160
UNIDADE 8. AMPLIANDO
![Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro. À esquerda, um prédio amarelo, uma rua, uma mulher e uma menina andando em direção a uma Biblioteca marrom, um homem andando na frente de uma casa amarela com o número 17, uma rua, um mercado grande. Na frente há uma mulher e três crianças atravessando uma rua pela faixa de pedestres. No centro, na parte superior, um homem e um menino na frente de uma escola grande e verde, uma rua, uma casa vermelha ao lado de uma casa branca e uma casa laranja (19) ao lado de uma casa azul (21). Na frente da casa laranja, Guilherme está andando e segurando a mão de um homem . E na frente da casa azul, um homem e duas crianças estão andando de mãos dadas. Uma rua e na parte inferior, crianças brincando com uma bola em uma praça com árvores. Ao lado uma mulher observa e sorri. À direita, na parte superior, uma padaria, uma rua, uma casa azul-claro (26) e uma casa amarela (33). Ao lado há uma mulher e Letícia estão atravessando a rua, um homem e um menino andando na calçada e uma mulher e um menino parados. Na parte inferior, uma rua e uma farmácia. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.27.59.png)
161
Página sem conteúdo.
162
JOGO: MARQUE 10
Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação.
MATERIAL: CARTELA ABAIXO E MARCADORES (FEIJÕES, TAMPINHAS OU OUTROS).
JOGADORES: TODA A TURMA.
REGRAS:
- PREPARE SUA CARTELA PARA JOGAR. PARA ISSO, COMPLETE-A COM OS NÚMEROS QUE FALTAM.
Tabela: equivalente textual a seguir.
1 |
2 |
3 |
_____ |
5 |
6 |
_____ |
8 |
_____ |
10 |
_____ |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
_____ |
19 |
_____ |
21 |
22 |
_____ |
24 |
25 |
_____ |
27 |
28 |
_____ |
30 |
31 |
32 |
33 |
_____ |
35 |
36 |
37 |
38 |
_____ |
40 |
_____ |
42 |
43 |
44 |
_____ |
46 |
47 |
48 |
49 |
_____ |
- DEPOIS, ESCOLHA 10 QUADRINHOS DE SUA CARTELA E PINTE-OS COM UMA COR BEM CLARINHA.
- SEU PROFESSOR VAI SORTEAR E LER EM VOZ ALTA UM NÚMERO.
- SE ELE LER UM NÚMERO QUE VOCÊ PINTOU, COLOQUE UM MARCADOR SOBRE ESSE NÚMERO.
- QUEM MARCAR PRIMEIRO OS 10 QUADRINHOS QUE PINTOU VENCE O JOGO.
163
TELMA PINTOU SEIS NÚMEROS EM SUA CARTELA. DESCUBRA QUAIS SÃO.
- PARA ISSO, OUÇA AS DICAS QUE SEU PROFESSOR VAI LER E ESCREVA OS NÚMEROS.
1º NÚMERO: É MAIOR QUE DEZ E MENOR QUE DOZE._____
2º NÚMERO: VEM IMEDIATAMENTE ANTES DO VINTE E CINCO. _____
3º NÚMERO: VEM IMEDIATAMENTE DEPOIS DO QUARENTA E NOVE. _____
4º NÚMERO: É MAIOR QUE VINTE E MENOR QUE VINTE E DOIS. _____
5º NÚMERO: VEM IMEDIATAMENTE ANTES DO QUARENTA. _____
6º NÚMERO: ESTÁ ENTRE O NOVE E O ONZE. _____
![Imagem: Ilustração. Folha de papel. Fim da imagem.](../resources/images/image_16196.png)
- AGORA, PINTE NESTA OUTRA CARTELA OS NÚMEROS QUE VOCÊ DESCOBRIU.
Tabela: equivalente textual a seguir.
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
32 |
33 |
34 |
35 |
36 |
37 |
38 |
39 |
40 |
41 |
42 |
43 |
44 |
45 |
46 |
47 |
48 |
49 |
50 |
164
LOCALIZANDO
- OBSERVE A CENA.
