54

UNIDADE 3. Adição e subtração

Imagem: Ilustração. No centro há tendas coloridas sobre um gramado. À esquerda, tenda de Origami com uma mulher e um menino sorrindo. Na frente deles há origamis e placas com as informações: FLOR - 4 reais; SAPO - 5 reais; GARÇA - 6 reais. No centro há vários adultos e crianças andando e sorrindo. À direita, tenda de tapioca com uma mulher e Daniel (Resposta: Daniel está aqui). Na frente deles há estufas e placas com as informações: TAPIOCA - 4 reais; SALADA DE FRUTAS - 5 reais; ÁGUA - 3 reais. Ao fundo, Amélia e Bizi estão ao lado de um carrinho de bebê e na frente de um prédio (Resposta: Amélia e Bizi estão aqui). Ao lado, uma quadra e uma faixa com a informação: GRANDIOSA FESTA JUNINA. Fim da imagem.

55

Boxe complementar:

Para refletir...

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

• Vanessa comprou uma tapioca e uma água. Quantos reais ela pagou?

_____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

Jonas comprou um origami de garça e pagou com uma cédula de 10 reais. Quantos reais ele recebeu de troco?

_____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

• Lilian tem 20 reais na carteira e quer comprar dois origamis, uma salada de frutas e uma água. O dinheiro dela é suficiente? Explique aos colegas e ao professor.

Fim do complemento.

56

Jogo: Caixa completa

Material: 4 conjuntos de cartas numeradas de 0 a 9 e 2 quadros Caixa completa (um quadro para cada dupla). As cartas e os quadros devem ser confeccionados pelos jogadores, conforme modelo abaixo.

Imagem: Quadro. Caixa completa. Abaixo, colunas: 6, 15, 24, 5 e 19. Há 4 fileiras em cada coluna. Na última fileira da primeira coluna, a informação: O número do topo desta coluna é o 6. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Jogadores: 4 (duas duplas).

Regras:

57

Questões sobre o jogo

  1. O número 40 poderia estar no topo de uma coluna do quadro? Por quê?

    _____

  2. Leia o que Reinaldo sugeriu fazer em uma jogada.
Imagem: Ilustração. No centro, Reinaldo, menino com cabelo preto e óculos está com a mão esquerda virada para cima. Ele sorri e fala: Vamos escrever o número 6 na coluna do 5. À esquerda, um menino com cabelo encaracolado está segurando um lápis sobre um quadro. À direita, um menino com cabelo castanho está segurando um papel e ao lado, uma menina loira observa e sorri. Na frente deles há uma carta com o número 6 virada para cima. Ao lado, cartas viradas para baixo e empilhadas, dois lápis e uma borracha. Fim da imagem.
  1. Observe uma situação desse jogo.
Imagem: Ilustração. Um quadro sobre uma mesa. Ao lado, um lápis e uma borracha. No quadro, a informação: Caixa completa. Abaixo há cinco colunas e cinco fileiras.  Na primeira fileira de cima para baixo: 6, 15, 24, 5, 19.  Fileira 2: espaço para resposta, 9, espaço para resposta, 0, 6.  Fileira 3: espaço para resposta, 1, espaço para resposta, 0, espaço para resposta.  Fileira 4: espaço para resposta, 4, 7, espaço para resposta, 3.  Fileira 5: espaço para resposta, 1, espaço para resposta, 4, 8.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

58

Adição

  1. Carolina tem 5 gibis e Joaquim tem 4 gibis. Quantos gibis eles têm no total?
Imagem: Ilustração. Carolina, menina com cabelo castanho e comprido está sentada e na frente dela há cinco gibis sobre uma mesa. Ao seu lado, Joaquim, menino loiro também está sentado e na sua frente há quatro gibis. Fim da imagem.

5 mais 4 é igual a ____.

Adição: 5 + 4 = _____

No total, eles têm _____ gibis.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Veja a quantia de dinheiro de Nádia e de Júlio e complete.

Dinheiro de Nádia

Imagem: Fotografia. Uma cédula de cinco reais e duas moedas de um real.    Fim da imagem.

Dinheiro de Júlio

Imagem: Fotografia. Duas cédulas de cinco reais e uma moeda de um real.  Fim da imagem.

