180

SUGESTÕES DE LEITURA

LER É MUITO BOM! AQUI ESTÃO ALGUMAS SUGESTÕES BEM LEGAIS.

TÔ DENTRO, TÔ FORA...

ALCY. EDITORA FORMATO. COLEÇÃO UNIDUNITÊ.

UM LIVRO DE IMAGENS CRIATIVAS, QUE ABORDA ESTADOS OPOSTOS (ESTAR DENTRO OU FORA, IR EM UMA DIREÇÃO OU EM OUTRA, PARA A DIREITA OU PARA A ESQUERDA, ESTAR NA FRENTE OU ATRÁS, ESTAR EM CIMA OU EMBAIXO, SUBIR OU DESCER).

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de vários caracóis em volta de um cubo.  Fim da imagem.

BUGIGANGAS

HYE EUN SHIN. EDITORA CALLIS.

O PERSONAGEM DA HISTÓRIA APRENDE A CONSTRUIR NOVAS COISAS REAPROVEITANDO MATERIAIS PRESENTES NO DIA A DIA. MAS QUAL É A QUANTIDADE NECESSÁRIA PARA CADA CONSTRUÇÃO? ESSE LIVRO MOSTRA OS NÚMEROS COMO INDICADORES DE QUANTIDADES.

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, foto de objetos formando uma pessoa e um coelho. Fim da imagem.

DEZ SACIZINHOS

TATIANA BELINKY. EDITORA PAULINAS.

ESSE LIVRO É UMA BRINCADEIRA DE SUBTRAIR SACIS. ENTRE VERSOS E ESTROFES, DEZ GRACIOSOS SACIZINHOS DESAPARECEM, UM A UM. CAMUFLADA EM FORMAS E CORES INTENSAS, A CUCA ACOMPANHA O DESENROLAR DA HISTÓRIA.

Imagem: Capa de livro. Na parte inferior, o título e na parte superior, ilustração de dez sacis. Fim da imagem.

181

UMA HISTÓRIA DA CHINA

MARTINS R. TEIXEIRA. EDITORA FTD. COLEÇÃO MATEMÁTICA EM MIL E UMA HISTÓRIAS.

QUEM DIRIA QUE COM UMA TELHA QUEBRADA É POSSÍVEL APRENDER TANTO SOBRE FIGURAS GEOMÉTRICAS? VÔ LAO CONTA TUDO SOBRE O TANGRAM, E A GAROTADA SE DIVERTE CRIANDO FIGURAS SURPREENDENTES.

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de formas geométricas formando um quadrado e dentro de cada uma há desenhos. Fim da imagem.

MINHA MÃO É UMA RÉGUA

KIM SEONG-EUN. EDITORA CALLIS. COLEÇÃO TAN TAN.

DE QUE MODO O CORPO PODE SER USADO COMO PADRÃO PARA MEDIR OBJETOS E ESPAÇOS? UMA MENINA MUITO ESPERTA DESCOBRE, POR EXEMPLO, QUE AS MÃOS PODEM MEDIR O TAMANHO DE SUAS ROUPAS E OS PÉS PODEM MEDIR O COMPRIMENTO DOS CÔMODOS DE SUA CASA.

Imagem: Capa de livro. No centro, o título e ao fundo, ilustrações de crianças e flores. Fim da imagem.

QUEM VAI FICAR COM O PÊSSEGO?

YOON AH-HAE, YANG HYE-WON. EDITORA CALLIS. COLEÇÃO TAN TAN.

NESSA HISTÓRIA, OS ANIMAIS ENCONTRAM UM GRANDE PÊSSEGO MADURO QUE TINHA UM CHEIRO MUITO GOSTOSO E QUE PARECIA DELICIOSO. TODOS FICARAM COM MUITA ÁGUA NA BOCA. MAS QUEM VAI FICAR COM O PÊSSEGO? CADA UM DELES TEM UMA IDEIA DIFERENTE PARA DECIDIR ESSA QUESTÃO! USANDO CRITÉRIOS DE COMPARAÇÃO DE ALTURA, DE MASSA E OUTROS, OS PERSONAGENS ENSINAM AOS LEITORES COMO COLOCAR AS COISAS EM ORDEM CRESCENTE OU DECRESCENTE.

