118

UNIDADE 6. VAMOS MEDIR

Imagem: Ilustração. Um parque de diversões coberto. À esquerda, um foguete grande e vermelho. Ao lado há uma placa com a informação: SIMULADOR DE VOO e um menino está encostado em uma faixa para medir a altura com a informação: IDADE MÍNIMA 7 ANOS OU ALTURA DA SETA. Ao lado há três adultos e duas crianças sorrindo. No centro, um homem e duas crianças sorriem e observam duas crianças uma de costas para a outra, medindo a altura. À direita há crianças correndo e adultos sorrindo. Em seguida, Guilherme e mais crianças estão em um carrossel de cavalos. Acima deles, Letícia e duas crianças estão sentadas em carrinhos de uma montanha-russa. Ao fundo há uma roda-gigante e um pula-pula. Fim da imagem.

119

Página sem conteúdo.

120

VAMOS MEDIR?

  1. OBSERVE OS ANIMAIS DAS FOTOGRAFIAS. DEPOIS, MARQUE COM UM X AS SUAS RESPOSTAS.
Imagem: Fotografia. Um elefante andando e atrás dele há pedras.  Fim da imagem.

LEGENDA: ELEFANTE EM ZOOLÓGICO NOS ESTADOS UNIDOS, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um tigre andando e ao fundo há árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: TIGRE EM ZOOLÓGICO NA MALÁSIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Fotografia. Elefante.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Tigre.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Elefante.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Tigre.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Elefante.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Tigre.   Fim da imagem.

121

  1. O ANIVERSÁRIO DE AUGUSTO SERÁ SÁBADO, DIA 13 DE JULHO. DONA AURORA VAI PREPARAR BOLOS DE FORMINHA E SUCO PARA COMEMORAR.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Augusto, menino com cabelo encaracolado está sorrindo e segurando uma bacia. Na frente dele, uma mulher com cabelo castanho está sorrindo, segurando a bacia e com a outra mão, ela segura uma caixa de leite. Na frente deles há uma mesa com objetos em cima: colheres, um copo, uma xícara, uma latinha de fermento, uma embalagem de farinha, forminhas empilhadas, uma bandeja de ovos e uma garrafa de óleo. À direita, um menino está com uma muleta embaixo do braço direito e segurando uma embalagem de suco. Na frente dele há um armário e sobre ele há objetos: uma jarra, três copos, uma colher e um filtro de água. Acima há um calendário indicando: 12 de Julho – Sexta-feira.  Fim da imagem.

OBSERVE A ILUSTRAÇÃO E RESPONDA.

122

COMPARANDO COMPRIMENTOS

  1. ACOMPANHE A LEITURA DAS DICAS E LIGUE CADA FITA A UMA CAIXA.

Boxe complementar:

DICAS

NA CAIXA 1, DEVEM SER GUARDADAS AS FITAS MAIS COMPRIDAS QUE A FITA CINZA AO LADO.

NA CAIXA 2, DEVEM SER GUARDADAS AS FITAS MAIS CURTAS QUE A FITA CINZA.

Imagem: Ilustração. Fita comprida e cinza.  Fim da imagem.

Fim do complemento.

COLUNA 1

Imagem: Ilustração. Fita muito comprida e azul.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Fita curta e vermelha.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Fita muito comprida e roxa.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Fita curta e verde.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Fita muito comprida e amarela. Fim da imagem.

COLUNA 2

Imagem: Ilustração. Caixa 1.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Caixa 2.  Fim da imagem.
  1. BRUNO TAMBÉM VAI FAZER O TRABALHO DE ARTE E PRECISA ESCOLHER UM GIZ DE CERA. CERQUE COM UMA LINHA O GIZ MAIS FINO.
Imagem: Ilustração. Bruno, menino com cabelo encaracolado e camiseta branca está sentado em uma carteira escolar com a mão sob o queixo. Na frente dele há objetos sobre a mesa: 1. um giz grosso e azul, 2. um giz médio e vermelho,3.um giz pequeno e verde e 4. um giz fino e azul. Fim da imagem.

