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Sugestões de leitura

Ler é muito bom! Aqui estão algumas sugestões bem legais.

Como fugir do gato assustador

Choi Yun Jeong. Editora Callis. Coleção Tan Tan .

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de um rato idoso com óculos.  Fim da imagem.

Quinze ratinhos viviam felizes dentro do depósito da fazenda, até que receberam um bilhete assustador de Miau, o gato da dona da fazenda. Para se protegerem dele, os inteligentes ratinhos encontraram uma saída por meio de incríveis gráficos.

Uma incrível poção mágica

Shin Ji-Yun. Editora Callis. Coleção Tan Tan .

Imagem: Capa de livro. Na parte inferior, o título e na parte superior, ilustração de uma mulher sentada em um pássaro gigante.   Fim da imagem.

Bruxa Vanda tinha um sonho: poder ficar em casa sem fazer nada, sem mover nem um só dedo. Para isso, fez uma poção mágica para realizar seus desejos, até mesmo o de transformar objetos que lembram figuras geométricas em qualquer outra coisa.

Onde estão as multiplicações?

Luzia Faraco Ramos, Faifi. Editora Ática. Coleção Turma da Matemática .

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de duas meninas atrás de mesas com flores e pirulitos em cima.  Fim da imagem.

Esse livro mostra que a multiplicação não é coisa só de escola! Chaves, flores e muitos outros objetos são usados pela Turma da Matemática para encontrar quantidades que se repetem várias vezes.

Barangandão arco-íris

Adelsin. Editora Peirópolis.

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de uma criança segurando fitas coloridas.  Fim da imagem.

Barbantes, carretéis, embalagens plásticas, latas usadas... Esse livro ensina a confeccionar brinquedos com materiais reciclados e de baixo custo. Também ensina conhecimentos matemáticos de geometria, medidas e grandezas.

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Referências bibliográficas comentadas

BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo padrões em mosaicos . São Paulo: Atual, 2001.

A obra convida a descobrir e criar padrões, particularmente no campo da Geometria euclidiana, quanto a pavimentações planas.

BOYER, Carl B. História da matemática . Tradução de Elza F. Gomide. 2ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.

Apresenta pesquisas sobre a vivência da humanidade com os números.

COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemática . São Paulo: Ática, 2000.

Apresenta sugestões de atividades para o trabalho com conteúdos essenciais da Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino de Matemática.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática . São Paulo: Ática, 1989.

Propõe uma discussão dos fatores que atuam de forma negativa no aprendizado da Matemática, por meio da classificação dos tipos de problema e das etapas envolvidas na resolução.

FERREIRA, Mariana K. Leal. Ideias matemáticas de povos culturalmente distintos . São Paulo: Global, 2002. (Série Antropologia e educação).

Apresenta a Matemática sob uma perspectiva multicultural, a chamada etnomatemática, por meio de documentação sobre diferentes conhecimentos e práticas culturalmente distintas.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula . São Paulo: Paulus, 2004.

Mostra a importância da utilização de jogos em aulas de Matemática como meio de desenvolver a criatividade, a imaginação, o senso crítico, as estratégias para a resolução de problemas e como desencadeador de conceitos matemáticos.

KAMII, Constance; DEVRIES, Retha. Jogos em grupo de educação infantil : implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Traz uma nova visão dos jogos em grupo no desenvolvimento da criança, como uma conquista cognitiva e social de grande importância.

LIMA, Elon Lages. Medida e forma em geometria : comprimento, área, volume e semelhança. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 1991.

Apresenta a noção de medida em Geometria sob os aspectos uni, bi e tridimensional por meio da teoria e de exercícios propostos.

LOPES, Celi Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag (org.). Estudos e reflexões em educação estatística . Campinas: Mercado de Letras, 2010.

Apresenta discussões e reflexões sobre o ensino da Combinatória, da Probabilidade e da Estatística na Educação Básica.

LOPES, Maria Laura M. Leite. Tratamento da informação : explorando dados estatísticos e noções de probabilidade a partir de séries iniciais. Rio de Janeiro: Projeto Fundão/ IM-UFRJ, 2005.

