54
UNIDADE 3. Adição e subtração
55
Boxe complementar:
Para refletir...
• Vanessa comprou uma tapioca e uma água. Quantos reais ela pagou?
_____
• Jonas comprou um origami de garça e pagou com uma cédula de 10 reais. Quantos reais ele recebeu de troco?
_____
• Lilian tem 20 reais na carteira e quer comprar dois origamis, uma salada de frutas e uma água. O dinheiro dela é suficiente? Explique aos colegas e ao professor.
Fim do complemento.
56
Jogo: Caixa completa
Material: 4 conjuntos de cartas numeradas de 0 a 9 e 2 quadros Caixa completa (um quadro para cada dupla). As cartas e os quadros devem ser confeccionados pelos jogadores, conforme modelo abaixo.
Jogadores: 4 (duas duplas).
Regras:
- Os jogadores decidem qual dupla começará o jogo.
- As 40 cartas devem ser embaralhadas e colocadas com o número voltado para baixo, formando um monte.
- Cada dupla, na sua vez, vira a primeira carta do monte. Se a dupla achar que o número dessa carta é necessário para tentar obter o número do topo de uma das colunas, por meio da adição dos 4 números anotados nessa coluna, deverá escrever esse número no quadro. Se a dupla achar que o número da carta não é necessário na sua jogada, não será obrigada a usá-lo. A seguir, passará a vez.
- As cartas viradas a cada jogada devem ser descartadas.
- Se as cartas do monte acabarem, as que foram descartadas deverão ser reembaralhadas para formar um novo monte e dar continuidade ao jogo.
- Ganha a dupla que primeiro conseguir obter o número do topo em duas colunas de seu quadro e disser: “Caixa completa”.
57
Questões sobre o jogo
- O
número
40 poderia estar no topo de uma
coluna
do quadro? Por quê?
_____
- Leia o que Reinaldo sugeriu fazer em uma jogada.
- Você considera essa sugestão uma boa ideia? Por quê?
_____
- Observe uma situação desse jogo.
- Qual carta na próxima rodada faria a dupla que preencheu esse quadro vencer o jogo? Justifique sua resposta.
58
Adição
- Carolina tem 5 gibis e Joaquim tem 4 gibis. Quantos gibis eles têm no total?
5 mais 4 é igual a ____.
Adição: 5 + 4 = _____
No total, eles têm _____ gibis.
- Veja a quantia de dinheiro de Nádia e de Júlio e complete.
Dinheiro de Nádia
Dinheiro de Júlio
FOTOS: BANCO CENTRAL DO BRASIL
Nádia e Júlio têm juntos _____ reais.
- Os cachorrinhos gostam de brincar. Complete e responda: quantos filhotes participaram da brincadeira?
Antes
Havia _____ filhotes.
Depois
Chegaram _____ filhotes.
2 mais 3 é igual a _____.
Adição: _____ + _____ = _____
Participaram da brincadeira _____ filhotes.
59
Algumas estratégias para o cálculo da adição
- Américo tem uma pequena criação de aves com 12 patos e 16 galinhas. Observe a ilustração.
- Quantas aves Américo tem no total?
Cálculo por decomposição
Cálculo com o algoritmo usual
Adição: 12 + 16 = _____
Américo tem _____ aves no total.
- Calcule o resultado em cada caso.
- 27 + 41 = _____
- 83 + 5 = _____
- 54 + 45 = _____
- 31 + 2 = _____
- 13 + 4 + 1 = _____
- 20 + 15 + 5 = _____
- Você considera mais fácil adicionar usando cálculo mental, cálculo com o algoritmo usual ou cálculo por decomposição?
60
Subtração
- Jonas tinha 6 balões e deu 2 deles para sua prima. Com quantos balões Jonas ficou?
6 menos 2 é igual a _____.
Subtração: 6 − 2 = _____
Jonas ficou com _____ balões.
- Havia 8 casacos à venda em um bazar. Tânia comprou 2 deles. Quantos casacos ainda estão à venda?
Subtração _____ − _____ = _____
Ainda estão à venda _____ casacos.
- Complete com os números 1, 3, 4 e 7 para que a frase se torne verdadeira.
