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UNIDADE 1. Sistema de numeração decimal
13
Boxe complementar
Para refletir...
Após o concurso de dança, haverá o sorteio de uma bicicleta. O pai de Caio recebeu o convite de número 768 e Antonieta, o de número 789. O número do convite dela é maior ou menor que o número do convite do pai de Caio? _____
Se ordenarmos de modo crescente os números até 100, usados para identificar cada dupla do concurso de dança, poderemos obter uma sequência. Descubra a regra dessa sequência.
_____
Fim do complemento
14
O número 1.000 – o milhar
- Conheça a coleção de
bolinhas
de gude de João.
João guarda sua coleção de bolinhas de gude em 10 caixas. Em cada caixa, cabem 100 ou 1 centena de bolinhas.
- Quantas bolinhas João tem? _____
- Se João ganhar 1 bolinha, ele ficará com quantas centenas de bolinhas? _____
- Se João ganhar 1 bolinha, com quantas
bolinhas
ele ficará?
999 + _____ = 1.000
João ficará com mil bolinhas ou 1 milhar de bolinhas.
1 milhar ou mil ou 1.000 unidades
1 milhar ou 10 centenas ou 100 dezenas ou 1.000 unidades
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- Marcos separou seu dinheiro em três partes. Conte a quantia de dinheiro em cada parte e responda às questões.
- Quantos reais há em cada parte?
_____
- No total, quantos reais Marcos tem?
_____
- Quantos reais faltam para Marcos completar 1.000 reais?
_____
- Leia e complete.
André produziu 10 pacotes de chaveiros em sua fábrica.
- André produziu _____ chaveiros ou _____ milhar de chaveiros.
- André tirou 10 chaveiros com defeito de um desses pacotes.
No total, sobraram _____ chaveiros de sua produção.
- Em cada caso, complete com a quantidade que falta para formar mil.
999 + _____
990 + _____
900 + _____
200 + _____
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Milhares inteiros
- Veja a quantidade que cada peça do Material Dourado representa e complete.
- 10 formam 1
_____ unidades ou _____ dezena
- 10 formam 1
_____ dezenas ou _____ centena
- 10 formam 1
_____ centenas ou _____ milhar
- Complete.
Número: 2.000
Lemos: dois mil
b)
Número: _____
Lemos: _____
c)
Número: _____
Lemos: _____
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- Em um teatro, a peça Os três porquinhos ficou em cartaz por 4 meses.
Nos dois primeiros meses, compareceram ao teatro 500 pessoas por mês. Em cada um dos dois meses seguintes, o movimento foi o dobro do registrado no primeiro mês. Quantas pessoas assistiram a essa peça nesses 4 meses?
Nesses 4 meses _____ pessoas assistiram a essa peça.
- Alfredo trabalha em um supermercado. No fim de um dia, ele sempre conta o dinheiro do caixa. Em um desses dias, a quantia que havia no caixa era:
- 100 cédulas de
- 20 cédulas de
- 20 cédulas de
- 20 cédulas de
- Esse dinheiro corresponde a quantos reais? _____
- Em outro dia de trabalho, Alfredo contou 2.000 reais no caixa. Quantas cédulas de cada quantia ele pode ter contado?
_____
- Escreva como se lê cada um dos números a seguir.
- 5.000: _____
- 8.000: _____
- 9.000: _____
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Números de quatro algarismos
- No domingo passado, 1 356 pessoas visitaram uma feira de livros.
- Veja a representação do número 1 356, que tem quatro algarismos, no quadro valor de lugar e no ábaco.
Quadro valor de lugar
Quadro: equivalente tectual a seguir.
UM |
C |
D |
U |
---|---|---|---|
1 |
3 |
5 |
6 |
Ábaco
- Complete o valor de cada um dos algarismos desse número.
1356
6: _____ unidades
5: 5 dezenas ou _____ unidades
3: _____ centenas ou _____ dezenas ou _____ unidades
1: 1 unidade de milhar ou _____ centenas ou _____ dezenas ou _____ unidades
- Agora, complete a decomposição desse
número
considerando o valor de cada algarismo.
1.356 = _____ + _____ + _____ + _____
Lemos: mil trezentos e cinquenta e seis.
- Decomponha os números considerando o valor de cada algarismo.
