160

UNIDADE 8. AMPLIANDO

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro. À esquerda, um prédio amarelo, uma rua, uma mulher e uma menina andando em direção a uma Biblioteca marrom, um homem andando na frente de uma casa amarela com o número 17, uma rua, um mercado grande. Na frente há uma mulher e três crianças atravessando uma rua pela faixa de pedestres. No centro, na parte superior, um homem e um menino na frente de uma escola grande e verde, uma rua, uma casa vermelha ao lado de uma casa branca e uma casa laranja (19) ao lado de uma casa azul (21). Na frente da casa laranja, Guilherme está andando e segurando a mão de um homem . E na frente da casa azul, um homem e duas crianças estão andando de mãos dadas. Uma rua e na parte inferior, crianças brincando com uma bola em uma praça com árvores. Ao lado uma mulher observa e sorri. À direita, na parte superior, uma padaria, uma rua, uma casa azul-claro (26) e uma casa amarela (33). Ao lado há uma mulher e Letícia estão atravessando a rua, um homem e um menino andando na calçada e uma mulher e um menino parados. Na parte inferior, uma rua e uma farmácia. Fim da imagem.

161

Página sem conteúdo.

162

JOGO: MARQUE 10

Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação.

MATERIAL: CARTELA ABAIXO E MARCADORES (FEIJÕES, TAMPINHAS OU OUTROS).

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

JOGADORES: TODA A TURMA.

REGRAS:

Tabela: equivalente textual a seguir.

1

2

3

_____

5

6

_____

8

_____

10

_____

12

13

14

15

16

17

_____

19

_____

21

22

_____

24

25

_____

27

28

_____

30

31

32

33

_____

35

36

37

38

_____

40

_____

42

43

44

_____

46

47

48

49

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

163

TELMA PINTOU SEIS NÚMEROS EM SUA CARTELA. DESCUBRA QUAIS SÃO.

NÚMERO: É MAIOR QUE DEZ E MENOR QUE DOZE._____

2º NÚMERO: VEM IMEDIATAMENTE ANTES DO VINTE E CINCO. _____

3º NÚMERO: VEM IMEDIATAMENTE DEPOIS DO QUARENTA E NOVE. _____

4º NÚMERO: É MAIOR QUE VINTE E MENOR QUE VINTE E DOIS. _____

5º NÚMERO: VEM IMEDIATAMENTE ANTES DO QUARENTA. _____

6º NÚMERO: ESTÁ ENTRE O NOVE E O ONZE. _____

Imagem: Ilustração. Folha de papel. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

164

LOCALIZANDO

  1. OBSERVE A CENA.
Imagem: Ilustração. No centro há uma ponte sobre uma pedra em um rio. À esquerda há flores roxas e uma árvore. À direita, um homem está sentado de costas e segurando uma maçã. Na frente dele, uma menina está sentada de frente e segurando um prato com bolo. À direita do homem e à esquerda da menina há uma toalha no chão com alimentos em cima. Na parte superior há um pássaro branco voando e ao fundo, árvores e morros. Fim da imagem.

165

  1. ESTA É UMA REPRESENTAÇÃO DA SALA DE AULA DE ROBERTA.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma sala de aula. Na parte superior, a professora e uma mesa. Na parte inferior, três fileiras com quatro alunos sentados em carteiras escolares. À esquerda, na frente da professora, um aluno e atrás dele, Cláudio e mais dois alunos. No centro, na frente da professora, Fabiana e atrás dela, Roberta, Caio e mais uma aluna. À direita, na frente da professora, uma aluna e atrás dela, Lorenzo e mais dois alunos.  Fim da imagem.

ATRÁS

ESQUERDO

ENTRE

NA FRENTE

DIREITO

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. SIGA AS DICAS PARA ORGANIZAR A COZINHA DE JOCA.
Imagem: Ilustração. Na parte superior, armários de cozinha verde. Na parte inferior, à esquerda, uma pia e abaixo há um armário com as portas abertas. À direita, um fogão. Fim da imagem.

Boxe complementar:

DICAS

  • DESENHE 4 COPOS NA PRATELEIRA QUE ESTÁ EMBAIXO DA PIA.
  • DESENHE UMA PANELA EM CIMA DO FOGÃO, NO QUEIMADOR QUE ESTÁ DO LADO ESQUERDO DO FOGÃO.

