32
UNIDADE 2. Adição e subtração
![Ilustração. À esquerda, Caio, uma menina e uma senhora estão sentados em volta de uma mesa e comendo sorvete. Atrás deles, um jovem está em pé, ao lado de um freezer com picolés dentro. Acima, uma placa com a informação: PICOLÉS DE FRUTAS. No centro, Melissa está de costas e lavando as mãos em uma pia. Em seguida, um homem está colocando uma bola de sorvete sobre uma casquinha. E ao seu lado há um freezer com potes de sorvetes e placas com as informações: SORVETES DE MASSA: CHOCOLATE, CREME, BANANA, FRUTAS VERMELHAS, PISTACHE, FLOCOS. Ao lado, uma mulher está sorrindo e com o dedo indicador levantado. Em seguida, um menino e um homem estão sentados e comendo picolés. Ao fundo, uma porta, um cartaz com sorvetes e uma janela com árvores e flores.](../resources/images/image_22158.png)
33
Para refletir...
Os sabores dos picolés são: morango, limão e maracujá. Luís está separando quatro picolés de cada sabor para levar a seus amigos. Quantos picolés no total ele vai levar? _____
Resposta: 12 picolés.
Cada pote de sorvete de massa serve vinte bolas caprichadas. Melissa pediu três casquinhas com duas bolas de sorvete do mesmo sabor em cada uma. Quantas bolas ainda é possível servir com esse pote?
_____
Resposta: 14 bolas.
34
Jogo: Fazendo quinze
Material: Para cada jogador, 1 conjunto de cartas numeradas de 1 a 10 e 10 feijões para fazer a contagem dos pontos. As cartas podem ser confeccionadas pelos jogadores ou podem ser usadas as cartas numeradas de 2 a 10 e o ás de um baralho comum. Nesse caso, a carta ás substitui a carta de número 1.
Jogadores: 2, 3 ou 4
Regras:
- Inicialmente, escolhe-se o carteador, ou seja, quem vai distribuir as cartas e determinar o número de rodadas a serem jogadas, que deverá ser entre 5 e 10.
- O carteador embaralha as cartas e distribui duas para cada jogador, incluindo ele mesmo. As cartas restantes ficam no centro da mesa, voltadas para baixo.
- Cada jogador olha suas cartas sem deixar que os demais as vejam.
- O primeiro a jogar é quem está à esquerda do carteador, e assim por diante.
- Cada jogador, na sua vez, pode pedir mais uma carta ao carteador, verificando seu valor sem mostrá-la a ninguém. Isso se repete até que o jogador diga que não quer mais cartas ou até que ele obtenha soma maior que 15 com a adição dos números de suas cartas. Nesse último caso, o jogador deve mostrar suas cartas aos outros jogadores e não participar mais dessa rodada.
- Quando nenhum jogador quiser mais cartas, faz-se a verificação: aquele que conseguir obter, com a adição dos números de suas cartas, a soma igual a 15 (ou, se ninguém conseguir a soma igual a 15, aquele que alcançar a soma mais próxima de 15) ganha um feijão de cada jogador. Em caso de empate, ninguém ganha.
• Após cada rodada, embaralham-se novamente as cartas.
• Vence o jogo quem tiver mais feijões no fim de todas as rodadas.
35
Questões sobre o jogo
- Qual é a
menor
soma possível que um jogador pode
obter
ao receber as duas primeiras cartas? E a maior?
_____
- É possível um jogador
obter
soma 15 nas duas primeiras cartas distribuídas no jogo? No caso de ser possível, com quais números?
_____
- Veja as cartas de Adriana em uma das rodadas.
![Ilustração. Adriana, jovem ruiva com cabelo preso está sentada e segurando três cartas com os números: 4, 5, 2. Na frente dela, Camila, menina loira está sentada e segurando duas cartas. Entre elas há cartas empilhadas sobre uma mesa.](../resources/images/image_75354.png)
Se ela solicitasse mais uma carta, qual ela poderia receber de modo que não fosse excluída da rodada?
_____
- Se você estivesse jogando e suas cartas tivessem soma 13, você se arriscaria a pedir mais cartas? Por quê?
- Carlos, Vanessa e Ricardo estavam jogando. Observe as cartas de cada um deles.
![Ilustração. À esquerda, Carlos, menino com cabelo raspado está sentado e na frente dele, cartas sobre uma mesa com os números: 7, 5, 1. No centro, Vanessa, menina loira está sentada e de costas. Na frente dela, cartas com os números: 7, 4, 2. À direita, Ricardo está sentado e virando uma carta. Na frente dele, cartas com os números: 8, 5. Entre eles há cartas empilhadas sobre a mesa.](../resources/images/image_4.png)
Sabendo que Ricardo venceu a rodada, qual poderia ser sua terceira carta? Leve em consideração que cada jogador encerrou a rodada com 3 cartas.
36
Situações de adição e de subtração
- Mariana colheu várias frutas de seu pomar: 44 laranjas, 23 mangas e 12 abacates.
- Quantas frutas foram colhidas no total?
_____
- Mariana precisa colher, no total, 2 dúzias de abacates. Quantos abacates ela ainda precisa colher?
_____
- Quantas frutas foram colhidas no total?
- Há 32 anos, Miguel tinha 14 anos de idade. Quantos anos Miguel tem agora?
_____
- Amélia tinha algumas figurinhas e ganhou outras 12 de seu pai. Ela passou a ter 48 figurinhas. Quantas figurinhas Amélia tinha antes de ganhar outras de seu pai?
_____
- Em uma escola, houve apresentação musical feita por alguns estudantes. Na plateia, estavam 232 pais e 105 estudantes. Quantas pessoas assistiram à apresentação?
_____
5. No site de uma loja, Marília viu a propaganda dos produtos abaixo.
![Ilustração. À esquerda, pratos e xícaras e uma placa com a informação: JOGO DE JANTAR – R$ 412,00. À direita, um forno elétrico e acima há uma placa com a informação: FORNO ELÉTRICO – R$ 687,00.](../resources/images/image_75638.png)
- Faça uma estimativa de qual é o valor aproximado da diferença entre os preços dos produtos divulgados.
