32
UNIDADE 2. Adição e subtração
33
Para refletir...
Os sabores dos picolés são: morango, limão e maracujá. Luís está separando quatro picolés de cada sabor para levar a seus amigos. Quantos picolés no total ele vai levar? _____
Resposta: 12 picolés.
Cada pote de sorvete de massa serve vinte bolas caprichadas. Melissa pediu três casquinhas com duas bolas de sorvete do mesmo sabor em cada uma. Quantas bolas ainda é possível servir com esse pote?
_____
Resposta: 14 bolas.
34
Jogo: Fazendo quinze
Material: Para cada jogador, 1 conjunto de cartas numeradas de 1 a 10 e 10 feijões para fazer a contagem dos pontos. As cartas podem ser confeccionadas pelos jogadores ou podem ser usadas as cartas numeradas de 2 a 10 e o ás de um baralho comum. Nesse caso, a carta ás substitui a carta de número 1.
Jogadores: 2, 3 ou 4
Regras:
- Inicialmente, escolhe-se o carteador, ou seja, quem vai distribuir as cartas e determinar o número de rodadas a serem jogadas, que deverá ser entre 5 e 10.
- O carteador embaralha as cartas e distribui duas para cada jogador, incluindo ele mesmo. As cartas restantes ficam no centro da mesa, voltadas para baixo.
- Cada jogador olha suas cartas sem deixar que os demais as vejam.
- O primeiro a jogar é quem está à esquerda do carteador, e assim por diante.
- Cada jogador, na sua vez, pode pedir mais uma carta ao carteador, verificando seu valor sem mostrá-la a ninguém. Isso se repete até que o jogador diga que não quer mais cartas ou até que ele obtenha soma maior que 15 com a adição dos números de suas cartas. Nesse último caso, o jogador deve mostrar suas cartas aos outros jogadores e não participar mais dessa rodada.
- Quando nenhum jogador quiser mais cartas, faz-se a verificação: aquele que conseguir obter, com a adição dos números de suas cartas, a soma igual a 15 (ou, se ninguém conseguir a soma igual a 15, aquele que alcançar a soma mais próxima de 15) ganha um feijão de cada jogador. Em caso de empate, ninguém ganha.
• Após cada rodada, embaralham-se novamente as cartas.
• Vence o jogo quem tiver mais feijões no fim de todas as rodadas.
35
Questões sobre o jogo
- Qual é a
menor
soma possível que um jogador pode
obter
ao receber as duas primeiras cartas? E a maior?
_____
- É possível um jogador
obter
soma 15 nas duas primeiras cartas distribuídas no jogo? No caso de ser possível, com quais números?
_____
- Veja as cartas de Adriana em uma das rodadas.
Se ela solicitasse mais uma carta, qual ela poderia receber de modo que não fosse excluída da rodada?
_____
- Se você estivesse jogando e suas cartas tivessem soma 13, você se arriscaria a pedir mais cartas? Por quê?
- Carlos, Vanessa e Ricardo estavam jogando. Observe as cartas de cada um deles.
Sabendo que Ricardo venceu a rodada, qual poderia ser sua terceira carta? Leve em consideração que cada jogador encerrou a rodada com 3 cartas.
36
Situações de adição e de subtração
- Mariana colheu várias frutas de seu pomar: 44 laranjas, 23 mangas e 12 abacates.
- Quantas frutas foram colhidas no total?
_____
- Mariana precisa colher, no total, 2 dúzias de abacates. Quantos abacates ela ainda precisa colher?
_____
- Quantas frutas foram colhidas no total?
- Há 32 anos, Miguel tinha 14 anos de idade. Quantos anos Miguel tem agora?
_____
- Amélia tinha algumas figurinhas e ganhou outras 12 de seu pai. Ela passou a ter 48 figurinhas. Quantas figurinhas Amélia tinha antes de ganhar outras de seu pai?
_____
- Em uma escola, houve apresentação musical feita por alguns estudantes. Na plateia, estavam 232 pais e 105 estudantes. Quantas pessoas assistiram à apresentação?
_____
5. No site de uma loja, Marília viu a propaganda dos produtos abaixo.
- Faça uma estimativa de qual é o valor aproximado da diferença entre os preços dos produtos divulgados.
_____
37
- Observe no monitor abaixo a quantidade de livros de uma biblioteca e responda às questões.
- Quantos livros de contos há a mais que livros de arte?
