MP180
Comentários para o professor:
Introdução da Unidade 7
As páginas de abertura possibilitam diálogos com a turma a serem usados com o objetivo de diagnosticar os conhecimentos e habilidades que os estudantes trazem da Educação Infantil e, assim, constituírem-se em um bom instrumento para planejar as estratégias de ensino a serem aplicadas durante o ano letivo. Ampliando a abordagem feita na seção A Matemática me ajuda a ser... uma pessoa consciente do valor das coisas, os estudantes têm, nesta abertura, um exemplo de escambo.
Nesta Unidade, são abordados três aspectos relativos à Unidade Temática Números: contagem, características do sistema de numeração decimal e resolução de problemas de adição e subtração. Todos foram trabalhados em unidades anteriores e, sendo assim, serão explorados por meio de atividades que os ampliem e os aprofundem. Dessa forma, para a resolução dos problemas propostos, é necessário que os estudantes lancem mão de conhecimentos construídos até aqui e que dizem respeito a esses três aspectos.
Considerando os conhecimentos a serem desenvolvidos no 2º ano do Ensino Fundamental, vale destacar a articulação entre o sistema de numeração decimal e a adição, apresentada por meio de atividades que promovem a composição e a decomposição de números de até três ordens. Além disso, a adição, que neste volume é abordada em atividades cujos problemas envolvem números de até dois algarismos e estratégias pessoais de resolução, mais adiante, envolverá números de até três algarismos e estratégias convencionais.
Nesta Unidade, atividades que promovem o reconhecimento e a relação entre valores de moedas e de cédulas do sistema monetário brasileiro seguem como proposta para a abordagem do tema Grandezas e medidas. Assim como em relação a outros conhecimentos, estes também foram tratados em unidades anteriores, portanto, as atividades aqui propostas têm como objetivo retomar e aprofundar esses conhecimentos a fim de servirem de suporte para que, além do reconhecimento e da relação, os estudantes estabeleçam a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
Em relação à Unidade Temática Probabilidade e estatística, as atividades de leitura de dados expressos em tabelas e gráficos de colunas simples, assunto já abordado em outros momentos, devem conduzir os estudantes à comparação de informações apresentadas em tabelas e em gráficos de colunas, objetivando a melhor compreensão de aspectos da realidade próxima.
Competências gerais favorecidas
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Competências específicas favorecidas
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
MP181
6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).
7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Sugestão de roteiro de aula
Convém considerar que um planejamento de educação escolar tem variáveis que compõem as possibilidades múltiplas de uma aula, como se fossem composições de figuras geradas em um caleidoscópio, o que requer a administração apropriada de tempo, de espaço, de definição de grupos ou não, de materiais a serem utilizados e previamente elaborados.
Tendo em vista tais desafios, propomos alguns roteiros de aula que poderão servir de referência e contribuir com o trabalho do professor. Os roteiros apresentam orientações gerais para a condução das aulas de acordo com as atividades propostas e podem ser adaptados pelo professor em função das características da turma e dos recursos disponíveis.
Os jogos são recursos valiosos para o desenvolvimento simultâneo de habilidades matemáticas, motoras, sociais e éticas de estudantes nessa faixa etária. Conheça um exemplo de roteiro de aula relacionado à seção Jogo desta Unidade.
Roteiro de aula – Jogo: Adicionando e subtraindo
1 ª parte – Tempo sugerido: 20 minutos
Material: folha de cartolina, lápis, tesoura de pontas arredondadas, régua, livro, 6 marcadores (grãos, tampinhas ou bolinhas de papel).
Organize as carteiras de modo que os estudantes possam trabalhar em duplas. Para a composição das duplas, sugira escolhas livres, porém fique atento e auxilie aqueles que estiverem com dificuldade de encontrar colegas para realizar a atividade.
Auxilie na confecção das 20 cartas numeradas. Inicialmente, cada estudante deve fazer o traçado de uma malha retangular na cartolina, suficiente para obter 10 cartas. Para facilitar, sugira traçados paralelos às bordas da folha, sendo que cada carta retangular pode ter a largura igual à largura de uma régua e o comprimento igual ao dobro da largura da régua. Em seguida, eles devem escrever nesses retângulos os números 0, 10, 20, 30, ..., 90. Essa etapa é finalizada com o recorte das cartas. O tabuleiro já se encontra no Livro do Estudante. Aproveite para comentar, sem teorizar, conceitos matemáticos intrínsecos a essa prática: largura, comprimento, dobro, traços paralelos etc.
Faça a leitura coletiva das regras do jogo e certifique-se de que elas foram compreendidas por todos. Avalie a necessidade de simular, junto com um dos grupos, um início de procedimentos que sirva como exemplo e esclareça possíveis dúvidas. Essa orientação é válida para os jogos em geral, portanto, pode ser adaptada para atividades semelhantes.
2 ª parte – Tempo sugerido: 25 minutos
Anuncie o tempo programado de 20 minutos para o jogo que se inicia.
Disponibilize 20 minutos para um jogo livre, enquanto percorre as duplas para sanar possíveis dúvidas. O objetivo é que, ao colocar em prática estratégias pessoais de resolução de questões próprias da dinâmica do jogo, os estudantes desenvolvam habilidades que os capacitem a solucionar as questões propostas na seção. Estão previstos 5 minutos para eles darem as respostas.
MP182
UNIDADE 7. MAIS ADIÇÃO E MAIS SUBTRAÇÃO
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da Unidade
• Ampliar estratégias de cálculo mental e por estimativas em situações de adição e subtração.
• Reconhecer, fazer contagens e registrar quantidades até 100.
• Comparar números naturais até 99.
• Usar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam adição e subtração.
• Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
• Ler dados registrados em tabelas e em gráficos de colunas simples.
• Despertar o interesse sobre consumo consciente.
Comente com os estudantes que Guilherme e Letícia estão em uma feira de troca e venda de livros e gibis. Na cena, é possível explorar a contagem e as operações estudadas até aqui.
Incentive os estudantes a localizarem Guilherme e Letícia. Peça a eles que observem a cena e que comentem o que veem. Pergunte:
• Quantas crianças estão lendo (gibi ou livro) na cena? (Espera-se que os estudantes considerem as crianças que têm os livros ou gibis abertos e estejam olhando para eles. Nesse caso, encontrarão 11 crianças.)
• Quantos gibis podem ser trocados por um livro nessa feira? (4 gibis.)
• Letícia levou 24 gibis para trocar por livros. Quantos livros ela consegue obter com essa quantia? (6 livros.)
BNCC em foco:
EF01MA02, EF01MA03, EF01MA04, EF01MA05, EF01MA07, EF01MA08, EF01MA19, EF01MA21
MP183
Página sem conteúdo.
MANUAL DO PROFESSOR
Organize a classe em duplas e peça a cada uma que elabore outras duas questões sobre a ilustração da feira de livros, de maneira que possam ser respondidas por meio da observação da cena. Em seguida, solicite que troquem as questões com outra dupla.
Aproveite o momento para conversar sobre a importância da leitura, seja para estudar, seja para se divertir. Verifique se eles têm gibis que poderiam trocar com outros estudantes ou doar.
Proponha a eles que façam um cartaz, sob sua orientação, promovendo uma campanha de trocas de livros e gibis envolvendo toda a comunidade escolar.
MP184
ADIÇÃO
- NA ESCOLA DE CARLOS, ACONTECERÁ UMA GINCANA. CONTE QUANTOS ESTUDANTES ESTÃO SE INSCREVENDO EM CADA PERÍODO, DE MANHÃ E À TARDE, PARA A GINCANA.
MANHÃ
TARDE
- QUANTOS ESTUDANTES SE INSCREVERAM NO TOTAL?
COMPLETE O CÁLCULO.
_____ + _____ = _____
PROFESSOR
Resposta: 23 + 15 = 38NO TOTAL, _____ ESTUDANTES SE INSCREVERAM.
PROFESSOR
Resposta: 38
- RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- QUANTOS ESTUDANTES HÁ EM SUA CLASSE?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: A resposta vai depender da quantidade de estudantes que houver na classe do estudante que estiver respondendo a esta atividade. Fim da observação. - TRANSFERINDO 10 ESTUDANTES DE OUTRA ESCOLA PARA A SUA CLASSE, COM QUANTOS ESTUDANTES ELA FICARÁ?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: A resposta vai depender da quantidade de estudantes que houver na classe. Fim da observação. - QUANTAS PÁGINAS HÁ NA UNIDADE 4 DESTE LIVRO DE MATEMÁTICA?