![Imagem: Ilustração. No centro há uma ponte sobre uma pedra em um rio. À esquerda há flores roxas e uma árvore. À direita, um homem está sentado de costas e segurando uma maçã. Na frente dele, uma menina está sentada de frente e segurando um prato com bolo. À direita do homem e à esquerda da menina há uma toalha no chão com alimentos em cima. Na parte superior há um pássaro branco voando e ao fundo, árvores e morros. Fim da imagem.](../resources/images/image_17093.png)
- O QUE HÁ EMBAIXO DA PONTE? _____
- A TOALHA COM OS ITENS DO PIQUENIQUE ESTÁ DE QUAL LADO DO HOMEM? _____
- EM RELAÇÃO À MENINA, A TOALHA COM OS ITENS DO PIQUENIQUE ESTÁ DE QUAL LADO? _____
- O PASSARINHO ESTÁ EM CIMA OU EMBAIXO DA PONTE?
_____
165
- ESTA É UMA REPRESENTAÇÃO DA SALA DE AULA DE ROBERTA.
![Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma sala de aula. Na parte superior, a professora e uma mesa. Na parte inferior, três fileiras com quatro alunos sentados em carteiras escolares. À esquerda, na frente da professora, um aluno e atrás dele, Cláudio e mais dois alunos. No centro, na frente da professora, Fabiana e atrás dela, Roberta, Caio e mais uma aluna. À direita, na frente da professora, uma aluna e atrás dela, Lorenzo e mais dois alunos. Fim da imagem.](../resources/images/image_17101.png)
ATRÁS
ESQUERDO
ENTRE
NA FRENTE
DIREITO
- COMPLETE COM OS TERMOS EM DESTAQUE NA COR VERDE.
ROBERTA SENTA _____ DE CAIO E _____ DE FABIANA. DO LADO _____ DE ROBERTA SENTA CLÁUDIO E DO LADO _____ DELA SENTA LORENZO. ROBERTA SENTA _____ CLÁUDIO E LORENZO.
- SIGA AS DICAS PARA ORGANIZAR A COZINHA DE JOCA.
![Imagem: Ilustração. Na parte superior, armários de cozinha verde. Na parte inferior, à esquerda, uma pia e abaixo há um armário com as portas abertas. À direita, um fogão. Fim da imagem.](../resources/images/image_Acr35034320736031364428.jpg)
Boxe complementar:
DICAS
- DESENHE 4 COPOS NA PRATELEIRA QUE ESTÁ EMBAIXO DA PIA.
- DESENHE UMA PANELA EM CIMA DO FOGÃO, NO QUEIMADOR QUE ESTÁ DO LADO ESQUERDO DO FOGÃO.
Fim do complemento.
166
FORMANDO NÚMEROS
![Imagem: Ícone: Material Complementar. Fim da imagem.](../resources/images/image_42988.png)
- RECORTE AS CARTAS DA PÁGINA 185.
- SEPARE AS SEGUINTES CARTAS:
![Imagem: Ilustração. Cartas com os números: 1, 2, 4. Fim da imagem.](../resources/images/image_28546.png)
- USANDO APENAS DUAS DESSAS CARTAS POR VEZ, FORME TODOS OS NÚMEROS POSSÍVEIS. DEPOIS, ESCREVA OS NÚMEROS QUE VOCÊ FORMOU.
12
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
- QUAL DOS NÚMEROS FORMADOS É O MAIOR? _____
- QUAL DOS NÚMEROS FORMADOS É O MENOR? _____
- SEPARE AS CARTAS: 3, 5, 8 E 9.
![Imagem: Ilustração. Cartas com os números: 3, 5, 8, 9. Fim da imagem.](../resources/images/image_18092.png)
- QUAL É O MAIOR NÚMERO QUE VOCÊ CONSEGUE FORMAR USANDO APENAS DUAS DESSAS CARTAS? _____
- QUAL É O MENOR NÚMERO QUE VOCÊ PODE FORMAR COM DUAS DESSAS CARTAS? _____
167
PROBLEMAS
- HELENA E ROBERTO COLECIONAM SELOS. HELENA TINHA 24 SELOS E GANHOU 12. ROBERTO TINHA 12 SELOS E GANHOU 24.
