116

UNIDADE 6. Grandezas e medidas

Imagem: Ilustração. À esquerda, Daniel está andando na calçada, segurando um copo com suco com a mão direita e a coleira de Bizi com a mão esquerda. Na frente dele, a cachorra está cheirando uma sandália rosa, que está no chão. Atrás deles há uma loja de sucos com um relógio indicando 10:00 horas. Em seguida, uma loja com frutas sobre uma mesa. Ao lado, Amélia está com a mão sob o queixo e olhando para baixo. Ela está com o pé direito descalço e com uma sandália rosa no pé esquerdo. Atrás dela há casas e uma mulher segurando a mão de uma menina. No centro, um homem ajuda um idoso atravessar a rua sobre a faixa de pedestres e uma mulher está caminhando. Atrás deles há um carro amarelo parado. À direita, pessoas caminhando na calçada. Em seguida, uma loja de água mineral com galões enfileirados e uma placa com a informação: vasilhames de 5L e de 10L. Ao lado, uma peixaria com peixes expostos e uma placa na parte superior da loja. Abaixo, a informação: Compre 2 kg de salmão e ganhe 1 kg de sardinha. Em seguida, um homem está sentado na frente de um muro e lendo jornal. Ao seu lado há varas de pescar e uma placa com a informação: Temos varas de pescar de 2m. Ao fundo, um carro, um casal andando na calçada e atrás deles, um navio no mar. Acima, o céu azul. Fim da imagem.

117

Para refletir...

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Amélia e Daniel estão passeando pela rua.

• O relógio na loja de sucos está marcando 10 horas da manhã ou 10 horas da noite?

• Você é mais alto ou mais baixo que as varas de pescar à venda?

• Quais produtos da cena costumam ser pesados para a venda?

• Quais produtos costumam ser vendidos em litros?

118

Medindo comprimentos

  1. Complete as frases de acordo com as ilustrações abaixo.

    Antônio e João estão construindo paredes.

Imagem: Ilustração. À esquerda, Antônio, homem com chapéu e macacão azul está segurando um tijolo. Na frente dele há uma parede com dez tijolos enfileirados (Comprimento da parede de Antônio).   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. João, homem calvo com roupa azul está segurando um tijolo sobre uma parede com oito tijolos enfileirados (Comprimento da parede de João).  Fim da imagem.
  1. A medida do comprimento da parede de Antônio corresponde à medida do comprimento de _____ tijolos.
  1. A medida do comprimento da parede de João corresponde à medida do comprimento de _____ tijolos.
  1. Os garotos vão jogar futebol. Para construir cada gol, eles decidiram usar duas latas separadas pelo comprimento de medida igual à de 6 pés.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Marcos, menino loiro com uniforme azul está colocando os pés um na frente do outro entre duas latinhas, que estão próximas (Gol de Marcos).  Fim da imagem.
Imagem: À direita, Abel, menino com cabelo preto e uniforme verde está colocando os pés um na frente do outro entre duas latinhas, que estão mais distantes (Gol de Abel). Atrás deles, meninos observam. Fim da imagem.
  1. Quem tem o pé maior: Marcos ou Abel? _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Você acha certo que os gols de Marcos e de Abel fiquem com comprimentos diferentes?

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. O que poderia ter sido feito para que esses gols não ficassem com comprimentos diferentes?

119

O centímetro

  1. Os desenhos a seguir podem ser medidos com uma régua graduada em centímetro.

    Indique a quantidade de centímetros que corresponde à medida do comprimento de cada brinquedo.

Imagem: Ilustração. Uma reta vermelha e abaixo, a informação: 1 centímetro.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma moto vermelha. Abaixo, uma régua indicando 4 centímetros.   Fim da imagem.

A medida do comprimento do desenho da motocicleta é igual a _____ centímetros.

Imagem: Ilustração. Um trem vermelho e roxo. Abaixo, uma régua indicando 8 centímetros.  Fim da imagem.

O desenho desse trem mede _____ centímetros de comprimento.