Traz atividades lúdicas para o aprendizado de noções básicas de Estatística.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar . São Paulo: Cortez, 2001.

Traz estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar e formas de torná-la mais viável e construtiva.

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar . Porto Alegre: Artmed, 2005.

Voltado aos que trabalham com oficinas de jogos, com vistas a facilitar o desenvolvimento da leitura e da escrita dos estudantes.

MORAES, César A. do Prado. Avaliação em matemática : pontos de vista dos sujeitos envolvidos na educação básica. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.

Tem como foco investigar as concepções da avaliação em Matemática na Educação Básica.

NUNES, Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; BRYANT, Peter. Educação matemática : números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.

Mostra o papel do professor como um profissional que coleta informações sobre os estudantes e as interpreta com base na pesquisa científica.

PANIZZA, Mabel e outros. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais . Porto Alegre: Artmed, 2006.

Busca criar um meio de comunicação entre pesquisadores e educadores de Matemática, integrando conceitos teóricos com a prática educacional.

PIRES, Célia Maria Carolino; CURI, Edda; CAMPOS, Tania Maria Mendonça. Espaço e forma : a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Proem, 2000.

Traz problemas relativos ao ensino da Geometria, buscando respostas a questões diversas que fazem parte do ensino de Matemática.

POLYA, George. A arte de resolver problemas : um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

A obra mostra que sempre há uma grande descoberta na resolução de qualquer problema.

RIO 2016. Salto em distância feminino : Disponível em: http://fdnc.io/eTQ. Acesso em: 21 jan. 2021.

SCANDIUZZI, Pedro Paulo. A numeração karib no Alto Xingu. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 1, n. 2, n. 75-87, jul. 2008. Disponível em: http://fdnc.io/eTL. Acesso em: 21 jan. 2021.

Apresenta a história da numeração de etnias indígenas da família linguística karib residentes no Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso (MT).

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas : habilidades básicas para aprender matemática. São Paulo: Artmed, 2001.

Contribui para a discussão sobre o lugar e o significado das competências e das habilidades na escola fundamental.

TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Teoria e prática de matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 2010.

Traz atividades que permitem despertar a intuição matemática, relacionando-as à teoria formal da Matemática.

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Material complementar

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UNIDADE 8 ‒ Tangram para as atividades das páginas 178, 179 e 185

Imagem: Ilustração. Papel verde. No centro há figuras geométricas formando um quadrado com linhas pontilhadas em volta para recortar. Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. Papel verde. Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. Jogo de tabuleiro. Na parte superior, a informação: De olho na figura. À esquerda, um detetive está segurando uma lupa na frente do rosto e à direita, um cientista está olhando uma luneta. No centro, quadro com seis colunas e cinco fileiras.  Na primeira fileira, da esquerda para a direita: triângulo, círculo, quadrado, cone, figura curva e plana e pentágono não plano.  Na segunda fileira: hexágono, triângulo, dois triângulos com as pontas unidas, paralelogramo, pirâmide e dois cones com as pontas unidas.  Na terceira fileira: cubo, retângulo, seta apontando para cima, esfera, cone com um cilindro na ponta e seta apontando para cima.  Na quarta fileira: pentágono, estrela, bandeira não plana, semicírculo não plano, paralelogramo, semicírculo.  Na quinta fileira: hexágono não plano, cilindro, cilindro com um círculo na base, losango, estrela não plana e bandeira.  Fim da imagem.

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Página sem conteúdo.