Há _____ livros de contos a mais que livros de arte.
- Quantos livros de poemas há a menos que livros de contos?
Há _____ livros de poemas a menos que livros de contos.
- Invente um problema usando os dados da ilustração e escreva-o nas linhas. Depois, peça a um
colega
que o resolva.
_____
- Em uma exposição, há fotografias de diferentes animais. Observe o gráfico ao lado para responder às questões.
Fonte: Acervo da exposição. (fev. 2023)
- Quantas fotografias estão expostas ao todo?
_____
- Quantas fotografias de gatos há a mais que fotografias de cães?
_____
38
- O esquema abaixo mostra os caminhos possíveis entre a casa de Carla e a escola onde ela estuda.
- Pinte o caminho mais curto entre a casa de Carla e a escola.
- Qual é a medida do comprimento, em metro, do caminho mais curto?
_____
- Observe o painel que mostra o número de participantes de uma meia maratona e responda às questões.
- Quantas pessoas participaram dessa meia maratona?
_____
- Quantos homens participaram a mais que mulheres?
_____
39
- Meire tem uma floricultura. Veja na tabela abaixo a quantidade de flores que ela usou durante um mês para fazer arranjos. Em seguida, complete-a.
Quantidade de flores
Tabela: equivalente textual a seguir.
Flor Cor |
Gérbera |
Rosa |
---|---|---|
Branca |
1 202 |
1 490 |
Vermelha |
2 314 |
2 308 |
Total |
_____ |
_____ |
Fonte: Controle da floricultura da Meire. (jan. 2023)
- Quantas flores brancas e quantas flores vermelhas Meire usou para fazer os arranjos nesse mês?
_____
- Quantas rosas foram usadas a mais que gérberas?
_____
- Agora, invente outra questão que possa ser respondida com os dados da tabela e peça a um
colega
que a responda.
_____
- O Teatro Castro Alves, no município de Salvador (Bahia), tem capacidade para 1.554 pessoas. Se em uma apresentação foram 1.342 pessoas, quantos assentos ficaram vazios?
LEGENDA: Interior do Teatro Castro Alves, município de Salvador, Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Ficaram vazios _____ assentos.
40
Algumas estratégias de cálculo
Cálculo mental e estimativas
- Calcule o resultado em cada caso dando “saltos duplos” na reta numérica.
- Sabendo que:
15 = 10 + _____
37 + 15 = _____
- Sabendo que:
28 = _____ + 8
75 − 28 = _____
- Um ciclista percorreu uma trilha do quilômetro 28 até o quilômetro 49. Usando a reta numérica, Adriana e Cláudio decidiram calcular quantos quilômetros o ciclista percorreu nessa trilha. Verifique a estratégia usada pelas crianças e complete.
O ciclista percorreu _____ quilômetros.
41
- Sandra tem 780 gramas de farinha de trigo e quer fazer 2 bolos: um de abacaxi e outro de chocolate.
Quantidade de farinha de trigo necessária
Tabela: equivalente textual a seguir.
Tipo de bolo |
Quantidade de farinha |
---|---|
Chocolate |
360 gramas |
Abacaxi |
310 gramas |
Fonte: Receitas de Sandra. (jan. 2023)
- Fazendo uma estimativa, é possível dizer que a quantidade de farinha de trigo que Sandra tem é suficiente para fazer os 2 bolos?
_____
- Quantos gramas de farinha de trigo sobrariam ou faltariam para Sandra fazer os dois bolos?
_____
- Isabela leu dois livros: um com 313 páginas e o outro com 189 páginas. Descubra a quantidade, aproximada, de páginas lidas por Isabela.
- O número 313 está mais próximo de 300 ou de 400? _____
- O número 189 está mais próximo de 100 ou de 200? _____
- Quantas páginas, aproximadamente, Isabela leu ao todo?
_____
- Qual é, aproximadamente, o
preço
da geladeira e da TV juntas?
_____
42
Decomposição e algoritmo usual
- Os estudantes do 3º ano foram a um zoológico que acomoda 142 mamíferos e 253 aves. Quantos mamíferos e aves há ao todo nesse zoológico?
Para descobrir, vamos adicionar 142 com 253.
Adição 142 + 253 = _____
Ao todo, nesse zoológico, há _____ mamíferos e aves.
- Há também 102 répteis nesse zoológico. Quantos répteis, mamíferos e aves há ao todo? Calcule usando a estratégia de sua preferência e compare o resultado com o de um colega.