123

  1. PALOMA RECEBEU DOIS PEDAÇOS DE BARBANTE PARA FAZER UM TRABALHO DE ARTE. OBSERVE.
    • AGORA, CERQUE COM UMA LINHA O PEDAÇO MAIS COMPRIDO.
Imagem: Ilustração. Paloma, menina com cabelo castanho e tiara verde. Ela está sorrindo com a mão sobre um molde de palmo de mão. Na parte superior há três palmos e na parte inferior, seis palmos.  Fim da imagem.
  1. VANESSA MEDIU O COMPRIMENTO DO TAMPO DA CARTEIRA DELA USANDO UMA BORRACHA. OBSERVE.
Imagem: Ilustração. Vanessa, menina ruiva com camiseta branca está sorrindo e colocando uma borracha sobre uma carteira escolar. Ao lado há mais onze borrachas enfileiradas.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. ESCOLHA UMA ESTRATÉGIA PARA MEDIR A ALTURA DE 2 COLEGAS. DEPOIS, PREENCHA ESTE QUADRO COM AS INFORMAÇÕES OBTIDAS.

Tabela: equivalente textual a seguir.

NOME

ALTURA

_____

_____

_____

_____

124

COMPARANDO MASSAS

  1. OBSERVE ESTAS IMAGENS.

( )

Imagem: Fotografia. Uma lhama com manchas marrons. Atrás há outra lhama e ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: LHAMA NO PERU, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Fotografia. Um rinoceronte cinza sobre um gramado. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: RINOCERONTE NA ÁFRICA DO SUL, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Fotografia. Um lobo-guará marrom sobre campo seco.   Fim da imagem.

LEGENDA: LOBO-GUARÁ EM MINEIROS, GOIÁS, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Fotografia. Um tucano preto com bico amarelo sobre um galho de árvore.  Fim da imagem.

LEGENDA: TUCANO, NO PANTANAL, MATO GROSSO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Material Complementar.  Fim da imagem.

  1. RECORTE AS IMAGENS DE FRUTAS DA PÁGINA 187. DEPOIS, COLE-AS NA BALANÇA, SABENDO QUE O ABACAXI É MAIS LEVE QUE A MELANCIA.
Imagem: Ilustração. Uma balança de pratos inclinada para a direita. Fim da imagem.

Imagem: Ícone Oral. Fim da imagem.

125

COMPARANDO CAPACIDADES

  1. LEIA AS DICAS E LIGUE CADA CRIANÇA A UMA GARRAFA.

Boxe complementar:

DICAS

  • A GARRAFA DE FÁBIO É AQUELA EM QUE CABE MAIS ÁGUA.
  • A GARRAFA DE LAURA É AQUELA EM QUE CABE MENOS ÁGUA.

Fim do complemento.

COLUNA 1

Imagem: Ilustração. Fábio, menino ruivo com camiseta verde, bermuda azul e tênis.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Laura, menina com cabelo encaracolado e preso, regata branca, saia azul e sapato amarelo.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vítor, menino com cabelo preto, blusa verde, calça marrom e tênis.   Fim da imagem.

COLUNA 2

Imagem: Ilustração 1. Garrafa média e vermelha.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 2. Garrafa pequena e verde.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 3. Garrafa grande e amarela.  Fim da imagem.

Observação: AS IMAGENS NESTA PÁGINA NÃO ESTÃO APRESENTADAS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.

  1. OBSERVE COMO CADA GRUPO DE COPOS FOI ENFILEIRADO.

( )

Imagem: Ilustração. Grupo 1. Cinco copos lado a lado. O copo à esquerda está totalmente cheio, em seguida, os copos estão com menos líquido e à direita, o copo está totalmente vazio.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Grupo 2. Cinco copos lado a lado. O copo à esquerda está vazio, em seguida, copo com pouco líquido, copo cheio, copo vazio e copo com líquido até a metade.  Fim da imagem.

126

MEDINDO TEMPO

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE O QUE VOCÊ FEZ DURANTE O DIA DE ONTEM.

