64
UNIDADE 3. Grandezas e medidas
![Ilustração. À esquerda, Caio está segurando um copo com suco e ao seu lado, seu pai está com o dedo indicador levantado. Na frente dele, um atendente está atrás de um balcão e ao seu lado há uma melancia sobre uma balança com a medida no visor: 5 kg. Em volta dele há muitas frutas expostas e uma placa com a informação: MELHORES FRUTAS. Atrás dele há um relógio de ponteiro com frutas no lugar dos números, indicando: 10:30. Ao lado, outra atendente está atrás do balcão e na frente dela, uma mulher está observando as frutas. Ao fundo, dois quiosques: à esquerda, EMPÓRIO DOS SABORES com várias garrafas em uma prateleira e à direita, quiosque em construção com madeiras e uma escada. Acima, placa com a informação: PÃES ARTESANAIS. Atendimento: TODOS OS DIAS, DAS 10 HORAS ÀS 22 HORAS. INAUGURAÇÃO: PRÓXIMO DIA 27. À direita, um jovem cadeirante está apontando para frente e atrás dele, uma mulher com cabelo encaracolado está sorrindo. Na frente deles há um quiosque com vários copos e garrafas de suco. Ao lado, placas com as indicações: 1L - 11 reais, 2L - 20 reais, 4L - 38 reais. Na lateral do quiosque, Melissa está sorrindo e segurando uma câmera fotográfica e um atendente entrega um copo com suco para uma senhora. Ao fundo, uma torre com um relógio de ponteiro no topo, indicando: 10:30.](../resources/images/image_50985.png)
65
Boxe complementar
Para refletir...
Que horas o relógio da torre está marcando? _____
Resposta: 10 horas e 30 minutos
O atendimento diário dos pães artesanais será de quantas horas?
Resposta: 12 horas.
O relógio da banca de frutas está certo em relação ao relógio da torre? Por quê?
Resposta: Sim. Porque marcam a mesma hora.
Fim do complemento
66
Medindo o tempo
As horas nos relógios
- Observe as representações dos relógios.
![Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 3 e o ponteiro grande sobre o número 12, indicando 03:00.](../resources/images/image_26899.png)
O ponteiro menor aponta para o 3.
O ponteiro maior aponta para o 12.
São 3 horas.
![Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 10 e o ponteiro grande sobre o número 12, indicando 10:00.](../resources/images/image_26920.png)
O ponteiro menor aponta para o 10.
O ponteiro maior aponta para o 12.
São 10 horas.
- Agora, escreva o horário que cada relógio marca.
![Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 5 e o ponteiro grande sobre o número 12.](../resources/images/image_26911.png)
_____
![Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 9 e o ponteiro grande sobre o número 12.](../resources/images/image_26906.png)
_____
![Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 11 e o ponteiro grande sobre o número 12.](../resources/images/image_26915.png)
_____
- Desenhe os ponteiros dos relógios de acordo com a fala de cada criança.
![Ilustração. À esquerda, uma menina está apontando para um relógio de ponteiro pendurado na parede. Ela fala: Agora são 7 horas. À direita, um menino está apontando para um relógio de ponteiro pendurado na parede. Ele diz: Agora são 8 horas.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_18.41.16.png)
67
Hora e meia hora
- Observe Rafael e Alice olhando as horas em dois momentos diferentes e complete.
![Ilustração. Rafael, menino com cabelo castanho e camiseta laranja está com a mão esquerda sobre a boca e olhando para um relógio, que está com o ponteiro pequeno no número 2 e o ponteiro grande no número 12. Ele pensa: O ponteiro menor está apontando para o 2, e o ponteiro maior, para o 12. São 2 horas.](../resources/images/image_57582.png)
![Ilustração. Alice, menina com cabelo preso e regata azul está com a mão esquerda sobre a bochecha e olhando para um relógio, que está com o ponteiro pequeno entre os números 2 e 3 e o ponteiro grande no número 6. Ela pensa: O ponteiro menor está entre 2 e 3, e o maior girou metade de uma volta, está apontando para o 6. São 2 e meia.](../resources/images/image_57612.png)
- Agora, construa o relógio de ponteiros da página 247 para representar os horários indicados abaixo.
