32

UNIDADE 2. Números

Imagem: História em quadrinhos composta por dez quadros. Apresenta uma menina com cabelo preto e comprido e olhos castanho-claros. As falas estão dentro de balões.  
Quadro um: A menina está deitada na cama com os olhos semiabertos. Ao seu lado há um relógio vibrando e indicando: 07:00 horas. Atrás dela, sua mãe, mulher com cabelo na altura dos ombros e blusa roxa está abrindo a porta do quarto e sorrindo.  
Quadro dois: A menina com pijama e pantufas de bolinhas está em pé e escovando os dentes. Na frente dela há uma pia e um espelho. Ao lado, uma privada e um boxe.  
Quadro três: A menina está com cabelo preso, presilha rosa na cabeça, camiseta branca, calça azul e tênis rosa. Ela está sentada e comendo. Ao seu lado há uma mochila rosa no chão. E do outro lado, sua mãe está sentada, virando uma jarra e colocando líquido em uma xícara.  
Quadro quatro: À direita, a menina com a mochila rosa nas costas está andando em direção a uma escola com o número 189. Atrás dela, um menino loiro sorri. À esquerda, uma motorista, mulher com camisa, luvas e calça está em pé e ao lado de um ônibus escolar. Em seguida, Daniel com mochila nas costas, Bizi e um homem estão andando em direção a escola.
Quadro cinco: Uma professora sorri e diz: A cor amarela aqui indica que podemos descartar resíduos de metal, já a cor verde... Na frente dela, a menina está sentada no chão com a mão direita levantada. Ela completa: ... resíduos de vidro. Ao seu lado, Amélia e um menino estão sentados e sorrindo. Na frente deles há cestos de lixo recicláveis e coloridos. Ao fundo, a escola. 
Quadro seis: Uma menina com tiara verde, cabelo curto, camiseta branca e calça azul está sentada e segurando um suco de caixinha. Ela sorri e pergunta: Nossa 4ª aula será de música? Na frente dela, a menina está sentada e segurando um lanche. Ela sorri e responde: Sim.  
 Fim da imagem.

33

Imagem: Continuação da história em quadrinhos. Quadro sete: A menina aponta para o lado e fala: Quero aprender a tocar estes 6 instrumentos. Na frente dela, um homem está com a mão direita na cintura e segurando uma partitura com a mão esquerda. Ao lado deles há duas crianças e seis instrumentos musicais.  Quadro oito: A menina e uma amiga, menina com cabelo encaracolado e preso estão andando em um corredor e conversando. Atrás delas há papéis e desenhos pendurados em um painel.  Quadro nove: A menina está sentada dentro de um ônibus escolar e segurando uma flauta. Ao seu lado, a mochila rosa e mais crianças sentadas.  Quadro dez: A menina anda em direção a sua casa com a flauta na boca. Na frente dela, a mãe está na frente da porta, sorrindo com os braços estendidos. Atrás dela, a motorista está em pé, ao lado do ônibus e sorrindo. No ônibus há uma placa: ESC 0143.   Fim da imagem.

Para refletir...

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  • • Descreva a história em quadrinhos contando a um colega o que a menina da primeira cena faz nas demais cenas.
  • • Procure e registre os números espalhados pela história.

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  • • Converse com os colegas e o professor sobre o que cada um desses números indica.

34

Agrupamentos

Dezena

  1. Cerque com uma linha 1 dezena de joaninhas. Depois, complete a frase.

_____ dezena de joaninhas mais _____ joaninhas.

  1. Observe a ilustração e, em seguida, faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. Nove carros estão enfileirados na frente de um pedágio.  Fim da imagem.
  1. Quantos carros estão na fila do pedágio? _____
  1. Se outro carro chegar a essa fila, sem que nenhum dos outros saia quantos carros ficarão? _____

    Adição - 9 + 1 = _____

    Dez ‒ 10 unidades ou 1 dezena

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Em cada caso abaixo, o visor da calculadora mostra um número. Desenhe, em seu caderno, as teclas que você precisaria apertar para efetuar uma adição em que o número 10 aparecesse em cada visor.
    1. Ilustração. Visor da calculadora com o número 2.
    1. Ilustração. Visor da calculadora com o número 5.
Imagem: Ilustração. Quinze joaninhas vermelhas. Fim da imagem.

