166

UNIDADE 8. Conhecendo as figuras

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mulher está sentada e cortando um papel roxo. Na frente dela, Daniel está montando a base de uma pipa. Ao seu lado, Amélia está colando um papel na base de uma pipa. Em seguida, Bizi está correndo atrás de uma bola vermelha (Resposta: Amélia, Daniel e Bizi estão aqui). No centro, uma família está sentada em volta de uma mesa e comendo. Entre eles há caixas com formato de cubo, paralelepípedo e pirâmide, uma garrafa cilíndrica e lanches. À direita, um jovem está com a mão sobre a cabeça e ao lado de um cesto de lixo reciclável. Atrás dele, adultos e crianças estão empinando pipas. No céu, pipas coloridas com formatos variados: um quadrado azul, um triângulo verde, uma abelha, um círculo vermelho, um peixe, uma ave e um retângulo amarelo. Fim da imagem.

167

Para refletir...

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

• Quais figuras geométricas planas ou não planas você identifica nessa cena?

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Observe os objetos abaixo e, depois, responda às questões.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma esfera vermelha e à direita, um círculo vermelho. Fim da imagem.

• O que eles têm de parecido?

• O que eles têm de diferente?

168

Objetos que parecem figuras geométricas

  1. Observe a cena abaixo e responda às questões.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma geladeira branca com imãs coloridos. No centro, uma pia com pratos sobre um escorredor e uma tábua. Atrás há uma janela e um relógio circular. À direita, um fogão preto. Fim da imagem.
  1. Escreva o nome de pelo menos um elemento presente na imagem da cozinha que parece uma figura geométrica não plana.

    _____

  1. Qual figura geométrica plana pode ser identificada na figura geométrica não plana respondida na questão anterior?

    _____

  1. Observe as imagens abaixo e, em seguida, responda.
Imagem: Fotografia. Casquinha de sorvete com formato de cone.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Bola verde com formato de esfera.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Caixa de leite com formato de paralelepípedo.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Lata de milho com formato de cilindro. Fim da imagem.

Observação: Os objetos nesta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Com quais figuras geométricas não planas os objetos representados se parecem?

    _____

  1. Quais figuras geométricas planas podemos identificar nas figuras geométricas não planas citadas na questão anterior?

    _____

169

Planificando superfícies

  1. Dora gosta de montar e de desmontar modelos.
Imagem: Ilustração. Dora, menina com cabelo encaracolado e curto está apontado para o lado com o polegar e falando: Montei um modelo de paralelepípedo. Depois, resolvi desmontá-lo separando cada uma das partes. Ao seu lado há uma caixa com formato de paralelepípedo colada com fita adesiva. Em seguida, uma seta apontando para seis retângulos com tamanhos variados.  Fim da imagem.
  1. Ao desmontar o modelo de paralelepípedo, Dora obteve quantas partes?

    _____

  1. Qual é o nome da figura geométrica com que cada uma dessas partes parece?

    _____

Imagem: Ilustração. Dora sorri, aponta para o lado e fala: Fiz o mesmo com este modelo de cubo. Ao seu lado há uma caixa com formato de cubo colada com fita adesiva. Em seguida, uma seta apontando para seis quadrados.   Fim da imagem.
  1. Ao desmontar o modelo de cubo, Dora obteve quantas partes?

    _____

  1. Cada uma dessas partes parece uma figura geométrica plana. Qual é o nome dela?

    _____

170

  1. Observando sua sala de aula e seu material escolar, você vê algo que parece um retângulo? Identifica algo que parece um quadrado? O quê?

    _____

  1. Observe a embalagem abaixo.
Imagem: Ilustração. Caixa de bombom com formato de paralelepípedo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Se ela for desmontada, quais das partes abaixo vamos obter? Pinte-as.
  1. As partes que você pintou parecem que figura geométrica plana?