Indicamos 1 centímetro por: 1 cm

  1. Escolha o instrumento de medida – régua, fita métrica ou trena – que você usaria para medir o comprimento em cada caso.
Imagem: Fotografia. Uma régua verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Régua. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma fita métrica amarela.   Fim da imagem.

LEGENDA: Fita métrica. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma trena amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trena. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Comprimento de uma lapiseira: _____
  1. Comprimento de uma corda: _____
  1. Comprimento do contorno do pulso: _____

120

O metro

  1. Estime as medidas e complete com mais de ou menos de .
    1. Meu braço mede _____ 1 metro de comprimento.
    1. A porta da sala de aula mede _____ 1 metro de altura.
    1. Minha carteira escolar mede _____ 1 metro de altura.
  1. Para expressar as medidas da altura de uma pessoa e do comprimento de muitas outras coisas, podemos usar a unidade de medida metro . Observe a cena.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma reta do chão até o céu indicando 3 metros. Ao lado, um menino está sorrindo com as mãos na cintura (1 metro). No centro, uma mulher maior que o menino sorri com os braços cruzados. Ao seu lado, um bebê com fralda, menor que o menino, sorri com os braços levantados e um cachorro menor que o bebê observa. À direita, uma árvore com 2 metros. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Quem tem menos de 1 metro de medida de altura nessa cena?
  1. Quem tem entre 1 metro e 2 metros de medida de altura?
  1. O muro verde-claro da cena tem cerca de quantos metros a mais de medida de altura que o garoto de camiseta azul?

Indicamos 1 metro por: 1 m

  1. Cite três animais que têm mais de 1 metro de medida de altura.

    _____

121

O milímetro

  1. Marcos tentou medir o comprimento da ponta de seu lápis.

    Ele percebeu que a ponta era muito pequena, menor do que 1 centímetro. Então, escolheu o milímetro para expressar a medição.

Imagem: Ilustração. Um lápis e abaixo, uma régua indicando o comprimento da ponta: 4 milímetros.   Fim da imagem.
  1. Cerque com uma linha os objetos em que o milímetro é a unidade de medida mais adequada para expressar a medida do comprimento.
Imagem: Ilustração. Um caderno amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: Caderno. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um botão verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Botão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um grão de arroz. Fim da imagem.

LEGENDA: Grão de arroz. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma lantejoula verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Lantejoula. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um prédio. Fim da imagem.

LEGENDA: Prédio. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Os milímetros também podem ser muito utilizados para expressar medidas de pequenas espessuras.
Imagem: Ilustração. Uma folha de papel.  Fim da imagem.

LEGENDA: Folha de papel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma moeda de um real.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moeda. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um azulejo de vidro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Azulejo. FIM DA LEGENDA.

122

Medindo massas

  1. Observe a imagem e marque com um X a frase correta.
Imagem: Ilustração. Uma balança de pratos inclinada para a esquerda. À esquerda, um carrinho amarelo e à direita, um trenzinho verde. Fim da imagem.

( ) O carrinho é mais pesado que o trenzinho.

( ) O trenzinho é mais pesado que o carrinho.

( ) O carrinho é mais leve que o trenzinho.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Observe a melancia, a maçã e a jabuticaba nas balanças e faça o que se pede.
Imagem:  Ilustração 1. Uma balança de pratos inclinada para a esquerda. À esquerda, uma maçã e à direita, uma jabuticaba.  2. Uma balança de pratos inclinada para a direita. À esquerda, uma maçã e à direita, uma melancia.  3. Uma balança de pratos inclinada para a esquerda. À esquerda, uma melancia e à direita, uma jabuticaba.  Fim da imagem.
  1. Qual das três frutas tem a menor massa? _____
  1. A maior massa pertence a qual fruta? _____

123

O grama e o quilograma

  1. Observe as imagens abaixo e responda às questões.
Imagem: Fotografia. Embalagem de açúcar com 1 kg.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Embalagem de amendoim torrado com 400 g.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Embalagem de orégano com 50 g.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Embalagem de arroz com 5 kg.  Fim da imagem.
  1. Quantos quilogramas tem o pacote de açúcar? _____
  1. O pacote de arroz tem mais de 1 quilograma ou menos de 1 quilograma? _____
  1. Quantos gramas tem o pacote de amendoim? _____
  1. O pacote de orégano tem mais de 500 gramas ou menos de 500 g?