35

Uma dúzia e meia dúzia

  1. Quantas bananas há em cada bandeja?
Imagem: Ilustração. Uma bandeja com doze bananas.   Fim da imagem.

_____ bananas ou uma dúzia de bananas.

Uma dúzia = 12 unidades

Imagem: Ilustração. Uma bandeja com seis bananas.   Fim da imagem.

_____ bananas ou meia dúzia de bananas.

Meia dúzia = 6 unidades

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe as laranjas que faltam para completar uma dúzia.
Imagem: Ilustração. Oito laranjas.  Fim da imagem.
  1. Observe abaixo os ovos que tia Célia comprou na feira.
Imagem: Fotografia. Bandeja com doze ovos. Ao lado, bandeja com seis ovos. Fim da imagem.
  1. Marque com um X essa quantidade de ovos.

( ) 1 dúzia

( ) 2 dúzias

( ) 1 dúzia e meia

  1. Registre, sem usar a palavra dúzia, a quantidade de ovos que tia Célia comprou: _____ ovos.

36

Dezenas e centenas

  1. Observe que, no Material Dourado, cada Ilustração. Uma barra com dez cubinhos dourados.  (barra) é formada por 10 Ilustração. Um cubinho dourado.  (cubinhos). Em seguida, complete.
Imagem: Ilustração. Dez cubinhos dourados. Fim da imagem.

ou

Imagem: Ilustração. Uma barra com dez cubinhos dourados.   Fim da imagem.

10 unidades ou 1 dezena

Dez

Imagem: Ilustração. Duas barras com dez cubinhos dourados cada.    Fim da imagem.

2 dezenas ou 20 unidades

Vinte

Imagem: Ilustração. Três barras com dez cubinhos dourados cada.   Fim da imagem.

_____ dezenas ou 30 unidades

Trinta

Imagem: Ilustração. Quatro barras com dez cubinhos dourados cada.   Fim da imagem.

_____ dezenas ou 40 unidades

Quarenta

Imagem: Ilustração. Cinco barras com dez cubinhos dourados cada.   Fim da imagem.

_____ dezenas ou _____ unidades

Cinquenta

Imagem: Ilustração. Seis barras com dez cubinhos dourados cada.   Fim da imagem.

_____ dezenas ou _____ unidades

Sessenta

Imagem: Ilustração. Sete barras com dez cubinhos dourados cada.   Fim da imagem.

_____ dezenas ou _____ unidades

Setenta

Imagem: Ilustração. Oito barras com dez cubinhos dourados cada.   Fim da imagem.

_____ dezenas ou _____ unidades

Oitenta

Imagem: Ilustração. Nove barras com dez cubinhos dourados cada.  Fim da imagem.

_____ dezenas ou _____ unidades

Noventa

37

  1. Ana convidou 9 amigos para sua festa de aniversário. Ela preparou 9 saquinhos com 10 balas cada um para dar como lembrancinha. Ao todo quantas balas Ana colocou nesses saquinhos?
Imagem: Ilustração. Dez balas ao lado de um saquinho sobre uma mesa. Fim da imagem.

