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SUGESTÕES DE LEITURA
LER É MUITO BOM! AQUI ESTÃO ALGUMAS SUGESTÕES BEM LEGAIS.
TÔ DENTRO, TÔ FORA...
ALCY. EDITORA FORMATO. COLEÇÃO UNIDUNITÊ.
UM LIVRO DE IMAGENS CRIATIVAS, QUE ABORDA ESTADOS OPOSTOS (ESTAR DENTRO OU FORA, IR EM UMA DIREÇÃO OU EM OUTRA, PARA A DIREITA OU PARA A ESQUERDA, ESTAR NA FRENTE OU ATRÁS, ESTAR EM CIMA OU EMBAIXO, SUBIR OU DESCER).
BUGIGANGAS
HYE EUN SHIN. EDITORA CALLIS.
O PERSONAGEM DA HISTÓRIA APRENDE A CONSTRUIR NOVAS COISAS REAPROVEITANDO MATERIAIS PRESENTES NO DIA A DIA. MAS QUAL É A QUANTIDADE NECESSÁRIA PARA CADA CONSTRUÇÃO? ESSE LIVRO MOSTRA OS NÚMEROS COMO INDICADORES DE QUANTIDADES.
DEZ SACIZINHOS
TATIANA BELINKY. EDITORA PAULINAS.
ESSE LIVRO É UMA BRINCADEIRA DE SUBTRAIR SACIS. ENTRE VERSOS E ESTROFES, DEZ GRACIOSOS SACIZINHOS DESAPARECEM, UM A UM. CAMUFLADA EM FORMAS E CORES INTENSAS, A CUCA ACOMPANHA O DESENROLAR DA HISTÓRIA.
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UMA HISTÓRIA DA CHINA
MARTINS R. TEIXEIRA. EDITORA FTD. COLEÇÃO MATEMÁTICA EM MIL E UMA HISTÓRIAS.
QUEM DIRIA QUE COM UMA TELHA QUEBRADA É POSSÍVEL APRENDER TANTO SOBRE FIGURAS GEOMÉTRICAS? VÔ LAO CONTA TUDO SOBRE O TANGRAM, E A GAROTADA SE DIVERTE CRIANDO FIGURAS SURPREENDENTES.
MINHA MÃO É UMA RÉGUA
KIM SEONG-EUN. EDITORA CALLIS. COLEÇÃO TAN TAN.
DE QUE MODO O CORPO PODE SER USADO COMO PADRÃO PARA MEDIR OBJETOS E ESPAÇOS? UMA MENINA MUITO ESPERTA DESCOBRE, POR EXEMPLO, QUE AS MÃOS PODEM MEDIR O TAMANHO DE SUAS ROUPAS E OS PÉS PODEM MEDIR O COMPRIMENTO DOS CÔMODOS DE SUA CASA.
QUEM VAI FICAR COM O PÊSSEGO?
YOON AH-HAE, YANG HYE-WON. EDITORA CALLIS. COLEÇÃO TAN TAN.
NESSA HISTÓRIA, OS ANIMAIS ENCONTRAM UM GRANDE PÊSSEGO MADURO QUE TINHA UM CHEIRO MUITO GOSTOSO E QUE PARECIA DELICIOSO. TODOS FICARAM COM MUITA ÁGUA NA BOCA. MAS QUEM VAI FICAR COM O PÊSSEGO? CADA UM DELES TEM UMA IDEIA DIFERENTE PARA DECIDIR ESSA QUESTÃO! USANDO CRITÉRIOS DE COMPARAÇÃO DE ALTURA, DE MASSA E OUTROS, OS PERSONAGENS ENSINAM AOS LEITORES COMO COLOCAR AS COISAS EM ORDEM CRESCENTE OU DECRESCENTE.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
BARBOSA, RUY MADSEN. DESCOBRINDO PADRÕES EM MOSAICOS. SÃO PAULO: ATUAL, 2001.
A OBRA CONVIDA A DESCOBRIR E CRIAR PADRÕES, PARTICULARMENTE NO CAMPO DA GEOMETRIA EUCLIDIANA, QUANTO A PAVIMENTAÇÕES PLANAS.
BOYER, CARL B. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. TRADUÇÃO: ELZA F. GOMIDE. 2ª ED. SÃO PAULO: EDGARD BLÜCHER, 1996.
APRESENTA PESQUISAS SOBRE A VIVÊNCIA DA HUMANIDADE COM OS NÚMEROS.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. BRASÍLIA: MEC, 2018.
REGULAMENTA O ENSINO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. BRASÍLIA: MEC, 2019.
DOCUMENTO QUE INSTITUI FUNDAMENTOS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS.
BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CIÊNCIAS NATURAIS. BRASÍLIA: MEC/SEF, 1997.
DOCUMENTO COM O PROPÓSITO DE ORIENTAR AS ESCOLAS QUANTO AO CONTEÚDO TRABALHADO E ÀS ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA.
BRASIL. PRÓ-LETRAMENTO. MATEMÁTICA. BRASÍLIA: MEC/SEB, 2007.