FOTOS: BANCO CENTRAL DO BRASIL

Nádia e Júlio têm juntos _____ reais.

  1. Os cachorrinhos gostam de brincar. Complete e responda: quantos filhotes participaram da brincadeira?

Antes

Imagem: Ilustração. Dois cachorros estão brincando em um gramado e um deles está com uma bola na boca.   Fim da imagem.

Havia _____ filhotes.

Depois

Imagem: Ilustração. Cinco cachorros estão brincando em um gramado e entre eles há uma bola rolando.  Fim da imagem.

Chegaram _____ filhotes.

2 mais 3 é igual a _____.

Adição: _____ + _____ = _____

Participaram da brincadeira _____ filhotes.

59

Algumas estratégias para o cálculo da adição

  1. Américo tem uma pequena criação de aves com 12 patos e 16 galinhas. Observe a ilustração.
    • Quantas aves Américo tem no total?
Imagem: Ilustração. Américo, homem com blusa vermelha e macacão azul está sorrindo. À esquerda há doze patos brancos e à direita, dezesseis galinhas marrons. Ao fundo, um galinheiro e cercas de madeira.  Fim da imagem.

Cálculo por decomposição

Imagem: Ilustração. Um homem com cabelo castanho-claro, óculos, jaleco e calça está segurando um objeto pontudo. Ele sorri e fala: No algoritmo usual, começamos a adição pelas unidades. Assim: 2 unidades mais 6 unidades são 8 unidades. Depois, adicionamos as dezenas: 1 dezena mais 1 dezena são 2 dezenas.  Fim da imagem.

Cálculo com o algoritmo usual

Imagem: Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, 1 (D) e 2 (U). Em seguida, sinal de adição, 1 (D) e 6 (U). Abaixo, traço horizontal, 2 (D) e 8 (U). OU. Conta de adição na vertical. Acima, 12. Abaixo, sinal de adição e 16. Em seguida, traço horizontal e 28.  Fim da imagem.

Adição: 12 + 16 = _____

Américo tem _____ aves no total.

  1. Calcule o resultado em cada caso.
  1. 27 + 41 = _____
  1. 83 + 5 = _____
  1. 54 + 45 = _____
  1. 31 + 2 = _____
  1. 13 + 4 + 1 = _____
  1. 20 + 15 + 5 = _____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Conta de adição na vertical. Na parte superior, a conta: 12: 10 + 2. Na parte inferior, a conta: 16 Entre as contas há o sinal de adição e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta:  + = . Fim da imagem.

60

Subtração

  1. Jonas tinha 6 balões e deu 2 deles para sua prima. Com quantos balões Jonas ficou?
Imagem: Ilustração. À esquerda, Jonas, menino loiro com óculos está sorrindo e segurando seis balões coloridos. No centro, Jonas está entregando dois balões para sua prima, menina com cabelo castanho-claro. À direita, Jonas está sorrindo e segurando quatro balões.  Fim da imagem.

6 menos 2 é igual a _____.

Subtração: 6 − 2 = _____

Jonas ficou com _____ balões.

Imagem: Ilustração. Tânia, mulher com cabelo curto está segurando dois cabides com casacos. Ao seu lado há mais roupas penduradas.  Fim da imagem.
  1. Havia 8 casacos à venda em um bazar. Tânia comprou 2 deles. Quantos casacos ainda estão à venda?

    Subtração _____ _____ = _____

    Ainda estão à venda _____ casacos.

Imagem: Ícone: Cálculo mental. Fim da imagem.

  1. Complete com os números 1, 3, 4 e 7 para que a frase se torne verdadeira.

    Pedro levou _____ morangos para o lanche na escola. Ele deu _____ morango para cada um de seus _____ amigos e ainda ficou com _____ morangos.

61

  1. Paula tem 9 biscoitos. Ela colocou 7 no prato amarelo e o restante colocará no prato vermelho. Quantos biscoitos Paula colocará no prato vermelho?

    Paula tem _____ biscoitos.

    No prato amarelo, ela colocou _____.

    Subtração: _____ _____ = _____

    Paula colocará _____ biscoitos no prato vermelho.

