138

UNIDADE 7. MAIS ADIÇÃO E MAIS SUBTRAÇÃO

Imagem: Ilustração. Salão grande e coberto. Na parte superior há uma faixa com o texto: FEIRA DE GIBIS E LIVROS USADOS. TROQUE OU COMPRE LIVROS E GIBIS. No centro há mesas com cadeiras coloridas e crianças sentadas lendo livros . Atrás há estandes com livros expostos, crianças e adultos observando. E as informações: 1 LIVRO POR 4 GIBIS; 4 GIBIS POR 1 LIVRO.  Fim da imagem.

139

Página sem conteúdo.

140

ADIÇÃO

  1. NA ESCOLA DE CARLOS, ACONTECERÁ UMA GINCANA. CONTE QUANTOS ESTUDANTES ESTÃO SE INSCREVENDO EM CADA PERÍODO, DE MANHÃ E À TARDE, PARA A GINCANA.

MANHÃ

Imagem: Ilustração. Um pátio com vinte e três crianças. No centro há uma faixa com a informação: GINCANA INSCRIÇÕES. Ao lado, um prédio alto com paredes amarelas e ao fundo, morros e o céu claro.  Fim da imagem.

TARDE

Imagem: Ilustração. Um pátio com quinze crianças. No centro há uma faixa com a informação: GINCANA INSCRIÇÕES. Ao lado, um prédio alto com paredes amarelas e ao fundo, morros e o céu escuro.  Fim da imagem.
  1. RESPONDA ÀS QUESTÕES.
    • QUANTOS ESTUDANTES HÁ EM SUA CLASSE? _____
    • TRANSFERINDO 10 ESTUDANTES DE OUTRA ESCOLA PARA A SUA CLASSE, COM QUANTOS ESTUDANTES ELA FICARÁ? _____
    • QUANTAS PÁGINAS HÁ NA UNIDADE 4 DESTE LIVRO DE MATEMÁTICA? _____
    • NO TOTAL, HÁ QUANTAS PÁGINAS NAS UNIDADES 4 E 5 DESTE LIVRO DE MATEMÁTICA? _____

141

  1. VEJA QUANTOS REAIS CAROLINA E OS PAIS DELA GASTARAM NA BARRACA DE SALGADOS E NA DE BRINCADEIRAS NA FESTA JUNINA DA ESCOLA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

BARRACA DE SALGADOS

BARRACA DE BRINCADEIRAS

Fotografia. Uma cédula de vinte reais e uma cédula de dez reais.

Fotografia. Uma cédula de vinte reais e duas cédulas de dez reais.

( ) MENOS DE 50 REAIS

( ) MAIS DE 60 REAIS

  1. GERALDO ESTÁ ORGANIZANDO O ESTOQUE DA PADARIA ONDE TRABALHA. VEJA O QUADRO QUE MOSTRA A QUANTIDADE DE SACOS DE FARINHA COLOCADOS NO ESTOQUE ONTEM E HOJE.

Quadro: equivalente textual a seguir.

COLOCADOS

QUANTIDADE DE SACOS

ONTEM

31

HOJE

21

Imagem: Ilustração. Geraldo, homem loiro com chapéu, avental e luvas está carregando uma saca grande em direção a uma porta com uma placa e a informação: ESTOQUE. Atrás dele há várias bandejas com pães em um carrinho. Fim da imagem.

142

  1. RAFAEL E DÉBORA ALMOÇARAM EM UM RESTAURANTE. OBSERVE O CARDÁPIO.
Imagem: Ilustração. Um cardápio com textos e imagens.  FILÉ SUCULENTO.  (FILÉ-MIGNON GRELHADO, ARROZ E LEGUMES) - 20 REAIS.  Ilustração de um prato com arroz, bife e legumes.  FRANGO REAL.  (FILÉ DE FRANGO GRELHADO, ARROZ E LEGUMES) - 19 REAIS.  Ilustração de um prato com arroz, frango e legumes.  SALADA.  (ALFACE, RÚCULA, AGRIÃO, TOMATE, CENOURA E BETERRABA RALADAS) - 18 REAIS.  Ilustração de um prato com salada.  SUCO DE LARANJA (JARRA) - 12 REAIS.  Ilustração de uma jarra com suco de laranja.  SUCO DE MELANCIA (JARRA) - 14 REAIS.  Ilustração de uma jarra com suco de melancia.  SALADA DE FRUTAS - 7 REAIS.   Ilustração de uma taça com frutas.  SORVETE (1 BOLA) - 6 REAIS.  Ilustração de uma taça com sorvete.   Fim da imagem.

