142
UNIDADE 7. Operando com números naturais
![Imagem: Ilustração. Um parque com gramado e árvores. No centro, uma faixa com a informação: FEIRA BENEFICENTE - MEU AMIGO MERECE O MELHOR! À esquerda, uma mulher está ao lado de uma mesa com várias embalagens de ração. Abaixo, uma placa com a informação: RAÇÃO SABOROSA. Ao lado, uma menina está atrás de uma mesa com latinhas e abaixo, uma placa com a informação: ALIMENTO PARA CÃES. À direita há várias caminhas coloridas sobre uma mesa. Ao lado há caixas empilhadas com etiquetas (kit do melhor amigo). Na frente, um menino está olhando para um cachorro com pelo marrom, que está abanando o rabo. Ao lado, um menino loiro observa uma menina colocar uma caixa sobre a pilha de caixas. Atrás deles, um homem está com uma mão na cintura e a outra virada para cima. Na frente dele, uma mulher está andando e segurando um cachorro. Ao fundo, um homem está passeando com um cachorro, um homem, um menino e um cachorro estão sentados em um banco, Amélia e Bizi estão brincando com uma bolinha e Daniel está fazendo carinho em um cachorro, que está sentado. Ao lado, uma menina segura a coleira do cachorro e observa. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_11.46.18.png)
143
Para refletir...
Observe a imagem e converse com os colegas.
• Você conhece os produtos que estão disponíveis nas mesas?
• Quais produtos você acha que são necessários para cuidar de um cachorro?
• Em cada kit que será doado cabem 2 sacos de ração. Quantos kits são necessários para guardar os 40 sacos de ração que estão em uma das mesas?
144
Adição e subtração
- Calcule o resultado de cada operação e, em seguida, faça o que se pede.
21 + 9 = _____
53 + 7 = _____
34 + 6 = _____
65 + 5 = _____
42 + 8 = _____
76 + 4 = _____
- Converse com seus colegas sobre os resultados das adições e as estratégias utilizadas para resolver cada operação.
- Complete o quadro com os números que estão faltando.
- Agora, pinte os números iguais com a mesma cor.
- Converse com seus colegas sobre o que vocês observaram no quadro.
![Imagem: Quadro de adição. Na parte superior, números de 1 a 9. Na lateral esquerda, números de 1 a 9. Linha 1: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Linha 2: 3, espaço para resposta, espaço para resposta, 6, 7, 8, 9, 10, espaço para resposta.
Linha 3: 4, espaço para resposta, espaço para resposta, 7, 8, 9, 10, espaço para resposta, espaço para resposta.
Linha 4: 5, espaço para resposta, espaço para resposta, 8, 9, 10, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta.
Linha 5: 6, 7, 8, 9, 10, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta.
Linha 6: 7, 8, 9, 10, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta.
Linha 7: 8, 9, 10, 11, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta.
Linha 8: 9, 10, 11, 12, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta.
Linha 9: 10, 11, 12, 13, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, 18.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_15.35.54.png)
145
- Ligue cada quadrinho amarelo ao resultado da operação contida nele.
- Complete os quadros com as operações ou os resultados que faltam.
Quadro: equivalente textual a seguir.
_____ |
30 |
47 − 5 |
_____ |
110 − 10 |
_____ |
178 − 177 |
_____ |
Quadro: equivalente textual a seguir.
317 - 115 |
_____ |
_____ |
6 |
_____ |
7 |
16 - 14 |
_____ |
- Complete com os números que estão faltando nas adições e subtrações a seguir.
- 14 + _____ = 21
- _____+ 13 = 23
- 129 + _____ = 140
- 132 − 8 = _____
- 188 − _____ = 187
- _____ − 5 = 232
![Imagem: Ilustração. Quadrinhos amarelos com as contas: 22 – 10 =; 25 – 15=; 24 – 12 =; 18 – 6 =; 10 – 2 =; 26 – 11 =; 15 – 5 =; 30 – 15 =; 25 – 15 =; 19 – 4 =; 28 – 20 =; 20 – 5 =. Entre eles há quadrados com os números: 10, 12, 15 e 8. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_15.38.27.png)
146
- Complete a sequência com os números que estão faltando.
![Imagem: Ilustração. Círculos coloridos com os números: 14, 18, 22. Em seguida, 12 círculos com espaço para resposta. Fim da imagem.](../resources/images/image_53826.png)
- Qual é a regularidade dessa sequência?