Pedro levou _____ morangos para o lanche na escola. Ele deu _____ morango para cada um de seus _____ amigos e ainda ficou com _____ morangos.
61
- Paula tem 9 biscoitos. Ela colocou 7 no prato amarelo e o restante colocará no prato vermelho. Quantos biscoitos Paula colocará no prato vermelho?
Paula tem _____ biscoitos.
No prato amarelo, ela colocou _____.
Subtração: _____ − _____ = _____
Paula colocará _____ biscoitos no prato vermelho.
- Luís tem 20 reais. Usando toda essa quantia, ele consegue comprar o ingresso do cinema e um saco de pipoca. Se ele pagou 11 reais pelo ingresso, quanto custa o saco de pipoca?
O saco de pipoca custa _____ reais.
- Beatriz tem 13 reais para comprar uma das revistas abaixo e para pagar um passeio que custa 5 reais. Qual revista ela pode comprar?
_____
62
Algumas estratégias para o cálculo da subtração
- No dia do seu aniversário, Carina levou 28 pedaços de bolo para a escola. Ela deu um pedaço para cada um dos 15 colegas da sua classe. Quantos pedaços sobraram?
Cálculo por decomposição
Cálculo com o algoritmo usual
Subtração: 28 − 15 = _____
Sobraram _____ pedaços.
- Hoje, um carteiro deve entregar 37 cartas. Se ele já entregou 14, quantas cartas faltam para ele entregar? _____
Cálculo por decomposição
63
- Veja como Carlos e Rui calcularam mentalmente, de maneiras diferentes, o resultado de 17 menos 8. Complete esses cálculos.
- Você resolveria de uma maneira diferente? Explique aos colegas e ao professor.
- Veja como Roberto calculou mentalmente o resultado de 25 menos 9.
- O cálculo dele está correto? Se não estiver, como deveria ser feito?
- Calcule e escreva o resultado de cada caso.
- 14 − 7 = _____
- 16 − 5 = _____
- 23 − 9 = _____
- 26 − 8 = _____
- 19 − 8 = _____
- 35 − 6 = _____
- 24 − 7 = _____
- 43 − 9 = _____
- 37 − 5 = _____
64
Adição e subtração com dezenas inteiras
- No mercado, são vendidos pacotes de pregadores de roupa, como mostra a imagem abaixo. Cada pacote contém 10 pregadores.
- Vânia comprou 3 pacotes de pregadores vermelhos e 6 pacotes de pregadores azuis. Complete abaixo com a quantidade de pregadores que ela comprou.
_____ dezenas de pregadores vermelhos
_____ dezenas de pregadores azuis
- Quantos pregadores de
roupa
Vânia comprou no total?
_____ + _____ = _____
Vânia comprou _____ pregadores de roupa no total.
- Quantos pregadores azuis Vânia comprou a mais que vermelhos?
_____ − _____ = _____
Vânia comprou _____ pregadores azuis a mais que vermelhos.
- Cláudio e Renato têm juntos 70 bolinhas de gude.
- Cláudio tem 20 bolinhas; então, quantas
bolinhas
Renato tem?
_____
- Quantas
bolinhas
Cláudio tem a menos que Renato?
_____
65
Cálculo mental
- Alice não tem lápis, papel
nem
calculadora. Como ela pode descobrir o resultado da adição? Marque com um
X
a sua resposta.
( ) Mentalmente.
( ) Contando nos dedos.
( ) Com algum material concreto.
- Existem algumas estratégias de cálculo mental que ajudam em casos como o de Alice. Leia e complete com os números que faltam.
Para facilitar o cálculo mental, Alice adicionou 1 ao número 39 para formar dezena inteira, e subtraiu 1 do número 14.
E depois, calculou o resultado.
- Descubra cada resultado utilizando a estratégia de cálculo mental apresentada na atividade anterior.
- 59 + 35 = _____
- 186 + 9 = ____
- 89 + 13 = _____
- 49 + 53 = _____
- 209 + 4 = _____
- 35 + 79 = _____
- Depois de observar a estratégia de cálculo mental apresentada na atividade 1, Ricardo fez 49 + 15 e obteve o resultado 65. O resultado encontrado por Ricardo está correto? Se não estiver, o que ele pode ter feito de errado?