    _____

Indicamos 1 quilograma por: 1 kg

Indicamos 1 grama por: 1 g

  1. Fábio foi à feira para comprar temperos. Comprou 10 g de pimenta-do-reino moída, 20 g de alecrim e 15 g de colorau. Qual foi a medida da massa total de temperos comprados por Fábio?

    _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Calcule mentalmente e complete a frase.
Imagem: Ilustração. Uma mulher sorri e segura um bebê. Na frente dela, um médico está sentado e lendo um papel.  Fim da imagem.

O filho de Karina nasceu com 3 kg. Depois de dois meses, quando foi ao pediatra, ele já estava com 5 kg.

A massa do bebê aumentou _____ kg.

124

Medindo capacidades

  1. Observe os recipientes abaixo e, em seguida, faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. Uma mesa e sobre ela há uma xícara, uma caneca e um jarro.  Fim da imagem.
  1. Qual recipiente tem menor capacidade? Cerque-o com uma linha.

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Explique para um colega como você chegou à resposta da pergunta anterior.
  1. Daniel e Eduardo compraram garrafas iguais de suco de uva. Cada um despejou todo o conteúdo de sua garrafa em alguns copos. Observe e responda.
Imagem: Ilustração. Daniel, homem com cabelo encaracolado está com as mãos na cintura. Na frente dele há uma garrafa e cinco copos grandes com suco dentro. Ao lado, Eduardo, homem loiro está acenando. Na frente dele há uma garrafa e sete copos pequenos com suco dentro. Fim da imagem.
  1. Quantos copos cada um encheu com suco?

    _____

  1. Apesar de a quantidade de suco ser igual nas duas garrafas, por que o número de copos enchidos por Daniel e por Eduardo foi diferente?

    _____

125

O litro e o mililitro

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Observe e pinte os recipientes de acordo com a legenda.

Ilustração. Lápis azul.  recipientes com menos de 1 litro de capacidade

Ilustração. Lápis amarelo.  recipientes com mais de 1 litro de capacidade

1

Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma mamadeira pequena, uma garrafa com a informação: UVA 1 litro, uma xícara, uma garrafa grande e um jarro grande.
 Fim da imagem.

2

Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma mamadeira pequena, uma garrafa com a informação: UVA 1 litro, uma xícara, uma garrafa grande e um jarro grande. 
 Fim da imagem.

3

Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma mamadeira pequena, uma garrafa com a informação: UVA 1 litro, uma xícara, uma garrafa grande e um jarro grande. 
 Fim da imagem.

4

Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma mamadeira pequena, uma garrafa com a informação: UVA 1 litro, uma xícara, uma garrafa grande e um jarro grande.
 Fim da imagem.

5

Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma mamadeira pequena, uma garrafa com a informação: UVA 1 litro, uma xícara, uma garrafa grande e um jarro grande. 
 Fim da imagem.

Indicamos 1 litro por: 1 L

  1. Mililitro é uma unidade de medida usada para representar medidas de capacidade menores que 1 litro. Marque com um X os produtos que costumam ser vendidos em mililitro.
Imagem: Ilustração. Uma caixinha com canudo, um frasco de esmalte, um frasco pequeno de xarope, um frasco de xampu e uma lata.  Fim da imagem.

Indicamos 1 mililitro por: 1 mL

Observação: Os elementos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

Boxe complementar:

Desafio

Luana quer colocar os 2 litros de leite de um recipiente em garrafinhas de meio litro. Quantas dessas garrafinhas ela pode encher com o conteúdo desse recipiente? _____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

• Compare sua resposta com a de um colega e conversem sobre como cada um pensou para resolver o problema.

