32

UNIDADE 2. Adição e subtração

Ilustração. À esquerda, Caio, uma menina e uma senhora estão sentados em volta de uma mesa e comendo sorvete. Atrás deles, um jovem está em pé, ao lado de um freezer com picolés dentro. Acima, uma placa com a informação: PICOLÉS DE FRUTAS. No centro, Melissa está de costas e lavando as mãos em uma pia. Em seguida, um homem está colocando uma bola de sorvete sobre uma casquinha. E ao seu lado há um freezer com potes de sorvetes e placas com as informações: SORVETES DE MASSA: CHOCOLATE, CREME, BANANA, FRUTAS VERMELHAS, PISTACHE, FLOCOS. Ao lado, uma mulher está sorrindo e com o dedo indicador levantado. Em seguida, um menino e um homem estão sentados e comendo picolés. Ao fundo, uma porta, um cartaz com sorvetes e uma janela com árvores e flores.

33

Para refletir...

Os sabores dos picolés são: morango, limão e maracujá. Luís está separando quatro picolés de cada sabor para levar a seus amigos. Quantos picolés no total ele vai levar? _____

Resposta: 12 picolés.

Cada pote de sorvete de massa serve vinte bolas caprichadas. Melissa pediu três casquinhas com duas bolas de sorvete do mesmo sabor em cada uma. Quantas bolas ainda é possível servir com esse pote?

_____

Resposta: 14 bolas.

34

Jogo: Fazendo quinze

Material: Para cada jogador, 1 conjunto de cartas numeradas de 1 a 10 e 10 feijões para fazer a contagem dos pontos. As cartas podem ser confeccionadas pelos jogadores ou podem ser usadas as cartas numeradas de 2 a 10 e o ás de um baralho comum. Nesse caso, a carta ás substitui a carta de número 1.

Ícone: Grupo.

Jogadores: 2, 3 ou 4

Regras:

35

Questões sobre o jogo

  1. Qual é a menor soma possível que um jogador pode obter ao receber as duas primeiras cartas? E a maior?

    _____

  1. É possível um jogador obter soma 15 nas duas primeiras cartas distribuídas no jogo? No caso de ser possível, com quais números?

    _____

  1. Veja as cartas de Adriana em uma das rodadas.
Ilustração. Adriana, jovem ruiva com cabelo preso está sentada e segurando três cartas com os números: 4, 5, 2. Na frente dela, Camila, menina loira está sentada e segurando duas cartas. Entre elas há cartas empilhadas sobre uma mesa.

Se ela solicitasse mais uma carta, qual ela poderia receber de modo que não fosse excluída da rodada?

_____

Ícone: Oral.

  1. Se você estivesse jogando e suas cartas tivessem soma 13, você se arriscaria a pedir mais cartas? Por quê?

    Ícone: Oral.

  1. Carlos, Vanessa e Ricardo estavam jogando. Observe as cartas de cada um deles.
Ilustração. À esquerda, Carlos, menino com cabelo raspado está sentado e na frente dele, cartas sobre uma mesa com os números: 7, 5, 1. No centro, Vanessa, menina loira está sentada e de costas. Na frente dela, cartas com os números: 7, 4, 2. À direita, Ricardo está sentado e virando uma carta. Na frente dele, cartas com os números: 8, 5. Entre eles há cartas empilhadas sobre a mesa.

Sabendo que Ricardo venceu a rodada, qual poderia ser sua terceira carta? Leve em consideração que cada jogador encerrou a rodada com 3 cartas.

36

Situações de adição e de subtração

  1. Mariana colheu várias frutas de seu pomar: 44 laranjas, 23 mangas e 12 abacates.
    1. Quantas frutas foram colhidas no total?

      _____

    1. Mariana precisa colher, no total, 2 dúzias de abacates. Quantos abacates ela ainda precisa colher?

      _____

  1. Há 32 anos, Miguel tinha 14 anos de idade. Quantos anos Miguel tem agora?

    _____

  1. Amélia tinha algumas figurinhas e ganhou outras 12 de seu pai. Ela passou a ter 48 figurinhas. Quantas figurinhas Amélia tinha antes de ganhar outras de seu pai?

    _____

  1. Em uma escola, houve apresentação musical feita por alguns estudantes. Na plateia, estavam 232 pais e 105 estudantes. Quantas pessoas assistiram à apresentação?

    _____

    5. No site de uma loja, Marília viu a propaganda dos produtos abaixo.

Ilustração. À esquerda, pratos e xícaras e uma placa com a informação: JOGO DE JANTAR – R$ 412,00. À direita, um forno elétrico e acima há uma placa com a informação: FORNO ELÉTRICO – R$ 687,00.

37

  1. Observe no monitor abaixo a quantidade de livros de uma biblioteca e responda às questões.
Ilustração. Monitor e na tela, a informação: Quantidade de livros da biblioteca. 
Tipo: Contos; Quantidade: 264. 
Tipo: Poemas; Quantidade: 53. 
Tipo: Arte; Quantidade: 123.
  1. Quantos livros de contos há a mais que livros de arte?

    _____ livros de contos a mais que livros de arte.

  1. Quantos livros de poemas há a menos que livros de contos?

    _____ livros de poemas a menos que livros de contos.

Ícone: Dupla.

  1. Invente um problema usando os dados da ilustração e escreva-o nas linhas. Depois, peça a um colega que o resolva.

    _____

Ilustração. À esquerda, caixa amarela com 321 canetas. No centro, caixa azul com 262 lápis. À direita, caixa roxa com 114 borrachas.