66
- Como você faria para descobrir mentalmente o resultado da subtração em que Jonas está pensando? Explique.
_____
- Veja a estratégia que Jonas usou.
- Agora, aplique a estratégia de Jonas para descobrir os resultados em cada caso.
- 75 − 55 = _____
- 97 − 56 = _____
- 85 − 36 = _____
- 125 − 14 = _____
- Observe como Aline e Cléber calcularam o resultado de 14 − 8.
- Explique a um
colega
como Aline e Cléber pensaram.
- Agora, descubra os resultados, utilizando essas estratégias de cálculo.
- 17 − 8 = _____
- 25 − 7 = _____
67
Sequências
- Represente a sequência com números.
2
_____
_____
_____
_____
_____
- Observe as sequências e escreva o padrão de cada uma delas.
_____
_____
- Descubra o padrão de cada sequência e complete-a.
- 33, 30, 27, _____, _____, _____, _____
- 75, 65, _____, 45, _____, _____, _____
- 20, _____, 44, 56, _____, _____, _____
Boxe complementar:
Desafio
André ganhou 30 sementes de girassol. Se a cada dia ele plantar a quantidade de sementes que tem na mão, quantos dias serão necessários para plantar todas as sementes? _____
CRÉDITO: VANESSA ALEXANDRE
Fim do complemento.
68
Compreender problemas
Problema 1
Para criar um problema, considere a situação ou o contexto, o tipo de problema, os dados e a pergunta, para depois escrevê-lo.
Qual é o contexto? → Frutas nos cestos.
Qual poderia ser o problema? → Juntar quantidades.
Quais seriam os dados do problema? → Quantidade de frutas em cada cesto.
Que pergunta você faria? → Quantas frutas há no total?
Problema 2
Para refletir
- Complete a redação do problema com base nas informações do Problema 1.
Márcia tem dois cestos com frutas. Em um cesto, há _____ maçãs e, no outro, há _____ peras. Quantas frutas Márcia tem ao todo?
69
- Elabore outro problema com as informações do Problema 1.
_____
- Planeje a criação de um problema com base na ilustração do Problema 2.
Qual é o contexto? → _____
Qual poderia ser o problema? → _____
Quais seriam os dados do problema? → _____
Que pergunta você faria? → _____
- Redija seu problema com base nas informações da atividade 3.
_____
- Troque o problema que você fez na atividade 4 com um colega e peça a ele que o resolva no caderno. Em seguida, você deve resolver o dele.
70
A Matemática me ajuda a ser
... um passageiro responsável
O uso do cinto de segurança no banco traseiro é tão importante quanto no banco dianteiro
Se os motoristas não respeitam as leis de trânsito, eles são punidos com uma multa e alguns pontos na carteira de acordo com a gravidade da infração.
Por exemplo, não usar cinto de segurança é considerado uma infração grave e o valor da multa é cobrado por passageiro sem cinto de segurança. Além disso, o condutor do veículo é penalizado com 5 pontos na carteira. Caso não conste nenhuma infração gravíssima, atingindo 40 pontos no período de um ano, ele perde o direito de dirigir até que cumpra o prazo de penalidade e faça o curso de reciclagem.
O uso do cinto de segurança é obrigatório não só nas estradas como também em todas as cidades brasileiras. Essa regra vale para todos os ocupantes de um veículo, com exceção de ônibus, em percursos que seja permitido viajar em pé.
Não esqueça que essas regras valem também para quem usa transporte escolar, pois o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros. Faça a sua parte: ao entrar no veículo, não deixe de colocar o cinto e peça a todos os passageiros que o usem também.
Atenção, crianças, vocês também têm algumas responsabilidades!
- Permanecer sentado enquanto o veículo estiver em movimento.
- Afivelar o cinto de segurança durante todo o percurso.
- Não falar com o motorista enquanto ele estiver dirigindo.
- Nunca descer do veículo em movimento.
LEGENDA: Placa que indica uso obrigatório de cinto de segurança. FIM DA LEGENDA.
Tome nota
- 1. Quantos pontos na carteira o motorista recebe por não usar o cinto de segurança?
