MP205

Introdução da Unidade 8

As páginas de abertura possibilitam diálogos a serem usados com o objetivo de diagnosticar os conhecimentos e habilidades que os estudantes trazem das unidades anteriores. Estes diálogos estudante/professor constituem uma via de mão dupla na troca de informações. Eles formam um bom instrumento para planejar as estratégias de ensino-aprendizagem a serem aplicadas para recuperar possíveis falhas ou para fazer ampliações do que foi trabalhado no ano letivo para melhor prover o ano seguinte. Tanto a imagem rural da abertura da Unidade 5 quanto a imagem urbana da abertura desta Unidade fornecem elementos de análise para um diálogo construtivo.

Os conhecimentos abordados nas unidades anteriores relativos a Números, Grandezas e medidas, Probabilidade e estatística, Geometria e Álgebra são retomados nesta Unidade com dois objetivos: o de consolidar o conhecimento apreendido, tornando-o base de apoio para novos conhecimentos, e o de diversificar a aplicação dos conceitos em mais situações do cotidiano do estudante. Não basta, portanto, dedicar uma Unidade ao estudo de certos conceitos se estes não forem empregados para resolver problemas em diferentes contextos e não articularem as Unidades Temáticas. Assim, todos os conhecimentos necessários às atividades propostas nesta Unidade foram desenvolvidos ao longo de cada uma das Unidades que compõem este volume.

Acreditamos que este livro tenha contribuído para o desenvolvimento do letramento matemático e das competências específicas, considerando os objetos de conhecimento propostos, visando à continuidade deste trabalho no 2º ano do Ensino Fundamental.

Cada página deste livro propõe um novo desafio ao professor e aos estudantes. De acordo com o conteúdo, as habilidades e os objetivos de aprendizagem que se pretendem desenvolver nas seções, nos conteúdos apresentados e nas atividades, as possibilidades de dinâmicas em sala de aula variam e podem demandar uma organização individual, em duplas, em grupos ou coletiva. Além disso, elas requerem boas estratégias de gestão de tempo, de espaço e um planejamento prévio detalhado. Também é preciso estabelecer uma série de combinados que devem ser respeitados por todos, para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Competências gerais favorecidas

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas favorecidas

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

MP206

UNIDADE 8. AMPLIANDO

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro. À esquerda, um prédio amarelo, uma rua, uma mulher e uma menina andando em direção a uma Biblioteca marrom, um homem andando na frente de uma casa amarela com o número 17, uma rua, um mercado grande. Na frente há uma mulher e três crianças atravessando uma rua pela faixa de pedestres. No centro, na parte superior, um homem e um menino na frente de uma escola grande e verde, uma rua, uma casa vermelha ao lado de uma casa branca e uma casa laranja (19) ao lado de uma casa azul (21). Na frente da casa laranja, Guilherme está andando e segurando a mão de um homem (Resposta: Guilherme está aqui). E na frente da casa azul, um homem e duas crianças estão andando de mãos dadas. Uma rua e na parte inferior, crianças brincando com uma bola em uma praça com árvores. Ao lado uma mulher observa e sorri. À direita, na parte superior, uma padaria, uma rua, uma casa azul-claro (26) e uma casa amarela (33). Ao lado há uma mulher e Letícia estão atravessando a rua (Resposta: Letícia está aqui), um homem e um menino andando na calçada e uma mulher e um menino parados. Na parte inferior, uma rua e uma farmácia. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da Unidade

Retomar processos de contagem.

Retomar comparação de números naturais.

Construir fatos fundamentais da adição.

Usar estratégias próprias para resolver problemas que envolvam adição e subtração.

Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição e em relação a um dado ponto de referência.

Relacionar objetos do cotidiano a figuras geométricas não planas.

Identificar e nomear figuras geométricas planas.

Identificar e relatar sequência de acontecimentos relativos a um dia.

Ampliar e retomar o trabalho com medidas de tempo (dias e meses).

Retomar o trabalho com medidas de comprimento e medidas de capacidade.

Reconhecer regularidades em sequências e descrever elementos ausentes.

Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

Perceber a variação de padrão (tamanho, cor, forma) em uma sequência de figuras.

Ler dados registrados em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Organizar informações coletadas em tabelas, em gráficos de colunas simples e por meio de representações próprias.

BNCC em foco:

EF01MA02, EF01MA05, EF01MA06, EF01MA08, EF01MA09, EF01MA10, EF01MA11, EF01MA12, EF01MA13, EF01MA14, EF01MA15, EF01MA16, EF01MA17, EF01MA19, EF01MA21, EF01MA22

MP207

Página sem conteúdo.

MANUAL DO PROFESSOR

A ilustração mostra uma parte de um bairro da cidade com ruas, prédios comerciais, casas, adultos e crianças. Nessa cena, é possível retomar alguns temas estudados ao longo deste ano.

Podem ser explorados: a descrição da localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição e segundo um ponto de referência; representações de figuras geométricas; contagem, entre outros.

Incentive os estudantes a localizarem Guilherme e Letícia na cena.

Faça questionamentos, de modo que eles possam expor oralmente seus conhecimentos, como:

Quando vocês olham para a praça, a árvore está no lado direito ou no lado esquerdo da praça? (No lado direito.)

O homem que está em frente à casa de número 19 segura a pasta com qual de suas mãos? (Com a mão esquerda dele.)

Ao fazer essa pergunta, certifique-se de que os estudantes compreenderam que o referencial utilizado para respondê-la é a direita e a esquerda do homem que está segurando a mala. Se gerar dúvidas, peça a eles que se posicionem da mesma maneira que o homem que está na imagem.

Observem as casas que ficam na mesma rua que a casa de número 19. A numeração das casas nessa rua aumenta da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda? Como vocês pensaram para responder? (Aumenta da esquerda para a direita. Espera-se que os estudantes observem a sequência crescente da numeração das casas: 17, 19, 21, 35.)

Na cena, há mais ou há menos de 1 dezena de pessoas? Como vocês fizeram para responder? (Há mais de uma dezena de pessoas. Incentive os estudantes a estimarem essa quantidade.)

Que figura geométrica não plana a bola lembra? (A esfera.)

MP208

JOGO: MARQUE 10

Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação.

MATERIAL: CARTELA ABAIXO E MARCADORES (FEIJÕES, TAMPINHAS OU OUTROS).

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

JOGADORES: TODA A TURMA.

REGRAS:

Tabela: equivalente textual a seguir.