_____
37
- Observe no monitor abaixo a quantidade de livros de uma biblioteca e responda às questões.
![Ilustração. Monitor e na tela, a informação: Quantidade de livros da biblioteca.
Tipo: Contos; Quantidade: 264.
Tipo: Poemas; Quantidade: 53.
Tipo: Arte; Quantidade: 123.](../resources/images/image_75807.png)
- Quantos livros de contos há a mais que livros de arte?
Há _____ livros de contos a mais que livros de arte.
- Quantos livros de poemas há a menos que livros de contos?
Há _____ livros de poemas a menos que livros de contos.
- Invente um problema usando os dados da ilustração e escreva-o nas linhas. Depois, peça a um
colega
que o resolva.
_____
![Ilustração. À esquerda, caixa amarela com 321 canetas. No centro, caixa azul com 262 lápis. À direita, caixa roxa com 114 borrachas.](../resources/images/image_23198.png)
- Em uma exposição, há fotografias de diferentes animais. Observe o gráfico ao lado para responder às questões.
![Gráfico de colunas. Fotografias de animais. No eixo vertical, o número de fotografias e no eixo horizontal, o animal.
Cão: 110 fotografias;
Gato: 145 fotografias;
Peixe: 122 fotografias.](../resources/images/image_75908.png)
Fonte: Acervo da exposição. (fev. 2023)
- Quantas fotografias estão expostas ao todo?
_____
- Quantas fotografias de gatos há a mais que fotografias de cães?
_____
38
- O esquema abaixo mostra os caminhos possíveis entre a casa de Carla e a escola onde ela estuda.
![Ilustração. Vista de cima de um quarteirão. No canto superior esquerdo, a casa de Carla. Em volta há quatro ruas, formando um retângulo. A rua na parte superior (à direita da casa de Carla) tem 306 metros. A rua abaixo da casa de Carla tem 154 metros. Abaixo, rua com 324 metros e à direita, rua com 163 metros. No canto inferior direito, a Escola. No centro há casas e árvores.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_18.19.42.png)
- Pinte o caminho mais curto entre a casa de Carla e a escola.
- Qual é a medida do comprimento, em metro, do caminho mais curto?
_____
- Observe o painel que mostra o número de participantes de uma meia maratona e responda às questões.
![Ilustração. Painel com a informação: PARTICIPANTES DA MEIA MARATONA.
1.032 MULHERES; 2.564 HOMENS.](../resources/images/image_76119.png)
- Quantas pessoas participaram dessa meia maratona?
_____
- Quantos homens participaram a mais que mulheres?
_____
39
- Meire tem uma floricultura. Veja na tabela abaixo a quantidade de flores que ela usou durante um mês para fazer arranjos. Em seguida, complete-a.
Quantidade de flores
Tabela: equivalente textual a seguir.
Flor Cor |
Gérbera |
Rosa |
---|---|---|
Branca |
1 202 |
1 490 |
Vermelha |
2 314 |
2 308 |
Total |
_____ |
_____ |
Fonte: Controle da floricultura da Meire. (jan. 2023)
- Quantas flores brancas e quantas flores vermelhas Meire usou para fazer os arranjos nesse mês?
_____
- Quantas rosas foram usadas a mais que gérberas?
_____
- Agora, invente outra questão que possa ser respondida com os dados da tabela e peça a um
colega
que a responda.
_____
- O Teatro Castro Alves, no município de Salvador (Bahia), tem capacidade para 1.554 pessoas. Se em uma apresentação foram 1.342 pessoas, quantos assentos ficaram vazios?
![Fotografia. No centro, várias poltronas vermelhas e ao fundo, um palco grande. Nas laterais há paredes de madeira e no teto, luzes acesas.](../resources/images/image_60376.png)
LEGENDA: Interior do Teatro Castro Alves, município de Salvador, Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Ficaram vazios _____ assentos.
40
Algumas estratégias de cálculo
Cálculo mental e estimativas
- Calcule o resultado em cada caso dando “saltos duplos” na reta numérica.
- Sabendo que:
15 = 10 + _____
37 + 15 = _____
![Ilustração. Reta numérica. À esquerda, o número 37 e acima, a indicação: + 10. Em seguida, um travesseiro com o número 47. Acima, a indicação: + 5 e ao lado, travesseiro com espaço para resposta.](../resources/images/image_5.png)
- Sabendo que:
28 = _____ + 8
75 − 28 = _____
![Ilustração. Reta numérica. À direita, o número 75 e acima, a indicação: - 20. Em seguida, uma bolha de sabão com espaço para resposta. Acima, a indicação: - 8 e ao lado, bolha com espaço para resposta.](../resources/images/image_76713.png)
- Um ciclista percorreu uma trilha do quilômetro 28 até o quilômetro 49. Usando a reta numérica, Adriana e Cláudio decidiram calcular quantos quilômetros o ciclista percorreu nessa trilha. Verifique a estratégia usada pelas crianças e complete.
![Ilustração. Adriana, menina com cabelo preto e curto e camiseta vermelha está com a mão esquerda virada para cima. Ao seu lado, uma reta numérica. À direita, o número 49 e acima, a indicação: - 20. À esquerda, espaço para resposta. Acima, a indicação: - 1 e ao lado, espaço para resposta.](../resources/images/image_76804.png)
![Ilustração. Cláudio, menino com cabelo encaracolado e camiseta verde está apontando para frente com o dedo indicador. Ao seu lado, uma reta numérica. À esquerda, o número 28 e acima, a indicação: + 10. Em seguida, espaço para resposta. Acima, a indicação: +10 e ao lado, espaço para resposta. Acima, a indicação: + 1 e espaço para resposta.](../resources/images/image_76843.png)
O ciclista percorreu _____ quilômetros.
41
- Sandra tem 780 gramas de farinha de trigo e quer fazer 2 bolos: um de abacaxi e outro de chocolate.
Quantidade de farinha de trigo necessária
Tabela: equivalente textual a seguir.