- 3 horas e 30 minutos
- 5 horas
- 4 horas e 30 minutos
- 6 horas e 30 minutos
- 7 horas
f) 10 horas e 30 minutos
- Complete com mais ou com menos em cada caso.
- Uma partida de futebol dura _____ de 1 hora.
- Fritar um ovo demora _____ de 1 hora.
- Escovar os dentes demora _____ de 1 hora.
- Escreva a hora que cada representação de relógio marca.
![Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno entre os números 8 e 9 e o ponteiro grande sobre o número 6.](../resources/images/image_51066.png)
_____
![Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno entre os números 5 e 6 e o ponteiro grande sobre o número 6.](../resources/images/image_51075.png)
_____
68
A hora e o minuto
- Observe como lemos as horas e os minutos em um relógio de ponteiros.
![Ilustração. Relógio de ponteiro com os números de 1 a 12. Ao lado de cada número, a indicação dos minutos: 1 – cinco; 2 – dez; 3 – quinze; 4 – vinte; 5 – vinte e cinco; 6 – trinta; 7 – trinta e cinco; 8 – quarenta; 9 – quarenta e cinco; 10 – cinquenta; 11 – cinquenta a cinco. O ponteiro pequeno está apontando para o número 4 e o ponteiro grande para o número 2. Ao lado, Nanci, jovem ruiva com cabelo preso e camiseta amarela sorri com a mão esquerda virada para cima e fala: O ponteiro menor indica as horas, e o maior, os minutos. Uma hora tem 60 minutos. Este relógio está marcando _____ e _____ minutos.](../resources/images/image_57919.png)
Em um relógio digital, as horas e os minutos são separados por dois-pontos. O número da esquerda indica as horas, e o número da direita indica os minutos.
![Ilustração. Cléber, menino com cabelo castanho e camiseta azul. Ele segura um celular e fala: Depois do meio-dia, os relógios digitais podem marcar as horas como 13, 14, 15 ... Na tela do aparelho, um relógio digital indicando 16:10.](../resources/images/image_57939.png)
O relógio de Cléber está marcando _____ horas e _____ minutos.
![Ilustração. Uma reta e no meio, a indicação: 12 (meio-dia). À esquerda, os números de 1 a 11 (horas antes do meio-dia) e à direita, os números de 13 a 24 (horas depois do meio-dia).](../resources/images/image_29368.png)
Indicamos:
- 1 hora por 1 h
- 1 minuto por 1 min
60 minutos correspondem a 1 hora.
60 min = 1 h
69
- Ricardo precisa ajustar o relógio digital de acordo com a hora mostrada pelo relógio analógico. Ajude-o a ajustar as horas escrevendo os números que o relógio digital deve marcar.
![Ilustração. Ricardo, homem com cabelo claro e camisa xadrez está com a mão esquerda sob o queixo. Na frente dele, um relógio pendurado na parede com o ponteiro menor entre os números 8 e 9 e o ponteiro maior no número 6. Abaixo, um relógio digital sobre uma mesa e indicando espaço para resposta. Ao lado, uma janela e o céu escuro.](../resources/images/image_29493.png)
- Escreva o horário que os relógios estão marcando em cada caso. Indique se é manhã ou noite.
![Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 7 e o ponteiro grande sobre o número 12. Ao lado, relógio digital indicando 19:00.](../resources/images/image_29533.png)
_____
![Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 10 e o ponteiro grande sobre o número 12. Ao lado, relógio digital indicando 10:00.](../resources/images/image_29524.png)
_____
- Ligue os relógios que marcam a mesma hora.
