12

UNIDADE 1. Localização e movimentação

Imagem: Ilustração. Crianças brincando em um campo e entre eles há monitores com uniforme vermelho observando. À esquerda, uma menina e um menino estão correndo em um percurso. Na primeira etapa há dois bancos com cordas em zigue-zague em cima e balões pendurados embaixo. Na segunda etapa há pneus no chão, na terceira etapa há cones e na quarta etapa, bambolês. Ao lado, duas crianças estão torcendo e uma mulher está observando. Em seguida, Amélia e um menino estão brincando com uma bola colorida. No centro, Bizi está com as patas dianteiras apoiadas em uma haste de bandeira. No topo da haste há um pássaro pousado. À direita, um menino está pendurado em um trepa-trepa colorido e uma menina observa. Atrás deles, Daniel está com uma venda nos olhos e segurando um rabo. Em seguida, um menino está com as mãos ao lado da boca e atrás dele há um painel com o desenho de um burro. Do outro lado, crianças e um monitor observam e sorriem. Ao fundo, um homem e uma menina estão andando de mãos dadas, duas crianças estão segurando raquetes e batendo uma bola, um senhor está sentado em um tronco de árvore caído e lendo um livro, um coelho está pulando e quatro crianças estão brincando com uma bola na frente de casas. Ao redor há várias árvores e plantas. Fim da imagem.

13

Boxe complementar:

Para refletir...

  • Você conhece a brincadeira “rabo no burro”?
  • Você conhece outras brincadeiras em que temos de indicar localizações ou movimentações?
  • Os amigos de Daniel precisavam dar dicas para que ele acertasse a localização do burro. Quais dicas você daria a Daniel para que ele conseguisse colocar o rabo no burro?

Fim do complemento.

14

Jogo: Achou, ganhou!

Imagem: Ilustração. Um menino está deitado no chão e com a mão sobre um pato de brinquedo. Ao seu lado, uma menina está ajoelhada e sorrindo. Em volta deles há vários brinquedos espalhados no chão. À esquerda, uma lousa com desenhos e à direita, armários cheios de brinquedos. Na parte superior, a informação: BRINQUEDOTECA.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

Material: Cena da brinquedoteca da página 221 e 30 cartas da página 223.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Jogadores: 2

Regras:

Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino ruivo está sentado no chão com a mão sob o queixo. Ele olha para baixo e pergunta: O brinquedo dessa carta está no chão? Na frente dele há uma folha com o desenho da brinquedoteca. À direita, uma menina com cabelo castanho está ajoelhada e segurando uma carta. Ela sorri e responde: Não! Na frente dela também há o desenho da brinquedoteca e ao seu lado há cartas empilhadas.  Fim da imagem.

15

Questões sobre o jogo

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Observe uma parte da cena da brinquedoteca.

Imagem: Ilustração. Um armário de madeira. Na prateleira de cima há um gato de pelúcia, uma boneca e um cachorro de pelúcia. Na prateleira de baixo há uma bola, um leão de pelúcia e argolas sobre hastes.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Tiago, o menino ruivo está sorrindo. Ele olha para baixo e pergunta: Eu vejo o brinquedo de sua carta à direita da boneca? Na frente dele, Ana, a menina com cabelo castanho está de costas e segurando a carta. Ela responde: Não! Na carta, desenho de um cachorro de pelúcia. Entre eles, os desenhos da brinquedoteca e ao lado de Ana, as cartas empilhadas.  Fim da imagem.
  1. Considerando a resposta de Ana,Tiago poderá descobrir o brinquedo ilustrado na carta dela? Justifique sua resposta.
  1. Você vê os pinos com argolas à direita ou à esquerda do local onde está o leão?

16

Localização

Localizando pessoas e objetos

  1. Observe os colegas que estão próximos a você na sala de aula e responda às questões.
    1. Quem está sentado à sua frente? _____
    1. Quem está sentado atrás de você? _____
    1. Quem está sentado à sua direita? _____
    1. Quem está sentado à sua esquerda? _____

      Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

      • • Agora, faça um desenho da posição que você e seus colegas sentados próximos a você estão na sala de aula.

        _____

  1. Leia as dicas e descubra o nome de cada criança.

Boxe complementar:

Dicas

  • Bruno está à esquerda de Pedro.
  • André está à esquerda de Bruno.
  • Pedro está à direita de Bruno.

