64

UNIDADE 3. Grandezas e medidas

Ilustração. À esquerda, Caio está segurando um copo com suco e ao seu lado, seu pai está com o dedo indicador levantado. Na frente dele, um atendente está atrás de um balcão e ao seu lado há uma melancia sobre uma balança com a medida no visor: 5 kg. Em volta dele há muitas frutas expostas e uma placa com a informação: MELHORES FRUTAS. Atrás dele há um relógio de ponteiro com frutas no lugar dos números, indicando: 10:30. Ao lado, outra atendente está atrás do balcão e na frente dela, uma mulher está observando as frutas. Ao fundo, dois quiosques: à esquerda, EMPÓRIO DOS SABORES com várias garrafas em uma prateleira e à direita, quiosque em construção com madeiras e uma escada. Acima, placa com a informação: PÃES ARTESANAIS. Atendimento: TODOS OS DIAS, DAS 10 HORAS ÀS 22 HORAS. INAUGURAÇÃO: PRÓXIMO DIA 27. À direita, um jovem cadeirante está apontando para frente e atrás dele, uma mulher com cabelo encaracolado está sorrindo. Na frente deles há um quiosque com vários copos e garrafas de suco. Ao lado, placas com as indicações: 1L - 11 reais, 2L - 20 reais, 4L - 38 reais. Na lateral do quiosque, Melissa está sorrindo e segurando uma câmera fotográfica e um atendente entrega um copo com suco para uma senhora. Ao fundo, uma torre com um relógio de ponteiro no topo, indicando: 10:30.

65

Boxe complementar

Para refletir...

Ícone: Oral.

Que horas o relógio da torre está marcando? _____

Resposta: 10 horas e 30 minutos

Ícone: mental.

O atendimento diário dos pães artesanais será de quantas horas?

Resposta: 12 horas.

O relógio da banca de frutas está certo em relação ao relógio da torre? Por quê?

Resposta: Sim. Porque marcam a mesma hora.

Fim do complemento

66

Medindo o tempo

As horas nos relógios

  1. Observe as representações dos relógios.
Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 3 e o ponteiro grande sobre o número 12, indicando 03:00.

O ponteiro menor aponta para o 3.

O ponteiro maior aponta para o 12.

São 3 horas.

Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 10 e o ponteiro grande sobre o número 12, indicando 10:00.

O ponteiro menor aponta para o 10.

O ponteiro maior aponta para o 12.

São 10 horas.

Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 5 e o ponteiro grande sobre o número 12.

_____

Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 9 e o ponteiro grande sobre o número 12.

_____

Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 11 e o ponteiro grande sobre o número 12.

_____

  1. Desenhe os ponteiros dos relógios de acordo com a fala de cada criança.
Ilustração. À esquerda, uma menina está apontando para um relógio de ponteiro pendurado na parede. Ela fala: Agora são 7 horas.  À direita, um menino está apontando para um relógio de ponteiro pendurado na parede. Ele diz: Agora são 8 horas.

67

Hora e meia hora

  1. Observe Rafael e Alice olhando as horas em dois momentos diferentes e complete.
Ilustração. Rafael, menino com cabelo castanho e camiseta laranja está com a mão esquerda sobre a boca e olhando para um relógio, que está com o ponteiro pequeno no número 2 e o ponteiro grande no número 12. Ele pensa: O ponteiro menor está apontando para o 2, e o ponteiro maior, para o 12. São 2 horas.
Ilustração. Alice, menina com cabelo preso e regata azul está com a mão esquerda sobre a bochecha e olhando para um relógio, que está com o ponteiro pequeno entre os números 2 e 3 e o ponteiro grande no número 6. Ela pensa: O ponteiro menor está entre 2 e 3, e o maior girou metade de uma volta, está apontando para o 6. São 2 e meia.
  1. 3 horas e 30 minutos
  1. 5 horas
  1. 4 horas e 30 minutos
  1. 6 horas e 30 minutos
  1. 7 horas

    f) 10 horas e 30 minutos

  1. Complete com mais ou com menos em cada caso.
    1. Uma partida de futebol dura _____ de 1 hora.
    1. Fritar um ovo demora _____ de 1 hora.
    1. Escovar os dentes demora _____ de 1 hora.
  1. Escreva a hora que cada representação de relógio marca.
Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno entre os números 8 e 9 e o ponteiro grande sobre o número 6.