1

2

3

_____

5

6

_____

8

_____

10

_____

12

13

14

15

16

17

_____

19

_____

21

22

_____

24

25

_____

27

28

_____

30

31

32

33

_____

35

36

37

38

_____

40

_____

42

43

44

_____

46

47

48

49

_____

PROFESSOR Resposta: 4, 7, 9, 11, 18, 20, 23, 26, 29, 34, 39, 41, 45, 50.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Retomar processos de contagem.

Retomar comparação de números naturais.

Reconhecer regularidades em sequências.

Descrever elementos ausentes.

Este jogo é similar ao Bingo de números (na Unidade 2), mas apresenta números organizados até 50. Ao ouvir o número sorteado, os estudantes precisam relacionar a designação dele com sua representação por meio de algarismos do sistema de numeração decimal. A observação da disposição dos números na cartela possibilita identificar regularidades: cada fileira horizontal mostra números cujo algarismo das dezenas é o mesmo, exceto pelo último, ou que os números dispostos em uma mesma fileira vertical têm o mesmo algarismo das unidades. Espera-se que observem essas regularidades, mesmo sem usar esses termos (já que ainda não foram estudados formalmente).

Peça aos estudantes que comentem as estratégias usadas para localizar os números na cartela, pois, ao compartilhá-las, todos têm a oportunidade de observar melhor a estrutura do quadro e, assim, estabelecer novas relações entre os números. Algumas estratégias que podem surgir são:

Contar a partir do número 1 apontando para cada número do quadro, em ordem crescente.

Usar números de referência próximos do número que se quer registrar, como dezenas inteiras, para assim localizá-lo.

Procurar a fileira horizontal correspondente à dezena à qual pertence o número e depois procurar a fileira vertical correspondente ao algarismo das unidades.

As diferentes estratégias empregadas pelos estudantes refletem diversos níveis de domínio da sequência numérica e do estabelecimento de relações entre os números. É esperado e desejável que todas as estratégias convivam em um mesmo grupo, por isso, estimule os estudantes a apresentá-las aos colegas. A cada partida, oriente-os a trocarem de livro com um colega diferente.

BNCC em foco:

EF01MA05, EF01MA10; competência específica 8

MP209

QUESTÕES SOBRE O JOGO

TELMA PINTOU SEIS NÚMEROS EM SUA CARTELA. DESCUBRA QUAIS SÃO.

NÚMERO: É MAIOR QUE DEZ E MENOR QUE DOZE._____

PROFESSOR Resposta: 11

2º NÚMERO: VEM IMEDIATAMENTE ANTES DO VINTE E CINCO. _____

PROFESSOR Resposta: 24

3º NÚMERO: VEM IMEDIATAMENTE DEPOIS DO QUARENTA E NOVE. _____

PROFESSOR Resposta: 50

4º NÚMERO: É MAIOR QUE VINTE E MENOR QUE VINTE E DOIS. _____

PROFESSOR Resposta: 21

5º NÚMERO: VEM IMEDIATAMENTE ANTES DO QUARENTA. _____

PROFESSOR Resposta: 39

6º NÚMERO: ESTÁ ENTRE O NOVE E O ONZE. _____

PROFESSOR Resposta: 10
Imagem: Ilustração. Folha de papel. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

PROFESSOR Resposta: 10, 11, 21, 24, 39, 50.
MANUAL DO PROFESSOR

Questões sobre o jogo

Após os estudantes jogarem algumas vezes, proponha que, individualmente ou em duplas, respondam às questões.

Crie outras dicas para que os estudantes descubram mais números e possam pintar na cartela da página. Veja alguns exemplos.

O número vem imediatamente depois do 19. (20.)

O número tem 3 unidades a mais que 21. (24.)

O número tem 5 unidades a menos que 37. (32.)

O número representa o dobro de 2 dezenas. (40.)

O número representa a metade de 2 dezenas. (10.)

Variações

Proponha o jogo novamente, criando charadas para os números que são sorteados, em vez de dizê-los em voz alta, como foi feito em Questões sobre o jogo.

BNCC em foco:

EF01MA05, EF01MA10; competência específica 8

MP210

LOCALIZANDO

  1. OBSERVE A CENA.
Imagem: Ilustração. No centro há uma ponte sobre uma pedra em um rio. À esquerda há flores roxas e uma árvore. À direita, um homem está sentado de costas e segurando uma maçã. Na frente dele, uma menina está sentada de frente e segurando um prato com bolo. À direita do homem e à esquerda da menina há uma toalha no chão com alimentos em cima. Na parte superior há um pássaro branco voando e ao fundo, árvores e morros. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição e em relação a um dado ponto de referência.

As atividades destas páginas retomam conceitos estudados referentes à localização de pessoas e de objetos em imagens variadas. É importante proporcionar atividades similares na sala de aula ou no pátio da escola para que os estudantes possam vivenciá-las.

Atividade 1

Inicialmente, explore a imagem com os estudantes, pedindo que descrevam oralmente o que veem nela. Observe se utilizam os termos: embaixo, em cima, do lado esquerdo, do lado direito. Em seguida, leia com eles cada questão para que respondam oralmente. Faça a validação das respostas com os estudantes, mostrando na imagem a posição correta. Depois, peça que registrem no livro a conclusão obtida.

BNCC em foco:

EF01MA11, EF01MA12

MP211

  1. ESTA É UMA REPRESENTAÇÃO DA SALA DE AULA DE ROBERTA.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma sala de aula. Na parte superior, a professora e uma mesa. Na parte inferior, três fileiras com quatro alunos sentados em carteiras escolares. À esquerda, na frente da professora, um aluno e atrás dele, Cláudio e mais dois alunos. No centro, na frente da professora, Fabiana e atrás dela, Roberta, Caio e mais uma aluna. À direita, na frente da professora, uma aluna e atrás dela, Lorenzo e mais dois alunos.  Fim da imagem.

ATRÁS

ESQUERDO

ENTRE

NA FRENTE

DIREITO

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. SIGA AS DICAS PARA ORGANIZAR A COZINHA DE JOCA.
Imagem: Ilustração. Na parte superior, armários de cozinha verde. Na parte inferior, à esquerda, uma pia e abaixo há um armário com as portas abertas. Dentro há potes e abaixo, copos. À direita, um fogão com uma panela em cima. Exemplo de desenho: copos e panela. Fim da imagem.

Boxe complementar:

DICAS

  • DESENHE 4 COPOS NA PRATELEIRA QUE ESTÁ EMBAIXO DA PIA.
  • DESENHE UMA PANELA EM CIMA DO FOGÃO, NO QUEIMADOR QUE ESTÁ DO LADO ESQUERDO DO FOGÃO.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Se julgar oportuno, antes de realizar a atividade, organize as carteiras na disposição da figura e escolha o estudante que se encontra na posição de Roberta para responder aos mesmos questionamentos. Depois, escolha outro estudante e faça o mesmo.

