116
UNIDADE 6. Grandezas e medidas
![Imagem: Ilustração. À esquerda, Daniel está andando na calçada, segurando um copo com suco com a mão direita e a coleira de Bizi com a mão esquerda. Na frente dele, a cachorra está cheirando uma sandália rosa, que está no chão. Atrás deles há uma loja de sucos com um relógio indicando 10:00 horas. Em seguida, uma loja com frutas sobre uma mesa. Ao lado, Amélia está com a mão sob o queixo e olhando para baixo. Ela está com o pé direito descalço e com uma sandália rosa no pé esquerdo. Atrás dela há casas e uma mulher segurando a mão de uma menina. No centro, um homem ajuda um idoso atravessar a rua sobre a faixa de pedestres e uma mulher está caminhando. Atrás deles há um carro amarelo parado. À direita, pessoas caminhando na calçada. Em seguida, uma loja de água mineral com galões enfileirados e uma placa com a informação: vasilhames de 5L e de 10L. Ao lado, uma peixaria com peixes expostos e uma placa na parte superior da loja. Abaixo, a informação: Compre 2 kg de salmão e ganhe 1 kg de sardinha. Em seguida, um homem está sentado na frente de um muro e lendo jornal. Ao seu lado há varas de pescar e uma placa com a informação: Temos varas de pescar de 2m. Ao fundo, um carro, um casal andando na calçada e atrás deles, um navio no mar. Acima, o céu azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_11.35.04.png)
117
Para refletir...
Amélia e Daniel estão passeando pela rua.
• O relógio na loja de sucos está marcando 10 horas da manhã ou 10 horas da noite?
• Você é mais alto ou mais baixo que as varas de pescar à venda?
• Quais produtos da cena costumam ser pesados para a venda?
• Quais produtos costumam ser vendidos em litros?
118
Medindo comprimentos
- Complete as frases de acordo com as ilustrações abaixo.
Antônio e João estão construindo paredes.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, Antônio, homem com chapéu e macacão azul está segurando um tijolo. Na frente dele há uma parede com dez tijolos enfileirados (Comprimento da parede de Antônio). Fim da imagem.](../resources/images/image_58443.png)
![Imagem: Ilustração. João, homem calvo com roupa azul está segurando um tijolo sobre uma parede com oito tijolos enfileirados (Comprimento da parede de João). Fim da imagem.](../resources/images/image_58448.png)
- A medida do comprimento da parede de Antônio corresponde à medida do comprimento de _____ tijolos.
- A medida do comprimento da parede de João corresponde à medida do comprimento de _____ tijolos.
- Os garotos vão jogar futebol. Para construir cada gol, eles decidiram usar duas latas separadas pelo comprimento de medida igual à de 6 pés.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, Marcos, menino loiro com uniforme azul está colocando os pés um na frente do outro entre duas latinhas, que estão próximas (Gol de Marcos). Fim da imagem.](../resources/images/image_58470.png)
![Imagem: À direita, Abel, menino com cabelo preto e uniforme verde está colocando os pés um na frente do outro entre duas latinhas, que estão mais distantes (Gol de Abel). Atrás deles, meninos observam. Fim da imagem.](../resources/images/image_58485.png)
- Quem tem o pé maior: Marcos ou Abel?
_____
- Você acha
certo
que os gols de Marcos e de Abel fiquem com comprimentos diferentes?
- O que poderia ter sido feito para que esses gols não ficassem com comprimentos diferentes?
119
O centímetro
- Os desenhos a seguir podem ser medidos com uma régua graduada em centímetro.
Indique a quantidade de centímetros que corresponde à medida do comprimento de cada brinquedo.
![Imagem: Ilustração. Uma reta vermelha e abaixo, a informação: 1 centímetro. Fim da imagem.](../resources/images/image_58659.png)
![Imagem: Ilustração. Uma moto vermelha. Abaixo, uma régua indicando 4 centímetros. Fim da imagem.](../resources/images/image_58763.png)
A medida do comprimento do desenho da motocicleta é igual a _____ centímetros.
![Imagem: Ilustração. Um trem vermelho e roxo. Abaixo, uma régua indicando 8 centímetros. Fim da imagem.](../resources/images/image_58774.png)
O desenho desse trem mede _____ centímetros de comprimento.
Indicamos 1 centímetro por: 1 cm
- Escolha o instrumento de medida – régua, fita métrica ou trena – que você usaria para medir o comprimento em cada caso.