Ícone: mental.

  1. Em uma exposição, há fotografias de diferentes animais. Observe o gráfico ao lado para responder às questões.
Gráfico de colunas. Fotografias de animais. No eixo vertical, o número de fotografias e no eixo horizontal, o animal. 
Cão: 110 fotografias; 
Gato: 145 fotografias; 
Peixe: 122 fotografias.

Fonte: Acervo da exposição. (fev. 2023)

  1. Quantas fotografias estão expostas ao todo?

    _____

  1. Quantas fotografias de gatos há a mais que fotografias de cães?

    _____

38

  1. O esquema abaixo mostra os caminhos possíveis entre a casa de Carla e a escola onde ela estuda.
Ilustração. Vista de cima de um quarteirão. No canto superior esquerdo, a casa de Carla. Em volta há quatro ruas, formando um retângulo. A rua na parte superior (à direita da casa de Carla) tem 306 metros. A rua abaixo da casa de Carla tem 154 metros. Abaixo, rua com 324 metros e à direita, rua com 163 metros. No canto inferior direito, a Escola. No centro há casas e árvores.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Pinte o caminho mais curto entre a casa de Carla e a escola.
  1. Qual é a medida do comprimento, em metro, do caminho mais curto?

    _____

  1. Observe o painel que mostra o número de participantes de uma meia maratona e responda às questões.
Ilustração. Painel com a informação: PARTICIPANTES DA MEIA MARATONA. 
1.032 MULHERES; 2.564 HOMENS.
  1. Quantas pessoas participaram dessa meia maratona?

    _____

  1. Quantos homens participaram a mais que mulheres?

    _____

39

  1. Meire tem uma floricultura. Veja na tabela abaixo a quantidade de flores que ela usou durante um mês para fazer arranjos. Em seguida, complete-a.

Quantidade de flores

Tabela: equivalente textual a seguir.

Flor

Cor

Gérbera

Rosa

Branca

1 202

1 490

Vermelha

2 314

2 308

Total

_____

_____

Fonte: Controle da floricultura da Meire. (jan. 2023)

  1. Quantas flores brancas e quantas flores vermelhas Meire usou para fazer os arranjos nesse mês?

    _____

  1. Quantas rosas foram usadas a mais que gérberas?

    _____

    Ícone: Dupla.

  1. Agora, invente outra questão que possa ser respondida com os dados da tabela e peça a um colega que a responda.

    _____

  1. O Teatro Castro Alves, no município de Salvador (Bahia), tem capacidade para 1.554 pessoas. Se em uma apresentação foram 1.342 pessoas, quantos assentos ficaram vazios?
Fotografia. No centro, várias poltronas vermelhas e ao fundo, um palco grande. Nas laterais há paredes de madeira e no teto, luzes acesas.

LEGENDA: Interior do Teatro Castro Alves, município de Salvador, Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Ficaram vazios _____ assentos.

40

Algumas estratégias de cálculo

Cálculo mental e estimativas

  1. Calcule o resultado em cada caso dando “saltos duplos” na reta numérica.
  1. Sabendo que:

    15 = 10 + _____

    37 + 15 = _____

Ilustração. Reta numérica. À esquerda, o número 37 e acima, a indicação: + 10. Em seguida, um travesseiro com o número 47. Acima, a indicação: + 5 e ao lado, travesseiro com espaço para resposta.
  1. Sabendo que:

    28 = _____ + 8

    75 − 28 = _____

Ilustração. Reta numérica. À direita, o número 75 e acima, a indicação: - 20. Em seguida, uma bolha de sabão com espaço para resposta. Acima, a indicação: - 8 e ao lado, bolha com espaço para resposta.
  1. Um ciclista percorreu uma trilha do quilômetro 28 até o quilômetro 49. Usando a reta numérica, Adriana e Cláudio decidiram calcular quantos quilômetros o ciclista percorreu nessa trilha. Verifique a estratégia usada pelas crianças e complete.
Ilustração. Adriana, menina com cabelo preto e curto e camiseta vermelha está com a mão esquerda virada para cima. Ao seu lado, uma reta numérica. À direita, o número 49 e acima, a indicação: - 20. À esquerda, espaço para resposta. Acima, a indicação: - 1 e ao lado, espaço para resposta.
Ilustração. Cláudio, menino com cabelo encaracolado e camiseta verde está apontando para frente com o dedo indicador. Ao seu lado, uma reta numérica. À esquerda, o número 28 e acima, a indicação: + 10. Em seguida, espaço para resposta. Acima, a indicação: +10 e ao lado, espaço para resposta. Acima, a indicação: + 1 e espaço para resposta.

O ciclista percorreu _____ quilômetros.

41

  1. Sandra tem 780 gramas de farinha de trigo e quer fazer 2 bolos: um de abacaxi e outro de chocolate.

Quantidade de farinha de trigo necessária

Tabela: equivalente textual a seguir.

Tipo de bolo

Quantidade de farinha

Chocolate

360 gramas

Abacaxi

310 gramas

Fonte: Receitas de Sandra. (jan. 2023)

  1. Fazendo uma estimativa, é possível dizer que a quantidade de farinha de trigo que Sandra tem é suficiente para fazer os 2 bolos?

    _____

  1. Quantos gramas de farinha de trigo sobrariam ou faltariam para Sandra fazer os dois bolos?

    _____

Ícone: mental.

