12
UNIDADE 1. Sistema de numeração decimal
![Ilustração. À esquerda há uma mesa com papéis em cima e ao lado, uma urna com convites dentro. Em seguida, uma mulher está segurando um copo e um convite com um número. Do outro lado da mesa, Melissa está sorrindo e segurando uma câmera fotográfica. No centro há vários casais dançando em um salão e nas costas de cada dupla há um número pendurado. À direita, um homem entrega um número para o pai de Caio. Ao seu lado, o menino observa e sorri. Atrás deles, uma mulher sorri e bate palmas. Ao fundo, paredes coloridas, um cartaz com a informação: Concurso Dança e ao lado há uma bicicleta sobre um palco. Acima das pessoas há um lustre com luzes coloridas.](../resources/images/image_57457.png)
13
Boxe complementar
Para refletir...
Após o concurso de dança, haverá o sorteio de uma bicicleta. O pai de Caio recebeu o convite de número 768 e Antonieta, o de número 789. O número do convite dela é maior ou menor que o número do convite do pai de Caio? _____
Se ordenarmos de modo crescente os números até 100, usados para identificar cada dupla do concurso de dança, poderemos obter uma sequência. Descubra a regra dessa sequência.
_____
Fim do complemento
14
O número 1.000 – o milhar
- Conheça a coleção de
bolinhas
de gude de João.
João guarda sua coleção de bolinhas de gude em 10 caixas. Em cada caixa, cabem 100 ou 1 centena de bolinhas.
![Ilustração. À esquerda, nove caixas e em cada uma há cem bolinhas de gude. Ao lado há uma caixa com noventa e nove bolinhas de gude e um espaço em branco. À direita, João, menino ruivo com cabelo encaracolado, camiseta listrada e calça azul está com a mão esquerda atrás das costas e apontando para o lado com o indicador direito. Ele fala: Nesta caixa, falta uma bolinha.](../resources/images/image_57774.png)
- Quantas bolinhas João tem? _____
- Se João ganhar 1 bolinha, ele ficará com quantas centenas de bolinhas? _____
- Se João ganhar 1 bolinha, com quantas
bolinhas
ele ficará?
999 + _____ = 1.000
João ficará com mil bolinhas ou 1 milhar de bolinhas.
1 milhar ou mil ou 1.000 unidades
1 milhar ou 10 centenas ou 100 dezenas ou 1.000 unidades
15
- Marcos separou seu dinheiro em três partes. Conte a quantia de dinheiro em cada parte e responda às questões.
![Fotografia. Parte 1. Nove cédulas de cem reais.](../resources/images/image_57963.png)
![Fotografia. Parte 2. Sete cédulas de dez reais e uma cédula de vinte reais.](../resources/images/image_57970.png)
![Fotografia. Parte 3. Três moedas de um real.](../resources/images/image_57984.png)
- Quantos reais há em cada parte?
_____
- No total, quantos reais Marcos tem?
_____
- Quantos reais faltam para Marcos completar 1.000 reais?
_____
- Leia e complete.
André produziu 10 pacotes de chaveiros em sua fábrica.
![Ilustração. Dez pacotes e em cada um está escrito: 100 chaveiros.](../resources/images/image_29964.png)
- André produziu _____ chaveiros ou _____ milhar de chaveiros.
- André tirou 10 chaveiros com defeito de um desses pacotes.
No total, sobraram _____ chaveiros de sua produção.
![Ícone: Mental.](../resources/images/image_1161991.png)
- Em cada caso, complete com a quantidade que falta para formar mil.
999 + _____
990 + _____
900 + _____
200 + _____
16
Milhares inteiros
- Veja a quantidade que cada peça do Material Dourado representa e complete.
![Ilustração. Um cubinho dourado; uma barra com dez cubinhos dourados; uma placa com cem cubinhos dourados; e um cubo com mil cubinhos dourados. Ao lado, uma seta e a informação: Lemos: um mil ou mil.](../resources/images/image_58296.png)
- 10
formam 1
_____ unidades ou _____ dezena
- 10
formam 1
_____ dezenas ou _____ centena
- 10
formam 1
_____ centenas ou _____ milhar
- Complete.