![Imagem: Fotografia. Uma régua verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_24152.png)
LEGENDA: Régua. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Uma fita métrica amarela. Fim da imagem.](../resources/images/image_24137.png)
LEGENDA: Fita métrica. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Uma trena amarela. Fim da imagem.](../resources/images/image_24144.png)
LEGENDA: Trena. FIM DA LEGENDA.
Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.
- Comprimento de uma lapiseira: _____
- Comprimento de uma corda: _____
- Comprimento do contorno do pulso: _____
120
O metro
- Estime as medidas e complete com mais de ou menos de .
- Meu braço mede _____ 1 metro de comprimento.
- A porta da sala de aula mede _____ 1 metro de altura.
- Minha carteira escolar mede _____ 1 metro de altura.
- Para expressar as medidas da altura de uma pessoa e do comprimento de muitas outras coisas, podemos usar a unidade de medida metro . Observe a cena.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, uma reta do chão até o céu indicando 3 metros. Ao lado, um menino está sorrindo com as mãos na cintura (1 metro). No centro, uma mulher maior que o menino sorri com os braços cruzados. Ao seu lado, um bebê com fralda, menor que o menino, sorri com os braços levantados e um cachorro menor que o bebê observa. À direita, uma árvore com 2 metros. Fim da imagem.](../resources/images/image_59020.png)
- Agora, responda às questões.
- Quem tem menos de 1 metro de medida de altura nessa cena?
- Quem tem entre 1 metro e 2 metros de medida de altura?
- O muro verde-claro da cena tem cerca de quantos metros a mais de medida de altura que o garoto de camiseta azul?
Indicamos 1 metro por: 1 m
- Cite três animais que têm mais de 1 metro de medida de altura.
_____
121
O milímetro
- Marcos tentou
medir
o comprimento da ponta de seu lápis.
Ele percebeu que a ponta era muito pequena, menor do que 1 centímetro. Então, escolheu o milímetro para expressar a medição.
![Imagem: Ilustração. Um lápis e abaixo, uma régua indicando o comprimento da ponta: 4 milímetros. Fim da imagem.](../resources/images/image_25904.png)
- Qual é a medida do comprimento da ponta do lápis de Marcos em milímetro? _____
- Cerque com uma linha os objetos em que o milímetro é a unidade de medida mais adequada para expressar a medida do comprimento.
![Imagem: Ilustração. Um caderno amarelo. Fim da imagem.](../resources/images/image_25925.png)
LEGENDA: Caderno. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração. Um botão verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_25941.png)
LEGENDA: Botão. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração. Um grão de arroz. Fim da imagem.](../resources/images/image_25912.png)
LEGENDA: Grão de arroz. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração. Uma lantejoula verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_25937.png)
LEGENDA: Lantejoula. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração. Um prédio. Fim da imagem.](../resources/images/image_25921.png)
LEGENDA: Prédio. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
- Em quais outros objetos você
expressaria
medidas de comprimento em milímetro?
_____
- Os milímetros também podem ser muito utilizados para expressar medidas de pequenas espessuras.
![Imagem: Ilustração. Uma folha de papel. Fim da imagem.](../resources/images/image_25945.png)
LEGENDA: Folha de papel. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração. Uma moeda de um real. Fim da imagem.](../resources/images/image_25930.png)
LEGENDA: Moeda. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração. Um azulejo de vidro. Fim da imagem.](../resources/images/image_25950.png)
LEGENDA: Azulejo. FIM DA LEGENDA.
- Qual desses objetos você acha que tem
menor
espessura?
_____
122
Medindo massas
- Observe a imagem e marque com um X a frase correta.
![Imagem: Ilustração. Uma balança de pratos inclinada para a esquerda. À esquerda, um carrinho amarelo e à direita, um trenzinho verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_27301.png)
( ) O carrinho é mais pesado que o trenzinho.
( ) O trenzinho é mais pesado que o carrinho.
( ) O carrinho é mais leve que o trenzinho.
- Explique para um colega como você pensou para marcar a frase correta e ouça a explicação dele.
- Observe a melancia, a maçã e a jabuticaba nas balanças e faça o que se pede.
![Imagem: Ilustração 1. Uma balança de pratos inclinada para a esquerda. À esquerda, uma maçã e à direita, uma jabuticaba. 2. Uma balança de pratos inclinada para a direita. À esquerda, uma maçã e à direita, uma melancia. 3. Uma balança de pratos inclinada para a esquerda. À esquerda, uma melancia e à direita, uma jabuticaba. Fim da imagem.](../resources/images/image_27271.png)
- Qual das três frutas tem a menor massa? _____
- A maior massa pertence a qual fruta? _____
123
O grama e o quilograma
- Observe as imagens abaixo e responda às questões.