  1. Isabela leu dois livros: um com 313 páginas e o outro com 189 páginas. Descubra a quantidade, aproximada, de páginas lidas por Isabela.
    1. O número 313 está mais próximo de 300 ou de 400? _____
    1. O número 189 está mais próximo de 100 ou de 200? _____
    1. Quantas páginas, aproximadamente, Isabela leu ao todo?

      _____

Ilustração. Isabela, mulher loira com cabelo preso e camiseta rosa. Ela está com o dedo indicador levantado e fala: Para saber aproximadamente quantas páginas eu li ao todo, podemos arredondar cada um dos números para a centena mais próxima e depois adicioná-las.

Ícone: mental.

  1. Qual é, aproximadamente, o preço da geladeira e da TV juntas?

    Ilustração. Balão amarelo com o texto: PROMOÇÃO DE GELADEIRA R$ 1.103,00. Ao lado, outro balão amarelo com o texto: PROMOÇÃO DE TV R$ 1.281,00.

    _____

42

Decomposição e algoritmo usual

  1. Os estudantes do 3º ano foram a um zoológico que acomoda 142 mamíferos e 253 aves. Quantos mamíferos e aves há ao todo nesse zoológico?

    Para descobrir, vamos adicionar 142 com 253.

Conta de adição na vertical. Cálculo por decomposição. Na parte superior, a conta: 142: 100 + 40 + 2. Na parte inferior, a conta: 253: espaço para resposta + espaço para resposta + espaço para resposta. Entre as contas há o sinal de adição e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta: espaço para resposta + espaço para resposta + espaço para resposta = espaço para resposta.
Conta de adição na vertical. Cálculo com o algoritmo usual. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 142. Em seguida, sinal de adição, e o número 253. Abaixo, traço horizontal e o resultado espaço para resposta.
Ilustração. Uma menina cadeirante com cabelo preso, macacão azul e tênis vermelho está com o dedo indicador levantado. Ela sorri e fala: 2 unidades mais 3 unidades são espaço para resposta  unidades. 4 dezenas mais 5 dezenas são espaço para resposta dezenas. 1 centena mais 2 centenas são espaço para resposta centenas.

Adição  142 + 253 = _____

Ao todo, nesse zoológico, há _____ mamíferos e aves.

Ícone: Dupla.

Ao todo, nesse zoológico, há _____ répteis, mamíferos e aves.

43

  1. Uma lanchonete encomendou 345 garrafas de suco de morango e 213 garrafas de suco de uva. Quantas garrafas de suco de morango foram encomendadas a mais que de uva?

    Para descobrir, vamos subtrair 213 de 345.

Conta de subtração na vertical. Cálculo por decomposição. Na parte superior, a conta: 345: 300 + 40 + 5. Na parte inferior, a conta: 213: espaço para resposta + espaço para resposta + espaço para resposta. Entre as contas há o sinal de subtração e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta: espaço para resposta + espaço para resposta + espaço para resposta = espaço para resposta.
Conta de subtração na vertical. Cálculo com o algoritmo usual. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 345. Em seguida, sinal de subtração, e o número 213. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.
Ilustração. Um jovem com cabelo encaracolado, camiseta amarela, bermuda verde e tênis azul está andando ao lado de um cachorro e com a mão direita virada para cima. Ele fala: 5 unidades menos 3 unidades são espaço para resposta unidades. 4 dezenas menos 1 dezena são espaço para resposta dezenas. 3 centenas menos 2 centenas é espaço para resposta centena.

Subtração - 345 − 213 = _____

Foram encomendadas ______ garrafas de suco de morango a mais que de uva.

Foram encomendadas _____ garrafas de suco de laranja a mais que de uva.

44

  1. Veja como Marcos encontrou o resultado da subtração 458 − 123.
Ilustração. Papel com contas na vertical. Da esquerda para a direita: 
400 – 100 = 300; 50 – 20 = 30; 8 – 3 = 5; 300 + 30 + 5 = 335.

Ícone: Oral.

Ícone: Dupla.

  1. Calcule o resultado de cada caso.

a)

Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 322. Em seguida, sinal de adição, e o número 525. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.

b)

Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 431. Em seguida, sinal de adição, e o número 527. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.

c)

Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 135. Em seguida, sinal de adição, e o número 412. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.

d)

Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 246. Em seguida, sinal de subtração, e o número 132. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.

e)

Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 246. Em seguida, sinal de subtração, e o número 12. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.

f)

Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 527. Em seguida, sinal de subtração, e o número 403. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.
  1. Juliana enganou-se ao encontrar o resultado de 13 + 112 + 30. Descubra o erro do cálculo de Juliana. Depois, no caderno, calcule o resultado correto.

Cálculo de Juliana

Conta de adição na vertical. Na parte superior, a informação: 13: 1 dezena e 3 unidades. Em seguida, a informação: 112: 1 centena, 1 dezena e 2 unidades. E abaixo, a informação: 30: 3 centenas, 0 dezena e 0 unidade. Entre as contas há o sinal de adição e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a informação: 4 centenas, 2 dezenas e 5 unidades = 425.

45

  1. Veja no esquema a seguir o circuito que Maiara percorre com a bicicleta.
Ilustração. Na parte superior, uma ciclista e na frente dela, um caminho dividido em cores: Vermelho: 1.152 metros; Verde: 1.537 metros; Amarelo: 1.210 metros. Ao lado há árvores.

Maiara percorre _____ metros do início ao fim do circuito.

