118
UNIDADE 6. VAMOS MEDIR
![Imagem: Ilustração. Um parque de diversões coberto. À esquerda, um foguete grande e vermelho. Ao lado há uma placa com a informação: SIMULADOR DE VOO e um menino está encostado em uma faixa para medir a altura com a informação: IDADE MÍNIMA 7 ANOS OU ALTURA DA SETA. Ao lado há três adultos e duas crianças sorrindo. No centro, um homem e duas crianças sorriem e observam duas crianças uma de costas para a outra, medindo a altura. À direita há crianças correndo e adultos sorrindo. Em seguida, Guilherme e mais crianças estão em um carrossel de cavalos. Acima deles, Letícia e duas crianças estão sentadas em carrinhos de uma montanha-russa. Ao fundo há uma roda-gigante e um pula-pula. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_11.52.27.png)
119
Página sem conteúdo.
120
VAMOS MEDIR?
- OBSERVE OS ANIMAIS DAS FOTOGRAFIAS. DEPOIS, MARQUE COM UM X AS SUAS RESPOSTAS.
![Imagem: Fotografia. Um elefante andando e atrás dele há pedras. Fim da imagem.](../resources/images/image_36186.png)
LEGENDA: ELEFANTE EM ZOOLÓGICO NOS ESTADOS UNIDOS, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um tigre andando e ao fundo há árvores. Fim da imagem.](../resources/images/image_36202.png)
LEGENDA: TIGRE EM ZOOLÓGICO NA MALÁSIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
- VOCÊ CONHECE ESSES ANIMAIS?
( ) SIM
( ) NÃO
- QUAL DELES VOCÊ ACHA QUE É O MAIS ALTO?
( )
![Imagem: Fotografia. Elefante. Fim da imagem.](../resources/images/image_15949.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Tigre. Fim da imagem.](../resources/images/image_15964.png)
- QUAL DELES VOCÊ ACHA QUE É O MAIS PESADO?
( )
![Imagem: Fotografia. Elefante. Fim da imagem.](../resources/images/image_15949.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Tigre. Fim da imagem.](../resources/images/image_15964.png)
- QUAL DELES VOCÊ ACHA QUE TEM O MENOR TEMPO MÉDIO DE VIDA?
( )
![Imagem: Fotografia. Elefante. Fim da imagem.](../resources/images/image_15949.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Tigre. Fim da imagem.](../resources/images/image_15964.png)
121
- O ANIVERSÁRIO DE AUGUSTO SERÁ SÁBADO, DIA 13 DE JULHO. DONA AURORA VAI PREPARAR BOLOS DE FORMINHA E SUCO PARA COMEMORAR.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, Augusto, menino com cabelo encaracolado está sorrindo e segurando uma bacia. Na frente dele, uma mulher com cabelo castanho está sorrindo, segurando a bacia e com a outra mão, ela segura uma caixa de leite. Na frente deles há uma mesa com objetos em cima: colheres, um copo, uma xícara, uma latinha de fermento, uma embalagem de farinha, forminhas empilhadas, uma bandeja de ovos e uma garrafa de óleo. À direita, um menino está com uma muleta embaixo do braço direito e segurando uma embalagem de suco. Na frente dele há um armário e sobre ele há objetos: uma jarra, três copos, uma colher e um filtro de água. Acima há um calendário indicando: 12 de Julho – Sexta-feira. Fim da imagem.](../resources/images/image_16148.png)
OBSERVE A ILUSTRAÇÃO E RESPONDA.
- QUANTOS DIAS FALTAM PARA O ANIVERSÁRIO DE AUGUSTO? _____
- CERQUE COM UMA LINHA 2 OBJETOS QUE PODEM SER USADOS PARA MEDIR QUANTA ÁGUA SERÁ USADA PARA FAZER SUCO.
- QUANTO DE SUCO DEVE SER PREPARADO PARA CADA PESSOA? MARQUE COM UM X.
