166
UNIDADE 8. Conhecendo as figuras
![Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mulher está sentada e cortando um papel roxo. Na frente dela, Daniel está montando a base de uma pipa. Ao seu lado, Amélia está colando um papel na base de uma pipa. Em seguida, Bizi está correndo atrás de uma bola vermelha (Resposta: Amélia, Daniel e Bizi estão aqui). No centro, uma família está sentada em volta de uma mesa e comendo. Entre eles há caixas com formato de cubo, paralelepípedo e pirâmide, uma garrafa cilíndrica e lanches. À direita, um jovem está com a mão sobre a cabeça e ao lado de um cesto de lixo reciclável. Atrás dele, adultos e crianças estão empinando pipas. No céu, pipas coloridas com formatos variados: um quadrado azul, um triângulo verde, uma abelha, um círculo vermelho, um peixe, uma ave e um retângulo amarelo. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_11.55.30.png)
167
Para refletir...
• Quais figuras geométricas planas ou não planas você identifica nessa cena?
Observe os objetos abaixo e, depois, responda às questões.
• O que eles têm de parecido?
• O que eles têm de diferente?
168
Objetos que parecem figuras geométricas
- Observe a cena abaixo e responda às questões.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, uma geladeira branca com imãs coloridos. No centro, uma pia com pratos sobre um escorredor e uma tábua. Atrás há uma janela e um relógio circular. À direita, um fogão preto. Fim da imagem.](../resources/images/image_23114.png)
- Escreva o nome de pelo menos um elemento presente na imagem da cozinha que parece uma figura geométrica não plana.
_____
- Qual figura geométrica plana pode ser identificada na figura geométrica não plana respondida na questão anterior?
_____
- Observe as imagens abaixo e, em seguida, responda.
![Imagem: Fotografia. Casquinha de sorvete com formato de cone. Fim da imagem.](../resources/images/image_23084.png)
![Imagem: Fotografia. Bola verde com formato de esfera. Fim da imagem.](../resources/images/image_23092.png)
![Imagem: Fotografia. Caixa de leite com formato de paralelepípedo. Fim da imagem.](../resources/images/image_23107.png)
![Imagem: Fotografia. Lata de milho com formato de cilindro. Fim da imagem.](../resources/images/image_23100.png)
Observação: Os objetos nesta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
- Com quais figuras geométricas não planas os objetos representados se parecem?
_____
- Quais figuras geométricas planas podemos identificar nas figuras geométricas não planas citadas na questão anterior?
_____
169
Planificando superfícies
- Dora gosta de montar e de desmontar modelos.
![Imagem: Ilustração. Dora, menina com cabelo encaracolado e curto está apontado para o lado com o polegar e falando: Montei um modelo de paralelepípedo. Depois, resolvi desmontá-lo separando cada uma das partes. Ao seu lado há uma caixa com formato de paralelepípedo colada com fita adesiva. Em seguida, uma seta apontando para seis retângulos com tamanhos variados. Fim da imagem.](../resources/images/image_44363.png)
- Ao desmontar o
modelo
de paralelepípedo, Dora obteve quantas partes?
_____
- Qual é o nome da figura geométrica com que cada uma dessas partes parece?
_____
![Imagem: Ilustração. Dora sorri, aponta para o lado e fala: Fiz o mesmo com este modelo de cubo. Ao seu lado há uma caixa com formato de cubo colada com fita adesiva. Em seguida, uma seta apontando para seis quadrados. Fim da imagem.](../resources/images/image_44380.png)
- Ao desmontar o
modelo
de cubo, Dora obteve quantas partes?
_____
- Cada uma dessas partes parece uma figura geométrica plana. Qual é o nome dela?
_____
170
- Observando sua sala de aula e seu material escolar, você vê algo que parece um retângulo? Identifica algo que parece um quadrado? O quê?
_____
- Observe a embalagem abaixo.
![Imagem: Ilustração. Caixa de bombom com formato de paralelepípedo. Fim da imagem.](../resources/images/image_24048.png)
- Se ela for desmontada, quais das partes abaixo vamos obter? Pinte-as.