Tipo de bolo |
Quantidade de farinha |
---|---|
Chocolate |
360 gramas |
Abacaxi |
310 gramas |
Fonte: Receitas de Sandra. (jan. 2023)
- Fazendo uma estimativa, é possível dizer que a quantidade de farinha de trigo que Sandra tem é suficiente para fazer os 2 bolos?
_____
- Quantos gramas de farinha de trigo sobrariam ou faltariam para Sandra fazer os dois bolos?
_____
- Isabela leu dois livros: um com 313 páginas e o outro com 189 páginas. Descubra a quantidade, aproximada, de páginas lidas por Isabela.
- O número 313 está mais próximo de 300 ou de 400? _____
- O número 189 está mais próximo de 100 ou de 200? _____
- Quantas páginas, aproximadamente, Isabela leu ao todo?
_____
![Ilustração. Isabela, mulher loira com cabelo preso e camiseta rosa. Ela está com o dedo indicador levantado e fala: Para saber aproximadamente quantas páginas eu li ao todo, podemos arredondar cada um dos números para a centena mais próxima e depois adicioná-las.](../resources/images/image_77072.png)
- Qual é, aproximadamente, o
preço
da geladeira e da TV juntas?
_____
42
Decomposição e algoritmo usual
- Os estudantes do 3º ano foram a um zoológico que acomoda 142 mamíferos e 253 aves. Quantos mamíferos e aves há ao todo nesse zoológico?
Para descobrir, vamos adicionar 142 com 253.
![Conta de adição na vertical. Cálculo por decomposição. Na parte superior, a conta: 142: 100 + 40 + 2. Na parte inferior, a conta: 253: espaço para resposta + espaço para resposta + espaço para resposta. Entre as contas há o sinal de adição e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta: espaço para resposta + espaço para resposta + espaço para resposta = espaço para resposta.](../resources/images/image_77394.png)
![Conta de adição na vertical. Cálculo com o algoritmo usual. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 142. Em seguida, sinal de adição, e o número 253. Abaixo, traço horizontal e o resultado espaço para resposta.](../resources/images/image_77432.png)
![Ilustração. Uma menina cadeirante com cabelo preso, macacão azul e tênis vermelho está com o dedo indicador levantado. Ela sorri e fala: 2 unidades mais 3 unidades são espaço para resposta unidades. 4 dezenas mais 5 dezenas são espaço para resposta dezenas. 1 centena mais 2 centenas são espaço para resposta centenas.](../resources/images/image_77464.png)
Adição 142 + 253 = _____
Ao todo, nesse zoológico, há _____ mamíferos e aves.
- Há também 102 répteis nesse zoológico. Quantos répteis, mamíferos e aves há ao todo? Calcule usando a estratégia de sua preferência e compare o resultado com o de um colega.
_____
Ao todo, nesse zoológico, há _____ répteis, mamíferos e aves.
43
- Uma lanchonete encomendou 345 garrafas de suco de morango e 213 garrafas de suco de uva. Quantas garrafas de suco de morango foram encomendadas a mais que de uva?
Para descobrir, vamos subtrair 213 de 345.
![Conta de subtração na vertical. Cálculo por decomposição. Na parte superior, a conta: 345: 300 + 40 + 5. Na parte inferior, a conta: 213: espaço para resposta + espaço para resposta + espaço para resposta. Entre as contas há o sinal de subtração e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta: espaço para resposta + espaço para resposta + espaço para resposta = espaço para resposta.](../resources/images/image_77896.png)
![Conta de subtração na vertical. Cálculo com o algoritmo usual. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 345. Em seguida, sinal de subtração, e o número 213. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.](../resources/images/image_77932.png)
![Ilustração. Um jovem com cabelo encaracolado, camiseta amarela, bermuda verde e tênis azul está andando ao lado de um cachorro e com a mão direita virada para cima. Ele fala: 5 unidades menos 3 unidades são espaço para resposta unidades. 4 dezenas menos 1 dezena são espaço para resposta dezenas. 3 centenas menos 2 centenas é espaço para resposta centena.](../resources/images/image_77884.png)
Subtração - 345 − 213 = _____
Foram encomendadas ______ garrafas de suco de morango a mais que de uva.
- Para completar o pedido, a lanchonete encomendou também 396 garrafas de suco de laranja. Quantas garrafas de suco de laranja foram encomendadas a mais que de uva? Faça os cálculos usando a estratégia que preferir e compare o resultado com o de um colega.
Foram encomendadas _____ garrafas de suco de laranja a mais que de uva.
44
- Veja como Marcos encontrou o resultado da subtração 458 − 123.
![Ilustração. Papel com contas na vertical. Da esquerda para a direita:
400 – 100 = 300; 50 – 20 = 30; 8 – 3 = 5; 300 + 30 + 5 = 335.](../resources/images/image_78123.png)
- Agora, explique para um colega a resolução de Marcos.
- Calcule o resultado de cada caso.
a)
![Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 322. Em seguida, sinal de adição, e o número 525. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.](../resources/images/image_78234.png)
b)
![Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 431. Em seguida, sinal de adição, e o número 527. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.](../resources/images/image_78247.png)
c)
![Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 135. Em seguida, sinal de adição, e o número 412. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.](../resources/images/image_78286.png)
d)
![Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 246. Em seguida, sinal de subtração, e o número 132. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.](../resources/images/image_78314.png)
e)
![Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 246. Em seguida, sinal de subtração, e o número 12. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.](../resources/images/image_78397.png)
f)
![Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 527. Em seguida, sinal de subtração, e o número 403. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.](../resources/images/image_78440.png)
- Juliana enganou-se ao encontrar o resultado de 13 + 112 + 30. Descubra o erro do cálculo de Juliana. Depois, no caderno, calcule o resultado correto.
Cálculo de Juliana
![Conta de adição na vertical. Na parte superior, a informação: 13: 1 dezena e 3 unidades. Em seguida, a informação: 112: 1 centena, 1 dezena e 2 unidades. E abaixo, a informação: 30: 3 centenas, 0 dezena e 0 unidade. Entre as contas há o sinal de adição e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a informação: 4 centenas, 2 dezenas e 5 unidades = 425.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_18.25.41.png)
45
- Veja no esquema a seguir o circuito que Maiara percorre com a bicicleta.