AGORA, RESPONDA ÀS QUESTÕES.

Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

143

  1. JÚLIA ADORA LER E PEGOU UM LIVRO NA BIBLIOTECA. LEIA AS DICAS E FAÇA UMA ESTIMATIVA DA QUANTIDADE DE PÁGINAS DESSE LIVRO.
Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo comprido e regata azul está sentada em uma carteira escolar e lendo um livro.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

DICAS

  • JÚLIA JÁ LEU 37 PÁGINAS.
  • AINDA FALTAM 51 PÁGINAS PARA JÚLIA LER.

Fim do complemento.

O LIVRO TEM APROXIMADAMENTE _____ PÁGINAS.

Imagem: Ícone Cálculo Mental. Fim da imagem.

  1. NA LOJA DE FERRAGENS, HÁ VÁRIOS GRUPOS DE OBJETOS. OBSERVE A SEGUIR A QUANTIDADE DE ELEMENTOS QUE HÁ DE CADA OBJETO. DEPOIS, FAÇA ESTIMATIVAS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.

Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO APRESENTADAS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Um parafuso curto. Ao lado, número 17.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um parafuso comprido. Ao lado, número 29.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um parafuso fino. Ao lado, número 21.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um parafuso muito comprido. Ao lado, número 22.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um alicate laranja. Ao lado, número 43.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um alicate azul. Ao lado, número 12. Fim da imagem.

144

  1. OBSERVE A PLACA QUE INDICA A CAPACIDADE DE PASSAGEIROS DE UM ÔNIBUS.
Imagem: Ilustração. Um homem com terno está em pé dentro de um ônibus. Na frente dele há duas pessoas sentadas e ao fundo, uma placa com a informação: PASSAGEIROS – SENTADOS: 41; EM PÉ: 36 com a iconografia de uma pessoa sentada e uma pessoa em pé. Fim da imagem.
  1. NA ESCOLA DE LETÍCIA, FOI INICIADA UMA CAMPANHA DE COLETA DE EMBALAGENS PARA RECICLAGEM, COMO FORMA DE CONSCIENTIZAR OS ESTUDANTES SOBRE OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE. A TABELA MOSTRA A QUANTIDADE ARRECADADA DE CADA MATERIAL EM DOIS DIAS.

EMBALAGENS ARRECADADAS

Tabela: equivalente textual a seguir.

MATERIAL

QUANTIDADE ARRECADADA NO PRIMEIRO DIA

QUANTIDADE ARRECADADA NO SEGUNDO DIA

PLÁSTICO

47

52

METAL

62

35

FONTE: CAMPANHA DA ESCOLA DE LETÍCIA (ABR. 2023).

145

SUBTRAÇÃO

  1. NA LOJINHA DE JOANA HÁ 25 LÁPIS: 14 DELES SÃO AZUIS, E OS LÁPIS RESTANTES SÃO VERMELHOS.

    Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

    • PINTE OS LÁPIS DESENHADOS ABAIXO E DESCUBRA QUANTOS SÃO OS LÁPIS VERMELHOS DA LOJINHA.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Vinte e cinco lápis espalhados. Fim da imagem.
  1. FLÁVIA TINHA 29 MAÇÃS. ELA USOU 13 PARA FAZER UMA TORTA. FAÇA UM RISCO PARA INDICAR AS MAÇÃS QUE FORAM USADAS.
Imagem: Ilustração. Vinte e nove maçãs vermelhas. Fim da imagem.

146

  1. VEJA COMO ARTUR CALCULOU O RESULTADO DE 68 MENOS 25.

    Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

    • AGORA, CALCULE O RESULTADO DAS SUBTRAÇÕES ABAIXO.
Imagem: Ilustração. Artur, menino ruivo com sardas e camiseta listrada. Ele está com a mão esquerda atrás das costas e a direita virada para cima. Ele sorri e fala: CALCULEI 68 MENOS 20 E OBTIVE 48. DEPOIS, TIREI 5 DE 48, E O RESULTADO FOI 43. Fim da imagem.

