94
UNIDADE 5. Multiplicação
95
Para refletir...
Na trilha, o dado indica quanto cada um anda na sua vez.
• Quantos pontos tem a menina que acabou de sair da casa I?
• Em quais casas os jogadores podem perder pontos? Marque com um X.
• O que acontece com a pontuação do menino de boné azul se o dado jogado indicar que ele deve andar duas casas? Por quê?
96
Adição com parcelas iguais
- Quantos ossos os três cachorros têm juntos?
Juntos, os três cachorros têm _____ ossos.
- Laura e seus amigos estão brincando com um jogo de cartas em que cada jogador recebe 3 cartas numeradas. Pelo menos quantas cartas serão necessárias, se esse jogo tiver 5 participantes?
Com 5 participantes, serão necessárias, no mínimo, _____ cartas.
- Na produção de 1 urso de brinquedo, são usados pedaços de tecido da seguinte maneira: 4 da cor azul, 1 da amarela, 2 da laranja e 2 da verde.
LEGENDA: Urso de brinquedo FIM DA LEGENDA.
- Para produzir 2 ursos de brinquedo, são necessários os seguintes pedaços de tecido: _____ da cor azul, _____ da amarela, _____ da laranja e _____ da verde.
- Para produzir 3 ursos de brinquedo, são necessários os seguintes pedaços de tecido: _____ da cor azul, _____ da amarela, _____ da laranja e _____ da verde.
97
- Observe os 3 enfeites de porta que Verusca fez para dar às suas amigas. Em cada um dos enfeites, ela colocou 2 passarinhos.
- Quantos passarinhos Verusca usou, ao todo, nos 3 enfeites?
Ao todo, Verusca usou _____ passarinhos.
- Veja na imagem as frutas que Maria vende em sua barraca.
- Pela manhã, Maria vendeu 6 maçãs. Quantos reais ela recebeu pelas maçãs?
- Maria recebeu _____ reais pelas maçãs.
- Mais tarde, ela vendeu 2 abacaxis. Quantos reais ela recebeu pelos 2 abacaxis?
- Pelos 2 abacaxis, Maria recebeu _____ reais.
- Quantos reais Maria recebeu pelas 8 frutas vendidas?
- Maria recebeu _____ reais pelas frutas vendidas.
98
Situações comuns
- João trabalha em uma fábrica de
tapetes
em 2 períodos: de manhã e à tarde.
João sempre fabrica 3 tapetes por período.
- Desenhe os tapetes fabricados por João no período da tarde.
Manhã
_____
Tarde
_____
- Quantos tapetes João fabrica em um dia de trabalho? _____
- Quantos tapetes João fabrica em 2 dias de trabalho? _____
- Em 3 dias, quantos tapetes João fabrica? _____
99
- Observe no quadro a quantidade de frutas que Analice vendeu durante a manhã.
- Quantas maçãs Arnaldo comprou?
Boxe complementar:
Dica
Faça desenhos para descobrir as respostas das questões a seguir.
Fim do complemento.
Arnaldo comprou _____ maçãs.
- Quantas peras Laura comprou?
Laura comprou _____ peras.
- Quantos mamões Juliana comprou?
Juliana comprou _____ mamões.
- Observe abaixo as vendas de Analice no período da tarde. Depois, responda à questão.
- Quantos mamões Analice vendeu à tarde?
No período da tarde, Analice vendeu _____ mamões.
- Diga aos colegas e ao professor como você descobriu as respostas das atividades 2 e 3.
100
Registro da multiplicação
- Observe abaixo os estudantes de uma turma de capoeira.
- Quantos estudantes há em três turmas de capoeira iguais a essa?
Em 3 turmas de capoeira com 6 estudantes cada uma, há _____ estudantes.
- Observe as jogadoras de uma equipe de basquete e, depois, responda.
Quantas jogadoras há em:
- duas equipes de basquete como esta?
São 2 equipes de basquete com 5 jogadoras em cada equipe.
Multiplicação: _____ × _____ = _____
Há _____ jogadoras em duas equipes de basquete como essa.
- quatro equipes de basquete como essa?
Multiplicação: _____ × _____ = _____
Há _____ jogadoras em quatro equipes de basquete como essa.