10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = _____

  1. Complete as sequências de acordo com cada regra.
  1. Adicionar 2: 84, _____, _____, 90, _____, _____, _____, _____, 100
  1. Adicionar 5: 60, _____, 70, _____, _____, 85, _____, _____, _____
  1. Adicionar 10: 20, ____, _____, _____, _____, 70, _____, 90, _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. João tinha 50 reais e ganhou 60 reais. Ele ficou com mais de 100 reais ou menos de 100 reais? _____

38

  1. Veja a quantidade de peças de roupas arrecadadas em uma campanha de doação durante três dias da semana.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Dia da semana

Peças de roupas

Quinta-feira

30

Sexta-feira

20

Sábado

50

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Complete com o número de cédulas ou de moedas necessárias para obter 100 reais em cada caso.

a)

Imagem: Fotografia. Uma moeda de um real.  Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Fotografia. Uma cédula de dez reais.   Fim da imagem.

_____

c)

Imagem: Fotografia. Uma cédula de cinquenta reais.   Fim da imagem.

_____

d)

Imagem: Fotografia. Uma cédula de cem reais.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. O visor de uma calculadora mostra o número indicado em cada caso. Desenhe as teclas que você deve apertar para efetuar uma adição em que apareça o número 100 em cada visor.

a)

Imagem: Ilustração. Visor da calculadora com o número 20.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Visor da calculadora com o número 40. Fim da imagem.

39

Analisando os números

  1. Descubra a quantidade em cada caso.
Imagem: Ilustração. Uma caixa com a informação: 100 botões. Ao lado da caixa, um botão vermelho.   Fim da imagem.

_____ centena e _____ unidade

100 + 1 = 101

Cento e um

Imagem: Ilustração. Uma caixa com a informação: 100 clipes. Em volta da caixa há treze clipes espalhados sobre uma mesa.  Fim da imagem.

1 centena e _____ unidade

_____ + _____ = 113

Cento e treze

Imagem: Ilustração. Uma caixa grande com a informação: 100 lápis. Ao lado, uma caixa menor com a informação: 50 lápis. Na frente há quatro lápis sobre uma mesa.  Fim da imagem.

_____ centena e _____ unidade

_____ + _____ = _____

Cento e cinquenta e quatro

  1. Complete as sequências adicionando sempre 1.
  1. a) 138, 139, _____, _____, _____
  1. b) 796, 797, _____, _____, _____

Os símbolos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são chamados de algarismos. Com eles podemos representar qualquer número.

  1. Escreva o valor que indica o algarismo 4 em cada número.

204

4: _____ unidades

240

4: _____ dezenas ou _____ unidades

420

4: _____ centenas ou _____ unidades

40

  1. Observe abaixo a representação com o Material Dourado. Cada placa é formada por 10 barrinhas e cada barrinha é formada por 10 cubinhos. Depois, complete os espaços a seguir.
Imagem: Ilustração. À esquerda, duas placas douradas. No centro, três barras douradas. À direita, quatro cubinhos dourados. Fim da imagem.

2 placas _____ barras _____ cubinhos

_____ centenas, _____ dezenas e _____ unidades compõem o número 234.

200 + 30 + _____ = _____

234 ‒ Lemos: duzentos e trinta e quatro.

Quadro de ordem

Imagem: Quadro. C (centenas); D (dezenas); U (unidades). Abaixo, o número 2, 3, 4. Fim da imagem.

Ábaco

Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de centena, dezena e unidade. Há duas argolas em centenas, três argolas em dezenas e quatro argolas em unidades.  Fim da imagem.
  1. Complete o quadro a seguir.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Número de centenas

Número de dezenas

Número de unidades

Compondo o número

3

2

2

_____ + _____ + _____ = _____

5

_____

0

_____ + 70 + _____ = 570

_____

_____

_____

400 + 0 + 9 = _____

41

  1. Escreva o número representado em cada ábaco.

a)

Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de centena, dezena e unidade. Há duas argolas em centenas, cinco argolas em dezenas e três argolas em unidades.  Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de centena, dezena e unidade. Há quatro argolas em centenas, nenhuma argola em dezenas e duas argolas em unidades.  Fim da imagem.

