MP155

Introdução da Unidade 6

A abertura da Unidade, coerente com a proposta da coleção de dar continuidade à aprendizagem da etapa escolar anterior e de oferecer suporte e prerrequisitos para o ano seguinte, propõe uma abordagem por meio de observações e de descobertas em uma imagem representativa do cotidiano urbano do estudante do 2º ano do Ensino Fundamental, em que diversas aplicações dos conteúdos da Unidade Temática Grandezas e medidas se fazem presentes.

Nesta Unidade, a abordagem de Grandezas e medidas busca contemplar diferentes conhecimentos, tais como: estimativa, medida e comparação de comprimentos, de capacidade e de massa; indicação da duração de intervalos referentes aos dias da semana e meses do ano; medida da duração de intervalos de tempo, por meio de relógio digital; equivalência de valores e cédulas do sistema monetário brasileiro.

As atividades propostas envolvem majoritariamente Grandezas e medidas, mas há articulação delas com outras Unidades Temáticas. Por exemplo, em Geometria, são abordados aspectos relativos a plantas de ambientes familiares a partir de problemas relacionados às medidas de comprimento.

Como nas outras unidades, nesta se observa a relação com conhecimentos já adquiridos pelos estudantes no ano e com aqueles a serem construídos no 3º ano. Assim, espera-se que os conhecimentos aqui desenvolvidos sejam aporte àqueles que serão objetos de estudo no 3º ano, entre eles: o reconhecimento de que o resultado de uma medida depende da unidade de medida empregada; a escolha da unidade de medida mais apropriada; a estimativa, medição e comparação de comprimentos, de capacidades e massas, recorrendo às unidades de medidas padronizadas e não padronizadas.

Ainda sobre a Unidade Temática Grandezas e medidas, destaca-se a articulação com os estudos desenvolvidos no ano acerca do reconhecimento e da relação entre períodos do dia, dias da semana e meses do ano, além da escrita de datas. Tais conhecimentos conduzirão os estudantes a, neste ano, indicar intervalos relativos aos dias da semana e meses do ano, assim como a determinar a duração de intervalos de tempo em relógios digitais. Assim, na perspectiva de ampliação e aprofundamento no 3º ano, espera-se que os estudantes se apropriem da leitura e do registro de medidas de intervalos de tempo, utilizando o relógio analógico, e do reconhecimento da relação entre hora e minutos, e entre minuto e segundos.

Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro é mais uma abordagem desta unidade, que pretende conduzir os estudantes a indicar equivalência entre esses mesmos valores. Além disso, oferece condições a eles para que, no 3º ano, se instrumentalizem na resolução e elaboração de problemas envolvendo comparação e equivalência em situações de compra, venda e troca.

Quanto à Probabilidade e estatística, as atividades estimulam os estudantes a compararem informações organizadas em tabelas de dupla entrada, incluindo as que são resultantes de pesquisa que envolve o universo de até 30 elementos, o que significa uma ampliação do que foi tratado no 1º ano. Ao mesmo tempo, oferecem as bases para a resolução de problemas cujos dados são apresentados em tabelas de dupla entrada, a serem desenvolvidas no 3º ano. Essa abordagem pretende sistematizar os conhecimentos adquiridos no ano, em que as atividades propostas indicavam a organização por meio de representações pessoais. Simultaneamente, pretende-se possibilitar o desenvolvimento da leitura, interpretação e comparação de dados envolvendo resultados de pesquisas significativas e dispostos em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, fazendo uso de termos como maior e menor frequência, e assim incorporando esse tipo de linguagem para compreender aspectos significativos da realidade sociocultural.

Cada página deste livro propõe um novo desafio ao professor e aos estudantes. De acordo com o conteúdo, as habilidades e os objetivos de aprendizagem que se pretende desenvolver nas seções, nos conteúdos apresentados e nas atividades, as possibilidades de dinâmicas em sala de aula variam e podem demandar uma organização individual, em duplas, em grupos ou coletivas. Além disso, elas requerem boas estratégias de gestão de tempo, de espaço, e um planejamento prévio detalhado. Também é preciso estabelecer uma série de combinados que devem ser respeitados por todos, para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Competências gerais favorecidas

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Competências específicas favorecidas

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

MP156

UNIDADE 6. Grandezas e medidas

Imagem: Ilustração. À esquerda, Daniel está andando na calçada, segurando um copo com suco com a mão direita e a coleira de Bizi com a mão esquerda. Na frente dele, a cachorra está cheirando uma sandália rosa, que está no chão (Resposta: Daniel e Bizi estão aqui). Atrás deles há uma loja de sucos com um relógio indicando 10:00 horas. Em seguida, uma loja com frutas sobre uma mesa. Ao lado, Amélia está com a mão sob o queixo e olhando para baixo. Ela está com o pé direito descalço e com uma sandália rosa no pé esquerdo (Resposta: Amélia está aqui). Atrás dela há casas e uma mulher segurando a mão de uma menina. No centro, um homem ajuda um idoso atravessar a rua sobre a faixa de pedestres e uma mulher está caminhando. Atrás deles há um carro amarelo parado. À direita, pessoas caminhando na calçada. Em seguida, uma loja de água mineral com galões enfileirados e uma placa com a informação: vasilhames de 5L e de 10L. Ao lado, uma peixaria com peixes expostos e uma placa na parte superior da loja. Abaixo, a informação: Compre 2 kg de salmão e ganhe 1 kg de sardinha. Em seguida, um homem está sentado na frente de um muro e lendo jornal. Ao seu lado há varas de pescar e uma placa com a informação: Temos varas de pescar de 2m. Ao fundo, um carro, um casal andando na calçada e atrás deles, um navio no mar. Acima, o céu azul. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da Unidade

• Estimar, medir e comparar comprimento, massa e capacidade, utilizando unidades de medida não padronizadas.

• Identificar, estimar, medir, usar e comparar medidas de comprimento, utilizando unidades de medida padronizadas: centímetro, metro e milímetro.

• Identificar, estimar e comparar medidas de massa, utilizando unidades de medida padronizadas: grama e quilograma.

• Identificar, estimar e comparar medidas de capacidade, utilizando unidades de medida padronizadas: litro e mililitro.

• Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital.

• Ler horas em relógios digitais.

• Identificar e relacionar as unidades de medida de tempo, horas, dias, dias da semana, meses e anos.

• Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

• Resolver problemas de adição, de subtração e de multiplicação, por meio de estratégias pessoais.

• Elaborar problemas de adição e de subtração.

• Resolver problemas com dados apresentados em plantas e esquemas envolvendo medidas de comprimento.

• Ler, interpretar e organizar dados coletados em tabelas simples e de dupla entrada.

BNCC em foco:

EF02MA06, EF02MA07, EF02MA16, EF02MA17, EF02MA18, EF02MA19, EF02MA20, EF02MA23

MP157

Para refletir...

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Amélia e Daniel estão passeando pela rua.

• O relógio na loja de sucos está marcando 10 horas da manhã ou 10 horas da noite?

PROFESSOR Resposta: 10 horas da manhã.

• Você é mais alto ou mais baixo que as varas de pescar à venda?

PROFESSOR Resposta esperada: Mais baixo.

• Quais produtos da cena costumam ser pesados para a venda?

PROFESSOR Resposta: Peixes e frutas.

• Quais produtos costumam ser vendidos em litros?

PROFESSOR Resposta: Água e sucos.
MANUAL DO PROFESSOR

A Unidade explora diferentes unidades de medida de comprimento, de massa, de capacidade, de medida de tempo, bem como o sistema monetário. As situações-problema propostas possibilitam aos estudantes estimar e fazer comparações entre as medidas de grandezas indicadas.

Na abertura, apresentam-se diversas situações do dia a dia em que é possível observar os elementos básicos da ideia de medição. Explore a ilustração para que os estudantes reconheçam a presença da grandeza, da unidade empregada e da medida obtida (não é necessário definir esses termos, apenas evidenciar sua presença nas situações mostradas). Por exemplo, na situação mostrada na placa “Temos varas de pescar de 2 m” a grandeza medida é o comprimento, a unidade de medida é o metro e o número 2 indica quantas vezes a unidade metro cabe no comprimento da vara. Sugerimos que esse processo de evidenciar os elementos envolvidos em uma medição seja obtido por meio de perguntas, como: “O que o vendedor da loja de peixe está medindo com a balança?” (A massa dos peixes.).

Para refletir...

Ao questionar se são 10 horas da manhã ou da noite, incentiva-se a leitura da imagem e a relação do horário com os ciclos diários de luz. É claro que essa conclusão se refere ao contexto de nosso país, uma vez que, se a cena ocorresse no verão europeu, por exemplo, seria possível estar claro às 10 horas da noite.

A segunda pergunta explora a capacidade que os estudantes têm de estimar e comparar. Providencie alguns pedaços de barbante com 1 metro de comprimento para que visualizem o comprimento referente à unidade de medida metro e possam fazer novas comparações.

Espera-se que os estudantes percebam que existem diferentes grandezas para medir: massa e capacidade, além de comprimento e tempo já tratadas. Peça a eles que mencionem outras situações em que é necessário fazer medições.

MP158

Medindo comprimentos

  1. Complete as frases de acordo com as ilustrações abaixo.

    Antônio e João estão construindo paredes.

Imagem: Ilustração. À esquerda, Antônio, homem com chapéu e macacão azul está segurando um tijolo. Na frente dele há uma parede com dez tijolos enfileirados (Comprimento da parede de Antônio).   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. João, homem calvo com roupa azul está segurando um tijolo sobre uma parede com oito tijolos enfileirados (Comprimento da parede de João).  Fim da imagem.
  1. A medida do comprimento da parede de Antônio corresponde à medida do comprimento de _____ tijolos.
    PROFESSOR Resposta: 10
  1. A medida do comprimento da parede de João corresponde à medida do comprimento de _____ tijolos.
    PROFESSOR Resposta: 8
  1. Os garotos vão jogar futebol. Para construir cada gol, eles decidiram usar duas latas separadas pelo comprimento de medida igual à de 6 pés.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Marcos, menino loiro com uniforme azul está colocando os pés um na frente do outro entre duas latinhas, que estão próximas (Gol de Marcos).  Fim da imagem.
Imagem: À direita, Abel, menino com cabelo preto e uniforme verde está colocando os pés um na frente do outro entre duas latinhas, que estão mais distantes (Gol de Abel). Atrás deles, meninos observam. Fim da imagem.
  1. Quem tem o pé maior: Marcos ou Abel? _____
    PROFESSOR Resposta: Abel.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Você acha certo que os gols de Marcos e de Abel fiquem com comprimentos diferentes?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. O que poderia ter sido feito para que esses gols não ficassem com comprimentos diferentes?
    PROFESSOR Exemplo de resposta: Apenas um deles (Marcos ou Abel) poderia ter construído os dois gols, usando a medida do próprio pé.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas.

