MP226

PARA TERMINAR

PARA ENCERRAR O TRABALHO COM ESTE LIVRO, FAÇA AS ATIVIDADES A SEGUIR COM ATENÇÃO.

  1. LETÍCIA E GUILHERME MONTARÃO, CADA UM, UMA PULSEIRA DE 12 PEÇAS EM SEQUÊNCIA.
Imagem: Ilustração. Guilherme sorri com as mãos na cintura. À esquerda há formas geométricas coloridas: quatro cubos azuis, quatro esferas amarelas e quatro cilindros verdes. À direita, mais formas geométricas coloridas: quatro esferas azuis, quatro cubos vermelhos e cinco cilindros amarelos. Fim da imagem.

ELE INICIA A SEQUÊNCIA COM UM CILINDRO E USA AS PEÇAS À SUA DIREITA. ELA USA AS OUTRAS PEÇAS E COMEÇA COM UMA ESFERA.

PROFESSOR Imagem: Ilustração. Cilindro, cubo, esfera, cilindro, cubo, esfera, cilindro, cubo, esfera, cilindro, cubo, esfera.  Fim da imagem.
PROFESSOR Exemplo de resposta: Verde, azul, amarelo, verde, azul, amarelo, verde, azul, amarelo, verde, azul, amarelo.

LETÍCIA:

_____

Imagem: Ilustração. Esfera, cubo, cilindro, esfera, cubo, cilindro, esfera, cubo, cilindro, esfera, cubo, cilindro.  Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta: Azul, marrom, laranja, azul, marrom, laranja, azul, marrom, laranja, azul, marrom, laranja. Regra de Guilherme: cilindro verde, cubo azul, esfera amarela. Regra de Letícia: esfera azul, cubo marrom, cilindro laranja.
  1. OBSERVE A ROLETA DE UM JOGO DE TABULEIRO. A SETA É GIRADA. ASSINALE COM UM X A RESPOSTA CERTA À AFIRMAÇÃO ABAIXO.
    • A SETA VAI PARAR NO ESPAÇO REPRESENTADO PELO NÚMERO 3.
Imagem: Ilustração. Círculo dividido em quatro partes com um ponteiro no meio. Na parte superior direita, amarelo 1. Na parte inferior direita, laranja 2. À esquerda, verde 3. Na parte superior esquerda, azul 4. Fim da imagem.

( ) COM CERTEZA

( ) TALVEZ

( ) NUNCA

PROFESSOR Resposta correta: talvez.
MANUAL DO PROFESSOR

A seção traz atividades de verificação da aprendizagem; uma avaliação de resultado sob a perspectiva da avaliação formativa. É importante fazer a leitura coletivamente e incentivar os estudantes a retomarem o percurso e refletirem sobre as aprendizagens desenvolvidas ao longo do ano.

As atividades propostas abordam: compreensão do contexto de quantidades em contagens de dinheiro; estratégias para contagem em agrupamentos e para resolução de problemas do cotidiano envolvendo as operações e seus significados; Geometria espacial (noções de posicionamento em relação a um ponto de referência); organização e ordenação de um conjunto de objetos aplicando um padrão; leitura e reconhecimento de dados em tabelas simples; situações envolvendo resultados com possibilidades aleatórias.

Comente que cada um deve fazer o seu registro individualmente, expressando-se da melhor maneira possível, sem medo de errar, pois as respostas ajudarão também no planejamento do trabalho para o próximo ano letivo.

Atividade 1. As respostas apontarão se os estudantes reconhecem a localização dos objetos (direita/esquerda) e figuras espaciais, o que poderá ser usado na montagem da sequência com o padrão escolhido. Eles devem identificar quais objetos estão à direita de Guilherme e organizar e ordenar uma sequência explicitando um padrão. Note que há mais de uma possibilidade. O mesmo vale para os objetos e as possíveis sequências de Letícia.