_____
- Observe a sequência de flores e faça o que se pede.
![Imagem: Ilustração. Flor amarela, flor rosa, flor vermelha, flor amarela. Fim da imagem.](../resources/images/image_53865.png)
- Qual seria a cor da próxima flor?
_____
- Converse com seus colegas sobre duas maneiras diferentes de compor essa sequência de flores.
- Calcule o resultado de cada operação para completar a sequência.
![Imagem: Ilustração. Quadrados com números e acima deles há operações: 1 + 3 espaço para resposta + 2 _____ espaço para resposta – 5 _____ espaço para resposta + 3 _____ espaço para resposta + 2 _____ espaço para resposta – 5 espaço para resposta. Fim da imagem.](../resources/images/image_54031.png)
- Converse com seus colegas sobre a sequência que foi construída com o resultado de cada operação. O que vocês perceberam?
147
- Agora é a sua vez. Escolha uma regra e crie uma sequência de números no espaço abaixo.
_____
- Qual seria o próximo número da sua sequência? ( )
- Qual é a regra da sequência que você criou?
_____
- Observe a sequência criada por seus colegas e tente descobrir quais foram as regras escolhidas por eles.
- Calcule os resultados das operações.
- 27 − 13 = _____
- 14 + 13 = _____
- 38 − 16 = _____
- 38 − 22 = _____
- 21 + 11 = _____
- 32 − 11 = _____
- 14 + 25 = _____
- 39 − 14 = _____
- 27 − 14 = _____
- 32 − 21 = _____
- 16 + 22 = _____
- 39 − 25 =
_____
- Observe os números das operações e os respectivos resultados. O que você percebeu?
_____
- Observe os números das operações e os respectivos resultados. O que você percebeu?
148
Multiplicação
![Imagem: Ilustração. Marcos, homem com cabelo grisalho e camisa azul. Ele fala: Vou comprar estas 4 bandejas. Na frente dele há quatro bandejas com seis ovos cada. Fim da imagem.](../resources/images/image_54552.png)
- Leia e complete.
Marcos comprará _____ bandejas com _____ ovos cada uma.
Quantos ovos ele comprará?
Adição: 6 + 6 + _____ + _____ = _____
Multiplicação: _____ × _____ = _____
Marcos comprará _____ ovos.
- Sandra produz 2 tipos de espelho em sua empresa: arredondados e retangulares. Leia as falas de Sandra e, em seguida, faça o que se pede.
a)
![Imagem: Ilustração. Sandra, mulher com cabelo ondulado e comprido está com a mão direita virada para cima. Ela sorri e pergunta: Produzirei 3 espelhos arredondados por dia durante 4 dias. Quantos espelhos arredondados serão produzidos em 4 dias? Ao seu lado há um espelho arredondado pendurado em uma parede. Fim da imagem.](../resources/images/image_54631.png)
3 + _____ + _____ + _____ = _____
_____ × _____ = _____
Sandra produzirá _____ espelhos arredondados em 4 dias.
b)
![Imagem: Ilustração. Sandra com as mãos viradas para cima pergunta: Produzirei 2 espelhos retangulares por dia durante 4 dias. Quantos espelhos retangulares serão produzidos em 4 dias? Ao seu lado há um espelho retangular pendurado em uma parede. Fim da imagem.](../resources/images/image_546641.png)
2 + _____ + _____ + _____ = _____
_____ × _____ = _____
Sandra produzirá _____ espelhos retangulares em 4 dias.
149
- Veja como Tadeu calculou o resultado de 5 × 1 com a ajuda da reta numérica.
![Imagem: Ilustração. Tadeu, menino com cabelo castanho e camiseta verde. Ele fala: Eu “andei” 5 vezes 1 unidade para a direita, começando do zero. Fim da imagem.](../resources/images/image_55082.png)
![Imagem: Ilustração. Reta numérica com os números: 0, 1, 2, 3, 4, 5. Acima dos números há setas apontando para a direita Fim da imagem.](../resources/images/image_55113.png)
5 × 1 = _____
- Agora, faça como Tadeu, complete e calcule o resultado das seguintes multiplicações nas retas numéricas abaixo.
5 × 2 = _____
![Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0 a 16 alternando de 1 em 1. Acima há uma seta do número 0 até o número 3. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_15.40.40.png)
5 × 3 = _____
- Calcule o total de figos das imagens abaixo.
