142
UNIDADE 7. Operando com números naturais
143
Para refletir...
Observe a imagem e converse com os colegas.
• Você conhece os produtos que estão disponíveis nas mesas?
• Quais produtos você acha que são necessários para cuidar de um cachorro?
• Em cada kit que será doado cabem 2 sacos de ração. Quantos kits são necessários para guardar os 40 sacos de ração que estão em uma das mesas?
144
Adição e subtração
- Calcule o resultado de cada operação e, em seguida, faça o que se pede.
21 + 9 = _____
53 + 7 = _____
34 + 6 = _____
65 + 5 = _____
42 + 8 = _____
76 + 4 = _____
- Converse com seus colegas sobre os resultados das adições e as estratégias utilizadas para resolver cada operação.
- Complete o quadro com os números que estão faltando.
- Agora, pinte os números iguais com a mesma cor.
- Converse com seus colegas sobre o que vocês observaram no quadro.
145
- Ligue cada quadrinho amarelo ao resultado da operação contida nele.
- Complete os quadros com as operações ou os resultados que faltam.
Quadro: equivalente textual a seguir.
_____ |
30 |
47 − 5 |
_____ |
110 − 10 |
_____ |
178 − 177 |
_____ |
Quadro: equivalente textual a seguir.
317 - 115 |
_____ |
_____ |
6 |
_____ |
7 |
16 - 14 |
_____ |
- Complete com os números que estão faltando nas adições e subtrações a seguir.
- 14 + _____ = 21
- _____+ 13 = 23
- 129 + _____ = 140
- 132 − 8 = _____
- 188 − _____ = 187
- _____ − 5 = 232
146
- Complete a sequência com os números que estão faltando.
- Qual é a regularidade dessa sequência?
_____
- Observe a sequência de flores e faça o que se pede.
- Qual seria a cor da próxima flor?
_____
- Converse com seus colegas sobre duas maneiras diferentes de compor essa sequência de flores.
- Calcule o resultado de cada operação para completar a sequência.
- Converse com seus colegas sobre a sequência que foi construída com o resultado de cada operação. O que vocês perceberam?
147
- Agora é a sua vez. Escolha uma regra e crie uma sequência de números no espaço abaixo.
_____
- Qual seria o próximo número da sua sequência? ( )
- Qual é a regra da sequência que você criou?
_____
- Observe a sequência criada por seus colegas e tente descobrir quais foram as regras escolhidas por eles.
- Calcule os resultados das operações.
- 27 − 13 = _____
- 14 + 13 = _____
- 38 − 16 = _____
- 38 − 22 = _____
- 21 + 11 = _____
- 32 − 11 = _____
- 14 + 25 = _____
- 39 − 14 = _____
- 27 − 14 = _____
- 32 − 21 = _____
- 16 + 22 = _____
- 39 − 25 =
_____
- Observe os números das operações e os respectivos resultados. O que você percebeu?
_____
- Observe os números das operações e os respectivos resultados. O que você percebeu?
148
Multiplicação
- Leia e complete.
Marcos comprará _____ bandejas com _____ ovos cada uma.
Quantos ovos ele comprará?
Adição: 6 + 6 + _____ + _____ = _____
Multiplicação: _____ × _____ = _____
Marcos comprará _____ ovos.
- Sandra produz 2 tipos de espelho em sua empresa: arredondados e retangulares. Leia as falas de Sandra e, em seguida, faça o que se pede.
a)
3 + _____ + _____ + _____ = _____
_____ × _____ = _____
Sandra produzirá _____ espelhos arredondados em 4 dias.
b)
2 + _____ + _____ + _____ = _____
_____ × _____ = _____
Sandra produzirá _____ espelhos retangulares em 4 dias.
149
- Veja como Tadeu calculou o resultado de 5 × 1 com a ajuda da reta numérica.
5 × 1 = _____
- Agora, faça como Tadeu, complete e calcule o resultado das seguintes multiplicações nas retas numéricas abaixo.
5 × 2 = _____
5 × 3 = _____
- Calcule o total de figos das imagens abaixo.
_____ × _____ = _____
No total, há _____ figos.
- Complete a sequência utilizando uma calculadora.
- Quais teclas você apertou? _____
- Complete o quadro com a massa em grama.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Quantidade de balas |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Massa em grama |
5 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
150
Distribuição
- Fábio pediu ajuda a Bruno para distribuir sua coleção de brinquedos antigos entre seus primos.
- Quantos brinquedos antigos sobrarão se cada primo receber 2 brinquedos? _____
- Quantos brinquedos Fábio poderá distribuir para cada primo de modo que não sobre nenhum brinquedo?
