138
UNIDADE 7. MAIS ADIÇÃO E MAIS SUBTRAÇÃO
![Imagem: Ilustração. Salão grande e coberto. Na parte superior há uma faixa com o texto: FEIRA DE GIBIS E LIVROS USADOS. TROQUE OU COMPRE LIVROS E GIBIS. No centro há mesas com cadeiras coloridas e crianças sentadas lendo livros . Atrás há estandes com livros expostos, crianças e adultos observando. E as informações: 1 LIVRO POR 4 GIBIS; 4 GIBIS POR 1 LIVRO. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.18.17.png)
139
Página sem conteúdo.
140
ADIÇÃO
- NA ESCOLA DE CARLOS, ACONTECERÁ UMA GINCANA. CONTE QUANTOS ESTUDANTES ESTÃO SE INSCREVENDO EM CADA PERÍODO, DE MANHÃ E À TARDE, PARA A GINCANA.
MANHÃ
![Imagem: Ilustração. Um pátio com vinte e três crianças. No centro há uma faixa com a informação: GINCANA INSCRIÇÕES. Ao lado, um prédio alto com paredes amarelas e ao fundo, morros e o céu claro. Fim da imagem.](../resources/images/image_18678.png)
TARDE
![Imagem: Ilustração. Um pátio com quinze crianças. No centro há uma faixa com a informação: GINCANA INSCRIÇÕES. Ao lado, um prédio alto com paredes amarelas e ao fundo, morros e o céu escuro. Fim da imagem.](../resources/images/image_18670.png)
- QUANTOS ESTUDANTES SE INSCREVERAM NO TOTAL?
COMPLETE O CÁLCULO.
_____ + _____ = _____
NO TOTAL, _____ ESTUDANTES SE INSCREVERAM.
- RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- QUANTOS ESTUDANTES HÁ EM SUA CLASSE? _____
- TRANSFERINDO 10 ESTUDANTES DE OUTRA ESCOLA PARA A SUA CLASSE, COM QUANTOS ESTUDANTES ELA FICARÁ? _____
- QUANTAS PÁGINAS HÁ NA UNIDADE 4 DESTE LIVRO DE MATEMÁTICA? _____
- NO TOTAL, HÁ QUANTAS PÁGINAS NAS UNIDADES 4 E 5 DESTE LIVRO DE MATEMÁTICA? _____
141
- VEJA QUANTOS REAIS CAROLINA E OS PAIS DELA GASTARAM NA BARRACA DE SALGADOS E NA DE BRINCADEIRAS NA FESTA JUNINA DA ESCOLA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
BARRACA DE SALGADOS |
BARRACA DE BRINCADEIRAS |
---|---|
|
|
- QUANTOS REAIS FORAM GASTOS EM CADA BARRACA?
BARRACA DE SALGADOS: _____
BARRACA DE BRINCADEIRAS: _____
- QUAL FOI O TOTAL GASTO PELA FAMÍLIA DE CAROLINA NAS DUAS BARRACAS? FAÇA UMA ESTIMATIVA E MARQUE COM UM X. DEPOIS, CALCULE PARA VERIFICAR SE SUA ESTIMATIVA FOI BOA.
( ) MENOS DE 50 REAIS
( ) MAIS DE 60 REAIS
- GERALDO ESTÁ ORGANIZANDO O ESTOQUE DA PADARIA ONDE TRABALHA. VEJA O QUADRO QUE MOSTRA A QUANTIDADE DE SACOS DE FARINHA COLOCADOS NO ESTOQUE ONTEM E HOJE.
Quadro: equivalente textual a seguir.
COLOCADOS |
QUANTIDADE DE SACOS |
---|---|
ONTEM |
31 |
HOJE |
21 |
![Imagem: Ilustração. Geraldo, homem loiro com chapéu, avental e luvas está carregando uma saca grande em direção a uma porta com uma placa e a informação: ESTOQUE. Atrás dele há várias bandejas com pães em um carrinho. Fim da imagem.](../resources/images/image_18663.png)
- JUNTANDO A QUANTIDADE DE SACOS DE FARINHA COLOCADOS ONTEM E HOJE NO ESTOQUE, QUANTOS SACOS FORAM COLOCADOS NO TOTAL? REGISTRE SEU CÁLCULO.
_____
142
- RAFAEL E DÉBORA ALMOÇARAM EM UM RESTAURANTE. OBSERVE O CARDÁPIO.
