186
Para terminar
Avaliação de resultado
Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.
- Amélia e Daniel foram com sua tia ao parque de diversões. Observe o mapa que eles fizeram do local:
- Amélia e Daniel escolheram ir primeiro na montanha-russa, mas cada um foi por um caminho. Trace no mapa acima os caminhos que cada um deles pode ter feito.
- A tia das crianças entrou com elas pela bilheteria e foi ao picadeiro. Descreva um possível trajeto feito por ela. Indique se ela virou à direita ou à esquerda. Use como referência os brinquedos que ela encontrará no caminho.
_____
- Veja o calendário abaixo. Daniel e Amélia foram ao parque no terceiro domingo desse mês.
- Em qual dia eles foram ao parque?
_____
- Do dia 6 ao dia 10, cada uma das crianças juntou 3 quilogramas de recicláveis por dia para trocar por um ingresso do carrinho bate-bate. Quantos quilogramas valeu cada ingresso? Explique como você pensou.
_____
187
- A sequência de dias que caem da primeira à última quinta-feira é crescente? Ela tem um padrão de regularidade? Se tem, qual é a regra?
_____
- Daniel pediu à tia para voltarem ao parque no quinto sábado desse mês. Qual é a condição de ela atender a esse pedido?
( ) Talvez
( ) Impossível
( ) Certamente
- A tia e as crianças chegaram ao parque às 9 horas. Depois de 4 horas pararam para almoçar.
- Desenhe nos relógios abaixo os ponteiros que indicam a hora da chegada e a hora do almoço. Depois, escreva esses horários.
Horário de chegada: _____
Horário de almoço: _____
- À tarde, a tia e as crianças tomaram um lanche. Veja o cartaz abaixo.
Daniel quis uma gostosura com forma de cone. Amélia escolheu uma com forma de esfera. A tia preferiu uma com forma de cubo. Qual gostosura cada um deles escolheu?
_____
- As três gostosuras foram pagas com uma nota de 50 reais. Quais cédulas e moedas podem ter sido usadas para o troco?
_____