MP180

Comentários para o professor:

Introdução da Unidade 7

As páginas de abertura possibilitam diálogos com a turma a serem usados com o objetivo de diagnosticar os conhecimentos e habilidades que os estudantes trazem da Educação Infantil e, assim, constituírem-se em um bom instrumento para planejar as estratégias de ensino a serem aplicadas durante o ano letivo. Ampliando a abordagem feita na seção A Matemática me ajuda a ser... uma pessoa consciente do valor das coisas, os estudantes têm, nesta abertura, um exemplo de escambo.

Nesta Unidade, são abordados três aspectos relativos à Unidade Temática Números: contagem, características do sistema de numeração decimal e resolução de problemas de adição e subtração. Todos foram trabalhados em unidades anteriores e, sendo assim, serão explorados por meio de atividades que os ampliem e os aprofundem. Dessa forma, para a resolução dos problemas propostos, é necessário que os estudantes lancem mão de conhecimentos construídos até aqui e que dizem respeito a esses três aspectos.

Considerando os conhecimentos a serem desenvolvidos no 2º ano do Ensino Fundamental, vale destacar a articulação entre o sistema de numeração decimal e a adição, apresentada por meio de atividades que promovem a composição e a decomposição de números de até três ordens. Além disso, a adição, que neste volume é abordada em atividades cujos problemas envolvem números de até dois algarismos e estratégias pessoais de resolução, mais adiante, envolverá números de até três algarismos e estratégias convencionais.

Nesta Unidade, atividades que promovem o reconhecimento e a relação entre valores de moedas e de cédulas do sistema monetário brasileiro seguem como proposta para a abordagem do tema Grandezas e medidas. Assim como em relação a outros conhecimentos, estes também foram tratados em unidades anteriores, portanto, as atividades aqui propostas têm como objetivo retomar e aprofundar esses conhecimentos a fim de servirem de suporte para que, além do reconhecimento e da relação, os estudantes estabeleçam a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

Em relação à Unidade Temática Probabilidade e estatística, as atividades de leitura de dados expressos em tabelas e gráficos de colunas simples, assunto já abordado em outros momentos, devem conduzir os estudantes à comparação de informações apresentadas em tabelas e em gráficos de colunas, objetivando a melhor compreensão de aspectos da realidade próxima.

Competências gerais favorecidas

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Competências específicas favorecidas

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

MP181

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

Sugestão de roteiro de aula

Convém considerar que um planejamento de educação escolar tem variáveis que compõem as possibilidades múltiplas de uma aula, como se fossem composições de figuras geradas em um caleidoscópio, o que requer a administração apropriada de tempo, de espaço, de definição de grupos ou não, de materiais a serem utilizados e previamente elaborados.

Tendo em vista tais desafios, propomos alguns roteiros de aula que poderão servir de referência e contribuir com o trabalho do professor. Os roteiros apresentam orientações gerais para a condução das aulas de acordo com as atividades propostas e podem ser adaptados pelo professor em função das características da turma e dos recursos disponíveis.

Os jogos são recursos valiosos para o desenvolvimento simultâneo de habilidades matemáticas, motoras, sociais e éticas de estudantes nessa faixa etária. Conheça um exemplo de roteiro de aula relacionado à seção Jogo desta Unidade.

Roteiro de aula – Jogo: Adicionando e subtraindo

1 ª parte – Tempo sugerido: 20 minutos

Material: folha de cartolina, lápis, tesoura de pontas arredondadas, régua, livro, 6 marcadores (grãos, tampinhas ou bolinhas de papel).

Organize as carteiras de modo que os estudantes possam trabalhar em duplas. Para a composição das duplas, sugira escolhas livres, porém fique atento e auxilie aqueles que estiverem com dificuldade de encontrar colegas para realizar a atividade.

Auxilie na confecção das 20 cartas numeradas. Inicialmente, cada estudante deve fazer o traçado de uma malha retangular na cartolina, suficiente para obter 10 cartas. Para facilitar, sugira traçados paralelos às bordas da folha, sendo que cada carta retangular pode ter a largura igual à largura de uma régua e o comprimento igual ao dobro da largura da régua. Em seguida, eles devem escrever nesses retângulos os números 0, 10, 20, 30, ..., 90. Essa etapa é finalizada com o recorte das cartas. O tabuleiro já se encontra no Livro do Estudante. Aproveite para comentar, sem teorizar, conceitos matemáticos intrínsecos a essa prática: largura, comprimento, dobro, traços paralelos etc.

Faça a leitura coletiva das regras do jogo e certifique-se de que elas foram compreendidas por todos. Avalie a necessidade de simular, junto com um dos grupos, um início de procedimentos que sirva como exemplo e esclareça possíveis dúvidas. Essa orientação é válida para os jogos em geral, portanto, pode ser adaptada para atividades semelhantes.

2 ª parte – Tempo sugerido: 25 minutos

Anuncie o tempo programado de 20 minutos para o jogo que se inicia.

Disponibilize 20 minutos para um jogo livre, enquanto percorre as duplas para sanar possíveis dúvidas. O objetivo é que, ao colocar em prática estratégias pessoais de resolução de questões próprias da dinâmica do jogo, os estudantes desenvolvam habilidades que os capacitem a solucionar as questões propostas na seção. Estão previstos 5 minutos para eles darem as respostas.

MP182

UNIDADE 7. MAIS ADIÇÃO E MAIS SUBTRAÇÃO

Imagem: Ilustração. Salão grande e coberto. Na parte superior há uma faixa com o texto: FEIRA DE GIBIS E LIVROS USADOS. TROQUE OU COMPRE LIVROS E GIBIS. No centro há mesas com cadeiras coloridas e crianças sentadas lendo livros (Resposta: Guilherme está aqui). Atrás há estandes com livros expostos, crianças e adultos observando (Resposta: Letícia está aqui). E as informações: 1 LIVRO POR 4 GIBIS; 4 GIBIS POR 1 LIVRO.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da Unidade

• Ampliar estratégias de cálculo mental e por estimativas em situações de adição e subtração.

• Reconhecer, fazer contagens e registrar quantidades até 100.

• Comparar números naturais até 99.

• Usar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam adição e subtração.

• Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

• Ler dados registrados em tabelas e em gráficos de colunas simples.

• Despertar o interesse sobre consumo consciente.

Comente com os estudantes que Guilherme e Letícia estão em uma feira de troca e venda de livros e gibis. Na cena, é possível explorar a contagem e as operações estudadas até aqui.

Incentive os estudantes a localizarem Guilherme e Letícia. Peça a eles que observem a cena e que comentem o que veem. Pergunte:

• Quantas crianças estão lendo (gibi ou livro) na cena? (Espera-se que os estudantes considerem as crianças que têm os livros ou gibis abertos e estejam olhando para eles. Nesse caso, encontrarão 11 crianças.)

• Quantos gibis podem ser trocados por um livro nessa feira? (4 gibis.)

• Letícia levou 24 gibis para trocar por livros. Quantos livros ela consegue obter com essa quantia? (6 livros.)

BNCC em foco:

EF01MA02, EF01MA03, EF01MA04, EF01MA05, EF01MA07, EF01MA08, EF01MA19, EF01MA21

MP183

Página sem conteúdo.

MANUAL DO PROFESSOR

Organize a classe em duplas e peça a cada uma que elabore outras duas questões sobre a ilustração da feira de livros, de maneira que possam ser respondidas por meio da observação da cena. Em seguida, solicite que troquem as questões com outra dupla.

Aproveite o momento para conversar sobre a importância da leitura, seja para estudar, seja para se divertir. Verifique se eles têm gibis que poderiam trocar com outros estudantes ou doar.

Proponha a eles que façam um cartaz, sob sua orientação, promovendo uma campanha de trocas de livros e gibis envolvendo toda a comunidade escolar.

MP184

ADIÇÃO

  1. NA ESCOLA DE CARLOS, ACONTECERÁ UMA GINCANA. CONTE QUANTOS ESTUDANTES ESTÃO SE INSCREVENDO EM CADA PERÍODO, DE MANHÃ E À TARDE, PARA A GINCANA.