    _____

  1. Observe o que Carlos fez e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Carlos, menino com cabelo preto e camiseta azul está com as mãos viradas para cima. Ele diz: Usei estas peças para montar o modelo de uma pirâmide. Ao seu lado há quatro triângulo verdes. Em seguida, uma seta apontando para uma pirâmide com as laterais coladas com fita adesiva.  Fim da imagem.
  1. Quantas peças Carlos usou para montar o modelo de pirâmide?

    _____

  1. No modelo de pirâmide, foram usadas peças que parecem uma figura geométrica. Qual é o nome dessa figura?

    _____

Imagem: Ilustração em preto e branco. Seis retângulos, um triângulo, um círculo e um trapézio. 
 Fim da imagem.

171

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Faça, no espaço abaixo, o que Melissa está pedindo.
Imagem: Ilustração. Melissa, menina loira com camiseta vermelha está segurando um lápis com a mão direita e formando o número 3 com a mão esquerda. Ela fala: Desenhe três triângulos diferentes e dois retângulos diferentes. Depois, pinte-os como quiser.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Desafio

Antonela recortou algumas peças como as que estão representadas a seguir.

Imagem: Ilustração. Quatro retângulos, dois quadrados e três triângulos verdes. Fim da imagem.

CRÉDITO: RLIMA

a) Com essas peças, é possível formar uma figura que pareça uma pirâmide, em que uma das peças é um quadrado? Por quê?

_____

b) É possível representar uma figura geométrica não plana com as peças acima? Qual?

_____

Fim do complemento.

172

O círculo e a esfera

  1. Laís fez um trabalho usando modelos de figuras geométricas, cartolina e tinta guache.
Imagem: Fotografia. Laís, menina com cabelo encaracolado e regata rosa está segurando um pincel e um cone com a base virada para cima. Ela diz: Pintei com tinta guache uma das partes do modelo de cone. Depois, usando esta parte pintada, carimbei figuras em uma cartolina. Em seguida, Laís está pintando a base de um cilindro. Ela fala: Em seguida, fiz o mesmo com o modelo de cilindro, usando uma cor diferente. Abaixo, Laís está segurando uma cartolina com três círculos verdes e dois vermelhos. Ela sorri e fala: Criei um bonito trabalho!  Fim da imagem.
  1. Quantas figuras carimbadas apareceram no trabalho de Laís?

    _____

  1. Essas figuras carimbadas parecem qual figura geométrica plana?

    _____

173

  1. Observe as cenas. Depois, responda à questão.
Imagem: Ilustração. Uma menina loira com regata roxa está segurando um pirulito circular, vermelho e verde. Em seguida, a menina está girando o palito do pirulito, que está com formato de esfera vermelho.  Fim da imagem.
  1. Marque os desenhos: com C, o que parece um círculo; com R, o que parece um retângulo; com T, o que parece um triângulo.
Imagem: Ilustração. Uma pizza de queijo com azeitonas.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Capa de revista com o desenho de uma menina sorrindo.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Triângulo com uma árvore, sol e mar.  Fim da imagem.

( )

Observação: Os objetos nesta página não foram apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte com Ilustração. Lápis laranja. as figuras geométricas que representam círculos, com Ilustração. Lápis azul. as que representam quadrados e com Ilustração. Lápis verde. as que representam triângulos.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Cinco círculos (Resposta: vermelha), quatro triângulos (Resposta: verde), dois quadrados (Resposta: azul) e três retângulos. Fim da imagem.

174

Comparações

  1. Observe a representação de alguns quadrados e, em seguida, responda.
Imagem: Ilustração. Nove quadrados coloridos e com tamanhos variados. Fim da imagem.
  1. Qual das figuras geométricas citadas abaixo tem mais características em comum com um quadrado?

    ( ) Retângulo.

    ( ) Triângulo.

    ( ) Círculo.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Explique a um colega como você chegou a essa conclusão.
  1. Na aula de Arte, a professora pediu a cada estudante que representasse com desenhos duas figuras geométricas planas parecidas.

