32
UNIDADE 2. Números
33
Para refletir...
- • Descreva a história em quadrinhos contando a um colega o que a menina da primeira cena faz nas demais cenas.
- • Procure e registre os números espalhados pela história.
_____
- • Converse com os colegas e o professor sobre o que cada um desses números indica.
34
Agrupamentos
Dezena
- Cerque com uma linha 1 dezena de joaninhas. Depois, complete a frase.
Há _____ dezena de joaninhas mais _____ joaninhas.
- Observe a ilustração e, em seguida, faça o que se pede.
- Quantos carros estão na fila do pedágio? _____
- Se outro carro chegar a essa fila, sem que nenhum dos outros saia quantos carros ficarão?
_____
Adição - 9 + 1 = _____
Dez ‒ 10 unidades ou 1 dezena
- Em cada caso abaixo, o visor da calculadora mostra um número. Desenhe, em seu caderno, as teclas que você precisaria apertar para efetuar uma adição em que o
número
10 aparecesse em cada visor.
35
Uma dúzia e meia dúzia
- Quantas bananas há em cada bandeja?
Há _____ bananas ou uma dúzia de bananas.
Uma dúzia = 12 unidades
Há _____ bananas ou meia dúzia de bananas.
Meia dúzia = 6 unidades
- Desenhe as laranjas que faltam para completar uma dúzia.
- Observe abaixo os ovos que tia Célia comprou na feira.
- Marque com um X essa quantidade de ovos.
( ) 1 dúzia
( ) 2 dúzias
( ) 1 dúzia e meia
- Registre, sem usar a palavra dúzia, a quantidade de ovos que tia Célia comprou: _____ ovos.
36
Dezenas e centenas
- Observe que, no Material Dourado, cada (barra) é formada por 10 (cubinhos). Em seguida, complete.
ou
10 unidades ou 1 dezena
Dez
2 dezenas ou 20 unidades
Vinte
_____ dezenas ou 30 unidades
Trinta
_____ dezenas ou 40 unidades
Quarenta
_____ dezenas ou _____ unidades
Cinquenta
_____ dezenas ou _____ unidades
Sessenta
_____ dezenas ou _____ unidades
Setenta
_____ dezenas ou _____ unidades
Oitenta
_____ dezenas ou _____ unidades
Noventa
37
- Ana convidou 9 amigos para sua festa de aniversário. Ela preparou 9 saquinhos com 10 balas cada um para dar como lembrancinha. Ao todo quantas balas Ana colocou nesses saquinhos?
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = _____
- Durante a festa, Ana percebeu que havia mais uma pessoa. Então, ela preparou rapidamente um
saquinho
com 10 balas. No total, Ana colocou quantas balas nos saquinhos?
_____ + 10 = 100
No total, Ana colocou 100 balas ou 1 centena de balas nos saquinhos.
1 centena ou 10 dezenas ou 100 unidades
- Complete as sequências de acordo com cada regra.
- Adicionar 2: 84, _____, _____, 90, _____, _____, _____, _____, 100
- Adicionar 5: 60, _____, 70, _____, _____, 85, _____, _____, _____
- Adicionar 10: 20, ____, _____, _____, _____, 70, _____, 90, _____
- João tinha 50 reais e ganhou 60 reais. Ele ficou com mais de 100 reais ou menos de 100 reais? _____
38
- Veja a quantidade de peças de roupas arrecadadas em uma campanha de doação durante três dias da semana.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Dia da semana |
Peças de roupas |
---|---|
Quinta-feira |
30 |
Sexta-feira |
20 |
Sábado |
50 |
- Quantas peças de roupas foram arrecadadas ao todo nesses três dias? _____
- Complete com o número de cédulas ou de moedas necessárias para obter 100 reais em cada caso.
a)
_____
b)
_____
c)
_____
d)
_____
- O visor de uma calculadora mostra o número indicado em cada caso. Desenhe as teclas que você deve apertar para efetuar uma adição em que apareça o número 100 em cada visor.
a)
b)
39
Analisando os números
- Descubra a quantidade em cada caso.