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de animais dançando.  Fim da imagem.

182

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

BARBOSA, RUY MADSEN. DESCOBRINDO PADRÕES EM MOSAICOS. SÃO PAULO: ATUAL, 2001.

A OBRA CONVIDA A DESCOBRIR E CRIAR PADRÕES, PARTICULARMENTE NO CAMPO DA GEOMETRIA EUCLIDIANA, QUANTO A PAVIMENTAÇÕES PLANAS.

BOYER, CARL B. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. TRADUÇÃO: ELZA F. GOMIDE. 2ª ED. SÃO PAULO: EDGARD BLÜCHER, 1996.

APRESENTA PESQUISAS SOBRE A VIVÊNCIA DA HUMANIDADE COM OS NÚMEROS.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. BRASÍLIA: MEC, 2018.

REGULAMENTA O ENSINO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. BRASÍLIA: MEC, 2019.

DOCUMENTO QUE INSTITUI FUNDAMENTOS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS.

BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CIÊNCIAS NATURAIS. BRASÍLIA: MEC/SEF, 1997.

DOCUMENTO COM O PROPÓSITO DE ORIENTAR AS ESCOLAS QUANTO AO CONTEÚDO TRABALHADO E ÀS ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA.

BRASIL. PRÓ-LETRAMENTO. MATEMÁTICA. BRASÍLIA: MEC/SEB, 2007.

O MANUAL TRAZ INÚMEROS QUESTIONAMENTOS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR TUTOR E AS IMPLICAÇÕES ENVOLVIDAS NA EXECUÇÃO DESSA ATIVIDADE.

COLL, CÉSAR; TEBEROSKY, ANA. APRENDENDO MATEMÁTICA. SÃO PAULO: ÁTICA, 2000.

APRESENTA SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O TRABALHO COM CONTEÚDOS ESSENCIAIS DA MATEMÁTICA, DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO DE MATEMÁTICA.

DANTE, LUIZ ROBERTO. DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA. SÃO PAULO: ÁTICA, 1989.

A OBRA PROPÕE UMA DISCUSSÃO DOS FATORES QUE ATUAM DE FORMA NEGATIVA NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA, POR MEIO DA CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PROBLEMAS E DAS ETAPAS ENVOLVIDAS NA RESOLUÇÃO.

DE VRIES, RHETA; KAMII, CONSTANCE. JOGOS EM GRUPO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET. PORTO ALEGRE: ARTMED, 1998.

A OBRA TRAZ UMA NOVA VISÃO DOS JOGOS EM GRUPO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, COMO UMA CONQUISTA COGNITIVA E SOCIAL DE GRANDE IMPORTÂNCIA.

FERREIRA, MARIANA K. LEAL. IDEIAS MATEMÁTICAS DE POVOS CULTURALMENTE DISTINTOS. SÃO PAULO: GLOBAL, 2002. (SÉRIE ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO).

APRESENTA A MATEMÁTICA SOB UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL, A CHAMADA ETNOMATEMÁTICA, POR MEIO DE DOCUMENTAÇÃO SOBRE DIFERENTES CONHECIMENTOS E PRÁTICAS CULTURALMENTE DISTINTAS.

GRANDO, REGINA CÉLIA. O JOGO E A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA. SÃO PAULO: PAULUS, 2004.

MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO CONTEXTO DE AULAS DE MATEMÁTICA COMO MEIO DE DESENVOLVER A CRIATIVIDADE, A IMAGINAÇÃO, O SENSO CRÍTICO, AS ESTRATÉGIAS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E COMO DESENCADEADOR DE CONCEITOS MATEMÁTICOS.

KAMII, CONSTANCE; HOOUSMAN, L. B. CRIANÇAS PEQUENAS REINVENTAM A ARITMÉTICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2002.