![Imagem: Ilustração. Um cardápio com textos e imagens. FILÉ SUCULENTO. (FILÉ-MIGNON GRELHADO, ARROZ E LEGUMES) - 20 REAIS. Ilustração de um prato com arroz, bife e legumes. FRANGO REAL. (FILÉ DE FRANGO GRELHADO, ARROZ E LEGUMES) - 19 REAIS. Ilustração de um prato com arroz, frango e legumes. SALADA. (ALFACE, RÚCULA, AGRIÃO, TOMATE, CENOURA E BETERRABA RALADAS) - 18 REAIS. Ilustração de um prato com salada. SUCO DE LARANJA (JARRA) - 12 REAIS. Ilustração de uma jarra com suco de laranja. SUCO DE MELANCIA (JARRA) - 14 REAIS. Ilustração de uma jarra com suco de melancia. SALADA DE FRUTAS - 7 REAIS. Ilustração de uma taça com frutas. SORVETE (1 BOLA) - 6 REAIS. Ilustração de uma taça com sorvete. Fim da imagem.](../resources/images/image_45756.png)
AGORA, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- DE QUANTOS REAIS RAFAEL PRECISA PARA COMPRAR O FRANGO REAL E A JARRA DE SUCO DE MELANCIA?
O FRANGO REAL CUSTA _____ REAIS.
A JARRA DE SUCO DE MELANCIA CUSTA _____ REAIS.
PARA COMPRAR O FRANGO REAL E A JARRA DE SUCO DE MELANCIA, RAFAEL PRECISA DE _____ REAIS.
- DE QUANTOS REAIS DÉBORA PRECISA PARA COMPRAR UMA SALADA E UMA JARRA DE SUCO DE LARANJA?
A SALADA CUSTA _____ REAIS.
A JARRA DE SUCO DE LARANJA CUSTA _____ REAIS.
PARA COMPRAR A SALADA E A JARRA DE SUCO DE LARANJA, DÉBORA PRECISA DE _____ REAIS.
- QUAL DELES PRECISA DE MAIS DINHEIRO? MARQUE COM UM X.
( ) DÉBORA
( ) RAFAEL
143
- JÚLIA ADORA LER E PEGOU UM LIVRO NA BIBLIOTECA. LEIA AS DICAS E FAÇA UMA ESTIMATIVA DA QUANTIDADE DE PÁGINAS DESSE LIVRO.
![Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo comprido e regata azul está sentada em uma carteira escolar e lendo um livro. Fim da imagem.](../resources/images/image_24238.png)
Boxe complementar:
DICAS
- JÚLIA JÁ LEU 37 PÁGINAS.
- AINDA FALTAM 51 PÁGINAS PARA JÚLIA LER.
Fim do complemento.
O LIVRO TEM APROXIMADAMENTE _____ PÁGINAS.
- NA LOJA DE FERRAGENS, HÁ VÁRIOS GRUPOS DE OBJETOS. OBSERVE A SEGUIR A QUANTIDADE DE ELEMENTOS QUE HÁ DE CADA OBJETO. DEPOIS, FAÇA ESTIMATIVAS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.
Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO APRESENTADAS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.
![Imagem: Ilustração. Um parafuso curto. Ao lado, número 17. Fim da imagem.](../resources/images/image_46028.png)
![Imagem: Ilustração. Um parafuso comprido. Ao lado, número 29. Fim da imagem.](../resources/images/image_46033.png)
![Imagem: Ilustração. Um parafuso fino. Ao lado, número 21. Fim da imagem.](../resources/images/image_46038.png)
![Imagem: Ilustração. Um parafuso muito comprido. Ao lado, número 22. Fim da imagem.](../resources/images/image_46045.png)
![Imagem: Ilustração. Um alicate laranja. Ao lado, número 43. Fim da imagem.](../resources/images/image_46050.png)
![Imagem: Ilustração. Um alicate azul. Ao lado, número 12. Fim da imagem.](../resources/images/image_46065.png)
- DANIELA COMPROU TODOS OS PARAFUSOS. APROXIMADAMENTE QUANTOS ELA COMPROU? _____
- TIAGO COMPROU TODOS OS ALICATES. APROXIMADAMENTE QUANTOS ELE COMPROU? _____
- IARA COMPROU TODOS OS PREGOS. APROXIMADAMENTE QUANTOS ELA COMPROU? _____
144
- OBSERVE A PLACA QUE INDICA A CAPACIDADE DE PASSAGEIROS DE UM ÔNIBUS.