![Ilustração. Dois cubos dourados.](../resources/images/image_33061.png)
Número: 2.000
Lemos: dois mil
b)
![Ilustração. Três cubos dourados.](../resources/images/image_30386.png)
Número: _____
Lemos: _____
c)
![Ilustração. Quatro cubos dourados.](../resources/images/image_58594.png)
Número: _____
Lemos: _____
17
- Em um teatro, a peça Os três porquinhos ficou em cartaz por 4 meses.
Nos dois primeiros meses, compareceram ao teatro 500 pessoas por mês. Em cada um dos dois meses seguintes, o movimento foi o dobro do registrado no primeiro mês. Quantas pessoas assistiram a essa peça nesses 4 meses?
![Ilustração. Três porcos com macacões coloridos estão com os olhos arregalados, as bocas abertas e os corpos inclinados para trás. Na frente deles há um lobo com macacão azul. Eles estão em cima de um palco e na frente deles há crianças.](../resources/images/image_52637.png)
Nesses 4 meses _____ pessoas assistiram a essa peça.
- Alfredo trabalha em um supermercado. No fim de um dia, ele sempre conta o dinheiro do caixa. Em um desses dias, a quantia que havia no caixa era:
- 100 cédulas de
![Fotografia. Uma cédula de dez reais.](../resources/images/image_33868.png)
- 20 cédulas de
![Fotografia. Uma cédula de cinquenta reais.](../resources/images/image_52638.png)
- 20 cédulas de
![Fotografia. Uma cédula de cem reais.](../resources/images/image_33861.png)
- 20 cédulas de
![Fotografia. Uma cédula de duzentos reais.](../resources/images/image_52659.png)
- Esse dinheiro corresponde a quantos reais? _____
- Em outro dia de trabalho, Alfredo contou 2.000 reais no caixa. Quantas cédulas de cada quantia ele pode ter contado?
_____
- Escreva como se lê cada um dos números a seguir.
- 5.000: _____
- 8.000: _____
- 9.000: _____
18
Números de quatro algarismos
- No domingo passado, 1 356 pessoas visitaram uma feira de livros.
- Veja a representação do número 1 356, que tem quatro algarismos, no quadro valor de lugar e no ábaco.
Quadro valor de lugar
Quadro: equivalente tectual a seguir.
UM |
C |
D |
U |
---|---|---|---|
1 |
3 |
5 |
6 |
Ábaco
![Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de unidade de milhar (UM), centena (C), dezena (D) e unidade (U). Há uma argola em unidade de milhas, três argolas em centenas, cinco argolas em dezenas e seis argolas em unidades.](../resources/images/image_7934.png)
- Complete o valor de cada um dos algarismos desse número.
1356
6: _____ unidades
5: 5 dezenas ou _____ unidades
3: _____ centenas ou _____ dezenas ou _____ unidades
1: 1 unidade de milhar ou _____ centenas ou _____ dezenas ou _____ unidades
- Agora, complete a decomposição desse
número
considerando o valor de cada algarismo.
1.356 = _____ + _____ + _____ + _____
Lemos: mil trezentos e cinquenta e seis.
- Decomponha os números considerando o valor de cada algarismo.
- 4.320 = _____ + _____ + _____ + _____
- 7.023 = _____ + _____ + _____ + _____
19
- Observe os números nos cartazes e responda às questões.
- Qual é o valor do algarismo 4 nestes números?
![Ilustração. Parede com dois cartazes. À esquerda, o título: O GULOSO. Abaixo, desenho de um homem segurando um pão e ao seu lado há vários pães. Em seguida, a informação: 4.675 PESSOAS JÁ ASSISTIRAM. À direita, o título: A TERRA EM 2030. Abaixo, desenho de uma cidade futurista. Em seguida, a informação: 6.740 PESSOAS JÁ ASSISTIRAM.](../resources/images/image_35925.png)
4.675
_____
6.740
_____
- E o valor do algarismo 7 nestes números?
4.675
_____
6.740
_____
- Comparando a quantidade de pessoas que assistiram a cada um desses filmes, podemos dizer que o filme A Terra em 2030 foi visto por aproximadamente 2.000 pessoas a mais que o filme O Guloso?