( ) MENOS DE 10 COPOS
( ) MAIS DE 30 COPOS
- NA COMEMORAÇÃO, HAVERÁ 10 PESSOAS. QUANTOS BOLOS DE FORMINHA VOCÊ ACHA QUE DEVEM SER PREPARADOS? MARQUE COM UM X.
( ) MENOS DE 10 BOLOS DE FORMINHA
( ) MAIS DE 10 BOLOS DE FORMINHA
122
COMPARANDO COMPRIMENTOS
- ACOMPANHE A LEITURA DAS DICAS E LIGUE CADA FITA A UMA CAIXA.
Boxe complementar:
DICAS
NA CAIXA 1, DEVEM SER GUARDADAS AS FITAS MAIS COMPRIDAS QUE A FITA CINZA AO LADO.
NA CAIXA 2, DEVEM SER GUARDADAS AS FITAS MAIS CURTAS QUE A FITA CINZA.
Fim do complemento.
COLUNA 1
![Imagem: Ilustração. Fita muito comprida e azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_16769.png)
![Imagem: Ilustração. Fita curta e vermelha. Fim da imagem.](../resources/images/image_40770.png)
![Imagem: Ilustração. Fita muito comprida e roxa. Fim da imagem.](../resources/images/image_40782.png)
![Imagem: Ilustração. Fita curta e verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_40794.png)
![Imagem: Ilustração. Fita muito comprida e amarela. Fim da imagem.](../resources/images/image_40805.png)
COLUNA 2
![Imagem: Ilustração. Caixa 1. Fim da imagem.](../resources/images/image_16751.png)
![Imagem: Ilustração. Caixa 2. Fim da imagem.](../resources/images/image_16759.png)
- BRUNO TAMBÉM VAI FAZER O TRABALHO DE ARTE E PRECISA ESCOLHER UM GIZ DE CERA. CERQUE COM UMA LINHA O GIZ MAIS FINO.
![Imagem: Ilustração. Bruno, menino com cabelo encaracolado e camiseta branca está sentado em uma carteira escolar com a mão sob o queixo. Na frente dele há objetos sobre a mesa: 1. um giz grosso e azul, 2. um giz médio e vermelho,3.um giz pequeno e verde e 4. um giz fino e azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_16737.png)
123
- PALOMA RECEBEU DOIS PEDAÇOS DE BARBANTE PARA FAZER UM TRABALHO DE ARTE. OBSERVE.
- AGORA, CERQUE COM UMA LINHA O PEDAÇO MAIS COMPRIDO.
![Imagem: Ilustração. Paloma, menina com cabelo castanho e tiara verde. Ela está sorrindo com a mão sobre um molde de palmo de mão. Na parte superior há três palmos e na parte inferior, seis palmos. Fim da imagem.](../resources/images/image_Acr350343207360-10704373.jpg)
- EM PALMOS DE PALOMA, QUAL É A MEDIDA DO COMPRIMENTO DO BARBANTE MAIS CURTO? E A DO MAIS COMPRIDO? _____ _____
- UM COMPRIMENTO É O DOBRO DE OUTRO QUANDO A SUA MEDIDA É IGUAL A DUAS VEZES A MEDIDA DO OUTRO.
- UM COMPRIMENTO É A METADE DE OUTRO QUANDO ESSE OUTRO É O DOBRO DELE.
- QUANTAS VEZES O COMPRIMENTO DO PEDAÇO VERMELHO CABE NO COMPRIMENTO DO PEDAÇO AZUL? _____
- O COMPRIMENTO DO PEDAÇO AZUL É O DOBRO DO COMPRIMENTO DO PEDAÇO VERMELHO? _____
- O COMPRIMENTO DO PEDAÇO VERMELHO É A METADE DO COMPRIMENTO DO PEDAÇO AZUL? _____
- VANESSA MEDIU O COMPRIMENTO DO TAMPO DA CARTEIRA DELA USANDO UMA BORRACHA. OBSERVE.
