10

Para começar

Avaliação diagnóstica

Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?

  1. Amélia e Daniel construíram um jogo de boliche. Eles pintaram os pinos e deram pontuações diferentes para cada um deles.

    Observando os pinos e a forma como eles foram organizados, responda:

Imagem: Ilustração. Pinos de boliche com números e ao lado há uma bola. Na frente, um pino branco (10). Atrás, pino azul (20) e pino rosa (30). Em seguida, pino cinza (40), pino bege (50) e pino amarelo (60). Atrás, pino verde (70), pino marrom (80), pino roxo (90) e pino laranja (100). Fim da imagem.
  1. Qual pino representa a maior pontuação? Qual representa a menor pontuação?

    _____

  1. Dê duas combinações possíveis cuja soma da pontuação de dois pinos seja 100.

    _____

  1. A bola e o pino do boliche representam quais figuras espaciais?

    _____

  1. Qual pino está entre o pino branco e o pino amarelo?

    _____

  1. Na fileira de 4 pinos, os mais distantes são os pinos de 80 e de 70 pontos? Explique.

    _____

  1. Daniel esperava derrubar com uma só bola jogada uma dúzia de pinos, ou seja, 12 pinos. Amélia esperava derrubar uma dezena de pinos, isto é, 10 pinos.
    1. Classifique a possibilidade de Daniel estar correto:

      ( ) Talvez

      ( ) Impossível

      ( ) Com certeza

    1. Classifique a possibilidade de Amélia estar correta:

      ( ) Talvez

      ( ) Impossível

      ( ) Com certeza

11

  1. Amélia e Daniel construíram um quadro para marcar as pontuações feitas em quatro rodadas, de acordo com os pinos derrubados:

Tabela: equivalente textual a seguir.

Jogadores

rodada

2ª rodada

3ª rodada

4ª rodada

Amélia

Ilustração. Pino de boliche branco (10).

Ilustração. Pino de boliche branco (10), amarelo (60) e azul (20).

Ilustração. Pino de boliche roxo (90).

Ilustração. Pino de boliche branco (10).

Daniel

Ilustração. Pino de boliche azul (20).

Ilustração. Pino de boliche bege (50).

Ilustração. Pino de boliche rosa (30).

Ilustração. Pino de boliche laranja (100).

  1. Quem fez mais pontos na rodada? Quantos pontos? Quantos a mais do que o outro? _____
  1. Quem fez mais pontos na 2ª rodada? Quantos pontos? Quantos a mais do que o outro? _____
  1. Adicionando os pontos nas quatro rodadas, quem fez a maior quantidade de pontos? _____
  1. 4. Observe a sequência abaixo e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Ilustração. Pinos de boliche com números: laranja (100), roxo (90), marrom (80), contorno de pino, amarelo (60), contorno de pino, contorno de pino, rosa (30), azul (20), contorno de pino.  Fim da imagem.
  1. Qual é a regra usada para organizar os pinos?

    _____

  1. Pinte os pinos faltantes com as respectivas cores.
  1. Essa é uma sequência crescente ou decrescente? _____
  1. A medida da altura de cada pino do boliche é igual à medida do palmo de Amélia. Se Daniel empilhar todos os pinos desse boliche, quantos palmos de Amélia terá a altura dessa pilha?

    _____