Antes de realizar as atividades, pergunte: “Como vocês mediriam o comprimento de uma parede?”. Depois, discuta com a classe as diferentes respostas obtidas, aproveitando para verificar se elas envolvem o uso de uma unidade de medida, se essa unidade de medida se mantém durante o processo de medição (por exemplo, quando dizem que a medida de comprimento da parede é igual a 8 passos e 2 palmos).

Atividade 1

Peça aos estudantes que, em duplas, estimem o comprimento de certa parede da escola, deixando livre a unidade de medida. Espera-se que eles percebam a importância da unidade de medida, uma vez que as medições apresentadas expressam unidades diferentes.

Para indicar o comprimento de cada uma das paredes, o comprimento do tijolo foi usado como unidade de medida.

Atividade 2

A atividade apresenta uma situação em que se obtêm valores iguais, mas com unidades de medida diferentes (pé do Marcos e pé do Abel), para expressar o que supostamente teria um mesmo comprimento. Em uma roda de conversa, discuta as soluções propostas com os estudantes.

Para ampliar, desafie os estudantes a medir a largura da sala utilizando o passo e, depois, o polegar como unidades de medida. Em seguida, pergunte em que situação tiveram mais dificuldade.

Avalie a conveniência de conversar com os estudantes sobre a importância da unidade de medida padronizada.

BNCC em foco:

EF02MA16

MP159

O centímetro

  1. Os desenhos a seguir podem ser medidos com uma régua graduada em centímetro.

    Indique a quantidade de centímetros que corresponde à medida do comprimento de cada brinquedo.

Imagem: Ilustração. Uma reta vermelha e abaixo, a informação: 1 centímetro.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma moto vermelha. Abaixo, uma régua indicando 4 centímetros.   Fim da imagem.

A medida do comprimento do desenho da motocicleta é igual a _____ centímetros.

PROFESSOR Resposta: 4
Imagem: Ilustração. Um trem vermelho e roxo. Abaixo, uma régua indicando 8 centímetros.  Fim da imagem.

O desenho desse trem mede _____ centímetros de comprimento.

PROFESSOR Resposta: 8

Indicamos 1 centímetro por: 1 cm

  1. Escolha o instrumento de medida – régua, fita métrica ou trena – que você usaria para medir o comprimento em cada caso.
Imagem: Fotografia. Uma régua verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Régua. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma fita métrica amarela.   Fim da imagem.

LEGENDA: Fita métrica. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma trena amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trena. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Comprimento de uma lapiseira: _____
  1. Comprimento de uma corda: _____
  1. Comprimento do contorno do pulso: _____
    PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Medir e comparar comprimento, utilizando centímetro como unidade de medida.

Atividade 1

Peça aos estudantes que observem que, na medição do comprimento, tanto no desenho da motocicleta quanto do trem, o início do desenho coincide com a marca zero da régua. Isso facilita a leitura, pois a medida será o número correspondente à marca da outra extremidade do desenho na régua.

Ao usar uma régua, é comum alguns estudantes colocarem o início do desenho na marca 1 centímetro; nesse caso, eles devem compreender que a medida será o número correspondente à marca da outra extremidade do desenho subtraída de uma unidade.

Atividade 2

Os estudantes devem identificar a situação em que o uso de cada instrumento de medida de comprimento é, na opinião deles, mais adequado. Por exemplo, peça a eles que tentem medir o contorno do punho com uma régua, de modo que verifiquem que o resultado obtido é impreciso.

Havendo possibilidade, disponibilize os instrumentos de medida apresentados na atividade para a classe e verifique se a turma conhece outras situações de uso social para eles.

O trabalho com unidades de medida tem grande importância para o desenvolvimento do pensamento matemático, pois, além de relacionar-se com muitos momentos do cotidiano, pode articular diferentes campos matemáticos, como Aritmética, Geometria e Álgebra.

A construção do conceito de medida é complexa e envolve o reconhecimento de grandezas, a escolha de uma unidade adequada para sua medida e a expressão da relação entre a grandeza e sua unidade, por meio de um número que indica quantas vezes a grandeza contém a unidade.

MP160

O metro

  1. Estime as medidas e complete com mais de ou menos de.
    1. Meu braço mede _____ 1 metro de comprimento.
      PROFESSOR Resposta: menos de
    1. A porta da sala de aula mede _____ 1 metro de altura.
      PROFESSOR Resposta: mais de
    1. Minha carteira escolar mede _____ 1 metro de altura.
      PROFESSOR Resposta: menos de
  1. Para expressar as medidas da altura de uma pessoa e do comprimento de muitas outras coisas, podemos usar a unidade de medida metro. Observe a cena.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma reta do chão até o céu indicando 3 metros. Ao lado, um menino está sorrindo com as mãos na cintura (1 metro). No centro, uma mulher maior que o menino sorri com os braços cruzados. Ao seu lado, um bebê com fralda, menor que o menino, sorri com os braços levantados e um cachorro menor que o bebê observa. À direita, uma árvore com 2 metros. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Quem tem menos de 1 metro de medida de altura nessa cena?
    PROFESSOR Resposta: A criança de fralda e o cachorro.
  1. Quem tem entre 1 metro e 2 metros de medida de altura?
    PROFESSOR Resposta: A mulher.
  1. O muro verde-claro da cena tem cerca de quantos metros a mais de medida de altura que o garoto de camiseta azul?
    PROFESSOR Resposta: Cerca de 2 metros.

Indicamos 1 metro por: 1 m

  1. Cite três animais que têm mais de 1 metro de medida de altura.

    _____

    PROFESSOR Exemplos de resposta: Girafa, elefante, camelo.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Identificar, estimar e comparar comprimento, utilizando o metro como unidade de medida.

Atividade 1

Leve para a sala de aula barbantes com 1 metro de comprimento e distribua-os entre os estudantes para que possam utilizá-los para medir vários objetos. Essa experiência os ajudará no momento de realizar as estimativas pedidas na atividade.

Pode-se perguntar: “A lousa tem mais de 1 metro ou menos de 1 metro de comprimento?”. Espera-se que os estudantes estimem mais de 1 metro.

Depois que os estudantes fizerem a atividade, peça a eles que, com os pedaços de barbante de 1 metro de comprimento, validem as estimativas feitas.

Atividade 2

Amplie os questionamentos e pergunte:

• “A bananeira tem quantos metros de altura a menos que a altura do muro?” (1 metro.)

• “Qual é o elemento mais alto na cena? E o mais baixo?” (O mais alto é o muro, e o mais baixo, o cachorro.)

Atividade 3

Primeiro, elabore uma lista com alguns animais que têm menos de 1 metro de altura e outros que têm mais de 1 metro de altura. Organize uma roda de conversa para apresentar a lista aos estudantes. Depois, peça a eles que estimem a medida da altura de cada um dos animais da lista. Eles podem utilizar os pedaços de barbante de 1 metro para auxiliar nessas estimativas.

BNCC em foco na dupla de páginas:

EF02MA16

MP161

O milímetro

  1. Marcos tentou medir o comprimento da ponta de seu lápis.

    Ele percebeu que a ponta era muito pequena, menor do que 1 centímetro. Então, escolheu o milímetro para expressar a medição.

Imagem: Ilustração. Um lápis e abaixo, uma régua indicando o comprimento da ponta: 4 milímetros.   Fim da imagem.
  1. Cerque com uma linha os objetos em que o milímetro é a unidade de medida mais adequada para expressar a medida do comprimento.
Imagem: Ilustração. Um caderno amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: Caderno. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um botão verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Botão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um grão de arroz. Fim da imagem.

LEGENDA: Grão de arroz. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma lantejoula verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Lantejoula. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um prédio. Fim da imagem.

LEGENDA: Prédio. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Respostas esperadas:Grão de arroz; Lantejoula.

Observação: Os elementos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Os milímetros também podem ser muito utilizados para expressar medidas de pequenas espessuras.
Imagem: Ilustração. Uma folha de papel.  Fim da imagem.

LEGENDA: Folha de papel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma moeda de um real.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moeda. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um azulejo de vidro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Azulejo. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Medir, estimar e comparar comprimentos, utilizando o milímetro como unidade de medida.

Avalie a conveniência de informar que massa e peso são conceitos diferentes. Quanto maior a massa de um corpo, maior é o seu peso. Massa: grandeza cuja medida dá a quantidade de matéria de um corpo. Peso: força exercida sobre um corpo pela atração gravitacional.

Atividade 1

Explore a régua com os estudantes, mostrando o comprimento correspondente a 1 milímetro e a 1 centímetro.

Antes de realizar a atividade, sugira a eles que meçam alguns objetos (borracha, apontador, giz etc.) com uma régua utilizando o milímetro para expressar essa medição.

Atividade 2

Os estudantes devem identificar a situação em que, para expressar medições de comprimento, o uso do milímetro é mais adequado. Peça a eles que meçam comprimentos de objetos maiores, como a altura da mesa do professor, utilizando como unidade de medida o milímetro, a fim de que observem que, com comprimentos maiores, a unidade milímetro não é a mais adequada para ser empregada. Por outro lado, peça a eles que tentem medir o comprimento de um grão de arroz utilizando como unidade de medida o metro e o centímetro, para observarem que, nesse caso, o milímetro seria a unidade mais apropriada.

Atividade 3

Os estudantes dessa faixa etária provavelmente já conhecem o termo espessura (“grossura”), porém é pertinente explicar o significado antes da atividade. Isso pode ser feito por meio da comparação entre dois objetos com espessuras diferentes, por exemplo, dois livros. Então, pergunte: “Qual livro é mais grosso, ou seja, tem espessura maior? Qual é mais fino, ou seja, tem espessura menor?”.

Sugestão de leitura para o professor

Livro

CARRAHER, Terezinha Nunes; CARRAHER, David; SCHLIEMANN, Analúcia. Na vida dez, na escola zero. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

O livro possibilita compreender as diferenças regionais de produção de medidas e a articulação entre a Matemática escolar e a não escolar.

MP162

Medindo massas

  1. Observe a imagem e marque com um X a frase correta.
Imagem: Ilustração. Uma balança de pratos inclinada para a esquerda. À esquerda, um carrinho amarelo e à direita, um trenzinho verde. Fim da imagem.

( ) O carrinho é mais pesado que o trenzinho.

( ) O trenzinho é mais pesado que o carrinho.

( ) O carrinho é mais leve que o trenzinho.