Imagem: Ilustração. Paula, menina com cabelo encaracolado está sorrindo e segurando uma embalagem. Na frente dela há dois pratos sobre uma mesa. Em um prato há sete biscoitos e o outro prato está vazio.  Fim da imagem.
  1. Luís tem 20 reais. Usando toda essa quantia, ele consegue comprar o ingresso do cinema e um saco de pipoca. Se ele pagou 11 reais pelo ingresso, quanto custa o saco de pipoca?

O saco de pipoca custa _____ reais.

  1. Beatriz tem 13 reais para comprar uma das revistas abaixo e para pagar um passeio que custa 5 reais. Qual revista ela pode comprar?
Imagem: Ilustração. À esquerda, revista Diversão e abaixo, o preço: 7 reais. À direita, revista Colorir e abaixo, o preço: 8 reais.  Fim da imagem.

_____

62

Algumas estratégias para o cálculo da subtração

  1. No dia do seu aniversário, Carina levou 28 pedaços de bolo para a escola. Ela deu um pedaço para cada um dos 15 colegas da sua classe. Quantos pedaços sobraram?

Cálculo por decomposição

Imagem: Ilustração. Uma mulher com cabelo encaracolado, óculos e jaleco está sorrindo e apontando para cima. Ela diz: No algoritmo usual, começamos a subtração pelas unidades. Assim: 8 unidades menos 5 unidades são 3 unidades. E, depois, pelas dezenas: 2 dezenas menos 1 dezena é 1 dezena. Fim da imagem.

Cálculo com o algoritmo usual

Subtração: 28 15 = _____

Sobraram _____ pedaços.

  1. Hoje, um carteiro deve entregar 37 cartas. Se ele já entregou 14, quantas cartas faltam para ele entregar? _____

Cálculo por decomposição

Imagem: Conta de subtração na vertical. Na parte superior, a conta: 28: 20 +. Na parte inferior, a conta: 15. Entre as contas há o sinal de subtração e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta:  + = . Fim da imagem.
Imagem: Conta de subtração na vertical. Cálculo por decomposição. Na parte superior, a conta (Deve entregar):   + .  
Na parte inferior, a conta (Entregou):  +  .  
Entre as contas há o sinal de subtração e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta (Quantas faltam):  +  = . 
 Fim da imagem.
Imagem: Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, 2 (D) e 8 (U). Em seguida, sinal de subtração, 1 (D) e 5 (U). Abaixo, traço horizontal. OU. Conta de subtração na vertical. Acima, 28. Abaixo, sinal de subtração e 15. Em seguida, traço horizontal. Fim da imagem.

63

  1. Veja como Carlos e Rui calcularam mentalmente, de maneiras diferentes, o resultado de 17 menos 8. Complete esses cálculos.
Imagem: Ilustração. Carlos, menino com cabelo castanho e camiseta amarela está com a mão esquerda na cintura e segurando um livro com a mão direita. Ele está com uma sobrancelha levantada e pensando:  17 – 7 = espaço para resposta.  Tirei 7. Falta tirar espaço para resposta, para completar 8. espaço para resposta – espaço para resposta = espaço para resposta.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Rui, menino com cabelo preto e camiseta azul está com a mão direita na cabeça e segurando um livro com a mão esquerda. Ele está com uma sobrancelha levantada e pensando:  17 – 10 = espaço para resposta.  Tirei 2 a mais que 8. Então, preciso adicionar, espaço para resposta. espaço para resposta + espaço para resposta = espaço para resposta. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  • Você resolveria de uma maneira diferente? Explique aos colegas e ao professor.
  1. Veja como Roberto calculou mentalmente o resultado de 25 menos 9.

