12
UNIDADE 1. Localização e movimentação
13
Boxe complementar:
Para refletir...
- Você conhece a brincadeira “rabo no burro”?
- Você conhece outras brincadeiras em que temos de indicar localizações ou movimentações?
- Os amigos de Daniel precisavam dar dicas para que ele acertasse a localização do burro. Quais dicas você daria a Daniel para que ele conseguisse colocar o rabo no burro?
Fim do complemento.
14
Jogo: Achou, ganhou!
Material: Cena da brinquedoteca da página 221 e 30 cartas da página 223.
Jogadores: 2
Regras:
- Os jogadores decidem quem vai iniciar a partida.
- As 30 cartas devem ser embaralhadas e viradas para baixo, formando um monte.
- Cada jogador deve ter em mãos a cena da brinquedoteca.
- O jogador, na sua vez, pega a carta de cima do monte sem deixar que seu adversário a veja, pois este terá de descobrir qual é o brinquedo que está ilustrado na carta. Para isso, ele poderá fazer no máximo 5 perguntas, cujas respostas sejam somente “sim” ou “não”. Veja um exemplo:
- O jogador que faz as perguntas pode dizer o nome do brinquedo ou descrevê-lo apenas uma vez para tentar descobrir o que está ilustrado na carta. Se ele acertar o brinquedo, ganha a carta; se errar, é o outro jogador quem fica com a carta.
- O jogo termina quando acabarem as cartas do monte.
- Vence quem ficar com mais cartas no fim do jogo.
15
Questões sobre o jogo
Observe uma parte da cena da brinquedoteca.
- Agora, veja esta situação de jogo.
- Considerando a resposta de Ana,Tiago poderá descobrir o brinquedo ilustrado na carta dela? Justifique sua resposta.
- Você vê os pinos com argolas à direita ou à esquerda do local onde está o leão?
16
Localização
Localizando pessoas e objetos
- Observe os colegas que estão próximos a você na sala de aula e responda às questões.
- Quem está sentado à sua frente? _____
- Quem está sentado atrás de você? _____
- Quem está sentado à sua direita? _____
- Quem está sentado à sua esquerda?
_____
- • Agora, faça um desenho da posição que você e seus colegas sentados próximos a você estão na sala de aula.
_____
- • Agora, faça um desenho da posição que você e seus colegas sentados próximos a você estão na sala de aula.
- Leia as dicas e descubra o nome de cada criança.
Boxe complementar:
Dicas
- Bruno está à esquerda de Pedro.
- André está à esquerda de Bruno.
- Pedro está à direita de Bruno.
Fim do complemento.
_____
_____
_____
17
- Observe como os brinquedos estão organizados nas prateleiras. Depois, escreva como você explicaria a um
colega
a localização dos patins.
_____
Boxe complementar:
Desafio
Leia as dicas abaixo e descubra onde moram Ana, Enzo, Carlos, Diego e Edna.
Depois, trace um caminho que leve cada criança até a casa dela. Escolha uma cor diferente para cada caminho. Seja criativo!
CRÉDITO: VANESSA ALEXANDRE
Fim do complemento.
18
Representações
- Observe abaixo a planta de uma casa.
- Agora, faça o que se pede.
- Marque com um X as representações das portas dessa casa.
- Agora, complete a legenda de acordo com os números apresentados na planta.
1 – sofá
2 – _____
3 – _____
4 – _____
5 – _____
- Descreva a localização do banheiro e da cozinha
nessa
planta.
_____
- Como você descreveria a localização da geladeira para alguém que está na porta da cozinha?
19
- Observe a representação de um parque de diversões.
- Agora, faça o que se pede.
- Complete a representação desenhando uma roda-gigante entre a piscina de bolinhas e o barco viking.
- Observando a barraca de pastel de frente, qual brinquedo você vê à direita? _____
- Desenhe um cômodo da sua casa visto de cima. Depois coloque legenda em 5 móveis ou objetos que estiverem no desenho.
_____
Legenda
1 – _____
2 – _____
3 – _____
4 – _____
5 – _____
20
- Considerando as linhas e as colunas da malha quadriculada a seguir, descreva a posição da estrela.
_____
- Escute a descrição dos colegas e discutam sobre as melhores estratégias para fazer essa descrição.
- Agora, observe outra malha quadriculada e descreva a posição do círculo.
_____
- Converse com os colegas sobre o que facilitou ou o que dificultou essa descrição.
- Desenhe a planta da sua sala de aula na malha quadriculada abaixo.
- Agora, descreva a localização da mesa do professor na planta da sala de aula que você desenhou.
21
Movimentação
- Vamos ajudar Carolina a chegar em casa? Termine de pintar o percurso indicado pelas setas abaixo.
- A casa de Carolina é aquela em que há uma quantidade maior ou
menor
de janelas na fachada?
_____
- Quantas janelas há na fachada da casa de Carolina? _____
22
- Fábio está perdido no parque. Trace um caminho para que ele consiga sair do parque. Depois, descreva esse caminho com as setas numeradas.
- Pinte os quadradinhos do caminho que o jogador de camiseta amarela vai percorrer com a bola até chegar ao gol. Para isso, siga as instruções abaixo.
- Como você acha que o jogador de camiseta verde pode impedir o gol? Conte a um colega.
23
Caminhos orientados
- Mariana saiu de casa para comprar pão. Trace dois trajetos que ela pode ter feito para chegar à padaria.
- André saiu de casa, virou à direita, seguiu em frente e entrou na 1ª rua à esquerda. Depois, seguiu em frente e entrou na 1ª rua à direita. Seguiu em frente e entrou na 2ª rua à esquerda. Seguiu em frente e, no meio do quarteirão, entrou no escritório de seu pai, à esquerda. Depois de visitar o escritório de seu pai, André voltou para casa passando pelo ginásio. Trace o caminho que André fez para ir e um possível caminho feito na volta para casa.
