76

UNIDADE 4. Geometria

Imagem: Ilustração. À esquerda, dois monitores estão sorrindo e observando. Ao lado, três crianças estão sentadas no chão e entre elas há um jogo de tabuleiro. Em seguida há seis barracas com formatos geométricos coloridos. Dentro delas, Amélia e Bizi e outras crianças estão escondidas. À direita, Daniel está sorrindo e olhando para os lados. Abaixo dele há uma ponte sobre um rio e ao redor há várias árvores. Ao fundo, morros e o céu azul. Fim da imagem.

77

Para refletir...

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Observe a imagem e converse com os colegas.

• O que as pessoas estão fazendo?

• Em que lugar elas estão?

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Agora fale de você.

• Como você costuma se divertir?

• Você frequenta parques ou acampamentos?

78

Algumas figuras geométricas não planas

Estudo de superfícies

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.
  1. Cole os moldes de algumas figuras geométricas que estão nas páginas 209 a 217 em um papel mais resistente. Depois, recorte-os com uma tesoura de pontas arredondadas e monte-os usando fita adesiva.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino com cabelo preto e camiseta azul está segurando uma folha com uma figura geométrica aberta e com a mão esquerda, ele segura um bastão e passa cola sobre uma cartolina. No centro, o menino está cortando a figura geométrica. À direita, o menino sorri e fala: Você vai usar os modelos que montou nas atividades desta unidade. Na frente dele há formas geométricas coloridas: um cubo verde, um triângulo amarelo, um paralelepípedo azul, um cilindro roxo e um cone vermelho.  Fim da imagem.
  1. Veja como Camila separou alguns objetos em dois grupos. Observe esses objetos e ligue cada grupo a uma etiqueta.

Linha 1

Imagem: Ilustração. Grupo 1. Uma esfera brilhante, um cilindro rosa e azul e um cone de madeira.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Grupo 2. Um cubo colorido, um aquário com formato de hexágono e um cofre com formato de paralelepípedo. Fim da imagem.

Linha 2

Imagem: Ilustração. Etiqueta azul com a informação: objetos com superfícies não arredondadas. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Etiqueta amarela com a informação: objetos com superfícies arredondadas. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

79

  1. Cerque com uma linha o objeto “intrometido” em cada quadro.
Imagem: Ilustração. Bolas de tênis (esfera), caixa de presente vermelha (cilindro), globo terrestre (esfera) e pirâmide.  
 Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma caixa (prisma com base hexagonal), um cilindro, um dado (cubo), uma embalagem (prisma com base triangular).    
 Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma casquinha de sorvete (cone), um chapéu de festa (cone), um balão verde (esfera) e uma caixa de leite (paralelepípedo).  
 Fim da imagem.

Observação: As figuras nesta atividade não foram apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Marque com um X apenas os pares de figuras com superfícies arredondadas.
Imagem: Ilustração. Um cilindro e uma esfera.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Um cone e uma esfera.    Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Um cilindro e um cubo.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Dois paralelepípedos.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Dois cilindros.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Dois cones.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte as figuras de acordo com a legenda a seguir.

Ilustração. Lápis vermelho.  figuras com superfície arredondada

Ilustração. Lápis azul. figuras com superfície não arredondada

Imagem: Ilustração. Prisma com base triangular.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Cilindro.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Pirâmide.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Cone.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Prisma com base pentagonal. Fim da imagem.

80

Cubos, paralelepípedos e pirâmides

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Cíntia e Caio estão observando as peças.
Imagem: Ilustração. Cíntia, menina ruiva com camiseta roxa está apontando para um cubo. Ela sorri e fala: Esta peça parece uma figura geométrica chamada cubo. Ao lado, Caio, menino com cabelo preto e camiseta amarela está apontando para um paralelepípedo. Ele diz: E esta parece uma figura geométrica chamada paralelepípedo.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cubo azul.  Abaixo, um paralelepípedo verde.  Fim da imagem.
  1. O que as peças de Cíntia e de Caio têm de parecido?
  1. O que elas têm de diferente?
  1. Janaína precisa guardar as peças azuis abaixo nas caixas de papelão.
Imagem: Ilustração. Janaína, mulher ruiva com camiseta rosa e calça azul está segurando um cubo azul. Na frente dela há uma caixa com cinco cubos dentro. Ao lado, uma caixa vazia e mais doze cubos sobre uma mesa.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Cada peça azul parece qual figura geométrica?
  1. Sabendo que as duas caixas de papelão são iguais, todas as peças azuis caberão nelas?