Em seguida, proponha aos estudantes as questões da atividade e verifique as estratégias que eles utilizam.

Explore a imagem com mais alguns questionamentos:

Quem senta atrás de Caio tem cabelo claro ou escuro? (Cabelo claro.)

Na fileira de Lorenzo, há quantos estudantes? (4 estudantes.)

Fabiana, Cláudio e Caio se sentam na mesma fileira? (Não.)

Atividade 3

Inicialmente, peça a alguns estudantes que descrevam os objetos que estão em cima da mesa de um dos colegas que ficam a seu lado. Depois, peça que coloquem uma borracha embaixo da cadeira em que estão sentados.

Em seguida, proponha a eles que façam a atividade. Caso haja dúvida quanto à resposta da panela, explique que ela deve ser desenhada no queimador do lado esquerdo do fogão e à direita de quem vê o fogão. Verifique as dúvidas que ainda surgirem e sugira que os colegas expliquem como fizeram, de modo que eles próprios possam elucidá-las.

BNCC em foco:

EF01MA11, EF01MA12

MP212

FORMANDO NÚMEROS

Imagem: Ícone: Material Complementar. Fim da imagem.
  1. RECORTE AS CARTAS DA PÁGINA 185.
    • SEPARE AS SEGUINTES CARTAS:
Imagem: Ilustração. Cartas com os números: 1, 2, 4.   Fim da imagem.

12

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

PROFESSOR Resposta: 24, 14, 41, 21, 42.
  1. SEPARE AS CARTAS: 3, 5, 8 E 9.
Imagem: Ilustração. Cartas com os números: 3, 5, 8, 9.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Retomar a comparação de números naturais até 99.

Atividade 1

Esta atividade possibilita a escrita de números de dois algarismos com base nas cartas com os algarismos 1, 2 e 4. Peça aos estudantes que leiam o número escrito em cada caso e anote na lousa os números formados. Depois, convide-os a conferir se todas as possibilidades foram criadas. Faça perguntas como: “Colocando a carta com o algarismo 2 na frente, formamos todos os números possíveis?”; “E colocando a carta com o algarismo 1?”; “E colocando a carta com o algarismo 4?”. Assim, são dadas referências sobre combinação. É importante os estudantes perceberem que há apenas seis combinações possíveis. Como os algarismos não podem ser repetidos, três lacunas ficarão em branco.

Atividade 2

Pergunte: “Para obter o maior número possível de dois algarismos dentre as cartas com os algarismos 3, 5, 8 ou 9, qual devo colocar na frente?”; “Agora, entre as cartas que sobraram, qual devo colocar em seguida?”. Espera-se que os estudantes percebam que o número deve começar com o algarismo de maior valor (9), seguido do algarismo de maior valor que restou (8), obtendo o número 98.

De modo análogo, proceda na formação do menor número. Nesse caso, eles devem utilizar as cartas com os algarismos de menores valores (3 e 5), obtendo o número 35.

Explore a atividade perguntando: “Se fosse possível repetir os algarismos 3, 5, 8 ou 9, qual seria o maior número obtido com dois algarismos?”; “E o menor número?”. Espera-se que os estudantes respondam 99 e 33, respectivamente.

BNCC em foco:

EF01MA05; competência geral 2

Sugestão de atividade

Joana tem duas cédulas de 50 reais. Veja a sequência de compras dela.

No supermercado, ela comprou carne e ovos, gastando ao todo 35 reais.

No caixa da farmácia, Joana pagou 30 reais pelos produtos que comprou.

Antes de voltar para casa, ela passou no jornaleiro e comprou uma revista por 15 reais.

Com que quantia Joana saiu de cada estabelecimento?

Uma estratégia de resolução é realizar subtrações conforme as compras de Joana. Assim: do supermercado ela saiu com 65 reais; da farmácia ela saiu com 35 reais; do jornaleiro ela saiu com 20 reais.

MP213

PROBLEMAS

  1. HELENA E ROBERTO COLECIONAM SELOS. HELENA TINHA 24 SELOS E GANHOU 12. ROBERTO TINHA 12 SELOS E GANHOU 24.

    • COM QUANTOS SELOS CADA UM FICOU?

PROFESSOR Exemplos de cálculo: Helena: 24 1 12 = 36; Roberto: 12 1 24 = 36

HELENA FICOU COM _____ SELOS. ROBERTO, COM _____ SELOS.

PROFESSOR Resposta: 36, 36.

Imagem: Ícone: Oral.  Fim da imagem.

  1. EM UM PRÉDIO COM 48 APARTAMENTOS, HÁ APARTAMENTOS COM DOIS OU COM TRÊS DORMITÓRIOS. NESSE PRÉDIO, HÁ, EXATAMENTE, 12 APARTAMENTOS COM TRÊS DORMITÓRIOS. QUANTOS SÃO OS APARTAMENTOS COM DOIS DORMITÓRIOS? _____
    PROFESSOR Resposta: 36 apartamentos. Exemplo de cálculo: 48 − 12 = 36
  1. OBSERVE A QUANTIA DE DINHEIRO QUE VANESSA TINHA.
Imagem: Fotografia. Duas cédulas de vinte reais e quatro cédulas de dez reais.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Construir fatos fundamentais da adição.

Usar estratégias próprias para resolver problemas de adição e subtração.

Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

Atividade 1

Pretende-se explorar intuitivamente a comutatividade da adição, envolvendo o significado de acrescentar associado a essa operação. Incentive os estudantes a perceberem a propriedade comutativa da adição, sem nomeá-la, ou seja, que os números envolvidos na adição são os mesmos, mas na ordem invertida, e os resultados obtidos são iguais.

Atividade 2

Os estudantes devem perceber que só há duas possibilidades: ou o apartamento tem 2 dormitórios ou tem 3 dormitórios. Desse modo, se em 48 apartamentos há 12 de 3 dormitórios, os restantes têm 2 dormitórios cada um.

Atividade 3

Observe as estratégias usadas pelos estudantes para encontrar a solução do problema: se realizam a adição dos valores gastos na compra de Vanessa e em seguida subtraem da quantia que ela possuía, ou se subtraem um valor e em seguida o outro, para então encontrar a quantia que restou. Deixe à disposição deles as cédulas e moedas do Material complementar para que as utilizem no cálculo ou na comprovação da resposta.

Amplie a atividade e peça aos estudantes que elaborem um problema envolvendo a quantia que sobrou após a compra e o resolvam. Um exemplo é: “Vanessa quer comprar um boné que custa 26 reais. Ela pode comprá-lo com a quantia que possui?”. Espera-se que os estudantes percebam que ela não pode comprá-lo pois tem apenas 20 reais, ou seja, faltam 6 reais.

