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UNIDADE 4. Localização e movimentação
Boxe Complementar
Para refletir...
As crianças foram a uma feira do livro com a escola!
Rafaela quer guardar sua bolsa no guarda-volumes. A atendente lhe disse que poderia usar o 2º armário do guarda-volumes azul, contando de baixo para cima, da 1ª coluna do lado direito. O desenho abaixo representa os armários do guarda-volumes azul. Pinte o local onde Rafaela pode guardar sua bolsa.
Letícia desenhou um croqui do espaço dessa feira.
CRÉDITO: GUILHERME CASAGRANDI
Como você explicaria onde fica a banca dos livros em braile? E a banca de audiolivros?
Fim do complemento
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Localização
- Observe o desenho de uma maquete de um parque de diversões e, depois, relacione cada brinquedo à sua localização.
Coluna 1
Roda-gigante
Carrossel
Montanha-russa
Carrinho bate-bate
Coluna 2
Longe da entrada do parque
Perto da fonte, à esquerda de quem entra
Perto da fonte, à direita de quem entra
Ao lado dos carrinhos de bate-bate
- Descreva a sua localização na sala de aula, em relação à porta da sala, neste momento.
_____
- Agora, descreva a localização de um colega na sala de aula sem dizer o nome dele, para que todos descubram quem você escolheu. Use a porta da sala como ponto de referência.
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- Faça um croqui da sua sala de aula. Depois, marque a sua localização com a cor azul e a localização de um
colega
com a cor vermelha.
_____
- Observe o mapa de um andar de uma escola e descreva a localização da biblioteca.
_____
- Pinte as palavras e expressões que você usa para descrever a localização de pessoas, lugares ou objetos.
esquerda
atrás
caminhe
siga em frente
vire à direita
direita
à frente
entre
metros
longe
perto
- Converse com os colegas sobre outras palavras que vocês utilizam.
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- Observe a maquete de um clube e, em seguida, faça o que se pede.
- Elabore uma pergunta sobre o desenho da
maquete
para que um
colega
responda.
_____
- Seu
colega
conseguiu responder à sua questão? Explique.
_____
Boxe complementar:
Desafio
Compare a planta e o desenho da maquete da casa de Paloma e verifique se os cômodos estão localizados de modo correspondente.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: RLIMA
A planta da casa de Paloma corresponde ao desenho da maquete? Por quê?
_____
Resposta: Não. A varanda está posicionada de modo diferente. Na planta, a varanda está associada ao quarto, e no desenho da maquete, à sala.
Fim do complemento.
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Mais localização e trajeto
- Observe no mapa a localização da casa de Rodrigo e da casa de Marcela.
- Como Rodrigo descreveria o trajeto do mercado até sua casa?
- Como Marcela descreveria o trajeto do mercado até sua casa?
- O mapa abaixo é o mesmo da atividade anterior, mas com informações adicionais.
- Com essas informações adicionais, como Rodrigo e Marcela poderiam descrever o trajeto do mercado às suas respectivas casas?
- Converse com os colegas sobre a diferença entre os mapas das duas atividades.
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- Em uma sala de aula, três estudantes, que estão de pé e de frente para a professora, indicam a posição do armário de brinquedos. Leia as dicas e escreva a posição de cada estudante na sala de aula.
Boxe complementar:
Dicas
- Pedro: O armário está à minha direita.
- Fábio: O armário está atrás de mim.
- Carlos: O armário está à minha esquerda.
Fim do complemento.
- Junto com os colegas, escolham um objeto da sala para descrever a localização. Descreva onde esse objeto se localiza em relação à sua posição na sala.
_____
- Agora, desenhe a planta da sua sala de aula. Então, cerque com uma linha um objeto escolhido por você e marque com um
X
a sua posição.
_____
- Observe as plantas produzidas pelos seus colegas, com os objetos escolhidos e as posições deles na sala de aula. As plantas são todas iguais? Conversem entre si sobre os diferentes pontos de referência.
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- Algumas plantas e mapas também são desenhados em malhas quadriculadas. Observe a planta de um salão de jogos.
- Termine de nomear as colunas e quadricular, com a ajuda de uma régua, a planta desse salão de jogos.
- Dê a localização da mesa de sinuca escrevendo os pares que identificam os quadradinhos ocupados pela mesa.
_____
- Agora, indique a localização da mesa de pingue-pongue escrevendo quais quadradinhos ela ocupa.
