12

UNIDADE 1. Sistema de numeração decimal

Ilustração. À esquerda há uma mesa com papéis em cima e ao lado, uma urna com convites dentro. Em seguida, uma mulher está segurando um copo e um convite com um número. Do outro lado da mesa, Melissa está sorrindo e segurando uma câmera fotográfica. No centro há vários casais dançando em um salão e nas costas de cada dupla há um número pendurado. À direita, um homem entrega um número para o pai de Caio. Ao seu lado, o menino observa e sorri. Atrás deles, uma mulher sorri e bate palmas. Ao fundo, paredes coloridas, um cartaz com a informação: Concurso Dança e ao lado há uma bicicleta sobre um palco. Acima das pessoas há um lustre com luzes coloridas.

13

Boxe complementar

Para refletir...

Após o concurso de dança, haverá o sorteio de uma bicicleta. O pai de Caio recebeu o convite de número 768 e Antonieta, o de número 789. O número do convite dela é maior ou menor que o número do convite do pai de Caio? _____

Se ordenarmos de modo crescente os números até 100, usados para identificar cada dupla do concurso de dança, poderemos obter uma sequência. Descubra a regra dessa sequência.

_____

Fim do complemento

14

O número 1.000 – o milhar

  1. Conheça a coleção de bolinhas de gude de João.

    João guarda sua coleção de bolinhas de gude em 10 caixas. Em cada caixa, cabem 100 ou 1 centena de bolinhas.

Ilustração. À esquerda, nove caixas e em cada uma há cem bolinhas de gude. Ao lado há uma caixa com noventa e nove bolinhas de gude e um espaço em branco. À direita, João, menino ruivo com cabelo encaracolado, camiseta listrada e calça azul está com a mão esquerda atrás das costas e apontando para o lado com o indicador direito. Ele fala: Nesta caixa, falta uma bolinha.
  1. Quantas bolinhas João tem? _____
  1. Se João ganhar 1 bolinha, ele ficará com quantas centenas de bolinhas? _____
  1. Se João ganhar 1 bolinha, com quantas bolinhas ele ficará?

    999 + _____ = 1.000

    João ficará com mil bolinhas ou 1 milhar de bolinhas.

1 milhar ou mil ou 1.000 unidades

1 milhar ou 10 centenas ou 100 dezenas ou 1.000 unidades

15

  1. Marcos separou seu dinheiro em três partes. Conte a quantia de dinheiro em cada parte e responda às questões.
Fotografia. Parte 1. Nove cédulas de cem reais.
Fotografia. Parte 2. Sete cédulas de dez reais e uma cédula de vinte reais.
Fotografia. Parte 3. Três moedas de um real.
  1. Quantos reais há em cada parte?

    _____

  1. No total, quantos reais Marcos tem?

    _____

  1. Quantos reais faltam para Marcos completar 1.000 reais?

    _____

  1. Leia e complete.

    André produziu 10 pacotes de chaveiros em sua fábrica.

Ilustração. Dez pacotes e em cada um está escrito: 100 chaveiros.
  1. André produziu _____ chaveiros ou _____ milhar de chaveiros.
  1. André tirou 10 chaveiros com defeito de um desses pacotes.

    No total, sobraram _____ chaveiros de sua produção.

Ícone: Mental.
  1. Em cada caso, complete com a quantidade que falta para formar mil.

    999 + _____

    990 + _____

    900 + _____

    200 + _____

16

Milhares inteiros

  1. Veja a quantidade que cada peça do Material Dourado representa e complete.
Ilustração. Um cubinho dourado; uma barra com dez cubinhos dourados; uma placa com cem cubinhos dourados; e um cubo com mil cubinhos dourados. Ao lado, uma seta e a informação: Lemos: um mil ou mil.
  1. 10 cubinhos douradosformam 1 barra

_____ unidades ou _____ dezena

  1. 10 barrasformam 1 placa

_____ dezenas ou _____ centena

  1. 10 placasformam 1 cubo

_____ centenas ou _____ milhar

  1. Complete.
Ilustração. Dois cubos dourados.

Número: 2.000

Lemos: dois mil

b)

Ilustração.  Três cubos dourados.