_____
PROFESSOR
Resposta: 22 - NO TOTAL, HÁ QUANTAS PÁGINAS NAS UNIDADES 4 E 5 DESTE LIVRO DE MATEMÁTICA?
_____
PROFESSOR
Resposta: 42
- QUANTOS ESTUDANTES HÁ EM SUA CLASSE?
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
Ampliar estratégias de cálculo mental e por estimativas em situações de adição.
Reconhecer, fazer contagens e registrar quantidades até 100.
Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
Ler dados registrados em tabela.
Usar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam adição.
Comparar números naturais até 99.
Atividade 1
Explore as duas imagens. Peça aos estudantes que relatem o que veem em cada uma delas e que contem a quantidade de crianças. Se necessário, retome os períodos manhã e tarde de um dia.
Sempre que uma solução for apresentada, tanto correta como incorreta, convide os estudantes a socializarem suas justificativas. Aproveite e peça a eles que verbalizem as estratégias usadas para a contagem das crianças nos dois quadros.
Atividade 2
Proponha outras situações de contagem envolvendo a adição e socialize as estratégias utilizadas.
BNCC em foco:
EF01MA02, EF01MA04, EF01MA08
MP185
- VEJA QUANTOS REAIS CAROLINA E OS PAIS DELA GASTARAM NA BARRACA DE SALGADOS E NA DE BRINCADEIRAS NA FESTA JUNINA DA ESCOLA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
BARRACA DE SALGADOS |
BARRACA DE BRINCADEIRAS |
---|---|
|
|
- QUANTOS REAIS FORAM GASTOS EM CADA BARRACA?
BARRACA DE SALGADOS: _____
PROFESSOR
Resposta: 30 reaisBARRACA DE BRINCADEIRAS: _____
PROFESSOR
Resposta: 40 reais - QUAL FOI O TOTAL GASTO PELA FAMÍLIA DE CAROLINA NAS DUAS BARRACAS? FAÇA UMA ESTIMATIVA E MARQUE COM UM X . DEPOIS, CALCULE PARA VERIFICAR SE SUA ESTIMATIVA FOI BOA.
( ) MENOS DE 50 REAIS
( ) MAIS DE 60 REAIS
PROFESSOR
Resposta correta: mais de 60 reais.- GERALDO ESTÁ ORGANIZANDO O ESTOQUE DA PADARIA ONDE TRABALHA. VEJA O QUADRO QUE MOSTRA A QUANTIDADE DE SACOS DE FARINHA COLOCADOS NO ESTOQUE ONTEM E HOJE.
Quadro: equivalente textual a seguir.
COLOCADOS |
QUANTIDADE DE SACOS |
---|---|
ONTEM |
31 |
HOJE |
21 |
- JUNTANDO A QUANTIDADE DE SACOS DE FARINHA COLOCADOS ONTEM E HOJE NO ESTOQUE, QUANTOS SACOS FORAM COLOCADOS NO TOTAL? REGISTRE SEU CÁLCULO.
_____
PROFESSOR
Resposta: 52 sacos de farinha. 31 + 21 = 52
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Utilize as cédulas e moedas do Material complementar para os estudantes realizarem concretamente a situação.
Atividade 4
Retome as noções de ontem, hoje e amanhã com os estudantes. Pergunte:
Em que dia Geraldo levou mais sacos de farinha para o estoque: ontem ou hoje? (Ontem.)
Como você fez para adicionar essas duas quantidades? (Resposta pessoal.)
Se Geraldo tivesse levado outros 30 sacos hoje, ao todo ele teria levado mais de 100 sacos ou menos de 100 sacos para o estoque (ontem e hoje)? (Espera-se que os estudantes percebam que adicionar 30 a 52 resulta em um número menor que 100 e, assim, respondam que ao todo Geraldo teria levado menos de 100 sacos.)
Valorize as estratégias pessoais, socialize e valide-as com os estudantes.
BNCC em foco:
EF01MA03, EF01MA08, EF01MA19; competências específicas 3 e 6
MP186
- RAFAEL E DÉBORA ALMOÇARAM EM UM RESTAURANTE. OBSERVE O CARDÁPIO.
AGORA, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- DE QUANTOS REAIS RAFAEL PRECISA PARA COMPRAR O FRANGO REAL E A JARRA DE SUCO DE MELANCIA?
O FRANGO REAL CUSTA _____ REAIS.
PROFESSOR
Resposta: 19A JARRA DE SUCO DE MELANCIA CUSTA _____ REAIS.
PROFESSOR
Resposta: 14PARA COMPRAR O FRANGO REAL E A JARRA DE SUCO DE MELANCIA, RAFAEL PRECISA DE _____ REAIS.
PROFESSOR
Resposta: 33 - DE QUANTOS REAIS DÉBORA PRECISA PARA COMPRAR UMA SALADA E UMA JARRA DE SUCO DE LARANJA?
A SALADA CUSTA _____ REAIS.
PROFESSOR
Resposta: 18A JARRA DE SUCO DE LARANJA CUSTA _____ REAIS.
PROFESSOR
Resposta: 12PARA COMPRAR A SALADA E A JARRA DE SUCO DE LARANJA, DÉBORA PRECISA DE _____ REAIS.
PROFESSOR
Resposta: 30 - QUAL DELES PRECISA DE MAIS DINHEIRO? MARQUE COM UM
X
.
( ) DÉBORA
( ) RAFAEL
PROFESSOR
Resposta correta: Rafael.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Para responder às questões, o primeiro passo é a exploração da imagem. Os estudantes precisam compreender a ligação entre cada item e seu preço. Depois, lendo as questões, devem localizar os itens e adicionar seus preços para compor o valor de que Rafael e Débora, separadamente, necessitam. Como ambas as adições envolvem reagrupamento, se julgar conveniente, sugira aos estudantes que utilizem as cédulas e moedas do Material complementar para realizar as operações.
Aproveite para propor outras combinações, por exemplo:
E se Débora decidisse comprar também uma sobremesa, de quanto dinheiro ela precisaria? (De 36 ou 37 reais, dependendo da sobremesa escolhida.)
E se Rafael tivesse escolhido filé suculento em vez de frango, de quanto precisaria? (De 34 reais.)
BNCC em foco:
EF01MA05, EF01MA08
MP187
- JÚLIA ADORA LER E PEGOU UM LIVRO NA BIBLIOTECA. LEIA AS DICAS E FAÇA UMA ESTIMATIVA DA QUANTIDADE DE PÁGINAS DESSE LIVRO.
Boxe complementar:
DICAS
- JÚLIA JÁ LEU 37 PÁGINAS.
- AINDA FALTAM 51 PÁGINAS PARA JÚLIA LER.
Fim do complemento.
PROFESSOR
Resposta possível: 37 → 40; 51 → 50O LIVRO TEM APROXIMADAMENTE _____ PÁGINAS.
PROFESSOR
Resposta: 90
- NA LOJA DE FERRAGENS, HÁ VÁRIOS GRUPOS DE OBJETOS. OBSERVE A SEGUIR A QUANTIDADE DE ELEMENTOS QUE HÁ DE CADA OBJETO. DEPOIS, FAÇA ESTIMATIVAS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.
Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO APRESENTADAS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.
- DANIELA COMPROU TODOS OS PARAFUSOS. APROXIMADAMENTE QUANTOS ELA COMPROU?
_____
PROFESSOR
Respostas possíveis: 40 - TIAGO COMPROU TODOS OS ALICATES. APROXIMADAMENTE QUANTOS ELE COMPROU?
_____
PROFESSOR
Resposta: 30 - IARA COMPROU TODOS OS PREGOS. APROXIMADAMENTE QUANTOS ELA COMPROU?
_____
PROFESSOR
Resposta: 70
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Comente com os estudantes que, para estimar a quantidade de páginas do livro, é preciso observar as dicas. Verifique se eles compreendem que, adicionando a quantidade de páginas lidas à quantidade de páginas não lidas, obtém-se o total de páginas do livro.
A atividade apresenta uma adição sem reagrupamento com os números 37 e 51. É importante reconhecer as diferentes estratégias de cálculo que os estudantes podem usar, promovendo a socialização desses cálculos. Peça a eles que registrem no caderno como cada um explicaria a um colega a estratégia empregada para resolver esse problema. Pergunte se há outra maneira de resolvê-lo. Ao buscar mais de uma solução para o mesmo problema, os estudantes passam a compreender que, embora a resposta possa ser a mesma, a maneira de cada um pensar é diferente e merece ser considerada. A socialização das diferentes maneiras de resolver uma mesma operação possibilita ampliar o repertório de procedimentos de cálculo, contribuindo para o cálculo mental.
