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UNIDADE 1. Localização e movimentação
![Imagem: Ilustração. Crianças brincando em um campo e entre eles há monitores com uniforme vermelho observando. À esquerda, uma menina e um menino estão correndo em um percurso. Na primeira etapa há dois bancos com cordas em zigue-zague em cima e balões pendurados embaixo. Na segunda etapa há pneus no chão, na terceira etapa há cones e na quarta etapa, bambolês. Ao lado, duas crianças estão torcendo e uma mulher está observando. Em seguida, Amélia e um menino estão brincando com uma bola colorida. No centro, Bizi está com as patas dianteiras apoiadas em uma haste de bandeira. No topo da haste há um pássaro pousado. À direita, um menino está pendurado em um trepa-trepa colorido e uma menina observa. Atrás deles, Daniel está com uma venda nos olhos e segurando um rabo. Em seguida, um menino está com as mãos ao lado da boca e atrás dele há um painel com o desenho de um burro. Do outro lado, crianças e um monitor observam e sorriem. Ao fundo, um homem e uma menina estão andando de mãos dadas, duas crianças estão segurando raquetes e batendo uma bola, um senhor está sentado em um tronco de árvore caído e lendo um livro, um coelho está pulando e quatro crianças estão brincando com uma bola na frente de casas. Ao redor há várias árvores e plantas. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-12_at_20.48.31.png)
13
Boxe complementar:
Para refletir...
- Você conhece a brincadeira “rabo no burro”?
- Você conhece outras brincadeiras em que temos de indicar localizações ou movimentações?
- Os amigos de Daniel precisavam dar dicas para que ele acertasse a localização do burro. Quais dicas você daria a Daniel para que ele conseguisse colocar o rabo no burro?
Fim do complemento.
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Jogo: Achou, ganhou!
![Imagem: Ilustração. Um menino está deitado no chão e com a mão sobre um pato de brinquedo. Ao seu lado, uma menina está ajoelhada e sorrindo. Em volta deles há vários brinquedos espalhados no chão. À esquerda, uma lousa com desenhos e à direita, armários cheios de brinquedos. Na parte superior, a informação: BRINQUEDOTECA. Fim da imagem.](../resources/images/image_24431.png)
Material: Cena da brinquedoteca da página 221 e 30 cartas da página 223.
Jogadores: 2
Regras:
- Os jogadores decidem quem vai iniciar a partida.
- As 30 cartas devem ser embaralhadas e viradas para baixo, formando um monte.
- Cada jogador deve ter em mãos a cena da brinquedoteca.
- O jogador, na sua vez, pega a carta de cima do monte sem deixar que seu adversário a veja, pois este terá de descobrir qual é o brinquedo que está ilustrado na carta. Para isso, ele poderá fazer no máximo 5 perguntas, cujas respostas sejam somente “sim” ou “não”. Veja um exemplo:
![Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino ruivo está sentado no chão com a mão sob o queixo. Ele olha para baixo e pergunta: O brinquedo dessa carta está no chão? Na frente dele há uma folha com o desenho da brinquedoteca. À direita, uma menina com cabelo castanho está ajoelhada e segurando uma carta. Ela sorri e responde: Não! Na frente dela também há o desenho da brinquedoteca e ao seu lado há cartas empilhadas. Fim da imagem.](../resources/images/image_38794.png)
- O jogador que faz as perguntas pode dizer o nome do brinquedo ou descrevê-lo apenas uma vez para tentar descobrir o que está ilustrado na carta. Se ele acertar o brinquedo, ganha a carta; se errar, é o outro jogador quem fica com a carta.
- O jogo termina quando acabarem as cartas do monte.
- Vence quem ficar com mais cartas no fim do jogo.
15
Questões sobre o jogo
Observe uma parte da cena da brinquedoteca.
