76
UNIDADE 4. Geometria
77
Para refletir...
Observe a imagem e converse com os colegas.
• O que as pessoas estão fazendo?
• Em que lugar elas estão?
Agora fale de você.
• Como você costuma se divertir?
• Você frequenta parques ou acampamentos?
78
Algumas figuras geométricas não planas
Estudo de superfícies
- Cole os moldes de algumas figuras geométricas que estão nas páginas 209 a 217 em um papel mais resistente. Depois, recorte-os com uma tesoura de pontas arredondadas e monte-os usando fita adesiva.
- Veja como Camila separou alguns objetos em dois grupos. Observe esses objetos e ligue cada grupo a uma etiqueta.
Linha 1
Linha 2
- Agora, dê exemplos de objetos encontrados em sua casa ou na escola que tenham superfícies arredondadas e de objetos que não tenham superfícies arredondadas.
79
- Cerque com uma linha o objeto “intrometido” em cada quadro.
Observação: As figuras nesta atividade não foram apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.
- Marque com um X apenas os pares de figuras com superfícies arredondadas.
( )
( )
( )
( )
( )
( )
- Pinte as figuras de acordo com a legenda a seguir.
figuras com superfície arredondada
figuras com superfície não arredondada
80
Cubos, paralelepípedos e pirâmides
- Cíntia e Caio estão observando as peças.
- O que as peças de Cíntia e de Caio têm de parecido?
- O que elas têm de diferente?
- Janaína precisa guardar as peças azuis abaixo nas caixas de papelão.
- Cada peça azul parece qual figura geométrica?
- Sabendo que as duas caixas de papelão são iguais, todas as peças azuis caberão nelas?
_____
81
- Quantas peças há em cada empilhamento?
_____
_____
_____
_____
- Observando todas as peças dos empilhamentos, faça uma estimativa: quantas peças há no total?
- A barraca que Luciana montou no quintal parece uma figura geométrica chamada pirâmide.
- Pinte de os paralelepípedos e de as pirâmides.
- Alguma figura não pode ser pintada? Por quê?
Boxe complementar:
Desafio
Estime a quantidade de peças cúbicas de cor laranja que cabem no recipiente transparente abaixo.
CRÉDITO: ADILSON SECCO
Cabem _____ peças cúbicas de cor laranja nesse recipiente.
• Conte a seus colegas como você pensou para chegar à resposta.
Fim do complemento.
82
Cones, cilindros e esferas
- O chapéu de festa parece uma figura geométrica chamada cone.
- Observe abaixo e cerque com uma linha a fotografia do objeto que parece um cone.
Observação: Os objetos nesta atividade não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
- Com argila, Gabriela fez uma escultura que parece uma pirâmide e, depois, a transformou em outra escultura que parece um cone.
- Observe as duas esculturas feitas por Gabriela e escreva o que as figuras geométricas com que elas se parecem têm em comum.
- Analise as bolinhas e a embalagem mostradas abaixo.
- Até quantas
bolinhas
você acha que podem ser colocadas na embalagem?
_____
83
- Observando os objetos mostrados abaixo, podemos verificar que a lata parece uma figura geométrica chamada cilindro. E a bola parece uma figura geométrica chamada esfera .
Observação: Os objetos nesta atividade não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
- Agora, escreva nomes de objetos que se parecem com:
- cilindro: _____
- esfera: _____
- O molde de um dado é formado por 6 partes. Cada parte parece um quadrado.
- Cerque com uma linha o molde que pode formar um cilindro.
- Quais figuras planas podem ser reconhecidas no
molde
do cilindro?
( ) Retângulo e círculo.
( ) Triângulo e círculo.
84
O que as figuras geométricas não planas têm de parecido?
- Observe as figuras geométricas não planas representadas abaixo.
- Pinte de as figuras geométricas que não têm pontas.
- Qual é o nome das figuras geométricas não planas que você pintou de ? E o das figuras geométricas não planas que não foram pintadas?
_____
- Qual é o nome de outra figura geométrica não plana que não tem ponta?
_____
- Marque com um X a dupla de figuras geométricas não planas que têm mais características em comum.
( ) Esfera e pirâmide.
( ) Esfera e cubo.
( ) Cubo e paralelepípedo.
( ) Cubo e cone.
85
Algumas figuras geométricas planas
- Augusto usou um envelope para colocar um cartão de aniversário que fez para sua mãe.
O envelope visto deste modo parece uma figura geométrica plana chamada retângulo.
Para embrulhar o presente, Augusto usou uma folha de papel florida.
O papel de presente visto desta maneira parece uma figura geométrica plana chamada quadrado.
Observação: Os objetos nesta atividade não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
- Pinte apenas as figuras que são representações de quadrados e retângulos.
- Nas ruas, há várias placas de trânsito que parecem figuras geométricas planas.
- Cerque com uma linha as imagens que parecem um círculo e um triângulo.
86
O que há de comum e o que há de diferente entre figuras geométricas planas?
- Observe as figuras geométricas planas representadas abaixo.
- Quais são as duas figuras geométricas planas que apresentam mais características em comum?
_____
- Agora, explique a um colega como você chegou a essa conclusão.
- Recorte as peças verdes da página 207 e faça o que se pede.
- Escolha dois triângulos e forme um quadrado.
_____
- Com os outros dois triângulos, obtenha um retângulo.
_____
PROFESSOR
- Agora, cole as figuras planas formadas nos respectivos espaços.
- O que você notou entre os triângulos usados para obter cada figura plana acima?
87
- Para formar o retângulo da atividade 2, juntamos dois triângulos diferentes dos usados para
obter
o quadrado. Agora,
recorte
as peças azuis da página 207 e observe-as.