• COM QUANTOS SELOS CADA UM FICOU?
HELENA FICOU COM _____ SELOS. ROBERTO, COM _____ SELOS.
- QUEM FICOU COM A MAIOR QUANTIDADE DE SELOS: HELENA OU ROBERTO?
- EM UM PRÉDIO COM 48 APARTAMENTOS, HÁ APARTAMENTOS COM DOIS OU COM TRÊS DORMITÓRIOS. NESSE PRÉDIO, HÁ, EXATAMENTE, 12 APARTAMENTOS COM TRÊS DORMITÓRIOS. QUANTOS SÃO OS APARTAMENTOS COM DOIS DORMITÓRIOS? _____
- OBSERVE A QUANTIA DE DINHEIRO QUE VANESSA TINHA.
![Imagem: Fotografia. Duas cédulas de vinte reais e quatro cédulas de dez reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_18056.png)
- DEPOIS DE VANESSA COMPRAR UMA CAMISETA POR 45 REAIS E UM LENÇO POR 15 REAIS, QUANTO SOBROU DE _____ DINHEIRO?
168
FIGURAS GEOMÉTRICAS
- MARQUE COM UM
X
O OBJETO QUE SE PARECE COM
( )
![Imagem: Fotografia. Um cone vermelho. Fim da imagem.](../resources/images/image_19253.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Um dado roxo. Fim da imagem.](../resources/images/image_19261.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Uma lata cilíndrica e verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_19243.png)
- NA ESCOLA DE ELIS, FOI REALIZADA UMA FEIRA DOS ESTADOS BRASILEIROS. ELIS É BAIANA E APRESENTOU NA FEIRA UM MURAL COM ALGUMAS INFORMAÇÕES, FOTOGRAFIAS E A BANDEIRA DO ESTADO ONDE NASCEU.
![Imagem: Ilustração. Elis, menina com cabelo preso está sorrindo com a mão direita atrás das costas e a esquerda virada para cima. Ao seu lado há um painel com o nome: BAHIA. Abaixo há fotos e textos. Ao lado, ilustração da bandeira da Bahia, composta por linhas brancas e vermelhas intercaladas. No canto superior esquerdo há um quadrado azul com um triângulo branco no meio. Fim da imagem.](../resources/images/image_19233.png)
- EM QUAL ESTADO ELIS NASCEU? _____
- QUE TIPO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PODEMOS IDENTIFICAR NA BANDEIRA DO MURAL FEITO POR ELIS?
( ) FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
( ) FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS
- QUAIS SÃO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS QUE PODEMOS IDENTIFICAR NA BANDEIRA DO ESTADO ONDE ELIS NASCEU?
_____
169
MEDIDAS DE TEMPO
- COMPLETE COM OS MESES QUE FALTAM.
MARÇO
_____
OUTUBRO
_____
AGOSTO
_____
JULHO
JANEIRO
_____
_____
NOVEMBRO
_____
AGORA, FAÇA O QUE SE PEDE:
- PINTE DE
O PRIMEIRO MÊS DO ANO.
- PINTE DE
O DÉCIMO SEGUNDO MÊS DO ANO.
- PINTE DE
O MÊS EM QUE VOCÊ FAZ ANIVERSÁRIO.
- AS CENAS ESTÃO FORA DE ORDEM. NUMERE-AS NA ORDEM EM QUE ACONTECERAM.
( )
![Imagem: Ilustração. Uma menina está sentada e comendo uma maçã. Na frente dela há várias frutas sobre uma mesa. Fim da imagem.](../resources/images/image_19367.png)
( )
![Imagem: Ilustração. A menina está com os olhos semicerrados e escovando os dentes. Na frente dela há uma pia e um espelho. Fim da imagem.](../resources/images/image_19380.png)
( )
![Imagem: Ilustração. A menina e uma amiga estão sentadas no chão e brincando com bonecas. Entre elas há uma casinha roxa. Fim da imagem.](../resources/images/image_19388.png)
170
OUTRAS MEDIDAS
- OBSERVE OS PEDAÇOS DE FITA DESENHADOS A SEGUIR E CERQUE COM UMA LINHA AQUELE QUE NÃO É O MAIS CURTO NEM O MAIS COMPRIDO.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, uma fita curta e azul. No centro, uma fita média e azul. À direita, uma fita comprida e azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_20452.png)
- CONVERSE COM OS COLEGAS E DESENHE DUAS SITUAÇÕES: UMA EM QUE SE MEDE O COMPRIMENTO DE OBJETOS E OUTRA EM QUE SE MEDE A ALTURA DE PESSOAS.