Boxe complementar:

Desafio

Com os algarismos 6, 7, 8 e 3, Diego forma o maior número possível. Vanessa usa os algarismos 3, 1, 2 e 5 e forma o menor número possível. Ambos usam os quatro algarismos que possuem sem repeti-los. Que número é obtido quando adicionamos os números formados por Diego e Vanessa?

Quadro. Na parte superior: UM, C, D, U. Abaixo, espaço para resposta (Número formado por Diego). Abaixo, sinal de adição e espaço para resposta (Número formado por Vanessa). Traço abaixo e espaço para resposta.

Adicionando os dois números, formados por Diego e Vanessa, obtemos _____.

Resposta: 9.998

Fim do complemento.

46

Adição com reagrupamento: algumas estratégias

  1. Observe, abaixo, as promoções para o almoço.
    • Ivete almoçou peixe grelhado e, de sobremesa, pediu uma fatia da torta de morango. Quanto Ivete gastou?

      Para calcular quanto ela gastou, adicionamos 29 com 13.

Ilustração. Um homem com chapéu de cozinheiro e bigode está segurando uma placa com as informações:
Bobó de camarão: 33 reais. 
Peixe grelhado: 29 reais. 
Massa recheada: 26 reais. 
Torta de morango (fatia): 13 reais. 
Taça de sorvete: 11 reais.

Cálculo com o Material Dourado

29. duas barras e nove cubinhos em cima. Abaixo, 23. Uma barra e trÊs cubinhos. Juntando 29 com 13: 3 barras e doze cubinhos. Há 10 circulados. Trocando 10 cubinhos por uma barra: 4 barras e dois cubinhos. Há uma barra circulada. uma seta vai dos cubinhos circulados até a barra circulada.

29 + 13 = _____

Cálculo com o ábaco

Ilustração. Na parte superior, uma argola (D) e três argolas (U). Em seguida, o número 13 dentro de uma seta, que está apontando para um ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há duas argolas em dezenas e nove argolas em unidades.

Temos de trocar 10 unidades por 1 dezena.

Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há três argolas em dezenas e doze argolas em unidades. Em volta de dez argolas da unidade há um círculo e uma seta apontando para a dezena. Em seguida, ábaco com quatro argolas em dezenas e duas argolas em unidades.

29 + 13 = _____

Ao todo, Ivete gastou _____ reais nesse almoço.

47

  1. Descubra quantos sorvetes Armando tinha no início do dia.
Ilustração. Armando, homem com chapéu e macacão branco. Ele está com a mão esquerda atrás das costas e a direita virada para cima. Ao seu lado há um carrinho de sorvetes e ele fala: Hoje, vendi 138 sorvetes e fiquei com 13.

Cálculo por decomposição

Conta de adição na vertical. Na parte superior, a conta: 138: 100 + 30 + 8. Na parte inferior, a conta: 13: 10 + 3. Entre as contas há o sinal de adição e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta: 100 + 40 + 11 = espaço para resposta.

Adição: 138 + 13 = _____

Cálculo com o algoritmo usual

Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 138 (e acima do número 3 há o número 1 pequeno e azul). Em seguida, sinal de adição, e o número 13. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.

Armando tinha _____ sorvetes no início do dia.

Ícone: calculadora.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Sueli quer calcular o resultado da adição 26 + 16 com uma calculadora, mas a tecla seisnão está funcionando. Como ela pode encontrar o resultado dessa adição? Registre as teclas usadas e o resultado obtido no visor.

48

  1. Resolva.
Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 134  e acima do número 1 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e o número 692. Abaixo, traço horizontal e o resultado:  826.
Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 517 e acima do número 1 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e o número 123. Abaixo, traço horizontal e o resultado:  640.
Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 264 e acima dos números 2 e 6 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e o número 257. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 521.
Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 158 e acima do número 5 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e o número 624. Abaixo, traço horizontal e o resultado:  782.
  1. A massa de um urso-polar macho é 529 quilogramas, e a de uma fêmea é 297 quilogramas. Quantos quilogramas os dois têm juntos?

    _____

Fotografia. Urso polar com pelo manchado de marrom. Ao fundo, neve.

LEGENDA: Urso-polar no parque Yorkshire Wildlife, na Inglaterra, em 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. O Parque Diversão deseja comprar novos equipamentos para aumentar o número de visitantes. Assim, foram realizadas entrevistas com crianças de 6 a 13 anos. Cada criança votou em um único brinquedo. Observe o gráfico.
Gráfico de colunas. Brinquedos preferidos. No eixo vertical, o número de crianças e no eixo horizontal, o brinquedo. 
Montanha-russa: 369 crianças; 
Roda-gigante: 227 crianças; 
Parede de escalada: 101 crianças.

Fonte: Pesquisa feita pelo Parque Diversão. (jan. 2023)

  1. Quantas crianças foram entrevistadas no total?

    _____

  1. Qual é o brinquedo preferido das crianças entrevistadas?

    _____

  1. Qual resposta apareceu com menor frequência nas entrevistas?

    _____

49

  1. Observe a tabela abaixo e responda à questão.

Despesas mensais de Vânia

Tabela: equivalente textual a seguir.

Conta

Valor

Luz

137 reais

Aluguel

738 reais

Telefone

84 reais

Fonte: Dados fornecidos por Vânia em 2023.

