MP036
Comentários para o professor:
Introdução da Unidade 1
A abertura da primeira Unidade, coerente com a proposta da coleção de dar continuidade à aprendizagem da etapa escolar anterior, propõe uma abordagem de observações e de descobertas por meio de uma imagem próxima ao imaginário próprio da faixa etária dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental: uma praça adequada à prática de esportes e de movimentação.
Para desenvolver habilidades da Unidade Temática Geometria, contamos com conhecimentos relativos à localização de pessoas e objetos no espaço, desenvolvidos no 1º ano do Ensino Fundamental. Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda , em frente, atrás ou segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, embaixo, é necessário que se explicite o referencial. Ao longo desta Unidade, tais conhecimentos serão ampliados por meio de diversas atividades, e serão base para aqueles a serem construídos pelos estudantes durante o 3º ano do Ensino Fundamental.
O estudo da Unidade Temática Grandezas e medidas tem o objetivo de estabelecer a equivalência entre os valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro. Assim, são ampliados os conhecimentos construídos no 1º ano, e se preparam os estudantes para a resolução de problemas que envolvam situações de compra, venda e troca, objeto de estudo do ano letivo seguinte.
Ainda nesta Unidade, os estudos sobre Probabilidade e estatística pretendem consolidar conhecimentos já desenvolvidos, bem como preparar os estudantes para a apropriação de conhecimentos que permitam identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
Cada página deste livro propõe um novo desafio ao professor e aos estudantes. De acordo com o conteúdo, as habilidades e os objetivos de aprendizagem que se pretende desenvolver nas seções, nos conteúdos apresentados e nas atividades, as possibilidades de dinâmicas em sala de aula variam e podem demandar uma organização individual, em duplas, em grupos ou coletivas. Além disso, elas requerem boas estratégias de gestão de tempo, de espaço e um planejamento prévio detalhado. Também é preciso estabelecer uma série de combinados que devem ser respeitados por todos, para garantir que os objetivos sejam alcançados.
Competências gerais favorecidas
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Competências específicas favorecidas
7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Sugestão de roteiro de aula
Convém considerar que um planejamento de educação escolar tem variáveis que compõem as possibilidades múltiplas de uma aula, como se fossem composições de figuras geradas em um caleidoscópio, o que requer a administração apropriada de tempo, de espaço, de definição de grupos ou não, de materiais a serem utilizados e previamente elaborados.
MP037
Tendo em vista tais desafios, propomos um roteiro de aula que poderá servir de referência e contribuir com o trabalho do professor. Os roteiros apresentam orientações gerais para a condução das aulas de acordo com as atividades propostas e podem ser adaptados em função das características da turma e dos recursos disponíveis. Veja um exemplo de roteiro de aula relacionado ao item Localização, no início desta Unidade.
Roteiro de aula – Localização 1 ª parte – Tempo sugerido: 5 a 10 minutos
Caso as carteiras da sala de aula não estejam dispostas em filas paralelas, providencie para que fiquem dessa forma. Depois, solicite aos estudantes que ocupem os seus lugares. Na sequência, solicite a eles que, levando consigo o próprio material escolar, troquem aleatoriamente de lugar. Esse movimento fará que experimentem uma mudança de referencial.
2 ª parte – Tempo sugerido: 40 minutos
Após os estudantes ocuparem seus novos lugares, faça a leitura dialogada com a turma. Depois, peça a eles que respondam individualmente às questões da atividade 1 e, em seguida, registrem as suas respostas desenhando no espaço reservado no livro. Para aqueles que ainda têm muita dificuldade com a escrita, proponha que registrem a inicial dos nomes dos colegas e que identifiquem no desenho os colegas pelo respectivo nome.
Após a verificação da execução da atividade 1 e as eliminações de possíveis dúvidas, explique, com palavras compreensíveis à faixa etária dos estudantes, que, na atividade 2, eles devem se imaginar na posição dos personagens André, Bruno e Pedro. Sugerimos que, antes de os estudantes resolverem a atividade, você teatralize a situação pedindo o auxílio de três deles para se colocarem nos lugares dos personagens. Avalie se convém fazerem essa atividade em duplas.
Na atividade 3, observe aos estudantes que o referencial deixa de ser eles próprios, que esquerda e direita se invertem em relação à atividade 2.
Para a resolução do Desafio, faça a leitura dialogada com os estudantes questionando o significado de cada uma das dicas. Inicialmente a resolução é oral com todos participando. Deixe que eles concluam a descoberta da localização de cada personagem, que pode ser nessa ordem: Enzo, Carlos, Diego, Ana e Edna.
MP038
UNIDADE 1. Localização e movimentação
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da Unidade
• Identificar e registrar a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência.
• Elaborar, descrever e desenhar trajetos (ou roteiros) em malha quadriculada.
• Ler e desenhar trajetos (ou roteiros) orientados em mapas.
• Reconhecer e representar elementos em plantas.
• Resolver problemas envolvendo quantias compostas com cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
• Classificar resultados de eventos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.
Muitos pesquisadores apontam que o ensino da Geometria se inicia com a exploração do próprio corpo e com o espaço em seu entorno. Assim, os objetivos relacionados à Geometria não devem se restringir às questões que envolvam figuras geométricas (não planas ou planas): é necessário ensinar os estudantes a explorar o espaço para desenvolverem o pensamento geométrico. A própria vivência no espaço traz alguns elementos acerca das relações espaciais; entretanto, isso não é suficiente. Por esse motivo, incluir atividades que propiciem o desenvolvimento de tais relações no currículo escolar é determinante.
Esta Unidade trata das noções de espaço e dos modos de se movimentar e se localizar nesse espaço por meio de trajetos, mapas e plantas. A Unidade possibilita, ainda, a resolução de situações-problema, a exploração da noção de aleatório e a articulação da Matemática com questões contextualizadas e que permitam reflexões.
BNCC em foco:
EF02MA12, EF02MA13, EF02MA20, EF02MA21
MP039
Boxe complementar:
Para refletir...
- Você conhece a brincadeira “rabo no burro”?
PROFESSOR
Resposta pessoal. - Você conhece outras brincadeiras em que temos de indicar localizações ou movimentações?
PROFESSOR
Resposta pessoal. - Os amigos de Daniel precisavam dar dicas para que ele acertasse a localização do burro. Quais dicas você daria a Daniel para que ele conseguisse colocar o rabo no burro?
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes indiquem que Daniel deve virar para sua direita e depois seguir em frente. Fim da observação.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Na situação apresentada nestas páginas, crianças, supervisionadas por adultos, brincam em uma área ao ar livre.
