64
UNIDADE 3. Grandezas e medidas
65
Boxe complementar
Para refletir...
Que horas o relógio da torre está marcando? _____
Resposta: 10 horas e 30 minutos
O atendimento diário dos pães artesanais será de quantas horas?
Resposta: 12 horas.
O relógio da banca de frutas está certo em relação ao relógio da torre? Por quê?
Resposta: Sim. Porque marcam a mesma hora.
Fim do complemento
66
Medindo o tempo
As horas nos relógios
- Observe as representações dos relógios.
O ponteiro menor aponta para o 3.
O ponteiro maior aponta para o 12.
São 3 horas.
O ponteiro menor aponta para o 10.
O ponteiro maior aponta para o 12.
São 10 horas.
- Agora, escreva o horário que cada relógio marca.
_____
_____
_____
- Desenhe os ponteiros dos relógios de acordo com a fala de cada criança.
67
Hora e meia hora
- Observe Rafael e Alice olhando as horas em dois momentos diferentes e complete.
- Agora, construa o relógio de ponteiros da página 247 para representar os horários indicados abaixo.
- 3 horas e 30 minutos
- 5 horas
- 4 horas e 30 minutos
- 6 horas e 30 minutos
- 7 horas
f) 10 horas e 30 minutos
- Complete com mais ou com menos em cada caso.
- Uma partida de futebol dura _____ de 1 hora.
- Fritar um ovo demora _____ de 1 hora.
- Escovar os dentes demora _____ de 1 hora.
- Escreva a hora que cada representação de relógio marca.
_____
_____
68
A hora e o minuto
- Observe como lemos as horas e os minutos em um relógio de ponteiros.
Em um relógio digital, as horas e os minutos são separados por dois-pontos. O número da esquerda indica as horas, e o número da direita indica os minutos.
O relógio de Cléber está marcando _____ horas e _____ minutos.
Indicamos:
- 1 hora por 1 h
- 1 minuto por 1 min
60 minutos correspondem a 1 hora.
60 min = 1 h
69
- Ricardo precisa ajustar o relógio digital de acordo com a hora mostrada pelo relógio analógico. Ajude-o a ajustar as horas escrevendo os números que o relógio digital deve marcar.
- Escreva o horário que os relógios estão marcando em cada caso. Indique se é manhã ou noite.
_____
_____
- Ligue os relógios que marcam a mesma hora.
Linha 1
Linha 2
70
- Para uma viagem de avião, Fabíola e sua irmã chegaram ao aeroporto às 16 horas e 15 minutos. De acordo com a previsão do voo, elas terão de aguardar por 1 hora e 10 minutos. Agora, responda.
- Qual é o horário previsto do voo? _____
- Devido ao mau tempo, o voo sofreu um atraso de 15 minutos.
Qual será o novo horário desse voo? _____
- Joana é professora de ginástica. Por dia, ela dá 4 aulas, uma após a outra. Cada aula dura 15 minutos.
- Complete o quadro de horários da professora Joana.
Tabela: equivalente textual a seguir.
1ª aula |
2ª aula |
3ª aula |
4ª aula |
||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Início 18:00 |
Início 18:15 |
Início _____ |
Início _____ |
||||
Término 18:15 |
Término _____ |
Término _____ |
Término _____ |
- Agora, desenhe os ponteiros que estão faltando nos relógios abaixo.
- Ernesto terminou de montar uma cerca de madeira às 10 horas e 45 minutos, após ter trabalhado por 1 hora e meia. A que horas Ernesto começou a montar a cerca?
_____
71
- De outubro a fevereiro, costumava vigorar em alguns estados brasileiros o horário de verão. Nesses meses, as pessoas deveriam adiantar o relógio em 1 hora.
- Onde você mora teve horário de verão? _____
- Imagine que no estado onde Nair mora vigore o horário de verão. Se o relógio
dela
marcar 15 horas neste momento, que horas seriam se o horário de verão não vigorasse no estado dela?
_____
- Quando o período do horário de verão terminava, o que as pessoas deviam fazer para ajustar o relógio?
_____
- Registre sua rotina na agenda do celular ilustrada abaixo. Escreva algumas atividades que faz no período da manhã e no período da tarde. Escolha o dia da semana que quiser. Não se esqueça de marcar o horário de início e de término de cada atividade.
