/image_54258.png)
- MARQUE COM UM X A EMBALAGEM QUE GUSTAVO USOU MAIS VEZES NA CONSTRUÇÃO.
( )
![Imagem: Ilustração 1. Um cilindro. Fim da imagem.](../resources/images/image_38220.png)
( )
![Imagem: Ilustração 2. Um cone. Fim da imagem.](../resources/images/image_38230.png)
( )
![Imagem: Ilustração 3. Uma esfera. Fim da imagem.](../resources/images/image_38234.png)
( )
![Imagem: Ilustração 4. Um cubo. Fim da imagem.](../resources/images/image_38240.png)
- QUANTAS PEÇAS É POSSÍVEL VER EM CADA PILHA?
( )
![Imagem: Ilustração. Oito cubos empilhados. Fim da imagem.](../resources/images/image_54452.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Quinze cilindros empilhados. Fim da imagem.](../resources/images/image_54463.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Dez paralelepípedos empilhados. Fim da imagem.](../resources/images/image_54471.png)
84
- OBSERVE AS PEÇAS DO BRINQUEDO DE CLARA.
![Imagem: Ilustração. Clara, menina ruiva sentada no chão e sorrindo. Na frente dela há várias peças coloridas com formatos geométricos: cinco cubos, dois cilindros, três paralelepípedos, duas pirâmides. Fim da imagem.](../resources/images/image_38658.png)
- QUAL DOS CASTELOS ABAIXO CLARA PODE MONTAR COM TODAS AS PEÇAS DE SEU BRINQUEDO?
( )
![Imagem: Ilustração 1. Peças coloridas com formatos geométricos empilhados. De baixo para cima: seis cubos, dois paralelepípedos, quatro cilindros e uma pirâmide. Fim da imagem.](../resources/images/image_38667.png)
( )
![Imagem: Ilustração 2. Peças coloridas com formatos geométricos empilhados. De baixo para cima: dois paralelepípedos, cincos cubos, três cilindros e duas pirâmides. Fim da imagem.](../resources/images/image_38679.png)
( )
![Imagem: Ilustração 3. Peças coloridas com formatos geométricos empilhados. De baixo para cima: cinco cubos, três paralelepípedos, duas pirâmides e dois cilindros. Fim da imagem.](../resources/images/image_38675.png)
( )
![Imagem: Ilustração 4. Peças coloridas com formatos geométricos empilhados. De baixo para cima: dois paralelepípedos, um cilindro, quatro cubos e três pirâmides. Fim da imagem.](../resources/images/image_38683.png)
- OBSERVE ESTA SEQUÊNCIA DE FIGURAS.
![Imagem: Ilustração. Peças coloridas com formatos geométricos: um cubo, uma pirâmide, um cilindro, um cubo, uma pirâmide e um cilindro. Fim da imagem.](../resources/images/image_38897.png)
- AGORA, MARQUE COM UM X A PRÓXIMA FIGURA DESSA SEQUÊNCIA.
( )
![Imagem: Ilustração. Um cubo. Fim da imagem.](../resources/images/image_38687.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Uma pirâmide. Fim da imagem.](../resources/images/image_38695.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Um cilindro. Fim da imagem.](../resources/images/image_38701.png)
85
FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
![Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.](../resources/images/image_55316.png)
- PINTE UM QUADRINHO PARA CADA FIGURA QUE VOCÊ VÊ NO DESENHO.
![Imagem: Ilustração. Figuras geométricas coloridas e empilhadas: oito quadrados, cinco retângulos, quatro triângulos e quatro círculos. Fim da imagem.](../resources/images/image_55335.png)
![Imagem: Ilustração. Um quadrado. Ao lado há dez quadradinhos em branco.
Ilustração. Um retângulo. Ao lado há dez quadradinhos em branco.
Ilustração. Um triângulo. Ao lado há dez quadradinhos em branco.
Ilustração. Um círculo. Ao lado há dez quadradinhos em branco.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_13.25.52.png)
- LIGUE CADA OBJETO À FIGURA COM A QUAL ELE MAIS SE PARECE.
