MP226
PARA TERMINAR
PARA ENCERRAR O TRABALHO COM ESTE LIVRO, FAÇA AS ATIVIDADES A SEGUIR COM ATENÇÃO.
- LETÍCIA E GUILHERME MONTARÃO, CADA UM, UMA PULSEIRA DE 12 PEÇAS EM SEQUÊNCIA.
ELE INICIA A SEQUÊNCIA COM UM CILINDRO E USA AS PEÇAS À SUA DIREITA. ELA USA AS OUTRAS PEÇAS E COMEÇA COM UMA ESFERA.
- MONTE UMA POSSÍVEL SEQUÊNCIA PARA CADA UM DELES. DEPOIS, ESCREVA A REGRA USADA.
GUILHERME:
_____
PROFESSOR
PROFESSOR
Exemplo de resposta: Verde, azul, amarelo, verde, azul, amarelo, verde, azul, amarelo, verde, azul, amarelo.LETÍCIA:
_____
PROFESSOR
Resposta: Azul, marrom, laranja, azul, marrom, laranja, azul, marrom, laranja, azul, marrom, laranja. Regra de Guilherme: cilindro verde, cubo azul, esfera amarela. Regra de Letícia: esfera azul, cubo marrom, cilindro laranja.- OBSERVE A ROLETA DE UM JOGO DE TABULEIRO. A SETA É GIRADA. ASSINALE COM UM
X
A RESPOSTA CERTA À AFIRMAÇÃO ABAIXO.
- A SETA VAI PARAR NO ESPAÇO REPRESENTADO PELO NÚMERO 3.
( ) COM CERTEZA
( ) TALVEZ
( ) NUNCA
PROFESSOR
Resposta correta: talvez.MANUAL DO PROFESSOR
A seção traz atividades de verificação da aprendizagem; uma avaliação de resultado sob a perspectiva da avaliação formativa. É importante fazer a leitura coletivamente e incentivar os estudantes a retomarem o percurso e refletirem sobre as aprendizagens desenvolvidas ao longo do ano.
As atividades propostas abordam: compreensão do contexto de quantidades em contagens de dinheiro; estratégias para contagem em agrupamentos e para resolução de problemas do cotidiano envolvendo as operações e seus significados; Geometria espacial (noções de posicionamento em relação a um ponto de referência); organização e ordenação de um conjunto de objetos aplicando um padrão; leitura e reconhecimento de dados em tabelas simples; situações envolvendo resultados com possibilidades aleatórias.
Comente que cada um deve fazer o seu registro individualmente, expressando-se da melhor maneira possível, sem medo de errar, pois as respostas ajudarão também no planejamento do trabalho para o próximo ano letivo.
Atividade 1. As respostas apontarão se os estudantes reconhecem a localização dos objetos (direita/esquerda) e figuras espaciais, o que poderá ser usado na montagem da sequência com o padrão escolhido. Eles devem identificar quais objetos estão à direita de Guilherme e organizar e ordenar uma sequência explicitando um padrão. Note que há mais de uma possibilidade. O mesmo vale para os objetos e as possíveis sequências de Letícia.
Atividade 2. Ao responderem corretamente, os estudantes sabem classificar eventos que envolvem o acaso, como acontecerá com certeza, talvez aconteça e é impossível acontecer, em situações do cotidiano. Caso eles não classifiquem os eventos corretamente, recorra às atividades das páginas 28 e 29 da Unidade 1, que trabalham a classificação de eventos que envolvem o acaso. Também pode recorrer a questionamentos sobre a certeza ou incerteza de um acontecimento futuro, por exemplo, as condições climáticas.
MP227
AVALIAÇÃO DE RESULTADO
- PARA UMA EXPOSIÇÃO NA ESCOLA, O GRUPO DE LETÍCIA PESQUISOU PREÇOS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS DE ACRÍLICO.
PARALELEPÍPEDO: 18 REAIS
CONE: 26 REAIS
PIRÂMIDE: 20 REAIS
CILINDRO: 25 REAIS
- COMPLETE A TABELA A SEGUIR.
PREÇOS DE SÓLIDOS DE ACRÍLICO
Tabela: equivalente textual a seguir.
SÓLIDO |
|
|
|
|
---|---|---|---|---|
PREÇO |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
FONTE: PESQUISA DO GRUPO DE LETÍCIA (NOV. 2023).
PROFESSOR
Resposta: paralelepípedo: 18 reais; pirâmide: 20 reais; cone: 26 reais; cilindro: 25 reais.- A RIFA FEITA PARA COMPRAR OS SÓLIDOS RENDEU:
- QUANTOS REAIS O GRUPO ARRECADOU?
_____
PROFESSOR
Resposta: 94 reais. - QUANTOS REAIS CUSTAM ESSES QUATRO SÓLIDOS?
_____
PROFESSOR
Resposta: 89 reais. - FOI POSSÍVEL COMPRAR OS QUATRO SÓLIDOS? POR QUÊ?
_____
PROFESSOR
Resposta: Sim, pois o preço total é menor do que o valor arrecadado.
- VEJA O CALENDÁRIO E COMPLETE:
- ESSE MÊS TEM
_____
DIAS.
PROFESSOR
Resposta: 31 - ESSE MÊS TEM
_____
SÁBADOS.
PROFESSOR
Resposta: 5 - NO CALENDÁRIO, MARQUE OS DIAS ENTRE O SEGUNDO DOMINGO E A TERCEIRA QUINTA-FEIRA.
PROFESSOR
Resposta: 12, 13, 14 - DE UM SÁBADO AO PRÓXIMO SÁBADO HÁ
_____
DIAS.
PROFESSOR
Resposta: 7
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3. Para esta atividade, espera-se que os estudantes leiam o texto e transfiram os dados para a tabela simples, reconhecendo os elementos que a constituem (figuras geométricas e valores monetários, representados por números cardinais). Depois, devem reconhecer e relacionar as cédulas de moedas do sistema monetário brasileiro para resolverem o problema, efetuando as operações necessárias para a posterior comparação entre os totais obtidos. A partir de estratégias pessoais, devem concluir que o valor arrecadado na rifa é suficiente para a compra dos sólidos geométricos.
Atividade 4. O calendário, além de ser um instrumento cultural de uso cotidiano, é uma fonte de exploração para a aprendizagem nas Unidades Temáticas Números, Álgebra e Grandezas e medidas. No 1º e no 2º item, verifique se os estudantes fazem a contagem do 1 até o 31 ou se já compreendem que uma sequência recursiva de primeiro termo com regra de acréscimo de 1 determina a quantidade de termos pelo valor do último termo. No 3º item, convém ressaltar que há mais de uma resposta. Os estudantes devem notar que o segundo domingo e a terceira quinta-feira estão na mesma linha. Ao responderem corretamente ao 4º item, eles revelam compreender que a sequência formada pelos números dos dias do mês correspondentes a um mesmo dia de semana é recursiva com regra adicionar 7 (embora não se apropriem dessa linguagem).
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF01MA01, EF01MA02, EF01MA04, EF01MA05, EF01MA06, EF01MA08, EF01MA09, EF01MA11, EF01MA12, EF01MA13, EF01MA16, EF01MA17, EF01MA18, EF01MA19, EF01MA20, EF01MA21