    _____

81

  1. Quantas peças há em cada empilhamento?
Imagem: Ilustração. Quinze cubos roxos empilhados.    Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Vinte cubos vermelhos empilhados.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Dezenove cubos amarelos empilhados.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Vinte e quatro cubos verdes empilhados.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. A barraca que Luciana montou no quintal parece uma figura geométrica chamada pirâmide.

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

    1. Pinte de Ilustração. Lápis verde. os paralelepípedos e de Ilustração. Lápis amarelo. as pirâmides.
Imagem: Ilustração. Uma barraca colorida com formato de pirâmide. Ao fundo, uma árvore e uma casa.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma pirâmide laranja.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um paralelepípedo.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma pirâmide.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cilindro.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma pirâmide.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um paralelepípedo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Alguma figura não pode ser pintada? Por quê?

Boxe complementar:

Desafio

Estime a quantidade de peças cúbicas de cor laranja que cabem no recipiente transparente abaixo.

Imagem: Ilustração. Contorno de um cubo grande. Dentro há quatro cubos pequenos. Fim da imagem.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Cabem _____ peças cúbicas de cor laranja nesse recipiente.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

• Conte a seus colegas como você pensou para chegar à resposta.

Fim do complemento.

82

Cones, cilindros e esferas

  1. O chapéu de festa parece uma figura geométrica chamada cone.
Imagem: Fotografia. Um chapéu de festa colorido.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cone laranja.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um dado. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma vela com formato de cone.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. uma caixa de presente com formato de prisma com base hexagonal.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma caixa de sapatos com formato de paralelepípedo.   Fim da imagem.

Observação: Os objetos nesta atividade não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Com argila, Gabriela fez uma escultura que parece uma pirâmide e, depois, a transformou em outra escultura que parece um cone.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Gabriela, menina loira com cabelo preso e avental está sorrindo e observando uma pirâmide de argila sobre uma mesa. No centro, Gabriela está com as mãos sobre a pirâmide. À direita, Gabriela sorri e observa um cone de argila sobre a mesa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Analise as bolinhas e a embalagem mostradas abaixo.
Imagem: Ilustração. Oito bolinhas de tênis sobre uma mesa. No centro há uma bolinha dentro de uma embalagem cilíndrica. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

83

  1. Observando os objetos mostrados abaixo, podemos verificar que a lata parece uma figura geométrica chamada cilindro. E a bola parece uma figura geométrica chamada esfera .
Imagem: Fotografia. Uma lata com formato cilíndrico.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cilindro bege.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma bola de basquete.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma esfera vermelha.   Fim da imagem.

Observação: Os objetos nesta atividade não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. cilindro: _____
  1. esfera: _____
  1. O molde de um dado é formado por 6 partes. Cada parte parece um quadrado.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um cubo colorido. No centro há uma seta apontado para a direita e em seguida, o cubo está aberto com uma fileira de quatro quadrados. Acima do terceiro quadrado e abaixo do segundo quadrado há um quadrado.   Fim da imagem.
  1. Cerque com uma linha o molde que pode formar um cilindro.
Imagem: Ilustração. Figura 1. Um retângulo comprido na horizontal com um círculo na parte superior e à direita.  Figura 2. Um retângulo comprido na vertical com dois círculos à direita.  Figura 3. Um retângulo comprido na horizontal. Acima e abaixo há um círculo.   Fim da imagem.
  1. Quais figuras planas podem ser reconhecidas no molde do cilindro?

    ( ) Retângulo e círculo.

    ( ) Triângulo e círculo.

84

O que as figuras geométricas não planas têm de parecido?

  1. Observe as figuras geométricas não planas representadas abaixo.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte de Ilustração. Lápis azul. as figuras geométricas que não têm pontas.
  1. Qual é o nome das figuras geométricas não planas que você pintou de Ilustração. Lápis azul. ? E o das figuras geométricas não planas que não foram pintadas?

    _____

  1. Qual é o nome de outra figura geométrica não plana que não tem ponta?

    _____

  1. Marque com um X a dupla de figuras geométricas não planas que têm mais características em comum.
Imagem: Ilustração. Um cone azul, um cubo amarelo, um paralelepípedo verde, uma esfera vermelha e uma pirâmide roxa. Fim da imagem.

( ) Esfera e pirâmide.

( ) Esfera e cubo.

( ) Cubo e paralelepípedo.

( ) Cubo e cone.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Dois cilindros, duas pirâmides, dois paralelepípedos e um cubo. Fim da imagem.

85

Algumas figuras geométricas planas

  1. Augusto usou um envelope para colocar um cartão de aniversário que fez para sua mãe.
Imagem: Fotografia. Um envelope vermelho.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um retângulo azul.  Fim da imagem.

O envelope visto deste modo parece uma figura geométrica plana chamada retângulo.

