1

BURITI MAIS MATEMÁTICA 3º ANO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Organizadora: Editora Moderna

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna.

Editora responsável:

Mara Regina Garcia Gay

Bacharela e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (RJ).

Professora em escolas públicas de São Paulo por 17 anos. Editora.

Categoria 1: Obras didáticas por área

Área: Matemática

Componente: Matemática

2ª edição

São Paulo, 2021

Logotipo da Editora Moderna.

2

Elaboração dos originais:

Carolina Maria Toledo

Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo.

Editora.

Daniela Santo Ambrosio

Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo.

Editora.

Lilian Cristina de Souza Barboza

Mestra em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (SP).

Professora.

Mara Regina Garcia Gay

Bacharela e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (RJ).

Professora em escolas públicas de São Paulo por 17 anos.

Editora.

Maria Cecília da Silva Veridiano

Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo.

Editora.

Patrícia Furtado

Bacharela e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mestra em Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Editora.

Renata Martins Fortes Gonçalves

Bacharela em Matemática com Informática pelo Centro Universitário Fundação Santo André.

Especializada em Gerenciamento de Projetos (MBA) pela Fundação Getulio Vargas (RJ).

Mestra em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Editora.

Tania Cristina da Silva Soromenho

Bacharela em Matemática com Informática e especializada em Sistemas de Informação (MBA) pelo Centro Universitário Fundação Santo André (SP).

Educadora.

Coordenação geral de produção: Maria do Carmo Fernandes Branco

Edição de texto: Glaucia Teixeira (Coordenação), Juliana Rodrigues de Queiroz, Dario Martins de Oliveira

Assistência editorial: Elizangela Gomes Marques

Gerência de design e produção gráfica: Everson de Paula

Coordenação de produção: Patricia Costa

Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues

Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite

Projeto gráfico: Megalo/Narjara Lara

Capa: Aurélio Camilo

Ilustração: Brenda Bossato

Coordenação de arte: Aderson Oliveira

Edição de arte: Marcel Hideki Yonamine

Editoração eletrônica: Grapho Editoração

Edição de infografia: Giselle Hirata, Priscilla Boffo

Coordenação de revisão: Camila Christi Gazzani

Revisão: Cesar G. Sacramento, Daniela Uemura, Lilian Xavier, Míriam Santos, Sirlene Prignolato

Coordenação de pesquisa iconográfica: Sônia Oddi

Pesquisa iconográfica: Vanessa Trindade

Suporte administrativo editorial: Flávia Bosqueiro

Coordenação de bureau : Rubens M. Rodrigues

Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Joel Aparecido, Luiz Carlos Costa, Marina M. Buzzinaro, Vânia Aparecida M. de Oliveira

Pré-impressão: Alexandre Petreca, Andréa Medeiros da Silva, Everton L. de Oliveira, Fabio Roldan, Marcio H. Kamoto, Ricardo Rodrigues, Vitória Sousa

Coordenação de produção industrial: Wendell Monteiro

Impressão e acabamento:

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Buriti mais matemática [livro eletrônico] : digital / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Mara Regina Garcia Gay. -- 2ª ed. -- São Paulo : Moderna, 2021.

HTML

3º ano : ensino fundamental : anos iniciais

Categoria 1: Obras didáticas por área

Área: Matemática

Componente: Matemática

ISBN 978-85-16-12683-4 (material digital em HTML5)

1. Matemática (Ensino fundamental) I. Gay, Mara Regina Garcia.

21-70079

CDD-372.7

Índices para catálogo sistemático:

1. Matemática : Ensino fundamental 372.7

Maria Alice Ferreira - Bibliotecária - CRB-8/7964

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Todos os direitos reservados

EDITORA MODERNA LTDA.

Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho

São Paulo - SP - Brasil - CEP 03303-904

Vendas e Atendimento: Tel. (0_ _11) 2602-5510

Fax (0_ _11) 2790-1501

http://fdnc.io/4A2

2021

Impresso no Brasil

1 3 5 7 9 10 8 6 4 2

3

Ilustração. Jovens em volta do planeta Terra. À esquerda, um menino está empilhando blocos coloridos. À direita, uma menina está sentada com um notebook sobre as pernas e ao lado, uma menina está segurando e observando um mapa. Entre eles há uma cidade e um relógio de rua.

Do que é feito o mundo?

O mundo é feito de

plantas

bichos

pessoas

respeito

possibilidades

regras

jogos

brincadeiras

pensamentos

objetos

números

medidas

...

Quanto mais você estudar sobre o mundo

mais interessante ele ficará!

Desenhe nesta página as coisas boas que você quer para o mundo.

