138
UNIDADE 7. MAIS ADIÇÃO E MAIS SUBTRAÇÃO
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Página sem conteúdo.
140
ADIÇÃO
- NA ESCOLA DE CARLOS, ACONTECERÁ UMA GINCANA. CONTE QUANTOS ESTUDANTES ESTÃO SE INSCREVENDO EM CADA PERÍODO, DE MANHÃ E À TARDE, PARA A GINCANA.
MANHÃ
TARDE
- QUANTOS ESTUDANTES SE INSCREVERAM NO TOTAL?
COMPLETE O CÁLCULO.
_____ + _____ = _____
NO TOTAL, _____ ESTUDANTES SE INSCREVERAM.
- RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- QUANTOS ESTUDANTES HÁ EM SUA CLASSE? _____
- TRANSFERINDO 10 ESTUDANTES DE OUTRA ESCOLA PARA A SUA CLASSE, COM QUANTOS ESTUDANTES ELA FICARÁ? _____
- QUANTAS PÁGINAS HÁ NA UNIDADE 4 DESTE LIVRO DE MATEMÁTICA? _____
- NO TOTAL, HÁ QUANTAS PÁGINAS NAS UNIDADES 4 E 5 DESTE LIVRO DE MATEMÁTICA? _____
141
- VEJA QUANTOS REAIS CAROLINA E OS PAIS DELA GASTARAM NA BARRACA DE SALGADOS E NA DE BRINCADEIRAS NA FESTA JUNINA DA ESCOLA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
BARRACA DE SALGADOS |
BARRACA DE BRINCADEIRAS |
---|---|
|
|
- QUANTOS REAIS FORAM GASTOS EM CADA BARRACA?
BARRACA DE SALGADOS: _____
BARRACA DE BRINCADEIRAS: _____
- QUAL FOI O TOTAL GASTO PELA FAMÍLIA DE CAROLINA NAS DUAS BARRACAS? FAÇA UMA ESTIMATIVA E MARQUE COM UM X. DEPOIS, CALCULE PARA VERIFICAR SE SUA ESTIMATIVA FOI BOA.
( ) MENOS DE 50 REAIS
( ) MAIS DE 60 REAIS
- GERALDO ESTÁ ORGANIZANDO O ESTOQUE DA PADARIA ONDE TRABALHA. VEJA O QUADRO QUE MOSTRA A QUANTIDADE DE SACOS DE FARINHA COLOCADOS NO ESTOQUE ONTEM E HOJE.
Quadro: equivalente textual a seguir.
COLOCADOS |
QUANTIDADE DE SACOS |
---|---|
ONTEM |
31 |
HOJE |
21 |
- JUNTANDO A QUANTIDADE DE SACOS DE FARINHA COLOCADOS ONTEM E HOJE NO ESTOQUE, QUANTOS SACOS FORAM COLOCADOS NO TOTAL? REGISTRE SEU CÁLCULO.
_____
142
- RAFAEL E DÉBORA ALMOÇARAM EM UM RESTAURANTE. OBSERVE O CARDÁPIO.
AGORA, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- DE QUANTOS REAIS RAFAEL PRECISA PARA COMPRAR O FRANGO REAL E A JARRA DE SUCO DE MELANCIA?
O FRANGO REAL CUSTA _____ REAIS.
A JARRA DE SUCO DE MELANCIA CUSTA _____ REAIS.
PARA COMPRAR O FRANGO REAL E A JARRA DE SUCO DE MELANCIA, RAFAEL PRECISA DE _____ REAIS.
- DE QUANTOS REAIS DÉBORA PRECISA PARA COMPRAR UMA SALADA E UMA JARRA DE SUCO DE LARANJA?
A SALADA CUSTA _____ REAIS.
A JARRA DE SUCO DE LARANJA CUSTA _____ REAIS.
PARA COMPRAR A SALADA E A JARRA DE SUCO DE LARANJA, DÉBORA PRECISA DE _____ REAIS.
- QUAL DELES PRECISA DE MAIS DINHEIRO? MARQUE COM UM X.
( ) DÉBORA
( ) RAFAEL
143
- JÚLIA ADORA LER E PEGOU UM LIVRO NA BIBLIOTECA. LEIA AS DICAS E FAÇA UMA ESTIMATIVA DA QUANTIDADE DE PÁGINAS DESSE LIVRO.