![Imagem: Fotografia. Embalagem de açúcar com 1 kg. Fim da imagem.](../resources/images/image_27289.png)
![Imagem: Fotografia. Embalagem de amendoim torrado com 400 g. Fim da imagem.](../resources/images/image_27279.png)
![Imagem: Fotografia. Embalagem de orégano com 50 g. Fim da imagem.](../resources/images/image_27322.png)
![Imagem: Fotografia. Embalagem de arroz com 5 kg. Fim da imagem.](../resources/images/image_27314.png)
- Quantos quilogramas tem o pacote de açúcar? _____
- O pacote de arroz tem mais de 1 quilograma ou menos de 1 quilograma? _____
- Quantos gramas tem o pacote de amendoim? _____
- O pacote de orégano tem mais de 500 gramas ou menos de 500 g?
_____
Indicamos 1 quilograma por: 1 kg
Indicamos 1 grama por: 1 g
- Fábio foi à feira para comprar temperos. Comprou 10 g de pimenta-do-reino moída, 20 g de alecrim e 15 g de colorau. Qual foi a medida da massa total de temperos comprados por Fábio?
_____
- Calcule mentalmente e complete a frase.
![Imagem: Ilustração. Uma mulher sorri e segura um bebê. Na frente dela, um médico está sentado e lendo um papel. Fim da imagem.](../resources/images/image_27307.png)
O filho de Karina nasceu com 3 kg. Depois de dois meses, quando foi ao pediatra, ele já estava com 5 kg.
A massa do bebê aumentou _____ kg.
124
Medindo capacidades
- Observe os recipientes abaixo e, em seguida, faça o que se pede.
![Imagem: Ilustração. Uma mesa e sobre ela há uma xícara, uma caneca e um jarro. Fim da imagem.](../resources/images/image_28415.png)
- Qual recipiente tem
menor
capacidade? Cerque-o com uma linha.
- Explique para um colega como você chegou à resposta da pergunta anterior.
- Daniel e Eduardo compraram garrafas iguais de suco de uva. Cada um despejou todo o conteúdo de sua garrafa em alguns copos. Observe e responda.
![Imagem: Ilustração. Daniel, homem com cabelo encaracolado está com as mãos na cintura. Na frente dele há uma garrafa e cinco copos grandes com suco dentro. Ao lado, Eduardo, homem loiro está acenando. Na frente dele há uma garrafa e sete copos pequenos com suco dentro. Fim da imagem.](../resources/images/image_60108.png)
- Quantos copos cada um encheu com suco?
_____
- Apesar de a quantidade de suco ser igual nas duas garrafas, por que o
número
de copos enchidos por Daniel e por Eduardo foi diferente?
_____
125
O litro e o mililitro
![Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.](../resources/images/image_39467.png)
- Observe e pinte os recipientes de acordo com a legenda.
recipientes com menos de 1 litro de capacidade
recipientes com mais de 1 litro de capacidade
1
2
3
4
5
Indicamos 1 litro por: 1 L
- Mililitro é uma unidade de medida usada para representar medidas de capacidade menores que 1 litro. Marque com um X os produtos que costumam ser vendidos em mililitro.
![Imagem: Ilustração. Uma caixinha com canudo, um frasco de esmalte, um frasco pequeno de xarope, um frasco de xampu e uma lata. Fim da imagem.](../resources/images/image_28399.png)
Indicamos 1 mililitro por: 1 mL
Observação: Os elementos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
Boxe complementar:
Desafio
Luana quer colocar os 2 litros de leite de um recipiente em garrafinhas de meio litro. Quantas dessas garrafinhas ela pode encher com o conteúdo desse recipiente? _____
• Compare sua resposta com a de um colega e conversem sobre como cada um pensou para resolver o problema.
Resposta pessoal.
CRÉDITO: ARTUR FUJITA
Fim do complemento.
126
Medindo tempo
Horas
- Complete com mais ou com menos em cada caso.
- Lavar as mãos demora _____ de 1 hora.
- Uma partida de futebol dura _____ de 1 hora.
- Escovar os dentes leva _____ de 1 hora.
- Observe o relógio que fica na sala da casa de Cláudio e responda: quanto tempo durou o filme a que ele assistiu?