    Observe as figuras representadas por Leandro e Vânia.

Leandro

Imagem: Ilustração. À esquerda, um retângulo roxo na horizontal e à direita, um retângulo roxo na vertical.  Fim da imagem.

Vânia

Imagem: Ilustração. À esquerda, um retângulo laranja e à direita, um círculo laranja. Fim da imagem.
  1. Quem representou corretamente figuras geométricas planas parecidas: Leandro ou Vânia?

    _____

  1. Cite uma diferença entre as figuras geométricas planas representadas pelo estudante que não entendeu o pedido da professora.

    _____

175

  1. Em cada caso, escolha e cerque com uma linha duas peças triangulares que, juntas, formam a figura em destaque.
Imagem: Ilustração. Um quadrado bege.   Fim da imagem.

Quadrado

Imagem: Ilustração. Sete triângulos bege.
Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um retângulo vermelho. Fim da imagem.

Retângulo

Imagem: Ilustração. Sete triângulos vermelhos.  
 Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um círculo azul.   Fim da imagem.

Círculo

Imagem: Ilustração. Seis triângulos azuis. 
 Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um triângulo verde.  Fim da imagem.

Triângulo

  1. Das quatro figuras em destaque, há alguma que não pode ser formada juntando duas peças triangulares? Qual?

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Por que não é possível formar essa figura juntando duas peças triangulares?
Imagem: Ilustração. Sete triângulos verdes.
 Fim da imagem.

176

Jogo: De olho na figura

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

Material: Tabuleiro da página 193, 12 marcadores (3 para cada jogador) e 30 cartas com figuras da página 195 e 1 saco não transparente para guardar e sortear as cartas.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Jogadores: 3 ou 4

Regras:

Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino com cabelo preto e camiseta azul está com a mão direita virada para cima. Ele pergunta: A figura parece uma caixa de creme dental? No centro, uma menina ruiva com regata amarela está com o dedo indicador levantado. Ela pergunta: Quantos “bicos” essa figura tem? À direita, um menino com cabelo preto e camiseta verde está com a mão esquerda virada para cima. Ele pergunta: A figura tem superfícies externas arredondadas? Fim da imagem.

177

Questões sobre o jogo

  1. Lina, Fausto, Marisa e César estavam jogando. Marisa foi a primeira a retirar uma carta.

    Veja abaixo as apostas que eles fizeram.

Imagem: Ilustração. Um menino loiro está ajoelhado com as mãos no chão. Ele pergunta: A figura tem superfície externa arredondada? Na frente dele, uma menina com cabelo preso e óculos está sentada e segurando uma carta. Ela responde: Não. Ao lado, uma menina e um menino estão sentados e observando. Entre eles há um tabuleiro no chão.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um cubo laranja (aposta de Lina) e à direita, um retângulo vermelho.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um hexágono verde. No centro, um cilindro azul (aposta de César) e à direita, um cilindro rosa com base de círculo.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, parte de um retângulo laranja. No centro, um cone azul (aposta de Fausto) e à direita, figura curva e vermelha.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Quem pode ter acertado a figura sorteada? _____
  1. Com certeza, quem não acertou a figura sorteada? _____
  1. Em cada caso, marque com um X a figura “intrometida”.
Imagem: Ilustração. Um cubo laranja.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Uma pirâmide amarela.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Um pentágono verde não plano.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Um cilindro azul.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Um triângulo amarelo.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Um pentágono vermelho e plano.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Um cubo laranja.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Figura quadrilátera plana.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

178

Compreender problemas

Para resolver

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

Use o Tangram da página 191 para resolver estes problemas.

O Tangram é um quebra-cabeça que contém 7 peças. Com essas peças, podemos formar muitas figuras, mas para montá-las é preciso ficar atentos a duas regras:

Imagem: Ilustração. Figuras geométricas verdes formando um quadrado.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. No centro, uma menina loira está em pé e apontando para um tangram com formato de pássaro. Na frente dela, uma menina com tranças está sentada no chão. Ela fala: Você não pode sobrepor as peças. Ao lado, um menino com cabelo castanho e óculos está sentado e ele diz: É preciso usar as 7 peças do Tangram. Entre eles há peças vermelhas.  Fim da imagem.