  1. João quer comprar um telefone celular e um tablet . Veja os modelos disponíveis e os preços. Em seguida, calcule o valor a ser pago em cada opção. Depois, responda às questões.
Ilustração. Um tablet pequeno e preto (Modelo Beta 1.329 reais). Ao lado, um tablet grande e branco (Modelo Gama 1.599 reais). Em seguida, um celular médio (Modelo Alfa 1.479 reais) e um celular grande (Modelo Delta 1.098 reais).

Alfa e Gama

_____

Alfa e Beta

_____

Delta e Gama

_____

Delta e Beta

_____

  1. Quantos reais, no máximo, João gastará? _____
  1. E no mínimo? _____

50

Subtração com trocas: algumas estratégias

  1. Em uma visita ao veterinário, Alex precisou pesar seu cachorro. Como Fiel não parava quieto, Alex subiu com ele na balança e, depois, subiu sozinho. Qual é a massa de Fiel?
Ilustração. Alex, menino com cabelo castanho-claro está segurando Fiel, um cachorro branco com manchas pretas e eles estão em cima de uma balança. Alex fala: Juntos, temos 71 kg. Em seguida, Alex está em cima da balança e ele diz: Eu tenho 58 kg.

Para descobrir a massa de Fiel, podemos subtrair 58 de 71.

Cálculo com o ábaco

Ilustração. Na parte superior, cinco argolas (D) e oito argolas (U). Em seguida, o número 58 dentro de uma seta apontando para cima. Abaixo há um ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há sete argolas em dezenas e uma argola em unidades.

Como não dá para tirar 8 unidades de 1 unidade, temos de trocar 1 dezena por 10 unidades.

Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há sete argolas em dezenas e uma argola em unidades. Em volta de uma argola da dezena há um círculo e uma seta apontando para a unidade, que está com dez argolas transparentes em cima. Em seguida, ábaco com seis argolas em dezenas (mais uma, que está levantando) e uma argola em unidades (mais dez transparentes).

Subtraímos 8 unidades de 11 unidades e 5 dezenas de 6 dezenas.

Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há uma argola em dezena e três argola em unidades. espaço para resposta D e espaço para resposta, U.

Cálculo com o Material Dourado

Representando 71: sete barras e um cubinho. Trocando uma barra por 10 cubinhos: seis barras e 11 cubinhos. Tirando 58 de 71: Seis barras e onze cubinhos . Cinco barras e oito cubinhos estão riscados.

Subtração: 71 − 58 = _____

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Cálculo por decomposição

Conta de subtração na vertical. Na parte superior, a conta: 71: 70 + 1, seta, 60 + 11. Na parte inferior, a conta: 58: 50 + 8, seta, 50 + 8. Entre as contas há o sinal de subtração e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta: 10 + 3 = espaço para resposta.

Subtração: 71 - 58 = _____

Cálculo com o algoritmo usual

Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 71 (o número 7 está riscado com o número 6 em cima e ao lado do número 1 há o número 1 pequeno). Em seguida, sinal de subtração, e o número 58. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.

A massa de Fiel é _____ quilogramas.

  1. Alex gastou, ao todo, com a consulta ao veterinário e as vacinas, 109 reais. Ele pagou com uma cédula de 100 reais e uma de 20 reais. Quanto ele recebeu de troco?
Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, Dinheiro de Alex: 120 . Em seguida, sinal de subtração, e o Total da conta: 109. Abaixo, traço horizontal e o Troco

52

  1. Veja como Marina e Carlos calcularam mentalmente o resultado de 63 − 26.
Ilustração. Marina, mulher com cabelo castanho e regata rosa está com a mão esquerda virada para cima. Ela diz: Para subtrair 26 de 63, primeiro, eu subtraí 20 de 63: 63 - 20 = 43. Faltou, então, retirar 6 unidades de 43: 43 - 6 = 37. O resultado foi 37. Ao lado, Carlos, homem com cabelo grisalho e camiseta azul está com o dedo indicador direito levantado. Ele fala: Eu, primeiro, subtraí 30 de 63: 63 - 30 = 33. Como retirei 4 unidades a mais que o necessário, tive de acrescentar 4 unidades ao 33: 33 + 4 = 37. O resultado foi 37.

Ícone: mental.

  1. 71 − 28
  1. 50 − 24
  1. 62 − 15
  1. 83 − 36

Ícone: calculadora.

  1. Jonas quer calcular o resultado de 64 − 28, mas a tecla menosde sua calculadora está quebrada. Como ele pode calcular esse resultado?
  1. Em uma corrida de 850 metros, um atleta já percorreu 525 metros. Quantos metros ainda faltam para ele completar a corrida?

    _____

Faltam _____ metros para o atleta completar a corrida.

53

  1. Veja como foi feita a subtração 212 – 123 usando cédulas de 100 e de 10 reais e moedas de 1 real. Depois, complete.

1º. Representando 212.

Fotografia. Duas cédulas de cem reais, uma cédula de dez reais e duas moedas de um real.

_____ centenas, _____ dezena e _____ unidades

2º. Trocando 1 cédula de 100 reais por 10 cédulas de 10 reais e 1 cédula de 10 reais por 10 moedas de 1 real.

Fotografia. Uma cédula de cem reais, dez cédulas de dez reais e doze moedas de um real.

_____ centenas, _____ dezenas e _____ unidades

3º. Tirando 123 de 212.

Fotografia. Uma cédula de cem reais, dez cédulas de dez reais e doze moedas de um real. Estão riscadas: uma cédula de cem reais, duas cédulas de dez reais e três moedas de um real.