No começo do filme, o relógio marcava:
![Imagem: Ilustração. Relógio digital indicando 08:00 horas. Fim da imagem.](../resources/images/image_30234.png)
No fim do filme, o relógio marcava:
![Imagem: Ilustração. Relógio digital indicando 09:00 horas. Fim da imagem.](../resources/images/image_51348.png)
Indicamos 1 hora por: 1 h
- Leia e complete.
![Imagem: Ilustração. Um homem com cabelo preto e camisa verde está com a mão direita na cintura e a esquerda virada para cima. Ele fala: O relógio digital marca 14 horas e o de ponteiros marca 2 horas, ou seja, 2 horas depois do meio‑dia ou 2 horas da tarde. À esquerda há um relógio digital indicando 14:00 horas e à direita, um relógio de ponteiro indicando 2 horas. Fim da imagem.](../resources/images/image_61131.png)
Às 12 horas, dizemos que é meio-dia. Após o meio-dia, de hora em hora, o relógio digital marca: 13 h, 14 h, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, 0 h.
127
Dias
- Em cada situação, escreva se o período de tempo indicado é maior que 1 dia ou
menor
que 1 dia.
- Renata ficou em jejum por 12 horas para fazer exame de sangue.
_____
- Marina comprou uma cama em uma loja e foi informada de que a entrega ocorreria em 36 horas.
_____
- Renata ficou em jejum por 12 horas para fazer exame de sangue.
- Leia o que os policiais Marcelo e Renato estão dizendo e responda às questões.
![Imagem: Ilustração. Um policial com uniforme está com a mão esquerda virada para cima. Ele fala: Meu plantão começará às 15 horas de hoje e terminará às 15 horas de amanhã. Ao lado, outro policial está com o dedo indicador levantado. Ele diz: Você trabalhará bastante, mas depois terá dois dias de folga. Atrás deles há pastas sobre um armário. Fim da imagem.](../resources/images/image_61343.png)
- O plantão de Marcelo durará quantas horas? _____
Um período de 24 horas corresponde a 1 dia .
- Quantas horas Marcelo terá de folga após o plantão? _____
- Escreva 4 atividades que você sempre faz nas 24 horas de um dia.
_____
128
Semanas
- Veja os pratos especiais do dia que Raquel serve em seu restaurante semanalmente. Depois, complete, considerando que hoje seria quarta-feira.
![Imagem: Ilustração. Um quadro verde com as informações: Dia da semana: Domingo. Prato do dia: Frango a passarinho. Dia da semana: Segunda-feira. Prato do dia: Arroz de carreteiro. Dia da semana: Terça-feira. Prato do dia: Macarronada. Dia da semana: Quarta-feira. Prato do dia: Feijoada. Dia da semana: Quinta-feira. Prato do dia: Moqueca. Dia da semana: Sexta-feira. Prato do dia: Legumes especiais. Dia da semana: Sábado. Prato do dia: Costela de tambaqui. Fim da imagem.](../resources/images/image_53375.png)
- Se hoje é quarta-feira, o prato do dia é _____.
- O prato do dia servido ontem foi _____ e o de amanhã será _____.
- Cada prato do dia é servido novamente após _____.
Um período de 7 dias é chamado semana .
- Complete.
- 2 semanas são _____ dias.
- 3 semanas são _____ dias.
- 4 semanas são _____ dias.
- Guilherme pratica natação às terças-feiras e às quintas-feiras. Na semana passada, a terça-feira foi dia 21. Que dia foi a quinta-feira da semana passada? _____
129
Meses e anos
![Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.](../resources/images/image_40156.png)
- Responda às questões.
- Qual é sua idade em anos?
- Já se passaram quantos meses desde seu último aniversário?
- Observe o calendário e faça o que se pede.
![Imagem: Ilustração. Calendário de 2023 com os meses: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro. Fim da imagem.](../resources/images/image_53364.png)
- No calendário, cerque com uma linha o Dia das Crianças.
- Reúna-se com um colega e, juntos, descubram quantos meses inteiros faltam para o primeiro dia do próximo ano.
Um período de 12 meses é chamado ano .
- Quantos anos há em um período de 36 meses? _____
130
Jogo: Competição animal
Material: 12 cartas com informações de animais da página 201.
Jogadores: 2, 3 ou 4.
Regras:
- As 12 cartas são embaralhadas e repartidas igualmente entre os jogadores.