![Imagem: Ilustração. Um armário de madeira. Na prateleira de cima há um gato de pelúcia, uma boneca e um cachorro de pelúcia. Na prateleira de baixo há uma bola, um leão de pelúcia e argolas sobre hastes. Fim da imagem.](../resources/images/image_24447.png)
- Agora, veja esta situação de jogo.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, Tiago, o menino ruivo está sorrindo. Ele olha para baixo e pergunta: Eu vejo o brinquedo de sua carta à direita da boneca? Na frente dele, Ana, a menina com cabelo castanho está de costas e segurando a carta. Ela responde: Não! Na carta, desenho de um cachorro de pelúcia. Entre eles, os desenhos da brinquedoteca e ao lado de Ana, as cartas empilhadas. Fim da imagem.](../resources/images/image_38980.png)
- Considerando a resposta de Ana,Tiago poderá descobrir o brinquedo ilustrado na carta dela? Justifique sua resposta.
- Você vê os pinos com argolas à direita ou à esquerda do local onde está o leão?
16
Localização
Localizando pessoas e objetos
- Observe os colegas que estão próximos a você na sala de aula e responda às questões.
- Quem está sentado à sua frente? _____
- Quem está sentado atrás de você? _____
- Quem está sentado à sua direita? _____
- Quem está sentado à sua esquerda?
_____
- • Agora, faça um desenho da posição que você e seus colegas sentados próximos a você estão na sala de aula.
_____
- • Agora, faça um desenho da posição que você e seus colegas sentados próximos a você estão na sala de aula.
- Leia as dicas e descubra o nome de cada criança.
Boxe complementar:
Dicas
- Bruno está à esquerda de Pedro.
- André está à esquerda de Bruno.
- Pedro está à direita de Bruno.
Fim do complemento.
![Imagem: Ilustração. menino com cabelo castanho, camiseta e tênis vermelhos e bermuda azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_24717.png)
_____
![Imagem: Ilustração. um menino com óculos, camiseta branca, colete verde, bermuda e tênis preto. Fim da imagem.](../resources/images/image_24724.png)
_____
![Imagem: Ilustração, menino com cabelo na altura dos ombros, camiseta amarela, blusa e tênis vermelhos e calça preta. Fim da imagem.](../resources/images/image_24729.png)
_____
17
- Observe como os brinquedos estão organizados nas prateleiras. Depois, escreva como você explicaria a um
colega
a localização dos patins.
_____
![Imagem: Ilustração. Prateleira de madeira. Na parte superior, uma bola colorida, duas bonecas e um jogo da memória. No centro, um par de patins, um carrinho amarelo e pinos de boliche. Na parte inferior, ioiôs coloridos, uma corda e dois robôs. Fim da imagem.](../resources/images/image_25342.png)
Boxe complementar:
Desafio
Leia as dicas abaixo e descubra onde moram Ana, Enzo, Carlos, Diego e Edna.
Depois, trace um caminho que leve cada criança até a casa dela. Escolha uma cor diferente para cada caminho. Seja criativo!
CRÉDITO: VANESSA ALEXANDRE
Fim do complemento.
18
Representações
- Observe abaixo a planta de uma casa.
![Imagem: Ilustração. Planta de uma casa. Na parte superior, da esquerda para a direita: lavandeira com um tanque de lavar roupas (5) e uma máquina de lavar. Em seguida, a cozinha com um armário, geladeira, pia (3) e fogão (4). Ao lado, um banheiro com chuveiro, privada e pia. Em seguida, um quarto com uma cama de solteiro e um armário. Na parte inferior, da esquerda para a direita: abaixo da cozinha, a sala ampla com uma mesa e quatro cadeiras em volta (2), um sofá (1), um tapete e uma televisão. Ao lado, um quarto com cama de casal e armário. Em todos os cômodos (exceto a lavanderia) há portas representadas por arcos. (Resposta: Há um X sobre as portas). Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.18.40.png)
- Agora, faça o que se pede.
- Marque com um X as representações das portas dessa casa.
- Agora, complete a legenda de acordo com os números apresentados na planta.
1 – sofá
2 – _____
3 – _____
4 – _____
5 – _____
- Descreva a localização do banheiro e da cozinha
nessa
planta.