_____ dezenas e _____ unidades

Subtração: 212 - 123 = _____

  1. A quantidade de sofás produzidos, em 2022, pelas fábricas Pinho e Peroba é mostrada no gráfico abaixo.
Gráfico de colunas. Produção de sofás. No eixo vertical, a quantidade de sofás e no eixo horizontal, a fábrica. 
Pinho: 3.340 sofás; 
Peroba: 1.860 sofás.

Fonte: Controle de produção das fábricas Pinho e Peroba em 2022.

Qual é a diferença entre a produção de sofás das duas fábricas?

_____

54

Problemas

Ícone: mental.
  1. Lucas tinha 20 reais e ganhou mais 5 reais de seu tio. Depois, com esse montante, comprou uma caixa de bombons, como a da figura ao lado. Quantos reais sobraram para Lucas?

    _____

Ilustração. Uma caixa com formato de coração. Dentro há bombons e ao lado, uma etiqueta com o preço: R$ 16,00.
  1. No sábado, Rosângela leu algumas páginas de um livro que tinha 56 páginas. No domingo, ela leu as páginas que faltavam desse livro.
    1. Se ela tivesse lido 20 páginas no sábado, quantas páginas ela leria no domingo para terminar o livro?

      _____

    1. Não é possível saber quantas páginas ela leu no sábado, mas é possível fazer suposições. Escreva 3 possibilidades.

      _____

  1. Marcos está juntando dinheiro para comprar um brinquedo que custa 98 reais. Até ontem, ele tinha 32 reais. Hoje, seu irmão mais velho o presenteou com 30 reais em cédulas e 23 reais em moedas. Será que agora Marcos já tem a quantia suficiente para comprar o brinquedo? Explique.

    _____

Ícone: mental.

  1. Mariana estava brincando de bater figurinhas. Ela começou o jogo com 32 figurinhas. Na primeira partida, ela ganhou 5, na segunda partida, perdeu 3 e, na última partida, perdeu mais 4. Com quantas figurinhas Mariana terminou o jogo?

    _____

55

  1. Dois potes estão cheios de sementes. Serão retiradas 138 sementes de cada um deles. Quantas sementes restarão nos dois potes juntos?
Ilustração. Um pote grande e um rótulo com a informação: CONTÉM 340 SEMENTES. Ao lado, um pote pequeno e um rótulo com a informação: CONTÉM 250 SEMENTES.

Restarão _____ sementes nos dois potes juntos.

  1. Observe e complete a tabela abaixo, que mostra a população indígena de três municípios brasileiros. Depois, responda às questões.

População indígena, em alguns municípios, por domicílio – Brasil 2010

Tabela: equivalente textual a seguir.

Município

Urbana

Rural

Total

Barcelos

1.370

6.997

_____

Boa Vista

6.072

_____

8.550

Pesqueiro

_____

5.287

9.335

Dados obtidos em: http://fdnc.io/eTS

  1. No município de Barcelos, quantos indígenas há a mais na área rural do que na área urbana?

    _____

  1. Qual é a diferença entre a população indígena urbana e a rural, em Boa Vista?

    _____

  1. Em qual dos municípios a população indígena total é maior?

    _____

Ícone: Dupla.

56

Compreender problemas

Para resolver

Fique atento a todas as informações nas ilustrações.

Problema 1

Davi tem 130 reais e quer comprar dois dos presentes anunciados no folheto abaixo.

Ilustração. Folheto com a informação: LOJA. Em seguida, produtos com etiquetas e preços: carrinho azul (R$ 23,00), urso de pelúcia rosa (R$ 52,00), bola (R$ 41,00) e cavalinho de balanço (R$ 105,00).
  1. Quais são os dois presentes possíveis de Davi comprar?
  1. Se Davi comprar a bola e o carrinho, quantos reais vai gastar? E que quantia vai sobrar para ele?

    Problema 2

    Pedro tem 42 bolinhas de gude e quer participar do campeonato anunciado no cartaz.

Ilustração de um cartaz. Na parte superior, uma faixa com o texto: CAMPEONATO DE BOLINHA DE GUDE. Em seguida, um troféu dourado com o formato de uma mão segurando uma bolinha de gude sobre o polegar. Na parte inferior, a informação: Cada dupla participante deve ter incialmente, no mínimo, 75 bolinhas.
  1. Ele poderá formar uma dupla com Luís, que tem 32 bolinhas? E com Júlio, que tem 36 bolinhas?
  1. Juntos, Pedro e Júlio têm mais ou menos bolinhas de gude do que a quantidade mínima indicada no cartaz? Quantas a mais ou a menos?

57

Para refletir

Ícone: Oral.
  1. Para resolver o Problema 1, você usou todos os dados do folheto? Explique como você fez.
  1. No Problema 1, quais são os dois brinquedos que Davi pode comprar se quiser gastar o mínimo possível?

    _____

  1. Veja as afirmações que três estudantes fizeram sobre o Problema 1.

Miguel

Se comprar apenas o ursinho, Davi fica com 78 reais.

Valentina

Ao comprar a bola e o carrinho, Davi gasta 64 reais e fica com 66 reais.

Bruna

Para comprar o cavalinho e a bola, faltam 16 reais.