- Cada um coloca as cartas em sua frente voltadas para baixo, formando um monte.
- Os jogadores decidem quem começará a partida.
- A cada rodada, todos os jogadores pegam a carta de cima de seu monte.
- Cada jogador, na sua vez, escolhe uma das três medidas (de comprimento, de massa ou de tempo de gestação) do animal representado na carta e lê a informação em voz alta.
- Os outros jogadores
devem
dizer, em voz alta, qual animal está na sua carta e qual é a medida correspondente. Quem tiver o animal com a maior medida vencerá a rodada e ficará com todas as cartas da rodada, que deverão ser colocadas embaixo de seu monte.
Veja um exemplo de uma rodada:
![Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo encaracolado está sentado e segurando uma carta. Ele fala: Capivara: medida do comprimento igual a 134 centímetros. Ao lado, um menino ruivo também está sentado e segurando uma carta. Ele diz: Lobo‑guará: 132 centímetros. Em seguida, uma menina com cabelo encaracolado está segurando uma carta e com a outra mão para cima. Ela sorri e fala: Onça‑pintada: 180 centímetros. Ganhei! Entre eles há cartas empilhadas sobre uma mesa. Fim da imagem.](../resources/images/image_62228.png)
- O jogo prossegue com o próximo jogador à esquerda, que escolherá uma das medidas do animal da primeira carta de seu monte.
- Quando um jogador ficar sem cartas, sairá do jogo.
- Vence o jogador que ficar com todas as cartas.
131
Questões sobre o jogo
- Qual é o animal das cartas do jogo que tem a maior massa? E o que tem a
menor
massa?
_____
- Qual é a diferença entre a massa, em quilograma, do animal que tem a maior massa e a do que tem a menor massa? _____
- Imagine que você tenha a carta com a lontra. Escolha uma grandeza que lhe permita ganhar do jogador que tenha a carta com o bugio.
![Imagem: Fotografia. Uma lontra, animal comprido com pelo curto, cauda longa e patas curtas. Fim da imagem.](../resources/images/image_32412.png)
LEGENDA: Lontra. FIM DA LEGENDA.
Medidas
Massa 5 kg
Tempo de gestação 56 dias
Comprimento 66 cm (sem a cauda)
![Imagem: Fotografia. Um bugio, macaco com pelo marrom e volumoso e face pequena. Fim da imagem.](../resources/images/image_32496.png)
LEGENDA: Bugio. FIM DA LEGENDA.
Medidas
Massa 7 kg
Tempo de gestação 187 dias
Comprimento 63 cm (sem a cauda)
_____
- Em quais medidas a onça-pintada vence o jupará?
_____
- Nesta rodada, o menino escolhe uma medida do animal de sua carta. Por que você acha que ele está comemorando?
![Imagem: Ilustração. Um menino está sentado, segurando uma carta e com a outra mão para cima. Ao seu lado, destaque para a foto na carta de uma anta. Ao lado, um menino está sentado, segurando uma carta e sorrindo. Fim da imagem.](../resources/images/image_32373.png)
_____
132
Trabalhando com o nosso dinheiro
- Observe os brinquedos e o preço de cada um deles.
![Imagem: Fotografia. Uma boneca de pano. Ao lado, placa com a informação: 38 reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_62675.png)
LEGENDA: Boneca. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um trenzinho de madeira colorido. Ao lado, uma placa com a informação: 45 reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_62683.png)
LEGENDA: Trem. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Uma peteca azul e amarela. Ao lado, uma placa com a informação: 24 reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_62724.png)
LEGENDA: Peteca. FIM DA LEGENDA.
Observação: As imagens nesta página não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.
- Qual é o brinquedo mais caro?
_____
- Com 100 reais, seria possível comprar os 3 brinquedos? _____
- Cerque com uma linha a menor quantidade de cédulas necessárias para formar 174 reais.
![Imagem: Fotografia. Uma cédula de duzentos reais, uma cédula de cem reais, três cédulas de cinquenta reais, três cédulas de vinte reais, uma cédula de dez reais, duas cédulas de cinco reais e duas cédulas de dois reais. Resposta: Há linhas em volta de uma cédula de cem reais, uma cédula de cinquenta reais, uma cédula de vinte reais e duas cédulas de dois reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_62808.png)
- Flaviana faz bolachas decoradas para vender. Ela vende caixinhas com 10 bolachas cada uma por 25 reais.