Linha 1
![Ilustração 1. Relógio com o ponteiro pequeno entre os números 2 e 3 e o ponteiro grande entre os números 10 e 11.](../resources/images/image_31263.png)
![Ilustração 2. Relógio com o ponteiro pequeno no número 11 e o ponteiro grande entre os números 4 e 5.](../resources/images/image_31264.png)
![Ilustração 3. Relógio com o ponteiro pequeno no número 8 e o ponteiro grande sobre o número 3.](../resources/images/image_31266.png)
![Ilustração 4. Relógio com o ponteiro pequeno no número 10 e o ponteiro grande entre os números 1 e 2.](../resources/images/image_31267.png)
Linha 2
![Ilustração A. Relógio digital indicando 23:21.](../resources/images/image_31268.png)
![Ilustração B. Relógio digital indicando 10:07.](../resources/images/image_31269.png)
![Ilustração C. Relógio digital indicando 11:21.](../resources/images/image_50751.png)
![Ilustração D. Relógio digital indicando 14:53.](../resources/images/image_31270.png)
![Ilustração E. Relógio digital indicando 8:15.](../resources/images/image_31271.png)
70
- Para uma viagem de avião, Fabíola e sua irmã chegaram ao aeroporto às 16 horas e 15 minutos. De acordo com a previsão do voo, elas terão de aguardar por 1 hora e 10 minutos. Agora, responda.
- Qual é o horário previsto do voo? _____
- Devido ao mau tempo, o voo sofreu um atraso de 15 minutos.
Qual será o novo horário desse voo? _____
- Joana é professora de ginástica. Por dia, ela dá 4 aulas, uma após a outra. Cada aula dura 15 minutos.
- Complete o quadro de horários da professora Joana.
![Ilustração. Joana, mulher com cabelo comprido, tiara, camiseta, calça e tênis está com o corpo inclinado para o lado, o braço direito acima da cabeça e o esquerdo na cintura. Atrás dela, duas mulheres estão sorrindo e repetindo os movimentos.](../resources/images/image_31404.png)
Tabela: equivalente textual a seguir.
1ª aula |
2ª aula |
3ª aula |
4ª aula |
||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Início 18:00 |
Início 18:15 |
Início _____ |
Início _____ |
||||
Término 18:15 |
Término _____ |
Término _____ |
Término _____ |
- Agora, desenhe os ponteiros que estão faltando nos relógios abaixo.
![Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 6 e o ponteiro grande sobre o número 12. Mais 15 minutos. Relógio com o ponteiro pequeno entre os números 6 e 7 e o ponteiro grande sobre o número 3. Mais 15 minutos. Mais 15 minutos. Mais 15 minutos.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_18.43.29.png)
- Ernesto terminou de montar uma cerca de madeira às 10 horas e 45 minutos, após ter trabalhado por 1 hora e meia. A que horas Ernesto começou a montar a cerca?
_____
71
- De outubro a fevereiro, costumava vigorar em alguns estados brasileiros o horário de verão. Nesses meses, as pessoas deveriam adiantar o relógio em 1 hora.
- Onde você mora teve horário de verão? _____
- Imagine que no estado onde Nair mora vigore o horário de verão. Se o relógio
dela
marcar 15 horas neste momento, que horas seriam se o horário de verão não vigorasse no estado dela?
_____
- Quando o período do horário de verão terminava, o que as pessoas deviam fazer para ajustar o relógio?
_____
- Registre sua rotina na agenda do celular ilustrada abaixo. Escreva algumas atividades que faz no período da manhã e no período da tarde. Escolha o dia da semana que quiser. Não se esqueça de marcar o horário de início e de término de cada atividade.
![Ilustração. Tela de celular com a informação: AGENDA: _____/_____/_____.
10:00 _____.
11:00 _____.
12:00 _____.
13:00 _____.
14:00 _____.
15:00 _____.
16:00 _____.
17:00 _____.](../resources/images/image_58792.png)
72
Minuto e segundo
![Ícone: Oral.](../resources/images/image_56032.png)
![Ícone: Grupo.](../resources/images/image_62388.png)
- Debata as questões a seguir com os colegas.