_____ centena e _____ unidade
100 + 1 = 101
Cento e um
1 centena e _____ unidade
_____ + _____ = 113
Cento e treze
_____ centena e _____ unidade
_____ + _____ = _____
Cento e cinquenta e quatro
- Complete as sequências adicionando sempre 1.
- a) 138, 139, _____, _____, _____
- b) 796, 797, _____, _____, _____
Os símbolos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são chamados de algarismos. Com eles podemos representar qualquer número.
- Escreva o valor que indica o algarismo 4 em cada número.
204
4: _____ unidades
240
4: _____ dezenas ou _____ unidades
420
4: _____ centenas ou _____ unidades
40
- Observe abaixo a representação com o Material Dourado. Cada placa é formada por 10 barrinhas e cada barrinha é formada por 10 cubinhos. Depois, complete os espaços a seguir.
2 placas _____ barras _____ cubinhos
_____ centenas, _____ dezenas e _____ unidades compõem o número 234.
200 + 30 + _____ = _____
234 ‒ Lemos: duzentos e trinta e quatro.
- Agora, veja outras representações do número 234.
Quadro de ordem
Ábaco
- Complete o quadro a seguir.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Número de centenas |
Número de dezenas |
Número de unidades |
Compondo o número |
---|---|---|---|
3 |
2 |
2 |
_____ + _____ + _____ = _____ |
5 |
_____ |
0 |
_____ + 70 + _____ = 570 |
_____ |
_____ |
_____ |
400 + 0 + 9 = _____ |
41
- Escreva o número representado em cada ábaco.
a)
_____
b)
_____
- Escreva o
número
em cada caso, usando algarismos.
- Cento e sete: 107
- Cento e dezenove: _____
- Cento e quarenta: _____
- Cento e oitenta e seis: _____
Boxe complementar:
Desafio
Descubra e escreva nas placas o número da casa de cada criança.
CRÉDITO: GEORGE TUTUMI
Fim do complemento.
42
Jogo: 100 com 4 cartas
Materiais: Tabuleiro da página 219 e 32 cartas feitas em cartolina pelos jogadores: 6 cartas com o número 10, 6 cartas com o número 20, 4 com o número 30, 4 com o número 40, 4 com o número 50, 2 com o número 60, 2 com o número 70 e 4 coringas.
Jogadores: 2, 3 ou 4
Regras:
- Embaralham-se as cartas e distribuem-se 3 a cada jogador. As demais cartas ficam viradas para baixo em um monte para compras.
- Cada jogador deixa suas cartas viradas para cima, expostas aos demais.
- Os jogadores decidem quem começará. Cada um, na sua vez, coloca uma carta em uma casa do tabuleiro com o objetivo de obter exatamente 100 ao adicionar os números de 4 cartas em uma fileira (horizontal, vertical ou diagonal). Depois, retira uma carta do monte que substitui a carta usada, ficando sempre com 3 cartas.
- Quando um jogador conseguir obter 100 com as 4 cartas, deverá recolhê-las e guardá-las com ele.
- Caso o jogador obtenha ao mesmo tempo 100 em mais de uma fileira, só poderá retirar 4 cartas de uma dessas fileiras.
- O coringa pode ser usado no lugar de qualquer carta.
- O jogo termina se não houver mais cartas no monte e um dos jogadores ficar com 2 cartas.
- Se as 16 casas do tabuleiro estiverem ocupadas, o jogador seguinte poderá tentar obter 100 trocando uma das cartas do tabuleiro por uma de suas cartas. Se ninguém conseguir, o jogo terminará e vence aquele que tiver guardado mais cartas.
43
Questões sobre o jogo
- Por que não há cartas de número 80 no jogo?
- Veja as cartas que estão no tabuleiro abaixo e responda à pergunta de Júlia.