Atividade 7
Explore as fotografias. Peça aos estudantes que identifiquem o objeto mostrado em cada uma delas antes de responderem às questões com as estimativas.
Sugira a eles também que, aproveitando as quantidades indicadas nas imagens, criem problemas que envolvam adição e os troquem entre si para resolver e discutir as soluções obtidas.
BNCC em foco:
EF01MA03, EF01MA08
MP188
- OBSERVE A PLACA QUE INDICA A CAPACIDADE DE PASSAGEIROS DE UM ÔNIBUS.
- QUAL É A CAPACIDADE DE PASSAGEIROS DESSE ÔNIBUS?
_____
PROFESSOR
Resposta: 77
- NA ESCOLA DE LETÍCIA, FOI INICIADA UMA CAMPANHA DE COLETA DE EMBALAGENS PARA RECICLAGEM, COMO FORMA DE CONSCIENTIZAR OS ESTUDANTES SOBRE OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE. A TABELA MOSTRA A QUANTIDADE ARRECADADA DE CADA MATERIAL EM DOIS DIAS.
EMBALAGENS ARRECADADAS
Tabela: equivalente textual a seguir.
MATERIAL |
QUANTIDADE ARRECADADA NO PRIMEIRO DIA |
QUANTIDADE ARRECADADA NO SEGUNDO DIA |
---|---|---|
PLÁSTICO |
47 |
52 |
METAL |
62 |
35 |
FONTE: CAMPANHA DA ESCOLA DE LETÍCIA (ABR. 2023).
- QUANTAS EMBALAGENS DE CADA MATERIAL FORAM ARRECADADAS NESSES DOIS DIAS?
PLÁSTICO ( )
PROFESSOR
Resposta: 99METAL ( )
PROFESSOR
Resposta: 97 - QUAL DOS MATERIAIS TEVE MAIOR QUANTIDADE DE EMBALAGENS ARRECADADAS?
_____
PROFESSOR
Resposta: Plástico.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 8
Discuta com os estudantes o que significa “capacidade de passageiros” nesse ônibus e o que seria a “capacidade total” de passageiros que podem viajar de uma única vez no ônibus. Faça perguntas que os estimulem a perceber esses significados.
É possível 40 passageiros viajarem sentados nesse ônibus? Por quê? (Sim, pois a lotação de passageiros sentados é 41.)
É possível 45 passageiros viajarem sentados nesse ônibus? Por quê? (Não, pois essa quantidade excede a lotação de passageiros sentados.)
É possível viajarem nesse ônibus 30 passageiros sentados e 30 passageiros em pé? Por quê? (Sim, pois a lotação de passageiros sentados é 41 [30 é menor que 41], e a lotação de passageiros em pé é 36 [30 é menor que 36].)
Se a lotação de passageiros sentados está completa, quantos passageiros sentados ainda podem viajar nesse ônibus? (Nenhum, pois todos os lugares já estão ocupados.)
No máximo, quantos passageiros podem viajar sentados nesse ônibus? (41 passageiros.)
Se há 50 passageiros nesse ônibus, existem passageiros em pé? (Sim, pois a lotação de passageiros sentados é 41.)
Atividade 9
Faça a leitura do título da tabela e uma exploração minuciosa de todo o seu conteúdo, de modo que os estudantes possam compreender a organização dos dados nessa tabela. Peça a eles que criem outros questionamentos sobre as informações contidas na tabela.
BNCC em foco:
EF01MA05, EF01MA08, EF01MA21; competências específicas 3 e 6
MP189
SUBTRAÇÃO
- NA LOJINHA DE JOANA HÁ 25 LÁPIS: 14 DELES SÃO AZUIS, E OS LÁPIS RESTANTES SÃO VERMELHOS.
- PINTE OS LÁPIS DESENHADOS ABAIXO E DESCUBRA QUANTOS SÃO OS LÁPIS VERMELHOS DA LOJINHA.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes pintem 14 lápis de azul e os demais de vermelho. Fim da observação.
- PINTE OS LÁPIS DESENHADOS ABAIXO E DESCUBRA QUANTOS SÃO OS LÁPIS VERMELHOS DA LOJINHA.
- QUANTOS LÁPIS DE CADA COR HÁ NA LOJINHA?
_____
PROFESSOR
Resposta: 11_____
PROFESSOR
Resposta: 14 - HÁ MAIS LÁPIS AZUIS OU VERMELHOS?
_____
PROFESSOR
Resposta: Azuis. - PODEMOS REPRESENTAR A QUANTIDADE DE LÁPIS VERMELHOS COM UMA SUBTRAÇÃO. COMPLETE: 25 − 14 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 11
- FLÁVIA TINHA 29 MAÇÃS. ELA USOU 13 PARA FAZER UMA TORTA. FAÇA UM RISCO PARA INDICAR AS MAÇÃS QUE FORAM USADAS.
- QUANTAS MAÇÃS RESTARAM?
_____
PROFESSOR
Resposta: 16 maçãs. - COMPLETE A SUBTRAÇÃO QUE PODE REPRESENTAR A QUANTIDADE DE MAÇÃS QUE RESTARAM: 29 − 13 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 16
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
Reconhecer, fazer contagens e registrar quantidades até 100.
Comparar números naturais até 99.
Usar estratégias próprias para resolver problemas que envolvam adição e subtração.
Ler dados expressos em gráfico de colunas.
Ampliar estratégias de cálculo mental em situações de adição e subtração.
Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
Atividade 1
Inicialmente, solicite aos estudantes que contem os lápis desenhados para comprovar que há, de fato, 25 lápis. Aproveite para perguntar a eles se sabem outra maneira de fazer essa contagem. Espera-se que algum estudante cite o pareamento e o agrupamento de 10 em 10. Eles podem pintar quaisquer 14 lápis de azul. Em seguida, peça que comparem sua pintura com a de um colega e observem que a quantidade de lápis azuis é a mesma, embora o jeito de pintar tenha sido diferente.
Verifique como eles fazem a comparação para saber se há mais lápis azuis ou vermelhos. Eles podem verificar apenas pela visualização na imagem, recontar, comparar as quantidades já obtidas etc. Socialize com a classe essas diferentes estratégias.
Atividade 2
Esta atividade propicia aos estudantes explorarem o significado de retirar associado à subtração. A disposição das maçãs facilita aos estudantes verificarem que realmente há 29 maçãs desenhadas. Eles devem perceber que as maçãs não riscadas representam as que restaram.
BNCC em foco:
EF01MA02, EF01MA04, EF01MA05, EF01MA08
Sugestão de leitura para o professor
Livro
CURY, Helena Noronha. Análise de erros : o que podemos aprender com as respostas dos estudantes. São Paulo: Autêntica, 2007. (Coleção Tendências em Educação Matemática.)
A autora apresenta a análise de erros como uma metodologia de ensino cujo objetivo é fazer os educandos refletirem a respeito de seus erros, que devem ser vistos como elemento importante da aprendizagem, e não como indicativo de fracasso. São apresentados alguns trabalhos realizados nessa área e exemplos práticos de como eles podem ser encaminhados em sala de aula.
MP190
- VEJA COMO ARTUR CALCULOU O RESULTADO DE 68 MENOS 25.
- AGORA, CALCULE O RESULTADO DAS SUBTRAÇÕES ABAIXO.
86 − 25 = _____
PROFESSOR
Resposta: 6179 − 34 = _____
PROFESSOR
Resposta: 4598 − 54 = _____
PROFESSOR
Resposta: 4463 − 12 = _____
PROFESSOR
Resposta: 51- VEJA O QUE DIZEM AS CRIANÇAS E DEPOIS RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- QUANTOS CHAVEIROS PEDRO TEM?
_____
PROFESSOR
Resposta: 87 - CAMILA TEM MAIS OU MENOS CHAVEIROS QUE PEDRO?
_____
PROFESSOR
Resposta: Menos. - QUE CÁLCULO VOCÊ PODE FAZER PARA DESCOBRIR QUANTOS CHAVEIROS CAMILA TEM?
PROFESSOR
Exemplo de resposta: Fazer 87 menos 15. - QUANTOS CHAVEIROS CAMILA TEM?
CAMILA TEM _____ CHAVEIROS.
PROFESSOR
Resposta: 72
MANUAL DO PROFESSOR
As atividades propostas nestas (e nas próximas) páginas possibilitam aos estudantes que busquem estratégias pessoais para o cálculo da subtração que envolve números de dois algarismos. É importante socializar as estratégias a fim de aumentar o repertório deles em relação ao cálculo com subtração.