O LIVRO TRAZ UM PROGRAMA DO ENSINO DA ARITMÉTICA, ESTIMULANDO O PENSAMENTO NUMÉRICO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA.

LIMA, ELON LAGES. MEDIDA E FORMA EM GEOMETRIA: COMPRIMENTO, ÁREA, VOLUME E SEMELHANÇA. RIO DE JANEIRO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA (SBM), 1991.

APRESENTA A NOÇÃO DE MEDIDA EM GEOMETRIA SOB OS ASPECTOS UNI, BI E TRIDIMENSIONAL POR MEIO DA TEORIA E DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS.

183

LOPES, MARIA LAURA M. LEITE. EXPLORANDO DADOS ESTATÍSTICOS E NOÇÕES DE PROBABILIDADE A PARTIR DE SÉRIES INICIAIS. RIO DE JANEIRO: UFRJ (PROJETO FUNDÃO), 2005.

TRAZ ATIVIDADES LÚDICAS PARA O APRENDIZADO DE NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA.

LUCKESI, CIPRIANO C. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. SÃO PAULO: CORTEZ, 2001.

A OBRA TRAZ ESTUDOS CRÍTICOS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR, BEM COMO FORMAS DE TORNÁ-LA MAIS VIÁVEL E CONSTRUTIVA.

MACEDO, LINO; PETTY, ANA L. S.; PASSOS, NORIMAR C. OS JOGOS E O LÚDICO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2005.

VOLTADO AOS QUE TRABALHAM COM OFICINAS DE JOGOS, COM VISTAS A FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ESTUDANTES.

NUNES, TEREZINHA ET AL. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: NÚMEROS E OPERAÇÕES NUMÉRICAS. SÃO PAULO: CORTEZ, 2005.

A OBRA MOSTRA O PAPEL DO PROFESSOR COMO UM PROFISSIONAL QUE COLETA INFORMAÇÕES SOBRE OS ESTUDANTES E AS INTERPRETA A PARTIR DA PESQUISA CIENTÍFICA.

PANIZZA, MABEL ET AL. ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2006.

BUSCA A CRIAÇÃO DE UM MEIO DE COMUNICAÇÃO ENTRE PESQUISADORES E EDUCADORES DE MATEMÁTICA, INTEGRANDO CONCEITOS TEÓRICOS COM A PRÁTICA EDUCACIONAL.

PIRES, CÉLIA MARIA CAROLINO; CURI, EDDA; CAMPOS, TANIA MARIA MENDONÇA. ESPAÇO E FORMA: A CONSTRUÇÃO DE NOÇÕES GEOMÉTRICAS PELAS CRIANÇAS DAS QUATRO SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. SÃO PAULO: PROEM, 2000.

TRAZ PROBLEMAS RELATIVOS AO ENSINO DA GEOMETRIA, BUSCANDO RESPOSTAS A QUESTÕES DIVERSAS QUE FAZEM PARTE DO ENSINO DA MATEMÁTICA.

POLYA, GEORGE. A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS. TRADUÇÃO: HEITOR LISBOA ARAÚJO. RIO DE JANEIRO: INTERCIÊNCIA, 1994.

A OBRA MOSTRA QUE SEMPRE HÁ UMA GRANDE DESCOBERTA NA RESOLUÇÃO DE QUALQUER PROBLEMA.

SMOLE, KÁTIA STOCCO; CÂNDIDO, PATRÍCIA; DINIZ, MARIA IGNEZ (ORG.). LER, ESCREVER E RESOLVER PROBLEMAS: HABILIDADES BÁSICAS PARA APRENDER MATEMÁTICA. SÃO PAULO: ARTMED, 2001.

CONTRIBUI PARA A DISCUSSÃO SOBRE O LUGAR E O SIGNIFICADO DAS COMPETÊNCIAS E DAS HABILIDADES NA ESCOLA FUNDAMENTAL.

TOLEDO, MARÍLIA; TOLEDO, MAURO. DIDÁTICA DE MATEMÁTICA: COMO DOIS E DOIS: A CONSTRUÇÃO DA MATEMÁTICA. SÃO PAULO: FTD, 1997.