- Em que situações você já mediu um intervalo de tempo em minutos? E em segundos?
- Você considera 1 minuto muito tempo ou pouco tempo? Por quê?
- Para esquentar seu lanche no micro-ondas, Júlia apertou a tecla correspondente a 1 minuto. Após 15 segundos, o aparelho indicava os segundos restantes, como mostra a ilustração abaixo.
![Ilustração. Júlia, mulher com cabelo encaracolado está sorrindo e apertando um botão de um micro-ondas. Na tela, a indicação 0:45.](../resources/images/image_51406.png)
- Por quantos segundos o lanche ainda vai esquentar? _____
- Por quantos segundos, ao todo, o lanche esquentará?
_____
Indicamos 1 segundo por 1 s
1 minuto corresponde a 60 segundos.
1 min = 60 s
- Quanto tempo dura um intervalo de tempo se o ponteiro dos segundos der:
- 2 voltas? _____
- 3 voltas? _____
- meia-volta? _____
- 1 volta e meia? _____
- Como saber, usando uma calculadora, quantos minutos e segundos correspondem a 132 segundos?
_____
73
- Jaime analisou a vazão de uma torneira e descobriu que ela aberta despeja, em um balde, 1 litro de água a cada 15 segundos. Complete a tabela abaixo.
Vazão da torneira
Tabela: equivalente textual a seguir.
Tempo |
Número de litros |
---|---|
15 segundos |
1 |
30 segundos |
_____ |
1 minuto |
_____ |
_____ |
12 |
_____ |
20 |
Fonte: Dados calculados por Jaime. (fev. 2023)
![Ilustração. Uma torneira aberta e jorrando água em um balde.](../resources/images/image_34647.png)
- Faça uma estimativa e escreva a duração do intervalo de tempo mais adequada à realização de cada atividade: 120 minutos, 5 minutos, 25 segundos ou 2 segundos.
Um atleta amador correr 100 metros.
_____
Abrir uma lata de refrigerante.
_____
Fazer um café.
_____
Assistir a um filme.
_____
- Observe as falas de Daniel e de Marcos.
![Ilustração. Daniel, jovem ruivo com camiseta verde. Ele sorri e pergunta: Marcos, como faço para descobrir qual duração de intervalo de tempo é maior: 2 min e 16 s ou 146 s? Na frente dele, Marcos, jovem com cabelo encaracolado e camiseta colorida está com a mão direita virada para cima. Ele responde: Você pode transformar 2 min e 16 s apenas em segundos e, depois, comparar as durações dos intervalos de tempo em segundos.](../resources/images/image_59439.png)
- Faça como Marcos explicou a Daniel e descubra qual dos dois intervalos de tempo tem duração maior.
74
Sistema monetário brasileiro
- Você conhece a moeda e a cédula representadas abaixo?
![Fotografia. Uma moeda de um real e uma cédula de dois reais.](../resources/images/image_37333.png)
- O que você consegue comprar com uma moeda ou com uma cédula dessas?
- Observe.
![Fotografia. Duas moedas de um real, uma seta e uma cédula de dois reais.](../resources/images/image_38647.png)
- Agora, ligue os quadros que contêm a mesma quantia.
Coluna 1
![Fotografia 1. Quatro moedas de um real.](../resources/images/image_59677.png)
![Fotografia 2. Seis moedas de um real.](../resources/images/image_59687.png)
![Fotografia 3. Doze moedas de um real.](../resources/images/image_59700.png)
Coluna 2
![Fotografia A. Seis cédulas de dois reais.](../resources/images/image_37367.png)
![Fotografia B. Duas cédulas de dois reais.](../resources/images/image_37434.png)
![Fotografia C. Três cédulas de dois reais.](../resources/images/image_37352.png)
75
- Veja a quantia que Paula ganhou dos pais dela. Em seguida, complete.