_____
- Observe a seguinte situação do jogo.
- Laís pode completar 100
nessa
jogada? Explique sua resposta.
_____
- Se
fosse
a vez de Otávio, que carta ele deveria ter para completar 100
nessa
jogada? Explique os casos possíveis.
_____
44
Trocando dinheiro
Observe as moedas do dinheiro brasileiro.
Moedas
1 centavo
5 centavos
10 centavos
25 centavos
50 centavos
1 real
- Veja algumas trocas que podemos fazer e complete.
10 trocamos por 1
10 trocamos por 1
_____ trocamos por 1
_____ trocamos por 1
_____ trocamos por 1
1.000 trocamos por _____
_____ trocamos por 1
45
Reta numérica
Faça o que se pede.
- Numere as casas desta rua com uma sequência de 10 em 10.
- Represente na reta numérica os números das casas do item anterior.
- Observando a reta numérica, responda às questões.
- Sabrina estava parada diante da casa de número 950. Ela andou 5 casas para a direita e depois voltou 3 casas. Qual é o número da casa diante da qual Sabrina parou? _____
- Felipe estava parado diante da casa de número 990. Ele andou 4 casas para a esquerda e depois voltou 5 casas. Qual é o número da casa diante da qual Felipe parou? _____
46
Comparações
- No sábado, Gabriel e Leandro começaram a preparar doces. Gabriel fez 100 doces e Leandro, 140.
- Qual deles fez mais doces? _____
- A reta numérica abaixo representa essa situação. Complete-a.
- Em uma reta numérica, o número maior fica à direita ou à esquerda do número menor? _____
- O gráfico abaixo mostra a pontuação de três equipes de basquete em um campeonato.
Fonte: Campeonato de basquete (maio 2023).
- Qual das equipes fez o maior
número
de pontos?
_____
- Qual das equipes fez o
menor
número
de pontos?
_____
- Qual foi a pontuação da equipe com maior
número
de pontos? E da equipe com
menor
número
de pontos?
_____
- A pontuação da equipe Astros está mais próxima de 800 ou de 1 000?
_____
47
Arredondamentos e estimativas
- Henrique tem aproximadamente 40 reais. Qual destas quantias pode ser a quantia exata de Henrique?
( ) 26 reais.
( ) 39 reais.
( ) 58 reais.
- Observe os brinquedos a seguir.
- Se Antônio comprar os dois brinquedos para dar de presente a seus filhos, quanto, aproximadamente, ele vai pagar?
_____
- Luísa observou o preço dos dois móveis que estava comprando e estimou que pagaria 600 reais. Marque com um X os possíveis preços desses móveis.
( ) 180 reais e 930 reais.
( ) 327 reais e 135 reais.
( ) 375 reais e 192 reais.
- Reúna-se com um colega e, juntos, discutam como cada um pensou para responder à estimativa.
48
A Matemática me ajuda a ser
... uma criança que conhece diversas culturas
Você já usou os dedos das mãos para mostrar uma quantidade ou para fazer uma conta?
Saiba que esse recurso é mais comum do que você imagina.
Segundo pesquisadores, usar os dedos na prática de contagens ou de registros de números foi, e ainda é, um recurso valioso, presente em diferentes culturas de todo o mundo, incluindo a de vários povos indígenas do Brasil.
Veja, por exemplo, como os Kuikuro, que habitam o Parque Indígena do Xingu (Mato Grosso), associam os números com os dedos das mãos e dos pés.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nosso símbolo |
Na língua dos Kuikuro |
Significado em língua portuguesa |
---|---|---|
0 |
inhalü |
não há |
5 |
nhatüi |
contei todos os dedos de uma mão |
10 |
timüho |
duas mãos |
12 |
takiko itühügü iheke |
dois do pé |
15 |
heine utapügü |
contei toda a mão e um lado do pé |
20 |
tatute utapügü itühügü iheke |
toda a mão e todo o pé |
21 |
aetsi tela inhatügü itühügü iheke |
um peguei da mão de outro |
FONTE: Informações obtidas no artigo “A numeração Karib no Alto Xingu”, de Pedro Paulo Scandiuzzi, publicado na Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 1, n. 2, p. 75-87, jul. 2008. Disponível em: http://fdnc.io/eTL. Acesso em: 11 jan. 2021.