_____

Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno entre os números 5 e 6 e o ponteiro grande sobre o número 6.

_____

68

A hora e o minuto

  1. Observe como lemos as horas e os minutos em um relógio de ponteiros.
Ilustração. Relógio de ponteiro com os números de 1 a 12. Ao lado de cada número, a indicação dos minutos: 1 – cinco; 2 – dez; 3 – quinze; 4 – vinte; 5 – vinte e cinco; 6 – trinta; 7 – trinta e cinco; 8 – quarenta; 9 – quarenta e cinco; 10 – cinquenta; 11 – cinquenta a cinco. O ponteiro pequeno está apontando para o número 4 e o ponteiro grande para o número 2. Ao lado, Nanci, jovem ruiva com cabelo preso e camiseta amarela sorri com a mão esquerda virada para cima e fala: O ponteiro menor indica as horas, e o maior, os minutos. Uma hora tem 60 minutos. Este relógio está marcando _____ e _____ minutos.

Em um relógio digital, as horas e os minutos são separados por dois-pontos. O número da esquerda indica as horas, e o número da direita indica os minutos.

Ilustração. Cléber, menino com cabelo castanho e camiseta azul. Ele segura um celular e fala: Depois do meio-dia, os relógios digitais podem marcar as horas como 13, 14, 15 ... Na tela do aparelho, um relógio digital indicando 16:10.

O relógio de Cléber está marcando _____ horas e _____ minutos.

Ilustração. Uma reta e no meio, a indicação: 12 (meio-dia). À esquerda, os números de 1 a 11 (horas antes do meio-dia) e à direita, os números de 13 a 24 (horas depois do meio-dia).

Indicamos:

60 minutos correspondem a 1 hora.

60 min = 1 h

69

  1. Ricardo precisa ajustar o relógio digital de acordo com a hora mostrada pelo relógio analógico. Ajude-o a ajustar as horas escrevendo os números que o relógio digital deve marcar.
Ilustração. Ricardo, homem com cabelo claro e camisa xadrez está com a mão esquerda sob o queixo. Na frente dele, um relógio pendurado na parede com o ponteiro menor entre os números 8 e 9 e o ponteiro maior no número 6. Abaixo, um relógio digital sobre uma mesa e indicando espaço para resposta. Ao lado, uma janela e o céu escuro.
  1. Escreva o horário que os relógios estão marcando em cada caso. Indique se é manhã ou noite.
Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 7 e o ponteiro grande sobre o número 12. Ao lado, relógio digital indicando 19:00.

_____

Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 10 e o ponteiro grande sobre o número 12. Ao lado, relógio digital indicando 10:00.

_____

  1. Ligue os relógios que marcam a mesma hora.

Linha 1

Ilustração 1. Relógio com o ponteiro pequeno entre os números 2 e 3 e o ponteiro grande entre os números 10 e 11.
Ilustração 2. Relógio com o ponteiro pequeno no número 11 e o ponteiro grande entre os números 4 e 5.
Ilustração 3. Relógio com o ponteiro pequeno no número 8 e o ponteiro grande sobre o número 3.
Ilustração 4. Relógio com o ponteiro pequeno no número 10 e o ponteiro grande entre os números 1 e 2.

Linha 2

Ilustração A. Relógio digital indicando 23:21.
Ilustração B. Relógio digital indicando 10:07.
Ilustração C. Relógio digital indicando 11:21.
Ilustração D. Relógio digital indicando 14:53.
Ilustração E. Relógio digital indicando 8:15.

70

  1. Para uma viagem de avião, Fabíola e sua irmã chegaram ao aeroporto às 16 horas e 15 minutos. De acordo com a previsão do voo, elas terão de aguardar por 1 hora e 10 minutos. Agora, responda.
    1. Qual é o horário previsto do voo? _____
    1. Devido ao mau tempo, o voo sofreu um atraso de 15 minutos.