Problema 1

Monte estas figuras com seu Tangram.

Imagem: Ilustração. Figuras geométricas formando um pássaro.   Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Figuras geométricas formando uma ave. Fim da imagem.

Problema 2

  1. Construa um quadrado com 2 peças do Tangram.
  1. Agora, construa um triângulo com 2 peças do Tangram.

179

Para refletir

  1. Sandra e Ademir fizeram uma montagem diferente da figura do item a do Problema 1.
Imagem: Ilustração. Figura de Sandra: Figuras geométricas formando um pássaro com pescoço curvado e uma asa para trás. Fim da imagem.

LEGENDA: Figura de Sandra. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Figura de Ademir: Figuras geométricas formando um pássaro com pescoço reto e as duas asas para frente. 
 Fim da imagem.

LEGENDA: Figura de Ademir. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Veja o que Betina descobriu ao resolver o Problema 2.
Imagem: Ilustração. Betina, menina com cabelo castanho-claro, óculos e camiseta verde. Ela está com dois dedos levantados e fala: Com dois triângulos iguais, montei um quadrado. Depois, com as mesmas peças, montei um triângulo.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Leia o que Camila está dizendo e faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. Camila, menina com cabelo preto e curto e camiseta azul. Ela fala: Consegui montar um quadrado com três peças do Tangram. Duas delas são os triângulos menores.  Fim da imagem.

180

Matemática em textos

Leia

Papagaio, pipa, pandorga, jamanta, maranhão...

Papagaio, pipa, pandorga, jamanta, maranhão são exemplos de como esse brinquedo é conhecido no Brasil.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo de várias pipas coloridas no céu azul. Ao fundo, o sol brilhante. Fim da imagem.

LEGENDA: Festival de pipas na Austrália, em 2018. FIM DA LEGENDA.

O nome pode variar, mas a diversão fica garantida desde o momento da produção com varetas de madeira ou de taquara, linha, papel fininho colorido e cola, até o momento em que colore o céu!

Apesar de ser um brinquedo popular, é preciso ficar atento e evitar riscos de acidentes ao empinar uma pipa. Veja algumas dicas:

181

Responda

  1. Dê alguns exemplos de como o papagaio é conhecido no Brasil.

    _____

  1. Quais são os materiais necessários para fazer uma pipa?

    _____

  1. Por que não devemos soltar pipas perto de fios ou antenas?

    _____

Analise

Muitas pipas parecem figuras geométricas planas. Qual é a figura geométrica plana que normalmente é a mais representada nas pipas?

_____

Aplique

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Que tal fazer algumas pipas que representem figuras geométricas planas?

Combine com os colegas e o professor, providenciem os materiais e mãos à obra!

182

Compreender informações

Ler e interpretar tabelas e gráficos

  1. Em julho de 2023, Eduardo fez um gráfico de colunas sobre a quantidade de estudantes que têm maior facilidade em aprender determinado tipo de figura geométrica.
Imagem: Gráfico de colunas. Figura geométrica mais fácil de aprender. No eixo vertical, a quantidade de estudantes e no eixo horizontal, o tipo de figura geométrica.  Não planas com superfície arredondada: 8;  Não planas com superfície não arredondada: 10;  Planas: 14.   Fim da imagem.

Fonte: Anotações de Eduardo (jul. 2023).

Boxe complementar:

Importante

Observe que a linha vermelha tracejada liga a coluna que se refere às figuras geométricas planas ao número 14 para indicar a quantidade de estudantes com facilidade em aprender sobre esse tipo de figura geométrica.

Fim do complemento.

  1. Registre, na tabela abaixo, a quantidade de estudantes que têm mais facilidade em aprender cada tipo de figura geométrica.