![Ilustração. Na parte superior, uma ciclista e na frente dela, um caminho dividido em cores: Vermelho: 1.152 metros; Verde: 1.537 metros; Amarelo: 1.210 metros. Ao lado há árvores.](../resources/images/image_78752.png)
- Quantos metros ela
percorre
do início ao fim do circuito?
_____
Maiara percorre _____ metros do início ao fim do circuito.
Boxe complementar:
Desafio
Com os algarismos 6, 7, 8 e 3, Diego forma o maior número possível. Vanessa usa os algarismos 3, 1, 2 e 5 e forma o menor número possível. Ambos usam os quatro algarismos que possuem sem repeti-los. Que número é obtido quando adicionamos os números formados por Diego e Vanessa?
Adicionando os dois números, formados por Diego e Vanessa, obtemos _____.
Resposta: 9.998
Fim do complemento.
46
Adição com reagrupamento: algumas estratégias
- Observe, abaixo, as promoções para o almoço.
-
Ivete
almoçou peixe grelhado e, de sobremesa, pediu uma fatia da
torta
de morango. Quanto
Ivete
gastou?
Para calcular quanto ela gastou, adicionamos 29 com 13.
-
Ivete
almoçou peixe grelhado e, de sobremesa, pediu uma fatia da
torta
de morango. Quanto
Ivete
gastou?
![Ilustração. Um homem com chapéu de cozinheiro e bigode está segurando uma placa com as informações:
Bobó de camarão: 33 reais.
Peixe grelhado: 29 reais.
Massa recheada: 26 reais.
Torta de morango (fatia): 13 reais.
Taça de sorvete: 11 reais.](../resources/images/image_33573.png)
Cálculo com o Material Dourado
![29. duas barras e nove cubinhos em cima. Abaixo, 23. Uma barra e trÊs cubinhos. Juntando 29 com 13: 3 barras e doze cubinhos. Há 10 circulados. Trocando 10 cubinhos por uma barra: 4 barras e dois cubinhos. Há uma barra circulada. uma seta vai dos cubinhos circulados até a barra circulada.](../resources/images/image_79030.png)
29 + 13 = _____
Cálculo com o ábaco
![Ilustração. Na parte superior, uma argola (D) e três argolas (U). Em seguida, o número 13 dentro de uma seta, que está apontando para um ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há duas argolas em dezenas e nove argolas em unidades.](../resources/images/image_79075.png)
Temos de trocar 10 unidades por 1 dezena.
![Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há três argolas em dezenas e doze argolas em unidades. Em volta de dez argolas da unidade há um círculo e uma seta apontando para a dezena. Em seguida, ábaco com quatro argolas em dezenas e duas argolas em unidades.](../resources/images/image_79080.png)
29 + 13 = _____
Ao todo, Ivete gastou _____ reais nesse almoço.
47
- Descubra quantos sorvetes Armando tinha no início do dia.
![Ilustração. Armando, homem com chapéu e macacão branco. Ele está com a mão esquerda atrás das costas e a direita virada para cima. Ao seu lado há um carrinho de sorvetes e ele fala: Hoje, vendi 138 sorvetes e fiquei com 13.](../resources/images/image_79240.png)
Cálculo por decomposição
![Conta de adição na vertical. Na parte superior, a conta: 138: 100 + 30 + 8. Na parte inferior, a conta: 13: 10 + 3. Entre as contas há o sinal de adição e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta: 100 + 40 + 11 = espaço para resposta.](../resources/images/image_79306.png)
Adição: 138 + 13 = _____
Cálculo com o algoritmo usual
![Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 138 (e acima do número 3 há o número 1 pequeno e azul). Em seguida, sinal de adição, e o número 13. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.](../resources/images/image_79394.png)
- Primeiro adicionamos as unidades: 8 + 3 = _____
- Trocamos 10 unidades por 1 dezena.
- Depois, adicionamos as dezenas: 1 + 3 + 1= _____
- No final, adicionamos as centenas: 1 + 0 = _____
Armando tinha _____ sorvetes no início do dia.
- Sueli quer calcular o resultado da adição 26 + 16 com uma calculadora, mas a tecla
não está funcionando. Como ela pode encontrar o resultado dessa adição? Registre as teclas usadas e o resultado obtido no visor.
48
- Resolva.
![Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 134 e acima do número 1 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e o número 692. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 826.](../resources/images/image_7.png)
![Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 517 e acima do número 1 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e o número 123. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 640.](../resources/images/image_8.png)
![Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 264 e acima dos números 2 e 6 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e o número 257. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 521.](../resources/images/image_9.png)
![Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 158 e acima do número 5 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e o número 624. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 782.](../resources/images/image_10.png)
- A massa de um urso-polar macho é 529 quilogramas, e a de uma fêmea é 297 quilogramas. Quantos quilogramas os dois têm juntos?
_____
![Fotografia. Urso polar com pelo manchado de marrom. Ao fundo, neve.](../resources/images/image_60491.png)
LEGENDA: Urso-polar no parque Yorkshire Wildlife, na Inglaterra, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- O Parque Diversão deseja comprar novos equipamentos para aumentar o número de visitantes. Assim, foram realizadas entrevistas com crianças de 6 a 13 anos. Cada criança votou em um único brinquedo. Observe o gráfico.
![Gráfico de colunas. Brinquedos preferidos. No eixo vertical, o número de crianças e no eixo horizontal, o brinquedo.
Montanha-russa: 369 crianças;
Roda-gigante: 227 crianças;
Parede de escalada: 101 crianças.](../resources/images/image_80101.png)
Fonte: Pesquisa feita pelo Parque Diversão. (jan. 2023)
- Quantas crianças foram entrevistadas no total?
_____
- Qual é o brinquedo preferido das crianças entrevistadas?
_____
- Qual resposta apareceu com
menor
frequência nas entrevistas?
_____
49
- Observe a tabela abaixo e responda à questão.