LINHA 1
![Imagem: Fotografia 1. Tecido com formato de retângulo. Fim da imagem.](../resources/images/image_55440.png)
![Imagem: Fotografia 2. Placa com formato de triângulo amarelo com um raio no meio. Fim da imagem.](../resources/images/image_55448.png)
![Imagem: Fotografia 3. Vista de cima de um tabuleiro de xadrez quadrado. Fim da imagem.](../resources/images/image_55454.png)
![Imagem: Fotografia 4. Janela colorida com formato de círculo. Fim da imagem.](../resources/images/image_55462.png)
LINHA 2
![Imagem: Ilustração. Um quadrado. Fim da imagem.](../resources/images/image_55524.png)
LEGENDA: QUADRADO FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração. Um círculo. Fim da imagem.](../resources/images/image_55534.png)
LEGENDA: CÍRCULO FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração. Um triângulo. Fim da imagem.](../resources/images/image_55543.png)
LEGENDA: TRIÂNGULO FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração. Um retângulo. Fim da imagem.](../resources/images/image_55551.png)
LEGENDA: RETÂNGULO FIM DA LEGENDA.
Observação: OS OBJETOS NESTA ATIVIDADE NÃO ESTÃO APRESENTADOS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.
86
- OBSERVE ESTAS PÁGINAS DE UM ÁLBUM DE FIGURINHAS.
![Imagem: Ilustração. Álbum de figurinhas aberto. À esquerda, retângulo branco e comprido com o número 1 e um retângulo pequeno e branco com o número 4. Entre eles há uma joaninha, uma flor e uma borboleta. À direita, círculo pequeno e branco com o número 7 e um triângulo pequeno e branco com o número 9. Entre eles há um peixe, flores e folhas. Fim da imagem.](../resources/images/image_40145.png)
- NUMERE AS FIGURINHAS A SEGUIR DE ACORDO COM O NÚMERO QUE INDICA O LOCAL EM QUE CADA FIGURINHA DEVE SER COLADA.
( )
![Imagem: Ilustração. Círculo pequeno com um pássaro vermelho no meio. Fim da imagem.](../resources/images/image_40152.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Retângulo comprido com flores no meio. Fim da imagem.](../resources/images/image_40157.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Triângulo pequeno com um pássaro amarelo no meio. Fim da imagem.](../resources/images/image_40161.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Retângulo pequeno com um pássaro azul no meio. Fim da imagem.](../resources/images/image_40165.png)
- MARQUE COM UM X TODOS OS NOMES DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS QUE ESTÃO REPRESENTADAS NO DESENHO DO ROBÔ ABAIXO.
![Imagem: Ilustração. Um robô composto por figuras geométricas coloridas. A cabeça é um quadrado, os olhos dois círculos, as orelhas e a boca são retângulos, os braços, pernas, pés e mãos são retângulos, as juntas são círculos, o corpo é um quadrado grande. Fim da imagem.](../resources/images/image_55864.png)
( ) RETÂNGULO
( ) TRIÂNGULO
( ) QUADRADO
( ) CÍRCULO
87
- OBSERVE, NA SUPERFÍCIE DE UM CUBO E NA SUPERFÍCIE DE UM PARALELEPÍPEDO, REPRESENTAÇÕES DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS.
CUBO
![Imagem: Ilustração. Um cubo. Fim da imagem.](../resources/images/image_40961.png)
PARALELEPÍPEDO
![Imagem: Ilustração. Um paralelepípedo. Fim da imagem.](../resources/images/image_40968.png)
- AGORA, DIGAM AS CARACTERÍSTICAS IGUAIS E AS DIFERENTES QUE VOCÊS PERCEBERAM.
- OBSERVE AS PINTINHAS NA JOANINHA REPRESENTADA ABAIXO. QUAL FIGURA GEOMÉTRICA PLANA ELAS LEMBRAM?
![Imagem: Fotografia. Uma joaninha vermelha com bolinhas pretas no casco. Fim da imagem.](../resources/images/image_40709.png)
Boxe complementar:
DESAFIO
ANALISE A SEQUÊNCIA DE FIGURAS ABAIXO.