86 − 25 = _____

79 − 34 = _____

98 − 54 = _____

63 − 12 = _____

  1. VEJA O QUE DIZEM AS CRIANÇAS E DEPOIS RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Pedro, menino com cabelo castanho está sentado e abrindo uma caixa verde com chaveiros. Ele fala: TENHO 87 CHAVEIROS. Na frente dele, Camila, menina com cabelo preto e azul e está sentada e abrindo uma caixa com chaveiros. Ela diz: TENHO 15 CHAVEIROS A MENOS QUE VOCÊ. Entre eles há chaveiros coloridos sobre a mesa. Fim da imagem.

147

Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

  1. OBSERVE A QUANTIA EM REAIS QUE JORGE TINHA E A QUANTIA EM REAIS QUE ELE GASTOU. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.

Tabela: equivalente textual a seguir.

JORGE TINHA

JORGE GASTOU

Fotografia. Uma cédula de vinte reais, uma cédula de cinco reais, uma cédula de dez reais e uma cédula de dois reais.

Fotografia. Uma cédula de dez reais, uma cédula de cinco reais e uma moeda de um real.

  1. MARTA QUER SABER QUANTOS ANOS TINHA O SEU AVÔ QUANDO ELE SE CASOU. HOJE, ELE TEM 72 ANOS E CONTOU A ELA QUE FAZ 45 ANOS QUE SE CASOU.
    • QUANTOS ANOS TEM O AVÔ DE MARTA? _____
    • HÁ QUANTOS ANOS O AVÔ DE MARTA SE CASOU? _____
    • QUAL DAS SEGUINTES SUBTRAÇÕES PODE RESOLVER ESSE PROBLEMA? MARQUE COM UM X.

      ( ) 72 ─ 45

      ( ) 45 ─ 72

    • QUANTOS ANOS TINHA O AVÔ DE MARTA QUANDO ELE SE CASOU? _____

148

  1. A PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁ FAZENDO UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE PACOTES DE ALIMENTOS PARA DISTRIBUIR NA COMUNIDADE ONDE FICA A ESCOLA.

    VEJA O QUADRO COM A QUANTIDADE DE PACOTES QUE CADA TURMA DO ANO JÁ CONSEGUIU ARRECADAR.

Tabela: equivalente textual a seguir.

TURMA

QUANTIDADE DE PACOTES

1 º A

40

1 º B

10

1 º C

20

1 º D

60

Imagem: Ilustração. Uma menina está sorrindo e entregando um pacote azul para uma mulher, que está atrás de uma mesa. Entre elas há uma prancheta e um lápis sobre a mesa. Atrás da menina, um menino está sorrindo e segurando um pacote. Ao fundo, vários pacotes empilhados. Fim da imagem.
  1. DANIELA, PEDRO E MARCOS FORAM AO PARQUE DE DIVERSÕES. ELES TÊM 87 FICHAS PARA USAR NOS VÁRIOS BRINQUEDOS E JÁ GASTARAM 39 DELAS. QUANTAS FICHAS AINDA PODEM GASTAR?

    _____

AINDA PODEM GASTAR _____ FICHAS.

149

  1. OS ESTUDANTES DO A ENTREVISTARAM TODOS OS ESTUDANTES DA ESCOLA PARA FAZER UMA PESQUISA SOBRE O ANIMAL FAVORITO ENTRE: TARTARUGA, GATO, PEIXE, CACHORRO E COELHO. CADA ESTUDANTE SÓ PODERIA VOTAR EM UM ANIMAL. PARA APRESENTAR O RESULTADO DESSA PESQUISA, ELES CONSTRUÍRAM O GRÁFICO ABAIXO.
Imagem: Gráfico de colunas. ANIMAL FAVORITO. No eixo vertical, a quantidade de votos e no eixo horizontal, o animal. O gráfico é composto por quadrados e cada um vale 10 votos.  TARTARUGA: 30;  GATO: 50;  PEIXE: 40;  CACHORRO: 60;  COELHO: 20.  Fim da imagem.

FONTE: PESQUISA DOS ESTUDANTES DO A (JUL. 2023).

  1. EM UMA COMPETIÇÃO DE CICLISMO, PARTICIPAVAM 72 CICLISTAS, PORÉM 14 DELES SE RETIRARAM POR FALHAS NAS BICICLETAS. QUANTOS CICLISTAS PERMANECERAM NA COMPETIÇÃO?