_____

  1. Escreva o número em cada caso, usando algarismos.
    1. Cento e sete: 107
    1. Cento e dezenove: _____
    1. Cento e quarenta: _____
    1. Cento e oitenta e seis: _____

Boxe complementar:

Desafio

Descubra e escreva nas placas o número da casa de cada criança.

Imagem: Ilustração. Luís, menino com cabelo preto e camiseta verde. Ele segura um papel, olha para o lado e fala: O número da casa onde moro tem 4 dezenas a mais que o número da casa onde Pedro mora. Abaixo, espaço para resposta.  Márcio, menino loiro com camiseta amarela. Ele segura um papel, olha para o lado e diz: O número da casa onde moro tem 2 unidades a menos que o número da casa onde Luís mora. Abaixo, espaço para resposta. Pedro, menino com cabelo encaracolado e camiseta azul. Ele segura um papel, olha para frente e fala: O número da casa onde moro é 3 centenas. Abaixo, espaço para resposta.  Fim da imagem.

CRÉDITO: GEORGE TUTUMI

Fim do complemento.

42

Jogo: 100 com 4 cartas

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

Materiais: Tabuleiro da página 219 e 32 cartas feitas em cartolina pelos jogadores: 6 cartas com o número 10, 6 cartas com o número 20, 4 com o número 30, 4 com o número 40, 4 com o número 50, 2 com o número 60, 2 com o número 70 e 4 coringas.

Imagem: Ilustração. Cartas com os números: 10, 20, 40, 70, 30, 50, 60 e uma estrela. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Jogadores: 2, 3 ou 4

Regras:

43

Questões sobre o jogo

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Por que não há cartas de número 80 no jogo?
  1. Veja as cartas que estão no tabuleiro abaixo e responda à pergunta de Júlia.
Imagem: Ilustração. Tabuleiro com quatro colunas e quatro fileiras. Na segunda coluna e primeira fileira, o número 30. Na segunda coluna e quarta fileira, o número 10.  Ao lado, Júlia, mulher ruiva com camiseta rosa sorri com o dedo indicador levantado e pergunta: Na fileira em que estão as cartas de número 30 e 10, com quais cartas é possível completar 100 sem usar o coringa?  Fim da imagem.

_____

  1. Observe a seguinte situação do jogo.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de duas crianças sentadas nas pontas de uma mesa. Entre elas há um tabuleiro com quatro colunas e quatro fileiras.  Na primeira fileira, os números: 20, 30, espaço vazio, 40.  Na segunda fileira: espaço vazio, espaço vazio, 20, espaço vazio.  Na terceira fileira: espaço vazio, 10, espaço vazio, espaço vazio,  Na quarta fileira: espaço vazio, 50, espaço vazio, 10.  À esquerda, na frente de Otávio, as cartas: 70, 20 e 40.  À direita, na frente de Laís, as cartas: 20, 30, 50.  Fim da imagem.
  1. Laís pode completar 100 nessa jogada? Explique sua resposta.

    _____

  1. Se fosse a vez de Otávio, que carta ele deveria ter para completar 100 nessa jogada? Explique os casos possíveis.

    _____

44

Trocando dinheiro

Observe as moedas do dinheiro brasileiro.

Moedas

Imagem: Fotografia. Moeda de um centavo.  Fim da imagem.

1 centavo

Imagem: Fotografia. Moeda de cinco centavos.  Fim da imagem.

5 centavos

Imagem: Fotografia. Moeda de dez centavos.  Fim da imagem.

10 centavos

Imagem: Fotografia. Moeda de 25 centavos.  Fim da imagem.

25 centavos

Imagem: Fotografia. Moeda de 50 centavos.  Fim da imagem.

50 centavos

Imagem: Fotografia. Moeda de um real. Fim da imagem.