4

Conheça seu livro

Ilustração. À esquerda, uma menina ruiva com cabelo encaracolado e comprido, blusa e tênis vermelhos e calça jeans está com a mão direita no peito e a esquerda virada para cima. Ela fala: Olá, meu nome é Melissa. À direita, um menino com cabelo preto e curto, camiseta verde com mangas compridas azuis, calça marrom e tênis branco está sentado em um banco e com a mão esquerda virada para cima. Ele diz: Eu sou o Caio. Nós estaremos com você nas unidades para estudar e nos divertir!
Ilustração. Caio sorri com a mão esquerda virada para cima. Ele fala: Na seção Para começar, as atividades avaliam o que você já aprendeu no ano anterior. Na seção Para terminar, vamos verificar os conhecimentos que você adquiriu ao longo deste ano.
Ilustração. Exemplifica como serão as seções Para começar e Para terminar. Par de Páginas duplas compostas por textos e imagens.

Abertura da unidade

Cenas interessantes nas quais você poderá localizar as personagens.

Ilustração. Caio olha para o lado e diz: O livro é composto de 8 unidades. Ao lado, Melissa completa: E você deverá nos encontrar nas aberturas das unidades. Entre eles há ilustração de página que exemplifica como será a Abertura de unidade. Página dupla composta por textos e imagens.

Jogos

Conhecer alguns jogos e saber jogá-los facilita a aprendizagem e torna o estudo da Matemática mais divertido.

Ilustração. Melissa está sentada em um banco e segurando um livro aberto. Ela fala: Este livro traz alguns jogos para você brincar enquanto aprende Matemática. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Jogos. Página dupla composta por textos e imagens.

5

Atividades e problemas variados

As atividades e os problemas levarão você a aprender assuntos novos e a se aprofundar em outros que já estudou. Não deixe de participar!

Ilustração. Caio está sentado com a mão direita virada para cima. Ele diz: As atividades e os problemas ajudam a verificar o que aprendemos. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a página de atividades e problemas variados. Par de Páginas duplas compostas por textos e imagens.

Compreender problemas

Esta seção foi criada para você resolver problemas e refletir sobre a resolução de cada um.

Ilustração. Melissa está sentada em um banquinho e apontando para o lado. Ela fala: São problemas interessantes para você refletir sobre suas resoluções. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Compreender problemas. Página dupla composta por textos e imagens.

Compreender informações

Você vai aprender que as informações podem ser representadas de diferentes modos, como em tabelas ou em gráficos.

Ilustração. Caio está com as mãos sobre páginas do livro e fala: Você vai encontrar diferentes maneiras de organizar informações. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Compreender informações. Página dupla composta por textos e imagens.

6

A Matemática me ajuda a ser...

Nesta seção, a Matemática levará você a refletir sobre vários assuntos que contribuirão para sua formação cidadã.

Ilustração. Caio aponta para o lado e diz: Com esta seção, aprendemos como a Matemática está presente em nosso dia a dia e como ela nos ajuda. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção A matemática me ajuda a ser. Página dupla composta por textos e imagens.

Matemática em textos

Esta seção vai ajudar você a compreender melhor os textos com dados matemáticos.

Ilustração. Melissa aponta para o lado e diz: Aqui podemos ler vários textos relacionados à Matemática. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Matemática em textos. Página dupla composta por textos e imagens.

Desafio

Nas unidades você vai resolver um desafio muito legal.

Ilustração. Caio está com as mãos viradas para cima e fala: Estas atividades vão desafiá-lo com assuntos que você aprendeu. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Desafio. Página composta por textos e imagens.

O que você aprendeu

Nesta seção, você vai poder resolver atividades para rever o que aprendeu. Em Autoavaliação, vai refletir sobre o que aprendeu dos principais assuntos da Unidade.

Ilustração. Melissa está sentada com a mão sobre uma página do livro. Ela diz: É bom saber se aprendemos tudo e não temos dúvidas. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens.

7

Sugestões de leitura

Para ampliar ainda mais seus conhecimentos.

Ilustração. Melissa sorri com as mãos viradas para cima. Ela fala: As sugestões de livros ajudam a conhecer mais sobre alguns assuntos que você estudou. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Sugestão de leitura. Página composta por textos e imagens.

Material complementar

Para atividades e jogos.

Ilustração. Caio aponta para o lado e fala: Há também materiais que complementam algumas atividades e alguns jogos. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Material complementar. Páginas compostas por textos e imagens.
Ilustração. Caio com a mão direita atrás das costas e a esquerda virada para cima fala: Os ícones indicam como realizar algumas atividades.
Ícone: Oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul.

Oral

Ícone: Dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul.

Dupla

Ícone: Grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul.

Grupo

Ícone: Material complementar, composto pela ilustração de uma folha de papel com clips e uma tesoura dentro de um quadrado azul.