  1. As três afirmações são corretas? _____
  1. Quem respondeu ao que o item b do problema perguntava?

    _____

  1. Contorne a conta abaixo que não foi necessária para resolver o Problema 2.
Conta de adição na vertical. Acima, o número 42. Em seguida, sinal de adição e o número 32. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 74.
Conta de subtração na vertical. Acima, o número 75. Em seguida, sinal de subtração e o número 74. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 1
Conta de adição na vertical. Acima, o número 42. Em seguida, sinal de adição e o número 36. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 78.
Conta de subtração na vertical. Acima, o número 78. Em seguida, sinal de subtração e o número 75. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 3.
  1. Sobre o Problema 2, marque com um X as afirmações que complementam corretamente a sentença a seguir. Inicialmente, o total de bolinhas da dupla pode ser:

    ( ) menor que 75.

    ( ) igual a 75.

    ( ) maior que 75.

58

Matemática em textos

Leia

A nota fiscal

Ao realizarmos uma compra, devemos sempre receber um documento chamado nota fiscal. Nele, são informados o lugar e a data em que fizemos a compra, são apresentados os dados do consumidor, as informações sobre cada produto comprado e o total gasto.

A nota fiscal é importante caso haja necessidade de troca ou o produto apresente algum defeito. A emissão da nota fiscal também é a garantia de que o lojista está pagando seus impostos. Veja o cupom fiscal que Pedro recebeu depois de fazer algumas compras.

Ilustração. Um senhor calvo com camiseta azul está de costas e segurando uma sacola sobre um balcão. Na frente dele, um homem com cabelo castanho-claro e camiseta listrada está sorrindo e segurando uma nota fiscal com a mão estendida. Ao lado, destaque para a nota com as informações: 
Tinguá Materiais de Construção. 
Av. Santa Mônica, 1143 – Jaciaba. 
CNPJ: 12.345.678/8765-45. IE: 975.310.248.975. 
Nota fiscal de venda ao consumidor. 
Nº 5155. 1ª via – série D-1. 
Data da emissão: 15 de fevereiro de 2023. 
Cliente: Pedro de Souza. Endereço: Rua das Amoreiras, 207. 
Quantidade: 1; Discriminação: Massa corrida (15 kg); Preço unitário: 54,00; TOTAL R$ 54,00. 
Quantidade: 1; Discriminação: Torneira para lavatório; Preço unitário: 80,00; TOTAL R$ 80,00. 
Quantidade: 1; Discriminação: Chuveiro (220 volts); Preço unitário: 102,00; TOTAL R$ 102,00. 
Quantidade: 1; Discriminação: Tinta acrílica (18 litros); Preço unitário: 121,00; TOTAL R$ 121,00. 
Quantidade: 1; Discriminação: Espelho quadrado (45 cm); Preço unitário: 45,00; TOTAL R$ 45,00. 
Quantidade: 1; Discriminação: Piso (2 metros quadrados); Preço unitário: 412,00; TOTAL R$ 412,00. 
Quantidade: 1; Discriminação: Cuba de apoio; Preço unitário: 145,00; TOTAL R$ 145,00. 
Quantidade: 1; Discriminação: Bacia com caixa acoplada; Preço unitário: 180,00; TOTAL R$ 180,00.
TOTAL DA NOTA – R$ 1.139,00.

Responda

  1. Qual é o nome e o endereço da loja de materiais para construção na qual a compra de Pedro foi realizada?

    _____

  1. Quantos produtos diferentes foram comprados? Quantos reais Pedro gastou?

    _____

59

Analise

Ícone: mental.
  1. Se Pedro tivesse pagado a compra com 6 cédulas de 200 reais, quantos reais ele teria recebido de troco? _____
  1. Dois dias depois de Pedro, Vânia fez compras nessa loja de material para construção e encontrou os produtos com o mesmo preço.
    1. Complete a nota fiscal e descubra quanto ela gastou no total.
Ilustração. Nota fiscal com os dados: 
Tinguá Materiais de Construção. 
Av. Santa Mônica, 1143 – Jaciaba. 
CNPJ: 12.345.678/8765-45. IE: 975.310.248.975. 
Nota fiscal de venda ao consumidor. 
Número 5178. 1ª via – série D-1. 
Data da emissão: 17 de fevereiro de 2023. 
Cliente: Vânia da Silva. Endereço: Rua das Pitangas, 90. 
Quantidade: 1; Discriminação: Torneira para lavatório; Preço unitário: espaço para resposta; TOTAL R$ espaço para resposta. 
Quantidade: 1; Discriminação: Cuba de apoio; Preço unitário: espaço para resposta; TOTAL R$ espaço para resposta. 
Quantidade: 1; Discriminação: Bacia com caixa acoplada; Preço unitário: espaço para resposta; TOTAL R$ espaço para resposta: 180,00.
TOTAL DA NOTA – R$
  1. Quantos reais Pedro gastou a mais que Vânia?

    _____

Aplique

Ícone: Dupla.

Ícone: Desenho ou pintura.

60

Compreender informações

Representar dados em gráfico de colunas

  1. A bibliotecária de uma escola fez uma pesquisa para saber o tipo de livro (romance, ficção, comédia, HQ, suspense e terror) mais procurado pelos estudantes nos últimos seis meses e colocou os dados obtidos em uma tabela. Depois, para visualizar melhor o resultado da pesquisa, montou um gráfico com os dados da tabela.
Ilustração. Uma senhora com cabelo castanho e preso, sobrancelhas grisalhas e blusa marrom está segurando um lápis sob o queixo com a mão direita e um papel com a esquerda.

Ícone: Desenho ou pintura.

Complete o gráfico pintando as colunas de acordo com os dados da tabela e responda às questões.