      Qual será o novo horário desse voo? _____

  1. Joana é professora de ginástica. Por dia, ela dá 4 aulas, uma após a outra. Cada aula dura 15 minutos.
    1. Complete o quadro de horários da professora Joana.
Ilustração. Joana, mulher com cabelo comprido, tiara, camiseta, calça e tênis está com o corpo inclinado para o lado, o braço direito acima da cabeça e o esquerdo na cintura. Atrás dela, duas mulheres estão sorrindo e repetindo os movimentos.

Tabela: equivalente textual a seguir.

aula

2ª aula

3ª aula

4ª aula

Início 18:00

Início 18:15

Início _____

Início _____

Término 18:15

Término _____

Término _____

Término _____

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Agora, desenhe os ponteiros que estão faltando nos relógios abaixo.
Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 6 e o ponteiro grande sobre o número 12. Mais 15 minutos. Relógio com o ponteiro pequeno entre os números 6 e 7 e o ponteiro grande sobre o número 3. Mais 15 minutos.  Mais 15 minutos.  Mais 15 minutos.
  1. Ernesto terminou de montar uma cerca de madeira às 10 horas e 45 minutos, após ter trabalhado por 1 hora e meia. A que horas Ernesto começou a montar a cerca?

    _____

71

  1. De outubro a fevereiro, costumava vigorar em alguns estados brasileiros o horário de verão. Nesses meses, as pessoas deveriam adiantar o relógio em 1 hora.
    1. Onde você mora teve horário de verão? _____
    1. Imagine que no estado onde Nair mora vigore o horário de verão. Se o relógio dela marcar 15 horas neste momento, que horas seriam se o horário de verão não vigorasse no estado dela?

      _____

    1. Quando o período do horário de verão terminava, o que as pessoas deviam fazer para ajustar o relógio?

      _____

  1. Registre sua rotina na agenda do celular ilustrada abaixo. Escreva algumas atividades que faz no período da manhã e no período da tarde. Escolha o dia da semana que quiser. Não se esqueça de marcar o horário de início e de término de cada atividade.
Ilustração. Tela de celular com a informação: AGENDA: _____/_____/_____. 
10:00 _____. 
11:00 _____.
12:00 _____.
13:00 _____.
14:00 _____.
15:00 _____.
16:00 _____.
17:00 _____.

72

Minuto e segundo

Ícone: Oral.
Ícone: Grupo.
  1. Debata as questões a seguir com os colegas.
    1. Em que situações você já mediu um intervalo de tempo em minutos? E em segundos?
    1. Você considera 1 minuto muito tempo ou pouco tempo? Por quê?
  1. Para esquentar seu lanche no micro-ondas, Júlia apertou a tecla correspondente a 1 minuto. Após 15 segundos, o aparelho indicava os segundos restantes, como mostra a ilustração abaixo.
Ilustração. Júlia, mulher com cabelo encaracolado está sorrindo e apertando um botão de um micro-ondas. Na tela, a indicação 0:45.
  1. Por quantos segundos o lanche ainda vai esquentar? _____
  1. Por quantos segundos, ao todo, o lanche esquentará?

    _____

Indicamos 1 segundo por 1 s

1 minuto corresponde a 60 segundos.

1 min = 60 s

  1. Quanto tempo dura um intervalo de tempo se o ponteiro dos segundos der:
    1. 2 voltas? _____
    1. 3 voltas? _____
    1. meia-volta? _____
    1. 1 volta e meia? _____

Ícone: calculadora.

  1. Como saber, usando uma calculadora, quantos minutos e segundos correspondem a 132 segundos?

    _____

73

Ícone: mental.

  1. Jaime analisou a vazão de uma torneira e descobriu que ela aberta despeja, em um balde, 1 litro de água a cada 15 segundos. Complete a tabela abaixo.

Vazão da torneira

Tabela: equivalente textual a seguir.