- Nesta semana, ela vendeu 4 caixinhas de bolachas. Quantos reais ela recebeu pelas caixinhas vendidas? _____
133
- Gregório foi ao cinema com seus 3 sobrinhos. Antes de entrarem na sala do cinema, ele comprou 3 pacotes de pipoca.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, Gregório, homem com cabelo castanho está de costas e fazendo o número 3 com os dedos. Ao seu lado, um jovem está com as mãos sobre um balcão e do outro lado, duas crianças estão conversando. Na frente deles há um atendente e um computador. Ao fundo, um painel com a informação: PACOTE DE PIPOCA 5 REAIS. Ao lado há várias pipocas dentro de uma máquina. À direita, um casal está de costas e na frente deles há atendentes atrás do balcão. Ao fundo, uma placa com a informação: PREÇOS DOS INGRESSOS. ADULTOS: 20 REAIS. CRIANÇAS E IDOSOS: PAGAM MEIA-ENTRADA. Fim da imagem.](../resources/images/image_62980.png)
- Quantos reais custaram os 3 pacotes de pipoca? _____
- Qual foi a quantia gasta por Gregório com os ingressos dele e de seus sobrinhos? _____
- Ao todo, quantos reais Gregório gastou com os pacotes de pipoca e com os ingressos? _____
- Gabriel tem 1 cédula de 50 reais e Clara tem 2 cédulas de 20 reais.
- Quem possui mais cédulas? _____
- Quem tem a maior quantia em reais?
_____
- O que você pode concluir com as respostas dos itens a e b ?
134
Compreender problemas
Para resolver
Leia e resolva os problemas considerando a planta da cozinha e o esquema.
Problema 1
A planta a seguir representa a cozinha da casa de Leonardo. Qual é a medida da largura da porta dessa cozinha?
![Imagem: Ilustração. À direita, Leonardo, um homem calvo com cabelo grisalho está com ferramentas penduradas na cintura e segurando uma porta. À esquerda, planta de uma cozinha. Na parte inferior, o comprimento de 6m e ao lado, a altura de 4 m. Na parte superior, da parede até a porta há 4m de comprimento. Em seguida, a porta e ao lado, da porta até a outra parede há 1 m. Fim da imagem.](../resources/images/image_63273.png)
A porta da cozinha tem _____ metro de medida de largura.
Problema 2
Andreza, Juliana e Wílliam estão caminhando em uma pista. De acordo com os dados do esquema abaixo, qual é a distância entre Wílliam e Juliana?
![Imagem: Ilustração. No centro, uma reta azul. À esquerda, posição de Andreza. No centro, posição de Juliana e à direita, posição de William. Entre a posição de Andreza e Juliana há 32 metros e entre a posição de Andreza e William, 64 metros. Fim da imagem.](../resources/images/image_63298.png)
A distância entre Wílliam e Juliana é de _____ metros.
135
Para refletir
- No Problema 1, a parede à direita da pia
mede
4 metros de comprimento. Se essa medida
fosse
diferente, a resposta do problema mudaria? Por quê?
_____
- Leia abaixo como Caio pensou para resolver o Problema 1.
![Imagem: Ilustração. Caio, menino com cabelo encaracolado e camiseta listrada está com a mão direita na cintura e a esquerda na cabeça. Ele pensa: Quatro menos um é igual a três. Seis menos três é igual a três. A porta mede três metros de comprimento. Fim da imagem.](../resources/images/image_63493.png)
- Essa resolução está correta? Por quê?
_____
- Observando apenas as informações do esquema do Problema 2, o que você pode saber sem fazer cálculos?
( ) A distância total da caminhada.
( ) A distância já percorrida por Andreza.
( ) Quantos metros separam Andreza de Juliana e Andreza de Wílliam.
- No esquema do Problema 2, se Wílliam estivesse posicionado mais à direita, o que aconteceria com a distância entre Andreza e Juliana?
_____
- Modifique as informações do Problema 2 para que a resposta
dele
seja 30 metros.
Distância entre Andreza e Juliana: _____ metros.
Distância entre Andreza e Wílliam: _____ metros.
136
Matemática em textos
Leia
Período de gestação de alguns animais
Alguns animais nascem de ovos, e o período que eles passam crescendo dentro dos ovos é chamado incubação. Outros animais crescem dentro da barriga da mãe, período que é denominado gestação. Os períodos de gestação variam de espécie para espécie. Vamos conhecer o período de gestação de alguns animais.
Observação: As imagens nesta página não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.