Número: _____

Lemos: _____

c)

Ilustração. Quatro cubos dourados.

Número: _____

Lemos: _____

17

  1. Em um teatro, a peça Os três porquinhos ficou em cartaz por 4 meses.

    Nos dois primeiros meses, compareceram ao teatro 500 pessoas por mês. Em cada um dos dois meses seguintes, o movimento foi o dobro do registrado no primeiro mês. Quantas pessoas assistiram a essa peça nesses 4 meses?

Ilustração. Três porcos com macacões coloridos estão com os olhos arregalados, as bocas abertas e os corpos inclinados para trás. Na frente deles há um lobo com macacão azul. Eles estão em cima de um palco e na frente deles há crianças.

Nesses 4 meses _____ pessoas assistiram a essa peça.

Ícone: Dupla.

  1. Alfredo trabalha em um supermercado. No fim de um dia, ele sempre conta o dinheiro do caixa. Em um desses dias, a quantia que havia no caixa era:
Fotografia. Uma cédula de dez reais.
Fotografia. Uma cédula de cinquenta reais.
Fotografia. Uma cédula de cem reais.
Fotografia. Uma cédula de duzentos reais.
  1. Esse dinheiro corresponde a quantos reais? _____
  1. Em outro dia de trabalho, Alfredo contou 2.000 reais no caixa. Quantas cédulas de cada quantia ele pode ter contado?

    _____

  1. Escreva como se lê cada um dos números a seguir.
    1. 5.000: _____
    1. 8.000: _____
    1. 9.000: _____

18

Números de quatro algarismos

  1. No domingo passado, 1 356 pessoas visitaram uma feira de livros.
    1. Veja a representação do número 1 356, que tem quatro algarismos, no quadro valor de lugar e no ábaco.

Quadro valor de lugar

Quadro: equivalente tectual a seguir.

UM

C

D

U

1

3

5

6

Ábaco

Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de unidade de milhar (UM), centena (C), dezena (D) e unidade (U). Há uma argola em unidade de milhas, três argolas em centenas, cinco argolas em dezenas e seis argolas em unidades.
  1. Complete o valor de cada um dos algarismos desse número.

1356

6: _____ unidades

5: 5 dezenas ou _____ unidades

3: _____ centenas ou _____ dezenas ou _____ unidades

1: 1 unidade de milhar ou _____ centenas ou _____ dezenas ou _____ unidades

  1. Agora, complete a decomposição desse número considerando o valor de cada algarismo.

    1.356 = _____ + _____ + _____ + _____

Lemos: mil trezentos e cinquenta e seis.

  1. Decomponha os números considerando o valor de cada algarismo.
    1. 4.320 = _____ + _____ + _____ + _____
    1. 7.023 = _____ + _____ + _____ + _____

19

  1. Observe os números nos cartazes e responda às questões.
    1. Qual é o valor do algarismo 4 nestes números?
Ilustração. Parede com dois cartazes. À esquerda, o título: O GULOSO. Abaixo, desenho de um homem segurando um pão e ao seu lado há vários pães. Em seguida, a informação: 4.675 PESSOAS JÁ ASSISTIRAM. À direita, o título: A TERRA EM 2030. Abaixo, desenho de uma cidade futurista. Em seguida, a informação: 6.740 PESSOAS JÁ ASSISTIRAM.

4.675

_____

6.740

_____

  1. E o valor do algarismo 7 nestes números?

4.675

_____

6.740

_____

Ícone: mental.

  1. Comparando a quantidade de pessoas que assistiram a cada um desses filmes, podemos dizer que o filme A Terra em 2030 foi visto por aproximadamente 2.000 pessoas a mais que o filme O Guloso?

    _____

  1. Escreva como você pensou para responder à questão anterior.

    _____

Boxe complementar:

Desafio

De qual número as crianças estão falando?