_____
_____
- QUAL COPO VOCÊ ESCOLHERIA PARA TOMAR SUCO? POR QUÊ?
![Imagem: Ilustração. Quatro copos lado a lado. À esquerda, um copo pequeno e um copo médio. À direita, um copo grande e um copo muito grande. Fim da imagem.](../resources/images/image_20459.png)
171
PADRÕES
- OBSERVE A SEQUÊNCIA.
![Imagem: Ilustração. Manchas de tinta coloridas: amarelo, azul, azul, vermelho, amarelo, azul, azul, vermelho, amarelo, azul, azul, vermelho, amarelo, azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_20848.png)
- CERQUE COM UMA LINHA O PRÓXIMO BORRÃO DA SEQUÊNCIA.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, mancha de tinta azul. No centro, mancha de tinta vermelha e à direita, mancha de tinta amarela. Fim da imagem.](../resources/images/image_20856.png)
- MARQUE COM UM
X
O QUE ESTÁ VARIANDO NA SEQUÊNCIA.
( ) TAMANHO
( ) COR
( ) FORMA
- RICARDO COLECIONA FLORES SECAS, OU SEJA, FLORES QUE CAÍRAM DAS ÁRVORES. EM ALGUMAS DELAS, HÁ 5 PÉTALAS E, EM OUTRAS, 4 PÉTALAS. OBSERVE A ILUSTRAÇÃO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
![Imagem: Ilustração. Cinco flores laranja com quatro pétalas e três flores laranja com cinco pétalas. Fim da imagem.](../resources/images/image_29797.png)
- QUANTAS PÉTALAS HÁ NO TOTAL?
_____
- RICARDO DESEJA ORGANIZAR ESSAS FLORES EM DUAS CAIXAS DIFERENTES. COMO VOCÊ PODERIA SUGERIR QUE RICARDO FIZESSE ESSA ORGANIZAÇÃO?
Boxe complementar:
DESAFIO
SABENDO QUE O RESULTADO DA ADIÇÃO 47 + 39 É 86, QUAL É O RESULTADO DA ADIÇÃO 39 + 47? _____
Resposta: 86
Fim do complemento.
172
NÚMEROS NA ARQUIBANCADA
- MUITAS PESSOAS COMPRARAM BILHETES NUMERADOS PARA ASSISTIR A UM JOGO DE BASQUETE, MAS ALGUMAS CADEIRAS DA ARQUIBANCADA NÃO ESTÃO NUMERADAS. VAI SER UMA CONFUSÃO NA HORA DE CADA UM ENCONTRAR O LUGAR!
- AJUDE A EVITAR ESSA CONFUSÃO, NUMERANDO OS ASSENTOS QUE ESTÃO SEM NÚMERO.
![Imagem: Ilustração. Vista de cima de cadeiras em uma arquibancada. Há dez fileiras com dez cadeiras cada. De cima para baixo: Fileira 1: 1, 2, espaço para resposta, 4, 5, 6, espaço para resposta, 8, 9, espaço para resposta. Fileira 2: espaço para resposta, espaço para resposta, 13, 14, espaço para resposta, espaço para resposta, 17, espaço para resposta, 19, 20. Fileira 3: espaço para resposta, 22, 23, 24, espaço para resposta, 26, espaço para resposta, 28, 29, espaço para resposta. Fileira 4: 31, espaço para resposta, 33, espaço para resposta, 35, 36, 37, espaço para resposta, 39, 40. Fileira 5: 41, 42, espaço para resposta, 44, espaço para resposta, 46, 47, 48, espaço para resposta, 50. Fileira 6: espaço para resposta, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, espaço para resposta. Fileira 7: 61, espaço para resposta, 63, 64, 65, espaço para resposta, 67, 68, 69, 70. Fileira 8: 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, espaço para resposta, 79, espaço para resposta. Fileira 9: 81, 82, 83, 84, espaço para resposta, 86, 87, 88, espaço para resposta, 90. Fileira 10: 91, 92, espaço para resposta, 94, 95, 96, espaço para resposta, 98, espaço para resposta; 100. Fim da imagem.](../resources/images/image_41939.png)
- MARQUE COM UM
X
A QUANTIDADE DE CADEIRAS QUE ESTAVAM SEM NÚMERO.