![Imagem: Ilustração. Um homem com terno está em pé dentro de um ônibus. Na frente dele há duas pessoas sentadas e ao fundo, uma placa com a informação: PASSAGEIROS – SENTADOS: 41; EM PÉ: 36 com a iconografia de uma pessoa sentada e uma pessoa em pé. Fim da imagem.](../resources/images/image_25577.png)
- QUAL É A CAPACIDADE DE PASSAGEIROS DESSE ÔNIBUS?
_____
- NA ESCOLA DE LETÍCIA, FOI INICIADA UMA CAMPANHA DE COLETA DE EMBALAGENS PARA RECICLAGEM, COMO FORMA DE CONSCIENTIZAR OS ESTUDANTES SOBRE OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE. A TABELA MOSTRA A QUANTIDADE ARRECADADA DE CADA MATERIAL EM DOIS DIAS.
EMBALAGENS ARRECADADAS
Tabela: equivalente textual a seguir.
MATERIAL |
QUANTIDADE ARRECADADA NO PRIMEIRO DIA |
QUANTIDADE ARRECADADA NO SEGUNDO DIA |
---|---|---|
PLÁSTICO |
47 |
52 |
METAL |
62 |
35 |
FONTE: CAMPANHA DA ESCOLA DE LETÍCIA (ABR. 2023).
- QUANTAS EMBALAGENS DE CADA MATERIAL FORAM ARRECADADAS NESSES DOIS DIAS?
PLÁSTICO ( )
METAL ( )
- QUAL DOS MATERIAIS TEVE MAIOR QUANTIDADE DE EMBALAGENS ARRECADADAS?
_____
145
SUBTRAÇÃO
- NA LOJINHA DE JOANA HÁ 25 LÁPIS: 14 DELES SÃO AZUIS, E OS LÁPIS RESTANTES SÃO VERMELHOS.
- PINTE OS LÁPIS DESENHADOS ABAIXO E DESCUBRA QUANTOS SÃO OS LÁPIS VERMELHOS DA LOJINHA.
![Imagem: Ilustração em preto e branco. Vinte e cinco lápis espalhados. Fim da imagem.](../resources/images/image_25841.png)
- QUANTOS LÁPIS DE CADA COR HÁ NA LOJINHA?
_____
_____
- HÁ MAIS LÁPIS AZUIS OU VERMELHOS? _____
- PODEMOS REPRESENTAR A QUANTIDADE DE LÁPIS VERMELHOS COM UMA SUBTRAÇÃO. COMPLETE: 25 − 14 = _____
- FLÁVIA TINHA 29 MAÇÃS. ELA USOU 13 PARA FAZER UMA TORTA. FAÇA UM RISCO PARA INDICAR AS MAÇÃS QUE FORAM USADAS.
![Imagem: Ilustração. Vinte e nove maçãs vermelhas. Fim da imagem.](../resources/images/image_Acr35034320736019132410.jpg)
- QUANTAS MAÇÃS RESTARAM? _____
- COMPLETE A SUBTRAÇÃO QUE PODE REPRESENTAR A QUANTIDADE DE MAÇÃS QUE RESTARAM: 29 − 13 = _____
146
- VEJA COMO ARTUR CALCULOU O RESULTADO DE 68 MENOS 25.
- AGORA, CALCULE O RESULTADO DAS SUBTRAÇÕES ABAIXO.
![Imagem: Ilustração. Artur, menino ruivo com sardas e camiseta listrada. Ele está com a mão esquerda atrás das costas e a direita virada para cima. Ele sorri e fala: CALCULEI 68 MENOS 20 E OBTIVE 48. DEPOIS, TIREI 5 DE 48, E O RESULTADO FOI 43. Fim da imagem.](../resources/images/image_46750.png)
86 − 25 = _____
79 − 34 = _____
98 − 54 = _____
63 − 12 = _____
- VEJA O QUE DIZEM AS CRIANÇAS E DEPOIS RESPONDA ÀS QUESTÕES.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, Pedro, menino com cabelo castanho está sentado e abrindo uma caixa verde com chaveiros. Ele fala: TENHO 87 CHAVEIROS. Na frente dele, Camila, menina com cabelo preto e azul e está sentada e abrindo uma caixa com chaveiros. Ela diz: TENHO 15 CHAVEIROS A MENOS QUE VOCÊ. Entre eles há chaveiros coloridos sobre a mesa. Fim da imagem.](../resources/images/image_46807.png)
- QUANTOS CHAVEIROS PEDRO TEM? _____
- CAMILA TEM MAIS OU MENOS CHAVEIROS QUE PEDRO?