_____
- Como você descreveria a localização da geladeira para alguém que está na porta da cozinha?
19
- Observe a representação de um parque de diversões.
![Imagem: Ilustração. Vista de cima de um parque de diversões. Na parte superior, da esquerda para a direita: um tobogã, uma barraca de sorvete, um carrossel e abaixo, uma barraca de pastel. Na parte inferior, da esquerda para a direita: entrada e saída, barco viking e piscina de bolinhas. No centro e em volta dos brinquedos há várias pessoas. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.22.56.png)
- Agora, faça o que se pede.
- Complete a representação desenhando uma roda-gigante entre a piscina de bolinhas e o barco viking.
- Observando a barraca de pastel de frente, qual brinquedo você vê à direita? _____
- Desenhe um cômodo da sua casa visto de cima. Depois coloque legenda em 5 móveis ou objetos que estiverem no desenho.
_____
Legenda
1 – _____
2 – _____
3 – _____
4 – _____
5 – _____
20
- Considerando as linhas e as colunas da malha quadriculada a seguir, descreva a posição da estrela.
![Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com quatro colunas e quatro linhas. Há uma estrela verde no quadro da segunda linha na terceira coluna. Fim da imagem.](../resources/images/image_40127.png)
_____
- Escute a descrição dos colegas e discutam sobre as melhores estratégias para fazer essa descrição.
- Agora, observe outra malha quadriculada e descreva a posição do círculo.
![Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com quatro colunas (A, B, C, D) e quatro linhas (1, 2, 3, 4). No quadro B2 há um círculo laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_40226.png)
_____
- Converse com os colegas sobre o que facilitou ou o que dificultou essa descrição.
- Desenhe a planta da sua sala de aula na malha quadriculada abaixo.
![Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com dezoito colunas e cinco linhas. Fim da imagem.](../resources/images/image_40357.png)
- Agora, descreva a localização da mesa do professor na planta da sala de aula que você desenhou.
21
Movimentação
![Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.](../resources/images/image_40533.png)
- Vamos ajudar Carolina a chegar em casa? Termine de pintar o percurso indicado pelas setas abaixo.
![Imagem: Ilustração. Várias setas com números dentro. Seta para cima: 1. Seta para direita: 3. Seta para cima: 5. Seta para esquerda: 2. Seta para baixo: 3. Seta para esquerda: 4. Seta para cima: 2. Seta para direita: 2. Seta para cima: 2. Seta para esquerda: 4. Seta para cima: 1. Fim da imagem.](../resources/images/image_40607.png)
- A casa de Carolina é aquela em que há uma quantidade maior ou
menor
de janelas na fachada?
_____
- Quantas janelas há na fachada da casa de Carolina? _____
![Imagem: Ilustração. Três casas, uma amarela, uma azul e uma vermelha. Na parte inferior, Carolina, mulher com cabelo preso, blusa rosa, calça e sapatos azuis está de costas. No centro há uma malha quadriculada com dezesseis colunas e oito linhas. Carolina está embaixo do quadro coluna 6, linha oito. Acima dela há um quadro azul. Ao lado, mais três quadros para a direita e cinco quadros para cima. Quatro quadros para esquerda, dois para cima, dois para a direita, dois para cima, quatro para esquerda e um para cima. Até a casa amarela. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.25.17.png)
22
- Fábio está perdido no parque. Trace um caminho para que ele consiga sair do parque. Depois, descreva esse caminho com as setas numeradas.
- Pinte os quadradinhos do caminho que o jogador de camiseta amarela vai percorrer com a bola até chegar ao gol. Para isso, siga as instruções abaixo.
![Imagem: Ilustração. Várias setas com números dentro. Seta para cima: 1. Seta para direita: 5. Seta para cima: 3. Seta para esquerda: 2. Seta para cima: 3. Seta para direita: 1. Seta para cima: 2. Fim da imagem.](../resources/images/image_40830.png)
- Como você acha que o jogador de camiseta verde pode impedir o gol? Conte a um colega.
