MP034

Para começar

Avaliação diagnóstica

Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?

  1. Amélia e Daniel construíram um jogo de boliche. Eles pintaram os pinos e deram pontuações diferentes para cada um deles.

    Observando os pinos e a forma como eles foram organizados, responda:

Imagem: Ilustração. Pinos de boliche com números e ao lado há uma bola. Na frente, um pino branco (10). Atrás, pino azul (20) e pino rosa (30). Em seguida, pino cinza (40), pino bege (50) e pino amarelo (60). Atrás, pino verde (70), pino marrom (80), pino roxo (90) e pino laranja (100). Fim da imagem.
  1. Qual pino representa a maior pontuação? Qual representa a menor pontuação?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A maior pontuação é 100, do pino de cor laranja. A menor pontuação é 10, do pino de cor branca.
  1. Dê duas combinações possíveis cuja soma da pontuação de dois pinos seja 100.

    _____

    PROFESSOR Exemplos de resposta: azul e marrom (20 + 80); cinza e amarelo (40 + 60).
  1. A bola e o pino do boliche representam quais figuras espaciais?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A bola representa uma esfera e o pino, um cilindro.
  1. Qual pino está entre o pino branco e o pino amarelo?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O pino azul (20 pontos).
  1. Na fileira de 4 pinos, os mais distantes são os pinos de 80 e de 70 pontos? Explique.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Não, os pinos de 80 e de 70 pontos estão juntos e entre os pinos mais distantes, que são os de 100 (laranja) e de 90 pontos (roxo).
  1. Daniel esperava derrubar com uma só bola jogada uma dúzia de pinos, ou seja, 12 pinos. Amélia esperava derrubar uma dezena de pinos, isto é, 10 pinos.
    1. Classifique a possibilidade de Daniel estar correto:

      ( ) Talvez

      ( ) Impossível

      ( ) Com certeza

      PROFESSOR Resposta correta: Impossível.
    1. Classifique a possibilidade de Amélia estar correta:

      ( ) Talvez

      ( ) Impossível

      ( ) Com certeza

      PROFESSOR Resposta correta: Talvez.
MANUAL DO PROFESSOR

As atividades propõem uma avaliação diagnóstica, sob a perspectiva da avaliação formativa. Faça a leitura com os estudantes, orientando-os a mobilizar os conhecimentos que dominam.

São contempladas as Unidades Temáticas: Números, Álgebra, Probabilidade e estatística, Geometria e Grandezas e medidas. Pretende-se verificar se os estudantes reconhecem os algarismos, percebem as relações entre a comparação de quantidades, apontando a maior quantidade e a menor; fazem leitura e cálculo de dados em uma tabela; têm noções de geometria espacial e identificam a regra em uma sequência, apontando os elementos que vêm a seguir ou intermediários faltantes.

Comente com a turma que o objetivo é auxiliá-los a expressarem o que já sabem e destacar os conhecimentos que terão a oportunidade de aprender e de ampliar. As atividades podem ser lidas em grupo, porém cada estudante deve registrar sua resposta individualmente, da melhor maneira possível, auxiliando o professor a planejar e a rever seu trabalho para o ano letivo. Caso eles respondam oralmente, convém tomar nota das respostas.

Nessas questões, os pinos de boliche têm os atributos número e cor. A cor pode ser parâmetro de verificação, caso ocorra algum equívoco na comunicação de um resultado numérico.

Atividade 1

No item a, a comparação deve levar à conclusão de que a maior pontuação é 100 (pino laranja) e a menor é 10 (pino branco). Caso algum estudante redija 10 ou 100 de maneira equivocada, com ausência ou acréscimo de zero, considere a identificação da cor do pino. Esses equívocos são indícios de que padrões e regularidades do SND devem ser retomados.

No item b, alguns estudantes podem fazer a relação entre 7 + 3 e 70 + 30 para a soma (parcelas de 10 que poderão ser associadas posteriormente às dezenas/centenas). Essas observações poderão ser compartilhadas com o grupo e retomadas posteriormente.

No item c, eles deverão mobilizar o que sabem sobre figuras geométricas espaciais e como as relacionam fisicamente com objetos do cotidiano. Nos itens d e e, devem perceber as relações de localização (estar entre) e longe ou perto em relação a um ponto de referência.

BNCC em foco na dupla de páginas:

EF02MA01, EF02MA03, EF02MA06, EF02MA09, EF02MA10, EF02MA11, EF02MA12, EF02MA14, EF02MA16, EF02MA21

MP035

  1. Amélia e Daniel construíram um quadro para marcar as pontuações feitas em quatro rodadas, de acordo com os pinos derrubados:

Tabela: equivalente textual a seguir.

Jogadores

rodada

2ª rodada

3ª rodada

4ª rodada

Amélia

Ilustração. Pino de boliche branco (10).

Ilustração. Pino de boliche branco (10), amarelo (60) e azul (20).

Ilustração. Pino de boliche roxo (90).

Ilustração. Pino de boliche branco (10).

Daniel

Ilustração. Pino de boliche azul (20).

Ilustração. Pino de boliche bege (50).

Ilustração. Pino de boliche rosa (30).

Ilustração. Pino de boliche laranja (100).

  1. Quem fez mais pontos na rodada? Quantos pontos? Quantos a mais do que o outro? _____
    PROFESSOR Daniel fez 20 pontos, 10 pontos a mais do que Amélia.
  1. Quem fez mais pontos na 2ª rodada? Quantos pontos? Quantos a mais do que o outro? _____
    PROFESSOR Amélia fez 90 pontos, 40 pontos a mais do que Daniel.
  1. Adicionando os pontos nas quatro rodadas, quem fez a maior quantidade de pontos? _____
    PROFESSOR Resposta: Amélia e Daniel fizeram a mesma quantidade de pontos, 200 pontos.
  1. 4. Observe a sequência abaixo e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Ilustração. Pinos de boliche com números: laranja (100), roxo (90), marrom (80), contorno de pino, amarelo (60), contorno de pino, contorno de pino, rosa (30), azul (20), contorno de pino.  Fim da imagem.
  1. Qual é a regra usada para organizar os pinos?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A regra usada para organizar os pinos é diminuir 10.
  1. Pinte os pinos faltantes com as respectivas cores.
    PROFESSOR Resposta: Os pinos faltantes são os de pontos 70 (verde), 50 (bege), 40 (cinza) e 10 (branco), respectivamente.
  1. Essa é uma sequência crescente ou decrescente? _____
    PROFESSOR Resposta: A sequência é decrescente.
  1. A medida da altura de cada pino do boliche é igual à medida do palmo de Amélia. Se Daniel empilhar todos os pinos desse boliche, quantos palmos de Amélia terá a altura dessa pilha?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A medida da altura da pilha será igual a 10 palmos de Amélia.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

A questão articula as Unidades Temáticas Números (grupamentos com 12 – o conceito dúzia será abordado na Unidade 2 – e 10) e Probabilidade e estatística. Espera-se que concluam que há impossibilidade de derrubar 12 dos 10 pinos do jogo; e a possibilidade incerta de derrubar 10 pinos dentre 10.

Atividade 3

Nessa atividade, repete-se a articulação entre as Unidades Temáticas Números e Probabilidade e estatística, com a leitura da tabela de pontuações e comparações e cálculos (adição e subtração).

Atividade 4

Observe se os estudantes compreendem a regra da sequência recursiva, diminuir de 10 em 10 e, por meio dela, classificam a sequência como decrescente.