94

UNIDADE 5. Multiplicação

Imagem: Ilustração. Jogo de tabuleiro. À esquerda, na parte superior, um hexágono verde com a letra I. Ao lado, um quadro com um jovem ruivo escovando os dentes (+20). Abaixo há uma menina com cabelo castanho e curto sobre um hexágono amarelo. Em seguida, hexágono amarelo e ao lado, quadro com o jovem ruivo jogando lixo em cestos recicláveis (x3). Abaixo, quatro quadrados amarelos e ao lado do quarto há um quadro com o jovem ruivo jogando uma garrafa dentro de um cesto de lixo, que está pendurado em um poste (x2). À direita, um hexágono amarelo e ao lado, um quadro com uma pessoa dentro de um carro e jogando uma garrafa na rua (-10). Acima, um hexágono amarelo e ao lado, quadro do jovem ruivo tomando banho (x3). Em seguida, um menino loiro com boné azul está sobre um hexágono amarelo e depois, mais três hexágonos amarelos. Ao lado do segundo há um quadro com o jovem ruivo segurando uma mangueira e jorrando água na calçada (-10). Em seguida, uma menina com cabelo preso está em pé, sobre um hexágono amarelo. Abaixo dela há um hexágono amarelo e ao lado, um quadro com um carrinho feito de garrafa PET. Na garrafa há quatro furos com dois palitos atravessando e quatro tampinhas nas pontas, formando rodinhas (x2). Ao lado, um hexágono verde com a letra F. Ao redor do tabuleiro, Daniel, Amélia, Bizi e outras crianças estão observando e sorrindo.  Fim da imagem.

95

Para refletir...

Na trilha, o dado indica quanto cada um anda na sua vez.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

• Quantos pontos tem a menina que acabou de sair da casa I?

• Em quais casas os jogadores podem perder pontos? Marque com um X.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

• O que acontece com a pontuação do menino de boné azul se o dado jogado indicar que ele deve andar duas casas? Por quê?

96

Adição com parcelas iguais

  1. Quantos ossos os três cachorros têm juntos?
Imagem: Ilustração. Três cachorros estão sorrindo. Na frente de cada um há dois ossos.  Fim da imagem.

Juntos, os três cachorros têm _____ ossos.

  1. Laura e seus amigos estão brincando com um jogo de cartas em que cada jogador recebe 3 cartas numeradas. Pelo menos quantas cartas serão necessárias, se esse jogo tiver 5 participantes?
Imagem: Ilustração. Cinco pessoas estão sentadas em volta de uma mesa redonda e cada uma está segurando três cartas.  Fim da imagem.

Com 5 participantes, serão necessárias, no mínimo, _____ cartas.

  1. Na produção de 1 urso de brinquedo, são usados pedaços de tecido da seguinte maneira: 4 da cor azul, 1 da amarela, 2 da laranja e 2 da verde.
Imagem: Ilustração. Um urso de pelúcia com orelhas verdes, cabeça amarela, braços e pernas azuis e barriga laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: Urso de brinquedo FIM DA LEGENDA.

  1. Para produzir 2 ursos de brinquedo, são necessários os seguintes pedaços de tecido: _____ da cor azul, _____ da amarela, _____ da laranja e _____ da verde.
  1. Para produzir 3 ursos de brinquedo, são necessários os seguintes pedaços de tecido: _____ da cor azul, _____ da amarela, _____ da laranja e _____ da verde.

97

  1. Observe os 3 enfeites de porta que Verusca fez para dar às suas amigas. Em cada um dos enfeites, ela colocou 2 passarinhos.
Imagem: Ilustração. À esquerda, dois pássaros estão um de frente para o outro e atrás deles há uma faixa com a informação: BEM-VINDO. No centro, dois pássaros estão um de frente para o outro e atrás deles há uma faixa com o texto: CASA FELIZ. À direita, dois pássaros estão um de frente para o outro e atrás deles há uma faixa com a informação: DOCE LAR.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Veja na imagem as frutas que Maria vende em sua barraca.
Imagem: Ilustração. Maria, mulher loira com cabelo preso, boné verde e avental branco. Ao seu lado há uma barraca com frutas e placas com as informações: MELANCIA – 15 REAIS CADA; ABACAXI – 5 REAIS CADA; MAÇÃ – 1 REAL CADA; MAMÃO – 2 REAIS CADA; GOIABA – 1 REAL CADA. Fim da imagem.
  1. Pela manhã, Maria vendeu 6 maçãs. Quantos reais ela recebeu pelas maçãs?
  1. Maria recebeu _____ reais pelas maçãs.
  1. Mais tarde, ela vendeu 2 abacaxis. Quantos reais ela recebeu pelos 2 abacaxis?
  1. Pelos 2 abacaxis, Maria recebeu _____ reais.
  1. Quantos reais Maria recebeu pelas 8 frutas vendidas?
  1. Maria recebeu _____ reais pelas frutas vendidas.