Para embrulhar o presente, Augusto usou uma folha de papel florida.

Imagem: Fotografia. Um papel florido e quadrado.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um quadrado verde.  Fim da imagem.

O papel de presente visto desta maneira parece uma figura geométrica plana chamada quadrado.

Observação: Os objetos nesta atividade não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Nas ruas, há várias placas de trânsito que parecem figuras geométricas planas.
Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo comprido e preso e camiseta rosa está com a mão direita na cintura e o dedo indicador esquerdo levantado. Ela fala: A imagem da placa de sentido proibido parece uma figura plana chamada círculo. Ao seu lado, foto de uma placa circular com borda vermelha. No centro há uma seta apontado para cima com uma reta diagonal no meio.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo curto, camiseta verde e mochila azul nas costas está segurando a alça da mochila. Ele fala: A imagem da placa dê a preferência parece uma figura plana chamada triângulo. Ao seu lado, foto de uma placa com formato de triângulo com borda vermelha.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um círculo bege, um cubo azul e um triângulo vermelho.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Um quadrado, um trapézio e um retângulo. 
 Fim da imagem.

86

O que há de comum e o que há de diferente entre figuras geométricas planas?

  1. Observe as figuras geométricas planas representadas abaixo.
Imagem: Ilustração. Um quadrado, um círculo, um triângulo e um retângulo. Fim da imagem.
  1. Quais são as duas figuras geométricas planas que apresentam mais características em comum?

    _____

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Agora, explique a um colega como você chegou a essa conclusão.

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

  1. Recorte as peças verdes da página 207 e faça o que se pede.
  1. Escolha dois triângulos e forme um quadrado.

    _____

  1. Com os outros dois triângulos, obtenha um retângulo.

    _____

    PROFESSOR
  1. Agora, cole as figuras planas formadas nos respectivos espaços.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. O que você notou entre os triângulos usados para obter cada figura plana acima?

87

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Para formar o retângulo da atividade 2, juntamos dois triângulos diferentes dos usados para obter o quadrado. Agora, recorte as peças azuis da página 207 e observe-as.
    1. É possível formar um retângulo com todas as peças azuis? Explique sua resposta.
    1. É possível representar com essas peças uma figura geométrica plana diferente do retângulo? Se for possível, qual é o número de peças usadas? E qual é a figura geométrica representada?
    1. O que podemos concluir com a atividade 2 e os itens a e b desta atividade?
  1. Observe as figuras geométricas planas representadas abaixo.
Imagem: Ilustração. Dois triângulos, um círculo, três retângulos e um quadrado.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

  1. Recorte e monte o molde da página 205. Analise atentamente a figura geométrica com que o seu modelo montado parece.
Imagem: Fotografia. Museu com paredes de vidro em formato de pirâmide. Ao fundo, o céu escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Museu do Louvre em Paris, França, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Com qual figura geométrica não plana esse modelo parece?

    _____

  1. Quais figuras geométricas planas podem ser reconhecidas na figura geométrica não plana representada pelo modelo que você montou?

    _____

88

A Matemática me ajuda de ser

... um observador do cotidiano

No cotidiano, nas atividades escolares, nas brincadeiras, estamos sempre rodeados de objetos, construções, alimentos, brinquedos que nos lembram alguma figura geométrica não plana.

Imagem: Fotografia. Uma oca de palha com formato de cone.   Fim da imagem.

LEGENDA: Oca na aldeia pataxó Jaqueira, município de Porto Seguro, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um farol com formato de cilindro comprido, vermelho e branco. Ao fundo, o mar.   Fim da imagem.

LEGENDA: Farol da Barra, no município de Salvador, Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina com cabelo comprido e regata está segurando um aro e assoprando. Na frente dela há várias bolhas de sabão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Menina brincando com bolas de sabão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Três embalagens de presentes coloridas com formato de cubo (A) e paralelepípedo (B, C).  Fim da imagem.

LEGENDA: Embalagens de presentes. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens nesta página não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.

Tome nota

Observe as imagens acima e faça uma lista de figuras geométricas não planas que você identifica representadas nelas.

_____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

89

Reflita

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Observe a imagem com as caixas de presente da página anterior.
    1. Qual dessas embalagens é mais adequada para guardar uma bola?
    1. E para guardar um par de sapatos?
  1. Observe as embalagens abaixo.
Imagem: Ilustração.  A: Rolo de fita adesiva com formato de cilindro.  B: Embalagem pequena com formato de paralelepípedo.  C: Embalagem com formato de paralelepípedo.  D: Embalagem com formato de cilindro.  E: Garrafa com formato de cilindro.  F: Lata com formato de cilindro.  G: Copo com formato de cilindro.   Fim da imagem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Embalagem

Nome da figura geométrica que ela lembra

A

_____

B

_____

C

_____

D

_____

E

_____

F

_____

G

_____

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

90

Compreender informações

Ler e interpretar tabelas de dupla entrada

  1. Glória tem um brinquedo cujas peças parecem figuras geométricas não planas. Observe as peças desse brinquedo.
Imagem: Ilustração. Um cubo vermelho, um cilindro azul, um paralelepípedo vermelho, dois paralelepípedos verdes, um cilindro verde, um cubo azul, uma esfera verde, um cone azul, uma esfera vermelha e um cone verde. Fim da imagem.