Analise a ilustração com os estudantes, pedindo a eles que observem com detalhes a cena e localizem Amélia, Bizi e Daniel, personagens apresentados neste volume.
Explore a ilustração fazendo perguntas como:
• O esquilo está em cima da árvore ou embaixo da árvore? (Em cima.)
• A menina de óculos está posicionada entre uma bandeira vermelha e uma bandeira azul ou atrás de uma bandeira vermelha? (Entre uma bandeira vermelha e uma bandeira azul.)
• O coelho está correndo para a esquerda ou para a direita? (Para a esquerda.)
Para refletir...
Explique aos estudantes que a brincadeira “Rabo no burro” consiste em um jogador, com os olhos vendados, receber orientações dos colegas para acertar a localização do rabo na representação de um burro.
A movimentação em um espaço físico e a descrição dos movimentos relacionam-se ao uso de termos que envolvem orientação e movimentação: para cima, para baixo, próximo de, ao lado de, virar, descer etc.
Exemplos de outras brincadeiras para indicar localizações ou movimentações: “Mestre mandou”, caça ao tesouro e circuitos.
É muito importante explicar aos estudantes a necessidade de se colocar no lugar da pessoa que está em movimento ao fazer as descrições de trajetos.
MP040
Jogo: Achou, ganhou!
Material: Cena da brinquedoteca da página 221 e 30 cartas da página 223.
Jogadores: 2
Regras:
- Os jogadores decidem quem vai iniciar a partida.
- As 30 cartas devem ser embaralhadas e viradas para baixo, formando um monte.
- Cada jogador deve ter em mãos a cena da brinquedoteca.
- O jogador, na sua vez, pega a carta de cima do monte sem deixar que seu adversário a veja, pois este terá de descobrir qual é o brinquedo que está ilustrado na carta. Para isso, ele poderá fazer no máximo 5 perguntas, cujas respostas sejam somente “sim” ou “não”. Veja um exemplo:
- O jogador que faz as perguntas pode dizer o nome do brinquedo ou descrevê-lo apenas uma vez para tentar descobrir o que está ilustrado na carta. Se ele acertar o brinquedo, ganha a carta; se errar, é o outro jogador quem fica com a carta.
- O jogo termina quando acabarem as cartas do monte.
- Vence quem ficar com mais cartas no fim do jogo.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
• Identificar e registrar a localização de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência.
• Explorar termos como direita, esquerda, em cima, embaixo etc.
Antes de jogar, proponha algumas questões: “Quem está à direita de (nome de algum estudante)? Quem está à esquerda de (nome de outro estudante)?”, entre outras. Desse modo, os estudantes vivenciarão na sala de aula situações em que são usadas expressões como as propostas no jogo.
Ajude a turma na leitura e na compreensão das regras do jogo. Os estudantes devem recortar a cena da brinquedoteca e as 30 cartas disponíveis no Material complementar. Para facilitar o manuseio, é conveniente colá-las em um papel mais resistente, como a cartolina. É importante esclarecer aos estudantes que as perguntas devem ser feitas e respondidas levando em consideração o ponto de vista do observador, e não do brinquedo. Por exemplo, no caso das questões: “Eu vejo o leão à direita da bola? Eu vejo o gato à esquerda da boneca?”, a resposta é sim para ambas. Para que não fique dúvida sobre o referencial adotado, pode-se sugerir aos estudantes que as perguntas deixem claro esse referencial. Por exemplo: “Eu vejo (tal brinquedo)...?”.
Incentive os estudantes a localizarem os objetos também usando expressões como mais próximo (“O brinquedo está mais próximo da boneca ou do gato?”), entre (“O brinquedo está entre o caminhão e o robô?”) etc.
Como as respostas só podem ser “sim” ou “não”, há questões inadequadas, como: “O brinquedo está no chão ou na estante?”.
Jogos desse tipo são importantes por envolver a comunicação de termos relacionados à localização (direita, esquerda, em cima, embaixo) e proporcionar a elaboração de hipóteses e seu refinamento considerando novas informações.
BNCC em foco:
EF02MA12
MP041
Questões sobre o jogo
Observe uma parte da cena da brinquedoteca.
- Agora, veja esta situação de jogo.
- Considerando a resposta de Ana,Tiago poderá descobrir o brinquedo ilustrado na carta dela? Justifique sua resposta.
PROFESSOR
Resposta: Não; Ana deu uma informação errada.
- Você vê os pinos com argolas à direita ou à
esquerda
do local onde está o leão?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam: “Eu vejo os pinos com argolas à direita do local onde está o leão.”. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Questões sobre o jogo
Os questionamentos relativos à situação de jogo apresentada possibilitam uma reflexão sobre a importância de as respostas dos jogadores serem corretas durante a partida. É pertinente discutir com os estudantes o que fazer em situações como essa. Pode-se propor a eles que criem novas regras para resolver esse caso. Uma sugestão seria escolher um terceiro colega para ser o juiz da partida. Se julgar conveniente, peça a eles que registrem as perguntas feitas e as respostas dadas, para que possam esclarecer dúvidas, refletir sobre a adequação das perguntas etc.
Provavelmente, Tiago não poderá descobrir o brinquedo ilustrado na carta de Ana. Exemplo de justificativa: Ana deu uma informação errada. O correto seria ela dizer “sim”, pois o cachorro é visto por Tiago à direita da boneca, uma vez que, de acordo com as regras, deve-se levar em consideração a pessoa que vê a ilustração para dizer se um brinquedo está à direita ou à esquerda de outro.
Esse jogo é uma boa oportunidade para que os estudantes percebam a importância de definir um referencial para a observação, ou seja, estabelecer qual é o ponto de vista da situação de jogo. Assim, o cachorro está à esquerda da boneca se considerarmos o ponto de vista da boneca, e está à direita dela se considerarmos o ponto de vista do observador (estudante).
Variações
Para um jogo mais rápido, pode-se diminuir a quantidade de cartas.
BNCC em foco:
EF02MA12; competência geral 9; competências específicas 7 e 8
MP042
Localização
Localizando pessoas e objetos
- Observe os colegas que estão próximos a você na sala de aula e responda às questões.
- Quem está sentado à sua frente? _____
- Quem está sentado atrás de você? _____
- Quem está sentado à sua direita? _____
- Quem está sentado à sua esquerda?
_____
PROFESSOR
Respostas pessoais.- • Agora, faça um desenho da posição que você e seus colegas sentados próximos a você estão na sala de aula.
_____
PROFESSOR
Resposta: Desenho pessoal.