Ganhou da mãe:
![Fotografia. Três moedas de um real.](../resources/images/image_38993.png)
Ganhou do pai:
![Fotografia. Duas cédulas de dois reais.](../resources/images/image_38992.png)
Paula ganhou, no total, _____ reais.
- Observe a quantia que Jonas tem.
![Fotografia. Seis moedas de um real.](../resources/images/image_599681.png)
![Fotografia. Seis cédulas de dois reais.](../resources/images/image_59982.png)
- Elabore um problema com as informações dadas. Depois, troque-o com um
colega
para que ele
resolva
o seu e você
resolva
o dele.
_____
- Vanessa tem 22 moedas de 1 real e quer trocá-las por cédulas de 2 reais. Desenhe a quantidade de cédulas que ela vai receber.
_____
76
- Observe as cédulas de 5 e de 10 reais abaixo.
![Fotografia. Uma cédula de cinco reais e uma cédula de dez reais.](../resources/images/image_40444.png)
- Joana tem a quantia abaixo. Desenhe uma cédula para que a quantia total representada seja 10 reais.
![Fotografia. Uma cédula de cinco reais.](../resources/images/image_39609.png)
![Fotografia. Uma cédula de cinco reais.](../resources/images/image_39710.png)
Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
- Calcule e complete o quadro desenhando as cédulas e moedas necessárias para representar o troco em cada caso.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Produto |
Pagou com |
Troco |
---|---|---|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
- Qual é o produto mais caro? E o mais barato?
_____
77
- Marcelo tem 20 cédulas de 2 reais, 15 moedas de 1 real e 3 cédulas de 5 reais. Ele quer trocar toda essa quantia por cédulas de 10 reais. Quantas cédulas de 10 reais ele terá depois da troca?
_____
Marcelo terá _____ cédulas de 10 reais.
- Observe o preço destes brinquedos. Depois, desenhe ao lado de cada um o menor número de cédulas de 10, 5 ou 2 reais necessárias para compor cada preço.
Tabela: equivalente textual a seguir.
|
|
|
|
|
Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
78
![Ilustração. Dois homens com chapéu laranja e camisa vermelha estão atrás de uma barraca com frutas. Entre as frutas há placas com as informações: 1 MELÃO POR 7 REAIS; 1 DÚZIA DE LARANJAS POR 5 REAIS; 1 CAIXA DE MORANGOS POR 5 REAIS; 1 DÚZIA DE BANANAS POR 5 REAIS; 1 DÚZIA DE MEXERICAS POR 4 REAIS; 1 ABACAXI POR 6 REAIS. Ao lado, Davi, menino com boné, regata e bermuda está segurando uma sacola e apontando para mexericas.](../resources/images/image_61187.png)
Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
- Observe a ilustração acima e
resolva
as atividades.
- Ana foi à feira com a mãe dela. Veja o que elas compraram.
![Ilustração. Ana, menina com cabelo preto e comprido e camiseta rosa está segurando uma sacola com frutas e falando: Nós compramos 1 melão, 2 caixas de morangos, 1 dúzia de bananas e 1 dúzia de laranjas.](../resources/images/image_61201.png)
- Descubra se sobrou dinheiro das compras feitas na feira por Ana e sua mãe, sabendo que elas tinham 2 cédulas de 20 reais.
- Registre como você pensou.
79
- Ainda com base na ilustração acima,
resolva
as atividades.
- A família de Davi também foi à feira. Eles compraram 2 abacaxis e meia dúzia de mexericas. Quantos reais eles gastaram ao todo?
_____
- Com 1 cédula de 20 reais e 1 cédula de 10 reais, decida, em dupla, quais e quantas frutas você e seu
colega
podem comprar.
_____
- A família de Davi também foi à feira. Eles compraram 2 abacaxis e meia dúzia de mexericas. Quantos reais eles gastaram ao todo?
- Total gasto: _____ reais.