_____
- 2. Se um motorista tiver 14 pontos na carteira e não tiver nenhuma infração gravíssima nos últimos 12 meses, quantos pontos faltarão para ele perder o direito de dirigir? Justifique.
_____
71
- 1. Leia os quadrinhos e responda às questões.
TURMA DA MÔNICA
Mauricio de Sousa
- a) Você sempre usa o cinto de segurança?
- b) A Magali acha que o pai dela está exagerando. E você, o que acha? Explique.
- 2. Reúna-se com seus colegas e escrevam o que pensam sobre a importância do uso do cinto de segurança.
72
Compreender informações
Ler e interpretar gráficos
- 1. Observe o gráfico de colunas que mostra a preferência de passatempo das crianças do bairro onde Cláudio mora e faça o que se pede.
Fonte: Associação do bairro (jul. 2023).
-
a) Nesse gráfico, podemos observar que cada quadrinho que compõe as colunas corresponde ao voto de quantas crianças?
_____
-
b) Qual passatempo teve mais votos? Como você fez para saber?
_____
- c) Há passatempos que tiveram a mesma quantidade de votos?
- Em caso positivo, escreva quais são.
_____
-
d) Qual é a diferença de votos entre o passatempo “Andar de bicicleta” e o passatempo “Jogar bola”?
_____
-
e) Quantos votos a mais o passatempo “Jogar
videogame
” teve em relação ao passatempo “Ler”?
_____
- f) Seu passatempo preferido apareceu nesse gráfico?
73
- 2. Observe o gráfico de barras que a professora Ana fez depois de uma pesquisa com estudantes de suas duas classes e faça o que se pede.
Fonte: Pesquisa da professora Ana (fev. 2023).
- a) Complete a tabela com as informações do gráfico acima.
Brincadeira preferida dos estudantes
Tabela: equivalente textual a seguir.
Brincadeira |
Quantidade de estudantes |
---|---|
Cabra-cega |
20 |
Amarelinha |
_____ |
Peteca |
_____ |
Pega-pega |
_____ |
Pular corda |
_____ |
Fonte: Pesquisa da professora Ana (fev. 2023).
-
b) Qual foi a brincadeira mais escolhida pelos estudantes da professora Ana?
_____
- c) Das brincadeiras escolhidas, qual recebeu menos votos? _____
-
d) A brincadeira “esconde-esconde” apareceu nas preferências dos estudantes da professora Ana? Como você pensou para saber?
_____
-
e) Quantos estudantes, no total, responderam à pesquisa da professora Ana?
_____
74
O que você aprendeu
Avaliação processual
- 1. Gil tinha algumas figurinhas. Ao jogar com seus amigos, ele perdeu 25 dessas figurinhas e sobraram 13. Quantas figurinhas Gil tinha antes de jogar com os amigos?
Gil tinha _____ figurinhas antes de jogar com os amigos.
- 2. Calcule o resultado das operações e ligue cada tampa a seu pote.
Linha 1
Linha 2
- 3. Com a quantia que Paula tinha, ela comprou uma bolsa.
Ela gastou e ainda sobraram . Quantos reais Paula tinha antes de comprar a bolsa? _____
75
- 4. Mário e José colhem pés de alface. Ao todo, eles colheram 86 pés de alface. Sabendo que Mário colheu 45 pés de alface, quantos pés de alface José colheu? _____
- 5. Lucas tem 20 reais e quer comprar 2 brinquedos para seus sobrinhos. Observe o preço dos brinquedos e complete as frases.
- a) Se Lucas comprar o carrinho e a bola, ele pagará _____ reais e sobrarão _____ reais.
- b) Se Lucas comprar o ursinho e a bola, ele pagará _____ reais e sobrarão _____ reais.
- c) Se Lucas comprasse o ursinho e o carrinho, ele pagaria _____ reais e faltaria _____ real.
- 6. Escolha um número para ser o primeiro termo, determine um padrão e crie uma sequência.
Autoavaliação
- • Consigo pensar em uma estratégia para resolver um problema?
- • Utilizo diferentes estratégias de cálculo para adicionar ou subtrair quantidades?