- • Agora, faça um desenho da posição que você e seus colegas sentados próximos a você estão na sala de aula.
- Leia as dicas e descubra o nome de cada criança.
Boxe complementar:
Dicas
- Bruno está à esquerda de Pedro.
- André está à esquerda de Bruno.
- Pedro está à direita de Bruno.
Fim do complemento.
_____
PROFESSOR
Resposta: Pedro_____
PROFESSOR
Resposta: Bruno_____
PROFESSOR
Resposta: AndréMANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
• Identificar e registrar a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência.
Atividades 1 e 2
As duas atividades retomam o vocabulário apropriado para descrever a localização de pessoas, introduzido no 1º ano. Verifique quais termos os estudantes já apreenderam e, se necessário, proponha outras atividades para desenvolver as ideias com as quais eles ainda têm dificuldade.
Na atividade 1, o referencial é o próprio estudante. Ele deve responder em relação à própria posição. Propicie que vivenciem a situação propondo as mesmas questões para diferentes estudantes responderem.
Na atividade 2, o referencial é a posição de um elemento presente na ilustração. Nesse caso, o estudante deve se colocar na mesma posição do referencial adotado. Essa orientação é importante porque o estudante pode adotar o próprio ponto de vista em relação à ilustração, invertendo, portanto, as respostas.
Sugestão de leitura para o professor
Para enriquecer e ampliar seu trabalho, sugerimos a leitura do artigo que apresenta mais algumas propostas de atividades que exploram a lateralidade. Disponível em: http://fdnc.io/eTJ. Acesso em: 21 jan. 2021.
Sugestão de atividade
Qual é o referencial?
Para que os estudantes se apropriem da linguagem correta quando se trata de localização e percebam a importância do referencial: coloque três estudantes lado a lado e peça àquele que está entre os outros dois que descreva a posição de um dos colegas ao lado dele.
Suponha que ele diga: “Fulano está à minha esquerda”. Então, solicite a um quarto estudante que fique de frente para o estudante que acabou de falar e peça a ele que também descreva a posição de Fulano; ele dirá que Fulano está à sua direita. Comparando as respostas obtidas, os estudantes poderão observar que a descrição mudou de acordo com o referencial adotado.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02MA12
MP043
- Observe como os brinquedos estão organizados nas prateleiras. Depois, escreva como você explicaria a um
colega
a localização dos patins.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Boxe complementar:
Desafio
Leia as dicas abaixo e descubra onde moram Ana, Enzo, Carlos, Diego e Edna.
Depois, trace um caminho que leve cada criança até a casa dela. Escolha uma cor diferente para cada caminho. Seja criativo!
CRÉDITO: VANESSA ALEXANDRE
PROFESSOR
Resposta: Há vários caminhos possíveis: Casa 1 - Edna, Casa 2 - Carlos, Casa 3 - Enzo, Casa 4 - Diego, Casa 5 - AnaFim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Verifique se os estudantes mencionam a prateleira em que está localizado o objeto, além de dizer, por exemplo, que os patins estão do lado esquerdo do carrinho. Comente novamente que eles devem elaborar a explicação do ponto de vista de quem observa a prateleira. Socialize as explicações e valide-as com toda a turma.
Desafio
Nesse desafio, os estudantes devem obter a localização da casa de cada criança com base nas informações, depois escolher um caminho que leve cada uma até a casa correta.
As informações a respeito da casa de Edna e Ana permitem concluir que elas moram nas casas das extremidades, mas não se sabe em qual delas cada uma mora. Como as informações a respeito da casa de Enzo e Carlos possibilitam localizá-las imediatamente, é possível concluir, com a frase “Diego mora ao lado de Ana”, que Ana mora na casa localizada na extremidade direita de quem observa a figura,e, portanto, Edna mora na casa que fica na extremidade esquerda.
Diferentes pontos de vista
1. Posicione um objeto no centro da sala e peça a alguns estudantes que se sentem em volta dele. A ideia é que cada estudante descreva (ou desenhe) o que observa considerando sua posição em relação ao objeto.
Espera-se que os estudantes percebam que o mesmo objeto pode ser descrito de maneiras diferentes, a depender do ponto de vista de quem o observa.
2. É possível explorar as imagens de vários objetos por meio de fotografias e perguntar aos estudantes se eles sabem dizer de que objeto se trata. Pode-se, por exemplo, fotografar uma escova de cabelo a partir do cabo, levar a imagem para os estudantes e questionar: “Alguém sabe dizer que objeto é esse?”. Algumas imagens são difíceis de serem identificadas, mas, de qualquer modo, esse tipo de atividade aguça a percepção e a observação dos objetos.
MP044
Representações
- Observe abaixo a planta de uma casa.
- Agora, faça o que se pede.
- Marque com um X as representações das portas dessa casa.
- Agora, complete a legenda de acordo com os números apresentados na planta.
1 – sofá
2 – _____
PROFESSOR
Exemplos de respostas: mesa de jantar3 – _____
PROFESSOR
Resposta: pia da cozinha4 – _____
PROFESSOR
Resposta: fogão5 – _____
PROFESSOR
Resposta: tanque de lavar roupas
- Descreva a localização do banheiro e da cozinha
nessa
planta.
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta:PROFESSOR
Banheiro: fica entre o quarto de chão azul e a cozinha.PROFESSOR
Cozinha: fica entre o banheiro e a lavanderia.
- Como você descreveria a localização da geladeira para alguém que está na porta da cozinha?
PROFESSOR
Exemplo de resposta: Olhe à sua direita. Você vai ver o fogão e a geladeira. A geladeira está ao lado da pia.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
• Identificar e registrar a localização de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência.
• Reconhecer e representar elementos em diversas representações.
A representação de um local por meio de uma planta é um recurso importante para que os estudantes estabeleçam relações entre os elementos que o compõem, como proximidade e orientação. Nesse momento, o objetivo não é desenhar a planta respeitando a proporcionalidade entre os objetos reais e sua representação (escala), mas sim observar a orientação e a posição relativa entre eles. Por isso, não é necessário usar materiais que remetam à ideia de medida, como régua e papel quadriculado.
Comente que, em uma planta, não é preciso representar detalhes que não interferem no reconhecimento do objeto. Assim, muitas vezes destacam-se apenas as linhas de contorno e umas poucas linhas internas importantes para a identificação do objeto.
Atividade 1
Na atividade, os estudantes são incentivados a observar a imagem da planta de uma casa, reconhecendo nela os objetos ali representados. Para ampliar a proposta da atividade, sugira aos estudantes que representem objetos presentes na sala de aula vistos de cima. Além disso, a atividade explora também a descrição de localização de objetos e locais da casa.