- Troco:
_____
- Verifique se alguma dupla gastou a mesma quantia que vocês e se escolheu as mesmas frutas.
80
Compreender problemas
Para resolver
Problema 1
Pedro economizou durante dois anos. Veja o dinheiro que ele tem.
![Fotografia. Cinco cédulas de cinquenta reais, dez cédulas de dois reais, quatro cédulas de vinte reais e cinco cédulas de cinco reais.](../resources/images/image_44036.png)
![Ícone: Oral.](../resources/images/image_56032.png)
![Ícone: Dupla.](../resources/images/image_59002.png)
- Quantas cédulas ele conseguiu juntar?
_____
- Conte a um colega como você fez o cálculo.
- Qual é a quantia que Pedro possui? _____
- Pedro quer comprar um micro-ondas de 500 reais. Falta ou sobra dinheiro? Quanto? _____
Problema 2
Um circo tem capacidade para um público de 2 600 pessoas, mas só metade compareceu ao último espetáculo. No setor B da plateia havia mais de 400 espectadores.
![Fotografia. Interior de um picadeiro. No centro, o palco circular e em volta, várias pessoas em arquibancadas. No teto há luzes e faixas coloridas.](../resources/images/image_51197.png)
- Quantas pessoas compareceram ao último espetáculo desse circo?
_____
- Quantos lugares sobraram na
plateia
nesse espetáculo?
_____
81
Para refletir
- Quais operações podem ser usadas para resolver o item b do Problema 1? Escreva cada uma.
_____
- No Problema 1, quais cédulas de real não apareceram?
_____
- Complete os cálculos e cerque com um linha aquele que foi usado na resolução do item c do Problema 1.
![Conta de adição na vertical. Acima, o número 500. Em seguida, sinal de adição e o número 375. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.](../resources/images/image_61962.png)
- No Problema 2, existe alguma informação que não foi usada em sua resolução? Justifique sua resposta.
_____
- Qual é a quantidade exata de espectadores que estavam no setor B da plateia?
_____
82
A Matemática me ajuda a ser
... um conhecedor de cédulas e moedas
Você já prestou atenção nas cédulas e moedas que usamos? No Brasil, o dinheiro tem valor em real.
As cédulas e moedas têm cores e tamanhos variados.
A história do dinheiro
Antes da existência do dinheiro, as pessoas trocavam os bens que tinham pelos produtos que queriam.
Mais de 2 mil anos atrás, surgiram as moedas.
Depois, apareceram as cédulas. Com elas, comprar e vender produtos ficou muito mais fácil.
![Ilustração. Um homem com cabelo comprido, barba e bigode volumosos e roupa marrom está segurando trigos. Na frente dele, um homem com barba e bigode e saia marrom está segurando um bode sobre os ombros.](../resources/images/image_12.png)
Do que são feitas?
As cédulas são feitas de um tipo especial de papel, mais resistente e áspero que o papel comum. Mas é importante saber que não devemos rabiscá-las e que precisamos ter cuidado para não rasgá-las ou sujá-las.
Já as moedas são feitas de aço, que não enferruja, e duram mais tempo que as cédulas.
![Fotografia. Uma cédula de cinco reais com gotas de água em cima.](../resources/images/image_13.png)
De onde vêm?
Quem fabrica cédulas e moedas é a Casa da Moeda do Brasil.
E quem decide quanto dinheiro vai ser fabricado é o Banco Central do Brasil. Produzir uma cédula de 10 reais custa mais ou menos 20 centavos de real.
![Fotografia. Uma pessoa segurando um papel grande com várias cédulas impressas. Ao lado, vários papéis com cédulas empilhados.](../resources/images/image_14.png)
Legenda: Produção de notas e moedas de real na Casa da Moeda do Brasil, no município do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, em 2017. Fim da legenda.
![Fotografia. Uma mão virada para cima e segurando três moedas de um real.](../resources/images/image_15.png)
Legenda: Moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Fim da legenda.