101
- Adílson e Flávio querem descobrir quantos carrinhos há na estante.
- Ao todo, quantos carrinhos há na estante?
_____
- Como você calculou esse total?
- Vamos representar o total de carrinhos de duas maneiras. Complete.
Adição: 4 + 4 + 4 = _____
Multiplicação: 3 vezes 4 é igual a _____
Multiplicação: 3 × 4 = _____
- Complete as duas maneiras de calcular o total de mangas.
2 + _____ + _____ + _____ = _____
4 × _____ = _____
No total, há _____ mangas
- Complete as adições e as multiplicações para calcular o total de pontos dos dados em cada caso.
_____ + _____ + _____ + _____ = _____
_____ × _____ = _____
_____ + _____ + _____ + _____ + _____ = _____
_____ × _____ = _____
102
2 vezes ou o dobro
- Observe as crianças juntando materiais recicláveis.
- Quantas latinhas de suco Marina juntou?
Adição: 4 + 4 = _____
Multiplicação: 2 × _____ = _____
Marina juntou _____ latinhas de suco.
Calcular duas vezes um número é o mesmo que encontrar o dobro desse número.
- Desenhe em cada quadro o dobro da quantidade de figuras em cada caso. Depois, responda.
A
B
C
- Quantas figuras você desenhou em cada quadro?
103
- Conte as penas das petecas e as bolas dentro das caixas e, depois, complete.
5 + 5 = _____
_____ × _____ = _____
_____ é o dobro de 5.
Há _____ penas nas 2 petecas.
_____ + _____ = _____
_____ × _____ = _____
_____ é o dobro de _____.
Há _____ bolas nas 2 caixas.
- Leia as frases abaixo e marque com um
X
as corretas.
Sabendo que Maria tem 7 anos de idade e Valéria tem 14, então:
( ) Valéria tem o dobro da idade de Maria.
( ) Maria tem o dobro da idade de Valéria.
( ) Valéria tem 2 vezes a idade de Maria.
( ) Maria tem a metade da idade de Valéria.
- Elaine foi à feira com seu primo Pedro e comprou meia dúzia de bananas, enquanto Pedro comprou o dobro dessa quantidade. Quantas bananas, no total, eles compraram?
_____
Eles compraram, no total, _____ bananas.
- Registre como você calcularia o dobro de 13.
- Converse com os colegas para descobrir a maneira que vocês acham mais fácil de obter esse resultado.
104
3 vezes ou o triplo
- Observe a cena a seguir e, depois, complete os cálculos.
Carlos é técnico de aparelhos elétricos.
- Quantos ventiladores Carlos espera consertar amanhã?
Adição: 5 + 5 + 5 = _____
Multiplicação: 3 × _____ = _____
Carlos espera consertar _____ ventiladores amanhã.
Calcular três vezes um número é o mesmo que encontrar o triplo desse número.
- Pinte o triplo da quantidade indicada em cada caso.
a)
b)
105
- Veja como podemos calcular o resultado de 3 × 5 com o auxílio de uma calculadora.
- Agora, faça o que se pede.
- Lucas apertou as teclas:
Que resultado apareceu no visor da calculadora? _____
- Ana multiplicou dois números com a calculadora.
Uma das teclas apertadas foi , e o resultado foi 24.
Desenhe as teclas que Ana apertou.
Boxe complementar:
Desafio
Um cachorro pegou 3 sacos com o mesmo número de bolinhas de ração em cada um. Para cada bolinha de ração que comeu, ele deu um latido. Após ter comido todas as bolinhas de ração dos 3 sacos, o cachorro havia dado 27 latidos.
• Pinte os 3 sacos que o cachorro pegou.
CRÉDITO: DANILO SOUZA
Fim do complemento.
106
Jogo: Encontre o dobro ou o triplo
Material: Cartela e dado da página 203 e 20 marcadores (10 para cada jogador), que podem ser feijões, tampinhas ou outros.
Jogadores: 2
Regras:
- Cada um dos jogadores lança o dado. Começará a partida aquele que obtiver o maior número no lançamento do dado.
- Cada jogador usa uma cartela, um dado e 10 marcadores.