![Imagem: Fotografia. Um hipopótamo. Fim da imagem.](../resources/images/image_36378.png)
LEGENDA: hipopótamo - 240 dias. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Uma vaca. Fim da imagem.](../resources/images/image_54107.png)
LEGENDA: vaca - 284 dias. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um urso-polar. Fim da imagem.](../resources/images/image_36410.png)
LEGENDA: urso-polar - 240 dias. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um leão. Fim da imagem.](../resources/images/image_53754.png)
LEGENDA: leão - 100 dias. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração. Um cavalo. Fim da imagem.](../resources/images/image_36385.png)
LEGENDA: cavalo - 330 dias. FIM DA LEGENDA
![Imagem: Fotografia. Um gato. Fim da imagem.](../resources/images/image_53770.png)
LEGENDA: gato - 63 dias. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um cachorro. Fim da imagem.](../resources/images/image_53777.png)
LEGENDA: cachorro - 63 dias. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um elefante. Fim da imagem.](../resources/images/image_36402.png)
LEGENDA: elefante indiano - 624 dias. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um lobo. Fim da imagem.](../resources/images/image_53784.png)
LEGENDA: lobo - 63 dias. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um tigre. Fim da imagem.](../resources/images/image_53794.png)
LEGENDA: tigre - 105 dias. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um coelho. Fim da imagem.](../resources/images/image_53802.png)
LEGENDA: coelho - 30 dias. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Fotografia. Um porco. Fim da imagem.](../resources/images/image_36393.png)
LEGENDA: porco - 112 dias. FIM DA LEGENDA
![Imagem: Fotografia. Um leão-marinho. Fim da imagem.](../resources/images/image_53811.png)
LEGENDA: leão-marinho - 350 dias. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Dados obtidos em: DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. São Paulo: Panda Books, 2006. p. 60.
137
Responda
- Alguns animais nascem de ovos. Como é chamado o período que esses animais passam crescendo dentro dos ovos? _____
- Gestação é o período em que os animais crescem dentro da barriga da mãe. Qual é o tempo de gestação do leão? E o do gato?
_____
Analise
- Qual dos animais mostrados na página anterior tem maior tempo de gestação? E qual tem
menor
tempo de gestação?
_____
- Quais desses animais têm o tempo de gestação igual a aproximadamente duas vezes o tempo de gestação do coelho?
_____
- Qual é a diferença entre o tempo de gestação do leão-marinho e o do cavalo? _____
- Quais desses animais têm o tempo de gestação entre 6 meses e 9 meses? _____
Aplique
- O tempo de gestação do ser humano é de aproximadamente 270 dias. Esse tempo é mais próximo do tempo de gestação de qual desses animais? _____
- Os coelhos vivem, em média, de 5 a 6 anos. O que você acha que aconteceria com a população de coelhos se o tempo de gestação deles fosse igual ao dos elefantes indianos?
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Compreender informações
Organizar dados em tabelas
- Veja a remessa de violões, pandeiros, flautas e violinos que uma loja de instrumentos musicais recebeu em janeiro de 2023.
![Imagem: Ilustração. Oito violões, dois violinos, quatro flautas e três pandeiros. Fim da imagem.](../resources/images/image_52167.png)
O gerente da loja começou a anotar as quantidades em uma lista para depois organizar uma tabela.
![Imagem: Ilustração. Um caderno com a informação: Violinos: 2. Violões: espaço para resposta. Flautas: espaço para resposta. Pandeiros: 3. Fim da imagem.](../resources/images/image_64435.png)
- Termine de completar a lista com a quantidade de cada tipo de instrumento.
- Agora, complete a tabela.
Instrumentos musicais recebidos
Tabela: equivalente textual a seguir.
Instrumento |
Violino |
Flauta |
_____ |
Pandeiro |
---|---|---|---|---|
Quantidade |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
Fonte: Loja de instrumentos musicais (jan. 2023).
- Nessa remessa, que tipo de instrumento foi comprado pela loja em maior quantidade?
_____
- Quantos violinos falta comprar para atingir a quantidade de violões dessa remessa? _____
- Há instrumentos cuja quantidade é o dobro da quantidade de outro nessa remessa? Quais? _____
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- Doze de agosto é o Dia Nacional das Artes. A professora de Marta organizou uma semana no mês de agosto dedicada às artes.
- Leia o que diz Marta e complete a tabela com a distribuição das aulas nessa semana.