Boxe complementar:
DICAS
- JÚLIA JÁ LEU 37 PÁGINAS.
- AINDA FALTAM 51 PÁGINAS PARA JÚLIA LER.
Fim do complemento.
O LIVRO TEM APROXIMADAMENTE _____ PÁGINAS.
- NA LOJA DE FERRAGENS, HÁ VÁRIOS GRUPOS DE OBJETOS. OBSERVE A SEGUIR A QUANTIDADE DE ELEMENTOS QUE HÁ DE CADA OBJETO. DEPOIS, FAÇA ESTIMATIVAS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.
Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO APRESENTADAS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.
- DANIELA COMPROU TODOS OS PARAFUSOS. APROXIMADAMENTE QUANTOS ELA COMPROU? _____
- TIAGO COMPROU TODOS OS ALICATES. APROXIMADAMENTE QUANTOS ELE COMPROU? _____
- IARA COMPROU TODOS OS PREGOS. APROXIMADAMENTE QUANTOS ELA COMPROU? _____
144
- OBSERVE A PLACA QUE INDICA A CAPACIDADE DE PASSAGEIROS DE UM ÔNIBUS.
- QUAL É A CAPACIDADE DE PASSAGEIROS DESSE ÔNIBUS?
_____
- NA ESCOLA DE LETÍCIA, FOI INICIADA UMA CAMPANHA DE COLETA DE EMBALAGENS PARA RECICLAGEM, COMO FORMA DE CONSCIENTIZAR OS ESTUDANTES SOBRE OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE. A TABELA MOSTRA A QUANTIDADE ARRECADADA DE CADA MATERIAL EM DOIS DIAS.
EMBALAGENS ARRECADADAS
Tabela: equivalente textual a seguir.
MATERIAL |
QUANTIDADE ARRECADADA NO PRIMEIRO DIA |
QUANTIDADE ARRECADADA NO SEGUNDO DIA |
---|---|---|
PLÁSTICO |
47 |
52 |
METAL |
62 |
35 |
FONTE: CAMPANHA DA ESCOLA DE LETÍCIA (ABR. 2023).
- QUANTAS EMBALAGENS DE CADA MATERIAL FORAM ARRECADADAS NESSES DOIS DIAS?
PLÁSTICO ( )
METAL ( )
- QUAL DOS MATERIAIS TEVE MAIOR QUANTIDADE DE EMBALAGENS ARRECADADAS?
_____
145
SUBTRAÇÃO
- NA LOJINHA DE JOANA HÁ 25 LÁPIS: 14 DELES SÃO AZUIS, E OS LÁPIS RESTANTES SÃO VERMELHOS.
- PINTE OS LÁPIS DESENHADOS ABAIXO E DESCUBRA QUANTOS SÃO OS LÁPIS VERMELHOS DA LOJINHA.
- QUANTOS LÁPIS DE CADA COR HÁ NA LOJINHA?
_____
_____
- HÁ MAIS LÁPIS AZUIS OU VERMELHOS? _____
- PODEMOS REPRESENTAR A QUANTIDADE DE LÁPIS VERMELHOS COM UMA SUBTRAÇÃO. COMPLETE: 25 − 14 = _____
- FLÁVIA TINHA 29 MAÇÃS. ELA USOU 13 PARA FAZER UMA TORTA. FAÇA UM RISCO PARA INDICAR AS MAÇÃS QUE FORAM USADAS.
- QUANTAS MAÇÃS RESTARAM? _____
- COMPLETE A SUBTRAÇÃO QUE PODE REPRESENTAR A QUANTIDADE DE MAÇÃS QUE RESTARAM: 29 − 13 = _____
146
- VEJA COMO ARTUR CALCULOU O RESULTADO DE 68 MENOS 25.
- AGORA, CALCULE O RESULTADO DAS SUBTRAÇÕES ABAIXO.
86 − 25 = _____
79 − 34 = _____
98 − 54 = _____
63 − 12 = _____
- VEJA O QUE DIZEM AS CRIANÇAS E DEPOIS RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- QUANTOS CHAVEIROS PEDRO TEM? _____
- CAMILA TEM MAIS OU MENOS CHAVEIROS QUE PEDRO?
_____
- QUE CÁLCULO VOCÊ PODE FAZER PARA DESCOBRIR QUANTOS CHAVEIROS CAMILA TEM?
- QUANTOS CHAVEIROS CAMILA TEM?
CAMILA TEM _____ CHAVEIROS.