    _____

PERMANECERAM NA COMPETIÇÃO _____ CICLISTAS.

150

PROBLEMAS COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

  1. TERESA FOI AO MERCADO COMPRAR ALGUNS INGREDIENTES PARA FAZER UM BOLO. VEJA QUANTOS REAIS ELA LEVOU.
Imagem: Fotografia. Uma cédula de cinquenta reais, uma cédula de dez reais, duas cédulas de cinco reais e quatro moedas de um real. Fim da imagem.

ELA GASTOU 41 REAIS COM COCO RALADO E 18 REAIS COM AÇÚCAR. QUANTOS REAIS RESTARAM?

RESTARAM _____ REAIS.

  1. OBSERVE NO QUADRO A QUANTIA ARRECADADA COM A VENDA DE GIBIS E LIVROS EM UMA FEIRA DE USADOS.

Tabela: equivalente textual a seguir.

PRODUTOS

QUANTIA ARRECADADA

GIBIS

Fotografia. Duas cédulas de vinte reais e uma moeda de um real.

LIVROS

Fotografia. Duas cédulas de vinte reais e uma cédula de dez reais.

Imagem: Ícone: Oral.  Fim da imagem.

151

  1. ROBERTO E ALINE VENDERAM INGRESSOS PARA O TEATRO DE FANTOCHES. ROBERTO VENDEU 10 INGRESSOS NA SEGUNDA-FEIRA. ALINE VENDEU 18 INGRESSOS NA TERÇA-FEIRA E 32 NA QUARTA-FEIRA.

    Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

    • QUANTOS INGRESSOS ALINE VENDEU NO TOTAL? _____
    • QUANTOS INGRESSOS ROBERTO VENDEU A MENOS QUE ALINE? _____

Boxe complementar:

DESAFIO

UMA PARTIDA DE BASQUETE É ORGANIZADA EM 4 PERÍODOS. VEJA, NA TABELA, A PONTUAÇÃO DE DUAS EQUIPES EM CADA PERÍODO. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.

PONTUAÇÃO DAS EQUIPES POR PERÍODO

Tabela: equivalente textual a seguir.

EQUIPE

PERÍODO

2º PERÍODO

3º PERÍODO

4º PERÍODO

AZUL

10

20

11

10

VERDE

6

20

10

12

FONTE: PARTIDA DE BASQUETE (SET. 2023).

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: dupla. Fim da imagem.

É POSSÍVEL SABER QUEM GANHOU A PARTIDA SEM CALCULAR O TOTAL DE PONTOS? CONVERSE COM UM COLEGA.

Resposta esperada: Sim.

COMPLETE O PLACAR ABAIXO COM O TOTAL DE PONTOS DE CADA EQUIPE.

Imagem: Ilustração. Placar com as informações:  00:00. Período: 4. AZUL: espaço para resposta.  VERDE: espaço para resposta.   Fim da imagem.

CRÉDITO: CLAUDIO CHIYO

Resposta: 54, 48

QUAL EQUIPE GANHOU A PARTIDA? _____

Resposta: A equipe azul.

Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

QUANTOS PONTOS A MAIS A EQUIPE VENCEDORA FEZ? _____

Resposta: 3

Fim do complemento.

152

JOGO: ADICIONANDO E SUBTRAINDO

Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER Fim da observação..

MATERIAL: 1 TABULEIRO, COMO ESTE; CARTAS COM OS NÚMEROS 0, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 E 90 (2 CARTAS COM CADA NÚMERO, 20 CARTAS NO TOTAL; O PROFESSOR VAI ORIENTAR COMO FAZER AS CARTAS) E 6 MARCADORES PARA CADA JOGADOR (PODEM SER PAPÉIS AMASSADOS, TAMPINHAS ETC.)

Imagem: Ilustração. Tabuleiro com seis colunas e seis linhas. Em cada quadro há um número.  Linha 1: 0, 10, 20, 30, 40, 50.  Linha 2: 20, 30, 40, 50, 60, 70.  Linha 3: 30, 40, 50, 60, 80, 20.  Linha 4: 40, 50, 60, 70, 20, 10.  Linha 5: 50, 60, 70, 80, 30, 90.  Linha 6: 60, 70, 80, 90, 10, 0.  Fim da imagem.