    MANHÃ

    _____

    TARDE

    _____

    NOITE

    _____

Imagem: Ícone: Oral.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura.  Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM SEUS COLEGAS E SEU PROFESSOR E CONTEM O QUE FOI FEITO NA ESCOLA ONTEM. DEPOIS, PINTE O QUADRO COM CADA ATIVIDADE ASSIM:
    • DE Lápis verde.   O QUE FOI REALIZADO ANTES DO RECREIO.
    • DE Lápis amarelo. O QUE FOI REALIZADO DEPOIS DO RECREIO.

INÍCIO DA AULA

ESTUDOS DE MATEMÁTICA

ESTUDOS DE ARTE

ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

TÉRMINO DA AULA

EDUCAÇÃO FÍSICA

127

  1. VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O CALENDÁRIO? COM ELE, PODEMOS REGISTRAR OS DIAS E OS MESES DE UM ANO.
    • COMPLETE O CALENDÁRIO DO MÊS EM QUE ESTAMOS.
Imagem: Ilustração. Calendário com as informações:  MÊS: espaço para resposta.  DOMINGO: espaço para resposta.  SEGUNDA-FEIRA: espaço para resposta.  TERÇA-FEIRA: espaço para resposta.  QUARTA-FEIRA: espaço para resposta.  QUINTA-FEIRA: espaço para resposta.  SEXTA-FEIRA: espaço para resposta. SÁBADO: espaço para resposta.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

128

ANO, MÊS, SEMANA E DIA

  1. VEJA O CALENDÁRIO DE 2020.
Imagem: Ilustração. Calendário com as informações: 2020.  JANEIRO: Dia 1º - quarta-feira; Dia 31 – sexta-feira.  FEVEREIRO: Dia 1º - sábado; Dia 29 – sábado.  MARÇO: Dia 1º - domingo; Dia 31 – terça-feira.  ABRIL: Dia 1º - quarta-feira; Dia 30 – quinta-feira. MAIO: Dia 1º - sexta-feira; Dia 31 – domingo.  JUNHO: Dia 1º - segunda-feira; Dia 30 – terça-feira. JULHO: Dia 1º - quarta-feira; Dia 31 – sexta-feira. AGOSTO: Dia 1º - sábado; Dia 31 – segunda-feira. SETEMBRO: Dia 1º - terça-feira; Dia 30 – quarta-feira. OUTUBRO: Dia 1º - quinta-feira; Dia 31 – sábado.  NOVEMBRO: Dia 1º - domingo; Dia 30 – segunda-feira.  DEZEMBRO: Dia 1º - terça-feira; Dia 31 – quinta-feira.  Fim da imagem.

O ÚLTIMO DIA DE UM MÊS PODE SER DIA 28 , 29 , 30 OU 31 .

AGORA CONSULTE O CALENDÁRIO DESTE ANO E RESPONDA.

129

  1. LEIA A FRASE A SEGUIR.

OS MESES SÃO ORGANIZADOS EM SEMANAS. EM CADA SEMANA HÁ 7 DIAS:

DOMINGO

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO

AGORA, RESPONDA ÀS QUESTÕES DE ACORDO COM O CALENDÁRIO DA PÁGINA ANTERIOR.

  1. COMPLETE COM O DIA DA SEMANA.
Imagem: Ilustração. À esquerda, papel com a informação: ONTEM –  espaço para resposta. No centro, papel com a informação: HOJE – SEXTA-FEIRA. À direita, papel com a informação: AMANHÃ - espaço para resposta.  Fim da imagem.
  1. DESCUBRA QUANTOS MESES FALTAM PARA O ANIVERSÁRIO DE ANA, SABENDO QUE HOJE É DIA 16 DE AGOSTO E QUE O ANIVERSÁRIO DELA É DIA 16 DE NOVEMBRO.

FALTAM _____ MESES PARA O ANIVERSÁRIO DE ANA.

130

Imagem: Ícone: Grupo.   Fim da imagem.

  1. ESCOLHA 4 COLEGAS E, COM A AJUDA DO PROFESSOR, DESCUBRA A DATA DE NASCIMENTO DE CADA UM DELES. DEPOIS, PREENCHA A TABELA COM AS INFORMAÇÕES.