72
Minuto e segundo
- Debata as questões a seguir com os colegas.
- Em que situações você já mediu um intervalo de tempo em minutos? E em segundos?
- Você considera 1 minuto muito tempo ou pouco tempo? Por quê?
- Para esquentar seu lanche no micro-ondas, Júlia apertou a tecla correspondente a 1 minuto. Após 15 segundos, o aparelho indicava os segundos restantes, como mostra a ilustração abaixo.
- Por quantos segundos o lanche ainda vai esquentar? _____
- Por quantos segundos, ao todo, o lanche esquentará?
_____
Indicamos 1 segundo por 1 s
1 minuto corresponde a 60 segundos.
1 min = 60 s
- Quanto tempo dura um intervalo de tempo se o ponteiro dos segundos der:
- 2 voltas? _____
- 3 voltas? _____
- meia-volta? _____
- 1 volta e meia? _____
- Como saber, usando uma calculadora, quantos minutos e segundos correspondem a 132 segundos?
_____
73
- Jaime analisou a vazão de uma torneira e descobriu que ela aberta despeja, em um balde, 1 litro de água a cada 15 segundos. Complete a tabela abaixo.
Vazão da torneira
Tabela: equivalente textual a seguir.
Tempo |
Número de litros |
---|---|
15 segundos |
1 |
30 segundos |
_____ |
1 minuto |
_____ |
_____ |
12 |
_____ |
20 |
Fonte: Dados calculados por Jaime. (fev. 2023)
- Faça uma estimativa e escreva a duração do intervalo de tempo mais adequada à realização de cada atividade: 120 minutos, 5 minutos, 25 segundos ou 2 segundos.
Um atleta amador correr 100 metros.
_____
Abrir uma lata de refrigerante.
_____
Fazer um café.
_____
Assistir a um filme.
_____
- Observe as falas de Daniel e de Marcos.
- Faça como Marcos explicou a Daniel e descubra qual dos dois intervalos de tempo tem duração maior.
74
Sistema monetário brasileiro
- Você conhece a moeda e a cédula representadas abaixo?
- O que você consegue comprar com uma moeda ou com uma cédula dessas?
- Observe.
- Agora, ligue os quadros que contêm a mesma quantia.
Coluna 1
Coluna 2
75
- Veja a quantia que Paula ganhou dos pais dela. Em seguida, complete.
Ganhou da mãe:
Ganhou do pai:
Paula ganhou, no total, _____ reais.
- Observe a quantia que Jonas tem.
- Elabore um problema com as informações dadas. Depois, troque-o com um
colega
para que ele
resolva
o seu e você
resolva
o dele.
_____
- Vanessa tem 22 moedas de 1 real e quer trocá-las por cédulas de 2 reais. Desenhe a quantidade de cédulas que ela vai receber.
_____
76
- Observe as cédulas de 5 e de 10 reais abaixo.
- Joana tem a quantia abaixo. Desenhe uma cédula para que a quantia total representada seja 10 reais.
Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
- Calcule e complete o quadro desenhando as cédulas e moedas necessárias para representar o troco em cada caso.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Produto |
Pagou com |
Troco |
---|---|---|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
- Qual é o produto mais caro? E o mais barato?
_____
77
- Marcelo tem 20 cédulas de 2 reais, 15 moedas de 1 real e 3 cédulas de 5 reais. Ele quer trocar toda essa quantia por cédulas de 10 reais. Quantas cédulas de 10 reais ele terá depois da troca?
_____
Marcelo terá _____ cédulas de 10 reais.
- Observe o preço destes brinquedos. Depois, desenhe ao lado de cada um o menor número de cédulas de 10, 5 ou 2 reais necessárias para compor cada preço.
Tabela: equivalente textual a seguir.
|
|
|
|
|
Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
78
Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
- Observe a ilustração acima e
resolva
as atividades.
- Ana foi à feira com a mãe dela. Veja o que elas compraram.
- Descubra se sobrou dinheiro das compras feitas na feira por Ana e sua mãe, sabendo que elas tinham 2 cédulas de 20 reais.
- Registre como você pensou.
79
- Ainda com base na ilustração acima,
resolva
as atividades.
- A família de Davi também foi à feira. Eles compraram 2 abacaxis e meia dúzia de mexericas. Quantos reais eles gastaram ao todo?
