160
UNIDADE 8. AMPLIANDO
161
Página sem conteúdo.
162
JOGO: MARQUE 10
Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação.
MATERIAL: CARTELA ABAIXO E MARCADORES (FEIJÕES, TAMPINHAS OU OUTROS).
JOGADORES: TODA A TURMA.
REGRAS:
- PREPARE SUA CARTELA PARA JOGAR. PARA ISSO, COMPLETE-A COM OS NÚMEROS QUE FALTAM.
Tabela: equivalente textual a seguir.
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_____ |
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_____ |
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_____ |
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_____ |
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_____ |
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_____ |
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_____ |
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_____ |
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28 |
_____ |
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32 |
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_____ |
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_____ |
40 |
_____ |
42 |
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44 |
_____ |
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47 |
48 |
49 |
_____ |
- DEPOIS, ESCOLHA 10 QUADRINHOS DE SUA CARTELA E PINTE-OS COM UMA COR BEM CLARINHA.
- SEU PROFESSOR VAI SORTEAR E LER EM VOZ ALTA UM NÚMERO.
- SE ELE LER UM NÚMERO QUE VOCÊ PINTOU, COLOQUE UM MARCADOR SOBRE ESSE NÚMERO.
- QUEM MARCAR PRIMEIRO OS 10 QUADRINHOS QUE PINTOU VENCE O JOGO.
163
TELMA PINTOU SEIS NÚMEROS EM SUA CARTELA. DESCUBRA QUAIS SÃO.
- PARA ISSO, OUÇA AS DICAS QUE SEU PROFESSOR VAI LER E ESCREVA OS NÚMEROS.
1º NÚMERO: É MAIOR QUE DEZ E MENOR QUE DOZE._____
2º NÚMERO: VEM IMEDIATAMENTE ANTES DO VINTE E CINCO. _____
3º NÚMERO: VEM IMEDIATAMENTE DEPOIS DO QUARENTA E NOVE. _____
4º NÚMERO: É MAIOR QUE VINTE E MENOR QUE VINTE E DOIS. _____
5º NÚMERO: VEM IMEDIATAMENTE ANTES DO QUARENTA. _____
6º NÚMERO: ESTÁ ENTRE O NOVE E O ONZE. _____
- AGORA, PINTE NESTA OUTRA CARTELA OS NÚMEROS QUE VOCÊ DESCOBRIU.
Tabela: equivalente textual a seguir.
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48 |
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50 |
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LOCALIZANDO
- OBSERVE A CENA.
- O QUE HÁ EMBAIXO DA PONTE? _____
- A TOALHA COM OS ITENS DO PIQUENIQUE ESTÁ DE QUAL LADO DO HOMEM? _____
- EM RELAÇÃO À MENINA, A TOALHA COM OS ITENS DO PIQUENIQUE ESTÁ DE QUAL LADO? _____
- O PASSARINHO ESTÁ EM CIMA OU EMBAIXO DA PONTE?
_____
165
- ESTA É UMA REPRESENTAÇÃO DA SALA DE AULA DE ROBERTA.
ATRÁS
ESQUERDO
ENTRE
NA FRENTE
DIREITO
- COMPLETE COM OS TERMOS EM DESTAQUE NA COR VERDE.
ROBERTA SENTA _____ DE CAIO E _____ DE FABIANA. DO LADO _____ DE ROBERTA SENTA CLÁUDIO E DO LADO _____ DELA SENTA LORENZO. ROBERTA SENTA _____ CLÁUDIO E LORENZO.
- SIGA AS DICAS PARA ORGANIZAR A COZINHA DE JOCA.
Boxe complementar:
DICAS
- DESENHE 4 COPOS NA PRATELEIRA QUE ESTÁ EMBAIXO DA PIA.
- DESENHE UMA PANELA EM CIMA DO FOGÃO, NO QUEIMADOR QUE ESTÁ DO LADO ESQUERDO DO FOGÃO.
Fim do complemento.
166
FORMANDO NÚMEROS
- RECORTE AS CARTAS DA PÁGINA 185.
