MP034

PARA COMEÇAR

OLÁ! VAMOS FAZER ESTAS ATIVIDADES E DESCOBRIR O QUE VOCÊ JÁ SABE?

  1. VEJA O TABULEIRO DO JOGO DE GUILHERME E LETÍCIA. ESSE JOGO TEM DOZE FICHAS COLORIDAS. CADA FICHA TRAZ DICAS DE UM BRINQUEDO QUE DEVE SER DESCOBERTO. EM CADA RODADA, ELES LEEM AS DICAS DE UMA FICHA SORTEADA. QUEM DESCOBRIR PRIMEIRO QUAL É O BRINQUEDO GANHA UM PONTO.
Imagem: Bola colorida com o número 7. Fim da imagem.

( )

Imagem: Uma pipa colorida. Fim da imagem.

( )

Imagem: Peças coloridas com formato geométrico, formando um gato Fim da imagem.

( )

Imagem: Uma casa amarela com o número 11. Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta: G.
Imagem: Um triciclo laranja. Fim da imagem.

( )

Imagem: Uma moto cinza.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Um barco e na vela, o número 13.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Um robô cinza.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Um dado com os números 1, 2 e 3.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Uma peça de dominó com os números 5 e 6.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Um par de patins rosa.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Uma balança em equilíbrio. À esquerda, uma peteca e à direita, uma boneca. Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta: L.

VEJA O QUE ACONTECEU NAS DUAS PRIMEIRAS RODADAS:

1ª) FICHA SORTEADA: VERDE. GUILHERME FOI O PRIMEIRO A DESCOBRIR.

DICAS:

- TENHO UMA PORTA RETANGULAR.

- ESTOU PERTO DO BARCO.

- TEM UM NÚMERO MAIOR QUE 10 EM MIM.

2ª) FICHA SORTEADA: ROSA. LETÍCIA FOI A PRIMEIRA A DESCOBRIR.

DICAS:

- AJUDO A SABER QUEM É MAIS PESADO.

- ESTOU EMBAIXO DO ROBÔ.

- ESTOU LONGE DA BOLA COLORIDA.

NO TABULEIRO, ESCREVA “L” NO QUADRINHO ENCONTRADO POR LETÍCIA E “G” NO QUADRINHO ENCONTRADO POR GUILHERME.

MANUAL DO PROFESSOR

As atividades propõem uma avaliação diagnóstica sob a perspectiva da avaliação formativa. Faça a leitura com os estudantes, de modo a orientá-los para que tenham a oportunidade de mobilizar os conhecimentos que dominam.

São contempladas as Unidades Temáticas Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística. Pretende-se verificar se os estudantes reconhecem os algarismos, percebem as relações maior que e menor que, associam uma quantidade específica a seu símbolo de representação, têm noções de Geometria espacial; compreendem problemas de raciocínio lógico, identificam a regra em uma sequência recursiva, identificam uma balança de dois pratos como um instrumento que compara duas medidas de mesma grandeza (massa) e fazem conjecturas em um experimento aleatório.

Comente com os estudantes que o objetivo é auxiliá-los a expressarem o que já sabem, além de destacar os conhecimentos que terão a oportunidade de aprender e ampliar. As atividades podem ser lidas em grupo, porém cada estudante deve registrar sua resposta individualmente, da melhor maneira que conseguir, sem receio de errar, pois, assim, ajudará o professor a planejar e a rever seu trabalho para o ano letivo.

Atividade 1. Para o registro das respostas, verifique e anote: se há necessidade de escrever na lousa as letras “L” e “G”; se os estudantes ficam indecisos entre outros objetos que têm símbolos numéricos; se têm noção de perto e longe ; se reconhecem a representação de números maiores que 10 e se reconhecem a comparação das medidas das massas de dois corpos por meio de uma balança de dois pratos.