BNCC em foco:
EF02MA12, EF02MA13
MP045
- Observe a representação de um parque de diversões.
- Agora, faça o que se pede.
- Complete a representação desenhando uma roda-gigante entre a piscina de bolinhas e o barco viking.
- Observando a barraca de pastel de frente, qual brinquedo você vê à direita?
_____
PROFESSOR
Resposta: Piscina de bolinhas.
- Desenhe um cômodo da sua casa visto de cima. Depois coloque legenda em 5 móveis ou objetos que estiverem no desenho.
_____
PROFESSOR
Resposta: Desenho pessoal.Legenda
1 – _____
2 – _____
3 – _____
4 – _____
5 – _____
PROFESSOR
Resposta: Dependerá do desenho.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 2 e 3
Nessas atividades são retomados a descrição de ambientes vistos de cima, a localização e o desenho de objetos.
Pergunte aos estudantes se já viram folhetos publicitários de imóveis, nos quais é comum o uso da planta. Explique que elas são necessárias para que os possíveis clientes visualizem o imóvel antes de comprá-lo. Leve para a sala de aula ou sugira a eles que levem alguns desses folhetos e tentem identificar os diferentes espaços e elementos representados nas plantas.
Sugestão de atividade
Plantas e maquetes
Se julgar oportuno, pode-se fazer a maquete da sala de aula com o uso de materiais como cartolina, caixas de fósforos vazias e palitos de sorvete para representar o mobiliário, antes de representá-la por meio da planta. Ao observar a maquete da sala em uma posição que corresponda aos móveis e objetos vistos de cima, os estudantes poderão fazer com maior facilidade a representação. Pergunte se algum estudante tem familiares que trabalham com construção civil; em caso positivo, pode-se incentivá-los a falar sobre o que sabem a respeito do uso da planta em obras.
BNCC em foco:
EF02MA12, EF02MA13
MP046
- Considerando as linhas e as colunas da malha quadriculada a seguir, descreva a posição da estrela.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que a estrela está localizada na 3ª coluna da esquerda para a direita e na 2ª linha de cima para baixo. Fim da observação.
- Escute a descrição dos colegas e discutam sobre as melhores estratégias para fazer essa descrição.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Agora, observe outra malha quadriculada e descreva a posição do círculo.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que o círculo está localizado na posição B2 ou 2B. Fim da observação.
- Converse com os colegas sobre o que facilitou ou o que dificultou essa descrição.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Desenhe a planta da sua sala de aula na malha quadriculada abaixo.
PROFESSOR
Desenho pessoal.
- Agora, descreva a localização da mesa do professor na planta da sala de aula que você desenhou.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
A atividade explora a localização de região na malha quadriculada. Espera-se que os estudantes percebam a necessidade de mais de um ponto de referência para orientar a localização da estrela na malha. Incentive-os a usar as referências de linha e coluna, que também podem ser observadas nas tabelas.
Atividade 5
Enfatize que as coordenadas (não é necessário apresentar esse termo) expressas por meio de uma letra e de um número podem ser entendidas como um comando em duas etapas: lemos a letra correspondente à coluna, que indica até que posição horizontal deve ser feito o deslocamento; e lemos o número correspondente à linha, que indica o número de quadrinhos da malha que devemos “descer”(em relação à posição de leitura da página).
Espera-se que os estudantes digam que o círculo está localizado em B2 ou 2B.
Atividade 6
Os estudantes devem perceber que, se utilizarem quadrinhos da malha para marcar o local dos objetos que aparecerão na planta da sala de aula, ficará mais fácil descrever a localização desses objetos, como foi feito com a posição do círculo na atividade anterior. Depois de cada estudante fazer o seu desenho, peça a eles que comparem com o de um colega. Cada um deve indicar a localização de um objeto presente na planta que o outro fez. É importante eles perceberem que, mesmo que ambos tenham representado o mesmo local (a sala de aula), as plantas podem ser diferentes, dependendo de como cada estudante representou os elementos e suas posições.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02MA12, EF02MA13
MP047
Movimentação
- Vamos ajudar Carolina a chegar em casa? Termine de pintar o percurso indicado pelas setas abaixo.
- A casa de Carolina é aquela em que há uma quantidade maior ou
menor
de janelas na fachada?
_____
PROFESSOR
Resposta: A casa de Carolina é a casa em que há uma quantidade maior de janelas.
- Quantas janelas há na fachada da casa de Carolina?
_____
PROFESSOR
Resposta: 4
MANUAL DO PROFESSOR
Embora os estudantes estejam inseridos em um espaço físico desde o nascimento, a exploração desse espaço não é natural e depende de intervenção. Por isso, na escola, é importante colocá-los em situações lúdicas que envolvam orientação espacial, leitura do espaço e, por fim, construção de representações de locais conhecidos (como as ruas de seu bairro) na forma de mapas, bem como sua movimentação descrita por meio de trajetos.
Brincadeiras como “caça ao tesouro” representam uma boa oportunidade para envolvê-los em leitura de mapas, identificação de pontos de referência, noções de direção e sentido (para a frente, para trás, à direita, à esquerda etc.).
Objetivos
• Identificar e registrar a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência.
• Elaborar, descrever e desenhar trajetos (ou roteiros) em malha quadriculada.
Iniciamos nessas páginas o trabalho com movimentação em malha quadriculada com o caminho orientado por setas numeradas, que indicam a direção e o sentido de locomoção e a quantidade de quadrinhos a serem avançados. Verifique se os estudantes compreendem essa codificação antes de realizarem a atividade.
Atividade 1
Na atividade, os estudantes vão:
• utilizar códigos para seguir instruções relacionadas à localização;
• traçar caminho pintando quadrinhos em malha quadriculada para encontrar a casa correta;
• observar e comparar semelhanças e diferenças em imagens;
• fazer contagem e comparar quantidades.
Após os estudantes encontrarem a casa de Carolina, socialize os diferentes caminhos que aparecerem. Oriente que, embora haja muitos trajetos possíveis, só um corresponde às instruçõesdo código composto por setas e números.
MP048
- Fábio está perdido no parque. Trace um caminho para que ele consiga sair do parque. Depois, descreva esse caminho com as setas numeradas.
PROFESSOR
Exemplo de resposta:
- Pinte os quadradinhos do caminho que o jogador de camiseta amarela vai percorrer com a bola até chegar ao gol. Para isso, siga as instruções abaixo.
- Como você acha que o jogador de camiseta verde pode impedir o gol? Conte a um colega.
