166
UNIDADE 8. Conhecendo as figuras
167
Para refletir...
• Quais figuras geométricas planas ou não planas você identifica nessa cena?
Observe os objetos abaixo e, depois, responda às questões.
• O que eles têm de parecido?
• O que eles têm de diferente?
168
Objetos que parecem figuras geométricas
- Observe a cena abaixo e responda às questões.
- Escreva o nome de pelo menos um elemento presente na imagem da cozinha que parece uma figura geométrica não plana.
_____
- Qual figura geométrica plana pode ser identificada na figura geométrica não plana respondida na questão anterior?
_____
- Observe as imagens abaixo e, em seguida, responda.
Observação: Os objetos nesta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
- Com quais figuras geométricas não planas os objetos representados se parecem?
_____
- Quais figuras geométricas planas podemos identificar nas figuras geométricas não planas citadas na questão anterior?
_____
169
Planificando superfícies
- Dora gosta de montar e de desmontar modelos.
- Ao desmontar o
modelo
de paralelepípedo, Dora obteve quantas partes?
_____
- Qual é o nome da figura geométrica com que cada uma dessas partes parece?
_____
- Ao desmontar o
modelo
de cubo, Dora obteve quantas partes?
_____
- Cada uma dessas partes parece uma figura geométrica plana. Qual é o nome dela?
_____
170
- Observando sua sala de aula e seu material escolar, você vê algo que parece um retângulo? Identifica algo que parece um quadrado? O quê?
_____
- Observe a embalagem abaixo.
- Se ela for desmontada, quais das partes abaixo vamos obter? Pinte-as.
- As partes que você pintou parecem que figura geométrica plana?
_____
- Observe o que Carlos fez e, depois, responda às questões.
- Quantas peças Carlos usou para montar o
modelo
de pirâmide?
_____
- No
modelo
de pirâmide, foram usadas peças que parecem uma figura geométrica. Qual é o nome dessa figura?
_____
171
- Faça, no espaço abaixo, o que Melissa está pedindo.
- Agora, compare seu desenho com o de seu colega. Eles são iguais ou apenas parecidos?
Boxe complementar:
Desafio
Antonela recortou algumas peças como as que estão representadas a seguir.
CRÉDITO: RLIMA
a) Com essas peças, é possível formar uma figura que pareça uma pirâmide, em que uma das peças é um quadrado? Por quê?
_____
b) É possível representar uma figura geométrica não plana com as peças acima? Qual?
_____
Fim do complemento.
172
O círculo e a esfera
- Laís fez um trabalho usando modelos de figuras geométricas, cartolina e tinta guache.
- Quantas figuras carimbadas apareceram no trabalho de Laís?
_____
- Essas figuras carimbadas parecem qual figura geométrica plana?
_____
173
- Observe as cenas. Depois, responda à questão.
- Ao girar o palito que está fixado ao pirulito, que parece um círculo, a menina obtém uma imagem que parece qual figura geométrica não plana?
_____
- Marque os desenhos: com C, o que parece um círculo; com R, o que parece um retângulo; com T, o que parece um triângulo.
( )
( )
( )
Observação: Os objetos nesta página não foram apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
- Pinte com as figuras geométricas que representam círculos, com as que representam quadrados e com as que representam triângulos.
174
Comparações
- Observe a representação de alguns quadrados e, em seguida, responda.
- Qual das figuras geométricas citadas abaixo tem mais características em comum com um quadrado?
( ) Retângulo.
( ) Triângulo.
( ) Círculo.
- Explique a um colega como você chegou a essa conclusão.
- Na aula de Arte, a professora pediu a cada estudante que representasse com desenhos duas figuras geométricas planas parecidas.
Observe as figuras representadas por Leandro e Vânia.
Leandro
Vânia
- Quem representou corretamente figuras geométricas planas parecidas: Leandro ou Vânia?
_____
- Cite uma diferença entre as figuras geométricas planas representadas pelo estudante que não entendeu o pedido da professora.
_____
175
- Em cada caso, escolha e cerque com uma linha duas peças triangulares que, juntas, formam a figura em destaque.