![Imagem: Fotografia. Cinco caixas com oito figos cada. Fim da imagem.](../resources/images/image_55268.png)
_____ × _____ = _____
No total, há _____ figos.
- Complete a sequência utilizando uma calculadora.
![Imagem: Ilustração. Círculos com números: 1, 3, 9, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta. Fim da imagem.](../resources/images/image_55340.png)
- Quais teclas você apertou? _____
![Imagem: Ilustração. Uma bala e ao lado, uma placa com a informação: 5 gramas cada bala. Fim da imagem.](../resources/images/image_25287.png)
- Complete o quadro com a massa em grama.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Quantidade de balas |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Massa em grama |
5 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
![Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0 a 12 alternando de 1 em 1. Acima há uma seta do número 0 até o número 2.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_15.40.27.png)
150
Distribuição
- Fábio pediu ajuda a Bruno para distribuir sua coleção de brinquedos antigos entre seus primos.
![Imagem: Ilustração. Fábio, menino com cabelo encaracolado e camiseta cinza fala: Tenho 24 brinquedos antigos e quero distribuir entre meus 8 primos. Não sei quantos brinquedos cada primo vai receber. Na frente dele, Bruno, menino com cabelo castanho responde: Se você der 2 brinquedos para cada primo, serão 16 brinquedos distribuídos. Fim da imagem.](../resources/images/image_56434.png)
- Quantos brinquedos antigos sobrarão se cada primo receber 2 brinquedos? _____
![Imagem: Ilustração. Fábio sorri e fala: Não podem sobrar brinquedos, e todos devem receber a mesma quantidade. Na frente dele, Bruno responde: Então você precisa distribuir mais do que 2 brinquedos para cada primo. Fim da imagem.](../resources/images/image_56480.png)
- Quantos brinquedos Fábio poderá distribuir para cada primo de modo que não sobre nenhum brinquedo?
_____
- Camila entregou 4 pacotes de figurinhas para cada uma de suas 6 amigas. Quantos pacotes de figurinhas, no mínimo, ela tinha para distribuir entre suas amigas?
_____
151
- De que modo você distribuiria 18 balas para 4 pessoas?
_____
- Se cada pessoa precisasse receber a mesma quantidade de balas, como você faria a distribuição?
_____
- Roberto distribuiu igualmente 6 canetas entre seus 3 netos. Com quantas canetas cada
neto
ficou?
A distribuição das canetas foi realizada em 2 etapas, conforme mostrado a seguir.
1ª etapa
Roberto distribuiu uma caneta para cada um de seus netos.
![Imagem: Ilustração. Três crianças e na frente de cada um há uma caneta. Fim da imagem.](../resources/images/image_56726.png)
Roberto tinha 6 canetas.
Ele distribuiu 3 canetas.
Restaram _____ canetas.
2ª etapa
Novamente, Roberto distribuiu uma caneta para cada um de seus netos.
![Imagem: Ilustração. Três crianças e na frente de cada um há duas canetas. Fim da imagem.](../resources/images/image_56935.png)
Roberto ainda tinha 3 canetas.
Ele distribuiu as 3 canetas.
Restou _____ caneta.
Cada neto ficou com _____ canetas.
152
Metade
- Sobre a mesa havia 10 potes de iogurte. Os filhos de Cícera comeram metade dessa quantidade.
![Imagem: Ilustração. Cícera, mulher com cabelo encaracolado e regata laranja. Na frente dela há dez potes de iogurte sobre uma mesa. Cinco estão tampados e cinco estão sem tampa. Fim da imagem.](../resources/images/image_29852.png)
- Quantos iogurtes eles comeram?
Havia 10 potes de iogurte sobre a mesa.
Eles comeram _____ potes.
10 é o dobro de _____.
5 é a metade de _____.
- Dirceu foi à feira e comprou 12 maçãs. Metade da quantidade das maçãs era verde, a outra metade era vermelha. Pinte as maçãs de Dirceu com
e
. Depois, responda às questões.
![Imagem: Ilustração em preto e branco. Doze maçãs. Fim da imagem.](../resources/images/image_57437.png)
- Quantas maçãs vermelhas Dirceu comprou? _____
- Quantas maçãs verdes Dirceu comprou? _____
- Desenhe a metade do dobro de 8 ovos.
_____
153
- Marque com um
X
a resposta correta.