- Cada um, na sua vez, lança o dado e procura na cartela o número que corresponda ao dobro ou ao triplo do número obtido no dado. Então deve cobri-lo na cartela com seu marcador. Por exemplo: se o número obtido no dado for 6, o jogador poderá cobrir em sua cartela o número 12, que é o dobro de 6, ou o número 18, que é o triplo de 6, caso esses números ainda não estejam cobertos. A seguir, passa a vez.
- Se o dobro e o triplo do número obtido no lançamento do dado já estiverem cobertos por um marcador, o jogador passará a vez.
- Quem cobrir primeiro todos os números de sua cartela será o vencedor.
107
Questões sobre o jogo
- Um jogador obteve o número 4 no dado e quer cobrir o número 9 em sua cartela. Ele poderá fazer isso? Justifique sua resposta.
- Observe
esta
situação do jogo e descubra qual é o
número
que Renata poderá cobrir em sua cartela.
_____
- Reúna-se com um colega para responder à Helena e ao Miguel.
- Um jogador precisa cobrir o número 3 da cartela. Que número ele precisa obter no dado? Por quê?
- Há algum
número
na cartela que é o dobro de um
número
do dado e, ao mesmo tempo, o triplo de outro
número
do dado? Se houver, quais são?
_____
108
Completando sequências
- Complete as sequências e, depois, descubra multiplicações cujos resultados sejam os números da sequência.
- 2, 4, 6, 8,
_____,
_____,
_____,
_____,
_____,
_____
2 × 1; 2 × 2; 2 × 3; 2 × 4; _____
_____, _____, _____, _____, _____
- 3, 6, 9,
_____,
_____,
_____,
_____,
_____,
_____,
_____
3 × 1; 3 × 2; 3 × 3; _____; _____
_____, _____, _____, _____, _____
- 2, 4, 6, 8,
_____,
_____,
_____,
_____,
_____,
_____
- Agora é a sua vez de construir uma sequência e registrar multiplicações cujos resultados sejam os números da sequência.
_____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____
×, ×, _____, _____, _____
_____, _____, _____, _____, _____
- Estes cinco quadros devem formar uma sequência. Pinte os quadradinhos de acordo com o padrão da sequência.
109
- 4. Observe os cálculos indicados nos quadrinhos a seguir.
1 × 10
2 × 10
3 × 10
4 × 10
5 × 10
1 × 1
2 × 1
3 × 1
4 × 1
5 × 1
- Pinte no quadro abaixo apenas os números que correspondem aos resultados desses cálculos.
Tabela: equivalente textual a seguir.
- Converse com seus colegas sobre o que vocês podem observar em relação aos números que foram pintados.
- Observe as casas ilustradas abaixo.
- Na ordem em que estão apresentados, os números dessas casas formam uma sequência que segue algum padrão? Caso sigam, qual?
_____
- Escreva os números dessas casas em ordem crescente.
_____
- A sequência formada por esses números em ordem crescente possui algum padrão? Se possuir, escreva qual.
_____
- Observe a sequência com a representação de figuras geométricas planas.
- Desenhe como poderia ser a próxima figura dessa sequência.
110
A Matemática me ajuda a ser
... um consumidor atento
Observe o folheto com as ofertas de um supermercado.
As pessoas que moram com você costumam comprar produtos em oferta ou em embalagens econômicas?
É preciso estar sempre atento! Há ofertas e embalagens econômicas que não são realmente vantajosas para o consumidor.
111
Tome nota
- Você acha que as duas ofertas do folheto são vantajosas?
- É mais vantajoso comprar a embalagem econômica com 12 tabletes de chocolate ou comprar 12 tabletes separadamente? Explique.
_____
- Se comprar a embalagem econômica de balas, você vai economizar? Explique.
_____
- A propaganda “LEVE MAIS POR MENOS” do folheto é verdadeira?
_____
Reflita
- Quais deveriam ser os preços das embalagens econômicas do folheto para que o consumidor realmente tivesse vantagem?
_____
- Como você fez para chegar a esses valores?
- Marque com um X as ofertas vantajosas.