Resposta pessoal.

Imagem: Ilustração. Luana, mulher com cabelo preso, vestido rosa e avental verde está com a mão esquerda na cintura e segurando uma garrafinha com a mão direita. Ao seu lado há uma garrafa de 2L de leite e quatro garrafinhas vazias sobre uma mesa.  Fim da imagem.

CRÉDITO: ARTUR FUJITA

Fim do complemento.

126

Medindo tempo

Horas

  1. Complete com mais ou com menos em cada caso.
    1. Lavar as mãos demora _____ de 1 hora.
    1. Uma partida de futebol dura _____ de 1 hora.
    1. Escovar os dentes leva _____ de 1 hora.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Observe o relógio que fica na sala da casa de Cláudio e responda: quanto tempo durou o filme a que ele assistiu?

No começo do filme, o relógio marcava:

Imagem: Ilustração. Relógio digital indicando 08:00 horas.   Fim da imagem.

No fim do filme, o relógio marcava:

Imagem: Ilustração. Relógio digital indicando 09:00 horas.  Fim da imagem.

Indicamos 1 hora por: 1 h

  1. Leia e complete.
Imagem: Ilustração. Um homem com cabelo preto e camisa verde está com a mão direita na cintura e a esquerda virada para cima. Ele fala: O relógio digital marca 14 horas e o de ponteiros marca 2 horas, ou seja, 2 horas depois do meio‑dia ou 2 horas da tarde. À esquerda há um relógio digital indicando 14:00 horas e à direita, um relógio de ponteiro indicando 2 horas. Fim da imagem.

Às 12 horas, dizemos que é meio-dia. Após o meio-dia, de hora em hora, o relógio digital marca: 13 h, 14 h, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, 0 h.

127

Dias

  1. Em cada situação, escreva se o período de tempo indicado é maior que 1 dia ou menor que 1 dia.
    1. Renata ficou em jejum por 12 horas para fazer exame de sangue.

      _____

    1. Marina comprou uma cama em uma loja e foi informada de que a entrega ocorreria em 36 horas.

      _____

  1. Leia o que os policiais Marcelo e Renato estão dizendo e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um policial com uniforme está com a mão esquerda virada para cima. Ele fala: Meu plantão começará às 15 horas de hoje e terminará às 15 horas de amanhã. Ao lado, outro policial está com o dedo indicador levantado. Ele diz: Você trabalhará bastante, mas depois terá dois dias de folga. Atrás deles há pastas sobre um armário. Fim da imagem.
  1. O plantão de Marcelo durará quantas horas? _____

Um período de 24 horas corresponde a 1 dia .

  1. Quantas horas Marcelo terá de folga após o plantão? _____
  1. Escreva 4 atividades que você sempre faz nas 24 horas de um dia.

    _____

128

Semanas

  1. Veja os pratos especiais do dia que Raquel serve em seu restaurante semanalmente. Depois, complete, considerando que hoje seria quarta-feira.
Imagem: Ilustração. Um quadro verde com as informações:  Dia da semana: Domingo. Prato do dia: Frango a passarinho.  Dia da semana: Segunda-feira. Prato do dia: Arroz de carreteiro.  Dia da semana: Terça-feira. Prato do dia: Macarronada.  Dia da semana: Quarta-feira. Prato do dia: Feijoada.  Dia da semana: Quinta-feira. Prato do dia: Moqueca.  Dia da semana: Sexta-feira. Prato do dia: Legumes especiais.  Dia da semana: Sábado. Prato do dia: Costela de tambaqui.  Fim da imagem.
  1. Se hoje é quarta-feira, o prato do dia é _____.
  1. O prato do dia servido ontem foi _____ e o de amanhã será _____.
  1. Cada prato do dia é servido novamente após _____.

Um período de 7 dias é chamado semana .