PROFESSOR Resposta correta: O carrinho é mais pesado que o trenzinho.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Observe a melancia, a maçã e a jabuticaba nas balanças e faça o que se pede.
Imagem:  Ilustração 1. Uma balança de pratos inclinada para a esquerda. À esquerda, uma maçã e à direita, uma jabuticaba.  2. Uma balança de pratos inclinada para a direita. À esquerda, uma maçã e à direita, uma melancia.  3. Uma balança de pratos inclinada para a esquerda. À esquerda, uma melancia e à direita, uma jabuticaba.  Fim da imagem.
  1. Qual das três frutas tem a menor massa? _____
    PROFESSOR Resposta: Jabuticaba.
  1. A maior massa pertence a qual fruta? _____
    PROFESSOR Resposta: À melancia.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Estimar e comparar massas, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas.

Comente com os estudantes que, na linguagem popular, os termos massa e peso são usados com o mesmo significado, mas que conceitualmente está errado, pois essas duas grandezas, embora relacionadas, são diferentes. Procuramos evitar o uso da palavra peso, pois o que pretendemos dizer é massa, mesmo quando usamos o verbo pesar. Vale salientar que a compreensão dessa diferença costuma ser complexa para estudantes dessa faixa etária. Então, sugerimos que empregue o vocabulário correto, mas deixe os estudantes se apropriarem dele com o tempo.

Atividade 1

Caso os estudantes apresentem dificuldade em compreender o funcionamento desse tipo de balança, retome o significado da altura dos pratos. Espera-se que eles percebam que o prato com o carrinho está mais baixo em relação ao prato com o trenzinho; logo, o carrinho é mais pesado que o trenzinho.

Atividade 2

Na atividade, pode-se explorar a propriedade transitiva: se a jabuticaba é mais leve que a maçã e esta é mais leve que a melancia, conclui-se que a jabuticaba é a mais leve de todas essas frutas e, assim, a melancia é a mais pesada de todas, ou seja, é a que tem a maior massa.

BNCC em foco:

EF02MA17, EF02MA18

MP163

O grama e o quilograma

  1. Observe as imagens abaixo e responda às questões.
Imagem: Fotografia. Embalagem de açúcar com 1 kg.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Embalagem de amendoim torrado com 400 g.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Embalagem de orégano com 50 g.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Embalagem de arroz com 5 kg.  Fim da imagem.
  1. Quantos quilogramas tem o pacote de açúcar? _____
    PROFESSOR Resposta: 1 quilograma.
  1. O pacote de arroz tem mais de 1 quilograma ou menos de 1 quilograma? _____
    PROFESSOR Resposta: Mais de 1 quilograma.
  1. Quantos gramas tem o pacote de amendoim? _____
    PROFESSOR Resposta: 400 gramas.
  1. O pacote de orégano tem mais de 500 gramas ou menos de 500 g?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Menos de 500 gramas.

Indicamos 1 quilograma por: 1 kg

Indicamos 1 grama por: 1 g

  1. Fábio foi à feira para comprar temperos. Comprou 10 g de pimenta-do-reino moída, 20 g de alecrim e 15 g de colorau. Qual foi a medida da massa total de temperos comprados por Fábio?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 45 g
    PROFESSOR Exemplo de cálculo:
    PROFESSOR 10 + 20 + 15 = 45

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Calcule mentalmente e complete a frase.
Imagem: Ilustração. Uma mulher sorri e segura um bebê. Na frente dela, um médico está sentado e lendo um papel.  Fim da imagem.

O filho de Karina nasceu com 3 kg. Depois de dois meses, quando foi ao pediatra, ele já estava com 5 kg.

A massa do bebê aumentou _____ kg.

PROFESSOR Resposta: 2
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Identificar, estimar e comparar medidas de massa, utilizando unidades de medida padronizadas: grama e quilograma.

Atividade 1

Antes de iniciar a atividade, pergunte: “O que vocês conhecem que tem 1 quilograma de massa? Um lápis tem mais de 1 quilograma ou menos de 1 quilograma? E uma geladeira? Que produtos são vendidos de acordo com sua massa?”. Para a última pergunta, as respostas podem variar segundo as experiências dos estudantes e da região onde moram; por exemplo, há lugares em que a jabuticaba também é vendida em litro.

Explique que quilograma e grama são unidades de medida de massa, sendo o quilograma mais adequado para expressar medidas de massa de objetos maiores.

Atividade 2

Peça aos estudantes que expressem as medidas de massa apresentadas, a fim de verificar se eles compreenderam o símbolo de grama. Observe as estratégias utilizadas e os respectivos registros. Os estudantes podem efetuar os cálculos apenas dos números e apresentar a unidade de medida somente na resposta, ou podem expressar todos os elementos da adição com a respectiva unidade de medida. Convém observar que

20 + 10 + 15 = 45 e 20 g + 10 g + 15 g = 45 g.

Caso tenham dificuldade com o cálculo da adição, organize os estudantes em trios e peça a eles que compartilhem as técnicas utilizadas na resolução da atividade.

Atividade 3

Verifique a estratégia utilizada pelos estudantes e se associam a situação apresentada a outras que envolvem operações do campo aditivo.

BNCC em foco:

EF02MA17; competência específica 3

Sugestão de leitura para o estudante

Livro

MIRANDA, Alda de. Tem planta que virou bicho! 2. ed. Ilustrações de Cacio Murilo. São Paulo: Escrituras, 2009.

A obesidade é um problema que já atinge muitas crianças brasileiras, ganho de massa relacionado, entre outros fatores, aos hábitos alimentares. O livro incentiva a adoção de hábitos saudáveis e aborda as coisas da natureza enquanto passeia pelo universo lúdico.

MP164

Medindo capacidades

  1. Observe os recipientes abaixo e, em seguida, faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. Uma mesa e sobre ela há uma xícara, uma caneca e um jarro.  Fim da imagem.
  1. Qual recipiente tem menor capacidade? Cerque-o com uma linha.
    PROFESSOR Resposta: xícara

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Explique para um colega como você chegou à resposta da pergunta anterior.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Daniel e Eduardo compraram garrafas iguais de suco de uva. Cada um despejou todo o conteúdo de sua garrafa em alguns copos. Observe e responda.
Imagem: Ilustração. Daniel, homem com cabelo encaracolado está com as mãos na cintura. Na frente dele há uma garrafa e cinco copos grandes com suco dentro. Ao lado, Eduardo, homem loiro está acenando. Na frente dele há uma garrafa e sete copos pequenos com suco dentro. Fim da imagem.
  1. Quantos copos cada um encheu com suco?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Daniel: 5 copos; Eduardo: 7 copos.
  1. Apesar de a quantidade de suco ser igual nas duas garrafas, por que o número de copos enchidos por Daniel e por Eduardo foi diferente?

    _____

    PROFESSOR Resposta esperada: Porque as capacidades dos copos são diferentes.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Estimar, medir e comparar capacidades, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas.

A ideia de capacidade relaciona-se à possibilidade de um objeto ser preenchido ou ocupado completamente em seu interior. Não se pode falar em capacidade de uma bola de bilhar, por exemplo, pois ela é maciça. Nesse caso, empregamos o termo volume. Portanto, as ideias de capacidade e de volume estão relacionadas, mas não são equivalentes.

Atividade 1

Explore a imagem com os estudantes, fazendo alguns questionamentos:

• É possível colocar todo o líquido da jarra cheia na xícara? E na caneca? Por quê? (Não é possível. Espera-se que os estudantes reconheçam que, na jarra, haverá mais líquido do que cabe na xícara e na caneca.)

• É possível encher a caneca com algumas xícaras de água? (Sim. Nesse caso, espera-se que os estudantes percebam que, como cabe menos água na xícara do que na caneca, é possível encher a caneca com a água da xícara, repetindo o procedimento algumas vezes.)

Atividade 2

Espera-se que os estudantes percebam que a quantidade de suco de uva que cabe em cada copo que Daniel usou é maior que a quantidade de suco que cabe em cada copo que Eduardo usou; então, os copos de Daniel têm capacidade maior que os copos de Eduardo. Como os copos de Daniel têm maior capacidade, Daniel precisa de menos copos que Eduardo para acomodar a mesma quantidade de suco.

Durante os anos de estudo, os estudantes desenvolvem diversos processos mentais que permitem a aprendizagem matemática, entre eles a conservação. No caso da grandeza capacidade, trata-se de compreenderem que a transferência de uma quantidade de líquido de um recipiente para outro, de formato diferente, não alterará a quantidade de líquido. É essa noção que lhes possibilita comparar capacidades.

BNCC em foco:

EF02MA17

MP165

O litro e o mililitro

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Observe e pinte os recipientes de acordo com a legenda.

Ilustração. Lápis azul.  recipientes com menos de 1 litro de capacidade

Ilustração. Lápis amarelo.  recipientes com mais de 1 litro de capacidade

1

Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma mamadeira pequena, uma garrafa com a informação: UVA 1 litro, uma xícara, uma garrafa grande e um jarro grande. Resposta: Uma mamadeira pequena (azul), uma garrafa com a informação: UVA 1 litro (amarelo), uma xícara (azul), uma garrafa grande (amarelo) e um jarro grande (amarelo).  Fim da imagem.

2

Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma mamadeira pequena, uma garrafa com a informação: UVA 1 litro, uma xícara, uma garrafa grande e um jarro grande. Resposta: Uma mamadeira pequena (azul), uma garrafa com a informação: UVA 1 litro (amarelo), uma xícara (azul), uma garrafa grande (amarelo) e um jarro grande (amarelo).  Fim da imagem.

3

Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma mamadeira pequena, uma garrafa com a informação: UVA 1 litro, uma xícara, uma garrafa grande e um jarro grande. Resposta: Uma mamadeira pequena (azul), uma garrafa com a informação: UVA 1 litro (amarelo), uma xícara (azul), uma garrafa grande (amarelo) e um jarro grande (amarelo).  Fim da imagem.

4

Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma mamadeira pequena, uma garrafa com a informação: UVA 1 litro, uma xícara, uma garrafa grande e um jarro grande. Resposta: Uma mamadeira pequena (azul), uma garrafa com a informação: UVA 1 litro (amarelo), uma xícara (azul), uma garrafa grande (amarelo) e um jarro grande (amarelo).  Fim da imagem.