- SEPARE AS SEGUINTES CARTAS:
- USANDO APENAS DUAS DESSAS CARTAS POR VEZ, FORME TODOS OS NÚMEROS POSSÍVEIS. DEPOIS, ESCREVA OS NÚMEROS QUE VOCÊ FORMOU.
12
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
- QUAL DOS NÚMEROS FORMADOS É O MAIOR? _____
- QUAL DOS NÚMEROS FORMADOS É O MENOR? _____
- SEPARE AS CARTAS: 3, 5, 8 E 9.
- QUAL É O MAIOR NÚMERO QUE VOCÊ CONSEGUE FORMAR USANDO APENAS DUAS DESSAS CARTAS? _____
- QUAL É O MENOR NÚMERO QUE VOCÊ PODE FORMAR COM DUAS DESSAS CARTAS? _____
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PROBLEMAS
- HELENA E ROBERTO COLECIONAM SELOS. HELENA TINHA 24 SELOS E GANHOU 12. ROBERTO TINHA 12 SELOS E GANHOU 24.
• COM QUANTOS SELOS CADA UM FICOU?
HELENA FICOU COM _____ SELOS. ROBERTO, COM _____ SELOS.
- QUEM FICOU COM A MAIOR QUANTIDADE DE SELOS: HELENA OU ROBERTO?
- EM UM PRÉDIO COM 48 APARTAMENTOS, HÁ APARTAMENTOS COM DOIS OU COM TRÊS DORMITÓRIOS. NESSE PRÉDIO, HÁ, EXATAMENTE, 12 APARTAMENTOS COM TRÊS DORMITÓRIOS. QUANTOS SÃO OS APARTAMENTOS COM DOIS DORMITÓRIOS? _____
- OBSERVE A QUANTIA DE DINHEIRO QUE VANESSA TINHA.
- DEPOIS DE VANESSA COMPRAR UMA CAMISETA POR 45 REAIS E UM LENÇO POR 15 REAIS, QUANTO SOBROU DE _____ DINHEIRO?
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FIGURAS GEOMÉTRICAS
- MARQUE COM UM X O OBJETO QUE SE PARECE COM
( )
( )
( )
- NA ESCOLA DE ELIS, FOI REALIZADA UMA FEIRA DOS ESTADOS BRASILEIROS. ELIS É BAIANA E APRESENTOU NA FEIRA UM MURAL COM ALGUMAS INFORMAÇÕES, FOTOGRAFIAS E A BANDEIRA DO ESTADO ONDE NASCEU.
- EM QUAL ESTADO ELIS NASCEU? _____
- QUE TIPO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PODEMOS IDENTIFICAR NA BANDEIRA DO MURAL FEITO POR ELIS?
( ) FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
( ) FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS
- QUAIS SÃO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS QUE PODEMOS IDENTIFICAR NA BANDEIRA DO ESTADO ONDE ELIS NASCEU?
_____
169
MEDIDAS DE TEMPO
- COMPLETE COM OS MESES QUE FALTAM.
MARÇO
_____
OUTUBRO
_____
AGOSTO
_____
JULHO
JANEIRO
_____
_____
NOVEMBRO
_____
AGORA, FAÇA O QUE SE PEDE:
- PINTE DE O PRIMEIRO MÊS DO ANO.
- PINTE DE O DÉCIMO SEGUNDO MÊS DO ANO.
- PINTE DE O MÊS EM QUE VOCÊ FAZ ANIVERSÁRIO.
- AS CENAS ESTÃO FORA DE ORDEM. NUMERE-AS NA ORDEM EM QUE ACONTECERAM.
( )
( )
( )
170
OUTRAS MEDIDAS
- OBSERVE OS PEDAÇOS DE FITA DESENHADOS A SEGUIR E CERQUE COM UMA LINHA AQUELE QUE NÃO É O MAIS CURTO NEM O MAIS COMPRIDO.
- CONVERSE COM OS COLEGAS E DESENHE DUAS SITUAÇÕES: UMA EM QUE SE MEDE O COMPRIMENTO DE OBJETOS E OUTRA EM QUE SE MEDE A ALTURA DE PESSOAS.