_____
- Camila entregou 4 pacotes de figurinhas para cada uma de suas 6 amigas. Quantos pacotes de figurinhas, no mínimo, ela tinha para distribuir entre suas amigas?
_____
151
- De que modo você distribuiria 18 balas para 4 pessoas?
_____
- Se cada pessoa precisasse receber a mesma quantidade de balas, como você faria a distribuição?
_____
- Roberto distribuiu igualmente 6 canetas entre seus 3 netos. Com quantas canetas cada
neto
ficou?
A distribuição das canetas foi realizada em 2 etapas, conforme mostrado a seguir.
1ª etapa
Roberto distribuiu uma caneta para cada um de seus netos.
Roberto tinha 6 canetas.
Ele distribuiu 3 canetas.
Restaram _____ canetas.
2ª etapa
Novamente, Roberto distribuiu uma caneta para cada um de seus netos.
Roberto ainda tinha 3 canetas.
Ele distribuiu as 3 canetas.
Restou _____ caneta.
Cada neto ficou com _____ canetas.
152
Metade
- Sobre a mesa havia 10 potes de iogurte. Os filhos de Cícera comeram metade dessa quantidade.
- Quantos iogurtes eles comeram?
Havia 10 potes de iogurte sobre a mesa.
Eles comeram _____ potes.
10 é o dobro de _____.
5 é a metade de _____.
- Dirceu foi à feira e comprou 12 maçãs. Metade da quantidade das maçãs era verde, a outra metade era vermelha. Pinte as maçãs de Dirceu com e . Depois, responda às questões.
- Quantas maçãs vermelhas Dirceu comprou? _____
- Quantas maçãs verdes Dirceu comprou? _____
- Desenhe a metade do dobro de 8 ovos.
_____
153
- Marque com um
X
a resposta correta.
- • Em qual das figuras abaixo a quantidade de quadrinhos pintados não corresponde exatamente à metade da quantidade total de quadrinhos?
( )
( )
( )
( )
- Veja os ingredientes da receita e escreva a quantidade necessária de cada ingrediente para fazer 20 hambúrgueres.
_____
Boxe complementar:
Desafio
Rafael tem 5 anos de idade, e sua amiga Cláudia tem 12 anos. Os dois fazem aniversário no mesmo dia.
a) Daqui a quantos anos a idade de Rafael corresponderá à metade da idade de Cláudia? _____
b) Qual será a idade de Rafael e de Cláudia quando isso ocorrer?
_____
Fim do complemento.
154
Terça parte
- Há muitas crianças na fila querendo brincar no gira-gira do parque.
Um terço delas poderá entrar na próxima vez.
- Quantas crianças brincarão na próxima vez?
Há _____ crianças na fila.
Na próxima vez, brincarão 4 crianças.
12 é o triplo de _____.
4 é um terço de _____.
- Pinte um terço das figuras em cada caso e complete.
a)
_____ é um terço de _____.
Um terço de 9 camisetas são _____ camisetas.
b)
_____ é um terço de _____.
Um terço de 30 bolinhas são _____ bolinhas.
- Aline tinha 24 peras na fruteira e usou a terça parte dessas peras para fazer um doce. Quantas peras Aline usou? _____
155
- Observe a ilustração e complete.
Há _____ pulseiras para repartir igualmente entre as _____ crianças.
_____ é um terço de _____.
Um terço de _____ pulseiras são _____ pulseiras.
Cada criança ficará com _____ pulseiras.
- Calcule e escreva por extenso cada resultado.
- Um terço de seis. _____
- Um terço de dezoito. _____
- Um terço de vinte e um. _____
- Um terço de três. _____
Boxe complementar:
Dicas
- Mole percorreu 6 metros.
- Vagaroso andou 3 metros a mais que Mole.
- Lento andou um terço da distância percorrida por Vagaroso.
Fim do complemento.
- Os jabutis Mole, Lento e Vagaroso estavam dando voltas na praça.
- De acordo com as dicas acima, quantos metros andou o jabuti Lento?
Lento andou _____ metros.
- No dia seguinte, Mole percorreu 12 metros e Vagaroso, um terço da distância percorrida por Mole. Quantos metros Vagaroso percorreu?
_____
156
Jogo: Trilha da diversão
Material: Tabuleiro da página 197, marcadores (um para cada jogador) e 12 cartas da página 199. Depois de recortar o tabuleiro, os marcadores e as cartas, cole-os em papel mais resistente, como cartolina.
Jogadores: 2, 3 ou 4.
Regras:
- As 12 cartas devem ser embaralhadas e colocadas com as faces voltadas para baixo, formando um monte.
- Os jogadores decidem quem começará a partida.
- Na sua vez, cada jogador pega uma carta de cima do monte e, com seu marcador no tabuleiro, avança o número de casas correspondente ao número representado pela expressão da carta. Se houver alguma instrução na casa em que o marcador parar, o jogador deverá segui-la.