DATA DE NASCIMENTO DE ALGUNS COLEGAS

Tabela: equivalente textual a seguir.

NOME DO COLEGA

DATA DE NASCIMENTO

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

FONTE: INFORMAÇÕES COLETADAS PELOS ESTUDANTES DO ANO, EM _____

AGORA, RESPONDA ÀS QUESTÕES.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura.  Fim da imagem.

  1. PINTE DE:

    Ilustração. Lápis verde. OS DIAS DA SEMANA EM QUE NÃO HÁ AULA.

    Ilustração. Lápis azul.O DIA DA SEMANA QUE CORRESPONDE AO DIA DE HOJE.

DOMINGO

SÁBADO

TERÇA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEGUNDA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

131

  1. CLÁUDIA TOMAVA UM LITRO DE ÁGUA POR DIA. O MÉDICO ORIENTOU CLÁUDIA A TOMAR O DOBRO DE ÁGUA POR DIA DURANTE UMA SEMANA.
    • QUANTOS LITROS DE ÁGUA ELA TOMARÁ POR DIA? E EM UMA SEMANA?
    • COMPLETE COM “O DOBRO” OU COM “A METADE”:
    • 14 LITROS É _____ DE 7 LITROS.
    • 7 LITROS É _____ DE 14 LITROS.

Boxe complementar:

DESAFIO

OBSERVE A CENA A SEGUIR. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.

Imagem: Ilustração. Um homem ruivo com chapéu, camiseta branca, calça azul e botas está ajoelhado, segurando uma caneta e um bloco de notas. Ele pensa: O MANJERICÃO GERMINOU 6 DIAS. Na frente dele há uma horta e duas placas com as informações:  SALSINHA:  - PLANTADA EM 3 DE MARÇO.  - GERMINOU EM 15 DE MARÇO.  MAJERICÃO:  - PLANTADO EM 5 DE MARÇO.  - GEMINOU EM espaço para resposta.   Fim da imagem.

CRÉDITO: JOSÉ LUÍS JUHAS

QUANTOS DIAS A SALSINHA DEMOROU PARA GERMINAR? _____

Resposta: 12

O MANJERICÃO GERMINOU NO DIA _____

Resposta: 11 de março

Fim do complemento.

132

CÉDULAS E MOEDAS DO BRASIL

  1. ESTAS SÃO AS CÉDULAS E MOEDAS DE NOSSO DINHEIRO: O REAL.
Imagem: Fotografia. Cédulas de real: 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 200. E moedas: 1 centavo, 5 centavos, 10 centavos, 25 centavos, 50 centavos e 1 real.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. LIGUE OS QUADROS QUE CONTÊM A MESMA QUANTIA.

COLUNA 1

Imagem: Fotografia 1. Três cédulas de dois reais.     Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 2. Dez moedas de um real.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 3. Duas cédulas de dez reais.   Fim da imagem.

COLUNA 2

Imagem: Fotografia 4. Uma cédula de dez reais.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 5. Uma cédula de vinte reais.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 6. Uma cédula de cinco reais e uma moeda de um real. Fim da imagem.

133

Imagem: Ícone: Material Complementar.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura.  Fim da imagem.

  1. USE AS CÉDULAS E MOEDAS DAS PÁGINAS 189 E 191 DO MATERIAL COMPLEMENTAR PARA REPRESENTAR CADA QUANTIA ABAIXO.
    • 10 REAIS

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. VEJA ABAIXO O PREÇO DA GARRAFA DE SUCO DE FRUTAS AMARELAS.
Imagem: Ilustração. Uma garrafa de suco de laranja. Ao lado, uma placa com a informação: 7 reais. Fim da imagem.

134

COMPREENDER INFORMAÇÕES

COLETAR E ORGANIZAR INFORMAÇÕES EM GRÁFICOS

  1. EM ABRIL DE 2023, A PROFESSORA SÔNIA E SEUS ESTUDANTES FIZERAM UMA PESQUISA SOBRE OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA TURMA. OBSERVE, ABAIXO, OS DADOS OBTIDOS.