_____
- Com seus colegas, pensem em um pequeno texto com dicas que possam ajudar as pessoas na leitura de mapas, plantas e croquis. Depois, escreva-o abaixo.
_____
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Movimentação no espaço
- Observe o mapa do bairro onde Beatriz mora. A ponta da seta indica a entrada de cada estabelecimento.
Observação: Os elementos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
- Trace no mapa um trajeto que Beatriz pode fazer ao sair da escola para chegar ao clube.
- Observe os trajetos traçados pelos colegas. Todos foram iguais? Qual você acha mais curto? Por quê?
- Agora, descreva uma das possibilidades de trajeto que Beatriz pode fazer para ir da farmácia ao hospital.
_____
- Quais elementos você acrescentaria a esse mapa para facilitar a descrição dos
trajetos
que Beatriz pode fazer?
_____
- Crie nomes para as ruas do bairro onde Beatriz mora e escreva-os no mapa.
- Com as informações acrescentadas ao mapa, descreva novamente o caminho que Beatriz pode fazer da farmácia ao hospital.
_____
97
- Para receber seus amigos, Vítor decidiu fazer um croqui com o trajeto da escola até a chácara onde mora.
Observação: Os elementos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
- Você acha que os amigos de Vítor conseguirão chegar à chácara? Por quê?
_____
- Quais elementos estão faltando no croqui para que Vítor consiga ajudar seus amigos?
_____
- Faça um croqui indicando o trajeto da sua sala de aula até a
secretaria
da escola.
_____
98
- Trace na planta da escola abaixo, com cores diferentes, os trajetos descritos por Carlos e Fernanda.
- Escolha um local da sua escola e descreva um trajeto possível saindo da sua sala de aula até ele. Depois, peça a um
colega
que adivinhe o local escolhido.
_____
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- A mãe de Paula sempre utiliza um aplicativo de localização para se locomover em sua cidade. Observe, ao lado, o trajeto sugerido pelo aplicativo para a mãe de Paula se locomover entre dois pontos da cidade de São Paulo.
Fonte: Aplicativo da mãe de Paula. (jan. 2023)
- Agora, leia abaixo as orientações dadas pelo aplicativo e verifique se correspondem ao mapa.
Siga pela Rua Huet Bacelar em direção à Rua Gama Lobo.
Vire à esquerda na Rua Gama Lobo e siga em frente.
Vire à direita na Rua Moreira e Costa e siga até a Rua Bom Pastor.
Vire à esquerda na Rua Bom Pastor e siga em frente.
Vire à esquerda na Rua dos Patriotas.
Vire à esquerda na Avenida Nazaré.
Siga reto até seu destino à esquerda.
- O trajeto começa em qual rua? _____
- E qual é o destino?
_____
- Você conhece todas as palavras utilizadas no aplicativo? Converse sobre os significados com os colegas.
- Você conhece outros instrumentos que poderiam substituir o aplicativo? Converse com os colegas sobre eles.
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Jogo: Brincando com o mapa
Material: Tabuleiro da página 245, papel para anotações e marcadores, que podem ser fichas de papel, grãos de feijão ou tampas de garrafa.
Jogadores: 3 a 4
Regras:
- Os jogadores decidem quem começa a partida.
- O primeiro a jogar escolhe um ponto de partida e um ponto de chegada no mapa (tabuleiro), dando sua localização com uma letra e um número, ou colocando um marcador sobre o ponto de partida e outro sobre o ponto de chegada.
- Em cada rodada, deve-se utilizar uma dessas duas formas de indicação dos pontos de partida e de chegada.
- Por exemplo: o ponto de partida é a Casa dos sucos, localizada em E1, e o ponto de chegada é a placa do Parque, localizada em A4.
- Os outros jogadores deverão escrever no papel um caminho possível entre os dois pontos, usando letras e números para indicar cada posição (incluindo os pontos de partida e de chegada). Mas atenção: para atravessar o rio é necessário passar pelas pontes ou pela árvore e só é permitido andar na horizontal e na vertical; a diagonal não é permitida.
- Aquele que encontrar primeiro o caminho mais curto (menor quantidade de regiões quadradas percorridas) vence a rodada e registra uma vitória no papel.
- O próximo jogador a escolher os pontos de chegada e de partida é quem está à
esquerda
do jogador que indicou os pontos de partida e de chegada na rodada anterior.
• Vence o jogador que ganhar 5 rodadas primeiro.
Boxe complementar:
Importante
Teste se o caminho no mapa está correto!
Fim do complemento.