_____
- Com 1 cédula de 20 reais e 1 cédula de 10 reais, decida, em dupla, quais e quantas frutas você e seu
colega
podem comprar.
_____
- A família de Davi também foi à feira. Eles compraram 2 abacaxis e meia dúzia de mexericas. Quantos reais eles gastaram ao todo?
- Total gasto: _____ reais.
- Troco:
_____
- Verifique se alguma dupla gastou a mesma quantia que vocês e se escolheu as mesmas frutas.
80
Compreender problemas
Para resolver
Problema 1
Pedro economizou durante dois anos. Veja o dinheiro que ele tem.
- Quantas cédulas ele conseguiu juntar?
_____
- Conte a um colega como você fez o cálculo.
- Qual é a quantia que Pedro possui? _____
- Pedro quer comprar um micro-ondas de 500 reais. Falta ou sobra dinheiro? Quanto? _____
Problema 2
Um circo tem capacidade para um público de 2 600 pessoas, mas só metade compareceu ao último espetáculo. No setor B da plateia havia mais de 400 espectadores.
- Quantas pessoas compareceram ao último espetáculo desse circo?
_____
- Quantos lugares sobraram na
plateia
nesse espetáculo?
_____
81
Para refletir
- Quais operações podem ser usadas para resolver o item b do Problema 1? Escreva cada uma.
_____
- No Problema 1, quais cédulas de real não apareceram?
_____
- Complete os cálculos e cerque com um linha aquele que foi usado na resolução do item c do Problema 1.
- No Problema 2, existe alguma informação que não foi usada em sua resolução? Justifique sua resposta.
_____
- Qual é a quantidade exata de espectadores que estavam no setor B da plateia?
_____
82
A Matemática me ajuda a ser
... um conhecedor de cédulas e moedas
Você já prestou atenção nas cédulas e moedas que usamos? No Brasil, o dinheiro tem valor em real.
As cédulas e moedas têm cores e tamanhos variados.
A história do dinheiro
Antes da existência do dinheiro, as pessoas trocavam os bens que tinham pelos produtos que queriam.
Mais de 2 mil anos atrás, surgiram as moedas.
Depois, apareceram as cédulas. Com elas, comprar e vender produtos ficou muito mais fácil.
Do que são feitas?
As cédulas são feitas de um tipo especial de papel, mais resistente e áspero que o papel comum. Mas é importante saber que não devemos rabiscá-las e que precisamos ter cuidado para não rasgá-las ou sujá-las.
Já as moedas são feitas de aço, que não enferruja, e duram mais tempo que as cédulas.
De onde vêm?
Quem fabrica cédulas e moedas é a Casa da Moeda do Brasil.
E quem decide quanto dinheiro vai ser fabricado é o Banco Central do Brasil. Produzir uma cédula de 10 reais custa mais ou menos 20 centavos de real.
Legenda: Produção de notas e moedas de real na Casa da Moeda do Brasil, no município do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, em 2017. Fim da legenda.
Legenda: Moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Fim da legenda.
Dinheiro colecionável
Em datas comemorativas, a Casa da Moeda produz cédulas e moedas especiais. Elas podem ter cores, tamanhos e valores diferentes das cédulas e moedas comuns. São tão raras que algumas pessoas as colecionam.
Verdadeiras ou falsas?
Para saber se uma cédula é verdadeira, deve-se observar alguns detalhes. Uma lente de aumento permite notar números bem pequenos impressos nela. Se você colocar a cédula perto de uma lâmpada, vai achar a figura de um animal e outros números escondidos.
Fontes: Casa da Moeda do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/44U; Banco Central do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/eTT; CNN. Disponível em: http://fdnc.io/eTU. Acessos em: 12 fev. 2021.
Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.
83
Tome nota
Qual é o custo para produzir uma cédula de 10 reais?
_____
Reflita
- Você conhece todas as cédulas e moedas brasileiras?
- Você tem alguma cédula ou moeda de data comemorativa? Conhece alguém que coleciona dinheiro brasileiro ou estrangeiro?
- Pesquise e escreva um item que pode ser comprado com 1 real e outro item que pode ser comprado com 50 reais.