98

Situações comuns

  1. João trabalha em uma fábrica de tapetes em 2 períodos: de manhã e à tarde.

    João sempre fabrica 3 tapetes por período.

Imagem: Ilustração. João, homem com cabelo preto e bigode está ao lado de uma máquina de tear. Na máquina há três rolos de linha amarela e dois rolos de linha verde. No centro, um tapete amarelo e verde.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe os tapetes fabricados por João no período da tarde.

Manhã

_____

Imagem: Ilustração. Três tapetes amarelos e verdes.   Fim da imagem.

Tarde

_____

  1. Quantos tapetes João fabrica em um dia de trabalho? _____
  1. Quantos tapetes João fabrica em 2 dias de trabalho? _____
  1. Em 3 dias, quantos tapetes João fabrica? _____

99

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Observe no quadro a quantidade de frutas que Analice vendeu durante a manhã.
    1. Quantas maçãs Arnaldo comprou?
Imagem: Ilustração. Quadro com a informação: VENDAS DA MANHÃ. ARNALDO COMPROU: Duas caixas com seis maçãs cada. LAURA COMPROU: três caixas com cinco peras cada. JULIANA COMPROU: três caixas com quatro mamões cada.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

Dica

Faça desenhos para descobrir as respostas das questões a seguir.

Fim do complemento.

Arnaldo comprou _____ maçãs.

  1. Quantas peras Laura comprou?

Laura comprou _____ peras.

  1. Quantos mamões Juliana comprou?

Juliana comprou _____ mamões.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Observe abaixo as vendas de Analice no período da tarde. Depois, responda à questão.
    • Quantos mamões Analice vendeu à tarde?
Imagem: Ilustração. Quadro com a informação: VENDAS DA TARDE. Em seguida há nove caixas com quatro mamões cada.  Fim da imagem.

No período da tarde, Analice vendeu _____ mamões.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Diga aos colegas e ao professor como você descobriu as respostas das atividades 2 e 3.

100

Registro da multiplicação

  1. Observe abaixo os estudantes de uma turma de capoeira.
Imagem: Ilustração. Seis jovens com roupas brancas. No centro, dois jovens estão dançando e atrás deles, quatro estão batendo palmas ao lado de instrumentos musicais.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo comprido e roupa branca está apontando para o lado e falando: O símbolo que usamos para indicar uma multiplicação é x. Ao seu lado, lousa com a informação: Multiplicação. 3 vezes 6 é igual a espaço para resposta. 3 x 6 = 18.   Fim da imagem.

Em 3 turmas de capoeira com 6 estudantes cada uma, há _____ estudantes.

  1. Observe as jogadoras de uma equipe de basquete e, depois, responda.
Imagem: Ilustração. Cinco meninas com uniforme verde estão sorrindo. Na frente delas há uma bola de basquete e ao fundo, uma cesta. Fim da imagem.

Quantas jogadoras há em:

  1. duas equipes de basquete como esta?

    São 2 equipes de basquete com 5 jogadoras em cada equipe.

    Multiplicação: _____ × _____ = _____

    _____ jogadoras em duas equipes de basquete como essa.

  1. quatro equipes de basquete como essa?

    Multiplicação: _____ × _____ = _____

    _____ jogadoras em quatro equipes de basquete como essa.

101

  1. Adílson e Flávio querem descobrir quantos carrinhos há na estante.
Imagem: Ilustração. No centro há uma estante com três prateleiras e em cada uma há quatro carros coloridos. À esquerda, Adílson, menino com cabelo castanho fala: Nesta estante há 3 prateleiras. À direita, Flávio, menino com cabelo encaracolado diz: Em cada prateleira, há 4 carrinhos.  Fim da imagem.
  1. Ao todo, quantos carrinhos há na estante?