Disponibilize à turma materiais que auxiliem na contagem, como fichas, palitos e peças do Material Dourado.
Atividade 3
O cálculo mental pode oferecer praticidade em uma compra ou para calcular um troco. Os procedimentos de cálculo mental promovem a mobilização de conhecimentos sobre valor numérico, valor posicional e procedimentos que envolvem a conservação de quantidades após transformações aditivas e subtrativas.
É importante que os estudantes registrem como estão pensando, pois muitas vezes precisam fazer o registro de cálculos parciais para chegar ao resultado final. Isso permite compreender as estratégias empregadas e notar que eles têm um momento de análise sobre o próprio processo de raciocínio.
Antes da atividade, proponha situações de cálculo para os estudantes realizarem mentalmente. As diferentes estratégias devem ser socializadas, levando-os a perceberem que existem diferentes maneiras de obter o resultado de uma operação matemática, aumentando seu repertório de cálculo.
Atividade 4
Leia com os estudantes a conversa das crianças. Peça a eles que expliquem o significado da informação dada por Camila. Discuta cada questão proposta e peça que justifiquem as respostas dadas, observando as estratégias usadas. Finalizada a discussão, oriente-os a fazer os registros no livro.
BNCC em foco:
EF01MA07, EF01MA08
MP191
- OBSERVE A QUANTIA EM REAIS QUE JORGE TINHA E A QUANTIA EM REAIS QUE ELE GASTOU. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Tabela: equivalente textual a seguir.
JORGE TINHA |
JORGE GASTOU |
---|---|
|
|
- QUANTOS REAIS JORGE TINHA?
_____
PROFESSOR
Resposta: 37 reais. - QUANTOS REAIS JORGE GASTOU?
_____
PROFESSOR
Resposta: 16 reais. - COM QUANTOS REAIS JORGE FICOU?
_____
PROFESSOR
Resposta: 21 reais. - QUAL SUBTRAÇÃO PODE REPRESENTAR A QUANTIA COM QUE JORGE FICOU?
_____
PROFESSOR
Resposta: 37 − 16 = 21
- MARTA QUER SABER QUANTOS ANOS TINHA O SEU AVÔ QUANDO ELE SE CASOU. HOJE, ELE TEM 72 ANOS E CONTOU A ELA QUE FAZ 45 ANOS QUE SE CASOU.
- QUANTOS ANOS TEM O AVÔ DE MARTA?
_____
PROFESSOR
Resposta: 72 - HÁ QUANTOS ANOS O AVÔ DE MARTA SE CASOU?
_____
PROFESSOR
Resposta: 45 - QUAL DAS SEGUINTES SUBTRAÇÕES PODE RESOLVER ESSE PROBLEMA? MARQUE COM UM
X
.
( ) 72 ─ 45
( ) 45 ─ 72
PROFESSOR
Resposta correta: 72 ─ 45 - QUANTOS ANOS TINHA O AVÔ DE MARTA QUANDO ELE SE CASOU?
_____
PROFESSOR
Resposta: 27
- QUANTOS ANOS TEM O AVÔ DE MARTA?
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
É provável que surjam dúvidas sobre a moeda de 1 real. Então explique que, por exemplo, a cédula de 2 reais pode ser trocada por 2 moedas de 1 real. Essa troca, futuramente nos algoritmos da adição etc., pode auxiliar na compreensão da troca de 1 dezena por 10 unidades.
Nesta atividade, trabalha-se a subtração associada ao significado de retirar. Talvez alguns estudantes achem mais fácil riscar a quantidade de reais gastos para verificar quanto restou do dinheiro de Jorge. Veja como eles agem no momento de eliminar 1 real da quantia que Jorge tinha. Eles podem riscar a cédula de 2 reais e desenhar uma moeda de 1 real. É importante incentivar a turma a criar novas estratégias de cálculo. Se julgar oportuno, ofereça as cédulas e moedas do Material complementar para que os estudantes façam a simulação das quantias envolvidas na atividade.
Atividade 6
Verifique as estratégias que os estudantes usam para efetuar essa subtração. Sugira que utilizem material manipulável (como os cubinhos do Material Dourado) ou façam desenhos.
Sugestão de atividade
As páginas de um livro
Pinte o quadro em que há o cálculo que corresponde à resolução do problema a seguir.
Heitor quer ler um livro de 45 páginas. Ele já leu 24 páginas. Quantas páginas ainda terá de ler para terminar o livro?
45 + 24 = 69
45 − 4 = 41
42 − 24 = 21
Resposta: Os estudantes devem pintar o quadro que contém a subtração 45 − 24 = 21.
BNCC em foco:
EF01MA08, EF01MA19; competência específica 3
MP192
- A PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁ FAZENDO UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE PACOTES DE ALIMENTOS PARA DISTRIBUIR NA COMUNIDADE ONDE FICA A ESCOLA.
VEJA O QUADRO COM A QUANTIDADE DE PACOTES QUE CADA TURMA DO 1º ANO JÁ CONSEGUIU ARRECADAR.
Tabela: equivalente textual a seguir.
TURMA |
QUANTIDADE DE PACOTES |
---|---|
1 º A |
40 |
1 º B |
10 |
1 º C |
20 |
1 º D |
60 |
- QUAL TURMA ARRECADOU A MAIOR QUANTIDADE DE PACOTES?
_____
PROFESSOR
Resposta: 1º D - QUANTOS PACOTES O
1º
C ARRECADOU A MENOS QUE O
1º
A?
_____
PROFESSOR
Resposta: 20 pacotes.
- DANIELA, PEDRO E MARCOS FORAM AO PARQUE DE DIVERSÕES. ELES TÊM 87 FICHAS PARA USAR NOS VÁRIOS BRINQUEDOS E JÁ GASTARAM 39 DELAS. QUANTAS FICHAS AINDA PODEM GASTAR?
_____
PROFESSOR
Exemplo de resolução:AINDA PODEM GASTAR _____ FICHAS.
PROFESSOR
Resposta: 48MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 7
Peça aos estudantes que leiam e expliquem os elementos do quadro. Após responderem às questões propostas, desafie-os a criarem outros questionamentos sobre as informações desse quadro.
Atividade 8
Leia o comando com os estudantes. Dê um tempo para eles pensarem na questão e escolherem uma estratégia de resolução. Uma possibilidade é optarem por resoluções que envolvam desenhos.
Discuta com os estudantes maneiras variadas de compor a quantia 87.
Sugestão de trabalho voluntário
Proponha aos estudantes a organização de uma campanha de arrecadação de alimentos. Discuta com eles propostas para motivar os demais estudantes da escola e a comunidade para participarem e decidirem que tipos de alimento serão arrecadados. Ao final, apresente a eles uma lista de instituições idôneas de crianças carentes ou de idosos para que eles escolham aquelas que receberão os alimentos arrecadados, engajando-os em todas as etapas da campanha.
BNCC em foco:
EF01MA08, EF01MA19; competências gerais 2 e 9; competências específicas 7 e 8
MP193
- OS ESTUDANTES DO 1º A ENTREVISTARAM TODOS OS ESTUDANTES DA ESCOLA PARA FAZER UMA PESQUISA SOBRE O ANIMAL FAVORITO ENTRE: TARTARUGA, GATO, PEIXE, CACHORRO E COELHO. CADA ESTUDANTE SÓ PODERIA VOTAR EM UM ANIMAL. PARA APRESENTAR O RESULTADO DESSA PESQUISA, ELES CONSTRUÍRAM O GRÁFICO ABAIXO.
FONTE: PESQUISA DOS ESTUDANTES DO 1º A (JUL. 2023).
- QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A QUANTIDADE DE ESTUDANTES QUE PREFERE COELHO E A QUE PREFERE TARTARUGA?
_____
PROFESSOR
Resposta: 10 - QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A QUANTIDADE DE ESTUDANTES QUE PREFERE PEIXE E A QUE PREFERE COELHO?
_____
PROFESSOR
Resposta: 20 - QUAL É A DIFERENÇA DE VOTOS ENTRE O ANIMAL MAIS VOTADO E O MENOS VOTADO?
_____
PROFESSOR
Resposta: 40
- EM UMA COMPETIÇÃO DE CICLISMO, PARTICIPAVAM 72 CICLISTAS, PORÉM 14 DELES SE RETIRARAM POR FALHAS NAS BICICLETAS. QUANTOS CICLISTAS PERMANECERAM NA COMPETIÇÃO?