MANHÃ

Imagem: Ilustração. Um pátio com vinte e três crianças. No centro há uma faixa com a informação: GINCANA INSCRIÇÕES. Ao lado, um prédio alto com paredes amarelas e ao fundo, morros e o céu claro.  Fim da imagem.

TARDE

Imagem: Ilustração. Um pátio com quinze crianças. No centro há uma faixa com a informação: GINCANA INSCRIÇÕES. Ao lado, um prédio alto com paredes amarelas e ao fundo, morros e o céu escuro.  Fim da imagem.
  1. RESPONDA ÀS QUESTÕES.
    • QUANTOS ESTUDANTES HÁ EM SUA CLASSE? _____
      PROFESSOR Atenção professor: A resposta vai depender da quantidade de estudantes que houver na classe do estudante que estiver respondendo a esta atividade. Fim da observação.
    • TRANSFERINDO 10 ESTUDANTES DE OUTRA ESCOLA PARA A SUA CLASSE, COM QUANTOS ESTUDANTES ELA FICARÁ? _____
      PROFESSOR Atenção professor: A resposta vai depender da quantidade de estudantes que houver na classe. Fim da observação.
    • QUANTAS PÁGINAS HÁ NA UNIDADE 4 DESTE LIVRO DE MATEMÁTICA? _____
      PROFESSOR Resposta: 22
    • NO TOTAL, HÁ QUANTAS PÁGINAS NAS UNIDADES 4 E 5 DESTE LIVRO DE MATEMÁTICA? _____
      PROFESSOR Resposta: 42
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Ampliar estratégias de cálculo mental e por estimativas em situações de adição.

Reconhecer, fazer contagens e registrar quantidades até 100.

Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

Ler dados registrados em tabela.

Usar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam adição.

Comparar números naturais até 99.

Atividade 1

Explore as duas imagens. Peça aos estudantes que relatem o que veem em cada uma delas e que contem a quantidade de crianças. Se necessário, retome os períodos manhã e tarde de um dia.

Sempre que uma solução for apresentada, tanto correta como incorreta, convide os estudantes a socializarem suas justificativas. Aproveite e peça a eles que verbalizem as estratégias usadas para a contagem das crianças nos dois quadros.

Atividade 2

Proponha outras situações de contagem envolvendo a adição e socialize as estratégias utilizadas.

BNCC em foco:

EF01MA02, EF01MA04, EF01MA08

MP185

  1. VEJA QUANTOS REAIS CAROLINA E OS PAIS DELA GASTARAM NA BARRACA DE SALGADOS E NA DE BRINCADEIRAS NA FESTA JUNINA DA ESCOLA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

BARRACA DE SALGADOS

BARRACA DE BRINCADEIRAS

Fotografia. Uma cédula de vinte reais e uma cédula de dez reais.

Fotografia. Uma cédula de vinte reais e duas cédulas de dez reais.

( ) MENOS DE 50 REAIS

( ) MAIS DE 60 REAIS

PROFESSOR Resposta correta: mais de 60 reais.
  1. GERALDO ESTÁ ORGANIZANDO O ESTOQUE DA PADARIA ONDE TRABALHA. VEJA O QUADRO QUE MOSTRA A QUANTIDADE DE SACOS DE FARINHA COLOCADOS NO ESTOQUE ONTEM E HOJE.

Quadro: equivalente textual a seguir.

COLOCADOS

QUANTIDADE DE SACOS

ONTEM

31

HOJE

21

Imagem: Ilustração. Geraldo, homem loiro com chapéu, avental e luvas está carregando uma saca grande em direção a uma porta com uma placa e a informação: ESTOQUE. Atrás dele há várias bandejas com pães em um carrinho. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Utilize as cédulas e moedas do Material complementar para os estudantes realizarem concretamente a situação.

Atividade 4

Retome as noções de ontem, hoje e amanhã com os estudantes. Pergunte:

Em que dia Geraldo levou mais sacos de farinha para o estoque: ontem ou hoje? (Ontem.)

Como você fez para adicionar essas duas quantidades? (Resposta pessoal.)

Se Geraldo tivesse levado outros 30 sacos hoje, ao todo ele teria levado mais de 100 sacos ou menos de 100 sacos para o estoque (ontem e hoje)? (Espera-se que os estudantes percebam que adicionar 30 a 52 resulta em um número menor que 100 e, assim, respondam que ao todo Geraldo teria levado menos de 100 sacos.)

Valorize as estratégias pessoais, socialize e valide-as com os estudantes.

BNCC em foco:

EF01MA03, EF01MA08, EF01MA19; competências específicas 3 e 6

MP186

  1. RAFAEL E DÉBORA ALMOÇARAM EM UM RESTAURANTE. OBSERVE O CARDÁPIO.
Imagem: Ilustração. Um cardápio com textos e imagens.  FILÉ SUCULENTO.  (FILÉ-MIGNON GRELHADO, ARROZ E LEGUMES) - 20 REAIS.  Ilustração de um prato com arroz, bife e legumes.  FRANGO REAL.  (FILÉ DE FRANGO GRELHADO, ARROZ E LEGUMES) - 19 REAIS.  Ilustração de um prato com arroz, frango e legumes.  SALADA.  (ALFACE, RÚCULA, AGRIÃO, TOMATE, CENOURA E BETERRABA RALADAS) - 18 REAIS.  Ilustração de um prato com salada.  SUCO DE LARANJA (JARRA) - 12 REAIS.  Ilustração de uma jarra com suco de laranja.  SUCO DE MELANCIA (JARRA) - 14 REAIS.  Ilustração de uma jarra com suco de melancia.  SALADA DE FRUTAS - 7 REAIS.   Ilustração de uma taça com frutas.  SORVETE (1 BOLA) - 6 REAIS.  Ilustração de uma taça com sorvete.   Fim da imagem.

AGORA, RESPONDA ÀS QUESTÕES.

Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5

Para responder às questões, o primeiro passo é a exploração da imagem. Os estudantes precisam compreender a ligação entre cada item e seu preço. Depois, lendo as questões, devem localizar os itens e adicionar seus preços para compor o valor de que Rafael e Débora, separadamente, necessitam. Como ambas as adições envolvem reagrupamento, se julgar conveniente, sugira aos estudantes que utilizem as cédulas e moedas do Material complementar para realizar as operações.

Aproveite para propor outras combinações, por exemplo:

E se Débora decidisse comprar também uma sobremesa, de quanto dinheiro ela precisaria? (De 36 ou 37 reais, dependendo da sobremesa escolhida.)

E se Rafael tivesse escolhido filé suculento em vez de frango, de quanto precisaria? (De 34 reais.)

BNCC em foco:

EF01MA05, EF01MA08

MP187

  1. JÚLIA ADORA LER E PEGOU UM LIVRO NA BIBLIOTECA. LEIA AS DICAS E FAÇA UMA ESTIMATIVA DA QUANTIDADE DE PÁGINAS DESSE LIVRO.
Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo comprido e regata azul está sentada em uma carteira escolar e lendo um livro.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

DICAS

  • JÚLIA JÁ LEU 37 PÁGINAS.
  • AINDA FALTAM 51 PÁGINAS PARA JÚLIA LER.

Fim do complemento.

PROFESSOR Resposta possível: 37 → 40; 51 → 50

O LIVRO TEM APROXIMADAMENTE _____ PÁGINAS.

PROFESSOR Resposta: 90

Imagem: Ícone Cálculo Mental. Fim da imagem.

  1. NA LOJA DE FERRAGENS, HÁ VÁRIOS GRUPOS DE OBJETOS. OBSERVE A SEGUIR A QUANTIDADE DE ELEMENTOS QUE HÁ DE CADA OBJETO. DEPOIS, FAÇA ESTIMATIVAS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.