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Como você calculou esse total?
  1. Vamos representar o total de carrinhos de duas maneiras. Complete.

    Adição: 4 + 4 + 4 = _____

    Multiplicação: 3 vezes 4 é igual a _____

    Multiplicação: 3 × 4 = _____

  1. Complete as duas maneiras de calcular o total de mangas.
Imagem: Fotografia. Quatro pratos com duas mangas cada.  Fim da imagem.

2 + _____ + _____ + _____ = _____

4 × _____ = _____

No total, há _____ mangas

  1. Complete as adições e as multiplicações para calcular o total de pontos dos dados em cada caso.
Imagem: Ilustração. Quatro dados com o número 5 para cima.  Fim da imagem.

_____ + _____ + _____ + _____ = _____

_____ × _____ = _____

Imagem: Ilustração. Cinco dados com o número 6 para cima.  Fim da imagem.

_____ + _____ + _____ + _____ + _____ = _____

_____ × _____ = _____

102

2 vezes ou o dobro

  1. Observe as crianças juntando materiais recicláveis.
Imagem: Ilustração. Paulo, menino loiro aponta para quatro latinhas sobre uma mesa e fala: Eu juntei 4 latinhas de suco. Ao lado, Marina, menina ruiva aponta para oito latinhas sobre uma mesa e diz: Eu juntei o dobro de 4 latinhas.  Fim da imagem.

Calcular duas vezes um número é o mesmo que encontrar o dobro desse número.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe em cada quadro o dobro da quantidade de figuras em cada caso. Depois, responda.

A

Imagem: Ilustração. Uma flor rosa.    Fim da imagem.

B

Imagem: Ilustração. Duas esferas azuis.  Fim da imagem.

C

Imagem: Ilustração. Três lápis verdes.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

103

  1. Conte as penas das petecas e as bolas dentro das caixas e, depois, complete.
Imagem: Ilustração. Duas petecas coloridas.  Fim da imagem.

5 + 5 = _____

_____ × _____ = _____

_____ é o dobro de 5.

_____ penas nas 2 petecas.

Imagem: Ilustração. Duas caixas e dentro de cada uma há três bolinhas coloridas.  Fim da imagem.

_____ + _____ = _____

_____ × _____ = _____

_____ é o dobro de _____.

_____ bolas nas 2 caixas.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Leia as frases abaixo e marque com um X as corretas.

    Sabendo que Maria tem 7 anos de idade e Valéria tem 14, então:

    ( ) Valéria tem o dobro da idade de Maria.

    ( ) Maria tem o dobro da idade de Valéria.

    ( ) Valéria tem 2 vezes a idade de Maria.

    ( ) Maria tem a metade da idade de Valéria.

Imagem: Ilustração. Uma jovem loira está sorrindo com a mão esquerda na cintura. Ao seu lado, uma menina sorri e olha para cima.   Fim da imagem.
  1. Elaine foi à feira com seu primo Pedro e comprou meia dúzia de bananas, enquanto Pedro comprou o dobro dessa quantidade. Quantas bananas, no total, eles compraram?

    _____

    Eles compraram, no total, _____ bananas.

  1. Registre como você calcularia o dobro de 13.

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    • Converse com os colegas para descobrir a maneira que vocês acham mais fácil de obter esse resultado.

104

3 vezes ou o triplo

  1. Observe a cena a seguir e, depois, complete os cálculos.

    Carlos é técnico de aparelhos elétricos.

Imagem: Ilustração. À esquerda, Carlos, homem com cabelo castanho-escuro e camiseta vermelha, olha para o lado e fala: Hoje, consertei apenas 5 ventiladores. Atrás dele há cinco ventiladores. À direita, Carlos sorri com o dedo indicador levantado e diz: Amanhã, espero consertar o triplo do que consertei hoje.    Fim da imagem.

Calcular três vezes um número é o mesmo que encontrar o triplo desse número.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte o triplo da quantidade indicada em cada caso.

a)

Imagem: Ilustração. Dois lanches.   Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Quatro maçãs.   Fim da imagem.