- • Em qual das figuras abaixo a quantidade de quadrinhos pintados não corresponde exatamente à metade da quantidade total de quadrinhos?
![Imagem: Ilustração. Nove quadradinhos e cinco estão pintados de verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_57667.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Doze quadradinhos e seis estão pintados de rosa. Fim da imagem.](../resources/images/image_57698.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Oito quadradinhos e quatro estão pintados de azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_57727.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Oito quadradinhos e quatro estão pintados de amarelo. Fim da imagem.](../resources/images/image_57755.png)
( )
- Veja os ingredientes da receita e escreva a quantidade necessária de cada ingrediente para fazer 20 hambúrgueres.
![Imagem: Ilustração. Um caderno com a informação: Hambúrguer caseiro. Rendimento: 40 unidades. Ingredientes: - 4 quilogramas de carne moída. - 2 cebolas pequenas picadas. - 4 ovos inteiros. - 2 colheres (de chá) de azeite. - 8 colheres (de chá) de farinha de trigo. - sal a gosto. - pão para acompanhar. Ao lado, desenho de duas cebolas e dois ovos. Fim da imagem.](../resources/images/image_30233.png)
_____
Boxe complementar:
Desafio
Rafael tem 5 anos de idade, e sua amiga Cláudia tem 12 anos. Os dois fazem aniversário no mesmo dia.
a) Daqui a quantos anos a idade de Rafael corresponderá à metade da idade de Cláudia? _____
b) Qual será a idade de Rafael e de Cláudia quando isso ocorrer?
_____
Fim do complemento.
154
Terça parte
- Há muitas crianças na fila querendo brincar no gira-gira do parque.
Um terço delas poderá entrar na próxima vez.
- Quantas crianças brincarão na próxima vez?
![Imagem: Ilustração. À esquerda, quatro crianças estão sentadas em um gira-gira. No centro, uma mulher com cabelo preso está sorrindo e com a mão esquerda levantada. À direita há uma fileira com doze crianças. Fim da imagem.](../resources/images/image_31307.png)
Há _____ crianças na fila.
Na próxima vez, brincarão 4 crianças.
12 é o triplo de _____.
4 é um terço de _____.
- Pinte um terço das figuras em cada caso e complete.
a)
_____ é um terço de _____.
Um terço de 9 camisetas são _____ camisetas.
b)
_____ é um terço de _____.
Um terço de 30 bolinhas são _____ bolinhas.
- Aline tinha 24 peras na fruteira e usou a terça parte dessas peras para fazer um doce. Quantas peras Aline usou? _____
![Imagem: Ilustração em preto e branco. Nove camisetas.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_15.47.32.png)
![Imagem: Ilustração em preto e branco. Trinta bolinhas. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_15.47.39.png)
155
- Observe a ilustração e complete.
![Imagem: Ilustração. Três meninas estão observando quinze pulseiras coloridas sobre uma mesa. Fim da imagem.](../resources/images/image_31318.png)
Há _____ pulseiras para repartir igualmente entre as _____ crianças.
_____ é um terço de _____.
Um terço de _____ pulseiras são _____ pulseiras.
Cada criança ficará com _____ pulseiras.
- Calcule e escreva por extenso cada resultado.
- Um terço de seis. _____
- Um terço de dezoito. _____
- Um terço de vinte e um. _____
- Um terço de três. _____
Boxe complementar:
Dicas
- Mole percorreu 6 metros.
- Vagaroso andou 3 metros a mais que Mole.
- Lento andou um terço da distância percorrida por Vagaroso.
Fim do complemento.
- Os jabutis Mole, Lento e Vagaroso estavam dando voltas na praça.
![Imagem: Ilustração. Um jabuti verde está correndo e sorrindo. Logo atrás dele, um jabuti laranja está correndo com a língua para fora. Bem atrás deles, um jabuti amarelo está correndo e suando. Fim da imagem.](../resources/images/image_31325.png)
- De acordo com as dicas acima, quantos metros andou o jabuti Lento?
Lento andou _____ metros.
- No dia seguinte, Mole percorreu 12 metros e Vagaroso, um terço da distância percorrida por Mole. Quantos metros Vagaroso percorreu?
_____
156
Jogo: Trilha da diversão
Material: Tabuleiro da página 197, marcadores (um para cada jogador) e 12 cartas da página 199. Depois de recortar o tabuleiro, os marcadores e as cartas, cole-os em papel mais resistente, como cartolina.