Material Complementar

Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul.

Desenho ou Pintura

Ícone: Calculadora, composto pela ilustração de uma calculadora dentro de um quadrado azul.

Calculadora

Ícone: Mental, composto pela ilustração de um balão de pensamento com os sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão dentro de um quadrado azul.

Mental

Ilustração. Melissa está com o polegar virado para cima e fala: Com este livro e com os colegas, você vai aprender muito. Ao seu lado, Caio sorri e fala: Bons estudos! Na frente deles há cadernos e lápis sobre uma mesa.

8

Sumário

Para começar, p. 10

UNIDADE 1. Sistema de numeração decimal, p. 12

O número 1.000 – o milhar, p. 14

Milhares inteiros, p. 16

Números de quatro algarismos, p. 18

Desafio, p. 19

Maior que ou menor que, p. 20

Sequências, p. 22

Jogo: Maior de todos, p. 24

A Matemática me ajuda a ser..., p. 26

Compreender informações, p. 28

O que você aprendeu, p. 30

Autoavaliação, p. 31

UNIDADE 2. Adição e subtração, p. 32

Jogo: Fazendo quinze, p. 34

Situações de adição e de subtração, p. 36

Algumas estratégias de cálculo, p. 40

Decomposição e algoritmo usual, p. 42

Desafio, p. 45

Adição com reagrupamento: algumas estratégias, p. 46

Subtração com trocas: algumas estratégias, p. 50

Problemas, p. 54

Compreender problemas, p. 56

Matemática em textos, p. 58

Compreender informações, p. 60

O que você aprendeu, p. 62

Autoavaliação, p. 63

UNIDADE 3. Grandezas e medidas, p. 64

Medindo o tempo, p. 66

Sistema monetário brasileiro, p. 74

Compreender problemas, p. 80

A Matemática me ajuda a ser..., p. 82

Compreender informações, p. 84

O que você aprendeu, p. 86

Autoavaliação, p. 87

UNIDADE 4. Localização e movimentação, p. 88

Localização, p. 90

Desafio, p. 92

Mais localização e trajeto, p. 93

Movimentação no espaço, p. 96

Jogo: Brincando com mapa, p. 100

A Matemática me ajuda a ser..., p. 102

Compreender informações, p. 104

O que você aprendeu, p. 106

Autoavaliação, p. 107

UNIDADE 5. Multiplicação, p. 108

Situações de multiplicação, p. 110

2 vezes ou o dobro, p. 112

3 vezes ou o triplo, p. 113

4 vezes ou o quádruplo, p. 114

5 vezes ou o quíntuplo, p. 115

10 vezes, p. 116

Desafio, p. 117

2 vezes e vezes 2; 3 vezes e vezes 3..., p. 118

Mais sobre multiplicação, p. 120

Jogo: Pesquisa, p. 122

Compreender problemas, p. 124

A Matemática me ajuda a ser..., p. 125

Compreender informações, p. 126

O que você aprendeu, p. 128

Autoavaliação, p. 129

9

UNIDADE 6. Geometria, p. 130

Figuras geométricas, p. 132

Figuras geométricas não planas, p. 133

Desafio, p. 136

Figuras geométricas planas, p. 143

Matemática em textos, p. 148

Compreender informações, p. 150

O que você aprendeu, p. 152

Autoavaliação, p. 153

UNIDADE 7. Mais grandezas e medidas, p. 154

Unidades de medida: padronizadas e não padronizadas, p. 156

Medidas de comprimento, p. 158

Comparando áreas, p. 162

Desafio, p. 163

Jogo: Memória de medidas, p. 164

Medidas de massa, p. 166

Medidas de capacidade, p. 169

Compreender problemas, p. 172

A Matemática me ajuda a ser..., p. 174

Compreender informações, p. 176

O que você aprendeu, p. 178

Autoavaliação, p. 179

UNIDADE 8. Multiplicação e divisão, p. 180

Multiplicação, p. 182

Mais multiplicação, p. 185

Situações de divisão, p. 188

Divisão exata e divisão não exata, p. 192

Estratégias de cálculo, p. 194

Número par e número ímpar, p. 198

Jogo: Par ou ímpar?, p. 200

Metade e terço, p. 202

Quarta parte, quinta parte e décima parte, p. 203

Desafio, p. 203

Matemática em textos, p. 206

Compreender informações, p. 208

O que você aprendeu, p. 210

Autoavaliação, p. 211

Para terminar, p. 212

Sugestões de leitura, p. 214

Referências bibliográficas comentadas, p. 215

Material complementar, p. 216

Ilustração. Caio, Melissa e várias crianças estão empinando pipas. Ao redor, adultos observam e sorriem.