105

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Veja como podemos calcular o resultado de 3 × 5 com o auxílio de uma calculadora.
Imagem: Ilustração. Na parte inferior, quatro calculadoras com os números na tela: 3, 3, 5, 15. Na parte superior, as informações em cada uma delas: tecle 3, tecle x, tecle 5, tecle =.   Fim da imagem.
  1. Lucas apertou as teclas: Ilustração. Teclas: 3, x, 9, =.

    Que resultado apareceu no visor da calculadora? _____

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Ana multiplicou dois números com a calculadora.

    Uma das teclas apertadas foi Ilustração. Tecla: 3.  , e o resultado foi 24.

    Desenhe as teclas que Ana apertou.

Boxe complementar:

Desafio

Um cachorro pegou 3 sacos com o mesmo número de bolinhas de ração em cada um. Para cada bolinha de ração que comeu, ele deu um latido. Após ter comido todas as bolinhas de ração dos 3 sacos, o cachorro havia dado 27 latidos.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

• Pinte os 3 sacos que o cachorro pegou.

Imagem: Ilustração. Um cachorro está abanando o rabo. Na frente dele há nove sacos com os números: 7, 7, 9, 9, 8, 8, 9, 8, 7.  Fim da imagem.

CRÉDITO: DANILO SOUZA

Fim do complemento.

106

Jogo: Encontre o dobro ou o triplo

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

Material: Cartela e dado da página 203 e 20 marcadores (10 para cada jogador), que podem ser feijões, tampinhas ou outros.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma menina loira com cabelo preso está ajoelhada e segurando um dado. À direita, um menino com cabelo preto e curto está ajoelhado e com as mãos sobre as pernas. Entre eles há dois tabuleiros sobre uma mesa. Nos tabuleiros, os números: 2, 3, 4, 6, 8, 9, 10, 12, 15, 18. Ao lado de cada um há feijões. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Jogadores: 2

Regras:

107

Questões sobre o jogo

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Um jogador obteve o número 4 no dado e quer cobrir o número 9 em sua cartela. Ele poderá fazer isso? Justifique sua resposta.
  1. Observe esta situação do jogo e descubra qual é o número que Renata poderá cobrir em sua cartela.

    _____

Imagem: Ilustração. A menina loira está sentada e de costas. Na frente dela, o tabuleiro com um feijão sobre o número 10. Ao lado, um dado com o número 5 para cima.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega para responder à Helena e ao Miguel.
Imagem: Ilustração. Helena, menina ruiva com tiara verde está ajoelhada e sorrindo. Ela pergunta: Será que o número 11 poderia estar na cartela? Por quê? Na frente dela, Miguel, menino com cabelo castanho está sentado com as pernas cruzadas. Ele pergunta: Por que o maior número da cartela é o 18? Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Um jogador precisa cobrir o número 3 da cartela. Que número ele precisa obter no dado? Por quê?
  1. Há algum número na cartela que é o dobro de um número do dado e, ao mesmo tempo, o triplo de outro número do dado? Se houver, quais são?

    _____

108

Completando sequências

  1. Complete as sequências e, depois, descubra multiplicações cujos resultados sejam os números da sequência.
    1. 2, 4, 6, 8, _____, _____, _____, _____, _____, _____

      2 × 1; 2 × 2; 2 × 3; 2 × 4; _____

      _____, _____, _____, _____, _____

    1. 3, 6, 9, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____

      3 × 1; 3 × 2; 3 × 3; _____; _____

      _____, _____, _____, _____, _____

  1. Agora é a sua vez de construir uma sequência e registrar multiplicações cujos resultados sejam os números da sequência.

    _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____

    ×, ×, _____, _____, _____

    _____, _____, _____, _____, _____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Estes cinco quadros devem formar uma sequência. Pinte os quadradinhos de acordo com o padrão da sequência.
Imagem: Ilustração. Cinco quadros e cada um há cinco colunas e cinco fileiras. No primeiro quadro, o quadradinho da coluna um e fileira um está pintado de preto. No segundo quadro, os quadradinhos da coluna um e fileira um e coluna dois, fileira dois estão pintados de preto. Em seguida, os quadros estão em branco.  Fim da imagem.

109

  1. 4. Observe os cálculos indicados nos quadrinhos a seguir.