5

Imagem: Ilustração em preto e branco. Uma mamadeira pequena, uma garrafa com a informação: UVA 1 litro, uma xícara, uma garrafa grande e um jarro grande. Resposta: Uma mamadeira pequena (azul), uma garrafa com a informação: UVA 1 litro (amarelo), uma xícara (azul), uma garrafa grande (amarelo) e um jarro grande (amarelo).  Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta: az: azul: 1, 3
PROFESSOR am: amarelo 4, 5

Indicamos 1 litro por: 1 L

  1. Mililitro é uma unidade de medida usada para representar medidas de capacidade menores que 1 litro. Marque com um X os produtos que costumam ser vendidos em mililitro.
Imagem: Ilustração. Uma caixinha com canudo, um frasco de esmalte, um frasco pequeno de xarope, um frasco de xampu e uma lata.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Todos os produtos.

Indicamos 1 mililitro por: 1 mL

Observação: Os elementos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

Boxe complementar:

Desafio

Luana quer colocar os 2 litros de leite de um recipiente em garrafinhas de meio litro. Quantas dessas garrafinhas ela pode encher com o conteúdo desse recipiente? _____

PROFESSOR Resposta: 4 garrafinhas.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

• Compare sua resposta com a de um colega e conversem sobre como cada um pensou para resolver o problema.

Resposta pessoal.

Imagem: Ilustração. Luana, mulher com cabelo preso, vestido rosa e avental verde está com a mão esquerda na cintura e segurando uma garrafinha com a mão direita. Ao seu lado há uma garrafa de 2L de leite e quatro garrafinhas vazias sobre uma mesa.  Fim da imagem.

CRÉDITO: ARTUR FUJITA

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Identificar, estimar e comparar medidas de capacidade, utilizando unidades de medida padronizadas: litro e mililitro.

Atividade 1

A imagem facilita a estimativa dos estudantes, pois as capacidades dos recipientes são bem distintas. Explique a eles que litro é uma unidade de medida de capacidade bastante utilizada no nosso dia a dia. Peça que exemplifiquem produtos vendidos em litros. Possíveis respostas: água, leite, suco etc.

Atividade 2

Peça aos estudantes que pesquisem produtos (em folhetos de supermercado, por exemplo) cuja embalagem indique uma quantidade menor que 1 litro. Espera-se que indiquem: caixa de suco, garrafinhas de água etc. Comente também sobre os remédios em gotas. Explique a eles que, para esses recipientes de menor capacidade, o mililitro é unidade de medida mais adequada do que o litro.

Desafio

É importante que os estudantes percebam as relações entre a metade e o inteiro. Faça perguntas, como: “Se repartirmos 1 litro de leite igualmente entre dois recipientes de mesma capacidade, que quantidade de leite haverá em cada recipiente?”. (Meio litro de leite.) “E quantos recipientes de meio litro são necessários para encher uma garrafa de 1 litro?” (2 recipientes.)

A situação proposta envolve a comparação entre garrafinhas de meio litro e um recipiente de 2 litros. Para resolvê-la, é provável que a turma estabeleça um raciocínio de correspondência, como mostra a figura abaixo.

Portanto, Luana pode encher quatro garrafinhas de meio litro com o conteúdo do recipiente de 2 litros.

Imagem: Ilustração. Duas garrafinhas de meio litro. Ao lado, uma seta apontando para uma garrafa de 1 litro.   Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Duas garrafinhas de meio litro. Ao lado, uma seta apontando para uma garrafa de 1 litro.  Fim da imagem.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: GEORGE TUTUMI

BNCC em foco:

EF02MA17; competência específica 3

MP166

Medindo tempo

Horas

  1. Complete com mais ou com menos em cada caso.
    1. Lavar as mãos demora _____ de 1 hora.
      PROFESSOR Resposta: menos
    1. Uma partida de futebol dura _____ de 1 hora.
      PROFESSOR Resposta: mais
    1. Escovar os dentes leva _____ de 1 hora.
      PROFESSOR Resposta: menos

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Observe o relógio que fica na sala da casa de Cláudio e responda: quanto tempo durou o filme a que ele assistiu?
    PROFESSOR Resposta: 1 hora.

No começo do filme, o relógio marcava:

Imagem: Ilustração. Relógio digital indicando 08:00 horas.   Fim da imagem.

No fim do filme, o relógio marcava:

Imagem: Ilustração. Relógio digital indicando 09:00 horas.  Fim da imagem.

Indicamos 1 hora por: 1 h

  1. Leia e complete.
Imagem: Ilustração. Um homem com cabelo preto e camisa verde está com a mão direita na cintura e a esquerda virada para cima. Ele fala: O relógio digital marca 14 horas e o de ponteiros marca 2 horas, ou seja, 2 horas depois do meio‑dia ou 2 horas da tarde. À esquerda há um relógio digital indicando 14:00 horas e à direita, um relógio de ponteiro indicando 2 horas. Fim da imagem.

Às 12 horas, dizemos que é meio-dia. Após o meio-dia, de hora em hora, o relógio digital marca: 13 h, 14 h, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, _____, 0 h.

PROFESSOR Resposta: 15 h, 16 h, 17 h, 18 h, 19 h, 20 h, 21 h, 22 h, 23 h.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

• Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital.

• Ler horas em relógios digitais.

O tempo é um conceito complexo, porque é possível perceber sua passagem, registrá-lo, organizar-se em função dele, mas defini-lo não é tão simples.

Atividade 1

Uma opção para iniciar o estudo da grandeza tempo é pedir aos estudantes que deem exemplos de termos que envolvam seu uso, como enquanto (ideia de simultaneidade), antes, depois, em seguida (ideia de sequência).

Comente que, para expressarmos a medida de um intervalo de tempo, é necessária uma unidade de medida, e uma das que têm maior uso social é a hora. É possível, porém, que muitos estudantes não saibam estimar adequadamente a duração de algumas atividades; por isso, discuta as questões com eles.

Atividade 2

Acompanhe os estudantes na realização da atividade, que possibilita verificar os conhecimentos prévios que eles têm acerca da leitura da indicação de horários em um relógio digital. Peça aos estudantes que observem como as horas são indicadas nesse tipo de relógio.

BNCC em foco:

EF02MA19

Atividade 3

Pergunte se já perceberam que alguns relógios digitais marcam as horas cheias da 1 hora às 12 horas; nesse caso, para não haver confusão na leitura e saber se a hora indicada refere-se ao período antes do meio-dia ou após o meio-dia, há as indicações am (abreviação de ante meridiem, em latim, que significa antes do meio-dia) e pm (abreviação de post meridiem, em latim, que significa após o meio-dia). Explique aos estudantes que a indicação mostrada no relógio digital é utilizada aqui no Brasil.

É possível que muitos estudantes ainda não saibam fazer a leitura das horas, por isso é importante explorá-la em sala de aula. Diga que há dois tipos de relógio, um que tem ponteiros e outro que não tem, chamado relógio digital.

MP167

Dias

  1. Em cada situação, escreva se o período de tempo indicado é maior que 1 dia ou menor que 1 dia.
    1. Renata ficou em jejum por 12 horas para fazer exame de sangue.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Período menor que 1 dia.
    1. Marina comprou uma cama em uma loja e foi informada de que a entrega ocorreria em 36 horas.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Período maior que 1 dia.
  1. Leia o que os policiais Marcelo e Renato estão dizendo e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um policial com uniforme está com a mão esquerda virada para cima. Ele fala: Meu plantão começará às 15 horas de hoje e terminará às 15 horas de amanhã. Ao lado, outro policial está com o dedo indicador levantado. Ele diz: Você trabalhará bastante, mas depois terá dois dias de folga. Atrás deles há pastas sobre um armário. Fim da imagem.
  1. O plantão de Marcelo durará quantas horas? _____
    PROFESSOR Resposta: 24 horas.

Um período de 24 horas corresponde a 1 dia.

  1. Quantas horas Marcelo terá de folga após o plantão? _____
    PROFESSOR Resposta: 48 horas.
  1. Escreva 4 atividades que você sempre faz nas 24 horas de um dia.

    _____

    PROFESSOR Exemplos de resposta: escovar os dentes, comer, beber água, respirar, andar, dormir e tomar banho.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Identificar e relacionar as unidades de medida de tempo horas e dias.

Atividade 1

Nesta atividade, os estudantes devem identificar em quais situações o período de tempo é maior ou menor que um dia. Para isso, eles devem mobilizar seus conhecimentos prévios, sendo uma boa oportunidade para observar a compreensão que têm do assunto.

A noção de dia relaciona-se à ideia de alternância cíclica dos períodos de luz solar e rege o ritmo das atividades humanas, como o trabalho, o período de descanso etc.

Pergunte aos estudantes: “Que situações envolvem períodos de tempo maiores que 1 dia? E menores que 1 dia?”. Exemplos de situação:

• períodos maiores que 1 dia: crescimento de uma árvore, vida de um gato;

• períodos menores que 1 dia: tempo de aula, passeio com os amigos, tempo do almoço.

Atividade 2

O conceito de tempo resulta de construções lógicas originadas não apenas das experiências que desenvolvem a noção de dia, mas também da ação, estando relacionado ao domínio da linguagem. Por meio da linguagem, os estudantes traduzem sua experiência com o tempo, atribuindo significados aos termos a ele relacionados, como as ideias de ontem, hoje e amanhã. Crianças pequenas podem dizer frases como“ontem eu vou”, o que mostra que elas passam a relacionar o uso da linguagem com a percepção da duração e continuidade do tempo de forma gradativa, sendo uma construção mental de longo prazo.

BNCC em foco:

EF02MA18

Atividade 3

Diversas situações da rotina escolar podem contribuir para a percepção temporal e para a relação entre horas e dias, como o uso do calendário, o agendamento de tarefas e eventos escolares.

Aproveite a situação proposta na atividade 2 para comentar alguns contextos em que usamos a palavra dia:

• Período de 24 horas: “Vai demorar um dia para acabar isto”.

• Período claro do dia: “Ele trabalha durante o dia e descansa à noite”.

• Sentido de data: “O aniversário dela é dia 17”.

MP168

Semanas

  1. Veja os pratos especiais do dia que Raquel serve em seu restaurante semanalmente. Depois, complete, considerando que hoje seria quarta-feira.
Imagem: Ilustração. Um quadro verde com as informações:  Dia da semana: Domingo. Prato do dia: Frango a passarinho.  Dia da semana: Segunda-feira. Prato do dia: Arroz de carreteiro.  Dia da semana: Terça-feira. Prato do dia: Macarronada.  Dia da semana: Quarta-feira. Prato do dia: Feijoada.  Dia da semana: Quinta-feira. Prato do dia: Moqueca.  Dia da semana: Sexta-feira. Prato do dia: Legumes especiais.  Dia da semana: Sábado. Prato do dia: Costela de tambaqui.  Fim da imagem.
  1. Se hoje é quarta-feira, o prato do dia é _____.
    PROFESSOR Resposta: feijoada
  1. O prato do dia servido ontem foi _____ e o de amanhã será _____.
    PROFESSOR macarronada; moqueca
  1. Cada prato do dia é servido novamente após _____.
    PROFESSOR Resposta: 7 dias

Um período de 7 dias é chamado semana.