QUAIS SÃO AS TRÊS PRÓXIMAS FIGURAS QUE PODEM CONTINUAR A SEQUÊNCIA ACIMA?
( )
( )
( )
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ADILSON SECCO
Resposta: Figura 1.
Fim do complemento.
88
FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS E ARTE
- MUITOS ARTISTAS USAM FIGURAS GEOMÉTRICAS EM SUAS OBRAS. OBSERVE, POR EXEMPLO, ESTA REPRODUÇÃO DE UMA PINTURA DE PAUL KLEE.
![Imagem: Pintura. Figuras geométricas coloridas e sobrepostas sobre fundo azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_41464.png)
LEGENDA: VELEIROS, DE PAUL KLEE, 1927. LÁPIS E AQUARELA SOBRE PAPELÃO, 22,8 cm × 30,2 cm. FIM DA LEGENDA.
- QUANTAS FIGURAS PARECIDAS COM
VOCÊ VÊ? _____
- VEJA ABAIXO O CÍRCULO QUE JOÃO DESENHOU.
- MARQUE COM UM X QUAL DESTES OBJETOS ELE CONTORNOU PARA FAZER ESSE DESENHO.
![Imagem: Ilustração. Um círculo verde sobre um papel branco. Fim da imagem.](../resources/images/image_41449.png)
LEGENDA: CÍRCULO. FIM DA LEGENDA.
( )
![Imagem: Fotografia. Um tecido preto com formato de triângulo. Fim da imagem.](../resources/images/image_41687.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Uma moeda de 25 centavos. Fim da imagem.](../resources/images/image_41695.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Uma régua comprida e vermelha. Fim da imagem.](../resources/images/image_49835.png)
Observação: OS OBJETOS NESTA ATIVIDADE NÃO ESTÃO APRESENTADOS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.
89
TANGRAM
- VOCÊ CONHECE O TANGRAM? ELE É UM QUEBRA-CABEÇA QUE FOI CRIADO NA CHINA HÁ MUITO TEMPO.
![Imagem: Ilustração. Peças com formas geométricas diferentes estão agrupados, formando um quadrado grande. Fim da imagem.](../resources/images/image_42131.png)
- JUNTAS, AS 7 PEÇAS DO TANGRAM AO LADO FORMAM UM:
( ) CÍRCULO
( ) QUADRADO
- RECORTE AS PEÇAS DA PÁGINA 197 E MONTE AS FIGURAS A SEGUIR.
![Imagem: Ilustração. Quatro figuras diferentes: Peças com formas geométricas diferentes estão agrupados, formando um coelho. Peças com formas geométricas diferentes estão agrupados, formando um homem. Peças com formas geométricas diferentes estão agrupados, formando um gato. Peças com formas geométricas diferentes estão agrupados, formando uma casa e uma árvore. Fim da imagem.](../resources/images/image_57894.png)
- USE SUAS PEÇAS PARA MONTAR UMA NOVA FIGURA. DEPOIS, MOSTRE-A A SEUS COLEGAS.
90
![Imagem: Ícone Oral. Fim da imagem.](../resources/images/image_45541.png)
- OBSERVE SUA SALA DE AULA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- O QUE HÁ NA SUA FRENTE?
- À SUA DIREITA, O QUE VOCÊ VÊ?
- QUANDO VOCÊ ESTÁ SENTADO NA SUA CAMA, A JANELA FICA ATRÁS DE VOCÊ OU NA SUA FRENTE?
- RODRIGO VAI ARRUMAR A COZINHA. NO ARMÁRIO EM CIMA DA PIA, SERÃO GUARDADOS OS PRATOS, OS COPOS E OS POTES E, NO ARMÁRIO EMBAIXO DA PIA, SERÃO GUARDADAS AS PANELAS E AS ASSADEIRAS.
- AJUDE RODRIGO RESPONDENDO ONDE ESTÁ O ARMÁRIO EM QUE CADA OBJETO A SEGUIR DEVE SER GUARDADO: EM CIMA OU EMBAIXO DA PIA?