- As partes que você pintou parecem que figura geométrica plana?
_____
- Observe o que Carlos fez e, depois, responda às questões.
![Imagem: Ilustração. Carlos, menino com cabelo preto e camiseta azul está com as mãos viradas para cima. Ele diz: Usei estas peças para montar o modelo de uma pirâmide. Ao seu lado há quatro triângulo verdes. Em seguida, uma seta apontando para uma pirâmide com as laterais coladas com fita adesiva. Fim da imagem.](../resources/images/image_44723.png)
- Quantas peças Carlos usou para montar o
modelo
de pirâmide?
_____
- No
modelo
de pirâmide, foram usadas peças que parecem uma figura geométrica. Qual é o nome dessa figura?
_____
![Imagem: Ilustração em preto e branco. Seis retângulos, um triângulo, um círculo e um trapézio.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_15.56.30.png)
171
- Faça, no espaço abaixo, o que Melissa está pedindo.
![Imagem: Ilustração. Melissa, menina loira com camiseta vermelha está segurando um lápis com a mão direita e formando o número 3 com a mão esquerda. Ela fala: Desenhe três triângulos diferentes e dois retângulos diferentes. Depois, pinte-os como quiser. Fim da imagem.](../resources/images/image_45082.png)
- Agora, compare seu desenho com o de seu colega. Eles são iguais ou apenas parecidos?
Boxe complementar:
Desafio
Antonela recortou algumas peças como as que estão representadas a seguir.
CRÉDITO: RLIMA
a) Com essas peças, é possível formar uma figura que pareça uma pirâmide, em que uma das peças é um quadrado? Por quê?
_____
b) É possível representar uma figura geométrica não plana com as peças acima? Qual?
_____
Fim do complemento.
172
O círculo e a esfera
- Laís fez um trabalho usando modelos de figuras geométricas, cartolina e tinta guache.
![Imagem: Fotografia. Laís, menina com cabelo encaracolado e regata rosa está segurando um pincel e um cone com a base virada para cima. Ela diz: Pintei com tinta guache uma das partes do modelo de cone. Depois, usando esta parte pintada, carimbei figuras em uma cartolina. Em seguida, Laís está pintando a base de um cilindro. Ela fala: Em seguida, fiz o mesmo com o modelo de cilindro, usando uma cor diferente. Abaixo, Laís está segurando uma cartolina com três círculos verdes e dois vermelhos. Ela sorri e fala: Criei um bonito trabalho! Fim da imagem.](../resources/images/image_45334.png)
- Quantas figuras carimbadas apareceram no trabalho de Laís?
_____
- Essas figuras carimbadas parecem qual figura geométrica plana?
_____
173
- Observe as cenas. Depois, responda à questão.
![Imagem: Ilustração. Uma menina loira com regata roxa está segurando um pirulito circular, vermelho e verde. Em seguida, a menina está girando o palito do pirulito, que está com formato de esfera vermelho. Fim da imagem.](../resources/images/image_45493.png)
- Ao girar o palito que está fixado ao pirulito, que parece um círculo, a menina obtém uma imagem que parece qual figura geométrica não plana?
_____
- Marque os desenhos: com C, o que parece um círculo; com R, o que parece um retângulo; com T, o que parece um triângulo.
![Imagem: Ilustração. Uma pizza de queijo com azeitonas. Fim da imagem.](../resources/images/image_25177.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Capa de revista com o desenho de uma menina sorrindo. Fim da imagem.](../resources/images/image_25185.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Triângulo com uma árvore, sol e mar. Fim da imagem.](../resources/images/image_25193.png)
( )
Observação: Os objetos nesta página não foram apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
- Pinte com
as figuras geométricas que representam círculos, com
as que representam quadrados e com
as que representam triângulos.
![Imagem: Ilustração em preto e branco. Cinco círculos (Resposta: vermelha), quatro triângulos (Resposta: verde), dois quadrados (Resposta: azul) e três retângulos. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_16.10.23.png)
174
Comparações
- Observe a representação de alguns quadrados e, em seguida, responda.