Fim do complemento.

Imagem: Ilustração. menino com cabelo castanho, camiseta e tênis vermelhos e bermuda azul.     Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. um menino com óculos, camiseta branca, colete verde, bermuda e tênis preto.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração, menino com cabelo na altura dos ombros, camiseta amarela, blusa e tênis vermelhos e calça preta. Fim da imagem.

_____

17

  1. Observe como os brinquedos estão organizados nas prateleiras. Depois, escreva como você explicaria a um colega a localização dos patins.

    _____

Imagem: Ilustração. Prateleira de madeira. Na parte superior, uma bola colorida, duas bonecas e um jogo da memória. No centro, um par de patins, um carrinho amarelo e pinos de boliche. Na parte inferior, ioiôs coloridos, uma corda e dois robôs. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Desafio

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Leia as dicas abaixo e descubra onde moram Ana, Enzo, Carlos, Diego e Edna.

Depois, trace um caminho que leve cada criança até a casa dela. Escolha uma cor diferente para cada caminho. Seja criativo!

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo castanho-claro e camiseta azul está sorrindo. Ele fala: Enzo mora na casa central. Edna e Ana têm vizinhos em apenas um dos lados. A casa de Carlos é térrea e tem uma árvore próxima. Diego mora ao lado de Ana. Em seguida, na parte superior há casas lado a lado. À esquerda, casa amarela (Resposta: Edna) e casa bege com uma árvore ao lado (Resposta: Carlos). No centro, casa de dois andares (Resposta: Enzo) e à direita, casa rosa (Resposta: Diego) e casa azul-claro (Resposta: Ana). No meio há vários caminhos e na parte inferior, crianças. À esquerda, Ana, menina com cabelo preso. Enzo, menino com cabelo encaracolado. Carlos, menino com cabelo preto. Diego, menino cadeirante e Edna, menina ruiva.  Fim da imagem.

CRÉDITO: VANESSA ALEXANDRE

Fim do complemento.

18

Representações

  1. Observe abaixo a planta de uma casa.
Imagem: Ilustração. Planta de uma casa. Na parte superior, da esquerda para a direita: lavandeira com um tanque de lavar roupas (5) e uma máquina de lavar. Em seguida, a cozinha com um armário, geladeira, pia (3) e fogão (4). Ao lado, um banheiro com chuveiro, privada e pia. Em seguida, um quarto com uma cama de solteiro e um armário. Na parte inferior, da esquerda para a direita: abaixo da cozinha, a sala ampla com uma mesa e quatro cadeiras em volta (2), um sofá (1), um tapete e uma televisão. Ao lado, um quarto com cama de casal e armário. Em todos os cômodos (exceto a lavanderia) há portas representadas por arcos. (Resposta: Há um X sobre as portas).  Fim da imagem.
  1. Marque com um X as representações das portas dessa casa.
  1. Agora, complete a legenda de acordo com os números apresentados na planta.

    1 – sofá

    2 – _____

    3 – _____

    4 – _____

    5 – _____

  1. Descreva a localização do banheiro e da cozinha nessa planta.

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Como você descreveria a localização da geladeira para alguém que está na porta da cozinha?

19

  1. Observe a representação de um parque de diversões.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de um parque de diversões. Na parte superior, da esquerda para a direita: um tobogã, uma barraca de sorvete, um carrossel e abaixo, uma barraca de pastel. Na parte inferior, da esquerda para a direita: entrada e saída, barco viking e piscina de bolinhas. No centro e em volta dos brinquedos há várias pessoas.  Fim da imagem.
  1. Complete a representação desenhando uma roda-gigante entre a piscina de bolinhas e o barco viking.
  1. Observando a barraca de pastel de frente, qual brinquedo você vê à direita? _____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe um cômodo da sua casa visto de cima. Depois coloque legenda em 5 móveis ou objetos que estiverem no desenho.