  1. Complete.
    1. 2 semanas são _____ dias.
      PROFESSOR Resposta: 14
    1. 3 semanas são _____ dias.
      PROFESSOR Resposta: 21
    1. 4 semanas são _____ dias.
      PROFESSOR Resposta: 28
  1. Guilherme pratica natação às terças-feiras e às quintas-feiras. Na semana passada, a terça-feira foi dia 21. Que dia foi a quinta-feira da semana passada? _____
    PROFESSOR Resposta: Dia 23.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Identificar e relacionar as unidades de medida de tempo dias da semana.

Atividade 1

Explore a leitura dos dias no calendário. Pergunte: “Que dia da semana é hoje? Após quantos dias será novamente o mesmo dia da semana?”. Espera-se que os estudantes percebam que, a cada 7 dias, os dias da semana se repetem.

A organização dos dias em semanas ocorre de modo simultâneo à numeração dos dias do mês, de modo que podemos nos referir a determinado dia por seu número ou pelo dia da semana. Por exemplo, é comum dizer: “A consulta médica está marcada para a próxima quinta-feira”.

Atividade 2

Pergunte aos estudantes:

• Se hoje é quarta-feira, daqui a uma semana será que dia? (Quarta-feira.)

• Se hoje é quinta-feira, daqui a duas semanas será que dia? (Quinta-feira.)

• Se hoje é sexta-feira, daqui a três dias será que dia? (Segunda-feira.)

Atividade 3

Se julgar necessário, utilize um calendário para que os estudantes percebam que a quinta-feira é dois dias depois da terça-feira.

BNCC em foco:

EF02MA18

Sugestão de atividades

1. Sabendo que as borboletas vivem, em média, 14 dias, quantas semanas, aproximadamente, vivem as borboletas? (2 semanas.)

2. De quanto em quanto tempo é sábado? (Exemplos de respostas: A cada 7 dias; de uma em uma semana; de duas em duas semanas etc.)

3. Complete o quadro.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Ontem

Hoje

Amanhã

Quinta-feira, 24

Sexta-feira, 25

Sábado, 26

Terça-feira, 8

Quarta-feira, 9

Quinta-feira, 10

Domingo, 14

Segunda-feira, 15

Terça-feira, 16

MP169

Meses e anos

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Responda às questões.
    1. Qual é sua idade em anos?
    1. Já se passaram quantos meses desde seu último aniversário?
      PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Observe o calendário e faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. Calendário de 2023 com os meses: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro.   Fim da imagem.
  1. No calendário, cerque com uma linha o Dia das Crianças.
    PROFESSOR Resposta: 12 de outubro.

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega e, juntos, descubram quantos meses inteiros faltam para o primeiro dia do próximo ano.
    PROFESSOR Atenção professor: A resposta dependerá do mês em que a atividade for realizada. Fim da observação.

Um período de 12 meses é chamado ano.

  1. Quantos anos há em um período de 36 meses? _____
    PROFESSOR Resposta: 3 anos.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Identificar e relacionar as unidades de medida de tempo dias, meses e anos.

As atividades buscam relacionar as medidas de tempo em meses e em anos.

A intervenção do professor é importante para ajudar os estudantes a estimar intervalos de tempo mais longos, como um mês ou um ano, pois é comum não terem uma boa percepção desses períodos. Relacionar tais períodos de tempo à ocorrência de eventos significativos para o estudante ajuda-o a estimá-los, assim como perguntar a respeito de eventos futuros, como: “Quanto tempo falta para que cheguem as férias?”.

Atividade 1

Pergunte aos estudantes: “Quantos meses separam 2 aniversários seguidos de uma pessoa?”. Espera-se que os estudantes respondam 12 meses, que correspondem a 1 ano. “Que situações envolvem períodos de tempo medidos em anos? E em meses?”. Exemplos de resposta em anos: idade, há quanto tempo uma pessoa mora em determinado local etc; em meses: idade, tempo de gestação, quanto tempo (meses) falta para acabar o ano etc.

Atividade 2

Sugerimos o uso diário do calendário para marcar datas e agendar acontecimentos importantes para o grupo. Para isso, providencie um calendário anual para cada estudante. Esse é um modo significativo de promover a aproximação dos estudantes a esse importante instrumento de registro do tempo, possibilitando a organização do tempo semanal e mensal do estudante. Se julgar oportuno, faça um cartaz com os aniversariantes de cada mês do ano.

Considere solicitar aos estudantes que marquem com um X o dia do aniversário deles.

BNCC em foco:

EF02MA18; competência específica 3

Atividade 3

Uma estratégia para resolver a atividade é considerar que, se em 1 ano há 12 meses, então em 3 anos há 12 + 12 + 12 meses, ou seja, 36 meses.

As atividades desenvolvidas nessas páginas possibilitam aprofundar a compreensão e o registro do calendário, de modo que os estudantes compreendam como o tempo está organizado em dias, meses e semanas, reconhecendo que existe o dia que é do mês (representado por um número), o dia que é da semana (representado por um nome: segunda-feira, terça-feira etc.) e que o dia do mês e o dia da semana podem ser diferentes do ano anterior. Por exemplo, dia 12 de outubro de 2023 é uma quinta-feira e, em 2024, sexta-feira.

MP170

Jogo: Competição animal

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

Material: 12 cartas com informações de animais da página 201.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Jogadores: 2, 3 ou 4.

Regras:

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo encaracolado está sentado e segurando uma carta. Ele fala: Capivara: medida do comprimento igual a 134 centímetros. Ao lado, um menino ruivo também está sentado e segurando uma carta. Ele diz: Lobo‑guará: 132 centímetros. Em seguida, uma menina com cabelo encaracolado está segurando uma carta e com a outra mão para cima. Ela sorri e fala: Onça‑pintada: 180 centímetros. Ganhei! Entre eles há cartas empilhadas sobre uma mesa. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

• Identificar, estimar e comparar medidas de comprimento, utilizando o centímetro como unidade de medida.

• Identificar, estimar e comparar medidas de massa, utilizando o quilograma como unidade de medida.

• Ler e comparar períodos de tempo em dias.

Ajude os estudantes na leitura e na compreensão das regras. Eles devem colar as cartas do Material complementar em um papel mais resistente, como cartolina, antes de recortá-las.

O objetivo do jogo é que os estudantes reconheçam medidas de comprimento, de massa e de tempo associadas a alguns animais e comparem determinada grandeza a cada rodada de uma partida. Assim, os estudantes têm a oportunidade de se familiarizarem com as unidades de medida empregadas e passam a reconhecer quais medidas em cada animal têm mais chances de serem maiores que as dos outros animais. É importante incentivar as comparações, sem preocupação com a formalização da linguagem.

Observe as estratégias usadas pelos estudantes para fazer a comparação entre os números; verifique se comparam a quantidade de algarismos ou, no caso de terem a mesma quantidade de algarismos, se comparam os algarismos da ordem correspondente (centenas, dezenas e unidades, nessa sequência).

BNCC em foco:

EF02MA16, EF02MA17, EF02MA18; competências gerais 2 e 9; competências específicas 3, 4 e 8

Sugestão de atividade interdisciplinar

O jogo apresenta particularidades de alguns animais, possibilitando a interdisciplinaridade com Ciências. Se julgar oportuno, peça aos estudantes que comparem as medidas de comprimento, massa e tempo de gestação de alguns animais das cartas com as medidas correspondentes de animais domésticos, como gatos e cachorros.

MP171

Questões sobre o jogo

  1. Qual é o animal das cartas do jogo que tem a maior massa? E o que tem a menor massa?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O animal de maior massa é o peixe-boi; o de menor massa é o gambá.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Qual é a diferença entre a massa, em quilograma, do animal que tem a maior massa e a do que tem a menor massa? _____
    PROFESSOR Resposta: 477 quilogramas.
  1. Imagine que você tenha a carta com a lontra. Escolha uma grandeza que lhe permita ganhar do jogador que tenha a carta com o bugio.
Imagem: Fotografia. Uma lontra, animal comprido com pelo curto, cauda longa e patas curtas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lontra. FIM DA LEGENDA.

Medidas

Massa 5 kg

Tempo de gestação 56 dias

Comprimento 66 cm (sem a cauda)

Imagem: Fotografia. Um bugio, macaco com pelo marrom e volumoso e face pequena.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bugio. FIM DA LEGENDA.

Medidas

Massa 7 kg

Tempo de gestação 187 dias

Comprimento 63 cm (sem a cauda)

_____

PROFESSOR Resposta: Comprimento (sem a cauda) ou massa.
  1. Em quais medidas a onça-pintada vence o jupará?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A onça-pintada vence na medida da massa e na medida do comprimento (sem a cauda).
  1. Nesta rodada, o menino escolhe uma medida do animal de sua carta. Por que você acha que ele está comemorando?
Imagem: Ilustração. Um menino está sentado, segurando uma carta e com a outra mão para cima. Ao seu lado, destaque para a foto na carta de uma anta. Ao lado, um menino está sentado, segurando uma carta e sorrindo.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que é porque o menino sabe que, se escolher a medida do tempo de gestação, ele ganhará de qualquer animal de outra carta. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Questões sobre o jogo

Após os estudantes jogarem algumas vezes, proponha que, individualmente ou em duplas, respondam às questões propostas.

Na questão 1, pode-se perguntar: “A medida da massa do peixe-boi é maior do que a medida da massa de uma pessoa adulta? E a medida da massa do gambá?”. Espera-se que os estudantes digam que a medida da massa do peixe-boi é maior do que a medida da massa de uma pessoa adulta e que a medida da massa do gambá é menor.

Avalie a conveniência de observar aos estudantes que muitas vezes, para simplificar a comunicação, podemos omitir a expressão “a medida da/do” nas comparações entre as medidas de uma mesma grandeza. Por exemplo, no parágrafo anterior, a pergunta poderia ser “A massa do peixe-boi é maior do que a massa de uma pessoa adulta? E a massa do gambá?”.

Nas demais questões, espera-se que os estudantes observem que, nas rodadas, eles devem considerar que alguns animais têm duas ou mais medidas pequenas em relação a essas mesmas medidas da maioria dos animais das outras cartas; portanto, a escolha deve recair sobre a medida com a maior chance de vitória, que dependerá também da sorte.

Podem ser propostas mais questões sobre o jogo. Por exemplo:

• “Quais animais das cartas têm menos de 1 metro de comprimento sem a cauda?” (Jaguatirica, quati, gambá, lontra e bugio.)