TRAZ ATIVIDADES QUE PERMITEM DESPERTAR A INTUIÇÃO MATEMÁTICA, RELACIONANDO-AS À TEORIA FORMAL DA MATEMÁTICA.

VILELA, DENISE SILVA. MATEMÁTICA NOS USOS E JOGOS DE LINGUAGEM: AMPLIANDO CONCEPÇÕES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. TESE (DOUTORADO EM MATEMÁTICA) – FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, SÃO PAULO, 2007.

TRAZ UM ESTUDO SOBRE COMO O TERMO MATEMÁTICA VEM SENDO USADO NA LITERATURA ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

184

MATERIAL COMPLEMENTAR

185

UNIDADE 8 CARTAS PARA A ATIVIDADE 1 DA PÁGINA 166

Imagem: Ilustração. Cartas com os números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Em volta de cada carta há linhas pontilhadas para recortar. Fim da imagem.

186

Página sem conteúdo.

187

UNIDADE 6 PEÇAS PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 136

Imagem: Ilustração. Quatro dinossauros com linhas pontilhadas em volta para recortar.  Dinossauro muito grande. Dinossauro médio. Dinossauro pequeno. Dinossauro grande.    Fim da imagem.

UNIDADE 6 PEÇAS PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 124

Imagem: Ilustração. Abacaxi com linhas pontilhadas em volta para recortar. Ao lado, melancia com linhas pontilhadas em volta para recortar.  Fim da imagem.

188

Página sem conteúdo.

189

UNIDADE 6 CÉDULAS

Imagem: Fotografia. Cédulas com linhas pontilhadas em volta para recortar: uma cédula de cem reais, duas cédulas de cinquenta reais, dez cédulas de dez reais, três cédulas de vinte reais, quatro cédulas de cinco reais e seis cédulas de dois reais. Fim da imagem.

190

Página sem conteúdo.

191

UNIDADE 6 MOEDAS

Imagem: Fotografia. Moedas com linhas pontilhadas em volta para recortar: dez moedas de um real, duas moedas de cinquenta centavos, quatro moedas de vinte e cinco centavos, dez moedas de dez centavos, quatro moedas de cinco centavos e dez moedas de um centavo. Fim da imagem.

192

Página sem conteúdo.

193

UNIDADE 5 TABULEIRO PARA O JOGO DESAFIO DA SELVA

Imagem: Ilustração. Jogo de tabuleiro. Na parte superior, uma folha verde com o texto: DESAFIO DA SELVA. No centro há vários círculos com números e ao lado de alguns há folhas com textos. PARTIDA. 1, 2, 3 (VOCÊ ESCORREGOU DO BARRANCO E CORTOU CAMINHO. AVANCE 2 CASAS), 4, 5, 6 (É PRECISO TER CUIDADO COM A ONÇA! VOLTE 2 CASAS), 7, 8, 9, 10, 11 (VEJA, UMA COLMEIA! AVANCE 3 CASAS), 12, 13, 14, 15 (VOCÊ PISOU NUMA POÇA DE LAMA. VOLTE 1 CASA), 16, 17, 18, 19 (VOCÊ PAROU PARA BEBER ÁGUA E ENCONTROU UM JACARÉ. VOLTE 2 CASAS), 20, 21, 22, 23 (VOCÊ AVISTOU UMA JIBOIA ENROLADA NUM TRONCO. AVANCE 2 CASAS), 24, 25 (VOCÊ ACHOU UM ATALHO. VÁ ATÉ A CASA 29), 26, 27, 28, 29, 30, 31 (VOCÊ ENCONTROU UM BICHO-PREGUIÇA. FIQUE 1 RODADA SEM JOGAR), 32, 33, 34, 35, 36, 37 (VOCÊ ENCONTROU UM GAMBÁ. AVANCE 3 CASAS), 38, 39, 40. CHEGADA. Ao redor há plantas, árvores, flores e animais (onça, abelhas, jacaré, jiboia, bicho-preguiça e gambá). Em volta há linhas pontilhadas para recortar. Fim da imagem.