  1. Complete.
    1. 2 semanas são _____ dias.
    1. 3 semanas são _____ dias.
    1. 4 semanas são _____ dias.
  1. Guilherme pratica natação às terças-feiras e às quintas-feiras. Na semana passada, a terça-feira foi dia 21. Que dia foi a quinta-feira da semana passada? _____

129

Meses e anos

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Responda às questões.
    1. Qual é sua idade em anos?
    1. Já se passaram quantos meses desde seu último aniversário?
  1. Observe o calendário e faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. Calendário de 2023 com os meses: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro.   Fim da imagem.
  1. No calendário, cerque com uma linha o Dia das Crianças.

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega e, juntos, descubram quantos meses inteiros faltam para o primeiro dia do próximo ano.

Um período de 12 meses é chamado ano .

  1. Quantos anos há em um período de 36 meses? _____

130

Jogo: Competição animal

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

Material: 12 cartas com informações de animais da página 201.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Jogadores: 2, 3 ou 4.

Regras:

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo encaracolado está sentado e segurando uma carta. Ele fala: Capivara: medida do comprimento igual a 134 centímetros. Ao lado, um menino ruivo também está sentado e segurando uma carta. Ele diz: Lobo‑guará: 132 centímetros. Em seguida, uma menina com cabelo encaracolado está segurando uma carta e com a outra mão para cima. Ela sorri e fala: Onça‑pintada: 180 centímetros. Ganhei! Entre eles há cartas empilhadas sobre uma mesa. Fim da imagem.

131

Questões sobre o jogo

  1. Qual é o animal das cartas do jogo que tem a maior massa? E o que tem a menor massa?

    _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Qual é a diferença entre a massa, em quilograma, do animal que tem a maior massa e a do que tem a menor massa? _____
  1. Imagine que você tenha a carta com a lontra. Escolha uma grandeza que lhe permita ganhar do jogador que tenha a carta com o bugio.
Imagem: Fotografia. Uma lontra, animal comprido com pelo curto, cauda longa e patas curtas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lontra. FIM DA LEGENDA.

Medidas

Massa 5 kg

Tempo de gestação 56 dias

Comprimento 66 cm (sem a cauda)

Imagem: Fotografia. Um bugio, macaco com pelo marrom e volumoso e face pequena.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bugio. FIM DA LEGENDA.

Medidas

Massa 7 kg

Tempo de gestação 187 dias

Comprimento 63 cm (sem a cauda)

_____

  1. Em quais medidas a onça-pintada vence o jupará?

    _____

  1. Nesta rodada, o menino escolhe uma medida do animal de sua carta. Por que você acha que ele está comemorando?
Imagem: Ilustração. Um menino está sentado, segurando uma carta e com a outra mão para cima. Ao seu lado, destaque para a foto na carta de uma anta. Ao lado, um menino está sentado, segurando uma carta e sorrindo.  Fim da imagem.

_____

132

Trabalhando com o nosso dinheiro

  1. Observe os brinquedos e o preço de cada um deles.
Imagem: Fotografia. Uma boneca de pano. Ao lado, placa com a informação: 38 reais.   Fim da imagem.

LEGENDA: Boneca. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um trenzinho de madeira colorido. Ao lado, uma placa com a informação: 45 reais.    Fim da imagem.

LEGENDA: Trem. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma peteca azul e amarela. Ao lado, uma placa com a informação: 24 reais.  Fim da imagem.

LEGENDA: Peteca. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens nesta página não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Qual é o brinquedo mais caro? _____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Com 100 reais, seria possível comprar os 3 brinquedos? _____
  1. Cerque com uma linha a menor quantidade de cédulas necessárias para formar 174 reais.
Imagem: Fotografia. Uma cédula de duzentos reais, uma cédula de cem reais, três cédulas de cinquenta reais, três cédulas de vinte reais, uma cédula de dez reais, duas cédulas de cinco reais e duas cédulas de dois reais. Resposta: Há linhas em volta de uma cédula de cem reais, uma cédula de cinquenta reais, uma cédula de vinte reais e duas cédulas de dois reais. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Flaviana faz bolachas decoradas para vender. Ela vende caixinhas com 10 bolachas cada uma por 25 reais.
    • Nesta semana, ela vendeu 4 caixinhas de bolachas. Quantos reais ela recebeu pelas caixinhas vendidas? _____