- As cartas com os números 6, 12 e 18 possibilitam que o jogador escolha entre a metade ou um terço do respectivo número.
- Depois de usada, a carta deve ser colocada ao lado do jogador.
- Quando acabarem as cartas do monte, os jogadores devem juntar as cartas usadas, embaralhá-las novamente e fazer um novo monte para continuar a partida.
- Vencerá quem chegar primeiro ao fim da trilha.
157
Questões sobre o jogo
- Observe a situação do jogo acima. Cláudia está com seu marcador na casa de
número
23. Ela tirou a carta 6. Ela pode escolher entre a metade de 6 e um terço de 6.
- Qual é a melhor jogada que Cláudia pode fazer?
_____
- Qual é a melhor jogada que Cláudia pode fazer?
- O marcador de Rodrigo está na casa de número 31. Ele calculou em seu caderno o número que sua carta indica.
- Qual é a carta de Rodrigo? _____
- A qual casa seu marcador chegará? _____
- Se o marcador de um jogador estiver na casa de
número
35, que carta o fará avançar 10 casas? Explique sua resposta.
_____
158
Compreender problemas
Para resolver
Problema 1
No sítio do vovô João, as galinhas botaram, ao todo, 28 ovos em um só dia. Cada galinha botou 2 ovos. Quantas galinhas há no sítio do vovô João?
No sítio do vovô João, há _____ galinhas.
Problema 2
Em um jogo de basquete, o time de Lucas, Cássio e Adriano marcou 48 pontos, e os três juntos marcaram 36 pontos ao todo. Eles fizeram a mesma quantidade de cestas e todas elas valiam 2 pontos cada uma.
- Quantos pontos fez cada um dos três amigos?
_____
- Quantas cestas fez cada um dos três amigos?
_____
159
Para refletir
- Qual foi o cálculo necessário para resolver o Problema 1?
_____
- No Problema 1, se as galinhas botassem ao todo os 28 ovos em 2 dias e cada galinha botasse apenas 1 ovo por dia, mudaria a quantidade de galinhas que há no sítio?
_____
- Converse com um
colega
sobre como cada um pensou para responder a essa questão.
- No Problema 2, existe alguma informação desnecessária para sua resolução?
- Quais foram os cálculos necessários para resolver o Problema 2?
_____
- Um time de basquete tem 5 jogadores em quadra durante um jogo. Considere a ilustração do Problema 2 e responda.
- Quantos jogadores faltavam na cena para completar o time de camiseta verde em quadra? _____
- O outro time de basquete marcou 24 pontos, sendo que todas as cestas também valiam 2 pontos. Preencha o quadro com uma possibilidade de quantidade de cestas e de pontos para cada jogador.
- Converse com um
colega
sobre como cada um pensou para responder a essa questão.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Jogadores |
Cestas |
Pontos |
---|---|---|
Jogador 1 |
0 |
0 |
Jogador 2 |
1 |
2 |
Jogador 3 |
_____ |
_____ |
Jogador 4 |
_____ |
_____ |
Jogador 5 |
_____ |
_____ |
160
Matemática em textos
Leia
Recordes
Você sabe o que é um recorde? Recorde é algo extraordinário que ultrapassa o que havia sido feito antes ou supera outro de seu tipo ou gênero.
As pessoas batem recordes por diversos motivos: por exemplo, para chamar a atenção sobre uma situação importante, por realização pessoal ou só por diversão.
Conheça alguns recordes.
Maior medalhista olímpico brasileiro
O velejador Robert Scheidt é o maior medalhista do Brasil nos jogos olímpicos, com um total de 5 medalhas, sendo 2 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze.
Fonte: http://fdnc.io/eTM. Acesso em: 20 jan. 2021.
LEGENDA: Robert Scheidt nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
Pernas mais compridas
A estadunidense Maci Curran tem as pernas mais compridas do mundo. Sua perna direita tem 1 metro e 34 centímetros e a esquerda tem 1 metro e 35 centímetros.
LEGENDA: Maci Curran, Estados Unidos, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Cachoeira mais alta do Brasil
A Cachoeira da Fumaça, localizada na Chapada Diamantina (BA), é a cachoeira mais alta do Brasil, com 380 metros.
LEGENDA: Cachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina, Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.
161
Maior medalhista brasileiro em paraolimpíadas
Daniel Dias, nadador brasileiro, é recordista paraolímpico com 24 medalhas, sendo 14 de ouro, sete de prata e três de bronze.
Fonte: http://fdnc.io/eTN. Acesso em: 20 jan. 2021.