Observação: AS IMAGENS NÃO ESTÃO APRESENTADAS EM ESCALA DE TAMANHO. Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Um parafuso curto. Ao lado, número 17.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um parafuso comprido. Ao lado, número 29.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um parafuso fino. Ao lado, número 21.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um parafuso muito comprido. Ao lado, número 22.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um alicate laranja. Ao lado, número 43.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um alicate azul. Ao lado, número 12. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 6

Comente com os estudantes que, para estimar a quantidade de páginas do livro, é preciso observar as dicas. Verifique se eles compreendem que, adicionando a quantidade de páginas lidas à quantidade de páginas não lidas, obtém-se o total de páginas do livro.

A atividade apresenta uma adição sem reagrupamento com os números 37 e 51. É importante reconhecer as diferentes estratégias de cálculo que os estudantes podem usar, promovendo a socialização desses cálculos. Peça a eles que registrem no caderno como cada um explicaria a um colega a estratégia empregada para resolver esse problema. Pergunte se há outra maneira de resolvê-lo. Ao buscar mais de uma solução para o mesmo problema, os estudantes passam a compreender que, embora a resposta possa ser a mesma, a maneira de cada um pensar é diferente e merece ser considerada. A socialização das diferentes maneiras de resolver uma mesma operação possibilita ampliar o repertório de procedimentos de cálculo, contribuindo para o cálculo mental.

Atividade 7

Explore as fotografias. Peça aos estudantes que identifiquem o objeto mostrado em cada uma delas antes de responderem às questões com as estimativas.

Sugira a eles também que, aproveitando as quantidades indicadas nas imagens, criem problemas que envolvam adição e os troquem entre si para resolver e discutir as soluções obtidas.

BNCC em foco:

EF01MA03, EF01MA08

MP188

  1. OBSERVE A PLACA QUE INDICA A CAPACIDADE DE PASSAGEIROS DE UM ÔNIBUS.
Imagem: Ilustração. Um homem com terno está em pé dentro de um ônibus. Na frente dele há duas pessoas sentadas e ao fundo, uma placa com a informação: PASSAGEIROS – SENTADOS: 41; EM PÉ: 36 com a iconografia de uma pessoa sentada e uma pessoa em pé. Fim da imagem.
  1. NA ESCOLA DE LETÍCIA, FOI INICIADA UMA CAMPANHA DE COLETA DE EMBALAGENS PARA RECICLAGEM, COMO FORMA DE CONSCIENTIZAR OS ESTUDANTES SOBRE OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE. A TABELA MOSTRA A QUANTIDADE ARRECADADA DE CADA MATERIAL EM DOIS DIAS.

EMBALAGENS ARRECADADAS

Tabela: equivalente textual a seguir.

MATERIAL

QUANTIDADE ARRECADADA NO PRIMEIRO DIA

QUANTIDADE ARRECADADA NO SEGUNDO DIA

PLÁSTICO

47

52

METAL

62

35

FONTE: CAMPANHA DA ESCOLA DE LETÍCIA (ABR. 2023).

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 8

Discuta com os estudantes o que significa “capacidade de passageiros” nesse ônibus e o que seria a “capacidade total” de passageiros que podem viajar de uma única vez no ônibus. Faça perguntas que os estimulem a perceber esses significados.

É possível 40 passageiros viajarem sentados nesse ônibus? Por quê? (Sim, pois a lotação de passageiros sentados é 41.)

É possível 45 passageiros viajarem sentados nesse ônibus? Por quê? (Não, pois essa quantidade excede a lotação de passageiros sentados.)

É possível viajarem nesse ônibus 30 passageiros sentados e 30 passageiros em pé? Por quê? (Sim, pois a lotação de passageiros sentados é 41 [30 é menor que 41], e a lotação de passageiros em pé é 36 [30 é menor que 36].)

Se a lotação de passageiros sentados está completa, quantos passageiros sentados ainda podem viajar nesse ônibus? (Nenhum, pois todos os lugares já estão ocupados.)

No máximo, quantos passageiros podem viajar sentados nesse ônibus? (41 passageiros.)

Se há 50 passageiros nesse ônibus, existem passageiros em pé? (Sim, pois a lotação de passageiros sentados é 41.)

Atividade 9

Faça a leitura do título da tabela e uma exploração minuciosa de todo o seu conteúdo, de modo que os estudantes possam compreender a organização dos dados nessa tabela. Peça a eles que criem outros questionamentos sobre as informações contidas na tabela.

BNCC em foco:

EF01MA05, EF01MA08, EF01MA21; competências específicas 3 e 6

MP189

SUBTRAÇÃO

  1. NA LOJINHA DE JOANA HÁ 25 LÁPIS: 14 DELES SÃO AZUIS, E OS LÁPIS RESTANTES SÃO VERMELHOS.

    Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

    • PINTE OS LÁPIS DESENHADOS ABAIXO E DESCUBRA QUANTOS SÃO OS LÁPIS VERMELHOS DA LOJINHA.
      PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes pintem 14 lápis de azul e os demais de vermelho. Fim da observação.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Vinte e cinco lápis espalhados. Fim da imagem.
  1. FLÁVIA TINHA 29 MAÇÃS. ELA USOU 13 PARA FAZER UMA TORTA. FAÇA UM RISCO PARA INDICAR AS MAÇÃS QUE FORAM USADAS.
Imagem: Ilustração. Vinte e nove maçãs vermelhas. Resposta: Exemplo de indicação das maçãs usadas: 13 maçãs riscadas. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Reconhecer, fazer contagens e registrar quantidades até 100.

Comparar números naturais até 99.

Usar estratégias próprias para resolver problemas que envolvam adição e subtração.

Ler dados expressos em gráfico de colunas.

Ampliar estratégias de cálculo mental em situações de adição e subtração.

Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

Atividade 1

Inicialmente, solicite aos estudantes que contem os lápis desenhados para comprovar que há, de fato, 25 lápis. Aproveite para perguntar a eles se sabem outra maneira de fazer essa contagem. Espera-se que algum estudante cite o pareamento e o agrupamento de 10 em 10. Eles podem pintar quaisquer 14 lápis de azul. Em seguida, peça que comparem sua pintura com a de um colega e observem que a quantidade de lápis azuis é a mesma, embora o jeito de pintar tenha sido diferente.

Verifique como eles fazem a comparação para saber se há mais lápis azuis ou vermelhos. Eles podem verificar apenas pela visualização na imagem, recontar, comparar as quantidades já obtidas etc. Socialize com a classe essas diferentes estratégias.

Atividade 2

Esta atividade propicia aos estudantes explorarem o significado de retirar associado à subtração. A disposição das maçãs facilita aos estudantes verificarem que realmente há 29 maçãs desenhadas. Eles devem perceber que as maçãs não riscadas representam as que restaram.

BNCC em foco:

EF01MA02, EF01MA04, EF01MA05, EF01MA08

Sugestão de leitura para o professor

Livro

CURY, Helena Noronha. Análise de erros : o que podemos aprender com as respostas dos estudantes. São Paulo: Autêntica, 2007. (Coleção Tendências em Educação Matemática.)

A autora apresenta a análise de erros como uma metodologia de ensino cujo objetivo é fazer os educandos refletirem a respeito de seus erros, que devem ser vistos como elemento importante da aprendizagem, e não como indicativo de fracasso. São apresentados alguns trabalhos realizados nessa área e exemplos práticos de como eles podem ser encaminhados em sala de aula.

MP190

  1. VEJA COMO ARTUR CALCULOU O RESULTADO DE 68 MENOS 25.

    Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

    • AGORA, CALCULE O RESULTADO DAS SUBTRAÇÕES ABAIXO.
Imagem: Ilustração. Artur, menino ruivo com sardas e camiseta listrada. Ele está com a mão esquerda atrás das costas e a direita virada para cima. Ele sorri e fala: CALCULEI 68 MENOS 20 E OBTIVE 48. DEPOIS, TIREI 5 DE 48, E O RESULTADO FOI 43. Fim da imagem.