Valorize as diferentes estratégias usadas pelos estudantes. A resolução de problemas está ligada principalmente à interpretação da situação, ao reconhecimento de uma estrutura que pode ser traduzida pelo uso de uma operação aritmética, à verificação da possibilidade de resolução e da validade da resposta obtida.

Reforce que é necessário entender o problema muito bem, lendo o enunciado com atenção. Além disso, pode-se representá-lo por um desenho ou esquema que facilite a compreensão. Algumas perguntas podem ajudá-los:

Que informações são conhecidas?

O que se deseja saber?

As informações são suficientes?

Que estratégias posso usar?

A resposta encontrada faz sentido?

BNCC em foco:

EF01MA05, EF01MA06, EF01MA08, EF01MA19

MP214

FIGURAS GEOMÉTRICAS

  1. MARQUE COM UM X O OBJETO QUE SE PARECE COM cilindro azul

( )

Imagem: Fotografia. Um cone vermelho.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Um dado roxo.    Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Uma lata cilíndrica e verde. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: balde.
  1. NA ESCOLA DE ELIS, FOI REALIZADA UMA FEIRA DOS ESTADOS BRASILEIROS. ELIS É BAIANA E APRESENTOU NA FEIRA UM MURAL COM ALGUMAS INFORMAÇÕES, FOTOGRAFIAS E A BANDEIRA DO ESTADO ONDE NASCEU.
Imagem: Ilustração. Elis, menina com cabelo preso está sorrindo com a mão direita atrás das costas e a esquerda virada para cima. Ao seu lado há um painel com o nome: BAHIA. Abaixo há fotos e textos. Ao lado, ilustração da bandeira da Bahia, composta por linhas brancas e vermelhas intercaladas. No canto superior esquerdo há um quadrado azul com um triângulo branco no meio. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Relacionar objetos do cotidiano a figuras geométricas não planas.

Identificar e nomear figuras geométricas planas.

Atividade 1

Apresente aos estudantes vários objetos do dia a dia para que os relacionem às figuras geométricas não planas que tais objetos lembram, resgatando o que já foi visto anteriormente.

Atividade 2

Amplie a atividade apresentando as bandeiras dos estados brasileiros para que os estudantes possam encontrar a imagem da bandeira do estado em que nasceram. Proponha a eles que pesquisem, por exemplo, os principais pontos turísticos desse estado. Os estudantes podem fazer cartazes para apresentar aos colegas.

Sugestão de atividade

Peça aos estudantes que reproduzam a bandeira do estado em que nasceram.

Neste site, é possível fazer o download das bandeiras dos estados do Brasil e das bandeiras dos países. Disponível em: http://fdnc.io/eRN. Acesso em: 22 jan. 2021.

BNCC em foco:

EF01MA13, EF01MA14

MP215

MEDIDAS DE TEMPO

  1. COMPLETE COM OS MESES QUE FALTAM.

MARÇO

_____

OUTUBRO

_____

AGOSTO

_____

JULHO

JANEIRO

PROFESSOR Resposta: Verde

_____

_____

NOVEMBRO

_____

PROFESSOR Resposta: Os meses que estão faltando são: fevereiro, abril, maio, junho, setembro e dezembro.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

AGORA, FAÇA O QUE SE PEDE:

PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que cada estudante pinte de azul o quadro no qual escreveu “dezembro”. Fim da observação.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. AS CENAS ESTÃO FORA DE ORDEM. NUMERE-AS NA ORDEM EM QUE ACONTECERAM.

( )

Imagem: Ilustração. Uma menina está sentada e comendo uma maçã. Na frente dela há várias frutas sobre uma mesa.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Exemplo de resposta: 2

( )

Imagem: Ilustração. A menina está com os olhos semicerrados e escovando os dentes. Na frente dela há uma pia e um espelho.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Exemplo de resposta: 1

( )

Imagem: Ilustração. A menina e uma amiga estão sentadas no chão e brincando com bonecas. Entre elas há uma casinha roxa.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Exemplo de resposta: 3
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Identificar e relatar sequência de acontecimentos relativos a um dia.

Ampliar e retomar o trabalho com medidas de tempo (dias e meses).

Atividade 1

Se julgar oportuno, leve um calendário para a sala de aula, a fim de que a turma possa consultá-lo para resolver a atividade. Caso os estudantes tenham dificuldade em determinar o primeiro e o último mês do ano, ordene na lousa, com a ajuda deles, os meses que estão faltando (fevereiro, abril, maio, junho, setembro e dezembro), para que depois possam realizar as pinturas solicitadas.

Atividade 2

Peça aos estudantes que descrevam cada cena e proponham uma ordenação possível. Escovar os dentes, por exemplo, é uma atividade que poderia estar sendo feita após a refeição, no entanto, nesse caso, a menina ainda está de pijama e sonolenta.

Sugestão de atividade interdisciplinar

Aproveite a atividade 2 e promova uma discussão em comum com a área de Ciências, falando sobre hábitos de higiene pessoal e vida saudável.

Sugestão de atividade

Desenhe o calendário do mês de outubro (do ano corrente) e peça aos estudantes que respondam às questões.

Quantos domingos teve esse mês?

Que dia da semana foi o dia 3 de outubro neste ano?

Que dias desse mês foram quartas-feiras?

Qual é o Dia das Crianças? Em que dia da semana esse dia ocorreu neste ano?

BNCC em foco:

EF01MA16, EF01MA17; competência geral 8

MP216

OUTRAS MEDIDAS

  1. OBSERVE OS PEDAÇOS DE FITA DESENHADOS A SEGUIR E CERQUE COM UMA LINHA AQUELE QUE NÃO É O MAIS CURTO NEM O MAIS COMPRIDO.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma fita curta e azul. No centro, uma fita média e azul. À direita, uma fita comprida e azul. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Fita 2.

Imagem: Ícone: grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM OS COLEGAS E DESENHE DUAS SITUAÇÕES: UMA EM QUE SE MEDE O COMPRIMENTO DE OBJETOS E OUTRA EM QUE SE MEDE A ALTURA DE PESSOAS.

    _____

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Desenhos pessoais. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. QUAL COPO VOCÊ ESCOLHERIA PARA TOMAR SUCO? POR QUÊ?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Quatro copos lado a lado. À esquerda, um copo pequeno e um copo médio. À direita, um copo grande e um copo muito grande.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Retomar o trabalho com medidas de comprimento e medidas de capacidade.