JOGADORES: 2

Imagem: Ícone: dupla. Fim da imagem.

REGRAS:

153

  1. OBSERVE A COLUNA QUE MARTA ESCOLHEU E AS CARTAS QUE ELA POSSUI.
Imagem: Ilustração. Tabuleiro com seis colunas e seis linhas. Em cada quadro há um número. Destaque para a segunda coluna com os números: 10, 30, 40, 50, 60, 70. Ao lado há cartas com os números: 0, 10, 10, 0, 30. Fim da imagem.
  1. OBSERVE O TABULEIRO EM QUE CARLOS E MARIANA ESTÃO JOGANDO. CARLOS ESTÁ COM OS MARCADORES AZUIS E MARIANA, COM OS MARCADORES VERDES.
Imagem: Ilustração. Tabuleiro com seis colunas e seis linhas. Em cada quadro há um número.  Linha 1: 0, 10, 20, 30, 40, 50.  Linha 2: 20, 30, 40, 50, 60, 70.  Tampinhas verdes sobre os números: 20, 50, 60, 70.  Linha 3: 30, 40, 50, 60, 80, 20.  Linha 4: 40, 50, 60, 70, 20, 10.  Linha 5: 50, 60, 70, 80, 30, 90.  Tampinhas azuis sobre os números: 50, 60, 80, 30, 90. Linha 6: 60, 70, 80, 90, 10, 0.  Fim da imagem.

154

MAIS PROBLEMAS

  1. ESCREVA A QUANTIDADE DE BEXIGAS QUE HÁ EM CADA GRUPO. DEPOIS, DESCUBRA QUANTAS BEXIGAS HÁ NO TOTAL.
Imagem: Ilustração. À esquerda, quinze bexigas azuis.  Fim da imagem.
Imagem:  e à direita, quinze bexigas vermelhas. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quinze bexigas verdes. Fim da imagem.

_____ + _____ + _____ = _____

NO TOTAL, HÁ _____ BEXIGAS.

  1. DISTRIBUA AS 12 CENOURAS ENTRE OS 3 COELHOS. PARA ISSO, LIGUE AS CENOURAS AOS COELHOS. ELES DEVEM FICAR COM A MESMA QUANTIDADE DE CENOURAS.
Imagem: Ilustração. À esquerda, doze cenouras. À direita, um coelho branco, um coelho preto e um coelho cinza. Fim da imagem.

155

A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER

Observação ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER. Fim da observação.

NAS FEIRAS DE TROCAS, PODEMOS ENCONTRAR MUITAS NOVIDADES. TROCAMOS PRODUTOS QUE NÃO USAMOS MAIS, E QUE PODEM SER ÚTEIS A OUTRAS PESSOAS, POR OUTROS QUE NOS SERÃO ÚTEIS.

Imagem: Ilustração. Um cartaz pendurado em um quadro com as informações: FEIRA DO ESCAMBINHO NA ESCOLA. DIA 21 DE SETEMBRO. DAS 9 ÀS 12 HORAS. TROQUE LIVROS E BRINQUEDOS! CONVIDE SEUS AMIGOS E SUAS AMIGAS! INGRESSO INDIVIDUAL: 2 PACOTES DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL. Na parte inferior, ilustração de brinquedos e livros. Fim da imagem.

TOME NOTA

Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.
  1. QUANTAS HORAS DUROU ESSA FEIRA DO ESCAMBINHO? _____

    Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. FORAM 50 PESSOAS À FEIRA DO ESCAMBINHO. QUANTOS PACOTES FORAM ARRECADADOS? _____
  1. O NÚMERO DE PACOTES ARRECADADOS É A METADE OU É O DOBRO DO NÚMERO DE PESSOAS QUE FORAM A ESSA FEIRA?

    _____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

REFLITA

  1. VOCÊ JÁ TROCOU ALGUM PRODUTO QUE NÃO USAVA MAIS POR OUTRO? COMO FOI ESSA TROCA?
  1. QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE FAZER TROCAS COMO ESSAS?

156

COMPREENDER INFORMAÇÕES

LER E INTERPRETAR INFORMAÇÕES EM TABELAS E EM GRÁFICOS

  1. ENILDE ORGANIZOU SEU PEDIDO COM A QUANTIDADE DE CADA SALGADINHO NA TABELA A SEGUIR.

PEDIDO DE SALGADINHOS

Tabela: equivalente textual a seguir.