    Imagem: Ilustração. Roberto, menino com cabelo castanho-claro e camiseta verde está sorrindo e apontando para cima. Ele diz: Subtraí 10 de 25 e obtive 15. Esse é o resultado. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    • O cálculo dele está correto? Se não estiver, como deveria ser feito?
  1. Calcule e escreva o resultado de cada caso.
  1. 14 − 7 = _____
  1. 16 − 5 = _____
  1. 23 − 9 = _____
  1. 26 − 8 = _____
  1. 19 − 8 = _____
  1. 35 − 6 = _____
  1. 24 − 7 = _____
  1. 43 − 9 = _____
  1. 37 − 5 = _____

64

Adição e subtração com dezenas inteiras

  1. No mercado, são vendidos pacotes de pregadores de roupa, como mostra a imagem abaixo. Cada pacote contém 10 pregadores.
Imagem: Ilustração. Na parte superior, pacote com dez pregadores vermelhos. Na parte inferior, pacote com dez pregadores azuis. Fim da imagem.
  1. Vânia comprou 3 pacotes de pregadores vermelhos e 6 pacotes de pregadores azuis. Complete abaixo com a quantidade de pregadores que ela comprou.

Ilustração. Pregador vermelho.  _____ dezenas de pregadores vermelhos

Ilustração. Pregador azul. _____ dezenas de pregadores azuis

  1. Quantos pregadores de roupa Vânia comprou no total?

    _____ + _____ = _____

    Vânia comprou _____ pregadores de roupa no total.

  1. Quantos pregadores azuis Vânia comprou a mais que vermelhos?

    _____ _____ = _____

    Vânia comprou _____ pregadores azuis a mais que vermelhos.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Cláudio e Renato têm juntos 70 bolinhas de gude.
  1. Cláudio tem 20 bolinhas; então, quantas bolinhas Renato tem?

    _____

  1. Quantas bolinhas Cláudio tem a menos que Renato?

    _____

65

Cálculo mental

  1. Alice não tem lápis, papel nem calculadora. Como ela pode descobrir o resultado da adição? Marque com um X a sua resposta.

    ( ) Mentalmente.

    ( ) Contando nos dedos.

    ( ) Com algum material concreto.

Imagem: Ilustração. Alice, menina com cabelo castanho e preso está sorrindo com a mão direita sob o queixo. Ela olha para cima e pensa: 39 + 14 = ?. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

Para facilitar o cálculo mental, Alice adicionou 1 ao número 39 para formar dezena inteira, e subtraiu 1 do número 14.

E depois, calculou o resultado.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Descubra cada resultado utilizando a estratégia de cálculo mental apresentada na atividade anterior.
    1. 59 + 35 = _____
    1. 186 + 9 = ____
    1. 89 + 13 = _____
    1. 49 + 53 = _____
    1. 209 + 4 = _____
    1. 35 + 79 = _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Depois de observar a estratégia de cálculo mental apresentada na atividade 1, Ricardo fez 49 + 15 e obteve o resultado 65. O resultado encontrado por Ricardo está correto? Se não estiver, o que ele pode ter feito de errado?
Imagem: Ilustração.  
39 + 14;  
39 + 1 + 14 – 1;  
+
 Fim da imagem.

66

  1. Como você faria para descobrir mentalmente o resultado da subtração em que Jonas está pensando? Explique.

    _____

Imagem: Ilustração. Jonas, menino com cabelo encaracolado e camiseta amarela. Ele sorri, olha para cima e pensa: 56 – 15 = ?.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Jonas sorri e fala: Primeiro, vou decompor o número 15 de modo que a subtração resulte em uma dezena inteira. Depois, subtraio o que restou da decomposição do número 15 da dezena inteira.  Fim da imagem.
Imagem: Conta de subtração: 56 – 15 (6 + 9); 56 – 6; 50 – 9; 41.  Fim da imagem.
  1. 75 − 55 = _____
  1. 97 − 56 = _____
  1. 85 − 36 = _____
  1. 125 − 14 = _____
  1. Observe como Aline e Cléber calcularam o resultado de 14 − 8.
Imagem: Ilustração. Caderno com a informação: Cálculo de Aline.  14 – 8 = 14 – 10 + 2; 4 + 2 = 6.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Caderno com a informação: Cálculo de Cléber.  14 – 8 = 14 – 4 – 4; 10 – 4 = 6.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. 17 − 8 = _____
  1. 25 − 7 = _____

67

Sequências

  1. Represente a sequência com números.
Imagem: Ilustração. Dois cubos amarelos.    Fim da imagem.

2

Imagem: Ilustração. Três cubos amarelos.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Quatro cubos amarelos.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Cinco cubos amarelos.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Seis cubos amarelos.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Sete cubos amarelos.   Fim da imagem.