![Imagem: Ilustração. Nove quadrados coloridos e com tamanhos variados. Fim da imagem.](../resources/images/image_26307.png)
- Qual das figuras geométricas citadas abaixo tem mais características em comum com um quadrado?
( ) Retângulo.
( ) Triângulo.
( ) Círculo.
- Explique a um colega como você chegou a essa conclusão.
- Na aula de Arte, a professora pediu a cada estudante que representasse com desenhos duas figuras geométricas planas parecidas.
Observe as figuras representadas por Leandro e Vânia.
Leandro
![Imagem: Ilustração. À esquerda, um retângulo roxo na horizontal e à direita, um retângulo roxo na vertical. Fim da imagem.](../resources/images/image_45973.png)
Vânia
![Imagem: Ilustração. À esquerda, um retângulo laranja e à direita, um círculo laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_45982.png)
- Quem representou corretamente figuras geométricas planas parecidas: Leandro ou Vânia?
_____
- Cite uma diferença entre as figuras geométricas planas representadas pelo estudante que não entendeu o pedido da professora.
_____
175
- Em cada caso, escolha e cerque com uma linha duas peças triangulares que, juntas, formam a figura em destaque.
![Imagem: Ilustração. Um quadrado bege. Fim da imagem.](../resources/images/image_26370.png)
Quadrado
![Imagem: Ilustração. Sete triângulos bege.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_16.16.13.png)
![Imagem: Ilustração. Um retângulo vermelho. Fim da imagem.](../resources/images/image_26375.png)
Retângulo
![Imagem: Ilustração. Sete triângulos vermelhos.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_16.16.31.png)
![Imagem: Ilustração. Um círculo azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_26437.png)
Círculo
![Imagem: Ilustração. Seis triângulos azuis.
Fim da imagem.](../resources/images/image_46415.png)
![Imagem: Ilustração. Um triângulo verde. Fim da imagem.](../resources/images/image_264401.png)
Triângulo
- Das quatro figuras em destaque, há alguma que não pode ser formada juntando duas peças triangulares? Qual?
_____
- Por que não é possível formar essa figura juntando duas peças triangulares?
![Imagem: Ilustração. Sete triângulos verdes.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_16.16.53.png)
176
Jogo: De olho na figura
Material: Tabuleiro da página 193, 12 marcadores (3 para cada jogador) e 30 cartas com figuras da página 195 e 1 saco não transparente para guardar e sortear as cartas.
Jogadores: 3 ou 4
Regras:
- Os jogadores decidem quem começará o jogo.
- As 30 cartas com figuras são misturadas dentro do saco, e o primeiro a jogar retira uma delas sem deixar que os outros a vejam. Os outros jogadores têm de descobrir a figura dessa carta. Para isso, cada um na sua vez faz uma pergunta sobre as características da figura, sem falar o nome dela. Por exemplo:
![Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino com cabelo preto e camiseta azul está com a mão direita virada para cima. Ele pergunta: A figura parece uma caixa de creme dental? No centro, uma menina ruiva com regata amarela está com o dedo indicador levantado. Ela pergunta: Quantos “bicos” essa figura tem? À direita, um menino com cabelo preto e camiseta verde está com a mão esquerda virada para cima. Ele pergunta: A figura tem superfícies externas arredondadas? Fim da imagem.](../resources/images/image_47170.png)
- A cada pergunta respondida, o jogador que quiser poderá apostar, no tabuleiro, posicionando um marcador na figura que julgar correta. Atenção: dois jogadores não podem apostar na mesma figura.
- Quem acertar a figura fica com todos os marcadores das apostas e a carta dessa figura é deixada de lado. Se ninguém acertar, quem sorteou a carta responde a novas perguntas, e os outros mudam suas apostas até que alguém acerte.
- O jogador à direita daquele que acabou de sortear uma carta sorteia outra.
- O jogo termina quando não houver mais marcadores para apostar ou cartas para retirar do saco.
- O jogador que ficar com mais marcadores no fim do jogo é o vencedor.