![Imagem: Ilustração. Jogo de tabuleiro. Fim da imagem.](../resources/images/image_33158.png)
Jogadores: 2, 3 ou 4.
Regras:
- As 12 cartas devem ser embaralhadas e colocadas com as faces voltadas para baixo, formando um monte.
- Os jogadores decidem quem começará a partida.
- Na sua vez, cada jogador pega uma carta de cima do monte e, com seu marcador no tabuleiro, avança o número de casas correspondente ao número representado pela expressão da carta. Se houver alguma instrução na casa em que o marcador parar, o jogador deverá segui-la.
- As cartas com os números 6, 12 e 18 possibilitam que o jogador escolha entre a metade ou um terço do respectivo número.
- Depois de usada, a carta deve ser colocada ao lado do jogador.
- Quando acabarem as cartas do monte, os jogadores devem juntar as cartas usadas, embaralhá-las novamente e fazer um novo monte para continuar a partida.
- Vencerá quem chegar primeiro ao fim da trilha.
157
Questões sobre o jogo
![Imagem: Ilustração. Cláudia, menina loira com cabelo preso e camiseta verde está sorrindo e segurando uma carta. Na frente dela, o jogo de tabuleiro. Fim da imagem.](../resources/images/image_32947.png)
- Observe a situação do jogo acima. Cláudia está com seu marcador na casa de
número
23. Ela tirou a carta 6. Ela pode escolher entre a metade de 6 e um terço de 6.
- Qual é a melhor jogada que Cláudia pode fazer?
_____
- Qual é a melhor jogada que Cláudia pode fazer?
- O marcador de Rodrigo está na casa de número 31. Ele calculou em seu caderno o número que sua carta indica.
![Imagem: Ilustração. Rodrigo, menino com cabelo castanho e camiseta amarela. Ele está segurando um caderno e falando: O número é 5. No caderno há dez riscos divididos em dois grupos com cinco riscos cada. Atrás dele, o jogo de tabuleiro. Fim da imagem.](../resources/images/image_58937.png)
- Qual é a carta de Rodrigo? _____
- A qual casa seu marcador chegará? _____
- Se o marcador de um jogador estiver na casa de
número
35, que carta o fará avançar 10 casas? Explique sua resposta.
_____
158
Compreender problemas
Para resolver
Problema 1
No sítio do vovô João, as galinhas botaram, ao todo, 28 ovos em um só dia. Cada galinha botou 2 ovos. Quantas galinhas há no sítio do vovô João?
![Imagem: Ilustração. Galinhas dentro de um galinheiro. Ao lado há um galo, duas galinhas e três pintinhos. Ao fundo, uma casa e uma árvore. Fim da imagem.](../resources/images/image_33624.png)
No sítio do vovô João, há _____ galinhas.
Problema 2
Em um jogo de basquete, o time de Lucas, Cássio e Adriano marcou 48 pontos, e os três juntos marcaram 36 pontos ao todo. Eles fizeram a mesma quantidade de cestas e todas elas valiam 2 pontos cada uma.
![Imagem: Ilustração. Um menino com uniforme amarelo está correndo e batendo uma bola de basquete no chão. Em volta dele há três meninos com uniforme verde. Na frente dele, um menino com uniforme amarelo está com as mãos para cima. Fim da imagem.](../resources/images/image_33615.png)
- Quantos pontos fez cada um dos três amigos?
_____
- Quantas cestas fez cada um dos três amigos?
_____
159
Para refletir
- Qual foi o cálculo necessário para resolver o Problema 1?
_____
- No Problema 1, se as galinhas botassem ao todo os 28 ovos em 2 dias e cada galinha botasse apenas 1 ovo por dia, mudaria a quantidade de galinhas que há no sítio?
_____
- Converse com um
colega
sobre como cada um pensou para responder a essa questão.
- No Problema 2, existe alguma informação desnecessária para sua resolução?
- Quais foram os cálculos necessários para resolver o Problema 2?
_____
- Um time de basquete tem 5 jogadores em quadra durante um jogo. Considere a ilustração do Problema 2 e responda.
- Quantos jogadores faltavam na cena para completar o time de camiseta verde em quadra? _____
- O outro time de basquete marcou 24 pontos, sendo que todas as cestas também valiam 2 pontos. Preencha o quadro com uma possibilidade de quantidade de cestas e de pontos para cada jogador.