_____
PROFESSOR
Exemplo de cálculo: 72 − 14 = 58PERMANECERAM NA COMPETIÇÃO _____ CICLISTAS.
PROFESSOR
Resposta: 58MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 9
Explore a leitura do gráfico com os estudantes. Peça a eles que identifiquem a quantidade de votos relativa a cada coluna que representa cada animal. Por exemplo, a tartaruga obteve 30 votos. Faça outros questionamentos sobre o gráfico antes de propor as questões do livro:
Qual animal recebeu mais votos? Como você sabe? (O cachorro. Espera-se que os estudantes observem esse fato no gráfico: a coluna relativa ao cachorro é a mais alta.)
Qual animal teve menos votos? Como você sabe? (O coelho. Espera-se que os estudantes também observem esse fato no gráfico: a coluna relativa ao coelho é a mais baixa.)
O peixe obteve mais de 50 votos ou menos de 50 votos? (Obteve menos, porque a altura da coluna relativa ao peixe tem menos de 5 quadrinhos, o que corresponde a um número de votos menor que 50.)
O gato teve mais de 40 votos ou menos de 40 votos? (Teve mais, porque a altura da coluna relativa ao gato tem mais de 5 quadrinhos, o que corresponde a um número de votos maior que 40.)
Considerando a tartaruga e o peixe, qual teve mais votos? (O peixe, porque a coluna relativa ao peixe é mais alta do que a coluna relativa à tartaruga.)
Atividade 10
Valorize as estratégias de cálculo dos estudantes, orientando-os caso necessitem. Socialize com a turma os diferentes procedimentos que surgirem. Deixe que os próprios estudantes apresentem o que fizeram.
BNCC em foco:
EF01MA02, EF01MA04, EF01MA05, EF01MA08, EF01MA21; competências específicas 3, 6 e 7
MP194
PROBLEMAS COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
- TERESA FOI AO MERCADO COMPRAR ALGUNS INGREDIENTES PARA FAZER UM BOLO. VEJA QUANTOS REAIS ELA LEVOU.
ELA GASTOU 41 REAIS COM COCO RALADO E 18 REAIS COM AÇÚCAR. QUANTOS REAIS RESTARAM?
PROFESSOR
Exemplo de cálculo: 41 + 18 = 59; 74 − 59 = 15RESTARAM _____ REAIS.
PROFESSOR
Resposta: 15- OBSERVE NO QUADRO A QUANTIA ARRECADADA COM A VENDA DE GIBIS E LIVROS EM UMA FEIRA DE USADOS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
PRODUTOS |
QUANTIA ARRECADADA |
---|---|
GIBIS |
|
LIVROS |
|
- FAÇA UMA ESTIMATIVA PARA RESPONDER: NO TOTAL, FORAM ARRECADADOS MAIS DE 80 REAIS OU MENOS DE 70 REAIS?
PROFESSOR
Resposta esperada: Mais de 80 reais. - A QUANTIA TOTAL ARRECADADA COM A VENDA FOI
_____
PROFESSOR
Resposta: 91 reais. - NA VENDA DE QUAL PRODUTO FOI ARRECADADA A MAIOR QUANTIA EM REAIS? QUANTO A MAIS?
PROFESSOR
Resposta: Na venda dos livros. 9 reais a mais.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
Usar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam adição e subtração.
Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
Ler dados registrados em tabela.
Atividade 1
Promova questionamentos intermediários incentivando os estudantes a observarem as informações que devem considerar:
Quantos reais Teresa gastou ao todo? (59 reais.)
Que cédulas Teresa pode usar para efetuar o pagamento de sua compra? (Exemplos de resposta: a cédula de 50 reais e a de 10 reais, e sobra 1 real; a cédula de 50 reais e as duas cédulas de 5 reais, sobrando 1 real também; ou, ainda, a cédula de 50 reais, uma cédula de 5 reais e as 4 moedas de 1 real, sem sobra, pois é a quantia exata da compra).
Assim, eles averiguam facilmente quantos reais sobram: 15 reais.
Em seguida, proponha aos estudantes que calculem a quantia que Teresa levou ao mercado e escrevam uma subtração que forneça a quantia restante. (74 − 59 = 15.)
Atividade 2
Peça aos estudantes que expliquem o que o quadro apresenta. Espera-se que eles percebam que:
foram vendidos dois tipos de produto: os gibis e os livros;
o dinheiro arrecadado com a venda dos gibis foi 41 reais;
o dinheiro arrecadado com a venda dos livros foi 50 reais;
a maior quantia arrecadada foi com a venda de livros;
a quantia arrecadada com os gibis é 9 reais menor do que a quantia arrecadada com os livros;
ao todo, foram arrecadados 91 reais (41 + 50 = 91).
BNCC em foco:
EF01MA08, EF01MA19; competências específicas 3 e 6
MP195
- ROBERTO E ALINE VENDERAM INGRESSOS PARA O TEATRO DE FANTOCHES. ROBERTO VENDEU 10 INGRESSOS NA SEGUNDA-FEIRA. ALINE VENDEU 18 INGRESSOS NA TERÇA-FEIRA E 32 NA QUARTA-FEIRA.
PROFESSOR
Exemplo de cálculo: 32 = 30 + 2; 30 + 2 + 18 = 30 + 20 = 50- QUANTOS INGRESSOS ALINE VENDEU NO TOTAL?
_____
PROFESSOR
Resposta: 50 - QUANTOS INGRESSOS ROBERTO VENDEU A MENOS QUE ALINE?
_____
PROFESSOR
Resposta: 40
- QUANTOS INGRESSOS ALINE VENDEU NO TOTAL?
_____
Boxe complementar:
DESAFIO
UMA PARTIDA DE BASQUETE É ORGANIZADA EM 4 PERÍODOS. VEJA, NA TABELA, A PONTUAÇÃO DE DUAS EQUIPES EM CADA PERÍODO. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.
PONTUAÇÃO DAS EQUIPES POR PERÍODO
Tabela: equivalente textual a seguir.
EQUIPE |
1º PERÍODO |
2º PERÍODO |
3º PERÍODO |
4º PERÍODO |
---|---|---|---|---|
AZUL |
10 |
20 |
11 |
10 |
VERDE |
6 |
20 |
10 |
12 |
FONTE: PARTIDA DE BASQUETE (SET. 2023).
É POSSÍVEL SABER QUEM GANHOU A PARTIDA SEM CALCULAR O TOTAL DE PONTOS? CONVERSE COM UM COLEGA.
Resposta esperada: Sim.
COMPLETE O PLACAR ABAIXO COM O TOTAL DE PONTOS DE CADA EQUIPE.
CRÉDITO: CLAUDIO CHIYO
Resposta: 54, 48
QUAL EQUIPE GANHOU A PARTIDA? _____
Resposta: A equipe azul.
QUANTOS PONTOS A MAIS A EQUIPE VENCEDORA FEZ? _____
Resposta: 3
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
É importante ressaltar que as estratégias de cálculo que os estudantes construíram ou que estão habituados a fazer devem ser valorizadas. No entanto, se julgar conveniente, você também pode propor estratégias na lousa e discuti-las com eles. Por exemplo, para efetuar 18 + 32, pode-se mostrar a decomposição:
18 = 10 + 8
32 = 30 + 2
Total: 10 + 30 + (8 + 2) =
= 10 + 30 + 10 = 50
Então: 18 + 32 = 50.
Desafio
Espera-se que os estudantes percebam que, neste caso, é possível saber a equipe que ganhou a partida sem calcular o total de pontos de cada uma. Uma estratégia é calcular a diferença de pontos em cada período (1º período, 4 pontos a mais para a azul; 2º, empate, ou seja, 0 ponto de diferença entre as equipes; 3º, 1 ponto a mais para a azul; 4º, 2 pontos a mais para a verde). Depois, juntam-se os pontos a mais das equipes em cada período da partida e, em seguida, compara-se o total desses pontos. A equipe que tiver mais pontos será a vencedora.
Caso surjam dúvidas, discuta com os estudantes a possibilidade de calcular os pontos ganhos ou perdidos em cada período e depois considerar todos os períodos.
BNCC em foco:
EF01MA08, EF01MA19, EF01MA21; competência geral 2; competências específicas 3 e 6
MP196
JOGO: ADICIONANDO E SUBTRAINDO
Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER Fim da observação..