147
- OBSERVE A QUANTIA EM REAIS QUE JORGE TINHA E A QUANTIA EM REAIS QUE ELE GASTOU. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Tabela: equivalente textual a seguir.
JORGE TINHA |
JORGE GASTOU |
---|---|
|
|
- QUANTOS REAIS JORGE TINHA? _____
- QUANTOS REAIS JORGE GASTOU? _____
- COM QUANTOS REAIS JORGE FICOU? _____
- QUAL SUBTRAÇÃO PODE REPRESENTAR A QUANTIA COM QUE JORGE FICOU? _____
- MARTA QUER SABER QUANTOS ANOS TINHA O SEU AVÔ QUANDO ELE SE CASOU. HOJE, ELE TEM 72 ANOS E CONTOU A ELA QUE FAZ 45 ANOS QUE SE CASOU.
- QUANTOS ANOS TEM O AVÔ DE MARTA? _____
- HÁ QUANTOS ANOS O AVÔ DE MARTA SE CASOU? _____
- QUAL DAS SEGUINTES SUBTRAÇÕES PODE RESOLVER ESSE PROBLEMA? MARQUE COM UM X.
( ) 72 ─ 45
( ) 45 ─ 72
- QUANTOS ANOS TINHA O AVÔ DE MARTA QUANDO ELE SE CASOU? _____
148
- A PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁ FAZENDO UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE PACOTES DE ALIMENTOS PARA DISTRIBUIR NA COMUNIDADE ONDE FICA A ESCOLA.
VEJA O QUADRO COM A QUANTIDADE DE PACOTES QUE CADA TURMA DO 1º ANO JÁ CONSEGUIU ARRECADAR.
Tabela: equivalente textual a seguir.
TURMA |
QUANTIDADE DE PACOTES |
---|---|
1 º A |
40 |
1 º B |
10 |
1 º C |
20 |
1 º D |
60 |
- QUAL TURMA ARRECADOU A MAIOR QUANTIDADE DE PACOTES?
_____
- QUANTOS PACOTES O
1º
C ARRECADOU A MENOS QUE O
1º
A?
_____
- DANIELA, PEDRO E MARCOS FORAM AO PARQUE DE DIVERSÕES. ELES TÊM 87 FICHAS PARA USAR NOS VÁRIOS BRINQUEDOS E JÁ GASTARAM 39 DELAS. QUANTAS FICHAS AINDA PODEM GASTAR?
_____
AINDA PODEM GASTAR _____ FICHAS.
149
- OS ESTUDANTES DO 1º A ENTREVISTARAM TODOS OS ESTUDANTES DA ESCOLA PARA FAZER UMA PESQUISA SOBRE O ANIMAL FAVORITO ENTRE: TARTARUGA, GATO, PEIXE, CACHORRO E COELHO. CADA ESTUDANTE SÓ PODERIA VOTAR EM UM ANIMAL. PARA APRESENTAR O RESULTADO DESSA PESQUISA, ELES CONSTRUÍRAM O GRÁFICO ABAIXO.
FONTE: PESQUISA DOS ESTUDANTES DO 1º A (JUL. 2023).
- QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A QUANTIDADE DE ESTUDANTES QUE PREFERE COELHO E A QUE PREFERE TARTARUGA? _____
- QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A QUANTIDADE DE ESTUDANTES QUE PREFERE PEIXE E A QUE PREFERE COELHO? _____
- QUAL É A DIFERENÇA DE VOTOS ENTRE O ANIMAL MAIS VOTADO E O MENOS VOTADO? _____
- EM UMA COMPETIÇÃO DE CICLISMO, PARTICIPAVAM 72 CICLISTAS, PORÉM 14 DELES SE RETIRARAM POR FALHAS NAS BICICLETAS. QUANTOS CICLISTAS PERMANECERAM NA COMPETIÇÃO?
_____
PERMANECERAM NA COMPETIÇÃO _____ CICLISTAS.
150
PROBLEMAS COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
- TERESA FOI AO MERCADO COMPRAR ALGUNS INGREDIENTES PARA FAZER UM BOLO. VEJA QUANTOS REAIS ELA LEVOU.
ELA GASTOU 41 REAIS COM COCO RALADO E 18 REAIS COM AÇÚCAR. QUANTOS REAIS RESTARAM?
RESTARAM _____ REAIS.