PROFESSOR
Exemplo de resposta: O jogador de camiseta verde pode chegar ao gol antes do jogador de camiseta amarela fazendo o caminho:PROFESSOR
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Inicialmente, explore os elementos da malha quadriculada com os estudantes. Peça a eles que proponham oralmente caminhos que Fábio pode fazer para encontrar a saída. Depois, cada um deve registrar um caminho de sua escolha no livro e descrevê-lo com setas numeradas. Socialize as respostas e faça a validação com os estudantes.
Atividade 3
Pergunte aos estudantes se o jogador pode fazer outros caminhos até o gol. Peça, então, a eles que registrem no caderno as setas com as direções do novo caminho. Espera-se que reconheçam outras possibilidades, como:
CRÉDITO: ADILSON SECCO
Solicite aos estudantes que pintem com uma cor diferente outro caminho para esse jogador chegar ao gol, diferente do que pintaram, e comparem suas respostas. Peça também a eles que verbalizem as instruções dadas, como: “Avance um quadrinho para a frente, vire à direita, avance três quadrinhos, vire à esquerda e avance oito quadrinhos”, entre outras, para que se familiarizem com essa linguagem. Poderá também ser feita uma lista com o vocabulário utilizado.
Há várias possibilidades de o jogador de camiseta verde impedir o gol. Duas respostas possíveis são: o jogador de camiseta verde pode chegar ao gol antes do jogador de camiseta amarela fazendo estes caminhos:
a)
b)
Uma variação dessa atividade consiste em acrescentar obstáculos na malha quadriculada (podem ser adversários no meio do caminho) para que os jogadores em questão tenham de mudar a trajetória.
BNCC em foco:
EF02MA12, EF02MA13
MP049
Caminhos orientados
- Mariana saiu de casa para comprar pão. Trace dois
trajetos
que ela pode ter feito para chegar à padaria.
PROFESSOR
Exemplo de trajetos:
- André saiu de casa, virou à direita, seguiu em frente e entrou na 1ª rua à esquerda. Depois, seguiu em frente e entrou na
1ª
rua à direita. Seguiu em frente e entrou na 2ª rua à esquerda. Seguiu em frente e, no meio do quarteirão, entrou no escritório de seu pai, à esquerda. Depois de visitar o escritório de seu pai, André voltou para casa passando pelo ginásio. Trace o caminho que André fez para ir e um possível caminho feito na volta para casa.
PROFESSOR
Exemplo de caminho:
MANUAL DO PROFESSOR
Para essa faixa etária, porém, não é necessário apresentar mapas muito elaborados, em que as ruas não estejam apenas em disposição retangular, pois, para descrever esses trajetos, seriam necessários termos ainda não trabalhados com os estudantes.
Sempre que possível, após descreverem um caminho, incentive-os a relatarem o caminho contrário, de modo que sejam exploradas as instruções para retornar ao ponto de partida.
Objetivos
• Identificar e registrar a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência.
• Ler e desenhar trajetos (ou roteiros) orientados em mapas.
• Reconhecer e representar elementos em plantas.
Atividade 1
É importante que os estudantes percebam que, para descrever um trajeto ou acompanhar as instruções dadas, é preciso que se coloquem na posição da pessoa que realizará o trajeto.
Depois de os estudantes indicarem os trajetos, peça a eles que os comparem com os dos colegas para verificar possíveis diferenças.
Atividade 2
Proponha aos estudantes que inventem e descrevam outro caminho para André chegar ao escritório do pai e também voltar para casa. Na descrição dos trajetos, os estudantes podem usar termos diferentes dos apresentados no texto, seja por suas experiências pessoais, seja por regionalismos, o que deve ser respeitado. Por exemplo, podem ser usadas as palavras quadra, quarteirão ou bloco.
No dia a dia, deparamo-nos com situações em que precisamos explicar um caminho a outra pessoa ou seguir instruções recebidas para chegar a um local. Assim, é importante proporcionar atividades em que seja solicitada a descrição de trajetos orientados – descrição baseada apenas em instruções orais, sem que seja visto o caminho por onde se passará, ou acompanhada de um mapa (no qual é possível fazer o registro do trajeto).
BNCC em foco:
EF02MA12, EF02MA13
MP050
- Descreva o trajeto que Vitória fez para ir do prédio em que mora até o supermercado.
_____
PROFESSOR
Resposta: Vitória saiu do prédio e virou à esquerda, seguiu em frente e entrou na 2ª rua à direita. Seguiu em frente, cruzou duas ruas e entrou no supermercado, à esquerda.
- Observe o desenho de uma sala de aula.
PROFESSOR
Resposta: vd: verde am: amarelo az: azulLegenda
Carteira de Cláudia
Carteira de Laura
Carteira de Joana
- Agora, leia as dicas para pintar as carteiras conforme a legenda.
Boxe complementar:
Dicas
- Cláudia senta na 1ª carteira do lado direito da carteira de Lucas.
- Laura senta na última carteira da fileira em que Maria se senta.
- Joana senta na 1ª carteira do lado esquerdo da carteira de Laura.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
O desafio desta atividade está no fato de que, após a observação do caminho desenhado, os estudantes precisam descrevê-lo com indicações, como: seguir em frente, virar à esquerda, virar na 1ª rua à direita. É possível que apareçam descrições, como: “Pegar a paralela a uma rua, passar dois cruzamentos, andar um quarteirão” etc. Essas expressões devem ser valorizadas, e as diferentes maneiras de descrever um trajeto devem ser socializadas.
Além disso, é importante que os estudantes percorram um caminho e depois retornem à origem, explorando as instruções inversas, que possibilitam “desfazer” um movimento anteriormente realizado. Peça a eles que descrevam o caminho que Vitória percorreria do supermercado à sua casa, passando pelas mesmas ruas do caminho de ida.
Atividade 4
O uso da linguagem para a localização envolve quase sempre um referencial. Não faz sentido dizer, por exemplo, que “Maria está atrás”. Atrás de quem?
A atividade, portanto, permite explorar a ideia do referencial. Para isso, você pode pedir a cada estudante que descreva sua posição na sala usando termos como à direita de, à frente de, entre e atrás de.
Os estudantes devem perceber que o referencial nessa situação é a posição da carteira de cada estudante. Se julgar necessário, mostre o lado direito e o lado esquerdo da carteira. Na atividade, é importante que eles percebam que não há carteiras do lado esquerdo da carteira de Lucas nem do lado direito da carteira de Laura.