24
- Descreva o trajeto que Vitória fez para ir do prédio em que mora até o supermercado.
_____
- Observe o desenho de uma sala de aula.
Legenda
Carteira de Cláudia
Carteira de Laura
Carteira de Joana
- Agora, leia as dicas para pintar as carteiras conforme a legenda.
Boxe complementar:
Dicas
- Cláudia senta na 1ª carteira do lado direito da carteira de Lucas.
- Laura senta na última carteira da fileira em que Maria se senta.
- Joana senta na 1ª carteira do lado esquerdo da carteira de Laura.
Fim do complemento.
25
- Trace o trajeto mais curto que Isabel pode percorrer para ir de sua casa até a entrada do parque. Em seguida, descreva-o.
- Pinte os quadros contendo as palavras ou expressões que você pode utilizar para descrever o trajeto da entrada da escola até sua sala de aula.
- Agora, escreva outras palavras ou expressões que você utilizaria, além das listadas acima.
_____
- Faça, no caderno, o desenho da sua sala de aula vista de cima. Depois, trace um caminho da porta até o local onde você está sentado hoje.
26
Compreender problemas
Para resolver
Problema
Veja abaixo a quantia que Pedro e Felipe economizaram.
Dinheiro de Pedro
Dinheiro de Felipe
- Juntos, eles têm: 1 cédula de 5 reais, _____ cédulas de 10 reais, _____ cédula de 20 reais e _____ moedas de 1 real.
Para refletir
- Quais das cédulas a seguir não apareceram no problema acima? Marque com um X.
( )
( )
( )
( )
( )
( )
- Que quantia Pedro tem? _____
- Que quantia Pedro e Felipe têm juntos? _____
- Se trocarmos o dinheiro de Pedro pelo de Felipe e vice-versa, muda a quantia que eles têm juntos? _____
27
A Matemática me ajuda a ser
...uma pessoa que ajuda o próximo
Renata acabou de se mudar para o bairro e hoje foi o primeiro dia dela na escola.
Como era nova no bairro e não sabia onde ficava a papelaria, pediu a Tainá que explicasse o caminho para ela ir à papelaria com sua mãe.
Tainá fez um desenho para ajudar e explicou: ao sair da escola, vocês devem virar à direita e seguir em frente. No final do quarteirão, virem à direita e, logo depois, à direita de novo. A papelaria fica entre o açougue e a farmácia.
Tome nota
- Quando Renata chegar à rua da farmácia, vai observar que a farmácia está à direita ou à
esquerda
da papelaria? E o açougue: está à
esquerda
ou à direita da papelaria?
_____
- Como Tainá se referiu à rua em que fica a papelaria?
_____
Reflita
- Na sua escola já entrou algum colega que precisou da sua ajuda? Você o ajudou?
- Você já esteve em uma situação que precisou de ajuda? Qual?
28
Compreender informações
Classificar situações prováveis ou impossíveis
- Apolo vai participar de uma gincana em que uma das tarefas é uma corrida. A largada é da casa em frente ao mercado e a chegada é na padaria, passando pela casa de Lúcia.
- Nessa gincana só é permitido circular pelas ruas coloridas de verde.
- Com indique um possível trajeto para Apolo fazer.
- Com indique um possível trajeto para Apolo fazer iniciando pela direita.
- Marque com
X
a frase correta sobre o trajeto de Apolo.
( ) É pouco provável que Apolo escolha começar o trajeto pela direita.
( ) É impossível que Apolo escolha começar o trajeto pela direita.
29
- Dentro de uma sacola de pano preto foram colocadas 3 bolinhas vermelhas e 1 bolinha azul.
Todas essas bolinhas têm o mesmo tamanho e são feitas do mesmo material.
- Ao retirar uma bolinha dessa sacola (sem olhar):
- Que cor de bolinha pode sair? _____
- Que cor é muito provável de sair? _____
- Considere que foram colocadas outras 5
bolinhas
azuis na sacola de pano da atividade anterior.
- Desenhe todas as
bolinhas
que ficaram na sacola.
_____
- Desenhe todas as
bolinhas
que ficaram na sacola.
- E agora, qual cor de
bolinha
é muito provável de sair?
_____
- Imagine que em outra sacola de pano estão 5
bolinhas
vermelhas e 80
bolinhas
azuis. Ao retirar uma
bolinha
(sem olhar):
- Que cor é pouco provável de sair?
_____
- Diga uma cor que é impossível de sair?
- Explique para um colega como você pensou para responder aos itens a e b e ouça a explicação dele.
- Que cor é pouco provável de sair?
_____
30
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Na planta da sala de aula, alguns móveis não foram representados. Verifique quais são os móveis que faltam e desenhe-os.
Planta da sala de aula
- Descreva um caminho que Mauro pode percorrer para ir da farmácia, na Rua Padre João Maria, até sua casa, na Rua Santa Isabel.
_____
31
- Descreva a localização do pacote de arroz no armário.
_____
- Pinte o caminho mais curto que Gabriela pode percorrer para chegar ao lago.
- Agora, desenhe as setas numeradas que indicam o caminho percorrido por Gabriela.
_____
- Agora, desenhe as setas numeradas que indicam o caminho percorrido por Gabriela.
- Converse com os colegas sobre situações em que você precisou comunicar trajetos ou localização de pessoas, objetos e lugares.
Autoavaliação
• Consigo descrever a posição de objetos e pessoas em um espaço?
Resposta pessoal.
• Consigo indicar trajetos por meio de diferentes tipos de representações de mapas ou plantas?
Resposta pessoal.