177
Questões sobre o jogo
- Lina, Fausto, Marisa e César estavam jogando. Marisa foi a primeira a retirar uma carta.
Veja abaixo as apostas que eles fizeram.
![Imagem: Ilustração. Um menino loiro está ajoelhado com as mãos no chão. Ele pergunta: A figura tem superfície externa arredondada? Na frente dele, uma menina com cabelo preso e óculos está sentada e segurando uma carta. Ela responde: Não. Ao lado, uma menina e um menino estão sentados e observando. Entre eles há um tabuleiro no chão. Fim da imagem.](../resources/images/image_47344.png)
![Imagem: Ilustração. À esquerda, um cubo laranja (aposta de Lina) e à direita, um retângulo vermelho. Fim da imagem.](../resources/images/image_47374.png)
![Imagem: Ilustração. À esquerda, um hexágono verde. No centro, um cilindro azul (aposta de César) e à direita, um cilindro rosa com base de círculo. Fim da imagem.](../resources/images/image_47379.png)
![Imagem: Ilustração. À esquerda, parte de um retângulo laranja. No centro, um cone azul (aposta de Fausto) e à direita, figura curva e vermelha. Fim da imagem.](../resources/images/image_47384.png)
- Agora, reúna-se com um colega e, juntos, respondam às questões a seguir.
- Quem pode ter acertado a figura sorteada? _____
- Com certeza, quem não acertou a figura sorteada? _____
- Em cada caso, marque com um X a figura “intrometida”.
![Imagem: Ilustração. Um cubo laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_27249.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Uma pirâmide amarela. Fim da imagem.](../resources/images/image_27244.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Um pentágono verde não plano. Fim da imagem.](../resources/images/image_27222.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Um cilindro azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_27240.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Um triângulo amarelo. Fim da imagem.](../resources/images/image_27234.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Um pentágono vermelho e plano. Fim da imagem.](../resources/images/image_27230.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Um cubo laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_27249.png)
( )
![Imagem: Ilustração. Figura quadrilátera plana. Fim da imagem.](../resources/images/image_27436.png)
( )
- Agora, justifique suas respostas descrevendo as figuras “intrometidas”.
178
Compreender problemas
Para resolver
Use o Tangram da página 191 para resolver estes problemas.
O Tangram é um quebra-cabeça que contém 7 peças. Com essas peças, podemos formar muitas figuras, mas para montá-las é preciso ficar atentos a duas regras:
![Imagem: Ilustração. Figuras geométricas verdes formando um quadrado. Fim da imagem.](../resources/images/image_28299.png)
![Imagem: Ilustração. No centro, uma menina loira está em pé e apontando para um tangram com formato de pássaro. Na frente dela, uma menina com tranças está sentada no chão. Ela fala: Você não pode sobrepor as peças. Ao lado, um menino com cabelo castanho e óculos está sentado e ele diz: É preciso usar as 7 peças do Tangram. Entre eles há peças vermelhas. Fim da imagem.](../resources/images/image_48020.png)
Problema 1
Monte estas figuras com seu Tangram.
![Imagem: Ilustração. Figuras geométricas formando um pássaro. Fim da imagem.](../resources/images/image_28306.png)
b)
![Imagem: Ilustração. Figuras geométricas formando uma ave. Fim da imagem.](../resources/images/image_28314.png)
Problema 2
- Construa um quadrado com 2 peças do Tangram.
- Agora, construa um triângulo com 2 peças do Tangram.
179
Para refletir
- Sandra e Ademir fizeram uma montagem diferente da figura do item a do Problema 1.
![Imagem: Ilustração. Figura de Sandra: Figuras geométricas formando um pássaro com pescoço curvado e uma asa para trás. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.08.47.png)
LEGENDA: Figura de Sandra. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração. Figura de Ademir: Figuras geométricas formando um pássaro com pescoço reto e as duas asas para frente.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_12.09.03.png)
LEGENDA: Figura de Ademir. FIM DA LEGENDA.
- Descubra onde está a diferença da montagem de cada um.
- Veja o que Betina descobriu ao resolver o Problema 2.