Despesas mensais de Vânia
Tabela: equivalente textual a seguir.
Conta |
Valor |
---|---|
Luz |
137 reais |
Aluguel |
738 reais |
Telefone |
84 reais |
Fonte: Dados fornecidos por Vânia em 2023.
- Qual é a despesa total de Vânia de acordo com os valores das contas mostradas na tabela?
_____
- João quer comprar um telefone celular e um tablet . Veja os modelos disponíveis e os preços. Em seguida, calcule o valor a ser pago em cada opção. Depois, responda às questões.
![Ilustração. Um tablet pequeno e preto (Modelo Beta 1.329 reais). Ao lado, um tablet grande e branco (Modelo Gama 1.599 reais). Em seguida, um celular médio (Modelo Alfa 1.479 reais) e um celular grande (Modelo Delta 1.098 reais).](../resources/images/image_34542.png)
Alfa e Gama
_____
Alfa e Beta
_____
Delta e Gama
_____
Delta e Beta
_____
- Quantos reais, no máximo, João gastará? _____
- E no mínimo? _____
50
Subtração com trocas: algumas estratégias
- Em uma visita ao veterinário, Alex precisou pesar seu cachorro. Como Fiel não parava quieto, Alex subiu com ele na balança e, depois, subiu sozinho. Qual é a massa de Fiel?
![Ilustração. Alex, menino com cabelo castanho-claro está segurando Fiel, um cachorro branco com manchas pretas e eles estão em cima de uma balança. Alex fala: Juntos, temos 71 kg. Em seguida, Alex está em cima da balança e ele diz: Eu tenho 58 kg.](../resources/images/image_80590.png)
Para descobrir a massa de Fiel, podemos subtrair 58 de 71.
Cálculo com o ábaco
![Ilustração. Na parte superior, cinco argolas (D) e oito argolas (U). Em seguida, o número 58 dentro de uma seta apontando para cima. Abaixo há um ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há sete argolas em dezenas e uma argola em unidades.](../resources/images/image_80701.png)
Como não dá para tirar 8 unidades de 1 unidade, temos de trocar 1 dezena por 10 unidades.
![Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há sete argolas em dezenas e uma argola em unidades. Em volta de uma argola da dezena há um círculo e uma seta apontando para a unidade, que está com dez argolas transparentes em cima. Em seguida, ábaco com seis argolas em dezenas (mais uma, que está levantando) e uma argola em unidades (mais dez transparentes).](../resources/images/image_80712.png)
Subtraímos 8 unidades de 11 unidades e 5 dezenas de 6 dezenas.
![Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há uma argola em dezena e três argola em unidades. espaço para resposta D e espaço para resposta, U.](../resources/images/image_80731.png)
Cálculo com o Material Dourado
![Representando 71: sete barras e um cubinho. Trocando uma barra por 10 cubinhos: seis barras e 11 cubinhos. Tirando 58 de 71: Seis barras e onze cubinhos . Cinco barras e oito cubinhos estão riscados.](../resources/images/image_80743.png)
Subtração: 71 − 58 = _____
51
Cálculo por decomposição
![Conta de subtração na vertical. Na parte superior, a conta: 71: 70 + 1, seta, 60 + 11. Na parte inferior, a conta: 58: 50 + 8, seta, 50 + 8. Entre as contas há o sinal de subtração e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta: 10 + 3 = espaço para resposta.](../resources/images/image_80978.png)
Subtração: 71 - 58 = _____
Cálculo com o algoritmo usual
![Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 71 (o número 7 está riscado com o número 6 em cima e ao lado do número 1 há o número 1 pequeno). Em seguida, sinal de subtração, e o número 58. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.](../resources/images/image_81073.png)
- Como não é possível subtrair 8 unidades de 1 unidade, trocamos 1 dezena por 10 unidades. Assim, ficamos com 6 dezenas e 11 unidades.
- Subtraímos as unidades: 11 − 8 = _____
- Depois, subtraímos as dezenas: 6 − 5 = _____
A massa de Fiel é _____ quilogramas.
- Alex gastou, ao todo, com a consulta ao veterinário e as vacinas, 109 reais. Ele pagou com uma cédula de 100 reais e uma de 20 reais. Quanto ele recebeu de troco?
- Como não é possível subtrair 9 unidades de 0 unidade, trocamos 1 dezena por 10 unidades.
- Subtraímos as unidades: 10 − 9 = _____
- Em seguida, subtraímos as dezenas: 1 − 0 = _____
- No final, subtraímos as centenas: 1 − 1 =
_____
Alex recebeu _____ reais de troco.
![Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, Dinheiro de Alex: 120 . Em seguida, sinal de subtração, e o Total da conta: 109. Abaixo, traço horizontal e o Troco](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_18.29.20.png)
52
- Veja como Marina e Carlos calcularam mentalmente o resultado de 63 − 26.
![Ilustração. Marina, mulher com cabelo castanho e regata rosa está com a mão esquerda virada para cima. Ela diz: Para subtrair 26 de 63, primeiro, eu subtraí 20 de 63: 63 - 20 = 43. Faltou, então, retirar 6 unidades de 43: 43 - 6 = 37. O resultado foi 37. Ao lado, Carlos, homem com cabelo grisalho e camiseta azul está com o dedo indicador direito levantado. Ele fala: Eu, primeiro, subtraí 30 de 63: 63 - 30 = 33. Como retirei 4 unidades a mais que o necessário, tive de acrescentar 4 unidades ao 33: 33 + 4 = 37. O resultado foi 37.](../resources/images/image_81353.png)
- Agora, calcule mentalmente o resultado em cada caso e registre sua estratégia no caderno.
- 71 − 28
- 50 − 24
- 62 − 15
- 83 − 36
- Jonas quer calcular o resultado de 64 − 28, mas a tecla
de sua calculadora está quebrada. Como ele pode calcular esse resultado?
- Em uma corrida de 850 metros, um atleta já percorreu 525 metros. Quantos metros ainda faltam para ele completar a corrida?
_____
Faltam _____ metros para o atleta completar a corrida.