_____
- Escreva como você pensou para responder à questão anterior.
_____
Boxe complementar:
Desafio
De qual número as crianças estão falando?
CRÉDITO: GEORGE TUTUMI
Respostas possíveis: 1.189, 1.198
Fim do complemento.
20
- As quantidades de pessoas que assistiram, em dois dias, a apresentação do mágico foram representadas com o Material Dourado. Compare-as.
Quantidade de espectadores no 1º dia: 1.645
![Ilustração. À esquerda, um cubo dourado. No centro, seis placas douradas. À direita, quatro barras e cinco cubinhos dourados.](../resources/images/image_59968.png)
Quantidade de espectadores no 2º dia: 1.329
![Ilustração. À esquerda, um cubo dourado. No centro, três placas e nove cubinhos dourados. À direita, duas barras douradas.](../resources/images/image_60005.png)
![Ilustração. Um mágico com terno azul e capa roxa está sorrindo, segurando uma cartola virada para cima e uma varinha.](../resources/images/image_39074.png)
- Em qual dos dias havia mais espectadores? Escreva como você descobriu.
_____
- Se no 2º dia houvesse 1.684 espectadores, em qual dos dias o público teria sido maior? Justifique sua resposta.
_____
21
- Observe a tabela e responda às questões.
Pontuação dos jogadores em cada fase de um jogo de videogame
Tabela: equivalente textual a seguir.
Fase Jogador |
Primeira |
Segunda |
Terceira |
---|---|---|---|
Jair |
968 |
1.249 |
3.257 |
Laura |
2.257 |
3.458 |
3.450 |
Fonte: Dados fornecidos pelos jogadores. (fev. 2023)
- Em qual fase do jogo Jair fez mais pontos? E Laura?
_____
- Na 3ª fase quem fez mais pontos: Jair ou Laura? _____
- Observe o
número
que Amanda
escreveu
e responda.
- Se ela trocar de posição o algarismo das dezenas com o algarismo das unidades de milhar, qual número será formado? _____
- O número que ela encontrará é maior ou menor que o número que ela escreveu inicialmente? _____
- Observe as informações das placas e faça o que se pede.
![Ilustração em preto e branco. 1. Placa com a informação: No último mês, a fábrica Modelagem produziu 1.728 pares de sapatos.](../resources/images/image_60318.png)
![Ilustração 2. Placa com a informação: A fábrica Pé Perfeito produziu 1.735 pares de sapatos no último mês.](../resources/images/image_60330.png)
- Pinte a placa que indica a maior produção no último mês.
- Complete as sentenças usando maior que ou menor que.
1.728 é _____ 1.735
1.728 < 1.735
1.735 é _____ 1.728
1.735 > 1.728
O símbolo que usamos para indicar menor que é , e para indicar maior que é >.
22
Sequências
- As meninas estão na fila da roda-gigante. Elas serão chamadas de acordo com o
número
que receberam.
Ana será a próxima. Depois de Ana, será a vez de Cida. Em seguida, Célia andará na roda-gigante.
![Ilustração. Três meninas estão formando uma fila ao lado de uma roda-gigante. Na frente, Ana, menina com cabelo castanho-claro. Ela segura uma placa com o número 23 e fala: Meu número é antecessor do número de Cida. Atrás dela, Cida, menina com cabelo encaracolado. Ela está segurando uma placa com número 24 e diz: O número de Ana é o meu número menos 1 e o de Célia é o meu número mais 1. Em seguida, Célia, menina com cabelo azul e comprido está segurando uma placa com o número 25. Ela fala: Meu número é sucessor do número de Cida.](../resources/images/image_60524.png)
- Complete com o antecessor e o sucessor em cada caso.
a) _____ 10 _____
b) _____ 86 _____
c) _____ 19 _____
d) _____ 43 _____
- Escreva os números que faltam na sequência de acordo com a regra indicada.
![Ilustração. Quadros com números e acima deles há setas com a informação: + 1.000. Da esquerda para a direita: 1.000, 2.000, 3.000, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta.](../resources/images/image_60568.png)
23
- Dê "saltos" nas retas de acordo com o padrão indicado e escreva os números que faltam nas sequências.