Atividade 1

Nesta atividade, os estudantes vão comparar o comprimento das fitas desenhadas. Ressalte que todas as fitas têm a mesma largura, para que eles não confundam o comprimento da fita com a largura dela.

Atividade 2

Espera-se que os estudantes lembrem situações de seu cotidiano ou outras que presenciem no dia a dia, na televisão etc., por exemplo:

No pediatra, quando será medida a sua altura.

Na sala de aula, para saber o livro mais grosso ou o lápis mais comprido.

Em casa, para saber em qual parede do quarto cabe uma cômoda ou um guarda-roupa.

Atividade 3

Verifique se os estudantes utilizam como critério de escolha a capacidade dos copos. Peça a eles que socializem suas justificativas de escolha. Supondo que o copo escolhido tenha sido o da direita, exemplificamos possíveis justificativas:

Porque é o copo mais alto.

Porque cabe mais suco.

BNCC em foco:

EF01MA15; competências específicas 6 e 8

MP217

PADRÕES

  1. OBSERVE A SEQUÊNCIA.
Imagem: Ilustração. Manchas de tinta coloridas: amarelo, azul, azul, vermelho, amarelo, azul, azul, vermelho, amarelo, azul, azul, vermelho, amarelo, azul.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, mancha de tinta azul. No centro, mancha de tinta vermelha e à direita, mancha de tinta amarela.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: borrão 1.
  1. RICARDO COLECIONA FLORES SECAS, OU SEJA, FLORES QUE CAÍRAM DAS ÁRVORES. EM ALGUMAS DELAS, HÁ 5 PÉTALAS E, EM OUTRAS, 4 PÉTALAS. OBSERVE A ILUSTRAÇÃO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração. Cinco flores laranja com quatro pétalas e três flores laranja com cinco pétalas.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

DESAFIO

Imagem: Ícone: Cálculo Mental. Fim da imagem.

SABENDO QUE O RESULTADO DA ADIÇÃO 47 + 39 É 86, QUAL É O RESULTADO DA ADIÇÃO 39 + 47? _____

Resposta: 86

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Construir fatos fundamentais da adição.

Reconhecer regularidades em sequências e descrever elementos ausentes.

Perceber a variação de padrão (tamanho, cor, forma) em uma sequência de figuras.

Atividade 1

Peça aos estudantes que observem a sequência de figuras e digam o que percebem. Eles devem notar que as cores se repetem de acordo com um padrão. Solicite, então, que falem em voz alta as cores na sequência em que elas aparecem. Peça a eles que identifiquem o padrão dessa sequência (amarelo, azul, azul, vermelho).

Atividade 2

Os estudantes podem utilizar estratégias de contagem por agrupamento. Valorize e valide os diferentes procedimentos de contagem que aparecerem. Incentive o cálculo mental.

Desafio

Explique para os estudantes que o desafio é descobrir o resultado da adição 39 + 47 sem efetuar cálculo algum. Promova questionamentos que os levem a observar a relação entre as duas adições:

Que números estão sendo adicionados em 47 + 39 = 86? (47 e 39.) E na adição

39 + 47 = ? (39 e 47.)

Nas duas adições anteriores, os números adicionados são os mesmos? (Sim.)

Nesse caso, o que se espera dos resultados dessas duas adições? Por quê? (Espera-se que os resultados sejam iguais, já que os números adicionados são os mesmos.)

Deixe os cubinhos do Material Dourado à disposição deles, caso queiram utilizá-los no cálculo.

BNCC em foco:

EF01MA02, EF01MA06, EF01MA09, EF01MA10; competência específica 3

MP218

NÚMEROS NA ARQUIBANCADA

  1. MUITAS PESSOAS COMPRARAM BILHETES NUMERADOS PARA ASSISTIR A UM JOGO DE BASQUETE, MAS ALGUMAS CADEIRAS DA ARQUIBANCADA NÃO ESTÃO NUMERADAS. VAI SER UMA CONFUSÃO NA HORA DE CADA UM ENCONTRAR O LUGAR!
    • AJUDE A EVITAR ESSA CONFUSÃO, NUMERANDO OS ASSENTOS QUE ESTÃO SEM NÚMERO.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de cadeiras em uma arquibancada. Há dez fileiras com dez cadeiras cada. De cima para baixo:  Fileira 1: 1, 2, espaço para resposta, 4, 5, 6, espaço para resposta, 8, 9, espaço para resposta.  Fileira 2: espaço para resposta, espaço para resposta, 13, 14, espaço para resposta, espaço para resposta, 17, espaço para resposta, 19, 20.  Fileira 3: espaço para resposta, 22, 23, 24, espaço para resposta, 26, espaço para resposta, 28, 29, espaço para resposta.  Fileira 4: 31, espaço para resposta, 33, espaço para resposta, 35, 36, 37, espaço para resposta, 39, 40.  Fileira 5: 41, 42, espaço para resposta, 44, espaço para resposta, 46, 47, 48, espaço para resposta, 50.  Fileira 6: espaço para resposta, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, espaço para resposta.  Fileira 7: 61, espaço para resposta, 63, 64, 65, espaço para resposta, 67, 68, 69, 70.  Fileira 8: 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, espaço para resposta, 79, espaço para resposta.  Fileira 9: 81, 82, 83, 84, espaço para resposta, 86, 87, 88, espaço para resposta, 90.  Fileira 10: 91, 92, espaço para resposta, 94, 95, 96, espaço para resposta, 98, espaço para resposta; 100.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 3, 7, 10, 11, 12, 15, 16, 18, 21, 25, 27, 30, 32, 34, 38, 43, 45, 49, 51, 60, 62, 66, 78, 80, 85, 89, 93, 97, 99.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Retomar processos de contagem.

Retomar comparação de números naturais.

Reconhecer regularidades em sequências e descrever elementos ausentes.

Esta atividade propõe a construção do quadro de números até 100, possibilitando a observação de regularidades nesses números.

Aproveitando a disposição dos números (tabela formada por dez fileiras horizontais e dez fileiras verticais), pergunte: “O que há em comum entre os números de cada fileira horizontal?”; “E entre os números de cada fileira vertical?”; “Qual é a diferença entre dois números vizinhos em uma mesma fileira horizontal?”; “E entre dois números vizinhos em uma mesma fileira vertical?”. Permita aos estudantes que explorem o quadro numérico e exponham suas hipóteses. Valide as justificativas das regularidades mencionadas por eles, de modo que a composição do número seja observada, bem como o sucessor e o antecessor de um número natural, sem fazer uso desses termos.

Antes das questões a seguir, retome o vocabulário: imediatamente antes, maior que, menor que, entre. É interessante mostrar essas sequências numéricas também na fita métrica, no calendário, no quadro de números ou em outros portadores numéricos acessíveis.