86 − 25 = _____

PROFESSOR Resposta: 61

79 − 34 = _____

PROFESSOR Resposta: 45

98 − 54 = _____

PROFESSOR Resposta: 44

63 − 12 = _____

PROFESSOR Resposta: 51
  1. VEJA O QUE DIZEM AS CRIANÇAS E DEPOIS RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Pedro, menino com cabelo castanho está sentado e abrindo uma caixa verde com chaveiros. Ele fala: TENHO 87 CHAVEIROS. Na frente dele, Camila, menina com cabelo preto e azul e está sentada e abrindo uma caixa com chaveiros. Ela diz: TENHO 15 CHAVEIROS A MENOS QUE VOCÊ. Entre eles há chaveiros coloridos sobre a mesa. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

As atividades propostas nestas (e nas próximas) páginas possibilitam aos estudantes que busquem estratégias pessoais para o cálculo da subtração que envolve números de dois algarismos. É importante socializar as estratégias a fim de aumentar o repertório deles em relação ao cálculo com subtração.

Disponibilize à turma materiais que auxiliem na contagem, como fichas, palitos e peças do Material Dourado.

Atividade 3

O cálculo mental pode oferecer praticidade em uma compra ou para calcular um troco. Os procedimentos de cálculo mental promovem a mobilização de conhecimentos sobre valor numérico, valor posicional e procedimentos que envolvem a conservação de quantidades após transformações aditivas e subtrativas.

É importante que os estudantes registrem como estão pensando, pois muitas vezes precisam fazer o registro de cálculos parciais para chegar ao resultado final. Isso permite compreender as estratégias empregadas e notar que eles têm um momento de análise sobre o próprio processo de raciocínio.

Antes da atividade, proponha situações de cálculo para os estudantes realizarem mentalmente. As diferentes estratégias devem ser socializadas, levando-os a perceberem que existem diferentes maneiras de obter o resultado de uma operação matemática, aumentando seu repertório de cálculo.

Atividade 4

Leia com os estudantes a conversa das crianças. Peça a eles que expliquem o significado da informação dada por Camila. Discuta cada questão proposta e peça que justifiquem as respostas dadas, observando as estratégias usadas. Finalizada a discussão, oriente-os a fazer os registros no livro.

BNCC em foco:

EF01MA07, EF01MA08

MP191

Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

  1. OBSERVE A QUANTIA EM REAIS QUE JORGE TINHA E A QUANTIA EM REAIS QUE ELE GASTOU. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.

Tabela: equivalente textual a seguir.

JORGE TINHA

JORGE GASTOU

Fotografia. Uma cédula de vinte reais, uma cédula de cinco reais, uma cédula de dez reais e uma cédula de dois reais.

Fotografia. Uma cédula de dez reais, uma cédula de cinco reais e uma moeda de um real.

  1. MARTA QUER SABER QUANTOS ANOS TINHA O SEU AVÔ QUANDO ELE SE CASOU. HOJE, ELE TEM 72 ANOS E CONTOU A ELA QUE FAZ 45 ANOS QUE SE CASOU.
    • QUANTOS ANOS TEM O AVÔ DE MARTA? _____
      PROFESSOR Resposta: 72
    • HÁ QUANTOS ANOS O AVÔ DE MARTA SE CASOU? _____
      PROFESSOR Resposta: 45
    • QUAL DAS SEGUINTES SUBTRAÇÕES PODE RESOLVER ESSE PROBLEMA? MARQUE COM UM X .

      ( ) 72 ─ 45

      ( ) 45 ─ 72

      PROFESSOR Resposta correta: 72 ─ 45
    • QUANTOS ANOS TINHA O AVÔ DE MARTA QUANDO ELE SE CASOU? _____
      PROFESSOR Resposta: 27
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5

É provável que surjam dúvidas sobre a moeda de 1 real. Então explique que, por exemplo, a cédula de 2 reais pode ser trocada por 2 moedas de 1 real. Essa troca, futuramente nos algoritmos da adição etc., pode auxiliar na compreensão da troca de 1 dezena por 10 unidades.

Nesta atividade, trabalha-se a subtração associada ao significado de retirar. Talvez alguns estudantes achem mais fácil riscar a quantidade de reais gastos para verificar quanto restou do dinheiro de Jorge. Veja como eles agem no momento de eliminar 1 real da quantia que Jorge tinha. Eles podem riscar a cédula de 2 reais e desenhar uma moeda de 1 real. É importante incentivar a turma a criar novas estratégias de cálculo. Se julgar oportuno, ofereça as cédulas e moedas do Material complementar para que os estudantes façam a simulação das quantias envolvidas na atividade.

Atividade 6

Verifique as estratégias que os estudantes usam para efetuar essa subtração. Sugira que utilizem material manipulável (como os cubinhos do Material Dourado) ou façam desenhos.

Sugestão de atividade

As páginas de um livro

Pinte o quadro em que há o cálculo que corresponde à resolução do problema a seguir.

Heitor quer ler um livro de 45 páginas. Ele já leu 24 páginas. Quantas páginas ainda terá de ler para terminar o livro?

45 + 24 = 69

45 − 4 = 41

42 − 24 = 21

Resposta: Os estudantes devem pintar o quadro que contém a subtração 45 − 24 = 21.

BNCC em foco:

EF01MA08, EF01MA19; competência específica 3

MP192

  1. A PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁ FAZENDO UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE PACOTES DE ALIMENTOS PARA DISTRIBUIR NA COMUNIDADE ONDE FICA A ESCOLA.

    VEJA O QUADRO COM A QUANTIDADE DE PACOTES QUE CADA TURMA DO ANO JÁ CONSEGUIU ARRECADAR.

Tabela: equivalente textual a seguir.

TURMA

QUANTIDADE DE PACOTES

1 º A

40

1 º B

10

1 º C

20

1 º D

60

Imagem: Ilustração. Uma menina está sorrindo e entregando um pacote azul para uma mulher, que está atrás de uma mesa. Entre elas há uma prancheta e um lápis sobre a mesa. Atrás da menina, um menino está sorrindo e segurando um pacote. Ao fundo, vários pacotes empilhados. Fim da imagem.
  1. DANIELA, PEDRO E MARCOS FORAM AO PARQUE DE DIVERSÕES. ELES TÊM 87 FICHAS PARA USAR NOS VÁRIOS BRINQUEDOS E JÁ GASTARAM 39 DELAS. QUANTAS FICHAS AINDA PODEM GASTAR?

    _____

PROFESSOR Exemplo de resolução: Ilustração. Três retângulos com o número 20, um retângulo com o número 10 e dezessete círculos com o número 1. Um retângulo 20, um retângulo 10 e nove círculos 1 estão riscados.

AINDA PODEM GASTAR _____ FICHAS.

PROFESSOR Resposta: 48
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 7

Peça aos estudantes que leiam e expliquem os elementos do quadro. Após responderem às questões propostas, desafie-os a criarem outros questionamentos sobre as informações desse quadro.

Atividade 8

Leia o comando com os estudantes. Dê um tempo para eles pensarem na questão e escolherem uma estratégia de resolução. Uma possibilidade é optarem por resoluções que envolvam desenhos.

Discuta com os estudantes maneiras variadas de compor a quantia 87.

Sugestão de trabalho voluntário

Proponha aos estudantes a organização de uma campanha de arrecadação de alimentos. Discuta com eles propostas para motivar os demais estudantes da escola e a comunidade para participarem e decidirem que tipos de alimento serão arrecadados. Ao final, apresente a eles uma lista de instituições idôneas de crianças carentes ou de idosos para que eles escolham aquelas que receberão os alimentos arrecadados, engajando-os em todas as etapas da campanha.

BNCC em foco:

EF01MA08, EF01MA19; competências gerais 2 e 9; competências específicas 7 e 8

MP193

  1. OS ESTUDANTES DO A ENTREVISTARAM TODOS OS ESTUDANTES DA ESCOLA PARA FAZER UMA PESQUISA SOBRE O ANIMAL FAVORITO ENTRE: TARTARUGA, GATO, PEIXE, CACHORRO E COELHO. CADA ESTUDANTE SÓ PODERIA VOTAR EM UM ANIMAL. PARA APRESENTAR O RESULTADO DESSA PESQUISA, ELES CONSTRUÍRAM O GRÁFICO ABAIXO.
Imagem: Gráfico de colunas. ANIMAL FAVORITO. No eixo vertical, a quantidade de votos e no eixo horizontal, o animal. O gráfico é composto por quadrados e cada um vale 10 votos.  TARTARUGA: 30;  GATO: 50;  PEIXE: 40;  CACHORRO: 60;  COELHO: 20.  Fim da imagem.