Ilustração. À esquerda, uma menina com tranças está com a mão esquerda virada para cima. Ela fala: O número tem 4 algarismos e é menor que 2000. No centro, um menino com cabelo castanho está com as mãos atrás das costas. Ele fala: A soma de todos os seus algarismos é 19. À direita, uma menina ruiva com cabelo preso está com o dedo indicador levantado. Ela diz: O algarismo das centenas é igual ao algarismo das unidades de milhar.

CRÉDITO: GEORGE TUTUMI

Respostas possíveis: 1.189, 1.198

Fim do complemento.

20

Maior que ou menor que

  1. As quantidades de pessoas que assistiram, em dois dias, a apresentação do mágico foram representadas com o Material Dourado. Compare-as.

Quantidade de espectadores no dia: 1.645

Ilustração. À esquerda, um cubo dourado. No centro, seis placas douradas. À direita, quatro barras e cinco cubinhos dourados.

Quantidade de espectadores no 2º dia: 1.329

Ilustração. À esquerda, um cubo dourado. No centro, três placas e nove cubinhos dourados. À direita, duas barras douradas.
Ilustração. Um mágico com terno azul e capa roxa está sorrindo, segurando uma cartola virada para cima e uma varinha.
  1. Em qual dos dias havia mais espectadores? Escreva como você descobriu.

    _____

  1. Se no 2º dia houvesse 1.684 espectadores, em qual dos dias o público teria sido maior? Justifique sua resposta.

    _____

21

  1. Observe a tabela e responda às questões.

Pontuação dos jogadores em cada fase de um jogo de videogame

Tabela: equivalente textual a seguir.

Fase

Jogador

Primeira

Segunda

Terceira

Jair

968

1.249

3.257

Laura

2.257

3.458

3.450

Fonte: Dados fornecidos pelos jogadores. (fev. 2023)

  1. Em qual fase do jogo Jair fez mais pontos? E Laura?

    _____

  1. Na 3ª fase quem fez mais pontos: Jair ou Laura? _____
  1. Observe o número que Amanda escreveu e responda.

    Ilustração. Amanda, jovem com cabelo encaracolado e regata listrada. Ela está sorrindo e segurando uma caneta. Na frente dela, um quadro com o número 2.740.

    1. Se ela trocar de posição o algarismo das dezenas com o algarismo das unidades de milhar, qual número será formado? _____
    1. O número que ela encontrará é maior ou menor que o número que ela escreveu inicialmente? _____
  1. Observe as informações das placas e faça o que se pede.
Ilustração em preto e branco. 1. Placa com a informação: No último mês, a fábrica Modelagem produziu 1.728 pares de sapatos.
Ilustração 2. Placa com a informação: A fábrica Pé Perfeito produziu 1.735 pares de sapatos no último mês.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Pinte a placa que indica a maior produção no último mês.
  1. Complete as sentenças usando maior que ou menor que.

1.728 é _____ 1.735

1.728 < 1.735

1.735 é _____ 1.728

1.735 > 1.728

O símbolo que usamos para indicar menor que é , e para indicar maior que é >.

22

Sequências

  1. As meninas estão na fila da roda-gigante. Elas serão chamadas de acordo com o número que receberam.

    Ana será a próxima. Depois de Ana, será a vez de Cida. Em seguida, Célia andará na roda-gigante.

Ilustração. Três meninas estão formando uma fila ao lado de uma roda-gigante. Na frente, Ana, menina com cabelo castanho-claro. Ela segura uma placa com o número 23 e fala: Meu número é antecessor do número de Cida. Atrás dela, Cida, menina com cabelo encaracolado. Ela está segurando uma placa com número 24 e diz: O número de Ana é o meu número menos 1 e o de Célia é o meu número mais 1. Em seguida, Célia, menina com cabelo azul e comprido está segurando uma placa com o número 25. Ela fala: Meu número é sucessor do número de Cida.
  1. Escreva os números que faltam na sequência de acordo com a regra indicada.
Ilustração. Quadros com números e acima deles há setas com a informação: + 1.000. Da esquerda para a direita: 1.000, 2.000, 3.000, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta.