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UNIDADE 8 ‒ Cartas e marcadores para o jogo De olho na figura

Imagem: Ilustração. Figuras com linhas pontilhadas em volta para recortar. De cima para baixo e da esquerda para a direita:  Fileira 1: triângulo, retângulo, dois triângulos com as pontas unidas, cubo, esfera.  Fileira 2: cone com um cilindro na ponta, pentágono não plano, seta apontando para cima, círculo, figura curva e plana.  Fileira 3: semicírculo não plano, quadrado, cone, triângulo, hexágono.  Fileira 4: losango, paralelogramo, pentágono, cilindro com um círculo na base, estrela não plana.  Fileira 5: semicírculo, dois cones com as pontas unidas, estreça, pirâmide, cilindro.  Fileira 6: hexágono não plano, bandeira não plana, paralelogramo, bandeira e seta apontando para cima.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quadrados com linhas pontilhadas em volta para recortar. Três quadrados roxos, três quadrados vermelhos, três quadrados verdes e três quadrado azuis. Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. Trinta lupas com a informação: De olho na figura.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. 12 lupas, sendo: três lupas com a informação: De olho na figura sobre fundo vermelho.  Três lupas com a informação: De olho na figura sobre fundo roxo.  Três lupas com a informação: De olho na figura sobre fundo azul.  Três lupas com a informação: De olho na figura sobre fundo verde.   Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. Jogo de tabuleiro. Na parte superior, uma placa de madeira com a informação: Trilha da diversão. Em seguida, o início e casas coloridas:  1 (verde), 2 (verde-claro), 3 (amarelo), 4 (verde), 5 (verde-claro), 6 (amarelo) – Volte ao início, 7 (verde), 8 (verde-claro), 9 (amarelo), 10 (verde), 11 (verde-claro), 12 (amarelo), 13 (verde), 14 (verde-claro), 15 (amarelo), 16 (verde), 17 (verde-claro) – Avance 1 casa, 18 (amarelo), 19 (verde), 20 (verde-claro), 21 (amarelo), 22 (verde), 23 (verde-claro), 24 (amarelo), 25 (verde), 26 (verde-claro) – Volte 2 casas, 27 (amarelo), 28 (verde), 29 (verde-claro), 30 (amarelo), 31 (verde), 32 (verde-claro), 33 (amarelo), 34 (verde), 35 (verde-claro), 36 (amarelo), 37 (verde), 38 (verde-claro), 39 (amarelo), 40 (verde), 41 (verde-claro), 42 (amarelo), 43 (verde) – Avance 2 casas, 44 (verde-claro), 45 (amarelo), 46 (verde), 47 (verde-claro), 48 (verde), 49 (verde-claro), 50 (amarelo). Chegada. Ao redor do tabuleiro há um campo com gramado, uma casa, uma vaca, uma plantação, um trator e dois espantalhos.  Fim da imagem.

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Página sem conteúdo.

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UNIDADE 7 ‒ Marcadores e cartas para o jogo Trilha da diversão

Imagem: Ilustração. Quadrados com linhas pontilhadas em volta para recortar. Um quadrado roxo, um vermelho, um verde e um azul. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. 3 cartas. Carta com linhas pontilhadas em volta para recortar. À esquerda, na parte superior, a informação: A metade de. E na parte inferior, a informação: Um terço de. À direita, o número 6.  Carta com linhas pontilhadas em volta para recortar. À esquerda, na parte superior, a informação: A metade de. E na parte inferior, a informação: Um terço de. À direita, o número 12.  Carta com linhas pontilhadas em volta para recortar. À esquerda, na parte superior, a informação: A metade de. E na parte inferior, a informação: Um terço de. À direita, o número 18.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Cartas com linhas pontilhadas em volta para recortar. De cima para baixo e da esquerda para a direita: A metade de 2; A metade de 4; A metade de 8; A metade de 10; A metade de 14; A metade de 16; Um terço de 3; Um terço de 9; Um terço de 15. Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. 4 quadrados sendo um quadrado azul, um verde, um vermelho e um roxo. Cada um deles com a informação: TRILHA DA DIVERSÃO.  Fim da imagem.