- OBSERVE NO QUADRO A QUANTIA ARRECADADA COM A VENDA DE GIBIS E LIVROS EM UMA FEIRA DE USADOS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
PRODUTOS |
QUANTIA ARRECADADA |
---|---|
GIBIS |
|
LIVROS |
|
- FAÇA UMA ESTIMATIVA PARA RESPONDER: NO TOTAL, FORAM ARRECADADOS MAIS DE 80 REAIS OU MENOS DE 70 REAIS?
- A QUANTIA TOTAL ARRECADADA COM A VENDA FOI
_____
- NA VENDA DE QUAL PRODUTO FOI ARRECADADA A MAIOR QUANTIA EM REAIS? QUANTO A MAIS?
151
- ROBERTO E ALINE VENDERAM INGRESSOS PARA O TEATRO DE FANTOCHES. ROBERTO VENDEU 10 INGRESSOS NA SEGUNDA-FEIRA. ALINE VENDEU 18 INGRESSOS NA TERÇA-FEIRA E 32 NA QUARTA-FEIRA.
- QUANTOS INGRESSOS ALINE VENDEU NO TOTAL? _____
- QUANTOS INGRESSOS ROBERTO VENDEU A MENOS QUE ALINE? _____
Boxe complementar:
DESAFIO
UMA PARTIDA DE BASQUETE É ORGANIZADA EM 4 PERÍODOS. VEJA, NA TABELA, A PONTUAÇÃO DE DUAS EQUIPES EM CADA PERÍODO. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.
PONTUAÇÃO DAS EQUIPES POR PERÍODO
Tabela: equivalente textual a seguir.
EQUIPE |
1º PERÍODO |
2º PERÍODO |
3º PERÍODO |
4º PERÍODO |
---|---|---|---|---|
AZUL |
10 |
20 |
11 |
10 |
VERDE |
6 |
20 |
10 |
12 |
FONTE: PARTIDA DE BASQUETE (SET. 2023).
É POSSÍVEL SABER QUEM GANHOU A PARTIDA SEM CALCULAR O TOTAL DE PONTOS? CONVERSE COM UM COLEGA.
Resposta esperada: Sim.
COMPLETE O PLACAR ABAIXO COM O TOTAL DE PONTOS DE CADA EQUIPE.
CRÉDITO: CLAUDIO CHIYO
Resposta: 54, 48
QUAL EQUIPE GANHOU A PARTIDA? _____
Resposta: A equipe azul.
QUANTOS PONTOS A MAIS A EQUIPE VENCEDORA FEZ? _____
Resposta: 3
Fim do complemento.
152
JOGO: ADICIONANDO E SUBTRAINDO
Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER Fim da observação..
MATERIAL: 1 TABULEIRO, COMO ESTE; CARTAS COM OS NÚMEROS 0, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 E 90 (2 CARTAS COM CADA NÚMERO, 20 CARTAS NO TOTAL; O PROFESSOR VAI ORIENTAR COMO FAZER AS CARTAS) E 6 MARCADORES PARA CADA JOGADOR (PODEM SER PAPÉIS AMASSADOS, TAMPINHAS ETC.)
JOGADORES: 2
REGRAS:
- OS JOGADORES DECIDEM QUEM VAI COMEÇAR O JOGO. EMBARALHEM AS CARTAS E DISTRIBUAM 5 PARA CADA JOGADOR. AS CARTAS RESTANTES FICAM EM UM MONTE PARA COMPRAR.
- O JOGADOR QUE COMEÇAR O JOGO ESCOLHE UMA LINHA OU COLUNA DO TABULEIRO. SE ESCOLHER UMA LINHA, POR EXEMPLO, O OUTRO JOGADOR DEVERÁ ESCOLHER OUTRA LINHA.
- NA SUA VEZ, O JOGADOR ESCOLHE E PÕE NA MESA DUAS CARTAS CUJOS NÚMEROS, QUANDO ADICIONADOS OU SUBTRAÍDOS, APRESENTEM O RESULTADO NA LINHA (OU COLUNA) ESCOLHIDA NO TABULEIRO. O MARCADOR É COLOCADO SOBRE ESSE RESULTADO.
- AO USAR DUAS CARTAS, O JOGADOR COMPRA OUTRAS DUAS DO MONTE E PASSA A VEZ.