CACHORRO: 6 ESTUDANTES

AVE: 3 ESTUDANTES

GATO: 4 ESTUDANTES

PEIXE: 4 ESTUDANTES

OUTROS: 5 ESTUDANTES

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Tabela: equivalente textual a seguir.

ANIMAL

CACHORRO

_____

_____

_____

_____

QUANTIDADE

6

_____

_____

_____

_____

FONTE: ANOTAÇÃO DOS ESTUDANTES DE SÔNIA (ABR. 2023).

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

Imagem: Gráfico de colunas. ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. No eixo vertical, a quantidade e no eixo horizontal o animal.  
CACHORRO: 6.  
 Fim da imagem.

FONTE: ANOTAÇÃO DOS ESTUDANTES DE SÔNIA (ABR. 2023).

135

  1. CAROLINA, KÁTIA E ZULEIDE SÃO AMIGAS E FIZERAM UMA VIAGEM DE FÉRIAS JUNTAS. A VIAGEM DAS TRÊS COMEÇOU NO DIA 3 DE DEZEMBRO, PORÉM CADA UMA TEVE UM DIA DE RETORNO DIFERENTE, CONFORME A PASSAGEM DE ÔNIBUS COMPRADA POR ELAS. O CALENDÁRIO ABAIXO MOSTRA A DATA DE RETORNO DE CADA UMA DELAS.
Imagem: Ilustração. Calendário com as informações: DEZEMBRO 2022.  RETORNO:  ZULEIDE: 17 de dezembro (sábado);  CAROLINA: 24 de dezembro (sábado);  KÁTIA: 31 de dezembro (sábado).   Fim da imagem.

LEGENDA

CADA quadradoREPRESENTA 1 SEMANA DE VIAGEM.

FONTE: AGÊNCIA DE VIAGENS (DEZ. 2022).

136

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. CERQUE COM UMA LINHA O DESENHO DA CORDA MAIS CURTA E MARQUE COM UM X A CORDA MAIS COMPRIDA.
Imagem: Ilustração. Na parte superior, uma corda longa. Abaixo, corda curta. Em seguida, corda mais curta e abaixo, corda muito comprida. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Material Complementar. Fim da imagem.

  1. RECORTE DA PÁGINA 187 OS DESENHOS DE DINOSSAUROS. DEPOIS, COLE-OS ORDENANDO DO MAIS ALTO PARA O MAIS BAIXO.

    _____

  1. LIGUE AS PISTAS AOS DIAS DA SEMANA CORRESPONDENTES.

COLUNA 1

1° DIA DA SEMANA

UM DIA ANTES DE TERÇA-FEIRA

TRÊS DIAS DEPOIS DE QUARTA-FEIRA

UM DIA DEPOIS DE QUINTA-FEIRA

COLUNA 2

SÁBADO

DOMINGO

SEXTA-FEIRA

SEGUNDA-FEIRA

137

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. NO QUADRO 1, A JARRA DE SUCO ENCHE OS DOIS COPOS. DESENHE JARRAS DE SUCO QUE POSSAM ENCHER A QUANTIDADE DE COPOS DO QUADRO 2.
Imagem: Ilustração. Quadro com dois copos e uma jarra.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quatro copos. Ao lado, espaço para resposta. Fim da imagem.
  1. KARINA FAZ ANIVERSÁRIO NO DIA 15 DE JUNHO. ROGÉRIO FAZ ANIVERSÁRIO 7 DIAS DEPOIS DO DIA QUE KARINA FAZ. QUAL É A DATA DO ANIVERSÁRIO DE ROGÉRIO?

O ANIVERSÁRIO DE ROGÉRIO É DIA _____ DO MÊS DE _____.

  1. MARQUE COM UM X O QUADRO QUE CONTÉM A MENOR QUANTIA.

( )

Imagem: Fotografia. Duas cédulas de cinco reais e duas moedas de um real.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Uma cédula de dez reais e uma moeda de um real.  Fim da imagem.

AUTOAVALIAÇÃO

Imagem: Ícone: Oral.  Fim da imagem.