_____
84
Compreender informações
Comparar e analisar dados
- Afonso tem uma criação de galinhas para produção de ovos. Ele anotou, semanalmente, as quantidades de ovos produzidos e de ovos vendidos. Observe as tabelas que Afonso elaborou com base nesses dados e, em seguida, faça o que se pede.
Ovos produzidos
Tabela: equivalente textual a seguir.
Período |
Quantidade |
---|---|
1ª semana |
290 |
2ª semana |
310 |
3ª semana |
280 |
4ª semana |
300 |
Ovos vendidos
Tabela: equivalente textual a seguir.
Período |
Quantidade |
---|---|
1ª semana |
270 |
2ª semana |
280 |
3ª semana |
260 |
4ª semana |
300 |
Fonte: Dados fornecidos por Afonso. (jan. 2023)
- Em qual período ocorreu a maior produção de ovos? _____
- Em qual período ocorreu a menor venda de ovos? _____
- Em qual período a quantidade de ovos vendidos foi igual à de ovos produzidos? _____
- De acordo com as informações acima, complete a tabela a seguir para mostrar a quantidade de ovos não vendidos em cada semana.
Ovos não vendidos
Tabela: equivalente textual a seguir.
Período |
Quantidade |
---|---|
1ª semana |
_____ |
2ª semana |
_____ |
3ª semana |
_____ |
4ª semana |
_____ |
Fonte: Dados fornecidos por Afonso. (jan. 2023)
85
- Com base na tabela anterior, complete o gráfico que representa a quantidade de ovos não vendidos neste mês.
Fonte: Dados fornecidos por Afonso. (jan. 2023)
- Manoela digitou em uma planilha eletrônica as notas obtidas por ela em cada bimestre do 3º ano, em Língua Portuguesa e Matemática. Observe e, em seguida, responda às questões.
Tabela: equivalente textual a seguir.
A |
B |
C |
D |
E |
|
---|---|---|---|---|---|
1 |
_____ |
Língua Portuguesa |
Matemática |
_____ |
_____ |
2 |
1 º bimestre |
6 |
7 |
_____ |
_____ |
3 |
2º bimestre |
6 |
6 |
_____ |
_____ |
4 |
3º bimestre |
7 |
8 |
_____ |
_____ |
5 |
4º bimestre |
9 |
8 |
_____ |
_____ |
6 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- Qual é a maior nota
obtida
por Manoela neste ano em Matemática? E em Língua Portuguesa?
_____
- Analisando essas informações, o que é possível afirmar em relação às notas de Manoela?
- Faça como ela e organize suas notas em uma tabela (no caderno ou em uma planilha eletrônica) para comparar as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática.
86
O que você aprendeu
- Raul, Isabela e Hugo usaram o computador por uma hora e meia no total, um após o outro, como mostra o quadro a seguir.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Criança |
Tempo |
---|---|
Raul |
meia hora |
Isabela |
25 minutos |
Hugo |
o tempo restante |
- Qual deles usou o computador por mais tempo? _____
- Cerque com uma linha o que podería comprar em cada caso com a quantia indicada, sem que sobrasse ou faltasse dinheiro.
Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
- Cristina acordou às 7 horas e chegou ao clube às 9 horas. Ela gastou 20 minutos para percorrer a distância de sua casa ao clube. Antes de sair de casa, ainda conseguiu fazer outras três atividades. Quais foram as atividades feitas por Cristina? Marque cada uma com um X.
( )
35 minutos
( )
50 minutos
( )
15 minutos
( )
55 minutos
87
Avaliação processual
- Escreva o horário que o relógio indica em cada caso.
_____
_____
_____
- Complete a tabela com o
número
aproximado de horas que você gasta por dia em cada atividade.
Você pode incluir mais uma atividade à sua escolha.
Duração de algumas atividades
Tabela: equivalente textual a seguir.
Atividade |
Número aproximado de horas |
---|---|
Dormir |
_____ |
Estudar |
_____ |
_____ |
_____ |
Fonte: Agenda do estudante.
- Marcos tem 2 cédulas de 100 reais e 2 cédulas de 200 reais. Comprou um celular por 576 reais e só recebeu cédulas de troco. Que cédulas ele pode ter recebido?
_____
Autoavaliação
- Consigo fazer a leitura de horas em diferentes instrumentos e registros?
- Meus conhecimentos sobre o sistema monetário me permitem resolver situações de compra e venda de produtos ou serviços?