Qual desses números vem imediatamente antes de 70? (69.)

Qual deles vem imediatamente depois de 28? (29.)

Quais estão entre 23 e 29? (24, 25, 26, 27 e 28.)

Quais desses números são menores que 7? (1, 2, 3, 4, 5 e 6.)

BNCC em foco:

EF01MA02, EF01MA05, EF01MA10; competências específicas 2 e 3

MP219

A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER

Observação ACOMPANHE AS INSTRUÇÕES QUE O PROFESSOR VAI LER. Fim da observação.

VOCÊ SABIA QUE O PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA É UM DOS ANIMAIS MAIS AMEAÇADOS DE NOSSO PAÍS?

ELE ESTÁ EM EXTINÇÃO POR CAUSA DA CAÇA SEM CONTROLE, DA MORTE ACIDENTAL EM REDES DE PESCA, DO ENCALHE DE FILHOTES ÓRFÃOS E DOS ESTRAGOS AMBIENTAIS.

NO MUNDO, HÁ QUATRO ESPÉCIES DE PEIXE-BOI. O PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA É UM DELES E VIVE APENAS EM ÁGUA DOCE, NA REGIÃO AMAZÔNICA, NO BRASIL.

ELE CHEGA A MEDIR MAIS DE 3 METROS. CADA GESTAÇÃO DURA 12 MESES, GERANDO APENAS 1 FILHOTE E SÓ ACONTECE DE 3 EM 3 ANOS. APÓS O NASCIMENTO, O FILHOTE PASSA PELO MENOS 2 ANOS AO LADO DA MÃE.

Imagem: Fotografia. Peixe-boi-da-amazônia, animal grande com nadadeiras compridas e focinho largo e grande. Fim da imagem.

LEGENDA: PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA (TRICHECHUS INUNGUIS). FOTOGRAFIA DE 2017. FIM DA LEGENDA.

TOME NOTA

  1. PESQUISE O SIGNIFICADO DA PALAVRA EXTINÇÃO.

    _____

    PROFESSOR Exemplo de resposta: o desaparecimento total de algum tipo de ser vivo, animal ou vegetal, e pode ocorrer por diversas causas.
  1. EM QUAL REGIÃO VIVE O PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA? _____
    PROFESSOR Resposta: Na região amazônica.
  1. A GESTAÇÃO DO PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA DURA MAIS DE 10 MESES? _____
    PROFESSOR Resposta: Sim.

REFLITA

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: grupo. Fim da imagem.

O QUE PODEMOS FAZER PARA PROTEGER ESSE ANIMAL?

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Ampliar e retomar o trabalho com medidas de tempo (dias e meses).

Tome nota

Atividade 1

Explique para os estudantes que os animais e as plantas ameaçados de extinção são aqueles que, em um futuro próximo, podem não existir mais. Isso pode ocorrer por causas naturais, como mudanças no clima e na falta de capacidade de alguns seres vivos de se adaptarem a condições novas e diferentes para sobreviver na natureza.

Infelizmente, o ser humano tem contribuído para esse processo de extinção com atitudes como a destruição de ambientes naturais para expansão urbana, poluição, incêndios florestais, uso de grandes áreas para pastagem ou agricultura, diminuindo as chances de sobrevivência de muitas espécies.

Atividade 2

Incentive os estudantes a relerem o texto para buscar a informação necessária para a resposta (Região amazônica, no Brasil).

Atividade 3

De acordo com o texto, a gestação desse animal dura 12 meses; portanto, espera-se que os estudantes compreendam que 12 meses é mais que 10 meses. Esta seção possibilita um trabalho interdisciplinar com Ciências da Natureza quanto à classificação taxonômica. Comente com a turma que o peixe-boi, apesar do nome, não é um peixe, mas sim um mamífero.

Reflita

Espera-se que os estudantes listem algumas destas atitudes:

Evitar a poluição da água, o tráfico e a comercialização desse animal.

Conscientizar as pessoas do respeito ao meio ambiente.

Divulgar iniciativas contra a caça sem controle.

BNCC em foco:

EF01MA05, EF01MA17; competências gerais 6, 7 e 10;

competências específicas 2, 3, 4 e 6

Sugestão de leitura para o professor

Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Mamíferos Aquáticos Amazônicos. O plano compreende o período de 2019-2024. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/planos-de-acao/10193-plano-de-acao-nacional-para-a-conservacao-mamiferos-aquaticos-amazonicos . Acesso em: 22 jan. 2021.

MP220

COMPREENDER INFORMAÇÕES

  1. NA DANÇA DA FESTA ANUAL DAS FLORES DA ESCOLA, CADA CASAL DE ESTUDANTES ESCOLHEU UMA FLOR PARA USAR: UM CASAL ESCOLHEU MARGARIDAS, TRÊS CASAIS ESCOLHERAM CRAVOS, DOIS CASAIS, AZALEIAS, E QUATRO CASAIS, ROSAS. CADA ESTUDANTE RECEBERÁ UMA FLOR DO TIPO ESCOLHIDO.
    • COMPLETE A TABELA COM A QUANTIDADE CORRESPONDENTE DE FLORES PARA ESSES CASAIS.

FLORES ESCOLHIDAS

Tabela: equivalente textual a seguir.

TIPO DE FLOR

MARGARIDA

CRAVO

AZALEIA

ROSA

QUANTIDADE

_____

6

_____

_____

FONTE: FESTA ANUAL DAS FLORES EM 2023.

PROFESSOR Resposta: 2, 4, 8.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

Imagem: Gráfico de colunas. FLORES ESCOLHIDAS. No eixo vertical, a quantidade e no eixo horizontal, o tipo de flor.  MARGARIDA: 2.   CRAVO: 6.  AZALEIA: 4.   ROSA: 8.   Fim da imagem.

FONTE: FESTA ANUAL DAS FLORES EM 2023.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Ler dados registrados em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Organizar informações coletadas em tabelas, gráficos de colunas simples e por meio de representações próprias.

Atividade 1

Peça aos estudantes que expliquem como fizeram para encontrar a quantidade de cada tipo de flor para registrar na tabela. Observe se eles perceberam que o número de flores é o dobro do número de casais e que este corresponde à metade daquele.

Depois, proponha a eles que completem o gráfico de colunas de acordo com os dados da tabela.

Peça aos estudantes que, em duplas, comparem seus gráficos, levantando semelhanças e diferenças.

Depois, discuta com toda a classe o que observaram e proponha as demais questões.