BNCC em foco:
EF02MA12, EF02MA13
Sugestão de atividade
Criando caminhos
Faça um mapa com as ruas do bairro e alguns pontos de destino. Separe a turma em grupos. Cada grupo deve descrever trajetos reais, que cheguem a algum ponto do bairro. Defina o ponto de partida. Cada grupo deverá representar um trajeto para um ponto diferente.
Depois que todos os grupos fizerem os trajetos, socialize-os acompanhando no mapa a descrição feita pelos grupos.
MP051
- Trace o trajeto mais curto que Isabel pode percorrer para ir de sua casa até a entrada do parque. Em seguida, descreva-o.
PROFESSOR
Resposta: Isabel sai de casa, vira à direita e segue em frente até entrar na 1ª rua à esquerda. Depois, segue em frente até entrar na 2ª rua à direita. Então, segue em frente até a entrada do parque, à direita.
- Pinte os quadros contendo as palavras ou expressões que você pode utilizar para descrever o trajeto da entrada da escola até sua sala de aula.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Agora, escreva outras palavras ou expressões que você utilizaria, além das listadas acima.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Faça, no caderno, o desenho da sua sala de aula vista de cima. Depois, trace um caminho da porta até o local onde você está sentado hoje.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Explique aos estudantes que, na atividade, ao sair de casa, Isabel vira à direita. Observe se percebem que nesse momento a direita de Isabel é a esquerda do observador (estudante). Relembre que, em descrições de trajetos, é necessário colocar-se no lugar da pessoa que está caminhando.
Atividades 6 e 7
Socialize os caminhos traçados e as expressões indicadas pelos estudantes. Pode-se fazer uma lista na lousa com essas expressões.
Pergunte aos estudantes se eles sabem o que é um GPS (Sistema de Posicionamento Global, na sigla em inglês). Trata-se de um sistema de navegação que determina a posição de um ponto em qualquer lugar da superfície terrestre. Comente que o GPS pode ser encontrado em celulares e é usado para obter localizações e indicações de trajetos.
Sugestão de leitura para o professor
Livro
PIRES, Célia Maria Carolino. Educação Matemática: conversas com professores dos anos iniciais. São Paulo: Zapt, 2012. p. 188-190.
Nas páginas indicadas, a autora trata de localização e movimentação no espaço.
BNCC em foco:
EF02MA12, EF02MA13
MP052
Compreender problemas
Para resolver
Problema
Veja abaixo a quantia que Pedro e Felipe economizaram.
Dinheiro de Pedro
Dinheiro de Felipe
- Juntos, eles têm: 1 cédula de 5 reais,
_____
cédulas de 10 reais,
_____
cédula de 20 reais e
_____
moedas de 1 real.
PROFESSOR
Resposta: 3; 1; 2
Para refletir
- Quais das cédulas a seguir não apareceram no problema acima? Marque com um X .
( )
( )
( )
( )
( )
( )
PROFESSOR
Respostas corretas: 2 reais; 50 reais; 100 reais.- Que quantia Pedro tem?
_____
PROFESSOR
Resposta: Pedro tem 27 reais.
- Que quantia Pedro e Felipe têm juntos?
_____
PROFESSOR
57 reais.
- Se trocarmos o dinheiro de Pedro pelo de Felipe e vice-versa, muda a quantia que eles têm juntos?
_____
PROFESSOR
Resposta: Não.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
• Resolver problemas envolvendo quantias compostas de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Para resolver
O objetivo destas páginas é levar os estudantes a identificarem os números que indicam as quantidades envolvidas, fazendo comparações entre os valores. Pode-se explorar também a função de cada número; por exemplo: “30 reais” indica uma medida; “3 cédulas” indica uma quantidade.
O problema propõe que os estudantes identifiquem a quantidade de cédulas de cada tipo e de moedas de 1 real que Pedro e Felipe têm juntos. Explore também o valor das cédulas, pedindo aos estudantes que indiquem a quantia que tem cada um e, depois, quanto de dinheiro eles têm juntos. Discuta com os estudantes a diferença que existe entre contar a quantidade de cédulas (ou de moedas) e obter a quantia que essas cédulas (e moedas) indicam.
Para refletir
Atividade 1
Espera-se que os estudantes identifiquem as cédulas de 2, de 50 e de 100 reais. Peça a eles que digam como pensaram, para que você verifique como fizeram a identificação: se conhecem as cédulas, se foi por comparação de imagens etc.
Atividade 2
Amplie os questionamentos sobre a quantidade de cédulas e a quantia que se obtém com essas cédulas para que, cada vez mais, o estudante se aproprie da equivalência de valores entre cédulas e moedas do real.
Atividade 3
Depois de os estudantes responderem, peça a eles que comparem sua resposta com a de um colega e verifiquem se elas são iguais ou em que diferem.
Atividade 4
Espera-se que os estudantes percebam, aos poucos e sem que se fale do nome dela, a comutatividade da adição.
BNCC em foco:
EF02MA20
MP053
A Matemática me ajuda a ser
...uma pessoa que ajuda o próximo
Renata acabou de se mudar para o bairro e hoje foi o primeiro dia dela na escola.
Como era nova no bairro e não sabia onde ficava a papelaria, pediu a Tainá que explicasse o caminho para ela ir à papelaria com sua mãe.
Tainá fez um desenho para ajudar e explicou: ao sair da escola, vocês devem virar à direita e seguir em frente. No final do quarteirão, virem à direita e, logo depois, à direita de novo. A papelaria fica entre o açougue e a farmácia.
Tome nota
- Quando Renata chegar à rua da farmácia, vai observar que a farmácia está à direita ou à
esquerda
da papelaria? E o açougue: está à
esquerda
ou à direita da papelaria?
_____
PROFESSOR
Resposta: Do ponto de vista de Renata, a farmácia está à direita da papelaria; o açougue está à esquerda da papelaria.
- Como Tainá se referiu à rua em que fica a papelaria?
_____
PROFESSOR
Resposta: Como rua da farmácia.
Reflita
- Na sua escola já entrou algum
colega
que precisou da sua ajuda? Você o ajudou?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Você já esteve em uma situação que precisou de ajuda? Qual?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
A formação de cidadãos respeitosos e educados em diversos aspectos ocorre por meio de exemplos nas pequenas ações tanto na escola quanto em casa. Tratar todas as pessoas, incluindo os colegas, com respeito e educação é algo que deve ser incentivado sempre, em todos os momentos. Infelizmente, há muitos casos em que estudantes tratam outros com desrespeito e bullying . Converse com eles sobre isso, sempre que possível, para que percebam que devem tratar as pessoas como eles gostariam de ser tratados.