_____
- QUE CÁLCULO VOCÊ PODE FAZER PARA DESCOBRIR QUANTOS CHAVEIROS CAMILA TEM?
- QUANTOS CHAVEIROS CAMILA TEM?
CAMILA TEM _____ CHAVEIROS.
147
- OBSERVE A QUANTIA EM REAIS QUE JORGE TINHA E A QUANTIA EM REAIS QUE ELE GASTOU. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Tabela: equivalente textual a seguir.
JORGE TINHA |
JORGE GASTOU |
---|---|
|
|
- QUANTOS REAIS JORGE TINHA? _____
- QUANTOS REAIS JORGE GASTOU? _____
- COM QUANTOS REAIS JORGE FICOU? _____
- QUAL SUBTRAÇÃO PODE REPRESENTAR A QUANTIA COM QUE JORGE FICOU? _____
- MARTA QUER SABER QUANTOS ANOS TINHA O SEU AVÔ QUANDO ELE SE CASOU. HOJE, ELE TEM 72 ANOS E CONTOU A ELA QUE FAZ 45 ANOS QUE SE CASOU.
- QUANTOS ANOS TEM O AVÔ DE MARTA? _____
- HÁ QUANTOS ANOS O AVÔ DE MARTA SE CASOU? _____
- QUAL DAS SEGUINTES SUBTRAÇÕES PODE RESOLVER ESSE PROBLEMA? MARQUE COM UM X.
( ) 72 ─ 45
( ) 45 ─ 72
- QUANTOS ANOS TINHA O AVÔ DE MARTA QUANDO ELE SE CASOU? _____
148
- A PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁ FAZENDO UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE PACOTES DE ALIMENTOS PARA DISTRIBUIR NA COMUNIDADE ONDE FICA A ESCOLA.
VEJA O QUADRO COM A QUANTIDADE DE PACOTES QUE CADA TURMA DO 1º ANO JÁ CONSEGUIU ARRECADAR.
Tabela: equivalente textual a seguir.
TURMA |
QUANTIDADE DE PACOTES |
---|---|
1 º A |
40 |
1 º B |
10 |
1 º C |
20 |
1 º D |
60 |
![Imagem: Ilustração. Uma menina está sorrindo e entregando um pacote azul para uma mulher, que está atrás de uma mesa. Entre elas há uma prancheta e um lápis sobre a mesa. Atrás da menina, um menino está sorrindo e segurando um pacote. Ao fundo, vários pacotes empilhados. Fim da imagem.](../resources/images/image_27682.png)
- QUAL TURMA ARRECADOU A MAIOR QUANTIDADE DE PACOTES?
_____
- QUANTOS PACOTES O
1º
C ARRECADOU A MENOS QUE O
1º
A?
_____
- DANIELA, PEDRO E MARCOS FORAM AO PARQUE DE DIVERSÕES. ELES TÊM 87 FICHAS PARA USAR NOS VÁRIOS BRINQUEDOS E JÁ GASTARAM 39 DELAS. QUANTAS FICHAS AINDA PODEM GASTAR?
_____
AINDA PODEM GASTAR _____ FICHAS.
149
- OS ESTUDANTES DO 1º A ENTREVISTARAM TODOS OS ESTUDANTES DA ESCOLA PARA FAZER UMA PESQUISA SOBRE O ANIMAL FAVORITO ENTRE: TARTARUGA, GATO, PEIXE, CACHORRO E COELHO. CADA ESTUDANTE SÓ PODERIA VOTAR EM UM ANIMAL. PARA APRESENTAR O RESULTADO DESSA PESQUISA, ELES CONSTRUÍRAM O GRÁFICO ABAIXO.
![Imagem: Gráfico de colunas. ANIMAL FAVORITO. No eixo vertical, a quantidade de votos e no eixo horizontal, o animal. O gráfico é composto por quadrados e cada um vale 10 votos. TARTARUGA: 30; GATO: 50; PEIXE: 40; CACHORRO: 60; COELHO: 20. Fim da imagem.](../resources/images/image_47486.png)
FONTE: PESQUISA DOS ESTUDANTES DO 1º A (JUL. 2023).
- QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A QUANTIDADE DE ESTUDANTES QUE PREFERE COELHO E A QUE PREFERE TARTARUGA? _____
- QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A QUANTIDADE DE ESTUDANTES QUE PREFERE PEIXE E A QUE PREFERE COELHO? _____
- QUAL É A DIFERENÇA DE VOTOS ENTRE O ANIMAL MAIS VOTADO E O MENOS VOTADO? _____
- EM UMA COMPETIÇÃO DE CICLISMO, PARTICIPAVAM 72 CICLISTAS, PORÉM 14 DELES SE RETIRARAM POR FALHAS NAS BICICLETAS. QUANTOS CICLISTAS PERMANECERAM NA COMPETIÇÃO?
_____
PERMANECERAM NA COMPETIÇÃO _____ CICLISTAS.
150
PROBLEMAS COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
- TERESA FOI AO MERCADO COMPRAR ALGUNS INGREDIENTES PARA FAZER UM BOLO. VEJA QUANTOS REAIS ELA LEVOU.
![Imagem: Fotografia. Uma cédula de cinquenta reais, uma cédula de dez reais, duas cédulas de cinco reais e quatro moedas de um real. Fim da imagem.](../resources/images/image_47639.png)
ELA GASTOU 41 REAIS COM COCO RALADO E 18 REAIS COM AÇÚCAR. QUANTOS REAIS RESTARAM?
RESTARAM _____ REAIS.
- OBSERVE NO QUADRO A QUANTIA ARRECADADA COM A VENDA DE GIBIS E LIVROS EM UMA FEIRA DE USADOS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
PRODUTOS |
QUANTIA ARRECADADA |
---|---|
GIBIS |
|
LIVROS |
|
- FAÇA UMA ESTIMATIVA PARA RESPONDER: NO TOTAL, FORAM ARRECADADOS MAIS DE 80 REAIS OU MENOS DE 70 REAIS?
- A QUANTIA TOTAL ARRECADADA COM A VENDA FOI
_____
- NA VENDA DE QUAL PRODUTO FOI ARRECADADA A MAIOR QUANTIA EM REAIS? QUANTO A MAIS?
151
- ROBERTO E ALINE VENDERAM INGRESSOS PARA O TEATRO DE FANTOCHES. ROBERTO VENDEU 10 INGRESSOS NA SEGUNDA-FEIRA. ALINE VENDEU 18 INGRESSOS NA TERÇA-FEIRA E 32 NA QUARTA-FEIRA.
- QUANTOS INGRESSOS ALINE VENDEU NO TOTAL? _____
- QUANTOS INGRESSOS ROBERTO VENDEU A MENOS QUE ALINE? _____
Boxe complementar:
DESAFIO
UMA PARTIDA DE BASQUETE É ORGANIZADA EM 4 PERÍODOS. VEJA, NA TABELA, A PONTUAÇÃO DE DUAS EQUIPES EM CADA PERÍODO. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.
PONTUAÇÃO DAS EQUIPES POR PERÍODO
Tabela: equivalente textual a seguir.
EQUIPE |
1º PERÍODO |
2º PERÍODO |
3º PERÍODO |
4º PERÍODO |
---|---|---|---|---|
AZUL |
10 |
20 |
11 |
10 |
VERDE |
6 |
20 |
10 |
12 |
FONTE: PARTIDA DE BASQUETE (SET. 2023).
É POSSÍVEL SABER QUEM GANHOU A PARTIDA SEM CALCULAR O TOTAL DE PONTOS? CONVERSE COM UM COLEGA.
Resposta esperada: Sim.
COMPLETE O PLACAR ABAIXO COM O TOTAL DE PONTOS DE CADA EQUIPE.
CRÉDITO: CLAUDIO CHIYO
Resposta: 54, 48
QUAL EQUIPE GANHOU A PARTIDA? _____
Resposta: A equipe azul.
QUANTOS PONTOS A MAIS A EQUIPE VENCEDORA FEZ? _____
Resposta: 3
Fim do complemento.
152
JOGO: ADICIONANDO E SUBTRAINDO
Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER Fim da observação..
MATERIAL: 1 TABULEIRO, COMO ESTE; CARTAS COM OS NÚMEROS 0, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 E 90 (2 CARTAS COM CADA NÚMERO, 20 CARTAS NO TOTAL; O PROFESSOR VAI ORIENTAR COMO FAZER AS CARTAS) E 6 MARCADORES PARA CADA JOGADOR (PODEM SER PAPÉIS AMASSADOS, TAMPINHAS ETC.)