Tempo

Número de litros

15 segundos

1

30 segundos

_____

1 minuto

_____

_____

12

_____

20

Fonte: Dados calculados por Jaime. (fev. 2023)

Ilustração. Uma torneira aberta e jorrando água em um balde.
  1. Faça uma estimativa e escreva a duração do intervalo de tempo mais adequada à realização de cada atividade: 120 minutos, 5 minutos, 25 segundos ou 2 segundos.

Um atleta amador correr 100 metros.

_____

Abrir uma lata de refrigerante.

_____

Fazer um café.

_____

Assistir a um filme.

_____

  1. Observe as falas de Daniel e de Marcos.
Ilustração. Daniel, jovem ruivo com camiseta verde. Ele sorri e pergunta: Marcos, como faço para descobrir qual duração de intervalo de tempo é maior: 2 min e 16 s ou 146 s? Na frente dele, Marcos, jovem com cabelo encaracolado e camiseta colorida está com a mão direita virada para cima. Ele responde: Você pode transformar 2 min e 16 s apenas em segundos e, depois, comparar as durações dos intervalos de tempo em segundos.

Ícone: Oral.

74

Sistema monetário brasileiro

  1. Você conhece a moeda e a cédula representadas abaixo?
Fotografia. Uma moeda de um real e uma cédula de dois reais.

Ícone: Oral.

  1. Observe.
Fotografia. Duas moedas de um real, uma seta e uma cédula de dois reais.

Coluna 1

Fotografia 1. Quatro moedas de um real.
Fotografia 2. Seis moedas de um real.
Fotografia 3. Doze moedas de um real.

Coluna 2

Fotografia A. Seis cédulas de dois reais.
Fotografia B. Duas cédulas de dois reais.
Fotografia C. Três cédulas de dois reais.

75

  1. Veja a quantia que Paula ganhou dos pais dela. Em seguida, complete.

Ganhou da mãe:

Fotografia. Três moedas de um real.

Ganhou do pai:

Fotografia. Duas cédulas de dois reais.

Paula ganhou, no total, _____ reais.

  1. Observe a quantia que Jonas tem.
Fotografia. Seis moedas de um real.
Fotografia. Seis cédulas de dois reais.

Ícone: Dupla.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Vanessa tem 22 moedas de 1 real e quer trocá-las por cédulas de 2 reais. Desenhe a quantidade de cédulas que ela vai receber.

    _____

76

  1. Observe as cédulas de 5 e de 10 reais abaixo.
Fotografia. Uma cédula de cinco reais e uma cédula de dez reais.

Ícone: Desenho ou pintura.

Fotografia. Uma cédula de cinco reais.
Fotografia. Uma cédula de cinco reais.

Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Calcule e complete o quadro desenhando as cédulas e moedas necessárias para representar o troco em cada caso.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Produto

Pagou com

Troco

Ilustração. Uma bala e o preço: 2 reais.

Fotografia. Uma cédula de cinco reais.

Ilustração. Um apontador e o preço: 3 reais.

Fotografia. Duas cédulas de dois reais.

Ilustração. Um tubo de cola e o preço: 6 reais.

Fotografia. Uma cédula de dez reais.

Ilustração. Uma barra de chocolate e o preço: 9 reais.

Fotografia. Duas cédulas de cinco reais.

77

  1. Marcelo tem 20 cédulas de 2 reais, 15 moedas de 1 real e 3 cédulas de 5 reais. Ele quer trocar toda essa quantia por cédulas de 10 reais. Quantas cédulas de 10 reais ele terá depois da troca?

    _____

Marcelo terá _____ cédulas de 10 reais.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Observe o preço destes brinquedos. Depois, desenhe ao lado de cada um o menor número de cédulas de 10, 5 ou 2 reais necessárias para compor cada preço.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Ilustração. Uma bola de futebol e o preço: 55 reais.

Ilustração. Uma boneca e o preço: 72 reais.

Ilustração. Um jogo de tabuleiro e o preço: 98 reais.

Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

78

Ilustração. Dois homens com chapéu laranja e camisa vermelha estão atrás de uma barraca com frutas. Entre as frutas há placas com as informações: 1 MELÃO POR 7 REAIS; 1 DÚZIA DE LARANJAS POR 5 REAIS; 1 CAIXA DE MORANGOS POR 5 REAIS; 1 DÚZIA DE BANANAS POR 5 REAIS; 1 DÚZIA DE MEXERICAS POR 4 REAIS; 1 ABACAXI POR 6 REAIS. Ao lado, Davi, menino com boné, regata e bermuda está segurando uma sacola e apontando para mexericas.

Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Observe a ilustração acima e resolva as atividades.
    • Ana foi à feira com a mãe dela. Veja o que elas compraram.
Ilustração. Ana, menina com cabelo preto e comprido e camiseta rosa está segurando uma sacola com frutas e falando: Nós compramos 1 melão, 2 caixas de morangos, 1 dúzia de bananas e 1 dúzia de laranjas.
  1. Descubra se sobrou dinheiro das compras feitas na feira por Ana e sua mãe, sabendo que elas tinham 2 cédulas de 20 reais.
  1. Registre como você pensou.

79

Ícone: mental.

  1. Ainda com base na ilustração acima, resolva as atividades.
    • A família de Davi também foi à feira. Eles compraram 2 abacaxis e meia dúzia de mexericas. Quantos reais eles gastaram ao todo?

      _____

      Ícone: Dupla.

    • Com 1 cédula de 20 reais e 1 cédula de 10 reais, decida, em dupla, quais e quantas frutas você e seu colega podem comprar.

      _____

  1. Total gasto: _____ reais.
  1. Troco: _____

    Ícone: Grupo.

    Ícone: Oral.

  1. Verifique se alguma dupla gastou a mesma quantia que vocês e se escolheu as mesmas frutas.

80

Compreender problemas

Para resolver

Problema 1

Pedro economizou durante dois anos. Veja o dinheiro que ele tem.

Fotografia. Cinco cédulas de cinquenta reais, dez cédulas de dois reais, quatro cédulas de vinte reais e cinco cédulas de cinco reais.
Ícone: Oral.
Ícone: Dupla.
  1. Quantas cédulas ele conseguiu juntar? _____
    • Conte a um colega como você fez o cálculo.
    1. Qual é a quantia que Pedro possui? _____
    1. Pedro quer comprar um micro-ondas de 500 reais. Falta ou sobra dinheiro? Quanto? _____

Problema 2

Um circo tem capacidade para um público de 2 600 pessoas, mas só metade compareceu ao último espetáculo. No setor B da plateia havia mais de 400 espectadores.

Fotografia. Interior de um picadeiro. No centro, o palco circular e em volta, várias pessoas em arquibancadas. No teto há luzes e faixas coloridas.
  1. Quantas pessoas compareceram ao último espetáculo desse circo?

    _____

  1. Quantos lugares sobraram na plateia nesse espetáculo?

    _____

81

Para refletir

  1. Quais operações podem ser usadas para resolver o item b do Problema 1? Escreva cada uma.

    _____

  1. No Problema 1, quais cédulas de real não apareceram?

    _____

  1. Complete os cálculos e cerque com um linha aquele que foi usado na resolução do item c do Problema 1.
Conta de adição na vertical. Acima, o número 500. Em seguida, sinal de adição e o número 375. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.
  1. No Problema 2, existe alguma informação que não foi usada em sua resolução? Justifique sua resposta.

    _____

  1. Qual é a quantidade exata de espectadores que estavam no setor B da plateia?

    _____

82

A Matemática me ajuda a ser

... um conhecedor de cédulas e moedas

Você já prestou atenção nas cédulas e moedas que usamos? No Brasil, o dinheiro tem valor em real.

As cédulas e moedas têm cores e tamanhos variados.

A história do dinheiro

Antes da existência do dinheiro, as pessoas trocavam os bens que tinham pelos produtos que queriam.

Mais de 2 mil anos atrás, surgiram as moedas.

Depois, apareceram as cédulas. Com elas, comprar e vender produtos ficou muito mais fácil.