- É possível formar um retângulo com todas as peças azuis? Explique sua resposta.
- É possível representar com essas peças uma figura geométrica plana diferente do retângulo? Se for possível, qual é o número de peças usadas? E qual é a figura geométrica representada?
- O que podemos concluir com a atividade 2 e os itens a e b desta atividade?
- Observe as figuras geométricas planas representadas abaixo.
- Marque com um X a figura geométrica plana que tem menos características comuns com as demais.
- Recorte e monte o molde da página 205. Analise atentamente a figura geométrica com que o seu modelo montado parece.
LEGENDA: Museu do Louvre em Paris, França, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Com qual figura geométrica não plana esse
modelo
parece?
_____
- Quais figuras geométricas planas podem ser reconhecidas na figura geométrica não plana representada pelo
modelo
que você montou?
_____
88
A Matemática me ajuda de ser
... um observador do cotidiano
No cotidiano, nas atividades escolares, nas brincadeiras, estamos sempre rodeados de objetos, construções, alimentos, brinquedos que nos lembram alguma figura geométrica não plana.
LEGENDA: Oca na aldeia pataxó Jaqueira, município de Porto Seguro, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Farol da Barra, no município de Salvador, Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Menina brincando com bolas de sabão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Embalagens de presentes. FIM DA LEGENDA.
Observação: As imagens nesta página não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.
Tome nota
Observe as imagens acima e faça uma lista de figuras geométricas não planas que você identifica representadas nelas.
_____
- Depois, compare a lista que você fez com a de um colega e responda: elas são diferentes?
89
Reflita
- Observe a imagem com as caixas de presente da página anterior.
- Qual dessas embalagens é mais adequada para guardar uma bola?
- E para guardar um par de sapatos?
- Observe as embalagens abaixo.
- Agora, complete o quadro.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Embalagem |
Nome da figura geométrica que ela lembra |
---|---|
A |
_____ |
B |
_____ |
C |
_____ |
D |
_____ |
E |
_____ |
F |
_____ |
G |
_____ |
- Depois, classifique as figuras das embalagens em grupos. Conte aos colegas e ao professor o que você considerou para organizar esses grupos e quantos grupos você criou.
90
Compreender informações
Ler e interpretar tabelas de dupla entrada
- Glória tem um brinquedo cujas peças parecem figuras geométricas não planas. Observe as peças desse brinquedo.
Ela organizou essas peças pelas suas características. Depois, contou e registrou as quantidades em uma tabela. Veja.
Características das peças
Tabela: equivalente textual a seguir.
Cor Tipo de superfície |
Azul
|
Vermelha
|
Verde
|
---|---|---|---|
Com superfície arredondada |
2 |
1 |
3 |
Sem superfície arredondada |
1 |
2 |
2 |
Fonte: Anotações de Glória (mar. 2023).
- Agora, de acordo com a tabela, responda.
- Quantas características Glória observou nas peças do brinquedo?
Quais são elas? _____
- Quantas peças verdes há no brinquedo de Glória?
_____
- Quantas peças com superfície arredondada há nesse brinquedo?
_____
- Há mais peças verdes ou azuis? _____
- Quantas peças há nesse brinquedo? _____
91
- Paulo e Flávio moram em sítios e criam vacas e porcos.
Observe a tabela que mostra a quantidade de animais que cada um deles criava em maio de 2023.
Animais criados
Tabela: equivalente textual a seguir.
Animal Criador |
|
|
---|---|---|
Paulo |
13 |
25 |
Flávio |
32 |
14 |
Fonte: Anotações de Paulo e de Flávio (maio 2023).
- De acordo com a tabela, responda.
- Quantas vacas Paulo cria? _____
- Quantos
porcos
Flávio cria?
_____
- Quantos animais Flávio cria no total? E Paulo?
_____
- Quem cria mais porcos? Quantos a mais?
_____
- Quem cria menos vacas? Quantas vacas faltam para que esse criador fique com a mesma quantidade de vacas que o outro criador? _____
- Juntando as vacas de Paulo e as de Flávio e juntando os porcos desses dois criadores, pode-se perceber que há menos porcos que vacas. Quantos porcos faltam para termos a mesma quantidade total de vacas? _____
- Quantos animais há ao todo, juntando as criações de Paulo e as de Flávio? _____
92
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Observe a reprodução da obra e responda às questões.
LEGENDA: Pássaro, de Aldemir Martins, 1958/1959. Estudo para painel – nanquim branco sobre papel preto, 55 cm × 60 cm. FIM DA LEGENDA.
- Nessa obra, o artista desenhou figuras geométricas planas ou figuras geométricas não planas?
_____
- Descreva essa imagem para um colega.
- Veja estas representações de pirâmides e responda às questões.
- O que elas têm de parecido?
- O que elas têm de diferente?
- Siga os comandos das setas azuis abaixo e construa uma figura a partir do ponto verde na malha. Depois, pinte a parte interna da sua figura.
- A figura pintada é uma representação de qual figura geométrica plana?
93
- Observe a legenda abaixo.
P: Parece figura geométrica plana.
N: Parece figura geométrica não plana.
- Agora, coloque a letra correspondente no quadrinho de cada objeto, de acordo com o tipo de figura com que ele se parece.
_____
_____
_____
_____
_____
_____
Observação: As imagens nesta página não foram apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.
- Observe a sequência e marque com um X a figura “escondida” pelas bandeiras.
( )
( )
( )
Autoavaliação
- Consigo perceber diferenças entre figuras geométricas planas e figuras geométricas não planas?
- Percebo o que há em comum entre algumas figuras geométricas não planas? E entre algumas figuras planas?