_____

  1. Observe as sequências e escreva o padrão de cada uma delas.
Imagem: Ilustração. Círculos verdes com os números: 10, 21, 32, 43, 54, 65.    Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Círculos azuis com os números: 70, 60, 50, 40, 30, 20.  Fim da imagem.

_____

  1. Descubra o padrão de cada sequência e complete-a.
    1. 33, 30, 27, _____, _____, _____, _____
    1. 75, 65, _____, 45, _____, _____, _____
    1. 20, _____, 44, 56, _____, _____, _____

Boxe complementar:

Desafio

André ganhou 30 sementes de girassol. Se a cada dia ele plantar a quantidade de sementes que tem na mão, quantos dias serão necessários para plantar todas as sementes? _____

Imagem: Ilustração. André, menino com cabelo castanho, óculos e camiseta vermelha está sorrindo e segurando cinco sementes. Fim da imagem.

CRÉDITO: VANESSA ALEXANDRE

Fim do complemento.

68

Compreender problemas

Problema 1

Imagem: Ilustração. Márcia, mulher com cabelo preso, blusa roxa e saia azul está sorrindo e pensando: Que problema matemático eu criei? Ao seu lado há dois cestos com frutas sobre uma mesa. À esquerda, cesto com quinze maçãs e à direita, cesto com doze peras.   Fim da imagem.

Para criar um problema, considere a situação ou o contexto, o tipo de problema, os dados e a pergunta, para depois escrevê-lo.

Qual é o contexto? → Frutas nos cestos.

Qual poderia ser o problema? → Juntar quantidades.

Quais seriam os dados do problema? → Quantidade de frutas em cada cesto.

Que pergunta você faria? → Quantas frutas há no total?

Problema 2

Imagem: Ilustração. Uma mulher com cabelo curto e camiseta listrada está sorrindo com a mão direita sob o queixo. Na frente dela há uma vitrine com um armário de cozinha (290 reais) e um fogão (380 reais).  Fim da imagem.

Para refletir

  1. Complete a redação do problema com base nas informações do Problema 1.

    Márcia tem dois cestos com frutas. Em um cesto, há _____ maçãs e, no outro, há _____ peras. Quantas frutas Márcia tem ao todo?

69

  1. Elabore outro problema com as informações do Problema 1.

    _____

  1. Planeje a criação de um problema com base na ilustração do Problema 2.

    Qual é o contexto? _____

    Qual poderia ser o problema? → _____

    Quais seriam os dados do problema? → _____

    Que pergunta você faria? → _____

  1. Redija seu problema com base nas informações da atividade 3.

    _____

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Troque o problema que você fez na atividade 4 com um colega e peça a ele que o resolva no caderno. Em seguida, você deve resolver o dele.

70

A Matemática me ajuda a ser

... um passageiro responsável

O uso do cinto de segurança no banco traseiro é tão importante quanto no banco dianteiro

Se os motoristas não respeitam as leis de trânsito, eles são punidos com uma multa e alguns pontos na carteira de acordo com a gravidade da infração.

Por exemplo, não usar cinto de segurança é considerado uma infração grave e o valor da multa é cobrado por passageiro sem cinto de segurança. Além disso, o condutor do veículo é penalizado com 5 pontos na carteira. Caso não conste nenhuma infração gravíssima, atingindo 40 pontos no período de um ano, ele perde o direito de dirigir até que cumpra o prazo de penalidade e faça o curso de reciclagem.

O uso do cinto de segurança é obrigatório não só nas estradas como também em todas as cidades brasileiras. Essa regra vale para todos os ocupantes de um veículo, com exceção de ônibus, em percursos que seja permitido viajar em pé.

Não esqueça que essas regras valem também para quem usa transporte escolar, pois o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros. Faça a sua parte: ao entrar no veículo, não deixe de colocar o cinto e peça a todos os passageiros que o usem também.

Atenção, crianças, vocês também têm algumas responsabilidades!

- Permanecer sentado enquanto o veículo estiver em movimento.

- Afivelar o cinto de segurança durante todo o percurso.