Ilustração. Um homem com cabelo comprido, barba e bigode volumosos e roupa marrom está segurando trigos. Na frente dele, um homem com barba e bigode e saia marrom está segurando um bode sobre os ombros.

Do que são feitas?

As cédulas são feitas de um tipo especial de papel, mais resistente e áspero que o papel comum. Mas é importante saber que não devemos rabiscá-las e que precisamos ter cuidado para não rasgá-las ou sujá-las.

Já as moedas são feitas de aço, que não enferruja, e duram mais tempo que as cédulas.

Fotografia. Uma cédula de cinco reais com gotas de água em cima.

De onde vêm?

Quem fabrica cédulas e moedas é a Casa da Moeda do Brasil.

E quem decide quanto dinheiro vai ser fabricado é o Banco Central do Brasil. Produzir uma cédula de 10 reais custa mais ou menos 20 centavos de real.

Fotografia. Uma pessoa segurando um papel grande com várias cédulas impressas. Ao lado, vários papéis com cédulas empilhados.

Legenda: Produção de notas e moedas de real na Casa da Moeda do Brasil, no município do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, em 2017. Fim da legenda.

Fotografia. Uma mão virada para cima e segurando três moedas de um real.

Legenda: Moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Fim da legenda.

Dinheiro colecionável

Em datas comemorativas, a Casa da Moeda produz cédulas e moedas especiais. Elas podem ter cores, tamanhos e valores diferentes das cédulas e moedas comuns. São tão raras que algumas pessoas as colecionam.

Verdadeiras ou falsas?

Para saber se uma cédula é verdadeira, deve-se observar alguns detalhes. Uma lente de aumento permite notar números bem pequenos impressos nela. Se você colocar a cédula perto de uma lâmpada, vai achar a figura de um animal e outros números escondidos.

Fotografia. Uma cédula de dois reais e uma moeda de cinquenta centavos. Ao lado, uma cédula de cinquenta reais e destaque para o rosto impresso na cédula. Ao lado, destaque para vários números minúsculos, formando o rosto.

Fontes: Casa da Moeda do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/44U; Banco Central do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/eTT; CNN. Disponível em: http://fdnc.io/eTU. Acessos em: 12 fev. 2021.

Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Fim da observação.

83

Tome nota

Qual é o custo para produzir uma cédula de 10 reais?

_____

Reflita

Ícone: Oral.
  1. Você conhece todas as cédulas e moedas brasileiras?

    Ícone: Oral.

  1. Você tem alguma cédula ou moeda de data comemorativa? Conhece alguém que coleciona dinheiro brasileiro ou estrangeiro?
  1. Pesquise e escreva um item que pode ser comprado com 1 real e outro item que pode ser comprado com 50 reais.

    _____

84

Compreender informações

Comparar e analisar dados

  1. Afonso tem uma criação de galinhas para produção de ovos. Ele anotou, semanalmente, as quantidades de ovos produzidos e de ovos vendidos. Observe as tabelas que Afonso elaborou com base nesses dados e, em seguida, faça o que se pede.

Ovos produzidos

Tabela: equivalente textual a seguir.

Período

Quantidade

semana

290

2ª semana

310

3ª semana

280

4ª semana

300

Ovos vendidos

Tabela: equivalente textual a seguir.

Período

Quantidade

semana

270

2ª semana

280

3ª semana

260

4ª semana

300

Fonte: Dados fornecidos por Afonso. (jan. 2023)

  1. Em qual período ocorreu a maior produção de ovos? _____
  1. Em qual período ocorreu a menor venda de ovos? _____
  1. Em qual período a quantidade de ovos vendidos foi igual à de ovos produzidos? _____
  1. De acordo com as informações acima, complete a tabela a seguir para mostrar a quantidade de ovos não vendidos em cada semana.

Ovos não vendidos

Tabela: equivalente textual a seguir.

Período

Quantidade

semana

_____

2ª semana

_____

3ª semana

_____

4ª semana

_____

Fonte: Dados fornecidos por Afonso. (jan. 2023)

Ilustração. Um homem loiro com camiseta azul está com a mão direita virada para cima. Ele fala: Para determinar a quantidade de ovos não vendidos, posso calcular a diferença entre os ovos produzidos e os vendidos em cada semana.