- Converse com um
colega
sobre como cada um pensou para responder a essa questão.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Jogadores |
Cestas |
Pontos |
---|---|---|
Jogador 1 |
0 |
0 |
Jogador 2 |
1 |
2 |
Jogador 3 |
_____ |
_____ |
Jogador 4 |
_____ |
_____ |
Jogador 5 |
_____ |
_____ |
160
Matemática em textos
Leia
Recordes
Você sabe o que é um recorde? Recorde é algo extraordinário que ultrapassa o que havia sido feito antes ou supera outro de seu tipo ou gênero.
As pessoas batem recordes por diversos motivos: por exemplo, para chamar a atenção sobre uma situação importante, por realização pessoal ou só por diversão.
Conheça alguns recordes.
Maior medalhista olímpico brasileiro
O velejador Robert Scheidt é o maior medalhista do Brasil nos jogos olímpicos, com um total de 5 medalhas, sendo 2 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze.
Fonte: http://fdnc.io/eTM. Acesso em: 20 jan. 2021.
![Imagem: Fotografia. Um homem com boné amarelo, blusa branca e calça preta está sentado em um barco a vela. Fim da imagem.](../resources/images/image_59687.png)
LEGENDA: Robert Scheidt nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
Pernas mais compridas
A estadunidense Maci Curran tem as pernas mais compridas do mundo. Sua perna direita tem 1 metro e 34 centímetros e a esquerda tem 1 metro e 35 centímetros.
![Imagem: Fotografia. Uma mulher com pernas compridas, cabelo longo, camiseta cinza e bermuda está olhando para baixo. Fim da imagem.](../resources/images/image_45993.png)
LEGENDA: Maci Curran, Estados Unidos, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Cachoeira mais alta do Brasil
A Cachoeira da Fumaça, localizada na Chapada Diamantina (BA), é a cachoeira mais alta do Brasil, com 380 metros.
![Imagem: Fotografia. Uma cachoeira com vegetação em volta. Fim da imagem.](../resources/images/image_46021.png)
LEGENDA: Cachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina, Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.
161
Maior medalhista brasileiro em paraolimpíadas
Daniel Dias, nadador brasileiro, é recordista paraolímpico com 24 medalhas, sendo 14 de ouro, sete de prata e três de bronze.
Fonte: http://fdnc.io/eTN. Acesso em: 20 jan. 2021.
![Imagem: Fotografia. Um homem com touca branca e óculos de natação está pulando dentro de uma piscina. Fim da imagem.](../resources/images/image_46112.png)
LEGENDA: Daniel Dias, nas Paraolimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
Responda
- Quantas medalhas olímpicas o velejador Robert Scheidt já conquistou? _____
- Quantos metros tem a cachoeira mais alta do Brasil? _____
- Quantas medalhas de ouro o nadador Daniel Dias conquistou em Paraolimpíadas? _____
Analise
- Cada uma das pernas de Maci Curran tem mais de 1 metro ou menos de 1 metro de comprimento? _____
- No Havaí, há uma cachoeira que possui 520 metros a mais do que a cachoeira da Fumaça. Qual é a altura dessa cachoeira localizada no Havaí? _____
Aplique
Faça uma estimativa para descobrir quantas crianças de sua altura teriam de ser colocadas uma em cima da outra para atingir a altura da cachoeira da Fumaça: mais de 100 ou menos de 100? _____
162
Compreender informações
Ler, interpretar e comparar informações em tabelas e gráficos
- Uma distribuidora vende água mineral em 4 recipientes de capacidades diferentes. Veja na tabela a medida de capacidade de cada recipiente e seu preço. Depois, responda às questões.
Venda de água mineral
Tabela: equivalente textual a seguir.
Capacidade do recipiente |
1 litro |
2 litros |
5 litros |
20 litros |
---|---|---|---|---|
Preço de venda |
3 reais |
4 reais |
10 reais |
20 reais |
Fonte: Distribuidora pesquisada (out. 2023).
- Quanto custa cada litro de água mineral no recipiente de 20 litros? E no de 5 litros?
_____
- Levando em consideração os valores obtidos no item a, seria mais vantajoso comprar água no recipiente de 20 litros ou de 5 litros? Explique.
_____
- Cerque com uma linha a menor quantidade de cédulas suficiente para pagar três recipientes de 2 litros de água mineral.