- SE, NA SUA VEZ, O JOGADOR NÃO TIVER CARTAS QUE SIRVAM, DEVE COMPRAR UMA CARTA DO MONTE. SE ESTA SERVIR, COLOCA AS DUAS CARTAS NA MESA E O MARCADOR NO RESULTADO NO TABULEIRO. CASO CONTRÁRIO, PASSA A VEZ.
- VENCE QUEM PREENCHER SUA LINHA (OU COLUNA) PRIMEIRO.
153
- OBSERVE A COLUNA QUE MARTA ESCOLHEU E AS CARTAS QUE ELA POSSUI.
- QUAIS CARTAS MARTA PODE USAR PARA COBRIR UM DOS NÚMEROS DA COLUNA ESCOLHIDA? E QUAL OPERAÇÃO ELA PODE FAZER?
_____
- OBSERVE O TABULEIRO EM QUE CARLOS E MARIANA ESTÃO JOGANDO. CARLOS ESTÁ COM OS MARCADORES AZUIS E MARIANA, COM OS MARCADORES VERDES.
- QUE CARTAS CARLOS PRECISA PARA GANHAR O JOGO?
_____
154
MAIS PROBLEMAS
- ESCREVA A QUANTIDADE DE BEXIGAS QUE HÁ EM CADA GRUPO. DEPOIS, DESCUBRA QUANTAS BEXIGAS HÁ NO TOTAL.
_____ + _____ + _____ = _____
NO TOTAL, HÁ _____ BEXIGAS.
- DISTRIBUA AS 12 CENOURAS ENTRE OS 3 COELHOS. PARA ISSO, LIGUE AS CENOURAS AOS COELHOS. ELES DEVEM FICAR COM A MESMA QUANTIDADE DE CENOURAS.
155
A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER
Observação ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER. Fim da observação.
NAS FEIRAS DE TROCAS, PODEMOS ENCONTRAR MUITAS NOVIDADES. TROCAMOS PRODUTOS QUE NÃO USAMOS MAIS, E QUE PODEM SER ÚTEIS A OUTRAS PESSOAS, POR OUTROS QUE NOS SERÃO ÚTEIS.
TOME NOTA
- QUANTAS HORAS DUROU ESSA FEIRA DO ESCAMBINHO?
_____
- FORAM 50 PESSOAS À FEIRA DO ESCAMBINHO. QUANTOS PACOTES FORAM ARRECADADOS? _____
- O NÚMERO DE PACOTES ARRECADADOS É A METADE OU É O DOBRO DO NÚMERO DE PESSOAS QUE FORAM A ESSA FEIRA?
_____
REFLITA
- VOCÊ JÁ TROCOU ALGUM PRODUTO QUE NÃO USAVA MAIS POR OUTRO? COMO FOI ESSA TROCA?
- QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE FAZER TROCAS COMO ESSAS?
156
COMPREENDER INFORMAÇÕES
LER E INTERPRETAR INFORMAÇÕES EM TABELAS E EM GRÁFICOS
- ENILDE ORGANIZOU SEU PEDIDO COM A QUANTIDADE DE CADA SALGADINHO NA TABELA A SEGUIR.
PEDIDO DE SALGADINHOS
Tabela: equivalente textual a seguir.
TIPO |
COXINHA |
ESFIRRA |
RISSOLE |
BOLINHA DE QUEIJO |
---|---|---|---|---|
QUANTIDADE |
70 |
40 |
50 |
60 |
FONTE: PEDIDO DE SALGADINHOS DE ENILDE (JAN. 2022).
- QUE TIPO DE SALGADINHO FOI ENCOMENDADO EM MENOR QUANTIDADE? _____
- QUANTAS COXINHAS FORAM ENCOMENDADAS A MAIS QUE BOLINHAS DE QUEIJO? _____
- QUANTAS EMPADINHAS FORAM ENCOMENDADAS? _____
- EM UM POSTO DE SAÚDE, FOI APLICADA A DOSE DE REFORÇO DA VACINA CONTRA MENINGITE EM CRIANÇAS DE 1 ANO.
REFORÇO DA VACINA CONTRA MENINGITE
Tabela: equivalente textual a seguir.
DIA DA SEMANA |
SEGUNDA-FEIRA |
TERÇA-FEIRA |
QUARTA-FEIRA |
QUINTA-FEIRA |
SEXTA-FEIRA |
---|---|---|---|---|---|
QUANTIDADE DE CRIANÇAS |
22 |
10 |
23 |
10 |
5 |
FONTE: POSTO DE SAÚDE PESQUISADO (ABR. 2023).