( ) MAIS DE 30 CADEIRAS
( ) MENOS DE 30 CADEIRAS
173
A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER
Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação.
VOCÊ SABIA QUE O PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA É UM DOS ANIMAIS MAIS AMEAÇADOS DE NOSSO PAÍS?
ELE ESTÁ EM EXTINÇÃO POR CAUSA DA CAÇA SEM CONTROLE, DA MORTE ACIDENTAL EM REDES DE PESCA, DO ENCALHE DE FILHOTES ÓRFÃOS E DOS ESTRAGOS AMBIENTAIS.
NO MUNDO, HÁ QUATRO ESPÉCIES DE PEIXE-BOI. O PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA É UM DELES E VIVE APENAS EM ÁGUA DOCE, NA REGIÃO AMAZÔNICA, NO BRASIL.
ELE CHEGA A MEDIR MAIS DE 3 METROS. CADA GESTAÇÃO DURA 12 MESES, GERANDO APENAS 1 FILHOTE E SÓ ACONTECE DE 3 EM 3 ANOS. APÓS O NASCIMENTO, O FILHOTE PASSA PELO MENOS 2 ANOS AO LADO DA MÃE.
![Imagem: Fotografia. Peixe-boi-da-amazônia, animal grande com nadadeiras compridas e focinho largo e grande. Fim da imagem.](../resources/images/image_32046.png)
LEGENDA: PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA (TRICHECHUS INUNGUIS). FOTOGRAFIA DE 2017. FIM DA LEGENDA.
TOME NOTA
- PESQUISE O SIGNIFICADO DA PALAVRA EXTINÇÃO.
_____
- EM QUAL REGIÃO VIVE O PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA? _____
- A GESTAÇÃO DO PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA DURA MAIS DE 10 MESES? _____
REFLITA
O QUE PODEMOS FAZER PARA PROTEGER ESSE ANIMAL?
174
COMPREENDER INFORMAÇÕES
- NA DANÇA DA FESTA ANUAL DAS FLORES DA ESCOLA, CADA CASAL DE ESTUDANTES ESCOLHEU UMA FLOR PARA USAR: UM CASAL ESCOLHEU MARGARIDAS, TRÊS CASAIS ESCOLHERAM CRAVOS, DOIS CASAIS, AZALEIAS, E QUATRO CASAIS, ROSAS. CADA ESTUDANTE RECEBERÁ UMA FLOR DO TIPO ESCOLHIDO.
- COMPLETE A TABELA COM A QUANTIDADE CORRESPONDENTE DE FLORES PARA ESSES CASAIS.
FLORES ESCOLHIDAS
Tabela: equivalente textual a seguir.
TIPO DE FLOR |
MARGARIDA |
CRAVO |
AZALEIA |
ROSA |
---|---|---|---|---|
QUANTIDADE |
_____ |
6 |
_____ |
_____ |
FONTE: FESTA ANUAL DAS FLORES EM 2023.
- COM BASE NOS DADOS DA TABELA, PINTE AS COLUNAS PARA COMPLETAR O GRÁFICO.
![Imagem: Gráfico de colunas. FLORES ESCOLHIDAS. No eixo vertical, a quantidade e no eixo horizontal, o tipo de flor.
CRAVO: 6.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.31.47.png)
FONTE: FESTA ANUAL DAS FLORES EM 2023.
- AO TODO, QUANTAS FLORES FORAM ESCOLHIDAS?