Atividade 2. Ao responderem corretamente, os estudantes sabem classificar eventos que envolvem o acaso, como acontecerá com certeza, talvez aconteça e é impossível acontecer, em situações do cotidiano. Caso eles não classifiquem os eventos corretamente, recorra às atividades das páginas 28 e 29 da Unidade 1, que trabalham a classificação de eventos que envolvem o acaso. Também pode recorrer a questionamentos sobre a certeza ou incerteza de um acontecimento futuro, por exemplo, as condições climáticas.

MP227

AVALIAÇÃO DE RESULTADO

  1. PARA UMA EXPOSIÇÃO NA ESCOLA, O GRUPO DE LETÍCIA PESQUISOU PREÇOS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS DE ACRÍLICO.

PARALELEPÍPEDO: 18 REAIS

CONE: 26 REAIS

PIRÂMIDE: 20 REAIS

CILINDRO: 25 REAIS

PREÇOS DE SÓLIDOS DE ACRÍLICO

Tabela: equivalente textual a seguir.

SÓLIDO

Ilustração. Paralelepípedo amarelo.

Ilustração. Pirâmide roxa.

Ilustração. Cone verde.

Ilustração. Cilindro vermelho.

PREÇO

_____

_____

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FONTE: PESQUISA DO GRUPO DE LETÍCIA (NOV. 2023).

PROFESSOR Resposta: paralelepípedo: 18 reais; pirâmide: 20 reais; cone: 26 reais; cilindro: 25 reais.
Imagem: Fotografia. Uma cédula de cinquenta reais, uma cédula de vinte reais, uma cédula de dez reais, duas cédulas de cinco reais, uma cédula de dois reais e duas moedas de um real. Fim da imagem.
  1. VEJA O CALENDÁRIO E COMPLETE:
Imagem: Ilustração. Calendário de Dezembro.  1 – Quinta-feira. 2 – Sexta-feira. 3 – Sábado. 4 – Domingo. 5 – Segunda-feira. 6 – Terça-feira. 7 – Quarta-feira.  8 – Quinta-feira. 9 – Sexta-feira. 10 – Sábado. 11 – Domingo.  12 – Segunda-feira. 13 – Terça-feira. 14 – Quarta-feira.  15 – Quinta-feira. 16 – Sexta-feira. 17 – Sábado. 18 – Domingo. 19 – Segunda-feira. 20 – Terça-feira. 21 – Quarta-feira.  22 – Quinta-feira. 23 – Sexta-feira. 24 – Sábado. 25 – Domingo. 26 – Segunda-feira. 27 – Terça-feira. 28 – Quarta-feira.  29 – Quinta-feira. 30 – Sexta-feira. 31 – Sábado.   Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Para esta atividade, espera-se que os estudantes leiam o texto e transfiram os dados para a tabela simples, reconhecendo os elementos que a constituem (figuras geométricas e valores monetários, representados por números cardinais). Depois, devem reconhecer e relacionar as cédulas de moedas do sistema monetário brasileiro para resolverem o problema, efetuando as operações necessárias para a posterior comparação entre os totais obtidos. A partir de estratégias pessoais, devem concluir que o valor arrecadado na rifa é suficiente para a compra dos sólidos geométricos.

Atividade 4. O calendário, além de ser um instrumento cultural de uso cotidiano, é uma fonte de exploração para a aprendizagem nas Unidades Temáticas Números, Álgebra e Grandezas e medidas. No 1º e no 2º item, verifique se os estudantes fazem a contagem do 1 até o 31 ou se já compreendem que uma sequência recursiva de primeiro termo com regra de acréscimo de 1 determina a quantidade de termos pelo valor do último termo. No 3º item, convém ressaltar que há mais de uma resposta. Os estudantes devem notar que o segundo domingo e a terceira quinta-feira estão na mesma linha. Ao responderem corretamente ao 4º item, eles revelam compreender que a sequência formada pelos números dos dias do mês correspondentes a um mesmo dia de semana é recursiva com regra adicionar 7 (embora não se apropriem dessa linguagem).

BNCC em foco na dupla de páginas:

EF01MA01, EF01MA02, EF01MA04, EF01MA05, EF01MA06, EF01MA08, EF01MA09, EF01MA11, EF01MA12, EF01MA13, EF01MA16, EF01MA17, EF01MA18, EF01MA19, EF01MA20, EF01MA21