_____
Ao todo, nesse zoológico, há _____ répteis, mamíferos e aves.
43
- Uma lanchonete encomendou 345 garrafas de suco de morango e 213 garrafas de suco de uva. Quantas garrafas de suco de morango foram encomendadas a mais que de uva?
Para descobrir, vamos subtrair 213 de 345.
Subtração - 345 − 213 = _____
Foram encomendadas ______ garrafas de suco de morango a mais que de uva.
- Para completar o pedido, a lanchonete encomendou também 396 garrafas de suco de laranja. Quantas garrafas de suco de laranja foram encomendadas a mais que de uva? Faça os cálculos usando a estratégia que preferir e compare o resultado com o de um colega.
Foram encomendadas _____ garrafas de suco de laranja a mais que de uva.
44
- Veja como Marcos encontrou o resultado da subtração 458 − 123.
- Agora, explique para um colega a resolução de Marcos.
- Calcule o resultado de cada caso.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
- Juliana enganou-se ao encontrar o resultado de 13 + 112 + 30. Descubra o erro do cálculo de Juliana. Depois, no caderno, calcule o resultado correto.
Cálculo de Juliana
45
- Veja no esquema a seguir o circuito que Maiara percorre com a bicicleta.
- Quantos metros ela
percorre
do início ao fim do circuito?
_____
Maiara percorre _____ metros do início ao fim do circuito.
Boxe complementar:
Desafio
Com os algarismos 6, 7, 8 e 3, Diego forma o maior número possível. Vanessa usa os algarismos 3, 1, 2 e 5 e forma o menor número possível. Ambos usam os quatro algarismos que possuem sem repeti-los. Que número é obtido quando adicionamos os números formados por Diego e Vanessa?
Adicionando os dois números, formados por Diego e Vanessa, obtemos _____.
Resposta: 9.998
Fim do complemento.
46
Adição com reagrupamento: algumas estratégias
- Observe, abaixo, as promoções para o almoço.
-
Ivete
almoçou peixe grelhado e, de sobremesa, pediu uma fatia da
torta
de morango. Quanto
Ivete
gastou?
Para calcular quanto ela gastou, adicionamos 29 com 13.
-
Ivete
almoçou peixe grelhado e, de sobremesa, pediu uma fatia da
torta
de morango. Quanto
Ivete
gastou?
Cálculo com o Material Dourado
29 + 13 = _____
Cálculo com o ábaco
Temos de trocar 10 unidades por 1 dezena.
29 + 13 = _____
Ao todo, Ivete gastou _____ reais nesse almoço.
47
- Descubra quantos sorvetes Armando tinha no início do dia.
Cálculo por decomposição
Adição: 138 + 13 = _____
Cálculo com o algoritmo usual
- Primeiro adicionamos as unidades: 8 + 3 = _____
- Trocamos 10 unidades por 1 dezena.
- Depois, adicionamos as dezenas: 1 + 3 + 1= _____
- No final, adicionamos as centenas: 1 + 0 = _____
Armando tinha _____ sorvetes no início do dia.
- Sueli quer calcular o resultado da adição 26 + 16 com uma calculadora, mas a tecla não está funcionando. Como ela pode encontrar o resultado dessa adição? Registre as teclas usadas e o resultado obtido no visor.
48
- Resolva.
- A massa de um urso-polar macho é 529 quilogramas, e a de uma fêmea é 297 quilogramas. Quantos quilogramas os dois têm juntos?
_____
LEGENDA: Urso-polar no parque Yorkshire Wildlife, na Inglaterra, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- O Parque Diversão deseja comprar novos equipamentos para aumentar o número de visitantes. Assim, foram realizadas entrevistas com crianças de 6 a 13 anos. Cada criança votou em um único brinquedo. Observe o gráfico.
Fonte: Pesquisa feita pelo Parque Diversão. (jan. 2023)
- Quantas crianças foram entrevistadas no total?
_____
- Qual é o brinquedo preferido das crianças entrevistadas?
_____
- Qual resposta apareceu com
menor
frequência nas entrevistas?
_____
49
- Observe a tabela abaixo e responda à questão.
Despesas mensais de Vânia
Tabela: equivalente textual a seguir.
Conta |
Valor |
---|---|
Luz |
137 reais |
Aluguel |
738 reais |
Telefone |
84 reais |
Fonte: Dados fornecidos por Vânia em 2023.