112
Compreender informações
Classificar e analisar situações prováveis ou impossíveis
- Tábata gosta de brincar com dados. Hoje ela resolveu observar o total obtido ao adicionar os números das partes que ficam voltadas para cima no lançamento de dois dados comuns: um branco e um verde.
- Tábata obteve 11 em dois lançamentos dos dois dados. Veja:
- Há outras possibilidades de
obter
total 11 diferente das que Tábata obteve? Por quê?
- Que total Tábata obteve na situação mostrada acima?
_____
- Desenhe todas as maneiras de obter esse total no lançamento de um dado branco e outro verde.
- É pouco provável ou muito provável Tábata
obter
total 12 em um desses lançamentos? Por quê?
- Tábata ficou pensando em todas as possibilidades de
obter
total 7 em um lançamento desses dois dados. Marque com um
X
para responder. Obter total 7 é:
( ) impossível.
( ) pouco provável.
( ) muito provável.
113
- Carla tem 2 gizes de cera verdes, o triplo dessa quantidade de gizes na cor azul e o dobro da quantidade de gizes azuis na cor vermelha.
- Desenhe com os gizes de
cera
azuis e com os gizes de
cera
vermelhos de Carla.
_____
- Carla colocou todos esses gizes em uma sacola e sorteou um deles.
- Que cor de giz é muito provável de ser sorteada? _____
- Sortear um giz cor de laranja é impossível ou improvável?
_____
- O que se deve fazer para ser possível sortear um giz de cera amarelo?
- Um jogo tem 52 cartas: 13 vermelhas, 13 verdes, 13 amarelas e 13 azuis. As cartas de cada cor são numeradas de 1 a 13.
- Agora, responda:
- Quantas cartas verdes com o número 7 há nesse jogo? _____
- Quantas cartas com o número 7 há ao todo? _____
- Retirando uma carta qualquer desse jogo (sem olhar), é impossível sair uma carta com o
número
7?
_____
- Sair uma carta verde com o
número
7 é pouco provável ou muito provável? E sair uma carta numerada de 1 a 10?
_____
- Troque ideias com um colega sobre como vocês pensaram para responder às questões desta atividade.
114
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Calcule o número de livros das três prateleiras.
9 + _____ + _____ = _____
_____ × _____ = _____
Há _____ livros nas prateleiras.
- Complete o quadro de multiplicações.
Quadro: equivalente textual a seguir.
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 |
1 |
2 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
9 |
_____ |
2 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
10 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
3 |
_____ |
6 |
_____ |
12 |
_____ |
_____ |
_____ |
24 |
_____ |
_____ |
4 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
5 |
_____ |
10 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
45 |
_____ |
- Converse com um colega sobre as regularidades observadas em cada fileira (horizontal ou vertical) desse quadro.
- Com 1 pacote de farinha de trigo, Adelson faz 4 pães. Na próxima semana, ele fará 12 desses pães para a família.
- De quantos desses pacotes de farinha de trigo Adelson precisará para fazer os pães?
_____
- De quantos desses pacotes de farinha de trigo Adelson precisará para fazer os pães?
115
- Resolva os problemas a seguir.
- Ana foi à padaria e comprou 3 sorvetes, como o da imagem abaixo.
Quantos reais ela gastou?
_____ × _____ = _____
Ana gastou _____ reais.
- Cristina comprou um
bolo
como
este
abaixo e gastou o triplo do que Ana gastou com os sorvetes. Quantos reais Cristina gastou?
_____ × _____ = _____
Cristina gastou _____ reais.
- Ana foi à padaria e comprou 3 sorvetes, como o da imagem abaixo.
- Pedro estava utilizando uma calculadora para fazer multiplicações. Ele apertou a tecla , depois a tecla e se esqueceu da tecla que apertou em seguida. Mas, quando apertou a tecla , o resultado da multiplicação foi 21. Qual foi a tecla que Pedro apertou e de que não se lembra? _____
- Calcule os resultados para formar uma sequência numérica.
1 × 6; 2 × 6; 3 × 6; 4 × 6; 5 × 6
_____, _____, _____, _____, _____
Autoavaliação
- Consigo perceber se um problema envolve multiplicação?
- Utilizo escrita matemática para representar situações que envolvem multiplicações?