![Imagem: Ilustração. Dois copos. Fim da imagem.](../resources/images/image_58284.png)
_____
![Imagem: Ilustração. Um prato. Fim da imagem.](../resources/images/image_58294.png)
_____
![Imagem: Ilustração. Uma panela. Fim da imagem.](../resources/images/image_58306.png)
_____
![Imagem: Ilustração. Uma assadeira. Fim da imagem.](../resources/images/image_58317.png)
_____
![Imagem: Ilustração. Um pote. Fim da imagem.](../resources/images/image_58325.png)
_____
![Imagem: Ilustração. Uma frigideira. Fim da imagem.](../resources/images/image_58332.png)
_____
91
- OBSERVE UMA PARTE DO BAIRRO ONDE JOANA MORA.
![Imagem: Ilustração. Vista de cima de um bairro com quatro fileiras de quarteirões. Da esquerda para a direita:
Fileira 1: quarteirões com casas e árvores;
Fileira 2: mercado; casas; padaria;
Fileira 3: clube; casas; escola;
Fileira 4: casas; casa de Joana; mais casas.
RESPOSTA: Há uma linha tracejada entre o mercado e a escola; uma linha entre a padaria e o clube e uma linha pontilhada entre o clube e a casa de Joana.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_11.41.18.png)
- TRACE UM CAMINHO DA CASA DE JOANA ATÉ O CLUBE.
- TRACE UM CAMINHO DO CLUBE ATÉ A PADARIA.
- TRACE O CAMINHO MAIS CURTO DO MERCADO ATÉ A ESCOLA.
- EXISTE APENAS UM CAMINHO PARA IR DA CASA DE JOANA ATÉ O CLUBE?
92
- CARLOS E LIA ESTÃO BRINCANDO DE JOGO DA VELHA. AS PEÇAS DE CARLOS LEMBRAM QUADRADOS, E AS DE LIA, TRIÂNGULOS.
![Imagem: Ilustração. Jogo da velha. Na diagonal há dois triângulos e um quadrado. E na vertical, à direita, dois quadrados e um espaço em branco no meio. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_14.47.25.png)
- É A VEZ DE LIA JOGAR. NO TABULEIRO AO LADO, MARQUE COM UM X O LOCAL ONDE LIA DEVE COLOCAR UMA PEÇA PARA QUE CARLOS NÃO GANHE ESSA PARTIDA.
- EM UM JOGO DE DAMAS, AS PEÇAS PODEM SER DESLOCADAS NA DIAGONAL (SENTIDO INCLINADO) PARA A FRENTE OU PARA TRÁS, PARA A DIREITA OU PARA A ESQUERDA, SE FOR PARA CAPTURAR AS PEÇAS DO ADVERSÁRIO.
- A PEÇA PRETA INDICADA PELA SETA AZUL DEVE CAPTURAR 3 PEÇAS VERMELHAS NESTA JOGADA. O PRIMEIRO MOVIMENTO JÁ ESTÁ INDICADO. INDIQUE OS OUTROS DOIS.
![Imagem: Ilustração. Vista de cima de um tabuleiro de damas. Na parte superior há peças vermelhas e na parte inferior, peças pretas. Sobre uma peça preta há uma linha pontilhada até um quadrado branco, onde há a sombra a peça preta.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_14.49.11.png)
93
A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER
... UMA PESSOA QUE VÊ GEOMETRIA NA ARTE
Observação ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER. Fim da observação.
VAMOS CONHECER O ARTISTA NEWTON AVELINO?
ESSE ARTISTA TRANSFORMA SUAS VIVÊNCIAS EM OBRAS DE ARTE IMPRESSIONANTES. EM SUAS OBRAS, ELE COSTUMA RETRATAR A CULTURA NORDESTINA COM UM ESTILO MUITO PRÓPRIO.