- Não falar com o motorista enquanto ele estiver dirigindo.

- Nunca descer do veículo em movimento.

Imagem: Ilustração. Placa circular com borda azul. No centro, silhueta de uma pessoa sentada com um cinto de segurança na frente do corpo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Placa que indica uso obrigatório de cinto de segurança. FIM DA LEGENDA.

Tome nota

  1. 1. Quantos pontos na carteira o motorista recebe por não usar o cinto de segurança?

    _____

  1. 2. Se um motorista tiver 14 pontos na carteira e não tiver nenhuma infração gravíssima nos últimos 12 meses, quantos pontos faltarão para ele perder o direito de dirigir? Justifique.

    _____

71

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. 1. Leia os quadrinhos e responda às questões.

TURMA DA MÔNICA

Mauricio de Sousa

Imagem: História em quadrinhos composta por cinco quadros. Apresenta Magali, menina com cabelo preto e curto e vestido amarelo. Mônica, menina com cabelo preto, dentes superiores salientes e vestido vermelho. E o pai de Magali, homem com cabelo castanho e camiseta azul.  Quadro um: Magali está dentro de um carro vermelho e com o corpo inclinado sobre o banco passageiro da frente. Ela olha para o lado e fala: AH, PAI! EU QUERO IR SENTADA AO SEU LADO! O pai dirige o carro e responde: NADA DISSO, MAGALI! PODE IR PARA O BANCO DE TRÁS! Atrás deles, Mônica está sentada no banco traseiro com o cinto de segurança em volta do corpo. Ao fundo, crianças jogando futebol e um campo gramado.  Quadro dois: Magali sentada no banco da frente, sorri e pergunta: POR QUÊ? O pai responde: ORA, PORQUE É MAIS SEGURO! ALÉM DO QUE, CRIANÇAS NÃO PODEM ANDAR NO BANCO DA FRENTE! Atrás deles, Mônica sorri e observa.  Quadro três: Mônica balança o dedo indicador e diz: MEU PAI TAMBÉM NÃO DEIXA EU IR NA FRENTE! O pai de Magali olha para trás, sorri e fala: POIS ELE ESTÁ CERTO! Ao seu lado, Magali vai para o banco traseiro do carro com as sobrancelhas franzidas e a boca virada para baixo. Quadro quatro: O carro andando na rua. Dentro, silhueta do pai de Magali falando: CRIANÇA TEM QUE ANDAR NO BANCO DE TRÁS! E USAR O CINTO DE SEGURANÇA, TAMBÉM! Ao fundo, prédios.  Quadro cinco: Magali sentada no banco traseiro com o cinto de segurança, olha para Mônica com a mão ao lado da boca e fala: ACHO QUE O MEU PAI ESTÁ EXAGERANDO! Na frente delas, o pai de Magali levanta o dedo indicador e responde: NADA DISSO! É LEI, FILHINHA! E O PAPAI TEM QUE RESPEITAR!   Fim da imagem.
  1. a) Você sempre usa o cinto de segurança?
  1. b) A Magali acha que o pai dela está exagerando. E você, o que acha? Explique.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. 2. Reúna-se com seus colegas e escrevam o que pensam sobre a importância do uso do cinto de segurança.

72

Compreender informações

Ler e interpretar gráficos

  1. 1. Observe o gráfico de colunas que mostra a preferência de passatempo das crianças do bairro onde Cláudio mora e faça o que se pede.
Imagem: Gráfico de colunas. Passatempo preferido das crianças. No eixo vertical, o número de crianças e no eixo horizontal, o passatempo.  Jogar videogame: 80 crianças;   Andar de bicicleta: 50 crianças;  Ler: 20 crianças;   Jogar bola: 20 crianças.   Fim da imagem.

Fonte: Associação do bairro (jul. 2023).

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. a) Nesse gráfico, podemos observar que cada quadrinho que compõe as colunas corresponde ao voto de quantas crianças?

    _____

  1. b) Qual passatempo teve mais votos? Como você fez para saber?