49
Tome nota
- Abaixo, vemos uma fotografia da aldeia dos Kuikuro. Onde ela está localizada?
LEGENDA: Aldeia dos Kuikuro, no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.
_____
- Segundo pesquisadores, qual é a parte do corpo que foi, e ainda é, recurso valioso para fazer contagens?
_____
- Como é o 5 na língua dos Kuikuro? O que significa em nossa língua?
_____
Reflita
- Marque com um X o Kuikuro que está indicando o número 8.
( )
( )
- Pinte os dedos da Kuikuro para representar o número 18.
50
Compreender informações
Organizar dados em listas e tabelas
- Em janeiro de 2023, Elaine recebeu novos materiais para as aulas de ginástica e quis organizá-los.
- Primeiro, ela separou os bambolês e as cordas. Depois, contou-os e montou uma lista em que fez um traço para cada unidade do material de ginástica contado por ela. Complete a lista de Elaine, conforme a imagem acima.
- Depois, Elaine organizou essas informações em uma tabela. Veja como ela começou a fazer e complete.
Materiais para as aulas de ginástica
Tabela: equivalente textual a seguir.
Material |
Quantidade |
|
_____ |
|
_____ |
Fonte: Anotações de Elaine (jan. 2023).
51
- Em fevereiro de 2023, Luara organizou os livros da brinquedoteca em uma estante. Há 4 gibis, meia dúzia de livros de passatempo, uma dezena de livros de colorir e 9 livros de recortar.
- Complete a tabela abaixo com a quantidade de cada tipo de livro.
Livros na estante
Tabela: equivalente textual a seguir.
Tipo de livro |
Quantidade |
---|---|
|
4 |
|
_____ |
|
_____ |
|
_____ |
Fonte: Livros da brinquedoteca (fev. 2023).
- Qual é o tipo de livro em maior quantidade?
_____
- E o tipo de livro em
menor
quantidade?
_____
- Quantos livros há na brinquedoteca no total?
_____
- Com seus colegas e com o auxílio do professor, pesquise o tipo de sobremesa preferido de sua turma.
Boxe complementar:
Importante
Cada estudante deve escolher uma única opção entre sorvete, bombons e frutas.
Fim do complemento:
Observação: Os objetos nesta atividade não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
- Faça uma lista, no caderno, com a opção de cada um. Depois, organize em uma tabela os dados coletados para mostrar a preferência dos estudantes por essas sobremesas.
- Qual é a sobremesa preferida de sua turma?
_____
52
O que você aprendeu
- Em cada caso, escreva com algarismos e por extenso o número representado.
_____
_____
_____
_____
_____
_____
- Cerque com uma linha a única cédula que permite pagar um produto que custa 149 reais.
- Estime e marque com um X o valor aproximado.
( ) Entre 150 e 200 reais.
( ) Entre 210 e 220 reais.
( ) Entre 300 e 320 reais.
( ) Entre 380 e 400 reais.
53
- Marque na reta numérica a localização aproximada de cada número.
210; 35; 345; 480
- Se você tivesse de aproximar o número 480, aproximaria para 450 ou para 500? Por quê?
- Calcule mentalmente da mesma maneira que as crianças calcularam e escreva o resultado.
- 200 + 100 = 300 ‒ Trezentos
- 300 − 100 = _____ ‒ _____
- 400 + 200 = _____ ‒ _____
Autoavaliação
- Reconheço números maiores que 100? Quais?
- Consigo fazer cálculos aproximados nas atividades e no meu dia a dia?