    1 × 10

    2 × 10

    3 × 10

    4 × 10

    5 × 10

    1 × 1

    2 × 1

    3 × 1

    4 × 1

    5 × 1

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte no quadro abaixo apenas os números que correspondem aos resultados desses cálculos.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Imagem: Quadro com 5 linhas e 10 colunas. Cada quadradinho tem um número que vai de 1 a 50. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Converse com seus colegas sobre o que vocês podem observar em relação aos números que foram pintados.
  1. Observe as casas ilustradas abaixo.
Imagem: Ilustração. Casas coloridas lado a lado com números. Da esquerda para direita: casa roxa (25), casa verde (23), casa azul (31), casa amarela (29) e casa laranja (27).   Fim da imagem.
  1. Na ordem em que estão apresentados, os números dessas casas formam uma sequência que segue algum padrão? Caso sigam, qual?

    _____

  1. Escreva os números dessas casas em ordem crescente.

    _____

  1. A sequência formada por esses números em ordem crescente possui algum padrão? Se possuir, escreva qual.

    _____

  1. Observe a sequência com a representação de figuras geométricas planas.
Imagem: Ilustração. Figuras geométricas laranja: triângulo, losango, pentágono e hexágono. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

110

A Matemática me ajuda a ser

... um consumidor atento

Observe o folheto com as ofertas de um supermercado.

Imagem: Ilustração. Folheto com a informação: SUPERMERCADO. LEVE MAIS POR MENOS. Em seguida, uma embalagem de balas com 10 unidades – BALAS 3 REAIS. Ao lado, embalagem de balas com 40 unidades – EMBALAGEM ECONÔMICA 10 REAIS. Abaixo, uma embalagem de chocolates com 100g – CHOCOLATE 2 REAIS. Ao lado, embalagem de chocolate com 12 tabletes – EMBALAGEM ECONÔMICA COM 12 TABLETES 26 REAIS.  Fim da imagem.

As pessoas que moram com você costumam comprar produtos em oferta ou em embalagens econômicas?

Imagem: Fotografia. Uma mulher com cabelo preso, óculos e regata preta está sentada com a mão direita virada para cima. Ela fala: Propaganda enganosa é crime! O anúncio enganador é aquele que conduz o consumidor ao erro, garantindo algo que, de fato, não vai acontecer.  Fim da imagem.

É preciso estar sempre atento! Há ofertas e embalagens econômicas que não são realmente vantajosas para o consumidor.

111

Tome nota

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Você acha que as duas ofertas do folheto são vantajosas?
  1. É mais vantajoso comprar a embalagem econômica com 12 tabletes de chocolate ou comprar 12 tabletes separadamente? Explique.

    _____

  1. Se comprar a embalagem econômica de balas, você vai economizar? Explique.

    _____

  1. A propaganda “LEVE MAIS POR MENOS” do folheto é verdadeira?

    _____

Reflita

  1. Quais deveriam ser os preços das embalagens econômicas do folheto para que o consumidor realmente tivesse vantagem?

    _____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Marque com um X as ofertas vantajosas.
Imagem: Ilustração. Três ofertas.  1) CAIXINHA DE SUCO SABOR MAÇÃ.  Duas caixinhas de suco - 2 UNIDADES 4 REAIS.  Oito caixinhas de suco - CAIXA COM 8 UNIDADES 15 REAIS.  2) IOGURTE.  Embalagem com seis unidades – 6 IOGURTES 6 REAIS.  Duas embalagens com seis unidades – 12 IOGURTES 14 REAIS.  3) ÁGUA MINERAL.  Uma garrafa – UNIDADE 1 REAL.  Embalagem com doze garrafas – EMBALAGEM 12 UNIDADES 10 REAIS.   Fim da imagem.

112

Compreender informações

Classificar e analisar situações prováveis ou impossíveis

  1. Tábata gosta de brincar com dados. Hoje ela resolveu observar o total obtido ao adicionar os números das partes que ficam voltadas para cima no lançamento de dois dados comuns: um branco e um verde.
Imagem: Fotografia. Um dado verde com o número 4 para cima. Ao lado, um dado branco com o número 5 para cima.   Fim da imagem.
  1. Tábata obteve 11 em dois lançamentos dos dois dados. Veja:
Imagem: Fotografia. Um dado verde com o número 6 para cima. Ao lado, um dado branco com o número 5 para cima. À direita, fotografia. Um dado verde com o número 5 para cima. Ao lado, um dado branco com o número 6 para cima.    Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Que total Tábata obteve na situação mostrada acima? _____

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

    • Desenhe todas as maneiras de obter esse total no lançamento de um dado branco e outro verde.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. É pouco provável ou muito provável Tábata obter total 12 em um desses lançamentos? Por quê?