![Ilustração. Reta numérica e acima dos números, a indicação: + 100. Da esquerda para a direita: 125, 225.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_18.09.49.png)
![Ilustração. Reta numérica e acima dos números, a indicação: - 200. Da direita para a esquerda: 820.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_18.10.00.png)
- Descubra o padrão de cada sequência representada na reta numérica. Depois, complete as sequências com os números que estão faltando.
![Ilustração. Reta numérica que vai de 140 a 210, alternando de 10 em 10. Da esquerda para a direita: 140, 150, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, 200, 210.](../resources/images/image_1.png)
![Ilustração. Reta numérica que vai de 150 a 500, alternando de 50 em 50. Da esquerda para a direita: 150, espaço para resposta, 250, 300, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, 500.](../resources/images/image_2.png)
![Ilustração. Reta numérica que vai de 142 a 842, alternando de 100 em 100. Da esquerda para a direita: 142, 242, espaço para resposta, spaço para resposta,spaço para resposta,spaço para resposta,spaço para resposta, 840.](../resources/images/image_3.png)
- Escreva uma sequência em ordem decrescente com números entre 10 e 190. Depois, peça a um colega que descubra a regra usada nessa sequência e registre-a.
![Ilustração. Quadros e acima deles há setas](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_18.10.09.png)
24
Jogo: Maior de todos
Material: 4 conjuntos de 9 cartas numeradas de 1 a 9.
Jogadores: 2
Regras:
- As cartas devem ser embaralhadas e empilhadas no centro da mesa, com os números voltados para baixo.
- Cada jogador deverá retirar quatro cartas dessa pilha.
- A cada rodada, ao retirar as cartas da pilha, o jogador deve formar com elas o maior número possível composto de quatro algarismos e anotar no quadro abaixo.
- A partida termina após quatro rodadas.
- Vence o jogo quem formar o maior número de quatro algarismos em mais rodadas.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Jogador |
1ª rodada |
2ª rodada |
3ª rodada |
4ª rodada |
Maior número |
---|---|---|---|---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
![Ilustração. Uma menina com cabelo encaracolado e um menino com cabelo preto estão sentados em volta de uma mesa e cada uma está segurando quatro cartas. Entre elas há cartas empilhadas sobre a mesa.](../resources/images/image_43406.png)
25
Questões sobre o jogo
- Responda de acordo com a partida que você e seu
colega
jogaram e com o que preencheram no quadro.
- Quais cartas você retirou na 1ª rodada? _____
- Qual
número
você formou com essas cartas?
_____
- Esse número era o maior número que você poderia formar com essas cartas? Por quê?
- Seu colega formou qual número na 1ª rodada? _____
- Esse número é maior ou menor que o número que você formou?
- _____
- Quem formou o maior número de todas as rodadas? Qual foi esse número? _____
- Coloque em ordem crescente os números que você e seu colega formaram em todas as rodadas.
- _____
- Quem venceu a partida? _____
- Veja uma rodada da partida de Marina e Rafael e responda.
![Ilustração. A menina está virando as cartas sobre a mesa. Na frente dela, as cartas com os números: 4, 9, 8, 2. Em seguida, o menino também está virando as cartas sobre a mesa. Na frente dele, as cartas com os números: 1, 9, 7, 3.](../resources/images/image_43413.png)
- Com essas cartas, qual é o maior
número
que:
- Marina pode formar? _____
- Rafael pode formar? _____
- Quem ganha essa rodada se formar o maior
número
possível?