_____
_____
- QUAL COPO VOCÊ ESCOLHERIA PARA TOMAR SUCO? POR QUÊ?
171
PADRÕES
- OBSERVE A SEQUÊNCIA.
- CERQUE COM UMA LINHA O PRÓXIMO BORRÃO DA SEQUÊNCIA.
- MARQUE COM UM
X
O QUE ESTÁ VARIANDO NA SEQUÊNCIA.
( ) TAMANHO
( ) COR
( ) FORMA
- RICARDO COLECIONA FLORES SECAS, OU SEJA, FLORES QUE CAÍRAM DAS ÁRVORES. EM ALGUMAS DELAS, HÁ 5 PÉTALAS E, EM OUTRAS, 4 PÉTALAS. OBSERVE A ILUSTRAÇÃO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- QUANTAS PÉTALAS HÁ NO TOTAL?
_____
- RICARDO DESEJA ORGANIZAR ESSAS FLORES EM DUAS CAIXAS DIFERENTES. COMO VOCÊ PODERIA SUGERIR QUE RICARDO FIZESSE ESSA ORGANIZAÇÃO?
Boxe complementar:
DESAFIO
SABENDO QUE O RESULTADO DA ADIÇÃO 47 + 39 É 86, QUAL É O RESULTADO DA ADIÇÃO 39 + 47? _____
Resposta: 86
Fim do complemento.
172
NÚMEROS NA ARQUIBANCADA
- MUITAS PESSOAS COMPRARAM BILHETES NUMERADOS PARA ASSISTIR A UM JOGO DE BASQUETE, MAS ALGUMAS CADEIRAS DA ARQUIBANCADA NÃO ESTÃO NUMERADAS. VAI SER UMA CONFUSÃO NA HORA DE CADA UM ENCONTRAR O LUGAR!
- AJUDE A EVITAR ESSA CONFUSÃO, NUMERANDO OS ASSENTOS QUE ESTÃO SEM NÚMERO.
- MARQUE COM UM
X
A QUANTIDADE DE CADEIRAS QUE ESTAVAM SEM NÚMERO.
( ) MAIS DE 30 CADEIRAS
( ) MENOS DE 30 CADEIRAS
173
A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER
Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação.
VOCÊ SABIA QUE O PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA É UM DOS ANIMAIS MAIS AMEAÇADOS DE NOSSO PAÍS?
ELE ESTÁ EM EXTINÇÃO POR CAUSA DA CAÇA SEM CONTROLE, DA MORTE ACIDENTAL EM REDES DE PESCA, DO ENCALHE DE FILHOTES ÓRFÃOS E DOS ESTRAGOS AMBIENTAIS.
NO MUNDO, HÁ QUATRO ESPÉCIES DE PEIXE-BOI. O PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA É UM DELES E VIVE APENAS EM ÁGUA DOCE, NA REGIÃO AMAZÔNICA, NO BRASIL.
ELE CHEGA A MEDIR MAIS DE 3 METROS. CADA GESTAÇÃO DURA 12 MESES, GERANDO APENAS 1 FILHOTE E SÓ ACONTECE DE 3 EM 3 ANOS. APÓS O NASCIMENTO, O FILHOTE PASSA PELO MENOS 2 ANOS AO LADO DA MÃE.
LEGENDA: PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA (TRICHECHUS INUNGUIS). FOTOGRAFIA DE 2017. FIM DA LEGENDA.
TOME NOTA
- PESQUISE O SIGNIFICADO DA PALAVRA EXTINÇÃO.
_____
- EM QUAL REGIÃO VIVE O PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA? _____
- A GESTAÇÃO DO PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA DURA MAIS DE 10 MESES? _____
REFLITA
O QUE PODEMOS FAZER PARA PROTEGER ESSE ANIMAL?
174
COMPREENDER INFORMAÇÕES
- NA DANÇA DA FESTA ANUAL DAS FLORES DA ESCOLA, CADA CASAL DE ESTUDANTES ESCOLHEU UMA FLOR PARA USAR: UM CASAL ESCOLHEU MARGARIDAS, TRÊS CASAIS ESCOLHERAM CRAVOS, DOIS CASAIS, AZALEIAS, E QUATRO CASAIS, ROSAS. CADA ESTUDANTE RECEBERÁ UMA FLOR DO TIPO ESCOLHIDO.