MATERIAL: 1 TABULEIRO, COMO ESTE; CARTAS COM OS NÚMEROS 0, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 E 90 (2 CARTAS COM CADA NÚMERO, 20 CARTAS NO TOTAL; O PROFESSOR VAI ORIENTAR COMO FAZER AS CARTAS) E 6 MARCADORES PARA CADA JOGADOR (PODEM SER PAPÉIS AMASSADOS, TAMPINHAS ETC.)
JOGADORES: 2
REGRAS:
- OS JOGADORES DECIDEM QUEM VAI COMEÇAR O JOGO. EMBARALHEM AS CARTAS E DISTRIBUAM 5 PARA CADA JOGADOR. AS CARTAS RESTANTES FICAM EM UM MONTE PARA COMPRAR.
- O JOGADOR QUE COMEÇAR O JOGO ESCOLHE UMA LINHA OU COLUNA DO TABULEIRO. SE ESCOLHER UMA LINHA, POR EXEMPLO, O OUTRO JOGADOR DEVERÁ ESCOLHER OUTRA LINHA.
- NA SUA VEZ, O JOGADOR ESCOLHE E PÕE NA MESA DUAS CARTAS CUJOS NÚMEROS, QUANDO ADICIONADOS OU SUBTRAÍDOS, APRESENTEM O RESULTADO NA LINHA (OU COLUNA) ESCOLHIDA NO TABULEIRO. O MARCADOR É COLOCADO SOBRE ESSE RESULTADO.
- AO USAR DUAS CARTAS, O JOGADOR COMPRA OUTRAS DUAS DO MONTE E PASSA A VEZ.
- SE, NA SUA VEZ, O JOGADOR NÃO TIVER CARTAS QUE SIRVAM, DEVE COMPRAR UMA CARTA DO MONTE. SE ESTA SERVIR, COLOCA AS DUAS CARTAS NA MESA E O MARCADOR NO RESULTADO NO TABULEIRO. CASO CONTRÁRIO, PASSA A VEZ.
- VENCE QUEM PREENCHER SUA LINHA (OU COLUNA) PRIMEIRO.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
Usar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam adição e subtração.
Este jogo possibilita aos estudantes trabalharem o cálculo mental com as operações de adição e de subtração, explorando as diferentes maneiras de compor um resultado que apareça no tabuleiro.
Prepare, com antecedência, um tabuleiro para cada dupla. Sugerimos o uso de papel-cartão ou cartolina na confecção dos tabuleiros. Em sala de aula, distribua papel-cartão ou cartolina aos estudantes e oriente-os a quadriculá-lo(a) para que em seguida possam recortá-lo(a). É preciso produzir vinte cartas, para então escrever os números 0, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 e 90. Observe que haverá duas cartas com cada número.
Após a confecção do material, leia as regras em voz alta e realize algumas jogadas para que os estudantes compreendam o funcionamento do jogo.
Durante o jogo, é importante incentivá-los a fazer a análise da melhor escolha das cartas da mão e da operação a ser feita (adição ou subtração), o que permite momentos ricos para a análise de possibilidades de obter números do tabuleiro.
Um dos aspectos mais interessantes deste jogo é que ele não envolve apenas sorte, pois os estudantes podem escolher qual é a melhor coluna ou linha que pretendem preencher de acordo com suas cartas, desenvolvendo assim a elaboração de hipóteses.
Observe as diferentes estratégias usadas pelos estudantes e, depois, socialize-as com a turma.
BNCC em foco:
EF01MA07, EF01MA08; competência geral 9; competências específicas 7 e 8
MP197
QUESTÕES SOBRE O JOGO
- OBSERVE A COLUNA QUE MARTA ESCOLHEU E AS CARTAS QUE ELA POSSUI.
- QUAIS CARTAS MARTA PODE USAR PARA COBRIR UM DOS NÚMEROS DA COLUNA ESCOLHIDA? E QUAL OPERAÇÃO ELA PODE FAZER?
_____
PROFESSOR
Resposta: 10 e 0: 10 − 0 ou 10 + 0; 30 e 0: 30 + 0 ou 30 − 0; 30 e 10: 30 + 10
- OBSERVE O TABULEIRO EM QUE CARLOS E MARIANA ESTÃO JOGANDO. CARLOS ESTÁ COM OS MARCADORES AZUIS E MARIANA, COM OS MARCADORES VERDES.
- QUE CARTAS CARLOS PRECISA PARA GANHAR O JOGO?
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: 10 e 60, pois 60 + 10 = 70.
MANUAL DO PROFESSOR
Questões sobre o jogo
As questões propostas exploram o levantamento de hipóteses e a análise de possibilidades.
Após os estudantes terem jogado algumas vezes, se julgar oportuno, proponha que resolvam as questões, individualmente ou em duplas. Elas possibilitam reflexões que podem não ter sido problematizadas durante a ação no jogo.
Na primeira questão, os estudantes têm a oportunidade de pensar sobre quais são as possíveis maneiras de combinar duas das cartas apresentadas para cobrir um dos números da coluna escolhida por Marta. Eles também deverão perceber que combinação de cartas torna a jogada inviável, que é o caso das duas cartas com zero e das duas cartas com 10.
A segunda questão apresenta uma situação de jogo que possibilita aos estudantes realizarem análises sobre qual dupla de cartas e qual operação possibilitam obter resultado 70. Socialize as respostas, validando-as com a turma, para que percebam que essa resposta não é única. Há diversas possibilidades, como: adicionando 10 e 60 (10 + 60 = 70); subtraindo 20 de 90 (90 − 20 = 70); adicionando 30 e 40 (30 + 40 = 70); entre outras. Nessa análise, os estudantes observarão maneiras diferentes de compor uma quantidade por meio de adição ou de subtração.
BNCC em foco:
EF01MA07, EF01MA08; competência geral 9; competências específicas 7 e 8
MP198
MAIS PROBLEMAS
- ESCREVA A QUANTIDADE DE BEXIGAS QUE HÁ EM CADA GRUPO. DEPOIS, DESCUBRA QUANTAS BEXIGAS HÁ NO TOTAL.
_____ + _____ + _____ = _____
PROFESSOR
Resposta: 15 + 15 + 15 = 45NO TOTAL, HÁ _____ BEXIGAS.
PROFESSOR
Resposta: 45- DISTRIBUA AS 12 CENOURAS ENTRE OS 3 COELHOS. PARA ISSO, LIGUE AS CENOURAS AOS COELHOS. ELES DEVEM FICAR COM A MESMA QUANTIDADE DE CENOURAS.
PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes podem ligar quaisquer 4 cenouras a cada coelho. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
• Usar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam adição e subtração.
Atividade 1
Nesta atividade, os estudantes provavelmente usarão a estratégia de contagem simples ou outra que considerem adequada. É interessante estar atento aos procedimentos que eles usarão para realizar a atividade.
Pode-se propor a eles que utilizem uma calculadora simples para comprovar o resultado obtido. Nesse caso, discuta com eles como isso seria feito.
Atividade 2
Nesta atividade, os estudantes provavelmente usarão a estratégia de ligar 1 cenoura a 1 coelho, até acabarem as cenouras. Observe se todos compreenderam que todos os coelhos devem ficar com a mesma quantidade de cenouras e que elas podem ser ligadas a cada coelho da maneira que acharem melhor, desde que cada um dos 3 coelhos receba 4 cenouras. Observe se algum estudante conta antes as cenouras para calcular ou estimar quantas cenouras caberão a cada coelho.
BNCC em foco:
EF01MA03, EF01MA04, EF01MA08
MP199
A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER
Observação ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER. Fim da observação.
NAS FEIRAS DE TROCAS, PODEMOS ENCONTRAR MUITAS NOVIDADES. TROCAMOS PRODUTOS QUE NÃO USAMOS MAIS, E QUE PODEM SER ÚTEIS A OUTRAS PESSOAS, POR OUTROS QUE NOS SERÃO ÚTEIS.
TOME NOTA
- QUANTAS HORAS DUROU ESSA FEIRA DO ESCAMBINHO?
_____
PROFESSOR
Resposta: 3 horas.
- FORAM 50 PESSOAS À FEIRA DO ESCAMBINHO. QUANTOS PACOTES FORAM ARRECADADOS?
_____
PROFESSOR
Resposta: 100 pacotes.
- O NÚMERO DE PACOTES ARRECADADOS É A METADE OU É O DOBRO DO NÚMERO DE PESSOAS QUE FORAM A ESSA FEIRA?
_____
PROFESSOR
Resposta: É o dobro.