Quadrado
Retângulo
Círculo
Triângulo
- Das quatro figuras em destaque, há alguma que não pode ser formada juntando duas peças triangulares? Qual?
_____
- Por que não é possível formar essa figura juntando duas peças triangulares?
176
Jogo: De olho na figura
Material: Tabuleiro da página 193, 12 marcadores (3 para cada jogador) e 30 cartas com figuras da página 195 e 1 saco não transparente para guardar e sortear as cartas.
Jogadores: 3 ou 4
Regras:
- Os jogadores decidem quem começará o jogo.
- As 30 cartas com figuras são misturadas dentro do saco, e o primeiro a jogar retira uma delas sem deixar que os outros a vejam. Os outros jogadores têm de descobrir a figura dessa carta. Para isso, cada um na sua vez faz uma pergunta sobre as características da figura, sem falar o nome dela. Por exemplo:
- A cada pergunta respondida, o jogador que quiser poderá apostar, no tabuleiro, posicionando um marcador na figura que julgar correta. Atenção: dois jogadores não podem apostar na mesma figura.
- Quem acertar a figura fica com todos os marcadores das apostas e a carta dessa figura é deixada de lado. Se ninguém acertar, quem sorteou a carta responde a novas perguntas, e os outros mudam suas apostas até que alguém acerte.
- O jogador à direita daquele que acabou de sortear uma carta sorteia outra.
- O jogo termina quando não houver mais marcadores para apostar ou cartas para retirar do saco.
- O jogador que ficar com mais marcadores no fim do jogo é o vencedor.
177
Questões sobre o jogo
- Lina, Fausto, Marisa e César estavam jogando. Marisa foi a primeira a retirar uma carta.
Veja abaixo as apostas que eles fizeram.
- Agora, reúna-se com um colega e, juntos, respondam às questões a seguir.
- Quem pode ter acertado a figura sorteada? _____
- Com certeza, quem não acertou a figura sorteada? _____
- Em cada caso, marque com um X a figura “intrometida”.
( )
( )
( )
( )
( )
( )
( )
( )
- Agora, justifique suas respostas descrevendo as figuras “intrometidas”.
178
Compreender problemas
Para resolver
Use o Tangram da página 191 para resolver estes problemas.
O Tangram é um quebra-cabeça que contém 7 peças. Com essas peças, podemos formar muitas figuras, mas para montá-las é preciso ficar atentos a duas regras:
Problema 1
Monte estas figuras com seu Tangram.
b)
Problema 2
- Construa um quadrado com 2 peças do Tangram.
- Agora, construa um triângulo com 2 peças do Tangram.
179
Para refletir
- Sandra e Ademir fizeram uma montagem diferente da figura do item a do Problema 1.
LEGENDA: Figura de Sandra. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Figura de Ademir. FIM DA LEGENDA.
- Descubra onde está a diferença da montagem de cada um.
- Veja o que Betina descobriu ao resolver o Problema 2.
- Converse com um colega sobre a descoberta de Betina. Ela está certa ou não?
- Leia o que Camila está dizendo e faça o que se pede.
- Assim como Camila fez, monte um quadrado com 3 peças de seu Tangram.
180
Matemática em textos
Leia
Papagaio, pipa, pandorga, jamanta, maranhão...
Papagaio, pipa, pandorga, jamanta, maranhão são exemplos de como esse brinquedo é conhecido no Brasil.
LEGENDA: Festival de pipas na Austrália, em 2018. FIM DA LEGENDA.
O nome pode variar, mas a diversão fica garantida desde o momento da produção com varetas de madeira ou de taquara, linha, papel fininho colorido e cola, até o momento em que colore o céu!
Apesar de ser um brinquedo popular, é preciso ficar atento e evitar riscos de acidentes ao empinar uma pipa. Veja algumas dicas:
- Não solte pipas perto de fios ou antenas para evitar choques elétricos;
- procure locais abertos, como parques, praças ou campos de futebol;
- não solte pipa em lajes ou telhados, para evitar quedas;
- olhe bem onde pisa, especialmente quando andar para trás, para não cair;
- nunca use linha com algum tipo de cortante.
181
Responda
- Dê alguns exemplos de como o papagaio é conhecido no Brasil.