O MANUAL TRAZ INÚMEROS QUESTIONAMENTOS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR TUTOR E AS IMPLICAÇÕES ENVOLVIDAS NA EXECUÇÃO DESSA ATIVIDADE.
COLL, CÉSAR; TEBEROSKY, ANA. APRENDENDO MATEMÁTICA. SÃO PAULO: ÁTICA, 2000.
APRESENTA SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O TRABALHO COM CONTEÚDOS ESSENCIAIS DA MATEMÁTICA, DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO DE MATEMÁTICA.
DANTE, LUIZ ROBERTO. DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA. SÃO PAULO: ÁTICA, 1989.
A OBRA PROPÕE UMA DISCUSSÃO DOS FATORES QUE ATUAM DE FORMA NEGATIVA NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA, POR MEIO DA CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PROBLEMAS E DAS ETAPAS ENVOLVIDAS NA RESOLUÇÃO.
DE VRIES, RHETA; KAMII, CONSTANCE. JOGOS EM GRUPO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET. PORTO ALEGRE: ARTMED, 1998.
A OBRA TRAZ UMA NOVA VISÃO DOS JOGOS EM GRUPO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, COMO UMA CONQUISTA COGNITIVA E SOCIAL DE GRANDE IMPORTÂNCIA.
FERREIRA, MARIANA K. LEAL. IDEIAS MATEMÁTICAS DE POVOS CULTURALMENTE DISTINTOS. SÃO PAULO: GLOBAL, 2002. (SÉRIE ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO).
APRESENTA A MATEMÁTICA SOB UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL, A CHAMADA ETNOMATEMÁTICA, POR MEIO DE DOCUMENTAÇÃO SOBRE DIFERENTES CONHECIMENTOS E PRÁTICAS CULTURALMENTE DISTINTAS.
GRANDO, REGINA CÉLIA. O JOGO E A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA. SÃO PAULO: PAULUS, 2004.
MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO CONTEXTO DE AULAS DE MATEMÁTICA COMO MEIO DE DESENVOLVER A CRIATIVIDADE, A IMAGINAÇÃO, O SENSO CRÍTICO, AS ESTRATÉGIAS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E COMO DESENCADEADOR DE CONCEITOS MATEMÁTICOS.
KAMII, CONSTANCE; HOOUSMAN, L. B. CRIANÇAS PEQUENAS REINVENTAM A ARITMÉTICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2002.
O LIVRO TRAZ UM PROGRAMA DO ENSINO DA ARITMÉTICA, ESTIMULANDO O PENSAMENTO NUMÉRICO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA.
LIMA, ELON LAGES. MEDIDA E FORMA EM GEOMETRIA: COMPRIMENTO, ÁREA, VOLUME E SEMELHANÇA. RIO DE JANEIRO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA (SBM), 1991.
APRESENTA A NOÇÃO DE MEDIDA EM GEOMETRIA SOB OS ASPECTOS UNI, BI E TRIDIMENSIONAL POR MEIO DA TEORIA E DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS.
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LOPES, MARIA LAURA M. LEITE. EXPLORANDO DADOS ESTATÍSTICOS E NOÇÕES DE PROBABILIDADE A PARTIR DE SÉRIES INICIAIS. RIO DE JANEIRO: UFRJ (PROJETO FUNDÃO), 2005.
TRAZ ATIVIDADES LÚDICAS PARA O APRENDIZADO DE NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA.
LUCKESI, CIPRIANO C. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. SÃO PAULO: CORTEZ, 2001.
A OBRA TRAZ ESTUDOS CRÍTICOS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR, BEM COMO FORMAS DE TORNÁ-LA MAIS VIÁVEL E CONSTRUTIVA.
MACEDO, LINO; PETTY, ANA L. S.; PASSOS, NORIMAR C. OS JOGOS E O LÚDICO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2005.
VOLTADO AOS QUE TRABALHAM COM OFICINAS DE JOGOS, COM VISTAS A FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ESTUDANTES.
NUNES, TEREZINHA ET AL. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: NÚMEROS E OPERAÇÕES NUMÉRICAS. SÃO PAULO: CORTEZ, 2005.
A OBRA MOSTRA O PAPEL DO PROFESSOR COMO UM PROFISSIONAL QUE COLETA INFORMAÇÕES SOBRE OS ESTUDANTES E AS INTERPRETA A PARTIR DA PESQUISA CIENTÍFICA.
PANIZZA, MABEL ET AL. ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2006.
BUSCA A CRIAÇÃO DE UM MEIO DE COMUNICAÇÃO ENTRE PESQUISADORES E EDUCADORES DE MATEMÁTICA, INTEGRANDO CONCEITOS TEÓRICOS COM A PRÁTICA EDUCACIONAL.
PIRES, CÉLIA MARIA CAROLINO; CURI, EDDA; CAMPOS, TANIA MARIA MENDONÇA. ESPAÇO E FORMA: A CONSTRUÇÃO DE NOÇÕES GEOMÉTRICAS PELAS CRIANÇAS DAS QUATRO SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. SÃO PAULO: PROEM, 2000.