![Imagem: Ilustração. Betina, menina com cabelo castanho-claro, óculos e camiseta verde. Ela está com dois dedos levantados e fala: Com dois triângulos iguais, montei um quadrado. Depois, com as mesmas peças, montei um triângulo. Fim da imagem.](../resources/images/image_48378.png)
- Converse com um colega sobre a descoberta de Betina. Ela está certa ou não?
- Leia o que Camila está dizendo e faça o que se pede.
![Imagem: Ilustração. Camila, menina com cabelo preto e curto e camiseta azul. Ela fala: Consegui montar um quadrado com três peças do Tangram. Duas delas são os triângulos menores. Fim da imagem.](../resources/images/image_48453.png)
- Assim como Camila fez, monte um quadrado com 3 peças de seu Tangram.
180
Matemática em textos
Leia
Papagaio, pipa, pandorga, jamanta, maranhão...
Papagaio, pipa, pandorga, jamanta, maranhão são exemplos de como esse brinquedo é conhecido no Brasil.
![Imagem: Fotografia. Vista de baixo de várias pipas coloridas no céu azul. Ao fundo, o sol brilhante. Fim da imagem.](../resources/images/image_29483.png)
LEGENDA: Festival de pipas na Austrália, em 2018. FIM DA LEGENDA.
O nome pode variar, mas a diversão fica garantida desde o momento da produção com varetas de madeira ou de taquara, linha, papel fininho colorido e cola, até o momento em que colore o céu!
Apesar de ser um brinquedo popular, é preciso ficar atento e evitar riscos de acidentes ao empinar uma pipa. Veja algumas dicas:
- Não solte pipas perto de fios ou antenas para evitar choques elétricos;
- procure locais abertos, como parques, praças ou campos de futebol;
- não solte pipa em lajes ou telhados, para evitar quedas;
- olhe bem onde pisa, especialmente quando andar para trás, para não cair;
- nunca use linha com algum tipo de cortante.
181
Responda
- Dê alguns exemplos de como o papagaio é conhecido no Brasil.
_____
- Quais são os materiais necessários para fazer uma pipa?
_____
- Por que não devemos soltar pipas perto de fios ou antenas?
_____
Analise
Muitas pipas parecem figuras geométricas planas. Qual é a figura geométrica plana que normalmente é a mais representada nas pipas?
_____
Aplique
Que tal fazer algumas pipas que representem figuras geométricas planas?
Combine com os colegas e o professor, providenciem os materiais e mãos à obra!
- Quais figuras planas estão representadas nas pipas que vocês fizeram?
_____
182
Compreender informações
Ler e interpretar tabelas e gráficos
- Em julho de 2023, Eduardo fez um gráfico de colunas sobre a quantidade de estudantes que têm maior facilidade em aprender determinado tipo de figura geométrica.
![Imagem: Gráfico de colunas. Figura geométrica mais fácil de aprender. No eixo vertical, a quantidade de estudantes e no eixo horizontal, o tipo de figura geométrica. Não planas com superfície arredondada: 8; Não planas com superfície não arredondada: 10; Planas: 14. Fim da imagem.](../resources/images/image_49306.png)
Fonte: Anotações de Eduardo (jul. 2023).
Boxe complementar:
Importante
Observe que a linha vermelha tracejada liga a coluna que se refere às figuras geométricas planas ao número 14 para indicar a quantidade de estudantes com facilidade em aprender sobre esse tipo de figura geométrica.
Fim do complemento.
- Registre, na tabela abaixo, a quantidade de estudantes que têm mais facilidade em aprender cada tipo de figura geométrica.
Figura geométrica mais fácil de aprender
Tabela: equivalente textual a seguir.
Tipo de figura geométrica |
Não plana com superfície arredondada |
Não plana com superfície não arredondada |
Plana |
---|---|---|---|
Quantidade de estudantes |
_____ |
_____ |
_____ |
Fonte: Anotações de Eduardo (jul. 2023).