- 4.320 = _____ + _____ + _____ + _____
- 7.023 = _____ + _____ + _____ + _____
19
- Observe os números nos cartazes e responda às questões.
- Qual é o valor do algarismo 4 nestes números?
4.675
_____
6.740
_____
- E o valor do algarismo 7 nestes números?
4.675
_____
6.740
_____
- Comparando a quantidade de pessoas que assistiram a cada um desses filmes, podemos dizer que o filme A Terra em 2030 foi visto por aproximadamente 2.000 pessoas a mais que o filme O Guloso?
_____
- Escreva como você pensou para responder à questão anterior.
_____
Boxe complementar:
Desafio
De qual número as crianças estão falando?
CRÉDITO: GEORGE TUTUMI
Respostas possíveis: 1.189, 1.198
Fim do complemento.
20
- As quantidades de pessoas que assistiram, em dois dias, a apresentação do mágico foram representadas com o Material Dourado. Compare-as.
Quantidade de espectadores no 1º dia: 1.645
Quantidade de espectadores no 2º dia: 1.329
- Em qual dos dias havia mais espectadores? Escreva como você descobriu.
_____
- Se no 2º dia houvesse 1.684 espectadores, em qual dos dias o público teria sido maior? Justifique sua resposta.
_____
21
- Observe a tabela e responda às questões.
Pontuação dos jogadores em cada fase de um jogo de videogame
Tabela: equivalente textual a seguir.
Fase Jogador |
Primeira |
Segunda |
Terceira |
---|---|---|---|
Jair |
968 |
1.249 |
3.257 |
Laura |
2.257 |
3.458 |
3.450 |
Fonte: Dados fornecidos pelos jogadores. (fev. 2023)
- Em qual fase do jogo Jair fez mais pontos? E Laura?
_____
- Na 3ª fase quem fez mais pontos: Jair ou Laura? _____
- Observe o
número
que Amanda
escreveu
e responda.
- Se ela trocar de posição o algarismo das dezenas com o algarismo das unidades de milhar, qual número será formado? _____
- O número que ela encontrará é maior ou menor que o número que ela escreveu inicialmente? _____
- Observe as informações das placas e faça o que se pede.
- Pinte a placa que indica a maior produção no último mês.
- Complete as sentenças usando maior que ou menor que.
1.728 é _____ 1.735
1.728 < 1.735
1.735 é _____ 1.728
1.735 > 1.728
O símbolo que usamos para indicar menor que é , e para indicar maior que é >.
22
Sequências
- As meninas estão na fila da roda-gigante. Elas serão chamadas de acordo com o
número
que receberam.
Ana será a próxima. Depois de Ana, será a vez de Cida. Em seguida, Célia andará na roda-gigante.
- Complete com o antecessor e o sucessor em cada caso.
a) _____ 10 _____
b) _____ 86 _____
c) _____ 19 _____
d) _____ 43 _____
- Escreva os números que faltam na sequência de acordo com a regra indicada.
23
- Dê "saltos" nas retas de acordo com o padrão indicado e escreva os números que faltam nas sequências.
- Descubra o padrão de cada sequência representada na reta numérica. Depois, complete as sequências com os números que estão faltando.
- Escreva uma sequência em ordem decrescente com números entre 10 e 190. Depois, peça a um colega que descubra a regra usada nessa sequência e registre-a.
24
Jogo: Maior de todos
Material: 4 conjuntos de 9 cartas numeradas de 1 a 9.
Jogadores: 2
Regras:
- As cartas devem ser embaralhadas e empilhadas no centro da mesa, com os números voltados para baixo.
- Cada jogador deverá retirar quatro cartas dessa pilha.
- A cada rodada, ao retirar as cartas da pilha, o jogador deve formar com elas o maior número possível composto de quatro algarismos e anotar no quadro abaixo.
- A partida termina após quatro rodadas.
- Vence o jogo quem formar o maior número de quatro algarismos em mais rodadas.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Jogador |
1ª rodada |
2ª rodada |
3ª rodada |
4ª rodada |
Maior número |
---|---|---|---|---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
25
Questões sobre o jogo
- Responda de acordo com a partida que você e seu
colega
jogaram e com o que preencheram no quadro.
- Quais cartas você retirou na 1ª rodada? _____
- Qual
número
você formou com essas cartas?
_____
- Esse número era o maior número que você poderia formar com essas cartas? Por quê?
