188
Sugestões de leitura
Ler é muito bom! Aqui estão algumas sugestões bem legais.
Como fugir do gato assustador
Choi Yun Jeong. Editora Callis. Coleção Tan Tan .
Quinze ratinhos viviam felizes dentro do depósito da fazenda, até que receberam um bilhete assustador de Miau, o gato da dona da fazenda. Para se protegerem dele, os inteligentes ratinhos encontraram uma saída por meio de incríveis gráficos.
Uma incrível poção mágica
Shin Ji-Yun. Editora Callis. Coleção Tan Tan .
Bruxa Vanda tinha um sonho: poder ficar em casa sem fazer nada, sem mover nem um só dedo. Para isso, fez uma poção mágica para realizar seus desejos, até mesmo o de transformar objetos que lembram figuras geométricas em qualquer outra coisa.
Onde estão as multiplicações?
Luzia Faraco Ramos, Faifi. Editora Ática. Coleção Turma da Matemática .
Esse livro mostra que a multiplicação não é coisa só de escola! Chaves, flores e muitos outros objetos são usados pela Turma da Matemática para encontrar quantidades que se repetem várias vezes.
Barangandão arco-íris
Adelsin. Editora Peirópolis.
Barbantes, carretéis, embalagens plásticas, latas usadas... Esse livro ensina a confeccionar brinquedos com materiais reciclados e de baixo custo. Também ensina conhecimentos matemáticos de geometria, medidas e grandezas.
189
Referências bibliográficas comentadas
BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo padrões em mosaicos . São Paulo: Atual, 2001.
A obra convida a descobrir e criar padrões, particularmente no campo da Geometria euclidiana, quanto a pavimentações planas.
BOYER, Carl B. História da matemática . Tradução de Elza F. Gomide. 2ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
Apresenta pesquisas sobre a vivência da humanidade com os números.
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemática . São Paulo: Ática, 2000.
Apresenta sugestões de atividades para o trabalho com conteúdos essenciais da Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino de Matemática.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática . São Paulo: Ática, 1989.
Propõe uma discussão dos fatores que atuam de forma negativa no aprendizado da Matemática, por meio da classificação dos tipos de problema e das etapas envolvidas na resolução.
FERREIRA, Mariana K. Leal. Ideias matemáticas de povos culturalmente distintos . São Paulo: Global, 2002. (Série Antropologia e educação).
Apresenta a Matemática sob uma perspectiva multicultural, a chamada etnomatemática, por meio de documentação sobre diferentes conhecimentos e práticas culturalmente distintas.
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula . São Paulo: Paulus, 2004.
Mostra a importância da utilização de jogos em aulas de Matemática como meio de desenvolver a criatividade, a imaginação, o senso crítico, as estratégias para a resolução de problemas e como desencadeador de conceitos matemáticos.
KAMII, Constance; DEVRIES, Retha. Jogos em grupo de educação infantil : implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Traz uma nova visão dos jogos em grupo no desenvolvimento da criança, como uma conquista cognitiva e social de grande importância.
LIMA, Elon Lages. Medida e forma em geometria : comprimento, área, volume e semelhança. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 1991.
Apresenta a noção de medida em Geometria sob os aspectos uni, bi e tridimensional por meio da teoria e de exercícios propostos.
LOPES, Celi Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag (org.). Estudos e reflexões em educação estatística . Campinas: Mercado de Letras, 2010.
Apresenta discussões e reflexões sobre o ensino da Combinatória, da Probabilidade e da Estatística na Educação Básica.
LOPES, Maria Laura M. Leite. Tratamento da informação : explorando dados estatísticos e noções de probabilidade a partir de séries iniciais. Rio de Janeiro: Projeto Fundão/ IM-UFRJ, 2005.
Traz atividades lúdicas para o aprendizado de noções básicas de Estatística.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar . São Paulo: Cortez, 2001.
Traz estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar e formas de torná-la mais viável e construtiva.
MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar . Porto Alegre: Artmed, 2005.
Voltado aos que trabalham com oficinas de jogos, com vistas a facilitar o desenvolvimento da leitura e da escrita dos estudantes.
MORAES, César A. do Prado. Avaliação em matemática : pontos de vista dos sujeitos envolvidos na educação básica. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.
Tem como foco investigar as concepções da avaliação em Matemática na Educação Básica.
NUNES, Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; BRYANT, Peter. Educação matemática : números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.
Mostra o papel do professor como um profissional que coleta informações sobre os estudantes e as interpreta com base na pesquisa científica.
PANIZZA, Mabel e outros. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais . Porto Alegre: Artmed, 2006.
Busca criar um meio de comunicação entre pesquisadores e educadores de Matemática, integrando conceitos teóricos com a prática educacional.
PIRES, Célia Maria Carolino; CURI, Edda; CAMPOS, Tania Maria Mendonça. Espaço e forma : a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Proem, 2000.
Traz problemas relativos ao ensino da Geometria, buscando respostas a questões diversas que fazem parte do ensino de Matemática.
POLYA, George. A arte de resolver problemas : um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
A obra mostra que sempre há uma grande descoberta na resolução de qualquer problema.
RIO 2016. Salto em distância feminino : Disponível em: http://fdnc.io/eTQ. Acesso em: 21 jan. 2021.
SCANDIUZZI, Pedro Paulo. A numeração karib no Alto Xingu. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 1, n. 2, n. 75-87, jul. 2008. Disponível em: http://fdnc.io/eTL. Acesso em: 21 jan. 2021.
Apresenta a história da numeração de etnias indígenas da família linguística karib residentes no Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso (MT).
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas : habilidades básicas para aprender matemática. São Paulo: Artmed, 2001.
Contribui para a discussão sobre o lugar e o significado das competências e das habilidades na escola fundamental.
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Teoria e prática de matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 2010.
Traz atividades que permitem despertar a intuição matemática, relacionando-as à teoria formal da Matemática.
190
Material complementar
- Tangram para as atividades das páginas 178, 179 e 185, p. 191
- Tabuleiro para o jogo De olho na figura, p. 193
- Cartas e marcadores para o jogo De olho na figura, p. 195
- Tabuleiro para o jogo Trilha da diversão, p. 197
- Marcadores e cartas para o jogo Trilha da diversão, p. 199
- Cartas para o jogo Competição animal, p. 201
- Cartela e dado para o jogo Encontre o dobro ou o triplo, p. 203
- Molde para montar a figura da atividade 5 da página 87, p. 205
- Peças para as atividades 2 e 3 das páginas 86 e 87, p. 207
- Molde para montar um modelo de cubo, p. 209
- Molde para montar um modelo de paralelepípedo, p. 211
- Molde para montar um modelo de pirâmide de base quadrada, p. 213
- Molde para montar um modelo de cilindro, p. 215
- Molde para montar um modelo de cone, p. 217
- Tabuleiro para o jogo 100 com 4 cartas, p. 219
- Cena da Brinquedoteca para o jogo Achou, ganhou!, p. 221
- Cartas para o jogo Achou, ganhou!, p. 223
191
192
193
194
Página sem conteúdo.
195
196
197
198
Página sem conteúdo.
199
200
201
202
203
204
205
206
Página sem conteúdo.
207
208
Página sem conteúdo.
209
210
Página sem conteúdo.
211
212
Página sem conteúdo.
213
214
Página sem conteúdo.
215
216
Página sem conteúdo.
217
218
Página sem conteúdo.
219
220
Página sem conteúdo.
221
222
Página sem conteúdo.
223
Observação: As imagens nesta página não foram apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.
224