TIPO

COXINHA

ESFIRRA

RISSOLE

BOLINHA DE QUEIJO

QUANTIDADE

70

40

50

60

FONTE: PEDIDO DE SALGADINHOS DE ENILDE (JAN. 2022).

  1. EM UM POSTO DE SAÚDE, FOI APLICADA A DOSE DE REFORÇO DA VACINA CONTRA MENINGITE EM CRIANÇAS DE 1 ANO.

REFORÇO DA VACINA CONTRA MENINGITE

Tabela: equivalente textual a seguir.

DIA DA SEMANA

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

QUANTIDADE DE CRIANÇAS

22

10

23

10

5

FONTE: POSTO DE SAÚDE PESQUISADO (ABR. 2023).

157

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. ANA FOI À FEIRA E COMPROU ALGUMAS FRUTAS. OBSERVE O GRÁFICO DE COLUNAS, QUE MOSTRA A QUANTIDADE DE CADA FRUTA COMPRADA.
Imagem: Gráfico de colunas. FRUTAS COMPRADAS NA FEIRA. No eixo vertical, a quantidade e no eixo horizontal, a fruta.  Laranja: 6;  Maçã: 5;  Pera: 3;  Abacaxi: 1.   Fim da imagem.

FONTE: COMPRAS DE ANA (JAN. 2023).

  1. OBSERVE O GRÁFICO QUE O PROFESSOR BETO FEZ SOBRE O ESPORTE PREFERIDO DE SEUS ESTUDANTES.
Imagem: Gráfico de colunas. ESPORTE PREFERIDO DOS ESTUDANTES. No eixo vertical, a quantidade de votos e no eixo horizontal, o esporte.  NATAÇÃO: 35;  JUDÔ: 20;  FUTEBOL: 25;  VOLEIBOL: 15.  Fim da imagem.

FONTE: PESQUISA DO PROFESSOR BETO (MAR. 2023).

158

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. SANDRA E CLÁUDIA ESTÃO LENDO UM LIVRO PARA UM TRABALHO DA ESCOLA. SANDRA JÁ LEU 73 PÁGINAS, E CLÁUDIA, 98. QUANTAS PÁGINAS CLÁUDIA LEU A MAIS QUE SANDRA?

CLÁUDIA LEU _____ PÁGINAS A MAIS QUE SANDRA.

  1. FOI FEITA UMA PESQUISA SOBRE O ESTILO MUSICAL PREFERIDO DOS ESTUDANTES DO ANO. CADA ESTUDANTE ESCOLHEU UM ÚNICO ESTILO MUSICAL. VEJA NA TABELA.

ESTILO MUSICAL PREFERIDO DOS ESTUDANTES DO ANO

Tabela: equivalente textual a seguir.

ESTILO MUSICAL

QUANTIDADE DE ESTUDANTES

INFANTIL

43

POP

23

ROCK

21

AXÉ

10

FONTE: PESQUISA DOS ESTILOS MUSICAIS DOS ESTUDANTES DO ANO (AGO. 2023).

159

Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

  1. DESCUBRA E COMPLETE O QUADRO COM O NÚMERO QUE FALTA.

Quadro: equivalente textual a seguir.

NÚMERO

NÚMERO ADICIONADO

RESULTADO

56

12

_____

_____

24

88

49

_____

69

83

15

_____

_____

12

_____


  1. ROSA PRECISA TROCAR UMA CÉDULA DE 100 REAIS POR CÉDULAS DE MENOR VALOR. ESCREVA QUANTAS CÉDULAS ELA TERÁ AO FAZER ESSA TROCA, EM CADA CASO.

    Imagem: Fotografia. Cédula de cinquenta reais.  Fim da imagem.

    ( ) CÉDULAS.

    Imagem: Fotografia. Cédula de vinte reais.   Fim da imagem.

    ( ) CÉDULAS.

Imagem: Fotografia. Cédula de dez reais.  Fim da imagem.

( ) CÉDULAS.

Imagem: Fotografia. Cédula de cinco reais.  Fim da imagem.

( ) CÉDULAS.

AUTOAVALIAÇÃO

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.