23

  1. Dê "saltos" nas retas de acordo com o padrão indicado e escreva os números que faltam nas sequências.
Ilustração. Reta numérica e acima dos números, a indicação: + 100. Da esquerda para a direita: 125, 225.
Ilustração. Reta numérica e acima dos números, a indicação: - 200. Da direita para a esquerda: 820.
  1. Descubra o padrão de cada sequência representada na reta numérica. Depois, complete as sequências com os números que estão faltando.
Ilustração. Reta numérica que vai de 140 a 210, alternando de 10 em 10. Da esquerda para a direita: 140, 150, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, 200, 210.
Ilustração. Reta numérica que vai de 150 a 500, alternando de 50 em 50. Da esquerda para a direita: 150, espaço para resposta, 250, 300, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, 500.
Ilustração. Reta numérica que vai de 142 a 842, alternando de 100 em 100. Da esquerda para a direita: 142, 242, espaço para resposta, spaço para resposta,spaço para resposta,spaço para resposta,spaço para resposta, 840.
  1. Escreva uma sequência em ordem decrescente com números entre 10 e 190. Depois, peça a um colega que descubra a regra usada nessa sequência e registre-a.
Ilustração. Quadros e acima deles há setas

24

Jogo: Maior de todos

Material: 4 conjuntos de 9 cartas numeradas de 1 a 9.

Jogadores: 2

Regras:

Tabela: equivalente textual a seguir.

Jogador

rodada

2ª rodada

3ª rodada

4ª rodada

Maior número

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Ilustração. Uma menina com cabelo encaracolado e um menino com cabelo preto estão sentados em volta de uma mesa e cada uma está segurando quatro cartas. Entre elas há cartas empilhadas sobre a mesa.

25

Questões sobre o jogo

  1. Responda de acordo com a partida que você e seu colega jogaram e com o que preencheram no quadro.
    1. Quais cartas você retirou na rodada? _____
    1. Qual número você formou com essas cartas? _____

      Ícone: Oral.

    1. Esse número era o maior número que você poderia formar com essas cartas? Por quê?
    1. Seu colega formou qual número na rodada? _____
    1. Esse número é maior ou menor que o número que você formou?
    1. _____
    1. Quem formou o maior número de todas as rodadas? Qual foi esse número? _____
    1. Coloque em ordem crescente os números que você e seu colega formaram em todas as rodadas.
    1. _____
    1. Quem venceu a partida? _____
  1. Veja uma rodada da partida de Marina e Rafael e responda.
Ilustração. A menina está virando as cartas sobre a mesa. Na frente dela, as cartas com os números: 4, 9, 8, 2. Em seguida, o menino também está virando as cartas sobre a mesa. Na frente dele, as cartas com os números: 1, 9, 7, 3.
  1. Com essas cartas, qual é o maior número que:
    • Marina pode formar? _____
    • Rafael pode formar? _____
    1. Quem ganha essa rodada se formar o maior número possível?