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Questões sobre o jogo
- Um estudante indicou o seguinte caminho:
Você sabe dizer qual foi o ponto de partida e o ponto de chegada desse caminho?
_____
- Indique um caminho possível para ir da Casa dos sucos, localizada em E1, à placa do Parque, localizada em A4.
_____
- Indique dois caminhos diferentes, mas que
tenham
a mesma quantidade de regiões quadradas, para ir do Sorveteiro, localizado em B3, ao Pote de ouro, localizado em F5.
_____
- O coelhinho, localizado em F3, perdeu a chave da Casa dos bombons e não consegue encontrá-la. Ajude-o a encontrar a chave e a voltar para abrir a Casa dos bombons, localizada em G3, percorrendo sempre os caminhos mais curtos.
_____
102
A Matemática me ajuda a ser
... um programador
Você sabia que um dos segmentos de trabalho mais procurados atualmente é o de Tecnologia da Informação (ou, simplesmente, TI)?
Quem trabalha com TI pode atuar em muitas áreas e funções, e uma delas é o desenvolvimento de jogos e aplicativos para celular (como os que usamos para traçar rotas ou até mesmo para acessar as redes sociais). Para o desenvolvimento desses ou de qualquer outro aplicativo, é necessário utilizar um conjunto de comandos que resultam em uma programação.
Veja uma sequência de comandos que levam o gatinho até o novelo de lã, sabendo que esse gatinho só entende contagem de passos (quadradinhos da malha) para a frente e comandos para virar para a esquerda ou para a direita.
LEGENDA: Profissional de TI, em 2018. FIM DA LEGENDA.
103
Tome nota
- O que significa TI? _____
Reflita
- Usando os comandos abaixo, escreva uma sequência de comandos para que o pirata consiga chegar ao tesouro e, em seguida, desenhe o trajeto no mapa. Lembre-se de desviar dos obstáculos.
_____
Observação: Os elementos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
- Leia os comandos abaixo e trace o caminho a ser percorrido pelo carro no mapa abaixo.
Vamos começar!
- Siga em frente e vire à direita na terceira rua.
- Vire à esquerda na primeira rua.
- Em seguida, vire à direita.
- Siga em frente e vire à
esquerda
na terceira rua e siga em frente.
Você chegou ao seu destino!
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Compreender informações
Entender a ideia de chance
- Samuel e Júlia estão brincando com um jogo em que é preciso girar a roleta abaixo.
- Ao girar a roleta, quais números podem ser obtidos?
_____
- E quais cores podem ser obtidas? _____
- No jogo da roleta, Samuel ganha ponto se o resultado for um número par (azul) e Júlia ganha ponto se o número obtido for ímpar (branco). Agora veja a afirmação de Júlia:
- Você
concorda
com a afirmação de Júlia? Justifique sua resposta.
_____
105
- Vinícius e Cláudia estão brincando com uma roleta. É a vez de Vinícius girá-la. Se a roleta parar com o ponteiro na parte azul, Vinícius vencerá a rodada. Se o ponteiro parar na parte vermelha, a vencedora será Cláudia.
- Quando a roleta parar de girar, é mais provável que o ponteiro indique a parte azul ou a parte vermelha? Por quê?
_____
- Na sua opinião, quem vencerá esse jogo? Por quê?
_____
- Todas as
bolinhas
deste pote lembram esferas de mesmo tamanho e peso.
- Quantas
bolinhas
amarelas há no pote? E
bolinhas
verdes?
_____
- Imagine que você esteja com os olhos vendados e retire uma bolinha desse pote. É mais provável que você pegue uma bolinha amarela ou uma bolinha verde? Por quê?
- Que cor tem maior chance de sair ao retirar uma
bolinha
do pote? E qual tem
menor
chance de sair?
_____
- Quantas
bolinhas
amarelas há no pote? E
bolinhas
verdes?
106
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Observe, abaixo, o desenho da maquete da biblioteca, e desenhe os itens que estão faltando na planta.
- Observe a planta de um estacionamento e descreva a localização do carro vermelho de diferentes formas.
_____
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- Observe a planta de um ônibus. Os assentos mais escuros são preferenciais. Descreva a localização de um desses assentos.
_____
Observação: Os elementos nesta página não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
- Trace o trajeto descrito por Rogério no mapa a seguir.
Autoavaliação
- Consigo descrever a localização de pessoas e objetos com base em croquis, plantas, mapas e
roteiros
descritos?
- Consigo descrever trajetos com base em plantas, mapas etc.?