FONTE: PESQUISA DOS ESTUDANTES DO A (JUL. 2023).

  1. EM UMA COMPETIÇÃO DE CICLISMO, PARTICIPAVAM 72 CICLISTAS, PORÉM 14 DELES SE RETIRARAM POR FALHAS NAS BICICLETAS. QUANTOS CICLISTAS PERMANECERAM NA COMPETIÇÃO?

    _____

PROFESSOR Exemplo de cálculo: 72 − 14 = 58

PERMANECERAM NA COMPETIÇÃO _____ CICLISTAS.

PROFESSOR Resposta: 58
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 9

Explore a leitura do gráfico com os estudantes. Peça a eles que identifiquem a quantidade de votos relativa a cada coluna que representa cada animal. Por exemplo, a tartaruga obteve 30 votos. Faça outros questionamentos sobre o gráfico antes de propor as questões do livro:

Qual animal recebeu mais votos? Como você sabe? (O cachorro. Espera-se que os estudantes observem esse fato no gráfico: a coluna relativa ao cachorro é a mais alta.)

Qual animal teve menos votos? Como você sabe? (O coelho. Espera-se que os estudantes também observem esse fato no gráfico: a coluna relativa ao coelho é a mais baixa.)

O peixe obteve mais de 50 votos ou menos de 50 votos? (Obteve menos, porque a altura da coluna relativa ao peixe tem menos de 5 quadrinhos, o que corresponde a um número de votos menor que 50.)

O gato teve mais de 40 votos ou menos de 40 votos? (Teve mais, porque a altura da coluna relativa ao gato tem mais de 5 quadrinhos, o que corresponde a um número de votos maior que 40.)

Considerando a tartaruga e o peixe, qual teve mais votos? (O peixe, porque a coluna relativa ao peixe é mais alta do que a coluna relativa à tartaruga.)

Atividade 10

Valorize as estratégias de cálculo dos estudantes, orientando-os caso necessitem. Socialize com a turma os diferentes procedimentos que surgirem. Deixe que os próprios estudantes apresentem o que fizeram.

BNCC em foco:

EF01MA02, EF01MA04, EF01MA05, EF01MA08, EF01MA21; competências específicas 3, 6 e 7

MP194

PROBLEMAS COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

  1. TERESA FOI AO MERCADO COMPRAR ALGUNS INGREDIENTES PARA FAZER UM BOLO. VEJA QUANTOS REAIS ELA LEVOU.
Imagem: Fotografia. Uma cédula de cinquenta reais, uma cédula de dez reais, duas cédulas de cinco reais e quatro moedas de um real. Fim da imagem.

ELA GASTOU 41 REAIS COM COCO RALADO E 18 REAIS COM AÇÚCAR. QUANTOS REAIS RESTARAM?

PROFESSOR Exemplo de cálculo: 41 + 18 = 59; 74 − 59 = 15

RESTARAM _____ REAIS.

PROFESSOR Resposta: 15
  1. OBSERVE NO QUADRO A QUANTIA ARRECADADA COM A VENDA DE GIBIS E LIVROS EM UMA FEIRA DE USADOS.

Tabela: equivalente textual a seguir.

PRODUTOS

QUANTIA ARRECADADA

GIBIS

Fotografia. Duas cédulas de vinte reais e uma moeda de um real.

LIVROS

Fotografia. Duas cédulas de vinte reais e uma cédula de dez reais.

Imagem: Ícone: Oral.  Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Usar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam adição e subtração.

Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

Ler dados registrados em tabela.

Atividade 1

Promova questionamentos intermediários incentivando os estudantes a observarem as informações que devem considerar:

Quantos reais Teresa gastou ao todo? (59 reais.)

Que cédulas Teresa pode usar para efetuar o pagamento de sua compra? (Exemplos de resposta: a cédula de 50 reais e a de 10 reais, e sobra 1 real; a cédula de 50 reais e as duas cédulas de 5 reais, sobrando 1 real também; ou, ainda, a cédula de 50 reais, uma cédula de 5 reais e as 4 moedas de 1 real, sem sobra, pois é a quantia exata da compra).

Assim, eles averiguam facilmente quantos reais sobram: 15 reais.

Em seguida, proponha aos estudantes que calculem a quantia que Teresa levou ao mercado e escrevam uma subtração que forneça a quantia restante. (74 − 59 = 15.)

Atividade 2

Peça aos estudantes que expliquem o que o quadro apresenta. Espera-se que eles percebam que:

foram vendidos dois tipos de produto: os gibis e os livros;

o dinheiro arrecadado com a venda dos gibis foi 41 reais;

o dinheiro arrecadado com a venda dos livros foi 50 reais;

a maior quantia arrecadada foi com a venda de livros;

a quantia arrecadada com os gibis é 9 reais menor do que a quantia arrecadada com os livros;

ao todo, foram arrecadados 91 reais (41 + 50 = 91).

BNCC em foco:

EF01MA08, EF01MA19; competências específicas 3 e 6

MP195

  1. ROBERTO E ALINE VENDERAM INGRESSOS PARA O TEATRO DE FANTOCHES. ROBERTO VENDEU 10 INGRESSOS NA SEGUNDA-FEIRA. ALINE VENDEU 18 INGRESSOS NA TERÇA-FEIRA E 32 NA QUARTA-FEIRA.
    PROFESSOR Exemplo de cálculo: 32 = 30 + 2; 30 + 2 + 18 = 30 + 20 = 50

    Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

    • QUANTOS INGRESSOS ALINE VENDEU NO TOTAL? _____
      PROFESSOR Resposta: 50
    • QUANTOS INGRESSOS ROBERTO VENDEU A MENOS QUE ALINE? _____
      PROFESSOR Resposta: 40

Boxe complementar:

DESAFIO

UMA PARTIDA DE BASQUETE É ORGANIZADA EM 4 PERÍODOS. VEJA, NA TABELA, A PONTUAÇÃO DE DUAS EQUIPES EM CADA PERÍODO. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.

PONTUAÇÃO DAS EQUIPES POR PERÍODO

Tabela: equivalente textual a seguir.

EQUIPE

PERÍODO

2º PERÍODO

3º PERÍODO

4º PERÍODO

AZUL

10

20

11

10

VERDE

6

20

10

12

FONTE: PARTIDA DE BASQUETE (SET. 2023).

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: dupla. Fim da imagem.

É POSSÍVEL SABER QUEM GANHOU A PARTIDA SEM CALCULAR O TOTAL DE PONTOS? CONVERSE COM UM COLEGA.

Resposta esperada: Sim.

COMPLETE O PLACAR ABAIXO COM O TOTAL DE PONTOS DE CADA EQUIPE.

Imagem: Ilustração. Placar com as informações:  00:00. Período: 4. AZUL: espaço para resposta.  VERDE: espaço para resposta.   Fim da imagem.

CRÉDITO: CLAUDIO CHIYO

Resposta: 54, 48

QUAL EQUIPE GANHOU A PARTIDA? _____

Resposta: A equipe azul.

Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

QUANTOS PONTOS A MAIS A EQUIPE VENCEDORA FEZ? _____

Resposta: 3

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

É importante ressaltar que as estratégias de cálculo que os estudantes construíram ou que estão habituados a fazer devem ser valorizadas. No entanto, se julgar conveniente, você também pode propor estratégias na lousa e discuti-las com eles. Por exemplo, para efetuar 18 + 32, pode-se mostrar a decomposição:

18 = 10 + 8

32 = 30 + 2

Total: 10 + 30 + (8 + 2) =

= 10 + 30 + 10 = 50

Então: 18 + 32 = 50.