    _____

    Legenda

    1 – _____

    2 – _____

    3 – _____

    4 – _____

    5 – _____

20

  1. Considerando as linhas e as colunas da malha quadriculada a seguir, descreva a posição da estrela.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com quatro colunas e quatro linhas. Há uma estrela verde no quadro da segunda linha na terceira coluna.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Agora, observe outra malha quadriculada e descreva a posição do círculo.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com quatro colunas (A, B, C, D) e quatro linhas (1, 2, 3, 4). No quadro B2 há um círculo laranja.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe a planta da sua sala de aula na malha quadriculada abaixo.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com dezoito colunas e cinco linhas. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

21

Movimentação

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Vamos ajudar Carolina a chegar em casa? Termine de pintar o percurso indicado pelas setas abaixo.
Imagem: Ilustração. Várias setas com números dentro.  Seta para cima: 1.   Seta para direita: 3.  Seta para cima: 5.  Seta para esquerda: 2.  Seta para baixo: 3.  Seta para esquerda: 4.  Seta para cima: 2.  Seta para direita: 2.  Seta para cima: 2.  Seta para esquerda: 4.  Seta para cima: 1.   Fim da imagem.
  1. A casa de Carolina é aquela em que há uma quantidade maior ou menor de janelas na fachada?

    _____

  1. Quantas janelas há na fachada da casa de Carolina? _____
Imagem: Ilustração. Três casas, uma amarela, uma azul e uma vermelha. Na parte inferior, Carolina, mulher com cabelo preso, blusa rosa, calça e sapatos azuis está de costas. No centro há uma malha quadriculada com dezesseis colunas e oito linhas. Carolina está embaixo do quadro coluna 6, linha oito. Acima dela há um quadro azul. Ao lado, mais três quadros para a direita e cinco quadros para cima. Quatro quadros para esquerda, dois para cima, dois para a direita, dois para cima, quatro para esquerda e um para cima. Até a casa amarela.  Fim da imagem.

22

  1. Fábio está perdido no parque. Trace um caminho para que ele consiga sair do parque. Depois, descreva esse caminho com as setas numeradas.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte os quadradinhos do caminho que o jogador de camiseta amarela vai percorrer com a bola até chegar ao gol. Para isso, siga as instruções abaixo.
Imagem: Ilustração. Várias setas com números dentro.  Seta para cima: 1.   Seta para direita: 5.  Seta para cima: 3.  Seta para esquerda: 2.  Seta para cima: 3.  Seta para direita: 1.  Seta para cima: 2.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um parque sobre uma malha quadriculada com sete colunas e oito linhas. Fábio está no quadro da coluna dois e linha quatro. A entrada e saída está no quadro da coluna sete e linha 8. Ao redor há árvores, pedras, moitas, um lago e um chafariz.
 Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um campo de futebol sobre uma malha quadriculada com dez colunas e dez linhas. Na parte superior, o gol.  
O jogador de camiseta amarela está no quadro da coluna dois e linha dez.  
O jogador de camiseta rosa está no quadro da coluna três e linha oito. 
O jogador de camiseta laranja está no quadro da coluna dez e linha sete. 
O jogador de camiseta verde está no quadro da coluna um e linha quatro.  
O jogador de camiseta azul está no quadro da coluna três e linha três.  
O jogador de camiseta roxa está no quadro da coluna nove e linha três. 
 Fim da imagem.

23

Caminhos orientados

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Mariana saiu de casa para comprar pão. Trace dois trajetos que ela pode ter feito para chegar à padaria.
Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com quatro colunas e três linhas de quarteirões com construções. Na segunda coluna da primeira linha, a padaria. E na quarta coluna da terceira linha, a casa de Mariana.
Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. André saiu de casa, virou à direita, seguiu em frente e entrou na 1ª rua à esquerda. Depois, seguiu em frente e entrou na rua à direita. Seguiu em frente e entrou na 2ª rua à esquerda. Seguiu em frente e, no meio do quarteirão, entrou no escritório de seu pai, à esquerda. Depois de visitar o escritório de seu pai, André voltou para casa passando pelo ginásio. Trace o caminho que André fez para ir e um possível caminho feito na volta para casa.
Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com três colunas e três linhas de quarteirões com construções. Na terceira coluna da primeira linha, o escritório do pai de André. Na terceira coluna da segunda linha, o ginásio. E na primeira coluna da terceira linha, a casa de André.  Fim da imagem.

24

  1. Descreva o trajeto que Vitória fez para ir do prédio em que mora até o supermercado.
Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com quatro colunas e três linhas de quarteirões com construções. Na quarta coluna da primeira linha, o supermercado e na primeira coluna da terceira linha, o prédio de Vitória. Na frente do prédio há pegadas seguindo para a esquerda e para cima. Em seguida, as pegadas viram para a direita e seguem em linha reta até o supermercado.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Observe o desenho de uma sala de aula.