![Imagem: Fotografia. Duas cédulas de dois reais, duas cédulas de cinco reais, uma cédula de dez reais e uma cédula de vinte reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_60233.png)
- Considerando sua resposta no item c, haverá troco ou não ao fazer esse pagamento? Caso haja, de quanto será o troco?
163
- A professora Jurema construiu um gráfico indicando a quantidade de estudantes que obteve cada pontuação na gincana junina.
![Imagem: Gráfico de colunas. Gincana junina. No eixo vertical, a quantidade de estudantes e no eixo horizontal, os pontos. Ponto: 0. Estudantes: 0. Ponto: 1. Estudantes: 0. Ponto: 2. Estudantes: 1. Ponto: 3. Estudantes: 0. Ponto: 4. Estudantes: 3. Ponto: 5. Estudantes: 5. Ponto: 6. Estudantes: 5. Ponto: 7. Estudantes: 7. Ponto: 8. Estudantes: 3. Ponto: 9. Estudantes: 2. Ponto: 10. Estudantes: 3. Fim da imagem.](../resources/images/image_60429.png)
Fonte: Anotações da professora Jurema (jun. 2023).
- Complete a tabela com os dados do gráfico acima.
Gincana junina
Tabela: equivalente textual a seguir.
Pontos |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
Quantidade de estudantes |
_____ |
0 |
1 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
Fonte: Anotações da professora Jurema (jun. 2023).
- Quantos estudantes obtiveram a maior pontuação? _____
- Qual foi a pontuação mais obtida pelos estudantes? _____
- Existe alguma pontuação que ninguém obteve? Quais?
_____
- Houve mais estudantes que obtiveram menos de 5 pontos ou mais de 5 pontos?
_____
- Explique para um colega como você pensou para responder ao item anterior.
164
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Roberto tinha algumas
bolinhas
de gude para jogar. Durante o jogo, ganhou 8
bolinhas
de gude de Paola e 9 de Juliana. Depois de jogar, Roberto ficou com 29
bolinhas
de gude. Quantas
bolinhas
de gude Roberto tinha no início do jogo?
_____
Roberto tinha _____
- Em um ônibus, havia 12 passageiros. Na primeira parada entraram outros 5. Na segunda parada, alguns passageiros saíram. Ficaram 14 passageiros no ônibus. Quantos passageiros saíram na segunda parada?
Na segunda parada saíram _____
- Observe a multiplicação representada na reta numérica.
4 × 2 = 8:
- Agora, complete a reta numérica e calcule.
3 × 3 = _____:
PROFESSOR
- Sônia tinha uma caixa de bombons e os distribuiu igualmente entre seus 4 sobrinhos. Não sobrou nenhum bombom, e cada sobrinho recebeu apenas bombons inteiros. Quantos bombons havia na caixa? Apenas uma alternativa é correta. Marque-a com um X.
( ) 9 bombons.
( ) 11 bombons.
( ) 16 bombons.
165
- Marina tem 18 peixes e colocará 6 peixes em cada aquário. De quantos aquários Marina vai precisar?
Marina vai precisar de _____ aquários.
- Descubra a regra de cada sequência numérica e complete-as com os números que faltam. Depois, complete as frases.
a)
![Imagem: Ilustração. Quadros coloridos com os números: 80, 40, espaço para resposta, 10, 5. Fim da imagem.](../resources/images/image_61065.png)
5 é a metade de _____.
20 é o dobro de _____.
b)
![Imagem: Ilustração. Quadros coloridos com os números: 1, 3, 9, espaço para resposta, 81. Fim da imagem.](../resources/images/image_61103.png)
1 é um terço de _____.
9 é o triplo de _____.
- Leia as dicas, observe as balanças e complete as frases.
Boxe complementar:
Dicas
- As balanças estão em equilíbrio.
- As bolas têm massas iguais.
- As caixas têm massas iguais.
Fim do complemento.
![Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda, um peso de 60 kg e no prato à direita, duas bolas rosa. Ao lado, outra balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda há três cubos dourados e no prato à direita, uma bola rosa. Fim da imagem.](../resources/images/image_36291.png)
- Cada bola tem _____ kg.
- Cada caixa tem _____ kg.
Autoavaliação
- Consigo identificar os padrões em sequências numéricas e completá-las com os números que faltam?
- Consigo resolver problemas que envolvem o dobro ou a metade? E problemas que envolvem o triplo ou a terça parte?