- Quantos estudantes têm mais facilidade em aprender figuras geométricas planas? _____
- Considerando os dois tipos de figuras geométricas não planas, quantos estudantes têm mais facilidade em aprendê-las? _____
183
- Todos os anos, em maio, Marisa e seus amigos participam de diversas atividades sociais. Veja a turma toda reunida em maio de 2023.
![Imagem: Ilustração. Várias crianças estão fincando placas no chão. Nas placas, as informações: Organização de torneios esportivos; Campanha de reciclagem; Arrecadação de agasalhos; Participação no clube de leitura. Fim da imagem.](../resources/images/image_30575.png)
- Registre na tabela a quantidade de crianças envolvidas em cada atividade.
Participação das crianças em atividades sociais
Tabela: equivalente textual a seguir.
Atividades sociais |
Organização de torneios esportivos |
Arrecadação de agasalhos |
Participação no clube de leitura |
Campanha de reciclagem |
---|---|---|---|---|
Quantidade de crianças |
2 |
_____ |
_____ |
_____ |
Fonte: Anotações de Marisa (maio 2023).
- Represente as informações da tabela no gráfico abaixo.
Fonte: Anotações de Marisa (maio 2023).
- Faça uma pesquisa com os colegas para saber de qual dessas atividades gostariam de participar e organizem os dados em um gráfico.
![Imagem: Gráfico de colunas. Participação das crianças em atividades sociais. No eixo vertical, a quantidade de crianças e no eixo horizontal, a atividade. Ao lado, a legenda:
Verde - Organização de torneios esportivos. Amarelo - Arrecadação de agasalhos. Vermelho - Participação no clube de leitura. Cinza - Campanha de reciclagem.
Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_16.21.55.png)
184
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Observe os quadros feitos por Angélica e Silvano.
![Imagem: Ilustração de um quadro. À esquerda, uma árvore composta por um retângulo marrom (tronco) e um círculo verde (copa). À direita, uma casa composta por um triângulo vermelho (telhado) e um quadrado bege (parede). Fim da imagem.](../resources/images/image_31172.png)
LEGENDA: Quadro de Angélica. FIM DA LEGENDA.
![Imagem: Ilustração de um quadro. À esquerda, uma árvore composta por um cilindro marrom (tronco) e uma esfera verde (copa). À direita, uma casa composta por uma pirâmide vermelha (telhado) e um cubo bege (parede). Fim da imagem.](../resources/images/image_31164.png)
LEGENDA: Quadro de Silvano. FIM DA LEGENDA.
- O que os dois quadros têm em comum?
_____
- Cite uma diferença entre os quadros de Angélica e de Silvano.
_____
- Abaixo, foram representadas algumas figuras não planas.
![Imagem: Ilustração. Quatro cubos e três cilindros coloridos. Todos são de tamanhos diferentes. Fim da imagem.](../resources/images/image_31176.png)
- Quais figuras geométricas não planas estão representadas?
_____
185
- Veja alguns carimbos e responda.
![Imagem: Ilustração. Carimbo de retângulo (1), carimbo de triângulo (2) e carimbo de círculo (3). Fim da imagem.](../resources/images/image_50135.png)
- Qual carimbo deve ser escolhido para obter uma figura que represente um círculo? _____
- Para
obter
uma figura que represente um quadrado, é preciso usar um dos carimbos duas vezes, carimbando uma figura ao lado da outra. Qual carimbo
deve
ser escolhido para isso?
_____
- Usando o Tangram, podemos representar algumas figuras planas, por exemplo, o quadrado.
- Das figuras planas estudadas nesta unidade, qual delas não é possível representar usando as 7 peças do Tangram?
_____
- E quais podem ser representadas pelo Tangram?
_____
- Agora, com todas as peças do seu Tangram usado nas páginas 178 e 179, monte as representações de um retângulo e de um triângulo.
- Das figuras planas estudadas nesta unidade, qual delas não é possível representar usando as 7 peças do Tangram?
Autoavaliação
- Consigo relacionar a planificação da superfície de uma figura geométrica à respectiva figura geométrica não plana?
- Relembre o que estudou ao longo deste ano. Quais atividades foram mais fáceis e quais foram mais difíceis?