Desafio

Espera-se que os estudantes percebam que, neste caso, é possível saber a equipe que ganhou a partida sem calcular o total de pontos de cada uma. Uma estratégia é calcular a diferença de pontos em cada período (1º período, 4 pontos a mais para a azul; 2º, empate, ou seja, 0 ponto de diferença entre as equipes; 3º, 1 ponto a mais para a azul; 4º, 2 pontos a mais para a verde). Depois, juntam-se os pontos a mais das equipes em cada período da partida e, em seguida, compara-se o total desses pontos. A equipe que tiver mais pontos será a vencedora.

Caso surjam dúvidas, discuta com os estudantes a possibilidade de calcular os pontos ganhos ou perdidos em cada período e depois considerar todos os períodos.

BNCC em foco:

EF01MA08, EF01MA19, EF01MA21; competência geral 2; competências específicas 3 e 6

MP196

JOGO: ADICIONANDO E SUBTRAINDO

Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER Fim da observação..

MATERIAL: 1 TABULEIRO, COMO ESTE; CARTAS COM OS NÚMEROS 0, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 E 90 (2 CARTAS COM CADA NÚMERO, 20 CARTAS NO TOTAL; O PROFESSOR VAI ORIENTAR COMO FAZER AS CARTAS) E 6 MARCADORES PARA CADA JOGADOR (PODEM SER PAPÉIS AMASSADOS, TAMPINHAS ETC.)

Imagem: Ilustração. Tabuleiro com seis colunas e seis linhas. Em cada quadro há um número.  Linha 1: 0, 10, 20, 30, 40, 50.  Linha 2: 20, 30, 40, 50, 60, 70.  Linha 3: 30, 40, 50, 60, 80, 20.  Linha 4: 40, 50, 60, 70, 20, 10.  Linha 5: 50, 60, 70, 80, 30, 90.  Linha 6: 60, 70, 80, 90, 10, 0.  Fim da imagem.

JOGADORES: 2

Imagem: Ícone: dupla. Fim da imagem.

REGRAS:

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Usar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam adição e subtração.

Este jogo possibilita aos estudantes trabalharem o cálculo mental com as operações de adição e de subtração, explorando as diferentes maneiras de compor um resultado que apareça no tabuleiro.

Prepare, com antecedência, um tabuleiro para cada dupla. Sugerimos o uso de papel-cartão ou cartolina na confecção dos tabuleiros. Em sala de aula, distribua papel-cartão ou cartolina aos estudantes e oriente-os a quadriculá-lo(a) para que em seguida possam recortá-lo(a). É preciso produzir vinte cartas, para então escrever os números 0, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 e 90. Observe que haverá duas cartas com cada número.

Após a confecção do material, leia as regras em voz alta e realize algumas jogadas para que os estudantes compreendam o funcionamento do jogo.

Durante o jogo, é importante incentivá-los a fazer a análise da melhor escolha das cartas da mão e da operação a ser feita (adição ou subtração), o que permite momentos ricos para a análise de possibilidades de obter números do tabuleiro.

Um dos aspectos mais interessantes deste jogo é que ele não envolve apenas sorte, pois os estudantes podem escolher qual é a melhor coluna ou linha que pretendem preencher de acordo com suas cartas, desenvolvendo assim a elaboração de hipóteses.

Observe as diferentes estratégias usadas pelos estudantes e, depois, socialize-as com a turma.

BNCC em foco:

EF01MA07, EF01MA08; competência geral 9; competências específicas 7 e 8

MP197

QUESTÕES SOBRE O JOGO

  1. OBSERVE A COLUNA QUE MARTA ESCOLHEU E AS CARTAS QUE ELA POSSUI.
Imagem: Ilustração. Tabuleiro com seis colunas e seis linhas. Em cada quadro há um número. Destaque para a segunda coluna com os números: 10, 30, 40, 50, 60, 70. Ao lado há cartas com os números: 0, 10, 10, 0, 30. Fim da imagem.
  1. OBSERVE O TABULEIRO EM QUE CARLOS E MARIANA ESTÃO JOGANDO. CARLOS ESTÁ COM OS MARCADORES AZUIS E MARIANA, COM OS MARCADORES VERDES.
Imagem: Ilustração. Tabuleiro com seis colunas e seis linhas. Em cada quadro há um número.  Linha 1: 0, 10, 20, 30, 40, 50.  Linha 2: 20, 30, 40, 50, 60, 70.  Tampinhas verdes sobre os números: 20, 50, 60, 70.  Linha 3: 30, 40, 50, 60, 80, 20.  Linha 4: 40, 50, 60, 70, 20, 10.  Linha 5: 50, 60, 70, 80, 30, 90.  Tampinhas azuis sobre os números: 50, 60, 80, 30, 90. Linha 6: 60, 70, 80, 90, 10, 0.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Questões sobre o jogo

As questões propostas exploram o levantamento de hipóteses e a análise de possibilidades.

Após os estudantes terem jogado algumas vezes, se julgar oportuno, proponha que resolvam as questões, individualmente ou em duplas. Elas possibilitam reflexões que podem não ter sido problematizadas durante a ação no jogo.

Na primeira questão, os estudantes têm a oportunidade de pensar sobre quais são as possíveis maneiras de combinar duas das cartas apresentadas para cobrir um dos números da coluna escolhida por Marta. Eles também deverão perceber que combinação de cartas torna a jogada inviável, que é o caso das duas cartas com zero e das duas cartas com 10.

A segunda questão apresenta uma situação de jogo que possibilita aos estudantes realizarem análises sobre qual dupla de cartas e qual operação possibilitam obter resultado 70. Socialize as respostas, validando-as com a turma, para que percebam que essa resposta não é única. Há diversas possibilidades, como: adicionando 10 e 60 (10 + 60 = 70); subtraindo 20 de 90 (90 − 20 = 70); adicionando 30 e 40 (30 + 40 = 70); entre outras. Nessa análise, os estudantes observarão maneiras diferentes de compor uma quantidade por meio de adição ou de subtração.

BNCC em foco:

EF01MA07, EF01MA08; competência geral 9; competências específicas 7 e 8

MP198

MAIS PROBLEMAS

  1. ESCREVA A QUANTIDADE DE BEXIGAS QUE HÁ EM CADA GRUPO. DEPOIS, DESCUBRA QUANTAS BEXIGAS HÁ NO TOTAL.
Imagem: Ilustração. À esquerda, quinze bexigas azuis.  Fim da imagem.
Imagem:  e à direita, quinze bexigas vermelhas. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quinze bexigas verdes. Fim da imagem.

_____ + _____ + _____ = _____

PROFESSOR Resposta: 15 + 15 + 15 = 45

NO TOTAL, HÁ _____ BEXIGAS.

PROFESSOR Resposta: 45
  1. DISTRIBUA AS 12 CENOURAS ENTRE OS 3 COELHOS. PARA ISSO, LIGUE AS CENOURAS AOS COELHOS. ELES DEVEM FICAR COM A MESMA QUANTIDADE DE CENOURAS.
PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes podem ligar quaisquer 4 cenouras a cada coelho. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. À esquerda, doze cenouras. À direita, um coelho branco, um coelho preto e um coelho cinza. Resposta: Exemplo de resposta: coelho branco – 4 cenouras; coelho preto – 4 cenouras; coelho cinza – 4 cenouras. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Usar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam adição e subtração.

Atividade 1

Nesta atividade, os estudantes provavelmente usarão a estratégia de contagem simples ou outra que considerem adequada. É interessante estar atento aos procedimentos que eles usarão para realizar a atividade.

Pode-se propor a eles que utilizem uma calculadora simples para comprovar o resultado obtido. Nesse caso, discuta com eles como isso seria feito.

Atividade 2

Nesta atividade, os estudantes provavelmente usarão a estratégia de ligar 1 cenoura a 1 coelho, até acabarem as cenouras. Observe se todos compreenderam que todos os coelhos devem ficar com a mesma quantidade de cenouras e que elas podem ser ligadas a cada coelho da maneira que acharem melhor, desde que cada um dos 3 coelhos receba 4 cenouras. Observe se algum estudante conta antes as cenouras para calcular ou estimar quantas cenouras caberão a cada coelho.