![Imagem: Ilustração. Vanessa, menina ruiva com camiseta branca está sorrindo e colocando uma borracha sobre uma carteira escolar. Ao lado há mais onze borrachas enfileiradas. Fim da imagem.](../resources/images/image_17077.png)
- AGORA, FAÇA COMO VANESSA E MEÇA O COMPRIMENTO DO TAMPO DE SUA CARTEIRA. QUAL É A MEDIDA QUE VOCÊ OBTEVE?
_____
- ESCOLHA UMA ESTRATÉGIA PARA MEDIR A ALTURA DE 2 COLEGAS. DEPOIS, PREENCHA ESTE QUADRO COM AS INFORMAÇÕES OBTIDAS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
NOME |
ALTURA |
---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- QUAL DESSES 2 COLEGAS É O MAIS ALTO? _____
124
COMPARANDO MASSAS
- OBSERVE ESTAS IMAGENS.
( )
![Imagem: Fotografia. Uma lhama com manchas marrons. Atrás há outra lhama e ao fundo, árvores. Fim da imagem.](../resources/images/image_17543.png)
LEGENDA: LHAMA NO PERU, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
( )
![Imagem: Fotografia. Um rinoceronte cinza sobre um gramado. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.](../resources/images/image_17551.png)
LEGENDA: RINOCERONTE NA ÁFRICA DO SUL, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
( )
![Imagem: Fotografia. Um lobo-guará marrom sobre campo seco. Fim da imagem.](../resources/images/image_17532.png)
LEGENDA: LOBO-GUARÁ EM MINEIROS, GOIÁS, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
( )
![Imagem: Fotografia. Um tucano preto com bico amarelo sobre um galho de árvore. Fim da imagem.](../resources/images/image_17560.png)
LEGENDA: TUCANO, NO PANTANAL, MATO GROSSO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
- MARQUE COM UM
O ANIMAL MAIS PESADO E COM UM X O ANIMAL MAIS LEVE.
- RECORTE AS IMAGENS DE FRUTAS DA PÁGINA 187. DEPOIS, COLE-AS NA BALANÇA, SABENDO QUE O ABACAXI É MAIS LEVE QUE A MELANCIA.
![Imagem: Ilustração. Uma balança de pratos inclinada para a direita. Fim da imagem.](../resources/images/image_Acr350343207360-13510379.jpg)
- CONTE COMO VOCÊ DESCOBRIU O LOCAL CERTO PARA COLAR CADA FRUTA NA BALANÇA.
125
COMPARANDO CAPACIDADES
- LEIA AS DICAS E LIGUE CADA CRIANÇA A UMA GARRAFA.
Boxe complementar:
DICAS
- A GARRAFA DE FÁBIO É AQUELA EM QUE CABE MAIS ÁGUA.
- A GARRAFA DE LAURA É AQUELA EM QUE CABE MENOS ÁGUA.
Fim do complemento.
COLUNA 1
![Imagem: Ilustração. Fábio, menino ruivo com camiseta verde, bermuda azul e tênis. Fim da imagem.](../resources/images/image_41889.png)
![Imagem: Ilustração. Laura, menina com cabelo encaracolado e preso, regata branca, saia azul e sapato amarelo. Fim da imagem.](../resources/images/image_41894.png)
![Imagem: Ilustração. Vítor, menino com cabelo preto, blusa verde, calça marrom e tênis. Fim da imagem.](../resources/images/image_41900.png)
COLUNA 2
![Imagem: Ilustração 1. Garrafa média e vermelha. Fim da imagem.](../resources/images/image_41965.png)
![Imagem: Ilustração 2. Garrafa pequena e verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_41971.png)
![Imagem: Ilustração 3. Garrafa grande e amarela. Fim da imagem.](../resources/images/image_41976.png)
Observação: AS IMAGENS NESTA PÁGINA NÃO ESTÃO APRESENTADAS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.
- OBSERVE COMO CADA GRUPO DE COPOS FOI ENFILEIRADO.