_____
- QUAL TIPO DE FLOR FOI O MAIS ESCOLHIDO?
_____
- O TOTAL DE FLORES É O DOBRO DO TOTAL DE CASAIS?
_____
175
- OBSERVE OS DESENHOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS A SEGUIR E FAÇA O QUE SE PEDE.
![Imagem: Ilustração. Figuras geométricas coloridas: triângulo laranja, círculo roxo, quadrado verde, triângulo roxo, triângulo azul, quadrado laranja, círculo laranja, círculo azul, quadrado amarelo, triângulo verde, círculo azul e círculo azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_42767.png)
- CRIE E REGISTRE UMA ESTRATÉGIA PARA ORGANIZAR E QUANTIFICAR AS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS ACIMA.
![Imagem: Ilustração. Folha pautada. Fim da imagem.](../resources/images/image_43048.png)
- A PARTIR DOS DADOS QUE VOCÊ ORGANIZOU, CONSTRUA UM GRÁFICO PARA REPRESENTÁ-LOS.
![Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com gráfico de colunas. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.33.13.png)
- ELABORE UMA QUESTÃO QUE POSSA SER RESPONDIDA COM BASE NO GRÁFICO QUE VOCÊ DESENHOU.
176
O QUE VOCÊ APRENDEU
- OBSERVE OS COLEGAS QUE ESTÃO SENTADOS PERTO DE VOCÊ NA SALA DE AULA.
- QUEM ESTÁ À SUA ESQUERDA? _____
- QUEM ESTÁ NA SUA FRENTE? _____
- QUEM ESTÁ ATRÁS DE VOCÊ? _____
- QUEM ESTÁ À SUA DIREITA? _____
- EM CADA QUADRO, PINTE O RECIPIENTE EM QUE CABE MAIS LÍQUIDO.
![Imagem: Ilustração. Uma garrafa larga, uma garrafa média e uma garrafa fina. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.34.34.png)
![Imagem: Ilustração. Um galão grande, uma garrafa média e uma garrafa fina. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.34.42.png)
- EM QUAL DOS QUADROS ESTÁ O RECIPIENTE DE MAIOR CAPACIDADE? _____
- OBSERVE O DESENHO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS E CERQUE COM UMA LINHA AQUELAS EM QUE PODEMOS IDENTIFICAR QUADRADOS.
![Imagem: Ilustração. Um cubo, um cilindro, um cone, uma esfera e um paralelepípedo. Fim da imagem.](../resources/images/image_26585.png)
177
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- FLÁVIA E ALBERTO BRINCARAM DE BATER FIGURINHAS. NO INÍCIO DO JOGO, CADA UM DELES TINHA 25 FIGURINHAS. NO FIM DO JOGO, ALBERTO TINHA PERDIDO 13 FIGURINHAS PARA FLÁVIA. COM QUANTAS FIGURINHAS ALBERTO FICOU?
_____
ALBERTO FICOU COM _____ FIGURINHAS.
- OBSERVE O CALENDÁRIO DA PÁGINA 128 DESTE LIVRO E ESCREVA O NOME DOS MESES EM QUE HÁ 31 DIAS.
_____
- OBSERVE O QUADRO NUMÉRICO E COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO NELE.
Quadro: equivalente textual a seguir.
60 |
61 |
62 |
63 |
64 |
65 |
66 |
67 |
68 |
69 |
70 |
_____ |
_____ |
73 |
74 |
75 |
_____ |
_____ |
78 |
79 |
80 |
_____ |
_____ |
83 |
84 |
85 |
_____ |
_____ |
88 |
89 |
90 |
91 |
92 |
93 |
94 |
95 |
96 |
97 |
98 |
99 |
AUTOAVALIAÇÃO
![Imagem: Ícone: oral Fim da imagem.](../resources/images/image_45256.png)
- EM QUAIS ATIVIDADES TIVE MAIS DIFICULDADE DURANTE OS ESTUDOS DESTE ANO? E QUAIS FORAM MAIS FÁCEIS?
- O QUE EU MAIS GOSTEI DE APRENDER DE MATEMÁTICA?