85

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Com base na tabela anterior, complete o gráfico que representa a quantidade de ovos não vendidos neste mês.
Gráfico de colunas. Ovos não vendidos. No eixo vertical, a quantidade de ovos e no eixo horizontal, o período. 
1ª semana: 20. 
2ª semana:  
3ª semana: 
4ª semana.

Fonte: Dados fornecidos por Afonso. (jan. 2023)

  1. Manoela digitou em uma planilha eletrônica as notas obtidas por ela em cada bimestre do 3º ano, em Língua Portuguesa e Matemática. Observe e, em seguida, responda às questões.

Tabela: equivalente textual a seguir.

A

B

C

D

E

1

_____

Língua Portuguesa

Matemática

_____

_____

2

1 º bimestre

6

7

_____

_____

3

2º bimestre

6

6

_____

_____

4

3º bimestre

7

8

_____

_____

5

4º bimestre

9

8

_____

_____

6

_____

_____

_____

_____

_____

  1. Qual é a maior nota obtida por Manoela neste ano em Matemática? E em Língua Portuguesa? _____

    Ícone: Oral.

  1. Analisando essas informações, o que é possível afirmar em relação às notas de Manoela?
  1. Faça como ela e organize suas notas em uma tabela (no caderno ou em uma planilha eletrônica) para comparar as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática.

86

O que você aprendeu

  1. Raul, Isabela e Hugo usaram o computador por uma hora e meia no total, um após o outro, como mostra o quadro a seguir.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Criança

Tempo

Raul

meia hora

Isabela

25 minutos

Hugo

o tempo restante

  1. Cerque com uma linha o que podería comprar em cada caso com a quantia indicada, sem que sobrasse ou faltasse dinheiro.
Fotografia. Uma cédula de cinco reais e três moedas de um real.
Ilustração. Um caderno (4 reais), um estojo (3 reais) e um livro (5 reais).
Fotografia. Uma cédula de dez reais.
Ilustração. Um vaso com flor amarela (6 reais), um vaso com flor rosa (4 reais) e um vaso com flor roxa (3 reais).

Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Cristina acordou às 7 horas e chegou ao clube às 9 horas. Ela gastou 20 minutos para percorrer a distância de sua casa ao clube. Antes de sair de casa, ainda conseguiu fazer outras três atividades. Quais foram as atividades feitas por Cristina? Marque cada uma com um X.

( )

Ilustração. Cristina, menina com cabelo preto e curto e camiseta amarela. Ela está segurando um pente e uma boneca.

35 minutos

( )

Ilustração. Cristina está sentada e com a mão sobre um mouse. Na frente dela há um monitor e um teclado.

50 minutos

( )

Ilustração. Cristina está sentada e comendo um lanche. Ao seu lado há uma caneca.

15 minutos

( )

Ilustração. Cristina está sentada, segurando um lápis sobre um papel com a mão esquerda e abrindo um livro com a mão direita.

55 minutos

87

Avaliação processual

  1. Escreva o horário que o relógio indica em cada caso.
Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno entre os números 7 e 8 e o ponteiro grande sobre o número 4.

_____

Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 10 e o ponteiro grande sobre o número 9.

_____

Ilustração. Relógio com o ponteiro pequeno no número 2 e o ponteiro grande entre os números 1 e 2.

_____

  1. Complete a tabela com o número aproximado de horas que você gasta por dia em cada atividade.

    Você pode incluir mais uma atividade à sua escolha.

Duração de algumas atividades

Tabela: equivalente textual a seguir.

Atividade

Número aproximado de horas

Dormir

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Estudar

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Fonte: Agenda do estudante.

  1. Marcos tem 2 cédulas de 100 reais e 2 cédulas de 200 reais. Comprou um celular por 576 reais e só recebeu cédulas de troco. Que cédulas ele pode ter recebido?

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Autoavaliação

Ícone: Oral.