![Imagem: Ilustração. Maria, menina com tranças e camiseta amarela está com a mão direita virada para cima. Ela fala: Todos os dias há 5 aulas. Para cada tipo de aula há um único dia com 3 aulas. Fim da imagem.](../resources/images/image_64681.png)
Aulas na semana dedicadas às artes
Tabela: equivalente textual a seguir.
Dia da semana Tipo de aula |
Seg. |
Ter. |
Qua. |
Qui. |
Sex. |
---|---|---|---|---|---|
Dança e música |
_____ |
2 |
2 |
_____ |
3 |
Pintura e desenho |
2 |
_____ |
_____ |
1 |
2 |
Teatro e cinema |
2 |
0 |
_____ |
2 |
_____ |
Fonte: Professora de Marta (ago. 2023).
- Quantas aulas de dança e música Marta teve na segunda-feira?
- E de teatro e cinema? _____
- Marta teve quantas aulas de pintura e desenho na terça-feira?
- E na sexta-feira? _____
- Houve algum dia da semana em que ela não teve aula de teatro e cinema? Se houve, qual foi esse dia? _____
- Que modalidade teve mais aulas nessa semana? _____
- Faça uma pesquisa e colete o mês do aniversário dos estudantes de sua turma, incluindo o seu. Depois, organize as informações em uma tabela que mostre quantos estudantes da turma fazem aniversário em cada mês.
140
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Complete com a unidade de medida adequada: metro ou centímetro.
- A altura de um prédio pode ser 25 _____.
- A gaveta do meu armário tem largura de 40 _____.
- Priscila tem 1 _____ e 52 _____ de altura.
- Escreva os horários nos relógios digitais abaixo. Depois, responda às questões.
![Imagem: Ilustração composta por seis quadros. Apresenta Isabela, menina ruiva com cabelo ondulado e comprido. 1) Isabela acordou logo cedo para ir à escola. 6:00. Isabela com regata amarela está sentada na cama e se espreguiçando. 2) Uma hora depois, ela já estava na escola. espaço para resposta. Isabela com camiseta branca está sentada em uma carteira escolar e escrevendo em um caderno. 3) Depois de 4 horas, ela saiu da escola e voltou para casa. Espaço para resposta. Isabela e uma amiga estão com mochilas nas costas e saindo da escola. 4) Uma hora depois, ela almoçou com a família. Espaço para resposta. Isabela com camiseta verde e seus pais estão sentados em volta de uma mesa e comendo. 5) Três horas após o almoço, ela estudou e depois brincou com os amigos. Espaço para resposta. Isabela e dois meninos estão brincando de amarelinha. 6) Seis horas depois, Isabela foi dormir. Espaço para resposta. Isabela com regata amarela está deitada na cama e dormindo. Fim da imagem.](../resources/images/image_65018.png)
- Se no dia seguinte Isabela acordou no mesmo horário, quantas horas ela dormiu?
_____
- Se Isabela dormir esse mesmo
número
de horas por 3 noites, ela terá dormido mais ou menos de 24 horas?
_____
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- Observe o que Luís está dizendo e responda à questão.
![Imagem: Ilustração. Luís, homem com quepe e uniforme azul está apontando para um relógio e falando: O próximo ônibus sai hoje às 13 horas. Ao seu lado, duas crianças sorriem e observam o relógio, que está indicando 9:00 horas. Fim da imagem.](../resources/images/image_65299.png)
- Lucas e Viviane chegaram atrasados e perderam o ônibus da manhã. Quanto tempo falta para o próximo ônibus partir?
_____
- Observe as balanças em equilíbrio e responda à questão.
![Imagem: Ilustração. Uma balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda, um saco com 8 kg e à direita, um cubo verde. Em seguida, uma balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda, três cubos verdes e à direita, uma bola grande e roxa. Fim da imagem.](../resources/images/image_390901.png)
Observação: As figuras nesta página não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.
- Sabendo que as caixas verdes têm medidas de massa iguais, quantos quilogramas tem a bola roxa? _____
- Bruna fez 5 litros de suco para distribuir entre seus amigos.
![Imagem: Ilustração. Uma jarra com suco de laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_39106.png)
- Pinte a quantidade de garrafas de 1 litro que ela conseguirá encher.
Autoavaliação
- Utilizo unidades de medida padronizadas para expressar medidas de comprimento, massa e capacidade?
- Utilizo unidades de medida de tempo para organizar minhas atividades?
![Imagem: Ilustração em preto e branco. Dez garrafas grandes. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_15.30.31.png)