![Imagem: Ilustração. Vista aérea de um parque sobre uma malha quadriculada com sete colunas e oito linhas. Fábio está no quadro da coluna dois e linha quatro. A entrada e saída está no quadro da coluna sete e linha 8. Ao redor há árvores, pedras, moitas, um lago e um chafariz.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.28.43.png)
![Imagem: Ilustração. Um campo de futebol sobre uma malha quadriculada com dez colunas e dez linhas. Na parte superior, o gol.
O jogador de camiseta amarela está no quadro da coluna dois e linha dez.
O jogador de camiseta rosa está no quadro da coluna três e linha oito.
O jogador de camiseta laranja está no quadro da coluna dez e linha sete.
O jogador de camiseta verde está no quadro da coluna um e linha quatro.
O jogador de camiseta azul está no quadro da coluna três e linha três.
O jogador de camiseta roxa está no quadro da coluna nove e linha três.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.29.14.png)
23
Caminhos orientados
![Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.](../resources/images/image_40533.png)
- Mariana saiu de casa para comprar pão. Trace dois trajetos que ela pode ter feito para chegar à padaria.
![Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com quatro colunas e três linhas de quarteirões com construções. Na segunda coluna da primeira linha, a padaria. E na quarta coluna da terceira linha, a casa de Mariana.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.32.10.png)
- André saiu de casa, virou à direita, seguiu em frente e entrou na 1ª rua à esquerda. Depois, seguiu em frente e entrou na 1ª rua à direita. Seguiu em frente e entrou na 2ª rua à esquerda. Seguiu em frente e, no meio do quarteirão, entrou no escritório de seu pai, à esquerda. Depois de visitar o escritório de seu pai, André voltou para casa passando pelo ginásio. Trace o caminho que André fez para ir e um possível caminho feito na volta para casa.
![Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com três colunas e três linhas de quarteirões com construções. Na terceira coluna da primeira linha, o escritório do pai de André. Na terceira coluna da segunda linha, o ginásio. E na primeira coluna da terceira linha, a casa de André. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.32.30.png)
24
- Descreva o trajeto que Vitória fez para ir do prédio em que mora até o supermercado.
![Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com quatro colunas e três linhas de quarteirões com construções. Na quarta coluna da primeira linha, o supermercado e na primeira coluna da terceira linha, o prédio de Vitória. Na frente do prédio há pegadas seguindo para a esquerda e para cima. Em seguida, as pegadas viram para a direita e seguem em linha reta até o supermercado. Fim da imagem.](../resources/images/image_41984.png)
_____
- Observe o desenho de uma sala de aula.
Legenda
Carteira de Cláudia
Carteira de Laura
Carteira de Joana
- Agora, leia as dicas para pintar as carteiras conforme a legenda.
Boxe complementar:
Dicas
- Cláudia senta na 1ª carteira do lado direito da carteira de Lucas.
- Laura senta na última carteira da fileira em que Maria se senta.
- Joana senta na 1ª carteira do lado esquerdo da carteira de Laura.
Fim do complemento.
![Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma sala de aula. À direita, a mesa da professora e à esquerda, as carteiras dos alunos divididas em quatro fileiras com seis carteiras cada. A carteira de Lucas está na primeira fileira, de cima para baixo e na frente da professora. E a carteira de Maria está na quarta fileira e na frente da professora. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.34.24.png)
25
- Trace o trajeto mais curto que Isabel pode percorrer para ir de sua casa até a entrada do parque. Em seguida, descreva-o.
![Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com quatro colunas e quatro fileiras de quarteirões com construções. Na quarta coluna da primeira fileira, a casa de Isabel. Na parte inferior, ocupando as colunas dois e três da terceira e quarta linha há um parque e abaixo, a entrada do parque. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.39.57.png)
- Pinte os quadros contendo as palavras ou expressões que você pode utilizar para descrever o trajeto da entrada da escola até sua sala de aula.