Fim do complemento.

166

FORMANDO NÚMEROS

Imagem: Ícone: Material Complementar. Fim da imagem.
  1. RECORTE AS CARTAS DA PÁGINA 185.
    • SEPARE AS SEGUINTES CARTAS:
Imagem: Ilustração. Cartas com os números: 1, 2, 4.   Fim da imagem.

12

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

  1. SEPARE AS CARTAS: 3, 5, 8 E 9.
Imagem: Ilustração. Cartas com os números: 3, 5, 8, 9.  Fim da imagem.

167

PROBLEMAS

  1. HELENA E ROBERTO COLECIONAM SELOS. HELENA TINHA 24 SELOS E GANHOU 12. ROBERTO TINHA 12 SELOS E GANHOU 24.

    • COM QUANTOS SELOS CADA UM FICOU?

HELENA FICOU COM _____ SELOS. ROBERTO, COM _____ SELOS.

Imagem: Ícone: Oral.  Fim da imagem.

  1. EM UM PRÉDIO COM 48 APARTAMENTOS, HÁ APARTAMENTOS COM DOIS OU COM TRÊS DORMITÓRIOS. NESSE PRÉDIO, HÁ, EXATAMENTE, 12 APARTAMENTOS COM TRÊS DORMITÓRIOS. QUANTOS SÃO OS APARTAMENTOS COM DOIS DORMITÓRIOS? _____
  1. OBSERVE A QUANTIA DE DINHEIRO QUE VANESSA TINHA.
Imagem: Fotografia. Duas cédulas de vinte reais e quatro cédulas de dez reais.  Fim da imagem.

168

FIGURAS GEOMÉTRICAS

  1. MARQUE COM UM X O OBJETO QUE SE PARECE COM cilindro azul

( )

Imagem: Fotografia. Um cone vermelho.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Um dado roxo.    Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Uma lata cilíndrica e verde. Fim da imagem.
  1. NA ESCOLA DE ELIS, FOI REALIZADA UMA FEIRA DOS ESTADOS BRASILEIROS. ELIS É BAIANA E APRESENTOU NA FEIRA UM MURAL COM ALGUMAS INFORMAÇÕES, FOTOGRAFIAS E A BANDEIRA DO ESTADO ONDE NASCEU.
Imagem: Ilustração. Elis, menina com cabelo preso está sorrindo com a mão direita atrás das costas e a esquerda virada para cima. Ao seu lado há um painel com o nome: BAHIA. Abaixo há fotos e textos. Ao lado, ilustração da bandeira da Bahia, composta por linhas brancas e vermelhas intercaladas. No canto superior esquerdo há um quadrado azul com um triângulo branco no meio. Fim da imagem.

169

MEDIDAS DE TEMPO

  1. COMPLETE COM OS MESES QUE FALTAM.

MARÇO

_____

OUTUBRO

_____

AGOSTO

_____

JULHO

JANEIRO

_____

_____

NOVEMBRO

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

AGORA, FAÇA O QUE SE PEDE:

  1. AS CENAS ESTÃO FORA DE ORDEM. NUMERE-AS NA ORDEM EM QUE ACONTECERAM.

( )

Imagem: Ilustração. Uma menina está sentada e comendo uma maçã. Na frente dela há várias frutas sobre uma mesa.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. A menina está com os olhos semicerrados e escovando os dentes. Na frente dela há uma pia e um espelho.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. A menina e uma amiga estão sentadas no chão e brincando com bonecas. Entre elas há uma casinha roxa.   Fim da imagem.

170

OUTRAS MEDIDAS

  1. OBSERVE OS PEDAÇOS DE FITA DESENHADOS A SEGUIR E CERQUE COM UMA LINHA AQUELE QUE NÃO É O MAIS CURTO NEM O MAIS COMPRIDO.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma fita curta e azul. No centro, uma fita média e azul. À direita, uma fita comprida e azul. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM OS COLEGAS E DESENHE DUAS SITUAÇÕES: UMA EM QUE SE MEDE O COMPRIMENTO DE OBJETOS E OUTRA EM QUE SE MEDE A ALTURA DE PESSOAS.

    _____

    _____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. QUAL COPO VOCÊ ESCOLHERIA PARA TOMAR SUCO? POR QUÊ?
Imagem: Ilustração. Quatro copos lado a lado. À esquerda, um copo pequeno e um copo médio. À direita, um copo grande e um copo muito grande.  Fim da imagem.