![Imagem: Pintura. Três pessoas com chapéus estão segurando instrumentos musicais. Os corpos são compostos por figuras geométricas coloridas. Ao fundo, cactos e balões coloridos. Fim da imagem.](../resources/images/image_44326.png)
LEGENDA: OS FORROZEIROS, DE NEWTON AVELINO, 2008. ACRÍLICA SOBRE TELA, 50 cm × 90 cm. FIM DA LEGENDA.
TOME NOTA
OBSERVANDO A IMAGEM ACIMA, RESPONDA ÀS QUESTÕES:
- VOCÊ VÊ INSTRUMENTOS MUSICAIS? SE SIM, QUANTOS?
_____
- VOCÊ CONHECE ESSES INSTRUMENTOS? SE SIM, QUAIS SÃO OS NOMES DELES?
_____
QUAIS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS ESTÃO REPRESENTADAS?
_____
REFLITA
AS CORES UTILIZADAS DÃO SENSAÇÃO DE TRISTEZA OU DE ALEGRIA? CONTE AOS COLEGAS.
94
COMPREENDER INFORMAÇÕES
ORGANIZAR INFORMAÇÕES EM TABELAS
- ADELAIDE É SÍNDICA DO PRÉDIO ONDE MORA E PRETENDE CONSTRUIR UM CANTEIRO DE FLORES NA ENTRADA DELE. PARA ISSO, ELA FEZ UMA PESQUISA PARA SABER QUAIS SÃO AS FLORES PREFERIDAS DOS MORADORES. OBSERVE AS ANOTAÇÕES DELA SOBRE A VOTAÇÃO.
MARGARIDA
![Imagem: Ilustração. Quinze linhas formando quadrados com linhas diagonais dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_45244.png)
AZALEIA
![Imagem: Ilustração. Dezoito linhas formando quadrados com linhas diagonais dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_45345.png)
LÍRIO
![Imagem: Ilustração. Dez linhas formando quadrados com linhas diagonais dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_59258.png)
ROSA
![Imagem: Ilustração. Vinte linhas formando quadrados com linhas diagonais dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_45308.png)
- AGORA, LIGUE CADA TIPO DE FLOR À QUANTIDADE DE VOTOS RECEBIDOS NA PESQUISA.
COLUNA 1
![Imagem: Fotografia 1. Lírio, flor rosa. Fim da imagem.](../resources/images/image_59293.png)
![Imagem: Fotografia 2. Rosa, flor vermelha. Fim da imagem.](../resources/images/image_59330.png)
![Imagem: Fotografia 3. Margarida, flor branca com miolo amarelo. Fim da imagem.](../resources/images/image_59343.png)
![Imagem: Fotografia 4. Azaleia, flor rosa. Fim da imagem.](../resources/images/image_59352.png)
COLUNA 2
10
18
20
15
- COMPLETE A TABELA ABAIXO COM A QUANTIDADE DE VOTOS QUE CADA TIPO DE FLOR RECEBEU.
Tabela: equivalente textual a seguir.
FLORES PARA O CANTEIRO
TIPO DE FLOR |
|
|
|
|
---|---|---|---|---|
QUANTIDADE DE VOTOS |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
FONTE: PESQUISA DE ADELAIDE (ABR. 2023).
95
- LAÍS E EDU GANHARAM UM JOGO COM REPRESENTAÇÕES DE FIGURAS GEOMÉTRICAS QUE CONTÉM 10 CUBOS, 8 ESFERAS, 5 PIRÂMIDES, 20 CILINDROS, 12 CONES E 15 PARALELEPÍPEDOS.
- COMPLETE A TABELA DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE REPRESENTAÇÕES DE CADA FIGURA GEOMÉTRICA NO JOGO.
Tabela: equivalente textual a seguir.
QUANTIDADE DE FIGURAS GEOMÉTRICAS
FIGURA GEOMÉTRICA |
|
|
|
|
|
|
---|---|---|---|---|---|---|
QUANTIDADE |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
FONTE: CAIXA DO JOGO (ABR. 2023).