Legenda

Ilustração. Lápis verde.Carteira de Cláudia

Ilustração. Lápis amarelo.Carteira de Laura

Ilustração. Lápis azul.Carteira de Joana

Boxe complementar:

Dicas

  • Cláudia senta na carteira do lado direito da carteira de Lucas.
  • Laura senta na última carteira da fileira em que Maria se senta.
  • Joana senta na carteira do lado esquerdo da carteira de Laura.

Fim do complemento.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma sala de aula. À direita, a mesa da professora e à esquerda, as carteiras dos alunos divididas em quatro fileiras com seis carteiras cada. A carteira de Lucas está na primeira fileira, de cima para baixo e na frente da professora. E a carteira de Maria está na quarta fileira e na frente da professora.  Fim da imagem.

25

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Trace o trajeto mais curto que Isabel pode percorrer para ir de sua casa até a entrada do parque. Em seguida, descreva-o.
Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com quatro colunas e quatro fileiras de quarteirões com construções. Na quarta coluna da primeira fileira, a casa de Isabel. Na parte inferior, ocupando as colunas dois e três da terceira e quarta linha há um parque e abaixo, a entrada do parque.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte os quadros contendo as palavras ou expressões que você pode utilizar para descrever o trajeto da entrada da escola até sua sala de aula.
Imagem: Ilustração. Quadros com palavras: Em frente; Suba as escadas; Ao lado; Cruze; Esquerda; Direita,  Desça um andar. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Faça, no caderno, o desenho da sua sala de aula vista de cima. Depois, trace um caminho da porta até o local onde você está sentado hoje.

26

Compreender problemas

Para resolver

Problema

Veja abaixo a quantia que Pedro e Felipe economizaram.

Dinheiro de Pedro

Imagem: Fotografia. Uma cédula de cinco reais e uma cédula de vinte reais. Ao lado, duas moedas de um real.   Fim da imagem.

Dinheiro de Felipe

Imagem: Fotografia. Três cédulas de dez reais.  Fim da imagem.

Para refletir

  1. Quais das cédulas a seguir não apareceram no problema acima? Marque com um X.
Imagem: Fotografia. Cédula de dois reais.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Cédula de vinte reais.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Cédula de cinco reais.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Cédula de cinquenta reais.    Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Cédula de dez reais.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Cédula de cem reais.  Fim da imagem.

( )

  1. Que quantia Pedro tem? _____
  1. Que quantia Pedro e Felipe têm juntos? _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Se trocarmos o dinheiro de Pedro pelo de Felipe e vice-versa, muda a quantia que eles têm juntos? _____

27

A Matemática me ajuda a ser

...uma pessoa que ajuda o próximo

Renata acabou de se mudar para o bairro e hoje foi o primeiro dia dela na escola.

Como era nova no bairro e não sabia onde ficava a papelaria, pediu a Tainá que explicasse o caminho para ela ir à papelaria com sua mãe.

Tainá fez um desenho para ajudar e explicou: ao sair da escola, vocês devem virar à direita e seguir em frente. No final do quarteirão, virem à direita e, logo depois, à direita de novo. A papelaria fica entre o açougue e a farmácia.

Imagem: Desenho em preto e branco. Na parte superior, o bosque e abaixo, a Rua da Escola. À esquerda, Rua do Hotel, na parte inferior, Rua do Mercado e à direita, Rua do Parque. No centro, na parte superior, da esquerda para a direita: hospital, Rua do Hospital, escola e teatro, Rua da Sorveteria, sorveteria. Na parte inferior, hotel, Rua do Hospital, mercado ao lado da farmácia, papelaria e açougue, Rua da Sorveteria e parque. Fim da imagem.

Tome nota

  1. Quando Renata chegar à rua da farmácia, vai observar que a farmácia está à direita ou à esquerda da papelaria? E o açougue: está à esquerda ou à direita da papelaria?

    _____

  1. Como Tainá se referiu à rua em que fica a papelaria?

    _____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Reflita

  1. Na sua escola já entrou algum colega que precisou da sua ajuda? Você o ajudou?
  1. Você já esteve em uma situação que precisou de ajuda? Qual?