REFLITA
- VOCÊ JÁ TROCOU ALGUM PRODUTO QUE NÃO USAVA MAIS POR OUTRO? COMO FOI ESSA TROCA?
PROFESSOR
Respostas pessoais.
- QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE FAZER TROCAS COMO ESSAS?
PROFESSOR
Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
Despertar o interesse sobre consumo consciente.
Promova na escola uma feira desse tipo, estimulando os estudantes a levarem um brinquedo ou um livro usado (em bom estado) para trocar e interagir com os colegas da sua e de outras salas.
O importante, na elaboração da feira de trocas, é engajar os estudantes desde o início da preparação. Eles podem escolher como será o convite para a divulgação da feira, que eles mesmos vão elaborar sob sua orientação. Com a turma, faça um levantamento das informações que devem aparecer nos cartazes de divulgação. Essa pode ser uma atividade interdisciplinar com Língua Portuguesa e Arte.
Depois da realização da feira, reúna os estudantes em grupos para trocarem ideias sobre ela. Em uma roda de conversa, proponha a cada grupo que comente sobre o que conversou. Discuta com eles sobre consumo consciente.
Tome nota
Explore as informações que aparecem no cartaz e discuta com os estudantes o significado de palavras desconhecidas, como pode ser o caso de “perecível”.
Valorize as estratégias pessoais dos estudantes para o cálculo. Exemplo: são 2 pacotes de alimento por pessoa. Então, a cada 10 pessoas, teremos 20 pacotes, pois: 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 20.
Como entraram 50 pessoas, temos: 50 = 10 + 10 + 10 + 10 + 10 (5 grupos de 10).
Então, teremos 5 grupos de 20 pacotes: 20 + 20 + 20 + 20 + 20 = 100.
Em consonância com as adições de parcelas repetidas, na antessala da multiplicação, os conceitos de dobro e de metade também preparam terreno para o embasamento das ideias operacionais da multiplicação e da divisão. Por ora, não há necessidade de fazer referência a essas operações.
BNCC em foco:
EF01MA08; competências gerais 6, 7 e 9; competências específicas 2, 7 e 8
Sugestão para o professor
Para ampliar e enriquecer a discussão com os estudantes sobre o consumismo infantil, sugerimos a leitura do texto Criança e consumo, disponível em:
http://criancaeconsumo.org.br/consumismo-infantil/ . Acesso em: 20 jan. 2021.
MP200
COMPREENDER INFORMAÇÕES
LER E INTERPRETAR INFORMAÇÕES EM TABELAS E EM GRÁFICOS
- ENILDE ORGANIZOU SEU PEDIDO COM A QUANTIDADE DE CADA SALGADINHO NA TABELA A SEGUIR.
PEDIDO DE SALGADINHOS
Tabela: equivalente textual a seguir.
TIPO |
COXINHA |
ESFIRRA |
RISSOLE |
BOLINHA DE QUEIJO |
---|---|---|---|---|
QUANTIDADE |
70 |
40 |
50 |
60 |
FONTE: PEDIDO DE SALGADINHOS DE ENILDE (JAN. 2022).
- QUE TIPO DE SALGADINHO FOI ENCOMENDADO EM MENOR QUANTIDADE?
_____
PROFESSOR
Resposta: Esfirra. - QUANTAS COXINHAS FORAM ENCOMENDADAS A MAIS QUE BOLINHAS DE QUEIJO?
_____
PROFESSOR
Resposta: 10 coxinhas. - QUANTAS EMPADINHAS FORAM ENCOMENDADAS?
_____
PROFESSOR
Resposta: Nenhuma (ou zero) empadinha.
- EM UM POSTO DE SAÚDE, FOI APLICADA A DOSE DE REFORÇO DA VACINA CONTRA MENINGITE EM CRIANÇAS DE 1 ANO.
REFORÇO DA VACINA CONTRA MENINGITE
Tabela: equivalente textual a seguir.
DIA DA SEMANA |
SEGUNDA-FEIRA |
TERÇA-FEIRA |
QUARTA-FEIRA |
QUINTA-FEIRA |
SEXTA-FEIRA |
---|---|---|---|---|---|
QUANTIDADE DE CRIANÇAS |
22 |
10 |
23 |
10 |
5 |
FONTE: POSTO DE SAÚDE PESQUISADO (ABR. 2023).
- ATÉ QUARTA-FEIRA, QUANTAS CRIANÇAS RECEBERAM A DOSE DE REFORÇO?
_____
PROFESSOR
Resposta: 55 crianças.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
Ler dados registrados em tabelas e em gráficos de colunas simples.
Atividade 1
Pergunte: “De que trata a tabela?”. (Tipos de salgadinho e as quantidades previstas.)
Explore as informações diretas mostradas na tabela:
Quantos rissoles foram encomendados? (50 rissoles.)
Que tipo de salgadinho cuja quantidade encomendada foi de 70 unidades? (Coxinha.)
Amplie os questionamentos para que os estudantes analisem os dados, comparem e operem com eles:
Que tipo de salgadinho teve a maior encomenda? (Coxinha.)
Quantas esfirras foram encomendadas a menos que as bolinhas de queijo? (20.)
Quantos rissoles a mais são necessários para obter a mesma quantidade que a das bolinhas de queijo? (10 rissoles.)
Depois, proponha as questões do livro. Ressalte que devem responder às questões com base nos dados da tabela. Na última questão, pergunte a eles como pensaram para responder. Espera-se que percebam que a tabela não apresenta o tipo “empadinhas”, o que significa que não foi encomendado esse tipo de salgadinho.
Atividade 2
Os estudantes devem observar que precisam considerar as crianças atendidas na segunda-feira, na terça-feira e na quarta-feira juntas para responder à primeira questão.
Amplie a atividade de maneira análoga à atividade anterior. Por exemplo:
Em que dia da semana foi atendida a maior quantidade de crianças? (Na quarta-feira.)
Houve dias da semana em que a quantidade de crianças atendidas foi a mesma? Quais? (Sim, terça-feira e quinta-feira.)
BNCC em foco:
EF01MA05, EF01MA08, EF01MA21; competências específicas 3 e 4
MP201
- ANA FOI À FEIRA E COMPROU ALGUMAS FRUTAS. OBSERVE O GRÁFICO DE COLUNAS, QUE MOSTRA A QUANTIDADE DE CADA FRUTA COMPRADA.
FONTE: COMPRAS DE ANA (JAN. 2023).
- QUAIS FRUTAS FORAM COMPRADAS POR ANA?
PROFESSOR
Resposta: Laranja, maçã, pera e abacaxi. - AO TODO, QUANTAS FRUTAS FORAM COMPRADAS?
PROFESSOR
Resposta: 15 - FORAM COMPRADOS MAIS ABACAXIS OU MAÇÃS?
PROFESSOR
Resposta: Maçãs.
- OBSERVE O GRÁFICO QUE O PROFESSOR BETO FEZ SOBRE O ESPORTE PREFERIDO DE SEUS ESTUDANTES.
FONTE: PESQUISA DO PROFESSOR BETO (MAR. 2023).
- CADA QUADRINHO PINTADO NO GRÁFICO CORRESPONDE A QUANTOS VOTOS?
_____
PROFESSOR
Resposta: 5 votos.
- A COLUNA MAIS BAIXA CORRESPONDE A QUE ESPORTE?
_____
PROFESSOR
Resposta: Voleibol. - QUE ESPORTE FOI MAIS VOTADO? EXPLIQUE COMO VOCÊ PENSOU PARA RESPONDER.
_____
PROFESSOR
Resposta: Natação; resposta pessoal. - QUANTOS ESTUDANTES PARTICIPARAM DESSA PESQUISA?
_____
PROFESSOR
Resposta: 95 estudantes.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Verifique se os estudantes observam que cada quadrinho pintado no gráfico corresponde a 1 fruta. A disposição em ordem decrescente de altura das colunas facilita a visualização da fruta mais comprada.
Para explorar o gráfico, amplie os questionamentos:
Nessa compra de Ana, havia uvas? Como você sabe? (Não. Possível explicação: Porque não aparece uva no gráfico.)
De acordo com o gráfico, que fruta Ana comprou em maior quantidade? (Laranja.)
Atividade 4
Os estudantes devem observar que cada quadrinho pintado, nesse caso, representa 5 votos. Depois, eles podem observar a quais esportes correspondem a coluna mais baixa e a coluna mais alta, identificando assim o esporte menos votado e o mais votado, respectivamente.
Para obter o total de estudantes que participaram da pesquisa, eles não poderão contar um a um, a contagem será de 5 em 5, ou pela adição de todos os votos. Socialize e valide os diferentes procedimentos utilizados pelos estudantes.