![Imagem: Ilustração. Tabuleiro com seis colunas e seis linhas. Em cada quadro há um número. Linha 1: 0, 10, 20, 30, 40, 50. Linha 2: 20, 30, 40, 50, 60, 70. Linha 3: 30, 40, 50, 60, 80, 20. Linha 4: 40, 50, 60, 70, 20, 10. Linha 5: 50, 60, 70, 80, 30, 90. Linha 6: 60, 70, 80, 90, 10, 0. Fim da imagem.](../resources/images/image_48441.png)
JOGADORES: 2
REGRAS:
- OS JOGADORES DECIDEM QUEM VAI COMEÇAR O JOGO. EMBARALHEM AS CARTAS E DISTRIBUAM 5 PARA CADA JOGADOR. AS CARTAS RESTANTES FICAM EM UM MONTE PARA COMPRAR.
- O JOGADOR QUE COMEÇAR O JOGO ESCOLHE UMA LINHA OU COLUNA DO TABULEIRO. SE ESCOLHER UMA LINHA, POR EXEMPLO, O OUTRO JOGADOR DEVERÁ ESCOLHER OUTRA LINHA.
- NA SUA VEZ, O JOGADOR ESCOLHE E PÕE NA MESA DUAS CARTAS CUJOS NÚMEROS, QUANDO ADICIONADOS OU SUBTRAÍDOS, APRESENTEM O RESULTADO NA LINHA (OU COLUNA) ESCOLHIDA NO TABULEIRO. O MARCADOR É COLOCADO SOBRE ESSE RESULTADO.
- AO USAR DUAS CARTAS, O JOGADOR COMPRA OUTRAS DUAS DO MONTE E PASSA A VEZ.
- SE, NA SUA VEZ, O JOGADOR NÃO TIVER CARTAS QUE SIRVAM, DEVE COMPRAR UMA CARTA DO MONTE. SE ESTA SERVIR, COLOCA AS DUAS CARTAS NA MESA E O MARCADOR NO RESULTADO NO TABULEIRO. CASO CONTRÁRIO, PASSA A VEZ.
- VENCE QUEM PREENCHER SUA LINHA (OU COLUNA) PRIMEIRO.
153
- OBSERVE A COLUNA QUE MARTA ESCOLHEU E AS CARTAS QUE ELA POSSUI.
![Imagem: Ilustração. Tabuleiro com seis colunas e seis linhas. Em cada quadro há um número. Destaque para a segunda coluna com os números: 10, 30, 40, 50, 60, 70. Ao lado há cartas com os números: 0, 10, 10, 0, 30. Fim da imagem.](../resources/images/image_48527.png)
- QUAIS CARTAS MARTA PODE USAR PARA COBRIR UM DOS NÚMEROS DA COLUNA ESCOLHIDA? E QUAL OPERAÇÃO ELA PODE FAZER?
_____
- OBSERVE O TABULEIRO EM QUE CARLOS E MARIANA ESTÃO JOGANDO. CARLOS ESTÁ COM OS MARCADORES AZUIS E MARIANA, COM OS MARCADORES VERDES.
![Imagem: Ilustração. Tabuleiro com seis colunas e seis linhas. Em cada quadro há um número. Linha 1: 0, 10, 20, 30, 40, 50. Linha 2: 20, 30, 40, 50, 60, 70. Tampinhas verdes sobre os números: 20, 50, 60, 70. Linha 3: 30, 40, 50, 60, 80, 20. Linha 4: 40, 50, 60, 70, 20, 10. Linha 5: 50, 60, 70, 80, 30, 90. Tampinhas azuis sobre os números: 50, 60, 80, 30, 90. Linha 6: 60, 70, 80, 90, 10, 0. Fim da imagem.](../resources/images/image_48580.png)
- QUE CARTAS CARLOS PRECISA PARA GANHAR O JOGO?
_____
154
MAIS PROBLEMAS
- ESCREVA A QUANTIDADE DE BEXIGAS QUE HÁ EM CADA GRUPO. DEPOIS, DESCUBRA QUANTAS BEXIGAS HÁ NO TOTAL.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, quinze bexigas azuis. Fim da imagem.](../resources/images/image_48759.png)
![Imagem: e à direita, quinze bexigas vermelhas. Fim da imagem.](../resources/images/image_48765.png)
![Imagem: Ilustração. Quinze bexigas verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_48770.png)
_____ + _____ + _____ = _____
NO TOTAL, HÁ _____ BEXIGAS.