- Qual é a despesa total de Vânia de acordo com os valores das contas mostradas na tabela?
_____
- João quer comprar um telefone celular e um tablet . Veja os modelos disponíveis e os preços. Em seguida, calcule o valor a ser pago em cada opção. Depois, responda às questões.
Alfa e Gama
_____
Alfa e Beta
_____
Delta e Gama
_____
Delta e Beta
_____
- Quantos reais, no máximo, João gastará? _____
- E no mínimo? _____
50
Subtração com trocas: algumas estratégias
- Em uma visita ao veterinário, Alex precisou pesar seu cachorro. Como Fiel não parava quieto, Alex subiu com ele na balança e, depois, subiu sozinho. Qual é a massa de Fiel?
Para descobrir a massa de Fiel, podemos subtrair 58 de 71.
Cálculo com o ábaco
Como não dá para tirar 8 unidades de 1 unidade, temos de trocar 1 dezena por 10 unidades.
Subtraímos 8 unidades de 11 unidades e 5 dezenas de 6 dezenas.
Cálculo com o Material Dourado
Subtração: 71 − 58 = _____
51
Cálculo por decomposição
Subtração: 71 - 58 = _____
Cálculo com o algoritmo usual
- Como não é possível subtrair 8 unidades de 1 unidade, trocamos 1 dezena por 10 unidades. Assim, ficamos com 6 dezenas e 11 unidades.
- Subtraímos as unidades: 11 − 8 = _____
- Depois, subtraímos as dezenas: 6 − 5 = _____
A massa de Fiel é _____ quilogramas.
- Alex gastou, ao todo, com a consulta ao veterinário e as vacinas, 109 reais. Ele pagou com uma cédula de 100 reais e uma de 20 reais. Quanto ele recebeu de troco?
- Como não é possível subtrair 9 unidades de 0 unidade, trocamos 1 dezena por 10 unidades.
- Subtraímos as unidades: 10 − 9 = _____
- Em seguida, subtraímos as dezenas: 1 − 0 = _____
- No final, subtraímos as centenas: 1 − 1 =
_____
Alex recebeu _____ reais de troco.
52
- Veja como Marina e Carlos calcularam mentalmente o resultado de 63 − 26.
- Agora, calcule mentalmente o resultado em cada caso e registre sua estratégia no caderno.
- 71 − 28
- 50 − 24
- 62 − 15
- 83 − 36
- Jonas quer calcular o resultado de 64 − 28, mas a tecla de sua calculadora está quebrada. Como ele pode calcular esse resultado?
- Em uma corrida de 850 metros, um atleta já percorreu 525 metros. Quantos metros ainda faltam para ele completar a corrida?
_____
Faltam _____ metros para o atleta completar a corrida.
53
- Veja como foi feita a subtração 212 – 123 usando cédulas de 100 e de 10 reais e moedas de 1 real. Depois, complete.
1º. Representando 212.
_____ centenas, _____ dezena e _____ unidades
2º. Trocando 1 cédula de 100 reais por 10 cédulas de 10 reais e 1 cédula de 10 reais por 10 moedas de 1 real.
_____ centenas, _____ dezenas e _____ unidades
3º. Tirando 123 de 212.
_____ dezenas e _____ unidades
Subtração: 212 - 123 = _____
- A quantidade de sofás produzidos, em 2022, pelas fábricas Pinho e Peroba é mostrada no gráfico abaixo.
Fonte: Controle de produção das fábricas Pinho e Peroba em 2022.
Qual é a diferença entre a produção de sofás das duas fábricas?
_____
54
Problemas
- Lucas tinha 20 reais e ganhou mais 5 reais de seu tio. Depois, com esse montante, comprou uma caixa de bombons, como a da figura ao lado. Quantos reais sobraram para Lucas?
_____
- No sábado, Rosângela leu algumas páginas de um livro que tinha 56 páginas. No domingo, ela leu as páginas que faltavam desse livro.
- Se ela tivesse lido 20 páginas no sábado, quantas páginas ela leria no domingo para terminar o livro?
_____
- Não é possível saber quantas páginas ela leu no sábado, mas é possível fazer suposições. Escreva 3 possibilidades.
_____
- Se ela tivesse lido 20 páginas no sábado, quantas páginas ela leria no domingo para terminar o livro?