- ATÉ QUARTA-FEIRA, QUANTAS CRIANÇAS RECEBERAM A DOSE DE REFORÇO? _____
157
- ANA FOI À FEIRA E COMPROU ALGUMAS FRUTAS. OBSERVE O GRÁFICO DE COLUNAS, QUE MOSTRA A QUANTIDADE DE CADA FRUTA COMPRADA.
FONTE: COMPRAS DE ANA (JAN. 2023).
- QUAIS FRUTAS FORAM COMPRADAS POR ANA?
- AO TODO, QUANTAS FRUTAS FORAM COMPRADAS?
- FORAM COMPRADOS MAIS ABACAXIS OU MAÇÃS?
- OBSERVE O GRÁFICO QUE O PROFESSOR BETO FEZ SOBRE O ESPORTE PREFERIDO DE SEUS ESTUDANTES.
FONTE: PESQUISA DO PROFESSOR BETO (MAR. 2023).
- CADA QUADRINHO PINTADO NO GRÁFICO CORRESPONDE A QUANTOS VOTOS? _____
- A COLUNA MAIS BAIXA CORRESPONDE A QUE ESPORTE? _____
- QUE ESPORTE FOI MAIS VOTADO? EXPLIQUE COMO VOCÊ PENSOU PARA RESPONDER. _____
- QUANTOS ESTUDANTES PARTICIPARAM DESSA PESQUISA? _____
158
O QUE VOCÊ APRENDEU
- SANDRA E CLÁUDIA ESTÃO LENDO UM LIVRO PARA UM TRABALHO DA ESCOLA. SANDRA JÁ LEU 73 PÁGINAS, E CLÁUDIA, 98. QUANTAS PÁGINAS CLÁUDIA LEU A MAIS QUE SANDRA?
CLÁUDIA LEU _____ PÁGINAS A MAIS QUE SANDRA.
- FOI FEITA UMA PESQUISA SOBRE O ESTILO MUSICAL PREFERIDO DOS ESTUDANTES DO 1º ANO. CADA ESTUDANTE ESCOLHEU UM ÚNICO ESTILO MUSICAL. VEJA NA TABELA.
ESTILO MUSICAL PREFERIDO DOS ESTUDANTES DO 1º ANO
Tabela: equivalente textual a seguir.
ESTILO MUSICAL |
QUANTIDADE DE ESTUDANTES |
---|---|
INFANTIL |
43 |
POP |
23 |
ROCK |
21 |
AXÉ |
10 |
FONTE: PESQUISA DOS ESTILOS MUSICAIS DOS ESTUDANTES DO 1º ANO (AGO. 2023).
- QUANTOS ESTUDANTES FORAM PESQUISADOS? _____
- A MÚSICA INFANTIL FOI MAIS ESCOLHIDA DO QUE O POP E O ROCK JUNTOS? _____
- QUANTOS VOTOS O POP TEVE A MAIS QUE O ROCK? _____
- QUANTOS VOTOS O POP TEVE A MENOS QUE A MÚSICA INFANTIL?
_____
- QUAL É O ESTILO MUSICAL PREFERIDO PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES PESQUISADOS?
- QUAL É SEU ESTILO MUSICAL FAVORITO?
159
- DESCUBRA E COMPLETE O QUADRO COM O NÚMERO QUE FALTA.
Quadro: equivalente textual a seguir.
NÚMERO |
NÚMERO ADICIONADO |
RESULTADO |
---|---|---|
56 |
12 |
_____ |
_____ |
24 |
88 |
49 |
_____ |
69 |
83 |
15 |
_____ |
_____ |
12 |
_____ |
- ROSA PRECISA TROCAR UMA CÉDULA DE 100 REAIS POR CÉDULAS DE MENOR VALOR. ESCREVA QUANTAS CÉDULAS ELA TERÁ AO FAZER ESSA TROCA, EM CADA CASO.
•
( ) CÉDULAS.
•
( ) CÉDULAS.
•
( ) CÉDULAS.
•
( ) CÉDULAS.
AUTOAVALIAÇÃO
- CONSIGO UTILIZAR NOVAS ESTRATÉGIAS PARA ADICIONAR E PARA SUBTRAIR?
- CONSIGO LER E INTERPRETAR DADOS ORGANIZADOS EM TABELAS E EM GRÁFICOS?