194

Página sem conteúdo.

195

UNIDADE 5 TABULEIRO PARA O JOGO DESAFIO DA SELVA

Imagem: Ilustração. Jogo de tabuleiro. Na parte superior, uma folha verde com o texto: DESAFIO DA SELVA. No centro há vários círculos com números e ao lado de alguns há folhas com textos. PARTIDA. 1, 2, 3 (VOCÊ ESCORREGOU DO BARRANCO E CORTOU CAMINHO. AVANCE 2 CASAS), 4, 5, 6 (É PRECISO TER CUIDADO COM A ONÇA! VOLTE 2 CASAS), 7, 8, 9, 10, 11 (VEJA, UMA COLMEIA! AVANCE 3 CASAS), 12, 13, 14, 15 (VOCÊ PISOU NUMA POÇA DE LAMA. VOLTE 1 CASA), 16, 17, 18, 19 (VOCÊ PAROU PARA BEBER ÁGUA E ENCONTROU UM JACARÉ. VOLTE 2 CASAS), 20, 21, 22, 23 (VOCÊ AVISTOU UMA JIBOIA ENROLADA NUM TRONCO. AVANCE 2 CASAS), 24, 25 (VOCÊ ACHOU UM ATALHO. VÁ ATÉ A CASA 29), 26, 27, 28, 29, 30, 31 (VOCÊ ENCONTROU UM BICHO-PREGUIÇA. FIQUE 1 RODADA SEM JOGAR), 32, 33, 34, 35, 36, 37 (VOCÊ ENCONTROU UM GAMBÁ. AVANCE 3 CASAS), 38, 39, 40. CHEGADA. Ao redor há plantas, árvores, flores e animais (onça, abelhas, jacaré, jiboia, bicho-preguiça e gambá). Em volta há linhas pontilhadas para recortar. Fim da imagem.

196

Página sem conteúdo.

197

UNIDADE 4 TANGRAM PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 89

Imagem: Ilustração. Figuras geométricas verdes formando um quadrado. Em volta há linhas pontilhadas para recortar. Fim da imagem.

198

Imagem: Ilustração. Quadrado verde. Fim da imagem.

199

UNIDADE 4 PEÇAS PARA O JOGO DOMINÓ GEOMÉTRICO

Imagem: Ilustração. Peças de dominó com linhas pontilhadas em volta para recortar. Nas peças há formas geométricas. Peça com duas esferas, peça com uma esfera e um cubo, peça com uma esfera e um cone, peça com uma esfera e um cilindro, peça com uma esfera e uma pirâmide roxa, peça com uma esfera e um paralelepípedo, peça com uma esfera e uma pirâmide azul. Peça com dois cubos, peça com um cubo e um cone, peça com um cubo e um cilindro, peça com um cubo e uma pirâmide roxa, peça com um cubo e um paralelepípedo, peça com um cubo e uma pirâmide azul, peça com dois cones. Peça com um cone e um cilindro, peça com um cone e uma pirâmide roxa, peça com um cone e um paralelepípedo, peça com um cone uma pirâmide azul, peça com dois cilindros, peça com um cilindro e uma pirâmide roxa, peça com um cilindro e um paralelepípedo. Peça com um cilindro e uma pirâmide azul, peça com duas pirâmides roxas, peça com uma pirâmide roxa e um paralelepípedo, peça com uma pirâmide roxa e uma pirâmide azul, peça com dois paralelepípedos, peça com um paralelepípedo e uma pirâmide azul, peça com duas pirâmides azuis. Fim da imagem.

200

Página sem conteúdo.

201

UNIDADES 3 E 5 DADOS PARA OS JOGOS ÁRVORE DAS MAÇÃS E DESAFIO DA SELVA

RECORTE

DOBRE

Imagem: Ilustração. Na parte superior, cubo aberto com números sobre fundo amarelo. Em volta há linhas pontilhadas para recortar e abas para dobrar e colar. Na parte inferior, cubo aberto com números sobre fundo vermelho. Em volta há linhas pontilhadas para recortar e abas para dobrar e colar. Fim da imagem.

