186

Para terminar

Avaliação de resultado

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. Amélia e Daniel foram com sua tia ao parque de diversões. Observe o mapa que eles fizeram do local:
Imagem: Desenho. Um mapa com três colunas e três fileiras. Na primeira fileira, da esquerda para a direita: entrada/bilheteria, carrossel e torre. Na segunda fileira: carrinho bate-bate, roda gigante e picadeiro. Na terceira fileira: acerte o alvo, montanha-russa e praça de alimentação/saída.
Fim da imagem.
  1. Amélia e Daniel escolheram ir primeiro na montanha-russa, mas cada um foi por um caminho. Trace no mapa acima os caminhos que cada um deles pode ter feito.
  1. A tia das crianças entrou com elas pela bilheteria e foi ao picadeiro. Descreva um possível trajeto feito por ela. Indique se ela virou à direita ou à esquerda. Use como referência os brinquedos que ela encontrará no caminho.

    _____

  1. Veja o calendário abaixo. Daniel e Amélia foram ao parque no terceiro domingo desse mês.
Imagem: Ilustração. Calendário.  Dia 1: Quarta-feira; Dia 2: Quinta-feira; Dia 3: Sexta-feira; Dia 4: Sábado; Dia 5: Domingo; Dia 6: Segunda-feira; Dia 7: Terça-feira; Dia 8: Quarta-feira; Dia 9: Quinta-feira; Dia 10: Sexta-feira; Dia 11: Sábado; Dia 12: Domingo; Dia 13: Segunda-feira; Dia 14: Terça-feira; Dia 15: Quarta-feira; Dia 16: Quinta-feira; Dia 17: Sexta-feira; Dia 18: Sábado; Dia 19: Domingo; Dia 20: Segunda-feira; Dia 21: Terça-feira; Dia 22: Quarta-feira; Dia 23: Quinta-feira; Dia 24: Sexta-feira; Dia 25: Sábado; Dia 26: Domingo; Dia 27: Segunda-feira; Dia 28: Terça-feira; Dia 29: Quarta-feira; Dia 30: Quinta-feira.   Fim da imagem.
  1. Em qual dia eles foram ao parque?

    _____

  1. Do dia 6 ao dia 10, cada uma das crianças juntou 3 quilogramas de recicláveis por dia para trocar por um ingresso do carrinho bate-bate. Quantos quilogramas valeu cada ingresso? Explique como você pensou.

    _____

187

  1. A sequência de dias que caem da primeira à última quinta-feira é crescente? Ela tem um padrão de regularidade? Se tem, qual é a regra?

    _____

  1. Daniel pediu à tia para voltarem ao parque no quinto sábado desse mês. Qual é a condição de ela atender a esse pedido?

    ( ) Talvez

    ( ) Impossível

    ( ) Certamente

  1. A tia e as crianças chegaram ao parque às 9 horas. Depois de 4 horas pararam para almoçar.
    1. Desenhe nos relógios abaixo os ponteiros que indicam a hora da chegada e a hora do almoço. Depois, escreva esses horários.

Horário de chegada: _____

Horário de almoço: _____

  1. À tarde, a tia e as crianças tomaram um lanche. Veja o cartaz abaixo.
Imagem: Ilustração. Cartaz com a informação: GOSTOSURAS. Em seguida, desenho de um sorvete (4 reais), um copo com suco (5 reais), uma maçã do amor (6 reais) e um pedaço de bolo (4 reais). Fim da imagem.

Daniel quis uma gostosura com forma de cone. Amélia escolheu uma com forma de esfera. A tia preferiu uma com forma de cubo. Qual gostosura cada um deles escolheu?

_____

  1. As três gostosuras foram pagas com uma nota de 50 reais. Quais cédulas e moedas podem ter sido usadas para o troco?

    _____

Imagem: Ilustração. Relógio de ponteiro.  
 
 Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Relógio de ponteiro.  
 Fim da imagem.