• “Qual é o comprimento da capivara, expresso em metro e centímetro?” (1 metro e 34 centímetros.)

• “Qual desses animais tem tempo de gestação menor que o de um mês?” (Gambá.)

• Quais desses animais têm tempo de gestação de aproximadamente 2 meses? (Lontra; lobo-guará.)

BNCC em foco:

EF02MA16, EF02MA17, EF02MA18; competências gerais 2 e 9; competências específicas 3, 4 e 8

Variação

Uma possibilidade de variação do jogo é propor a confecção de novas cartas com informações de outros animais.

MP172

Trabalhando com o nosso dinheiro

  1. Observe os brinquedos e o preço de cada um deles.
Imagem: Fotografia. Uma boneca de pano. Ao lado, placa com a informação: 38 reais.   Fim da imagem.

LEGENDA: Boneca. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um trenzinho de madeira colorido. Ao lado, uma placa com a informação: 45 reais.    Fim da imagem.

LEGENDA: Trem. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma peteca azul e amarela. Ao lado, uma placa com a informação: 24 reais.  Fim da imagem.

LEGENDA: Peteca. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens nesta página não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Qual é o brinquedo mais caro? _____
    PROFESSOR Resposta: Trem.

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Com 100 reais, seria possível comprar os 3 brinquedos? _____
    PROFESSOR Resposta: Não.
  1. Cerque com uma linha a menor quantidade de cédulas necessárias para formar 174 reais.
Imagem: Fotografia. Uma cédula de duzentos reais, uma cédula de cem reais, três cédulas de cinquenta reais, três cédulas de vinte reais, uma cédula de dez reais, duas cédulas de cinco reais e duas cédulas de dois reais. Resposta: Há linhas em volta de uma cédula de cem reais, uma cédula de cinquenta reais, uma cédula de vinte reais e duas cédulas de dois reais. Fim da imagem.
PROFESSOR Exemplo de resposta: cédula de 100 reais, cédula de 50 reais, cédula de 20 reais, duas cédulas de 2 reais.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Flaviana faz bolachas decoradas para vender. Ela vende caixinhas com 10 bolachas cada uma por 25 reais.
    • Nesta semana, ela vendeu 4 caixinhas de bolachas. Quantos reais ela recebeu pelas caixinhas vendidas? _____
      PROFESSOR Resposta: 100 reais.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

• Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

• Resolver problemas de adição e multiplicação por meio de estratégias pessoais.

Atividade 1

Explore o valor de cada cédula e a moeda de 1 real. Componha quantias com as cédulas e a moeda de 1 real com os estudantes. Use dinheiro fantasia para eles fazerem essas composições.

Em seguida, proponha as questões da atividade. Se necessário, deixe que utilizem as cédulas de dinheiro fantasia para realizar a atividade.

Atividade 2

Enfatize para os estudantes que há diversas maneiras de compor 174 reais com essas cédulas. Porém, como eles precisam utilizar a menor quantidade de cédulas, se julgar oportuno, dê uma dica dizendo que devem começar escolhendo a cédula com o maior valor, mas menor do que 174 reais; no caso, a cédula de 100 reais.

Atividade 3

Verifique as estratégias de cálculo utilizadas pelos estudantes e socialize-as com toda a turma.

BNCC em foco:

EF02MA06, EF02MA07, EF02MA20; competência específica 3

MP173

  1. Gregório foi ao cinema com seus 3 sobrinhos. Antes de entrarem na sala do cinema, ele comprou 3 pacotes de pipoca.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Gregório, homem com cabelo castanho está de costas e fazendo o número 3 com os dedos. Ao seu lado, um jovem está com as mãos sobre um balcão e do outro lado, duas crianças estão conversando. Na frente deles há um atendente e um computador. Ao fundo, um painel com a informação: PACOTE DE PIPOCA 5 REAIS. Ao lado há várias pipocas dentro de uma máquina. À direita, um casal está de costas e na frente deles há atendentes atrás do balcão. Ao fundo, uma placa com a informação: PREÇOS DOS INGRESSOS. ADULTOS: 20 REAIS. CRIANÇAS E IDOSOS: PAGAM MEIA-ENTRADA.  Fim da imagem.
  1. Quantos reais custaram os 3 pacotes de pipoca? _____
    PROFESSOR Resposta: 15 reais.
    PROFESSOR Exemplo de cálculo:
    PROFESSOR 3 × 5 = 15
  1. Qual foi a quantia gasta por Gregório com os ingressos dele e de seus sobrinhos? _____
    PROFESSOR Resposta: 50 reais.
    PROFESSOR Exemplos de cálculo:
    PROFESSOR 3 × 10 = 30
    PROFESSOR 30 + 20 = 50
  1. Ao todo, quantos reais Gregório gastou com os pacotes de pipoca e com os ingressos? _____
    PROFESSOR Resposta: 65 reais.
    PROFESSOR Exemplo de cálculo:
    PROFESSOR 15 + 50 = 65
  1. Gabriel tem 1 cédula de 50 reais e Clara tem 2 cédulas de 20 reais.
    1. Quem possui mais cédulas? _____
      PROFESSOR Resposta: Clara.
    1. Quem tem a maior quantia em reais? _____
      PROFESSOR Resposta: Gabriel.

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    1. O que você pode concluir com as respostas dos itens a e b?
      PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que ter mais cédulas não implica ter uma quantia maior. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Incentive os estudantes a fazerem os cálculos mentalmente. Para auxiliar, faça questionamentos:

• “Qual é o preço de cada pacote de pipoca?” (5 reais.)

• “E quanto se paga por 2 desses pacotes de pipoca?” (10 reais.)

• “E por 3 deles?” (15 reais.)

• “Quanto custa o ingresso de uma criança?” (10 reais.) Se necessário, explique o que é meia-entrada.

• “Quanto se gasta ao comprar 3 ingressos para 3 crianças?” (30 reais.)

• “Quanto é o ingresso de um adulto não idoso?” (20 reais.)

• “Quantos reais são gastos ao comprar 3 ingressos de crianças e 1 ingresso de adulto não idoso?” (50 reais.)

Atividade 5

Espera-se que os estudantes consigam estabelecer relação entre a quantidade de cédulas e a quantia total em reais, percebendo que não é condição obrigatória ter mais cédulas para ter uma quantia maior.

BNCC em foco:

EF02MA06, EF02MA07, EF02MA20; competência específica 3

MP174

Compreender problemas

Para resolver

Leia e resolva os problemas considerando a planta da cozinha e o esquema.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

Problema 1

A planta a seguir representa a cozinha da casa de Leonardo. Qual é a medida da largura da porta dessa cozinha?

Imagem: Ilustração. À direita, Leonardo, um homem calvo com cabelo grisalho está com ferramentas penduradas na cintura e segurando uma porta. À esquerda, planta de uma cozinha. Na parte inferior, o comprimento de 6m e ao lado, a altura de 4 m. Na parte superior, da parede até a porta há 4m de comprimento. Em seguida, a porta e ao lado, da porta até a outra parede há 1 m.   Fim da imagem.

A porta da cozinha tem _____ metro de medida de largura.

PROFESSOR Resposta: 1

Problema 2

Andreza, Juliana e Wílliam estão caminhando em uma pista. De acordo com os dados do esquema abaixo, qual é a distância entre Wílliam e Juliana?

Imagem: Ilustração. No centro, uma reta azul. À esquerda, posição de Andreza. No centro, posição de Juliana e à direita, posição de William. Entre a posição de Andreza e Juliana há 32 metros e entre a posição de Andreza e William, 64 metros.  Fim da imagem.

A distância entre Wílliam e Juliana é de _____ metros.

PROFESSOR Resposta: 32
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

• Identificar, estimar e comparar medidas de comprimento, utilizando o metro como unidade de medida.

• Resolver problemas com dados apresentados em plantas e esquemas envolvendo medidas de comprimento.

• Resolver e elaborar problemas de adição e subtração.

Nos problemas desta página, os dados são apresentados em uma planta e em um esquema, explorando as unidades de medidas de comprimento.

Para resolver

Problema 1

Espera-se que os estudantes reconheçam que a cozinha representada é retangular e, portanto, as paredes opostas têm o mesmo comprimento. Devem observar também que a parede na qual está a porta tem seu comprimento obtido pela adição das medidas: 4 metros mais a largura da porta mais 1 metro.

Desse modo, tem-se:

4 metros + largura da porta + 1 metro = 6 metros

Logo, falta apenas 1 metro para completar os 6 metros, isto é, a largura da porta é 1 metro.

Problema 2

Os estudantes devem observar que, no problema, é dada a distância entre Andreza e Wílliam (o todo) e a distância entre Andreza e Juliana (uma das partes), de modo que é preciso determinar a distância entre Juliana e Wílliam (a outra parte). Assim, eles podem chegar à resolução calculando: 64 − 32 = 32.

BNCC em foco:

EF02MA06, EF02MA16

MP175

Para refletir

  1. No Problema 1, a parede à direita da pia mede 4 metros de comprimento. Se essa medida fosse diferente, a resposta do problema mudaria? Por quê?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Não, pois esse dado não é usado na resolução do problema.
  1. Leia abaixo como Caio pensou para resolver o Problema 1.
Imagem: Ilustração. Caio, menino com cabelo encaracolado e camiseta listrada está com a mão direita na cintura e a esquerda na cabeça. Ele pensa: Quatro menos um é igual a três. Seis menos três é igual a três. A porta mede três metros de comprimento. Fim da imagem.
  1. Observando apenas as informações do esquema do Problema 2, o que você pode saber sem fazer cálculos?

    ( ) A distância total da caminhada.

    ( ) A distância já percorrida por Andreza.

    ( ) Quantos metros separam Andreza de Juliana e Andreza de Wílliam.

    PROFESSOR Resposta correta: Quantos metros separam Andreza de Juliana e Andreza de Wílliam.
  1. No esquema do Problema 2, se Wílliam estivesse posicionado mais à direita, o que aconteceria com a distância entre Andreza e Juliana?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Essa distância não se alteraria.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Modifique as informações do Problema 2 para que a resposta dele seja 30 metros.

    Distância entre Andreza e Juliana: _____ metros.

    PROFESSOR Exemplo de resposta: 34

    Distância entre Andreza e Wílliam: _____ metros.

    PROFESSOR Exemplo de resposta: 64
MANUAL DO PROFESSOR

Para refletir

Atividade 1

Perguntas como a feita nessa atividade são importantes para verificar se os estudantes compreendem quais dados do problema são relevantes para a obtenção da resposta. No caso, o comprimento da parede à direita da pia (4 metros) não é um dado que deve ser considerado na resolução do Problema 1.