      _____

26

A Matemática me ajuda a ser

... uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente

Ilustração. Na parte superior, a informação: ... uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente. O plástico está em toda parte. Esse material tem muitas utilidades, mas pode causar danos ao meio ambiente. Por isso, é importante aprender como funcionam a reciclagem e a reutilização do plástico. Abaixo há um navio cargueiro no mar. À esquerda há um regador, embalagens e um galão de plástico sobre uma ilha. Produção - Depois que o petróleo é tirado do fundo da terra ou do mar, ele passa por uma limpeza e pode dar origem a vários produtos, como gasolina, gás de cozinha e plástico. No centro, uma garrafinha laranja com rosto está andando sobre uma esteira. Em seguida há um bebê com fralda, garrafas, brinquedos e objetos de plástico sobre outra ilha. Acima há um símbolo composto por setas formando um triângulo com o número 1 no meio. Abaixo, a informação: PET.  O plástico dentro de casa - Embalagens, material escolar, garrafas, brinquedos e diversos outros objetos são usados em nossa rotina. Até telefones celulares têm peças de plástico. Abaixo, a garrafa laranja está andando em direção a sacos de lixo fechados. Hora de descartar - Na hora de descartar um produto de plástico, devemos refletir se ele pode ser reaproveitado ou reciclado. Na parte inferior, a garrafa laranja está andando sobre uma esteira e abaixo há uma bifurcação. À esquerda (RECICLAGEM), a garrafa está ao lado de um cesto com embalagens de plástico dentro. Reciclagem - Alguns tipos de plástico podem ser reciclados. Eles são separados do lixo comum, lavados e enviados para empresas que transformam o plástico em matéria-prima para fabricar outros produtos, como sacos de lixo, mangueiras e até mesmo roupas. À direita (REUTILIZAÇÃO), a garrafa está sorrindo e ao seu lado há lápis dentro de um pote de plástico e um vaso de flor feito com a parte inferior de uma garrafa. Reutilização - É possível reaproveitar embalagens de plástico depois de consumir os produtos que vêm nelas. Usando a criatividade, dá para criar objetos decorativos, como um vaso. Ao redor, o mar e há um pote de plástico boiando. Poluição - Algumas sacolas plásticas demoram até 6 meses para se decompor. No entanto, a maior parte dos plásticos leva de 100 a 450 anos para desaparecer. Enquanto isso, o plástico polui rios e oceanos, causa a morte de animais, enchentes e outros problemas ambientais.
Abaixo: Como fazer um vaso de plantas usando uma garrafa. 
1) Com a ajuda de um adulto, corte a garrafa. 
A garrafinha laranja está deitada com uma linha pontilhada na tampa. 
2) Coloque fita adesiva no local cortado e descarte o restante nos recicláveis. 
A garrafinha está cortada, sem a parte superior e com uma fita adesiva em volta da borda. 
3) Encha de terra e plante sementes ou uma muda. 
A garrafinha está sorrindo. Dentro dela há terra e flores.

FONTE: Infográfico elaborado com base nos dados obtidos em: Plástico: história, composição, tipos, produção e reciclagem. Disponível em: http://fdnc.io/eTR. Acesso em: 4 ago. 2021.

27

Tome nota

Quanto tempo uma embalagem de plástico demora para se decompor na natureza?

_____

Reflita

Ícone: Oral.

Ícone: Grupo.

Façam uma pesquisa para descrever como sua comunidade se preocupa com o meio ambiente em relação à reciclagem e à reutilização do plástico.

28

Compreender informações

Interpretar gráfico de barras

  1. Em um supermercado, as garrafas de água são vendidas em três tipos de embalagem. O gráfico abaixo apresenta a quantidade de copos (250 mililitros cada um) necessária para encher cada tipo de embalagem. Cada 4 copos correspondem a 1 litro, ou seja, 1 litro tem 1.000 mililitros.
Gráfico em barras. Quantidade de copos por embalagem. No eixo vertical, o tipo de embalagem e no eixo horizontal, a quantidade de copos. 
Garrafa: 8 copos; 
Garrafão: 20 copos; 
Garrafinha: 2 copos.

Fonte: Supermercado pesquisado. (fev. 2023)

  1. Complete a frase abaixo de acordo com o gráfico.

    Para encher o garrafão são necessários _____ copos.

  1. Quantos mililitros de água cabem, no máximo, em cada tipo de embalagem?

    Garrafa: _____

    Garrafão: _____

    Garrafinha: _____

  1. Complete a tabela abaixo com a quantidade necessária de litros para encher cada embalagem.

Litros por embalagem

Tabela: equivalente textual a seguir.

Tipo de embalagem

Litros de água

Ilustração. Uma garrafa.

_____

Ilustração. Um garrafão.