- Marcos está juntando dinheiro para comprar um brinquedo que custa 98 reais. Até ontem, ele tinha 32 reais. Hoje, seu irmão mais velho o presenteou com 30 reais em cédulas e 23 reais em moedas. Será que agora Marcos já tem a quantia suficiente para comprar o brinquedo? Explique.
_____
- Mariana estava brincando de bater figurinhas. Ela começou o jogo com 32 figurinhas. Na primeira partida, ela ganhou 5, na segunda partida, perdeu 3 e, na última partida, perdeu mais 4. Com quantas figurinhas Mariana terminou o jogo?
_____
55
- Dois potes estão cheios de sementes. Serão retiradas 138 sementes de cada um deles. Quantas sementes restarão nos dois potes juntos?
Restarão _____ sementes nos dois potes juntos.
- Observe e complete a tabela abaixo, que mostra a população indígena de três municípios brasileiros. Depois, responda às questões.
População indígena, em alguns municípios, por domicílio – Brasil 2010
Tabela: equivalente textual a seguir.
Município |
Urbana |
Rural |
Total |
---|---|---|---|
Barcelos |
1.370 |
6.997 |
_____ |
Boa Vista |
6.072 |
_____ |
8.550 |
Pesqueiro |
_____ |
5.287 |
9.335 |
Dados obtidos em: http://fdnc.io/eTS
- No município de Barcelos, quantos indígenas há a mais na área rural do que na área urbana?
_____
- Qual é a diferença entre a população indígena urbana e a rural, em Boa Vista?
_____
- Em qual dos municípios a população indígena total é maior?
_____
- Agora, invente outra questão que possa ser respondida com os dados da tabela e peça a um colega que a responda.
56
Compreender problemas
Para resolver
Fique atento a todas as informações nas ilustrações.
Problema 1
Davi tem 130 reais e quer comprar dois dos presentes anunciados no folheto abaixo.
- Quais são os dois presentes possíveis de Davi comprar?
- Se Davi comprar a bola e o carrinho, quantos reais vai gastar? E que quantia vai sobrar para ele?
Problema 2
Pedro tem 42 bolinhas de gude e quer participar do campeonato anunciado no cartaz.
- Ele poderá formar uma dupla com Luís, que tem 32 bolinhas? E com Júlio, que tem 36 bolinhas?
- Juntos, Pedro e Júlio têm mais ou menos bolinhas de gude do que a quantidade mínima indicada no cartaz? Quantas a mais ou a menos?
57
Para refletir
- Para resolver o Problema 1, você usou todos os dados do folheto? Explique como você fez.
- No Problema 1, quais são os dois brinquedos que Davi pode comprar se quiser gastar o mínimo possível?
_____
- Veja as afirmações que três estudantes fizeram sobre o Problema 1.
Miguel
Se comprar apenas o ursinho, Davi fica com 78 reais.
Valentina
Ao comprar a bola e o carrinho, Davi gasta 64 reais e fica com 66 reais.
Bruna
Para comprar o cavalinho e a bola, faltam 16 reais.
- As três afirmações são corretas? _____
- Quem respondeu ao que o item b do problema perguntava?
_____
- Contorne a conta abaixo que não foi necessária para resolver o Problema 2.
- Sobre o Problema 2, marque com um
X
as afirmações que complementam corretamente a sentença a seguir. Inicialmente, o total de
bolinhas
da dupla pode ser:
( ) menor que 75.
( ) igual a 75.
( ) maior que 75.
58
Matemática em textos
Leia
A nota fiscal
Ao realizarmos uma compra, devemos sempre receber um documento chamado nota fiscal. Nele, são informados o lugar e a data em que fizemos a compra, são apresentados os dados do consumidor, as informações sobre cada produto comprado e o total gasto.
A nota fiscal é importante caso haja necessidade de troca ou o produto apresente algum defeito. A emissão da nota fiscal também é a garantia de que o lojista está pagando seus impostos. Veja o cupom fiscal que Pedro recebeu depois de fazer algumas compras.
Responda
- Qual é o nome e o endereço da loja de materiais para construção na qual a compra de Pedro foi realizada?
_____
- Quantos produtos diferentes foram comprados? Quantos reais Pedro gastou?
_____
59
Analise
- Se Pedro tivesse pagado a compra com 6 cédulas de 200 reais, quantos reais ele teria recebido de troco? _____
- Dois dias depois de Pedro, Vânia fez compras
nessa
loja de material para construção e encontrou os produtos com o mesmo preço.
- Complete a nota fiscal e descubra quanto ela gastou no total.