![Imagem: Ilustração. Quadros com palavras: Em frente; Suba as escadas; Ao lado; Cruze; Esquerda; Direita, Desça um andar. Fim da imagem.](../resources/images/image_31050.png)
- Agora, escreva outras palavras ou expressões que você utilizaria, além das listadas acima.
_____
- Faça, no caderno, o desenho da sua sala de aula vista de cima. Depois, trace um caminho da porta até o local onde você está sentado hoje.
26
Compreender problemas
Para resolver
Problema
Veja abaixo a quantia que Pedro e Felipe economizaram.
Dinheiro de Pedro
![Imagem: Fotografia. Uma cédula de cinco reais e uma cédula de vinte reais. Ao lado, duas moedas de um real. Fim da imagem.](../resources/images/image_42639.png)
Dinheiro de Felipe
![Imagem: Fotografia. Três cédulas de dez reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_32107.png)
- Juntos, eles têm: 1 cédula de 5 reais, _____ cédulas de 10 reais, _____ cédula de 20 reais e _____ moedas de 1 real.
Para refletir
- Quais das cédulas a seguir não apareceram no problema acima? Marque com um X.
![Imagem: Fotografia. Cédula de dois reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_32326.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Cédula de vinte reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_32139.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Cédula de cinco reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_7531.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Cédula de cinquenta reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_32318.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Cédula de dez reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_32135.png)
( )
![Imagem: Fotografia. Cédula de cem reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_32311.png)
( )
- Que quantia Pedro tem? _____
- Que quantia Pedro e Felipe têm juntos? _____
- Se trocarmos o dinheiro de Pedro pelo de Felipe e vice-versa, muda a quantia que eles têm juntos? _____
27
A Matemática me ajuda a ser
...uma pessoa que ajuda o próximo
Renata acabou de se mudar para o bairro e hoje foi o primeiro dia dela na escola.
Como era nova no bairro e não sabia onde ficava a papelaria, pediu a Tainá que explicasse o caminho para ela ir à papelaria com sua mãe.
Tainá fez um desenho para ajudar e explicou: ao sair da escola, vocês devem virar à direita e seguir em frente. No final do quarteirão, virem à direita e, logo depois, à direita de novo. A papelaria fica entre o açougue e a farmácia.
![Imagem: Desenho em preto e branco. Na parte superior, o bosque e abaixo, a Rua da Escola. À esquerda, Rua do Hotel, na parte inferior, Rua do Mercado e à direita, Rua do Parque. No centro, na parte superior, da esquerda para a direita: hospital, Rua do Hospital, escola e teatro, Rua da Sorveteria, sorveteria. Na parte inferior, hotel, Rua do Hospital, mercado ao lado da farmácia, papelaria e açougue, Rua da Sorveteria e parque. Fim da imagem.](../resources/images/image_32800.png)
Tome nota
- Quando Renata chegar à rua da farmácia, vai observar que a farmácia está à direita ou à
esquerda
da papelaria? E o açougue: está à
esquerda
ou à direita da papelaria?
_____
- Como Tainá se referiu à rua em que fica a papelaria?
_____
Reflita
- Na sua escola já entrou algum colega que precisou da sua ajuda? Você o ajudou?
- Você já esteve em uma situação que precisou de ajuda? Qual?
28
Compreender informações
Classificar situações prováveis ou impossíveis
- Apolo vai participar de uma gincana em que uma das tarefas é uma corrida. A largada é da casa em frente ao mercado e a chegada é na padaria, passando pela casa de Lúcia.
- Nessa gincana só é permitido circular pelas ruas coloridas de verde.
- Com
indique um possível trajeto para Apolo fazer.
- Com
indique um possível trajeto para Apolo fazer iniciando pela direita.
- Marque com
X
a frase correta sobre o trajeto de Apolo.
( ) É pouco provável que Apolo escolha começar o trajeto pela direita.
( ) É impossível que Apolo escolha começar o trajeto pela direita.
![Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com cinco colunas e cinco linhas de quarteirões com construções. Na terceira coluna da primeira fileira, o Mercado. Na primeira coluna da terceira fileira, a casa de Lúcia e na segunda coluna da quinta fileira, a padaria. Apoio está localizado na terceira coluna da segunda fileira. No centro, as ruas são verdes e nas laterais, as ruas são cinza. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.42.49.png)
29
- Dentro de uma sacola de pano preto foram colocadas 3 bolinhas vermelhas e 1 bolinha azul.
![Imagem: Fotografia. Três bolinhas vermelhas e uma bolinha azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_43539.png)
Todas essas bolinhas têm o mesmo tamanho e são feitas do mesmo material.
- Ao retirar uma bolinha dessa sacola (sem olhar):
- Que cor de bolinha pode sair? _____
- Que cor é muito provável de sair? _____
- Considere que foram colocadas outras 5
bolinhas
azuis na sacola de pano da atividade anterior.
- Desenhe todas as
bolinhas
que ficaram na sacola.
_____
- Desenhe todas as
bolinhas
que ficaram na sacola.
- E agora, qual cor de
bolinha
é muito provável de sair?
_____
- Imagine que em outra sacola de pano estão 5
bolinhas
vermelhas e 80
bolinhas
azuis. Ao retirar uma
bolinha
(sem olhar):
- Que cor é pouco provável de sair?
_____
- Diga uma cor que é impossível de sair?
- Explique para um colega como você pensou para responder aos itens a e b e ouça a explicação dele.
- Que cor é pouco provável de sair?
_____
30
O que você aprendeu
Avaliação processual
![Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.](../resources/images/image_40533.png)
- Na planta da sala de aula, alguns móveis não foram representados. Verifique quais são os móveis que faltam e desenhe-os.
![Imagem: Ilustração. Sala de aula. No centro, a mesa da professora e na frente, três fileiras com duas carteiras em cada.
Fim da imagem.](../resources/images/image_43953.png)
Planta da sala de aula
- Descreva um caminho que Mauro pode percorrer para ir da farmácia, na Rua Padre João Maria, até sua casa, na Rua Santa Isabel.
_____
![Imagem: Ilustração. Vista de cima de um mapa. À esquerda, casas, prédios e árvores em um quarteirão longo. Em seguida, uma rua vertical e uma rua horizontal (Rua Padre Cícero), cortando o mapa na parte superior e inferior. Na parte superior, da esquerda para a direita: casa, Rua São João, casa, Rua São Sebastião, casa, Rua Padre João Maria, farmácia, Rua Felipe Camarão, quarteirão vazio, Rua Santa Isabel e quarteirão com árvores. Na parte inferior, da esquerda para a direita: várias árvores, Rua São Sebastião, casa, Rua Padre João Maria, casa, Rua Felipe Camarão, quarteirão vazio, Rua Santa Isabel e casa de Mauro.
Fim da imagem.](../resources/images/image_7678.png)
![Imagem: Ilustração. Vista de cima da sala de aula. Na parte inferior, a mesa da professora.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.46.50.png)
31
- Descreva a localização do pacote de arroz no armário.
![Imagem: Ilustração. Armário com quatro prateleiras. De cima para baixo e da esquerda para a direita: Prateleira 1: açúcar, chocolate em pó, farinha. Prateleira 2: leite, arroz, feijão. Prateleira 3: sal, óleo, macarrão. Prateleira 4: milho, café, molho, molho. Fim da imagem.](../resources/images/image_44230.png)
_____
- Pinte o caminho mais curto que Gabriela pode percorrer para chegar ao lago.
- Agora, desenhe as setas numeradas que indicam o caminho percorrido por Gabriela.
_____
- Agora, desenhe as setas numeradas que indicam o caminho percorrido por Gabriela.
- Converse com os colegas sobre situações em que você precisou comunicar trajetos ou localização de pessoas, objetos e lugares.
Autoavaliação
• Consigo descrever a posição de objetos e pessoas em um espaço?
Resposta pessoal.
• Consigo indicar trajetos por meio de diferentes tipos de representações de mapas ou plantas?
Resposta pessoal.