Ela organizou essas peças pelas suas características. Depois, contou e registrou as quantidades em uma tabela. Veja.

Características das peças

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cor

Tipo de superfície

Azul

Ilustração. Risco azul.

Vermelha

Ilustração. Risco vermelho.

Verde

Ilustração. Risco verde.

Com superfície arredondada

2

1

3

Sem superfície arredondada

1

2

2

Fonte: Anotações de Glória (mar. 2023).

  1. Quantas características Glória observou nas peças do brinquedo?

    Quais são elas? _____

  1. Quantas peças verdes há no brinquedo de Glória?

    _____

  1. Quantas peças com superfície arredondada há nesse brinquedo?

    _____

  1. Há mais peças verdes ou azuis? _____
  1. Quantas peças há nesse brinquedo? _____

91

  1. Paulo e Flávio moram em sítios e criam vacas e porcos.

    Observe a tabela que mostra a quantidade de animais que cada um deles criava em maio de 2023.

Animais criados

Tabela: equivalente textual a seguir.

Animal

Criador

Ilustração. Uma vaca malhada.

Ilustração. Um porco rosa.

Paulo

13

25

Flávio

32

14

Fonte: Anotações de Paulo e de Flávio (maio 2023).

  1. Quantas vacas Paulo cria? _____
  1. Quantos porcos Flávio cria? _____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Quantos animais Flávio cria no total? E Paulo? _____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Quem cria mais porcos? Quantos a mais? _____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Quem cria menos vacas? Quantas vacas faltam para que esse criador fique com a mesma quantidade de vacas que o outro criador? _____
  1. Juntando as vacas de Paulo e as de Flávio e juntando os porcos desses dois criadores, pode-se perceber que há menos porcos que vacas. Quantos porcos faltam para termos a mesma quantidade total de vacas? _____
  1. Quantos animais há ao todo, juntando as criações de Paulo e as de Flávio? _____

92

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Observe a reprodução da obra e responda às questões.
Imagem: Desenho em preto e branco. Figuras geométricas planas formando uma ave com as asas abertas. Fim da imagem.

LEGENDA: Pássaro, de Aldemir Martins, 1958/1959. Estudo para painel – nanquim branco sobre papel preto, 55 cm × 60 cm. FIM DA LEGENDA.

  1. Nessa obra, o artista desenhou figuras geométricas planas ou figuras geométricas não planas?

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Descreva essa imagem para um colega.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Veja estas representações de pirâmides e responda às questões.
Imagem: Ilustração. À esquerda, pirâmide azul com base quadrada. À direita, pirâmide verde com base pentagonal. Fim da imagem.
  1. O que elas têm de parecido?
  1. O que elas têm de diferente?

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Siga os comandos das setas azuis abaixo e construa uma figura a partir do ponto verde na malha. Depois, pinte a parte interna da sua figura.
Imagem: Ilustração. Setas com números dentro.  Seta para direita: 4.  Seta para baixo: 2.  Seta para esquerda: 4.  Seta para cima: 2.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com seis colunas e quatro linhas. Há um ponto verde entre as colunas um e dois, e entre as linhas um e dois.
 Fim da imagem.

93

  1. Observe a legenda abaixo.

    P: Parece figura geométrica plana.

    N: Parece figura geométrica não plana.

    • Agora, coloque a letra correspondente no quadrinho de cada objeto, de acordo com o tipo de figura com que ele se parece.
Imagem: Fotografia. Tapete circular e marrom.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Caixa marrom com formato de paralelepípedo.    Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Embalagem amarela com formato de cilindro.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Bola azul com formato de esfera.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Caixa vermelha com formato de paralelepípedo.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Objeto marrom com formato de pirâmide. Fim da imagem.

_____

Observação: As imagens nesta página não foram apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Observe a sequência e marque com um X a figura “escondida” pelas bandeiras.
Imagem: Ilustração. Bandeira, esfera, esfera, cubo, esfera, esfera, cubo, esfera, esfera, bandeira, esfera, esfera.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cone.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Um cubo.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Uma esfera.  Fim da imagem.

( )

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.