1 real

10 Fotografia. Moeda de um centavo.  trocamos por 1 Fotografia. Moeda de dez centavos.

10 Fotografia. Moeda de dez centavos. trocamos por 1 Fotografia. Moeda de um real.

_____ Fotografia. Moeda de um real.  trocamos por 1 Fotografia. Cédula de dez reais.

_____ Fotografia. Cédula de dez reais.  trocamos por 1 Fotografia. Cédula de cem reais.

_____ Fotografia. Moeda de dez centavos. trocamos por 1 Fotografia. Cédula de dez reais.

1.000 Fotografia. Moeda de dez centavos. trocamos por _____ Fotografia. Cédula de cem reais.  .

_____ Fotografia. Moeda de um real.  trocamos por 1 Fotografia. Cédula de cem reais.

45

Reta numérica

Faça o que se pede.

  1. Numere as casas desta rua com uma sequência de 10 em 10.
Imagem: Ilustração. Casas enfileiradas. Da esquerda para a direita: casa bege: espaço para resposta, casa azul: 950, casa vermelha: espaço para resposta, casa amarela: espaço para resposta, casa verde: 980, casa laranja: espaço para resposta, casa azul: 1000.   Fim da imagem.
  1. Represente na reta numérica os números das casas do item anterior.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que alterna de dez em dez:espaço para resposta, 950, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, 990, espaço para resposta.   Fim da imagem.
  1. Observando a reta numérica, responda às questões.
    • Sabrina estava parada diante da casa de número 950. Ela andou 5 casas para a direita e depois voltou 3 casas. Qual é o número da casa diante da qual Sabrina parou? _____
Imagem: Ilustração. Reta numérica que alterna de dez em dez: 940, 950, 960, 970, 980, 990, 1000. Sobre o número 950 há uma mulher andando para a direita.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que alterna de dez em dez: 940, 950, 960, 970, 980, 990, 1000. Sobre o número 990 há um homem andando para a esquerda. Fim da imagem.

46

Comparações

  1. No sábado, Gabriel e Leandro começaram a preparar doces. Gabriel fez 100 doces e Leandro, 140.
    1. Qual deles fez mais doces? _____
    1. A reta numérica abaixo representa essa situação. Complete-a.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que alterna de vinte em vinte: 0, 20, 40, 60, 80, espaço para  resposta, espaço para  resposta, espaço para  resposta, espaço para  resposta, doces preparados. Sobre o número espaço para  resposta, a informação: Doces feitos por Gabriel. E sobre o número espaço para  resposta, a informação: Doces feitos por Leandro.  Fim da imagem.
  1. Em uma reta numérica, o número maior fica à direita ou à esquerda do número menor? _____
  1. O gráfico abaixo mostra a pontuação de três equipes de basquete em um campeonato.
Imagem: Gráfico de colunas. Pontuação das equipes. No eixo vertical, o número de pontos e no eixo horizontal, a equipe.  
Astros: 940;  
Bons: 720;  
Fantásticos: 680.  
 Fim da imagem.

Fonte: Campeonato de basquete (maio 2023).

  1. Qual das equipes fez o maior número de pontos?

    _____

  1. Qual das equipes fez o menor número de pontos?

    _____

  1. Qual foi a pontuação da equipe com maior número de pontos? E da equipe com menor número de pontos?

    _____

  1. A pontuação da equipe Astros está mais próxima de 800 ou de 1 000?

    _____

47

Arredondamentos e estimativas

  1. Henrique tem aproximadamente 40 reais. Qual destas quantias pode ser a quantia exata de Henrique?

    ( ) 26 reais.

    ( ) 39 reais.

    ( ) 58 reais.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Observe os brinquedos a seguir.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um carrinho vermelho e uma placa com a informação: 57 reais. À direita, uma boneca e uma placa com a informação: 39 reais. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Luísa observou o preço dos dois móveis que estava comprando e estimou que pagaria 600 reais. Marque com um X os possíveis preços desses móveis.
Imagem: Ilustração. Uma nota fiscal com a informação:  1 mesa com 4 cadeiras. Valor R$: espaço para resposta.  1 poltrona. Valor R$: espaço para resposta.  Total R$: espaço para resposta.  Fim da imagem.