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UNIDADE 6 ‒ Cartas para o jogo Competição animal

Imagem: Ilustração. Cartas com linhas pontilhadas em volta para recortar. Anta. Foto de uma Anta. Abaixo, as informações: Medidas. Massa 250 kg; Tempo de gestação 439 dias; Comprimento 220 cm (sem a cauda).  Jaguatirica. Foto de uma Jaguatirica. Abaixo, as informações: Medidas. Massa 16 kg; Tempo de gestação 85 dias; Comprimento 97 cm (sem a cauda).  Onça-pintada. Foto de uma Onça-pintada. Abaixo, as informações: Medidas. Massa 136 kg; Tempo de gestação 111 dias; Comprimento 180 cm (sem a cauda).  Tamanduá-bandeira. Foto de um Tamanduá-bandeira. Abaixo, as informações: Medidas. Massa 39 kg; Tempo de gestação 184 dias; Comprimento 120 cm (sem a cauda).  Lobo-guará. Foto de um Lobo-guará. Abaixo, as informações: Medidas. Massa 23 kg; Tempo de gestação 66 dias; Comprimento 132 cm (sem a cauda).  Quati. Foto de um Quati. Abaixo, as informações: Medidas. Massa 6 kg; Tempo de gestação 77 dias; Comprimento 67 cm (sem a cauda).  Capivara. Foto de uma Capivara. Abaixo, as informações: Medidas. Massa 60 kg; Tempo de gestação 150 dias; Comprimento 134 cm (sem a cauda).  Gambá. Foto de um Gambá. Abaixo, as informações: Medidas. Massa 3 kg; Tempo de gestação 13 dias; Comprimento 43 cm (sem a cauda).  Lontra. Foto de uma Lontra. Abaixo, as informações: Medidas. Massa 15 kg; Tempo de gestação 56 dias; Comprimento 66 cm (sem a cauda).  Peixe-boi. Foto de um Peixe-boi. Abaixo, as informações: Medidas. Massa 480 kg; Tempo de gestação 328 dias; Comprimento 280 cm (sem a cauda).  Jupará. Foto de um Jupará. Abaixo, as informações: Medidas. Massa 5 kg; Tempo de gestação 120 dias; Comprimento 133 cm (sem a cauda).   Bugio. Foto de um Bugio. Abaixo, as informações: Medidas. Massa 7 kg; Tempo de gestação 187 dias; Comprimento 63 cm (sem a cauda).   Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. Doze quadros com a informação: COMPETIÇÃO ANIMAL. No centro, silhueta de uma onça, um peixe-boi e um macaco. Fim da imagem.

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UNIDADE 5 ‒ Cartela e dado para o jogo Encontre o dobro ou o triplo

Imagem: Ilustração. Quadro com linhas pontilhadas em volta para recortar. Na parte superior, a informação: Encontre o dobro ou o triplo. Na parte inferior, os números: 2, 3, 4, 6, 8, 9, 10, 12, 15, 18.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cubo aberto. Em volta há linhas pontilhadas para recortar e abas para dobrar e colar. No centro, quatro quadrados com os números: 3, 6, 4, 1. Acima do número 4, o número 2 e abaixo do número 4, o número 5. Na parte inferio, linha tracejada: recorte. Linha: dobre.  Fim da imagem.

204

Imagem: Ilustração. No centro, a informação: Encontre o dobro ou o triplo. Ao fundo, nuvens brancas, um sol e quatro pássaros voando. Fim da imagem.

205

UNIDADE 4 ‒ Molde para montar a figura da atividade 5 da página 87

Imagem: Ilustração. Figuras geométricas com linhas pontilhadas em volta para recortar e no centro há linhas para dobrar. À esquerda, quatro triângulos e à direita, um quadrado.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma pirâmide com as laterais coladas com fita adesiva. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Linha tracejada: recorte. Linha: dobre. Fim da imagem.

206

Página sem conteúdo.

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UNIDADE 4 ‒ Peças para as atividades 2 e 3 das páginas 86 e 87

Imagem: Ilustração. Quatro triângulos azuis com linhas pontilhadas em volta para recortar.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quatro triângulo verdes com linhas pontilhadas em volta para recortar.  Fim da imagem.

208

Página sem conteúdo.

209

UNIDADE 4 ‒ Molde para montar um modelo de cubo

Imagem: Ilustração. Figuras geométricas com linhas pontilhadas em volta para recortar e no centro há linhas para dobrar. No centro, quatro quadrados enfileirados. No segundo quadrado há mais dois quadrados, um de cada lado.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cubo com as laterais coladas com fita adesiva.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Linha tracejada: recorte. Linha: dobre. Fim da imagem.