Explique que eles devem usar o próprio corpo como referencial para localizar a parede à direita da pia, considerando o ponto de vista do leitor.

Atividade 2

O modo como Caio resolveu o Problema 1 não está correto porque ele subtraiu 1 metro de 4 metros, quando deveria ter adicionado essas medidas. Sugira aos estudantes que façam a verificação da resposta obtida por Caio por meio do cálculo da adição: 4 m + 3 m + 1 m = 8 m, cujo resultado é diferente da medida esperada para o comprimento da parede, que é de 6 metros.

Atividade 3

Explique que o modo de não fazer cálculos é utilizando as informações que o problema fornece. Caso haja dificuldade, sugira a eles que troquem ideias com um colega e compartilhem as estratégias utilizadas.

Atividade 4

Atividades como essa são importantes para os estudantes perceberem que a posição de um terceiro objeto não influencia na distância dos dois primeiros objetos, caso eles não se locomovam. Se houver dificuldade, simule as duas situações (antes e depois de mudar a posição de Wílliam) e determine as distâncias de Andreza e Juliana, confirmando que as distâncias não se alteram.

BNCC em foco:

EF02MA06, EF02MA16

Atividade 5

Espera-se que os estudantes percebam que a distância de 32 metros, que separava Wílliam de Juliana, seria diminuída para 30 metros (nova resposta), ou seja, 2 metros a menos. Portanto, para que haja diminuição de 2 metros nessa distância, é necessário que a distância entre Andreza e Juliana aumente em 2 metros, passando a ser de 34 metros. Contudo, esse é apenas um exemplo de resposta.

Outro exemplo de resposta:

• Distância entre Andreza e Juliana: 50 metros.

• Distância entre Andreza e Wílliam: 80 metros.

MP176

Matemática em textos

Leia

Período de gestação de alguns animais

Alguns animais nascem de ovos, e o período que eles passam crescendo dentro dos ovos é chamado incubação. Outros animais crescem dentro da barriga da mãe, período que é denominado gestação. Os períodos de gestação variam de espécie para espécie. Vamos conhecer o período de gestação de alguns animais.

Observação: As imagens nesta página não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.

Imagem: Fotografia. Um hipopótamo.  Fim da imagem.

LEGENDA: hipopótamo - 240 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma vaca.    Fim da imagem.

LEGENDA: vaca - 284 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um urso-polar.  Fim da imagem.

LEGENDA: urso-polar - 240 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um leão.  Fim da imagem.

LEGENDA: leão - 100 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um cavalo.  Fim da imagem.

LEGENDA: cavalo - 330 dias. FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia. Um gato.   Fim da imagem.

LEGENDA: gato - 63 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um cachorro.  Fim da imagem.

LEGENDA: cachorro - 63 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um elefante.  Fim da imagem.

LEGENDA: elefante indiano - 624 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um lobo.   Fim da imagem.

LEGENDA: lobo - 63 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um tigre.   Fim da imagem.

LEGENDA: tigre - 105 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um coelho.   Fim da imagem.

LEGENDA: coelho - 30 dias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um porco.   Fim da imagem.

LEGENDA: porco - 112 dias. FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia. Um leão-marinho.  Fim da imagem.

LEGENDA: leão-marinho - 350 dias. FIM DA LEGENDA.

FONTE: Dados obtidos em: DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. São Paulo: Panda Books, 2006. p. 60.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Identificar, comparar e relacionar as unidades de medida de tempo dias e meses.

Nestas páginas, os estudantes trabalharão com as unidades de medida de tempo, dia e mês no contexto de tempo de gestação de alguns animais.

Leia

Caso julgue oportuno, realize uma atividade com Ciências. Peça aos estudantes que pesquisem em livros, revistas ou na internet sobre os hábitos alimentares dos animais citados no texto. Depois, podem ser feitos cartazes com fotografias dos animais e os dados obtidos na pesquisa para apresentar aos colegas de classe ou fixar em um mural.

BNCC em foco: EF02MA18

MP177

Responda

  1. Alguns animais nascem de ovos. Como é chamado o período que esses animais passam crescendo dentro dos ovos? _____
    PROFESSOR Resposta: Incubação.
  1. Gestação é o período em que os animais crescem dentro da barriga da mãe. Qual é o tempo de gestação do leão? E o do gato?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 100 dias; 63 dias.

Analise

  1. Qual dos animais mostrados na página anterior tem maior tempo de gestação? E qual tem menor tempo de gestação?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Maior: elefante; menor: coelho.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Quais desses animais têm o tempo de gestação igual a aproximadamente duas vezes o tempo de gestação do coelho?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Gato, cachorro e lobo.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Qual é a diferença entre o tempo de gestação do leão-marinho e o do cavalo? _____
    PROFESSOR Resposta: 20 dias.
  1. Quais desses animais têm o tempo de gestação entre 6 meses e 9 meses? _____
    PROFESSOR Resposta: Hipopótamo e urso-polar.

Aplique

  1. O tempo de gestação do ser humano é de aproximadamente 270 dias. Esse tempo é mais próximo do tempo de gestação de qual desses animais? _____
    PROFESSOR Resposta: Da vaca.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Os coelhos vivem, em média, de 5 a 6 anos. O que você acha que aconteceria com a população de coelhos se o tempo de gestação deles fosse igual ao dos elefantes indianos?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Responda

Atividades 1 e 2

Peça aos estudantes que busquem no texto as informações necessárias para registrarem as respostas.

Analise

Atividades de 1 a 4

Com base na leitura e na interpretação do texto e das imagens, os estudantes podem observar a diferença entre os tempos de gestação de vários animais. Esse contexto possibilita a comparação e o estabelecimento de relações entre esses tempos.

Os dados do texto são apresentados em número de dias, o que em alguns casos pode dificultar a estimativa de quanto tempo isso representa em relação a meses ou anos. Incentive a turma a transformar alguns dados em meses, considerando cada mês como 30 dias. Faça algumas dessas transformações na lousa, se julgar necessário.

Aplique

Atividades 1 e 2

Na atividade 1, verifique como os estudantes fazem a comparação dos dados.

Na atividade 2, é importante que eles percebam que o tempo de gestação do elefante indiano, que é de 624 dias, corresponde a aproximadamente 20 meses, ou a cerca de 1 ano e 8 meses. Observe as estratégias usadas pelos estudantes nessa transformação. Se o tempo de gestação dos coelhos fosse igual ao dos elefantes, os coelhos reproduziriam bem menos, já que vivem somente 5 ou 6 anos.

BNCC em foco:

EF02MA18

MP178

Compreender informações

Organizar dados em tabelas

  1. Veja a remessa de violões, pandeiros, flautas e violinos que uma loja de instrumentos musicais recebeu em janeiro de 2023.
Imagem: Ilustração. Oito violões, dois violinos, quatro flautas e três pandeiros.  Fim da imagem.

O gerente da loja começou a anotar as quantidades em uma lista para depois organizar uma tabela.

Imagem: Ilustração. Um caderno com a informação:  Violinos: 2.  Violões: espaço para resposta. Flautas: espaço para resposta.  Pandeiros: 3.   Fim da imagem.
  1. Termine de completar a lista com a quantidade de cada tipo de instrumento.
PROFESSOR Resposta: 8; 4
  1. Agora, complete a tabela.

Instrumentos musicais recebidos

Tabela: equivalente textual a seguir.

Instrumento

Violino

Flauta

_____

Pandeiro

Quantidade

_____

_____

_____

_____

PROFESSOR Resposta: Violino: 2; Flauta: 4; Violão: 8; Pandeiro: 3.

Fonte: Loja de instrumentos musicais (jan. 2023).

  1. Nessa remessa, que tipo de instrumento foi comprado pela loja em maior quantidade? _____
    PROFESSOR Resposta: O violão.

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Quantos violinos falta comprar para atingir a quantidade de violões dessa remessa? _____
    PROFESSOR Resposta: 6 violinos.
  1. Há instrumentos cuja quantidade é o dobro da quantidade de outro nessa remessa? Quais? _____
    PROFESSOR Resposta: Sim. O violão e a flauta; a flauta e o violino.
    PROFESSOR A quantidade de violões (8) é o dobro da de flautas (4) e a quantidade de flautas (4) é o dobro da quantidade de violinos (2).
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

• Organizar dados coletados em tabelas simples e de dupla entrada.

• Ler e interpretar dados apresentados em tabelas simples e de dupla entrada.

Atividade 1

Caso julgue necessário, explore o nome e a imagem dos instrumentos musicais com os estudantes antes de realizarem a atividade.

Pergunte: “Onde devemos buscar as informações para completar a lista de instrumentos?”. Espera-se que os estudantes percebam que os dados estão na ilustração.

Explore a imagem com os estudantes de modo que eles identifiquem os instrumentos e possam contá-los.

Proponha que completem a tabela com base nas informações da lista. Verifique se eles percebem que, na primeira linha, devem completar com o nome do instrumento que falta (em relação aos apresentados na lista).

Discuta as demais questões com os estudantes, observando se procuram os dados na tabela, na lista ou na ilustração.

No item e, espera-se que os estudantes reconheçam que a quantidade de violões (8) é o dobro da de flautas (4), que por sua vez é o dobro da quantidade de violinos (2).

BNCC em foco:

EF02MA23

MP179

  1. Doze de agosto é o Dia Nacional das Artes. A professora de Marta organizou uma semana no mês de agosto dedicada às artes.
    1. Leia o que diz Marta e complete a tabela com a distribuição das aulas nessa semana.
Imagem: Ilustração. Maria, menina com tranças e camiseta amarela está com a mão direita virada para cima. Ela fala: Todos os dias há 5 aulas. Para cada tipo de aula há um único dia com 3 aulas. Fim da imagem.

Aulas na semana dedicadas às artes

Tabela: equivalente textual a seguir.

Dia da semana

Tipo de aula

Seg.

Ter.

Qua.

Qui.

Sex.

Dança e música

_____

2

2

_____

3

Pintura e desenho

2

_____

_____

1

2

Teatro e cinema

2

0

_____

2

_____

Fonte: Professora de Marta (ago. 2023).