- QUAL É A COR DA FIGURA GEOMÉTRICA QUE TEM MENOS REPRESENTAÇÕES? _____
- QUAL FIGURA POSSUI EXATAMENTE 1 DEZENA DE REPRESENTAÇÕES? E QUANTAS DEZENAS SÃO AS REPRESENTAÇÕES DOS CILINDROS? _____
- RAUL FEZ UMA PESQUISA NO BAIRRO SOBRE QUE BRINQUEDOS DEVEM SER COLOCADOS NA PRACINHA. O ESCORREGADOR RECEBEU 28 VOTOS, O BALANÇO FICOU COM 30 VOTOS, O GIRA-GIRA TEVE 25 VOTOS E A GANGORRA, 11 VOTOS.
- COMPLETE A TABELA DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE VOTOS DE CADA BRINQUEDO NA PESQUISA DE RAUL.
Tabela: equivalente textual a seguir.
RESULTADO DA PESQUISA
BRINQUEDO |
BALANÇO |
ESCORREGADOR |
_____ |
GIRA-GIRA |
---|---|---|---|---|
QUANTIDADE DE VOTOS |
_____ |
_____ |
11 |
_____ |
FONTE: PESQUISA DE RAUL (JUN. 2023).
- NA PRACINHA SÓ CABEM TRÊS BRINQUEDOS. QUAL DELES PODERIA SER DESCARTADO? EXPLIQUE POR QUÊ.
96
O QUE VOCÊ APRENDEU
- OBSERVE AS VELAS DECORATIVAS QUE ANDRÉ GANHOU.
![Imagem: Fotografia. Uma vela amarela com formato de cilindro. Fim da imagem.](../resources/images/image_50024.png)
![Imagem: Fotografia. Uma vela colorida com formato de pirâmide. Fim da imagem.](../resources/images/image_46696.png)
![Imagem: Fotografia. Uma vela roxa com formato de cubo. Fim da imagem.](../resources/images/image_50030.png)
- MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA QUE APRESENTA OS NOMES DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS COM QUE ESSAS VELAS SE PARECEM.
( ) PIRÂMIDE; CONE; CILINDRO
( ) CILINDRO; CUBO; ESFERA
( ) CILINDRO; PIRÂMIDE; CUBO
- CAROLINA FEZ ESTE PAINEL PARA ENFEITAR O QUARTO DELA.
![Imagem: Desenho. Painel composto por vários triângulos coloridos lado a lado. Fim da imagem.](../resources/images/image_46619.png)
- QUAL É A FIGURA GEOMÉTRICA PLANA QUE CAROLINA DESENHOU E PINTOU VÁRIAS VEZES NESSE PAINEL?
- CERQUE COM UMA LINHA CADA UMA DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS REPRESENTADAS A SEGUIR.
![Imagem: Ilustração. Um triângulo, um retângulo, uma esfera, um quadrado, um paralelepípedo, uma pirâmide, um círculo, um cubo. Fim da imagem.](../resources/images/image_46610.png)
97
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- FABIANA FEZ O CONTORNO DE TRÊS FIGURAS EM UMA MALHA PONTILHADA.
![Imagem: Ilustração. Malha pontilhada. À esquerda, linhas formando um retângulo. No centro, um quadrado e à direita, um triângulo. Fim da imagem.](../resources/images/image_47219.png)
- REPRODUZA, NA MALHA PONTILHADA ABAIXO, OS CONTORNOS DAS FIGURAS QUE FABIANA FEZ. DEPOIS, PINTE CADA FIGURA COM UMA COR DIFERENTE.
![Imagem: Ilustração. Malha pontilhada. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_14.45.49.png)
- QUAIS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS VOCÊ REPRODUZIU?
AUTOAVALIAÇÃO
![Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.](../resources/images/image_60250.png)
• QUANDO OBSERVO UM OBJETO, COMO FAÇO PARA PERCEBER A FIGURA GEOMÉTRICA NÃO PLANA QUE PODE SER REPRESENTADA POR ELE?
- CONSIGO COMPREENDER INDICAÇÕES DE LOCALIZAÇÃO DE OBJETOS OU DE ALGUNS TRAJETOS?