202

Página sem conteúdo.

203

UNIDADE 3 MAÇÃS PARA O JOGO ÁRVORE DAS MAÇÃS

Imagem: Ilustração. Quadrado verde com quarenta e duas maçãs vermelhas. Em volta de cada uma há linhas pontilhadas para recortar.  Fim da imagem.

UNIDADE 1 PEÇAS PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 26

Imagem: Ilustração. Sete figuras. Em volta de cada uma há linhas pontilhadas para recortar. Panela; Frasco de condicionador; Frasco de xampu; Rolo de papel higiênico; Jarra; Prato; Toalha verde. Fim da imagem.

204

Imagem: Ilustração. Quadrado verde com quarenta e dois quadradinhos e em cada um, a informação: ÁRVORE DAS MAÇÃS.  Fim da imagem.

205

UNIDADE 1 - CARTAS PARA O JOGO DOMINÓ DE ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS

Imagem: Ilustração. Peças de dominó com linhas pontilhadas em volta para recortar. Nas peças há iconografias e ilustrações.  Peça 1: À esquerda, um cifrão laranja. À direita, dois meninos estão jogando futebol.  Peça 2: À esquerda, silhueta de um adulto e uma criança. À direita, um homem e uma menina com capacete de proteção estão andando de bicicleta.  Peça 3: À esquerda, silhueta de uma pessoa segurando uma pá. À direita, dois meninos estão andando em uma piscina. Ao lado, um homem observa.  Peça 4: À esquerda, símbolo da reciclagem. À direita, um homem anda na calçada e ao seu lado há um carro andando na rua.  Peça 5: À esquerda, um semáforo de pedestres com a luz verde acesa. À direita, uma ambulância parada na frente de um hospital.  Peça 6: À esquerda, placa com a silhueta de um cadeirante. À direita, uma mulher está segurando a mão de um menino e eles estão parados na frente de uma faixa de pedestres. Na rua há carros. Peça 7: À esquerda, silhueta de uma pessoa correndo atrás de uma bola. À direita, dois adultos estão segurando as mãos de duas crianças e andando em direção a uma escola.  Peça 8: À esquerda, silhueta de uma bicicleta. À direita, dois homens com capacete de proteção estão segurando picaretas dentro de um buraco em uma obra. Peça 9: À esquerda, silhueta de uma pessoa nadando. À direita, uma menina está jogando lixo em cestos recicláveis.  Peça 10: À esquerda, placa de permitido estacionar. À direita, um homem segura a mão de uma menina e eles atravessam uma faixa de pedestres. Ao lado, um carro parado.  Peça 11: À esquerda, uma placa com uma cruz vermelha. À direita, uma mulher empurra um menino cadeirante sobre uma rampa.  Peça 12: À esquerda, um semáforo de pedestres com a luz vermelha acesa. À direita, cédulas de reais.  Fim da imagem.

206

Imagem: Ilustração. Doze peças. Na parte superior, a informação: DOMINÓ DE ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS. Na parte inferior, peças de dominó e ao lado, uma lâmpada.  Fim da imagem.

207

UNIDADE 1 PEÇAS PARA A ATIVIDADE 1 DA PÁGINA 26

Imagem: Ilustração. Quatro bonecas com linhas pontilhadas em volta para recortar em cada uma delas.  Boneca pequena  Boneca média.  Boneca grande. Boneca muito grande.  Fim da imagem.

UNIDADE 1 PEÇAS PARA A ATIVIDADE 1 DA PÁGINA 18

Imagem: Ilustração. Cinco figuras com linhas pontilhadas em volta para recortar.  Sapato esquerdo; Sapato direito azul; Chapéu; Buzina; Flor.  Fim da imagem.

UNIDADE 1 PEÇAS PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 17

Imagem: Ilustração. Quatro figuras com linhas pontilhadas em volta para recortar.  Vaso com flores roxas; Borboleta azul; Laranja; Coelho branco.   Fim da imagem.

208

Página sem conteúdo.