28

Compreender informações

Classificar situações prováveis ou impossíveis

  1. Apolo vai participar de uma gincana em que uma das tarefas é uma corrida. A largada é da casa em frente ao mercado e a chegada é na padaria, passando pela casa de Lúcia.
    • Nessa gincana só é permitido circular pelas ruas coloridas de verde.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Com Ilustração. Lápis azul.indique um possível trajeto para Apolo fazer.

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Com Ilustração. Lápis vermelho.indique um possível trajeto para Apolo fazer iniciando pela direita.
  1. Marque com X a frase correta sobre o trajeto de Apolo.

    ( ) É pouco provável que Apolo escolha começar o trajeto pela direita.

    ( ) É impossível que Apolo escolha começar o trajeto pela direita.

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com cinco colunas e cinco linhas de quarteirões com construções. Na terceira coluna da primeira fileira, o Mercado. Na primeira coluna da terceira fileira, a casa de Lúcia e na segunda coluna da quinta fileira, a padaria. Apoio está localizado na terceira coluna da segunda fileira. No centro, as ruas são verdes e nas laterais, as ruas são cinza. Fim da imagem.

29

  1. Dentro de uma sacola de pano preto foram colocadas 3 bolinhas vermelhas e 1 bolinha azul.
Imagem: Fotografia. Três bolinhas vermelhas e uma bolinha azul.  Fim da imagem.

Todas essas bolinhas têm o mesmo tamanho e são feitas do mesmo material.

  1. Que cor de bolinha pode sair? _____
  1. Que cor é muito provável de sair? _____
  1. Considere que foram colocadas outras 5 bolinhas azuis na sacola de pano da atividade anterior.

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

    1. Desenhe todas as bolinhas que ficaram na sacola.

      _____

  1. E agora, qual cor de bolinha é muito provável de sair?

    _____

  1. Imagine que em outra sacola de pano estão 5 bolinhas vermelhas e 80 bolinhas azuis. Ao retirar uma bolinha (sem olhar):
    1. Que cor é pouco provável de sair? _____

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    1. Diga uma cor que é impossível de sair?

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

      • Explique para um colega como você pensou para responder aos itens a e b e ouça a explicação dele.

30

O que você aprendeu

Avaliação processual

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Na planta da sala de aula, alguns móveis não foram representados. Verifique quais são os móveis que faltam e desenhe-os.
Imagem: Ilustração. Sala de aula. No centro, a mesa da professora e na frente, três fileiras com duas carteiras em cada.  
 Fim da imagem.

Planta da sala de aula

  1. Descreva um caminho que Mauro pode percorrer para ir da farmácia, na Rua Padre João Maria, até sua casa, na Rua Santa Isabel.

    _____

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um mapa. À esquerda, casas, prédios e árvores em um quarteirão longo. Em seguida, uma rua vertical e uma rua horizontal (Rua Padre Cícero), cortando o mapa na parte superior e inferior. Na parte superior, da esquerda para a direita: casa, Rua São João, casa, Rua São Sebastião, casa, Rua Padre João Maria, farmácia, Rua Felipe Camarão, quarteirão vazio, Rua Santa Isabel e quarteirão com árvores. Na parte inferior, da esquerda para a direita: várias árvores, Rua São Sebastião, casa, Rua Padre João Maria, casa, Rua Felipe Camarão, quarteirão vazio, Rua Santa Isabel e casa de Mauro.  
 Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vista de cima da sala de aula. Na parte inferior, a mesa da professora. 
 Fim da imagem.

31

  1. Descreva a localização do pacote de arroz no armário.
Imagem: Ilustração. Armário com quatro prateleiras. De cima para baixo e da esquerda para a direita:  Prateleira 1: açúcar, chocolate em pó, farinha.  Prateleira 2: leite, arroz, feijão.  Prateleira 3: sal, óleo, macarrão.  Prateleira 4: milho, café, molho, molho.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte o caminho mais curto que Gabriela pode percorrer para chegar ao lago.
    • Agora, desenhe as setas numeradas que indicam o caminho percorrido por Gabriela.

      _____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Converse com os colegas sobre situações em que você precisou comunicar trajetos ou localização de pessoas, objetos e lugares.

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

• Consigo descrever a posição de objetos e pessoas em um espaço?

Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

• Consigo indicar trajetos por meio de diferentes tipos de representações de mapas ou plantas?

Resposta pessoal.