( )
![Imagem: Ilustração. Grupo 1. Cinco copos lado a lado. O copo à esquerda está totalmente cheio, em seguida, os copos estão com menos líquido e à direita, o copo está totalmente vazio. Fim da imagem.](../resources/images/image_42060.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Grupo 2. Cinco copos lado a lado. O copo à esquerda está vazio, em seguida, copo com pouco líquido, copo cheio, copo vazio e copo com líquido até a metade. Fim da imagem.](../resources/images/image_42088.png)
- AGORA, MARQUE COM UM XA SEQUÊNCIA DE COPOS QUE ESTÁ ORGANIZADA DO COPO CHEIO PARA O VAZIO.
126
MEDINDO TEMPO
![Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.](../resources/images/image_46094.png)
- DESENHE O QUE VOCÊ FEZ DURANTE O DIA DE ONTEM.
MANHÃ
_____
TARDE
_____
NOITE
_____
- CONVERSE COM SEUS COLEGAS E SEU PROFESSOR E CONTEM O QUE FOI FEITO NA ESCOLA ONTEM. DEPOIS, PINTE O QUADRO COM CADA ATIVIDADE ASSIM:
- DE
O QUE FOI REALIZADO ANTES DO RECREIO.
- DE
O QUE FOI REALIZADO DEPOIS DO RECREIO.
- DE
INÍCIO DA AULA
ESTUDOS DE MATEMÁTICA
ESTUDOS DE ARTE
ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
TÉRMINO DA AULA
EDUCAÇÃO FÍSICA
127
- VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O CALENDÁRIO? COM ELE, PODEMOS REGISTRAR OS DIAS E OS MESES DE UM ANO.
- COMPLETE O CALENDÁRIO DO MÊS EM QUE ESTAMOS.
![Imagem: Ilustração. Calendário com as informações: MÊS: espaço para resposta. DOMINGO: espaço para resposta. SEGUNDA-FEIRA: espaço para resposta. TERÇA-FEIRA: espaço para resposta. QUARTA-FEIRA: espaço para resposta. QUINTA-FEIRA: espaço para resposta. SEXTA-FEIRA: espaço para resposta. SÁBADO: espaço para resposta. Fim da imagem.](../resources/images/image_18638.png)
- PINTE TODOS OS DOMINGOS DO MÊS.
- SE HOJE É SEGUNDA-FEIRA, DAQUI A QUANTOS DIAS SERÁ A PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA? _____
- EM QUE DIA FOI, É OU SERÁ A TERCEIRA QUARTA-FEIRA DO MÊS? MARQUE COM UM X ESSA DATA NO CALENDÁRIO.
- QUANTOS SÁBADOS HÁ NESSE MÊS? _____
128
ANO, MÊS, SEMANA E DIA
- VEJA O CALENDÁRIO DE 2020.
![Imagem: Ilustração. Calendário com as informações: 2020. JANEIRO: Dia 1º - quarta-feira; Dia 31 – sexta-feira. FEVEREIRO: Dia 1º - sábado; Dia 29 – sábado. MARÇO: Dia 1º - domingo; Dia 31 – terça-feira. ABRIL: Dia 1º - quarta-feira; Dia 30 – quinta-feira. MAIO: Dia 1º - sexta-feira; Dia 31 – domingo. JUNHO: Dia 1º - segunda-feira; Dia 30 – terça-feira. JULHO: Dia 1º - quarta-feira; Dia 31 – sexta-feira. AGOSTO: Dia 1º - sábado; Dia 31 – segunda-feira. SETEMBRO: Dia 1º - terça-feira; Dia 30 – quarta-feira. OUTUBRO: Dia 1º - quinta-feira; Dia 31 – sábado. NOVEMBRO: Dia 1º - domingo; Dia 30 – segunda-feira. DEZEMBRO: Dia 1º - terça-feira; Dia 31 – quinta-feira. Fim da imagem.](../resources/images/image_36401.png)
O ÚLTIMO DIA DE UM MÊS PODE SER DIA 28 , 29 , 30 OU 31 .