Livros procurados nos últimos seis meses

Tabela: equivalente textual a seguir.

Tipo

Quantidade de livros

Romance

100

Ficção

250

Comédia

200

HQ

350

Suspense

200

Terror

150

Fonte: Biblioteca da escola. (dez. 2022)

Gráfico de colunas. Livros procurados nos últimos seis meses. No eixo vertical, a quantidade de livros lidos e no eixo horizontal, o tipo. 
Romance: 100. 
Ficção: 250. 
Comédia: 200. 
HQ: 350. 
Suspense: 200. 
Terror: 150.

Fonte: Biblioteca da escola. (dez. 2022)

  1. Qual foi o tipo de livro mais procurado nos últimos seis meses? E o menos procurado? _____

    Ícone: mental.

  1. Quantos livros do tipo mais procurado foram emprestados a mais que os livros do tipo menos procurado? _____
  1. Que tipos tiveram o mesmo número de livros procurados?

    _____

    Ícone: Oral.

  1. É mais fácil responder às questões anteriores analisando o gráfico ou a tabela? Por quê?

61

  1. Fábio e seus amigos, em 2022, resgataram alguns animais que encontraram machucados no bairro onde vivem. Veja como esses animais estão bem agora.
Ilustração. Animais sentados e sorrindo. Dois coelhos, dois pássaros dentro de uma gaiola, um papagaio acima da gaiola, dois gatos, três filhotes de gatos e três cachorros.

Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Registre na tabela a quantidade animais resgatados.

Resgate de animais machucados

Tabela: equivalente textual a seguir.

Animais resgatados

Coelho

Pássaro

Gato

Cachorro

Quantidade de animais

2

_____

_____

_____

Fonte: Dados fornecidos por Fábio em 2022.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Represente no gráfico os dados da tabela pintando de acordo com as cores da legenda.
Gráfico de colunas. Resgate de animais machucados. No eixo vertical, a quantidade de animais e no eixo horizontal, os animais. À direita, a legenda: 
Verde: Coelho, Cinza: Pássaro, Amarelo: Gato, Vermelho: Cachorro. 
No eixo horizontal, as cores representando os animais: 
Verde: 
Cinza:   
5
3

Fonte: Dados fornecidos por Fábio em 2022.

Ícone: mental.

  1. No ano seguinte, 20 animais foram resgatados por Fábio e seus amigos. Quantos animais a mais foram resgatados em relação à quantidade do ano passado? _____

62

O que você aprendeu

  1. Rafael comprou uma bicicleta que custa 599 reais, pagando 314 reais de entrada.

    Ícone: Oral.

    1. Para saber quantos reais, aproximadamente, Rafael ainda tem de pagar, é mais adequado arredondar cada um dos números para a dezena mais próxima ou para a centena mais próxima?

      Ícone: mental.

    1. Quantos reais, aproximadamente, Rafael ainda tem de pagar? Faça uma estimativa. _____
  1. Marisa trabalha fazendo aventais. Em outubro, ela fez 128 aventais, em novembro, fez 152 e, em dezembro, 199. Ao todo, quantos aventais Marisa cofeccionou?

    _____

  1. Faça os cálculos e ligue cada pessoa ao produto que ela comprou.

Coluna 1

Ilustração 1. Um homem loiro com camiseta azul está com a mão esquerda virada para cima. Ele fala: Eu tinha 434 reais. Fiz minha compra e fiquei com 235 reais.
Ilustração 2. Mulher com cabelo preso e regata amarela, sorri e diz: Eu tinha 634 reais. Fiz minha compra e fiquei com 449 reais.

Coluna 2

Ilustração A. Uma bicicleta amarela. Ao lado, placa com o preço: 185 reais.
Ilustração B. Um rádio com fone de ouvido. Ao lado, placa com o preço: 199 reais.

Ícone: mental.

Ícone: Oral.

  1. Heitor tem 180 reais e pretende comprar os três produtos mostrados ao lado. O dinheiro que ele tem é suficiente para a compra que ele quer fazer? Por quê?
Ilustração. Um par de tênis vermelho (TÊNIS – 120 REAIS). Um par de meias amarelas (MEIA – 6 REAIS). E uma camiseta azul dobrada (CAMISETA – 34 REAIS).

63

Avaliação processual

  1. O gráfico abaixo mostra o número de sobremesas servidas aos clientes de um restaurante em uma semana de abril.
Gráfico de colunas. Sobremesas servidas em uma semana. No eixo vertical, a quantidade de sobremesas e no eixo horizontal, a sobremesa. 
Pudim: 128. 
Sorvete: 270.

Fonte: Controle do restaurante. (abr. 2023)

  1. Qual sobremesa foi a mais servida?

    _____

Ícone: mental.

  1. Quantas sobremesas, aproximadamente, foram servidas nessa semana? _____

Ícone: calculadora.

  1. Tânia queria calcular 81 − 34 com a calculadora, mas as teclas ume quatroestavam com defeito. Então ela calculou 82 − 35, afirmando que obteria o mesmo resultado.

    Ícone: Oral.

    1. Tânia está certa? Por quê?
    1. Calcule o resultado das subtrações 82 − 35 e 81 − 34.
  1. Invente um problema para cada caso e escreva-o em seu caderno.
    1. O resultado do problema deve ser dado pela adição 38 + 57.
    1. O resultado do problema deve ser dado pela subtração 57 − 38.

Autoavaliação

Ícone: Oral.