10

Para começar

Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?

  1. Nos quatro primeiros meses do ano, Melissa e Caio economizaram para comprar um brinquedo. Além de 1 moeda de 1 real, Melissa juntou cédulas: 3 de 2 reais, 1 de 10 reais, 1 de 20 reais e 1 de 50 reais. Além de 2 moedas de 1 real, Caio juntou cédulas: 4 de 20 reais e 1 de 5 reais.
    1. Qual deles economizou mais? Explique.

      _____

    1. Quais são os quatro primeiros meses do ano? Eles correspondem à terça parte do ano?

      _____

  1. A mãe de Melissa e as crianças chegaram à loja às 16 horas, isto é, 7 horas depois de aberta e 1 hora antes de ela fechar. Indique nos relógios digitais os horários de abertura e de fechamento dessa loja.
Ilustração. Abertura: Relógio digital indicando _____.
Ilustração. Fechamento: Relógio digital indicando _____.
  1. Na entrada da loja um cartaz mostra a planta do local. Veja a seguir.
    1. Após entrar na loja, Melissa virou à direita, caminhou em frente, virou à esquerda no corredor dos tabuleiros e robôs e parou primeiro na frente da área que fica entre os robôs e os dinossauros.
      • Em qual área Melissa foi primeiro?

        _____

Ilustração. Vista de cima de uma loja. Na parte inferior, à esquerda, a entrada e à direita, a saída. No centro, da esquerda para a direita: eletrônicos, bonecas e bolas, tabuleiros, robôs e heróis e caixas. Na parte superior, carrinhos e dinossauros.
  1. Após entrar na loja, Caio seguiu em frente até o corredor dos carrinhos, virou à direita e andou até chegar à área dos dinossauros. Trace o caminho percorrido por Caio.

11

Avaliação diagnóstica

  1. Caio escolheu o brinquedo que está entre o vulcão do vale dos dinossauros e o tiranossauro.
Ilustração. Caixas com brinquedos dentro e na frente há placas com os preços. Da esquerda para a direita: Pterossauro (62 reais), Tiranossauro (99 reais), Triceratops (76 reais), Vulcão do vale dos dinossauros (125 reais), Pescoçudo (79 reais).
  1. Qual brinquedo Caio escolheu? _____
  1. Com o dinheiro poupado, Caio pode comprar esse brinquedo? Falta dinheiro ou há troco? Explique. _____
  1. Na prateleira dos robôs, Melissa percebeu que eles foram dispostos a partir de uma regra. Observe a imagem dos robôs na prateleira.
Ilustração. Robôs enfileirados. Da esquerda para a direita: robô vermelho com o braço levantado, robô roxo com os braços abaixados, robô amarelo com o braço levantado, robô marrom com os braços abaixados, robô azul com o braço levantado, robô vermelho com os braços abaixados e robô verde com o braço levantado.
  1. Melissa acha que o robô que falta teria os dois braços abaixados. Você concorda com ela? Explique.

    _____

  1. Veja a oferta abaixo. Quanto custava cada robô antes dessa promoção? Explique.
Ilustração. Cartaz com a informação: O preço ERA 220 reais. AGORA, qualquer robô pela METADE DO PREÇO!

_____

  1. C om a quantia que Melissa conseguiu, ela pode comprar esse robô? Falta dinheiro ou há troco? Explique.

    _____