BNCC em foco:
EF01MA05, EF01MA08, EF01MA21; competências específicas 3 e 4
MP202
O QUE VOCÊ APRENDEU
- SANDRA E CLÁUDIA ESTÃO LENDO UM LIVRO PARA UM TRABALHO DA ESCOLA. SANDRA JÁ LEU 73 PÁGINAS, E CLÁUDIA, 98. QUANTAS PÁGINAS CLÁUDIA LEU A MAIS QUE SANDRA?
PROFESSOR
Exemplo de cálculo: 98 − 70 = 28; 28 − 3 = 25
CLÁUDIA LEU _____ PÁGINAS A MAIS QUE SANDRA.
PROFESSOR
Resposta: 25- FOI FEITA UMA PESQUISA SOBRE O ESTILO MUSICAL PREFERIDO DOS ESTUDANTES DO 1º ANO. CADA ESTUDANTE ESCOLHEU UM ÚNICO ESTILO MUSICAL. VEJA NA TABELA.
ESTILO MUSICAL PREFERIDO DOS ESTUDANTES DO 1º ANO
Tabela: equivalente textual a seguir.
ESTILO MUSICAL |
QUANTIDADE DE ESTUDANTES |
---|---|
INFANTIL |
43 |
POP |
23 |
ROCK |
21 |
AXÉ |
10 |
FONTE: PESQUISA DOS ESTILOS MUSICAIS DOS ESTUDANTES DO 1º ANO (AGO. 2023).
- QUANTOS ESTUDANTES FORAM PESQUISADOS?
_____
PROFESSOR
Resposta: 97 - A MÚSICA INFANTIL FOI MAIS ESCOLHIDA DO QUE O POP E O ROCK JUNTOS?
_____
PROFESSOR
Resposta: Não. - QUANTOS VOTOS O POP TEVE A MAIS QUE O ROCK?
_____
PROFESSOR
Resposta: 2 - QUANTOS VOTOS O POP TEVE A MENOS QUE A MÚSICA INFANTIL?
_____
PROFESSOR
Resposta: 20 - QUAL É O ESTILO MUSICAL PREFERIDO PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES PESQUISADOS?
PROFESSOR
Resposta: Música infantil - QUAL É SEU ESTILO MUSICAL FAVORITO?
PROFESSOR
Resposta: Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
Retomar os conceitos estudados.
A seção possibilita a sistematização de vários conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, promovendo um momento de avaliação processual sob a perspectiva da avaliação formativa.
Atividade 1
Esta atividade explora a subtração associada ao significado de comparar. Mantenha material manipulável (como o Material Dourado) à disposição dos estudantes para que o utilizem quando acharem necessário.
Atividade 2
Nesta atividade, os estudantes precisam interpretar os dados apresentados em uma tabela.
Espera-se que eles percebam que, para obter o total de estudantes consultados, devem ser adicionadas todas as quantidades de estudantes que escolheram algum estilo musical, já que essa escolha foi feita de maneira única. Observe que estratégia usam para obter esse total. Socialize os procedimentos utilizados e discuta com a turma as demais questões relativas à tabela.
BNCC em foco:
EF01MA05, EF01MA08, EF01MA21; competências específicas 3 e 6
Sugestão de atividades
Sequência, adição e subtração
Realize oralmente com os estudantes:
Recite, de dez em dez, do número 10 ao 50.
Recite, de cinco em cinco, do número 5 ao 50.
Calcule mentalmente o resultado das subtrações e assinale o resultado diferente em cada quadro a seguir.
Quadro: equivalente textual a seguir.
48 − 18 = 30 |
33 − 3 = 30 |
18 − 17 = 1 |
37 − 7 = 30 |
37 − 36 = 1 |
12 − 11 = 1 |
59 − 29 = 30 |
45 − 43 = 2 |
|
45 − 10 = 35 |
56 − 55 = 1 |
Resposta: 35; 2
MP203
- DESCUBRA E COMPLETE O QUADRO COM O NÚMERO QUE FALTA.
Quadro: equivalente textual a seguir.
NÚMERO |
NÚMERO ADICIONADO |
RESULTADO |
---|---|---|
56 |
12 |
_____ |
_____ |
24 |
88 |
49 |
_____ |
69 |
83 |
15 |
_____ |
_____ |
12 |
_____ |
PROFESSOR
Exemplos de resposta: Número: 64, 65. Número adicionado: 20. Resultado: 68, 98, 77.- ROSA PRECISA TROCAR UMA CÉDULA DE 100 REAIS POR CÉDULAS DE MENOR VALOR. ESCREVA QUANTAS CÉDULAS ELA TERÁ AO FAZER ESSA TROCA, EM CADA CASO.
•
( ) CÉDULAS.
PROFESSOR
Resposta: 2•
( ) CÉDULAS.
PROFESSOR
Resposta: 5
•
( ) CÉDULAS.
PROFESSOR
Resposta: 10•
( ) CÉDULAS.
PROFESSOR
Resposta: 20AUTOAVALIAÇÃO
- CONSIGO UTILIZAR NOVAS ESTRATÉGIAS PARA ADICIONAR E PARA SUBTRAIR?
PROFESSOR
Resposta pessoal. - CONSIGO LER E INTERPRETAR DADOS ORGANIZADOS EM TABELAS E EM GRÁFICOS?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Esta atividade evidencia a relação existente entre a adição e a subtração. Discuta com os estudantes estratégias que podem ser utilizadas para descobrir o número que falta em cada caso. Espera-se que percebam que em alguns casos eles podem usar a subtração. Por exemplo, na terceira linha eles podem observar que a subtração 69 − 49 = 20 fornece o número que, adicionado a 49, resulta 69. No entanto, eles também podem usar a contagem, partindo do 49 e marcando um traço para cada número que contam, até obter 69. Depois, contam os traços marcados. Esse procedimento também é válido. Se a subtração não surgir, apresente-a na lousa, como mais uma estratégia a ser utilizada.
Atividade 4
Sugira o uso das cédulas e moedas do Material complementar para que os estudantes vivenciem a situação proposta. Amplie propondo situações similares que envolvam trocas para compor quantias iguais.
Autoavaliação
Estimule os estudantes a responderem à primeira questão do modo mais completo possível, não se limitando a “sim” ou “não”. Peça a eles que exemplifiquem as novas estratégias utilizadas e digam quais estratégias gostariam de utilizar, mas ainda sentem dificuldades. Se necessário, peça que observem as resoluções das atividades desta Unidade para relembrarem estratégias utilizadas.
Na segunda questão, eles podem dizer que conseguem ler dados em alguns tipos de registro, mas que sentem dificuldades em outros (facilidade em ler as tabelas e dificuldade com os gráficos de colunas, por exemplo). É importante que explicitem quais elementos de cada tipo de registro eles são capazes de ler com facilidade ou com dificuldade.
BNCC em foco:
EF01MA08, EF01MA19; competências específicas 3 e 6
MP204
Comentários para o professor
Conclusão da Unidade 7
Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta Unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.
Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem
Nome: _____
Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____
Professor(a): _____
Legenda de desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente
Tabela: equivalente textual a seguir.
Objetivos de aprendizagem |
Desempenho |
Observações |
---|---|---|
Executa a contagem aproximada ou exata de objetos de um conjunto? |
_____ |
_____ |
Reconhece, ordena, compõe e decompõe números naturais (ordem das dezenas) por meio da compreensão de características do sistema de numeração decimal? |
_____ |
_____ |
Identifica e organiza informações colhidas de situações-problema aditivas ou subtrativas apresentadas, registrando-as por meio de palavras, tabelas ou gráficos para elaborar as respectivas resoluções? |
_____ |
_____ |
Identifica e compara em um contexto quantidades de objetos de dois conjuntos, assimilando-as enquanto números? |
_____ |
_____ |
Desenvolve estratégias para a resolução de problemas, inclusive testando hipóteses e empregando a tentativa e erro? |
_____ |
_____ |
Reconhece as moedas e as cédulas do sistema monetário brasileiro? |
_____ |
_____ |
Estabelece a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro? |
_____ |
_____ |
Reflete sobre as estratégias de jogos e contempla as suas regras? |
_____ |
_____ |
Compreende e exercita o respeito às diferenças de opiniões e de propostas nos trabalhos em grupo? |
_____ |
_____ |
Nos trabalhos em grupo, elabora propostas e as defende com argumentos plausíveis? |
_____ |
_____ |