171

PADRÕES

  1. OBSERVE A SEQUÊNCIA.
Imagem: Ilustração. Manchas de tinta coloridas: amarelo, azul, azul, vermelho, amarelo, azul, azul, vermelho, amarelo, azul, azul, vermelho, amarelo, azul.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, mancha de tinta azul. No centro, mancha de tinta vermelha e à direita, mancha de tinta amarela.  Fim da imagem.
  1. RICARDO COLECIONA FLORES SECAS, OU SEJA, FLORES QUE CAÍRAM DAS ÁRVORES. EM ALGUMAS DELAS, HÁ 5 PÉTALAS E, EM OUTRAS, 4 PÉTALAS. OBSERVE A ILUSTRAÇÃO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração. Cinco flores laranja com quatro pétalas e três flores laranja com cinco pétalas.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

DESAFIO

Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

SABENDO QUE O RESULTADO DA ADIÇÃO 47 + 39 É 86, QUAL É O RESULTADO DA ADIÇÃO 39 + 47? _____

Resposta: 86

Fim do complemento.

172

NÚMEROS NA ARQUIBANCADA

  1. MUITAS PESSOAS COMPRARAM BILHETES NUMERADOS PARA ASSISTIR A UM JOGO DE BASQUETE, MAS ALGUMAS CADEIRAS DA ARQUIBANCADA NÃO ESTÃO NUMERADAS. VAI SER UMA CONFUSÃO NA HORA DE CADA UM ENCONTRAR O LUGAR!
    • AJUDE A EVITAR ESSA CONFUSÃO, NUMERANDO OS ASSENTOS QUE ESTÃO SEM NÚMERO.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de cadeiras em uma arquibancada. Há dez fileiras com dez cadeiras cada. De cima para baixo:  Fileira 1: 1, 2, espaço para resposta, 4, 5, 6, espaço para resposta, 8, 9, espaço para resposta.  Fileira 2: espaço para resposta, espaço para resposta, 13, 14, espaço para resposta, espaço para resposta, 17, espaço para resposta, 19, 20.  Fileira 3: espaço para resposta, 22, 23, 24, espaço para resposta, 26, espaço para resposta, 28, 29, espaço para resposta.  Fileira 4: 31, espaço para resposta, 33, espaço para resposta, 35, 36, 37, espaço para resposta, 39, 40.  Fileira 5: 41, 42, espaço para resposta, 44, espaço para resposta, 46, 47, 48, espaço para resposta, 50.  Fileira 6: espaço para resposta, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, espaço para resposta.  Fileira 7: 61, espaço para resposta, 63, 64, 65, espaço para resposta, 67, 68, 69, 70.  Fileira 8: 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, espaço para resposta, 79, espaço para resposta.  Fileira 9: 81, 82, 83, 84, espaço para resposta, 86, 87, 88, espaço para resposta, 90.  Fileira 10: 91, 92, espaço para resposta, 94, 95, 96, espaço para resposta, 98, espaço para resposta; 100.  Fim da imagem.

173

A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER

Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação.

VOCÊ SABIA QUE O PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA É UM DOS ANIMAIS MAIS AMEAÇADOS DE NOSSO PAÍS?

ELE ESTÁ EM EXTINÇÃO POR CAUSA DA CAÇA SEM CONTROLE, DA MORTE ACIDENTAL EM REDES DE PESCA, DO ENCALHE DE FILHOTES ÓRFÃOS E DOS ESTRAGOS AMBIENTAIS.

NO MUNDO, HÁ QUATRO ESPÉCIES DE PEIXE-BOI. O PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA É UM DELES E VIVE APENAS EM ÁGUA DOCE, NA REGIÃO AMAZÔNICA, NO BRASIL.

ELE CHEGA A MEDIR MAIS DE 3 METROS. CADA GESTAÇÃO DURA 12 MESES, GERANDO APENAS 1 FILHOTE E SÓ ACONTECE DE 3 EM 3 ANOS. APÓS O NASCIMENTO, O FILHOTE PASSA PELO MENOS 2 ANOS AO LADO DA MÃE.

Imagem: Fotografia. Peixe-boi-da-amazônia, animal grande com nadadeiras compridas e focinho largo e grande. Fim da imagem.