( ) 180 reais e 930 reais.

( ) 327 reais e 135 reais.

( ) 375 reais e 192 reais.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

48

A Matemática me ajuda a ser

... uma criança que conhece diversas culturas

Você já usou os dedos das mãos para mostrar uma quantidade ou para fazer uma conta?

Saiba que esse recurso é mais comum do que você imagina.

Segundo pesquisadores, usar os dedos na prática de contagens ou de registros de números foi, e ainda é, um recurso valioso, presente em diferentes culturas de todo o mundo, incluindo a de vários povos indígenas do Brasil.

Veja, por exemplo, como os Kuikuro, que habitam o Parque Indígena do Xingu (Mato Grosso), associam os números com os dedos das mãos e dos pés.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Nosso

símbolo

Na língua dos Kuikuro

Significado em língua portuguesa

0

inhalü

não há

5

nhatüi

contei todos os dedos de uma mão

10

timüho

duas mãos

12

takiko itühügü iheke

dois do pé

15

heine utapügü

contei toda a mão e um lado do pé

20

tatute utapügü itühügü iheke

toda a mão e todo o pé

21

aetsi tela inhatügü itühügü iheke

um peguei da mão de outro

FONTE: Informações obtidas no artigo “A numeração Karib no Alto Xingu”, de Pedro Paulo Scandiuzzi, publicado na Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 1, n. 2, p. 75-87, jul. 2008. Disponível em: http://fdnc.io/eTL. Acesso em: 11 jan. 2021.

49

Tome nota

  1. Abaixo, vemos uma fotografia da aldeia dos Kuikuro. Onde ela está localizada?
Imagem: Fotografia. Uma pessoa anda na frente de uma oca comprida feita de palha. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Aldeia dos Kuikuro, no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.

_____

  1. Segundo pesquisadores, qual é a parte do corpo que foi, e ainda é, recurso valioso para fazer contagens?

    _____

  1. Como é o 5 na língua dos Kuikuro? O que significa em nossa língua?

    _____

Reflita

  1. Marque com um X o Kuikuro que está indicando o número 8.
Imagem: Ilustração. Um menino indígena com pinturas no rosto e no corpo está sorrindo e com oito dedos levantados.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Um menino indígena com pinturas no rosto e no corpo está sorrindo e com dez dedos levantados.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte os dedos da Kuikuro para representar o número 18.
Imagem: Ilustração. Uma menina indígena com pinturas no rosto e colar branco está sorrindo.    Fim da imagem.
Ilustração. Duas mãos. Ao lado, dois pés. Fim da imagem.

50

Compreender informações

Organizar dados em listas e tabelas

  1. Em janeiro de 2023, Elaine recebeu novos materiais para as aulas de ginástica e quis organizá-los.
Imagem: Ilustração. Elaine, mulher com cabelo encaracolado e uniforme azul está com a mão esquerda virada para cima. Ela pergunta: Há quantas cordas e bambolês? Ao seu lado há doze bambolês coloridos e nove cordas no chão.  Fim da imagem.
  1. Primeiro, ela separou os bambolês e as cordas. Depois, contou-os e montou uma lista em que fez um traço para cada unidade do material de ginástica contado por ela. Complete a lista de Elaine, conforme a imagem acima.
  1. Depois, Elaine organizou essas informações em uma tabela. Veja como ela começou a fazer e complete.

Materiais para as aulas de ginástica

Tabela: equivalente textual a seguir.

Material

Quantidade

Ilustração. Bambolê amarelo.

_____

Ilustração. Corda.

_____

Fonte: Anotações de Elaine (jan. 2023).