53
- Veja como foi feita a subtração 212 – 123 usando cédulas de 100 e de 10 reais e moedas de 1 real. Depois, complete.
1º. Representando 212.
![Fotografia. Duas cédulas de cem reais, uma cédula de dez reais e duas moedas de um real.](../resources/images/image_81643.png)
_____ centenas, _____ dezena e _____ unidades
2º. Trocando 1 cédula de 100 reais por 10 cédulas de 10 reais e 1 cédula de 10 reais por 10 moedas de 1 real.
![Fotografia. Uma cédula de cem reais, dez cédulas de dez reais e doze moedas de um real.](../resources/images/image_81698.png)
_____ centenas, _____ dezenas e _____ unidades
3º. Tirando 123 de 212.
![Fotografia. Uma cédula de cem reais, dez cédulas de dez reais e doze moedas de um real. Estão riscadas: uma cédula de cem reais, duas cédulas de dez reais e três moedas de um real.](../resources/images/image_81767.png)
_____ dezenas e _____ unidades
Subtração: 212 - 123 = _____
- A quantidade de sofás produzidos, em 2022, pelas fábricas Pinho e Peroba é mostrada no gráfico abaixo.
![Gráfico de colunas. Produção de sofás. No eixo vertical, a quantidade de sofás e no eixo horizontal, a fábrica.
Pinho: 3.340 sofás;
Peroba: 1.860 sofás.](../resources/images/image_81865.png)
Fonte: Controle de produção das fábricas Pinho e Peroba em 2022.
Qual é a diferença entre a produção de sofás das duas fábricas?
_____
54
Problemas
![Ícone: mental.](../resources/images/image_81363.png)
- Lucas tinha 20 reais e ganhou mais 5 reais de seu tio. Depois, com esse montante, comprou uma caixa de bombons, como a da figura ao lado. Quantos reais sobraram para Lucas?
_____
![Ilustração. Uma caixa com formato de coração. Dentro há bombons e ao lado, uma etiqueta com o preço: R$ 16,00.](../resources/images/image_82272.png)
- No sábado, Rosângela leu algumas páginas de um livro que tinha 56 páginas. No domingo, ela leu as páginas que faltavam desse livro.
- Se ela tivesse lido 20 páginas no sábado, quantas páginas ela leria no domingo para terminar o livro?
_____
- Não é possível saber quantas páginas ela leu no sábado, mas é possível fazer suposições. Escreva 3 possibilidades.
_____
- Se ela tivesse lido 20 páginas no sábado, quantas páginas ela leria no domingo para terminar o livro?
- Marcos está juntando dinheiro para comprar um brinquedo que custa 98 reais. Até ontem, ele tinha 32 reais. Hoje, seu irmão mais velho o presenteou com 30 reais em cédulas e 23 reais em moedas. Será que agora Marcos já tem a quantia suficiente para comprar o brinquedo? Explique.
_____
- Mariana estava brincando de bater figurinhas. Ela começou o jogo com 32 figurinhas. Na primeira partida, ela ganhou 5, na segunda partida, perdeu 3 e, na última partida, perdeu mais 4. Com quantas figurinhas Mariana terminou o jogo?
_____
55
- Dois potes estão cheios de sementes. Serão retiradas 138 sementes de cada um deles. Quantas sementes restarão nos dois potes juntos?
![Ilustração. Um pote grande e um rótulo com a informação: CONTÉM 340 SEMENTES. Ao lado, um pote pequeno e um rótulo com a informação: CONTÉM 250 SEMENTES.](../resources/images/image_60504.png)
Restarão _____ sementes nos dois potes juntos.
- Observe e complete a tabela abaixo, que mostra a população indígena de três municípios brasileiros. Depois, responda às questões.
População indígena, em alguns municípios, por domicílio – Brasil 2010
Tabela: equivalente textual a seguir.
Município |
Urbana |
Rural |
Total |
---|---|---|---|
Barcelos |
1.370 |
6.997 |
_____ |
Boa Vista |
6.072 |
_____ |
8.550 |
Pesqueiro |
_____ |
5.287 |
9.335 |
Dados obtidos em: http://fdnc.io/eTS
- No município de Barcelos, quantos indígenas há a mais na área rural do que na área urbana?
_____
- Qual é a diferença entre a população indígena urbana e a rural, em Boa Vista?
_____
- Em qual dos municípios a população indígena total é maior?
_____
- Agora, invente outra questão que possa ser respondida com os dados da tabela e peça a um colega que a responda.
56
Compreender problemas
Para resolver
Fique atento a todas as informações nas ilustrações.
Problema 1
Davi tem 130 reais e quer comprar dois dos presentes anunciados no folheto abaixo.
![Ilustração. Folheto com a informação: LOJA. Em seguida, produtos com etiquetas e preços: carrinho azul (R$ 23,00), urso de pelúcia rosa (R$ 52,00), bola (R$ 41,00) e cavalinho de balanço (R$ 105,00).](../resources/images/image_82982.png)
- Quais são os dois presentes possíveis de Davi comprar?
- Se Davi comprar a bola e o carrinho, quantos reais vai gastar? E que quantia vai sobrar para ele?
Problema 2
Pedro tem 42 bolinhas de gude e quer participar do campeonato anunciado no cartaz.
![Ilustração de um cartaz. Na parte superior, uma faixa com o texto: CAMPEONATO DE BOLINHA DE GUDE. Em seguida, um troféu dourado com o formato de uma mão segurando uma bolinha de gude sobre o polegar. Na parte inferior, a informação: Cada dupla participante deve ter incialmente, no mínimo, 75 bolinhas.](../resources/images/image_58809.png)
- Ele poderá formar uma dupla com Luís, que tem 32 bolinhas? E com Júlio, que tem 36 bolinhas?
- Juntos, Pedro e Júlio têm mais ou menos bolinhas de gude do que a quantidade mínima indicada no cartaz? Quantas a mais ou a menos?
57
Para refletir
![Ícone: Oral.](../resources/images/image_56032.png)
- Para resolver o Problema 1, você usou todos os dados do folheto? Explique como você fez.