_____

Ilustração. Uma garrafinha.

_____

Fonte: Supermercado pesquisado. (fev. 2023)

29

  1. No gráfico a seguir, o professor registrou as alturas dos estudantes que fazem parte do time de futebol da escola.
Gráfico em barras. Altura dos jogadores do time de futebol. No eixo vertical, o jogador e no eixo horizontal, a altura (em centímetros). 
Paulo: 127 cm; 
André: 117 cm; 
Luís: 120 cm; 
Fernando: 125 cm; 
Jonas: 135 cm; 
Pedro: 115 cm; 
Antônio: 145 cm; 
João: 115 cm; 
Felipe: 125 cm; 
Carlos: 130 cm; 
Marcos: 140 cm.

Fonte: Estudantes do time da escola. (fev. 2023)

  1. Qual é o jogador mais alto? Qual é a altura dele?

    _____

  1. Existem jogadores que têm a mesma altura? Quem são?

    _____

  1. Quantos centímetros o jogador mais alto tem a mais que cada um dos jogadores mais baixos?

    _____

    Ícone: Grupo.

  1. Elabore mais uma pergunta com base nos dados desse gráfico. Converse com seus colegas e professor sobre a resposta.

    _____

30

O que você aprendeu

  1. Complete a sequência numérica.

Boxe complementar:

Dica

Atenção! Para descobrir a regra da sequência, observe os primeiros números.

Fim do complemento.

Ilustração. Peças de quebra-cabeça encaixadas e intercaladas (azul e rosa). Da esquerda para a direita: 4.500, 5.000, 5.500, espaço para resposta, 6.500, espaço para resposta, espaço para resposta.

Ícone: mental.

  1. Patrícia recebeu por um trabalho 15 cédulas de cem reaise 3 cédulas de dez reais. Quantos reais ela recebeu? _____
  1. Associe as quantidades iguais.

Linha 1

1.000 + 800 + 90 + 5; 8.095; 1.805; 89 dezenas e 5 unidades.

Linha 2

8.000 + 90 + 5; 1.895; 895; 18 centenas e 5 unidades.

  1. Complete com o antecessor ou o sucessor em cada caso.
Ilustração. Uma libélula com asas grandes. Na asa à esquerda, o número 1.089 e na asa à direita, o número 1.090.
Ilustração. Uma libélula com asas grandes. Na asa à esquerda, espaço para resposta e na asa à direita, o número 5.000.
Ilustração. Uma libélula com asas grandes. Na asa à esquerda, o número 2.999 e na asa à direita, espaço para resposta.
Ilustração. Uma libélula com asas grandes. Na asa à esquerda, espaço para resposta e na asa à direita, o número 4.030.
Ilustração. Uma libélula com asas grandes. Na asa à esquerda, o número 5.009 e na asa à direita, espaço para resposta.
Ilustração. Uma libélula com asas grandes. Na asa à esquerda, espaço para resposta e na asa à direita, o número 9.000.

31

Avaliação processual

  1. Escreva seis números de quatro algarismos, em ordem decrescente, da esquerda para a direita.

    _____, _____, _____, _____, _____, _____.

Ícone: mental.

  1. Uma fábrica de papel reflorestou uma área desmatada. Veja no gráfico a quantidade de árvores plantadas em um trimestre de 2022 e responda às questões abaixo.
Gráfico em colunas. Árvores plantadas. No eixo vertical, a quantidade de árvores e no eixo horizontal, o mês. Os dados são aproximados. 
Setembro: 2.900 árvores; 
Outubro: 4.900 árvores; 
Novembro: 3.200 árvores.

Fonte: Dados fornecidos pela fábrica de papel. (nov. 2022)

  1. Componha cada número e escreva como se lê.
    1. 1 unidade de milhar, 7 centenas, 9 dezenas e 5 unidades - _____

      Lemos: _____

    1. 7 unidades de milhar, 8 dezenas e 4 unidades - _____

      Lemos: _____

Autoavaliação

Ícone: Oral.