Objetivos
• Identificar e registrar a localização e os deslocamentos de pessoas no espaço, considerando mais de um ponto de referência.
• Ler trajetos (ou roteiros) orientados em mapas.
Tome nota
Atividades 1 e 2
Incentive os estudantes a traçarem o caminho seguindo o roteiro descrito por Tainá. Espera-se que eles percebam que do ponto de vista de Renata, que observa a papelaria de frente, a farmácia está à direita da papelaria e o açougue está à esquerda da papelaria.
Um modo proveitoso de ampliar esse conhecimento é pedir aos estudantes que tracem outros caminhos e esbocem roteiros para outro colega seguir, como: “Tainá saiu da sorveteria e virou à esquerda. Depois, ela entrou à direita na rua da farmácia e foi até o final. Em seguida virou à esquerda e entrou na primeira porta à esquerda. Aonde ela chegou?” (Ao hotel.)
Reflita
Atividades 1 e 2
Peça aos estudantes que reflitam sobre o primeiro dia deles na escola, como eles foram apresentados e como foram recebidos pela nova turma.
É importante que os estudantes percebam que a maioria das pessoas fica apreensiva quando está conhecendo novas pessoas em um novo ambiente. Assim como a turma tratou Renata, é importante tratar as pessoas conhecidas e desconhecidas com respeito. Pergunte: “Se você fosse novo na escola e ninguém o conhecesse, como você gostaria que as pessoas o tratassem?”.
BNCC em foco:
EF02MA13
MP054
Compreender informações
Classificar situações prováveis ou impossíveis
- Apolo vai participar de uma gincana em que uma das tarefas é uma corrida. A largada é da casa em frente ao mercado e a chegada é na padaria, passando pela casa de Lúcia.
- Nessa gincana só é permitido circular pelas ruas coloridas de verde.
PROFESSOR
Exemplo de resposta:
- Com indique um possível trajeto para Apolo fazer.
- Com indique um possível trajeto para Apolo fazer iniciando pela direita.
- Marque com
X
a frase correta sobre o trajeto de Apolo.
( ) É pouco provável que Apolo escolha começar o trajeto pela direita.
( ) É impossível que Apolo escolha começar o trajeto pela direita.
PROFESSOR
Resposta correta: É pouco provável que Apolo escolha começar o trajeto pela direita.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
• Classificar resultados de eventos aleatórios.
• Ler e desenhar trajetos (ou roteiros) orientado sem mapas.
As atividades das páginas 28 e 29 exploram situações que envolvem a noção de aleatório (acaso), para que o estudante classifique resultados de eventos em “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.
Atividade 1
Explique a situação proposta aos estudantes e explore os elementos do mapa.
Peça aos estudantes que, inicialmente, descrevam oralmente trajetos que podem ser feitos da casa em frente ao supermercado até a padaria. Pergunte: “Em quais desses trajetos passamos pela casa de Lúcia?”. Depois dessa roda de conversa, solicite aos estudantes que pintem os trajetos indicados nos itens a e b. Socialize os trajetos traçados, validando-os com os estudantes.
Em seguida, proponha a questão do item c, ressaltando a diferença entre as duas afirmações:
• Um resultado improvável de ocorrer é aquele em que a possibilidade de acontecer é muito pequena, mas é possível; por exemplo: “sortear uma bola vermelha de uma urna que contém 900 bolas azuis e somente 1 bola vermelha”.
• Um resultado impossível de ocorrer é aquele que nunca acontece na situação apresentada; por exemplo: “sair 7 pontos na face voltada para cima no lançamento de um dado cúbico comum”.
BNCC em foco:
EF02MA13, EF02MA21
MP055
- Dentro de uma sacola de pano preto foram colocadas 3 bolinhas vermelhas e 1 bolinha azul.
Todas essas bolinhas têm o mesmo tamanho e são feitas do mesmo material.
- Ao retirar uma bolinha dessa sacola (sem olhar):
- Que cor de
bolinha
pode sair?
_____
PROFESSOR
Resposta: Vermelha ou azul.
- Que cor é muito provável de sair?
_____
PROFESSOR
Resposta: A cor vermelha.
- Considere que foram colocadas outras 5
bolinhas
azuis na sacola de pano da atividade anterior.
- Desenhe todas as
bolinhas
que ficaram na sacola.
_____
PROFESSOR
Resposta: V: vermelho A: azul
- Desenhe todas as
bolinhas
que ficaram na sacola.
- E agora, qual cor de
bolinha
é muito provável de sair?
_____
PROFESSOR
Resposta: A azul.
- Imagine que em outra sacola de pano estão 5
bolinhas
vermelhas e 80
bolinhas
azuis. Ao retirar uma
bolinha
(sem olhar):
- Que cor é pouco provável de sair?
_____
PROFESSOR
Resposta: A vermelha.
- Diga uma cor que é impossível de sair?
PROFESSOR
Resposta: Pode ser qualquer cor diferente de vermelho e de azul.- Explique para um
colega
como você pensou para responder aos itens a e b e ouça a explicação dele.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Explique para um
colega
como você pensou para responder aos itens a e b e ouça a explicação dele.
- Que cor é pouco provável de sair?
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
A atividade trata de uma situação envolvendo o aleatório em que os estudantes devem observar os resultados que podem ocorrer e verificar qual é o mais provável de acontecer.
Atividade 3
Converse com os estudantes sobre a situação e peça a eles que desenhem como ficou a sacola de pano depois que as outras bolinhas foram acrescentadas. Ressalte que eles devem considerar que nenhuma bolinha foi retirada ainda.
Os estudantes devem perceber que agora a sacola tem 3 bolinhas vermelhas e 6 bolinhas azuis.
Proponha questionamentos, incentivando-os a analisar a situação antes de responderem à questão proposta na atividade:
• Quantas bolinhas há na sacola agora? (9 bolinhas.)
• Quantas delas são azuis? (6 bolinhas.)
• E quantas são vermelhas? (3 bolinhas.)
• Que cor de bolinha pode sair ao retirar uma bolinha ao acaso (sorteando) dessa sacola? (Azul ou vermelha.)
Atividade 4
Se possível, propicie situações similares para os estudantes vivenciarem, o que poderá contribuir para eles perceberem o que ocorre e, assim, validar suas respostas.
BNCC em foco:
EF02MA21; competência geral 2
Sugestão de leitura para o professor
Dissertação de mestrado
SANTANA, Michaelle Renata Moraes de. O acaso, o provável e o determinístico: concepções e conhecimentos probabilísticos de professores do Ensino Fundamental. Disponível em: http://fdnc.io/eTK. Acesso em: 28 jan. 2021.