AGORA CONSULTE O CALENDÁRIO DESTE ANO E RESPONDA.
- EM QUE MÊS ESTAMOS? _____
- QUANTOS DIAS ELE TEM? _____
- QUAL SERÁ O PRÓXIMO MÊS? QUANTOS DIAS ELE TERÁ? _____
129
- LEIA A FRASE A SEGUIR.
OS MESES SÃO ORGANIZADOS EM SEMANAS. EM CADA SEMANA HÁ 7 DIAS:
DOMINGO
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
SÁBADO
AGORA, RESPONDA ÀS QUESTÕES DE ACORDO COM O CALENDÁRIO DA PÁGINA ANTERIOR.
- QUE DIA DO MÊS FOI A 1ª QUARTA-FEIRA DO ANO? _____
- DIA 22 DE JUNHO É QUE DIA DA SEMANA? _____
- QUANTOS DOMINGOS APARECEM NO MÊS DE MARÇO? _____
- COMPLETE COM O DIA DA SEMANA.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, papel com a informação: ONTEM – espaço para resposta. No centro, papel com a informação: HOJE – SEXTA-FEIRA. À direita, papel com a informação: AMANHÃ - espaço para resposta. Fim da imagem.](../resources/images/image_35203.png)
- DESCUBRA QUANTOS MESES FALTAM PARA O ANIVERSÁRIO DE ANA, SABENDO QUE HOJE É DIA 16 DE AGOSTO E QUE O ANIVERSÁRIO DELA É DIA 16 DE NOVEMBRO.
FALTAM _____ MESES PARA O ANIVERSÁRIO DE ANA.
130
- ESCOLHA 4 COLEGAS E, COM A AJUDA DO PROFESSOR, DESCUBRA A DATA DE NASCIMENTO DE CADA UM DELES. DEPOIS, PREENCHA A TABELA COM AS INFORMAÇÕES.
DATA DE NASCIMENTO DE ALGUNS COLEGAS
Tabela: equivalente textual a seguir.
NOME DO COLEGA |
DATA DE NASCIMENTO |
---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
FONTE: INFORMAÇÕES COLETADAS PELOS ESTUDANTES DO 1º ANO, EM _____
AGORA, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- QUAL DOS COLEGAS ESCOLHIDOS É O MAIS NOVO? _____
- E QUAL É O MAIS VELHO? _____
- QUAL É A DATA DE SEU NASCIMENTO? _____
- EM RELAÇÃO AOS COLEGAS DESSE GRUPO, VOCÊ É MAIS NOVO, MAIS VELHO OU ESTÁ ENTRE O MAIS NOVO E O MAIS VELHO?
_____
- PINTE DE:
OS DIAS DA SEMANA EM QUE NÃO HÁ AULA.
O DIA DA SEMANA QUE CORRESPONDE AO DIA DE HOJE.
DOMINGO
SÁBADO
TERÇA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEGUNDA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
131
- CLÁUDIA TOMAVA UM LITRO DE ÁGUA POR DIA. O MÉDICO ORIENTOU CLÁUDIA A TOMAR O DOBRO DE ÁGUA POR DIA DURANTE UMA SEMANA.
- QUANTOS LITROS DE ÁGUA ELA TOMARÁ POR DIA? E EM UMA SEMANA?
- COMPLETE COM “O DOBRO” OU COM “A METADE”:
- 14 LITROS É _____ DE 7 LITROS.
- 7 LITROS É _____ DE 14 LITROS.
Boxe complementar:
DESAFIO
OBSERVE A CENA A SEGUIR. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.
CRÉDITO: JOSÉ LUÍS JUHAS
QUANTOS DIAS A SALSINHA DEMOROU PARA GERMINAR? _____
Resposta: 12
O MANJERICÃO GERMINOU NO DIA _____
Resposta: 11 de março
Fim do complemento.
132
CÉDULAS E MOEDAS DO BRASIL
- ESTAS SÃO AS CÉDULAS E MOEDAS DE NOSSO DINHEIRO: O REAL.