Atividades com coleta de dados ajudam os estudantes a compreenderem como funcionam pesquisas estatísticas, pois possibilitam a eles perceber a necessidade da coleta de dados antes da apresentação de um resultado por meio de uma tabela ou de um gráfico.

BNCC em foco:

EF01MA21, EF01MA22; competências específicas 3, 4 e 6

Sugestão de atividade

Divida a lousa em três colunas e, no topo de cada coluna, escreva o nome de um esporte (por exemplo, futebol, voleibol e basquete). Em seguida, explique aos estudantes que será feita uma coleta de dados para descobrir qual desses três esportes é o preferido da turma.

Pergunte a cada estudante: “Qual desses esportes você prefere?”. A cada resposta, faça um risquinho na coluna do esporte escolhido. É importante deixar claro que cada estudante poderá escolher apenas um dos esportes.

Depois, peça aos estudantes que reproduzam no caderno a lista que você fez na lousa.

Oriente-os a preencher uma tabela com os dados dessa lista. Eles devem contar a quantidade de tracinhos em cada esporte e representá-la na tabela usando algarismos, por exemplo. Em seguida, peça aos estudantes que criem algumas questões que possam ser respondidas com base na observação dos dados organizados.

MP221

  1. OBSERVE OS DESENHOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS A SEGUIR E FAÇA O QUE SE PEDE.
Imagem: Ilustração. Figuras geométricas coloridas: triângulo laranja, círculo roxo, quadrado verde, triângulo roxo, triângulo azul, quadrado laranja, círculo laranja, círculo azul, quadrado amarelo, triângulo verde, círculo azul e círculo azul. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
PROFESSOR Tabela: equivalente textual a seguir.
PROFESSOR Imagem: Tabela. Tipo: Quadrado. Quantidade: 3.  Tipo: Triângulo Quantidade: 4.  Tipo: Círculo. Quantidade: 5.  Fim da imagem.

FONTE: DADOS OBTIDOS NO LIVRO DO ESTUDANTE, EM 2023.

PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes identifiquem algum tipo de classificação das figuras geométricas planas, como cor ou forma. Os dados podem estar organizados em lista ou tabela, por exemplo. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Folha pautada.   Fim da imagem.
PROFESSOR O gráfico dependerá da organização dos dados na questão anterior.
PROFESSOR Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com gráfico de colunas. FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS. No eixo vertical, a quantidade e no eixo horizontal, o tipo.  QUADRADO: 3;  TRIÂNGULO: 4;  CÍRCULO: 5.   Fim da imagem.

FONTE: DADOS OBTIDOS NO LIVRO DO ESTUDANTE, EM 2023.

Imagem: Ícone: Material Complementar. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Depois que os estudantes observarem o quadro com os desenhos de figuras geométricas, peça a eles que expliquem como podem organizar e quantificar as figuras. Uma das estratégias é contar as figuras do quadro considerando a forma ou, então, sua cor.

Espera-se que os estudantes elaborem uma lista com os elementos e a frequência com que aparecem, ou então tabulem os dados em uma tabela.

Na resposta colocamos um exemplo de tabela considerando o tipo de figura geométrica e a quantidade. Em seguida, os estudantes devem transpor esses dados para um gráfico. Apresentamos na resposta um exemplo de gráfico de colunas, considerando a tabela elaborada.

Incentive os estudantes a coletarem dados na classe para construir outros gráficos. Sugira que escolham situações do dia a dia, como o tipo de comida preferida da turma ou as brincadeiras de que mais gostam. Auxilie-os em todo o processo, acompanhando a coleta de dados e a organização deles, seja em listas, tabelas ou gráficos.

BNCC em foco:

EF01MA21, EF01MA22; competências específicas 3, 4 e 6

MP222

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. OBSERVE OS COLEGAS QUE ESTÃO SENTADOS PERTO DE VOCÊ NA SALA DE AULA.
    • QUEM ESTÁ À SUA ESQUERDA? _____
    • QUEM ESTÁ NA SUA FRENTE? _____
    • QUEM ESTÁ ATRÁS DE VOCÊ? _____
    • QUEM ESTÁ À SUA DIREITA? _____
      PROFESSOR Atenção professor: As respostas vão depender da localização da carteira em que o estudante estiver sentado. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. EM CADA QUADRO, PINTE O RECIPIENTE EM QUE CABE MAIS LÍQUIDO.
Imagem: Ilustração. Uma garrafa larga, uma garrafa média e uma garrafa fina. A garrafa larga está pintada de rosa.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um galão grande, uma garrafa média e uma garrafa fina. O galão está pintado de rosa.  Fim da imagem.
  1. OBSERVE O DESENHO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS E CERQUE COM UMA LINHA AQUELAS EM QUE PODEMOS IDENTIFICAR QUADRADOS.
Imagem: Ilustração. Um cubo, um cilindro, um cone, uma esfera e um paralelepípedo.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: cubo; paralelepípedo.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Retomar os conceitos estudados.

A seção possibilita a sistematização de vários conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, promovendo um momento de avaliação processual sob a perspectiva da avaliação formativa.

Atividade 1

Com esta atividade, pode-se verificar quais estudantes ainda sentem dificuldade com relação aos conceitos estudados. As respostas vão depender da localização da carteira em que o estudante que responder a esta atividade estiver sentado. Por exemplo: se a carteira do estudante estiver localizada na fileira do canto direito da sala de aula junto da parede, não haverá nenhum colega sentado à direita desse estudante; se a carteira do estudante estiver localizada em último na fileira, não haverá nenhum colega sentado atrás dele.

Atividade 2

Nesta atividade, o foco não é a unidade de medida, mas sim comparar os recipientes apresentados em cada um dos quadros, de modo que os estudantes possam decidir qual recipiente tem a maior capacidade. Peça a eles que socializem suas respostas e justificativas.

Atividade 3

Com esta atividade, pode-se verificar se os estudantes ainda sentem dificuldade para identificar figuras geométricas planas em figuras geométricas não planas.

BNCC em foco:

EF01MA11, EF01MA14, EF01MA15

Sugestão de atividade

Descobrindo números escondidos

Alguns números foram apagados nos cartões ao lado. Descubra quais são esses números e escreva-os nos espaços vazios.

Observação: Diga que, se precisarem, podem consultar o quadro de números até 100.

Imagem: Ilustração. Quadrados com números dentro. Na parte superior, fileira com os números: 67, 68, 69, 70. Abaixo do número 70, os números: 80, 90, 100. Ao lado, quadrados com números dentro. Na parte superior, fileira com os números: 3, 4, 5, 6, 7. Abaixo do número 6, os números: 16, 26, 36. À direita do número 26, o número 27. E à esquerda do número 36, o número 35.   Fim da imagem.