- No Problema 1, quais são os dois brinquedos que Davi pode comprar se quiser gastar o mínimo possível?
_____
- Veja as afirmações que três estudantes fizeram sobre o Problema 1.
Miguel
Se comprar apenas o ursinho, Davi fica com 78 reais.
Valentina
Ao comprar a bola e o carrinho, Davi gasta 64 reais e fica com 66 reais.
Bruna
Para comprar o cavalinho e a bola, faltam 16 reais.
- As três afirmações são corretas? _____
- Quem respondeu ao que o item b do problema perguntava?
_____
- Contorne a conta abaixo que não foi necessária para resolver o Problema 2.
![Conta de adição na vertical. Acima, o número 42. Em seguida, sinal de adição e o número 32. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 74.](../resources/images/image_83331.png)
![Conta de subtração na vertical. Acima, o número 75. Em seguida, sinal de subtração e o número 74. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 1](../resources/images/image_83336.png)
![Conta de adição na vertical. Acima, o número 42. Em seguida, sinal de adição e o número 36. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 78.](../resources/images/image_83341.png)
![Conta de subtração na vertical. Acima, o número 78. Em seguida, sinal de subtração e o número 75. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 3.](../resources/images/image_83346.png)
- Sobre o Problema 2, marque com um
X
as afirmações que complementam corretamente a sentença a seguir. Inicialmente, o total de
bolinhas
da dupla pode ser:
( ) menor que 75.
( ) igual a 75.
( ) maior que 75.
58
Matemática em textos
Leia
A nota fiscal
Ao realizarmos uma compra, devemos sempre receber um documento chamado nota fiscal. Nele, são informados o lugar e a data em que fizemos a compra, são apresentados os dados do consumidor, as informações sobre cada produto comprado e o total gasto.
A nota fiscal é importante caso haja necessidade de troca ou o produto apresente algum defeito. A emissão da nota fiscal também é a garantia de que o lojista está pagando seus impostos. Veja o cupom fiscal que Pedro recebeu depois de fazer algumas compras.
![Ilustração. Um senhor calvo com camiseta azul está de costas e segurando uma sacola sobre um balcão. Na frente dele, um homem com cabelo castanho-claro e camiseta listrada está sorrindo e segurando uma nota fiscal com a mão estendida. Ao lado, destaque para a nota com as informações:
Tinguá Materiais de Construção.
Av. Santa Mônica, 1143 – Jaciaba.
CNPJ: 12.345.678/8765-45. IE: 975.310.248.975.
Nota fiscal de venda ao consumidor.
Nº 5155. 1ª via – série D-1.
Data da emissão: 15 de fevereiro de 2023.
Cliente: Pedro de Souza. Endereço: Rua das Amoreiras, 207.
Quantidade: 1; Discriminação: Massa corrida (15 kg); Preço unitário: 54,00; TOTAL R$ 54,00.
Quantidade: 1; Discriminação: Torneira para lavatório; Preço unitário: 80,00; TOTAL R$ 80,00.
Quantidade: 1; Discriminação: Chuveiro (220 volts); Preço unitário: 102,00; TOTAL R$ 102,00.
Quantidade: 1; Discriminação: Tinta acrílica (18 litros); Preço unitário: 121,00; TOTAL R$ 121,00.
Quantidade: 1; Discriminação: Espelho quadrado (45 cm); Preço unitário: 45,00; TOTAL R$ 45,00.
Quantidade: 1; Discriminação: Piso (2 metros quadrados); Preço unitário: 412,00; TOTAL R$ 412,00.
Quantidade: 1; Discriminação: Cuba de apoio; Preço unitário: 145,00; TOTAL R$ 145,00.
Quantidade: 1; Discriminação: Bacia com caixa acoplada; Preço unitário: 180,00; TOTAL R$ 180,00.
TOTAL DA NOTA – R$ 1.139,00.](../resources/images/image_83578.png)
Responda
- Qual é o nome e o endereço da loja de materiais para construção na qual a compra de Pedro foi realizada?
_____
- Quantos produtos diferentes foram comprados? Quantos reais Pedro gastou?
_____
59
Analise
![Ícone: mental.](../resources/images/image_81363.png)
- Se Pedro tivesse pagado a compra com 6 cédulas de 200 reais, quantos reais ele teria recebido de troco? _____
- Dois dias depois de Pedro, Vânia fez compras
nessa
loja de material para construção e encontrou os produtos com o mesmo preço.
- Complete a nota fiscal e descubra quanto ela gastou no total.
![Ilustração. Nota fiscal com os dados:
Tinguá Materiais de Construção.
Av. Santa Mônica, 1143 – Jaciaba.
CNPJ: 12.345.678/8765-45. IE: 975.310.248.975.
Nota fiscal de venda ao consumidor.
Número 5178. 1ª via – série D-1.
Data da emissão: 17 de fevereiro de 2023.
Cliente: Vânia da Silva. Endereço: Rua das Pitangas, 90.
Quantidade: 1; Discriminação: Torneira para lavatório; Preço unitário: espaço para resposta; TOTAL R$ espaço para resposta.
Quantidade: 1; Discriminação: Cuba de apoio; Preço unitário: espaço para resposta; TOTAL R$ espaço para resposta.
Quantidade: 1; Discriminação: Bacia com caixa acoplada; Preço unitário: espaço para resposta; TOTAL R$ espaço para resposta: 180,00.
TOTAL DA NOTA – R$](../resources/images/image_83869.png)
- Quantos reais Pedro gastou a mais que Vânia?
_____
Aplique
- Reúna-se com um colega e mostrem como Pedro poderia pagar a compra dele usando o menor número possível de cédulas sem receber troco. Registre com um desenho.
60
Compreender informações
Representar dados em gráfico de colunas
- A bibliotecária de uma escola fez uma pesquisa para saber o tipo de livro (romance, ficção, comédia, HQ, suspense e terror) mais procurado pelos estudantes nos últimos seis meses e colocou os dados obtidos em uma tabela. Depois, para visualizar melhor o resultado da pesquisa, montou um gráfico com os dados da tabela.