TRAZ PROBLEMAS RELATIVOS AO ENSINO DA GEOMETRIA, BUSCANDO RESPOSTAS A QUESTÕES DIVERSAS QUE FAZEM PARTE DO ENSINO DA MATEMÁTICA.
POLYA, GEORGE. A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS. TRADUÇÃO: HEITOR LISBOA ARAÚJO. RIO DE JANEIRO: INTERCIÊNCIA, 1994.
A OBRA MOSTRA QUE SEMPRE HÁ UMA GRANDE DESCOBERTA NA RESOLUÇÃO DE QUALQUER PROBLEMA.
SMOLE, KÁTIA STOCCO; CÂNDIDO, PATRÍCIA; DINIZ, MARIA IGNEZ (ORG.). LER, ESCREVER E RESOLVER PROBLEMAS: HABILIDADES BÁSICAS PARA APRENDER MATEMÁTICA. SÃO PAULO: ARTMED, 2001.
CONTRIBUI PARA A DISCUSSÃO SOBRE O LUGAR E O SIGNIFICADO DAS COMPETÊNCIAS E DAS HABILIDADES NA ESCOLA FUNDAMENTAL.
TOLEDO, MARÍLIA; TOLEDO, MAURO. DIDÁTICA DE MATEMÁTICA: COMO DOIS E DOIS: A CONSTRUÇÃO DA MATEMÁTICA. SÃO PAULO: FTD, 1997.
TRAZ ATIVIDADES QUE PERMITEM DESPERTAR A INTUIÇÃO MATEMÁTICA, RELACIONANDO-AS À TEORIA FORMAL DA MATEMÁTICA.
VILELA, DENISE SILVA. MATEMÁTICA NOS USOS E JOGOS DE LINGUAGEM: AMPLIANDO CONCEPÇÕES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. TESE (DOUTORADO EM MATEMÁTICA) – FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, SÃO PAULO, 2007.
TRAZ UM ESTUDO SOBRE COMO O TERMO MATEMÁTICA VEM SENDO USADO NA LITERATURA ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
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MATERIAL COMPLEMENTAR
- CARTAS PARA A ATIVIDADE 1 DA PÁGINA 166, p. 185
- PEÇAS PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 136, p. 187
- PEÇAS PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 124, p. 187
- CÉDULAS, p. 189
- MOEDAS, p. 191
- TABULEIRO PARA O JOGO DESAFIO DA SELVA, p. 193
- TANGRAM PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 89, p. 197
- PEÇAS PARA O JOGO DOMINÓ GEOMÉTRICO, p. 199
- DADOS PARA OS JOGOS ÁRVORE DAS MAÇÃS E DESAFIO DA SELVA, p. 201
- MAÇÃS PARA O JOGO ÁRVORE DAS MAÇÃS, p. 203
- PEÇAS PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 26, p. 203
- CARTAS PARA O JOGO DOMINÓ DE ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS, p. 205
- PEÇAS PARA A ATIVIDADE 1 DA PÁGINA 26, p. 207
- PEÇAS PARA A ATIVIDADE 1 DA PÁGINA 18, p. 207
- PEÇAS PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 17, p. 207
185
UNIDADE 8 ‒ CARTAS PARA A ATIVIDADE 1 DA PÁGINA 166
186
Página sem conteúdo.
187
UNIDADE 6 ‒ PEÇAS PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 136
UNIDADE 6 ‒ PEÇAS PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 124
188
Página sem conteúdo.
189
UNIDADE 6 ‒ CÉDULAS
190
Página sem conteúdo.
191
UNIDADE 6 ‒ MOEDAS
192
Página sem conteúdo.
193
UNIDADE 5 ‒ TABULEIRO PARA O JOGO DESAFIO DA SELVA
194
Página sem conteúdo.
195
UNIDADE 5 ‒ TABULEIRO PARA O JOGO DESAFIO DA SELVA
196
Página sem conteúdo.
197
UNIDADE 4 ‒ TANGRAM PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 89
198
199
UNIDADE 4 ‒ PEÇAS PARA O JOGO DOMINÓ GEOMÉTRICO
200
Página sem conteúdo.
201
UNIDADES 3 E 5 ‒ DADOS PARA OS JOGOS ÁRVORE DAS MAÇÃS E DESAFIO DA SELVA
RECORTE
DOBRE
202
Página sem conteúdo.
203
UNIDADE 3 ‒ MAÇÃS PARA O JOGO ÁRVORE DAS MAÇÃS
UNIDADE 1 ‒ PEÇAS PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 26
204
205
UNIDADE 1 - CARTAS PARA O JOGO DOMINÓ DE ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS
206
207
UNIDADE 1 ‒ PEÇAS PARA A ATIVIDADE 1 DA PÁGINA 26
UNIDADE 1 ‒ PEÇAS PARA A ATIVIDADE 1 DA PÁGINA 18
UNIDADE 1 ‒ PEÇAS PARA A ATIVIDADE 2 DA PÁGINA 17
208
Página sem conteúdo.