![Imagem: Fotografia. Cédulas de real: 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 200. E moedas: 1 centavo, 5 centavos, 10 centavos, 25 centavos, 50 centavos e 1 real. Fim da imagem.](../resources/images/image_43567.png)
- VOCÊ CONHECE ESSAS CÉDULAS E MOEDAS?
- VOCÊ USA ALGUMA DELAS? QUAIS? ONDE?
- LIGUE OS QUADROS QUE CONTÊM A MESMA QUANTIA.
COLUNA 1
![Imagem: Fotografia 1. Três cédulas de dois reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_43761.png)
![Imagem: Fotografia 2. Dez moedas de um real. Fim da imagem.](../resources/images/image_43767.png)
![Imagem: Fotografia 3. Duas cédulas de dez reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_43772.png)
COLUNA 2
![Imagem: Fotografia 4. Uma cédula de dez reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_43777.png)
![Imagem: Fotografia 5. Uma cédula de vinte reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_43783.png)
![Imagem: Fotografia 6. Uma cédula de cinco reais e uma moeda de um real. Fim da imagem.](../resources/images/image_43788.png)
133
- USE AS CÉDULAS E MOEDAS DAS PÁGINAS 189 E 191 DO MATERIAL COMPLEMENTAR PARA REPRESENTAR CADA QUANTIA ABAIXO.
- 10 REAIS
- 50 REAIS
- 9 REAIS, USANDO O MENOR NÚMERO POSSÍVEL DE CÉDULAS
- 60 CENTAVOS
- VEJA ABAIXO O PREÇO DA GARRAFA DE SUCO DE FRUTAS AMARELAS.
![Imagem: Ilustração. Uma garrafa de suco de laranja. Ao lado, uma placa com a informação: 7 reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_21804.png)
- PARA COMPRAR ESSA GARRAFA DE SUCO, QUAIS CÉDULAS E MOEDAS PODERIAM SER USADAS?
134
COMPREENDER INFORMAÇÕES
COLETAR E ORGANIZAR INFORMAÇÕES EM GRÁFICOS
- EM ABRIL DE 2023, A PROFESSORA SÔNIA E SEUS ESTUDANTES FIZERAM UMA PESQUISA SOBRE OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA TURMA. OBSERVE, ABAIXO, OS DADOS OBTIDOS.
CACHORRO: 6 ESTUDANTES
AVE: 3 ESTUDANTES
GATO: 4 ESTUDANTES
PEIXE: 4 ESTUDANTES
OUTROS: 5 ESTUDANTES
- PREENCHA A TABELA DE ACORDO COM OS DADOS DA PESQUISA.
ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Tabela: equivalente textual a seguir.
ANIMAL |
CACHORRO |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
---|---|---|---|---|---|
QUANTIDADE |
6 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
FONTE: ANOTAÇÃO DOS ESTUDANTES DE SÔNIA (ABR. 2023).
- VAMOS CONSTRUIR UM GRÁFICO DE COLUNAS? PINTE A QUANTIDADE DE QUADRINHOS DE CADA COLUNA DE ACORDO COM OS DADOS DA TABELA.
- CADA QUADRINHO DO GRÁFICO REPRESENTA QUANTOS
ANIMAIS? _____
![Imagem: Gráfico de colunas. ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. No eixo vertical, a quantidade e no eixo horizontal o animal.
CACHORRO: 6.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.11.32.png)
FONTE: ANOTAÇÃO DOS ESTUDANTES DE SÔNIA (ABR. 2023).
135
- CAROLINA, KÁTIA E ZULEIDE SÃO AMIGAS E FIZERAM UMA VIAGEM DE FÉRIAS JUNTAS. A VIAGEM DAS TRÊS COMEÇOU NO DIA 3 DE DEZEMBRO, PORÉM CADA UMA TEVE UM DIA DE RETORNO DIFERENTE, CONFORME A PASSAGEM DE ÔNIBUS COMPRADA POR ELAS. O CALENDÁRIO ABAIXO MOSTRA A DATA DE RETORNO DE CADA UMA DELAS.