Imagem: Ilustração. Papel com a informação:  
Bambolê: doze riscos. 
Corda: dois riscos.
Fim da imagem.

51

  1. Em fevereiro de 2023, Luara organizou os livros da brinquedoteca em uma estante. Há 4 gibis, meia dúzia de livros de passatempo, uma dezena de livros de colorir e 9 livros de recortar.
  1. Complete a tabela abaixo com a quantidade de cada tipo de livro.

Livros na estante

Tabela: equivalente textual a seguir.

Tipo de livro

Quantidade

Ilustração. Capa de um gibi.

4

Ilustração. Capa de um passatempo.

_____

Ilustração. Capa de um livro de colorir.

_____

Ilustração. Capa de um livro de recortar.

_____

Fonte: Livros da brinquedoteca (fev. 2023).

  1. Qual é o tipo de livro em maior quantidade?

    _____

  1. E o tipo de livro em menor quantidade?

    _____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Quantos livros há na brinquedoteca no total?

    _____

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Com seus colegas e com o auxílio do professor, pesquise o tipo de sobremesa preferido de sua turma.
Imagem: Fotografia. Várias frutas.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Três bolas de sorvete dentro de uma tigela.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Quatro bombons. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Importante

Cada estudante deve escolher uma única opção entre sorvete, bombons e frutas.

Fim do complemento:

Observação: Os objetos nesta atividade não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Faça uma lista, no caderno, com a opção de cada um. Depois, organize em uma tabela os dados coletados para mostrar a preferência dos estudantes por essas sobremesas.
  1. Qual é a sobremesa preferida de sua turma?

    _____

52

O que você aprendeu

  1. Em cada caso, escreva com algarismos e por extenso o número representado.
Imagem: Ilustração. Uma placa dourada e mais duas barras douradas.   Fim da imagem.

_____

_____

Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de centena, dezena e unidade. Há três argolas em centenas, cinco argolas em dezenas e seis argolas em unidades.   Fim da imagem.

_____

_____

Imagem: Ilustração. Uma placa de madeira com a informação: 6 centenas, 8 dezenas e 2 unidades.  Fim da imagem.

_____

_____

  1. Cerque com uma linha a única cédula que permite pagar um produto que custa 149 reais.
Imagem: Fotografia. Uma cédula de cinquenta reais, uma cédula de cem reais e uma cédula de duzentos reais.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Estime e marque com um X o valor aproximado.
Imagem: Ilustração. Uma mulher com cabelo castanho e comprido e blusa roxa, olha uma vitrine e pensa: Se eu comprasse os dois brinquedos, para os meus filhos, quanto gastaria? Na frente dela, a vitrine com uma boneca (103 reais) e um coelho segurando um tambor (210 reais).  Fim da imagem.

( ) Entre 150 e 200 reais.

( ) Entre 210 e 220 reais.

( ) Entre 300 e 320 reais.

( ) Entre 380 e 400 reais.

53

  1. Marque na reta numérica a localização aproximada de cada número.

    210; 35; 345; 480

Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0 a 550:  0, 50, 100, 128, 150, 200, 250, 300, 350, 400, 450, 500, 550.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Calcule mentalmente da mesma maneira que as crianças calcularam e escreva o resultado.
Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo castanho está deitado de barriga para baixo com a mão esquerda sob o queixo e olhando para cima. Sobre sua cabeça há um balão de pensamento com a informação:  500 – 100 = ?  5 – 1 = 4.  Já sei! 500 – 100 = 400.  Ao lado, uma menina ruiva com cabelo preso está sentada com um livro aberto sobre as pernas cruzadas. Ela sorri e sobre sua cabeça há um balão de pensamento com a informação:  600 + 100 = ?  6 + 1 = 7.  Então...  600 + 100 = 700.  Fim da imagem.
  1. 200 + 100 = 300 ‒ Trezentos
  1. 300 − 100 = _____ _____
  1. 400 + 200 = _____ _____

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.