133

  1. Gregório foi ao cinema com seus 3 sobrinhos. Antes de entrarem na sala do cinema, ele comprou 3 pacotes de pipoca.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Gregório, homem com cabelo castanho está de costas e fazendo o número 3 com os dedos. Ao seu lado, um jovem está com as mãos sobre um balcão e do outro lado, duas crianças estão conversando. Na frente deles há um atendente e um computador. Ao fundo, um painel com a informação: PACOTE DE PIPOCA 5 REAIS. Ao lado há várias pipocas dentro de uma máquina. À direita, um casal está de costas e na frente deles há atendentes atrás do balcão. Ao fundo, uma placa com a informação: PREÇOS DOS INGRESSOS. ADULTOS: 20 REAIS. CRIANÇAS E IDOSOS: PAGAM MEIA-ENTRADA.  Fim da imagem.
  1. Quantos reais custaram os 3 pacotes de pipoca? _____
  1. Qual foi a quantia gasta por Gregório com os ingressos dele e de seus sobrinhos? _____
  1. Ao todo, quantos reais Gregório gastou com os pacotes de pipoca e com os ingressos? _____
  1. Gabriel tem 1 cédula de 50 reais e Clara tem 2 cédulas de 20 reais.
    1. Quem possui mais cédulas? _____
    1. Quem tem a maior quantia em reais? _____

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    1. O que você pode concluir com as respostas dos itens a e b ?

134

Compreender problemas

Para resolver

Leia e resolva os problemas considerando a planta da cozinha e o esquema.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

Problema 1

A planta a seguir representa a cozinha da casa de Leonardo. Qual é a medida da largura da porta dessa cozinha?

Imagem: Ilustração. À direita, Leonardo, um homem calvo com cabelo grisalho está com ferramentas penduradas na cintura e segurando uma porta. À esquerda, planta de uma cozinha. Na parte inferior, o comprimento de 6m e ao lado, a altura de 4 m. Na parte superior, da parede até a porta há 4m de comprimento. Em seguida, a porta e ao lado, da porta até a outra parede há 1 m.   Fim da imagem.

A porta da cozinha tem _____ metro de medida de largura.

Problema 2

Andreza, Juliana e Wílliam estão caminhando em uma pista. De acordo com os dados do esquema abaixo, qual é a distância entre Wílliam e Juliana?

Imagem: Ilustração. No centro, uma reta azul. À esquerda, posição de Andreza. No centro, posição de Juliana e à direita, posição de William. Entre a posição de Andreza e Juliana há 32 metros e entre a posição de Andreza e William, 64 metros.  Fim da imagem.

A distância entre Wílliam e Juliana é de _____ metros.

135

Para refletir

  1. No Problema 1, a parede à direita da pia mede 4 metros de comprimento. Se essa medida fosse diferente, a resposta do problema mudaria? Por quê?

    _____

  1. Leia abaixo como Caio pensou para resolver o Problema 1.
Imagem: Ilustração. Caio, menino com cabelo encaracolado e camiseta listrada está com a mão direita na cintura e a esquerda na cabeça. Ele pensa: Quatro menos um é igual a três. Seis menos três é igual a três. A porta mede três metros de comprimento. Fim da imagem.
  1. Observando apenas as informações do esquema do Problema 2, o que você pode saber sem fazer cálculos?

    ( ) A distância total da caminhada.

    ( ) A distância já percorrida por Andreza.

    ( ) Quantos metros separam Andreza de Juliana e Andreza de Wílliam.

  1. No esquema do Problema 2, se Wílliam estivesse posicionado mais à direita, o que aconteceria com a distância entre Andreza e Juliana?