BNCC em foco:

EF01MA03, EF01MA04, EF01MA08

MP199

A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER

Observação ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER. Fim da observação.

NAS FEIRAS DE TROCAS, PODEMOS ENCONTRAR MUITAS NOVIDADES. TROCAMOS PRODUTOS QUE NÃO USAMOS MAIS, E QUE PODEM SER ÚTEIS A OUTRAS PESSOAS, POR OUTROS QUE NOS SERÃO ÚTEIS.

Imagem: Ilustração. Um cartaz pendurado em um quadro com as informações: FEIRA DO ESCAMBINHO NA ESCOLA. DIA 21 DE SETEMBRO. DAS 9 ÀS 12 HORAS. TROQUE LIVROS E BRINQUEDOS! CONVIDE SEUS AMIGOS E SUAS AMIGAS! INGRESSO INDIVIDUAL: 2 PACOTES DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL. Na parte inferior, ilustração de brinquedos e livros. Fim da imagem.

TOME NOTA

Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.
  1. QUANTAS HORAS DUROU ESSA FEIRA DO ESCAMBINHO? _____
    PROFESSOR Resposta: 3 horas.

    Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. FORAM 50 PESSOAS À FEIRA DO ESCAMBINHO. QUANTOS PACOTES FORAM ARRECADADOS? _____
    PROFESSOR Resposta: 100 pacotes.
  1. O NÚMERO DE PACOTES ARRECADADOS É A METADE OU É O DOBRO DO NÚMERO DE PESSOAS QUE FORAM A ESSA FEIRA?

    _____

    PROFESSOR Resposta: É o dobro.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

REFLITA

  1. VOCÊ JÁ TROCOU ALGUM PRODUTO QUE NÃO USAVA MAIS POR OUTRO? COMO FOI ESSA TROCA?
    PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE FAZER TROCAS COMO ESSAS?
    PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Despertar o interesse sobre consumo consciente.

Promova na escola uma feira desse tipo, estimulando os estudantes a levarem um brinquedo ou um livro usado (em bom estado) para trocar e interagir com os colegas da sua e de outras salas.

O importante, na elaboração da feira de trocas, é engajar os estudantes desde o início da preparação. Eles podem escolher como será o convite para a divulgação da feira, que eles mesmos vão elaborar sob sua orientação. Com a turma, faça um levantamento das informações que devem aparecer nos cartazes de divulgação. Essa pode ser uma atividade interdisciplinar com Língua Portuguesa e Arte.

Depois da realização da feira, reúna os estudantes em grupos para trocarem ideias sobre ela. Em uma roda de conversa, proponha a cada grupo que comente sobre o que conversou. Discuta com eles sobre consumo consciente.

Tome nota

Explore as informações que aparecem no cartaz e discuta com os estudantes o significado de palavras desconhecidas, como pode ser o caso de “perecível”.

Valorize as estratégias pessoais dos estudantes para o cálculo. Exemplo: são 2 pacotes de alimento por pessoa. Então, a cada 10 pessoas, teremos 20 pacotes, pois: 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 20.

Como entraram 50 pessoas, temos: 50 = 10 + 10 + 10 + 10 + 10 (5 grupos de 10).

Então, teremos 5 grupos de 20 pacotes: 20 + 20 + 20 + 20 + 20 = 100.

Em consonância com as adições de parcelas repetidas, na antessala da multiplicação, os conceitos de dobro e de metade também preparam terreno para o embasamento das ideias operacionais da multiplicação e da divisão. Por ora, não há necessidade de fazer referência a essas operações.

BNCC em foco:

EF01MA08; competências gerais 6, 7 e 9; competências específicas 2, 7 e 8

Sugestão para o professor

Para ampliar e enriquecer a discussão com os estudantes sobre o consumismo infantil, sugerimos a leitura do texto Criança e consumo, disponível em:

http://criancaeconsumo.org.br/consumismo-infantil/ . Acesso em: 20 jan. 2021.

MP200

COMPREENDER INFORMAÇÕES

LER E INTERPRETAR INFORMAÇÕES EM TABELAS E EM GRÁFICOS

  1. ENILDE ORGANIZOU SEU PEDIDO COM A QUANTIDADE DE CADA SALGADINHO NA TABELA A SEGUIR.

PEDIDO DE SALGADINHOS

Tabela: equivalente textual a seguir.

TIPO

COXINHA

ESFIRRA

RISSOLE

BOLINHA DE QUEIJO

QUANTIDADE

70

40

50

60

FONTE: PEDIDO DE SALGADINHOS DE ENILDE (JAN. 2022).

  1. EM UM POSTO DE SAÚDE, FOI APLICADA A DOSE DE REFORÇO DA VACINA CONTRA MENINGITE EM CRIANÇAS DE 1 ANO.

REFORÇO DA VACINA CONTRA MENINGITE

Tabela: equivalente textual a seguir.

DIA DA SEMANA

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

QUANTIDADE DE CRIANÇAS

22

10

23

10

5

FONTE: POSTO DE SAÚDE PESQUISADO (ABR. 2023).

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Ler dados registrados em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Atividade 1

Pergunte: “De que trata a tabela?”. (Tipos de salgadinho e as quantidades previstas.)

Explore as informações diretas mostradas na tabela:

Quantos rissoles foram encomendados? (50 rissoles.)

Que tipo de salgadinho cuja quantidade encomendada foi de 70 unidades? (Coxinha.)

Amplie os questionamentos para que os estudantes analisem os dados, comparem e operem com eles:

Que tipo de salgadinho teve a maior encomenda? (Coxinha.)

Quantas esfirras foram encomendadas a menos que as bolinhas de queijo? (20.)

Quantos rissoles a mais são necessários para obter a mesma quantidade que a das bolinhas de queijo? (10 rissoles.)

Depois, proponha as questões do livro. Ressalte que devem responder às questões com base nos dados da tabela. Na última questão, pergunte a eles como pensaram para responder. Espera-se que percebam que a tabela não apresenta o tipo “empadinhas”, o que significa que não foi encomendado esse tipo de salgadinho.

Atividade 2

Os estudantes devem observar que precisam considerar as crianças atendidas na segunda-feira, na terça-feira e na quarta-feira juntas para responder à primeira questão.

Amplie a atividade de maneira análoga à atividade anterior. Por exemplo:

Em que dia da semana foi atendida a maior quantidade de crianças? (Na quarta-feira.)

Houve dias da semana em que a quantidade de crianças atendidas foi a mesma? Quais? (Sim, terça-feira e quinta-feira.)

BNCC em foco:

EF01MA05, EF01MA08, EF01MA21; competências específicas 3 e 4

MP201

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. ANA FOI À FEIRA E COMPROU ALGUMAS FRUTAS. OBSERVE O GRÁFICO DE COLUNAS, QUE MOSTRA A QUANTIDADE DE CADA FRUTA COMPRADA.
Imagem: Gráfico de colunas. FRUTAS COMPRADAS NA FEIRA. No eixo vertical, a quantidade e no eixo horizontal, a fruta.  Laranja: 6;  Maçã: 5;  Pera: 3;  Abacaxi: 1.   Fim da imagem.

FONTE: COMPRAS DE ANA (JAN. 2023).

  1. OBSERVE O GRÁFICO QUE O PROFESSOR BETO FEZ SOBRE O ESPORTE PREFERIDO DE SEUS ESTUDANTES.
Imagem: Gráfico de colunas. ESPORTE PREFERIDO DOS ESTUDANTES. No eixo vertical, a quantidade de votos e no eixo horizontal, o esporte.  NATAÇÃO: 35;  JUDÔ: 20;  FUTEBOL: 25;  VOLEIBOL: 15.  Fim da imagem.

FONTE: PESQUISA DO PROFESSOR BETO (MAR. 2023).

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Verifique se os estudantes observam que cada quadrinho pintado no gráfico corresponde a 1 fruta. A disposição em ordem decrescente de altura das colunas facilita a visualização da fruta mais comprada.