![Imagem: Ilustração. Calendário com as informações: DEZEMBRO 2022. RETORNO: ZULEIDE: 17 de dezembro (sábado); CAROLINA: 24 de dezembro (sábado); KÁTIA: 31 de dezembro (sábado). Fim da imagem.](../resources/images/image_44707.png)
- CERQUE COM UMA LINHA, NO CALENDÁRIO, O DIA DO INÍCIO DA VIAGEM DAS TRÊS AMIGAS.
- AGORA, COMPLETE.
A VIAGEM DE CAROLINA DUROU _____ SEMANAS, ENQUANTO A DE ZULEIDE DUROU APENAS _____ SEMANAS. KÁTIA FICOU VIAJANDO _____ SEMANAS A MAIS QUE ZULEIDE.
- DEPOIS, USE LÁPIS DE COR E AS INFORMAÇÕES ACIMA PARA COMPLETAR O GRÁFICO ABAIXO.
LEGENDA
CADA REPRESENTA 1 SEMANA DE VIAGEM.
FONTE: AGÊNCIA DE VIAGENS (DEZ. 2022).
136
O QUE VOCÊ APRENDEU
- CERQUE COM UMA LINHA O DESENHO DA CORDA MAIS CURTA E MARQUE COM UM X A CORDA MAIS COMPRIDA.
![Imagem: Ilustração. Na parte superior, uma corda longa. Abaixo, corda curta. Em seguida, corda mais curta e abaixo, corda muito comprida. Fim da imagem.](../resources/images/image_23656.png)
- RECORTE DA PÁGINA 187 OS DESENHOS DE DINOSSAUROS. DEPOIS, COLE-OS ORDENANDO DO MAIS ALTO PARA O MAIS BAIXO.
_____
- LIGUE AS PISTAS AOS DIAS DA SEMANA CORRESPONDENTES.
COLUNA 1
1° DIA DA SEMANA
UM DIA ANTES DE TERÇA-FEIRA
TRÊS DIAS DEPOIS DE QUARTA-FEIRA
UM DIA DEPOIS DE QUINTA-FEIRA
COLUNA 2
SÁBADO
DOMINGO
SEXTA-FEIRA
SEGUNDA-FEIRA
137
- NO QUADRO 1, A JARRA DE SUCO ENCHE OS DOIS COPOS. DESENHE JARRAS DE SUCO QUE POSSAM ENCHER A QUANTIDADE DE COPOS DO QUADRO 2.
![Imagem: Ilustração. Quadro com dois copos e uma jarra. Fim da imagem.](../resources/images/image_45029.png)
![Imagem: Ilustração. Quatro copos. Ao lado, espaço para resposta. Fim da imagem.](../resources/images/image_8120.png)
- KARINA FAZ ANIVERSÁRIO NO DIA 15 DE JUNHO. ROGÉRIO FAZ ANIVERSÁRIO 7 DIAS DEPOIS DO DIA QUE KARINA FAZ. QUAL É A DATA DO ANIVERSÁRIO DE ROGÉRIO?
O ANIVERSÁRIO DE ROGÉRIO É DIA _____ DO MÊS DE _____.
- MARQUE COM UM X O QUADRO QUE CONTÉM A MENOR QUANTIA.
( )
![Imagem: Fotografia. Duas cédulas de cinco reais e duas moedas de um real. Fim da imagem.](../resources/images/image_45092.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Uma cédula de dez reais e uma moeda de um real. Fim da imagem.](../resources/images/image_45122.png)
AUTOAVALIAÇÃO
- RECONHEÇO OS DIAS DO MÊS E DA SEMANA? USO ESSES CONHECIMENTOS PARA ME ORGANIZAR?
- CONSIGO COMPARAR OBJETOS EM RELAÇÃO AO COMPRIMENTO, À CAPACIDADE OU À MASSA?