MP034
Para começar
Avaliação diagnóstica
Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?
- Amélia e Daniel construíram um jogo de boliche. Eles pintaram os pinos e deram pontuações diferentes para cada um deles.
Observando os pinos e a forma como eles foram organizados, responda:
- Qual pino representa a maior pontuação? Qual representa a
menor
pontuação?
_____
PROFESSOR
Resposta: A maior pontuação é 100, do pino de cor laranja. A menor pontuação é 10, do pino de cor branca.
- Dê duas combinações possíveis cuja soma da pontuação de dois pinos seja 100.
_____
PROFESSOR
Exemplos de resposta: azul e marrom (20 + 80); cinza e amarelo (40 + 60).
- A bola e o pino do boliche representam quais figuras espaciais?
_____
PROFESSOR
Resposta: A bola representa uma esfera e o pino, um cilindro.
- Qual pino está entre o pino branco e o pino amarelo?
_____
PROFESSOR
Resposta: O pino azul (20 pontos).
- Na fileira de 4 pinos, os mais distantes são os pinos de 80 e de 70 pontos? Explique.
_____
PROFESSOR
Resposta: Não, os pinos de 80 e de 70 pontos estão juntos e entre os pinos mais distantes, que são os de 100 (laranja) e de 90 pontos (roxo).
- Daniel esperava derrubar com uma só bola jogada uma dúzia de pinos, ou seja, 12 pinos. Amélia esperava derrubar uma dezena de pinos, isto é, 10 pinos.
- Classifique a possibilidade de Daniel estar correto:
( ) Talvez
( ) Impossível
( ) Com certeza
PROFESSOR
Resposta correta: Impossível.
- Classifique a possibilidade de Amélia estar correta:
( ) Talvez
( ) Impossível
( ) Com certeza
PROFESSOR
Resposta correta: Talvez.
- Classifique a possibilidade de Daniel estar correto:
MANUAL DO PROFESSOR
As atividades propõem uma avaliação diagnóstica, sob a perspectiva da avaliação formativa. Faça a leitura com os estudantes, orientando-os a mobilizar os conhecimentos que dominam.
São contempladas as Unidades Temáticas: Números, Álgebra, Probabilidade e estatística, Geometria e Grandezas e medidas. Pretende-se verificar se os estudantes reconhecem os algarismos, percebem as relações entre a comparação de quantidades, apontando a maior quantidade e a menor; fazem leitura e cálculo de dados em uma tabela; têm noções de geometria espacial e identificam a regra em uma sequência, apontando os elementos que vêm a seguir ou intermediários faltantes.
Comente com a turma que o objetivo é auxiliá-los a expressarem o que já sabem e destacar os conhecimentos que terão a oportunidade de aprender e de ampliar. As atividades podem ser lidas em grupo, porém cada estudante deve registrar sua resposta individualmente, da melhor maneira possível, auxiliando o professor a planejar e a rever seu trabalho para o ano letivo. Caso eles respondam oralmente, convém tomar nota das respostas.
Nessas questões, os pinos de boliche têm os atributos número e cor. A cor pode ser parâmetro de verificação, caso ocorra algum equívoco na comunicação de um resultado numérico.
Atividade 1
No item a, a comparação deve levar à conclusão de que a maior pontuação é 100 (pino laranja) e a menor é 10 (pino branco). Caso algum estudante redija 10 ou 100 de maneira equivocada, com ausência ou acréscimo de zero, considere a identificação da cor do pino. Esses equívocos são indícios de que padrões e regularidades do SND devem ser retomados.
No item b, alguns estudantes podem fazer a relação entre 7 + 3 e 70 + 30 para a soma (parcelas de 10 que poderão ser associadas posteriormente às dezenas/centenas). Essas observações poderão ser compartilhadas com o grupo e retomadas posteriormente.
No item c, eles deverão mobilizar o que sabem sobre figuras geométricas espaciais e como as relacionam fisicamente com objetos do cotidiano. Nos itens d e e, devem perceber as relações de localização (estar entre) e longe ou perto em relação a um ponto de referência.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02MA01, EF02MA03, EF02MA06, EF02MA09, EF02MA10, EF02MA11, EF02MA12, EF02MA14, EF02MA16, EF02MA21
MP035
- Amélia e Daniel construíram um quadro para marcar as pontuações feitas em quatro rodadas, de acordo com os pinos derrubados:
Tabela: equivalente textual a seguir.
Jogadores |
1ª rodada |
2ª rodada |
3ª rodada |
4ª rodada |
---|---|---|---|---|
Amélia |
|
|
|
|
Daniel |
|
|
|
|
- Quem fez mais pontos na
1ª
rodada? Quantos pontos? Quantos a mais do que o outro?
_____
PROFESSOR
Daniel fez 20 pontos, 10 pontos a mais do que Amélia.
- Quem fez mais pontos na 2ª rodada? Quantos pontos? Quantos a mais do que o outro?
_____
PROFESSOR
Amélia fez 90 pontos, 40 pontos a mais do que Daniel.
- Adicionando os pontos nas quatro rodadas, quem fez a maior quantidade de pontos?
_____
PROFESSOR
Resposta: Amélia e Daniel fizeram a mesma quantidade de pontos, 200 pontos.
- 4. Observe a sequência abaixo e responda às questões.
- Qual é a regra usada para organizar os pinos?
_____
PROFESSOR
Resposta: A regra usada para organizar os pinos é diminuir 10.
- Pinte os pinos faltantes com as respectivas cores.
PROFESSOR
Resposta: Os pinos faltantes são os de pontos 70 (verde), 50 (bege), 40 (cinza) e 10 (branco), respectivamente.
- Essa é uma sequência crescente ou decrescente?
_____
PROFESSOR
Resposta: A sequência é decrescente.
- A medida da altura de cada pino do boliche é igual à medida do palmo de Amélia. Se Daniel empilhar todos os pinos desse boliche, quantos palmos de Amélia terá a altura dessa pilha?
_____
PROFESSOR
Resposta: A medida da altura da pilha será igual a 10 palmos de Amélia.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
A questão articula as Unidades Temáticas Números (grupamentos com 12 – o conceito dúzia será abordado na Unidade 2 – e 10) e Probabilidade e estatística. Espera-se que concluam que há impossibilidade de derrubar 12 dos 10 pinos do jogo; e a possibilidade incerta de derrubar 10 pinos dentre 10.
Atividade 3
Nessa atividade, repete-se a articulação entre as Unidades Temáticas Números e Probabilidade e estatística, com a leitura da tabela de pontuações e comparações e cálculos (adição e subtração).
Atividade 4
Observe se os estudantes compreendem a regra da sequência recursiva, diminuir de 10 em 10 e, por meio dela, classificam a sequência como decrescente.