- COMPLETE A TABELA COM A QUANTIDADE CORRESPONDENTE DE FLORES PARA ESSES CASAIS.
FLORES ESCOLHIDAS
Tabela: equivalente textual a seguir.
TIPO DE FLOR |
MARGARIDA |
CRAVO |
AZALEIA |
ROSA |
---|---|---|---|---|
QUANTIDADE |
_____ |
6 |
_____ |
_____ |
FONTE: FESTA ANUAL DAS FLORES EM 2023.
- COM BASE NOS DADOS DA TABELA, PINTE AS COLUNAS PARA COMPLETAR O GRÁFICO.
FONTE: FESTA ANUAL DAS FLORES EM 2023.
- AO TODO, QUANTAS FLORES FORAM ESCOLHIDAS?
_____
- QUAL TIPO DE FLOR FOI O MAIS ESCOLHIDO?
_____
- O TOTAL DE FLORES É O DOBRO DO TOTAL DE CASAIS?
_____
175
- OBSERVE OS DESENHOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS A SEGUIR E FAÇA O QUE SE PEDE.
- CRIE E REGISTRE UMA ESTRATÉGIA PARA ORGANIZAR E QUANTIFICAR AS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS ACIMA.
- A PARTIR DOS DADOS QUE VOCÊ ORGANIZOU, CONSTRUA UM GRÁFICO PARA REPRESENTÁ-LOS.
- ELABORE UMA QUESTÃO QUE POSSA SER RESPONDIDA COM BASE NO GRÁFICO QUE VOCÊ DESENHOU.
176
O QUE VOCÊ APRENDEU
- OBSERVE OS COLEGAS QUE ESTÃO SENTADOS PERTO DE VOCÊ NA SALA DE AULA.
- QUEM ESTÁ À SUA ESQUERDA? _____
- QUEM ESTÁ NA SUA FRENTE? _____
- QUEM ESTÁ ATRÁS DE VOCÊ? _____
- QUEM ESTÁ À SUA DIREITA? _____
- EM CADA QUADRO, PINTE O RECIPIENTE EM QUE CABE MAIS LÍQUIDO.
- EM QUAL DOS QUADROS ESTÁ O RECIPIENTE DE MAIOR CAPACIDADE? _____
- OBSERVE O DESENHO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS E CERQUE COM UMA LINHA AQUELAS EM QUE PODEMOS IDENTIFICAR QUADRADOS.
177
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- FLÁVIA E ALBERTO BRINCARAM DE BATER FIGURINHAS. NO INÍCIO DO JOGO, CADA UM DELES TINHA 25 FIGURINHAS. NO FIM DO JOGO, ALBERTO TINHA PERDIDO 13 FIGURINHAS PARA FLÁVIA. COM QUANTAS FIGURINHAS ALBERTO FICOU?
_____
ALBERTO FICOU COM _____ FIGURINHAS.
- OBSERVE O CALENDÁRIO DA PÁGINA 128 DESTE LIVRO E ESCREVA O NOME DOS MESES EM QUE HÁ 31 DIAS.
_____
- OBSERVE O QUADRO NUMÉRICO E COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO NELE.
Quadro: equivalente textual a seguir.
60 |
61 |
62 |
63 |
64 |
65 |
66 |
67 |
68 |
69 |
70 |
_____ |
_____ |
73 |
74 |
75 |
_____ |
_____ |
78 |
79 |
80 |
_____ |
_____ |
83 |
84 |
85 |
_____ |
_____ |
88 |
89 |
90 |
91 |
92 |
93 |
94 |
95 |
96 |
97 |
98 |
99 |
AUTOAVALIAÇÃO
- EM QUAIS ATIVIDADES TIVE MAIS DIFICULDADE DURANTE OS ESTUDOS DESTE ANO? E QUAIS FORAM MAIS FÁCEIS?
- O QUE EU MAIS GOSTEI DE APRENDER DE MATEMÁTICA?