PROFESSOR Resposta: 1; 2; 3; 0; 3; 0
  1. Quantas aulas de dança e música Marta teve na segunda-feira?
  1. E de teatro e cinema? _____
    PROFESSOR Resposta: 1 aula; 2 aulas.
  1. Marta teve quantas aulas de pintura e desenho na terça-feira?
  1. E na sexta-feira? _____
    PROFESSOR Resposta: 3 aulas; 2 aulas.
  1. Houve algum dia da semana em que ela não teve aula de teatro e cinema? Se houve, qual foi esse dia? _____
    PROFESSOR Resposta: Sim, na terça-feira e na sexta-feira.
  1. Que modalidade teve mais aulas nessa semana? _____
    PROFESSOR Resposta: Dança e música.
  1. Faça uma pesquisa e colete o mês do aniversário dos estudantes de sua turma, incluindo o seu. Depois, organize as informações em uma tabela que mostre quantos estudantes da turma fazem aniversário em cada mês.
    PROFESSOR Atenção professor: Resposta de acordo com os dados levantados pelo estudante. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

A atividade explora a tabela de dupla entrada. Se necessário, retome a leitura dos dados nesse tipo de tabela.

Discuta com os estudantes as informações dadas por Marta:

• Se todos os dias têm 5 aulas, cada coluna deve totalizar 5. Assim, podemos preencher as quantidades de aulas que faltam na primeira, segunda, quarta e quinta coluna, respectivamente, com 1 (aula de dança e música), 3 (aulas de pintura e desenho), 2 (aulas de dança e música) e 0 (aula de teatro e cinema).

• Se para cada tipo de aula há um único dia com 3 aulas, observando as linhas, vamos verificar que na linha correspondente a teatro e cinema falta esse dia com 3 aulas. Sendo assim, na quarta-feira deve haver 3 aulas de teatro e cinema.

• Por fim, podemos completar a coluna relativa à quarta-feira, colocando 0 aula para pintura e desenho.

Em seguida, discuta as questões com os estudantes, incentivando-os a buscar os dados na tabela que completaram.

Atividade 3

Depois de listarem o mês de aniversário de cada estudante da sala na lousa, auxilie-os na organização dos dados em uma tabela. Eles podem montar a tabela horizontalmente, indicando na primeira linha o mês e na segunda, a quantidade de estudantes. Como o espaço nas folhas de caderno é maior na vertical, considere a possibilidade de montar a tabela em colunas em vez de em linhas. Depois, com os dados da lousa completam a tabela com a quantidade respectiva a cada mês. Lembre-os de escolher um título para a tabela. Explique a eles que a fonte dos dados pode ser “Estudantes da turma do 2º ano de (ano corrente)”.

Em seguida, peça que se reúnam em duplas e formulem questões sobre a tabela. Depois, que troquem com outra dupla: uma responde às questões que a outra fez. Socialize as questões e as respostas, em uma correção coletiva.

BNCC em foco:

EF02MA23

MP180

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Complete com a unidade de medida adequada: metro ou centímetro.
    1. A altura de um prédio pode ser 25 _____.
      PROFESSOR Resposta: metros
    1. A gaveta do meu armário tem largura de 40 _____.
      PROFESSOR Resposta: centímetros
    1. Priscila tem 1 _____ e 52 _____ de altura.
      PROFESSOR Resposta: metro; centímetros
  1. Escreva os horários nos relógios digitais abaixo. Depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração composta por seis quadros. Apresenta Isabela, menina ruiva com cabelo ondulado e comprido.  1) Isabela acordou logo cedo para ir à escola. 6:00. Isabela com regata amarela está sentada na cama e se espreguiçando.  2) Uma hora depois, ela já estava na escola. espaço para resposta. Isabela com camiseta branca está sentada em uma carteira escolar e escrevendo em um caderno.  3) Depois de 4 horas, ela saiu da escola e voltou para casa. Espaço para resposta. Isabela e uma amiga estão com mochilas nas costas e saindo da escola.  4) Uma hora depois, ela almoçou com a família. Espaço para resposta. Isabela com camiseta verde e seus pais estão sentados em volta de uma mesa e comendo.  5) Três horas após o almoço, ela estudou e depois brincou com os amigos. Espaço para resposta. Isabela e dois meninos estão brincando de amarelinha.  6) Seis horas depois, Isabela foi dormir. Espaço para resposta. Isabela com regata amarela está deitada na cama e dormindo.  Fim da imagem.
PROFESSOR Exemplos de respostas:
PROFESSOR 2: 7:00; 3: 11:00; 4: 12:00; 5: 15:00; 6: 21:00.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Se no dia seguinte Isabela acordou no mesmo horário, quantas horas ela dormiu? _____
    PROFESSOR Resposta: 9 horas.

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Se Isabela dormir esse mesmo número de horas por 3 noites, ela terá dormido mais ou menos de 24 horas?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Mais de 24 horas.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Retomar os conceitos estudados.

A seção possibilita a sistematização de vários conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, promovendo um momento de avaliação processual sob a perspectiva da avaliação formativa.

Atividade 1

A atividade retoma as medidas de comprimento metro e centímetro. Então, sugerimos que, antes de sua realização, você escreva na lousa essas medidas e peça aos estudantes que deem exemplos do que seria adequado medir, utilizando essas unidades para expressar a medida.

Atividade 2

Depois de os estudantes resolverem as questões, pergunte: “O número de horas que Isabela dormiria por três noites corresponde a mais ou a menos de 1 dia?”. (Dormindo 9 horas por noite, em 3 dias dormiria ao todo 27 horas, o que corresponde a 1 dia e 3 horas, ou seja, ela dormiria mais de 1 dia.)

Pergunte: “A rotina de Isabela é igual à de vocês? Vocês seguem uma rotina? Comente alguma atividade que vocês já tiveram de fazer fora de sua rotina”. Ou ainda: “Quais são suas principais atividades no período da manhã? E no período da tarde? E à noite?”.

BNCC em foco:

EF02MA16, EF02MA19

MP181

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Observe o que Luís está dizendo e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Luís, homem com quepe e uniforme azul está apontando para um relógio e falando: O próximo ônibus sai hoje às 13 horas. Ao seu lado, duas crianças sorriem e observam o relógio, que está indicando 9:00 horas.  Fim da imagem.
  1. Observe as balanças em equilíbrio e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Uma balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda, um saco com 8 kg e à direita, um cubo verde. Em seguida, uma balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda, três cubos verdes e à direita, uma bola grande e roxa.  Fim da imagem.

Observação: As figuras nesta página não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Bruna fez 5 litros de suco para distribuir entre seus amigos.
Imagem: Ilustração. Uma jarra com suco de laranja.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Dez garrafas grandes. Cinco estão pintadas de rosa. Fim da imagem.

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

A atividade incentivará os estudantes a revisarem a leitura de horários no relógio e também a realizarem o cálculo mentalmente. Peça a eles que compartilhem suas estratégias com alguns colegas e observem as deles.

Atividade 4

Na atividade, os estudantes devem relacionar as informações obtidas em duas situações em que as balanças estão em equilíbrio e com os pratos nivelados. Observando a balança da esquerda, pode-se concluir que a massa de uma caixinha é igual a 8 quilogramas; como há três caixas em um dos pratos da balança da direita, pode-se concluir que a bola tem massa igual ao triplo de 8 quilogramas, ou seja, 24 quilogramas.

Atividade 5

Nesta atividade, o estudante deve pintar 5 garrafas quaisquer dentre as 10 apresentadas. Socialize as diferentes maneiras de escolher 5 garrafas que surgirem.

Autoavaliação

Explore e diferencie o uso de medidas padronizadas e de não padronizadas no cotidiano, como o uso de palmos para comparar o comprimento de dois objetos.

Na primeira questão, é importante que os estudantes verifiquem se conseguem relacionar cada unidade de medida à sua respectiva grandeza, não confundindo metro com litro, por exemplo. Na segunda questão, explore o uso de horas, dias, semanas e meses na organização de atividades. Os estudantes podem apontar que conseguem identificar as unidades de medida de tempo, mas que ainda precisam de ajuda de adultos para utilizá-las no dia a dia. Também podem revelar que, embora reconheçam as unidades de medida, ainda não organizam o tempo com autonomia, ou podem apresentar facilidade para lidar com medidas de tempo.

BNCC em foco:

EF02MA17, EF02MA19

MP182

Comentários para o professor:

Conclusão da Unidade 6

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.

Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem

Nome: _____

Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____

Professor(a): _____

Legenda de Desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objetivos de aprendizagem

Desempenho

Observação

Consegue fazer estimativas, comparar e medir, empregando unidades de medida não padronizadas, nas grandezas comprimento, massa e capacidade?

_____

_____

Consegue fazer estimativa, comparar e medir comprimentos utilizando como unidade de medida o metro, o centímetro e o milímetro?

_____

_____

Resolve problemas que envolvem medidas de comprimento a partir de esquemas e plantas?

_____

_____

Identifica, faz uso, faz estimativa e comparação de medidas de massa, por meio de unidades de medida padronizadas: grama e quilograma?

_____

_____

Identifica, faz uso, faz estimativa e comparação de medidas de capacidade, por meio de unidades de medida padronizadas: litro e mililitro?

_____

_____

Estabelece relações entre o símbolo e o que ele representa, ou seja, entre o representante com o representado?

_____

_____

Identifica e relaciona as unidades de medida de tempo: horas, dias, dias da semana, meses e anos?

_____

_____

Registra e aplica em problemas períodos de tempo em dias, semanas e meses?

_____

_____

Mede, registra e aplica intervalos de tempo por meio de relógio digital?

_____

_____

Faz corretamente a leitura de horas em relógios digitais?

_____

_____

Estabelece corretamente a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas?

_____

_____

Lê, interpreta e organiza dados coletados em tabelas simples e de dupla entrada?

_____

_____

Continua

MP183

Continuação

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objetivos de aprendizagem

Desempenho

Observação

Realiza pesquisa escolhendo variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas e tabelas?

_____

_____

Compreende e exercita o respeito às diferenças de opiniões e de propostas nos trabalhos em grupo?

_____

_____

Nos trabalhos em grupo, elabora propostas e as defende com argumentos plausíveis?

_____

_____

Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante

O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; autoavaliação; encenações e dramatizações; entre muitos outros instrumentos e estratégias.

Além da ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem, fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, também podem ser aplicadas ao final do bimestre sugerido ou quando julgar oportuno. O professor pode fazer ajustes de acordo com as necessidades da turma.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Autoavaliação

Nome: _____

Marque um X em sua resposta para cada pergunta.

Sim

Mais ou menos

Não

1. Presto atenção nas aulas?

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2. Pergunto ao professor quando não entendo?

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3. Sou participativo?

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4. Respeito meus colegas e procuro ajudá-los?

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5. Sou educado?

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6. Faço todas as atividades com capricho?

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7. Trago o material escolar necessário e cuido bem dele?

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8. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?

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9. Gosto de trabalhar em grupo?

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10. Respeito todos os meus colegas de turma, professores e funcionários?

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