LEGENDA: PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA (TRICHECHUS INUNGUIS). FOTOGRAFIA DE 2017. FIM DA LEGENDA.

TOME NOTA

  1. PESQUISE O SIGNIFICADO DA PALAVRA EXTINÇÃO.

    _____

  1. EM QUAL REGIÃO VIVE O PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA? _____
  1. A GESTAÇÃO DO PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA DURA MAIS DE 10 MESES? _____

REFLITA

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: grupo. Fim da imagem.

O QUE PODEMOS FAZER PARA PROTEGER ESSE ANIMAL?

174

COMPREENDER INFORMAÇÕES

  1. NA DANÇA DA FESTA ANUAL DAS FLORES DA ESCOLA, CADA CASAL DE ESTUDANTES ESCOLHEU UMA FLOR PARA USAR: UM CASAL ESCOLHEU MARGARIDAS, TRÊS CASAIS ESCOLHERAM CRAVOS, DOIS CASAIS, AZALEIAS, E QUATRO CASAIS, ROSAS. CADA ESTUDANTE RECEBERÁ UMA FLOR DO TIPO ESCOLHIDO.
    • COMPLETE A TABELA COM A QUANTIDADE CORRESPONDENTE DE FLORES PARA ESSES CASAIS.

FLORES ESCOLHIDAS

Tabela: equivalente textual a seguir.

TIPO DE FLOR

MARGARIDA

CRAVO

AZALEIA

ROSA

QUANTIDADE

_____

6

_____

_____

FONTE: FESTA ANUAL DAS FLORES EM 2023.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

Imagem: Gráfico de colunas. FLORES ESCOLHIDAS. No eixo vertical, a quantidade e no eixo horizontal, o tipo de flor.  
  
CRAVO: 6.  

 Fim da imagem.

FONTE: FESTA ANUAL DAS FLORES EM 2023.

175

  1. OBSERVE OS DESENHOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS A SEGUIR E FAÇA O QUE SE PEDE.
Imagem: Ilustração. Figuras geométricas coloridas: triângulo laranja, círculo roxo, quadrado verde, triângulo roxo, triângulo azul, quadrado laranja, círculo laranja, círculo azul, quadrado amarelo, triângulo verde, círculo azul e círculo azul. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Folha pautada.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com gráfico de colunas.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Material Complementar. Fim da imagem.

176

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. OBSERVE OS COLEGAS QUE ESTÃO SENTADOS PERTO DE VOCÊ NA SALA DE AULA.
    • QUEM ESTÁ À SUA ESQUERDA? _____
    • QUEM ESTÁ NA SUA FRENTE? _____
    • QUEM ESTÁ ATRÁS DE VOCÊ? _____
    • QUEM ESTÁ À SUA DIREITA? _____

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. EM CADA QUADRO, PINTE O RECIPIENTE EM QUE CABE MAIS LÍQUIDO.
Imagem: Ilustração. Uma garrafa larga, uma garrafa média e uma garrafa fina.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um galão grande, uma garrafa média e uma garrafa fina.   Fim da imagem.
  1. OBSERVE O DESENHO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS E CERQUE COM UMA LINHA AQUELAS EM QUE PODEMOS IDENTIFICAR QUADRADOS.
Imagem: Ilustração. Um cubo, um cilindro, um cone, uma esfera e um paralelepípedo.  Fim da imagem.

177

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. FLÁVIA E ALBERTO BRINCARAM DE BATER FIGURINHAS. NO INÍCIO DO JOGO, CADA UM DELES TINHA 25 FIGURINHAS. NO FIM DO JOGO, ALBERTO TINHA PERDIDO 13 FIGURINHAS PARA FLÁVIA. COM QUANTAS FIGURINHAS ALBERTO FICOU?

    _____

ALBERTO FICOU COM _____ FIGURINHAS.

  1. OBSERVE O CALENDÁRIO DA PÁGINA 128 DESTE LIVRO E ESCREVA O NOME DOS MESES EM QUE HÁ 31 DIAS.

    _____

  1. OBSERVE O QUADRO NUMÉRICO E COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO NELE.

Quadro: equivalente textual a seguir.

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

_____

_____

73

74

75

_____

_____

78

79

80

_____

_____

83

84

85

_____

_____

88

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98

99

AUTOAVALIAÇÃO

Imagem: Ícone: oral Fim da imagem.