MP234
Para terminar
Avaliação de resultado
Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.
- Amélia e Daniel foram com sua tia ao parque de diversões. Observe o mapa que eles fizeram do local:
- Amélia e Daniel escolheram ir primeiro na montanha-russa, mas cada um foi por um caminho. Trace no mapa acima os caminhos que cada um deles pode ter feito.
PROFESSOR
Resposta: Exemplos de possíveis trajetos no mapa.
- A tia das crianças entrou com elas pela bilheteria e foi ao picadeiro. Descreva um possível trajeto feito por ela. Indique se ela virou à direita ou à esquerda. Use como referência os brinquedos que ela encontrará no caminho.
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PROFESSOR
Exemplo de resposta: Sair da bilheteria, virar à esquerda; seguir em frente ultrapassando o carrossel e a roda gigante; virar à direita e seguir em frente até a rua da montanha-russa; virar à esquerda até a porta do picadeiro; virar à esquerda e entrar.
- Veja o calendário abaixo. Daniel e Amélia foram ao parque no terceiro domingo desse mês.
- Em qual dia eles foram ao parque?
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PROFESSOR
Resposta: Eles foram ao parque no dia 19 do mês.
- Do dia 6 ao dia 10, cada uma das crianças juntou 3 quilogramas de recicláveis por dia para trocar por um ingresso do carrinho bate-bate. Quantos quilogramas valeu cada ingresso? Explique como você pensou.
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PROFESSOR
Resposta: Cada ingresso valeu 15 quilogramas de recicláveis (3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 5 × 3 = 15).
MANUAL DO PROFESSOR
A seção traz atividades de verificação da aprendizagem, uma avaliação de resultado sob a perspectiva da avaliação formativa. É importante fazer a leitura coletivamente e incentivar os estudantes a retomarem o percurso e refletirem sobre as aprendizagens desenvolvidas ao longo do ano.
As atividades abordam: noções de direita e esquerda e deslocamentos; reconhecimento, nomenclatura e comparação das figuras espaciais definidas a partir de suas características, relacionando-as com objetos do mundo físico; estratégias para a resolução de problemas que envolvem operações e seus significados no contexto cotidiano; compreensão do contexto e aplicação do sistema monetário brasileiro; estratégias para contagem em agrupamentos; classificação e obtenção de regra de sequência recursiva; análise de possibilidade da ocorrência de evento casual.
Comente que cada um deve fazer o seu registro, individualmente, expressando-se da melhor maneira possível, sem medo de errar, pois as respostas ajudarão também no planejamento do trabalho para o próximo ano letivo.
Atividade 1
No item a, observe se os estudantes traçam duas possibilidades de trajetos distintas e se ambas levam à montanha-russa. No item b, ao descreverem o trajeto, é essencial que indiquem as mudanças de direção à direita e à esquerda e os pontos de referência.
É possível também trabalhar questões como: “Caso você estivesse nesse parque, saindo da bilheteria, para qual brinquedo você iria primeiro?”; “Descreva por quais brinquedos passaria até chegar ao seu favorito”; “Descreva o trajeto mais longo para ir do brinquedo ‘Acerte o alvo’ até o carrossel”.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF02MA01, EF02MA03, EF02MA06, EF02MA09, EF02MA10, EF02MA11, EF02MA16
Atividade 2
No item a, espera-se que os estudantes observem o calendário e saibam fazer a leitura e a localização dos dias da semana para encontrar o dia em que estiveram no parque. Eles precisam compreender o intervalo de tempo (1ª, 2ª e 3ª semana) para chegar ao dia correto, que é 19. Um equívoco comum é indicarem o dia 18, por não atentarem que o calendário inicia com domingo, na primeira coluna. Alguns também podem indicar os dias 5, 12 ou 26 como resposta, dando indícios de que localizam o dia da semana corretamente (domingo), porém não o 3º domingo do mês.
MP235
- A sequência de dias que caem da primeira à última quinta-feira é crescente? Ela tem um padrão de regularidade? Se tem, qual é a regra?
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PROFESSOR
Resposta: Sim. Sim. A regra é adicionar 7.
- Daniel pediu à tia para voltarem ao parque no quinto sábado desse mês. Qual é a condição de ela atender a esse pedido?
( ) Talvez
( ) Impossível
( ) Certamente
PROFESSOR
Resposta correta: Impossível.
- A tia e as crianças chegaram ao parque às 9 horas. Depois de 4 horas pararam para almoçar.
- Desenhe nos relógios abaixo os ponteiros que indicam a hora da chegada e a hora do almoço. Depois, escreva esses horários.
Horário de chegada: _____
PROFESSOR
Resposta: 9 hHorário de almoço: _____
PROFESSOR
Resposta: 13 h- À tarde, a tia e as crianças tomaram um lanche. Veja o cartaz abaixo.
Daniel quis uma gostosura com forma de cone. Amélia escolheu uma com forma de esfera. A tia preferiu uma com forma de cubo. Qual gostosura cada um deles escolheu?
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PROFESSOR
Resposta: Daniel escolheu a casquinha de sorvete; Amélia, a maçã do amor; a tia, um pedaço de bolo.- As três gostosuras foram pagas com uma nota de 50 reais. Quais cédulas e moedas podem ter sido usadas para o troco?
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PROFESSOR
Exemplos de resposta: uma cédula de 20 reais, uma cédula de 10 reais, uma cédula de 5 reais e uma moeda de 1 real; três cédulas de 10 reais e três cédulas de 2 reais.
MANUAL DO PROFESSOR
No item b, eles podem usar o calendário para resolver o problema de multiplicação com significado de juntar parcelas iguais. Atente-se para o fato de que eles precisam considerar o dia 6 e o dia 10 para chegar em 5 parcelas, totalizando 15 quilogramas. Observe a forma como raciocinaram e, se necessário, questione oralmente o que fizeram.
O calendário gregoriano é uma boa opção para se trabalhar com sequência recursiva. Uma delas é a proposta do item c, que pede a classificação e a regra, caso haja, da sequência dos dias do mês que caem às quinta-feiras. Essa questão é extensiva às sequências formadas por qualquer outro dia da semana.
No item d, propõe-se uma situação casual: a de existir ou não um 5º sábado no mês. Se necessário, insista para que eles consultem a fonte e as informações da questão, ou seja, o calendário.
Atividade 3
No item a, observe se os estudantes conseguem compreender problemas que envolvam intervalo de tempo e fazer a indicação pós 12 h em relógio analógico.
Nos itens b e c, devem fazer a leitura do cartaz – equivalente à leitura de uma tabela –, associando objetos físicos com dados iconográficos de figuras geométricas não planas e valores numéricos do sistema monetário brasileiro. Verifique se conseguem reconhecer e nomear as figuras geométricas espaciais, relacionando-as aos objetos do mundo físico. Assim, Daniel quer a casquinha de sorvete (cônica), Amélia quer a maçã do amor (esférica) e a tia quer o bolo (cúbico). Observe possíveis equívocos, para retomar as características das principais figuras espaciais do cotidiano. Depois, os estudantes devem recorrer aos conhecimentos sobre o sistema monetário, as trocas e equivalência de valores. Observe se eles percebem que existem várias respostas possíveis, mas que bastam duas delas. A resposta dada com duas citações indica que compreendem a possibilidade de representações distintas da mesma quantidade e que também desenvolveram o pensamento algébrico, trabalhando com o conceito de equivalência.