BNCC em foco na dupla de páginas:

EF01MA01, EF01MA02, EF01MA03, EF01MA04, EF01MA05, EF01MA06, EF01MA08, EF01MA09, EF01MA10, EF01MA11, EF01MA12, EF01MA13, EF01MA14, EF01MA15, EF01MA20

MP035

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

  1. OLHANDO DE FRENTE PARA O TABULEIRO, MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA EM CADA ITEM.
    • O BRINQUEDO QUE TEM TRIÂNGULOS COLORIDOS E ESTÁ EM CIMA DO QUADRINHO DA MOTOCICLETA É:

      ( ) TRICICLO

      ( ) DOMINÓ

      ( ) PIPA

      PROFESSOR Resposta: Pipa.
    • O BRINQUEDO QUE ESTÁ À DIREITA DO QUADRINHO DO BARCO À VELA, ENTRE A CASINHA E A BALANÇA É:

      ( ) ROBÔ

      ( ) MOTOCICLETA

      ( ) GATO

      PROFESSOR Repsosta: Robô.
    • O TOTAL DE RODAS DA MOTOCICLETA E DO PAR DE PATINS É:

      ( ) 6

      ( ) 10

      ( ) 8

      PROFESSOR Resposta: 10.
  1. VEJA A FILEIRA COM TAMPINHAS QUE LETÍCIA FEZ:
Imagem: Fileira com tampinhas coloridas. Da esquerda para a direita: azul, vermelho, azul, branco, azul, vermelho, azul, branco, azul, vermelho, branco. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Vermelha; vermelha; azul.
  1. UM CONFEITEIRO USA ESTAS FORMAS PARA FAZER BOLOS.

CERQUE COM UMA LINHA O NÚMERO DA FORMA EM QUE CABE MAIS MASSA DE BOLO.

Imagem: Fotografia. Três formas circulares e prateadas.  1) Forma pequena.  2) Forma média.  3) Forma grande.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Forma 3.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2. No 1 º item, a marcação correta indica se os estudantes associam a nomenclatura ao formato da figura plana específica (triângulo), bem como se reconhecem o que é em cima e embaixo, considerando a posição de quem olha para o tabuleiro como ponto de referência para a localização.

No 2ᵒ item, informe aos estudantes que o foco é o tabuleiro 3 × 4 e a localização da imagem do objeto nele. Considerando a linha (“dimensão horizontal”) à direita do barco, está o robô, o que bastaria para determinar a resposta. Porém, há outra informação que se refere à coluna (“dimensão vertical”), e é relevante verificar se ela também foi levada em conta, pois pode, em tese, ser concordante ou discordante da informação anterior. Esse dado pode servir de base para a determinação ou a indeterminação do problema proposto.

No 3ᵒ item, é provável que, em vez de adicionar 4 rodinhas de um patim a 4 de outro e a 2 rodas da moto, os estudantes procedam à contagem de todas as rodas desses objetos. Isso indica a mobilização do conceito de adição na sua concepção de juntar e implica considerar a ideia aditiva de acrescentar no planejamento anual, além do registro da adição.

Atividade 3. Observe se os estudantes compreendem a regra da sequência recursiva proposta, que é a alternância das cores azul/vermelha. Com base na resposta ao 1 º item, devem obter as quantidades de tampinhas de cada cor, 5 vermelhas e 6 azuis, ou seja, há uma azul a mais. Por fim, examine como os estudantes se comportam diante de um contexto cuja ocorrência é aleatória, se conseguem presumir o “talvez” e o “impossível”.

Atividade 4. A resposta correta indica que os estudantes sabem comparar capacidades, utilizando termos como cabe mais e cabe menos. Caso eles não reconheçam o objeto de maior capacidade, é possível que não dominem esses termos. Pode-se recorrer à atividade de experimentação da medida de capacidade de objetos semelhantes existentes na cozinha substituindo a massa de bolo por água. Também pode-se fazer uma analogia aplicando a relação de conter, por exemplo, questionando: “Em qual lugar cabem mais estudantes, na sala de aula ou na escola toda?”.