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Tábata ficou pensando em todas as possibilidades de obter total 7 em um lançamento desses dois dados. Marque com um X para responder. Obter total 7 é:

    ( ) impossível.

    ( ) pouco provável.

    ( ) muito provável.

113

  1. Carla tem 2 gizes de cera verdes, o triplo dessa quantidade de gizes na cor azul e o dobro da quantidade de gizes azuis na cor vermelha.
Imagem: Fotografia. Um giz de cera azul e um giz verde. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe com Ilustração. Lápis azul.  os gizes de cera azuis e com Ilustração. Lápis vermelho.os gizes de cera vermelhos de Carla.

    _____

  1. Carla colocou todos esses gizes em uma sacola e sorteou um deles.
    • Que cor de giz é muito provável de ser sorteada? _____
    • Sortear um giz cor de laranja é impossível ou improvável? _____

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    • O que se deve fazer para ser possível sortear um giz de cera amarelo?
    1. Um jogo tem 52 cartas: 13 vermelhas, 13 verdes, 13 amarelas e 13 azuis. As cartas de cada cor são numeradas de 1 a 13.
      • Agora, responda:
      1. Quantas cartas verdes com o número 7 há nesse jogo? _____
      1. Quantas cartas com o número 7 há ao todo? _____
      1. Retirando uma carta qualquer desse jogo (sem olhar), é impossível sair uma carta com o número 7?

        _____

      1. Sair uma carta verde com o número 7 é pouco provável ou muito provável? E sair uma carta numerada de 1 a 10?

        _____

        Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

      1. Troque ideias com um colega sobre como vocês pensaram para responder às questões desta atividade.

114

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Calcule o número de livros das três prateleiras.
Imagem: Ilustração. Três prateleiras com nove livros cada. Ao lado, placas com as informações: Arte, História e Ciências. Fim da imagem.

9 + _____ + _____ = _____

_____ × _____ = _____

_____ livros nas prateleiras.

  1. Complete o quadro de multiplicações.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Imagem: Ilustração. Sinal de multiplicação. Fim da imagem.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

1

1

2

_____

_____

_____

_____

_____

_____

9

_____

2

_____

_____

_____

_____

10

_____

_____

_____

_____

_____

3

_____

6

_____

12

_____

_____

_____

24

_____

_____

4

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

5

_____

10

_____

_____

_____

_____

_____

_____

45

_____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. Quatro pães. Fim da imagem.
  1. Com 1 pacote de farinha de trigo, Adelson faz 4 pães. Na próxima semana, ele fará 12 desses pães para a família.
    • De quantos desses pacotes de farinha de trigo Adelson precisará para fazer os pães?

      _____

115

  1. Resolva os problemas a seguir.
    1. Ana foi à padaria e comprou 3 sorvetes, como o da imagem abaixo.

      Imagem: Fotografia. Placa com a informação: Picolé 3 reais cada. Ao lado, foto de três picolés vermelhos.    Fim da imagem.

      Quantos reais ela gastou?

      _____ × _____ = _____

      Ana gastou _____ reais.

    1. Cristina comprou um bolo como este abaixo e gastou o triplo do que Ana gastou com os sorvetes. Quantos reais Cristina gastou?

      Imagem: Fotografia. Bolo de chocolate com raspas de chocolate em cima.  Fim da imagem.

      _____ × _____ = _____

      Cristina gastou _____ reais.

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Pedro estava utilizando uma calculadora para fazer multiplicações. Ele apertou a tecla Ilustração. Tecla 7.  , depois a tecla Ilustração. Tecla x.  e se esqueceu da tecla que apertou em seguida. Mas, quando apertou a tecla Ilustração. Tecla =. , o resultado da multiplicação foi 21. Qual foi a tecla que Pedro apertou e de que não se lembra? _____
  1. Calcule os resultados para formar uma sequência numérica.

    1 × 6; 2 × 6; 3 × 6; 4 × 6; 5 × 6

    _____, _____, _____, _____, _____

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.