_____
- Quais são os materiais necessários para fazer uma pipa?
_____
- Por que não devemos soltar pipas perto de fios ou antenas?
_____
Analise
Muitas pipas parecem figuras geométricas planas. Qual é a figura geométrica plana que normalmente é a mais representada nas pipas?
_____
Aplique
Que tal fazer algumas pipas que representem figuras geométricas planas?
Combine com os colegas e o professor, providenciem os materiais e mãos à obra!
- Quais figuras planas estão representadas nas pipas que vocês fizeram?
_____
182
Compreender informações
Ler e interpretar tabelas e gráficos
- Em julho de 2023, Eduardo fez um gráfico de colunas sobre a quantidade de estudantes que têm maior facilidade em aprender determinado tipo de figura geométrica.
Fonte: Anotações de Eduardo (jul. 2023).
Boxe complementar:
Importante
Observe que a linha vermelha tracejada liga a coluna que se refere às figuras geométricas planas ao número 14 para indicar a quantidade de estudantes com facilidade em aprender sobre esse tipo de figura geométrica.
Fim do complemento.
- Registre, na tabela abaixo, a quantidade de estudantes que têm mais facilidade em aprender cada tipo de figura geométrica.
Figura geométrica mais fácil de aprender
Tabela: equivalente textual a seguir.
Tipo de figura geométrica |
Não plana com superfície arredondada |
Não plana com superfície não arredondada |
Plana |
---|---|---|---|
Quantidade de estudantes |
_____ |
_____ |
_____ |
Fonte: Anotações de Eduardo (jul. 2023).
- Quantos estudantes têm mais facilidade em aprender figuras geométricas planas? _____
- Considerando os dois tipos de figuras geométricas não planas, quantos estudantes têm mais facilidade em aprendê-las? _____
183
- Todos os anos, em maio, Marisa e seus amigos participam de diversas atividades sociais. Veja a turma toda reunida em maio de 2023.
- Registre na tabela a quantidade de crianças envolvidas em cada atividade.
Participação das crianças em atividades sociais
Tabela: equivalente textual a seguir.
Atividades sociais |
Organização de torneios esportivos |
Arrecadação de agasalhos |
Participação no clube de leitura |
Campanha de reciclagem |
---|---|---|---|---|
Quantidade de crianças |
2 |
_____ |
_____ |
_____ |
Fonte: Anotações de Marisa (maio 2023).
- Represente as informações da tabela no gráfico abaixo.
Fonte: Anotações de Marisa (maio 2023).
- Faça uma pesquisa com os colegas para saber de qual dessas atividades gostariam de participar e organizem os dados em um gráfico.
184
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Observe os quadros feitos por Angélica e Silvano.
LEGENDA: Quadro de Angélica. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Quadro de Silvano. FIM DA LEGENDA.
- O que os dois quadros têm em comum?
_____
- Cite uma diferença entre os quadros de Angélica e de Silvano.
_____
- Abaixo, foram representadas algumas figuras não planas.
- Quais figuras geométricas não planas estão representadas?
_____
185
- Veja alguns carimbos e responda.
- Qual carimbo deve ser escolhido para obter uma figura que represente um círculo? _____
- Para
obter
uma figura que represente um quadrado, é preciso usar um dos carimbos duas vezes, carimbando uma figura ao lado da outra. Qual carimbo
deve
ser escolhido para isso?
_____
- Usando o Tangram, podemos representar algumas figuras planas, por exemplo, o quadrado.
- Das figuras planas estudadas nesta unidade, qual delas não é possível representar usando as 7 peças do Tangram?
_____
- E quais podem ser representadas pelo Tangram?
_____
- Agora, com todas as peças do seu Tangram usado nas páginas 178 e 179, monte as representações de um retângulo e de um triângulo.
- Das figuras planas estudadas nesta unidade, qual delas não é possível representar usando as 7 peças do Tangram?
Autoavaliação
- Consigo relacionar a planificação da superfície de uma figura geométrica à respectiva figura geométrica não plana?
- Relembre o que estudou ao longo deste ano. Quais atividades foram mais fáceis e quais foram mais difíceis?