Para explorar o gráfico, amplie os questionamentos:

Nessa compra de Ana, havia uvas? Como você sabe? (Não. Possível explicação: Porque não aparece uva no gráfico.)

De acordo com o gráfico, que fruta Ana comprou em maior quantidade? (Laranja.)

Atividade 4

Os estudantes devem observar que cada quadrinho pintado, nesse caso, representa 5 votos. Depois, eles podem observar a quais esportes correspondem a coluna mais baixa e a coluna mais alta, identificando assim o esporte menos votado e o mais votado, respectivamente.

Para obter o total de estudantes que participaram da pesquisa, eles não poderão contar um a um, a contagem será de 5 em 5, ou pela adição de todos os votos. Socialize e valide os diferentes procedimentos utilizados pelos estudantes.

BNCC em foco:

EF01MA05, EF01MA08, EF01MA21; competências específicas 3 e 4

MP202

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. SANDRA E CLÁUDIA ESTÃO LENDO UM LIVRO PARA UM TRABALHO DA ESCOLA. SANDRA JÁ LEU 73 PÁGINAS, E CLÁUDIA, 98. QUANTAS PÁGINAS CLÁUDIA LEU A MAIS QUE SANDRA?
    PROFESSOR Exemplo de cálculo: 98 − 70 = 28; 28 − 3 = 25

CLÁUDIA LEU _____ PÁGINAS A MAIS QUE SANDRA.

PROFESSOR Resposta: 25
  1. FOI FEITA UMA PESQUISA SOBRE O ESTILO MUSICAL PREFERIDO DOS ESTUDANTES DO ANO. CADA ESTUDANTE ESCOLHEU UM ÚNICO ESTILO MUSICAL. VEJA NA TABELA.

ESTILO MUSICAL PREFERIDO DOS ESTUDANTES DO ANO

Tabela: equivalente textual a seguir.

ESTILO MUSICAL

QUANTIDADE DE ESTUDANTES

INFANTIL

43

POP

23

ROCK

21

AXÉ

10

FONTE: PESQUISA DOS ESTILOS MUSICAIS DOS ESTUDANTES DO ANO (AGO. 2023).

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Retomar os conceitos estudados.

A seção possibilita a sistematização de vários conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, promovendo um momento de avaliação processual sob a perspectiva da avaliação formativa.

Atividade 1

Esta atividade explora a subtração associada ao significado de comparar. Mantenha material manipulável (como o Material Dourado) à disposição dos estudantes para que o utilizem quando acharem necessário.

Atividade 2

Nesta atividade, os estudantes precisam interpretar os dados apresentados em uma tabela.

Espera-se que eles percebam que, para obter o total de estudantes consultados, devem ser adicionadas todas as quantidades de estudantes que escolheram algum estilo musical, já que essa escolha foi feita de maneira única. Observe que estratégia usam para obter esse total. Socialize os procedimentos utilizados e discuta com a turma as demais questões relativas à tabela.

BNCC em foco:

EF01MA05, EF01MA08, EF01MA21; competências específicas 3 e 6

Sugestão de atividades

Sequência, adição e subtração

Realize oralmente com os estudantes:

Recite, de dez em dez, do número 10 ao 50.

Recite, de cinco em cinco, do número 5 ao 50.

Calcule mentalmente o resultado das subtrações e assinale o resultado diferente em cada quadro a seguir.

Quadro: equivalente textual a seguir.

48 − 18 = 30

33 − 3 = 30

18 − 17 = 1

37 − 7 = 30

37 − 36 = 1

12 − 11 = 1

59 − 29 = 30

45 − 43 = 2

45 − 10 = 35

56 − 55 = 1

Resposta: 35; 2

MP203

Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

  1. DESCUBRA E COMPLETE O QUADRO COM O NÚMERO QUE FALTA.

Quadro: equivalente textual a seguir.

NÚMERO

NÚMERO ADICIONADO

RESULTADO

56

12

_____

_____

24

88

49

_____

69

83

15

_____

_____

12

_____


PROFESSOR Exemplos de resposta: Número: 64, 65. Número adicionado: 20. Resultado: 68, 98, 77.
  1. ROSA PRECISA TROCAR UMA CÉDULA DE 100 REAIS POR CÉDULAS DE MENOR VALOR. ESCREVA QUANTAS CÉDULAS ELA TERÁ AO FAZER ESSA TROCA, EM CADA CASO.

    Imagem: Fotografia. Cédula de cinquenta reais.  Fim da imagem.

    ( ) CÉDULAS.

    PROFESSOR Resposta: 2

    Imagem: Fotografia. Cédula de vinte reais.   Fim da imagem.

    ( ) CÉDULAS.

    PROFESSOR Resposta: 5

Imagem: Fotografia. Cédula de dez reais.  Fim da imagem.

( ) CÉDULAS.

PROFESSOR Resposta: 10

Imagem: Fotografia. Cédula de cinco reais.  Fim da imagem.

( ) CÉDULAS.

PROFESSOR Resposta: 20

AUTOAVALIAÇÃO

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Esta atividade evidencia a relação existente entre a adição e a subtração. Discuta com os estudantes estratégias que podem ser utilizadas para descobrir o número que falta em cada caso. Espera-se que percebam que em alguns casos eles podem usar a subtração. Por exemplo, na terceira linha eles podem observar que a subtração 69 − 49 = 20 fornece o número que, adicionado a 49, resulta 69. No entanto, eles também podem usar a contagem, partindo do 49 e marcando um traço para cada número que contam, até obter 69. Depois, contam os traços marcados. Esse procedimento também é válido. Se a subtração não surgir, apresente-a na lousa, como mais uma estratégia a ser utilizada.

Atividade 4

Sugira o uso das cédulas e moedas do Material complementar para que os estudantes vivenciem a situação proposta. Amplie propondo situações similares que envolvam trocas para compor quantias iguais.

Autoavaliação

Estimule os estudantes a responderem à primeira questão do modo mais completo possível, não se limitando a “sim” ou “não”. Peça a eles que exemplifiquem as novas estratégias utilizadas e digam quais estratégias gostariam de utilizar, mas ainda sentem dificuldades. Se necessário, peça que observem as resoluções das atividades desta Unidade para relembrarem estratégias utilizadas.

Na segunda questão, eles podem dizer que conseguem ler dados em alguns tipos de registro, mas que sentem dificuldades em outros (facilidade em ler as tabelas e dificuldade com os gráficos de colunas, por exemplo). É importante que explicitem quais elementos de cada tipo de registro eles são capazes de ler com facilidade ou com dificuldade.

BNCC em foco:

EF01MA08, EF01MA19; competências específicas 3 e 6

MP204

Comentários para o professor

Conclusão da Unidade 7

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta Unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.

Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem

Nome: _____

Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____

Professor(a): _____

Legenda de desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objetivos de aprendizagem

Desempenho

Observações

Executa a contagem aproximada ou exata de objetos de um conjunto?

_____

_____

Reconhece, ordena, compõe e decompõe números naturais (ordem das dezenas) por meio da compreensão de características do sistema de numeração decimal?

_____

_____

Identifica e organiza informações colhidas de situações-problema aditivas ou subtrativas apresentadas, registrando-as por meio de palavras, tabelas ou gráficos para elaborar as respectivas resoluções?

_____

_____

Identifica e compara em um contexto quantidades de objetos de dois conjuntos, assimilando-as enquanto números?

_____

_____

Desenvolve estratégias para a resolução de problemas, inclusive testando hipóteses e empregando a tentativa e erro?

_____

_____

Reconhece as moedas e as cédulas do sistema monetário brasileiro?

_____

_____

Estabelece a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro?

_____

_____

Reflete sobre as estratégias de jogos e contempla as suas regras?

_____

_____

Compreende e exercita o respeito às diferenças de opiniões e de propostas nos trabalhos em grupo?

_____

_____

Nos trabalhos em grupo, elabora propostas e as defende com argumentos plausíveis?

_____

_____