MP056
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Na planta da sala de aula, alguns móveis não foram representados. Verifique quais são os móveis que faltam e desenhe-os.
Planta da sala de aula
- Descreva um caminho que Mauro pode percorrer para ir da farmácia, na Rua Padre João Maria, até sua casa, na Rua Santa Isabel.
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: Ao sair da farmácia, Mauro vira à esquerda, segue em frente e entra na 1ª rua à esquerda. Depois, segue em frente e entra na 2ª rua à direita. E, então, segue em frente até chegar à sua casa, à esquerda.MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
• Retomar os conceitos estudados.
A seção possibilita a sistematização de vários conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, promovendo um momento de avaliação processual sob a perspectiva da avaliação formativa.
Atividade 1
É importante que os estudantes não se preocupem em representar muitos detalhes dos móveis, uma vez que o propósito da planta é identificar apenas os elementos essenciais do local representado.
Atividade 2
Sugira aos estudantes que comparem suas respostas. Pergunte: “Elas são iguais? Quem descreveu o caminho mais curto? E o mais longo?”.
Lembre-os de que, em descrição de trajetos, é necessário colocar-se na posição da pessoa que está percorrendo o caminho.
Aproveite o contexto da atividade e sugira a um estudante que descreva oralmente três ou quatro instruções para um trajeto orientado a partir do portão de saída da escola, de modo que os colegas adivinhem aonde ele leva. Nesse caso, a ausência de um mapa em mãos para consulta exige diversas habilidades: conhecer previamente as imediações da escola, elaborar um mapa mental no qual se respeite a orientação dos diversos locais que o compõem e obedecer à descrição do trajeto proposto.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02MA12, EF02MA13
Sugestão de atividade
Atravesse a malha
Proponha aos estudantes que se reúnam em duplas para o jogo. Deve-se entregar a cada jogador uma folha de papel quadriculado, com 25 quadrinhos dispostos em cinco fileiras horizontais e cinco fileiras verticais.
Cada jogador deve marcar quatro pontos (obstáculos para o adversário) nos cruzamentos das linhas da sua malha (veja o exemplo abaixo).
CRÉDITO: ADILSON SECCO
MP057
- Descreva a localização do pacote de arroz no armário.
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: O pacote de arroz está entre a caixa de leite e o pacote de feijão, na segunda prateleira de cima para baixo.
- Pinte o caminho mais curto que Gabriela pode percorrer para chegar ao lago.
- Agora, desenhe as setas numeradas que indicam o caminho percorrido por Gabriela.
_____
PROFESSOR
Resposta: Exemplo de desenho:
- Agora, desenhe as setas numeradas que indicam o caminho percorrido por Gabriela.
PROFESSOR
Exemplo de resposta:
- Converse com os colegas sobre situações em que você precisou comunicar
trajetos
ou localização de pessoas, objetos e lugares.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Autoavaliação
• Consigo descrever a posição de objetos e pessoas em um espaço?
Resposta pessoal.
• Consigo indicar trajetos por meio de diferentes tipos de representações de mapas ou plantas?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Um jogador não deve ver os pontos marcados pelo adversário.
O objetivo do jogo é ir de um lado da malha ao lado oposto, movimentando-se para cima, para baixo, para a direita ou para a esquerda (um lado de um quadrinho a cada jogada).
Após definidos os pontos de partida, cada jogador na sua vez anuncia seu movimento e desenha, em sua malha, um risco sobre um lado de um quadrinho, correspondente ao movimento anunciado. No caso de outro jogador avisar que “bateu” em um ponto (obstáculo), volta-se à posição anterior à jogada e passa-se a vez. Vence quem primeiro conseguir atravessar do “Lado de partida” ao “Lado de chegada”.
Atividade 3
Incentive os estudantes a descreverem a localização oralmente a um colega. Ao ouvir a descrição um do outro, cada estudante pode reelaborar a sua.
Outra possibilidade de resposta: “O pacote de arroz está na terceira prateleira, contando de baixo para cima, entre o pacote de feijão e a caixa de leite”.
Atividade 4
Inicialmente, converse com os estudantes para que determinem o caminho mais curto. Peça a eles que expliquem como pensaram. As explicações dos colegas podem ajudar aqueles que ainda estão com dificuldade.
Atividade 5
Proponha uma roda de conversa para que os estudantes exponham seus relatos.
Autoavaliação
A primeira questão trata da localização. É importante que os estudantes reflitam sobre como têm utilizado os termos estudados nesta Unidade em situações do cotidiano para indicar posições. Os estudantes podem apontar que já o fazem com tranquilidade, que reconhecem alguns termos e possuem dúvidas em outros, ou que ainda confundem direita e esquerda, e também podem relatar que até o momento não conseguem fazer descrições de posições, o que torna necessário aprofundar este trabalho durante o ano.
A segunda questão trata da movimentação. Destaque para os estudantes que quando indicamos ou descrevemos trajetos a partir de representações é necessário considerar pontos de referência diferentes do que quando estamos no espaço físico, uma vez que este é bidimensional.
Lembre-se de que o registro das respostas dos estudantes é importante para que você possa acompanhar os avanços deles durante o ano letivo.
MP058
Comentários para o professor:
Conclusão da Unidade 1
Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta Unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.
Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem
Nome: _____
Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____
Professor(a): _____
Legenda de Desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente
Tabela: equivalente textual a seguir.
Objetivos de aprendizagem |
Desempenho |
Observação |
---|---|---|
Consegue descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço considerando mais de um ponto de referência? |
_____ |
_____ |
Faz uso correto de termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás, em cima, entre, embaixo, perto, longe? |
_____ |
_____ |
Descreve e esboça roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares indicando pontos de referência, de entrada e de saída? |
_____ |
_____ |
Efetua contagem de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro e estabelece a equivalência dos respectivos valores para resolver situações cotidianas? |
_____ |
_____ |
Estabelece relações entre o símbolo e o que ele representa, ou seja, entre o representante com o representado? |
_____ |
_____ |
Classifica resultados de eventos cotidianos aleatórios como acontece com certeza, talvez aconteça, impossível acontecer? |
_____ |
_____ |
Classifica resultados de eventos aleatórios como pouco prováveis, muito prováveis, improváveis e impossíveis? |
_____ |
_____ |
Compreende e exercita o respeito às diferenças de opiniões e de propostas nos trabalhos em grupo? |
_____ |
_____ |
Nos trabalhos em grupo, elabora propostas e as defende com argumentos plausíveis? |
_____ |
_____ |