Figura geométrica mais fácil de aprender

Tabela: equivalente textual a seguir.

Tipo de figura geométrica

Não plana com superfície arredondada

Não plana com superfície não arredondada

Plana

Quantidade de estudantes

_____

_____

_____

Fonte: Anotações de Eduardo (jul. 2023).

  1. Quantos estudantes têm mais facilidade em aprender figuras geométricas planas? _____
  1. Considerando os dois tipos de figuras geométricas não planas, quantos estudantes têm mais facilidade em aprendê-las? _____

183

  1. Todos os anos, em maio, Marisa e seus amigos participam de diversas atividades sociais. Veja a turma toda reunida em maio de 2023.
Imagem: Ilustração. Várias crianças estão fincando placas no chão. Nas placas, as informações: Organização de torneios esportivos; Campanha de reciclagem; Arrecadação de agasalhos; Participação no clube de leitura.  Fim da imagem.
  1. Registre na tabela a quantidade de crianças envolvidas em cada atividade.

Participação das crianças em atividades sociais

Tabela: equivalente textual a seguir.

Atividades sociais

Organização de torneios esportivos

Arrecadação de agasalhos

Participação no clube de leitura

Campanha de reciclagem

Quantidade de crianças

2

_____

_____

_____

Fonte: Anotações de Marisa (maio 2023).

  1. Represente as informações da tabela no gráfico abaixo.

Fonte: Anotações de Marisa (maio 2023).

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Faça uma pesquisa com os colegas para saber de qual dessas atividades gostariam de participar e organizem os dados em um gráfico.
Imagem: Gráfico de colunas. Participação das crianças em atividades sociais. No eixo vertical, a quantidade de crianças e no eixo horizontal, a atividade. Ao lado, a legenda: 
Verde - Organização de torneios esportivos. Amarelo - Arrecadação de agasalhos. Vermelho - Participação no clube de leitura. Cinza - Campanha de reciclagem.  
Fim da imagem.

184

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Observe os quadros feitos por Angélica e Silvano.
Imagem: Ilustração de um quadro. À esquerda, uma árvore composta por um retângulo marrom (tronco) e um círculo verde (copa). À direita, uma casa composta por um triângulo vermelho (telhado) e um quadrado bege (parede).    Fim da imagem.

LEGENDA: Quadro de Angélica. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de um quadro. À esquerda, uma árvore composta por um cilindro marrom (tronco) e uma esfera verde (copa). À direita, uma casa composta por uma pirâmide vermelha (telhado) e um cubo bege (parede).   Fim da imagem.

LEGENDA: Quadro de Silvano. FIM DA LEGENDA.

  1. O que os dois quadros têm em comum?

    _____

  1. Cite uma diferença entre os quadros de Angélica e de Silvano.

    _____

  1. Abaixo, foram representadas algumas figuras não planas.
Imagem: Ilustração. Quatro cubos e três cilindros coloridos. Todos são de tamanhos diferentes.  Fim da imagem.

185

  1. Veja alguns carimbos e responda.
Imagem: Ilustração. Carimbo de retângulo (1), carimbo de triângulo (2) e carimbo de círculo (3).    Fim da imagem.
  1. Qual carimbo deve ser escolhido para obter uma figura que represente um círculo? _____
  1. Para obter uma figura que represente um quadrado, é preciso usar um dos carimbos duas vezes, carimbando uma figura ao lado da outra. Qual carimbo deve ser escolhido para isso?

    _____

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

  1. Usando o Tangram, podemos representar algumas figuras planas, por exemplo, o quadrado.
    1. Das figuras planas estudadas nesta unidade, qual delas não é possível representar usando as 7 peças do Tangram?

      _____

    1. E quais podem ser representadas pelo Tangram?

      _____

    1. Agora, com todas as peças do seu Tangram usado nas páginas 178 e 179, monte as representações de um retângulo e de um triângulo.

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.