- DISTRIBUA AS 12 CENOURAS ENTRE OS 3 COELHOS. PARA ISSO, LIGUE AS CENOURAS AOS COELHOS. ELES DEVEM FICAR COM A MESMA QUANTIDADE DE CENOURAS.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, doze cenouras. À direita, um coelho branco, um coelho preto e um coelho cinza. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.23.32.png)
155
A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER
Observação ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER. Fim da observação.
NAS FEIRAS DE TROCAS, PODEMOS ENCONTRAR MUITAS NOVIDADES. TROCAMOS PRODUTOS QUE NÃO USAMOS MAIS, E QUE PODEM SER ÚTEIS A OUTRAS PESSOAS, POR OUTROS QUE NOS SERÃO ÚTEIS.
![Imagem: Ilustração. Um cartaz pendurado em um quadro com as informações: FEIRA DO ESCAMBINHO NA ESCOLA. DIA 21 DE SETEMBRO. DAS 9 ÀS 12 HORAS. TROQUE LIVROS E BRINQUEDOS! CONVIDE SEUS AMIGOS E SUAS AMIGAS! INGRESSO INDIVIDUAL: 2 PACOTES DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL. Na parte inferior, ilustração de brinquedos e livros. Fim da imagem.](../resources/images/image_32201.png)
TOME NOTA
![Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.](../resources/images/image_44593.png)
- QUANTAS HORAS DUROU ESSA FEIRA DO ESCAMBINHO?
_____
- FORAM 50 PESSOAS À FEIRA DO ESCAMBINHO. QUANTOS PACOTES FORAM ARRECADADOS? _____
- O NÚMERO DE PACOTES ARRECADADOS É A METADE OU É O DOBRO DO NÚMERO DE PESSOAS QUE FORAM A ESSA FEIRA?
_____
REFLITA
- VOCÊ JÁ TROCOU ALGUM PRODUTO QUE NÃO USAVA MAIS POR OUTRO? COMO FOI ESSA TROCA?
- QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE FAZER TROCAS COMO ESSAS?
156
COMPREENDER INFORMAÇÕES
LER E INTERPRETAR INFORMAÇÕES EM TABELAS E EM GRÁFICOS
- ENILDE ORGANIZOU SEU PEDIDO COM A QUANTIDADE DE CADA SALGADINHO NA TABELA A SEGUIR.
PEDIDO DE SALGADINHOS
Tabela: equivalente textual a seguir.
TIPO |
COXINHA |
ESFIRRA |
RISSOLE |
BOLINHA DE QUEIJO |
---|---|---|---|---|
QUANTIDADE |
70 |
40 |
50 |
60 |
FONTE: PEDIDO DE SALGADINHOS DE ENILDE (JAN. 2022).
- QUE TIPO DE SALGADINHO FOI ENCOMENDADO EM MENOR QUANTIDADE? _____
- QUANTAS COXINHAS FORAM ENCOMENDADAS A MAIS QUE BOLINHAS DE QUEIJO? _____
- QUANTAS EMPADINHAS FORAM ENCOMENDADAS? _____
- EM UM POSTO DE SAÚDE, FOI APLICADA A DOSE DE REFORÇO DA VACINA CONTRA MENINGITE EM CRIANÇAS DE 1 ANO.
REFORÇO DA VACINA CONTRA MENINGITE
Tabela: equivalente textual a seguir.
DIA DA SEMANA |
SEGUNDA-FEIRA |
TERÇA-FEIRA |
QUARTA-FEIRA |
QUINTA-FEIRA |
SEXTA-FEIRA |
---|---|---|---|---|---|
QUANTIDADE DE CRIANÇAS |
22 |
10 |
23 |
10 |
5 |
FONTE: POSTO DE SAÚDE PESQUISADO (ABR. 2023).
- ATÉ QUARTA-FEIRA, QUANTAS CRIANÇAS RECEBERAM A DOSE DE REFORÇO? _____
157
- ANA FOI À FEIRA E COMPROU ALGUMAS FRUTAS. OBSERVE O GRÁFICO DE COLUNAS, QUE MOSTRA A QUANTIDADE DE CADA FRUTA COMPRADA.
