10
Para começar
Avaliação diagnóstica
Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?
- Amélia e Daniel construíram um jogo de boliche. Eles pintaram os pinos e deram pontuações diferentes para cada um deles.
Observando os pinos e a forma como eles foram organizados, responda:
- Qual pino representa a maior pontuação? Qual representa a
menor
pontuação?
_____
- Dê duas combinações possíveis cuja soma da pontuação de dois pinos seja 100.
_____
- A bola e o pino do boliche representam quais figuras espaciais?
_____
- Qual pino está entre o pino branco e o pino amarelo?
_____
- Na fileira de 4 pinos, os mais distantes são os pinos de 80 e de 70 pontos? Explique.
_____
- Daniel esperava derrubar com uma só bola jogada uma dúzia de pinos, ou seja, 12 pinos. Amélia esperava derrubar uma dezena de pinos, isto é, 10 pinos.
- Classifique a possibilidade de Daniel estar correto:
( ) Talvez
( ) Impossível
( ) Com certeza
- Classifique a possibilidade de Amélia estar correta:
( ) Talvez
( ) Impossível
( ) Com certeza
- Classifique a possibilidade de Daniel estar correto:
11
- Amélia e Daniel construíram um quadro para marcar as pontuações feitas em quatro rodadas, de acordo com os pinos derrubados:
Tabela: equivalente textual a seguir.
Jogadores |
1ª rodada |
2ª rodada |
3ª rodada |
4ª rodada |
---|---|---|---|---|
Amélia |
|
|
|
|
Daniel |
|
|
|
|
- Quem fez mais pontos na 1ª rodada? Quantos pontos? Quantos a mais do que o outro? _____
- Quem fez mais pontos na 2ª rodada? Quantos pontos? Quantos a mais do que o outro? _____
- Adicionando os pontos nas quatro rodadas, quem fez a maior quantidade de pontos? _____
- 4. Observe a sequência abaixo e responda às questões.
- Qual é a regra usada para organizar os pinos?
_____
- Pinte os pinos faltantes com as respectivas cores.
- Essa é uma sequência crescente ou decrescente? _____
- A medida da altura de cada pino do boliche é igual à medida do palmo de Amélia. Se Daniel empilhar todos os pinos desse boliche, quantos palmos de Amélia terá a altura dessa pilha?
_____