_____
26
A Matemática me ajuda a ser
... uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente
![Ilustração. Na parte superior, a informação: ... uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente. O plástico está em toda parte. Esse material tem muitas utilidades, mas pode causar danos ao meio ambiente. Por isso, é importante aprender como funcionam a reciclagem e a reutilização do plástico. Abaixo há um navio cargueiro no mar. À esquerda há um regador, embalagens e um galão de plástico sobre uma ilha. Produção - Depois que o petróleo é tirado do fundo da terra ou do mar, ele passa por uma limpeza e pode dar origem a vários produtos, como gasolina, gás de cozinha e plástico. No centro, uma garrafinha laranja com rosto está andando sobre uma esteira. Em seguida há um bebê com fralda, garrafas, brinquedos e objetos de plástico sobre outra ilha. Acima há um símbolo composto por setas formando um triângulo com o número 1 no meio. Abaixo, a informação: PET. O plástico dentro de casa - Embalagens, material escolar, garrafas, brinquedos e diversos outros objetos são usados em nossa rotina. Até telefones celulares têm peças de plástico. Abaixo, a garrafa laranja está andando em direção a sacos de lixo fechados. Hora de descartar - Na hora de descartar um produto de plástico, devemos refletir se ele pode ser reaproveitado ou reciclado. Na parte inferior, a garrafa laranja está andando sobre uma esteira e abaixo há uma bifurcação. À esquerda (RECICLAGEM), a garrafa está ao lado de um cesto com embalagens de plástico dentro. Reciclagem - Alguns tipos de plástico podem ser reciclados. Eles são separados do lixo comum, lavados e enviados para empresas que transformam o plástico em matéria-prima para fabricar outros produtos, como sacos de lixo, mangueiras e até mesmo roupas. À direita (REUTILIZAÇÃO), a garrafa está sorrindo e ao seu lado há lápis dentro de um pote de plástico e um vaso de flor feito com a parte inferior de uma garrafa. Reutilização - É possível reaproveitar embalagens de plástico depois de consumir os produtos que vêm nelas. Usando a criatividade, dá para criar objetos decorativos, como um vaso. Ao redor, o mar e há um pote de plástico boiando. Poluição - Algumas sacolas plásticas demoram até 6 meses para se decompor. No entanto, a maior parte dos plásticos leva de 100 a 450 anos para desaparecer. Enquanto isso, o plástico polui rios e oceanos, causa a morte de animais, enchentes e outros problemas ambientais.
Abaixo: Como fazer um vaso de plantas usando uma garrafa.
1) Com a ajuda de um adulto, corte a garrafa.
A garrafinha laranja está deitada com uma linha pontilhada na tampa.
2) Coloque fita adesiva no local cortado e descarte o restante nos recicláveis.
A garrafinha está cortada, sem a parte superior e com uma fita adesiva em volta da borda.
3) Encha de terra e plante sementes ou uma muda.
A garrafinha está sorrindo. Dentro dela há terra e flores.](../resources/images/image_61661.png)
FONTE: Infográfico elaborado com base nos dados obtidos em: Plástico: história, composição, tipos, produção e reciclagem. Disponível em: http://fdnc.io/eTR. Acesso em: 4 ago. 2021.
27
Tome nota
Quanto tempo uma embalagem de plástico demora para se decompor na natureza?
_____
Reflita
Façam uma pesquisa para descrever como sua comunidade se preocupa com o meio ambiente em relação à reciclagem e à reutilização do plástico.
28
Compreender informações
Interpretar gráfico de barras
- Em um supermercado, as garrafas de água são vendidas em três tipos de embalagem. O gráfico abaixo apresenta a quantidade de copos (250 mililitros cada um) necessária para encher cada tipo de embalagem. Cada 4 copos correspondem a 1 litro, ou seja, 1 litro tem 1.000 mililitros.
![Gráfico em barras. Quantidade de copos por embalagem. No eixo vertical, o tipo de embalagem e no eixo horizontal, a quantidade de copos.
Garrafa: 8 copos;
Garrafão: 20 copos;
Garrafinha: 2 copos.](../resources/images/image_46868.png)
Fonte: Supermercado pesquisado. (fev. 2023)
- Complete a frase abaixo de acordo com o gráfico.
Para encher o garrafão são necessários _____ copos.
- Quantos mililitros de água cabem, no máximo, em cada tipo de embalagem?
Garrafa: _____
Garrafão: _____
Garrafinha: _____
- Complete a tabela abaixo com a quantidade necessária de litros para encher cada embalagem.
Litros por embalagem
Tabela: equivalente textual a seguir.
Tipo de embalagem |
Litros de água |
---|---|
|
_____ |
|
_____ |
|
_____ |
Fonte: Supermercado pesquisado. (fev. 2023)
29
- No gráfico a seguir, o professor registrou as alturas dos estudantes que fazem parte do time de futebol da escola.