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Página sem conteúdo.

211

UNIDADE 4 ‒ Molde para montar um modelo de paralelepípedo

Imagem: Ilustração. Figuras geométricas com linhas pontilhadas em volta para recortar e no centro há linhas para dobrar. No centro, quatro retângulos lado a lado. No terceiro retângulo há dois quadrados, um de cada lado.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um paralelepípedo com as laterais coladas com fita adesiva.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Linha tracejada: recorte. Linha: dobre. Fim da imagem.

212

Página sem conteúdo.

213

UNIDADE 4 ‒ Molde para montar um modelo de pirâmide de base quadrada

Imagem: Ilustração. Figuras geométricas com linhas pontilhadas em volta para recortar e no centro há linhas para dobrar. No centro, quatro triângulos lado a lado. Acima do terceiro triângulo há um quadrado.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma pirâmide com as laterais coladas com fita adesiva.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Linha tracejada: recorte. Linha: dobre. Fim da imagem.

214

Página sem conteúdo.

215

UNIDADE 4 ‒ Molde para montar um modelo de cilindro

Imagem: Ilustração. Figuras geométricas com linhas pontilhadas em volta para recortar. No centro há um retângulo. Acima e abaixo há um círculo.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cilindro com as laterais coladas com fita adesiva.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Linha tracejada: recorte. Linha: dobre. Fim da imagem.

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Página sem conteúdo.

217

UNIDADE 4 ‒ Molde para montar um modelo de cone

Imagem: Ilustração. Figuras geométricas com linhas pontilhadas em volta para recortar. À esquerda, um círculo e à direita, um triângulo com base arredondada.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cone com as laterais coladas com fita adesiva.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Linha tracejada: recorte. Linha: dobre. Fim da imagem.

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Página sem conteúdo.

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Imagem: Ilustração. Quadro com a informação: 100 COM 4 CARTAS. Em seguida há quatro colunas e quatro fileiras de cartas. Fim da imagem.

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Página sem conteúdo.

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Imagem: Ilustração. Um menino está deitado no chão e com a mão sobre um pato de brinquedo. Ao seu lado, uma menina está ajoelhada e sorrindo. Em volta deles há vários brinquedos espalhados no chão: um pino de boliche, um cavalo branco, um dado grande, um skate, um ônibus, um pião, uma peteca, uma casinha rosa e um palhaço de pano. À esquerda, uma lousa com desenhos e à direita, armários cheios de brinquedos: uma bola de futebol, um boneco amarelo, um ioiô, um dinossauro, uma marreta, um gato de pelúcia, uma boneca, um cachorro de pelúcia, uma bola laranja, um leão de pelúcia, um jogo de argolas, uma minhoca verde, um boneco azul, um cavalo marrom, um boneco com chapéu de caubói, uma caixa com um boneco pulando para fora, um caminhão de madeira, um polvo, um robô, um urso de pelúcia, um avião vermelho e um navio. Na parte superior, a informação: BRINQUEDOTECA. Fim da imagem.

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Página sem conteúdo.

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UNIDADE 1 ‒ Cartas para o jogo Achou, ganhou!

Imagem: Ilustração. Cartas com linhas pontilhadas em volta para recortar. De cima para baixo e da esquerda para a direita: um cavalo branco, uma bola de futebol, uma casinha rosa, um leão de pelúcia, um gato de pelúcia, um pino de boliche, um ioiô, um boneco azul, uma caixa com um boneco pulando para fora, um boneco com chapéu de caubói, um avião vermelho, uma minhoca verde, uma marreta, um boneco amarelo, um dinossauro, um skate, uma peteca, um dado grande, um pião, um ônibus, um cavalo marrom, um robô, um caminhão de madeira, um polvo, um urso de pelúcia, um navio, uma boneca, um jogo de argolas, um cachorro de pelúcia e um palhaço de pano. Fim da imagem.

Observação: As imagens nesta página não foram apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.

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Imagem: Ilustração. Trinta quadros com a informação: ACHOU, GANHOU! Ao lado há estrelas. Fim da imagem.