CRÉDITO: ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL

MP223

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. FLÁVIA E ALBERTO BRINCARAM DE BATER FIGURINHAS. NO INÍCIO DO JOGO, CADA UM DELES TINHA 25 FIGURINHAS. NO FIM DO JOGO, ALBERTO TINHA PERDIDO 13 FIGURINHAS PARA FLÁVIA. COM QUANTAS FIGURINHAS ALBERTO FICOU?

    _____

    PROFESSOR Exemplo de cálculo: 25 − 13 = 12

ALBERTO FICOU COM _____ FIGURINHAS.

PROFESSOR Resposta: 12
  1. OBSERVE O CALENDÁRIO DA PÁGINA 128 DESTE LIVRO E ESCREVA O NOME DOS MESES EM QUE HÁ 31 DIAS.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro.
  1. OBSERVE O QUADRO NUMÉRICO E COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO NELE.

Quadro: equivalente textual a seguir.

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

_____

_____

73

74

75

_____

_____

78

79

80

_____

_____

83

84

85

_____

_____

88

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98

99

PROFESSOR Resposta: 71, 72, 76, 77, 81, 82, 86, 87.

AUTOAVALIAÇÃO

Imagem: Ícone: oral Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Nesta atividade, não é utilizada a informação sobre a quantidade de figurinhas de Flávia. O fato de Flávia e Alberto terem a mesma quantidade de figurinhas no início do jogo é irrelevante, pois o que se quer saber é com quantas figurinhas Alberto ficou. Ao final, peça aos estudantes que reescrevam o problema sem o dado desnecessário, o que explicitará a compreensão deles sobre a situação. Em seguida, peça que escrevam um novo problema, de modo que a informação da quantidade inicial de figurinhas de Flávia seja necessária.

Atividade 5

Não é exigido que os estudantes descrevam os meses na ordem em que eles aparecem no ano, mas mostre que é importante pensar em uma organização, para não esquecer algum mês.

Atividade 6

“O uso de quadros numéricos é um excelente recurso didático para que as crianças possam fazer mais observações sobre as regularidades das escritas numéricas, além da que já percebem por seu contato cotidiano com elas. [...]

Quadros numéricos podem ser organizados em diferentes etapas da escolaridade, apresentando nível de dificuldade compatível com o grupo de estudantes a que se destinam. [...]”

PIRES, Célia Maria Carolino. Números naturais e operações. São Paulo: Melhoramentos, 2013. p. 127-129. (Coleção Como eu Ensino.)

BNCC em foco:

EF01MA05, EF01MA08, EF01MA10, EF01MA17; competências específicas 1 e 2

Autoavaliação

Para resgatar os conteúdos e habilidades trabalhadas, é interessante propor estas questões mais abertas para que os estudantes possam organizar os acontecimentos do ano e avaliar suas relações com os conceitos matemáticos. Certamente haverá conteúdos mais fáceis e outros mais difíceis para cada um, portanto a socialização neste momento pode ser interessante, para que percebam a diversidade de relações estabelecidas com a Matemática estudada neste ano.

Peça sempre que justifiquem suas escolhas. Tais justificativas podem dar indicativos de lacunas em alguns conceitos e ajudá-los a perceber o que precisarão estudar mais no ano seguinte.

MP224

Comentários para o professor

Conclusão da Unidade 8

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta Unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.

Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem

Nome: _____

Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____

Professor(a): _____

Legenda de desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objetivos de aprendizagem

Desempenho

Observações

Descreve a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à própria posição, fazendo uso de termos como à direita, à esquerda , em frente, atrás, em cima, embaixo, perto, longe?

_____

_____

Quantifica elementos de uma coleção (até 100) fazendo estimativas, contagem um a um, pareamento ou comparando com outros agrupamentos?

_____

_____

Ordena quantidades de objetos por meio de atributos comuns (ordem crescente ou decrescente), reconhecendo os aspectos cardinal e ordinal do número?

_____

_____

Reconhece sequência recursiva, identifica padrões figurais ou numéricos, completando os elementos faltantes?

_____

_____

Identifica e organiza informações colhidas de situações-problema aditivas ou subtrativas apresentadas e registra-as por meio de palavras, tabelas ou gráficos para elaborar as respectivas resoluções?

_____

_____

Compara e classifica objetos por meio de critérios relativos às suas grandezas e medidas, por exemplo: mais fino/mais grosso ; mais alto/mais baixo ; mais curto/mais comprido ; cabe mais ; mais pesado?

_____

_____

Identifica em um calendário gregoriano mês, semana, dia; no dia distingue manhã, tarde e noite?

_____

_____

Reconhece e classifica figuras geométricas como planas ou não planas?

_____

_____

Reconhece e efetua cálculos com cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro?

_____

_____

Consegue organizar informações e registrá-las por meio de tabelas e de gráficos de colunas?

_____

_____

MP225

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objetivos de aprendizagem

Desempenho

Observações

Compreende e realiza a leitura de tabelas e de gráficos?

_____

_____

Compreende e exercita o respeito às diferenças de opiniões e de propostas nos trabalhos em grupo?

_____

_____

Nos trabalhos em grupo, elabora propostas e as defende com argumentos plausíveis?

_____

_____

Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante

O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; autoavaliação, encenações e dramatizações, entre muitos outros instrumentos e estratégias.

Além da ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem, fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, também podem ser aplicadas ao final do bimestre sugerido ou quando julgar oportuno. O professor pode fazer ajustes de acordo com as necessidades da turma.

Tabela: equivalente textual a seguir.

AUTOAVALIAÇÃO

NOME: _____

MARQUE UM X EM SUA RESPOSTA PARA CADA PERGUNTA.

SIM

MAIS OU MENOS

NÃO

1. PRESTO ATENÇÃO NAS AULAS?

_____

_____

_____

2. PERGUNTO AO PROFESSOR QUANDO NÃO ENTENDO?

_____

_____

_____

3. SOU PARTICIPATIVO?

_____

_____

_____

4. RESPEITO MEUS COLEGAS E PROCURO AJUDÁ-LOS?

_____

_____

_____

5. SOU EDUCADO?

_____

_____

_____

6. FAÇO TODAS AS ATIVIDADES COM CAPRICHO?

_____

_____

_____

7. TRAGO O MATERIAL ESCOLAR NECESSÁRIO E CUIDO BEM DELE?

_____

_____

_____

8. CUIDO DOS MATERIAIS E DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA?

_____

_____

_____

9. GOSTO DE TRABALHAR EM GRUPO?

_____

_____

_____

10. RESPEITO TODOS OS MEUS COLEGAS DE TURMA, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS?

_____

_____

_____