![Gráfico em barras. Altura dos jogadores do time de futebol. No eixo vertical, o jogador e no eixo horizontal, a altura (em centímetros).
Paulo: 127 cm;
André: 117 cm;
Luís: 120 cm;
Fernando: 125 cm;
Jonas: 135 cm;
Pedro: 115 cm;
Antônio: 145 cm;
João: 115 cm;
Felipe: 125 cm;
Carlos: 130 cm;
Marcos: 140 cm.](../resources/images/image_47457.png)
Fonte: Estudantes do time da escola. (fev. 2023)
- Qual é o jogador mais alto? Qual é a altura dele?
_____
- Existem jogadores que têm a mesma altura? Quem são?
_____
- Quantos centímetros o jogador mais alto tem a mais que cada um dos jogadores mais baixos?
_____
- Elabore mais uma pergunta com base nos dados desse gráfico. Converse com seus colegas e professor sobre a resposta.
_____
30
O que você aprendeu
- Complete a sequência numérica.
Boxe complementar:
Dica
Atenção! Para descobrir a regra da sequência, observe os primeiros números.
Fim do complemento.
![Ilustração. Peças de quebra-cabeça encaixadas e intercaladas (azul e rosa). Da esquerda para a direita: 4.500, 5.000, 5.500, espaço para resposta, 6.500, espaço para resposta, espaço para resposta.](../resources/images/image_62613.png)
- Patrícia recebeu por um trabalho 15 cédulas de
e 3 cédulas de
. Quantos reais ela recebeu? _____
- Associe as quantidades iguais.
Linha 1
1.000 + 800 + 90 + 5; 8.095; 1.805; 89 dezenas e 5 unidades.
Linha 2
8.000 + 90 + 5; 1.895; 895; 18 centenas e 5 unidades.
- Complete com o antecessor ou o sucessor em cada caso.
![Ilustração. Uma libélula com asas grandes. Na asa à esquerda, o número 1.089 e na asa à direita, o número 1.090.](../resources/images/image_62768.png)
![Ilustração. Uma libélula com asas grandes. Na asa à esquerda, espaço para resposta e na asa à direita, o número 5.000.](../resources/images/image_62932.png)
![Ilustração. Uma libélula com asas grandes. Na asa à esquerda, o número 2.999 e na asa à direita, espaço para resposta.](../resources/images/image_62780.png)
![Ilustração. Uma libélula com asas grandes. Na asa à esquerda, espaço para resposta e na asa à direita, o número 4.030.](../resources/images/image_62823.png)
![Ilustração. Uma libélula com asas grandes. Na asa à esquerda, o número 5.009 e na asa à direita, espaço para resposta.](../resources/images/image_62858.png)
![Ilustração. Uma libélula com asas grandes. Na asa à esquerda, espaço para resposta e na asa à direita, o número 9.000.](../resources/images/image_62894.png)
31
Avaliação processual
- Escreva seis números de quatro algarismos, em ordem decrescente, da
esquerda
para a direita.
_____, _____, _____, _____, _____, _____.
- Uma fábrica de papel reflorestou uma área desmatada. Veja no gráfico a quantidade de árvores plantadas em um trimestre de 2022 e responda às questões abaixo.
![Gráfico em colunas. Árvores plantadas. No eixo vertical, a quantidade de árvores e no eixo horizontal, o mês. Os dados são aproximados.
Setembro: 2.900 árvores;
Outubro: 4.900 árvores;
Novembro: 3.200 árvores.](../resources/images/image_63183.png)
Fonte: Dados fornecidos pela fábrica de papel. (nov. 2022)
- Quantas árvores ao todo foram plantadas, aproximadamente, nesses três meses?
_____
- Componha cada
número
e escreva como se lê.
- 1 unidade de milhar, 7 centenas, 9
dezenas
e 5 unidades -
_____
Lemos: _____
- 7 unidades de milhar, 8
dezenas
e 4 unidades -
_____
Lemos: _____
- 1 unidade de milhar, 7 centenas, 9
dezenas
e 5 unidades -
_____
Autoavaliação
- Reconheço números com quatro algarismos?
- Consigo comparar números com quatro algarismos?