    _____

  1. c) Há passatempos que tiveram a mesma quantidade de votos?
  1. Em caso positivo, escreva quais são. _____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. d) Qual é a diferença de votos entre o passatempo “Andar de bicicleta” e o passatempo “Jogar bola”? _____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. e) Quantos votos a mais o passatempo “Jogar videogame ” teve em relação ao passatempo “Ler”? _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. f) Seu passatempo preferido apareceu nesse gráfico?

73

  1. 2. Observe o gráfico de barras que a professora Ana fez depois de uma pesquisa com estudantes de suas duas classes e faça o que se pede.
Imagem: Gráfico de barras. Brincadeira preferida dos estudantes. No eixo vertical, a brincadeira e no eixo horizontal, a quantidade de estudantes. O gráfico é composto por quadros verdes e cada um representa 5 estudantes.  Cabra-cega: 20 estudantes;  Amarelinha: 20 estudantes; Peteca: 5 estudantes; Pega-pega: 25 estudantes; Pular corda: 10 estudantes.   Fim da imagem.

Fonte: Pesquisa da professora Ana (fev. 2023).

  1. a) Complete a tabela com as informações do gráfico acima.

Brincadeira preferida dos estudantes

Tabela: equivalente textual a seguir.

Brincadeira

Quantidade de estudantes

Cabra-cega

20

Amarelinha

_____

Peteca

_____

Pega-pega

_____

Pular corda

_____

Fonte: Pesquisa da professora Ana (fev. 2023).

  1. b) Qual foi a brincadeira mais escolhida pelos estudantes da professora Ana?

    _____

  1. c) Das brincadeiras escolhidas, qual recebeu menos votos? _____
  1. d) A brincadeira “esconde-esconde” apareceu nas preferências dos estudantes da professora Ana? Como você pensou para saber?

    _____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. e) Quantos estudantes, no total, responderam à pesquisa da professora Ana?

    _____

74

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. 1. Gil tinha algumas figurinhas. Ao jogar com seus amigos, ele perdeu 25 dessas figurinhas e sobraram 13. Quantas figurinhas Gil tinha antes de jogar com os amigos?

Gil tinha _____ figurinhas antes de jogar com os amigos.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. 2. Calcule o resultado das operações e ligue cada tampa a seu pote.

Linha 1

Imagem: Ilustração 1. Tampa com a conta: 13 + 25.  2. Tampa com a conta: 55 + 21.  3. Tampa com a conta: 34 + 10.  4. Tampa com a conta: 47 + 20.  Fim da imagem.

Linha 2

Imagem: Ilustração A. Pote amarelo com o número: 44.   B. Pote amarelo com o número: 38.   C. Pote amarelo com o número: 67.   D. Pote amarelo com o número: 76.    Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. 3. Com a quantia que Paula tinha, ela comprou uma bolsa.

Ela gastou Fotografia. Uma cédula de cinquenta reais. Fotografia. Uma cédula de vinte reais Fotografia. Uma moeda de 1 real.e ainda sobraram Fotografia. Uma cédula de 20 reais Fotografia. Uma cédula de 5 reais. Quantos reais Paula tinha antes de comprar a bolsa? _____

75

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. 4. Mário e José colhem pés de alface. Ao todo, eles colheram 86 pés de alface. Sabendo que Mário colheu 45 pés de alface, quantos pés de alface José colheu? _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. 5. Lucas tem 20 reais e quer comprar 2 brinquedos para seus sobrinhos. Observe o preço dos brinquedos e complete as frases.
Imagem: Ilustração. Urso de pelúcia (12 reais), uma bola de futebol (6 reais), um carrinho rosa (9 reais).   Fim da imagem.
  1. a) Se Lucas comprar o carrinho e a bola, ele pagará _____ reais e sobrarão _____ reais.
  1. b) Se Lucas comprar o ursinho e a bola, ele pagará _____ reais e sobrarão _____ reais.
  1. c) Se Lucas comprasse o ursinho e o carrinho, ele pagaria _____ reais e faltaria _____ real.
  1. 6. Escolha um número para ser o primeiro termo, determine um padrão e crie uma sequência.
Imagem: Ilustração. Na parte inferior, a sequência com seis quadros azuis com espaço para resposta. Entre os quadros há uma seta e acima, um quadro roxo (padrão) com espaço para resposta.  Fim da imagem.

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.