Dinheiro colecionável
Em datas comemorativas, a Casa da Moeda produz cédulas e moedas especiais. Elas podem ter cores, tamanhos e valores diferentes das cédulas e moedas comuns. São tão raras que algumas pessoas as colecionam.
Verdadeiras ou falsas?
Para saber se uma cédula é verdadeira, deve-se observar alguns detalhes. Uma lente de aumento permite notar números bem pequenos impressos nela. Se você colocar a cédula perto de uma lâmpada, vai achar a figura de um animal e outros números escondidos.
![Fotografia. Uma cédula de dois reais e uma moeda de cinquenta centavos. Ao lado, uma cédula de cinquenta reais e destaque para o rosto impresso na cédula. Ao lado, destaque para vários números minúsculos, formando o rosto.](../resources/images/image_16.png)
Fontes: Casa da Moeda do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/44U; Banco Central do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/eTT; CNN. Disponível em: http://fdnc.io/eTU. Acessos em: 12 fev. 2021.
Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.
83
Tome nota
Qual é o custo para produzir uma cédula de 10 reais?
_____
Reflita
![Ícone: Oral.](../resources/images/image_56032.png)
- Você conhece todas as cédulas e moedas brasileiras?
- Você tem alguma cédula ou moeda de data comemorativa? Conhece alguém que coleciona dinheiro brasileiro ou estrangeiro?
- Pesquise e escreva um item que pode ser comprado com 1 real e outro item que pode ser comprado com 50 reais.
_____
84
Compreender informações
Comparar e analisar dados
- Afonso tem uma criação de galinhas para produção de ovos. Ele anotou, semanalmente, as quantidades de ovos produzidos e de ovos vendidos. Observe as tabelas que Afonso elaborou com base nesses dados e, em seguida, faça o que se pede.
Ovos produzidos
Tabela: equivalente textual a seguir.
Período |
Quantidade |
---|---|
1ª semana |
290 |
2ª semana |
310 |
3ª semana |
280 |
4ª semana |
300 |
Ovos vendidos
Tabela: equivalente textual a seguir.
Período |
Quantidade |
---|---|
1ª semana |
270 |
2ª semana |
280 |
3ª semana |
260 |
4ª semana |
300 |
Fonte: Dados fornecidos por Afonso. (jan. 2023)
- Em qual período ocorreu a maior produção de ovos? _____
- Em qual período ocorreu a menor venda de ovos? _____
- Em qual período a quantidade de ovos vendidos foi igual à de ovos produzidos? _____
- De acordo com as informações acima, complete a tabela a seguir para mostrar a quantidade de ovos não vendidos em cada semana.
Ovos não vendidos
Tabela: equivalente textual a seguir.
Período |
Quantidade |
---|---|
1ª semana |
_____ |
2ª semana |
_____ |
3ª semana |
_____ |
4ª semana |
_____ |
Fonte: Dados fornecidos por Afonso. (jan. 2023)
![Ilustração. Um homem loiro com camiseta azul está com a mão direita virada para cima. Ele fala: Para determinar a quantidade de ovos não vendidos, posso calcular a diferença entre os ovos produzidos e os vendidos em cada semana.](../resources/images/image_62749.png)
85
- Com base na tabela anterior, complete o gráfico que representa a quantidade de ovos não vendidos neste mês.
![Gráfico de colunas. Ovos não vendidos. No eixo vertical, a quantidade de ovos e no eixo horizontal, o período.
1ª semana: 20.
2ª semana:
3ª semana:
4ª semana.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_18.45.23.png)
Fonte: Dados fornecidos por Afonso. (jan. 2023)
- Manoela digitou em uma planilha eletrônica as notas obtidas por ela em cada bimestre do 3º ano, em Língua Portuguesa e Matemática. Observe e, em seguida, responda às questões.
Tabela: equivalente textual a seguir.