- Quantos reais Pedro gastou a mais que Vânia?
_____
Aplique
- Reúna-se com um colega e mostrem como Pedro poderia pagar a compra dele usando o menor número possível de cédulas sem receber troco. Registre com um desenho.
60
Compreender informações
Representar dados em gráfico de colunas
- A bibliotecária de uma escola fez uma pesquisa para saber o tipo de livro (romance, ficção, comédia, HQ, suspense e terror) mais procurado pelos estudantes nos últimos seis meses e colocou os dados obtidos em uma tabela. Depois, para visualizar melhor o resultado da pesquisa, montou um gráfico com os dados da tabela.
Complete o gráfico pintando as colunas de acordo com os dados da tabela e responda às questões.
Livros procurados nos últimos seis meses
Tabela: equivalente textual a seguir.
Tipo |
Quantidade de livros |
---|---|
Romance |
100 |
Ficção |
250 |
Comédia |
200 |
HQ |
350 |
Suspense |
200 |
Terror |
150 |
Fonte: Biblioteca da escola. (dez. 2022)
Fonte: Biblioteca da escola. (dez. 2022)
- Qual foi o tipo de livro mais procurado nos últimos seis meses? E o menos procurado?
_____
- Quantos livros do tipo mais procurado foram emprestados a mais que os livros do tipo menos procurado? _____
- Que tipos tiveram o mesmo
número
de livros procurados?
_____
- É mais fácil responder às questões anteriores analisando o gráfico ou a tabela? Por quê?
61
- Fábio e seus amigos, em 2022, resgataram alguns animais que encontraram machucados no bairro onde vivem. Veja como esses animais estão bem agora.
Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
- Registre na tabela a quantidade animais resgatados.
Resgate de animais machucados
Tabela: equivalente textual a seguir.
Animais resgatados |
Coelho |
Pássaro |
Gato |
Cachorro |
---|---|---|---|---|
Quantidade de animais |
2 |
_____ |
_____ |
_____ |
Fonte: Dados fornecidos por Fábio em 2022.
- Represente no gráfico os dados da tabela pintando de acordo com as cores da legenda.
Fonte: Dados fornecidos por Fábio em 2022.
- No ano seguinte, 20 animais foram resgatados por Fábio e seus amigos. Quantos animais a mais foram resgatados em relação à quantidade do ano passado? _____
62
O que você aprendeu
- Rafael comprou uma bicicleta que custa 599 reais, pagando 314 reais de entrada.
- Para saber quantos reais, aproximadamente, Rafael ainda tem de pagar, é mais adequado arredondar cada um dos números para a dezena mais próxima ou para a centena mais próxima?
- Quantos reais, aproximadamente, Rafael ainda tem de pagar? Faça uma estimativa. _____
- Para saber quantos reais, aproximadamente, Rafael ainda tem de pagar, é mais adequado arredondar cada um dos números para a dezena mais próxima ou para a centena mais próxima?
- Marisa trabalha fazendo aventais. Em outubro, ela fez 128 aventais, em novembro, fez 152 e, em dezembro, 199. Ao todo, quantos aventais Marisa cofeccionou?
_____
- Faça os cálculos e ligue cada pessoa ao produto que ela comprou.
Coluna 1
Coluna 2
- Heitor tem 180 reais e pretende comprar os três produtos mostrados ao lado. O dinheiro que ele tem é suficiente para a compra que ele quer fazer? Por quê?
63
Avaliação processual
- O gráfico abaixo mostra o número de sobremesas servidas aos clientes de um restaurante em uma semana de abril.
Fonte: Controle do restaurante. (abr. 2023)
- Qual sobremesa foi a mais servida?
_____
- Quantas sobremesas, aproximadamente, foram servidas nessa semana? _____
- Tânia queria calcular 81 − 34 com a calculadora, mas as teclas e estavam com defeito. Então ela calculou 82 − 35, afirmando que obteria o mesmo resultado.
- Tânia está certa? Por quê?
- Calcule o resultado das subtrações 82 − 35 e 81 − 34.
- Invente um problema para cada caso e escreva-o em seu caderno.
- O resultado do problema deve ser dado pela adição 38 + 57.
- O resultado do problema deve ser dado pela subtração 57 − 38.
Autoavaliação
- Identifico situações reais ou fictícias em que preciso utilizar cálculos de adição e subtração?
- Utilizo estratégias variadas de cálculo de adição e subtração?