    _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Modifique as informações do Problema 2 para que a resposta dele seja 30 metros.

    Distância entre Andreza e Juliana: _____ metros.

    Distância entre Andreza e Wílliam: _____ metros.

136

Matemática em textos

Leia

Período de gestação de alguns animais

Alguns animais nascem de ovos, e o período que eles passam crescendo dentro dos ovos é chamado incubação. Outros animais crescem dentro da barriga da mãe, período que é denominado gestação. Os períodos de gestação variam de espécie para espécie. Vamos conhecer o período de gestação de alguns animais.

Observação: As imagens nesta página não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.

Imagem: Fotografia. Um hipopótamo.  Fim da imagem.

LEGENDA: hipopótamo - 240 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma vaca.    Fim da imagem.

LEGENDA: vaca - 284 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um urso-polar.  Fim da imagem.

LEGENDA: urso-polar - 240 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um leão.  Fim da imagem.

LEGENDA: leão - 100 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um cavalo.  Fim da imagem.

LEGENDA: cavalo - 330 dias. FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia. Um gato.   Fim da imagem.

LEGENDA: gato - 63 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um cachorro.  Fim da imagem.

LEGENDA: cachorro - 63 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um elefante.  Fim da imagem.

LEGENDA: elefante indiano - 624 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um lobo.   Fim da imagem.

LEGENDA: lobo - 63 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um tigre.   Fim da imagem.

LEGENDA: tigre - 105 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um coelho.   Fim da imagem.

LEGENDA: coelho - 30 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um porco.   Fim da imagem.

LEGENDA: porco - 112 dias. FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia. Um leão-marinho.  Fim da imagem.

LEGENDA: leão-marinho - 350 dias. FIM DA LEGENDA.

FONTE: Dados obtidos em: DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. São Paulo: Panda Books, 2006. p. 60.

137

Responda

  1. Alguns animais nascem de ovos. Como é chamado o período que esses animais passam crescendo dentro dos ovos? _____
  1. Gestação é o período em que os animais crescem dentro da barriga da mãe. Qual é o tempo de gestação do leão? E o do gato?

    _____

Analise

  1. Qual dos animais mostrados na página anterior tem maior tempo de gestação? E qual tem menor tempo de gestação?

    _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Quais desses animais têm o tempo de gestação igual a aproximadamente duas vezes o tempo de gestação do coelho?

    _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Qual é a diferença entre o tempo de gestação do leão-marinho e o do cavalo? _____
  1. Quais desses animais têm o tempo de gestação entre 6 meses e 9 meses? _____

Aplique

  1. O tempo de gestação do ser humano é de aproximadamente 270 dias. Esse tempo é mais próximo do tempo de gestação de qual desses animais? _____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Os coelhos vivem, em média, de 5 a 6 anos. O que você acha que aconteceria com a população de coelhos se o tempo de gestação deles fosse igual ao dos elefantes indianos?

138

Compreender informações

Organizar dados em tabelas

  1. Veja a remessa de violões, pandeiros, flautas e violinos que uma loja de instrumentos musicais recebeu em janeiro de 2023.
Imagem: Ilustração. Oito violões, dois violinos, quatro flautas e três pandeiros.  Fim da imagem.

O gerente da loja começou a anotar as quantidades em uma lista para depois organizar uma tabela.

Imagem: Ilustração. Um caderno com a informação:  Violinos: 2.  Violões: espaço para resposta. Flautas: espaço para resposta.  Pandeiros: 3.   Fim da imagem.
  1. Termine de completar a lista com a quantidade de cada tipo de instrumento.
  1. Agora, complete a tabela.

Instrumentos musicais recebidos

Tabela: equivalente textual a seguir.

Instrumento

Violino

Flauta

_____

Pandeiro

Quantidade

_____

_____

_____

_____

Fonte: Loja de instrumentos musicais (jan. 2023).