![Ilustração. Uma senhora com cabelo castanho e preso, sobrancelhas grisalhas e blusa marrom está segurando um lápis sob o queixo com a mão direita e um papel com a esquerda.](../resources/images/image_45078.png)
Complete o gráfico pintando as colunas de acordo com os dados da tabela e responda às questões.
Livros procurados nos últimos seis meses
Tabela: equivalente textual a seguir.
Tipo |
Quantidade de livros |
---|---|
Romance |
100 |
Ficção |
250 |
Comédia |
200 |
HQ |
350 |
Suspense |
200 |
Terror |
150 |
Fonte: Biblioteca da escola. (dez. 2022)
![Gráfico de colunas. Livros procurados nos últimos seis meses. No eixo vertical, a quantidade de livros lidos e no eixo horizontal, o tipo.
Romance: 100.
Ficção: 250.
Comédia: 200.
HQ: 350.
Suspense: 200.
Terror: 150.](../resources/images/image_84263.png)
Fonte: Biblioteca da escola. (dez. 2022)
- Qual foi o tipo de livro mais procurado nos últimos seis meses? E o menos procurado?
_____
- Quantos livros do tipo mais procurado foram emprestados a mais que os livros do tipo menos procurado? _____
- Que tipos tiveram o mesmo
número
de livros procurados?
_____
- É mais fácil responder às questões anteriores analisando o gráfico ou a tabela? Por quê?
61
- Fábio e seus amigos, em 2022, resgataram alguns animais que encontraram machucados no bairro onde vivem. Veja como esses animais estão bem agora.
![Ilustração. Animais sentados e sorrindo. Dois coelhos, dois pássaros dentro de uma gaiola, um papagaio acima da gaiola, dois gatos, três filhotes de gatos e três cachorros.](../resources/images/image_60629.png)
Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
- Registre na tabela a quantidade animais resgatados.
Resgate de animais machucados
Tabela: equivalente textual a seguir.
Animais resgatados |
Coelho |
Pássaro |
Gato |
Cachorro |
---|---|---|---|---|
Quantidade de animais |
2 |
_____ |
_____ |
_____ |
Fonte: Dados fornecidos por Fábio em 2022.
- Represente no gráfico os dados da tabela pintando de acordo com as cores da legenda.
![Gráfico de colunas. Resgate de animais machucados. No eixo vertical, a quantidade de animais e no eixo horizontal, os animais. À direita, a legenda:
Verde: Coelho, Cinza: Pássaro, Amarelo: Gato, Vermelho: Cachorro.
No eixo horizontal, as cores representando os animais:
Verde:
Cinza:
5
3](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_18.38.22.png)
Fonte: Dados fornecidos por Fábio em 2022.
- No ano seguinte, 20 animais foram resgatados por Fábio e seus amigos. Quantos animais a mais foram resgatados em relação à quantidade do ano passado? _____
62
O que você aprendeu
- Rafael comprou uma bicicleta que custa 599 reais, pagando 314 reais de entrada.
- Para saber quantos reais, aproximadamente, Rafael ainda tem de pagar, é mais adequado arredondar cada um dos números para a dezena mais próxima ou para a centena mais próxima?
- Quantos reais, aproximadamente, Rafael ainda tem de pagar? Faça uma estimativa. _____
- Para saber quantos reais, aproximadamente, Rafael ainda tem de pagar, é mais adequado arredondar cada um dos números para a dezena mais próxima ou para a centena mais próxima?
- Marisa trabalha fazendo aventais. Em outubro, ela fez 128 aventais, em novembro, fez 152 e, em dezembro, 199. Ao todo, quantos aventais Marisa cofeccionou?
_____
- Faça os cálculos e ligue cada pessoa ao produto que ela comprou.
Coluna 1
![Ilustração 1. Um homem loiro com camiseta azul está com a mão esquerda virada para cima. Ele fala: Eu tinha 434 reais. Fiz minha compra e fiquei com 235 reais.](../resources/images/image_84759.png)
![Ilustração 2. Mulher com cabelo preso e regata amarela, sorri e diz: Eu tinha 634 reais. Fiz minha compra e fiquei com 449 reais.](../resources/images/image_84770.png)
Coluna 2
![Ilustração A. Uma bicicleta amarela. Ao lado, placa com o preço: 185 reais.](../resources/images/image_84809.png)
![Ilustração B. Um rádio com fone de ouvido. Ao lado, placa com o preço: 199 reais.](../resources/images/image_84818.png)
- Heitor tem 180 reais e pretende comprar os três produtos mostrados ao lado. O dinheiro que ele tem é suficiente para a compra que ele quer fazer? Por quê?
![Ilustração. Um par de tênis vermelho (TÊNIS – 120 REAIS). Um par de meias amarelas (MEIA – 6 REAIS). E uma camiseta azul dobrada (CAMISETA – 34 REAIS).](../resources/images/image_45718.png)
63
Avaliação processual
- O gráfico abaixo mostra o número de sobremesas servidas aos clientes de um restaurante em uma semana de abril.
![Gráfico de colunas. Sobremesas servidas em uma semana. No eixo vertical, a quantidade de sobremesas e no eixo horizontal, a sobremesa.
Pudim: 128.
Sorvete: 270.](../resources/images/image_85239.png)
Fonte: Controle do restaurante. (abr. 2023)
- Qual sobremesa foi a mais servida?
_____
- Quantas sobremesas, aproximadamente, foram servidas nessa semana? _____
- Tânia queria calcular 81 − 34 com a calculadora, mas as teclas
e
estavam com defeito. Então ela calculou 82 − 35, afirmando que obteria o mesmo resultado.
- Tânia está certa? Por quê?
- Calcule o resultado das subtrações 82 − 35 e 81 − 34.
- Invente um problema para cada caso e escreva-o em seu caderno.
- O resultado do problema deve ser dado pela adição 38 + 57.
- O resultado do problema deve ser dado pela subtração 57 − 38.
Autoavaliação
- Identifico situações reais ou fictícias em que preciso utilizar cálculos de adição e subtração?
- Utilizo estratégias variadas de cálculo de adição e subtração?