LEGENDA: Daniel Dias, nas Paraolimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
Responda
- Quantas medalhas olímpicas o velejador Robert Scheidt já conquistou? _____
- Quantos metros tem a cachoeira mais alta do Brasil? _____
- Quantas medalhas de ouro o nadador Daniel Dias conquistou em Paraolimpíadas? _____
Analise
- Cada uma das pernas de Maci Curran tem mais de 1 metro ou menos de 1 metro de comprimento? _____
- No Havaí, há uma cachoeira que possui 520 metros a mais do que a cachoeira da Fumaça. Qual é a altura dessa cachoeira localizada no Havaí? _____
Aplique
Faça uma estimativa para descobrir quantas crianças de sua altura teriam de ser colocadas uma em cima da outra para atingir a altura da cachoeira da Fumaça: mais de 100 ou menos de 100? _____
162
Compreender informações
Ler, interpretar e comparar informações em tabelas e gráficos
- Uma distribuidora vende água mineral em 4 recipientes de capacidades diferentes. Veja na tabela a medida de capacidade de cada recipiente e seu preço. Depois, responda às questões.
Venda de água mineral
Tabela: equivalente textual a seguir.
Capacidade do recipiente |
1 litro |
2 litros |
5 litros |
20 litros |
---|---|---|---|---|
Preço de venda |
3 reais |
4 reais |
10 reais |
20 reais |
Fonte: Distribuidora pesquisada (out. 2023).
- Quanto custa cada litro de água mineral no recipiente de 20 litros? E no de 5 litros?
_____
- Levando em consideração os valores obtidos no item a, seria mais vantajoso comprar água no recipiente de 20 litros ou de 5 litros? Explique.
_____
- Cerque com uma linha a menor quantidade de cédulas suficiente para pagar três recipientes de 2 litros de água mineral.
- Considerando sua resposta no item c, haverá troco ou não ao fazer esse pagamento? Caso haja, de quanto será o troco?
163
- A professora Jurema construiu um gráfico indicando a quantidade de estudantes que obteve cada pontuação na gincana junina.
Fonte: Anotações da professora Jurema (jun. 2023).
- Complete a tabela com os dados do gráfico acima.
Gincana junina
Tabela: equivalente textual a seguir.
Pontos |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
Quantidade de estudantes |
_____ |
0 |
1 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
Fonte: Anotações da professora Jurema (jun. 2023).
- Quantos estudantes obtiveram a maior pontuação? _____
- Qual foi a pontuação mais obtida pelos estudantes? _____
- Existe alguma pontuação que ninguém obteve? Quais?
_____
- Houve mais estudantes que obtiveram menos de 5 pontos ou mais de 5 pontos?
_____
- Explique para um colega como você pensou para responder ao item anterior.
164
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Roberto tinha algumas
bolinhas
de gude para jogar. Durante o jogo, ganhou 8
bolinhas
de gude de Paola e 9 de Juliana. Depois de jogar, Roberto ficou com 29
bolinhas
de gude. Quantas
bolinhas
de gude Roberto tinha no início do jogo?
_____
Roberto tinha _____
- Em um ônibus, havia 12 passageiros. Na primeira parada entraram outros 5. Na segunda parada, alguns passageiros saíram. Ficaram 14 passageiros no ônibus. Quantos passageiros saíram na segunda parada?
Na segunda parada saíram _____
- Observe a multiplicação representada na reta numérica.
4 × 2 = 8:
- Agora, complete a reta numérica e calcule.
3 × 3 = _____:
PROFESSOR
- Sônia tinha uma caixa de bombons e os distribuiu igualmente entre seus 4 sobrinhos. Não sobrou nenhum bombom, e cada sobrinho recebeu apenas bombons inteiros. Quantos bombons havia na caixa? Apenas uma alternativa é correta. Marque-a com um X.
( ) 9 bombons.
( ) 11 bombons.
( ) 16 bombons.
165
- Marina tem 18 peixes e colocará 6 peixes em cada aquário. De quantos aquários Marina vai precisar?
Marina vai precisar de _____ aquários.
- Descubra a regra de cada sequência numérica e complete-as com os números que faltam. Depois, complete as frases.
a)
5 é a metade de _____.
20 é o dobro de _____.
b)
1 é um terço de _____.
9 é o triplo de _____.
- Leia as dicas, observe as balanças e complete as frases.
Boxe complementar:
Dicas
- As balanças estão em equilíbrio.
- As bolas têm massas iguais.
- As caixas têm massas iguais.
Fim do complemento.
- Cada bola tem _____ kg.
- Cada caixa tem _____ kg.
Autoavaliação
- Consigo identificar os padrões em sequências numéricas e completá-las com os números que faltam?
- Consigo resolver problemas que envolvem o dobro ou a metade? E problemas que envolvem o triplo ou a terça parte?