  1. Nessa remessa, que tipo de instrumento foi comprado pela loja em maior quantidade? _____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Quantos violinos falta comprar para atingir a quantidade de violões dessa remessa? _____
  1. Há instrumentos cuja quantidade é o dobro da quantidade de outro nessa remessa? Quais? _____

139

  1. Doze de agosto é o Dia Nacional das Artes. A professora de Marta organizou uma semana no mês de agosto dedicada às artes.
    1. Leia o que diz Marta e complete a tabela com a distribuição das aulas nessa semana.
Imagem: Ilustração. Maria, menina com tranças e camiseta amarela está com a mão direita virada para cima. Ela fala: Todos os dias há 5 aulas. Para cada tipo de aula há um único dia com 3 aulas. Fim da imagem.

Aulas na semana dedicadas às artes

Tabela: equivalente textual a seguir.

Dia da semana

Tipo de aula

Seg.

Ter.

Qua.

Qui.

Sex.

Dança e música

_____

2

2

_____

3

Pintura e desenho

2

_____

_____

1

2

Teatro e cinema

2

0

_____

2

_____

Fonte: Professora de Marta (ago. 2023).

  1. Quantas aulas de dança e música Marta teve na segunda-feira?
  1. E de teatro e cinema? _____
  1. Marta teve quantas aulas de pintura e desenho na terça-feira?
  1. E na sexta-feira? _____
  1. Houve algum dia da semana em que ela não teve aula de teatro e cinema? Se houve, qual foi esse dia? _____
  1. Que modalidade teve mais aulas nessa semana? _____
  1. Faça uma pesquisa e colete o mês do aniversário dos estudantes de sua turma, incluindo o seu. Depois, organize as informações em uma tabela que mostre quantos estudantes da turma fazem aniversário em cada mês.

140

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Complete com a unidade de medida adequada: metro ou centímetro.
    1. A altura de um prédio pode ser 25 _____.
    1. A gaveta do meu armário tem largura de 40 _____.
    1. Priscila tem 1 _____ e 52 _____ de altura.
  1. Escreva os horários nos relógios digitais abaixo. Depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração composta por seis quadros. Apresenta Isabela, menina ruiva com cabelo ondulado e comprido.  1) Isabela acordou logo cedo para ir à escola. 6:00. Isabela com regata amarela está sentada na cama e se espreguiçando.  2) Uma hora depois, ela já estava na escola. espaço para resposta. Isabela com camiseta branca está sentada em uma carteira escolar e escrevendo em um caderno.  3) Depois de 4 horas, ela saiu da escola e voltou para casa. Espaço para resposta. Isabela e uma amiga estão com mochilas nas costas e saindo da escola.  4) Uma hora depois, ela almoçou com a família. Espaço para resposta. Isabela com camiseta verde e seus pais estão sentados em volta de uma mesa e comendo.  5) Três horas após o almoço, ela estudou e depois brincou com os amigos. Espaço para resposta. Isabela e dois meninos estão brincando de amarelinha.  6) Seis horas depois, Isabela foi dormir. Espaço para resposta. Isabela com regata amarela está deitada na cama e dormindo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Se no dia seguinte Isabela acordou no mesmo horário, quantas horas ela dormiu? _____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Se Isabela dormir esse mesmo número de horas por 3 noites, ela terá dormido mais ou menos de 24 horas?

    _____

141

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Observe o que Luís está dizendo e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Luís, homem com quepe e uniforme azul está apontando para um relógio e falando: O próximo ônibus sai hoje às 13 horas. Ao seu lado, duas crianças sorriem e observam o relógio, que está indicando 9:00 horas.  Fim da imagem.
  1. Observe as balanças em equilíbrio e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Uma balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda, um saco com 8 kg e à direita, um cubo verde. Em seguida, uma balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda, três cubos verdes e à direita, uma bola grande e roxa.  Fim da imagem.

Observação: As figuras nesta página não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Bruna fez 5 litros de suco para distribuir entre seus amigos.
Imagem: Ilustração. Uma jarra com suco de laranja.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Dez garrafas grandes. Fim da imagem.