![Imagem: Gráfico de colunas. FRUTAS COMPRADAS NA FEIRA. No eixo vertical, a quantidade e no eixo horizontal, a fruta. Laranja: 6; Maçã: 5; Pera: 3; Abacaxi: 1. Fim da imagem.](../resources/images/image_49571.png)
FONTE: COMPRAS DE ANA (JAN. 2023).
- QUAIS FRUTAS FORAM COMPRADAS POR ANA?
- AO TODO, QUANTAS FRUTAS FORAM COMPRADAS?
- FORAM COMPRADOS MAIS ABACAXIS OU MAÇÃS?
- OBSERVE O GRÁFICO QUE O PROFESSOR BETO FEZ SOBRE O ESPORTE PREFERIDO DE SEUS ESTUDANTES.
![Imagem: Gráfico de colunas. ESPORTE PREFERIDO DOS ESTUDANTES. No eixo vertical, a quantidade de votos e no eixo horizontal, o esporte. NATAÇÃO: 35; JUDÔ: 20; FUTEBOL: 25; VOLEIBOL: 15. Fim da imagem.](../resources/images/image_49632.png)
FONTE: PESQUISA DO PROFESSOR BETO (MAR. 2023).
- CADA QUADRINHO PINTADO NO GRÁFICO CORRESPONDE A QUANTOS VOTOS? _____
- A COLUNA MAIS BAIXA CORRESPONDE A QUE ESPORTE? _____
- QUE ESPORTE FOI MAIS VOTADO? EXPLIQUE COMO VOCÊ PENSOU PARA RESPONDER. _____
- QUANTOS ESTUDANTES PARTICIPARAM DESSA PESQUISA? _____
158
O QUE VOCÊ APRENDEU
- SANDRA E CLÁUDIA ESTÃO LENDO UM LIVRO PARA UM TRABALHO DA ESCOLA. SANDRA JÁ LEU 73 PÁGINAS, E CLÁUDIA, 98. QUANTAS PÁGINAS CLÁUDIA LEU A MAIS QUE SANDRA?
CLÁUDIA LEU _____ PÁGINAS A MAIS QUE SANDRA.
- FOI FEITA UMA PESQUISA SOBRE O ESTILO MUSICAL PREFERIDO DOS ESTUDANTES DO 1º ANO. CADA ESTUDANTE ESCOLHEU UM ÚNICO ESTILO MUSICAL. VEJA NA TABELA.
ESTILO MUSICAL PREFERIDO DOS ESTUDANTES DO 1º ANO
Tabela: equivalente textual a seguir.
ESTILO MUSICAL |
QUANTIDADE DE ESTUDANTES |
---|---|
INFANTIL |
43 |
POP |
23 |
ROCK |
21 |
AXÉ |
10 |
FONTE: PESQUISA DOS ESTILOS MUSICAIS DOS ESTUDANTES DO 1º ANO (AGO. 2023).
- QUANTOS ESTUDANTES FORAM PESQUISADOS? _____
- A MÚSICA INFANTIL FOI MAIS ESCOLHIDA DO QUE O POP E O ROCK JUNTOS? _____
- QUANTOS VOTOS O POP TEVE A MAIS QUE O ROCK? _____
- QUANTOS VOTOS O POP TEVE A MENOS QUE A MÚSICA INFANTIL?
_____
- QUAL É O ESTILO MUSICAL PREFERIDO PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES PESQUISADOS?
- QUAL É SEU ESTILO MUSICAL FAVORITO?
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- DESCUBRA E COMPLETE O QUADRO COM O NÚMERO QUE FALTA.
Quadro: equivalente textual a seguir.
NÚMERO |
NÚMERO ADICIONADO |
RESULTADO |
---|---|---|
56 |
12 |
_____ |
_____ |
24 |
88 |
49 |
_____ |
69 |
83 |
15 |
_____ |
_____ |
12 |
_____ |
- ROSA PRECISA TROCAR UMA CÉDULA DE 100 REAIS POR CÉDULAS DE MENOR VALOR. ESCREVA QUANTAS CÉDULAS ELA TERÁ AO FAZER ESSA TROCA, EM CADA CASO.
•
( ) CÉDULAS.
•
( ) CÉDULAS.
•
( ) CÉDULAS.
•
( ) CÉDULAS.
AUTOAVALIAÇÃO
- CONSIGO UTILIZAR NOVAS ESTRATÉGIAS PARA ADICIONAR E PARA SUBTRAIR?
- CONSIGO LER E INTERPRETAR DADOS ORGANIZADOS EM TABELAS E EM GRÁFICOS?