A |
B |
C |
D |
E |
|
---|---|---|---|---|---|
1 |
_____ |
Língua Portuguesa |
Matemática |
_____ |
_____ |
2 |
1 º bimestre |
6 |
7 |
_____ |
_____ |
3 |
2º bimestre |
6 |
6 |
_____ |
_____ |
4 |
3º bimestre |
7 |
8 |
_____ |
_____ |
5 |
4º bimestre |
9 |
8 |
_____ |
_____ |
6 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- Qual é a maior nota
obtida
por Manoela neste ano em Matemática? E em Língua Portuguesa?
_____
- Analisando essas informações, o que é possível afirmar em relação às notas de Manoela?
- Faça como ela e organize suas notas em uma tabela (no caderno ou em uma planilha eletrônica) para comparar as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática.
86
O que você aprendeu
- Raul, Isabela e Hugo usaram o computador por uma hora e meia no total, um após o outro, como mostra o quadro a seguir.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Criança |
Tempo |
---|---|
Raul |
meia hora |
Isabela |
25 minutos |
Hugo |
o tempo restante |
- Qual deles usou o computador por mais tempo? _____
- Cerque com uma linha o que podería comprar em cada caso com a quantia indicada, sem que sobrasse ou faltasse dinheiro.
![Fotografia. Uma cédula de cinco reais e três moedas de um real.](../resources/images/image_63191.png)
![Ilustração. Um caderno (4 reais), um estojo (3 reais) e um livro (5 reais).](../resources/images/image_63200.png)
![Fotografia. Uma cédula de dez reais.](../resources/images/image_63209.png)
![Ilustração. Um vaso com flor amarela (6 reais), um vaso com flor rosa (4 reais) e um vaso com flor roxa (3 reais).](../resources/images/image_49696.png)
Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
- Cristina acordou às 7 horas e chegou ao clube às 9 horas. Ela gastou 20 minutos para percorrer a distância de sua casa ao clube. Antes de sair de casa, ainda conseguiu fazer outras três atividades. Quais foram as atividades feitas por Cristina? Marque cada uma com um X.
( )
![Ilustração. Cristina, menina com cabelo preto e curto e camiseta amarela. Ela está segurando um pente e uma boneca.](../resources/images/image_49111.png)
35 minutos
( )
![Ilustração. Cristina está sentada e com a mão sobre um mouse. Na frente dela há um monitor e um teclado.](../resources/images/image_49118.png)
50 minutos
( )
![Ilustração. Cristina está sentada e comendo um lanche. Ao seu lado há uma caneca.](../resources/images/image_49122.png)
15 minutos
( )
![Ilustração. Cristina está sentada, segurando um lápis sobre um papel com a mão esquerda e abrindo um livro com a mão direita.](../resources/images/image_49127.png)
55 minutos
87
Avaliação processual
- Escreva o horário que o relógio indica em cada caso.
![Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno entre os números 7 e 8 e o ponteiro grande sobre o número 4.](../resources/images/image_49068.png)
_____
![Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 10 e o ponteiro grande sobre o número 9.](../resources/images/image_49098.png)
_____
![Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 2 e o ponteiro grande entre os números 1 e 2.](../resources/images/image_49105.png)
_____
- Complete a tabela com o
número
aproximado de horas que você gasta por dia em cada atividade.
Você pode incluir mais uma atividade à sua escolha.
Duração de algumas atividades
Tabela: equivalente textual a seguir.
Atividade |
Número aproximado de horas |
---|---|
Dormir |
_____ |
Estudar |
_____ |
_____ |
_____ |
Fonte: Agenda do estudante.
- Marcos tem 2 cédulas de 100 reais e 2 cédulas de 200 reais. Comprou um celular por 576 reais e só recebeu cédulas de troco. Que cédulas ele pode ter recebido?
_____
Autoavaliação
- Consigo fazer a leitura de horas em diferentes instrumentos e registros?
- Meus conhecimentos sobre o sistema monetário me permitem resolver situações de compra e venda de produtos ou serviços?