- Seu colega formou qual número na 1ª rodada? _____
- Esse número é maior ou menor que o número que você formou?
- _____
- Quem formou o maior número de todas as rodadas? Qual foi esse número? _____
- Coloque em ordem crescente os números que você e seu colega formaram em todas as rodadas.
- _____
- Quem venceu a partida? _____
- Veja uma rodada da partida de Marina e Rafael e responda.
- Com essas cartas, qual é o maior
número
que:
- Marina pode formar? _____
- Rafael pode formar? _____
- Quem ganha essa rodada se formar o maior
número
possível?
_____
26
A Matemática me ajuda a ser
... uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente
FONTE: Infográfico elaborado com base nos dados obtidos em: Plástico: história, composição, tipos, produção e reciclagem. Disponível em: http://fdnc.io/eTR. Acesso em: 4 ago. 2021.
27
Tome nota
Quanto tempo uma embalagem de plástico demora para se decompor na natureza?
_____
Reflita
Façam uma pesquisa para descrever como sua comunidade se preocupa com o meio ambiente em relação à reciclagem e à reutilização do plástico.
28
Compreender informações
Interpretar gráfico de barras
- Em um supermercado, as garrafas de água são vendidas em três tipos de embalagem. O gráfico abaixo apresenta a quantidade de copos (250 mililitros cada um) necessária para encher cada tipo de embalagem. Cada 4 copos correspondem a 1 litro, ou seja, 1 litro tem 1.000 mililitros.
Fonte: Supermercado pesquisado. (fev. 2023)
- Complete a frase abaixo de acordo com o gráfico.
Para encher o garrafão são necessários _____ copos.
- Quantos mililitros de água cabem, no máximo, em cada tipo de embalagem?
Garrafa: _____
Garrafão: _____
Garrafinha: _____
- Complete a tabela abaixo com a quantidade necessária de litros para encher cada embalagem.
Litros por embalagem
Tabela: equivalente textual a seguir.
Tipo de embalagem |
Litros de água |
---|---|
|
_____ |
|
_____ |
|
_____ |
Fonte: Supermercado pesquisado. (fev. 2023)
29
- No gráfico a seguir, o professor registrou as alturas dos estudantes que fazem parte do time de futebol da escola.
Fonte: Estudantes do time da escola. (fev. 2023)
- Qual é o jogador mais alto? Qual é a altura dele?
_____
- Existem jogadores que têm a mesma altura? Quem são?
_____
- Quantos centímetros o jogador mais alto tem a mais que cada um dos jogadores mais baixos?
_____
- Elabore mais uma pergunta com base nos dados desse gráfico. Converse com seus colegas e professor sobre a resposta.
_____
30
O que você aprendeu
- Complete a sequência numérica.
Boxe complementar:
Dica
Atenção! Para descobrir a regra da sequência, observe os primeiros números.
Fim do complemento.
- Patrícia recebeu por um trabalho 15 cédulas de e 3 cédulas de . Quantos reais ela recebeu? _____
- Associe as quantidades iguais.
Linha 1
1.000 + 800 + 90 + 5; 8.095; 1.805; 89 dezenas e 5 unidades.
Linha 2
8.000 + 90 + 5; 1.895; 895; 18 centenas e 5 unidades.
- Complete com o antecessor ou o sucessor em cada caso.
31
Avaliação processual
- Escreva seis números de quatro algarismos, em ordem decrescente, da
esquerda
para a direita.
_____, _____, _____, _____, _____, _____.
- Uma fábrica de papel reflorestou uma área desmatada. Veja no gráfico a quantidade de árvores plantadas em um trimestre de 2022 e responda às questões abaixo.
Fonte: Dados fornecidos pela fábrica de papel. (nov. 2022)
- Quantas árvores ao todo foram plantadas, aproximadamente, nesses três meses?
_____
- Componha cada
número
e escreva como se lê.
- 1 unidade de milhar, 7 centenas, 9
dezenas
e 5 unidades -
_____
Lemos: _____
- 7 unidades de milhar, 8
dezenas
e 4 unidades -
_____
Lemos: _____
- 1 unidade de milhar, 7 centenas, 9
dezenas
e 5 unidades -
_____
Autoavaliação
- Reconheço números com quatro algarismos?
- Consigo comparar números com quatro algarismos?